Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal passa na Hungria e está praticamente no Mundial; Cancelo, novamente o MVP, garantiu o triunfo; Bernardo também marcou e assistiu; Ronaldo faturou de penálti; Magiares castigaram a ausência de um 2.º central na seleção nacional

Portugal deu um passo de gigante rumo ao Mundial’2026 ao levar a melhor na Hungria. A seleção nacional, que assim só precisa de vencer os 3 jogos em casa para garantir o 1.º lugar, até se viu a perder, fruto de um excelente cabeceamento de Barnabás Varga, num lance em que se notou a ausência de um 2.º central, mas respondeu e Bernardo Silva, já depois de Ronaldo e Neves terem desperdiçado, empatou. No 2.º tempo CR7 deu a volta de penálti, no entanto, quando parecia que o jogo estava controlado, Varga aproveitou outro buraco na defesa nacional, para empatar. Valeu João Cancelo, que logo a seguir, numa bela iniciativa, garantiu os 3 pontos.

XI Hungria: Balázs Tóth; Nego, Orbán, Attila Szalai, Kerkez; Styles, Alex Tóth, Szoboszlai; Bolla, Zsolt Nagy, Barnabás Varga.

XI Portugal: Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, Rúben Neves, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Pedro Neto e Ronaldo

40 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Setembro 9, 2025 at 8:45 pm

    Bem, agora que esta palhaçada da pausa de seleções acabou, já se pode voltar a focar no que interessa. Que neste momento é sábado em Famalicão.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Setembro 9, 2025 at 8:50 pm

      Concordo que a pausa das seleções seja patética porque quebra o ritmo competitivo dos campeonatos. O calendário tem que ser alterado com urgência.
      Agora não percebo porque não podes apoiar o Sporting e a seleção da mesma forma

    • Pablo2
      Posted Setembro 9, 2025 at 9:06 pm

      Palhaçada mas és dos primeiros a comentar sobre. Quando um jogador do SCP não é convocado reclamas. Dizes não querer saber de nada da seleção mas pelo visto é o contrário.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 9, 2025 at 9:15 pm

        Eu quero saber muito da seleção. É como dizes, estou sempre em cima do acontecimento.
        .
        Já sobre as convocatórias de jogadores do SCP, bem…depende. Se o Sporting beneficiar dessa convocatória sou a favor. Caso contrário, sou contra. Nesta paragem de Setembro por exemplo acho abjeto, não devia ter ido nenhum. Agora mundiais e europeus em que podem valorizar e ajudar o clube (não que tenha acontecido muito ultimamente) é bom.

        • Petrol
          Posted Setembro 10, 2025 at 8:27 am

          E é suposto os jogadores do Sporting irem só a mundiais e europeus sem jogarem mais nenhum jogo pelas suas seleções?

          • Stromp1906
            Posted Setembro 10, 2025 at 9:16 pm

            É suposto os comentadores terem opinião sem terem que ser consecutivamente questionamos pelo Petrol Lápis Azul.
            Sobretudo este que é bem coerente no tema Seleção

            • Petrol
              Posted Setembro 11, 2025 at 1:48 pm

              Só fiz uma pergunta. Peço desculpa se é um tema tão incómodo. Acredito que ser incongruente causa uma luta interna.

    • Kacal
      Posted Setembro 9, 2025 at 9:23 pm

      Adoro a Selecção, tanto ou até mais que o meu clube. Talvez vibre mesmo mais. Mas concordo contigo mesmo assim. Parar os campeonatos após 4 jornadas (algumas Ligas até só fizeram 2) para ter jogos de Selecção parece-me uma parvoíce, sobretudo para ter jogos como Arménia vs Portugal e afins. Num aparte até sou alguém que aprecia fazer uma ou outra apostazita e até me vou safando nas Ligas e quando vem as Selecções não o faço porque não aprecio e isso também ajuda no meu aborrecimento porque prefiro ver o futebol de clubes e junto uma apostazita e dá um toque especial e estas pausas são um aborrecimento… pelo menos esta foi curta e este fim de semana já voltam as Ligas. E com 2 vitórias de Portugal melhor ainda! Por motivos diferentes dos teus, mas concordo.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Setembro 10, 2025 at 8:19 am

