Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal entra a ganhar no Euro Sub-19 e está praticamente apurado para o Mundial Sub-20; Rony Lopes bisou e provou que está num nível superior; Gelson desequilibrou, André Silva também marcou

Portugal 3-0 Israel (Rony Lopes 39′ e 78′ e André Silva 64′)

Portugal entrou da melhor maneira no Euro sub-19. A selecção nacional bateu Israel por 3-0, uma vitória confortável que praticamente garante a qualificação para o Mundial Sub-20 do próximo ano. A turma de Hélio Sousa fez uma boa partida e contou com um super Rony Lopes. O médio ofensivo bisou (dois golos de fora da área) e confirmou o que já se sabia: tem talento que nunca mais acaba. A equipa esteve segura defensivamente, teve em Podstawski um elemento que deu equilíbrio à frente da defesa e no sector ofensivo, à excepção de Ivo Rodrigues (mais apagado), todos os jogadores estiveram em bom plano.

Em relação ao encontro, à excepção do início da segunda parte Portugal foi sempre superior a Israel. A selecção nacional fez uma boa primeira parte, com boa circulação no meio campo e extremos bastante activos. Gelson foi o elemento em destaque com a sua velocidade e qualidade técnica, apesar das lacunas a nível da decisão. O primeiro golo foi marcado por Rony Lopes, com um remate de fora da área que desviou num adversário. Na segunda parte, Portugal entrou mal e viu Israel – que teve em Ohana a principal figura – estar perto de marcar, mas o golo de André Silva (numa recarga) deu a tranquilidade necessária para o conjunto nacional voltar a tomar conta do jogo. As entradas de Francisco Ramos e Nuno Santos, que fez uma assistência para o segundo golo de Rony (uma bomba de fora da área), foram apostas acertadas de Hélio, e Portugal até podia ter conseguido um resultado mais avolumado.

Portugal – Excelente estreia da equipa nacional. Já se sabia à partida que havia qualidade em todos os sectores (e vários jogadores com potencial para chegarem à selecção AA) e isso hoje ficou confirmado. Para além de Rony, que foi o melhor em campo e é um dos elementos mais promissores do futebol europeu (incrível a sua qualidade técnica, forma como protege e finaliza), Podstawski, Rafa, Gelson Martins e André Silva também estiveram em destaque no jogo de hoje. O médio tem uma maturidade impressionante e mostrou a sua excelente leitura de jogo, capacidade de recuperação e assertividade; o lateral-esquerdo, que tal como Riquicho não comprometeu defensivamente, deu bastante apoio ao ataque e utilizou a sua capacidade técnica e de cruzamento para criar desequilíbrios; o extremo foi um dos elementos mais activos e impressionou pela forma fácil como desequilibra no 1×1, no entanto por vezes foi demasiado individualista e apresentou lacunas ao nível da decisão; finalmente, o avançado fez um jogo esforçado, ganhou muitas bolas aos centrais, jogou bem de costas para a baliza, mostrou facilidade de remate e marcou um golo que dá continuidade ao que tinha feito na fase de qualificação. Destaque ainda para Guzzo, que fez um jogo competente, e para o sector defensivo, que não teve muito trabalho (de salientar a elegância dos centrais na saída de bola). Esperávamos mais de Ivo Rodrigues, apesar de não ter feito um mau jogo.

0 Comentários

  • esquilo
    Posted Julho 19, 2014 at 5:53 pm

    Excelente equipa do meio campo para a frente.

    • André Santos
      Posted Julho 19, 2014 at 7:56 pm

      Pelo menos a jogar neste escalão sub19 dão nas vistas. Vamos ver como se saem no futebol sénior. João Cancelo também dava nas vistas quando jogava na formação, estava claramente um passo à frente dos outros todos e agora no futebol sénior, nota-se claramente que é um jogador sofrível em vários aspectos do jogo.

    • André Santos
      Posted Julho 19, 2014 at 7:59 pm

      O Alexandre Guedes no Europeu sub19 do ano passado também foi o melhor marcador e depois teve uma época muito má, quer no Sporting B quer no clube da 3ª divisão espanhola, sem nunca conseguir demonstrar qualidade.. Quem pensa que já está no topo, e que já é jogador, geralmente acaba por ficar para trás..

    • Chilavert
      Posted Julho 20, 2014 at 12:57 am

      Na formação é só estrelas mas no futebol senior é que se vê quem é que pode dar jogador.
      Os fenomenos da formação não interessam a ninguem

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Julho 19, 2014 at 5:53 pm

    O Gelson Martins é o Kelvin de Alvalade. Muita parra, pouca uva.
    O Sporting forma extremos tão bons e este parece que nem teve escola.

    Bom jogo, boa vitória. Rony Lopes em destaque, como era esperado, e André Silva a deixar também a sua marca no jogo.

