Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal pediu autorização à FIFA para utilizar Fernando

Considerando que o “Polvo” é o melhor médio defensivo a actuar em Portugal e um dos melhores da Europa, quem se vai juntar ao portista e a Moutinho (que parece ser indiscutível para Bento) no meio campo da selecção: Meireles (o habitual titular),  Veloso (que nos últimos anos tem jogado várias vezes como 2º médio) ou William (agora um “trinco” mas que jogou em posições mais adiantadas da zona média ao longo da sua ainda curta carreira)?

Fernando está nos planos de Paulo Bento e a FPF já pediu autorização à FIFA para que médio do FC Porto possa representar Portugal. O pedido foi acompanhado por uma declaração assinada pelo “Polvo”, em que manifesta disponibilidade para representar Portugal, e o organismo que tutela o futebol deverá permitir que o internacional sub-20 pelo Brasil defenda as cores da selecção nacional no Mundial 2014. VM – Nenhuma surpresa, há muito que o VM tinha dito que esta situação tinha sido negociada entre Bento, o empresário do jogador e o FC Porto, e apesar das críticas que vai ser alvo, Fernando é legitimamente português (este caso não é igual ao de Deco ou Liedson, onde houve pedidos para acelerar processos de naturalização). E habilitado para defender Portugal (país onde já está há 7 anos) tem os mesmos direitos que os outros. Sendo certo que a nível desportivo tendo em conta a sua valia é um enorme upgrade para uma selecção como a portuguesa. 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2014 at 11:57 am

    Este pensamento chateia me, se não temos melhor opção que Fernando porque nao? Só porque jogou na selecção sub 20 do brasil? Porque é brasileiro?

    Deixem se de coisas e mais coisinhas , olhem para a selecção da alemanha , frança são todos nacionais de rais?

    Ass: eduardo barradas

  • ruben sequeira
    Posted Março 30, 2014 at 9:38 pm

    uma coisa que não percebo, falam de jogadores portugueses, mas esquecem.se que a frança, alemanha, espanha, têm jogadores naturalizados, e não se esqueçam qe a espanha é campeã do mundo e da europa, se portugal pode ir buscar bons jogadores e ganhar alguma coisa não o faz só porque só querem portugueses?, desde que joguem com o coração como o pepe e o deco fizeram então que venham…

  • ruben sequeira
    Posted Março 30, 2014 at 9:34 pm

    Eu acho bem visto que é um jogador completo e importante no roubo de bola contra equipas como a alemanha por exemplo, o fernando corre o campo inteiro e tem experiencia, o william carvalho é muito bom a organizar jogo mas quando perde um bola nao recupera tao tão vindo por vezes a passo!

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Março 29, 2014 at 1:49 am

    Sou absolutamente contra! As selecções não são clubes. Reforços estrangeiros são uma má ideia que desvirtua o conceito de seleção Nacional. Daqui a dias, em vez de apostarmos na formação portuguesa para termos uma boa seleção, apostaremos nos ucranianos e brasileiros retornados… tem alguma lógica?

    Já sei, vão dizer que tenho mentalidade fechada. Não, apenas não quero ganhar a qualquer custo, quero ganhar gritando a plenos pulmões por jogadores portugueses e não por brasileiros que apenas vao à nossa seleção por não terem lugar na sua seleção e quererem ser valorizados pois estão loucos para sair do clube onde estão (neste caso Fernando e FCPorto)!!!!

  • gtm95scp
    Posted Março 28, 2014 at 10:43 pm

    Fernando afirmou publicamente que o Portugal é a segunda escolha portanto a motivação nunca será máxima como tal a sua dedicação nunca será máxima. E parece-me evidente que Fernando só quis optar pela selecão nacional porque o seu contrato acabou e é muito mais fácil arranjar clube na Europa sendo internacional português.

  • Martelo
    Posted Março 28, 2014 at 9:56 pm

    Se pode jogar e merece ser convocado, então deve se-lo. Até parece que a França joga com muitos franceses…

  • Henrique Reis
    Posted Março 28, 2014 at 9:50 pm

    Fazendo algumas pesquisas, me parece que estes seguintes jogadores possuem a nacionalidade portuguesa (alguns podem estar errados, não conferi completamente). Considerando que nenhum deles jogou/morou em Portugal, se tem a nacionalidade é porque há sangue lusitano em suas famílias.

