Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Flop de 2021/22 em Portugal

Terminado campeonato português, é tempo de balanços e nem todos os jogadores estiveram à altura das expectativas. Seja pelo preço do passe comparado com o rendimento, pela escassez de oportunidades, pela baixa produção ao longo da época ou pelo facto de terem sido preteridos das opções iniciais dos respetivos treinadores, foram vários os elementos que ficaram aquém do esperado nesta temporada. Ainda assim, tendo por base reforços desta época, nenhum jogador ficou tão longe do esperado como Roman Yaremchuk, do Benfica.

Oriundo do Gent, da Bélgica, a troco de 17 milhões de euros, o ucraniano chegou a Portugal com a missão de pegar de estaca na frente de ataque dos Encarnados e resolver os problemas na finalização. Yaremchuk tinha sido figura no Gent, onde apontou 59 golos em quatro épocas, 23 dos quais em 2020/21. Além disso, realizou um Euro 2020 de qualidade, mostrando predicados que, inclusivamente, levaram a que fosse apontado a vários clubes de topo no futebol europeu antes de rumar à Luz. Por outro lado, Darwin, que viria a ser o grande goleador da equipa, começou a temporada lesionado e isso escancarava as portas da titularidade ao dianteiro formado no Dínamo Kiev.

Contudo, Yaremchuk esteve longe do nível que era esperado. Na verdade, aquele ponta de lança móvel e completo, que tanto fazia a diferença em ataque continuado como em transição, raramente se viu. Mesmo tecnicamente não conseguiu contribuir em apoio e passou ao lado de várias partidas em que foi opção. Além disso, os números não foram nada positivos. Marcou apenas 9 golos em 42 partidas, além de quatro assistências, e terminou a temporada como 4.ª ou 5.ª opção de Nélson Veríssimo. O ucraniano não foi titular na Mata Real, onde o treinador do Benfica fez uma autêntica sangria no 11, o que diz bem do seu rendimento em desafios anteriores e da confiança com que termina o ano desportivo. Esse pareceu, sem dúvida, um dos problemas de Yaremchuk neste ano de estreia. Tremeu muitas vezes na cara do guarda-redes contrários, acumulando falhanços atípicos num ponta de lança com o seu preço e estatuto, e que custaram pontos às Águias.

Deste modo, o flop de 2021/22, em Portugal, não podia ser outro que não Roman Yaremchuk, sendo que a sua continuidade nem estará assegurada para 2022/23. É provável que o novo treinador o queira testar, até porque o contrato é longo (2026), mas, perante o elevado número de opções (Darwin e Seferovic podem sair, mas ainda há Gonçalo Ramos, Rodrigo Pinho, Henrique Araújo, Luís Semedo e, possivelmente, Musa) e a previsível aposta no mercado em mais um ‘9’, não é certo que Yaremchuk continue.

58 Comentários

  • Borsalino
    Posted Maio 17, 2022 at 12:12 pm

    Ainda há quem diga que é o melhor ponta de lança do Benfica. Jogador sem qualidade e principalmente, sem personalidade.
    No fim de semana passado voltou a desperdiçar um lance claro para marcar… quem dera ao RDT ter tido tantas oportunidades como este teve.

    • Mantorras
      Posted Maio 17, 2022 at 2:32 pm

      Presente! Bom e o Pinho e o Seferovic (como nao lembrar aquele minuto final em Barcelona).

      O Chuck realmente tem tido muitos favores desde que esta no Benfica. E nao faltam grandes PLs no Benfica (tirando Darwin), e so craques, por isso e que tem tudo bastantes interessados e nao estao ai empenados a espera que alguem ofereca um panike misto por um deles.

      • Borsalino
        Posted Maio 17, 2022 at 6:11 pm

        Esferovit para mim é um cepo, mas fez muito mais do que Yaremchuck. O tipo custou 17M, desperdiçou inúmeras oportunidades, e não é por acaso que saiu ao intervalo várias vezes.
        Espero que na próxima época consiga mostrar o que até ainda não mostrou.

