Jogo bastante pobre – esperava-se bem mais frente à seleção mais fraca da Europa -, e que não deu para tirar grandes ilações. A única é que se Martínez começa com 3 centrais e um trinco frente ao Liechtenstein é sinal que será mesmo este modelo nesta nova Era independentemente do adversário, o que neste caso foi incompreensível (Portugal acusou a falta de elementos na frente e durante grande parte do tempo o 3.º central era um corpo estranho). A nível individual, Cancelo, que marcou, esteve no lance do golo de Bernardo e ainda ganhou um penálti, assumiu o protagonismo. Félix foi claramente o melhor na 1.ª parte, mas no geral houve poucos destaques. Ronaldo teve bastantes dificuldades no 1.º tempo, inclusive falhou um golo cantado, mas como é habitual um penálti permitiu-lhe entrar na história do jogo. Bernardo Silva também teve pouca bola nos primeiros 45′, enquanto Bruno Fernandes, à exceção de alguns lances, falhou em demasia no passe.
Portugal goleou o Liechtenstein, por 4-0, no arranque do apuramento para o Euro’2024. Na estreia de Roberto Martínez a seleção nacional até chegou ao intervalo a vencer por apenas um golo, da autoria de Cancelo (8′), e algo aos trambolhões, sendo que no 1.º tempo Ronaldo falhou uma oportunidade flagrante. Mas na 2.ª parte a boa entrada permitiu avolumar o marcador. Bernardo Silva marcou logo aos 46′, Cristiano Ronaldo ampliou de penálti no minuto 51′ e depois bisou com um tiraço de livre aos 63′. Até final Martínez aproveitou para lançar Rúben Neves, Rafael Leão (que teve o 5-0 nos pés), Vitinha, Gonçalo Ramos e João Mário mas o jogo decorreu sem grandes motivos de interesse.
Está feito o primeiro 😍#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Euro2024 #Portugal #Liechtenstein #Cancelo pic.twitter.com/jAWC6vXekp
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2023
Bernardo Silva 😍 #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Euro2024 #Portugal #Liechtenstein #BernardoSilva pic.twitter.com/9pJyap3W3K
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2023
SUUIIII! MARCA O 🐐#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Euro2024 #Portugal #Liechtenstein #CristianoRonaldo pic.twitter.com/j0weOAMkjI
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2023
De livre direto, parece fácil 😎#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Euro2024 #Portugal #Liechtenstein #CristianoRonaldo pic.twitter.com/KSZ8ydStgD
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2023
XI Portugal: Rui Patrício, Rúben Dias, Danilo, Gonçalo Inácio, Cancelo, Palhinha, Bruno Fernandes, Guerreiro, Bernardo Silva, João Félix, Ronaldo
XI Liechtenstein: Buchel; Wolfinger, Malin, Traber, Hofer, Meier; Weiser, Frommelt, Hasler; Sele, Gassner.


118 Comentários
Flavio Trindade
A Era Martinez…
Vou então fundamentar a minha análise nas diferenças existentes para o longo ciclo de Fernando Santos e este novo ciclo.
– Portugal jogará agora num sistema de 3 centrais.
– Jogaram Palhinha e Inácio.
E pronto. Está resumido este jogo…
Artur Trindade
Flávio, o facto de Portugal jogar agora num sistema de 3 centrais (jogando Cancelo e NM), provavelmente fará TODA a diferença desta era para a anterior, mesmo que no resto tudo fique mais ou menos igual, ressalvando a entrada de Palhinha, que mais uma vez revela a superior inteligência deste espanhol.
v de vendetta
Os assobios ao João Mario é uma vergonha inimaginável e devia ser comentado pelos outros jogadores. Infelizmente não me surpreende que isto aconteça em Alvalade. São sem dúvida os piores adeptos do mundo e só num ano sem público o Sporting poderia ser campeão como de facto foi.
batalha34
e depois no ano a seguir, com publico, fez exatamente os mesmos pontos. Dá que pensar
Dca
É verdade. No entanto, parece me evidente que é mais fácil ter o público convosco depois de ser campeão do que depois de dar 10M pelo Amorim e levar 4 do LASK. E isto não é gozar, de todo, é literalmente o que acho.
Miguel Mendes
E nao foi campeao, da que pensar.
OklMbits
Até um sportinguista percebe que fomos campeões mais pelos deslizes dos adversários que propriamente pela qualidade do futebol. No ano seguinte até fomos melhores em termos de jogo e profundidade de plantel. O Porto é que voltou a fazer um campeonato “normal” de tubarão português… Aliás, nesse segundo ano, sem público no Dragão se calhar até fazíamos mais uma gracinha…
Esse comentário parecia o Ronaldo hoje, está lá só porque sim.
Artur Trindade
Se estivesse no estádio, claramente não assobiaria o JM, a seleção não é o local para isso, mas a memória é curta, e vamos fingir que o Sporting não o queria, e que o JM fingiu uma rescisão, para contornar a cláusula para assinar pelo rival da mesma cidade?
Não ficou bonito na foto, mas desejo-lhe a melhor das sortes, e que continue a demonstrar que é ligeiramente melhor e mais produtivo (números), que o Bernardo Silva.
Seria, ao dia de hoje melhor como titular na seleção, apesar de haver Otávio.
Lumago
Adoro generalizações. Não é preciso puxar histórias de adeptos do Porto ou Benfica pois nao?É que também as há e tenho a certeza que não te reves nelas.
Btw, provavelmente se o teu clube tivesse 20 anos sem ganhar bola nem terias coragem de aparecer portanto esse comentário é só ridículo.
Neville Longbottom
O Sporting não foi campeão apenas em 2020/2021. Mas boa tentativa.
Christian "Chucho" Benítez
João Mário não passa de um melancia ao contrário e de um ingrato. Que nunca mais meta os pés em Alvalade.
Saudações Leoninas ?
DYI
O João que tivesse pensado duas vezes antes de fingir uma rescisão com o Inter para assinar com o Benfica. Quanto há generalização de sermos os piores adeptos do mundo… nos últimos 30 anos vi adeptos do Benfica matar dois adeptos do Sporting e vi um adepto do Benfica ser violado por outros adeptos do Benfica por alegadamente ter amigos do Sporting.