    • Mah Med
      Posted Julho 19, 2014 at 5:56 pm

      vês um jogo e tiras esta conclusão, o gelson e dos grandes talentos desta geraçao , apenas superado pelo Andre Silva na minha opinião

    • Mah Med
      Posted Julho 19, 2014 at 5:57 pm

      e o Marco Lopes esqueci-me

    • Anónimo
      Posted Julho 19, 2014 at 5:58 pm

      E quem é que tem muita uva? O Ivo Rodrigues que não deu uma para a caixa ?
      Mário

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 5:59 pm

      O Gelson, hoje teve muito muito egoísta…

    • gui
      Posted Julho 19, 2014 at 6:06 pm

      Eu que acompanho o Gelson algum tempo digo te, é o jogador mais talentoso da academia dos últimos anos

    • Fábio Coutada
      Posted Julho 19, 2014 at 6:06 pm

      Concordo em absoluto com o PORTOCAMPEAO, o Gleson hoje foi imparável no 1 para 1 contra ISRAEL. No momento definir a jogada quer no passe quer no remate toma por inúmeras vezes más decisões. Houve uma jogada na 1ª parte em que foram tantas as voltas sobre si mesmo que levaram o André Silva ao desespero.

      É jovem, tem talento de sobra, mas falta-lhe muita coisa para poder ser considerado um jogador importante no futuro do futebol português.

      A mesma coisa se aplica á equipa. Nota-se que existe talento. O André Silva move-se bem na frente de ataque, o meio campo tem algum critério, o Roni Lopes é craque mas a equipa contra a Israel, em ataque organizado mostrou dificuldades, criou situações de perigo quando recuperava a bola e conseguia encontrar o seu adversário desequilibrado.

      Posto isto, não vamos exagerar nos elogios. Fizeram um jogo aceitável, com um adversário débil e vão ter que mostrar mais daqui para frente.

      Já cometi o erro á 2 anos atrás quando Bruma e companhia deram um banho á Estónia de achar que ia ser esse o momento de ganhar um titulo e não passaram a fase de grupos.

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 6:13 pm

      Que aprenda a não ser tão egoista.

    • Rui Sousa
      Posted Julho 19, 2014 at 6:37 pm

      O Gelson devia perceber que só ser rápido e bom tecnicamente não chega, se quer singrar a nível profissional tem de trabalhar muito noutros aspectos.

  • Daniel Aguero
    Posted Julho 19, 2014 at 5:57 pm

    Este Rony realmente tem tudo para vir a ser a próxima referência portuguesa, está época podia ter sido aproveitado para empréstimo por exemplo pelo SCP que bem precisa.

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 6:00 pm

      Não sei se seria fácil, visto ele ter sido formado no Benfica…

    • Rui Roldão
      Posted Julho 19, 2014 at 6:13 pm

      Ele foi para o Lille que é muito melhor que o Sporting e poderá vir a fazer dele um novo Hazard

    • Ivan Venâncio
      Posted Julho 19, 2014 at 6:32 pm

      Que bela piada Rui Roldão :) ahahahah

    • Mr.Green
      Posted Julho 19, 2014 at 7:17 pm

      Rui Roldão … já nao estamos a comentar no "record" ou no "abola"

    • Anónimo
      Posted Julho 19, 2014 at 8:57 pm

      Temos de ser pragmáticos, se formos a ver apenas os últimos 10 anos o lille é melhor que o sporting, pode vos custar ouvir isto mas não é nenhuma mentira.

      Rui

    • JL Nanterre
      Posted Julho 19, 2014 at 11:05 pm

      O Lille foi campeão francês ainda há pouco tempo, ganhou a taça, tem estado sistematicamente nos lugares cimeiros da liga francesa, neste momento é um clube superior ao Sporting quer em orçamento quer em termos desportivos por muito que isso me doa enquanto português e Sportinguista a viver em França.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Julho 19, 2014 at 5:58 pm

    vitoria justa, que so nao foi maior devido a alguma falta de qualidade na finalizaçao.
    portugal foi superior durante o encontro, e israel, salvo algumas jogadas fruto de arrancadas individuais, nao criou muito perigo.

    rony lopes e um enorme jogador. aquele 2º golo e incrivel.

    o gelson martins, e um grande jogador, boa tecnica, rapido, mas tem que aprender a decidir melhor. de vez em quando prolongava demasiado as fintas, e foi demasiado individualista.

    gostei do andre silva, esforçado, a dar trabalho aos defesas, e poderia ter bisado se nao fosse uma grande defesa do guarda-redes israelita.

    podstawski e outro. gostei do que vi. qualidade na posse

    estava curioso para ver o nuno santos (depois da grande epoca que fez), e no 1º toque, uma assistencia. um jogador rapido, e com uma boa qualidade no passe, mas hoje jogou pouco tempo e nao deu para ver muito.