  • Periklis
    Posted Maio 17, 2022 at 12:14 pm

    Primeiro o Jogador desilusão foi João Mário.
    Escrevi porque discordei.
    Agora Flop do ano Yaremchuk.
    Enfim…
    O que dizer de Vinagre, cuja avaliação do passe foi de 20M (superior ao ucraniano), vinha para ser o substituto de Nuno Mendes, foi violado por Antony e desapareceu?
    De Wendell cheio de experiência na Bundesliga e que perdeu o lugar para o poderoso zaidu?
    Acho que se está a misturar a análise coletiva de um fraco Benfica (a partir de Janeiro) com todos os seus intervenientes individuais.
    Verdade que o Benfica fracassou mas no plano individual até o Vinagre e o Slimani floparam mais do que o Yaremchuk.
    Foi útil, mesmo sem golos, quando teve oportunidade com JJ.
    Este retirou o da equipa depois do Jogo na amoreira e deixou de ser opção com Verissimo, embora tenha marcado num jogo importante contra Ajax.
    Está muita coisa errada no Benfica mas nem tudo são flops e desilusões.
    Aliás, a maior desilusão foi Rui Costa em dezembro e o maior flop o Verissimo desde então.

    • Borsalino
      Posted Maio 17, 2022 at 12:31 pm

      Nenhum destes chegou por 17M e rotulado de craque.

    • jpaulo
      Posted Maio 17, 2022 at 12:34 pm

      Atenção que colocar o Slimani como Flop pode ser tramado. Que esta “briga” final não devia ter acontecido, é verdade! Que ficou de fora por causa disso em jogos importantes, é verdade!
      Daí a meter no mesmo saco que um jogador que custou uns 15 ou 16M, que vem para ser o 9 titular mas que acaba só com mais 2 golos que o Slimani e o Slimani ainda foi eleito avançado do mês (salvo erro).
      Percebo a comparação que fazes com os outros, com este não percebo.

    • Ss
      Posted Maio 17, 2022 at 12:41 pm

      Vinagre e Slimani, Semedo entre outros foram flops sim senhora e dos grandes. Mas sem clubismo algum, João Mario ( por tudo aquilo que fez o ano passado e por trocar de lado na Segunda Circular) e aqui o Roman foram os principais flops sim senhora. Pelos pergaminhos de cada um, era esperado muito mais ( tal como de Vinagre, mas aqui subiu de um Fama para Alvalade e o Slimani em campo provou as qualidades que se lhe reconhecem, o problema foi fora de campo…). Com a qualidade do JM e o tempo de jogo dado ao ucraniano, são sem dúvida os flops do campeonato – não obstante as cores das camisolas.

    • disturbed17
      Posted Maio 17, 2022 at 12:45 pm

      Comparar as expectativas criadas no Yaremchuk e no João Mário em relação ao Vinagre é comédia, sendo que este veio por empréstimo e deixou de ser opção porque esteve lesionado e as coisas estavam a funcionar bem com o Reis ou Nuno Santos, ao contrário dos outros 2 que mesmo não correndo bem, eram 3a/4a opções.
      Mas é esse o “bem” dos adeptos do Benfica, defendem os seus jogadores, mesmo tendo um investimento equivalente a Porto e Sporting juntos, mostrarem muito pouco serviço continuam a ser venerados, e assim continuará o ataque ao mercado por parte da direção, jogadores com um nome que vislubrem a massa associativa, e que lutem para garantir o 3o lugar

    • Prometheus
      Posted Maio 17, 2022 at 12:45 pm

      Meu Deus não é preciso ficar tão ofendido.
      O Vinagre até posso aceitar que entre na discussão mas nem ele falhou tanto como o Yaremchuk tendo em conta o cardápio com que vinham, visto que sempre soubemos que o Vinagre era péssimo a defender.
      O Yaremchuck pelo que custou, pelo que fez no Euro, por ter diversos grandes clubes atrás dele e principalmente pelo que era esperado dele é o maior Flop em Portugal este ano.

    • Bazingaa
      Posted Maio 17, 2022 at 12:47 pm

      Ri muito.
      Leste bem o texto todo?
      “Seja pelo preço comparado com o rendimento…”
      Ninguém *custou tanto* e rendeu tão pouco como o Yaremchuk

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 17, 2022 at 1:16 pm

      Não precisas de ficar picado porque são jogadores do teu clube.

      Ninguém esperava nada de especial do Vinagre, fica tranquilo. A avaliação do passe é de 20M mas nunca o Sporting daria 20M por ele. E toda a gente sabia que o Vinagre ainda não era jogador para o Sporting.

      E depois vens com o Slimani? Meu Deus.

    • Gndias
      Posted Maio 17, 2022 at 1:30 pm

      Que comparação, vinagre veio emprestado e slimani tem mais golos por minuto lool

  • AndreChaves9
    Posted Maio 17, 2022 at 12:18 pm

    Este é daqueles que não me preocupa. Com uma equipa que jogue como equipa grande vai marcar muitos golos.

