Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal: Fernando Santos pensa em Charles (Málaga)

A selecção nacional está cada vez mais dependente de Ronaldo e não tem sequer uma alternativa válida para o ataque; Por outro lado o actual goleador da equipa de Javi Gracia, que, quando representava o Celta, chegou a estar nas cogitações de Scolari para a selecção brasileira, é das poucas soluções a exibir-se a bom nível numa Liga de topo.
Fernando Santos está a considerar a chamada de Charles, avançado do Málaga, para ao Euro’2016. Os últimos amigáveis, frente à Bulgária e Bélgica, reforçaram a ideia de que Éder, até pela maneira como é visado pelo público, não tem condições técnicas, e agora psicológicas, para ser uma mais-valia para Portugal, e com Nélson Oliveira lesionado e Lucas João sem minutos no Sheffield o seleccionador está a estudar alternativas, sendo que umas delas passa pela hipótese de convocar Charles. O brasileiro, que fez parte da formação em Portugal e iniciou carreira como sénior no Feirense, tem dupla-nacionalidade e como tal pode ser já solução, por outro lado, esta época tem sido uma das sensações da La Liga, já com 10 golos apontados e exibições muito positivas. A isto, o antigo melhor marcador da II Liga espanhola, junta a sua experiência, e o hábito de actuar num 4-4-2, seja ao lado de Uche, Cop ou Santa Cruz. 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 1:16 pm

    Como é que só agora a federação se lembrou do CHARLES? Então este homem tem feito sempre mais golos que qualquer avançado que está no radar, joga numa equipa top8 e não é sequer equacionado???

    Como??, pergunto eu.

    Pedro L.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:20 pm

      Estiveram entretidos com a Cidade do Futebol é compreensível.

      Mário

    • Afonso Teixeira
      Posted Abril 1, 2016 at 1:34 pm

      Se tem nacionalidade portuguesa e tem qualidade então acho bem que tenha oportunidade e se mostrar serviço que seja convocado para o Euro.

  • claudio
    Posted Abril 1, 2016 at 1:17 pm

    Boa opção! Infelizmente o Engenheiro não vai sequer equacionar a sua chamada.

  • Xadas
    Posted Abril 1, 2016 at 1:17 pm

    Era um descoberta de sonho da FPF e o colmatar de uma super necessidade. Espero que vá a bom porto

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 1:18 pm

    É um bom avançado, mas não fazia ideia que tinha a nossa nacionalidade…

    SL
    Juve904

  • Ricardo
    Posted Abril 1, 2016 at 1:19 pm

    Para isso chamava o Lima…

    • Antonio Costa
      Posted Abril 1, 2016 at 2:26 pm

      Lima além de ter 32 anos (faz 33 em Agosto), está lesionado.
      Contínuo a achar que o Bruno Moreira deveria ter uma oportunidade.

      Cumprimentos,

      António Costa

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 1:21 pm

    Não me parece que aconteça, ainda assim apesar de jogar numa liga periférica talvez preferisse o Lima.

    Mário

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:27 pm

      1ª divisão Espanhola é uma liga periférica? Deves-te ter confundido, porque nao é de todo uma liga periferica, nem sequer é um clube de metade de baixo da tabela. Seria uma boa soluçao apesar ja da idade portanto nao acredito na sua chamada.
      FO

    • Cristiano
      Posted Abril 1, 2016 at 1:38 pm

      A liga periférica refere-se ao Lima, não ao Charles.

    • Diogo F
      Posted Abril 1, 2016 at 1:38 pm

      FO, saber ler é importante. O Mario ao falar em liga periférica estava a falar obviamente acerca da liga onde o Lima joga atualmente, e não à liga espanhola.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:40 pm

      Estava a falar do Lima FO.

      Mário

    • Humberto Cruz
      Posted Abril 1, 2016 at 1:41 pm

      FO, percebeste mal. Quem está na liga periférica é o Lima e mesmo assim o Mário preferia-o

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:42 pm

      FO,

      O Lima é que joga numa liga periférica.