Nickles
Os assobios ao J.Mário ??? Os portugueses têm o treinador e o Saudita que merecem.
O mau disto é que é uma semana sem futebol a sério e que realmente importa. A parte boa é que dá para ir ao IKEA com tempo, comer o pernil maravilhoso com puré e pilaf e à tarde comprar uma sapateira de 3 andares que fica a matar no hall de entrada
Stromp1906
Para quem anda há anos a achincalhar um jogador da seleção, a moral está em alta.
Syd Barrett
Uma coisa é não apreciar um jogador e achar que há melhores opções, outra é ir a um estádio ver a seleção Nacional e assobiar um jogador por clubismo bacoco.
Neville Longbottom
Sabes o que é que tem piada?
Ver sportinguistas levar lições de moral de benfiquistas e portistas. Isso sim é de rir. O equivalente a ver o Hitler clamar por tolerância.
Sten
E eu a pensar que a única buja que ia ver hoje era a do Ronaldo.
Amigos e bola
Se é isto que nos espera, é caso para dizer que estamos entregues à bicharada.
Que jogo monótono.
Kacal
Este jogo nem dá para falar muito da selecção porque o adversário limitou-se a ficar lá atrás e evitar a goleada algo que nem conseguiu mas claramente não vieram tentar jogar e muito menos pontuar o que compreende-se tendo em conta a diferença de qualidade e capacidade, mas talvez valha mais a pena tentar jogar e desfrutar do jogo levando 10-0 que fazer uma exibição destas e perder 4-0 mas é apenas a minha opinião. Seja como for vou esperar para tirar conclusões em jogos que sejam mais disputados e exista mais espaço sendo também mais testados na defesa algo que foi inexistente hoje.
Mas claro que dá para ver como estamos em termos de organização ofensiva e a amostra não foi assim tão positiva na 1ª parte na 2ª melhoramos mas é também preciso dar tempo ao seleccionador porque um sistema novo ainda para mais com 3 centrais não se aplica num jogo e há jogadores que não estão habituados a jogar nele nos respectivos clubes e leva tempo, é dar mais jogos!
Uma super exibição de Cancelo mas mau era afinal defensivamente nem foi testado e estivemos sempre em posse onde parecia Cancelo contra miúdos de 15 anos mas mesmo assim foi o melhor da selecção portanto merece o destaque! CR7 pouco fez mas lá bisou. Gonçalo Inácio é indiscutível neste sistema porque a sua qualidade com bola e na saída é essencial. Não houve assim tantos destaques porque simplesmente não houve jogo eheh. De resto espero bem que jogadores como João Mário e Gonçalo Ramos estejam no próximo jogo caso contrário é mais do mesmo, não podemos desaproveitar dois jogadores com a qualidade deles na forma que estão! Enfim venha o próximo e FORÇA PORTUGAL!!
Kafka
Na selecção já se sabe, é bom contra estes pedreiros, mas quando o nível de dificuldade e pressão sobe para o nível mais alto que existe no futebol que é o Mundial, é o Choker do costume, onde nem a final de um Mundial conseguiu jogar, nunca conseguiu ser o melhor jogador ou melhor marcador e até contra os cepos dos americanos em que a maioria da população o único futebol que conhece joga-se com as mãos e com uma bola oval e contra os cepos dos marroquinos que são bons é a vender na noite de Lisboa objectos luminosos que acendem e apagam e vender flores conseguiu perder
Dca
Nossa. Os teus comentários têm descido de nível a um ritmo que não consigo entender. Eu também não sou fã do Ronaldo, mas até a forma como falas dos marroquinos, é mau demais.
Kafka
Mas é mentira que ele é um Choker na competição mais difícil e importante do futebol? E digo isso desde 2014 e todos os Mundiais ele me dá razão e falha com estrondo, é Choker… Vocês portugueses não querem admitir, mas ele é Choker em Mundiais e a comunicação social tuga continua a não falar nisto
Artur Trindade
Já na champions, por definição a competição mais difícil e importante no futebol (onde não se encontram adversários de certo calibra), visto que a maioria dos adeptos ignoram as seleções, em detrimento dos clubes, é o REI, e a comunicação social tuga continua a não falar disto.
Kafka
Na Champions não se apanha adversários de certo calibre? ?? Sim porque nos grupos não há lá lixo nenhum nem nada ??
A maioria dos adeptos ignoram as seleções? ?? O Mundial é a competição MAIS VISTA do futebol e de todo o desporto Mundial e tu dizes que a maioria ignora? ??? Tão bom, só te enterras
Na Champions é o Rei? Como assim? Nem sequer é o jogador com melhor média de golos da sua geração, o Messi tem melhor média de golos por jogo na Champions do que ele… Isto para não falar na forma como ganhou as Champions exclusivamente graças aos árbitros
Artur Trindade
Já te explicaram que na fase a eliminar da champions (onde não se encontram adversários de fraco calibre), a diferença de Ronaldo para Messi, é grandinha, não dá para comparar.
Da próxima onda de comentários, a desdenhar a ausência de futebol de clubes, para termos a pasmaceira da seleção, vê lá se abras a pestana.
Sempre a mesma desculpa nosense dos árbitros, de quem apostava tudo na vitória de Messi na champions deste ano, para poder igualar Ronaldo, e ainda não admitiu que a estadia de Messi no PSG foi um fracasso, pelo seu próprio critério, de que apenas a vitória na champions, evitaria que fosse esse fracasso (critério utilizado por muitos).
Xyeh
O Kafka tenta confundir as pessoas, comparar a audiência da final do Mundial que é de 4 em 4 anos com a final da Champions que é todos os anos é qualquer coisa, tudo vale para ele tentar ter razão, gosto bastante dele falar do Real Madrid ser beneficiado quando o Barcelona está a ser investigado na La Liga precisamente por suborno a árbitros. Kafka nunca mudes.
