Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal na final do Europeu sub-19 pelo 3.º ano consecutivo; Gonçalo Ramos fez um hat-trick

Para revalidar o título? A turma de Filipe Ramos venceu confortavelmente e agora tem a possibilidade de conquistar a prova pelo segundo ano consecutivo. Gonçalo Ramos fez um hat-trick e voltou a mostrar a sua apetência em zonas de finalização, ao passo que Félix Correia e João Mário, que sofreu o pénalti e assistiu no 2-0, desequilibraram bastante. Em destaque estiveram ainda os portistas Fábio Vieira (pé esquerdo potente) e Vítor Ferreira, que marcou o 1.º golo. Já a Irlanda esteve quase sempre remetida ao seu reduto (as ausências de O’Connor e Afolabi poderão ter tido peso), incomodando apenas na bola parada (Celton Biai respondeu à altura) e demonstrando que o grupo B não tinha a mesma qualidade do A.

Na meia-final do Europeu sub-19, Portugal levou a melhor sobre a República da Irlanda, não tendo dificuldade em obter uma vitória confortável por 4-0. Gonçalo Ramos foi a figura do encontro, ao marcar três golos(45′, 59′ e 90+6′), tendo o primeiro pertencido a Vítor Ferreira, que converteu um pénalti aos 31 minutos, após João Mário ter sido derrubado na grande área dos irlandeses. Portugal chega assim à final da competição pela terceira vez consecutiva, embora ambas tenham ditado um destino diferente (derrota com a Inglaterra em 2017 e vitória sobre a Itália em 2018). O XI de Filipe Ramos: Celton Biai; Costinha, Gonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso, Tomás Tavares; Diogo Capitão, Vítor Ferreira, Fábio Vieira; João Mário, Félix Correia, Gonçalo Ramos. A outra meia-final irá opor França e Espanha.

43 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Julho 24, 2019 at 5:05 pm

    Que passeio. E recordo que esta Irlanda tinha perdido contra a França pela margem mínima.

    Arriscamo-nos a ser bi campeões com muito jogador de fora nas duas edições. Diz bem do nosso talento.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 24, 2019 at 6:20 pm

      O engraçado é que por exemplo a Espanha e a França têm já imensos jogadores com dezenas de jogos na Primeira Divisão e Portugal ainda tem jogadores que nem experiência na Liga revelação têm…

      É muito difícil apostar-se em talento em Portugal.

  • Crossfox
    Posted Julho 24, 2019 at 5:07 pm

    Demasiado fácil este jogo. Incrível que a Irlanda tenha ficado em segundo no grupo.
    Ainda assim, considero a Espanha a principal candidata a ganhar o torneio, é a que tem as melhores individualidades.

  • MV
    Posted Julho 24, 2019 at 5:10 pm

    Celton Biai pode ser o guarda-redes que tanto se procura. Muita qualidade, por mim integrava o plantel e tinha oportunidades esta época

    • Chico
      Posted Julho 24, 2019 at 6:16 pm

      e o Gonçalo Ramos uma solução para o problema do segundo-avançado.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 24, 2019 at 6:18 pm

      Qualidade tem, agora precisa de mostrar se consegue manter o nível e a equipa B é perfeita para isso.

      O importante é jogar e competir num nível alto.

  • coach407
    Posted Julho 24, 2019 at 5:19 pm

    O principal destaque pela negativa é mesmo o Gonçalo Cardoso. Abordagens horríveis. Só de pensar que havia alguém a dizer em todos os posts que deveria ser convocado para a seleção A…

    Ele tem potencial, mas está muito longe de estar pronto. Nem o Pedro Álvaro está que é bem melhor do que ele…

    Valeu o Celton Biai que, no seu estilo peculiar, esteve seguríssimo e ainda demonstrou a sua fantástica velocidade quando o Cardoso ficou a dormir.

    Na frente são muitos os destaques. Fábio Vieira tem lugar no plantel principal do FC Porto DE CARAS. Está muito melhor preparado que o Fábio Silva, por exemplo.