      Teixeira Lopes

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:57 pm

      FO,
      Lê outra vez o que o Mário disse.

      «"ainda assim" prefiro outro [Lima], "apesar de jogar numa liga periférica" [liga onde joga o Lima]»

      Lopes da Silva

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 2:21 pm

      Má interpretação minha sim, peço desculpa. Mas Lima já não tem condições de actuar ao mais alto nível ao contrario do Charles, no entanto é preferível um Hugo Vieira que irá dar tudo pela selecção de certeza e merece pelos golos que tem.

      FO

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 1, 2016 at 1:22 pm

    Tenho sérias dúvidas que venha a ser opção, mas seria obviamente um upgrade.

    Quantas anos fez de formação em Portugal? 2?

  • Diogo Palma
    Posted Abril 1, 2016 at 1:27 pm

    Já conhecia este Charles mas não fazia ideia que tinha dupla nacionalidade, surpreende-me é ainda não ter sido chamado à seleção porque já tem a nacionalidade portuguesa à mais de dez anos.
    Se eu fosse o selecionar tinha o chamado porque é melhor que as opções que temos, o próprio Lima se não tivesse ido para as Arábias também poderia entrar nesta equação.

    Duvido que o Fernando Santos chame o Charles ou outro qualquer ponta-de-lança sem ser o Éder, é por isto que não gosto do Fernando Santos (parece ser de ideias fixas como o Paulo Bento).

  • Diogo Palma
    Posted Abril 1, 2016 at 1:29 pm

    Não me admirava nada que os responsáveis da selecção desconhecessem esta situação do Charles caso contrário já tinha sido chamado.

  • João D
    Posted Abril 1, 2016 at 1:29 pm

    Não sou a favor deste tipo de convocações "calculistas" mas numa seleção onde há tão escassas opções para a posição de PL e onde o "Comandante" parece cada vez mais ser um jogador igual aos colegas em termos de rendimento…

  • Diogo Faria
    Posted Abril 1, 2016 at 1:31 pm

    Com este tipo de casos não consigo concordar. Ele passou 3/4 anos em Portugal no Feirense e nada mais tem haver connosco. Tem alguma ligação parentesca a Portugal? Uma oportunidade ao Bruno Moreira e ao Hugo Vieira, não custa nada, se não forem bons, voltam para trás, agora nem uma pequena oportunidade? Eder e Nelson Oliveira tiveram imensas oportunidades nunca conseguiram fazer uma exibição de qualidade.

    Já chateia estes assuntos à volta da selecção. Todos os países dão oportunidade aos jogadores em forma, só aqui andam sempre com "rodriguinhos" destes. Bruno Moreira se fosse belga, croata, inglês e fosse o melhor marcador dessa nacionalidade na sua liga, já tinha sido chamado a essa selecção. Só aqui se vem com os argumentos de equipas pequenas e bla bla bla. Muita teoria, muita fala e pouca pratica. Resumo de Portugal!

    • Sombras
      Posted Abril 1, 2016 at 1:43 pm

      Depois uns são campeões da Europa e do Mundo e os outros ficam agarrados ao romantismo.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:53 pm

      Diogo Faria isso é tudo muito bonito mas quando vejo a seleção jogar, o jogador que para mim se entrega mais e dá sempre tudo dentro de campo é um luso-brasileiro e muitos portugueses de gema simplesmente se arrastam em campo.
      Desde que o jogador se comprometa e represente a seleção com respeito e entrega não vejo mal nenhum.

      Mário

    • Diogo Faria
      Posted Abril 1, 2016 at 2:04 pm

      Sim porque com o Eder e o Nelson Oliveira a terem oportunidades infinitas acabaremos por ser campeões da Europa, não é sombras? Eu não disse que era contra a chamada de internacionais, mas tenho de ser contra a chamada de um atleta que passou 4 anos em Portugal à mais de 12 anos atrás. Que não tem qualquer ligação ao país e que se vier vai ser só por interesse e nada mais. Achas que vai ter metade da vontade do Pepe, que tem uma ligação forte a este país? E deixar de fora jogadores tugas para ir um Charles é ridiculo.