Kafka
O Barça está a ser investigado mas depois os vídeos dos jogos PROVAM é que o Real Madrid foi tremendamente mais beneficiado que o Barça tanto no campeonato como na Champions, sendo o Barça bastante prejudicado em ambas, mas vai ver os jogos, é só ires ao Google que está lá os jogos todos e os roubos todos ao Barça e os benefícios são todos ao Real … Mas a tua desonestidade pro-Aveiro não te permite admitir o óbvio
Depois não há confusão NENHUMA, o Mundial é MUITO MAIS IMPORTANTE E MEDIÁTICO que a Champions, nem há comparação possível e os números são bem claros, quase o triplo da assistência no Mundial
Kafka
– Audiência da final do Mundial: 1.100 milhões
– Audiência da final da Champions: 400 milhões
Conclusão do Artur Trindade: “a maioria dos adeptos não quer saber do futebol de seleções, abre a pestana” ??????…. Ums aulas de matemática não faziam nada mal ao Artur, para ficar a saber que 1100 é mais do DOBRO de 400
Eu apostava tudo na vitória do PSG? ?? Primeiro és mentiroso porque nunca disse isso, depois para o Messi igualar o Aveiro? ???… O Messi NUNCA teve atrás do Aveiro e no dia 18 Dezembro arrumou de vez com o debate inventado por pessoas como tu que diziam que estavam sequer no mesmo nível
Jovem esquece ACABOU, no dia 18 Dezembro o debate acabou, o Mundo inteiro do futebol com excepção dos portugueses e dos fanáticos do Real Madrid reconhece o Messi como o maior e melhor jogador desta geração, esquece… Até os ex-colegas de equipa do Aveiro já começam a admitir o óbvio e dizem que afinal o Messi é maior e melhor
Esquece isso jovem, desde dia 18 Dezembro 2022 que o assunto está mais que arrumado, por muito que tu continues a viver na ilusão que não está, o Mundo do futebol já encerrou esse assunto no dia 18 Dezembro
Hirok "The Truth"
UAU comparar jogos de seleções num Mundial em que temos Brasil e Argentina em que o Brasil é maior que a Europa daí o total de audiências ir para esses números, no fundo estamos a ver o nosso país a jogar e não um clube, e depois o Mundial pelo menos para mim e acredito que para a maior parte do pessoal daqui é menos interessante que a Champions, eu nunca na vida trocaria uma Champions ganha pelo Benfica por um Mundial ganho por Portugal.. e depois é uma competição de 7 jogos sendo 3 para cumprir calendário (pelo menos para as seleções top) portanto temos 4 jogos a doer, que bom, já para não falar que aquilo é juntar jogadores que estão habituados a outro treinador e metodologia e os jogos são muito fraquinhos
Kafka
3 jogos são para cumprir calendário? ??
Diz isso ao Aveiro e à eliminação pelos cepos dos Americanos em 2014
Diz isso à campeã Mundial em título Itália em 2010
Diz isso à campeã Mundial em título Espanha em 2014
Diz isso à campeã Mundial em título Alemanha em 2018
E volta a dizer isso à Alemanha em 2022
O Mundial é a competição mais difícil, importante e prestigiante do futebol Mundial, nada se compara ao Mundial, por muito que vocês tentem desvalorizar isso e os dados são bem claros, a diferença de audiências é enorme a favor do Mundial, o Mundo inteiro pára para ver o Mundial, mas não pára para ver a Champions,
Kafka
Ah e já agora quanto aos 3 jogos para cumprir calendário, aproveita e diz isso também à campeã Mundial em título França em 2002… E já que estás em 2002 aproveitas e também dizes isso à Argentina e Portugal
Xyeh
E a tua opinião sobre o Cristiano Ronaldo nos Europeus e Liga dos Campeões qual é?
Dca
Eu acabei de dizer que não sou fã do Ronaldo.
el tomate
Essa falta de pontos finais e virgulas… Parece que escreve isso sem respirar. Para além do conteúdo não ser nada por ai alem, também não é fácil de ler
Kafka
Então e lês para quê?
Aurinegro
Se pelo menos tivesses avisado…
Kafka
Por acaso avisei, aos anos que digo que ele é Choker na competição mais importante e difícil do futebol Mundial
batalha34
um jogo da treta sem muito a dizer com falhanços inacreditáveis frente a baliza de quase todo o 11 de portugal
zebenfas
Jogo tranquilo mas não brilhante.Primeiro jogo contra uma equipa fraca…Grande jogo do Cancelo..ps: Obrigado mãe por não me deixares ser do clube que os adeptos intitulam se diferentes…
Neville Longbottom
Eu é que agradeço à tua mãe. Também não queríamos que fosses.
zebenfas
Agradeço a suas palavras e agradeço que fale no plural, define a pequenez
Neville Longbottom
Mas nós não somos pequeninos e vocês enormes?
Estamos todos de acordo então.
Aurinegro
Ah já vale generalizações? Sempre coerente.
Neville Longbottom
Vale generalizações quando eu entender que vale.
Matriz31
Só fazia uma correção, a seleção mais fraca da Europa é o São Marino de longe
Christian "Chucho" Benítez
Jogo sem grande história e um resultado justo de 4-0, mas para as oportunidades criadas este jogo deveria ter acabado com uns 7 ou 8 golos de diferença. Venha agora o Luxemburgo, que já é um jogo muito mais diferente deste hoje e que já não tem aquelas equipas de “pedreiros” que tinha há uns bons anos atrás.
Saudações Leoninas ?
ACT7
Foi uma noite animada.
Jogar com 3 centrais e um trinco contra uma equipa amadora;
Ronaldo titular
Comentários da RTP
2 golos dos apanhaos
João Mário assobiado, quando o Leão estava em campo
Confrontarem o Cancelo com o despedimento do treinador do Bayern in loco.
Syd Barrett
Alguém me explique essa. O Leão saiu em litígio do Sporting e recebe aplausos. O João Mário vai para o Benfica depois do Sporting não acionar a cláusula (segundo o próprio Amorim) e é apupado. Isto num jogo da seleção. Atitude ridícula e patética, e quem acha normal os assobios, o mundo agradece que fiquem em casa…
Antonio Clismo
Os adeptos do Sporting já mostraram em múltiplas ocasiões que não devem muito à inteligência.. A psicologia de grupo faz o resto e a magia acontece.
Neville Longbottom
Os adeptos do Sporting não são um grupo homogéneo de pessoas. Mas há quem insista nessa ideia de arrumar as pessoas em sacos só porque se identificam com alguma coisa.
Há adeptos do Sporting broncos, há adeptos do Sporting decentes, há ricos, há pobres, há burros, há espertos, há de tudo. Como em todo o lado. Como também há engenheiros e chineses de todo o tipo.
