Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal goleia antes do Mundial; Conjunto de Bento dominou um adversário acessível (não vai apanhar disto no Mundial) e aproveitou para ganhar moral; Hugo Almeida bisou, Coentrão e Vieirinha também marcaram; Nani aumentou a qualidade de jogo da equipa; Amorim jogou a lateral direito e cumpriu, William evidenciou a sua lentidão; Ronaldo (participou em 2 golos mas esteve algo trapalhão), Meireles e Pepe ganharam algum ritmo

Portugal 5-1 Rep. Irlanda (Hugo Almeida 3′ e 37′, Keogh 21′ p.b., Vieirinha 78′ e Coentrão 83′; McClean 52′)
Portugal goleou a Irlanda (5-1) no último teste antes do Mundial. Encontro muito acessível, que serviu essencialmente para aumentar a confiança do grupo (elementos como Ronaldo, Meireles e Pepe também ganharam algum ritmo), já que no Brasil a selecção nacional não vai encontrar um oponente tão medíocre (ficou a ideia que foi um erro de casting esta escolha: os irlandeses, que já são limitados e nem apresentaram jogadores importantes como Coleman ou John O’Shea, não tem nível, nem características semelhantes aos nossos adversários e dado o estilo de jogo pouco “macio” até podiam ter provocado alguns lesões). 
Hugo Almeida de cabeça depois de uma excelente assistência de Varela logo aos 3 minutos inaugurou o marcador e demonstrou aquilo que ia ser a 1ª parte. Domínio total de Portugal perante um adversário desinteressado e que não só foi inofensivo no ataque como permitiu sempre muitas facilidades na defesa. Ronaldo na sequência de um livre atirou ao poste. A selecção ia controlando e sem surpreender aumentou a vantagem. Coentrão depois de uma combinação com Ronaldo fez a meias com Keogh o 2-0, e Almeida numa recarga a uma cabeçada de Ronaldo ampliou o marcador (o guardião irlandês facilitou). Ao intervalo, o resultado espelhava bem o que se tinha passado nos primeiros 45 minutos. No 2º tempo, o ritmo foi diferente. Portugal entrou mais desconcentrado, sofreu logo o golo num lance infantil (na sequência de um livre a equipa ficou a dormir e deixou McClean completamente sozinho), mas sem forçar muito podia ter ampliado o marcador. Quase sempre por intermédio de Varela, teve algumas boas oportunidades, mas o extremo do Porto falhou sempre na finalização. Curiosamente, Vieirinha, que substituiu o “Drogba da Caparica”, mal entrou fez logo o 4-1 (metade do golo foi de Nani) e estreou-se assim a marcar pela selecção. Pouco depois foi Coentrão (com mais uma assistência de Nani) a fazer o 5-1 e a acentuar as diferenças entre as duas selecções. Nani, que apesar de só ter estado 25m em campo foi um dos destaques da partida, ainda fez o 6-1 numa jogada espectacular mas o árbitro anulou.
Destaques:
Paulo Bento alinhou com Patrício; Rúben Amorim, Ricardo Costa, Neto e Coentrão; William, Meireles e Moutinho; Varela, Hugo Almeida e  Ronaldo – O seleccionador nacional optou por adaptar Amorim a lateral direito (o benfiquista cumpriu com eficácia) e não deu a titularidade a Rafa (o único jogador de campo, à excepção de Pepe, que não entrou de inicio nestes amigáveis antes do Mundial). Quanto ao jogo, fica a dúvida se era este o teste ideal antes de um Mundial. Defrontar um adversário tão acessível não permite grandes testes mas o futebol foi positivo e resultado vai certamente dar confiança ao grupo (esperemos que não seja é exagerada).

Ronaldo – É visível que a equipa está mais confiante com a presença do capitão em campo e CR7 (ou Rô-Rô) tem a particularidade de dar sempre algo ao jogo (hoje participou em 2 golos e ainda atirou uma bola ao poste) mesmo quando não apresenta o que se sabe. Foi o que se passou neste regresso do avançado merengue à competição, não esteve particularmente bem (muito trapalhão nas suas acções e sem conseguir desequilibrar) mas mesmo assim foi importante.

Neto/Costa/Pepe – A dupla titular cumpriu quando foi testada (mas o adversário também não obrigou a um grande esforço), já o central do Real acabou por ter pouco jogo (entrou numa fase em que a Irlanda praticamente não atacou).

Amorim/Coentrão – Boa exibição dos laterais, Coentrão marcou e ainda participou directamente noutro golo (pelo que fez nos 90 minutos foi mesmo o melhor em campo). Enquanto que o benfiquista cumpriu sempre quando foi chamado a intervir.

Hugo Almeida/Postiga – Uma das situações que vai baralhar Paulo Bento. Almeida bisou e deu trabalho na frente, Postiga (que na teoria ia ser o titular) à semelhança dos últimos 2 jogos pouco fez nos minutos que esteve em campo.

William – Já se sabe que a lentidão é o seu ponto fraco e hoje isso ficou evidente em alguns lances. No geral não fez uma má exibição mas esteve longe de mostrar o nível de jogo que apresentou no Sporting (alguns passes errados, sem conseguir dominar a sua zona e algo intranquilo).

Varela/Nani – O extremo do Porto foi do 80 ao 8, na 1ª parte participou directamente em 2 golos, depois do intervalo tudo mudou, passes errados, erros básicos na recepção e falhas na finalização; por sua vez, Nani mexeu claramente com a partida. Acrescentou qualidade técnica, desequilibrou, fez duas assistências e demonstrou que é um elemento decisivo na selecção nacional.

Moutinho/Meireles – O 1º voltou a estar pouco em jogo (viu-se mais nas recuperações de bola do que na construção e falhou por completo nas bolas paradas), já o médio do Fenerbahçe começou bem a partida (dá outra qualidade ao nosso meio campo, com a sua visão, qualidade de passe e movimentação), mas cedo também “desapareceu”.

Portugal – Final do estágio! A partir de agora é a sério. O problema é que estes 3 testes não serviram para desfazer nenhuma dúvida. À partida Patrício, Pereira, Pepe, Alves, Coentrão, Moutinho, Nani e Ronaldo estão garantidos no 11. Sobram 3 lugares, um deve ser de Meireles, caso esteja a 100%, enquanto que no meio campo William e Veloso tentam completar o trio (não ficou claro quem pode acrescentar mais, já que nenhum dos 2 demonstrou muito nestes amigáveis), e no ataque continua a haver uma luta a 3 por um lugar (Postiga, que na teoria ia ser o titular, foi o que apresentou menos).

0 Comentários

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 12, 2014 at 9:25 am

    Para mim o ponta de lança indicado para a seleção dos que lá estão é Eder, para mim nem existe qualquer duvida mas gostos não se discutem e depois há as condicionantes físicas que desconheço.

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 12, 2014 at 9:22 am

    Isto de criticar ainda por cima os que se esperam ser sempre dos melhores em campo é muito fácil, criticar o William que não está habituado a jogar como o faz na seleção, no Sporting ele está praticamente destinado a filtrar todo o jogo defensivo da equipa e se as pessoas virem com olhos de ver houve um claro choque de competências com o Meireles, foi visível e só por distracção ou maldade não se verifica isso, logo o mau posicionamento ainda agrava mais o facto de não ser a velocidade a sua principal característica, mas a sua exibição melhorou e muito com a saída de Meireles, não que defenda a saída de Meireles mas isto de jogarem todos impede que os jogadores ganhem rotinas e o que dizer de quem quer dizer mal o Ronaldo esteve sempre a medo e a escolha das botas tanto dele como de alguns colegas também não ajudou nada, uma vez que passaram o jogo todo a escorregar e muitas vezes a cair, penso que é uma falta muito grande de responsabilidade escolher o equipamento de jogo só pela estética, sem qualquer tipo de valorização do comportamento e rendimento dos mesmos. Agradou – me sobremaneira a entrada e rendimento apresentado por Nani, bem vindo e que seja para continuar sem lesões, extensível ao Pepe. De resto realçe para o belo jogo do Coentrao, Neto e para mim Ruben Amorim. Dos outros nada de bradar aos céus, nem razões para chorar, podem fazer melhor mas não borraram a pintura.