    • Kafka I
      Posted Abril 1, 2016 at 2:30 pm

      Sombras

      Isso é uma falsa questão, pois desde 2004 que Portugal foi a jogo com mais mais "estrangeiros" que a Grécia (2004), Itália (2006), Espanha (2008), Espanha (2010), Espanha (2012), Alemanha (2014)

      A Selecção Nacional, é a Selecção na Europa que mais oportunidades dá aos jogadores nascidos fora de território nacional…

      Desculpem ser repetitivo, mas esta repetição só se deve porque continuam a insistir na ideia errada que nos outros Países é tudo "estrangeirada" e em Portugal é tudo nascido e criado em território nacional, quando é exactamente o contrário que se passa

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 2:42 pm

      As melhores seleções do Mundo têm naturalizados (Alemanha, Espanha, França, etc…) e só nós é que continuamos com esses pensamentos fechados. Entretanto é continuar com os pinos do costume para depois voltarmos para casa mais cedo. O Éder pode ser muito fraquinho mas mandar um Hugo Vieira ou um Nélson Oliveira até parece que vai fazer grande diferença…

      Miguel Oliveira

    • Kafka I
      Posted Abril 1, 2016 at 2:43 pm

      Aliás, apesar dos 23 convocados das 24 Selecções presentes ainda não terem saído, eu atrevo-me a prognosticar que tal como tem vindo a ser hábito desde 2004 Portugal será novamente a Selecção presente em competição com mais jogadores (ou então estara no TOP3) nascidos fora de Território Nacional

      Mas na altura irei fazer esse levantamento

    • Kafka I
      Posted Abril 1, 2016 at 2:46 pm

      Miguel Oliveira

      Desculpa mas estas errado, Portugal na última década tem jogado com mais naturalizados que a Alemanha, Espanha ou França, é que nem há comparação sequer

      Já fiz esse levantamento num post há muito tempo atrás, não tenho é tempo para o encontrar

      Quanto ao resto concordo contigo e ter lá o Éder ou um pino é a mesma coisa, com a vantagem que um pino não atrapalha tanto porque é mais previsível a sua (não) movimentação…

    • Diogo Duarte
      Posted Abril 1, 2016 at 3:52 pm

      Kafka, acho que te estás a esquecer daquela assistência fenomenal do Eder, para o quaresma tirar o cruzamento, no golo do guerreiro no amigável frente a Argentina.

    • Nuno
      Posted Abril 1, 2016 at 4:10 pm

      Metade da equipa Alemã nos ultimos anos é turca, polaca etc..têm sem dúvida mais que nós

    • Kafka I
      Posted Abril 1, 2016 at 4:38 pm

      Nuno

      Olha que não, vai ver onde nasceram e foram criados, nos últimos foi tudo na Alemanha..os únicos casos nos últimos ano são o Klose e o Podolski mas ambos foram em crianças viver para a Alemanha, ora casos desses tem Portugal aos pontapés como o Bosingwa, Rolando, William Carvalho, Nani …

      Para além disso, Portugal ainda tem os naturalizados "puros", ou seja naturalizados já em idade adulta como o Deco, Pepe, Liedson (a Alemanha tinha um Brasileiro a uns anos atrás que me recordo agora do nome)…

    • pauloloureda
      Posted Abril 1, 2016 at 4:53 pm

      O que e que Diego Casta te a ver com a Espanha , há 15/20 anos atrás o Donato no euro 2008 o Marcos Sena , os Espanhóis não tem complexos em naturalizar um Brasileiro se for uma mais valia para a selecção e nós temos a mania que só queremos puro-sangue lusitano …

