Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal na final do Europeu; Praticamente só deu Espanha, mas autogolo deu passagem aos lusos; Leão foi o único a remar contra a maré; Meio campo quase só viu jogar; Defesa agarrou-se à ineficácia da La Roja

Imagem: UEFA

Muita estrelinha da turma de Rui Jorge, que poderá finalmente conquistar um título neste escalão. A Espanha dominou o jogo, teve mais bola, o dobro dos remates, o triplo dos cantos e umas 7 oportunidades de golo (Manu Garcia, Brahim Díaz, em duas ocasiões, Cucurella e Cuenca podiam ter aberto o ativo), mas não foi eficaz e acabou por pagar caro com um auto-golo perto do fim. Já Portugal não conseguiu ter a habitual segurança com bola, deu muitos espaços nos flancos (Dalot e Conté estiveram sempre muito expostos, sendo que os centrais também passaram por problemas no 2.º tempo) e viveu em demasia dos raides de Rafael Leão na frente (o único a remar contra a maré), mas as substituições ajudaram a equilibrar a partida e, num momento feliz, o golo apareceu. De La Fuente tirou Bryan Gil ao intervalo e Brahim Díaz, que estava a desequilibrar bastante, e deu-se mal, enquanto Rui Jorge foi equilibrando o miolo com Florentino e Romário e ganhou a aposta de manter Vitinha e Fábio Vieira, que estiveram muito apagados na maioria do tempo e participaram no lance chave do encontro.

Portugal está na final do Euro sub-21, após bater a Espanha por 1-0. Numa partida totalmente dominada pelos espanhóis, que criaram várias ocasiões de golo e muitos problemas à defensiva portuguesa, acabou por ser um auto-golo de Jorge Cuenca, aos 80 minutos, após cruzamento de Fábio Vieira, a permitir a passagem do conjunto de Rui Jorge. A seleção nacional, que está assim pela 3.ª vez na final, fica agora à espera de Holanda ou Alemanha.

XI Espanha: Álvaro Fernández; Óscar Gil, Mingueza, Cuenca, Cucurella; Villar, Zubimendi, Manu García; Brahim Díaz, Puado, Bryan Gil
XI Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Abdu Conté; Daniel Bragança, Gedson, Vitinha, Fábio Vieira; Rafael Leão, Dany Mota.

128 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 3, 2021 at 6:54 pm

    Euro 2016 vibes, jogar 0 e passar.

    • Estigarribia
      Posted Junho 3, 2021 at 7:00 pm

      Tiago,

      Rui Jorge a fazer as rezas que o Engenheiro Nando fez no Euro 2016 ?

      Saudações Leoninas

    • Rodrigo 77
      Posted Junho 3, 2021 at 7:06 pm

      Sim nos outros 4 jogos anteriores, jogámos mesmo à 2016… Há que saber sofrer e agora corrigir os problemas erros da transições defensiva principalmente.

      Florentino tem que jogar obrigatoriamente. Perdemos na qualidade de passe, ganhamos em praticamente o resto.

  • Kafka
    Posted Junho 3, 2021 at 6:54 pm

    Portugal ganhou sem saber ler nem escrever, pois a Espanha teve o jogo todo e especialmente na 2a parte a falhar golos atrás de golos

    Mas ganhar sem saber como também conta portanto siga

  • DiogoC
    Posted Junho 3, 2021 at 6:55 pm

    Fundamental a entrada de Florentino. Os outros que entraram também foram importantes mas Florentino estancou o meio campo português e espanha deixou de dominar a seu belo prazer.

  • Sombras
    Posted Junho 3, 2021 at 6:56 pm

    Jogo miserável como era fácil de prever. O meio campo foi um buraco o tempo inteiro, e as subustituições não ajudaram. Sinceramente, o que é que alguém vê no TT? Não é rápido, não é forte, não joga bem de cabeça, não segura uma bola…enfim. Foi Vitinha e pouco mais, para variar.

    • cdiogo77
      Posted Junho 3, 2021 at 6:59 pm

      TT pareceu-me de facto mais preso de movimentos do que o habitual. Esteve recentemente lesionado. Porque rapido e agressivo na profundidade ele é. É um avançado movel mas nao acho que seja nenhum predestinado. Mas é trabalhador e acredito que faça uma boa carreira. Mas jogar nestas condições em que a equipa práticamente nao teve bola nao é facil para qualquer avançado

    • Pedro FN
      Posted Junho 3, 2021 at 7:03 pm

      Sombras, se aquela bola não fosse cortada, neste momento não estavas a dizer isso. O rapaz é bom, vamos ver.

    • johnnyp96
      Posted Junho 3, 2021 at 7:04 pm

      O TT hoje entrou mal, mas ter essa opinião parece-me pouco sensato. É um miúdo de 18 anos que já demonstrou no Sporting que pode vir dar um bom avançado. Ele é rápido, segura bem a bola e desgasta muito as defesas, tem que melhor claramente no posicionamento e na finalização.

      Não podes julgar um jovem de 18 anos por um jogo, quando na verdade acredito que mal o tenhas visto jogar, uma vez que és adepto do Benfica. Peço desculpa se tiver errado nesta última afirmação.

      • Sombras
        Posted Junho 3, 2021 at 7:12 pm

        Sim, tem o bónus da idade, mas de facto não tem nada de craque em nada do seu jogo. O Nuno Mendes por exemplo é o exacto oposto.

        • johnnyp96
          Posted Junho 3, 2021 at 7:30 pm

          Eu acho que tem características que o vão tornar um bom avançado. Se vai ser um craque de todo o tamanho? Também duvido, mas pode vir a ter um bom sucesso se trabalhar e continuar a evoluir.

    • DiogoC
      Posted Junho 3, 2021 at 7:11 pm

      Muito bom a atacar a profundidade, é forte (tem apenas 18 anos), rápido a executar e decidir, inteligente a jogar sempre a dar linhas de passe, podia dizer muito mais. Com ele as defesas recuam um pouco mais dando mais espaço aos médios. A defender é muito intenso retirando saída de bola as defesas. Não é um jogador de decidir jogos sozinho mas torna os coletivos muito mais fortes.

    • CanelasNba
      Posted Junho 3, 2021 at 7:11 pm

      Não é rápido, não é forte e não segura uma bola…e tu nunca o viste jogaste pelos vistos ou não dizias tais disparates…em 4 acertaste uma que é o jogo de cabeça

    • Fantantonio
      Posted Junho 3, 2021 at 7:13 pm

      O que alguém vê no TT? Não é rápido e não é forte? Era começar a ver jogos de outras equipas que não o próprio clube no campeonato e percebia-se facilmente. De salientar que antes da fase grupos o TT nunca tinha ido aos sub-21, quem ia era o Joelson, inexplicavelmente, logo, não está tão entrosado como os outros avançados do plantel e chegou ao grupo para os quartos lesionado. É normal que não seja tão preponderante nos sub-21 como no clube, mas tem 18 anos, tem tempo.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:56 am

      Sombras

      O TT é rápido e ponto final. É um jogador limitadissimo na minha opinião.

  • RicardoFaria
    Posted Junho 3, 2021 at 6:56 pm

    Esta nem parece a seleção da fase de grupos.
    Rafael Leão que é bastante criticado pela atitude, hoje foi o único que conseguiu mexer com o jogo mas o Rui Jorge tirou-o de campo.
    A Espanha foi superior em todo o jogo e acabou por perder com um lance daqueles.. incrível.
    Espero que a seleção volte ao ser melhor nível porque temos tudo para vencer este europeu.

