Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal: Fábio Carvalho renúncia à Seleção de sub-21 por SMS

Vai ter as portas da seleção principal fechadas? Esta renúncia não é normal, e o facto da FFP vincar que foi por SMS vinca a ideia que não foi bem acolhida.

Fábio Carvalho informou a Federação Portuguesa de Futebol, através de algumas mensagens SMS, que não pretende continuar a representar Portugal no escalão sub-21. Esta decisão do extremo/médio ofensivo do Liverpool foi comunicada após ter sido conhecida a convocatória para os jogos de preparação com a Chéquia e o Japão.

66 Comentários

  • Strasza
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:10 am

    Sinais dos novos tempos, em que os compromissos não são levados a sério e cada faz o que quer sem pensar se trás consequências. Aposto que é isto o que os globalistas do futebol gostam, jogadores sem afinidade a um país que acham que representar uma seleção é o mesmo que um clube e podem andar sempre a trocar, consoante as convocatórias. Por mim, as portas da seleção principal ficaram fechadas para sempre para ele, se bem que a seleção está a bandalheira que está.

  • Princesa
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:12 am

    Quer fazer carreira pela selecção inglesa. Se o pode, nada contra

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 15, 2022 at 9:47 am

      Inglaterra/Portugal e Inglaterra novamente.

      Isto não é ser salta pocinhas?

      • FranLx81
        Posted Novembro 15, 2022 at 5:38 pm

        Essa é a questão, nem a FIFA / UEFA deviam permitir isto.
        Eu daria a possibilidade de mudar de seleção 1 vez, independetemente do escalão, agora mudar uma 2a vez para a seleção anterior ou uma 3a é andar a brincar às Seleçōes.

  • De Carvalho
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:20 am

    Isto começa a ser ridiculo

    Este acha que é melhor que algum dos que está na A?
    Tem muito a batalhar ainda para lá chegar.
    Não está em causa o potencial/qualidade mas tem muito que correr.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:21 am

    Esta agora surpreendeu. Falta de compromisso gigante. Ainda por cima depois de ter dito que tinha amor à camisola e não sei mais quê…

  • Napoleon
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:24 am

    Jogadores hoje em dia é só egos enormes. Só querem saber deles próprios e o colectivo que se ****.

    Poderia ganhar a bola de ouro no futuro, ser um dos melhores do mundo, mas comigo não teria nunca mais lugar na seleção A ao achar que pode queimar etapas assim. Egos destes o melhor é longe da seleção.

  • Farinheira
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:31 am

    Uma pena, é muito bom jogador.
    Provavelmente anda a ser aliciado pela federação inglesa.

    Pode não ter absolutamente nada a ver e ser um julgamento precipitado, mas a única entrevista que vi este jogador dar, lembro-me que me pareceu uma pessoa pouco afirmativa, sem grandes ideias próprias.

    • Hugo
      Posted Novembro 15, 2022 at 9:48 am

      na entrevista que deu ao canal 11 disse que queria ser bola de ouro parece ambicioso muito ambicioso e claramente tem mais chances de ganhar titulos com a poderosa inglaterra do que com o pequeno portugal ja mostrou o que vale nao é de palavra!! boa sorte pra ele

      • filipe19
        Posted Novembro 15, 2022 at 10:49 am

        Quantas bolas de ouro tiveram os ingleses no passado e quantas os portugueses?

        • Hugo
          Posted Novembro 15, 2022 at 11:00 am

          salvo erro inglaterra tem 4 ou 5 jogadores que foram bola de ouro portugal tem 3

          • lass357
            Posted Novembro 15, 2022 at 11:55 am

            Inglaterra teve 4: Stanley Matthews, Keegan, Charlton e Owen. George Best era norte-irlandês.

          • filipe19
            Posted Novembro 15, 2022 at 12:01 pm

            Bom, mea culpa. Não tinha em conta que nos anos 50 e 60 a Inglaterra teve três vencedores. O quarto e último foi o Michael Owen em 2001 o que também já não tinha na memória. Mesmo assim acho a tua opinião um pouco populista tendo em conta que não só já tivemos bolas de ouro como também o prémio já ter sido atribuído a jogadores da Liberia, Bulgária ou Escócia.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:40 am

    Espero que seja convocado por Inglaterra no futuro.