    • Farinheira
      Posted Maio 17, 2022 at 12:41 pm

      Completamente de acordo André.
      Com uma equipa que o saiba servir e onde as suas características possam ser potenciadas, marca muitos golos.

      Evidentemente que não desaprender.

  • João Ribeiro
    Posted Maio 17, 2022 at 12:25 pm

    O Marcos Paulo também foi um flop gigantesco, diria até que entrará para o top 5 dos maiores flops nos últimos anos tendo em conta toda a sua experiência prévia no Fluminense e por ter sido contratado pelo Atlético Madrid. No entanto, para além de ter jogado pouco tempo, quando jogou fez exibições deploráveis. Muito provavelmente não esteve com a motivação ideal para se conseguir ter mostrado a bom nível, mas também se um jogador que acaba de ser contratado pelo Atlético e na sua primeira experiência na Europa, num bom campeonato, não se sente motivado a mostrar o seu valor, então não está cá a fazer nada.

    Porém, concordo com a eleição do Yaremchuk, tendo em conta o que custou (o Marcos Paulo foi tremendo flop mas a “custo zero” umas vez que teve emprestado ao Famalicão pela casa mãe). Vamos ver se não terá sido apenas uma má temporada ou se confirma a sua pouca mais valia na próxima temporada.

  • Stravinsky
    Posted Maio 17, 2022 at 12:33 pm

    Acho piada que o pessoa fica melindrado com o facto de o flop e a desilusão serem do seu clube….

    Porra, para mim os flops são sempre do meu clube, porque espero o melhor de todos.

  • MuchoG
    Posted Maio 17, 2022 at 12:36 pm

    Foram quase 2 milhões pagos por golo esta época, em 2000 minutos. E não são só os números, esteve invisível em muitos dos jogos onde participou.

    De qualquer maneira, foi só a primeira época, e o que não falta por aí são reforços sonantes que não pegam de estaca mal chegam que depois têm sucesso. O Modric foi o flop do ano na sua primeira época no Real Madrid.

    É esperar que tenha aprendido algo este ano, e que se afirme com o novo treinador. Não duvido que tenha talento. Acho que o Benfica sobrevive sem trazer nenhum 9 mesmo com a saída do Darwin mas já sabemos bem que parece haver uma quota que têm de atingir todos os anos. Fiz as contas e desde 15/16 foram mais de 200 milhões gastos em 30 avançados e extremos, o que é um absurdo.

  • Aurinegro
    Posted Maio 17, 2022 at 1:01 pm

    Não consigo concordar com esta. Acho que é preciso enquadrar naquilo que foi a época do Benfica, até porque ele termina com 9 golos, é verdade, mas é o terceiro melhor marcador do Benfica (!!!), e isto quer dizer muito.

    Percebo a questão do investimento, mas por exemplo o Gonçalo Ramos, com mais 400 min (+/-), marcou menos.

    Para mim o flop é claramente o João Mário. Nos últimos jogos que vi dele, entrava sem vontade, sem intensidade, sem querer correr e a falhar tantos passes.

    O Chuck está no pack daqueles que quero ver com outro treinador e o que poderá render.

    • Kacal
      Posted Maio 17, 2022 at 1:30 pm

      Kléber na época 2011/2012 em que chegou ao Porto, com 21 anos, marcou 10 golos e fez 3 assistências em 33 jogos.

      Yaremchuk com 25 anos (supostamente mais preparado) marcou 9 golos e fez 4 assistências em 42 jogos.

      Sendo que ambos não foram titulares indiscutíveis e em termos exibicionais também não vi nada de especial do Chuk.

      Um custou 2,5 milhões, o outro 17 ou lá que foi. O Kléber foi considerado um grande flop.

      Acho que por mais que veja qualidade no Yaremchuk e ache que ele possa ainda dar mais rendimento na próxima época e noutro contexto possa afirmar-se até, esta época tem que ser considerado um grande flop não há volta a dar.

      • Aurinegro
        Posted Maio 17, 2022 at 2:16 pm

        Quem é que considerou o Kléber um flop ou, ainda pior, um grande flop ? E pergunto honestamente, porque não me lembro disso.