  • Jorge
    Posted Junho 11, 2014 at 7:05 pm

    Desculpem lá, mas comparar William a M.Veloso é rir….M.Veloso é capaz de estar uns furos acima na capacidade de passe a média/longa distância mas e o resto? Poder de choque, amplitude de movimentos, força, agilidade, explosão, jogo de cabeça, são tudo parâmetros onde William é superior….aliás, não entendo como é que o VM não referiu isso…que a presença de William no 11 permite que Meireles e Moutinho não tenham de jogar 20 metros atrás no meio campo como acontece quando jogam com M.Veloso.

    É lento? Até pode ser…mas no futebol o que importa é a qualidade global assente em vários parâmetros, o ser lento ou rápido serve exclusivamente para o atletismo…prefiro um William lento a um M.Veloso a 150% da sua qualidade…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 11, 2014 at 5:39 pm

    A titularidade é do Veloso. Disse desde o início que não fazia sentido sentar o Veloso que tem sido recorrentemente um dos melhores da nossa selecção nas grandes competições, é um elemento mais experiente e que não compromete de todo a nossa selecção.
    O William tem tempo, é a primeira temporada ao mais alto nível e foi apenas a nível interno, e a pressão de ser titular e ter de se impôr no imediato só o pode prejudicar a ele e à nossa selecção.

  • m1950
    Posted Junho 11, 2014 at 4:31 pm

    O William dos primeiros jogos do SCP também foi assim , é uma questão de confiança , em Alvalade é Deus , ali não é ninguém , depois a conversa da experiencia é inutil , a experiencia que falta é mais entrosamento com o grupo , mas como este rapaz é um jogador de alto nível , sei que nos grandes jogos ele vai surgir com grandes exibições , gostava que fosse já titular contra a Alemanha.

  • gonçalo
    Posted Junho 11, 2014 at 3:47 pm

    Nao sei se mais alguem reparou mas o varela aos 60 e poucos minutos fez-me parecer daquelas crianças que dizem "eu tambem quero eu tambem quero". Uma excelente jogada de desenvolvimento ao primeiro toque de portugal, semelhante à que resultou no golo anulado do nani, e ele ja na entrada da area com possibilidades de ir para a baliza isolado faz um passe de calcanhar, de primeira, para ninguem, apenas la estavas um jogador da irlanda. Parecia que estava triste e tambem queria entrar na brincadeira, mas para isso é preciso ter uma certa qualidade que ele nao apresentou por exemplo naquela receção a passe do ronaldo, terrivel. Fora isso, excelentes cruzamentos para os golos do h. almeida

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 11, 2014 at 2:46 pm

    Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. William não fez um jogo excepcional, mas cumpriu. E não foram raras as vezes que lançou ataques com passes mais longos ou a rasgar. Nota-se ainda algum nervosismo em algumas acções, que é natural, tendo em conta que é apenas o 4º jogo que faz pela selecção nacional, e tem pouca experiência internacional. Com o tempo, ganhará essa "tarimba", como se costuma dizer.

    Foi um bom jogo de Portugal, principalmente em termos tácticos. A equipa ontem já demonstrou um pouco do que deve apresentar, e dos processos que iremos ver durante o Mundial. Com o trio William-Moutinho-Amorim, jogámos ainda melhor, a circulação de bola foi muito positiva, e acrescida da boa entrada do Nani e do Vieirinha no jogo. A defesa não comprometeu (aquele lance do André Almeida era algo complicado para ele, ainda para mais com um driblador de bom nível como o McGeady, e se me lembro bem, não tinha a cobertura do Vieirinha no lance). O Rui não tem culpa nenhuma no golo, e demonstrou algum à-vontade a jogar com os pés.

    Destaques individuais negativos não vejo muitos, ou mesmo nenhum. Boas prestações de Coentrão, Amorim, Neto, Hugo Almeida, Moutinho, Ronaldo. Nani e Vieirinha a entrarem bem, e Postiga algo deslocado do jogo, e de saúdar o regresso do Pepe à equipa. Sinceramente, não comrpeendo porque o Rafa não teve direito a minutos.

    Posto isto, venha a Alemanha! Apostava em: Rui, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, William/Veloso, Moutinho, Meireles/Amorim, Nani, Ronaldo e Éder.

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 11, 2014 at 2:32 pm

    O seu comentário é um insulto ao futebol, pois está a insultar o símbolo e o sinónimo de profissionalismo Cristiano Ronaldo de uma maneira tremendamente ridicula. Ele está receoso e ainda nao está bom, algum toque que sofra ( por ordens de qualquer entendido do futebol) Convém caírfugir ao contacto físico. É tão simples quanto isso. Não se insulta a pessoa mais profissional que há e houve no mundo do futebol.

  • Jorge Figueiredo
    Posted Junho 11, 2014 at 2:10 pm

    É por pessoas como vos que muitas vezes nem da vontade de responder. Lá por comentarem regularmente no blog não quer dizer que saibam mais que os outros. E lá por os comentários de umas pessoas não irem ao encontro dos que vocês pensam não quer dizer que estejam errados e não faz deles um alvo a abater. Não ofendi ninguém. Li alguns comentários e o que escrevi esta em muitos dos anteriores. Não vejo qual a necessidade de vos elevares a um nível superior aos outros. Mau era da minha parte se após a opinião de uma pessoa eu descarregar criticas. Posso dar a minha opinião mas sem insultar ninguém.
    Outro dia quem sabe responderei, mas para pessoas de uma visão só, não vale a pena.
    E não venham com coisas de que não sei o que é futebol ou coisas do género. Isso não é resposta.

  • Gonçalo Horta
    Posted Junho 11, 2014 at 11:23 am

    meio campo certo = fio de jogo!

    por mim o william até pode ficar no banco (assim fica no SCP) mas dizer que o william ontem jogou mal, que é lento só pode ser mesmo pelas horas do jogo!! o Meireles e o Moutinho até estavam descansadinhos da vida porque o DR Wiliam Carvalho resolvia a primeira transição e metia a bola em segundas linhas que eu numca vi o Veloso fazer, mas tudo bem:) Metam o Veloso que esse é que é bom

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 4:51 pm

      Joel, dizer que William foi o pior jogador de Portugal quando foi o que recuperou mais bolas e um dos que falhou menos passes é de rir. William esteve, sim, reservado, naõ apresenta, ainda, a segurança que o caracteriza no Sporting. É normal, é um miúdo entre "gigantes". A estaleca adquire-se jogando e na segunda parte esteve mais afoito e já arriscou mais no passe para o espaço entrelinhas e na diagonal para os extremos.

      Disse, no início, que Ruben Amorim não acrescentava nada, mas admito que me enganei. Não sendo superior a nenhum titular nas posições que faz, é um 12 muito útil que não compromete onde pode jogar. Um suplente de qualidade. André Almeida é, para mim, um desastre. Foi o novato a quem mais minutos foram dados e que mais disparates fez. Não é assim tão sólido a defender (viu-se ontem e contra a Grécia) e é uma nulidade nas transições defesa ataque.

      R. Fonseca

    • Joel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:38 pm

      Gonçalo, devias estar com sono a ver o jogo. Quando um jogador da tua equipa joga não faz automaticamente com que ele jogue bem. Há que saber ver o jogo e a produção do jogador em campo e não o clube que tem o passe dele. William foi o pior de Portugal na minha perspetiva. Lento, trapalhão, complicativo e a escorregar muito. Não fez um jogo horrivel, mas tambem não fez um jogo bom. Nota-se claramente a falta de experiencia internacional, tanto Champions ou L. Europa como seleção.

      M. Veloso sempre que representa a seleção faz-lo como um jogador de elite. Dizer que o Veloso não coloca bolas em segundas linhas é estupido. Tem um pé esquerdo fabuloso, muito bom passe curto e longe, mais excelente remate. É um trinco de construção, logo não percebo essa tua opiniao.

      Comentário demasiado clubistico, tens que tirar os olhos verdes. Só faltava dizer que o Patricio foi o melhor em campo.

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 11, 2014 at 11:17 am

    Bom teste de Portugal, com uma vitória moralizadora e com bom futebol em vários períodos do jogo.
    É um facto que a Irlanda de hoje é uma Selecção longe daquilo que já fez, mas 5-1 não deixa de ser um excelente resultado (Depois dos 6 da Alemanha à Arménia, serve de aviso aos germânicos…)

    Notas positivas:

    O regresso de Ronaldo e Meireles, que mesmo não estando a 100% deram um ar da sua graça, e a Selecção melhora com eles. Boa notícia. Sem terem feito uma grande exibição aqueceram os motores e foram sempre cooperantes com a equipa.