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 4:57 pm

      Era o Cacau

      RA

    • Jose Costa
      Posted Abril 1, 2016 at 6:35 pm

      Nao vou defender ou nao a chamada de Charles, mas agora dizer que a França e Alemanha e outros nao tem mais jogadores naturalizados que Portugal e absurdo.. Alemanha alem de Cacau, klose e podolski tem Ozil, Khedira, Boateng, Gundogan (nao sei se é assim que se escreve ), Mustafi, Bellarabi.. entre outros que ja jogaram e irao jogar. E os alemães nao tem problemas em naturalizar.. assim como deu o exemplo do Nani e por ai.. sao pessoas que desde de miudos vivem em Portgal e é lhes dado nacionalidade portuguesa assim como fazem a ozil e por ai fora.. qual o mal nisso? Se somos nos a fazer e um deus me acuda sao os outros ja nao importa e so se da o caso de klose e podolski???? Naaa a França entao nem se fala mais metade nao e feances de gema

    • Johnny W.
      Posted Abril 2, 2016 at 12:45 am

      RA o cacau e talvez mais conhecido o kuranyi. O Pl do schalke na altura que foi o melhor marcador da liga alemã. Mais tarde foi expulso por atirar a t shirt da selecção ao chão num jogo…

    • João Bernardo
      Posted Abril 2, 2016 at 6:55 am

      José Costa, todoa esses exemplos que deste, de jogadores alemães, apenas os 3 primeiros sã naturalizados, uma vez que todos os outros nasceram na Alemanha.
      Quanto aos "polacos", o Podolski foi viver para a Alemanha com 2 anos de idade e o Klose com 8, portanto é mais que normal que representem a seleção alemã.
      Apesar de o Kafka já ter repetido esta informação mais de 100 vezes no blog, as pessoas continuam a insistir nesta mentira, sem se informarem antes.

    • Anónimo
      Posted Abril 2, 2016 at 10:54 am

      Acho que se está confundir naturalizados e caminhos lógicos de patriotismo mesmo que tenha nascido fora de Portugal e tenha vindo criança para Portugal!!
      Nani, William entre outros são portugueses e sentem se portugueses porque viveram "sempre' em Portugal… naturalizados temos 1 pepe que quando veio para Portugal veio adulto, logo sentia se brasileiro!!

      Para mim de forma clara temos 1 naturalizado e 22 portugueses !

      J.mendes

    • Jose Costa
      Posted Abril 2, 2016 at 12:20 pm

      Mas todos os outros que referi tem dupla nacionalidade. Alias o Boateng o irmao dele ate representa a seleção do gana.

    • Judge Dredd
      Posted Abril 2, 2016 at 3:37 pm

      Kafka I o brasileiro naturalizado alemão era o Paulo Rink

  • Mega Badjeras
    Posted Abril 1, 2016 at 1:37 pm

    Seria completamente absurda a sua chamada, primeiro por ser brasileiro, apesar de ter nacionalidade portuguesa, não deixa de ter a cultura do Brasil e depois porque tem 31 anos seria como o Liedson, chamado para uma só competição e depois dispensado, não teria cabimento nenhum, mas num treinador como o Fernando Santos já espero de tudo.

    Ora ele tem avançados como o Hugo Vieira, Bruno Moreira, Orlando Sá, Nélson Oliveira (agora por acaso está lesionado), André Silva e até o Gonçalo Paciência e chama jogadores como o Éder e o Lucas João… eu não ficaria de todo impressionado se ele convocasse este Charles.

    Quem eu acho que merecia um lugar na selecção pela excelente temporada que está a fazer é o Pedro Santos do Braga, que apesar de não ser PL, merecia ir à selecção. Está a fazer tanto ou melhor do que o Rafa Silva no Braga. Mas eles como são seleccionadores de futebol, eles é que percebem, eu não percebo nada disto, sou um mero comentador de bancada.

