Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal já fez mais pontos esta época que em 2016-17

Vai ser a melhor época dos últimos 5 anos? Ainda falta uma jornada e pelo menos o Sporting e SC Braga vão estar na próxima fase. Por outro lado, também será complicado nos próximos tempos termos um contexto tão favorável (ter as 5 melhores equipas de Portugal na fase de grupos… por norma algumas caem nas eliminatórias, e a partir de 2021 vamos passar a dividir por 6).

Semana muito positiva para o Ranking de Portugal na UEFA. Sporting e FC Porto venceram os respetivos jogos, enquanto Sp. Braga. V. Guimarães e Benfica empataram, o que permitiu à nossa Liga distanciar-se ainda mais da Rússia. Portugal tem agora 47,249 pontos, contra 45,216 dos russos. Até agora os lusos amealharam 8.100 pontos, mais que por exemplo toda a época 2016-17 (8,803 pontos). Recorde-se que se Portugal conseguir manter o actual 6.º lugar, terá três equipas na Champions em 2021/22 e seis vagas no total das provas europeias.

51 Comentários

  • Wonderkid
    Posted Novembro 29, 2019 at 10:27 am

    Era muito importante que conseguíssemos fazer, pelo menos, 12.000 pontos esta época. Que seja para continuar assim

  • gperuzzi
    Posted Novembro 29, 2019 at 9:12 am

    É para continuar.
    Vamos para a final da Liga Europa com duas equipas portuguesas.
    Obviamente que quero que o Sporting seja uma dessas equipas :P

  • Gil Rodrigues
    Posted Novembro 29, 2019 at 8:05 am

    Por muito bonita que seja esta situação: o nosso campeonato continua a ser medíocre. Só porque há outros bem piores, não quer dizer que seja perfeito. Este ano tivemos a “sorte” das 5 equipas com melhores condições e estrutura irem às competições europeias e isso reflectiu-se na pontuação. Basta que haja uma equipa que, num ano que corra tudo bem e consiga o apuramento para a LE, mesmo não tendo a mínima dimensão/capacidade para isso, venha de lá com zero pontos, e estrague as nossas contas totalmente.

    Os adeptos de futebol são do mais volátil que existe, passam do 8 ao 8000 em questão de segundos. Essencialmente é isso que prejudica o nosso futebol: mesmo os mais conhecedores sucumbem à paixão irracional (clubite) e deixam de ser minimamente objectivos. Não podemos continuar a querer mudar de treinador a cada 3 meses, de acordo com os resultados, trocar de presidente a cada 6 meses e, mesmo assim, querer manter os adeptos de claque “ad eternum”, pior perpetuar os dirigentes que reflectem o pensamento desses “grupos organizados de adeptos”.

    Uns dias perde-se, outros ganha-se, mas não podemos deixar de seguir uma linha de crescimentos sustentado e, essencialmente, de acordo com a dimensão do nosso mercado. Mas não podemos aceitar que o nosso futebol continue como está:
    – demasiadas equipas medíocres, sem apostas sustentadas
    – total desresponsabilização dos dirigentes, quer pela gestão danosa dos dinheiros dos clubes como a sua comunicação cconflituosa
    – federação e liga totalmente ineptas para gerir e proteger os jovens valores (que são os maiores activos do futebol português)
    – ausência de controlo da veracidade da informação que circula na comunicação social.
    – culto dos paineleiros, que são verdadeiros terroristas comunicacionais.
    – utilização dos jogadores emprestados, ou cedência de parte do passe, como forma de controle dos clubes pequenos.
    – política do eucalipto, para retirar os melhores jogadores de “meio de tabela” das equipas mais adaptadas ao seu potencial.

    Houvesse mais seriedade no nosso futebol (ao estilo da BPL) e o nosso país, dentro das limitações do nosso mercado, estaria regularmente no lugar logo a seguir às BIG5 de uma forma sustentada.

    • Knox_oTal
      Posted Novembro 29, 2019 at 10:49 am

      Muito boa reflexão!!! Estou de acordo essencialmente com tudo!