    Os dois golos de Hugo Almeida. Coisa rara no ponta de lança da Figueira da Foz,(não falhou golos) mas que se saúda. Trabalhou muito para a equipa e soltou Ronaldo das tarefas defensivas, e além do mais aquele festejo do bigode…foi épico!

    Muito bem Coentrão e Amorim. Coentrão foi o dínamo de sempre (o esclarecimento pecou às vezes), e Amorim fez uma exibição à Amorim, sem ser brilhante, foi sem falhas.

    Neto com uma mão cheia de cortes foi o patrão da defesa.

    Nani está de regresso! Pelo menos assim o esperamos.

    Pontos negativos:

    Varela teve uma exibição deprimente. Fez a assistência para o 1-0 e depois teve erros de iniciado.
    Moutinho teve lampejos, mas continua sem carburar.
    William parece um peixe fora de água. Tarda em jogar como no Sporting.
    Postiga quando entra, deixamos de ter ponta de lança para passarmos a ter outro médio centro.
    André Almeida está como William. Pouco tempo em campo, mas o tempo suficiente para dar razão aos críticos. Somou erros de posicionamento. Parece claramente deslumbrado com a Selecção.

    Posto isto vamos a eles que o Mundial está a começar!!

    • Joel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:41 pm

      Varela fez 2 assistencias, mas sim, neste momento é um jogador fraco, mas sempre útil. Trapalhão e faz coisas sem nexo nenhum, basta ver a quantidade de bolas que ele perde virado para a sua própria baliza.

      André Almeida não tem qualidade para a seleção. Está claramente abaixo de todos os outros. Pena Silvio e M. Lopes estarem lesionados, porque são infinitamente melhores que ele. Antunes tambem foi injustiçado, mas esse só joga na esquerda.

      Postiga foi de férias. Nao jogou quase nada este ano, marcou 2 golos a época toda e não me parece nem perto do nivel do Eder ou H. Almeida, já para nao dizer que estes 2 garantem altura que tanta falta faz numa equipa como a portuguesa.

  • Paulo
    Posted Junho 11, 2014 at 11:10 am

    Gostei do que vi; o ambiente dentro do estadio estava otimo; os emigrantes marcaram presença e apoiaram a selecção do principio ao fim. Portugal correspondeu com uma exibição positiva. A partir de agora e’ a serio.
    Um obrigado imenso de um Português que nao tem muitas oportunidades de sentir estes jogos ao vivo!!!

  • Kacal l
    Posted Junho 11, 2014 at 10:37 am

    Boa exibição, hoje jogamos com intensidade, ritmo, dinâmica e alegria, não foi perfeita, mas estiveram muito bem e foram eficazes, um resultado que se justifica contra uma Republica da Irlanda muito limitada, mas foi um bom teste e deixou boas indicações e expectativas para o Mundial, que venha a Alemanha.

    Quanto a exibições individuais, destaco os cruzamentos do Varela, o bis do Hugo Almeida, a presença do CR7 que não me pareceu a 100%, mas para lá caminha e mesmo assim esteve em dois dos golos e mandou uma bola ao poste, foi pena não ter marcado para ganhar alguma confiança, gostei do Amorim e do Coentrão, e o Nani entrou muito bem, está a recuperar o ritmo competitivo e a melhor forma física e depois é só espalhar a muita qualidade que tem, não percebo como é que o Rafa tem sido tão pouco utilizado e ontem nem entrou, parece que o PB o chamou só para não convocar o Quaresma ou que foi uma chamada algo precoce, mas pronto, espero que tenha oportunidades no Mundial e mostre todo o seu valor e talento, depois voltei a não gostar do William Carvalho, a sua falta de intensidade e lentidão é demasiadamente visível, no resto é um “diamante por lapidar”, mas tem de evoluir nesses aspectos físicos, e se foi assim contra uma Irlanda fragilizada, nem quero ver contra selecções mais fortes, acho que não está no ponto para estas competições mais exigentes, até por que não participou nas competições europeias pelo Sporting, a minha escolha para começar o Mundial seria o Veloso.

    Quanto à Irlanda, tive pena de não ver o Shane Long de início, mas o que me custou mais foi o Coleman não ter jogado, foi uma pena, mas a selecção irlandesa não trouxe os melhores, isso é evidente, faltou também o veterano John O´Shea, entre outros, fizeram o que puderam, o Aiden McGeady é realmente um bom jogador, foi o elemento mais dos irlandeses.

    • Kacal l
      Posted Junho 11, 2014 at 7:23 pm

      GG,

      Sinceramente, não percebi nada, nem quero…

      Luke Van Diesel,

      Exacto, nem mais. :-)

      RicardoSporting,

      Ninguém falou neste jogo, dele disse que lhe falta alguma intensidade e que é algo lento, notou-se ontem, mas já deu para reparar que lhe falta "estaleca" para este nível de exigência, jogar com a camisola da selecção num campeonato do mundo, não é o mesmo que jogar com a camisola do Sporting no campeonato, mas tudo bem, já vi que ficaste algo ofendido, eu não quis "atacar", mas parece que não se pode criticar jogadores de outros clubes, só elogiar…

    • RicardoSporting
      Posted Junho 11, 2014 at 1:28 pm

      Experiencia europeia num jogo com a Irlanda?????? Jogar com a Irlanda é o mesmo que jogar com a Academica. Ele nao jogou bem este jogo (tambem nao jogou mal) mas nao teve nada a ver com a experiencia europeia.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 1:13 pm

      Gozavam e assobiavam quando Benfiquistas e Portistas falavam sobre experiência europeia, e ontem provou-se. O Kacal tem razão quando o diz, falta-lhe estaleca e andamento para estas competições, que se ganha principalmente na Europa.

    • GG
      Posted Junho 11, 2014 at 11:11 am

      … até porque não jogou pelas competições europeias pelo sporting…
      Fantástico!

  • Rabensandratana
    Posted Junho 11, 2014 at 10:22 am

    Boa exibição no computo geral frente a uma selecção muito débil, neste momento até o Luxemburgo joga melhor do que os homens da Rep. da Irlanda, eu sei que os irlandeses empataram com a Itália mas mesmo assim não invalida a minha opinião.

    Boas exibições do Hugo Almeida, homem do jogo pelo dois golos marcados em três oportunidades, Ronaldo fez um bom jogo mas já estou farto de ver o homem sempre a marcar todas as bolas paradas, pelo menos que deixe um livre para outro jogador.
    Grande entrada do Nani, fez o que quis dos opositores, meio-campo português esteve todo bem no computo geral.
    Bom jogo do Rúben Amorim entendeu-se às mil maravilhas com o Varela que fez um jogo a meio gás já que se apresenta numa má forma física apesar de ter feito dois excelentes cruzamentos, na 2ª parte foi um descalabro.
    Postiga pouco acrescentou, André Almeida teve mais minutos não esteve mal mas cometeu um erro grosseiro que só não deu em golo porque o adversário não soube finalizar.

    Posto isto, jogo frente ao opositor fraco, tenho pena de Portugal não ter jogado frente a uma selecção mais forte e acima de tudo que nos cria-se mais dificuldades, pelo menos em termos tácticos.

    P.S.- Não percebo como é que o Rafa não teve minutos nesta partida, deveria ter jogado no meu entender pelo menos 15/20 min.

  • João S
    Posted Junho 11, 2014 at 10:21 am

    Penso que o William terá acusado um pouco a pressão… Ou estaria tb com medo de meter o pé? De qq forma mesmo a jogar como jogou ontem é o trinco à disposição que mais oferece ao meio-campo defensivo de Portugal.

    Cumps

    • Joel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:43 pm

      Joao S. , conhece o M. Veloso? Cada um tem a sua opiniao, mas acho que foi um comentário completamente descabido. Neste momento o M. Veloso tem que ser titular, William ainda tem que comer muita sopinha europeia para estar pronto para este nivel. Não se poe em causa a qualidade, mas sim a experiencia. Veloso na seleção tem sido sempre um jogador de elite.