    • Logen
      Posted Abril 1, 2016 at 1:49 pm

      Pedro Santos está a fazer um bom trabalho no Braga ,mas calma ,Rafa é muito mais preponderante .
      P.Fonseca até tem apostado mais no Josué no corredor oposto ,e com bons resultados.
      Penso que não é por aí que a nossa selecção fica mais ou menos forte .
      Quanto ao Charlles ,preferia o Bruno Moreira ou H.Vieira ,ao menos para tirar duvidas!

    • João Gonçalves
      Posted Abril 1, 2016 at 1:56 pm

      Não é verdade. Na primeira metade da época Pedro Santos pouco jogou (o Alan estava em grande forma e era dono e senhor do lugar). Com o virar do ano o Alan caiu de forma e aí sim o Pedro Santos começou a destacar-se, mas a época dele não é comparável à do Rafa que tem estado num nível elevado desde o inicio do campeonato.

      O Pedro Santos melhorou muito em relação ao ano passado mas com 28 e alguma tendência para em alguns jogos ser uma nulidade (o ano passado era hit or miss, este ano está mais consistente) vai ser improvável chegar à selecção.

      Existem no entanto exemplos de jogadores que numa fase mais adiantada da carreira deram um salto qualitativo imenso, Lima ou Nolito por exemplo. Gostava que o mesmo acontecesse com ele, até porque sou do Braga, mas é algo imprevisivel.

  • alexandreribeiro87
    Posted Abril 1, 2016 at 1:49 pm

    Já alguém viu o Bruno Moreira a jogar? Mas esteve tudo preso ou quê????? Se há alguém que perceba o mínimo do que um ponta de lança deve ser, perca um bocado de tempo a observar as movimentações e definições (passe e finalização) do homem… parece que anda tudo cego!!

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 1:58 pm

      alexandreribeiro87,

      É certo que o Éder não é um grande ponta de lança, mas o Bruno com 28 anos fez apenas duas épocas de alto nível. Esta e em 2011 no Moreirense na II liga.
      Se merece uma oportunidade? Sem dúvida, mas não façamos dele o Lewandowski tuga.

      Teixeira Lopes

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 2:03 pm

      Concordo em absoluto Alexandre, aliás o Bruno Moreira é o único avançado dos que se fala que tem as características de homem de área que o FS precisa. Hugo Vieira é mais um 9,5 como Danny, precisamos de alguém para definir dentro da área e para meter jogo aéreo. A ir buscar algum brasileiro antes deste Charles tínhamos o Lima que apesar de jogar na Arábia tem muitos anos a jogar a alto nível e no futebol português com o qual está perfeitamente identificado. Em todo o caso considero que o melhor era ter chamado Bruno Moreira, ou qualquer outra alternativa em cima da mesa, nos jogos de treino e neste momento não acredito que FS vá surpreender e convocar um jogador para o Europeu sem o ter testado em jogos de treino…

      Arnaldo

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2016 at 2:04 pm

      Na época passada também fez 14 golos em 31 jogos no Paços, esta leva 18 em 27 jogos.

    • alexandreribeiro87
      Posted Abril 1, 2016 at 3:07 pm

      Conheço o Bruno Moreira desde os escalões de formação… e sinceramente vi poucos pontas de lança com a qualidade e inteligência dele…houve momentos em que parecia que o Orlando Sá ia ser bom, mas cabeça para o futebol: zero.
      O Bruno acabou por ter azar com uma lesão gravíssima no joelho e teve de adaptar o seu estilo de jogo… Depois também não foi bem aconselhado no contrato que fez com o Nacional e andou aí um bocado perdido, mas penso que tem demonstrado com alguma consistência nestes últimos 2 anos que merece uma oportunidade, até porque acho mesmo que não temos melhor. Não é um Lewandowski tuga, mas é, por certo, o melhor PL que temos no momento.