        Deste os teus factos para o Chuck ser o flop, mas o Kléber também já tinha duas épocas a jogar em Portugal. Além disso tinha uma máquina incrivelmente oleada nessa época no Porto, se calhar um dos melhores plantéis e 11’s deste milénio em Portugal (Hulk, Falcão, James, Moutinho, Guarin, Lucho, Fernando, Belluschi, Rodrígues, …) e isso tem importância. Não digo que o Benfica não tinha nomes para jogar melhor, mas em termos de equipa oleada, nem sequer há comparação com esse Porto. Acho importante dar todos os dados para comparar o Kléber 11/12 com o Chuck. O Lisandro López quando chegou ao Porto, também não teve grandes números. O plantel do Porto em 05/06 tinha grandes nomes, mas não jogava como equipa, tal e qual como o Benfica deste ano, e mais uma vez sem comparação com o Porto de 11/12.

        Eu não digo que seja descabido, apenas digo que haja outras opções, na minha opinião, que foram mais flop do que ele. E como digo, o contexto do Benfica não foi o melhor.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Maio 17, 2022 at 2:38 pm

          A memória pode estar a atraiçoar-me, mas creio que o Lisandro nem atuava a ponta de lança.

        • Kacal
          Posted Maio 17, 2022 at 9:01 pm

          Porra pelo menos os portistas consideraram-no um flop, aliás vi alguns a escolhe-lo para os piores da última década da equipa. Mas a questão aqui nem tem a ver com o Kléber em si, foi apenas um exemplo que me lembrei.

          Mas também um custou 2,5 milhões, o outro mais 20 se olharmos à totalidade do passe penso que também temos que ter em conta essa diferença. Como disse acredito que o Yaremchuk vai render mais na próxima época caso tenha nova oportunidade, mas esta época acho uma opção válida como flop porque esperava-se bem mais.

          E acrescento que o Lisandro não foi indiscutível mal chegou demorou a ganhar o seu ritmo de titular e não foi logo PL no Porto jogava sobre as alas quando foi para o meio desatou a marcar.

      • offtopicguy93
        Posted Maio 17, 2022 at 3:02 pm

        O benfica fez terceiro lugar onde jogou mal a época toda, o Kleber jogou num porto que foi campeão nesse ano que referes! Vocês misturam alhos com bugalhos, não conseguem perceber os enquadramentos das coisas… enfim

        • Kacal
          Posted Maio 17, 2022 at 8:57 pm

          Dou-te razão que contexto colectivo era diferente, mas também o Yaremchuk custou cerca de 22,6 milhões se tivermos em conta que só compraram 75% do passe e o Kléber 2,5 milhões o que é uma diferença abismal, além da idade o Chuk era suposto ser um jogador mais preparado a render até por vir de um Europeu bom ao serviço da sua selecção o que acho que compensa esse factor. E que eu saiba o Darwin também joga na mesma equipa que ele e não o impediu de marcar 26 golos. Claro que o Yaremchuk foi a sua primeira época cá mas também não disse que não acreditava que ele vá render mais na próxima época, apenas que ESTA foi flop e parece-me evidente.

          Depois dou o exemplo do Ronaldo que joga num Man Utd que joga bola e mesmo assim marcou os golos que marcou aos 37 anos decidindo vários jogos e muita gente considera-o problema no United, não sei se será o teu caso mas muitos sim.

  • offtopicguy93
    Posted Maio 17, 2022 at 1:06 pm

    Bem já se percebeu que o flop em Portugal todos os anos vai ser o benfica, o único clube que atualmente tem capacidade para pagar 15/20/25 milhões por um jogador… e se esse jogador não explodir num ano ou se não fizer 40 golos num ano é rotulado de flop!
    O ano passado era o darwin, este ano o yaremchuk e para o ano será o avançado que o benfica contratar por 15 ou 20 milhões!

    Hoje em dia já não há épocas de adaptação, tens de chegar ver e vencer! O yaremchuk claramente que perdeu espaço ao longo do ano, e nem foi muito por culpa própria, mas sim porque havia um avançado em melhor forma e que acabou a liga com 26 golos! O roman tornou se claramente numa opção de recurso é mesmo assim foi dando resposta, marcou 10 golos em 30 jogos, alguns deles na champions!

    Falam de joao mario, não será também sensato falar em slimani? O joao começou bem a época e fez 2 bons meses, e mesmo quando baixou o nível continuou a jogar qb! 5 assistência para golo na CL onde foi bastante decisivo pela caminhada do clube na prova, o que fez slimani? Creio que nem 15 jogos fez… nem 5 golos fez…

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 17, 2022 at 2:37 pm

      Sim, porque as expetativas do Slimani vir para ser jogador de rotação a custo zero com 33 anos são claramente iguais às de um avançado de 25 anos que vem por 17M depois de uma época com quase 30 golos e de um Euro brutal.