    • Luis Sa
      Posted Junho 11, 2014 at 12:03 pm

      tambem acho que é um bocado pressão, e mete-lo logo contra a Alemanha pode acusar muito. Eu achei o william preso na 1ºparte, a jogar demasiado seguro, mas depois com o avançar do jogo e com ele a subir mais um pouco, já consegui ver mais o william do Sporting

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2014 at 9:52 am

    tinha que ser criticar o william, o rapaz é lento desde de quando? Ele se quiser correr, ainda no sporting vimos isso. ele tem um bom posicionamento por isso também não precisas de correr muito, mais lento é o veloso e ninguém diz nada.

    Soares

    • Joel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:45 pm

      Soares, o senhor comenta o Sporting, os restantes a seleção. Parece que é mal geral desse clube, além de irónico, é pena.

    • Paulo Duarte Miguel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:39 pm

      Soares,

      Por outros serem maus, justifica-se os erros de William? E, já que falou em Fernando, se fosse elegível para a convocatória seria titular de caras.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 12:10 pm

      o andré gomes é que é bom, esse é que devia lá tar ou o fernando. ou em vez de nani, o quaresma para arranjar confusão ou o melhor de todos o LORDE LICÁ!

      Soares

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:50 am

      Ou seja, o colosso WC não corre pq não quer! Bom posicionamento?? E as bolas que perde?? Ontem fartou se de ser papado por um meio campo irlandês fraquíssimo! Como é que vai ser contra um meio campo com Kroos, Ozil e Bastian??
      Mauro Machado

  • Almeida Vizela
    Posted Junho 11, 2014 at 9:32 am

    Uma coisa que ainda não consegui perceber, algo me está a fazer confusão … A Seleção Portuguesa realizou dois amigáveis nos EUA ás
    01:30h e 01:00h (hora de Portugal) o que significa que nos EUA são por volta das 17h/18h … Se os jogos do
    Campeonato do Mundo são ás 17h
    horas de Portugal significa que no
    Brasil serão ás 11h/12h.

    Porque não fizemos os jogos a uma hora muito aproximada dessa uma vez que, penso não estar enganado, menos de metade do plantel nunca experimentou jogar a esses horários nos respectivos clubes.

    Em relação ao 11 a apresentar contra a Alemanha já não tenho as dúvidas:

    Rui Patrício

    João Pereira
    Pepe
    Bruno Alves
    Fábio Coentrão

    William Carvalho
    Raúl Meireles
    João Moutinho

    Nani
    Ronaldo

    Éder

    Força Portugal ;-)

  • João Lains
    Posted Junho 11, 2014 at 6:14 am

    Mas serás assim tão ingénuo? Dada a apreensão que se gerou em redor da condição física de Ronaldo ao longo dos últimos tempos e depois de um jogo que marcou, ainda que condicionado, o seu regresso, de quem estavas tu à espera que ocupasse a capa do jornal? Devias eras estar contente por saber que vais poder contar com ele na fase final. Também não percebo toda essa animosidade no início do teu comentário, dá a ideia que és algum tipo de palhaço.

    Saudações

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 11, 2014 at 5:08 am

    Há, só mais uma coisita. Em relação ás piscinas do Ronaldo, da meia-dúzia de faltas que ele sofreu apenas numa o adversário fez cara feia (quer dizer alguma coisa).
    Não entendo a elevação do Nani com este jogo pois o homem é uma autêntica miséria. Tivesse ele começado de ínicio e o jogo não correria tão bem, mas isso, nunca saberemos.

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 11, 2014 at 5:03 am

    O seu comentário é o exemplo perfeito que quando se tem sono vai-se dormir.

  • César
    Posted Junho 11, 2014 at 4:16 am

    Também gosto bastante do Nani, mas o cruzar que é uma maravilha… Tem dias

  • Afonso Teixeira
    Posted Junho 11, 2014 at 3:11 am

    Bem para mim o destaque deste jogo foi mesmo a nova alcunha do Ronaldo. Ró Ró não foi espetacular mas mostrou que vai estar em forma no Mundial, já agora agradeço que se fiquem pelo CR 7.

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2014 at 3:03 am

    Analisando a selecção, a sua qualificação e estes jogos de preparação, retiro as seguintes conclusões:

    1. Penso que nos damos melhor com adversários dificeis e contextos dificeis. O jogo de hoje não é exemplo. Temos até dificuldade em gerir bons momentos nos jogos.
    2. Sofremos nas bolas paradas defensivas.
    3. Somos muito bons nas bolas paradas ofensivas (espcialmente quando o João Moutinho bate).
    4. Moutinho não recebe o crédito que deveria. Cerca de metade dos golos da selecção da era Paulo Bento são assistências dele (basta conferirem).
    5. Ronaldo já se adaptou melhor à maneira de jogar na selecção, pisando terrenos mais interiores, abrindo a esquerda para o Fábio que e um dos 4 jogadores top na equipa neste momento.
    6. Temos mais dificuldades quando temos que controlar posse no meio campo adversário, a mais da vezes fazemo-lo de forma um pouco atabalhoada. Quando jogamos em transições somos muito perigosos, mas penso que podemos interpretar bem as duas fases.
    7. Sabemos sofrer. Os centrais são sólidos e dão tranquilidade à equipa.
    8. A equipa ganha muito mesmo com um Nani em forma. É muito importante que esteja bem.
    9. Continuamos com o problema de sempre à frente, com nenhum jogador a parecer encaixar como uma luva na equipa.
    10. A equipa é melhor que a de 2012. Mais opções válidas no geral e adaptadas à equipa (Neto, William, Vieirinha, Rúben Amorim). Mais entrosamento, como seria de esperar, também.

    Passar a fase de grupos é obrigatório mas não será fácil! Especialmente porque o Gana tem uma equipa bastante forte. Passando os grupos, qualquer que seja o adversário, é obrigatório passar aos quartos.

    Gostava, para acabar, de sublinhar as grandes vantagens da selecção:

    1. Cristiano Ronaldo, incontornável. Cada vez mais adaptado ao jogo da selecção.
    2. Base que se conhece. Isto é essencial, não decisivo, claro! Quase todas as selecções que chegam longe nas competições vêm de bases sólidas vindas de competições passadas. Excepções recentes: Portugal no Euro 2012, Alemanha no Mundial 2010. Vejam os casos da Espanha em 2008 e diante que chega de uma base de 2006 ou Uruguai na Copa América em 2011. França em 1998 e 2000, já vinha de trás também. Nós também chegamos longe do Mundial 2006, porque a base era a mesma de 2004 (que aí era nova mas usava a base do Porto).

    Portugal mantém a espinha dorsal, acrescentando um ou outro que até trazem mais qualidade à equipa.

    Cheira-me que ganhamos à Alemanha. Eles não me parecem estar no melhor momento, com muita indefinição em muitas posições. E nós estamos em crescendo a nível de confiança e cada vez mais sólidos.

    Amílcar.

  • Ricciardo
    Posted Junho 11, 2014 at 2:29 am

    Ok, feitos os testes

    A minha ideia da selecção continua a ser mais ou menos a mesma, temos os melhores jogadores longe de estar no seu melhor, com a excepção do Nani que está fresco que nem uma alface, Ronaldo é preocupante o facto de andar a esconder dores para jogar…

    Na baliza, apesar de eu achar que o Patrício é o melhor dos 3, Eu escolheria o Eduardo para ser o titular, porque creio que além de ser mais experiente e já ter um mundial nas pernas é um jogador que me parece que ganha folgo quando representa a selecção e que o faz com alma, valendo por isso um extra a nível de prestação… creio que deveria ser o homem da Baliza (mas entre ele e Patrício estamos bem)

    João Pereira é indiscutível embora eu goste bastante da competitividade e inteligência do Ruben Amorim
    Neto (até Pepe estar a 100% será uma muito boa parelha para o Bruno Alves que é nesta altura o defesa que está em melhor forma parece-me…)
    Fabio Coentrão é outro que parece estar muito bem fisicamente, esta fase final de época correu-lhe bem e está motivado!
    O William ainda anda tímido, precisa de fazer um ou dois jogos a titular para soltar-se, quando ele se soltar e mostrar o comboio de mercadorias que ele pode ser, esta selecção ganha ali um bloco a meio campo que será temível, digo isto porque o William mesmo a jogar tímido não é inferior ao Veloso, mas quando ganhar confiança é claramente um jogador superior… temos que lhe dar tempo

