Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal no 1.º lugar do Ranking das selecções de formação

vt

O futuro está garantido (ou, mesmo com os bons resultados das selecções jovens e chegada a grandes equipas de elementos como Sanches, André Gomes e João Mário, sem Ronaldo a equipa das Quinas corre o risco de descer para o patamar da actual Holanda)?

Portugal está na liderança do troféu Maurice Burlaz, uma distinção criada pela UEFA com o objetivo de premiar os resultados das selecções jovens masculinas a cada dois anos através de um sistema de pontos que apenas tem em conta as participações em fases finais de Campeonatos da Europa sub-17 e sub-19. Na época passada (2015/2016), a primeira da atual edição, o titulo Europeu sub-17 e a chegada as meias-finais nos sub-19 permitiram às selecções jovens portuguesas acumular 14 pontos, mais seis que as federações que surgem posicionadas logo a seguir neste ranking (Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Holanda).

Recorde-se que a FPF já venceu este prémio por três vezes, em 1988/90 (a primeira edicao), 1992/94 (ex aequo com a Espanha e a Turquia) e em 1998/2000.

Eis os dez primeiros do troféu Maurice Burlaz 2015/2017:
1. Portugal (14 pontos)
2. Inglaterra (8 pontos)
3. França (8 pontos)
4. Alemanha (8 pontos)
5. Itália (8 pontos)
6. Holanda (8 pontos)
7. Espanha (7 pontos)
8. Áustria (3 pontos)
9. Bélgica (2 pontos)
10. Suécia (2 pontos)

Fonte: FPF


45 Comentários

  • Kelvin
    Posted Outubro 3, 2016 at 11:21 am

    Graças ao Benfica, que tinha praticamente toda a equipa titular dos sub-19 e os melhores dos sub-17, como o José Gomes.

    O Porto também deu uma ajuda.

    Já o Sporting nos sub-17 nem 1 jogador tinha nos titulares e nos sub-19 só tinha 1

    • Pedro Santos
      Posted Outubro 3, 2016 at 11:45 am

      Eu quero ver isso traduzido na seleção A. Atualmente continua a ser a formação do Sporting a dar mais à seleção que mais interessa. Mais recentemente Gelson Martins foi chamado e não vai tardar muito até Rubén Semedo ser convocado também.

      • Kafka
        Posted Outubro 3, 2016 at 11:49 am

        Eu quero que continue como esta

        -O Sporting a trabalhar para a Selecção
        -O Benfica a trabalhar para os títulos

        Por mim assim como esta, é perfeito não mexe mais

    • Sergio
      Posted Outubro 3, 2016 at 12:01 pm

      Deixe-me so deixar aqui uma notinha:

      -tanto Francisco Geraldes como Podence NUNCA foram assiduos nas seleções jovens e, no entanto, estão na calha para entrar na equipa do Sporting no proximo ano… Daniel Bragança, que foi considerado por muitos o MVP do campeonato de juvenis do ano passado, nem uma chamadinha mereceu para os sub-17. Nos sub-19 não comento porque não conheço, mas não duvido que haja algum jogador do Sporting que merecesse ser chamado e não tenha sido…

      Portanto não há que ter medo: basta sair 1 grande jogador por geração de jogadores formados na academia e os valores leoninos prepertuar-se-ão! Agora se são ou não chamados às seleções jovens, isso pouco interessa…

      (P.s. Nada nos garante que os jogadores destas gerações do benfica não virem Fabios Pains, por isso isto não se traduz mesmo em nada!)

      • Kafka
        Posted Outubro 3, 2016 at 12:12 pm

        Podence esta na calha para entrar na equipa do Sporting?