      Saudações Desportivas

    • DYI
      Posted Novembro 29, 2019 at 9:25 am

      Desculpa lá mas não percebo essa. De facto há campeonatos bem piores( todos aqueles que estão atrás de nós). Sabes quem é que tem campeonatos melhores? A Espanha, a Alemanha, a Itália, a Inglaterra, e a França. O país mais pequeno destes 5 tem 4.5 vezes mais habitantes que Portugal. Esta mania de dizer que somos um campeonato medíocre como se os outros é que estivessem a fazer tudo bem. Podemos não ter um grande campeonato, mas fora os inalcançáveis big 5 ninguém é melhor que nós.

      • oMeuUserName
        Posted Novembro 29, 2019 at 10:31 am

        Uma coisa é ter equipas capazes de fazer pontos nas competições europeias, outra é essas equipas estarem inseridas num bom campeonato… Isto não mede em nada a qualidade dos campeonatos, mede a qualidade das equipas. Se fores a ver, quantas equipas pontuaram por Portugal nos últimos 5 anos? O que é que a qualidade do nosso campeonato do top5 para baixo tem a ver com os pontos que fazemos na UEFA quando é muito raro uma equipa extra-top5 (ou extra-top4, visto que o Vitória também não é presença assídua) estar presente na fase de grupos?

        Mas claro, isto é um bocado a discussão da definição do que é um bom campeonato ou não, e isso é um bocado subjetivo…

        • DYI
          Posted Novembro 29, 2019 at 11:19 am

          Mas isso vai ao encontro do meu ponto. Como é que num país com 10.000.000 de habitantes queres ter 18 equipas numa primeira liga e esperar alguma coisa que não estádios vazios e equipas medíocres? Mas a verdade é que mesmo assim somos melhores do que os que estão atrás de nós. Reconheço que o campeonato tem muitas falhas mas continuamos a ter uma presença europeia muito maior do que seria de esperar por parte de um país com os problemas económicos, população e dimensão do nosso.

          • oMeuUserName
            Posted Novembro 29, 2019 at 2:27 pm

            Se calhar, se 90% dos adeptos de futebol não estivessem distribuídos apenas por 3 clubes, os estádios não estavam tão vazios, havia mais interesse nas equipas mais pequenas (por terem mais adeptos) e por conseguinte as receitas e a qualidade aumentavam. Vai ver a classificação do campeonato belga, que nos últimos 5 anos teve 4 campeões diferentes, e o número de habitantes é em tudo semelhante ao nosso… É um problema cultural, de fundo… As pessoas em Portugal gostam de quem ganha e de quem é mediático, e a imprensa portuguesa só dá destaque a quem tem pessoas e ganha, é um ciclo vicioso.

        • Gil Rodrigues
          Posted Novembro 29, 2019 at 11:05 am

          Basta pensar que um campeonato mais competitivo, implica uma maior exigência em todos os jogos, às equipas que participam nas competições europeias. logicamente, se estão inseridos num ambiente mais competitivo, serão mais capazes de lidar com os desafios das competições europeias.

          Basta pensar que as equipas inglesas estão a dominar a Europa… e que as equipas que andam a “bater em mortos” PSG, Juve, Bayern (2 últimos anos mais fraco) não conseguem fazer nada relevante.

          • oMeuUserName
            Posted Novembro 29, 2019 at 2:34 pm

            O argumento faz sentido, mas tendo influência, não é assim tão linear. Se por um lado a competitividade aumenta a intensidade e o rendimento, por outro lado provoca desgaste. E tens o exemplo do City dos 100 pontos que nessa época se ficou pelos quartos da Champions, e por outro lado a Juventus de passeio em Itália que foi à final da Champions em 2015 numa época em que foi campeã com 17 pontos de avanço.

            Tanto se pode argumentar que a competitividade interna aumenta as possibilidades de vitória fora de portas como se pode dizer que poder rodar jogadores nas competições internas os deixa mais frescos para as competições internacionais, porque tens exemplos dum lado e do outro.

      • CarlosSL
        Posted Novembro 29, 2019 at 10:14 am

        França não é de todo inalcançável caso haja direitos televisivos partilhados e os 2 grandes parem de ser presididos por incapazes

        • J Silver
          Posted Novembro 29, 2019 at 10:54 am

          Os dois grandes? Gostei

          • E o que temos
            Posted Novembro 29, 2019 at 11:41 am

            Qual é a duvida no que ele disse?