    Saudações DesPortistas!

  • cdiogo77
    Posted Junho 3, 2021 at 6:57 pm

    Agradecer ao selecionador espanhol que com as substituições tornou a Espanha inofensiva ofensivamente. A partir daí não houve mais lances de perigo real na nossa area.

    Infelizmente nesta fase a eliminar o futebol de encantar da fase de grupos ainda nao apareceu.

    Mas claro jogar bem ou mal é mata mata e passámos, é o que conta

  • Estigarribia
    Posted Junho 3, 2021 at 6:57 pm

    Vitinha é tão, tão, tão, mas tão craque. Dá gosto vê-lo jogar. É daqueles jogadores que trata a bola por tu. Incrível como o FC Porto não o aproveitou e preferiu enviá-lo para o Wolverhampton…

    E outra nota: muito bom voltarmos a ver adeptos nas bancadas. Aquele momento em que se ouviu o hino nacional na parte final do jogo foi arrepiante. Que tudo corra bem no Verão e que isto do COVID-19 não descambe no Verão porque eu quero adeptos nos estádios.

    Saudações Leoninas

  • Pavel Nedved
    Posted Junho 3, 2021 at 6:58 pm

    Quando se joga muito e se perde, toda a gente diz que o resultado é que fica e que não se deve viver de vitórias morais.

    Por isso, quando se joga mal e se ganha, há que ser coerente. O que fica é o 1-0 e já lá estarmos.

    Bora miúdos! Boa sorte na final para todos nós!

  • Ricksanchez
    Posted Junho 3, 2021 at 6:58 pm

    Fico com a opinião de que Rafael Leão pode ficar no banco pois prefiro a entrega do Tiago ou do Gonçalo Ramos. Gedson é persistir em entregar as bolas ao adversário.

    O jogo não foi bom, e o treinador espanhol sabotou a própria equipa ao retirar os que estavam em melhor plano. Temos que ser sinceros e admitir que é com sorte que passamos, mas o que conta é que passamos.

    A minha opinião sobre Rui Jorge mantém-se, com escolhas sem critério para formar 11 ou mesmo os convocados, mas tem o mérito de qualquer das formas. Tem mérito também a FPF por ser “teimosa” e dar continuidade ao Rui Jorge que não sendo consensual, apresenta mais uma final.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:55 am

      Ricksanchez

      O Leão fez um jogão, o Tiago Tomás é horrivel, não segurou uma bola, o Ramos é um 9 mais fixo, por tanto bastante diferente.
      Nem ha comparação entre os jogadores.

  • johnnyp96
    Posted Junho 3, 2021 at 7:00 pm

    Algumas notas sobre o jogo:
    – Péssimo meio-campo, muito por culpa de Rui Jorge, Florentino tem que jogar. Bragança queimado a 6, visto que não tem físico para defender naquela posição tão importante. Continuo a achar que o melhor meio-campo é Florentino, Bragança, Vitinha e Fabio Vieira.

    – Vitinha, dos piores negócios da história do FCP, é um jogador com uma qualidade soberba, um enorme pulmão, uns pézinhos de encantar e tem tudo para ser uma referência na seleção nacional e arrisco-me a dizer, uma referência no futebol mundial.

    – Gonçalo Ramos, tem que jogar, apesar de Leão ter feito um jogo decente, Ramos tem de jogar porque é o melhor finalizador desta seleção. Como sportinguista espero que o Benfica não aproveite este avançado, como tem feito até agora. Acredito que numa boa equipa e bem servido, é avançado para 25/30 golos por época, no mínimo.

  • Oakander10
    Posted Junho 3, 2021 at 7:01 pm

    Um obrigado especial ao selecionar espanhol, as saídas do Gil e do Diaz foram cruciais para Portugal.

    Conté foi para mim o melhor em campo, muito seguro defensivamente e mesmo sem oferecer muita profundidade (pareceu opção tática) também largou bem a bola. Quem também fez um bom jogo foi Diogo Leite que a este nível esconde bem as debilidades físicas.
    Pelo lado negativo, Gedson tem uma (in)capacidade ao nível do passe assustadora e Rafael Leão não tem atitude nenhuma como de costume, mesmo sendo claro que fisicamente está num nível acima da concorrência e desiquilibra facilmente quando alia isso à sua técnica a transportar a bola.
    De resto, foi um jogo muito apagado de toda a equipa mas o génio de Vitinha ainda foi a tempo de aparecer com um grande passe no lance do golo (e grande receção de Fábio Vieira).

  • Mabk
    Posted Junho 3, 2021 at 7:02 pm

    Por acaso odiei o jogo do Leão, faz um frete sempre que joga, vedeta que dói.
    Dani Braganca, Vitinha e Bryan Gil estão noutro nível.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:53 am

      Mabk

      Odiaste o facto do Leão ter sido o melhor português? Este ódio a determinados jogadores é surreal

      • Mabk
        Posted Junho 4, 2021 at 3:22 pm

        Bem, surreal é a forma como certas pessoas conseguem interpretar frases de forma a terem alguma coisa a dizer. Vou então reformular. Não odiei “o facto do Leão ter sido o melhor português”, simplesmente não concordo que o tenha sido. Acho que tirando uma ou duas arrancadas andou o jogo todo a passear-se feito estrelinha. Está claro agora?

  • Ramon Caetano
    Posted Junho 3, 2021 at 7:02 pm

    O que acharam do “Pedrosa” na 2a parte? Estes gajos são pagos com os nossos impostos, nem os jogadores conhecem.

    2a parte portuguesa tenebrosa, foi uma massacre espanhol. De qualquer forma jogar com alguém a defesa esquerdo permite jogar, visto que contra a Itália jogamos com 10.

    Na final temos de melhorar, caso contrário teremos muitas dificuldades.

    Mas bora lá malta, acredito!

  • poborsky7
    Posted Junho 3, 2021 at 7:02 pm

    Se é verdade que Portugal costuma até ter azares nestas competições hoje não se pode queixar de todo, Espanha bastante superior, massacraram o nosso lado direito, diogo dalot deve estar até com dores de cabeça de ter levado com o futebol todo da espanha pelo seu lado, que muito se deve à qualidade de Bryan Gil.

    Quanto a Portugal não concordo que Leão tenha sido o único a remar contra a maré, na primeira parte lembro-me apenas de uma arrancada dele pelo lado esquerdo em que realmente criou perigo mas fora isso pouco ou nada se viu, e com a postura de sempre..dá sempre a sensação que está a fazer um frete em campo, com a qualidade dele espera-se muito mais.
    Melhor em campo para mim foi Vitinha e uma palavra para diogo leite que também jogou bem.

    De qualquer forma parabéns aos miudos que estão numa final do europeu e pensar que a maior parte deles quase nem calçam nos seus clubes

  • stanpanan
    Posted Junho 3, 2021 at 7:03 pm

    Para a final mudava aqui alguma coisa, largava este 4-4-2 losango, jogava com a mesma defesa de hoje, Florentino com vitinha e Vieira a frente dele, no ataque com Jota, Conceição e leão para tentar criar jogo com a imprevisibilidade dos 2 alas.