        Ia jurar que acabou de ser DISPENSADO pelo Jesus….portanto secalhar os Selecionadores das camadas de jovens de Portugal não estavam assim tão errados em não convocarem o Podence….pelo menos estão em sintonia com o actual treinador do Sporting que também não quer o Podence para nada

        • Sergio
          Posted Outubro 3, 2016 at 3:00 pm

          E muito interessante de facto…
          Se para jogadores como o Nuno Santos, os emprestimos servem para o jogador crescer e demonstrar qualidade, para o Podence é só sinal de falta de qualidade do jogador…
          Consigo não dá para discutir kafka; já aqui alguem o tinha dito, mas volto a dizer… Você não fala para argumentar e discutir. Não! Você fala para ficar por cima e, se possível, deixar a bicada a tudo e a todos…

          • Kafka
            Posted Outubro 3, 2016 at 3:42 pm

            Onde é que eu disse que o empréstimo do Nuno Santos era para ele crescer e evoluir??

            Factualmente o Podence foi dispensado pelo Jesus

        • chemahatma
          Posted Outubro 3, 2016 at 3:15 pm

          Um jogador com 1,6m 20 anos ficar quase até ao ultimo segundo no plantel do Sporting CP com o Jorge Jesus a treinador quer dizer muito.

          Se vai ou não ser aposta na próxima época é uma total incógnita, mas que já provou ter valor, já !

          Só mais uma nota, ele iria concorrer com Gelson, Bryan, Markovic, Matheus Pereira, Alan Ruiz e na selecção ia concorrer com peixes muito mais “leves” xD

      • Sombras
        Posted Outubro 3, 2016 at 12:31 pm

        O Daniel Bragança foi o MVP do campeonato de Juvenis porque o os melhores do escalão andavam a jogar nos juniores a toda a hora no Benfica e no FC Porto.

        • Sergio
          Posted Outubro 3, 2016 at 3:01 pm

          E mesmo assim não se arranjou um único lugar para o MVP do campeonato do seu ano?! Custa-me a acreditar…

      • cards
        Posted Outubro 3, 2016 at 2:43 pm

        Podence não é mau jogador, tem 20 anos aimda vai evoluir.
        Mas atenção Renato aos 18 anos mandava no meio campo do Benfica e vai mandar no meio campo do Bayern.

      • chemahatma
        Posted Outubro 3, 2016 at 3:12 pm

        Toda a gente sabe e vê a hipocrisia que são estas convocatórias.

        Então o Guzzo era sempre convocado e o Geraldes nunca o era e vejam onde está um e outro agora xD Isto a titulo de exemplo.

        • Kafka
          Posted Outubro 3, 2016 at 4:12 pm

          Mas o que é que um jogador agora estar melhor que outro, tem a ver com o que fizeram no passado quando eram miúdos?

          O Paim e o Quaresma eram melhores jogadores que o Cristiano, vê onde é que os 3 chegaram enquanto seniores

          O João Vieira Pinto era melhor que o Figo e Rui Costa até aos sub 21, e depois vê onde é que os 3 chegaram

          O Pauleta apenas tem 5 internacionalizações nas camadas jovens, no entanto foi o avançado português com mais sucesso da idade dele…

          Há jogadores que evoluem mais tarde, outros que são mais precoces na sua evolução, outros que não tem estrutura mental para dar o salto dos juniores para os seniores apesar de até terem mais qualidades futebolísticas que outros colegas…etc etc….

          Usar o argumento de que o jogador x ao dia de hoje é melhor e portanto no passado devia ter sido chamado mais vezes, não faz sentido..

    • M1950
      Posted Outubro 3, 2016 at 2:14 pm

      Então meu caro pela sua lógica fomos campeões europeus graças ao Sporting certo?!