            • J Silver
              Posted Novembro 29, 2019 at 11:46 am

              Existem 3 grandes em Portugal, por muito que um esteja em crise. A dimensão de um clube não é só reflectida nos campeonatos ganhos e no assunto em questão ainda menos, já que estamos a falar de direitos televisivos, cujos valores dependem da procura e neste caso o Sporting tem adeptos e história ao nível de um grande português. Queres conversar sobre isso?

              • CarlosSL
                Posted Novembro 29, 2019 at 12:33 pm

                E já agora, talvez me tenha explicado de forma confusa quanto aos direitos. O que eu defendo é um distribuição mais justa para tornar os pequenos mais competitivos, visto que sem eles não há campeonato. O tamanho de um clube não se mede pelos adeptos mas pelo palmarés, a procura é uma falácia porque se jogassemos sempre só os 3 uns contra os outros morriamos de tédio

              • CarlosSL
                Posted Novembro 29, 2019 at 12:30 pm

                Estás a ofender-te com algo que não tem de todo esse intuíto. O Sporting é exponencialmente maior que todos os clubes em Portugal menos….2. Históricamente criou-se uma dinâmica de “há 3 e há os outros”, mas os anos passam e as coisas mudam. O Porto por exemplo entra nesse grupo em meados dos 70/80. A história é dinâmica e devemos ajustar realidades e discursos ao que se vai passando. Mencionar 2 grandes não implica colocar o Sporting ao nivel dos pequenos, implica apenas dizer que não se pode comparar aos outros 2 nos últimos 30/40 anos.
                Se queres que te seja franco, não acho que alguma vez tenhamos tido 3 grandes, sempre tivemos 2. Primeiro Benfica e Sporting, agora Porto e Benfica.

                • J Silver
                  Posted Novembro 29, 2019 at 12:49 pm

                  Respeito essa opinião mas não concordo. Sempre tivemos 3 grandes, de quem se espera que ganhem o campeonato todos os anos. Senão, segundo esse prisma, o Benfica entre 94 e 2004 também não era grande devido à enorme crise em que esteve. Nos últimos 18 anos o Sporting não foi assim tão poucas vezes à Champions (6 vezes em 2º lugar) e fez três ou quatro boas campanhas na Liga Europa, bem como esteve MUITO perto de ser campeão por duas vezes (uma não foi por causa de um golo com a mão e outra por causa de um falhanço de baliza aberta). Pelo meio ainda amealharam 4 taças, 2 taças da liga e 3 supertaças.

                  As dinâmicas mudam, sim, mas acho que não faz sentido ver o futebol português como 2 + 1 + o resto. São sempre 3 e ao longo de mais de 100 anos de história esses três vão alternando o sucesso entre si, com flutuações medidas em décadas.

                  • Bruno Cunha
                    Posted Novembro 29, 2019 at 1:36 pm

                    Podes me explicar porque é que o campeonato foi perdido com o golo com a mão? Não tenho idade para me lembrar desse campeonato com clareza.

                    A razão para o Sporting ter perdido um campeonato é ter sofrido um golo ilegal aos 40 minutos, num jogo a 16 de Setembro?

                    Tem que haver mais alguma história por detrás disto.

                    • J Silver
                      Posted Novembro 29, 2019 at 2:25 pm

                      É tão simplesmente isso. Perdemos um jogo por um 1-0 com um golo num canto marcado com a mão. No fim do campeonato ficámos a um ponto do Porto. Com a igualdade pontual o Sporting ganhava pelo confronto directo.

                      Enfim são tudo “ses”, apenas quis referir isso para demonstrar que mesmo em crise tivemos duas épocas em que não fomos campeões por detalhes mínimos

                    • E o que temos
                      Posted Novembro 29, 2019 at 2:47 pm

                      Exacto, numa epoca de 9 meses o sporting perdeu um campeonato por um jogo em setembro. Nao estas a visualizar aqui a falta de logica pois nao?

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Novembro 29, 2019 at 5:44 pm

                      a lógica é que o que os fez perder o campeonato foi um jogo contra o Benfica (é sempre o culpado de tudo o que lhes acontece).