    • alexandreribeiro87
      Posted Abril 1, 2016 at 3:10 pm

      Alternativa no meu ponto de vista seria Rui Fonte, mas esse é que acho que ainda não demonstrou o suficiente e é mais jogador para jogar com 2 na frente do que sozinho…E o Gonçalo Paciência e o André Silva ainda estão muito verdinhos…

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 4:16 pm

      Alexandre, o Rui Fonte lesionou-se quando estava a acelerar para uma boa temporada…
      Em todo o caso acho que FS não vai levar nenhum PdL no lugar do Éder, é um treinador de ideias fixas e já deve ter tomado a decisão, no máximo se Éder não for leva outro médio ou extremo e em caso de necessidade põe o Bruno Alves na frente, como o próprio sugeriu na conferência de imprensa após o jogo da Bélgica

      Arnaldo

  • Ricardo Martins
    Posted Abril 1, 2016 at 1:54 pm

    Charles, Bruno Moreira e Lima deviam ter sido chamados à mais tempo. Assim, vamos sem ''pontas'' que é um mimo!

  • Yobi-One
    Posted Abril 1, 2016 at 2:13 pm

    Não fazia ideia que o Charles tinha nacionalidade portuguesa. Acho que é exatamente o tipo de avançado que precisamos, e seria uma excelente adição à seleção. A federação anda a dormir? E a imprensa desportiva também? Nunca tinha ouvido falar nesta hipótese. Parabéns VM, mais uma vez.

    Quanto ao facto de ser brasileiro… Não acho que seja um impedimento para honrar a camisola nacional, se ele assim o desejar.

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 2:16 pm

    Nem Charles nem nenhum Português. E somos campeões!

    Jonathan

  • Nuno R
    Posted Abril 1, 2016 at 2:28 pm

    Este Charlie é um Eder com boa imprensa. O Duda era vedeta do Malaga e nem era chamado.
    Apostem no Rui fonte.

  • José S.
    Posted Abril 1, 2016 at 3:27 pm

    Lembro-me de se falar dele, mas sinceramente nunca pensei que tivesse nacionalidade portuguesa. Também não sei como está a jogar, mas parece que pela info não está assim tão mal. Bem pior do que Éder não deve estar a fazer…
    Mas ao considerar este é estranho não considerar o Hugo Vieira ou mesmo o Bruno Moreira como já aqui foi referido. Se realmente FS estiver a ponderar no assunto que pense bem, mas acho que estamos todos de acordo ao dizer: Eder NÃO!!!!
    Se realmente estiver a considerar…

    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 3:42 pm

    O Liedson ainda joga?

    Nuno

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 3:47 pm

    Ridículo tanta gente ver com bons olhos a chamada hipotética de um brasileiro de 30 anos (faz 31 em Abril) à NOSSA selecção nacional, só porque marca mais do que os nossos pontas-de-lança disponíveis! Estou a ver que hoje em dia os valores e o simbolismo da Selecção valem zero!!! Charles fez parte esmagadora da carreira em Espanha, nunca o ouvi falar em relação a Portugal e apenas há três anos joga ao mais alto nível, mas há muitos comentários a dizerem que seria uma mais valia e algo "normal" a sua convocatória (pecando por tardia eheheh). Realmente devo ser um romântico e um ultrapassado, porque mais importante do que o sítio onde nasceu ou se tem dupla nacionalidade ou não, o jogador para vestir a camisola das Quinas deve sentir Portugal e se sentir português, por exemplo Pepe sente tanto ou mais a camisola do que os outros. Agora este hipotético caso, tal como Liedson ou mesmo Deco foram à selecção por motivos meramente profissionais e pessoais, o que não obstante à qualidade enquanto jogador é ridículo para mim. Quando qualquer "meco" que marque 10 golos ou mais, e tenha a mais remota ligação a Portugal, passe a contar imediatamente para a Selecção só pela cega procura dos títulos, então aí sim batemos no fundo e o futebol será meramente um negócio e comercial! Enfim, fico triste com certas mentalidades… e enerva-me a desculpa do "os outros também fazem…"!

    Knox_oTal

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 4:44 pm

    Se alguém na FPF jogasse FM ajudava.
    Há muito que digo que Lima e Charles deviam ser religiosamente convocados.

    Rui Vasques

Deixa um comentário