  • Hugo
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:40 am

    no verao no reddit alguns adeptos do liverpool escreveram que ele ja tem o passaporte ingles e estavam com esperanças dele jogar por Inglaterra .. ao que parece ele voltou mesmo com a palavra atras e vai representar a seleçao inglesa

  • JoaoC
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:40 am

    Óbvio que foi aliciado pela seleção inglesa.

    Sabe bem que ao renunciar aos sub-21 não terá lugar na seleção A ou então não deve muito à inteligência.

  • Sombras
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:48 am

    Burro é o Fernando Santos e a estrutura idiota da FPF. Tinham-no trancado com uma convocatória para os AA, jogava uns minutos num jogo oficial e depois geriam como queriam.
    Não pode servir só para o 11 ter vídeos de fintas para passar.

  • feelfreeyouare
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:48 am

    Percebo perfeitamente. Hoje em dia qualquer profissional de qualquer área dá muito mais valor ao seu tempo de descanso, e se é verdade que a carreira de um jogador dura no máximo 20 anos, também é verdade que durante esse tempo costumam ter 1/2 semanas de férias por ano… percebo perfeitamente.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:48 am

    O meu raciocínio vai numa linha diferente dos restantes.

    No seguimento das palavras de Amorim sobre como é que jogadores de equipa A, com minutos nas diferentes competições, incluindo Liga dos Campeões (onde supostamente se joga com os melhores), podem ser chamados a seleções jovens onde o estímulo vai ser completamente diferente, até o patamar de evolução dos seus colegas está noutro nível? A minha resposta é… não podem.

    Entendo que Fábio Carvalho ainda não tenha nível de seleção A (ou melhor já tem mas está tapado por alguns jogadores muito mais consolidados) mas acho que, garantidamente, já não tem nível para jogar nos sub-21 e entendo que queira ficar no clube a treinar de forma a ser opção no futuro. Se olharmos para as posições que pode ocupar, Diaz e Jota estão lesionados e Darwin está no Mundial, sobrando apenas Firmino e Salah para as posições da frente, porque não tentar lutar por um lugar. Mesmo no meio campo, Fabinho e Henderson também estão fora sobrando muitos poucos jogadores. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 jogos, Carvalho entrou em 8 e foi titular em 4, é normal que queira lutar pelo seu espaço.

    Há muitos anos atrás, Baía desistiu de um sonho nos sub-19 para ficar com a baliza do Porto e toda a gente sabe o resto da história.

    Ir á seleção não deve ser considerado uma obrigação e cada um está no direito de pensar no que é melhor para si e para o seu futuro. Tal como nós tentamos aliciar jovens com outras nacionalidades, os outros países também os podem fazer, é preciso é pensar em estratégias (e não estratagemas) para o conseguir sem que exista “perigo” de jogarem noutra seleção.

    • Bruno Cunha
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:03 am

      Concordo com o teu raciocínio, e acho que esta caixa de comentários seria diferente se fosse um jogador dos grandes a fazer isto.

      Entendo que os jogadores não o façam por respeito ao país que representam, mas a decisão de não querer jogar estes amigáveis faz todo o sentido. Pegando num exemplo do meu clube: o que é que Henrique Araújo e Paulo Bernardo ganham em ir disputar estes amigáveis em vez de ficar no clube, onde durante um mês os seus concorrentes vão estar afastados? É a oportunidade perfeita para mostrarem em jogo que são opções (e o Paulo necessita urgentemente).

      No entanto a decisão aqui é diferente. Fábio está a renunciar os sub-21 por completo e não apenas estes joguitos.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 15, 2022 at 11:00 am

        Bruno,

        Olhando para o teu exemplo, os jovens jogadores de equipa A, têm muito mais a ganhar em ficar no clube a treinar do que sair durante não sei quanto tempo para ir fazer dois jogos com o sub-21. Olhando para Paulo Bernardo, quer Enzo, quer João Mário vão estar fora, logo ele tinha muito mais a ganhar em ficar do que ir até porque vão haver 3 jogos da Taça da Liga que ele tinha oportunidade de ganhar minutos. Assim quem fica a treinar é Florentino e Aursners e são esses que irão jogar!