      • Kafka
        Posted Outubro 3, 2016 at 2:38 pm

        Não foi somente graças ao Sporting, mas o Sporting contribuiu mais que o Benfica e Porto para este titulo Europeu, basta ver que dos 23 convocados, o Sporting tinha mais jogadores formados lá que o Benfica e Porto

        No entanto não foi apenas graças ao Sporting, até porque muitos dos jogadores que lá foram formados, saíram cedo do clube e só completaram a sua formação e evolução enquanto jogadores top já fora do Sporting, para além de que jogadores como o Pepe e o Guerreiro foram fundamentais no titulo Europeu, (para mim foram 2 dos 3 melhores jogadores da Selecção Portuguesa no Europeu…ou outro foi o Nani) e só o Nani é que foi formado no Sporting…

        Agora é inquestionável (pelo menos para mim) que dos 3 grandes o Sporting foi o clube que mais contribuiu para este titulo Europeu, o que a mim não me incomoda de todo, pelo contrário, para mim as coisas continuavam como estão, o Sporting a trabalhar para a Selecção e o Benfica a vencer títulos ;)

        Da mesma forma que a melhor classificação da história de Portugal num Mundial, não foi apenas graças ao Benfica, mas foi o Benfica que mais contribuiu para a mesma, pois foi o que deu mais jogadores, e mesmo que alguns não tenham lá sido formados, foram no Benfica que completaram a sua maturação e formação, em 66

        Ou em 2004, a 2ª melhor classificação de sempre de Portugal num Europeu, não foi só obra do Porto de Mourinho, mas foi o Porto do Mourinho que mais contribuiu para esse vice-campeonato :)

  • bpstp
    Posted Outubro 3, 2016 at 11:21 am

    Felizmente temos muito bons jovens com créditos dados bem como outros que estão a surgir e capazes de levar Portugal a fazer grandes fases finais como daqui a 2 anos ou 4. Sanches, Gomes, João Mário, William, Gelson, André Silva, Guerreiro, Ruben Semedo, Cancelo, Bernardo Silva, Guedes, Diogo Jota, etc. Já se nota que os grandes apostam mais nos produtos nacionais e isso é bom.

  • Fernando
    Posted Outubro 3, 2016 at 11:38 am

    O futebol está a perder alguma qualidade e talvez isso beneficie a selecção, mas nenhum destes jovens que está a aparecer agora tem o nivel do Ronaldo, Nani, Quaresma, Pepe ou Ricardo Carvalho

    • Kafka
      Posted Outubro 3, 2016 at 11:48 am

      Isso é impossível de dizer que nenhum jogador da actual geração chegará ao nível dos que mencionaste

      Tirando o Cristiano (é um jogador de época, portanto só aparece um de 10/15 em 10/15 Anos), e portanto sim quase de certeza que não irá aparecer nenhum parecido nos próximos Anos, todos os outros foram muito bons mas não é nada de outro Mundo atingirem o patamar do Nani, Quaresma, Pepe ou Caravalho

      Da nova vaga temos por exemplo o Raphael Guerreiro, que nas mãos do Tuchel não sei mesmo onde aquele menino pode parar, o céu é o limite e pode vir mesmo a tornar-se um médio ou lateral esquerdo top ten Mundial, no entanto há 2/3 Anos atrás (quando ele tinha 18 Anos) quem é que prognosticava que poderia vir a ser top ten Mundial na sua posição? ninguém

      Portanto nado nos diz que miúdos que hoje têm 17/18 Anos e mesmo que naõ sejam os melhores da sua idade nesta altura, não dêem um salto enorme em 3/4 Anos e dentro de 4 Anos sejam os melhores do Mundo

    • Sombras
      Posted Outubro 3, 2016 at 12:30 pm

      Eu acho que já muitos ultrapassaram o nível do Quaresma e muito não faltará para ultrapassarem o do Nani.

      • Francisco Magalhães
        Posted Outubro 3, 2016 at 1:01 pm

        É mesmo isto. Apesar de o Ricardo ser dos meus ídolos, por tudo o que significa para o Porto, ultrapassa lo não será difícil para jogadores do nível do Renato, João Mário…os outros lá virão (os André Silvas, Bernardos Silvas, Rubens, Semedos etc…), mas estes parecem me “garantidos”

        • cards
          Posted Outubro 3, 2016 at 2:46 pm

          Quaresma falhou no Barcelona, no Inter, no Chelsea e na 2a passagem pelo Porto.
          Portanto é muito fácil para André Gomes, Renato Sanches, Bernardo Silva, João Mário, William Carvalho ultrapassarem Quaresma.