    • DiogoC
      Posted Junho 3, 2021 at 7:15 pm

      Com esse ataque e meio campo não tocamos na bola. Futebol não se joga só quando a bol está no nosso pé

      • stanpanan
        Posted Junho 3, 2021 at 7:24 pm

        Tens o Florentino a estancar o jogo, mas até podia trocaria Vieira pelo Bragança, mas não vejo muita diferença para o meio campo de hoje, já que o meio campo de hoje apenas tem mais o gedson que pouco oferece defensivamente, nesta fase…

  • zebenfas
    Posted Junho 3, 2021 at 7:04 pm

    Não percebi se a Espanha é muito superior ou se foi um mau dia para Portugal.Pareceu-me uma selecçao muito cansada. Alguns pontos; como Benfiquista doi-me a alma ver o Jota ,gedson e o florentino, há uns anos atras achava que iriam ser titularissimos no Bnefica(de caras) , agora parecem banalissimos, o gedson hoje parecia estar a tentar perceber se o jogo ja teria começado ou não, so deve ter percebido quando saiu.O jota irrita com aqueles toquezitos e mergulhos ao minimo cheiro.O Florentino ,evoluçao zero, joga cda vez pior(falta de ritmo??)…Acrescentar que o Romario tb é uma desilusao , joga sempre ao mesmo ritmo, devagar a passear em campo,nem parece jogador do Porto, sem garra e sem raça. O Rafael Leao se quisesse poderia ser um grande jogador, ou amadurece e percebe que para ser jogador de futebol tem de trabalhar ou se continua a achar que é a estrela da companhia ,será sempre a descer. Por ultimo ,todos gostam de malhar no Tomas tavares(eu tb), hoje voltou a ser mediocre na lateral dta, a Espanha passeou pelo lado direito da selecçao Portuguesa, um autentico passador, fraquinho, fraquinho, dos piores hoje

    • stanpanan
      Posted Junho 3, 2021 at 7:10 pm

      O Florentino entrou nos 2 jogos e mudou o meio campo defensivo de Portugal, por isso pergunto que jogo é que estás a basear para falar que o Florentino joga casa vez pior??

      • zebenfas
        Posted Junho 3, 2021 at 7:17 pm

        Stanpanan , é a minha opiniao, acho lento, pesado, com menos capacidade para aumentar a area da acção, antes parecia um polvo. Pode ser falta de ritmo como coloquei em (). Qualquer trinco(com excepção do Michael Thomas) ali mudaria o meio campo, simplesmente porque os tres miudos do meio fazem lembrar o pizzi sem bola..abraço

        • stanpanan
          Posted Junho 3, 2021 at 7:26 pm

          E uma opinião.. ok, opinião sem grande lógica, reforçada ainda quando fala no Tomás Tavares que… Bem sequer jogou…

          • zebenfas
            Posted Junho 3, 2021 at 8:35 pm

            lol , a serio???(eu que acho o Tomas igual ao Dalot ,em especial no cabelo).Todos falam do patinho feio que é o Tomas Tavares, o Dalot faz dois jogos horríveis e não se passa nada(é o que dá não ser patinho), estava a ser sarcástico e irónico, pensei que tinha sido bastante clara essa ironia, pelos vistos não foi. Se não entendeu essa ironia( tb dificilmente entenderá a minha lógica) cumprimentos

    • Abbas
      Posted Junho 3, 2021 at 7:14 pm

      Não entendo a crítica ao Florentino. Por ser suplente? Isso é o Rui Jorge que gosta demasiado de futebol chocolate e não gosta de destruidores.

      • zebenfas
        Posted Junho 3, 2021 at 7:25 pm

        :) Por mim, seria titular,nao discuto isso. Pelo que referes e pelo o que Stanpanan refere( sou da mesma opinião)…Achava eu que ele estaria num nivel muito superior nesta fase , nao estou resumir o Florentino a estes dois jogos(tanto que para mim foi a unica sub de jeito nos dois jogos)…falo de uma forma geral da sua evoluçao(passaram dois anos, evoluçao nula, não sei objetivar a culpa) Acho que o emprestimos destes jogadores deveria ser feito a clubes onde ha hipoteses concreta de jogar e evoluir, o que como todos sabemos não aconteceu…Não sei se vai a tempo ainda mais com JJ na equipa

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 3, 2021 at 7:57 pm

      Tomás Tavares!? Ele nem jogou.

  • ForsenCD
    Posted Junho 3, 2021 at 7:04 pm

    Já sei que vou ser atacado mas o Thienry é melhor que Dalot em todos os aspectos, uma goleada das antigas digo eu.

    • Sombras
      Posted Junho 3, 2021 at 7:10 pm

      O Dalot está numa forma horrível. Mas o Thierry na fase de grupos era o pior da selecção, com o Gedson.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:51 am

      ForsenCD

      Ninguém te vai atacar, mas o que disseste foi um disparate.
      O Dalot não está a jogar bem mas 10x melhor que o Thierry

  • San Iker
    Posted Junho 3, 2021 at 7:05 pm

    Continuar a jogar sem Florentino é continuar a ver os adversários entrarem pela nossa defesa à vontade. Valeu uma exibição fenomenal do Diogo Leite que calou os críticos, melhor em campo na minha opinião.
    Vitinha já nem é preciso falar, o Wolves já parece pouco para ele. Melhor jogador do euro até agora.
    O Tiago Tomás é muito mau, não acrescentou nada.
    Destaco ainda mais uma exibição sólida do Diogo Costa a dar segurança à equipa e a boa exibição do Abdu Conte

    • Oakander10
      Posted Junho 3, 2021 at 7:15 pm

      O Diogo Leite não “calou” ninguém porque exibições de bom nível nas camadas jovens já está ele farto de fazer… O problema é a nível sénior. Acho que o Porto devia aproveitar a sua valorização neste Euro.

  • Bamboo331
    Posted Junho 3, 2021 at 7:06 pm

    Mete-me impressão o que estes miúdos caem. Dos dois lados. Não estou no meio e apenas observo como espectador mas invariavelmente quando há um jogo mais disputado sinto que em demasiados momentos se procura ganhar a posse pela queda, sacar a falta do que lutar; é mais fácil, tudo bem, mas além de cortar o ritmo e a qualidade de jogo é muito feio. E parece-me que isto é uma coisa que está a ser instruída de baixo para cima, mesmo havendo como sempre “veteranos” que já o fazem, estes miúdos estão a jogar muito nessa base. Não gosto.

    • Sodogodo
      Posted Junho 3, 2021 at 7:13 pm

      Portanto são jogadores da Liga portuguesa, basicamente é isso.

    • Wey
      Posted Junho 3, 2021 at 7:25 pm

      E o futebol dos dias de hoje. Os aribtros acabam por ser os grandes responsaveis, pois os miudos e graudos sabem que os arbitros apitam estas supostas faltas e por isso ao minimo toque lancam-se ao chao.
      Pergunto me se os arbitros nao estudam as equipas/jogadors e os seus comprtamentos dentro de campo ? Se as ate equipas estudam os arbitros e o seu estilo porque nao hao de os arbitros fazerem o mesmo ?
      Se o fazem e continuam a permitir que os jogadores os manipulem com uma facilidade tremenda, ai ou e incompetencia ou falta de tintins e protegem-se assinalando tudo e mais alguma coisa.
      Um aparte, contra a Italia o arbitro para ate fez um bom jogo e nao foi na maior parte das vezes no engodo dos jogadores.