    -Rafael Cabral (Napoli)
    -Rafael (Man Utd)
    -Marquinhos (PSG)
    -Dodô (Roma)
    -Fábio (Cardiff)
    -Allan (Udinese)
    -Maicon (Lokomotiv)
    -Douglas Costa (Shakhtar)

    Lembrando que todos esses jogadores podem ser elegíveis por Portugal (já jogaram pelo Brasil, mas apenas em amigáveis ou seleções jovens, o que não conta para a FIFA), eu como brasileiro, gostaria de saber a opinião de vocês portugueses, se por acaso a FPF os convocasse.

    Meus cumprimentos ao blog, do qual sou leitor assíduo pela sua qualidade.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 11:54 pm

      Na minha opiniao, os unicos que ainda se poderia pensar levar dessa lista seriam o marquinhos e o douglas costa ( aprecio muito este jogador). No entanto só deveriam ser convocados se mostrassem 100% de disponibilidade.

      PDL

    • Kacal l
      Posted Março 28, 2014 at 11:18 pm

      Henrique Reis,

      Sim, no caso do Rafael e do Fábio, eles têm um avó Português, penso que é isso.

  • Mariano González
    Posted Março 28, 2014 at 8:25 pm

    O quê? Meter um gajo a jogar pela Selecção que só quis ter nacionalidade portuguesa para poder ir jogar para Inglaterra? Mas parece que também para lá não o quiseram (por alguma razão será). Também para ver jogadores a dar porrada pelo menos que sejam portugueses e que tenham qualidade, não oops na cabeça. Se estiverem a pensar mesmo convocá-lo estimo que se lesione no final da época ai uns 2 mesitos para falhar o Mundial. Só fazia um favor à Selecção.

  • Euclides!
    Posted Março 28, 2014 at 5:58 pm

    Não quero o Fernando na Selecção, além de não ser necessário, porque Portugal tem bons médios, estará a tirar o lugar a outro e a impedir o surgimento de jovens jogadores Portugueses, não sei se e´por ser Sportinguista, mas sempre tive uma mentalidade que para ganhar não vale tudo, a honra vale mais que o dinheiro ou as vitorias.

    Em Portugal há um estigma tremendo em lançar-se novos valores, não há coragem para se apostar em jogadores jovens e dar-lhes espaço para se afirmarem, ninguém pediu a Paulo Bento para ganhar o Mundial, portanto não é sequer concebível que depois de uma caminhada onde nunca o Fernando participou chegar-se agora a fase final do campeonato do Mundo e convocar-se o jogador…

    diria, mas estamos loucos ou quê?? o Fernando é algum upgrade sequer?

    enquanto isso, outros jogadores são marginalizados sem se perceber muito bem porquê, em fenómenos cada vez mais habituais no futebol Português, este país de egoístas onde cada um é rei do seu próprio quintal e o respeito pelo trabalho alheio é nulo…

    A FIFA tem que meter mão a isto, os jogadores só deveriam poder jogar pelo primeiro pais no qual foram federados… se não as selecções perdem qualquer sentido, deita-se para o lixo o trabalho de formação e investimento das equipas jovens, para depois se inventar reforços para mundiais por completo situacionismo…

    ainda alguém haverá de explicar, porque raio é que se tem que fazer este favor ao Fernando, porque sinceramente isto não lembra a ninguém, Portugal não precisa deste jogador para nada…

  • Correia
    Posted Março 28, 2014 at 5:44 pm

    O companheiro perfeito para a dupla Fernando – Moutinho?

    Adrien. Mas já todos sabemos que não será chamado.

    • Kacal l
      Posted Março 28, 2014 at 5:59 pm

      Correira,

      O Adrien é um bom suplente, a alternativa ideal, mas o Meireles continua a ser companheiro perfeito para a "dupla" Fernando / Moutinho.

  • fabio jesus
    Posted Março 28, 2014 at 5:21 pm

    Como é que alguém consegue apoiar esta decisão?Muitos esquecem-se do que ele disso á uns tempos.

  • Kacal l
    Posted Março 28, 2014 at 4:35 pm

    Pronto, acabaram as confusões e as discussões, o Fernando já está naturalizado Português e a FPF pediu autorização á FIFA para o utilizar, quase de certeza que a resposta vai ser positiva, portanto ele passa a ser um seleccionável como outro qualquer e o PB tem todo o direito em convoca-lo.