    João Mário, Félix Correia e Gonçalo Ramos também não são propriamente surpresas. Excelentes jogadores. Félix Correia quando tiver melhor poder de decisão vai ser um caso sério. O valor pago pelo Manchester City não é surpreendente.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 24, 2019 at 7:09 pm

      Ninguém disse que o Gonçalo Cardoso tinha que ser convocado para a selecção A. Disse-se apenas que o facto do Boavista lhe ter cortado as pernas logo nos primeiros deslizes era comprometer a carreira deste grande jogador.

      O miúdo tem 18 anos e estás preocupado com as abordagens? Por acaso reparaste a forma com que organiza a linha defensiva? O trabalho defensivo zonal? A superioridade física? A tranquilidade e o apoio que oferece aos colegas? A qualidade nos duelos?

      Falhou hoje em alguns lances aéreos uma vez que é a especialidade dos irlandeses com o seu jogo directo. Mas trata-se de um diamante em bruto no que toca à arte da defesa.

      Não era mal pensado ir para o Lille, jogar e evoluir ao lado do José Fonte, por exemplo.

      • Rev7
        Posted Julho 24, 2019 at 7:43 pm

        Primeiros deslizes? Tu nem vês os jogos pah. Não fazes a minima ideia do dizes. E proteger o atleta de críticas? Isso não existe? Cometeu alguns erros e depois foram 3 jogos seguidos a errar e a comprometer, pelo seu nervosismo. Como é óbvio não podia continuar a ser titular numa equipa que estava em grandes dificuldades na tabela e a precisar urgentemente de ganhar. Voltou ao onze quando foi assegurada a manutenção. Parece-me simples.

        E neste Europeu se percebe como o Gonçalo está verde. Não foi só este jogo, tem sido constante as péssimas abordagens e como treme quando está sob pressão. E isso compromete as suas equipas. Precisa de ser trabalhado e protegido. Não tem capacidade para ser titular na equipa da I Liga. Qualquer um vê isso…

      • coach407
        Posted Julho 24, 2019 at 9:42 pm

        O Gonçalo Cardoso saiu do 11 porque estava a ser claramente o pior central do campeonato nas várias jornadas que antecederam a sua saída do 11.

        O Boavista joga na I Liga, não é na Liga Revelação.

        Quantos jogadores de 2000 viste a fazer tantos jogos como ele fez? Não é por acaso que não viste nenhum jogador de 2000. É porque, normalmente, não estão preparados, apesar do potencial que possam ter. Que centrais de topo mundial jogaram com a idade dele? Bonucci não jogava, Chiellini não jogava, Piqué não jogava… Ferro é de 1997 e só começou a jogar esta época, Diogo Leite e Queirós são mais velhos e não jogam, Pedro Álvaro é melhor e não joga. O Gonçalo Cardoso joga numa equipa mais fraca pelo que acaba por entrar nas opções, mas comete demasiados erros para ser titular. Tem de continuar a evoluir, como seria de esperar.

        Em relação às tuas perguntas, é claro que ele tem potencial técnico, tático e físico, mas não se tem visto nenhuma superioridade técnica e muito menos superioridade física. Tem cabedal, mas foi completamente destruído em velocidade, no jogo aéreo, nos ressaltos, o avançado conseguiu segurar todas as bolas (algo que achei ser impossível, mas sim, o Cardoso conseguiu perder os lances quase todos de “bola para a frente” da Irlanda.

        Para não falar nos dois golos cantados que ia dando. Não me parece que “tranquilidade” seja o forte dele. Em relação a liderança defensiva, não vi. Passou o jogo a ser salvo pelo Loureiro, o verdadeiro patrão daquela defesa. Não é nenhum Pedro Álvaro, mas resolve os problemas com muita mais sobriedade que o Gonçalo Cardoso.

        Repito que o miúdo tem potencial, mas fez um jogo péssimo e tem estado sempre muito intranquilo. Certamente vai evoluir. Tem de se dar tempo ao tempo.