      E mesmo assim, em meia dúzia de minutos ainda fez 4 golos. O Yaremchuk num ano todo chegou aos 9.

      • offtopicguy93
        Posted Maio 17, 2022 at 2:58 pm

        Reparaste que eu referi o slimani quando falei no joao mario? Que por acaso está quase na casa dos 30 e curiosamente tmbem veio a custo 0? Além de ler os comentários é essencial percebê-los

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Maio 17, 2022 at 4:25 pm

          O custo zero do João Mário deve ter sido muito semelhante ao do Slimani, sem dúvida. E vir com 28 anos, com perspetivas de ser titular indiscutível, também é semelhante a vir com 33 para ser opção de plantel.

          Mas caso não se tenha entendido, a do post do João Mário é só para jogadores que já cá estavam, logo Slimani estaria excluído. A entrar era neste e está muito longe de ter as expetativas do Yaremchuk.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 17, 2022 at 4:34 pm

          Slimani foi o melhor avançado num mês sendo suplente. Superou as expectativas. Não ficou abaixo delas. Toda a gente percebeu o teu comentário.

          • offtopicguy93
            Posted Maio 17, 2022 at 7:04 pm

            Continuo a dizer que a época menos conseguida do chuk não foi por demérito próprio, quanto o darwin esteve lesionado o chuk foi nomeado para a equipa da semana em 3 ocasiões nas primeiras 8 jornadas da liga! Depois apareceu e bem o darwin e abafou a concorrência! E perdeu espaço como é óbvio

  • fernando pimentel
    Posted Maio 17, 2022 at 1:13 pm

    Contratacao que fez 0 sentido. Substituam o scouting do Benfica por jogadores de FIFA/FM porfavor, o Yaremchuk nao era um ponta top 3 num campeonato bem mais fraco que o nosso. Isto e como um Postiga em 2014 ser vendido por 10 milhoes devido a participacao no Mundial .

  • Afsc86
    Posted Maio 17, 2022 at 2:01 pm

    Ainda acredito que possa dar frutos
    Começou bem a temporada, mostrou qualidades e até foi marcando
    Depois lesionou-se e entretanto rebentou a guerra
    Acredito que não esteja com cabeça (quem estaria?), e nota-se que não está bem psicologicamente
    Recuperando a confiança acho que ainda será útil a equipa
    Saudações

  • Red Punisher
    Posted Maio 17, 2022 at 2:15 pm

    o Benfica tem vários flops no seu atual plantel.

    Ora vejamos…dos que não foram emprestados e são flops (Ferro, Gabriel Appelt Pires, Tomás Tavares, Tiago Dantas, Germán Conti e Pedro Pereira), tem no seu atual plantel jogadores muito fracos como Mile Svilar (que felizmente saiu), André Almeida (sempre foi flop durante 10 anos), João Mário, Meité, Taarabt e Yaremchuk.

    Não incluo Rodrigo Pinho porque…não o vi jogar.

    Em termos posicionais temos jogadores com muitas debilidades, tais como Hélton Leite na baliza, Grimaldo a defender pelo flanco esquerdo, Seferovic e Gonçalo Ramos na hora de finalizar no 1vs1, bem como Paulo Bernardo e Morato, que são muito pouco intensos.

    Gostava obviamente que a situação melhorasse, com a vinda de um treinado que lhes mudasse o chip mental (acredito que sim) e que fizesse render jogadores como, Weigl, Rafa, Éverton, Gil Dias, Gonçalo Ramos, Henrique Araújo, Martim Neto, Vinicius e as demais contratações que surgirem (falam-se nos rumores Umar Sadiq (Almeria), Matheus Martins (Fluminense), Peter Musa (Slávia Praga), David Neres (Shakthar), Xeka (Lille), Witsel (Dortmund), Levi García (AEK), Trincão (Barcelona), Mykhaylo Mudryk (Shakthar), Andrey Santos (Vasco da Gama), Fran Navarro (Gil), Mario Gotze (PSV), Sangaré (PSV), Çakir (Trabzonspor), Alexander Bah (Slávia Praga), Owen Wijndal (AZ Alkmaar), Dylan Reid (Saint Mirren), Ricardo Horta (Braga), Sasa Kalajdzic (Estugarda), Maurício Lima (Vila Nova-BR), Ezo Fernández (River Plate), Mihailo Ristic (Montpellier), Danilo (Palmeiras) e Stefan Ortega-GR (Armínia Bielefeld).