    • bmcrl
      Posted Outubro 3, 2016 at 2:09 pm

      Concordo relativamente a Ronaldo, Pepe e Carvalho. Parece-me óbvio que não vai aparecer nenhum Ronaldo nos próximos anos, e não vamos ter nenhum central do nível de Pepe ou Carvalho nos próximos tempos. Quanto aos outros, o que Portugal mais tem é jogadores que poderão atingir o nível de grandes jogadores. Cancelo, Nelsinho, Ruben Semedo, Guerreiro, Ruben Neves, Renato, André Gomes, Gelson, Diogo Jota, Guedes, André Silva, etc. Felizmente temos muitos jovens a jogar com regularidade ao mais alto nível.

  • lucas
    Posted Outubro 3, 2016 at 11:39 am

    isso não é nada bom sinal porque as equipas de formação não ganham nada

  • Sombras
    Posted Outubro 3, 2016 at 12:07 pm

    VM

    O João Mário não chegou a um grande clube. Infelizmente para ele e para todos nós. Chegou a um clube que está a um nível semelhante ou pior onde ele estava, apenas ganha mais.

    Portugal neste momento tem “apenas” Ronado, Pepe, André Gomes, Tiago, Renato Sanches e Raphael Guerreiro nos grandes clubes actuais. E não não me esqueci do Coentrão, aquilo não é nada.

    • cards
      Posted Outubro 3, 2016 at 2:48 pm

      Concordo jogar no Inter ou no Sporting vai dar ao mesmo ZERO títulos, com a diferença de que o Inter paga melhor.

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 3, 2016 at 12:38 pm

    Primeiro lugar natural diria face ao excelente trabalho feito em termos de escalões jovens, tanto nos clubes como nas selecções. E os resultados também têm aparecido, praticamente em todos os escalões.
    Quanto à questão Cristiano Ronaldo e se iremos baixar o nível significativamente, é óbvio que haverá um antes e um pós Cristiano. E é um jogador tão único tão à parte, como Messi, que nem é adequado usá-lo como barómetro da qualidade média da selecção ou referência para alguns dos jovens que estão a aparecer, porque não é nada expectável que algum chegue sequer a “arranhar” o nível e dimensão que CR7 atingiu. Agora, em termos gerais, e sem vislumbrar nenhum ET, a qualidade e quantidade de jovens de qualidade que têm aparecido dão muita esperança ao futuro da selecção (afirmar que o futuro está garantido é arriscado, é preciso manter a aposta nos jovens). E um aspecto que me dá ainda mais expectativa para o que ai vem, é a relativa facilidade que o jovens jogadores portugueses tem tido a se afirmarem na transição sénior, e particularmente no estrangeiro. Casos como o Cancelo, Bernardo ou André Gomes (apesar de no Barça ter voltado à casa de partida) por exemplo. O que antigamente era um problema, a tal transição, agora fruto da maior qualidade (inegável, mas também devido ao melhor trabalho na formação ao nível dos clubes. Melhores técnicos, melhores estruturas, etc) e também da maior necessidade dos clubes em apostar na formação (Viva à crise!), permite a afirmação precoce de jogadores como Diogo Jota que num espaço de um ano e tal passa de um contexto dos juniores do Paços de Ferreira a fazer um hattrick pelo FCP na Madeira, assinando pelo meio por uma das melhores equipas do Mundo.
    Resumindo, em resposta à questão do VM se podemos cair no “buraco” em que a Holanda se encontra, acho que não, pois estes miúdos vêm com “ganas” e, aparentemente, fortes mentalmente para aguentarem a pressão. Espero que o meu optimismo e alguns dos indicadores já evidenciados se confirmem…

    • Logen
      Posted Outubro 3, 2016 at 1:11 pm

      Um olhar a 4 anos com a natural evolução dos jogadores.