        Outro exemplo, o que é que Inácio, titular há 3 épocas no Sporting, campeão nacional, com jogos de Champions, etc, está ali a fazer? Qual a sua motivação? Nenhuma. Fazia mais sentido chamar Penetra, por exemplo.

        E ninguém me consegue dizer o que “ganha” um jogador destes a ir ali! E acho que foi isso que Fábio pensou. Querem-me na seleção portuguesa? Convém-me para a A, até lá eu não ando a fazer ali nada quando o meu tempo de clube é muito mais profícuo.

    • CavacoVezesTres
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:03 am

      Nos últimos 10 jogos entrou em 8 e foi titular em 4?

    • Hugo
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:05 am

      o Baia foi uma historia completamente diferente ele nao abandonou a seleçao por abandonar era sub 20 e ganhou a titularidade no Porto e com isso nao foi campeao em Riade este ta abandonar a seleçao pra jogar por outra seleçao que ate é mais mediática que a portuguesa

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 15, 2022 at 10:53 am

        Hugo,

        Tu não sabes se está a abandonar uma seleção por outra até porque nesta “pausa” não irá jogar pela seleção de Inglaterra. O que sabemos é que não quis ir a um estágio de uma seleção sub-21!

        E mesmo que seja esse o motivo, está no seu direito, acho eu. O Baía queria ganhar a titularidade no Porto, este quer ganhar no Liverpool, com a agravante que Baía ia lutar por um título e este são apenas mais 2 jogos.

  • Niall joaQuinn
    Posted Novembro 15, 2022 at 9:58 am

    Ninguém sabe o que se passou, mas todos têm opinião e todos criticam.

    Bem-vindos a Portugal!

    Para mim, o único tema aqui é o facto de ele ter renunciado por sms e não a renúncia em si, porque, como é evidente ninguém pode impor a uma pessoa (ainda por cima, a alguém com dupla nacionalidade) que jogue por um país, nem uma renúncia feita nestes termos pode ser alvo de censura por quem quer que seja.

    Nem percebo, aliás, como é que um jogador com dupla nacionalidade é convocado através de uma conferência de impresa, sem uma conversa prévia para se perceber a sua disponibilidade.

    • LevonAronian
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:24 am

      Em relação à primeira parte concordo.
      Quanto ao último parágrafo, estamos a falar de um jogador que já jogou pelos sub-21, não haveria motivo para imaginar que o jogador não estaria disponível

  • Ss
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:01 am

    Tenho pena que tenha tido esta atitude. Excelente jogador, vamos a ver se não se queima com esta diz que disse.

  • chuta dai
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:19 am

    E Portugal é muito isto que se vê aqui nestes comentários! Pessoal mesquinho, que não sabem nada do que falam e mandam postas de pescada como fossem grandes entendidos. O Rapaz renuncio a esta convocatória de 2 jogos amigáveis. Mas já é um salta pocinhas. Já acha que merece ir aos AA. Não merece mais ser convocado… E por aí vai. Todos julgam sem saber as razões. Enfim. Eu prefiro esperar pela explicação oficial do jogador ou federação e depois sim dar a minha opinião.

    • maZe
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:49 am

      O que a notícia diz é que ele renunciou representar a selecção sub-21, não só os amigáveis.

  • Pedro Rosa
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:22 am

    Para ser banco para o Ronaldo no próximo Mundial?

    E com a vergonha de ter uma federação que auxilia os treinadores a fugir ao fisco?

    Sem contar que se o engenheiro for a Fátima a pé tem direito a dirigir o próximo europeu?

    Claro que não quer estar envolvido nesta vergonha..

  • Hugo
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:24 am

    agora espero que aquele miúdo man city nao faça o mesmo….

  • Red Scorpius
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:35 am

    A abertura ou fecho das portas terá a ver com a evolução do jogador.
    Se não se destacar estarão mais ou menos fechadas.
    Se vier a ser um craque estarão escancaradas.
    Não sei se ele apesar de ser internacional sub 21 por Portugal não poderá vir a ser internacional A por Inglaterra.

  • Diogo Moura
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:48 am

    O que eu vou lendo por aqui… credo! O Fábio Carvalho foi para Inglaterra em 2013, quando era garoto. Entretanto, já representou Inglaterra nas camadas jovens e Portugal.
    Tendo em conta que está no futebol inglês e vive lá desde os 12 anos, é normal que tenha criado uma ligação ao país e opte por jogar por lá. Não vejo qualquer polémica nisto.