  • Fantantonio
    Posted Junho 3, 2021 at 7:06 pm

    Tal como disse no último jogo, o Rafael Leão desliga-se facilmente e entra em campo com esse mindset em todas as equipas pelas quais já jogou futebol. Não é frete, parece mesmo ser feitio. Hoje podem falar da entrega blá blá, mas é inegável que foi o único que sequer arranhou a Espanha até ter saído.
    Fábio Vieira começou mal, como praticamente todo o meio-campo que foi completamente engolido hoje (o Rui Jorge devia ter alinhado com o Florentino de início e ser um pouco mais pragmático), mas acaba o jogo a deixar boa imagem.
    Para terminar, Conté é imensamente melhor que Tomás Tavares, não teríamos sofrido tanto com a Itália se o Rui Jorge não tivesse inventado.

    • chuta dai
      Posted Junho 3, 2021 at 7:37 pm

      Finalmente vejo alguem a dizer o que penso do Rafael Leão. Ele não está a fazer frete nenhum, simplesmente não é intenso sem bola um pouco a imagem do Félix mas com bola é um jogador com muita qualidade. prefiro ter o Leão do que o Mota ou TT.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Junho 3, 2021 at 7:07 pm

    Temos muito talento, muito mesmo…mas hoje isso não chegou. Na primeira parte ainda vá, mas na segunda os espanhóis foram mesmo muito melhores.

    Defesa um pouco tremida, embora Conté tenha subido o nível por comparação com Tomás Tavares. Meio-campo titular muito tímido, com exceção de Vítor Ferreira; eu sei que Fábio Vieira foi fundamental no golo, mas tenho dúvidas se teria sido golo sem o desvio de Cuenca. Florentino entrou bem, fora isso as substituições – tanto de Portugal como de Espanha – foram pouco conseguidas. Ataque bastante inofensivo à exceção de Rafael Leão, que hoje ainda mostrou um pouco do porquê de já lhe terem chamado o Mbappé português.

    Já agora, Mingueza não estava indisponível para este jogo? (?_?) Estranhei vê-lo a titular.

  • Pedro FN
    Posted Junho 3, 2021 at 7:08 pm

    O Rafa Leão calou me e bem, ele e a máquina do Vitinha estavam ao leme hoje.
    De assinalar a jogada do golo e a qualidade que é superior à Espanha embora não tenha sido vista hoje.

    VamosTugas

  • Sodogodo
    Posted Junho 3, 2021 at 7:12 pm

    Passei o jogo inteiro a ver o Cucurella a correr sem oposição nenhuma. Estrelinha da Sorte!

    • Amigos e bola
      Posted Junho 3, 2021 at 7:50 pm

      Incrível a liberdade que lhe deram. Ele podia estender lá uma toalha e deitar-se que ainda ia tempo de cruzar para a área. Não pode acontecer.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2021 at 7:12 pm

    Rafael Leão teve algumas boas arrancadas mas sem bola até dá de olhar para ele. Era colocar uma câmara a segui-lo o jogo todo e depois mostrar-lhe o vídeo no final para ele se envergonhar. Não mete o pé, não quebra linhas de passe, não encosta no adversário, fica apenas a fazer marcação com os olhos…

    Gedson também foi outro com mais uma má exibição, entregando imensas bolas ao adversário e nunca conseguindo levar a equipa para a frente. Muito intranquilo.

    De resto tudo muito mediano, cumprindo o plano traçado para o jogo de hoje. Até deu para lançar o Pedro Pereira na partida.. Muito bem o Rui Jorge a rodar e é assim que consegue ter sempre a equipa do seu lado. Não tem medo de arriscar e confia nos jogadores. Penso que só faltam ter minutos os GR o Tiago Djaló e o Filipe Soares.

    É preciso agradecer ao Vítor ”Deco” Ferreira que está num momento de forma avassalador.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 3, 2021 at 7:13 pm

    Que bem que soube!!

    Nesta altura costumamos chorar muito porque somos os campeões morais, jogar como nunca e perder como sempre.

    Passamos esse rótulo de campeões morais aos espanhóis e à malta dos olés com o jogo em 0-0…

    Sim foram muito melhores, mas contam as que estão lá dentro…

    Ao contrário do título do VM, Portugal acaba por fazer o seu pior jogo precisamente por ter apostado em Rafael Leão.

    A matriz desta equipa é o jogo em posse, passe curto, rotação no miolo e dois avançados um para desgastar e outro para finalizar.

    Com Leão a equipa jogou apenas para a sua capacidade física e para a profundidade.

    Nesse aspecto Leão é muito bom e foi únicamente assim que criamos perigo.

    Contudo o jogador do Milan é mau em tudo o resto.
    Não joga para a equipa, faz movimentos todos ao contrário, percebe mal o jogo e não dá linhas para combinar.

    Se juntarmos a isso a desinspiração dos dois jogadores mais importantes da equipa, Vitinha e Fábio Vieira, e mais uma vez a performance hiper sofrível da defesa portuguesa (mal os centrais novamente e péssimo jogo de Dalot) e a inexistência de um 6 a sério e a Espanha deitou e rolou.

    Para sorte de Portugal, o treinador espanhol decidiu equilibrar as coisas e tirar os dois melhores jogadores, Brayan Gil que infernizou Dalot, e Brahim Diaz que espalhou classe.

    Em sentido inverso, Rui Jorge corrigiu os erros, mudou o sistema para um 4-3-3, Florentino e Baro estancaram o espaço central, e com Fábio Vieira e Jota nas alas deixamos de levar com os laterais espanhóis no ataque (a quantidade de vezes que estiveram 2×1 contra um lateral nosso foi assustadora).

    A partir daí a Espanha deixou de criar perigo.

    De realçar a boa exibição de Abdu Conte para mim o jogador mais consistente durante os 90m.

    Que tenha servido de lição e que Rui Jorge jogue com os melhores no domingo (isso inclui Florentino no lugar de Gedson e Gonçalo Ramos com Dany Mota na frente)

    • GoldenFCP
      Posted Junho 3, 2021 at 7:44 pm

      Flávio Trindade
      Vês este Abdou Conté a encaixar bem nas ideias do Conceição??
      Fiquei com boas impressões dele, o que me serve de muito pouco uma vez que tambem achava o Zaidu e o Manafa bons até os ver jogar regularmente.
      Abraço

      • Flavio Trindade
        Posted Junho 3, 2021 at 8:23 pm

        Golden,

        Por acaso vejo.

        Tendo em conta o perfil físico dos jogadores que o Sérgio aprecia, o Conte encaixa nesse perfil.

        É possante, defende bem, cruza bem, e fisicamente é robusto.

        Zaidu partiria sempre em vantagem, mas atenção que o Conte não é nenhum cepo e tecnicamente até me parece melhor que o nigeriano

        • GoldenFCP
          Posted Junho 3, 2021 at 8:56 pm

          Melhor coisa a fazer era vender Zaidu por 20 milhões para aproveitar a boa champions, e contratar um DE titular e Conté que deve custar á volta de 2/3 M para suplente.

          • RuiCosta10
            Posted Junho 3, 2021 at 10:22 pm

            Mas alguma vez o Zaidu vale 20 milhões?

            • GoldenFCP
              Posted Junho 3, 2021 at 11:07 pm

              O sergio oliveira fala se que vai por 20 milhões e tambem nao os vale. O Zaidu ainda é jovem e tirando os defeitos dos cruzamento é bom jogador. Acredito que consigamos esse valor por ele

    • Ss
      Posted Junho 3, 2021 at 7:49 pm

      Grande comentário! Não mudo uma vírgula sequer – dizes absolutamente tudo!