        • Antonio Clismo
          Posted Julho 25, 2019 at 9:46 am

          de Ligt joga no Ajax desde os 16 anos. A titular.

          Segundo a tua forma de pensar o Ajax deveria esperar que ele fizesse 23 anos para aí sim, poderem apostar nele

          • coach407
            Posted Julho 25, 2019 at 12:14 pm

            Claro que existem vários centrais que já jogavam nesta idade. O que eu disse foi que não jogar não implicou que não chegassem lá.

            E alguém falou em ter de esperar? O Boavista esperou? O Boavista apostou nele, tal como fez o Ajax. A diferença é que o De Ligt aos 17 anos era o melhor central do campeonato e o Gonçalo Cardoso era o pior. Por isso é que um continuou a jogar, conquistou a braçadeira, conquistou o lugar na seleção nacional, liderou a equipa até às meias finais da Champions e agora foi para a Juventus… e o outro foi para o banco. O Neris e o Jubal demonstraram ser melhores, atualmente.

            Como referi, isto não é a Liga Revelação. Ele teve oportunidades e foi horrível. Não foi “mau”, foi horrível mesmo. Vai jogar por ter 18 anos? Quando tiver qualidade para jogar joga. O De Ligt aos 17 tinha qualidade para jogar. O Cardoso não, é simples.

  • Foi no ano 21
    Posted Julho 24, 2019 at 5:22 pm

    Tudo muito fácil hoje! Aliás, foi bem mais difícil qualquer um dos jogos na fase de grupos.
    Agora na final é dar tudo porque quer Espanha quer a França são muito mais fortes que isto e será um jogo “durinho”.
    Siga para o Bi!

  • bruno teixiera
    Posted Julho 24, 2019 at 5:34 pm

    Somos o país do mundo onde se trabalha melhor futebol e só não somos ainda melhores devido aos clubes “mais pequenos” preferirem contratar um brasileiro desconhecido que alguém lhes disse que jogava bem do que apostar num elemento não tão valorizado.
    Na minha opinião o melhor era clubes como belenenses, moreirense, Santa clara, Tondela… E todos da segunda divisão quando têm falta de um jogador que a sua própria formação não fornece ir buscar às segundas linhas dos 3 grandes. São jogadores de grande qualidade porque os 3 grandes têm grande poder de scouting e pescam os muito cedo sendo quase impossível manter as vedetas da formação fora dos 3 grandes (o Braga aos poucos consegue). Fazer o que o Estoril fez com o Filipe Soares este ano. Assim na minha opinião seríamos uma potência ainda mais forte dado que a base de recrutamento ao mais alto nível podia subir para o dobro.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 24, 2019 at 7:22 pm

      Concordo. O Filipe Soares levou o Estoril às costas no ano passado e até tenho ficado surpreendido de ainda não ter arranjado clube novo. Falou-se no Bordéus, mas ainda nada se tornou concreto.

  • Alvaromoreira
    Posted Julho 24, 2019 at 5:34 pm

    Parece me que Tomás Tavares, Vítor Ferreira e Fábio Vieira são os 3 jogadores desta seleção com mais futuro. Muita qualidade e maturidade em todos eles. Costinha tem que ser aposta no rio ave, lateral muito interessante além de que já é superior a nadjack. Quanto ao jogo, vitória justa e a meio gás, sem precisar de forçar muito, mesmo assim com um resultado avultado. Boa exibição do Gonçalo Ramos e do João Mário

  • Knox_oTal
    Posted Julho 24, 2019 at 6:11 pm

    Boa miúdos! Só falta mais um degrau!!!