Pensei que a humanidade já tinha dado esse passo em frente.
Neville Longbottom
O Sporting fez uma proposta ao Inter que foi recusada. O Inter depois rescindiu com o jogador. Se por acaso achares que isto é estranho, és tu que estás mal.
E eu não tenho nada contra o João.
Aurinegro
Então se ele não acha isso estranho, é ele que está bem.
Neville Longbottom
I’m a poor lonesome cowboy. And a long way from home.
Aurinegro
Sim, já sabemos, já o disseste aqui várias vezes.
Neville Longbottom
Digo as vezes que bem entender.
Eagle
O Leão já foi assobiado n vezes em Alvalade nos jogos da seleção, ontem não foi o caso, mas já foi assobiado n vezes. Quanto aos assobios ao João Mário, não concordo como é óbvio, mas é o que temos.
Fireball
Não se viu muito de novo. Além do adversário ser fraco, viram-se todos os vícios do Fernando Santos. Futebol lento, previsível, em capacidade de desequilibrar, risco zero a nível de passe. O Guerreiro é péssimo para jogar em ataque continuado, não faz um overlap decente ao Félix, não consegue criar 2v1 em situação alguma. Passes longos a virar rápido o jogo, nem vê-los, só o Bruno arriscava desses e eram sempre mais cruzamentos para ninguém do que passes. Precisámos dempre de 3-4 passes para ir dum lado ao outro do campo. Só o Inácio arriscava passes verticais a queimar linhas, o resto era passe para o lado e tabelinhas com dribles para trás. E o vício maior que é o jogar para o Ronaldo, que sai da área 500 vezes para vir armar-se em playmaker em vez de fazer o trabalho dele. Não gostei nada deste 3-4-3, Félix e Bernardo a encostar na linha limita muito o que podem fazer. E estou farto do Danilo e dos seus pés de tijolo.
Ah mas demos 4. Sim, um penalty e dois remates de fora da área, porque entrar na área tá quieto. Contra uma das piores seleções da Europa e do Mundo. Diria que Martinez tinha muito trabalho pela frente, mas eu não sei se isto não foi exatamente o que o Martinez pediu e se não vamos continuar a jogar um futebol enfadonho de risco zero nos próximos tempos.
GFCR_666
Tal como antecipei este jogo não seria propício para os 3 centrais+trinco. Dava para ter metido mais dois jogadores perto da área adversaria. O resultado seria mais volumoso. Mas até percebo que se queira treinar rotinas. Mas contra uma equipa que joga toda no seu meio campo poucas rotinas se treinam porque nenhum jogo normal tem este contexto. Também antecipei uma subida de nível de cancelo. Espero que consiga manter um nível parecido. Félix e dos poucos que sabe abrir espaços contra equipas fechadas. Já o Bruno tem dificuldades. Bernardo esteve longe do jogo tão como no mundial. CR7 dentro do esperado. No estádio só houve barulho em 6 momentos. Parecia um funeral.
Fireball
O problema não é atrás, o problema aqui é a velocidade de processos. O Danilo só tem duas velocidades de jogo, o lento e o muito lento. O William é gozado por ser lento mas é lento de corpo e rápido de cabeça, o Danilo demora 2 anos a decidir o que fazer com a bola, é pastelão e desacelera o jogo. Os nossos médios claramente tinham indicações para jogar seguro, temos poucos jogadores capazes de fazer passes longos e capazes de arriscar nisso. Não foi um problema de 3 centrais, foi um problema de processo de jogo. A Bélgica do Martínez também era muito pastelona a jogar e isto vai ser mais do mesmo. Ninguém acelera o jogo.
Vermelhudo
Pois as cargas do Chris voltaram e com elas abriu-se uma sô dona discussão.
Não sei se estavam à espera que a simples vinda de um técnico tivesse o poder de afastar alguém tão grande. Selecionador é apenas um dos elementos da estrutura, mas desengane-se quem acha que é ele quem realmente tem mais poder ali.
O Chris é uma máquina de fazer dinheiro e por lá continuará desde que isso seja vantajoso para muita galera.
Tadinho do Gerardo Ramos, tinha tudo para marcar golinhos e se impor. Agora, depois disto, vai ser crónico suplente. É pena.
Pois os 3 centrais podem ser, consoante os jogadores usados, dos sistemas mais ofensivos que existem. O Inácio merecia esta titularidade, com ele há ali critério com bola e capacidade de passe. É uma alteração interessante. Vamos ver se trará frutos. Danilo dá ali alguma segurança defensiva, podendo entrar outro jogador mais ofensivo se assim for necessário. Acho muito honestamente que o Dalot poderá ser esse elemento no trio. Mais ofensivo que o Tony Adams-Silva. Aliás, se o objetivo é fazer do central descaído quase um lateral, o Dalot tem mais rotina e capacidade técnica.
João (de zero a herói) Mário foi assobiado e não sei onde está a surpresa. Se mesmo no Benfica do sábio, onde ele chegou a ser algumas vezes o melhor em campo, a sua presença era muito criticado por alguns haters… acho bem expetável que sportinguistas o apupem depois de ele ter assinado pelo rival da segunda circular.
Aliás, bem vistas as coisas, até acho mais natural a atitude dos sportinguistas do que dos benfiquistas.
Uns foram traídos, outros são haters. Mal por mal, mais vale não superar bem uma separação do que odiar por odiar. É mais higiénico.
Foi um jogo giro. Deu para rir um pouco.
Stravinsky
O trio de centrais deve ser: Ruben Dias, Danilo, António Silva.
E caso o treinador opte por um mais “lateral” ou ofensivo, concordo contigo que o Dalot pode fazer o lugar.
A meu ver, é por aqui.
Vermelhudo
Se o Leite está atrás na opinião do Roberto, Inácio tem de ser titular. Tem pé esquerdo, sabe sair a jogar, tem minutos no Sporting, tem qualidade individual, tem todos os predicados para desempenhar bem aquele papel num 11 deste género.
Nem sempre fará boas exibições, pois claro, mas tem de ser aposta forte. Caso contrário, é fantochada.
Stravinsky
O Inácio não tem “nível” de seleção.
