Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal não sai do nulo frente à Grécia; Paulo Bento testou o 4-4-2, selecção até entrou, mas depois não arranjou soluções para chegar ao golo (como sempre só consegue desequilibrar nas transições ofensivas); Bons apontamentos de Nani, João Pereira foi dos mais activos, mas os avançados deram-se pouco ao jogo

Portugal 0-0 Grécia

Mais um jogo de preparação, mais uma partida em que as lacunas na selecção nacional foram sentidas. Portugal não conseguiu desfazer o nulo no amigável frente à Grécia, no Jamor, num encontro em que Bento testou o 4-4-2, com Éder e Postiga na frente (William e Veloso fizeram dupla no miolo). A selecção nacional até entrou bem, mas a falta de criatividade e algum desperdício foram letais (com o decorrer do jogo a qualidade caiu visivelmente). Não houve dinamismo no último terço do terreno (só Nani se mostrou mais interventivo), e mais uma vez ficou evidente que a nossa única arma são as transições ofensivas (no Mundial como vamos dar a iniciativa podemos utilizar esse factor), embora os gregos tenham sido inofensivos. Em termos individuais, a dupla William-Veloso (com pouca preponderância no jogo de Portugal e a somarem alguns maus passes) precisa de mais trabalho (é fundamental que esta parelha seja testada, em virtude dos problemas físicos de Meireles), Éder esteve perto de marcar, mas deu-se pouco ao jogo, enquanto que João Pereira foi um dos melhores. Postiga e H. Almeida nada produziram, Vieirinha agitou a partida (alguns bons apontamentos), enquanto que Bruno Alves esteve seguro. André Almeida não esteve bem e Varela foi a unidade menos na 1ª parte (melhorou um pouco no 2º tempo, mas esteve longe de acrescentar o que se pedia).

No que diz respeito ao encontro, os primeiros minutos foram férteis em oportunidades claras de golo para Portugal. Éder quase marcava de cabeça, Bruno Alves criou perigo por duas vezes e Veloso, de pé direito, atirou ao lado. A equipa das quinas procurava furar a estratégia montada pela Grécia (muito compactos e sem apostar muito no ataque rápido), mas a falta de criatividade e dinâmica impossibilitaram o golo no Jamor. Na segunda metade do encontro, a qualidade caiu significativamente. A entrada de Amorim desfez a dupla de pontas-de-lança e só a entrada de Vieirinha animou. Nani ainda testou o guardião grego, sendo que Beto salvou a igualdade com uma defesa estranha. Ricardo Costa, no fim da partida, atirou à barra ao efectuar um cruzamento para a área.

0 Comentários

  • Tiago Alves
    Posted Maio 31, 2014 at 8:31 pm

    Nota mais para Nani, J.Pereira.
    Nota menos para A.Almeida(Aquela posição não serve, "enterra" demasiado) e Varela.

    Boas jogadas de Éder e Postiga, mas o que se pede são golos e isso não conseguiram.
    Destaque também para Vieirinha que entrou bem.

    • vsn7647
      Posted Maio 31, 2014 at 8:42 pm

      Ainda vão ter de encontrar uma posição nova para o moço jogar , e bem tem tentado !

    • Galileu Galilei
      Posted Maio 31, 2014 at 8:49 pm

      Engraçado, enterrou tantas vezes como o Todo-Poderoso William, o vosso Deus. No total de 1 erro para cada um.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 31, 2014 at 8:51 pm

      Essa fixação de mandar o André Almeida abaixo, torna-vos doentes. Curem-se

    • vsn7647
      Posted Maio 31, 2014 at 8:55 pm

      Exacto Galileu , por mim devia jogar o André Gomes no lugar dele ou até mesmo o Carlos Martins e acho que na opinião de Bento também !

    • Ricardo F.
      Posted Maio 31, 2014 at 8:55 pm

      @Galieu Galilei
      Onde foi mesmo que leu, nos comentários anteriores ao seu, que o 'Deus' 'Todo Poderoso' William esteve bem?
      SL

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 9:02 pm

      André Almeida falhou num lance.

    • Ruben
      Posted Maio 31, 2014 at 9:12 pm

      Luke Van Diesel , por momentos pensei que estaria a falar da fixação de tentar por o Nelson Oliveira a titular no Euro 2012 , ele que vinha com um grande registo de 0 golos na Liga Sagres , que até chegaram ao ponto de pôr capas de jornais com a noticia de ele ter marcado nos treinos …

    • JPIRES
      Posted Maio 31, 2014 at 9:14 pm

      por um lance almeida é cepo. w.carvalho num jogo sem exigencia recorreu a toda a hora falta, perdeu bolas sem sentido e a unica finta que saiu foi num ressalto. so os sportinguistas irao dizer que merece tirar o lugar ao veloso que tem mt mais experiencia, tb tem qualidade de passe e ja ta rotinado.
      eder tb ta na moda dizer que é um monstro lol, o que é que mostrou? todos os anos ha sempre um avançado melhor mas é sempre o postiga (justo) a ganhar a titularidade. é sem duvida o melhor avançado que temos.

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 9:19 pm

      O Éder no topo da sua forma física é muito superior ao Hugo Almeida e um pouco melhor que o Postiga.

      Por mim, era titular.

    • Tiago Alves
      Posted Maio 31, 2014 at 9:20 pm

      Falhou num lance??!! Acumulou quantos passes falhados ? E sem contar com aqueles passes, que os colegas ainda têm de se esforçar para chegar ou receber a bola.