    Meireles parece-me melhor do que eu esperava, e dadas a falta de alternativas terei que me fiar nisso…

    Moutinho é outro que me pareceu hoje estar ok, regular e a pautar o meio campo

    Nani é para partir loiça toda e fazer um transplante de rins aos Alemães

    Ronaldo é o ou vai ou racha…. não há outra, e não me parece que esteja sequer a 80%, esta a jogar com dores, nota-se a caminhar como não dobra o joelho esquerdo da mesma forma, preocupante

    Entre Hugo Almeida, Postiga e Eder, o Postiga seria um bom avançado para jogar contra equipas acessiveis e com muita posse de bola, para jogar com a Alemanha creio que o Hugo Almeida poderia ser uma boa escolha, não por ter marcado dois golos hoje, mas porque já jogou na Bundesliga, é um jogador alto e forte fisicamente e que me parece que em termos de finalizaçao apesar de tudo, é superior ao Eder, que comparado ao Hugo Almeida só lhe ganha a nível de movimentação e de primeiro toque, mas como avançado de área, o Hugo Almeida é o menos mau… Postiga é mais um avançado móvel e o Eder é um jogador incompleto, é tipicamente o jogador que não teve formação e que só aprendeu a jogar mais tarde, e por isso nota-se algumas falhas no seu ADN de futebolista.

    • João Lains
      Posted Junho 11, 2014 at 6:09 am

      Menosprezar a selecção? Deve ter sido dos primeiros comentários do Ricciardo que eu levei em conta. Acho a ideia de retirar Rui Patrício da baliza um pouco descabida, mas também é certo de que não irá acontecer. Quanto ao resto, concordo com tudo e espero que o Ronaldo possa recuperar ao longo dos próximos dias. A minha aposta, e não é com base naquilo que vi hoje, para o ataque é Hugo Almeida, excepcionalmente para o jogo de estreia.

    • Rodrigo Morais
      Posted Junho 11, 2014 at 3:52 am

      Esta tive que comentar… Excelente comentário Ricciardo. Concordo com tudo, excepção feita ao Rui Patricio ( não percebo toda esta desconfiança quando ele teve uma grande prestração no ultimo Euro e é claramente o melhor dos 3)

      João Dias, com teorias da conspiração estás tu…

    • João Dias
      Posted Junho 11, 2014 at 2:44 am

      Preocupante…

      Será que vão ter de amputar a perna ao Ronaldo?

      Também me preocupa o Coentrão. Marcou o golo com o pé direito, quando o melhor pé dele é o esquerdo. Está a esconder uma lesão grave e jogou com muita dores. Preocupante…

      Há falta de alternativas. Só levámos 3 médios para o Mundial e os 3 jogam na Orangina… Muito mau.

      Desculpa o meu sarcasmos, mas para além de estares com teorias da conspiração com o Ronaldo, vê-se que tens prazer em menosprezar a seleção.

  • Luke Van Diesel
    Posted Junho 11, 2014 at 2:26 am

    A utopia de ver H.Almeida marcar 2 golos.
    A utopia de ver Varela fazer dois cruzamentos bons.
    O Nani motivado é preponderante.
    O Postiga mais uma vez a demonstrar o que sabe ou não sabe
    O Patrício a manter a média de golos sofridos por jogo
    Alguém diga ao William que se pode correr nos jogos da seleção

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 11, 2014 at 1:41 pm

      Não concordo, mas tudo bem no Mundial veremos o que se vai passar.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 1:20 pm

      Era uma expressão, pensei que ninguem ia levar a letra, mas da próxima eu digo sem usar estas expressões.
      Nós temos uma excelente defesa, das melhores do Mundial, e ter um GR com este rácio de golos não me parece que seja culpa dessa mesma defesa. Compare os números do Patrício aos guarda redes titulares todos e verá que é dos piores que tá no Mundial. E sim, o guarda redes vive de golos não sofridos assim como o avançado vive de golos.

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 11, 2014 at 12:57 pm

      Uma coisa é dizer que o William está lento, nisso eu concordo, outra é dizer que ele não corre, nisso já não concordo. Mas desde quando é que é o rácio que determina se um guarda-redes é bom ou mau, o homem pode estar o jogo todo a fazer grandes defesas mas apesar disso sofre um golo no qual não tem hipóteses, e pronto está tudo estragado tem de ir para o banco porque esse rácio aiai. Só lhe faço esta pergunta acha que o Eduardo deve ser titular ou não, acha que ele é melhor que o Patrício ? Antes de anunciarem os 23 quase ninguém punha o Eduardo na sua lista, agora fez um jogo de jeito e pronto. O Eduardo é aquele típico guarda-redes de bolada, se estiver em dia sim defende tudo, se estiver em dia não entra tudo.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:34 pm

      Não interessa, a defesa é igual à que o Eduardo teve e o rácio dele é muito melhor. O Patrício teve esse jogo bom, como teve o erro contra Israel que se não tivesse havido, tinha-nos posto diretamente no Mundial.
      O William está muito lento, o que é mau. Portugal precisava do William a jogar como no ínicio de época, para bem do nosso meio-campo. E não é andar à rabia, é simplesmente ser mais solto e rápido a pensar e a jogar

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 11, 2014 at 12:17 pm

      O Patrício sofreu 31 golos em 31 jogos, é verdade, mas vão lá ver quantos desses 31 golos foram sofridos por culpa dele. Ele não tem culpa se a defesa permite que isso aconteça. Vão lá ver o jogo das meias com a Espanha no Europeu, e depois digam-me que não foi o Patrício a carregar-nos até aos penaltys. A crítica ao William parece-me exagerada e com pouco sentido de ser, queriam que ele andasse ali a jogar à rabía era ? O homem ainda não joga como joga no Sporting mas isso não tardará a acontecer.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 11:31 am

      Então veja a jogada do livre que dá golo da Irlanda e fale mais da rapidez do Usain Bolt… perdão, do William.

      GG, eu critico quem tenho de criticar. William merece críticas, tal como merece o Paulo Bento por chamar o André Almeida e deixar o Antunes. Qual é o problema?

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 11:25 am

      Não é preciso correr à maluca. É preciso sim ter rapidez de execução e de pensamento, coisa que o William ainda não demonstrou na seleção.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 11:07 am

      Plenamente de acordo Zé Carlos, eu até cheguei a pensar no Coentrão para substituir o Ronaldo com o Antunes na esquerda. Infelizmente foi o André Almeida que não tem a mesma profundidade, mas pronto.
      E pensava o mesmo que si. Que a posição 6 com o William iria estar assegurada, mas vi já que me enganei e parece que o Miguel Veloso está tornar-se mais credível jogo após jogo

      Ricardo Cunha, obrigado!

    • GG
      Posted Junho 11, 2014 at 11:06 am

      Esta gente só olha a clubismos… Enfim, deixem eles serem felizes. Discordo totalmente de si, Luke Van Diesel.

      Assim também dá, pois o clubismo também se evidencia quando só serve para criticar alguns jogadores específicos. E esse rapaz, já se viu que o gosta muito de fazer.

    • vsn7647
      Posted Junho 11, 2014 at 10:56 am

      Depois de tantos anos a ver futebol , hoje aprendi como user Luke Van Diesel que o trinco tem de correr desenfreadamente secalhar como o Ramires ou Gelson Fernandes , e agora penso coitado do Pirlo do Patrick Vieira do Carrick e de outros tantos que sempre se pensou que eram grandes trincos e na verdade por ser lentos não prestavam .
      Mas já entendi , primeiro a velocidade e só no fim das prioridades o posicionamento e a leitura de jogo .
      Secalhar o posicionamento e a leitura de jogo agora inverteram papéis para a posição de lateral , só assim se explica a chamada do lento André Almeida e não por factores clubisticos como é obvio …

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:48 am

      Esta gente só olha a clubismos… Enfim, deixem eles serem felizes. Plenamente de acordo consigo, Luke Van Diesel

      Ricardo Cunha

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:25 am

      Aquando da convocatória , foram muitos os adeptos (nomeadamente sportinguistas) a colocar William num patamar estratosférico. Como ficou provado, o leitão Miguel Veloso tem de ser titular. William é muito macio, peca na recepção, joga demasiado com os centrais e falta-lhe muito para poder ser titular, essa é a verdade. Jogar no Sporting (com um plantel fraco e com jogos de semana a semana) é completamente diferente de jogar na selecção. Sinceramente, uma das posições que era aparentemente mais segura, parece-me agora uma das mais críticas no toca à competitividade e qualidade (superada apenas pela de ponta de lança).
      Com este jogo, ficou mais uma vez provada a capacidade de Amorim jogar a lateral, pelo que a convocatória de Almeida vem ganhando um significado cada vez mais inexplicável. Esperemos que para o ano esteja noutro clube e Antunes retorne à selecção, que tem qualidade para tal.