Tem nível de primeira liga e como até faz bons jogos no Sporting não quero que ele se vá cansar com viagens longas e treinos extra na seleção.
Por mim não ia mais. Deixava-se o rapaz evoluir no Sporting e abria-se espaço para outros que tem mais potencial na seleção.
Vermelhudo
Acho que estás com algum azar.
Certamente as idas à seleção são um estímulo importante para o Inácio. Acredito que ele esteja bem contente.
Além disso, se ele ganhar lugar lá, tem tudo para rentabilizar e dar dinheirinho a Alvalaahd.
Fireball
Não, já chega de Danilo, quero as vacas sagradas do Santismo fora. Silva-Dias-Inácio, defesa para 10 anos, não tem que inventar. Danilo enerva-me, tem o cérebro de uma ervilha, não sabe arriscar um passe a queimar linhas, tem um domínio de bola que faz o Marega parecer bom. Pode ser bom noutras coisas, mas já ando há 8 anos a ver o Danilo na seleção e já percebi que nunca dará mais do que já deu, e foi pouco.
Vermelhudo
Acho que vais continuar a levar com o Danilo. Pelo seu historial na equipa, deverá manter-se no 11 até dar uma grande barraca.
Quando isso acontecer, e ele já não tiver condições, aí acho que as coisas mudam.
Alex1904
Gostaria de fazer uma pergunta aos comentadores deste blog: que tipo de desporto é o futebol? Eu na minha ignorância sempre pensei que era um jogo colectivo mas vejo que afinal não é! Vejo uma seleção supostamente com “um ar fresco” mas que de frescura nada tem e que continua obcecada apenas em permitir que certa pessoa alcance os seus recordes pessoais (que são a unica coisa que lhe importa) e vejo que todos os vicios de Fernando Santos continuam bem vivos, o futebol lento e previsível e os compadrios do costume com os jogadores em pico de forma no banco e outros a jogarem por decreto de sua alteza Real/Sheik das Arábias. É confrangedor ver que entre Martinez e Santos a unica diferença é o arranjo tático pq de resto está tudo na mesma e o futuro não se adivinha risonho mas francamente os portugueses teem a seleção e o futebol que merecem mad é pena pq temos potencial para muito muito mais, bastava lutar por conquistas em equipa e não ajudar a massajar o ego de um gajo.
MOzil10
Isto de jogar com 3 centrais é muito giro até jogarmos contra uma seleção que tenha jogadores de futebol na equipa. Se é para jogar com Inácios e Danilos, vou começar a chamar “separação física” ao Rúben Dias. Há de ser uma bela autoestrada.
Kacal
Sim porque o Coates deve ser muito superior ao Danilo e contra o Arsenal atual líder da Premier o Sporting levou uma cabazada! No segundo jogo até jogou o Matheus Reis e não o Coates. Tudo depende do colectivo. Disse isto porque Inácio esteve nos dois jogos com o Arsenal e não o vi a tremer, inclusive marcou um golo importante.
MOzil10
Em ambos os jogos da eliminatória jogaram de início 5 jogadores não-titulares na equipa do Arsenal. Ficou claramente visto que o Arteta menosprezou a competição, porque como tu muito bem disseste, o Arsenal é o atual líder da Premier League. Logo aí fica demonstrado que os jogos contra o Arsenal nem são grandes exemplos para se falar de Inácio, que dá uma casa jogo sim jogo não em todos os outros jogos que realizou esta época, tal como o seu compatriota Danilo lá em França. Se Portugal quer conquistar alguma coisa e aproveitar esta geração fantástica de jogadores, há que pôr os melhores a jogar e não num esquema com 3 centrais, por amor de deus.
Neville Longbottom
Já sabemos que o Arsenal queria mamar 5 nos dois jogos, o Sporting é que é pobrezinho e nem com a passadeira estendida conseguiu…
Talvez porque jogou o prolongamento no Emirates com 2 juniores em campo.
MOzil10
Foi exatamente isso que eu disse pobre Neville. A tua sabedoria futebolística e capacidade de interpretação é fora de série.
Nickles
Among Us agora, encontrem o impostor. Avançados titulares das top 10 mundiais:
Nickles
Vou levar com o erro do Depay agora, o que é merecido diga-se.
Atlético*** que na verdade muda zerooo na intenção deste comentário
Miguel Mendes
Porquê top 10 mundial? O Fenerbahçe é im colosso?
AndreChaves9
Diria que és tu tendo em conta que o Benzema abandonou a seleção
Xyeh
Curioso não teres metido o top 11 em que aparece Marrocos onde tem um avançado do Al-Ittihad Club :p
Borsalino
Youssef En-Nesyri joga no Sevilha.
Francisco Ramos
O impostor é quem escreveu este comentário.
A Alemanha não está no TOP10, está a Croácia. Depois Benzema não é o titular da França há algum tempo, é Giroud. Na Itália ainda ontem jogou Retegui, do colosso Tigre da Argentina. O avançado da Croácia (melhores resultados que nós) é Kramaric que joga no Hoffenheim. E por fim, prefiro Ronaldo à maioria desses avançados, estatisticamente falando!
Nickles
Convém é dizer que o Retegui só jogou porque o Raspadori está lesionado. Mas a facilidade com que apelidas sarcasticamente o Tigres de colosso num comentário em que defendes alguém que joga no Al-Nassr é muito bom. Mesmo assim foi completamente ao lado já que o Tigres pelo menos está num campeonato onde os jogadores aproveitam as horas do seu tempo livre para descansar e não para trabalhar no seu segundo emprego.
Como é obvio os top 10 do mundo que falo não são os do ranking da FIFA, se não cairia no ridículo de dizer que Marrocos, Suíça e EUA estão acima da Alemanha. Portugal também vale mais do que o seu 9° lugar no ranking.
E Kramaric joga na Bundesliga, coisa que o Cristiano tentou mas foi rejeitado forte e feio. Mais do que uma vez e por mais que um clube
Francisco Ramos
O que cada um faz no seu tempo livre não diz respeito a ninguém. Eles são pagos para jogar futebol e é o futebol que tu vês. Se Francisco Geraldes lê Saramago, se Ronaldinho vai para a balada, é problema deles, não teu.
