Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal passa em 2.º; Equipa das Quinas raramente conseguiu contrariar a intensidade da Colômbia; Diogo Costa brilhou; Veiga (apesar de ter começado mal) também esteve em destaque; Félix foi o mais perigoso

Imagem: FIFA

Era o principal teste da Equipa da Quinas nesta fase de grupos e a nota foi francamente negativa. Nunca se percebeu o que Roberto Martínez preparou para o jogo, tanto pela entrada de Rúben Neves no onze como pelo poço de desorganização que a equipa foi durante os 90 minutos. A mobilidade do ataque colombiano deixou a defesa portuguesa sem saber o que fazer, abrindo espaços constantes e permitindo imensas oportunidades, e depois houve também uma grave falta de discernimento na hora de gerir a posse e os momentos do jogo, tendo Portugal contribuído para um jogo sem meio-campo, constantemente partido e com a Colômbia totalmente confortável para explorar as transições. A nível de intensidade também ficaram bem visíveis as diferenças entre as seleções, com os duelos a caírem quase sempre para o lado colombiano. Individualmente poucos marcaram pontos, tendo Diogo Costa sido o herói com várias defesas e intervenções de qualidade, enquanto Renato Veiga começou errático, mas acabou a ser decisivo na defesa da área. João Félix foi o mais perigoso, mas fica um jogo muito pobre do ataque, sobretudo pela incapacidade em pensar o jogo. Pedro Neto optou sempre por correr desenfreadamente para a frente, Ronaldo foi menos um na pressão e mal tocou na bola, acabando por Leão ter um contexto mais favorável e ficado perto do golo. Bruno Fernandes e Vitinha voltaram a fazer pouco e dos laterais curiosamente até foi Nuno Mendes quem passou pior, apesar de Luis Díaz estar do outro lado. Já a Colômbia fez um jogo coletivamente muito competente, mas a ineficácia foi gritante. Foram inúmeros os lances perigosos criados, mas os erros na definição sucederam-se e não conseguiram desfazer o nulo. James Rodríguez fez uma exibição fantástica, muito influente a ligar setores e a lançar ataques. Jhon Arías também se destacou, sobretudo pelas movimentações que o deixaram várias vezes em boa posição para marcar ou assistir. Por outro lado, Díaz não teve a influência que se esperava (foi muito vigiado e não teve espaço para finalizar) e Suárez e Ríos entraram muito mal no jogo. 

Portugal não foi além do nulo diante da Colômbia e ficou em 2.º lugar do grupo K. O resultado, no entanto, até foi simpático para a equipa lusa, que foi subjugada pela Colômbia e só não sofreu quase por milagre. Diogo Costa brilhou com várias defesas e a ineficácia do ataque colombiano foi bem visível. Ainda assim, Portugal também criou algumas oportunidades, tendo João Félix sido o mais perigoso e Rafael Leão ficado perto do golo nos descontos.

XI Colômbia: Camilo Vargas, Santiago Arias, Jhon Lucumí, Davinson Sánchez, Deiver Machado, Gustavo Puerta, Jefferson Lerma, Jhon Arias, James Rodríguez, Luis Díaz, Jhon Córdoba
XI Portugal: Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes, Vitinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Pedro Neto, João Félix, Ronaldo.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

22 Comentários

  • Um Jasomp
    Posted Junho 28, 2026 at 1:33 am

    Fica um gajo acordado para ver este triste espetáculo, de uma seleção que mais uma vez parecia contrariada, cansada, sem chama e desorientada.

    Mas o que mais me preocupa é a forma como quer o treinador, quer os jogadores, estavam acomadados a este tipo de “jogar à equipa pequena”.

    Mais uma vintage do espanhol incompetente que temos no banco.

    Nem vão cheira a bola contra os croatas.

  • Duarte Vader
    Posted Junho 28, 2026 at 1:35 am

    Vibes de Mundial 2010 em todos os 3 jogos.

    Enfim, é como disse antes do início do torneio. Portugal tem uma tarefa hercúlea a jogar todos os jogos com 10 até ao fim (porque obviamente nunca se irá substituir o man child, senão ele amua). Há zero movimento, intensidade ou associação no ataque, e quando assim é raramente se consegue marcar golos contra equipas competentes.

    Não me admiraria nada que fôssemos de vela já frente à Croácia que mesmo que esta seja uma sombra do que já foi.