  • João Dias
    Posted Julho 19, 2014 at 6:02 pm

    Nota-se que o Gelson Martins tem talento naqueles pezinhos mas é tão inconsequente e individualista…Se melhorar esse dois aspetos temos aqui um senhor jogador!

    O Riquicho não me entusiasma muito assim como o Ivo Rodrigues!

    Nota-se que o Rony Lopes está num patamar superior. Tem tudo para ser o melhor jogador do torneio.

    Em sua, uma grande geração que possui muitas e boas soluções nos mais diversos setores especialmente no ataque.

    • Mah Med
      Posted Julho 19, 2014 at 6:13 pm

      O Riquicho e uma lateral completo , fazendo lembrar o Dani Alves , para mim( e a minha opiniao) ate e melhor ao Cancelo.
      Ivo( se lopetegui apostar na formaçao) em condiçoes normais daqui a 2 ou 3 anos e titular do Porto, craque da cabeça aos pes,

    • João Dias
      Posted Julho 19, 2014 at 6:19 pm

      Mah Med,

      O Ivo Rodrigues parece-me ser algo incosistente mas qualidade não falta, é verdade…

      Quanto ao Riquicho, não exageremos. Não tem nem metade do talento do Cancelo.

    • Mah Med
      Posted Julho 19, 2014 at 6:29 pm

      O que e isso de talento? talento a defender? Talento tem o Bruma ou Bernardo Silva, um lateral tem que saber quando atacar e quando defender , quando cruzar ou tabelar para dentro , estar bem posicionado para não ser comido pelo extremo, o Cancelo e fantástico a atacar e a defender? apresenta lacunas gritantes , por isso digo e mantenho o Riquicho e muito mais completo do que o Cancelo

    • KingLeao
      Posted Julho 19, 2014 at 6:57 pm

      Joao Dias o riquicho e mais completo que o Joao cancelo defende melhor e ataca muito em termos de potencial o cancelo Tenha mais , mas continuo achar que o Joao cancelo seria melhor aproveitado a extremo. SL

    • Mr.Green
      Posted Julho 19, 2014 at 7:18 pm

      Riquicho é potencia!

      bem aproveitado pode vir a ser um grnade lateral

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 19, 2014 at 6:05 pm

    Primeira vitória e ainda por cima justissima!

    Rony Lopes é de outro nível, que jogador fantástico! Ainda bem que foi emprestado para ver se continua a sua evolução, tem mesmo uma qualidade tremenda!

    Muito bem o meio-campo com Guzzo e Tomas, fizeram uma grande primeira parte. Tomas tem uma maturidade e calma brutal.

    Gelson desequilibrou bastante com os seus dribles, mas foi invariavelmente inconsequente o que é uma pena. Mas tem qualidade, só tem de se tornar mais incisivo. Ivo Rodrigues também muito forte tecnicamente.

    Bem a defesa no geral assim como o GR.

    Gostei muito do 9 de Israel, muito lutador, rápido e boa técnica, mas tem de soltar mais a bola.

  • Mega Badjeras
    Posted Julho 19, 2014 at 6:05 pm

    Bom jogo desta equipa, com claro destaque para Rony Lopes. André Silva fez o que lhe competia e deu muita luta aos centrais israelitas (é o ponta de lança por quem todos esperamos; Gelson fez um muito bom jogo também, destacando-se pela sua velocidade e técnica, apesar de em alguns momentos demorar um pouco a passar a bola, tentando resolver sozinho; Podstawski impressiona pela sua simplicidade nas tomadas de decisão e maturidade; Ivo Rodrigues na minha opinião, o elemento zero neste jogo (parece-me a mim alguma tendência de Hélio Sousa para convocar jogadores do Porto, quando Gonçalo Guedes é superior tecnicamente a Ivo e arrisa mais no um para um, coisa que faltou ao extremo do Porto; centrais bastante seguros, muito adultos; e Riquicho não estev mal, mas justificava-se mais a chamada de Rafael Ramos pela época que fez; Francisco Ramos, Guzzo, Nuno Santos, Rebocho e o guarda redes não tenho nada a dizer;

    Agora é manter esta atitude e gostaria de relembrar que jogadores como o Ponde e Podence do Sporting também aqui poderiam ter marcado presença, não fossem as lesões.
    Portugal tem aqui, uma grande geração, em que gostava de ver alguns deles já no Euro 2016 na França.

    • João Dias
      Posted Julho 19, 2014 at 6:10 pm

      Não entendo as ausências do Gonçalo Guedes e do Rochinha.

      Encantaram-me na Liga dos Campeões.

    • Anónimo
      Posted Julho 19, 2014 at 6:14 pm

      Tendência em convocar jogadores do Porto? Basta o Porto ter uma geração com uns 4 jogadores bons que merecem jogar, fazem teorias da conspiração.

      João Pratas

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 6:16 pm

      Rocinha ficava no banco. Rony é melhor…

    • Tiago Alves
      Posted Julho 19, 2014 at 6:20 pm

      E jogar André Moreira em vez de Tiago Sá? Explicação: Jorge Mendes.