    • Galileu Galilei
      Posted Maio 31, 2014 at 9:20 pm

      vsn,
      Simplesmente errou uma vez o André, e ele apontou esse erro mas esqueceu-se do erro do William. Só e por e simplesmente isso.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 31, 2014 at 9:21 pm

      Ruben, e esse comentário contribui o que para a discussão? Exato, nada. E preferia 100x o NO na forma que ele teve em inicio de época, do que Hugo Almeida e Eder e afins

    • JPIRES
      Posted Maio 31, 2014 at 9:23 pm

      na minha opiniao se n houver lesoes nem jogadores a menos de 60%(os titulares absolutos principalmente ronaldo) e caso p.bento seja visionario em por exemplo usar rafa e meter o meio campo ofensivo iremos fazer um grande mundial. eu particularmente gostei da resposta dos "titulares" que davam duvidas fisicas aos adeptos. nani esta bem, postiga esta bem, ronaldo e meireles vao recuperar. nao tou nada preocupado, iremos fazer bons jogos inclusive ganharemos logo a alemanha. depois n digam que n avisei

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 9:29 pm

      Se calhar fui eu que vi o jogo errado então. Consultem estatísticas de passes errados e depois digam alguma coisa.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2014 at 9:54 am

      André Almeida falhou um passe (tal como William) dou de barato… mas quantos passes de risco fez André Almeida?! E quantas bolas recuperou? E quantos cruzamentos fez (esse é um dos seus papeis). William não fez dos seus jogos mais influentes, mas não fez um mau jogo e teve bons pormenores… André Almeida?!

      Não quero crucificar o miúdo, mas as intervenções anteriores mostram bem como os benfiquistas vêm o jogo! André Almeida foi mau lateral… não defendeu como deve ser, não atacou, perdeu uma bola por entre as pernas junto à bandeirola de canto que podia ter dado golo da Grécia e vêm comparar com 1 passe falhado de W. Carvalho?!

      Sinceramente… curem-se e tirem os filtros vermelhos dos óculos!

      R. Fonseca

  • Mah Med
    Posted Maio 31, 2014 at 8:32 pm

    se alguem quer jogar com dois medios de posse , como e que pode jogar com um lateral " defensivo"?
    Nani a apresentar qualidade

  • Galileu Galilei
    Posted Maio 31, 2014 at 8:33 pm

    Não concordo nada com a análise. Não gostei nada de Nani. Enquanto jogou simples esteve bem, muito bem. Mas assim que começou com os seus "dribles" estragou tudo como é costume. Gostei muito de ver o Éder e o Veloso, fizeram boas exibições.
    Gostei de Portugal em 4-4-2 , criámos boas ocasiões mas odiei quando Paulo Bento meteu o Rubén Amorim , e ficámos a jogar com Veloso, William e Ruben. É um meio-campo demasiado defensivo era impossivel resultar.

  • Anónimo
    Posted Maio 31, 2014 at 8:34 pm

    É necessário sujeitar o míudo a esta posição(André Almeida) quando temos um Antunes em tão boa forma?
    Mário

  • Rodrigo
    Posted Maio 31, 2014 at 8:35 pm

    Mais uma vez nao vencemos a Grecia. Jogo morno, mas onde deu para testar um sistema de jogo alternativo e para tirar as duvidas sobre o estado fisico de alguns jogadores.

    Creio que o 4-4-2 podera ser util em alguns momentos, sobretudo com Postiga e Eder, uma vez que o avançado da Lazio funciona muito bem como 9,5 ocupando os espaços entre linhas e ao mesmo tempo ficamos com presença na area. Sera e necessaria outra rotaçao no meio-campo e nisso seria fundamental ter Moutinho.

    Em relaçao ao estado fisico dos jogadores, creio que ficou demonstrado o porque do Nani merecer estar na Selecçao, ja que depois do Ronaldo e o elemento mais capaz de desequilibrar e fisicamente parece bem. Por outro lado, tambem gostei do Eder, o Varela tambem teve bons momentos e o Postiga tambem.

    Em sentido contrario, creio que o Antunes deveria mesmo estar nesta convocatoria, ja que nao gosto do Almeida do lado esquerdo, enquanto que a dupla William-Veloso parece-me pouco viavel neste sistema de apenas 2 medios.

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 9:00 pm

      Moutinho é intocável, seja em 4-4-2 ou 4-2-3-1 (com William ou Veloso como parceiro e Rafa a #10, quem sabe o Nani), seja em 4-3-3 (com William/Veloso e Meireles/Amorim como parceiros), concordo que a dupla William/Veloso é pouco viável.

  • Fernando Pacheco
    Posted Maio 31, 2014 at 8:38 pm

    Boa noite.
    Jogo muito fraco da nossa selecao,
    Hoje gostava de ter visto esta equipa jogar conta uma equipa escolhida pelos portugueses com jogadores que nao vao ao mundial.
    Na minha opiniao seria A.lopes,cedric,fonte,rolando,antunes,tiago,m.fernandes,adrien,quaresma,danny,bebe.
    e ainda a outros de fora(ricardo,bosingwa,carvalho,carrico,d.figueiras,pizzi,edinho,etc.).
    Na minha opiniao estes jogadores tem mais qualidade do que alguns dos que jogaram hoje.
    O que acham?

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 8:58 pm

      Isso não interessa, os 23 estão escolhidos e é estes que temos que avaliar e apoiar, nada mais, a meu ver.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Maio 31, 2014 at 8:59 pm

      Esse jogo não ia acontecer (obviamente), mas numa situação hipotética, preferia ver lá Antunes (André Almeida foi mau de mais. É certo que aquilo não é nem perto a posição dele, mas com tanta gente que pode fazer a lateral direita (R. Costa, João Pereira, Rubén Amorim) porque não ter levado um defesa esquerdo de raiz?)
      Gostava também de ver Rolando, Tiago e Adrien no Mundial, mas pronto. O patrão é que manda.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 31, 2014 at 9:10 pm

      Guilherme Loureiro, André Almeida foi mau demais? Ele fez 1 erro, e já é mau demais. Isto é o que se chama de hater puro

    • Chilavert
      Posted Maio 31, 2014 at 9:41 pm

      Sobre os que ficaram de fora Manuel Fernandes é sem duvida uma mais valia é melhor jogador que o Ruben Amorim mas o Amorim pode fazer mais posições.
      O mesmo se aplica a por exemplo ao Cedric ou Antunes em relação ao André Almeida.Ambos são melhores jogadores mas o André Almeida faz mais posições.
      Paulo Bento apostou na versatilidade em deterimento da qualidade absoluta