  • Sombras
    Posted Junho 28, 2026 at 1:36 am

    Bruno Fernandes deve ter feito o pior jogo que alguma vez o vi fazer. Medíocre a atacar, patético a defender (90% dos lances perigosos da Colômbia são com sua excelência a recuperar a passo). De positivo, a entrada de Leão que mexeu com o jogo, e Dalot, que estancou o Luís Diaz na 2a parte.

    De resto, festejei o golo anulado à Colômbia. Era perfeitamente justo. Merecíamos ter ficado em 3o para irmos já de vela.

    • Miguel Sá
      Posted Junho 28, 2026 at 1:51 am

      Honestamente a culpa é do Bruno Fernandes? Há um gajo em campo que não recuperou o passo em 90 minutos. Há um elefante na sala, e está tudo a ignorar. Já não dá para disfarçar

      • AndreChaves9
        Posted Junho 28, 2026 at 2:08 am

        Ainda bem. Os jogadores deviam fazer ainda pior… uma vergonha terem de levar com aquilo. Ele já que tem o proveito que corra por 5

      • Sombras
        Posted Junho 28, 2026 at 2:13 am

        Ah sim, totalmente de acordo, mas sobre o suspeito do costume nem vale a pena falar. Mas o Bruno em particular hoje teve uma atitude absurda. E já contra o Congo se pavoneou.

    • Nelson Silva
      Posted Junho 28, 2026 at 2:07 am

      Claramente, o Bruno é um dos jogadores que se está a cagar para o mundial.
      É, de longe, o jogador que mais dá a entender que já não suporta Ronaldo na equipa! Não consegue esconder isso! Basta ver a sua linguagem corporal em alguns dos lances que envolvem o Ronaldo!

      Como ele, há lá outros que já não suportam o Ronaldo, mas não se podem manifestar!

  • Pedro Barbosa
    Posted Junho 28, 2026 at 1:48 am

    Não há muito a comentar: o jogo foi abaixo de fraco, não compatível com o nível dos jogadores da seleção. Foi atroz a atitude displicente da maioria dos jogadores desde o início do jogo. Se há um culpado só pode ser o treinador desta seleção… Cristiano Ronaldo.

    Inqualificável a exibição. Aos (poucos) jogadores que levaram este jogo a sério, nem que seja pela sua própria honra, uma única palma solitária.

  • DNowitzki
    Posted Junho 28, 2026 at 1:50 am

    Grande jogatana do Congo! Tivessem sido eficazes e teriam cilindrado o colosso Quistão.

  • Gorlami
    Posted Junho 28, 2026 at 1:54 am

    Gostava genuinamente de saber porque estivemos a jogar para o empate num encontro em que éramos os únicos a precisar de vencer e o empate ou a derrota iam dar ao mesmo.
    Este Martinez é mesmo uma ave rara, uma aberração autêntica.

  • Lumago
    Posted Junho 28, 2026 at 1:58 am

    Volta Fernando Santos, estás perdoado.

  • Teles
    Posted Junho 28, 2026 at 1:59 am

    O jhon Arias mostrou hoje novamente porque tem stats tão fracas na carreira. Joga bem, mas chega lá à frente e não sabe se chuta, se cruza..

    I’m back I’m back!!

  • Jogabonito
    Posted Junho 28, 2026 at 2:00 am

    Exibição patética da seleção nacional, mais uma na verdade.
    Merecíamos ter saído deste jogo de saco cheio. 0 intensidade, 0 plano tanto ofensivo como defensivo e mais 0 minutos para o Ramos, não fosse ele marcar.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 28, 2026 at 2:00 am

    Foi tudo tão mau que enfim comecemos pelas brincadeiras?…

    11s combinados para os 3 jogos há?