    • Tiago Alves
      Posted Julho 19, 2014 at 6:21 pm

      G.Guedes superior a Ivo tecnicamente e no um para um? Viu este jogo do Ivo apenas…

    • Invictus
      Posted Julho 19, 2014 at 7:02 pm

      Uma perna do ivo rodrigues ñ da para o corpo todo do gonçalo guedes.So estamos a falar do melhor extremo desta geração sub 19, ja que do outro lado a uma mistura de djalo e bruma, falo de gelson, ñ parece ter grande futuro, falhou um golo de baliza escancarada,mal na definição dos lances…
      E atenção que so vi a 1º parte….mas como é obvio conheço maioria dos jogadores.

    • Mega Badjeras
      Posted Julho 19, 2014 at 7:52 pm

      João Pratas, eu não estou a fazer teoria da conspiração nenhuma, apenas disse que as opções dele parecem ser um pouco tendenciosas, pelo facto de ele ter treinado nas camadas jovens do Porto e ser um conhecido adepto do Porto. Acho é que há jogadores do Benfica que ali deviam estar e não estão vá se lá saber porquê. Dou-te como exemplos o Gonçalo Guedes, o Romário, o Rafael Ramos, o Rochinha e até o Alfaiate.

      Quem acompanha a formação em Portugal à muito tempo, sabe do que falo e isso foi evidente a qualidade demonstrada na Uefa Youth League, este ano.

      Tiago Alves, não tenho culpa que tu só vejas Porto à frente, eu não tenho problemas nenhuns em afirmar que um jogador do Porto é superior a um do Benfica, mas neste caso, quem percebe de futebol sabe que o Guedes é superior ao Ivo, no entanto o Ivo até pode vir a ter mais sucesso no futuro, tudo depende das apostas dos clubes neles

      Já vi alguns jogos do Ivo e gostei particularmente de um golo de ele marcou ao Covilhã esta época pela equipa B do Porto, com um grande remate de fora da área.

    • Chilavert
      Posted Julho 19, 2014 at 7:56 pm

      O Gonçalo Guedes é muito forte…a jogar contra os da idade dele(18 anos)!
      O Ivo tem uma epoca inteira a jogar nos seniores com idade junior!
      Hoje de facto não fez um um grande jogo mas é bom tecnicamente trabalha para o colectivo para compensar a incapacidade do Gelson(grande jogo hoje!) de marcar.
      Dizer que um jogador que joga nos juniores é melhor que um jogador que jogou contra seniores é uma desinteligencia.
      Além do mais o Gonçalo Guedes é de 96 tem muito talento e tem tempo!Quando tiver hipotese nos seniores terá de provar que é melhor que o Ivo!
      Fenomenos na formação há muitos…

    • HR
      Posted Julho 19, 2014 at 8:43 pm

      O seleccionador sub-19 Hélio Sousa, tirando na FPF, apenas treinou no V. Setúbal e no Sp. da Covilhã…

    • Mega Badjeras
      Posted Julho 19, 2014 at 8:55 pm

      Chilavert, não digas barbaridades, quase que aposto que nem conheces os jogadores.
      Não percebes que o Ivo jogou na equipa B do Porto porque o Porto necessitava de extremos, por quase não os ter?
      O Gonçalo Guedes não jogou na equipa B do Benfica na temporada passada porque o Benfica não precisava. Havia o Hélder Costa. Urreta, Lolo Plá, Urreta, Harramiz e Funes Mori.
      Ele era mais necessário nos juniores do que na B. E este ano com idade de junior de segundo ano, vai jogar na B, tal e qual como o Ivo que só no segundo ano de junior é que jogou na B do Porto.

      Essas tuas frases da "desinteligência" e do "fenómenos da formação há muitos", dizes isso como se fosses um grande entendido na matéria. Há certos comentários como o teu (e não és o único) que não deviam ser aceites aqui, falas sem conhecimento de causa.

    • Czarli
      Posted Julho 19, 2014 at 9:05 pm

      Hélio Sousa treinou nas camadas jovens do Porto?? Um gajo que fez a carreira toda de jogador no Setubal e lá começou a carreira de treinador é um conhecido adepto portista…??

      Em que mundo vives meu??

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 10:12 pm

      Em relação à formação do Porto e Benfica.

      Neste último europeu de sub-17 que passou, jogaram o Rúben Neves a trinco, e o Renato Sanches mais à frente. Jogaram os 2 no meio-campo.

      Rúben Neves este ano passou para a B e está a fazer a pré-época com os A. Renato Sanches nem sequer nos B's está.