    • João
      Posted Novembro 15, 2022 at 11:46 am

      Polémica não mas podia ter ligado

    • FranLx81
      Posted Novembro 15, 2022 at 5:31 pm

      Eu não concordo que depois de mudar do país A pelo B, mais tarde regresse ao A! Isto não acho normal, anda a brincar às seleçōes e a estudar qual lhe será mais conveniente abraçar de forma definitiva. Isto não se tratam de clubes, mas de Seleçōes, onde o valor principal deveria ser o orgulho em representar uma nação.

  • Big Lebowski
    Posted Novembro 15, 2022 at 10:49 am

    Primeiro, a atitude é ridícula. Ou ia e treinava/jogava (já que não renunciou antes), ou era homenzinho e falava pessoalmente (por telefone, vá), não se escondia atrás de um SMS. Nem para acabar com a namorada, quanto mais para renunciar à selecção…

    Depois, a tristeza que é esta FPF. Outras atitudes tão ou mais reprováveis não mereceram metade da indignação. Forte com os fracos (fracos = jogadores sem peso/estatuto) e fraquinha com os fortes.

  • Rodazevedo
    Posted Novembro 15, 2022 at 11:09 am

    Está no direito dele em não querer representar mais a Selecção de Sub21 de Portugal. Agora espero bem que a Federação Portuguesa de Futebol feche também por completo as portas da selecção a este jogador. Por mim, jamais seria convocado para os AA. Quero lá saber se ele quer optar por jogar por Inglaterra ou se ele acha que já a última bolacha do pacote por ter sido titular em alguns jogos no Liverpool. Não quer vir aos Sub21, não vem mais jogar por Portugal, assunto arrumado.

    Ainda mantenho a ténue esperança que o execrável Otávio tome uma decisão parecida e manifeste a indisponibilidade em representar Portugal. Queria muito torcer pelo sucesso da minha selecção neste Mundial, mas sendo completamente sincero, é-me muito difícil desejar o sucesso de uma equipa de futebol onde o Otávio esteja presente. E atenção, não ponho em causa a qualidade futebolística deste sujeito. Tem tanto de bom jogador como de mau caráter. Mas enfim, pode ser que durante o Mundial ele não seja utilizado.

  • Mantorras
    Posted Novembro 15, 2022 at 11:46 am

    1. O puto pode perfeitamente querer jogar por Inglaterra e boa sorte para ele.
    2. Se a ideia era ir a A, nao tem lugar ja, mas pode vir a ter, e por mim, nao e por recusar agora que o perde, ate porque…
    3. Ja tem valor a mais para os sub21, se nao quer ir da o lugar a outro e faz bem.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2022 at 1:08 pm

      Com um Europeu sub21 daqui a 7 meses que dará acesso aos Jogos Olímpucos de 2024 não deixa de ser um golpe duro para as aspirações da seleção sub21.

      Mas o azar de uns é a sorte de outros e não tenho dúvidas que a saída de Fábio Carvalho será a entrada de Tiago Gouveia.

      • Mantorras
        Posted Novembro 15, 2022 at 2:35 pm

        A segunda frase diz tudo. Ha que levar as coisas com naturalidade. A um miudo que ja joga na Premier a seleccao sub21 nao acrescenta quase nada, porque ele nao tem muito a provar la, nem precisa do tempo de jogo, nem da visibilidade, e tira a vez de outros, esses sim, que podem beneficiar muito da chamada.