    • Guilherme Loureiro
      Posted Junho 1, 2014 at 8:08 am

      Luke Van Diesel, se viste os mesmos 90 e tal minutos, não viste só aquele erro grosseiro que podia ter dado o golo da Grécia, aliás, daí resultou a única grande oportunidade deles. Eu vi várias perdas de bola e maus passes dele, vim um "lateral" que não sobe no flanco. Se o fez, não foram muitas vezes. Lembro-me de duas ou três vezes que passou o meio campo. Sim, para mim foi mau demais.
      Continuo a ser um crítico da sua chamada em detrimento de Antunes, se não vejamos. Neste momento temos quatro jogadores que podem fazer (estão relativamente habituados a fazer a lateral direita (João Pereira, R. Costa, André Almeida e Rúben Amorim). No entanto, temos apenas um que faz com qualidade a esquerda (Coentrão). Ora bem, porque não ter chamado um lateral esquerdo de raíz? Tenho a certeza que se ia notar a diferença!
      Concluindo, sim, acho que o Almeida esteve bastante mal. Se não acreditar, veja o jogo outra vez, os 90 minutos e repare bem nele.

  • Anónimo
    Posted Maio 31, 2014 at 8:39 pm

    Nao concordo com a visao de mercado dizer que nani deu bons apontamentos… É super individualista, nao passava uma bola mesmo estando em ma zona de remate. Como o CR7 estava fora pensa que é a estrela da equipa. Miguel veloso muito mal tambem, nao fazia um passe digno desse nome e entregava a bola aos jogadores da Grécia uma e outra vez…. Cheira-me que nem da fase de grupos vamos passar, com muita pena minha e do ronaldo que nao merece…..
    Joao Freitas

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 8:57 pm

      Uiiiiiiiii, foi tudo mau, tudo péssimo e somos a pior Selecção do Mundo, menos negativismo, não precisamos de portugueses assim…

    • Anónimo
      Posted Maio 31, 2014 at 9:04 pm

      nao é negativismo, é realismo, nao gostei da exibição deles.
      Gostei da exibiçao do j pereira e o wiliam foi seguro. Quanto ao nani e ao veloso precisam de jogar para ver se entram no ritmo….. Mas que tiveram mal tiveram…..
      Joao Freitas

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 9:06 pm

      Tipo comentário português. Em 2012 – depois de empatarmos com a Macedónia e perdermos com a Turquia – diziam o mesmo…

    • Jorge Figueiredo
      Posted Maio 31, 2014 at 9:17 pm

      E do Ronaldo que não merece???? Tas a brincar certo?? Os outros merecem perder é? Portugueses que amam mais o Ronaldo que a própria selecção, como tu, não são precisos. Que gente meu deus.. Até os pés de Ronaldo beijam. Que povo..
      Nani deu sim bom apontamentos para os que dizem que não merecia ir. E com Ronaldo fora pensa que é estrela. Uau. E ronaldo pode se considerar estrela? Não vos percebo sinseramente.

    • magicobraga
      Posted Maio 31, 2014 at 9:39 pm

      Jorge Figueiredo disseste tudo!

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 9:43 pm

      João Freitas,

      Para mim vai dar ao mesmo…

    • Roberto
      Posted Junho 1, 2014 at 12:21 am

      O Ronaldo não merece porquê? Não é mais que os outros.

  • João Dias
    Posted Maio 31, 2014 at 8:40 pm

    Jogo com ritmo tipicamente de amigável onde o resultado/ qualidade da exibição é o que menos interessa.

    Foi um bom jogo para testar novas soluções sendo que, pela positiva, fica na retina o facto de jogadores com poucos jogos estarem em prefeitas condições fisicamente como é o caso do Éder, do Postiga e do Nani…

    Em termos de jogo destaco pela positiva o André Almeida, o Éder e o João Pereira.

    Pela negativa o Miguel Veloso ( trapalho, como costume) e o Nani ( a música "Now your are just somebody that I used to know" encaixa perfeitamente nele. Quem o viu e quem o vê. Há dois anos era um craque, um jogador que encantava só de ver jogar, um monstro de talento e agora observem-no. Joga sem chama, sem garra, sem rasgo, sem nada.
    Espero que melhor até ao Mundial.

    • Ricardo F.
      Posted Maio 31, 2014 at 8:50 pm

      Desculpe, mas destacar pela positiva André Almeida e pela negativa Nani?

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 9:01 pm

      Gostei do André Almeida. Alguns bons cruzamentos e seguro defensivamente.

      Mantenho o Nani pela negativa. Voltou a fazer mais um jogo pobre.

    • Ricardo F.
      Posted Maio 31, 2014 at 9:23 pm

      Cada um é livre de ter as suas ideias, mas não consigo perceber como é capaz de afirmar isso. Nani foi o único que desequilibrou (ele sim, tirou bons cruzamentos) em jogo corrido. E André Almeida não esteve mal por aí além, mas daí a merecer um destaque positivo vai uma distância. Teve um erro colossal, já perto do fim, que quase deu golo da Grécia e deu pouca profundidade ao seu flanco (como habitual, pois mesmo que jogasse à direita era o mesmo)…lembro-me de tirar um cruzamento, de pé esquerdo, que deu uma cabeçada muito por cima do Nani. Nem sei bem onde viu 'alguns bons cruzamentos'.
      SL

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2014 at 9:58 am

      Bons cruzamentos do André Almeida?! Quais?! A par de Veloso e Varela os piores elementos que entraram de início. Veloso não é Moutinho e também não é William, pelo que na minha opinião lhe resta o banco. Varela é para entrar 15 minutos fresco e não mais que isso. Andre Almeida só servirá em jogos de muita contenção e, mesmo assim, precisa de abrir a pestana.