    • Fabiens
      Posted Junho 4, 2021 at 7:35 am

      Na mouche!

  • Malloy
    Posted Junho 3, 2021 at 7:13 pm

    Quem já tem a minha idade e já viu tanta final falhada , mesmo jogando muito futebol; caiu que nem ginjas !!
    Que craque este Vitinha ; o Tino se for emprestado de novo é crime lesa-futebol!! Está geração é das melhores que Portugal produziu …Agora é mesmo para ganhar a final

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2021 at 7:16 pm

    O João Moutinho já pode arredar para o lado na seleção principal porque o seu lugar já parece ter dono.

    Vitinha, o novo Deco!

    • Estigarribia
      Posted Junho 3, 2021 at 7:20 pm

      Clismo,

      Não comeces com esses epítetos nos jogadores. Essas comparações com jogadores consagrados só metem mais pressão nos jovens jogadores e muitas vezes ajuda a destruir carreiras.

      Saudações Leoninas

      • Antonio Clismo
        Posted Junho 3, 2021 at 7:24 pm

        Vais dizer-me que o Vitinha não tem a jogabilidade que o Deco tinha?

        São jogadores que se destacam logo assim que a bola lhes chega aos pés.

        • Estigarribia
          Posted Junho 3, 2021 at 7:54 pm

          Clismo,

          Não gosto dessas comparações. O Deco era o Deco… O Vitinha é o Vitinha. Cada jogador, o seu estilo de jogo.

          Saudações Leoninas

      • Carlos A Serpente
        Posted Junho 3, 2021 at 7:43 pm

        Calma Estiga,
        Não é como se o Vitinha fosse ficar nervoso ou ficasse sem sono porque um gajo chamado Autoclismo disse num blog que ele é o novo Deco.

        • Estigarribia
          Posted Junho 3, 2021 at 7:55 pm

          Carlos,

          Eu só não sou fã desse tipo de rótulos ou comparações. Cada jogador tem o seu estilo de jogo.

          Saudações Leoninas

    • RuiCosta10
      Posted Junho 3, 2021 at 10:21 pm

      Então mas afinal é o novo Deco ou João Moutinho? É que o Deco e o Moutinho eram jogadores muito diferentes, até em qualidade.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Junho 3, 2021 at 7:17 pm

    Rui Jorge deve ser dos piores treinadores que já vi na minha vida. Num jogo desta dimensão entra com um meio-campo composto por Bragança-Gedson-Vitinha sendo que nenhum é bom em transição defensiva, Florentino a apresentar-se excelentemente em todos os jogos.. banco

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 3, 2021 at 7:18 pm

    Gostei muito do Abdou Conté hoje, super competente no momento defensivo. Continuo a achar que ele é o lateral ideal para o Porto de Conceição pois daria muita segurança na defesa e tem um bom cruzamento.
    Deixo ainda a nota para a péssima exibição de Bragança. Com bola é muito bom como já se sabe, mas hoje a defender parecia o Pizzi. Não preciso de dizer o quão mau é esta comparação para ele.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Junho 3, 2021 at 7:45 pm

      Pizzi é um jogador de ataque, e o Bragança foi até conjeturado como alternativa ao Palhinha só porque é jovem do Sporting. Se se chamasse Bragüic ninguém pensaria em tal coisa visto ser um jogador de bola no pé.

      A culpa não é deles. Os treinadores não podem é pedir a gaivotas para guardar rebanhos.

  • ShowMeDeMane
    Posted Junho 3, 2021 at 7:21 pm

    Primeira parte equilibrada, com as equipas encaixadas. Ainda assim Espanha com 2 boas ocasiões de golo e Portugal com 1.
    Na segunda parte Espanha dominou, bem Rui Jorge a alterar para o 4-5-1 de forma a equilibrar o jogo.

    Destaques individuais:
    – Vitinha é um jogador enorme.
    – Bragança parece um Thiago Alcântara, autêntico maestro a sair a jogar;
    – Fábio Vieira rende mais a extremo direito que a 10;

    Pela negativa: Gedson e Dalot

    Venha a final ??

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2021 at 7:30 pm

    Esta geração é boa mas a que vem a seguir, no meu entender, ainda é melhor (jogadores nascidos depois de 2000) que irá disputar o Eurosub21 em 2023.

    E se conseguirem convencer o Angel Gomes e o Gustavo Assunção a jogar por Portugal, então aí é que é check mate na concorrência.

    (Só na baliza é que haverá falta de profundidade nas escolhas, mas resto vai ser um luxo)

  • chuta dai
    Posted Junho 3, 2021 at 7:31 pm

    Que sorte que tivemos neste jogo. Depois Rui Jorge tirar o Rafael Leão quando era o único que estava a ter capacidade de esticar o jogo e criar um bocadinho de perigo foi de mestre. Mas pronto ganhamos e venha lá a final Domingo.

  • Jordanbingo
    Posted Junho 3, 2021 at 7:32 pm

    Bem, fico surpreso como tanta gente bate no Leão. E eu que nem o aprecio nem um bocado, acho que tem uma postura super displicente. Mas hoje, foi ele, o vitinha e mais 9… De resto, a defesa não esteve mal mas quando o meio campo não defende não se faz milagres. Tino tem de jogar, sempre! Bragança tem pés mas alguém tem de vestir o fato de macaco. A entrada do Tino, mais a retirada do Brahim, mudaram o curso do jogo.
    O selecionador espanhol ainda consegue ser pior que o nosso. De resto, é dar os parabéns.

  • Nazgul
    Posted Junho 3, 2021 at 7:33 pm

    Bem o engenheiro deve estar radiante com o futebol mediocre do Rui Jorge, já está a preparar os miúdos para ir a seleção A jogar para os pênaltis!

    Está tática è um nojo, joga com 4 jogadores no meio campo em que todos são 8s? Bragança nunca na vida è 6 não recuperou nenhuma bola, Gedson perdido a esquerda assim como o Vitinha na direita que só conseguiu favorecer quando entrou Tino e jota.
    Esta seleção merece jogar um bom futebol se o selecionar deixa-se!

  • offtopicguy93
    Posted Junho 3, 2021 at 7:36 pm

    Infelizmente (ou felizmente), o mero adepto apenas se vai lembrar que ganhámos, esquecendo o mau selecionador que temos! Impressionante que na melhor década do futebol português com muitos jogadores no prime, temos os dois piores selecionadores possíveis! Apenas dar uma palavra para a o abdu, a mostrar ao Rui Jorge que os laterais esquerdos de origem existem, para o leão que a espaços mostrou alguma coisa e pra o inevitável é craque Vitinha! Jota hoje entrou mal e o Fábio Vieira mais uma exibição de baixo nível

    • filipe19
      Posted Junho 3, 2021 at 7:57 pm

      E quem seria a alternativa?

    • Zanainem
      Posted Junho 3, 2021 at 7:59 pm

      O conte jogou bem? Por favor…

      • bruno2000
        Posted Junho 4, 2021 at 9:43 am

        Zanainem

        Sim, isto dentro das invenções deste sistema de Rui Jorge que os laterais são completamente atirados as cobras, sempre em desvantagem numérica, ele portou-se bastante bem.
        Sempre que Rui Jorge passa para o 433 a equipa fica muito mais sólida.