      Patrício, Cancelo, Semedo,???, Guerreiro
      William, Renato, Joao Mario, Rafa, Andre Silva, Bernardo /Gelson
      Ainda com Neves, Semedo, Andre Gomes, Gelson ou Bernardo, Danilo etc.

      A nossa seleção pode perder a referência mas colectivamente ficará muito forte.
      França a meu ver terá a melhor seleção do mundo em menos de 2 anos, mas Portugal terá uma das 6 melhores em 3/4 anos!

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 3, 2016 at 2:12 pm

        Totalmente de acordo, há qualidade e potencial para sonhar! Acrescento Bruno Fernandes, Ricardo Pereira, Guedes, Diogo Jota, Mário Rui (espero que recupere em pleno). Atenção ao central Pedro Mendes, tem crescido bem no Rennes (é um dos capitães inclusive, penso eu), e estou a torcer por outros jovens como Gil Dias, Pedro Pereira, entre outros! Promessas de um futuro risonho realmente…

        Realmente as gerações jovens sucessivas que a França vem apresentando é qualquer coisa de inacreditável, um autêntico viveiro de talento (puro) aquele país. E se algumas das promessas se confirmaram, esta França vai ser um caso muito sério (para já uns rapazes de um certo “jardim à beira mar plantado” emperrou o processo de afirmação francesa, Ups sorry eheheh)!!!

        • cards
          Posted Outubro 3, 2016 at 2:51 pm

          Argentina se acertar no Selecionador tem equipa para dominar a próxima década.

          • Logen
            Posted Outubro 3, 2016 at 3:14 pm

            Ao nivel ofensivo sem duvida, Icardi, dyabala, Vietto,Correa etc
            Mas a nível defensivo ui ui.
            Falta centrais e laterais ao conjunto Argentino.
            Penso que a Argentina tem um elenco actual e nos 4 anos passados qur não irá conseguir repetir em qualidade nos 4 anos vindouros!

            • cards
              Posted Outubro 3, 2016 at 5:27 pm

              À Argentina falta um g.r. top mundial, os centrais são bons. laterais regulares meio campo excelente e ataque de sonho e selecionadores pesadelo, cada um pior que o outro.

          • Knox_oTal
            Posted Outubro 3, 2016 at 3:15 pm

            Se olhar só do meio-campo para frente, realmente a Argentina mete medo. Sou suspeito porque acho, por exemplo, a “escola” argentina de 9’s a melhor do Mundo actualmente.
            No entanto, olho para a defesa e para os jovens que vão aparecendo, e tenho mais dificuldade em acreditar nesse domínio da Argentina.
            A vantagem, teórica claro, da França é a abundância de alternativas (sobretudo jovens) em praticamente todas as posições.
            O tempo o dirá…

            • cards
              Posted Outubro 3, 2016 at 5:28 pm

              Extamente o tempo é o melhor conselheiro. A França tem boa equipa, veremos o que reserva o futuro.

  • João D
    Posted Outubro 3, 2016 at 1:17 pm

    Numa altura em que se fala na formação espanhola acabamos por ter o dobro dos pontos deles. Significativo.

    É mais uma prova que somos uma das melhores cantoras do mundo.

    • Kafka
      Posted Outubro 3, 2016 at 1:39 pm

      Esse teu complexo com a Espanha…

      Os resultados não são o mais importante nesta fase, e apesar de termos tido melhores resultados que a Espanha, eles têm mais e melhores jogadores jovens que nós…

    • Leandro
      Posted Outubro 3, 2016 at 2:26 pm

      E quem é essa cantora João ? Não vejo nenhuma em especial

    • Jose
      Posted Outubro 3, 2016 at 11:02 pm

      Ana Malhoa, Agata e Romana é top 3 Mundial nao damos chances a ninguem.

  • luis bcn
    Posted Outubro 3, 2016 at 2:08 pm

    Quando jogas bem tens mais hipóteses de ganhar, e quando tens uma boa formação tens mais hipóteses de vir a ter uma boa equipa sénior.