      Zé Carlos

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 9:00 am

      Vá aponte lá mais um errozinho ao André Almeida para inflacionar o seu ego. Para mim nem teve bem nem mal, o usual.
      Não disse que o Patrício deu um frango… Mas é dos titulares no Mundial, um dos que tem pior média e isso se queremos alguma coisa nunca pode acontecer.
      Vá o William correu que se farta, parecia o Yaya Touré, box to box natural. Estão mais satisfeitos ou posso continuar a dizer o que se passou?

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 4:18 am

      Afonso Teixeira, a do patrício é verdade, 31 jogos, 31 golos sofridos. Não que hoje tenha tido culpa no golo, longe disso.
      Mas a do william é certinha. O moço não se mexe.

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 11, 2014 at 3:15 am

      Gostei da sua reflexão sobre o Patrício, grande frango que ele deu hoje realmente. A do William também teve a sua piada.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 2:44 am

      Observação sobre o André Almeida não há?

      Crixus

  • João Lains
    Posted Junho 11, 2014 at 2:20 am

    Parece que o William ainda tem muito trabalho pela frente. Desde o início que não compreendi a convocatória do Rafa e o facto de não ter entrado de início em nenhum destes jogos, prova que esta pode ter sido uma chamada precoce e sem o impacto que Paulo Bento esperaria (é esta a minha convicção).

    Gostei particularmente das exibições do Neto, Amorim, Coentrão, Varela (teve boas iniciativas e entendeu-se muito bem com Amorim), Hugo Almeida (afinal fez dois golos), Ronaldo (é pena que tenha ficado em branco). Meio-campo também esteve a bom nível, na segunda parte não prestei tanta atenção ao jogo e é uma pena que aquele golo tenha sido anulado, é uma jogada brutal.

    P.S: Gostava de ter visto Coleman e McCarthy em acção e outros elementos como Pilkington, Long ou Keane, mais tempo em campo.

    • JF
      Posted Junho 12, 2014 at 8:49 am

      Se é pequena então o que dizer dos que festajem insucessos do Benfica ou dos muitos que andam aqui a desejar que o André Almeida faça maus jogos na selecção só para o poderem criticar e deitar abaixo. Todos ofendidos por o "Super" Adrien e o "Super" Cedric não irem ao Mundial.

      Só para que conste e sem qualquer ironia, eu não levava o Andre Almeida. E sim levava o Adrien.

    • António Oliveira
      Posted Junho 11, 2014 at 4:42 pm

      Uma grandeza pequenina

    • JF
      Posted Junho 11, 2014 at 1:07 pm

      Este tipo de comentários demostra bem a grandeza do Benfica

    • Road Master
      Posted Junho 11, 2014 at 9:14 am

      Por mim o William pode continuar a passear na selecção é de maneira que se vai poupando para a próxima época. Metam os André Almeida's e os Rúben Amorim's que ganharemos o mundial.

      Portugal Sempre.

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 4:20 am

      Sim, estes 20 minutos do Nani valeram mais do que os últimos 10 jogos dele na selecção

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 2:43 am

      Essas futurologias de que vai atingir top mundial, ou de nunca vai ser ninguém… Não estamos cheios de exemplos que no futebol isso nunca é certo?

    • João Lains
      Posted Junho 11, 2014 at 2:43 am

      Exactamente César, a minha análise vai um pouco de encontro à performance durante a primeira parte. Por isso, é normal que tenha dado maior ênfase à exibição do Varela durante este período, e nem tenha falado no Nani, que me pareceu francamente melhor em relação aos outros encontros de preparação.

      Eu não estou a colocar o potencial do Rafa em causa, só não acredito que ele esteja num ponto de maturação que lhe permita ter o impacto no campeonato do mundo que todos nós ansiamos. Mas talvez nem seja necessário que isso aconteça, porque tem à sua frente o Nani, o Varela e o Vieirinha. O facto de poder ser utilizado a médio ofensivo, para mim é uma treta, acredito mais que nem sequer será utilizado nesta fase final.

    • João Dias
      Posted Junho 11, 2014 at 2:31 am

      Fui e sou a favor da chamada do Rafa.

      Trata-se de um jovem com um potencial tremendo e que atingirá o top mundial.

      Mas, sim, gostava de o ter visto a somar mais minutos.

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 2:30 am

      O Varela esteve parcialmente bem. Porque na segunda parte, falhou domínios básicos. Bem na primeira parte, mal na segunda.

  • Bruno Dias
    Posted Junho 11, 2014 at 2:20 am

    Bem, no meu ponto de vista há 2 notas claramente distintas a destacar. A primeira nota vai para o comentador da RTP. Confesso que das coisas que me dá mais prazer a assistir jogos nas fases finais são os grandes comentadores que por norma temos nestas alturas. Não sei se o senhor comentador é recorrente na RTP, eu pelo menos não tenho ideia que ele já tenha comentado muitos jogos. É muito muito mau, a todos os níveis, comentários, análise do jogo, erros de pronúncia, erros nos nomes de jogadores, etc etc. Espero que mudem já no 1º jogo.
    Quanto ao jogo em si, foi uma batalha contra mecos, além de serem fracos encararam o jogo como um passeio mas ainda assim dá para tirar alguns apontamentos:
    – Defesa mais uma vez competente (o golo podia ser evitado com mais concentração), Neto a mostrar e a ser dos melhores desta fase de preparação, temos um 3º central de luxo. Coentrão a mostrar o que todos sabem, a lateral esquerdo com confiança é dos melhores do mundo. Incrível o pulmão que tem, mesmo no fim do jogo ainda dá um sprint que quase dá em golo. Rúben Amorim é isto. Não joga mal. Pelo contrário, joga sempre bem e muitas vezes, joga muito bem. Seja em que posição for é um jogador impressionante taticamente. Claramente uma séria opção para o meio campo e em jogos onde não haja tanta preocupação defensiva, a jogar a lateral acrescenta muita qualidade na posse de bola.
    – No meio campo o que retirei claramente foi a estranheza do William Carvalho no grupo, parece um pouco à parte e sem confiança, muito nervoso e lento com a bola nos pés. Espero que perca esta timidez porque me parece que vai ser titular.
    – Moutinho e Meireles já se conhece, com Ruben Amorim sempre aqui à perna.
    – Mesmo com o jogo de hoje nota-se claramente que o Ronaldo joga com dores e muito dificilmente estará a 100%, espero estar enganado. Ainda bem que tivemos o Nani a recuperar a forma. O Varela é o que todos sabem, ou é 8 ou 80. Passa de uma excelente 1ª parte para uma péssima 2ª. Temos ainda Vieirinha e Rafa.
    – Na frente e não apenas pelo jogo de hoje penso que, exclusivamente neste jogo contra a Alemanha, o titular deveria ser o Hugo Almeida por aquilo que acrescente defensivamente. O homem pode não ser um prodígio técnico, no entanto ninguém o pode acusar de falta de vontade e de não deixar em campo tudo que tem. Com o Ronaldo nestas condições ele até na ajuda ao Coentrão esteve bem, juntando à capacidade física da Alemanha penso que seria a escolha mais acertada. Para mim Postiga parte claramente em último. Completamente sem ritmo, a falhar passes a cada vez que toca na bola, fisicamente muito fraco. Superior aos outros com a bola nos pés, mas afastado da baliza, o que não é vantagem nenhuma para nós.
    Venha daí o Mundial, penso que tivemos uma boa preparação apesar de também concordar que este adversário foi um erro de casting.