    O PB que disse que não ia pedir a ninguém que um processo de naturalização fosse acelerado para poder contar com esse jogador, mas que a partir do momento em que um jogador se naturalizasse, ele passava a ser visto com os mesmos olhos que são vistos os outros jogadores, pelo Seleccionador, foi o que aconteceu nesta situação, por isso é mais que provável que o PB o convoque, até porque ele é um trinco de classe mundial e é uma clara mais-valia para a nossa Selecção, não venham dizer que o PB é contra naturalizados porque ele nunca disse isso, vocês (quem está contra os naturalizados) é que entendem da maneira que querem e não o que verdadeiramente ele disse.

    Eu respeito as vossas razões para não querem o Fernando na Selecção e também o porque de serem contra naturalizados, apenas não sou da mesma opinião, são maneiras de pensar e há que respeitar, mas eu estou satisfeito com esta situação e espero que o Fernando vá ao Mundial e seja titular com Moutinho e Meireles a completar o trio do meio-campo.

    O William Carvalho é muito jovem e tem um enorme potencial, vai aprender muito com o Fernando e vai ter as suas oportunidades no próprio Mundial, no futuro será o dono da posição #6, há tempo para tudo, portanto é só ter calma, apoiar a Selecção e receber o Fernando de braços abertos como se fosse um de nós, desde que ele esqueça a Selecção Brasileira e dê tudo dentro de campo, tendo o rendimento que tem tido no Porto nos últimos anos, por mim está tudo bem, mas cada um tem direito a pensar de maneira que quiser, eu estou com a FPF.

    • Kacal l
      Posted Março 28, 2014 at 5:09 pm

      Rúben Cardoso,

      É positivo que reconheças que o Fernando é uma enorme mais-valia desportiva para a nossa Selecção, só não vê quem não quer, concordo contigo, de resto são maneiras de pensar, eu respeito a tua e entendo o teu ponto de vista, mas não tenho o mesmo pensamento e a mesma ideia, portanto sou a favor, mas estás no teu direito. :-)

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 4:47 pm

      Kacal,

      Acho que, desportivamente, só recusa o Fernando na selecção quem é cego. Agora, afetivamente, não tem a mínima aprovação da minha parte alguém que desde sempre tem o sonho de representar a selecção brasileira, mas que como vê que não consegue lá chegar, opta pela portuguesa. Alguém que tem zero jogos com a camisola de Portugal, seja em que escalão for, e que já representou a selecção brasileira, quanto a mim, nunca seria seleccionado.

      Volto a frisar, desportivamente, é uma notícia fantástica.

  • luis bcn
    Posted Março 28, 2014 at 4:34 pm

    Nao entendo como falam do William Carvalho (e ate podia ser o busquets)…o jogador do scp nao tem NADA que ver com isto, nada. Dizer que nao precisamos do Fernando só porque temos o WC é ser mais hipocrita que o próprio Fernando. Alguns aqui só nao querem o Fernando porque sao sportinguistas e gostam mais WC. Isto é a selecçao nacional nao é para valorizar os jogadores dos clubes…

    O Fernando é um jogador magnifico e tem mais que qualidade para ir à selecçao Portuguesa mas esse nao é o sonho dele e como o mais provavel ate seja ele mudar para uma liga melhor e o Scolari sair da selecçao é mais provável ele ser convocado para a canarinha daqui a uns tempos.

    O precedente foi aberto ha muito tempo, e veja-se que o Liedson (que foi bem pior) nunca ninguem teve grandes problemas porque nao tinhamos avançados bons mas isso é um erro pois nesses casos nao pensamos na selecçao portuguesa mas numa equipa boa. É o que estamos todos a confundir.

    Eu aceito que as pessoas nao queiram o Fernando na selecçao por sermos uma segunda escolha (e eu tambem concordo com isto), mas quando falam em William Carvalho estao a perder a credibilidade toda pois dao a entender que se o Fernando fosse ponta-de-lança já estava tudo bem…

    • Kacal l
      Posted Março 28, 2014 at 6:48 pm

      Euclides!,

      Onde é que o luis bcn mostrou falta de carácter, o comentário que acabaste de fazer é que ridículo e vê-se logo que só não queres o Fernando na Selecção por causa do WC, tens o direito a pensar dessa maneira e não querer o Fernando na Selecção, mas não acuses os outros de falta de carácter, o Fernando tem o direito de ser convocado e quem é a favor, nada tem a ver com falta de carácter, então em Espanha, Itália, Argentina, todos tem falta de carácter, no fim das contas, isto é apenas futebol e não devemos confundir as coisas.