      Destes jogadores dos sub-21, do Porto estavam muitos na equipa B. Os do Benfica os que estavam e os que segundo alguns "deviam" estar nos sub-19, eram dos júniores. Por isso é que fizeram boa figura na youth league e quase ganharam o campeonato ao Braga.
      Urreta, Harramiz??? Que andam a fazer no Benfica B??? A tapar os talentos portugueses? Enfim…

      Sou benfiquista, mas os jogadores do Benfica não tem espaço nenhum para se mostrar… No porto não é muito melhor, mas ao menos sobem os melhores jogadores de escalão para ter desafios novos e não ficar tipo Renato Sanches a bater em ceguinhos e estagnar na sua evolução…

    • Chilavert
      Posted Julho 19, 2014 at 10:19 pm

      MegaBadjeras tu é que não sabes do que falas!
      Desde quando um jogador que joga num patamar acima de qualidade(senior) é inferior ao que joga no patamar mais abaixo???
      Para tua informação não só conheço a equipa de juniores e juvenis do SLB como conheço também juniores e juvenis de varias equipas do primeiro escalão
      O Gonçalo Guedes tem muito talento mas render nos juniores não é render nos seniores.O Ivo rendeu nos seniores por isso é que foi titular a epoca toda(foi titular porque é melhor que os outros).
      Quando Harramiz e Helder Costa jogam na B e o Gonçalo Guedes continua nos juniores é porque os 2 primeiros são melhores!
      NA frente do Gonçalo está ainda o Nuno Santos(que está no banco da Selecção e provavelmente será titular)
      Quanto a fenomenos da formação não era disparate nenhum!Quantos jogadores eram os reis da formação e chegaram a seniores nem para 2 liga tem qualidade?
      Fábio Paim o nome diz te alguma coisa?Na formação dava 30 a zero a qualquer extremo de juniores e juvenis que existem actualmente nos campeonatos nacionais!Mais que uma pessoa diz que provavelmente foi o jogador mais excitante da formação portuguesa dos ultimos 30 anos e todos vimos o que aconteceu!
      É preciso refrear os animos(especialmente os clubisticos)
      O Gonçalo Guedes vai jogar na B? Otimo mas pelo que sei na pré epoca da B só jogou uns minutos…

    • João
      Posted Julho 20, 2014 at 4:03 am

      Lê-se cada barbaridade. O treinador, que passou pelo Porto sem nunca ter passado, convoca 5 jogadores do Porto e 4 do Benfica – "tendência" (presumo que o Peixe convocar 12 jogadores do Benfica já seja normalíssimo). Depois um jogador que jogou quase sempre no 2o classificado da 2a Liga é inferior a um puto qualquer dos juniores. E noção, nada?

  • paalexg
    Posted Julho 19, 2014 at 6:07 pm

    É demasiado fácil para o Rony. Claramente um dos melhores do mundo da sua geração, juntamente com o Goretzka, Rabiot, Shaw, Grimaldo, entre outros. Há imenso tempo que não tínhamos um talento destes.

  • João Lains
    Posted Julho 19, 2014 at 6:16 pm

    Gostei muito da exibição da seleção portuguesa, sobretudo durante a primeira parte, onde criou oportunidades suficientes para chegar ao intervalo com outra na margem no marcador. Sentiu algumas dificuldades para travar um ligeiro ímpeto de Israel no início da segunda parte mas o golo de André Silva apareceu na melhor altura, confirmando o desfecho desta partida. O Rony ainda bisou com um grande golo e Portugal venceu de forma confortável e com toda a justiça.

    Gostei da boa circulação de bola da equipa, do envolvimento no ataque e do bom entendimento que o Rafa revelou com o Ivo Rodrigues, Gelson tem todos os recursos técnicos que se exigem a um extremo (facilidade impressionante para criar desequilíbrios quer pela sua velocidade estonteante quer pela excelente capacidade de finta), só precisa de aprimorar a maneira como define os lances e ter a consciência para não se perder em demasiados lances individuais. O meio campo também esteve bastante bem, cada um com as suas responsabilidades. André deu-se muito ao jogo mas Rony foi a figura da partida.

    Outras observações: não deixa de ser curioso que num país declaradamente exportador, a aposta na formação seja tão posta de lado, ao contrário do que acontece na Bélgica, na Holanda ou em França. Por outro lado, é ainda mais curioso quando comparamos as prestações dos nossos grandes clubes nas competições europeias com as dos clubes dos outros países que acabei de enunciar e que de resto só tem confirmar a premissa que tinha lançado. Acho que as ambições europeias dos nossos clubes, sejam elas de que dimensão for, irão sofrer um pequeno revés a curto prazo, quando os grandes decidirem das primazia aos jogadores da sua formação.

    É óbvio que é fácil estabelecer um meio termo, e até acho que num plantel com 25 jogadores, se todos os anos fossem promovidos dois jogadores da segunda equipa, já seria um pequeno grande passo.

    • van Basten
      Posted Julho 19, 2014 at 8:24 pm

      Concordo com tudo, principalmente com a última ideia.