  • ForsenCD
    Posted Junho 3, 2021 at 7:36 pm

    Depois de ter que levar com o Tomás Tavares, o Abdu Conte parece o Maldini por comparação.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 4, 2021 at 12:22 pm

      Grande jogo em termos defensivos que fez, mas poderia ter incorporado mais no ataque (acredito que foi por ordem do Rui Jorge que não subiu tanto).

  • GoldenFCP
    Posted Junho 3, 2021 at 7:42 pm

    Não bastasse as vendas prematuras do Dalot e do Ruben Neves(sobretudo) por ninharias, os 100 milhões de prejuizo, os negocios ruinosos com o Portimonense e os mil e um custo zero, este velho senil conseguiu envolver o melhor jogador a sair nos ultimos largos anos da formação do Porto numa negociata com o maior chulo do futebol atual(sim, ainda mais que Mino Raiola).
    E ainda insiste em manter o treinador que mais cospe na formação em Portugal.
    Neste momento PdC é mais problema que solução. Está completamente ultrapassado, se visse futebol saberia que estes 20 Milhoes(que duvido que sejam 20, tal como os do fabio foram so 30) seriam o triplo quando jogasse regularmente.
    Que o Lage meta este craquezão no topo do futebol mundial, assim como o Florentino(que vá pra la em vez de ficar a ver jogar no benfica).
    PS: Diogo Leite, Costa, Queirós, Baró, Vitinha, Fábio Vieira e ainda Conceição no banco. Que orgulho ver a base do Olival estar quase a ser campeã da europa

  • Kacal
    Posted Junho 3, 2021 at 7:52 pm

    Parabéns aos nossos meninos e a Rui Jorge, assim como a nós portugueses que merecemos. Bela campanha até ao momento e estou com fé e convicção que será desta. Sobre o jogo ter lateral esquerdo ajuda bastante… espero que Rui Jorge tenha aprendido! Que tristeza ver que Vitinha não foi aproveitado no Dragão, como adepto deixa-me frustrado e não esquecer Rúben Neves. Duvido que o Wolves não acione a clausula de compra, aliás, caso o próximo treinador seja português será certinho. Esperemos que o Fábio Vieira seja aproveitado já que os outros não foram.

    A Espanha dominou o jogo e tivemos dificuldade em ter bola e ter espaço, talvez algum cansaço também não sei, há jogos menos positivos que acontece não se joga sempre bem, mas quem merecia mais ir à final com base neste jogo era a Espanha, mas soubemos defender bem, soubemos aguentar e depois tivemos a sorte do jogo no lance do golo, acontece. Também há vezes que a sorte não cai para o nosso lado. Agora na final seja quem for o adversário é 50/50 e tudo pode acontecer a um só jogo, mas esperemos que seja desta que conquistamos um Europeu Sub-21, certo é que qualidade para tal temos. Venha de lá a final e estamos juntos miúdos! FORÇA PORTUGAL!

  • Bruno Cunha
    Posted Junho 3, 2021 at 7:56 pm

    Agradecer ao treinador da Espanha por tirar Diaz do jogo. Com essa substituição matou a equipa.

    – Esqueçam isso do Bragança a 6, a sua capacidade sem bola é muito parecida à de Pizzi.

    – Não sou fâ dos centrais do Porto mas mesmo assim a diferença entre Leite e Queirós é abismal e torna-se dificil fazer uma boa exibição quando o teu colega está sempre mal no jogo.

    – Não vi o lance de Leão que os comentadores falaram mas o penalti da Espanha não precisava de repetição sequer. O árbitro estava a fazer uma boa arbitragem com um critério muito largo mas falhou em lances capitais.

  • Douglas
    Posted Junho 3, 2021 at 7:57 pm

    É permitido os dois seleccionadores estarem pelo mesmo país? Aquelas alterações espanholas…

    • Pyros
      Posted Junho 4, 2021 at 10:03 am

      Foi repartido com convém ao desportivismo: no 11s iniciais ambos os seleccionadores apoiaram Espanha, nas subsitituições torceram por Portugal.

  • Abbas
    Posted Junho 3, 2021 at 8:03 pm

    Florentino a mostrar no lance de golo aquilo que sempre defendi, tem bom toque de bola e passa bem. Simplesmente tem (ou tinha) criatividade zero, não arrisca, mas isso aprende-se. Para o ano tem que fazer parte do plantel.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 4, 2021 at 12:21 pm

      Concordo, o Florentino coloca bem a bola, super seguro em todas as ações. Para mim teria muitos minutos na próxima época e se Weigl sair seria titular.

  • Minha Pessoa
    Posted Junho 3, 2021 at 8:04 pm

    Eu, que não sou portista, adoro o facto do Porto já ter despachado o Vitinha por 20 milhões.

  • Pyros
    Posted Junho 3, 2021 at 8:04 pm

    Mau jogo de Portugal, principalmente o meio campo, face a uma Espanha superior em tudo… menos golos marcados (e na sorte). E no final, é isso que conta.
    Exibições variáveis mesmo de jogadores que são bons. Gedson foi uma nódoa completa (muito melhor o Florentino).

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 3, 2021 at 8:31 pm

    Que mau é Rui Jorge.

    Entrar neste jogo sem Florentino em campo é de um absurdo inqualificável. Depois mexe mal, tirando o Leão que estava sempre a meter a defesa da Espanha em sentido, sendo que a Roja cresceu muito com a sua saída (muito mais confortável para subir no terreno).

    Valeu a “vaca” à lá Fernando Santos. Seria óptimo os sub-21 ganharem finalmente o caneco, mas em sentido contrário seria o confirmar daquilo que vai acontecendo com FS durante anos: este constante estado de agradecimento eterno que já caducou há muito.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:20 am

      Concordo plenamente.

      A saída de Rafael Leão é absurda (o próprio ficou incrédulo).
      Fábio Vieira com mais um jogo fraco lá ficou até ao fim.
      Surpresa agradável este Abdu Conte.

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 3, 2021 at 8:33 pm

    Esqueci-me dele no outro comentário, mas que pobreza franciscana é este Gedson. Completamente inofensivo e ineficaz em tudo o que faz.

  • ktc
    Posted Junho 3, 2021 at 8:38 pm

    Espero que este Rafael Leão nunca mais seja convocado para a Seleção, que falta de atitude incrível, nem quando é substituído e começa a reclamar teve atitude. Incrível, não quer nada estar ali, não precisamos de vedetas destas num grupo unido, que fique por italia

  • coach407
    Posted Junho 3, 2021 at 9:00 pm

    Portugal deu 5-0 à Alemanha nas meias-finais e na final dominou completamente, mas perdeu nos penáltis. Rui Jorge fraco, nunca ganha nada e blábláblá.

    Agora ganha à Fernando Santos, com jeitinho vai à final e ganha todo borrado nos penáltis e, agora sim, Rui Jorge já passa a ser muito bom.

    Esta mania de avaliar os treinador por quando a bola entra ou não… Rui Jorge é um excelente treinador, independentemente de ter sorte e ganhar a final ou ter azar e perder.

    Já tinha dito que esta equipa portuguesa individualmente não era nada de especial. Era tão dominante devido a um coletivo fortíssimo e um treinador que é fantástico para esta realidade.