    Gosto imenso de Gonçalo Ramos (mais do que Dantas, Nuno Tavares, Pedro Álvaro ou David Tavares, entre outros, a próxima verdadeira pérola penso estar aqui)!!! Tem muito golo e bom “cabedal”… já o disse e repito espero que não venha mais ninguém para o ataque, pois em jogos e/ou momentos favoráveis espero que “menino” já tenha um cheirinho de equipa principal para se ir ambientando. E as suas características, mobilidade na frente de ataque e potência, parecem encaixar como uma luva na estratégia de Lage. Para seguir sem dúvida…

    Os centro-campistas do FCP, Fábio Vieira e Vítor Ferreira também enchem as medidas! Muita qualidade tem o Olival em praticamente todas as gerações, falta apostar a sério nesta juventude talentosa!

    Última nota para dupla de centrais, Loureiro e Gonçalo Cardoso! Muito sóbrios e assertivos, apesar de ser igualmente verdade que ainda não foram muito testados neste torneio, mas para já chegaram para as “encomendas”. Pena que o Cardoso no Boavista com o Lito não tenha grandes hipóteses de ter uma utilização significativa e consequente evolução! É verdade que cometeu alguns erros a época passada, mas é o preço a pagar para a breve prazo se poder ter um excelente activo, quer no plano desportivo como financeiro, mas em Portugal a visão é muito curta nesse aspecto!

    Saudações Desportivas

    #tugapower

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 24, 2019 at 7:00 pm

      A diferença que é preparar bem um torneio ou preparar outro às 3 pancadas (Mundial sub20 apenas com uma semana de preparação).

      Estes miúdos estão a demonstrar uma grande personalidade. Isso é uma boa característica.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 24, 2019 at 9:15 pm

        Exacto! A qualidade individual é importante mas a solidez colectiva é indispensável! E isso não se consegue numa semana… aliás este torneio de sub-19 prova isso mesmo, pois sem muitos dos melhores jogadores na teoria, na prática a equipa mostra-se coesa, oleada e eficaz… resultado: está na final!

    • Manel Ferreira
      Posted Julho 24, 2019 at 7:13 pm

      Falando no Gonçalo Cardoso que é o que me interessa mais, tu dizes que os erros têm de ser vistos como o custo da aposta que no futuro pode dar frutos. E tens toda a razão. O problema é que esse custo é mais facilmente suportável num clube que luta por títulos e Europa do que num clube que luta pela permanência, onde o resultado desses erros pode ser a descida, o que no caso do Boavista seria uma catástrofe. Portanto o Lito fez muito bem em abancar o Gonçalo, teve mesmo que ser, a equipa estava a ser prejudicada. Ainda não vi nenhum boavisteiro discordar disto, só os adeptos dos outros clubes é que choram pelo Gonçalo. Sintomatico…

      • Rev7
        Posted Julho 24, 2019 at 7:36 pm

        Claro desde que o clube deles se safe, outros que formem e sofram consequências. Aliás falava-se do Gonçalo para o Benfica, mas queriam na equipa B, não era na principal. Assim é fácil. No meu clube só quero os que estejam prontos. Mas os outros são obrigados a jogar com os miudos que cometem erros, só porque sim e é bonito. Depois no final da época desce “epah eram demasiados jovens, não havia experiência”…

        Aliás quando o Lito tira o Gonçalo também foi uma forma de proteger, porque foram 3 jogos seguidos a cometer erros de nervosismo. Quando o Boavista assegurou a manutenção o Gonçalo voltou logo para o “onze” e foi titular nos últimos jogos.

        • Knox_oTal
          Posted Julho 24, 2019 at 9:42 pm

          Sinto muita animosidade nessa resposta! Não tenha nada contra boavisteiros, aliás até gosto bastante da história do Boavista!

          O que os outros dizem sobre essa história “dos prontos ou não prontos” não sei, nem me interessa… Estava apenas a dar a minha opinião, e numa lógica de quer jogador como o clube sejam melhores!