  • offtopicguy93
    Posted Novembro 15, 2022 at 11:55 am

    Situação normal e que em nada me espanta… a única coisa que me espanta é outros jovens portugueses não renunciarem à seleção em protesto com aquilo que se anda a passar no escalão AA e no escalão sub 21!
    Vejo aqui muita gente falar bem de Rui Jorge e que as coisas nos sub 21 correm de feição mas é tudo mentira, em mais de 10 anos à frente dos sub 21 Rui Jorge nem 1 título conseguiu e teve à sua disposição as melhores fornadas de jovens talentos. Além de ter ganho um total de 0 títulos as convocatórias são de rir, levando sempre jogadores que não são os melhores para as posições (tal como acontece na seleção AA).
    Ainda há outro fator que os sub21 portugueses são exprimidos no escalão até à última, pois estamos carentes de uma renovação (ou de constantes renovações) na equipa principal, onde vai sempre os mesmo e onde temos demasiados jogadores acima dos 30 anos a terem lugar cativo na seleção… veja-se o exemplo da Alemanha, que está em constante renovação e com isso consegue ser sempre competitiva e disputar grandes títulos… isso de ficarmos agarrados às lendas não tem nada de bom, nada mesmo!
    E mesmo quando já não são sub21 e têm qualidade para ir à seleção AA, o engenheiro trata de os convocar para os deixar no banco… ainda me recordo quando os 2 jogos da seleção davam para tudo, uma vez que havia sempre um jogo mais difícil (para a suposta equipa titular), e jogo mais fácil (para se conseguir fazer alguma rotação e meter outros jogadores a jogar, inclusive promover estreias na seleção), ou vamos fingir que jogar contra uma Geórgia, Luxemburgo ou Andorra não dá para meter os outros jogadores que jogam menos? O problema é que houve aqui os recordes do melhor finalizador da história à mistura, que exigia que jogassem os melhores para lhe oferecerem hat tricks… enfim!

    Acho que o Fábio faz muito bem, se sente que já não tem nível para estar ali ou se sente que pode vir a representar a seleção inglesa, que faça o que achar que é melhor para ele! Mal de nós se não pudéssemos escolher aquilo que é melhor para nós num país livre e democrático… mas lá está sem falar mal dos outros ou sem meter a vida dos outros em cheque, coisa que não me parece que esteja a acontecer… tal como não aconteceu com a renúncia do rafa

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2022 at 1:03 pm

      O principal objetivo dos sub21 é desenvolver jogadores para a seleção principal e orientá-los para o alto-rendimento a nível de seleção.

      Olhamos para a seleção principal e 90% dos jogadores passaram pelas mãos do Rui Jorge. Foi nos sub21 que tiveram os primeiros contactos entre a alta comepetição associada entre os clubes/seleção e isso é importante, depois acabam por transportar essas vivências e essa forma de estar durante a sua carreira sénior na seleção principal.

      Rui Jorge é implacável com estas situações, nos sub21 não há estrelas e ninguém acima da equipa.

      Com muita pena minha, Fábio Carvalho deixou de contar para a seleção portuguesa a partir do momento que faz isto. Obviamente que foi aconselhado que teria muito mais chances de ser titular numa seleção inglesa do que numa seleção portuguesa do futuro.

      Não esquecer que Portugal tem a melhor seleção sub23 do Mundo e sim, é mais fácil para o Fábio Carvalho chegar a uma seleção inglesa do que portuguesa a curto-médio prazo.

      Para a FPF também é necessário rever o que pode ter corrido mal a nível de acompanhamento e gestão de expectativas com o jogador, que andou a dar entrevistas de amor a Portugal e à seleção portuguesa ainda há poucos meses quando fizeram o jogo amigável na Covilhã.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2022 at 1:05 pm

      Estás sempre a malhar no Rui Jorge, decerto estás com saudades dos tempos do Oceano Cruz, Rui Caçador, António Violante ou Agostinho Oliveira… isso é que eram tempos em que se faziam grandes trabalhos no escalão de sub21 não era??

  • DiogoC
    Posted Novembro 15, 2022 at 11:58 am

    O Rafa tamém mandou uma mensagem depois da convocatória e o FS disse que mesmo assim continuava com as portas abertas. Porque é que seria diferente para este?

  • rikhardo
    Posted Novembro 15, 2022 at 12:05 pm

    Da mesma forma que achei reprovavel a renuncia do RAfa, também acho esta.

    Não tanto a renuncia, pois mais vale não irem do que estarem a fazer fretes..

    Mas o timing da renuncia.
    Não querem, conversam antes de serem convocados, ou logo a seguir à convocação, não esperam pelo dia antes do estágio para renunciar.