        Exatamente. Não faz isso.
        Muitos campeonatos a começar e fazem pausa. Isto já devia ter sido revisto há muito tempo

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Setembro 10, 2025 at 12:36 pm

        Pausas para seleções e fecho do mercado. Não sei se concordas com esta também Kacal, mas não faz sentido para mim uns mercados estarem fechados outros não, como o da Turquia por exemplo

        • Kacal
          Posted Setembro 10, 2025 at 6:16 pm

          Concordo totalmente com o fecho de todos os mercados antes de iniciar as competições oficiais. É reduzir o tempo de mercado e quem quiser comprar que acelere, para mim seria assim JJayy. Subscrevo!

  • Lopes da Silva
    Posted Setembro 9, 2025 at 8:47 pm

    Acho que não é rocket science saber que se tem que jogar no mínimo com dois centrais. E com 3 no banco! A única razão de ter metido o Ruben Neves ali é ser o melhor amigo do Diogo Jota e ter que jogar nesta primeira jornada e como não podia desfazer o meio campo intocável arranjou o único lugar em que há descartáveis.

  • Um Jasomp
    Posted Setembro 9, 2025 at 8:57 pm

    Mau demais sofrer tanto para ganhar a uma seleção tão fraca. A Hungria tem ali jogadores que é um Deus do céu…

    Exige-se muito muito mais.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 9, 2025 at 9:26 pm

    Como é possível ter 3 centrais do banco e andar a jogar com o Ruben Neves como titular? A única justificação é o Ruben ter que jogar para valorizar o Sauditão e o meio-campo é indiscutível, por isso colocam-no a central. Enquanto tivermos interesses destes na seleção nunca mais iremos ganhar uma grande competição, para ganhar às Hungria dá e mesmo assim foi bem à rasca.
    *
    Tenho que dar o braço a torcer pelo Cancelo, esteve muito bem em ambos os jogos. Em termos de talento penso ser o melhor da nossa seleção, principalmente em termos técnicos. Pena a sua carreira poderia ter sido ainda melhor a meu ver!

  • Kacal
    Posted Setembro 9, 2025 at 9:28 pm

    Meter Rúben Neves a central foi uma escolha de génio! Portugal, não fazendo uma exibição brilhante, foi bastante competente a nivel ofensivo com superioridade e 3 golos. Mas o problema esteve lá atrás e a maneira como Varga aparece a finalizar em ambos os golos parecia amadores. E a decisão de Rúben Neves ali quase custou a vitória, não entendi ter 3 centrais no banco! 3!! E meter o Rúben Neves ali. Roberto Martinez tem que responder a isto! E teve sorte que lá ganhamos.

    • pogagnolo
      Posted Setembro 9, 2025 at 10:33 pm

      Rúben Neves já tinha jogado a central, até mesmo em jogos do Porto. Não é uma decisão ortodoxa, mas não deixou de dar a Portugal mais opcões em posse. Aliás, a Hungria só teve 5 remates, 2 à baliza. O problema é que deram em 2 golos (em 0,34xG). Portanto, é uma anomalia.

      • Petrol
        Posted Setembro 10, 2025 at 8:25 am

        Seria uma anomalia se os dois golos não nascescem de lances ondem claramente Portugal teve dificuldades por ter apenas um central em campo.

      • Kacal
        Posted Setembro 10, 2025 at 6:21 pm

        Eu não me lembro dos jogos que ele foi central obviamente, mas segundo o transfermarkt ele jogou 3x a central na carreira toda… não vale a pena driblar, foi uma decisão sem sentido e parva. Até porque Gonçalo Inácio não é nada mau a sair a jogar e no passe. Sofremos 2 porque a Hungria não conseguiu muitas oportunidades, se tivesse conseguido mais algumas talvez tivéssemos sofrido mais.