    É importante salientar que desta carrada de jogadores, se vierem 3 ou 4 será mais que acertado, porque rumores não passam em 85% das vezes disso mesmo, rumores!

    Vamos Benfica, RSchmidt e RCosta! Reconquista 4 anos depois, rumo ao 38º!

  • Stromberg
    Posted Maio 17, 2022 at 2:21 pm

    Off-Topic:

    – Sendo que o Roger Schmidt precisar de jogadores rápidos, raçudos e fortes, não podemos continuar com Otamendi, Vertonghen, Weigl e companhia…

    – No entanto, não podemos desbaratar dinheiro outra vez…

    Seguindo o modelo de Klopp:
    Alisson – Stefan Ortega

    Trent Alexander-Arnold – Alexander Bah

    Van Dijk – Lucas Veríssimo

    Konaté – JACKSON POROZO (boavista)

    Andy Robertson – Mathias Olivera (o Ristic limita-se a meter bola na frente… é um novo Capdevila)

    Fabinho – Al Musrati

    Henderson – Enzo Fernández

    Thiago Alcántara – ANDRÉ HORTA

    Mo Salah – DAVID NERES

    Sadio Mané – Everton Cebolinha

    Luís Díaz – Ricardo Horta

    – Sugiro: Jackson Porozo

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Maio 17, 2022 at 2:34 pm

    Concordo. Milhões à parte, achava (e ainda acho) que é um avançado com muitas condições e qualidades. O que (não) rendeu, para mim é das maiores surpresas do campeonato.

  • troza
    Posted Maio 17, 2022 at 2:40 pm

    Há um jogador do Benfica ligado a vários golos sofridos que custaram pontos, incluindo o golo do Portimonense, vários golos nos clássicos contra o Porto e o Sporting… entre outros… Em termos de ataque também não houve muito a mostrar… jogou muitos mais minutos, custou mais, recebe mais… esse sim é o flop do ano… como tem sido desde que chegou.

  • Mantorras
    Posted Maio 17, 2022 at 2:44 pm

    Vou insistir.

    O Chuck jogou sempre desenquadrado da equipa. Sempre. Nunca teve a equipinha montadinha para ele, nunca o andaram a experimentar a direita, ao meio, ou a esquerda a ver se colava, nem mudavam os companheiros para ver de quem e que ele gostava mais e se assim la virava um Messi. Isso nunca aconteceu.

    Aconteceu com Darwin: jogou em todas as posicoes da frente e com amigos diferentes para ver se melhorava e acabou por ganhar confianca a extremo esquerdo. Hoje melhorou muito e joga muito melhor no meio, mas nem tudo foram rosas.

    Aconteceu com Rafa, anos e anos e anos. O tal craque melhor que o Bruno Fernandes e mais importante que o Sol para a vida no planeta terra que ainda hoje nao sabe temporizar, passar, levantar a cabeca… ja jogou em tudo o que e posicao e so rendeu 15 jogos com Lage. Credito? Cofidis.

    Aconteceu com Cebola, jogou tambem ele em todas as posicoes a ver se pega, entre medio e extremo, na direita e na esquerda.

    Aconteceu com o Ramos, que ja foi tudo e mais alguma coisa e tarda em afirmar-se. Realmente o miudo esforca-se, mas andam a jogar com ele numa posicaohibrida a ver se ele desdobrando em duas la consegue render o que se espera de uma.

    Nem vamos passar pelos laterais de quem se diz vamos ter muitas saudades (ate porque nem metem nojo ha anos nem nada), para quem se mudou de sistema e se acomodou com mais um defesa a ver se eles paravam de ser buracos. So que nao.

    Independentemente disso, mal enquadrado ou nao, o Chuck continua a ser o unico PL do Benfica que sabe jogar de costas, fixar os defesas, nao oferece a bola ao desbarato, entrega bem e movimenta-se bem tambem. Nao admira portanto que tenha sido com ele em campo que tivemos o melhor rendimento, quer no inicio com Jesus, quer depois em tudo o que foi jogo grande e ele foi escolhido. Barcelona, Liverpool, Ajax, Porto, etc. Isto a jogar as caganitas de minutos, num sistema onde ele joga para favorecer e dar o estrelato aos outros (e consegue) e sem sequencia. Todos os outros jogaram melhor com ele.