    Espanha é Espanha. São mais fortes individualmente, jogadores com outro andamento nas Big Five e coletivamente vão evoluindo numa ideia de jogo fortíssima desde sempre.

    Eram os claros favoritos neste encontro e portanto Portugal está de parabéns. Achava que não tínhamos grande hipótese, mas nestes jogos tudo pode acontecer e Portugal também tem os seus trunfos.

    A primeira parte foi relativamente equilibrada. Espanha teve um pouco melhor, mas pouco fez para merecer marcar. 0-0 perfeitamente aceitável.

    Na 2a parte é que já se percebe melhor o título do VM. Aí sim, Espanha foi muito forte e merecia claramente vencer. Rui Jorge foi contrariando a tendência do banco, a equipa foi respirando melhor, Espanha também abrandou e começou a dar mais ideia que podia cair para qualquer lado. Caiu para nós. Tiveram a sorte que tem faltado.

    E assim Portugal continua a série incrível de marcar em todos os jogos desde 2016 e interrompe a sequência de Espanha que não sofria golos sem ser de penálti há muito tempo.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 3, 2021 at 9:31 pm

      Não concordo nada. Os espanhóis têm outra maturidade, sim, mas tecnicamente não são melhores que Portugal. Bem pelo contrário.

      Podem discordar de mim, mas hoje o jogador português é bem mais fantasista que o espanhol ou italiano.

      • Antonio Clismo
        Posted Junho 3, 2021 at 10:05 pm

        Melhor do que o italiano concordo. Mas não melhor do que o espanhol que continua a ser do tipo de jogador com mais técnica pura. Tem muito a ver com a forma com que são trabalhados na formação em Espanha que privilegia muito a relação com a bola e o espaço envolvente em detrimento do treino puramente físico.

      • Tiago Silva
        Posted Junho 4, 2021 at 12:19 pm

        Tecnicamente os jogadores espanhóis eram perfeitos, Zubimendi, Villar, Manu Garcia, Brahim Diaz, Puado, Bryan Gil, Cucurella, parecem ter todos cola no pé. Nós também temos qualidade nesse aspeto, nomeadamente o Fábio Vieira, Vitinha e Bragança, mas os espanhóis são melhores que nós.

        • Amigos e bola
          Posted Junho 4, 2021 at 1:13 pm

          Eu não concordo nada. Mas são opiniões.

          Não acho os espanhóis melhores que nós tecnicamente.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 9:46 am

      Coach407

      Rui Jorge, tirando a substituição do nosso melhor jogador ontem, Rafael Leão (inexplicável), esteve bem nas substituições, agora, é pena que tenhamos que dar 60 minutos de avanço ao adversário. Portugal não tem médios p jogar em losango, a equipa fica muito exposta, e Bragança não é 6, nem será. Quando Florentino entra em campo a equipa cresce logo.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2021 at 9:06 pm

    Não esquecer que estas gerações já se conhecem muito bem e já se defrontam entre si há muito tempo.

    A geração de 99 ganhou o Euro sub17 na final nos penalties justamente contra a Espanha que já contava com Brahim Díaz e Abel Ruíz. Incrível a superioridade técnica que na altura jogadores como Gedson Fernandes, Domingos Quina e Zé Gomes tinham em relação à concorrência.. Basicamente a sua evolução não está a ser o esperado. Outros jogadores como Mésaque Djú, Mickael Almeida, Miguel Luís, João Lameira e Luís Silva já nem sequer estão no raio de acção da seleção neste momento..

    https://www.youtube.com/watch?v=wA0dIU1Jey8

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 3, 2021 at 9:28 pm

      E mesmo a geração de 2000 de Vitinha e Fábio Vieira também apanhou a Espanha na final do Europeu de sub19 em 2019 em Yerevan na Arménia mas não tiveram a mínima hipótese perdendo por 2-0 (essa equipa de Espanha tinha Ferran Torres, Sergio Gomez, Eric Garcia, Guillamon, etc)

      https://www.youtube.com/watch?v=-4UCqrQm_nQ

  • JimmyZoSo
    Posted Junho 3, 2021 at 9:33 pm

    Hoje tivemos a sorte que costumamos não ter nestes jogos decisivos. A primeira parte até foi dividida, com ligeiro ascendente da Espanha que teve mais bola. O início da segunda parte foi de pânico constante para a nossa seleção, com imensas oportunidades criadas pela Espanha e Portugal a não conseguir sair do seu meio campo defensivo. A partir do minuto 70, a Espanha perdeu algum do seu ímpeto devido às mexidas operadas pelo seu selecionador e ao acumular do cansaço. A partir dessa altura e com a entrada de TT, Jota e Baró, Portugal começou a conseguir sair para o contra ataque, conseguindo marcar (lance fortuito, mas se Cuenca não toca na bola talvez TT conseguisse marcar) e podia até ter marcado outra vez nestas mesmas circunstâncias do jogo se a definição tivesse melhor melhor. Com o resultado favorável, Portugal até conseguiu segurar a vantagem até final com relativa tranquilidade. No diz respeito ao jogo jogado e à disposição tática da nossa seleção, não fiquei nada satisfeito com a exibição. Penso que o losango a meio campo não funciona contra as melhores equipas, principalmente com Gedson em campo (que perde imensas bolas e falha inúmeros passes na construção) e Bragança a 6 que simplesmente não tem competências para desempenhar esta posição no futebol de alto nível (devido à sua fraca compleição física). Os laterais não tem apoio no momento defensivo, ficando sempre muitos expostos e pouco avançam em campo no momento ofensivo. Individualmente, Conté cumpriu bastante bem nas suas tarefas defensivas e Dalot não esteve bem nem defensiva nem ofensivamente (mas não só por culpa própria). Os centrais não estiveram mal, mas Leite foi claramente superior. No meio campo, Vitinha foi sempre o mais esclarecido. Vieira acabou por ser feliz no lance do golo, sendo que até ali o jogo não lhe estava a correr bem. Nota negativa para Bragança que jogou numa posição que não lhe favorece e Gedson que esteve fora dela (apoiava a sua presença no plantel do SLB mas assim não). Mota esteve pouco em jogo e Leão foi a nossa fonte de perigo para o adversário na procura da profundidade (a jogada de maior perigo na primeira parte foi criada por ele). Leão tem um imenso potencial mas a sua falta de comprometimento para com a equipa e até a sua linguagem corporal passam a imagem de um jogador desinteressado. Tivesse ele a atitude de Dany Mota e já seria um jogador de top mundial. Florentino veio ajudar o meio campo e a defesa. Tem de ser titular na final, simples. Jota veio agitar o jogo mas nem sempre decide bem. É uma boa arma para entrar em jogo vindo do banco se houver espaço. Romário pode fazer o que Gedson faz mas melhor, menos errático. Tiago Tomás parece-me o nosso pior avançado sendo a
    sua melhor valência a inteligência nas movimentações. Confesso que pouco tinha visto de Abdu Conté, mas bastaram 10 minutos para concluir que é muito superior ao Tomás. Adbu não é um super jogador, mas a diferença é abissal. Para a final, é importante analisar o que se fez menos bem hoje para que possamos corrigir alguns comportamentos táticos. Apostaria na seguinte equipa para a final, num 4-3-3 que pode transformar-se num 4-4-2: Costa, Dalot Queirós Leite Conté, Vitinha Florentino Bragança, Vieira Mota Leão Acredito que assim estaremos mais próximos da vitória porque nem sempre a estrelinha está do nosso lado. Aliás, poucas vezes está. Hoje esteve.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 3, 2021 at 9:57 pm

      Entrar com Gedson Fernandes contra uma equipa alemã que é conhecida por ser exímia na pressão ao portador da bola seria suicídio.