      R. Fonseca

    • Scout
      Posted Junho 1, 2014 at 12:18 pm

      Alguém esteve a fazer um jogo de PES ontem à mesma hora do jogo…

  • Nuno R
    Posted Maio 31, 2014 at 8:43 pm

    Apontamentos

    – Penteado do Miguel Veloso
    – Andre Almeida, consistência defensiva e profundidade no ataque
    – Botas encarnadas do William (substitui o Fejza?)
    – dois trincos (bons tempos, bons tempos…)
    – Zero golos sofridos com Ricardo Costa a titular
    – Rendimento dos pontas de lança
    – Não perdemos mesmo com o Ronaldo de fora
    – O bigode de Hugo Almeida

  • Chilavert
    Posted Maio 31, 2014 at 8:46 pm

    Ora ainda não foi desta que "matámos" o borrego.
    Foi um jogo agradável que apenas faltaram os golos.
    Portugal apareceu num 4-4-2 classico(há uns anos valentes que não jogavamos desta forma) apostando no jogo dos flancos para tentar desmontar a sempre bem agrupada Grécia.
    Portugal teve mais bola e algumas oportunidades nomeadamente de bola parada mas o muro grego com maior ou menor dificuldade não caiu.
    Em termos individuais as ilações que tiro são:
    Nani apareceu bem!Haviam duvidas da sua condição e a resposta foi excelente!Dinamico interventivo foi sempre o jogador mais perigoso.
    Veloso também está no bom momento visivelmente mais magro está com um raio de acção maior e isso beneficia claramente o colectivo.
    Vieirinha entrou bastante bem com o seu jogo curtinho(quase futsal), opção a ter em conta na rotação da equipa.
    Em razão inversa os avançados Eder e Hugo Almeida são ambos corpolentos e tenta impor o fisico mas numa equipa como Portugal que gosta de tabelas as suas limitações saltam demasiado á vista.Postiga já trintão e com as dificuldades fisicas que apresenta está anos luz na parte técnica e mental!
    André Almeida foi uma das opções mais polemicas de Paulo Bento que justificou a sua chamada com a sua versatilidade(pode jogar á esquerda e á direita e até no meio campo).
    Apesar de fechar bem o espaço aereo entre o central, é fragilissimo no 1×1 a defender abusa das faltas e tecnicamente é sofrivel.
    Aos 83 minutos quis dar uma de craque a defender, deixou que o grego lhe roubasse a bola e não deu golo por que Beto se opos bem!
    Antunes e Cedric concerteza não são tão versateis mas são sem duvida melhores jogadores.
    Veremos o que vai acontecer em Boston

  • Nuno R
    Posted Maio 31, 2014 at 8:48 pm

    Esta selecção não vale mais que isto. Consistência defensiva, tanto no último reduto como na linha média, mas a nível ofensivo roda tudo à volta de acções individuais. Tem sido assim, assim será no Brasil. Tendo nós jogadores de qualidade assim-assim, para ser simpático, fica tudo nos ombros de Ronaldo. Nao jogando Ronaldo… pois.
    Varela não desequilibra, Nani idem, os avançados não metem medo a ninguém, e tirando Meireles, nem temos médios que sejam uma ameaça na meia distância.
    Vão valer as correrias dos laterais, mas sem CR na área para finalizar, não vão ser o Postigol e o Tom Selleck que vão fazer a diferença.

    (espero estar errado)

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 8:59 pm

      Mas olha que o melhor marcador da fase de qualificação até foi o Postigol (6 golos).

      Acrescentaria também as bolas paradas ofensivas, onde poderemos ser bastante fortes.

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 9:03 pm

      Até parece que o Ronaldo faz assim tanta diferença.
      E não tires elações a partir de jogos amigáveis. A qualidade das exibições dos jogadores é o que menos interessa.

    • Nuno R
      Posted Maio 31, 2014 at 9:09 pm

      Não, o Ronaldo não faz diferença nenhuma. Aliás, temos 10 ou 20 gajos capazes de marcar os golos que ele marcou à Suecia, por exemplo. É uma fartura.
      A qualidade das exibições individuais preocupam quando o colectivo é nulo…

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 9:21 pm

      Não seja superficial na sua análise.

      O Ronaldo limitou-se a correr para a baliza. O mérito foi todo do Moutinho naqueles passes.

      Já para náo falar no cruzamento teleguiado do Veloso em Lisboa.

    • Nuno R
      Posted Maio 31, 2014 at 9:30 pm

      E eu a pensar que tinha o monopólio da ironia por estas bandas :)

    • Leitor de longa data - Bruno
      Posted Junho 1, 2014 at 8:36 am

      João Dias on fire:

      "….poucos jogos estarem em prefeitas condições." "…Now your are just somebody…." "Espero que melhor até ao Mundial." "E não tires elações a partir de…"

      João Dias "The Strange Pundit":

      A. Almeida esteve bem, seguro defensivamente e com bons cruzamentos. Nani esteve mal. Priceless!
      "Nani, Éder e Postiga estão bem fisicamente." Não conseguem ganhar um lance em sprint, mas ok, pelo menos não saíram magoados, é porque estão bem fisicamente.

      E agora as pérolas da semana:

      "Até parece que Ronaldo faz assim tanta diferença."

      Nota: depois destes dois jogos, Ronaldo ganhou o sprint da Bola de Ouro; para João Dias:
      "O Ronaldo limitou-se a correr para a baliza. O mérito foi todo do Moutinho naqueles passes."

      Então, A.Almeida ontem esteve bem, seguro a defender e a dar ao público motivos para ir ao estádio com os seus exímios cruzamentos razoavelmente bem tirados;
      Ronaldo (que meteu 3 batatas na Suécia, mais uma em Portugal em dois jogos decisivos) é um jogador que apesar de ter alguma qualidade, não faz assim tanta diferença, aliás, limita-se a correr.