          Mas vamos ver o que faz Lito esta época, aliás os reforços, onde deve ter tido seguramente uma palavra a dizer, para a defesa mostram que vem cheio de vontade em apostar no Gonçalo Cardoso! Para seguir…

          Mas assumo sem problemas que não nada de Lito Vidigal (ele que até me “enganou” no Belenenses com uma boa primeira impressão), traz muito pouco de positivo ao Futebol Português e aos clubes que treina. Tem um impacto psicológico inicial positivo quando entra a meio em situações difíceis, mas depois sobra o futebol sem ideias positivas, cheio de anti-jogo e paragens, muito matulão em campo e ZERO aposta no jovem local (até JVP e Nuno Gomes teriam dificuldades a ter oportunidades com este treinador)! Mas como disseste não é o meu clube, e fico contente que estejas satisfeito!

          Saudações Desportivas

      • Knox_oTal
        Posted Julho 24, 2019 at 9:32 pm

        Não concordo, mas percebo! A maior pressão sente-se nos clubes que lutam por títulos, especialmente os candidatos ao título nacional! Aliás ao mínimo erro que custe pontos, os jovens desses clubes são rapidamente catalogados de tudo e mais alguma coisa e sofrem uma pressão enorme (algum stress é estímulo, muito é contra-producente)! Quantos já se perderam devido a isso?!?

        Agora percebo o que dizes obviamente! E efectivamente a luta pela manutenção também é um contexto com bastante pressão à mistura. Porém, um clube com a tradição do Boavista deve sonhar com mais, se algum dia deseja mesmo voltar perto do nível que já teve. E essa retoma é feita também com este tipo de apostas! Há risco? Claro que sim, ninguém diz o contrário. O Gonçalo Cardoso pode fracassar por completo a nível senior. Mas se correr bem, e não é assim tão descabido pensar-se isso (teve erros mas também teve exibições muito boas. Não contam?), quem dará mais retorno a médio prazo, financeiro e desportivo, ao clube: Neris, os emprestados ou um jovem da formação do clube?!?

        E eu não “choro” por jogador nenhum, nem pelos dos meu clube, agora quando vejo que jovens jogadores portugueses tem talento e potencial, seja de que clube forem, estão a ser desaproveitados de forma displicente faz-me confusão e dou a minha opinião sobre o assunto, vale o que vale claro, mas o objectivo passa sempre por dar um reforço positivo… para os jogadores e para os clubes!

        Ah e sou da opinião que estes jovens devem ser geridos e “expostos” às exigências da equipa principal de forma gradual, até porque há maior tendência para quebras de rendimento! No entanto, Lito não geriu o Gonçalo, afastou-o da equipa o que é bem diferente…

        Saudações Desportivas

        • Manel Ferreira
          Posted Julho 24, 2019 at 11:29 pm

          Knox, concordo com algumas coisas, a parte do choro era mais para o Clismo, que só está aqui para provocar. Parece-me que o problema aqui é vocês falarem do Gonçalo como se ele tivesse 21/22 anos quando na verdade tem 18 e começou a época com 17. Não é nada comum em nenhum dps principais 7-8 ligas, um central de 17 anos ser lançado e logo nesta posiçao-chave. Parece-me um bocado injusto baterem no Boavista por ter feito aquilo que mais ninguém faz, mesmo que depois tenhamos deixado a meio.
          De resto, é claro que gostava de ver mais aposta na formação e pode ser que haja no futuro. Mas neste momento ainda temos problemas muito grandes e algumas áreas é que pagam.

          • Knox_oTal
            Posted Julho 25, 2019 at 12:08 am

            Na questão da idade tens razão, e o Gonçalo de facto é algo imaturo ainda, por isso percebo os teus argumentos. Apenas acho que o que Lito fez ao Gonçalo, um afastamento radical e algo prolongado, é perigoso pois pode afectar irreversivelmente a confiança do jogador numa idade precoce. E dou um exemplo do meu clube, José Gomes! Quiseram puxá-lo para a principal, deram-lhe minutos e exposição sem a devida protecção face ao hype desmedido, e depois tão depressa como foi chamado foi cortado da equipa principal… resultado: NUNCA MAIS foi o mesmo!