      Se a aposta nestes jogadores for feita de forma sustentada, então penso que o potencial demonstrado tem tudo para fazer com que esta geração se torne numa das melhores da nossa história. O rácio quantidade/qualidade dos actuais jogadores portugueses entre os 17 e os 21 anos é impressionante.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 19, 2014 at 6:18 pm

    O 3º lugar praticamente assegurado é uma boa notícia à partida, embora eu esteja muito confiante que vamos chegar longe nesta competição… temos aqui uma boa geração!

    Foi o primeiro jogo mais a sério e ao pormenor que vi do André Silva e está ali realmente o potencial ponta de lança que falta à muito tempo na selecção. Gelson Martins tem muito valor, passada larga, rápido, desconcertante, muito futuro à frente e não vai demorar muito a ser lançado na equipa principal do Sporting! E depois claro, Rony Lopes, o craque!

    Há ainda bons elementos como o Ivo (hoje não esteve muito bem), Tomás, Rafa, e o próprio Riquicho que hoje fez um excelente jogo. Há ainda o Nuno Santos, que é suplente, e mostra que temos várias soluções do meio campo para a frente!

    • André Santos
      Posted Julho 19, 2014 at 8:04 pm

      O único problema desta selecção é se o Riquicho se lesiona. Não há outro lateral direito com a mesma qualidade.. Mas existem dois laterais esquerdos muito bons e é triste um ter de ficar no banco (Rafa e Rebocho).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 20, 2014 at 1:59 pm

      André Santos,

      Não me lembro do nome do lateral direito dos juniores do Benfica, mas vi dois jogos da Liga dos Campeões sub-19 a temporada passada e gostei muito do que vi. Não percebo o porquê de ter ficado fora dos convocados.

  • João Dias
    Posted Julho 19, 2014 at 6:21 pm

    Sou o único a achar o Nuno Santos um mágico??

    Não entendo como raio ele é suplente. Só esse facto diz bem da qualidade/ quantidade desta geração.

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 6:34 pm

      De extremos o futuro de Portugal não tem problemas…

      O Porto tem 2 putos trincos muito bons… O Podwastki fez um grande jogo, e o Ruben Neves está a jogar muito contra o Genk… Casemiro já veio para tapar a formação…

    • João Dias
      Posted Julho 19, 2014 at 7:05 pm

      Infelizmente o Casemiro só vem tirar espaço ao Ruben Neves.

      É pena porque tem estado a top.

    • Nuno
      Posted Julho 19, 2014 at 10:33 pm

      Sim Joao Dias porque o Ruben Neves é um veterano, ele nem ia para a equipa B nem nada

  • Tiago Alves
    Posted Julho 19, 2014 at 6:27 pm

    Ruben Neves ou Podtawski, qual o FCPorto apostará primeiro?

    • Anónimo
      Posted Julho 19, 2014 at 7:12 pm

      tendo como base os últimos 10 anos… em nenhum…

      JT

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 19, 2014 at 7:36 pm

      Casemiro, Mikel, outro qualquer que se queira contratar que venha dum pais fora de Portugal…

    • Invictus
      Posted Julho 20, 2014 at 10:05 am

      Ha 10 anos atras ainda apareceu Postiga com 18 anos a marcar 20 e tal golos pelo FCP e ganhar a Taça Uefa, nos ultimos 10 anos ñ vi nada parecido no slb ou scp.

    • João
      Posted Julho 20, 2014 at 2:32 pm

      É uma boa dor de cabeça. Jogadores muito similares em vários aspectos. Acho que o Rúben tem mais potencial, Tomás está mais maturado. Mas qualquer um deles tem características para subir para #8, não precisam de ser mutuamente exclusivos.

  • Mário M.
    Posted Julho 19, 2014 at 6:35 pm

    Há também um ponta de lança dos Juvenis do Benfica (infelizmente) que também tem um potencial enorme naqueles pés, de seu nome José Gomes. E digo isto como Sportinguista!

    • Mário M.
      Posted Julho 19, 2014 at 7:02 pm

      Digo isto porque fala-se na possibilidade de André Silva ser a futura referência na Seleção Nacional, venho aqui dizer também que este jogador é, no futuro, um jogador a ter em conta.

    • paalexg
      Posted Julho 19, 2014 at 7:14 pm

      O José Gomes tem 15 anos…ainda é muito cedo para fazer esse tipo de prognósticos.