      Como leitor de longa data do VM, entristece-me ver a decrescente qualidade dos comentários e o crescente facciosismo que alguns utilizadores mais recentes (que de repende começam a postar em todo o lado, despertando invariavelmente as mesmas discussões;) trouxeram ao blog. Repare-se que neste post, há sportinguistas a denegrir A.Almeida e logo aparacem benfiquistas a contra-atacarem com os passes falhados do William. Meus amigos, isto é o VM, não são as caixas de comentários do record ou da bola.
      Enquanto sportinguista, dá-me gozo mandar o meu bitaite faccioso aos colegas benfiquistas do blog, mas também me dá gozo ler os posts de users que mesmo sendo tendenciosos, sabem do que falam, sabem falar de futebol (Ricardo Ricard, Kacal I, Fafka, João Lains (apesar de não aceitar opiniões contraditórias muito bem), Nuno R, Barinho, Rodrigo, etc). Agora, posts como o do SR. João Dias são maus demais, não sabe de futebol (duvido que conheça o ambiente de mais do que um estádio), assassina o português sempre que pode e leva discussões saudáveis para o nível de afrontamento faccioso; é um Sílvio Cervan da blogosfera.
      Sr. João Dias, não quero que leve a mal o facto de o ter usado como (mau) exemplo, o objectivo não é o de o achincalhar (como você faz quando diz "Não seja superficial na sua análise."; sente-se mais sábio quando profere comentários deste tipo?), mas sim de querer mostrar ao VM e aos outros utilizadores que distinguimos muito bem os users e que também sabemos que este é um pouco o preço do sucesso deste projecto.

      Abraço a todos e continuação de boas discussões.

    • DanielSCP
      Posted Junho 1, 2014 at 10:08 am

      Excelente comentário Sr.Bruno, concordo em 99% daquilo que escreveu. Só tenho um pormenor a rectificar e que se torna importante depois da sua "introdução": desses leitores que considerou como conhecedores de futebol, o Ricardo Ricard demonstra um facciosismo "grotesco" que em muito contribui para as tais discussões "evitáveis" que você (e bem) refere. O Kafka demonstra conhecimento mas é altamente parcial quando se trata de comentar os rivais do Benfica e nomes como Luke Van Diesel (começou a comentar recentemente ou então era anónimo) só vieram acrescentar 0 em termos de conteúdo. De resto, nomes como Kacal, LuisRafaelSCP, JoãoLains, Fábio Teixeira, NunoRanito, Rodrigo, Barinho, Pelé, entre outros, é que nos cativam pela sua excelente abordagem sobre os vários temas que aqui são diariamente discutidos.

      Cumprimentos

    • João Dias
      Posted Junho 1, 2014 at 10:15 am

      Bruno,

      Admito que ri no seu comentário.

      Lá por ter emitido a minha opinião, já me tomam como faccioso e clubista. E eu que nem sou de nenhum dos 3 grandes.

      Sobre o que disse do Ronaldo, a meu ver deve-se valorizar mais aquele que fez o passe do que aquele que marcou. Mas, na retina da maioria das pessoas, fica quem marcou os golos. É o seu caso.

      Da minha parte, vou continuar a expor a minha opinião. Se a mesma não lhe agrada, pode simplesmente ignorá-la.

      Aguardo pela sua resposta.
      Respeitosos cumprimentos.

    • Nuno R
      Posted Junho 1, 2014 at 12:19 pm

      Joao Dias
      Sem tirar o mérito ao passe, quem é capaz de correr quase 50mt com a bola, e concretizar com um remate forte e colocado? Duas vezes.
      Diz-me UM jogador da selecção capaz de fazer aqueles lances, com ou sem passe de génio.

    • Rafa Rafael
      Posted Junho 1, 2014 at 1:54 pm

      O Bruno esteve bem e o Daniel completou.

    • Bruno
      Posted Junho 1, 2014 at 8:16 pm

      Caro Daniel,

      Sim, eu sei que o Ricardo Ricard consegue ser bastante faccioso por vezes mas acho que foi mais uma fase de overposting pela qual passou quando começou a escrever por aqui, que fez com que toda a gente se centrasse nele; contudo, mesmo quando são facciosos (seja o Kafka ou R.Ricard ou outro qualquer que saiba do que fala) confesso que gosto de ler, é uma excelente forma de ver outras perspectivas sobre assuntos onde por vezes um olhar diferente nos pode fazer ter uma opinião mais elaborada e abrangente sobre determinado assunto.

      Caro João Dias,

      O NunoR já lhe explicou mas convém relembrar; se os passes de que você fala tivessem outro jogador que não o Ronaldo como alvo, a esta hora Ibrahimovic estaria a preparar as malinhas para ir ao Brasil.
      Acho que faz bem em continuar a expor a sua opinião, longe de mim querer censurá-lo, nem o VM tem esse direito (desde cumpra as regras da casa) quanto mais eu. Eu apenas disse que o nível dos seus comentários está longe daquilo a que o VM nos habituou; repare, quando se fala de futebol alemão, como não sou conhecedor, limito-me a aprender com os comentarios da malta que segue o campeonato, porque se eu quiser adicionar algo positivo a uma discussão que alguém como o JoaoLains (sei que há outros, mas salvo erro, ele é bastante conhecedor do campeonato alemão) esteja a desenvolver com outros users, vou apenas acrescentar redundâncias, ou como eu lhe chamo agora, vou fazer um JoãoDias (não resisti). Agora você está no seu direito de emitir as suas opiniões, eu é que estou mal habituado com o VM. Força aí no teclado João Dias e não se esqueça, futebol é no estádio, há que ir sempre que possível.

      Continuação de boas discussões!

  • Anónimo
    Posted Maio 31, 2014 at 8:49 pm

    Foi um bom teste. Portugal não casa com a Grécia, França, EUA (para quando uma vitória num futuro recente para estas seleções?)

    Os 5 melhores jogadores da seleção naão jogaram. Não sei se a Grécia jogou com mais titulares do que suplentes, mas independentemente disso eles têm sempre o mesmo estilo de jogo desde 2004, talvez mais defensivos com Fernando Santos.

    Acredito que, de 6a para Sábado iremos vencer o México por 2-1, mesmo sem Ronaldo e Pepe nesse jogo.