            O critério deve ser sempre a qualidade e o rendimento obviamente, mas com jogadores tão jovens tem que haver alguma sensibilidade e fazer uma gestão mais cuidada na minha opinião. E com o Gonçalo acho que o Boavista arriscou bastante com a gestão que fez dele, só isso! Até porque na teoria o futuro do clube passa ou deveria passar por ele e não pelo Neris por exemplo!

            Saudações Desportivas

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 24, 2019 at 6:34 pm

    Se não fosse a Liga Revelação metade destes jovens nem teriam clube para jogar no próximo ano. Entrariam na Universidade e colocariam o futebol em segundo plano. Daqui a 3 anos nem federados seriam, deixariam completamente de jogar futebol.

    Comparem as selecções de Espanha, Itália ou França que contam já com inúmeros jogadores com imensa experiência nas respectivas primeiras divisões.

    A forma com que os clubes nacionais formam jogadores e preparam a sua entrada no futebol sénior é uma autêntica piada. Tirando alguns clubes (Benfica, por exemplo) o ambiente formativo e o aproveitamento do talento que vem de baixo é uma catástrofe.

    Mesmo na II Liga começa a ser raro haver lançamento de jovens jogadores das formações. A primeira Liga está com 70% de jogadores estrangeiros. Há certas posições em que o rácio de jogadores estrangeiros é mais de 90%. Como é possível haver competição e evolução se nem espaço e oportunidades existem?

    Metade dos clubes da Primeira Liga nem planos de gestão sustentável têm. Apenas têm como objectivo sobreviverem durante a época. Só isso.
    Tem escalões de formação porque a FPF assim o obriga, porque senão nem isso teriam.

    E já agora, o José Couceiro foi contratado pela FPF no ano passado para melhorar os escalões competitivos de formação em Portugal.. O que tem feito, além de aparecer nos sorteios e dar entrevistas? ZERO.

    Depois dos últimos desastres nas últimas competições internacionais de selecções de formação, prometeram-se mudanças na estrutura técnica, que já começava a dar sinais de acomodação. E o que houve? Nada, apenas saiu o Hélio Sousa para entrar o Tiago Mendes.

    Filipe Ramos, Emílio Peixe, Rui Bento, etc continuam por lá. O próprio Rui Jorge também nunca mais apareceu nem deu satisfações pela forma com que foi eliminado no playoff de apuramento para o Euro sub21 deste ano, nem satisfações deu a ninguém…

    • Amigos e bola
      Posted Julho 24, 2019 at 6:38 pm

      Itália? Itália é bem fraca comparada com Portugal.

    • Knox_oTal
      Posted Julho 24, 2019 at 6:52 pm

      É um problema de mentalidade e estrutural, não só no Futebol como a todos os níveis em Portugal. Por norma a formação, no geral, tem muita qualidade, e até acima da média em muitos domínios mesmo no panorama europeu. Porém, o grande problema vem depois… na capitalização dessa mesma formação e pôr esses jovens qualificados a render e produzir, seja em que área for. No fundo é um investimento algo vazio e desconexo, pois depois não se tira proveito do produto dessa formação, enfim… ilógico! Não espaço, oportunidades, consideração, condições… falta muita coisa! No futebol caso concreto a introdução das equipas B’s (mesmo as sub-23, apesar de não ser tão fã nos moldes actuais) foram medidas positivas e que já deram frutos, mas foram apenas “baby-steps”, há ainda um longo caminho a percorrer… a começar na mentalidade!

      Saudações Desportivas

      • Nuno Pereira
        Posted Julho 24, 2019 at 8:37 pm

        Portugal e’ espetacular em formar. Agora em depois dar oportunidades de crescimento, esquece la isso. Por isso somos e seremos sempre um pais de emigrantes. Na maior parte das vezes um licenciado ao sair da universidade ate esta preparado para o mercado de trabalho, mas o mesmo mercado acha que nao. O Mesmo se passa no futebol, a excecao do Benfica. Parece que na maioria dos casos o que vem de fora e bom.