    É um bom indicador, não vale muito mais do que isso. A frança, Alemanha ou a Espanha vão ter sempre mais soluções, pelos motivos lógicos, mas só jogam 11, e em 11 a sua superioridade nunca será tão grande.

    Não sei se foi pelas equipas b, que “começaram” com a liga de reservas, depois de quase todos terem abandonado os projetos, mas a verdade é que temos bons jogadores jovens a jogarem em campeonatos profissionais. Parece-me que os resultados estão à vista.

    sub-17 – campeões
    sub-19 – semi-finalistas
    sub-21 – vice-campeões
    A – campeões

    Melhor é difícil…

    • Jorge Santos
      Posted Outubro 3, 2016 at 5:46 pm

      Uma pena que os clubes só se lembrem dos jovens quando o dinheiro começa a faltar.

      A Segunda Liga renovou o patrocínio, entrou algum dinheiro nos clubes esta época e isso faz com que a percentagem de jogadores estrangeiros na segunda liga nunca tenha sido tão alto, tapando o lugar a muitos jovens com grande potencial.

      Já a Primeira Liga está com uma percentagem de estrangeiros a rondar os 60%, também a mais alta de sempre.

  • Loiss
    Posted Outubro 3, 2016 at 7:17 pm

    Estes resultados apesar de premiar o excelente resultado das selecões jovens não é mais do que apenas um mero indicador que poderá, ou não, ter continuação futura. A verdade é que o facto de sermos campeões Europeus deve-se também a estes bons projetos implementados desde a formação até à competição sénior.
    Esperar que continuemos com estes bons indicadores do futuro (Nivel da formação) e no presente (Nivel da Seleção AA).

  • Bruno M.
    Posted Outubro 4, 2016 at 3:04 am

    Excelente, mas nada que não estivesse à espera. Agora é continuar!

    Ainda assim, acho que estamos a anos luz da Espanha e Alemanha, que mais do que grandes talentos, procuram desenvolver um estilo de jogo próprio. No fundo, este é o passo seguinte que se deveria seguir.
    Mas…penso que a França será a curto prazo a grande potência. Por lá nascem talentos nas árvores, e se já têm uma grande seleção, nem quero imaginar o que poderá ser daqui a 3 ou 4 anos.
    Portanto, estamos ainda um pouco ao nível da Inglaterra (que vai tendo grandes talentos mas não consegue ser eficiente), e da Itália (precisamente o oposto da Inglaterra, aparentemente anda moribunda, mas do nada saca algo grande). Top 6 europeu, por tanto.
    Brasil e Argentina. Os primeiros têm muito potencial em quantidade, basta deixarem-se de “já tá bom” e decidirem finalmente aprender a jogar futebol para rapidamente dominarem o panorama mundial. A Argentina, tem um ataque fabuloso, mas a defesa deixa a desejar, apesar de terem alguns elementos interessantes. Do que se vê, devem continuar neste registo.
    Com isto já estamos no Top 8 Mundial (e já me estou a esquecer das Bélgicas, Croácias, Holandas, Chiles e Colombias desta vida!). Acredito que mais do que até agora temos chances de ganhar alguma coisa, basta sermos mais competentes do que os outros, mas ainda assim, diria que é muito difícil subir a Top 4/5 mundial.

    PS. Espero que as constantes picardias que se vê por aqui entre adeptos rivais não se tornem bombas que venham a detonar todo este projecto.
    E outra coisa, não se pode abandeirar em arco com a quantidade de talento que surge. Apesar de cada vez se querer ter craques de 16 ou 18 anos, na verdade, um jogador só se apresenta como um valor relativamente seguro quando tem cerca de 23 ou 24 anos. A maioria dos “melhores” aos 18, 19, ou 20, não chegam a ser referências sequer aos 23 ou 24 anos, muito menos aos 30. Futebol real não é FM!

Deixa um comentário