E eu não defendi Ronaldo, até porque falei estatísticamente falando ainda é melhor que muitos desses nomes. Até Raspadori que não jogou ontem tem 5 golos na época inteira, secalhar é essa a razão de a Itália nem ter conseguido o apuramento para o Mundial. E ontem foi mesmo Retegui que jogou, por nomes e clubes podia ter ido o Belotti da Roma, assim já ajudava na tabelinha que fizeste.
Já agora porque é que Portugal vale mais que o 9º lugar? E não é ridículo dizer que Marrocos está acima da Alemanha porque efectivamente está!
Por fim, Cristiano tentou jogar na Alemanha e não conseguiu. Mas conseguiu na Espanha, Itália e Inglaterra. E Kramaric? Teve uma passagem no Leicester com grande sucesso.
Esse hate ao Ronaldo permite criticar tudo e todos para justifcar o injustificável. Eu acho que já nem devia estar na seleção (o seu ciclo terminou) mas daí a tudo o resto.
coach407
A principal diferença desses avançados para o Cristiano é que o sonho deles no próximo verão seria ir para o Al Nassr ganhar 17M€ por mês.
Vamos lá aos verdadeiros titulares dessas equipas:
Conclusão. O Musa tem mais golos marcados no campeonato de que 5 das 9 seleções que referiste.
Parece-me que o intruso é o Harry Kane que é o único que poderia ter dúvidas se preferia estar onde está ou no lugar do Cristiano Ronaldo.
Nickles
Portanto se formos por números puros e fizermos o mesmo exercício internamente cagando por completo para contextos como por exemplo jogar contra jogadores em part-time, mesmo assim o Cristiano estaria atrás do Ramos, Fábio Silva, Paulinho e Vitinha. E se descesse mais na lista de avançados portugueses do Transfermarkt era capaz de encontrar mais 4 ou 5 que estariam acima do Cristiano para calçar na selecção. E aqui falo só de golos, porque se forem G+A então mais ninguém vê o Cristiano numa convocatória.
Já agora o Cristiano em 1000 e tal minutos no United onde se joga futebol a sério faz 3 golos. O Depay precisou de 257 para fazer o mesmo. Ups.
É isto que valem os números que apresentaste.
coach407
Mas só estás a chegar à mesma conclusão que eu. O intruso é o Harry Kane porque nenhuma seleção desse top 10 pode propriamente ficar a rir-se além de Inglaterra.
E sobretudo o tema “Al Nassr” é ridículo porque se o Cristiano ganhasse o mesmo que os outros jogadores então claramente poderia estar nesses clubes também.
Depois há outro tema que é: eu não comparei o Julian Alvarez, Richarlison, Depay, Raspadori e Lukaku com Gonçalo Ramos, Fábio Silva, Paulinho ou Vitinha… eu comparei-os com o Musa.
Ter menos golos que Ramos, Silva, Paulinho ou Vitinha já dou de barato. O problema é quando até perdes para o Musa que não joga no Benfica…
É esse o nível de ridículo… E o Cristiano tem mais golos que o Musa… em 3 jogos fez 7 golos e 2 assistências. O Musa no campeonato inteiro fez 5 golos e 2 assistências. Tudo bem, joga na Arábia Saudita e tal, mas não podes vir para aqui dizer “olhem para os super avançados das outras equipas” quando têm tantos golos ou menos que o Musa. É um bocado ridículo…
Antonio Clismo
É preciso analisar a pool de seleccionáveis actual de Portugal com base no sistema que o Martínez quer implementar:
Na baliza: Diogo Costa será rei e senhor mas falta mais qualidade. José Sá não é um GR de nível Champions e Rui Patrício apesar de ter experiência já está com 35 anos e não chegará ao próximo Europeu no máximo (longe disso) das suas capacidades. No espaço de 1 ano pode ser que algum GR consiga dar um salto no seu nível de jogo: Virgínia, Maximiniano, Varela ou Samuel Soares, quem sabe.. Rui Silva ou Anthony Lopes podem entrar na equação se for necessário..
Nas laterais está bem servido, quer à direita quer à esquerda. Possivelmente a seleção do Mundo mais bem servida de laterais.
Centro da defesa: É preciso renovar. Pepe é um poço de experiência e um ícone, mas não irá certamente chegar ao Europeu. Rúben Dias irá ser o líder daqui para a frente e terá responsabilidades nessa função. António Silva, Inácio, Leite, Djaló, Amaro, Carmo, etc irão lutar por um lugar na equipa nos próximos anos. Quem sabe Morato também não entre nas contas a partir do próximo ano.. Danilo Pereira será um elemento híbrido a ajudar à festa.
Médio defensivo: Demasiadas opções para este esquema: Danilo, Palhinha, Rúben Neves, William… Ainda por cima com Florentino a pedir uma chamada a este espaço num futuro próximo..
Médios centro: Vitinha, Matheus Nunes, Renato Sanches, João Mário, Otávio, André Almeida ou mesmo um eventual regresso do André Gomes… Uns mais de contenção, outros para quebrar linhas, difícil é conjugar um modelo.
Médios ofensivos: Bruno Fernandes, Bernardo Silva (nunca vi um jogo onde os 2 conseguissem render o máximo. Geralmente para um brilhar o outro tem que passar ao lado do jogo..) Depois ainda há Pedro Gonçalves, Fábio Vieira, Fábio Carvalho…
Nas alas há soluções para todos os gostos, mas poucos encaixam… Rafael Leão não consegue encaixar com quase ninguém.. Jota, Ricardo Horta, Nuno Santos, Pedro Neto, Trincão, Galeno… Fazem falta jogadores verdadeiramente inteligentes que saibam jogar por dentro para fazer overlap com os laterais ofensivos…
Para as meter lá dentro há o Gonçalo Ramos, Diogo Jota, André Silva, Beto ou uma data de novos jogadores a aparecer que podem perfeitamente atingir um nível Champions como Henrique Araújo, Rodrigo Ribeiro, Chermiti, Vitinha, Vivaldo Semedo, Fábio Silva, Luís Semedo…
Isto tudo numa equipa onde o Cristiano Ronaldo poderá continuar a ser chamado para ser uma espécie de Tim Cahill, mais um para ajudar e a não importar-se em estar no banco e entrar quando for preciso. Não vejo outra função para ele no próximo Europeu.. Por todo o seu historial e $$$ que traz para a FPF, acho que que tem espaço numa lista de 26 convocados (quem andou a levar com Postiga, Hugo Almeida, Éder ou Edinho durante anos…) Mas sinceramente claro que não tem capacidade para titular e quanto mais depressa se aperceber disso menos frustrações irá ter (e o país todo) no futuro.