    Espero que saia porque os adeptos do Benfiquinha merecem os Grimaldos, Vertonghens, Ferros, Pizzis, Taraabts e “Joaos” Marios, os Meites e os Cebolas. Esses Pinhos e Seferovics que tanto jogam e nao se compreende como ninguem os vem buscar. Esses cracalhoes. Esses sim sao o futuro do Benfica. Vamos longe, muito longe. Venha mais um Lazaro e Radocenas tambem para juntar a festa. Chamem o Gotze e depois vamos todos juntos contar quantas jornadas demoram a comecar aos gritos.

    O Chuck que va embora que merece melhores oportunidades noutro sitio. O Benfica realmente e demasiado para ele. Joga bues.

    • henry14
      Posted Maio 17, 2022 at 8:31 pm

      Até concordo com muito do comentário, mas acho bastante injusto tanta dureza com o Rafa. E o Bruno Fernandes era muito mais comparado com o Pizzi (ridículo) do que propriamente com o Rafa. Ele não tem culpa que o Yaremchuk tenha sido votado para o flop do ano e que grande parte das pessoas concordem com isso. Para mim senão é o maior flop do ano, tá no top 3. Sinceramente não vi nada de especial nele nesta época, no entanto isso não invalida que ele não possa dar muito mais. Espero que lhe seja dada nova oportunidade. Em relação por exemplo a Cebola e a Ramos não podia concordar mais.
      Uma última nota para o penúltimo parágrafo. Tudo muito bem mas era escusado meter aí o Grimaldo na minha opinião. E talvez o Vertonghen também. Acho demasiado exagerado. Principalmente em relação a Grimaldo acho que é daqueles jogadores que a malta ainda se vai arrepender de bater tanto nele. Oxalá me engane.

      Abraço Mantorras.

  • Mr.433
    Posted Maio 17, 2022 at 3:14 pm

    Concordo com a decisão de Flop mas apenas pelo que se esperava dele, devido a rendimento e preço, e pelo que ele não rendeu. Agora numa primeira época onde tinha concorrência, de peso até, fez 12 golos (contando a seleção). Viveu uma mudança de treinador a meio da época, o que não ajuda quando se é a primeira época no clube, e viveu também uma guerra no seu país durante metade da época (digam o que disserem, mas se Portugal tivesse a ser invadido pelos espanhóis e os vossos amigos e familia, tivessem a ser atacados e mortos, não andariam com a cabeça no sítio).

    O Paulinho com alguns anos de primeira liga e com um custo similar, fez 14 golos (isto é apenas um exemplo não um ataque ao Paulinho).

    Mas repito, também acho que foi Flop, pelo aquilo que demonstrou em campo (mesmo antes da guerra), e pelo que era esperado.

    Acho também que no estilo de jogo de R.Schmidt com extremos verticais e mais ofensivos, um avançado mais parado e de area pode ser essencial (o Darwin teve de fazer os dois papéis, de extremo e finalizador, e foi esse sucesso que também agora o mete nos valores que falam para uma possível transferência). Com verdadeiros extremos; com por exemplo um 10 como o Gotze ou até um jogador como Ricardo horta; e até com um ano de adaptação, acho que poderá ter um papel importante na equipa.

    • Mr.433
      Posted Maio 17, 2022 at 4:29 pm

      Uma coisa que me esqueci de mencionar é…. Para mim uma das melhores coisas que vi do Benfica este ano foi o trio durante a era do JJ, composto por Yaremchuk, Darwin e Rafa. Estando Rafa a partir do meio a trás dos outros dois a ponta, alternado por vezes, caindo para a direita e o Darwin para a esquerda fazendo o trio de ataque mais vulgar. Essa dinâmica foi a que mais gostei de ver. Inclusive foi a razão de sucesso com o jogo com Barcelona, entre outros . Aquele trio fosse em 523, ou 5212, era a melhor parte do Benfica de JJ. E onde também o Yaremchuk tinha um papel importante, mesmo sem assistências ou golos (o jogo do Barça como referido, o Yaremchuk é quem permite a liberdade ao Darwin para fazer o que fez).

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 17, 2022 at 4:32 pm

      A questão do Paulinho é precisamente aquilo que se esperava dele. Daí não ser flop. Muita gente foi inclusivé contra a sua vinda. No fundo já se sabia que o Paulinho vinha para fazer 15 golos no campeonato, muitos poucos reconhecem a sua importância no plantel.

  • Slayer666
    Posted Maio 17, 2022 at 3:47 pm

    escolha muito difícil, porque só no Benfica daria para fazer um 11 e ainda teríamos jogadores para suplentes.