        • Knox_oTal
          Posted Julho 24, 2019 at 11:04 pm

          Bem verdade!!!

        • w0bbly
          Posted Julho 25, 2019 at 1:49 am

          A do mercado de trabalho não se aplica a todas as áreas. Na minha alguém que vem da faculdade está zero preparado para a exigência diária do trabalho. E no futebol muitas vezes passa se o mesmo. Nao se esqueçam que o patamar competitivo que estao a jogar e contra jovens da mesma idade. No futebol senior e mais complicado ate pq os jogadores sao mais batidos. Obvio que sem entrarem la dentro nao vao crescer… Mas e dificil estar na pele de um clube que se quer manter na alta roda do futebol português e pensa em lançar um miudo aos tigres… Nao e tao facil quanto parece

          • Ilusionista
            Posted Julho 25, 2019 at 10:45 am

            Nao e suposto alguem entrar no mercado de trabalho vindo da universidade diretamente para desempenhar funcoes criticas. E suposto ir sendo ensinado. E por mais especializado que seja a sua area qualquer burro consegue ser util. Trabalho no UK numa area em que as pessoas sao pagas a peso de ouro e digo que claramente so e preciso dedicacao e espirito de sacrifico

            • w0bbly
              Posted Julho 25, 2019 at 3:09 pm

              Explica isso a pessoas com carradoes de anos de experiência e com clientes a berrar por resultados aos ouvidos. É tudo bonito mas…. nao funciona assim em todo o lado

    • Rev7
      Posted Julho 24, 2019 at 7:31 pm

      Tens uma certeza razão, mas exageras sempre como tudo. Portugal vai na 3ª final seguida de sub-19, Faz a sua 5ª (ou mais?) participação seguida nos mundiais de sub-20, jogou dois europeus sub-21 nas últimas 3 participações, as coisas não podem estar assim tão más. Se os jogadores não tivessem na Liga Revelação, estavam nas equipas B. É preciso haver mais aposta na formação? Sem duvida. Mas pela forma como falas queres encher os clubes de miudos. Nem todos têm o dinheiro e a estrutura do Benfica para ir buscar os melhores. Nem todos têm o talento do Gedson, Ruben Dias, Florentino, Felix, etc. As equipas do meio da tabela para baixo estavam tramados. Nunca conseguiriam os melhores jogadores para formação.

      Mas pela forma como atacas-te o Boavista por ter tirado do “onze” o Cardoso, quando ele andava enterrar o clube, parece-me que é isso que queres não é? Desde que o teu clube se safe, é o que importa. Não negues isso que fica-te mal.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 24, 2019 at 7:47 pm

        O problema está na transição para sénior!

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 24, 2019 at 8:09 pm

        Engraçado.
        No ano passado o Neris também cometeu erros. O Sparagna também. O Raphael Silva foi um sem fim de enterranços e o Jubal também não esteve no seu melhor.

        Não deixa de ser cómico tirar o jogador com mais potencial da equipa quando erra, quando é comum todos errarem.

        O Porto podia perfeitamente ter ido buscar um brasileiro qualquer para médio defensivo, mas um espanhol viu talento num puto dos juvenis e apostou nele e manteve-o na equipa. (Rúben Neves).

    • Explorador do Submundo
      Posted Julho 24, 2019 at 7:59 pm

      Comparado com a Espanha e especialmente a França, problema é a distribuição dos jogadores, os 3 grandes reunem 85-90 % dos melhores jogadores e é obvio que não há lugar para todos.

      Basta ver o caso do Gonçalo Cardoso não é particularmente superior a nenhum dos companheiros da selecção sub 19 e já conta com minutos na primeira liga isto porque joga num Boavista.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 24, 2019 at 8:07 pm

        Bem visto.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 24, 2019 at 8:50 pm

        Na minha opinião também acho que é um factor a ter em conta! A política de eucalipto resulta depois nas dificuldades acrescidas dos jovens em conseguirem espaço competitivo para evoluir, já que estão todos, os mais promissores pelo menos, concentrados em 3/4 clubes!