    • Michael Santos
      Posted Junho 11, 2014 at 4:58 pm

      Boa analise, concordo em tudo! Só espero que os comentadores sejam outros durante a copa! Ruben Amorim esteve mt bem, William está timido!

    • van Basten
      Posted Junho 11, 2014 at 3:16 am

      Completamente de acordo quanto a Paulo Sérgio. Não me lembro de nenhum comentador dos jogos da selecção na RTP pior que este. É simplesmente horrível. Não tem conhecimentos, não tem competência, não tem sentido de humor (apesar dele provavelmente não concordar), não sabe 'estar' no futebol. Faz-me lembrar a Cláudia Lopes nos programas da Liga dos Campeões da TVI. E o que mais me frustrou hoje foi o constante pensamento que vamos ter de levar com ele pelo menos em todos os jogos da selecção no Mundial (e o Carlos Daniel também deveria estar lá no lugar do Tadeia, mas com o espetáculo dantesco que é Paulo Sérgio, isso acaba por ser um mal menor).

      Que saudades de Paulo Catarro.

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 2:31 am

      Ao menos ficamos a saber quem é o Ro-Ro e que o enemenem vai lá cantar

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 11, 2014 at 2:18 am

    rui patricio- bem nas saidas, mas pareceu-me algo mal batido no golo. a bola nao vai com muita força, e vai mais ao menos para o meio da baliza. parece-me mal posicionado.

    o quarteto defendivo nao teve mal. destaque para coentrao e para ruben amorim. o 1º porque esteve em 2 golos, e o 2º porque mostrou ser uma boa alternativa para jogar a direita, e acaba por ser ele a começar o 1º golo.

    wiliam- continua a desiludir na seleçao. nao posso dizer que tenha jogado mal, mas bem tambem nao o fez. lento, faltoso, a fazer o que eu ja tenho vindo a criticar nele, sempre a jogar para tras, quando para a frente eram passe para jogadores mais que marcados ou entao eram passes simplissimos, nao cria desiquilibrios, e tambem foi algumas vezes batido facilmente. preocupa-me um bocado a maneira como e batido com fintas de corpo, pois se apanharmos a espanha, isto e meio caminha andado para uma possivel derrota.

    de resto o meio-campo nao esteve mal, raul meireles melhor que moutinho, preocupa-me um bocado e os livres de joao moutinho (depois do que fez contra o mexico…), onde nenhuma bola ia para onde estavam os jogadores da seleçao, parecia mal trabalhado, talvez seja pela ausencia de bruno alves.

    ronaldo acaba por estar ligado a 2 golos, mas nao foi muito feliz. sei que nao esta a 100%, mas espero que no mundial se deixe das tretas das simulaçoes so para ter o seu livrezinho.

    varela- capaz do melhor e do pior. 2 assistencias, mas depois tem 2 oportunidades incriveis desperdiçadas, uma a passe de ronaldo , outra de amorim ondem decide muito mal.

    hugo almeida- sempre achei que era superior ao postiga, nao e propriamente um grande jogador, mas hoje ate fez um jogo bom.

    nani- grande entrada. gostei muito das suas combinaçoes, sobretudo com coentrao. uma pena aquele golo anulado.

    contra a alemanha acho que o PB devera por o wiliam e o veloso, pois e uma tactica mais defensiva. pois, duvido que se fosse um jogo mais acessivel wiliam jogasse. como ja tenho vindo a dizer, sempre que na seleçao jogou o veloso em conjunto com o wiliam, ou os dois em alturas diferentes, o 1º foi sempre superior.

    gostava de ver, contra as equipas mais acessiveis, um 4-4-2, com nani – ronaldo- eder- vieirinha. assim teriamos a continuidade da dupla coentrao-nani que me impressionou hoje, mais a eficacia de cr, na sua posiçao.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 11, 2014 at 7:28 pm

      manuel luis e obvio que foi um erro de amador por parte da nossa seleçao, e que quem nao estava a marcar foi mais culpado, mas isso nao iliba o patricio de culpas

    • Manuel Luís
      Posted Junho 11, 2014 at 1:22 pm

      Mosqueteiro, posso te dizer enquanto antigo guarda redes que para mim Rui Patrício é o menos culpado no lace do golo.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 1:11 pm

      João Teixeira, aconselho a ver o lance de novo. Dá claramente para ver que ele estava descaído para o poste esquerdo, tanto que se encostou lá para fazer a barreira e só se mexeu dois passos

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 11, 2014 at 11:54 am

      galileu eu tambem gostava de ver esse meio-campo, mas era num particular para ver como corria. no mundial, so teremos 3 jogs para passar, e como ja disse, nao e tempo de experiencias. muito menos contra a alemanha. de qualquer das maneiras eu gostava de ver o ruben a titular, quando passou para o meio-campo foi superior aos que la estavam.

      miguel o facto do lance ser ridiculo nao iliba o patricio. toda a equipa esteve mal, mas o patricio esta incluido neste grupo.
      eu andei a cascar no miudo? so disse que o estavam a sobrevalorizar, mas nunca disse que era mau jogador. a diferença e que ele quando fazia um jogo mediano elevavam-no a deus. sempre disse que era bom e tinha potencial, mas que estavam a exagerar, e mantenho a minha opiniao. desculpa se nao partilho a vossa opiniao, segundo a qual ele e melhor que o matic, e o fernando.
      ja agora, o raul meireles e papado de forma ridicula? o meireles foi a queima porque alguem se esqueceu de marcar. mas agora, quem e que fez a falta ridicula?

      nuno tens razao, o moutinho tambem pouco fez. mas estar a discutir quem foi o pior ou segundo pior acaba por confirmar o que disse do wiliam. eu no meu comentario digo que nenhum jogou mal, mas tambem nao jogaram bem.

      luke concordo. um passe para o lado e a bola seria dele.

      joao teixeira- nao estava no centro. o moutinho e o meireles nao estiveram bem, mas o meireles ate entrou bem, e o moutinho, pode nao ter feito muito, mas a nivel de recuperaçao, e em termos de construçao de jogo fez tanto como o wiliam.

    • João Teixeira
      Posted Junho 11, 2014 at 9:35 am

      O Patrício esta no centro da baliza quando esta é rematada a apenas 5 metros se tanto dele o que torna quase impossivel a defesa quem nao viu que reveja. Quanto ao william ser pouco influente nao concordo tanto o Moutinho como o Meireles tiveram pessimos, se queres saber o william foi o melhor do meio campo na primeira parte. Mas o intocável Moutinho ja ninguém fala… vai se la saber!

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 9:07 am

      Acrescento, a culpa é de toda a equipa por a falha de atenção, mas sim o Patrício tava mal colocado… Ele tava a fazer a barreira e não se mexeu do poste quase, se ele tivesse mais para o centro o remate ia para ele

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 9:05 am

      Também podiam dizer que o golo nasceu de uma falta estúpida de sabe-se lá quem… E não foi o André Almeida

    • Nuno
      Posted Junho 11, 2014 at 6:19 am

      Como é possível dizer que o william foi o jogador que menos acrescentou quando o Moutinho praticamente não tocou na bola na primeira parte? Ele não esteve realmente bem, mas dizer o que o motoqueiroslb disse é demais.

    • Miguel
      Posted Junho 11, 2014 at 4:01 am

      o Patrício está mal colocado?
      desculpas?

      enfim…dizes que o lance é ridículo e depois culpas o Patrício quando a culpa é de toda a equipa que estava desconcentrada e depois do raul meireles que é papado duma maneira ridícula também…mas o normal é a culpa ser do Patrício..aliás..é sempre

      o William foi o que menos acresceu?depois não é mania da perseguição…que ideia a minha…andas-te a cascar no miúdo a época inteira, mas não é mania da perseguição…

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 11, 2014 at 3:15 am

      Eu gostaria de um meio-campo com Moutinho, Meireles e Amorim mais recuado. Fica um meio-campo mais intenso, sabem todos defender, sabem todos atacar. Lançam bem as bolas e são todos extremamente competitivos. Ficamos melhor servidos em posse e intensidade. Meio-campo mais inteligente e otimizado para lançar contra-ataques.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 11, 2014 at 3:02 am

      obrigado silva. e uma pena quanto as simulaçoes. houve la umas faltas que o arbitro so marcou porque era o ronaldo. um jogador desta categoria so fica prejudicado com estas atitudes.

      sim miguel, e a perseguiçao ao sporting, sim, porque eu so falo de jogadores do sporting. nao tenho culpa que para mim o wiliam tenha sido o que menos acrescentou.
      quanto a andre almeida na minha opiniao nem devia la estar, e hoje com amorim a direita, acho que ate ficou provado que AA nem e a 2º opçao.

      mas se mencionaste o AA, porque nao mencionaste o beto, o pepe, o veloso, o postiga, o vieirinha, etc? tambem jogaram e eu nao falei deles. alias, de substituiçoes so falei da do nani, porque foi uma boa partida

      miguel eu estava a analisar o jogo por jogador, e esqueci-me de falar desse lance, mas ja esta no comentario acima do seu. o patricio, a meu ver, esta mal colocado. eu digo o que vejo. mas essa mania de arranjar desculpas roça o ridiculo. ate pode discordar de mim, mas sempre que o patricio comete um erro e com cada desculpa. ja contra a suecia foi que o livre tinha sido com muita força… por favor.