  • El Pipito
    Posted Maio 17, 2022 at 3:59 pm

    Jogador do mais limitado que há. É o que dá fazer análises e contratações com base em competições de seleções.

  • Dca
    Posted Maio 17, 2022 at 4:37 pm

    A léguas!
    No Sporting, para mim, Vinagre e no Porto não houve parece-me. Talvez Wendell, esperava que chegasse aqui e fosse dono e senhor.

  • Periklis
    Posted Maio 17, 2022 at 4:51 pm

    Para todos aqueles que comentaram o meu comentário ao artigo e procuraram excluir de caras o Vinagre da equação, já que “veio por empréstimo”, fiquem então a saber que o sporting já assinou a clausula de 10M de euros por 50% do passe, ora isto avalia o jogador em 20M, mais do que os 17 do Chuk.
    Por isso, como já se percebeu que o critério é o mais caro, com pior rendimento, então de longe o flop é o Vinagre.

    • Visão de Mercado
      Posted Maio 17, 2022 at 4:59 pm

      O valor não foi o único critério, como é óbvio, mas se fosse…

      O Yaremchuk custou 17 ME por 75% do passe, sendo assim está avaliado em 22,6 milhões de euros.

      • Periklis
        Posted Maio 17, 2022 at 5:56 pm

        Caso para dizer que flopou por 2,6M.
        Que pague para o ano com juros e, já agora, numa equipa que o coloque num contexto onde possa render.
        Ja o Vinagre tinha um fato à medida com uma linha de 3 na defesa.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 17, 2022 at 5:39 pm

      O Vinagre até podia ter custado 50M.
      O valor do jogador não é o único critério. Mas alguém esperava que o Vinagre fosse o Roberto Carlos? Toda a gente sabia que o Vinagre vinha numa prespetiva de longo prazo. Ninguém esperava dele que fosse titular absoluto sequer.

      Mas se queres meter isto pela via matemática, o Yaremchuck também não são só 17M ou só interessa a % do passe no caso do Vinagre? Pois…

      Para fazer figura de urso, mas valia estar calado.

      • Periklis
        Posted Maio 17, 2022 at 6:46 pm

        Foi fácil escolher esse Contra argumento (válido) depois do visão de mercado enuncia-lo.
        Por isso mérito ao visão que desmontou o meu argumento, já que em primeiro instância você não o fez.
        De resto, “figura de urso” é na caixa de comentários da bola ou do record, urso.

  • rmatos24
    Posted Maio 17, 2022 at 5:02 pm

    Apesar de perceber a nomeação e as razões da mesma (investimento brutal para o rendimento apresentado na globalidade), considero que Chuk foi mais uma vítima das circunstâncias e do contexto. Percebo que face ao que se pagou, se queira ver resultados imediatos, mas um impacto como o Luís Diaz em Liverpool não está ao alcance de todos e por vezes há que dar algum tempo para perceber se falta mesmo qualidade ou não. Darwin é um ótimo exemplo disso. O ano passado foi gozado, “o tosco”, “trapalhão”, “20 milhões por um gajo da segunda divisão espanhola”… entre muitas críticas ditas praticamente durante toda a época. Este ano, é quase unânime o reconhecimento da qualidade do uruguaio e os predicados que o vão levar a ficar cá pouco tempo.

    Creio que o Yaremchuk, bem adaptado, confiante e num sistema que lhe permita pisar os espaços que gosta, rapidamente mostrará outras qualidades que não conseguiu este ano. Resta saber se lhe vão dar tempo e espaço para isso e se o Schimdt vem com ideias para o ucraniano.

  • cmche1111
    Posted Maio 17, 2022 at 5:45 pm

    Percebo a escolha mas para mim o maior flop é João Mário.
    Yaremchuk foi caro, mas veio para uma realidade diferente, tinha a concorrência de Darwin. João Mário, que também não foi, nem é, barato, vinha de uma época em Portugal já, a jogar, com um treinador que conhecia, acaba a época como terceira opção, atrás de Taarabt e Paulo Bernardo…

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 17, 2022 at 7:37 pm

    Aceita-se, embora isso não queira dizer que tenha sidoo único que defraudou as expectativas. É um bom avançado e muitas vezes o inexistente processo ofensivo do Benfica também não ajudou e muitas vezes muitos dos seus (bons) movimentos não davam em nada. Darwin safou-se porque tem valências físicas diferentes e tem o seu próprio processo… Acredito que na próxima época consiga mostrar mais qualidade e rendimento mais próximo do que dele se espera. Continuo com expectativas em relação a ele.

Deixa um comentário