  • Steleao
    Posted Setembro 9, 2025 at 9:28 pm

    Uma coisa ficou clara, embora o duo do PSG seja um master no futebol mundial, Bernardo Silva dá mais no meio do que o João Neves. A solução ideal seria os dois irem alternando a titularidade, de modo a manterem o alto índice de pressão ao adversário.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 9, 2025 at 9:33 pm

    Ganhamos…apesar do Roberto.

    Roberto o inventor, conseguiu colocar a espaços um dos melhores médios do mundo a jogar a central e não satisfeito conseguiu por outro médio com menos capacidade a jogar ali de forma recorrente.

    Ouvi o António Tadeia a tentar justificar o injustificável e a dizer basicamente que não interessavam muito as posições e quem jogava aonde mas as movimentações dos jogadores.

    Em posse o Guardiola da wish ainda ia provando o seu ponto, mas em organização e principalmente em transição defensiva aquilo foi demasiado mau.

    Mas bem…ganhamos e os outros não querem ganhar. Por isso tá fácil

    • pogagnolo
      Posted Setembro 9, 2025 at 10:30 pm

      Ganhámos também DEVIDO ao Roberto, que também comete erros como qualquer ser humano. Não é porque tu não tens capacidade para perceber as opções do treinador que estas se tornam automaticamente ridículas. A Hungria montou o autocarro e praticamente não criou perigo. Os 2 golos foram anomalias, tal como já aconteceu noutros jogos onde uma equipa é completamente dominada, mas lá consegue marcar. Portugal já tinha um grande conjunto de jogadores antes do Roberto, mas nunca conseguiu chegar perto de um futebol tão dominante. Gracas a ele, tens um estilo de jogo moderno, com saída de bola versátil, triângulos, pressão alta, etc. Gracas a ele és campeão da Liga das Nacões. É cansativo ver as pessoas acharem que tudo tem de ser trivial. Ainda bem que não é, porque se eu fosse capaz de antecipar tudo aquilo que o Martinez fisesse, então ele não seria um bom treinador. Vocês falam sempre como se fossem o suprasumo do conhecimento tático – se não faz sentido para vocês, então é ridículo. Basta ler o que as pessoas escreveram quando saiu que o Bernardo ia ser titular, e acabou a fazer um grande jogo. É que são sempre os mais burros que têm sempre mais certezas. “Ganhámos… apesar do Roberto” – a sério? Tenta lá justificar essa proposicão. Desafio-te. Que dados é que tens para sustentar que, sem Roberto, o resultado teria sido melhor?

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 10, 2025 at 7:27 am

        Que dados se tem para justificar isso?
        Aquilo que tu consideraste como uma “anomalia”.
        Basta ver como a Hungria marcou os dois golos, em lances iguais de transição onde a Hungria é forte.
        No primeiro tens Vitinha a saltar com Varga, e no segundo tens o Rúben que não tem rotinas de central a ter que fechar o espaço.

        Se poderia acontecer na mesma com centrais ali? Claro que sim.
        Se ao escolher defender desta forma Martinez potenciou que isso acontecesse? Não há qualquer dúvida disso.

        É evidente que ofensivamente com esta solução ou outras do género, Portugal ganha imenso. Somos hoje uma Seleção muito mais forte em posse, com uma variabilidade de soluções e movimentos muito interessante e apesar de termos um grupo totalmente fechado é um grupo onde todos contam e todos jogam.

        Isso é bom e até posso dizer que Martinez é o responsável pela criação dessa identidade ofensiva.

        Somos hoje uma Seleção melhor do que éramos com Fernando Santos, que diga-se também ganhou uma Liga das Nações e também ganhou um Europeu. Não foi por causa disso que passou a ser um génio…longe disso.