    Tomás

  • Ruben F.
    Posted Maio 31, 2014 at 8:51 pm

    Jogo razoável. Os centrais tiveram bem, sem muito trabalho também é certo mas mostraram-se sempre seguros. André Almeida, tirando aquele erro inexperiente no final, teve uma exibição discreta e mais ou menos competente. Ele não é um lateral muito ofensivo e ainda por cima a jogar do lado esquerdo .. mas defende bem, acho que faria falta um jogador com outras características nesta posição apenas por causa do meio-campo. Quanto a essa dupla, não gostei. Jogam claramente melhor quando jogam sozinhos atrás dos dois médios. São médios de posse, sem grande qualidade para desequilibrar. Com um pouco de trabalho talvez possa vir a ser solução. O Nani tentou, cruza MUITO bem mas foi um bocado "fusso" … não gostei do Varela, acho que acrescenta pouco. Por fim, Postiga tem muita técnica mas está longe de ser um matador, algo que Éder é, mas o luso-guineense escondeu-se muito do jogo. Almeida entrou com vontade, Amorim não podia acrescentar muito, assim como Neto. Rafa teve um bom pormenor naquele lance em que sofre falta do Katso e Vieirinha entrou bem.

    Saudações

  • Kacal l
    Posted Maio 31, 2014 at 8:52 pm

    Jogo sem história e sem golos, pouca intensidade, ritmo baixo (é normal nesta altura) e com pouco interesse, até aborrecido, a Grécia foi zero, dedicaram-se a defender, pouco tentaram atacar e só no fim é que conseguiram o primeiro canto, tiveram raríssimas oportunidades de golo, só mais no fim quando acordaram, de resto, não fizeram nada, não marcaram, nem deixaram marcar e é complicado jogar contra adversários assim, Portugal entrou bem e nos primeiros 20 minutos jogamos bem e tivemos algumas oportunidades de golo, depois pouco fizemos até ao fim da primeira parte, na segunda parte foi igual, entramos bem e a espaços jogamos bem e também tivemos algumas oportunidades de golo, mas acabamos por dominar, pena que não se tenha reflectido no resultado.
    Foi um jogo que serviu para dar ritmo e minutos a alguns jogadores, testar outros e até testar um esquema táctico (4-4-2) que não correu muito bem, mas pode ser útil em certos jogos e momentos, é para isso que estes jogos particulares servem, deu para descansar os melhores elementos como: Pepe, Coentrão e CR7, o próprio Meireles, que bem precisam, o Patrício e o Moutinho também não foram utilizados, mas devem ser nos próximos dois jogos, mas acredito que a Selecção vai melhorar com o decorrer dos jogos e no Mundial vamos estar fortes.

    – Gostei de ver jogadores como: Nani, Postiga e Éder que deram indícios de estarem bem e deu para ver que estão em boas condições físicas, o que é uma excelente noticia, a dupla Bruno Alves/R. Costa teve pouco trabalho, mas cumpriram bem, o João Pereira não esteve mal, vai melhorar, o André Almeida esteve seguro na 1ª parte, na 2ª cometeu alguns erros, mas ofensivamente acrescentou pouco, o William Carvalho fez uma boa exibição, mas precisa de aumentar a intensidade, o Veloso foi dos melhores, apareceu várias vezes em zonas de finalização e rematou algumas vezes, defensivamente não comprometeu, o Nani foi o melhor em campo, desequilibrou e mostrou que está bem, o que é fantástico, mas continuo a achar que ele deve correr mais e ir mais para cima do adversário, joga muito a passo, espero que mude isso, o Varela foi esforçado, mas raramente ganha no 1×1, não tem explosão, nem criatividade, mas pode ser útil no Mundial, hoje tentou, mas acrescentou pouco, o Postiga mostrou bons pormenores e fez uma exibição positiva, o Éder cometeu alguns erros, mas, em geral, esteve bem, movimentou-se bastante, correu, segurou bem a bola, passou bem e apareceu bem na área, a bola não foi ter com ele, mas considero que fez uma boa exibição.
    Quanto aos suplentes utilizados, o Beto teve pouco trabalho, mas esteve mal na saída dos postes, não fez uma boa exibição, o Neto e o Rafa estiveram pouco tempo em campo, não dá para avaliar, o Hugo Almeida tentou, esforçou-se, mas pouco fez, e o Vieirinha gostei bastante, entrou bem, mexeu com o jogo e mostrou bons pormenores, criou 2 ou 3 jogadas de qualidade, acho que até deve ser a alternativa principal à “dupla” Nani/CR7, se o CR7 estiver indisponível no contra a Alemanha, eu utilizava o Nani na direita e o Vieirinha na esquerda, mas vamos esperar para ver.

  • Guilherme Loureiro
    Posted Maio 31, 2014 at 8:54 pm

    Não gostei do jogo. Lento de parte a parte, bastante entediante aliás. Parece-me que sem CR, vamos ter dificuldades.

    Analisando mais ao pormenor:

    – Nani afinal de contas pode ser mesmo uma mais valia (melhor de Portugal hoje).
    – Fica a ideia de que Éder vai ser mais útil tanto que Hélder Postiga como Hugo Almeida.
    – Gostei da entrada do Vieirinha.
    – 4-4-2 muito pouco trabalhado claramente.
    – Mesmo assim um meio-campo com dois 6 puros nunca resultaria.
    – Ricardo Costa esteve bem também, já André Almeida acho que hoje deu razão a quem preferia o Antunes.
    – João Pereira batalhador como sempre (o lateral mais interventivo)
    – Varela manteve o nível desta época, ou seja, baixo.

    Fica a minha análise. Certo que é um jogo de preparação, mas nestes jogos é que se tem que mostrar serviço para os jogos "a sério".

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 10:12 pm

      Se o Nani foi o melhor de Portugal, então foi o Homem do jogo, visto que os Gregos foram zero.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Junho 1, 2014 at 8:11 am

      Seja Kacal. Eu achei-o bastante interventivo para alguém que vinha sendo castigado por não ter jogado esta época. Claramente melhor que Varela. Á parte dele e a nível ofensivo, só gostei mais de Vieirinha que entrou bastante bem na minha opinião.