    • Miguel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:34 am

      para variar…as críticas vão sempre para os mesmos..será por causa do clube de origem?curioso mesmo é não falar no andré almeida…mas percebe-se

      diz que a culpa do golo sofrido é do Patrício…eu gostava era de saber como é que uma selecção experiente como a nossa, deixa-se ser batida num lance daqueles…estavam todos juntos à volta da mesa a ver o jogo da sueca?mas claro..isto também não critica..interessa mesmo é criticar o guarda-redes porque não defendeu uma bola rematada a 1/2 metros de distância dele…mais do mesmo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 11, 2014 at 2:27 am

      ja agora, o golo sofrido e ridiculo. no mundial nao pode haver estas falhas de concentraçao

    • Silva
      Posted Junho 11, 2014 at 2:25 am

      Faço-te uma enorme vénia, por teres tocado num assunto que é Tabu aqui em Portugal. As simulações do Ronaldo.

      De resto, concordo em tudo. Só destacaria também a bela exibição do Neto.

  • César
    Posted Junho 11, 2014 at 2:12 am

    Gostava bastante que ca aparecessem os que criticaram a seleção num amigável por ter empatado. Queria saberse agora estão em êxtase com este resultado… Num amigável!
    Ainda assim, este jogo foi muito, mas muito atípico. O Varela a acertar cruzamentos? Hugo Almeida a marcar? Dois ainda por cima?!
    Gostei que o pepe, o meireles e o ronaldo tenham entrado em jogo. A ver se estarão ao máximo no mundial. Nani entrou bem, mas pode melhorar e muito!

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 4:13 pm

      Para mim também tendo em conta as opções ao nosso dispor, se bem que no jogo contra o Mexico gostei bastante da atitude do Eder, mas claro contra a Alemanha mais vale termos o Almeida que é um avançado possante contra as torres germânicas.

      Francisco TM

    • I.C.E.
      Posted Junho 11, 2014 at 2:09 pm

      Está certo ;) De qualquer das maneiras, para mim ele é a escolha mais óbvia e acertada para jogar contra a Alemanha como avançado-centro.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:47 am

      I.C.E. , penso que seja fácil denotar uma figura de estilo no meu comentário. ironia I.C.E. ironia….

      Francisco TM

    • I.C.E.
      Posted Junho 11, 2014 at 9:36 am

      Francisco TM, se não se recordar de um único remate do Hugo Almeida, veja no youtube o golo dele contra o Internazionale de Milano, que até foi considerado um dos melhores golos da liga dos campeões de sempre.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 8:38 am

      Realmente é estranho, nunca tinha visto o Hugo Almeida a marcar um golo, aliás não me lembro de ele rematar uma vez sequer durante a sua carreira.

      Francisco TM

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 2:25 am

      Queria dar destaque à exibição do amorim, jogou muito bem. William penso que tenha sofrido pelo nervosismo, ainda assim, não jogou mal.

  • fcp4ever
    Posted Junho 11, 2014 at 2:09 am

    É verdade que a Irlanda tacticamente é fraca e permite jogos partidos e cheiosde espaços e é neste ambiente que somos bons. Foi um bom jogo, bons passes, boas jogadas, tranquilidade qb, só faltou mesmo o melhor Ronaldo. Força Portugal!

  • Miguel
    Posted Junho 11, 2014 at 2:04 am

    bem…não sei como é possível alguém criticar a chamada do Nani…hoje foi só dos melhores em campo

    mais incrível é, quem critica a sua chamada e defende a chamada do andré almeida…deste já nem vale apena falar

    venham de lá os jogos a doer, com Ronaldo e Nani em grande…se não forem estes a decidir jogos, não vai ser um hugo almeida de certeza

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 11, 2014 at 8:55 am

      Uau…O Nani fez um bom jogo depois de 25 ou 30 medíocres,e frente a um colosso mundial,bola de ouro para o Nani.

  • Andre Carmo
    Posted Junho 11, 2014 at 2:04 am

    Gostei muito da entrada do nani! espero que cresça ainda mais! muitos falam do ronaldo, mas precisamos de um nani em grande neste mundial!
    Força Portugal

  • João Dias
    Posted Junho 11, 2014 at 2:03 am

    Excelente exibição.

    Gostei bastante da qualidade de jogo, com o futebol envolvente, dinâmico e alegre.

    Estou bastante confiante que faremos um excelente Mundial.

    E há que constatar o facto de ao contrário de 2010 e 2012, dos 23 convocados, todos eles são jogadores credíveis e que dão garantias… Já não precisamos de ter Micaeis, Oliveiras, Custódios e Migueis Lopes, o que atesta bem do acréscimo de qualidade que se verificou na seleção.

    Sublinho, também, que ganhámos a adversários de bom nível e com qualidade, ao contrário de outros que se entretêm a vencer Jamaicas e El Savadores.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:44 am

      Veremos no Mundial então

    • João Dias
      Posted Junho 11, 2014 at 2:37 am

      Luke,

      O que disseste, também se aplica a Portugal…Basta trocar a Jamaica pela Irlanda que é muito superior.

    • Miguel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:35 am

      "a DD o andré almeida é melhor"…melhor que quem?que o defesa direito da Irlanda?também não é difícil

    • vsn7647
      Posted Junho 11, 2014 at 2:35 am

      Também não é dificil ser superior ao André Almeida JN !

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:27 am

      A França é que está a jogar muito e bem, não é tudo falta de qualidade da Jamaica

    • João Dias
      Posted Junho 11, 2014 at 2:24 am

      Mas é superior à Jamaica, como já vimos a França jogar…

      A DD o André Almeida é melhor, mas a DE, dou-te razão.

    • Silva
      Posted Junho 11, 2014 at 2:21 am

      Também ficou iludido com a vitória sobre o México? A Bósnia também o havia feito, uns quantos dias antes. E também com esta vitória sobre uma Irlanda, sem capacidade defensiva nenhuma?

    • César
      Posted Junho 11, 2014 at 2:17 am

      Jogamos contra a Irlanda… Não é propriamente top mundial. E o Miguel Lopes é melhor que André Almeida, portanto aí até perdemos.

    • JN
      Posted Junho 11, 2014 at 2:17 am

      No dia que o Miguel Lopes for inferior ao André Almeida o futebol passa a ser jogado com uma bola oval e não redonda.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 2:10 am

      Há um que não me parece nem me perto nem de longe ao nível dos outros: André Almeida. A nível ofensivo pouco acrescenta e defensivamente, onde teoricamente deveria ser mais forte, tem estado mal. Ainda hoje foi comido agora no fim, dentro da área, por um irlandês. De resto, concordo.

      O golo anulado ao Nani é espectacular e só vem provar que quando queremos também sabemos jogar à bola.

      Ricardo Nogueira.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:09 am

      A Irlanda é fraquíssima.

    • Mah Med
      Posted Junho 11, 2014 at 2:06 am

      Miguel Lopes e superior ao Andre Almeida

  • Tiago Alves
    Posted Junho 11, 2014 at 1:55 am

    Hugo Almeida bota de ouro do Mundial 14.
    Varela destes cruzamentos não fazia no Porto…
    Nani está a cada vez melhor, mas com estes defesas até o Varela é jogador.

    Este McGeady é o jogador mais entusiasmante que conheço, tem um drible estonteante!

Deixa um comentário