        Portugal é muito, mas mesmo muito superior à Hungria, tal como o provou ontem.
        Agora que o Roberto ao inventar potenciou que o resultado fosse mais aproximado do que a diferença entre as duas equipas isso parece-me inegável.

        Já o tinha feito com o João Neves a jogar a falso lateral com a mesma premissa da escolha de ontem. Acho que não há uma única pessoa que possa dizer que tenha corrido bem, inclusive ele porque atempadamente corrigiu.

        • pogagnolo
          Posted Setembro 10, 2025 at 8:33 am

          Nunca disse que Martinez era um génio. Mas acho que muitos de nós tomamos por garantida a sorte que temos em ter um treinador, no mínimo, competente, no máximo, bastante bom, que para mim já é de bradar aos céus, quando antes de Martinez tivemos: Santos, Paulo Bento, Carlos Queiroz. Não que estes não tenham mérito (até acho que Paulo Bento, por exemplo, fez mais do que o esperado com o plantel que teve), mas fazem parte de uma escola mais antiga de treinadores. O Martínez, porém, traz ideias novas – daí também a friccão com os adeptos, menos habituados a ver jogadores sem posições fixas. Mas é um problema dos adeptos – o futebol já não é tão simples quanto era há 10, ou 20 anos atrás. Está muito mais profissionalizado. Os treinadores hoje em dia têm recurso a dados e ferramentas muito além do que nos é acessível enquanto espetadores, a menos que se os últimos estejam qualificados para obter e analisar os mesmos dados. É lidar, tentar aprender, em vez de querer puxar para baixo.

          Eu posso concordar que o João Neves a lateral sem bola é um risco no momento defensivo; da mesma forma que o Rúben Neves a central foi um risco. E ontem podia ter corrido mal, tal como podia ter corrido mal contra a Alemanha ou Espanha. Mas o que é certo é que ainda não correu e, no entanto, já tens práticamente um país a censurar as escolhas do Martínez. Até agora, quem tem razão é o Martinez. Se calhar, ele é que percebe um pouco mais da coisa, não? E, como dizes, o próprio é capaz de identificar os problemas durante os jogos e corrigir consoante a feicão dos jogos. Pasma-me ver a opinião pública perante um tipo com o registo do Martinez até agora. Fossem os portugueses assim com eles próprios, ou com quem os governa…

          • filipe19
            Posted Setembro 10, 2025 at 9:49 am

            Obrigado por seres o único aqui a defender o trabalho do Martinez.
            As pessoas muitas vezes queixam-se de tudo e mais alguma coisa só por que sim ninguém fala sobre o quão dominamos a Hungria em casa deles, sitio onde no ano passado nem os Países Baixos, nem a Alemanha conseguiram vencer, dominamos com 70% posse de bola, a partida decorreu em 84% do tempo nos dois terços ofensivos de Portugal.
            Também concordo com a opinião de colocar o Neves a central não tivesse sido a melhor ideia, acho bem criticar ou ao menos questionar a escolha, não sou cego apaixonante do Martinez, talvez teria sido melhor o ter feito contra a Armenia e não contra a Hungria, mas como tudo depende como se critica. O VM ontem abriu aqui o texto sobre o onze com a acusação de ter colocado os jogadores apenas de acordo com o seu estatuto. Ridículo. Simplesmente ridículo. E depois é o que se vê aqui nos comentários, ficam frustrados de Portugal ter ganho o maior opositor em casa deles. Eu nem quero imaginar no tempo pós-Martinez quando o Proença nos apresenta o grande “acabado” Mourinho ou talvez o mister “Jesus” do futebol. Credo.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Setembro 10, 2025 at 8:17 am

        O Martinez é um grande treinador? 🤣🤣🤣 por isso é que o no euro 2024 nem a Eslovénia conseguiste ganhar, grande génio esse treinador

        • filipe19
          Posted Setembro 10, 2025 at 9:52 am

          Portugal na fase antes de Martinez também não conseguiu ganhar aos colossos de Marrocos, ao Uruguai, ao Chile e à grande Bélgica de…..Martinez

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Setembro 10, 2025 at 11:40 pm

            E o quê que uma coisa tem a ver com a outra? Isso faz do Martinez um génio?