    • Kacal l
      Posted Junho 1, 2014 at 12:43 pm

      Guilherme Loureiro,

      Concordo contigo

  • Tiago Martins
    Posted Maio 31, 2014 at 8:57 pm

    Faltou eficácia num teste positivo. O sistema alternativo utilizado resultou razoavelmente, apesar de os jogadores terem ficado um pouco preso aos lugares (poucas trocas posicionais e acutilância ofensiva) mas a lacuna principal foi a habitual – dificuldades em criar oportunidades em ataque continuado.

    Algumas notas:

    – Não gostei da dupla de meio-campo William Carvalho-Miguel Veloso, apesar de terem como desculpa o facto de terem poucas rotinas juntas.
    – Nani, apesar de não ter feito um super-jogo, deixou boas indicações quanto ao seu estado físico e anímico;
    – Ao contrário da Visão de Mercado gostei da exibição de Éder, nomeadamente na primeira parte. Pressionou alto, tabelou bem e interpretou bem o sistema tático.
    – Boa entrada de Vieirinha e exibição irregular de Varela

    PS: Eu nem fui a favor da chamada de André Almeida, mas a forma como o perseguem é surreal. Teve um lapso durante todo o jogo, tal como William

  • Diogo Ribeiro
    Posted Maio 31, 2014 at 8:57 pm

    A nossa selecção com os melhores é mediana sem eles torna-se algo fraca e sem ideias. o seleccionador devia convocar os melhores não os seus amigos como ficou vincado no jogo de hoje onde a falta de qualidade foi evidente. Espero ainda assim que tenhamos sucesso no mundial, mas ao mesmo tempo fico triste por ver este homem ao leme.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 9:07 pm

      Uma equipa que está em 3º no ranking FIFA é mediana?

    • Diogo Ribeiro
      Posted Maio 31, 2014 at 9:16 pm

      Se vê qualidade para mais…(é apenas a minha opinião) uma selecção que se limita a ter qualidade em transições e em ataque continuado não revela qualidade para si é uma grande selecção?

    • Tiago Martins
      Posted Maio 31, 2014 at 9:35 pm

      Uma grande equipa ou selecção vê-se essencialmente pelos resultados, ponto final.
      Temos claras debilidades em certos aspectos do jogo, mas não há grupos perfeitos. Esta é a selecção que (principalmente nos jogos a doer) discute o jogo com qualquer selecção do Mundo, que vai estar na nona fase final consecutiva (entre Mundiais e Europeus) e que possui alguns dos melhores jogadores do Mundo.

    • Chilavert
      Posted Maio 31, 2014 at 9:53 pm

      Diogo Ribeiro não sei que idade tem mas posso lhe dizer que á 6 ou 7 anos alguns jogadores que estão nestes 23 nem sequer seriam a ser considerados seleccionaveis.
      O colectivo de Portugal continua sólido mas a qualidade individual está claramente a decrescer

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 10:03 pm

      Chilavert,

      E a que jogadores te estás a referir?
      É que não concordo nada quando dizes que estamos a perder qualidade. De 2012 para cá, há um aumento de qualidade.

    • Kacal l
      Posted Maio 31, 2014 at 10:14 pm

      Com os melhores é mediana??? melhores que ficaram de fora foram: Pepe, Coentrão, Moutinho e CR7, todos eles são medianos… a juntar aos outros somos uma Selecção forte, não tão forte como algumas (Brasil, Espanha, Alemanha, etc), mas somos muito bons, e nestes competições costumamos surpreender, nomes não ganham jogos.

    • Chilavert
      Posted Maio 31, 2014 at 10:31 pm

      João Dias posso lhe dizer que em 2006 jogadores como André Almeida, Ruben Amorim, Eder não seriam.
      Haviam Paulo Ferreira, Miguel e Bosingwa seleccionaveis para a lateral direita, no meio havia Maniche Tiago e Deco para o Lugar de Ruben Amorim(aliás ainda hoje com 33 anos o Tiago se não tivesse renunciado era opção) e na frente havia Nuno gomes e Pauleta.
      Não há comparação…

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 10:49 pm

      Os mesmos que dizem que atualmente temos uma seleção mais fraca, são os mesmos que em 2006 diziam que não tínhamos equipa nenhuma.

      Faz parte da génese tuga, auto menosprezarem-se. Sempre foi e sempre será.

    • Chilavert
      Posted Maio 31, 2014 at 11:46 pm

      João Dias que argumento é esse sem sentido?O que isso tem a ver para aquilo que se está discutir?

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Maio 31, 2014 at 9:01 pm

    A dupla Veloso-William só seria viável com um treinador minimamente decente, o que não é o caso de Portugal… William joga no Sporting com o apoio constante dos laterais e sempre com os outros 2 médios a abrirem linhas de passe, coisa que não acontece na selecção. Infelizmente este Paulo Bento não tem competência para criar uma dinâmica de jogo, limita-se a meter os jogadores nas suas posições e a fazerem o mesmo que fazem nos clubes, por isso não podemos esperar grande coisa… Resta relembrar aqui que os únicos tempos em que a equipa do Sporting jogou um futebol decente sob a sua batuta foi quando tinha uma equipa criada e sistematizada pelo Peseiro… Tenho dito.

  • Ricciardo
    Posted Maio 31, 2014 at 9:05 pm

    Muito mau, mas também já estava a espera, nesta altura os jogadores estão com mais medo de se lesionarem
    do que preocupados em jogar bem…

    Este 4x4x2 não é para jogar com William e Veloso, não tem lógica, teria muito mais lógica jogar com Moutinho
    e Ruben amorim, Nani e Vieirinha nas alas com Ronaldo e Eder na frente…

    Esta elenco da selecção é fraco comparado a outros anos e com o Ronaldo no estado em que está não sei não… uma derrota contra Alemanha abrir o mundial e não estou a ver esta selecção a ganhar ao Gana e USA

    Se bem que posso estar a ser demasiado pessimista, mas falta claramente criatividade do meio campo para frente, comparar esta selecção com as de 2004 e 2006, e rapidamente se percebe o quanto estamos para trás em termos de nível…

    • João Dias
      Posted Maio 31, 2014 at 9:14 pm

      Pronto, basta Portugal empatar um amigável para já se porem com pessismismos.