                    • J Silver
                      Posted Novembro 29, 2019 at 4:08 pm

                      Aprende a interpretar. Claro que muitas outras coisas poderiam ter acontecido. Mas eu disse, e volto a frisar, que foi por detalhes mínimos que o Sporting não ganhou esses dois campeonatos, o que sustenta a tese de que apesar de ser um clube em crise, o facto de ser um “grande” torna-o sempre um candidato.

                      Mas tu já perdeste o foco do assunto inicial, que era considerar o Sporting um grande ou não. Em vez de te limitares a contra-argumentação monocórdica, porque é que não tentas tu próprio desenvolver uma opinião sustentada em como o Sporting não é um grande? Isto tendo em conta tudo o que já escrevi sobre o assunto. Parece-me que preferes rebater argumentos simples que nem sequer são o cerne do meu raciocínio.

                  • CarlosSL
                    Posted Novembro 29, 2019 at 1:03 pm

                    Também respeito e entendo o que dizes (sem ser a questão da mão ahah essa de pegar num erro e definir uma época por ele não cola para mim). Só que tu próprio ao discordar dás me razão sem querer :) Mencionas 10 anos do Benfica, isso é um ciclo mau, calha a todos. O Sporting está numa dinâmica diferente, é um clube com manifestas dificuldades em ser campeão em quase metade da sua história.
                    Só posso falar por mim, mas o que te vou dizer é 100% sincero, eu não espero sempre que o Sporting possa ser campeão. E sabes como isso se sente como rival? eu preocupo-me em saber se o Benfica perdeu pontos, já o Sporting tenho sempre aquele feeling de “se não foi esta semana será na próxima”.
                    Agora que têm uma massa adepta enorme e que o problema tem solução, isso é inquestionável

                    • J Silver
                      Posted Novembro 29, 2019 at 2:36 pm

                      O Sporting tem 113 anos de história e durante 80 não teve problemas em ser campeão, isso não é metade. Mas entendo o que dizes em relação ao “feeling”, claro que eu também o sinto (mas deste lado ahah). E eu sei que foi um ciclo, por parte do Benfica. Era precisamente aí que queria chegar. O ciclo do Sporting infelizmente está a durar mais tempo, tal como o Porto teve o seu entre os anos 40/50 até aos 80 (sim, porque nos primeiros 6, campeonatos o Porto ganhou 3).

                      É claro que durante este ciclo actual tens sempre mais receio do Benfica e o Sporting não interessa para as contas, tal como acontecia ao contrário durante a crise das águias.

                      A questão é, devido à dimensão e história dos clubes, basta uma ligeira mudança em termos de direcção ou treinador e de repente um destes 3 grandes que esteja em crise passa a limpar tudo. Para o Benfica, o catalisador foi JJ, para o Porto foi PdC, etc.

              • E o que temos
                Posted Novembro 29, 2019 at 12:09 pm

                Caso te tenhas enganado no post, estamos a falar de competições europeias onde existem 2 grandes em Portugal. Depois temos outras duas equipas em Portugal que fazem umas gracinhas de vez em quando sendo que o Braga foi a ultima a chegar a uma final europeia.

                • J Silver
                  Posted Novembro 29, 2019 at 12:52 pm

                  Não me enganei no post. Podes ler a minha resposta a comentário do CarlosSL em baixo. Tão grandes que são esses dois que andam a apanhar coças de Basileias e Krasnodars.

                  Há 3 grandes em Portugal.

                  • E o que temos
                    Posted Novembro 29, 2019 at 12:55 pm

                    Sendo tu adepto do sporting, queres mesmo discutir vergonhas e prestígio europeu?

                    • J Silver
                      Posted Novembro 29, 2019 at 4:24 pm

                      Não, não quero. Todos passaram por vergonhas nos últimos anos, não adianta discutir isso nem nunca disse que queria falar de prestígio europeu. Apenas li um comentário que apenas referia dois grandes em Portugal quando é mais do que estupidamente óbvio e está culturalmente enraizado que existem três e que vão os três TODOS os anos às competições europeias. E para alcançar França ou quem quer que seja, todos esses contribuem com pontos para o ranking e, mais uma vez, nos últimos anos as performances dos três têm sido semelhantes.