            • filipe19
              Posted Setembro 11, 2025 at 11:08 am

              Volta a ler o que foi escrito aqui. O user pogagnolo nunca disse que o Martinez seria um génio, alias, ele próprio ainda reforça que o nunca tinha escrito. Basta abrir os olhos, ler e perceber o que foi escrito.

        • pogagnolo
          Posted Setembro 10, 2025 at 10:13 am

          Mas conseguiste vencer a Alemanha e a Espanha (nos penaltis), da mesma forma que no mesmo Euro só caíste perante a França (nos penaltis). Lá está, é o que dá tirar ilacões de uma amostra que consiste num jogo, e escolhido de propósito para ir de acordo com o teu preconceito. De facto, provaste agora que ele é mau treinador, com base nessa observação, parabéns. Queres tentar explicar a tua opinião com noções de futebol? Fico à espera.

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Setembro 10, 2025 at 11:44 pm

            O Sr. Engenheiro também conseguiu ser campeão europeu e ganhar uma liga das nações, foi quem os primeiros troféus a seleção a nível sénior. Isso também faz dele um génio? Ou o Di Matteo que conseguiu dar a primeira Champions ao Chelsea. Martinez ainda treinou a geração de ouro da Bélgica e foi despedido depois de no mundial 2022 não ter conseguido passar a fase de grupos. Parece que estás mesmo a precisar de umas noções.

        • Tiago Abreu
          Posted Setembro 10, 2025 at 4:00 pm

          Ninguém conseguiu ganhar à Eslovénia nos 90 minutos…

  • Antonio Clismo II
    Posted Setembro 9, 2025 at 9:58 pm

    A este nível, futebol é quase como política

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Setembro 9, 2025 at 11:23 pm

    Os treinadores espanhóis gostam muito de inventar e Martinez não é exceção. Vá lá, correu bem

  • Pedro_Almeida
    Posted Setembro 10, 2025 at 9:50 am

    Cancelo é o Quaresma desta geração, caótico e errático mas capaz de decidir partidas como ninguém. Pena não ter cabeça porque se não teria sido indiscutivelmente um dos melhores da história.
    Quanto à partida correu bem mas podia ter dado para o torto com os golos da Hungria contudo foi boa aposta de Roberto dar mais controlo ao jogo de portugal em posse. Acho que Roberto ainda está à procura do parceiro ideal para o Dias que dê qualidade com bola e não está confiante no Inácio nem no Silva. Veremos se o Tomás Araujo até ao Mundial não rouba um dos spots para os centrais
    Quanto ao sistema tático, Pedro Neto apesar da potencia, sem espaço não costuma fazer muito e Bruno Fernandes é o elemento do meio campo mais errático mas neste momento não há outra alternativa para fazer o que ele faz.

    Quanto ao primeiro golo de Portugal, foi engraçado ver Cancelo a assistir Bernardo. Os senhores 15 milhões que podiam ter dado tanto ao Benfica.

    • allsportsmatter
      Posted Setembro 10, 2025 at 5:21 pm

      Pena não ter cabeça? Isto é das coisas mais surreais que já li sobre um defesa direito de categoria mundial, que jogou praticamente sempre titular por onde passou: Juventus, Barça, City, Valencia, Bayern Munich… e onde não lhe faltam números, sobretudo assistências. Um jogador que entrega sempre 100% em campo, com atitude, e super valioso para qualquer plantel.

      O que faria se tivesse cabeça…

Deixa um comentário