  • ktc
    Posted Novembro 15, 2022 at 12:27 pm

    A malta acaba por ser muito hipócrita. Criticam a convocação de jogadores naturalizados (Pepe, Otávio, etc), que dão tudo pela nossa t shirt, depois tentam arranjar montes de desculpas para outros jogadores que desertam/renunciam.
    O Fábio foi recentemente chamado aos sub21, ele aceitou, não sabia já na altura que queria representar Inglaterra ? Anda a experimentar para depois escolher ? Não faz muito sentido. Estes jogadores que não sentem a camisola não fazem falta, ele é um belo protótipo de jogador, mas o que não faltam são médios com qualidade em Portugal que dão tudo pela nossa camisola.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2022 at 1:34 pm

      Verdade. Esquecem-se que:

      Diogo Costa renunciou à seleção de Suíça para jogar por Portugal
      Raphael Guerreiro renunciou à seleção francesa para jogar por Portugal
      William Carvalho renunciou a Angola para jogar por Portugal
      Danilo Pereira renunciou à seleção guineense para jogar por Portugal
      Rafael Leão e João Mário renunciram à seleção angolana para jogar por Portugal..

      e por aí fora.

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 15, 2022 at 12:52 pm

    Como sempre nestas questões faz-me confusão o foco da maioria das pessoas ser à volta da legitimidade, dos direitos e da nacionalidade! Como é óbvio, alguém com dupla-nacionalidade, estando apto do ponto visto legal, pode tomar as decisões que bem entender e fazer da sua vida o que quiser. Se irá ou não “saltar” para a selecção inglesa, só ele saberá e nem me interessa… que seja feliz!

    Para mim, nestas questões de dupla nacionalidade o de naturalizados volto sempre ao mesmo… COMPROMISSO! Aliás, até vou mais longe, para com todos os jogadores isso devia ser o mais importante! Para mim as Quinas simbolizam muito mais o que diz no passaporte ou no cartão de identidade, nem me interessa muito onde nasceram. Aliás, em Portugal há um fenómeno estranho que ocorre em muitas pessoas, aceitam mais depressa um jogador brasileiro naturalizado, sobretudo se for do seu clube, do que um luso-descendente… parece-me que há um certo sentido de discriminação para com essas pessoas, como se fossem portugueses de segunda! O que muitas vezes é extremamente injusto e ingrato, pois sei o que é ser emigrante, e para mim é evidente se há comunidade que exalta a Portugalidade é a diáspora portuguesa… podem ter dificuldades a falar a língua,etc, mas lá está o sentimento e o COMPROMISSO estão lá muitas das vezes. Aliás acho extremamente de mau tom comparar situações de naturalizados com luso-descendentes… caso para dizer que se trata de ignorância da parte de quem o faz.

    Posto isto, no caso do Fábio Carvalho, é muito simples para mim, bastava uma conversa séria e sem olhar ao potencial do jogador (acho estúpido esquecer certos valores em prol de puder vir a contar com um craque… as Quinas e o que elas representam têm que valer mais do que isso) e aferir as motivações e compromisso do jogador! Se essas não se alinhassem com as exigências mínimas para ser convocado… então devia ser a própria Federação a desejar boa sorte ao jogador e continuar o seu caminho noutro lado. O lado da postura e do exemplo também devem pesar, por isso é que comigo Otávio e Cristiano não ponham os pés nas Quinas (não merecem hoje em dia), tal como os Rúben Semedo desta vida. Por fim, obviamente a qualidade futebolística é primordial, é acima de tudo um desporto… mas acho que os valores e simbolismo de uma selecção nacional não podem ficar reféns de egos e mero talento.

    Aliás, fazendo um exercício de futurologia e especulação, imaginemos que a Federação faz o choradinho para “prender” o Fábio às Quinas, prometendo-lhe que vamos o convocar numa próxima oportunidade para os A´s… este jogador alguma vez terá respeito pela camisola e por quem estará na Federação?!? E se realmente virasse um craque mundial então tínhamos outro potencial Cristiano Ronaldo no grupo, alguém que acha que pode fazer exigências e que pode gerir a selecção como se do seu clube de fãs se tratasse (sem pôr em causa o retorno desportivo que ele nos deu, mas para mim isso não desculpa NADA da sua postura de longos anos no balneário das Quinas). Para evitar estas situações no futuro, temos que responsabilizar os jogadores das suas acções, deixemos de os tratar como crianças eternas que só servem para dar uns chutos na bola e nos entreter, nem que para isso se tenha que suportar todo o tipo de birras. Quer, muito bem, a exigência e o compromisso esperado é este, não quer, muito bem, boa sorte para o futuro e só faz falta quem está! Espero que não cheguemos ao ridículo da selecção de Espanha e de Itália, neste recrutamento à la clube, até porque são selecções que também à custa disso estão a passar por fases menos fulgurantes.