      Amigo, os nossos suplentes empataram com os titulares da Grécia, uma das boas seleções europeias.O que seria então se tivesse Ronaldo, Pepe, Moutinho, Meireles, Coentrão.

      Temos uns 23 que dão garantias de qualidade e estou confiante que vamos fazer um grande mundial.

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 31, 2014 at 9:18 pm

    Antes de mais é preciso perceber o que foi isto.
    Um jogo treino! E não mais do que isso para ambas as equipas.
    Ritmo baixo, com as equipas preocupadas (como aliás se verá em todos os particulares da maioria das Selecções) em gerir a já pouca disponibilidade física.
    Óptimo para dar minutos a jogadores como Nani, Postiga, Eder.
    Curiosamente jogamos bem melhor em 4-4-2 do que quando regressados ao 4-3-3.
    Mais soltos, boas combinações, e algumas movimentações interessantes que só não deram golo, porque Eder, Postiga e Hugo Almeida como finalizadores, os 3 não dão 1, e Varela ao invés de Nani, passou ao lado do jogo.
    Outra nota positiva e que será certamente uma das nossas armas no Mundial, é que continuamos a ser uma Selecção ao nível das melhores nas bolas paradas ofensivas (principalmente quando jogarmos com Bruno Alves, Pepe e Ronaldo).

    Nota positiva para João Pereira, Bruno Alves, Veloso e Nani (na 1ª parte).

    De realçar que a Grécia a jogar assim no Mundial, não passa da 1ª fase.

  • Filipe Fernandes
    Posted Maio 31, 2014 at 9:31 pm

    Esta analise vai ao encontro da analise dos comentadores da rtp1. E nao concordo em varios pontos. 1 a nossa selecao nao tem jogadores para entrar numa partida no sistema de 4-4-2, concordo que esse sistema seja trabalhado , porque pode ser necessario caso a selecao precise de um golo nos ultimos minutos de jogo, mas nunca comecar assim. Penso que hugo e Andre almeida nao sao jogadores para a selecao. Na minha opniao william e miguel veloso fizeram boas exibicoes individuais , mas nao funcionaram entre si, por uma razao muito simples, faltava um medio numa posicao mais adiantada para receber a bola entre linhas.

  • Jpc
    Posted Junho 1, 2014 at 2:42 am

    Depois do jogo de hoje fica-me na ideia que o Eder para alguns jogos não é mal pensado até mesmo como titular, pior do que o Hugo Almeida e o Postiga não faz.
    Um meio campo formado só por William e Veloso pareceu-me muito curto, notou-se a falta de um médio com outra propensão ofensiva.
    Nani, apesar da época menos conseguida, apresentou-se como um elemento "mais".

  • Anónimo
    Posted Junho 1, 2014 at 3:04 pm

    O que eu vi foi uma equipa sem dinâmica e com pouca garra (óbvio né, esquema diferente, elementos pouco habituados ao 11 inicial). Mas pq? Estes dois amigáveis deviam ser para afinar as arestas do esquema que tem sido utilizado até agora, com ou sem os habituais titulares.

    Defesa não comprometeu (no geral),João Pereira, R.Costa, B.Alves estiveram ao seu nível, quanto ao André Almeida (para que serve o Rúben Amorim, parecem-me jogadores similares a nível de polivalência) n comprometeu excepto o tal lance final, porém nem perto esteve do nível do João Pereira (óbvio né, um é de origem e muito experiente o outro..enfim..um "estacas" do J.J.), a um defesa lateral pede-se, além da parte defensiva verticalidade no seu jogo e auxilio ao extremo na fase atacante (seja apoio, ou ultimo passe para a área "dito cruzamento").

    Meio campo (o jogo de ontem precisava de verticalidade no meio campo, várias vezes vi possibilidade de fazer jogo vertical e os médios apenas passavam para trás ou para o lado). O Wiliam podemos dizer teve um exame "os gregos são uma equipa claramente superior a quase todos os planteis da liga sagres" não sei dizer se esteve bem ou mal, mas a ser titular deveria ser no esquema normal (4 3 3) com o M.Veloso e o R.Amorim a fazer de J.Moutinho e R.Meireles .

    Ataque, se não marcaram é porque não estiveram bem. Portugal a 2 semanas de jogos oficiais não pode inventar e na possibilidade de os melhores jogarem era isso que deveria ser feito. Nani, Varela um Ponta de lança qq ao centro, são todos do mesmo nível.

    Nani (melhor do jogo) não esteve mal, mas tb não vi nada de mais da sua parte (é sabido que estando no seu melhor consegue ser tão bom qto o C.Ronaldo das épocas em que marcou (18-25) golos no United).

    André Almeida vs Antunes – caso o P.Bento tivesse levado o Antunes, teria a possibilidade de usar no Lado esquerdo o Antunes e o Fabio Coentrão (mesmo na fase ofensiva é superior ao Varela), e teria uma ala esquerda bem optimizada no processo defensivo e bem melhor no processo ofensivo. Com isto há sempre o senão, e o Cristiano Ronaldo? Bem ele iria para o meio, pois ele já não rende nas alas o que rendia antes no processo de construção de ataque, como o fase do jogo onde rende mais é o contra ataque (devido a velocidade que impõe e a pouca densidade de adversários que aprecem) e em zonas perto da área…pq não?
    Mesmo sem toda esta ficção seria uma opção mais viável. É dificílimo vender jogadores por 15,000,000 € com 0 internacionalizações, agora pensem.

  • Tiago Fouto
    Posted Junho 1, 2014 at 8:16 pm

    Concordo com a ideia que levando Antunes para defesa esquerdo, Fábio Coentrão poderia jogar a extremo. Com tantos extremos lesionados/em baixo de forma, seria uma opção interessante…

Deixa um comentário