        • DYI
          Posted Novembro 29, 2019 at 10:32 am

          Portugal tem 10 milhões de habitantes. França tem 60 os clubes franceses é que foram muitos anos geridos por incapazes mas parece me estar a mudar a situação. A não ser que eles façam asneira da grossa são inalcançáveis

          • CarlosSL
            Posted Novembro 29, 2019 at 12:40 pm

            O número de habitantes é relevante mas não representa tudo.
            É preciso saber ir buscar receitas fora para contornar essa questão.
            Dou-te um exemplo (e isto não é uma ilusão, eu vivi na China conheço aquela realidade relativamente bem).
            O povo chinês paga por coisas que para nós não fazem qualquer sentido, números de telefone e matrículas com muitos 8 por exemplo. É também bastante supesticioso sendo que muitos edificios não têm quarto andar pois a palavra 4 é foneticamente parecida com a palavra morte.
            São absolutamente obcecados com dragões, por uma coincidência feliz, o dragão é o simbolo do clube.
            O que fez o Porto para rentabilizar isso? Zero.
            Não íamos ficar o clube mais rico do mundo, mas posso te garantir que a nivel de parcerias de marketing, implementação do clube e eventualmente acordos de apoio para contratação de vedetas subsidiadas por marcas chinesas há um mundo a fazer que não é feito.

  • DiogoC
    Posted Novembro 29, 2019 at 7:52 am

    E a com a pontuação atual no início da próxima época partimos em igualdade com a França pois deita se fora um ano onde tivemos -6 pontos que os franceses

    • Aurinegro
      Posted Novembro 29, 2019 at 9:38 am

      Deita-se fora um ano em que tivemos – 0.6 pontos e estamos 7 pontos atrás. Ainda estamos muito longe da França.

      • DiogoC
        Posted Novembro 29, 2019 at 10:55 am

        È fundamental o Benfica passar pois isso significa que para além do lille o Lyon também fica fora das competições europeias. Se a isto juntarmos a saída do Rennes e Saint Etienne da Europa league, na fase a eliminar frança fica apenas com 1 equipa em 6 e Portugal com 4 em 5

      • DiogoC
        Posted Novembro 29, 2019 at 10:35 am

        Claro. Erro meu. No ano seguinte é que ganhamos 6 pontos

        • Aurinegro
          Posted Dezembro 1, 2019 at 11:05 am

          Tranquilo. Nem tinha reparado no ano seguinte. Sendo assim em duas épocas poderemos ver algumas diferenças (quando essa deixar de contar tambem).

  • Manel Ferreira
    Posted Novembro 28, 2019 at 11:09 pm

    Então hoje não aparece aí o pessoal do “horrível futebol português, decadência total, toca a reduzir para 10 clubes, vamos jogar para Espanha” e por aí fora?
    O mesmo pessoal que, vá-se lá perceber porquê, acha que o campeonato português era maravilhoso há 6/7 anos e agora veio por aí abaixo… quando na verdade era exatamente a mesma coisa, mas com os principais clubes a gastarem mais e com menos concorrência nos craques sul-americanos.
    De resto, o campeonato é exatamente o mesmo que sempre foi.

    • DiogoC
      Posted Novembro 29, 2019 at 10:59 am

      É preciso ver o contexto. Benfica e Porto estão bem pior que nos anos passados. Porto nem foi apurado para a Champions. Sporting está ligeiramente melhor que nos anos anteriores que foi parar à Europa League e faz mais pontos vs anos em que esteve na Champions. Braga está acima do que tem sido normal e Guimarães melhor que a 5 equipa. MAs a subida do ranking também se deve ao desinvestimento nos clubes russos e turcos. O fosso para os TOP 4 está cada vez maior, basta ver os jogos

    • pdomingues
      Posted Novembro 29, 2019 at 9:22 am

      Essa é a vdd. Hoje os grandes não conseguem os Di Marias, Falcões, Hulks, James, Gaitans, Cardozos, Davids Luises, Luisões, Luchos, Lisandros Guarins desta vida.
      Esse já não há dinheiros para os ir buscar?
      Pq não veio o Pavon? Pq não vem o Everton Cebolinha, ou o Reinier, ou o Rodrygo, ou mesmo o Vinicius? Estes eram o tipo de jogadores que o grandes iam buscar por 7M para vender por 30, 40 agr esses nao chegam ca