    Por fim, aproveitei esta notícia para falar nos temas de forma mais generalizada, mas obviamente não tenho os dados todos e até pode ser que o Fábio Carvalho esteja comprometido com as Quinas e que apenas se trate de querer se focar no clube neste momento, algo que percebo e pode ser compreensível. Mas dependerá sempre como as coisas são feitas e são apresentadas, e até prova em contrário, o que se sabe é que o Fábio enviou uma SMS a dizer que não estará disponível para os sub-21. Isto é, a primeira impressão é má e demonstra alguma falta de consideração… é isso que está em causa. Vamos ver como a notícia desenvolve, mas a confirmar-se acho que, por muito potencial que tenha, não precisamos de jogadores, mas sobretudo de pessoas, assim no seio das nossas selecções nacionais.

    Uma nota final aos seleccionadores, que para mim são co-responsáveis nestas situações, tanto Rui Jorge como FS têm critérios algo confusos, têm uma gestão aquém do talento que têm à disposição e são insuficientes em termos de comunicação (particularmente no que toca aos jogadores). Além disso, têm claramente “filhos” e “enteados”, algo que toda gente terá, mas estes dois senhores nunca fizeram um esforço que seja para atenuar ou disfarçar as suas preferências… o que nos cargos que ocupam pode ser problemático com o decorrer do tempo (como se provou aliás). Neste momento são duas caricaturas do que é ser um líder de balneário, perderam credibilidade (manchando o seu próprio e meritório legado) e autoridade… que pena que não tenham sabido sair pela porta grande.

    Saudações Desportivas

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2022 at 1:29 pm

      O Carvalho enquanto estava no Fulham veio de bom grado à seleção sub21 portuguesa e mesmo quando foi suplente contra o Liechstenstein aparentemente não havia problema nenhum.

      Em Setembro pediu dispensa por problemas musculares para não ter de vir fazer o jogo à Covilhã.

      Agora decide que afinal, não está interessado em jogar pelos sub21 uma vez que até ao Europeu só vão fazer amigáveis e ele não quer arriscar lesões ou então perder tempo para ser suplente.

    • Syd Barrett
      Posted Novembro 15, 2022 at 2:58 pm

      Concordo a 100%. O que deve importar na escolha é o compromisso. Não me parece ser o caso do Fábio. Jogou sempre pela seleção inglesa, aceitou a convocatória para os sub21 dos três leões mas foi informado que não podia por não ter o teste de cidadania ou algum documento semelhante. Tanto que a fpf foi falar com ele e passado dois dias estava a representar Portugal. Tivesse ele os documentos em ordem nc teria jogado por Portugal. Gosto ainda menos da ideia como a sua chamada à nossa seleção foi apresentada no canal da federação. Como se de uma contratação se tratasse, com festejos e afins.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 16, 2022 at 10:53 am

        Para o convencer a mudar para Portugal não me surpreenderia se lhe tivesse sido prometida uma vaga no Mundial 2022 (foi um dos 55 pré-seleccionados).

        Como não foi convocado, ele saltou fora. Mostra que ele não tem muita noção, mas mostra também que a FPF não escolheu a melhor abordagem para o convencer a mudar.

        Mas um troca-tintas, será sempre um troca-tintas. Se ele fez isso com a Inglaterra no passado só mostra que iria voltar a fazê-lo com Portugal e não tenho dúvidas que no futuro irá voltar a fazê-lo mesmo a nível de clubes.

        Faz lembrar os casos do Svilar e do Zivkovic que o Benfica sacou por estarem em litígio com os seus clubes anteriores… e não é que fizeram o mesmo no Benfica anos mais tarde?

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 15, 2022 at 3:11 pm

      Acho que disseste tudo o que eu penso. Se um jogador não tem compromisso em representar a nossa camisola, independentemente de “onde vem” não pode representar a nossa seleção. O mesmo se trata para os clubes.