      A equipa alemã é super pressionante, super sufocante e super eficaz na frente.

  • Valderrama
    Posted Junho 3, 2021 at 11:06 pm

    Não tendo propriamente jogado mal, acho que foi o pior jogo que vi o Vitinha fazer pela seleção de sub21 no entanto nunca vi tanto elogio na caixa de comentários…

    • Tiago Silva
      Posted Junho 4, 2021 at 12:14 pm

      Concordo, pareceu-me muito cansado, o que é normal para alguém que jogou 210 minutos em 4 dias. Mas mesmo assim foi o melhor do meio-campo e acabou por ser decisivo com um excelente passe para o Fábio Vieira.

      • Valderrama
        Posted Junho 4, 2021 at 2:41 pm

        Sim, sem dúvida o melhor do meio campo. A questão é que em relação às exibições anteriores a bitola estava muito elevada

  • JoaoC
    Posted Junho 4, 2021 at 9:07 am

    Este Leão é um caso que não percebo. Tem todas as condições de ser um jogador de elite, o Mbappé português, mas a sua atitude em campo e até mesmo a sua postura corporal dá mesmo a ideia de que não quer estar ali, vejo isto também quando joga no clube.

    Lembro-me dum lance em que o Mota tinha-se desembaraçado de 2 espanhóis mas estava sozinho porque o Leão não fez nenhuma desmarcação, ficou simplesmente a olhar quase parado.

    É mesmo uma pena, um jogador com este potencial quase de certeza não dar em nada devido por completo à sua mentalidade.

    Para a Alemanha tem que sair Gedson e Leão para as entradas de Florentino e Ramos.

  • MikeM
    Posted Junho 4, 2021 at 9:52 am

    Pelo que tenho visto, a grande parte das seleções sub-21 carecem de qualidade.
    Falava-se (e fala-se) muito da nossa seleção, que era acima da média e tudo mais, mas, dos que jogaram ontem, tirando o Vitinha, não auguro grande futuro a nenhum dos outros. Espero estar enganado.
    Os centrais são banais, o Dalot muito se fala dele mas de todos os jogos que vi, só consigo notar que defensivamente é muito limitado e mesmo ofensivamente entrega pouco, o Gedson é uma nódoa, não sei como continua a jogar, o Fábio Vieira é muito frágil fisicamente e não o vejo compensar isso com nenhuma qualidade acima da média, o Dany da Mota é um tronco autêntico, o Rafael Leão até poderia/pode dar jogador, mas tem de mudar a atitude e ganhar inteligência, o Bragança nem para a frente nem para trás, no outro jogo entrou com o Tomás Tavares, que deve ter um bom empresário para continuar a jogar futebol de alto nível, este entrou com o Conté, que melhor só mesmo fisicamente. O Jota era o novo Ronaldo, só se for o central brasileiro que passou pelo Benfica.
    Dos outros, alguns com características interessantes como o Diogo Costa, o Florentino e o Conceição (se ganhar alguma força física) mas nestes dois jogos não vi nada de especial, sinceramente.
    Acerca do Gonçalo Ramos, faz um golo que para mim é excecional e revela uma capacidade de finalização tremenda, mas depois vai para o banco e nem sequer é opção. Tal como no Benfica, o rapaz qualquer dia deixa de fazer golos porque parece que quando os faz deixa de jogar.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 4, 2021 at 10:15 am

      Apreciações muito injustas sobre os jogadores.

    • Kacal
      Posted Junho 4, 2021 at 2:08 pm

      Pelo menos o Diogo Costa tem feito uma ótima prova, ainda contra a Itália esteve a alto nível e fez algumas defesas de qualidade que nos salvaram. Vejo bastante futuro nele até porque parece ter personalidade.

  • opiniaodeadepto
    Posted Junho 4, 2021 at 10:35 am

    Espanha superior em quase tudo, excepto no mais importante: meter a bola dentro da baliza.
    Em parte é isto que faz o futebol despertar tantas paixões, esta imprevisibilidade. Quem estava a ver a formar como estava a decorrer a segunda parte, apenas podia pensar que, mais cedo ou mais, tarde surgiria o golo de Espanha. Os mais atentos também poderiam estar a ver que Portugal ia fazendo algumas incursões com objectividade (o lance do golo é exemplo, pois apesar da estrelinha, há que não esquecer que sem o corte infeliz a bola se dirigia para um jogador português solto no interior da área. Lembro-me ainda de um excelente passe do Fábio Vieira para o Jota, que depois perdeu tempo e espaço para alvejar a baliza).
    Há que dar mérito a estes miúdos e aos treinadores por mais este feito extraordinário, que leva o futebol Português a mais uma final importante.

  • El Tigre
    Posted Junho 4, 2021 at 10:39 am

    Deixo aqui uma pergunta: para quem deixou sair Vitinha e tem Romário Baro na equipa que é o primeiro a entrar no meio campo, faz algum sentido pensar no Filipe Soares por 7.5M?

    Pergunto porque não conheço o jogo deste último mas realmente estranho o facto do Porto estar a ponderar contratar o Filipe que hierarquicamente na seleção está abaixo do Baro e ao mesmo tempo estar a pensar emprestar o Baro..

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 4, 2021 at 11:17 am

      Baró já deveria ter pelo menos duas épocas inteiras a titular em clubes de Primeira Liga. Decidiu ficar no Porto e foi tratado sempre como opção secundária ou terciária claro está.

      Para mim o Romário Baró tem mais potencial e poderá chegar mais longe na sua carreira, mas o Filipe Soares está mais batido e tem mais experiência pelos dois anos inteiros a bom nível pelo Moreirense.

    • Fantantonio
      Posted Junho 4, 2021 at 1:02 pm

      O Filipe Soares não merecia ter ficado de fora deste mata-mata em detrimento do Romário Baró, acho que é sinceramente melhor. A questão é que para dar 7,5M era preferível manter o Baró porque não acho que seja o Filipe Soares a elevar o nível do Porto, se nem o Fábio Vieira joga.

    • Kacal
      Posted Junho 4, 2021 at 2:12 pm

      What?! Temos Romário Baró e Fábio Vieira mas vamos dar 7,5 milhões pelo Filipe Soares? Espero que isso não seja verdade! E nem é pela falta de qualidade do Filipe porque ele tem bastante, mas sim porque 7,5 milhões ainda é um valor assinalável para um clube português e por esse mesmo preço mais vale manter os nossos dois jovens e apostar neles.

    • bruno2000
      Posted Junho 4, 2021 at 2:15 pm

      El Tigre

      São jogadores bem diferentes.
      Romário tem carateristicas de box to box, é um jogador muito enérgico e disponivel fisicamente, bom técnicamente mas que já há 2 anos, após a lesão não conseguiu mostrar o seu nivel.
      Já FIlipe Soares, não vejo a encaixar no sistema de Sérgio Conceição. Vejo-o com algumas parecenças ao Pote, é um jogador de último terço, muito forte a conduzir a bola e a definir, é mais um 10.

    • El Tigre
      Posted Junho 4, 2021 at 3:03 pm

      Obrigado a todos!

Deixa um comentário