    • golias
      Posted Novembro 29, 2019 at 8:59 am

      em relação ao campeonato concordo, e eu até acho que a qualidade das equipas ditas mais pequenas aumentou… os ditos “grandes” estão a jogar menos e têm menos qualidade, mas os ditos “grandes” não são o campeonato português, daí essa ideia generalizada…

      • Tiago Silva
        Posted Novembro 29, 2019 at 9:32 am

        Por isso é que os “grandes” continuam a bater em tudo e em todos. Os piores clubes da nosso campeonato jogam mesmo muito mal, até há equipas da CNS que jogam melhor ou equipas da Segunda Liga. Continuo a defender um campeonato com 12 equipas para haver uma mior competitividade e apenas os clubes que querem ser grandes e não clubes que lutem pelo pontinho disputem jogos entre si.

        Há uma pressão demasiado grande sobre quem fica ou quem é despromovido e isso leva a projetos acima do joelho e isso não pode ser.

        • golias
          Posted Novembro 29, 2019 at 10:02 am

          Lá está, o facto de os grandes terem baixado a qualidade não significa que não continuem a ser muito superiores às restantes equipas. Isso não invalida o que eu disse, mas cria essa ideia generalizada que o campeonato está pior. Temos uma liga assim tão medíocre? Comparada com as big5 talvez, comparada com o campeonato do Bangladesh certamente que não. E o problema passa por aí, a nossa liga não será pior que a Belga, Holandesa, Russa e por aí fora…

          • Knox_oTal
            Posted Novembro 29, 2019 at 1:53 pm

            A última frase é completamente desajustada na minha opinião, pois os clubes médios das ligas belgas, holandesas e russas ganhariam sem grandes problemas às equipas médias portuguesas! E é aí que se vê a força de um campeonato, no nível médio presente!

            E mesmo nas melhores equipas, no confronto directo, as melhores do nosso campeonato teriam sérias dificuldades com as melhores desses campeonatos, algo pouco sentido há 5/6 anos! E se numa possível resposta se pensar no resultado de ontem o Sporting contra o PSV, ressalvar que neste momento a clube de Eindhoven está longe de ser das melhores equipas da Eredivisie, estando em queda livre nos últimos meses (1 vitória nos últimos 5 jogos)! Parece-me também evidente que Ajax já tem um andamento superior ao Benfica, FCP, SC Braga e Sporting (bastante superior até), que o Zenit, CSKA, Spartak ou Lokomotiv são adversários muito difíceis (sendo optimista diria que seria 50-50%, mais coisa menos coisa, nos vários confrontos possíveis) e mesmo contra os belgas do Genk ou Club Brugge (equipas na UCL) teríamos muita dificuldade em nos superiorizarmos, sobretudo se olharmos ao rendimento apresentado dos chamados “três grandes”.

            Por isso, convém nos deixarmos de ilusões!!! O FCP até com o Young Boys e com um Rangers em plena reconstrução têm sofrido por exemplo…

            Para reflectir…

    • Gil Rodrigues
      Posted Novembro 29, 2019 at 8:00 am

      Provavelmente não percebeu o significdo de “contexto tão favorável”… pior ainda, achar que afinal estamos bem e que não precisamos melhorar.

      O nosso campeonato é medíocre. Só porque há outros bem piores, não quer dizer que seja perfeito. Este ano tivemos a “sorte” das 5 equipas com melhores condições e estrutura irem às competições europeias e isso reflectiu-se na pontuação. Basta que haja uma equipa que, num ano que corra tudo bem e consiga o apuramento para a LE, mesmo não tendo a mínima dimensão/capacidade para isso, venha de lá com zero pontos, e estrague as nossas contas totalmente.