Borsalino
Achas mesmo que o Ronaldo não se vai importar de ser suplente?!Really?
RMCL
Hibrido? Overlap? Que vocabulário mais rico! Fiquei um bocado confuso, quanto a esses jogadores, onde jogam?
Deixa o nível de treinador ou os cursos universitários de lado e fala de futebol como diz Manuel Cajuda!
ForsenCD
Não vi problema nenhum o Ronaldo ser titular.
Primeiro porque era contra uma equipa de amadores, segundo porque permitir que ele bata o recorde de nacionalizações é uma forma de agradecimento por o que ele ofereceu à seleção ao longo da carreira.
Mas atenção, a partir de agora já não há desculpas nenhumas para ele continuar a ser titular ou até mesmo convocado na seleção.
Caso ele continue a jogar tenho de dar razão aos comentadores que aqui afirmam que este selecionador é um Fernando Santos 2.0
Daniel Goncalves
o liechtenstein tem potencial para ser top 6,5,4, são uma levada de ar fresco!
Reanu Kiefs
Diria que San Marino é a seleção europeia mais fraca
SilvadasAguas
Fui ao estadio a pedido de uns colegas de casa e tudo o que temi aconteceu, festejos dos golos do Ronaldo no treino, aplausos cada vez que falhava um passe, speakers que no 1 golo nem o nome do Cancelo disseram, chegam os golos do Rei Sol e é repetido à exaustao, jogo aborrecido como tudo e pra terminar assobios ao Joao Mario…enfim, que a semana passe rapido e que ha jogo bom em Vila do Conde pra ganhar
Borsalino
E os adeptos que assobiaram (afetos aos Sporting) devem ter-se esquecido que têm um treinador, adepto confesso do Benfica.
kubrick
Já é hábito isso. Aliado à diferença de tratamento de um para os restantes, não me admira que venham a aparecer mais Rafas no futuro (Pelo menos enquanto a comandita continuar a mandar na fpf)
jimmyvicente
Pena o Otávio e o Diogo jota estarem a perder espaço com esta nova tática
Vamos ronaldoooooooooooooooooooo?
RMCL
Estes viscondes de Alvalade “armados” em artistas!
Que atitude tão deplorável para com João MARIO, mas confio que ainda vos “faça” engolir os assobios no próximo jogo contra o SCP!
Que joguinho mais pobre desta seleção, Ver João Félix em campo até mete pena, quando os dois melhores marcadores da liga tuga não calçam, contra um Lichestein jogar com uma linha de 3 e mais um trinco não há muito a dizer, neste jogo bastava um central e um redes lá atras, acho que nem chegaram a ver as cores as meias do Patrício durante os 90m
Francisco Ramos
Por acaso discordo um bocadinho do VM.
Se o modelo a adoptar é a tática dos 3 centrais e 1 médio defensivo (e não trinco pela sua amplitude no campo), acho que é exactamente contra adversários como o Liechtenstein que devemos começar a implementar. Não acho que é tenhamos que estar sempre a mudar de táctica com base no adversário porque isso não cria rotinas, principalmente quando não as temos de todo.
E obviamente Portugal iria acusar a falta de elementos na frente mas mais por falta de rotinas do que por falta de jogadores visto que não estão habituados, pelo que o resultado ser 4-0, 6-0 ou 8-1 era irrelevante. O importante era os 3 pontos e isso foi conseguido, coisa que já não acontecia no 1º jogo das fases de apuramento há mais de 1 década segundo a comunicação social.
O único problema é que não jogamos com 3 médios mas com 3 “avançados” e assim sendo estávamos cochos do lado onde caia ou Bernardo ou Bruno porque tinha que jogar em terrenos muito mais avançados que é suposto. Se for para assim continuar, um deles não pode jogar aqui e é preferível ter Pote nas convocatórias, ele sim habituado a esta posição (apesar de no clube preferir o lado contrário onde estava Félix). E acho que foi por este ligeiro pormenor que não tivemos tanto volume como seria expectável.
Aliado ao facto que raramente jogamos com 3 centrais. Como previ no início, Danilo pela sua origem e passado, iria ser mais médio que central em termos de dinâmica e isso seria potenciado pelo ala, que neste caso foi Cancelo, jogando em terrenos mais ofensivos e estando presente em 3 golos.
Uma palavra negativa para a bancada. O que aconteceu com João Mário no seu “regresso” a Alvalade, com a camisola da seleção foi deplorável, visto que me dias como os de ontem não devia haver clubes mas o clube de todos nós (a definição das seleções). Como diz Palhinha, é pena que sejam estes os exemplos que queiram dar às gerações futuras!
Borsalino
Com este grupo que Portugal tem, Ronaldo, pode muito bem ser o melhor marcador desta qualificação.
O problema será, quando vierem os jogos a sério… as deficiências técnicas e o (natural) declínio físico, são evidentes.
Na conferência de imprensa que deu, ficou claro que terá estatuto de indiscutível, ou senão, nem se dava ao trabalho de viajar para estágio com a seleção.
FCPSTYLE
Jogo monótono, ainda pensei que o Fernando Santos fosse selecionador.
Espero estar enganado, mas se Roberto Martinez tendo treinado uma seleção teoricamente superior à nossa e nada fez, duvido que faça com Portugal.
Amigos e bola
Bélgica teoricamente superior a Portugal em que mundo?
Ss
Básicamente nas listas todas durante anos! A bélgica liderou ou andou sempre acima de Portugal na esmagadora maioria dos rankings que se viram durante o periodo que o FEMACOSA2.0 era o seleccionador deles. Vale o que vale, já que rankings são isso mesmo, rankings, mas dizer que a Bélgica ( olhando para as estatísticas) era superior a Portugal, não é de forma alguma um erro, mas sim constatar um facto.