    Quanto aos temas sérios:

    Trio defensivo central excelente – considero desde início que este é um setor preocupante mas hoje estiveram muito bem

    Nuno Mendes parece não estar em boas condições. Nunca deveria ter feito os 90 minutos com os amadores na segunda jornada

    Pedro Neto tenho dúvidas que seja melhor que o Capel

    Aquele camelo na frente, nomeadamente aquele ao qual chamam de capitão, exemplo bla bla. Obriga a equipa a jogar com 10 todos os minutos, impede que o Ramos tenha minutos (aquela treta de precisar de todos bla bla), obriga (literalmente ou não) alguns dos colegas a passar a bola quando estão em boas posições (Félix e Dalot por exemplo), enfim…. É tudo tão mau que ele próprio devia pedir para abandonar o mundial! Mas pior que isso só mesmo alguns adeptos a pedir que continue a jogar… colegas e treinador pronto são empregados dele…

    Não me apetece dizer mais nada. Miseráveis

  • Nelson Silva
    Posted Junho 28, 2026 at 2:02 am

    Veiga em destaque ?
    Concordo, destacou se pela sua incompetência!! Já o disse aqui, e volto a repetir. É um jogador banal, que só tem lugar na seleção porque o careca tem uns fetiches muito estranhos! É ele e o Samuel! Outro prodígio!!

    Os dois juntos não fazem meio jogador!

    Dou por mim a querer que Portugal perca e venha logo embora do mundial. É tudo mau demais!
    Só jogamos para o lado e para trás! Jogamos sem intensidade! Os jogadores parece que estão lá a fazer o frete!
    E o cereja no topo do bolo é jogarmos sempre com 10, pois a prima dona, tem de jogar sempre os 90m em todos os jogos! Não há justificação para isto! Mete me um nojo que nem consigo explicar! Imagino o resto da equipa que tem de mamar com ele todos os jogos!

    Quem acredita que o ambiente na seleção é 5 estrelas, também deve acreditar no pai natal!
    Impossível, ficarem indiferentes Quilo que se tem passado!

    Agora é esperar que sexta feira venham embora!

    • Kacal
      Posted Junho 28, 2026 at 2:12 am

      Veiga não é um super central nem um nome entusiasmante e num Mundo ideal não seria titular da Selecção, mas isso não invalida que hoje tenha estado bastante bem. Acho injusto isso.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 28, 2026 at 2:14 am

      O Veiga teve alguns cortes cruciais.

  • Kacal
    Posted Junho 28, 2026 at 2:11 am

    Racionalmente não acredito em sermos campeões Mundiais, acho que falta imponência fisica. Falta atitude em lutar e crer mais que o adversário. Temos algumas lacunas evidentes no próprio XI e depois o Seleccionador não sabe mais também.

    Volto a repetir o quão incrivel é deixar Palhinha de fora da convocatória, nunca vi nada tão parvo. Por mim era ele e mais #10. Neste tipo de jogos tem cabedal, tem jogo aéreo, tem garra e defensivamente é o mais forte que temos, seria um ótimo complemento para libertar os outros médios e também dar os centrais. Aliás, vimos neste jogo um buraco autêntico entre a defesa e o meio-campo defensivo foi surreal a quantidade de espaço que permitimos ali e a facilidade com que os jogadores da Colômbia galgavam metros sem muita oposição e com muita facilidade, sobretudo Jhon Arias. Apanhamos uma França com o ataque deles e somos dizimados! Valeu Diogo Costa que salvou muitas e a dupla de centrais também cumpriu bem, grande jogo do Renato Veiga.

    Depois ofensivamente parece que simplesmente atacamos com poucos. Ronaldo está numa ilha na frente e foi nulo (mais uma vez devia ter saido durante a 2ª parte e Martinez insiste em ignorar Ramos, nem sei que mais dizer disso é surreal), Félix e Pedro Neto tiveram bons momentos e pelo menos esforçaram-se, mas Bruno Fernandes fez uma má exibição e sei lá é uma questão colectiva não fio de jogo nenhum e estão todos por si e muito afastados uns dos outros. Mais uma vez houve aquela imagem em que se paramos em pausa vemos um vazio entre defesa e ataque no meio-campo um quadrado de espaço. Equipa muito mal montada!

    E as substituições parece que Martinez tem uma roda sem o papel do Ramos lá e escolhe à sorte quem entra em cada jogo porra. Gostei do Dalot pelo menos trouxe outra energia defendeu bem o Luís Diaz aliás o melhor que fizemos foi anular o craque deles que pouco fez, isso fizemos bem. E tive algumas iniciativas interessantes no ataque. E o Leão que entrou bem com a sua potência e velocidade foi um quebra cabeças na esquerda é este Leão que faz falta mas parece que só é capaz disto a entrar na 2ª parte. E claro Neves ajudou a colmatar um pouco aquela questão do espaço na frente da defesa com a sua alta rotação. Mas Ramos devia ter entrado relativamente cedo saindo Ronaldo e talvez o Chico porque Neto estava desgastado. Enfim a Colômbia só precisava do empate e nós da vitória e parecia que era ao contrário, contentamos com o 2º lugar e agora ficamos no pior lado do quadro e Espanha nos Oitavos em teoria… vamos ver o que sai daqui a única coisa que dá alento é os Simpsons o México está no lado oposto do nosso no quadro ahah (brincadeira!), mas de resto vejo a vir uma França e nem é preciso tanto e vão superiorizar-se a nós e corremos risco de levar uns quantos. Mas vou apoiar e vibrar na mesma, acreditar mas racionalmente não vejo chance para nós. É jogo a jogo e logo se vê! FORÇA PORTUGAL!!