    • PaxBritannica
      Posted Novembro 28, 2019 at 11:44 pm

      Internamente o futebol português está virtualmente igual desde há uns 9 anos para cá… continuamos a ter os dois grandes a competir pelo título, temos o Sporting, Braga e Guimarães como 3ª, 4ª e 5ª forças desportivas, respetivamente.
      Mas se olharmos para a qualidade e resultados dos grandes conseguimos ver que a qualidade RELATIVA aos nossos concorrentes na europa (equipas de 2ª e 3ª linha europeias) tem decrescido. Vemos cada vez mais os nossos 2 grandes a tremerem perante equipas de igual nível europeu (p. ex. Lyon, Zenit, Ajax, Leipzig, CSKA, Besiktas foram equipas que nos últimos 3 anos causaram imensas dificuldades a SLB e FCP).
      No Benfica basta ver o que têm sido os últimos 3 anos nas competições europeias para tirar ilações quanto á qualidade da equipa, se compararmos com os plantéis que o SLB teve desde o inicio da década… E o Porto este ano tem sido uma autêntica miséria, como todos sabemos… Por exemplo há dois anos tivemos imensas dificuldades com equipas como Besiktas e Leipzig (equipas que, teoricamente, são inferiores tanto a FCP como SLB)…
      Por isso sim, o futebol português caiu bastante de qualidade quando ainda nem há muito tempo conseguimos ter 3 equipas nas meias da LE há 8 anos e conseguimos ter o SLB nas finais da LE em 2013 e 2014.

    • Knox_oTal
      Posted Novembro 28, 2019 at 11:42 pm

      Convém dizer que 4 das 5 equipas que participaram nas competições europeias este ano, fizeram-no na Liga Europa!!! Na tua opinião portanto a dificuldade e probabilidade de pontuar é similar à UCL? Pelo menos é o que interpreto do teu comentário, é que se o facto de termos mais pontos neste contexto serve para refutar a teoria que o nosso futebol está menos forte, então está também!

      Mais, estamos a pontuar mais num contexto menos exigente porque já não temos andamento no geral dos clubes mais fortes portugueses, infelizmente, para o fazer no contexto mais difícil… a Champions League!!! Como exemplo prático, sabes porque só temos uma equipa na UCL? Porque o FCP perdeu um play-off a duas mãos com o Krasnodar, e mesmo o Benfica na Champions não está longe de festejar empates… realmente o futebol português está pujante!!!

      Certo, nada de fatalismo e calma com os exageros, mas não ver e, pior, não reflectir sobre a decadência do nosso futebol é uma das razões mais fortes para essa mesma decadência se instalar cada vez mais!

      Saudações Desportivas

    • El Pipito
      Posted Novembro 28, 2019 at 11:22 pm

      É isto. Admito que também já fiz esse “choro”. Mas na verdade, quem ficou pior em relação à uns anos foram os grandes. Os restantes continuam exatamente iguais, ou até melhores, como é o caso do SC Braga e Vitória SC.

      • Lobo
        Posted Novembro 29, 2019 at 9:22 am

        Não sei porque é que insistem em pôr Braga e VSC no mesmo saco. Uma equipa está há 12 jogos sem perder na LE (série que começou com uma vitória sobre o Marselha, passando por vitórias fora em terrenos complicados como Spartak Moscovo, Wolves e Besiktas); enquanto a outra equipa conseguiu vitórias unicamente contra equipas do Luxemburgo e da Lituânia. Depois, nunca mais ganhou, e está em último lugar destacado no seu grupo. Portanto, não sei em que é que está a contribuir para o ranking. Está a superar as expectativas? Não sei como é que as expectativas poderiam ser muito mais baixas do que 2 pontos à 5a jornada.

        Tornou-se um lugar-comum bater nos grandes e elogiar Braga e Vitória, mas a única verdade é que Sporting e Porto (ainda expectante da última jornada, no caso do Porto) estão a cumprir o esperado, e passarão 3 equipas para os 16/avos. Tudo normal.

        • El Pipito
          Posted Novembro 29, 2019 at 3:00 pm

          Dizer que o Braga e o VSC estão melhores não quer dizer que estejam no mesmo nível. Que eu saiba eu apenas referi que estão melhores.
          Quanto aos grandes, estão cada vez mais medíocres, basta ver o plantel do Benfica e Porto. Sporting nem tanto porque há 10 anos atrás não era muito melhor que hoje em dia.

      • RomeuPaulo
        Posted Novembro 29, 2019 at 7:34 am

        Não concordo consigo, principalmente que, se for como diz, os “grandes” estão pior, mas é muito mais difícil esses perderem jogos a nível interno, basta olhar para os recordes de pontos dos últimos anos, existe cada vez um fosso maior.

        Os “pequenos” hoje em dia têm menos recursos, mas felizmente em alguns casos estão a trabalhar melhor, mesmo assim não conseguem reduzir o fosso apesar de se ver um melhor futebol.

Deixa um comentário