    • Mário M.
      Posted Julho 19, 2014 at 7:44 pm

      É verdade, penso que já terá 16, apenas quero mencionar este nome para referências futuras.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 19, 2014 at 8:12 pm

      o benfica tem 2 juvenis , se nao me engano, a fazer testes no manchester united. um deles, dizem que e o proximo ronaldo (mais um…). nao os conheço, nem os vi jogar, mas portugal tem boas formaçoes.
      o ie (acho que foi esse), que foi do sporting para o barça, que se achava que nao ia dar nada, ja foi para estagio com a equipa A do barça, quem sabe se vai dar alguma coisa.

      nao conheço esse jose gomes, mas se diz que e bom, eu acredito. mas eu gostei deste andre silva, a juntar ao paciencia, acho que nao estamos mal servidos, para o futuro, no ataque

  • Kacal l
    Posted Julho 19, 2014 at 6:35 pm

    Não vi o jogo, mas é um prazer ver tanta qualidade, talento e potencial nesta selecção sub-19, puxo a brasa à minha sardinha" com: Rafa, Tomás Podstawski, Ivo Rodrigues e André Silva, mas também noutros clubes como Sporting (Gelson Martins) e Benfica (Nuno Santos, o "Robben português") e depois a "estrela da companhia" Rony Lopes, mas o GR (André Moreira) também se diz que tem muito potencial, há aqui "matéria-prima" para desenvolver, acredito que se formos competentes e subirmos de rendimento e confiança com o decorrer da competição, e ter alguma sorte que também faz parte, podemos ir longe no torneio e porque não conquista-lo??? temos capacidade para isso e eu tenho confiança.

    Não conheço bem os centrais, mas vou ver alguns jogos desta competição, nos próximos tenciono acompanhar, vamos ver.

    • João Dias
      Posted Julho 19, 2014 at 6:59 pm

      Nós até deixamos elementos como Nuno Santos ( foi o melhor médio da Liga dos Campeões) no banco… O que diz bem da qualidade desta equipa.

      Já para não falar nas ausência de grandes jogadores como Romário Baldé, Rochinha ou Gonçalo Guedes.

    • Invictus
      Posted Julho 19, 2014 at 7:07 pm

      4 craques do FCP, so vi 1º parte, hoje ivo ñ esteve tão explosivo e decisivo como costuma ser mas os restantes 3 espalharam classe.
      Depois temos mais 2 portugueses com grande futuro, ja na equipa principal falo de gonçalo paciencia e ruben neves.

    • Kacal l
      Posted Julho 19, 2014 at 11:51 pm

      João Dias,

      Nisso estamos de acordo, há muito talento nos jovens portugueses, sem duvida.

      Invictus,

      Sem duvida, há talento para dar e exportar no Porto, é extremamente positivo.

  • João Dias
    Posted Julho 19, 2014 at 6:38 pm

    Junta-se Tiago Ilori, Raphael Guerreiro, Wlliam Carvalho, Bernardo Silva, Rony Lopes e André Silva ( também gosto do Paciência ) e ficamos com uma seleção de senho no futuro.

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 19, 2014 at 6:54 pm

    Apesar da vitória Portugal fez um jogo fraco.
    Hélio dividiu a equipa em 3 blocos, com pouca ligação entre eles.
    Os extremos não defendiam, e quando o faziam faziam-no mal, deixando os laterais completamente expostos.
    Em jogos contra equipas que joguem bem nos espaços, poderemos ter muitas dificuldades.
    Individualmente, destaco Marcos Lopes, pelos golos e pela capacidade técnica que tem (apesar de não ter feito um jogo brilhante), André Silva, que é daqueles pontas de lança que me enche as medidas, remate fácil, movimentações atípicas para um avançado, mas sempre com objectividade, e o melhor em campo, Podstawski, que é um médio soberbo na minha opinião, e tem de sobra o que costuma faltar à maioria dos jogadores portugueses, inteligência.
    Os elos mais fracos, foram Riquicho e Ivo Rodrigues. O portista tem talento mas hoje passou ao lado do jogo e decidiu sempre mal.
    Já Gélson, que já indiquei aqui como sendo um dos nossos maiores jovens talentos, tem que aprender que ele tem que jogar para a equipa, e não o contrário.
    Francisco Ramos entrou muito bem, e Nuno Santos deveria ter entrado mais cedo.
    Destaque ainda para o israelita Ohana, que não conhecia, mas que é um belíssimo jogador.

  • Luís Borges
    Posted Julho 19, 2014 at 7:31 pm

    Só vi a primeira parte, e gostei muito do que o Podstawski fez. Grande médio, tem todas as características necessárias para ser um médio defensivo de topo, e moderno. Penso que o Lopetegui podia apostar nele como backup do Casemiro.

    O Rony Lopes é o craque, ponto. Quanto a isso não sobram grandes dúvidas. Estou em crer que o Lille foi mesmo a decisão mais acertada e em cheio para prosseguir o seu enquadramento no futebol profissional sénior. Que diamante… Tem tudo para ser a próxima referência da seleção. Espero que o Bernardo Silva também rume juntamente com ele para altos voos (o nosso futebol ao tempo que carece tanto de um mágico, de um número 10 como deve ser, e agora aparecem logo dois).