      Quanto ao Fábio Carvalho não o censuro por não querer representar a seleção, agora fazê-lo quando já o tinham escolhido e ainda por cima por SMS acho censurável.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 15, 2022 at 1:08 pm

    Fábio Carvalho >> OUT
    Tiago Gouveia >>> IN

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 15, 2022 at 1:11 pm

    Uma seleção sub21 com tantas opções nesta geração como Fábio Vieira, Fábio Carvalho, Vitinha, André Almeida, Dantas, Handel, David da Costa, Afonso Sousa, etc

    Era chocolate a mais!!

    Assim vai o Fábio Carvalho reforçar os sub21 de Inglaterra e ficam as coisas mais competitivas.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 15, 2022 at 1:22 pm

    Acaba por não ser muito diferente do Anthony Lopes, que também pediu para não ser convocado.

    O que ganhava ele a ser convocado para ser suplente?

    No caso do Fábio Carvalho, é possível que tenha sido aconselhado a evitar jogar nos sub21 portugueses, porque ainda arriscava uma lesão que iria comprometer a sua ascensão no Liverpool.

    A FPF terá de ser implacável com ele, por 2 razões:

    1. Não pode permitir que hajam mais casos destes, outros jogadores podem ter ideias de fazer o mesmo, por exemplo, jogadores que estejam num nível alto nos seus clubes como Vitinha, Inácio, Fábio Vieira, Nuno Tavares, etc o que ganham eles a serem convocados para os sub21 nesta altura? Ainda para mais para fazer amigáveis contra o Japão?

    2. Seleção Nacional é uma relação de compromisso. Se existe uma falha de compromisso por não querer jogar amigáveis ou porque afinal já quer voltar a jogar por Inglaterra no futuro, então obviamente que iria haver falhas de compromisso em fases finais. Um jogador sem coluna vertebral uma vez é um jogador sem coluna vertebral para sempre.
    O próximo europeu sub21 vai ser no final de Junho, numa fase muito complicada, porque os jogadores vão estar parados há imenso tempo e numa fase em que vão perder as pré-épocas com os seus clubes (ficando logo para trás nas hierarquias). É preciso falar seriamente com os jogadores sobre isto, porque os jogadores têm legitimidade para poder gerir a sua carreira da melhor forma, e os sub21 têm que ser dinâmicos a aceitar as diferentes visões das gestões dos jogadores, porque o objectivo principal é potenciar a sua evolução para chegarem à seleção principal.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 15, 2022 at 1:31 pm

    Ou então renunciou à seleção portuguesa (por SMS.. vê-se logo que se trata de um miúdo) porque na verdade quer ingressar na seleção de TIMOR-LESTE

    Tem toda a legitimidade para isso, podia era escolher uma forma mais profissional de o fazer.

  • CE
    Posted Novembro 15, 2022 at 5:50 pm

    Por mim era riscado e não voltaria a fazer parte das opções seleccionáveis para qualquer escalão.

  • FranLx81
    Posted Novembro 15, 2022 at 5:50 pm

    A ser verdade a forma como fez a comunicação à FPF, por SMS, é muito mau! Enfim, tempos modernaços onde o frente-a-frente atemoriza muita gente, a la cobardia style!

    Se o rapaz pensa que está num patamar acima dos sub-21 e que o objetivo é focar-se no seu clube e evitar lesōes, até consigo compreender. Ir disputar um amigável com o Japão quando pode continuar a progredir no Liverpool, no fundo, dá vontade de rir!

    Mas, se o propósito é voltar à Seleção dos 3 Leōes, é um cobardolas de primeira. Mostra total falta de afinidade por uma pátria e está servir-se da situação que lhe é mais conveniente!
    Pular da Seleção A para a B e depois voltar à A?? O que significa isto?? A propria FIFA / UEFA não devia permitir a troca de Seleçōes mais do que 1 vez, independemente do escalão em causa. Seleçōes são pátrias, não são clubes de futebol!

    Por ultimo, esta situação (e a do Rafa) demonstra a falta de acompanhamento constante da FPF sobre os seus jogadores. Se queremos que as nossas seleçōes sejam bem sucedidas, os jogadores têm ser acompanhados durante e fora do contexto seleção e a comunicação com os jogadores tem que ser mais eficaz!

Deixa um comentário