Teve a bélgica efectivamente melhor matéria prima na seleção durante esse período? Penso que não, Portugal era superior na minha opinião ( embora a bélgica tenha tido uma geração fantástica) , mas poucas vezes o mostrou em campo ( na esmagadora maioria das vezes devido ao paupérrimo trabalho feito pelo FEMACOSA original)
Pedro
Comentário meio confuso.
Bélgica liderou ou andou sempre acima de Portugal nos rankings precisamente no período em que Roberto Martinez esteve ao leme.
A primeira metade do seu trabalho foi de nível altíssimo, chegando a um inédito 3º lugar no Mundial 2018, e quartos de final no Euro 2020 (eliminando Portugal nos oitavos).
Onde andava a Bélgica antes de 2016?
O nível de facto baixou bastante a partir de 2021 mas, pelo menos visto de fora, pareceu-me mais um problema de bastidores do que propriamente a falta de qualidade em campo.
De qualquer forma, o ciclo estava a chegar ao fim e a federação belga soube reagir, ao contrário da FPF, que decidiu arrastar a era Fernando Santos até ao Mundial 2022, em vez de deixa-lo sair pela porta grande em 2019, com a vitória da Nations League em território nacional.
Diogo Cunha Ribeiro
A Bélgica chegou a estar em Top 3 Mundial…acho que prova alguma coisa.
Ss
Vendo o jogo e as opções, aposto que o RM é empregado da FEMACOSA…CR7 tem uma carreira absolutamente fantástica, mas numa seleção que se diz entre as melhores do mundo ter um titular com 38 anos a jogar nas Arábias…mostra bem o que o FEMACOSA2.0 foi contratado para fazer…
Ricardo10_
Foi impressão minha ou o Ronaldo tentou durante uns segundos que o golo do Cancelo lhe fosse atribuído?…
Ricardo10_
As Ronaldetes andam fortes nos dislikes ahahahah
kubrick
Foi a introdução perfeita do VM para eles.
Basta clicar no botão, nem precisam de se justificar ou debater ahah
É pena o target direto que alguns users levam… Tens uma opinião diferente da minha? Dislike instantâneo, debater está quieto.
Borsalino
Excelente.
João Ribeiro
Em relação ao debate de ideias, o problema é que grande parte das vezes nem sequer é dada essa possibilidade a quem o queira fazer por ter opiniões diferentes, nem que seja o mais civilizado possível…
kubrick
No outro dia, a notícia não devia ter mais de 30 minutos, já havia comentários a -30 ou lá o que era.
Claro que há gente que não se importa, mas outros podem vir a abandonar.
Acho que acabou por quebrar um pouco até a quantidade global de comentários dado que já não respondes, só se deixa uma avaliação para baixo.
João Ribeiro
Acho que não percebeste o meu ponto.
Borsalino
Foi claro. Se não tivesse marcado, fazia o mesmo que fez no Mundial, no golo do BF.
Xtremox
Gonçalo Inácio, Ruben Neves, Ronaldo não têm nível para uma seleção que se diz querer ser top mundial…
Hilariante ouvir os comentadores da RTP sobre a prima dona…
Vamos continuar na mesma onda dos ultimos anos…
RenatoFr
Ainda não consegui perceber porque é que há tanto hate sobre o G. Inácio. Para muitos users aqui do blog a lista de 25/26 só devia ter R. Dias e A. Silva para titulares e Danilo para entrar quando eles estivessem fartos de jogar.
DICAS
Há hate como todos os jogadores do Sporting que vão a seleção tem hate
Diogo Cunha Ribeiro
O Gonçalo não tem qualidade para a seleção porquê? Porque sentou o António? Por acaso o António é esquerdino?
Acho sinceramente que se o Inácio joga-se com outra cor as pessoas não o criticavam tanto, sabe quantos jogos ele tem nas pernas? sabe a idade dele? Errar faz parte e só a errar é que o jogador pode evoluir. Lembro-me perfeitamente que o Ruben Dias no Benfica também metia umas casas de quando em vez… e chegou a ser criticado abertamente pelo seu Presidente da altura.
RenatoFr
O mais engraçado de tudo isto é que basta fazer scroll neste post para ver uma certa falange de adeptos a dizer que preferia não ver os seus jogadores na seleção pq se podem lesionar. Decidam-se! Não querem lá os vossos mas reclamam dos outros que vão? Criticam todos os outros adeptos com facilidade mas esquecem-se que quase ninguém fora do SCP apoiava o João Mário na seleção até mudar de lado na 2a circular e bastou uma convocatória para mudarem de opinião.
Não querem lá os vossos jogadores mas depois enchem os posts a pedir o Florentino. Eu concordo, preferia que lá estivesse em vez de Neves, mas eu não ando a dizer que não quero os jogadores do meu clube na seleção.
É cada vez mais obvio esse falso moralismo de alguns adeptos que são incapazes de reconhecer valor a qualquer outro clube.
Diogo Cunha Ribeiro
Jogo fraquinho de Portugal, lembrando que o Liechtenstein é uma equipa semi profissional/amadora.
Haviam jogadores com uma barriga do tamanho da minha, obviamente tenho de incluir aqui o GR, que foi mal batido em praticamente todos os golos.
De resto, dia fantástico para C. Ronaldo que bateu mais um record, ainda engordou os números para a estatística e selou de vez o crescimento do Gonçalo Ramos.
O homem ainda fala em renovação na seleção, sim renovação, a piada faz-se sozinha.
Depois tentou vender a ideia que a Liga Saudita é top 6 ou 7 Mundial, chega a ser surreal o que tenta vender. Enfim.
Vamos ver contra o Luxemburgo que é uma seleção mais forte, mas que na minha opinão ainda do nível de uma 2º liga portuguesa.
Gostava de apanhar uma Grécia como em 2004…no jogo de abertura do Europeu!
henry14
Que tortura ainda ter esperar uns 8/9 dias para ver o Sport Lisboa e Benfica.
Seleção só dá pica de ver em europeeus e mundiais. E pelo que vou lendo aqui e em programas de Tv, parece que mudámos a tática mas que o futebol continua chato. Trata-se só de um jogo, é verdade, mas é um jogo contra uma equipa que muito provavelmente perdia com uma equipa da liga 3.
Nota final: algo me diz que Bernardo Silva e Bruno Fernandes vão ser as próximas vacas sagradas da seleção. 2 ótimos jogadores que nunca jogam o que realmente sabem na seleção.