  • Axel Matic
    Posted Julho 24, 2019 at 11:34 pm

    Fantástico como chegámos a final sem uma quantidade enorme de titulares, agora gostava de referir os jogadores que mais gostei e me surpreenderam:
    – Celton Biai é sobrenatural, a forma como ele sai a jogar, os lançamentos e passes em profundidade, os reflexos e velocidade de jogador de campo, se fôr melhorando vai pôr muitos guarda redes portugueses lendários no chinelo!

    Gonçalo Loureiro: não é exuberante, mas não tendo a fama e sorte de ter a anatomia do Cardoso, a verdade é que é um central muito mais maduro que ele, vê-se outra calma e capacidade defensiva!

    Costinha: entrou com a Espanha e é muito energético e voluntarioso, parece ter o espírito de jogador profissional!

    Vitor Ferreira: Talvez nem fosse titular com Baró e Dantas presentes, mas o capitão dos Sub 19 para além de transpirar inspiração e concentração é muito determinado e parece ter um estilo de Sérgio Conceição, gosto muito mais deste tipo de jogadores embora admita que o Fábio tem tudo para ser muito melhor de forma isolada, integrada já é outra coisa!

    Felix Correia : Parece que o comentador de serviço (Rui Dias acho) não gosta de um brinca na areia puro, o Félix é tudo o que se gosta de ver num campo de futebol, velocidade, atrevimento é muita magia!

    Gonçalo Ramos: Para mim é o que vai chegar mais longe de todos, porque é mais que um segundo avançado, mas não é um avançado, começou como médio, mas não vai ser, porque a principal valência que tem é o posicionamento, a forma como se movimenta sem bola é de craque, as recepções, o remate de primeira de hoje a forma como combina com os colegas, é um jogador muito inteligente, pode vir a ser o que o Müller não conseguiu devido às lesões e baixa de forma física!

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 24, 2019 at 11:46 pm

    Feito notável desta equipa que se conquistar o título fará porventura o maior feito dos últimos 10 anos na formação em Portugal.

    Vejamos…

    Fomos a este Europeu com a versão B desta Selecção (basta ler os comentários catastrofistas pelas ausências aquando da convocatoria)

    Ficamos em primeiro com toda a autoridade no grupo mais difícil.

    Ninguém acreditava no inicio…a não serem eles.

    Futebolisticamente falando mesmo sem os principais talentos e desiquilibradores desta geração, jogamos um futebol positivo, autoritário e com um nível fortíssimo de colectivo.

    Mesmo não vencendo estes miúdos estão de parabéns.

    Individualmente, um guarda redes que se pensava ser um novo Bruno Varela mas que está a evoluir para um patamar bem elevado, dois laterais fortes e que apoiam bem, uma dupla de centrais muito complementar e que funciona muitissimo bem (Gonçalo Loureiro vai crescer na equipa B do Benfica e será criminoso se Gonçalo Cardoso for preterido no Boavista numa época que pode crescer muito ao lado de Ricardo Costa).
    Um médio defensivo à la Busquets, impecável o sentido posicional e colectivo de Capitão (para mim uma das grandes surpresas nesta competição).
    Dois médios tremendos em Vítor Ferreira (novo João Moutinho?) e no super craque Fábio Vieira (o que joga este menino! Só tenho pena que nunca vão ter hipóteses na equipa A do seu clube a breve prazo).
    Dois extremos com características diferentes, Felix mais vertical e Joao Mário mais abrangente (outro que cresceu imenso nesta época na equipa B portista) e na frente um ex médio transformado num avançado cada vez melhor.
    O Knox ainda ontem falou nisso no post do Benfica e eu concordo plenamente.
    Perdeu-se um médio mas está a formar-se um belíssimo avançado que pode ser uma das grandes surpresas a breve prazo no Benfica…

    Muito contente com estes miúdos!

Deixa um comentário