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 28, 2026 at 2:16 am

    Duas equipas a defenderem muito mal e a deixarem muito espaço. Estou chocado por este jogo ter terminado sem golos.

    Palmas para o Luís Catarino por basicamente criticar o facto de a equipa não ser compacta a defender devido ao facto de o capitão não defender.

    O João Neves voltou a ser o único com intensidade do meio-campo para a frente e o Rafael Leão entrou bem.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 28, 2026 at 2:19 am

    Pois…o Uzbequistão é que era bom…

    Voltamos à passividade, às exibições medíocres e acabamos por passar quase com os mesmos pontos do Congo. Coisa que aliás devia ter acontecido porque aquilo não é fora de jogo nenhum.

    Desde que este Mundial começou que os pecados têm sido os mesmos.
    Ataque demasiado estático, assimétrico, meio campo a jogar para trás e para os lados sem qualquer passe progressivo, jogadores completamente parados a quererem bola no pé, e a jogarmos com 8 no processo defensivo (Ronaldo só fica lá, Félix que hoje até foi dos mais esclarecidos, com ritmo de Jihadão porque não corre para trás e Neto que ainda não percebi o que faz ali).

    Mas o grande elefante na sala é estarmos a defender sistematicamente com 2. Os centrais totalmente expostos porque Cancelo e Nuno Mendes estão totalmente a leste do paraíso. Aliás fiquei muito surpreendido por ter visto Nuno Mendes no 11 da jornada 2. Só se foi pelo golo, porque nestes 3 jogos o Nuno Mendes foi substituido por um clone do Zaidu.

    O Dalot que até é o menos hypado dos laterais hoje entrou e parecia o Cafu.

    Rúben Dias e principalmente Veiga no seu jeito muito pouco ortodoxo foram limpando o possível.

    Tudo muito mau, tudo previsível. Até diria que futebolisticamente devemos ser das piores Seleções deste Mundial.

    Hoje vão se queixar do calor e da humidade…em Lisboa estava fresquinho por isso não houve necessidade de ir mais cedo para condicionar, e a praia de Palm Beach também é agradável.

    Uma coisa não concordo com a leitura do VM.
    Portugal não teve dificuldade nenhuma em igualar a “intensidade” da Colombia, porque os cafeteros foram tudo menos intensos neste jogo, ou não tivessem o primeiro lugar na mão

    Martinez, esse só é surpresa para quem não conhecia o seu percurso.
    É o Rei das Qualificações a bater nos Uzbequistoes e San Marinos desta vida, mas quando chega a hora da verdade é demasiado mau.

    Toda a gente sabe porque foi ele o escolhido, como toda a gente sabe onde e quem vai treinar a seguir, como toda a gente sabe quem será o próximo treinador e porquê. E apesar dos motivos para a sua contratação serem os mesmos, ao menos da vinte a zero a este espanhol da Temu.

    Confrangedor. Demasiado mau para ser verdade. Todo este potencial desperdiçado desta forma.

  • JoaoGama
    Posted Junho 28, 2026 at 2:23 am

    Continuo sem perceber qual a ideia de jogo desta equipa… Tenho visto quase todos os jogos deste Mundial e em quase todas as equipas se percebe qual é a ideia, como é que o selecionador considera ser a melhor forma para alcançar os melhores resultados possíveis mas na seleção portuguesa, ao fim destes três jogos, não consigo ter uma resposta sobre isto. Pode parecer uma decisão de terceiro mundo mas, se a ideia passa por contratar JJ no final do Mundial, não teria feito sentido dispensar Martinez após aquele primeiro jogo absolutamente vergonhoso e tentar ainda alcançar algo de relevante nesta competição?!

Deixa um comentário