    De resto, nota positiva para quase toda a equipa. Penso que tanto o Gelson (pecou muito na decisão, apesar de ser mais um elemento super dotado do ponto de vista técnico) como o Ivo não renderam o que eu esperava deles. O Nuno Santos, na minha modesta opinião, é pelo menos tão bom como qualquer um dos seus dois colegas, poderá portanto ser aposta a titular no futuro.

    Guzzo foi competente, é um bom médio, com bastante qualidade técnica (sempre a insistir neste termo, mas de facto é obrigatório, tendo em conta que toda a equipa tem recursos notáveis neste campo, inclusive no setor defensivo) para a sua posição. Pode ter também um futuro auspicioso, e esta temporada na equipa B vai demonstrar se pode dar um salto para a equipa A (Jesus tem primado essencialmente por dar oportunidades a estes médios interiores sempre que recorre aos jovens da equipa B, tentando torná-los mais versáteis, com capacidade também no processo defensivo, portanto o Guzzo poderá o ser o próximo, apesar de ainda haver João Teixeira e Rúben Pinto).

    O André Silva é o protótipo de ponta de lança que todos nós esperamos! Que consiga dar o salto com qualidade.

  • Chilavert
    Posted Julho 19, 2014 at 8:01 pm

    Portugal fez um bom jogo perante uma equipa que dificultou imenso(defendeu sempre muito compacta).
    Não houve elementos fracos mas os que mais sobressairam foi o Rony, o Podstawski e o Gelson(é sempre um prazer ver um extremo á moda antiga).
    A equipa é toda nivelada por cima( a diferença entre os que saem e os que entram é quase inexistente).
    Que se acabe de uma vez por todas com a ideia que para se ganhar é preciso ir buscar jogadores já feitos!
    Isso é propaganda para esconder os interesses economicos( as verdadeiras motivações)
    Estes miudos só precisam de oportunidades mais nada!

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 19, 2014 at 9:22 pm

    Sò vi a 1ª parte, a selecção portuguesa dominou e até merecia ter feito pelo menos mais um golo.

    Da 1ª parte gostei particularmente da exibição do Rony Lopes e do Riquicho.

    Ainda bem que ganhamos no final por 3-0, é um bom resultado.

  • Anónimo
    Posted Julho 19, 2014 at 10:03 pm

    Vi grande parte do jogo e gostei da exibição da selecção coroada com uma vitória indiscutível. Quanto á qualidade da maior parte dos jogadores, ela é inquestionável atendendo ao escalão em que jogam, o problema estará na passagem ao escalão sénior e sobretudo nas oportunidades que lhes forem (ou não ) dadas. Por aquilo que se tem visto nos últimos anos quer o FC Porto quer o Benfica não estão muito voltados para a promoção e apoio aos jovens jogadores da formação porque apostam tudo nos resultados imediatos que normalmente têm sido garantidos através do recurso a contratações externas, mesmo o Sporting não fora a sua debilidade financeira e não sei se teria apostado tanto em jogadores oriundos da formação (veja-se o breve mandato de G. Lopes por exemplo).
    Mas algo tem de ser feito pelas instâncias federativas, doutro modo, dentro de poucos anos temos uma selecção A composta por clones de Pepe, Deco ou Liedson. Compare-se por exemplo com os sub 19 alemães que se dão o luxo de nem trazer os seus melhores jogadores deste escalão porque já estão a trabalhar com as equipas principais dos seus clubes e nalguns casos já levam vários jogos disputados na 1.Bundesliga aos 18, 19 anos.

    Fernando Silva

  • Diogo
    Posted Julho 20, 2014 at 4:14 am

    Para além da qualidade dos jogadores Portugueses, acho que se deve realçar de Michael Ohana, jogador de Israel !! Que máquina. Boa oportunidade para os clubes Portugueses investirem naquele jogador, ao que parece, ainda não está num clube de topo

  • João
    Posted Julho 20, 2014 at 2:43 pm

    Portugal tem uma selecção sub-23 brutal. Olímpicos é sub-23, não é? Algo tipo

    Tiago Sá
    Cancelo
    Vezo
    Paulo Oliveira
    Rafa
    William Carvalho
    Tomás
    Bernardo Silva
    Rony Lopes
    Bruma
    Gonçalo Paciência

    .. não nos deixava ficar mal, de certeza e já estou a excluir Rafa Silva, Bruno Fernandes e as 3 vagas para jogadores mais velhos (corrijam-me se estiver errado, tenho ideia que existem essas vagas). E o banco não ficava com muito menos nível que isto.

    • Chilavert
      Posted Julho 21, 2014 at 3:01 am

      Sim existem!
      Mas para chegar aos jogos Olimpicos temos de chegar a fase final do Euro sub 21 em 2015( apuramento vamos em 1º) e ficar pelo menos em 3 no grupo da fase final.
      Faltam muito ainda.
      Mas sim as gerações 93/94/95/96/97 são muito fortes

Deixa um comentário