    • Euclides!
      Posted Março 28, 2014 at 6:27 pm

      Você só quer o Fernando na selecção porque é adepto do Porto…

      Eu não quero o Fernando na selecção por ser jogador do Porto, eu não quero é que o Fernando tire o lugar a outros jogadores Portugueses, sejam eles de que clube forem, jovens ou velhos, não interessa, estar a não convocar um jogador Português para convocar um jogador estrangeiro que adquiriu cidadania Portuguesa é uma falta de respeito aos Portugueses

      Vocês adeptos do Porto tem um grave problema a nível de carácter, alguém precisa de vos ensinar isto:

      PARA GANHAR NÃO VALE TUDO MEU CARO!

      e mesmo assim não acredito mesmo que o Fernando venha trazer algum upgrade a nível de qualidade numa selecção que já é forte e onde a maior falta de opções neste momento é na posição de ponta-de-lança…

  • scp_fan
    Posted Março 28, 2014 at 3:24 pm

    Antes o Hugo Almeida a trinco que este vira-casacas nos 23…

    O que muda num ano:

    Fernando, médio brasileiro do FC Porto, rejeitou, em entrevista à Globoesporte, a possibilidade de se naturalizar português. O seu sonho, disse, é chegar à equipa nacional do seu país.

    "Com o Felipão, que já passou pela Europa e esteve muito tempo em Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todos os jogadores. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil há quem pense que sou português. Mas não sou. É impossível [naturalização como português]. Mesmo que alguém me procurasse para me naturalizar eu recusaria. O meu sonho é o Brasil. Tenho a certeza que um dia vou vestir a amarelinha”, sublinhou Fernando."

    Se este senhor, for chamado a vestir a camisola das Quinas é uma vergonha!!!!

    • Diogo Pinto
      Posted Março 28, 2014 at 3:58 pm

      Concordo plenamente consigo, a partir do momento em que um jogador dá tal entrevista (a 20 de Abril de 2013), devia ser automaticamente descartado para qualquer futura convocatória, independente o deu valor (e grande neste caso) ou não.

  • Pedro Fernandes
    Posted Março 28, 2014 at 3:07 pm

    Sou o único que considero mais o William um médio defensivo? Para mim, trinco, é o Fernando e se a opção de jogar só com um trinco no Mundial e face ao que tem apresentado, na minha opinião, Fernando deve ser o eleito visto que, tal como o jogador do SCP, tem feito jogos fantásticos mas tem uma experiência maior, esse, para mim, é um dos fatores que mais os diferencia neste momento. Apesar de achar Fernando melhor neste momento (quando digo melhor, não é dizer que põe William a um canto, mas é ligeiramente superior em termos de qualidade), a meu ver, William irá supera-lo já que tem um enorme potencial e margem de crescimento.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 3:04 pm

    Alguém me consegue elucidar porque é que se o Fernando é melhor que o William, se nunca saiu do Porto? dado que está cá desde 2008, estamos a falar de 6 anos em Portugal… Faz-me lembrar o Paulo Assunção que quando estava no Porto era o melhor do mundo…
    Na minha opinião as pessoas que defendem o Fernando na Seleção, nunca devem ter visto o William a jogar este ano, é simplesmente o melhor jogador do Campeonato!!!

    Simão

    • Invictus
      Posted Março 28, 2014 at 6:01 pm

      O william ñ é tao rapido e bom a defender como o fernando, isso amigo aqui ou na china, alias eu gostava de ver william a 8 tipo yaya toure quando joga mais adiantado..
      Pode ser o melhor do sporting sem duvida, agora do campeonato sao gostos..alias o melhor trinco do campeonato é sem duvida fernando, isto a 5 anos para ca…

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 2:59 pm

    Sinceramente não gostaria de ver um meio campo com Fernando e William C. O Fernando sozinho será mais que suficiente, com Moutinho e Meireles (ou veloso) mais adiantados. Não estando o Manuel Fernandes lesionado e descartado, adorava ver um meio campo: Fernando, Manuel Fernandes, João Moutinho e teríamos um dos melhores trios de meio campo do Mundial.

    AN

  • Grilo Falante
    Posted Março 28, 2014 at 2:54 pm

    De grande parte dos comentários que por aqui li, retiro várias conclusões: há muito xenófobo por aí; há muita gente que tem uma visão mesquinha das coisas; há muita gente que confunde uma selecção de uma federação desportiva com um país.

  • Grilo Falante
    Posted Março 28, 2014 at 2:53 pm

    De grande parte dos comentários que por aqui li, retiro várias conclusões: há muito xenófobo por aí; há muita gente que tem uma visão mesquinha das coisas; há muita gente que confunde uma selecção de uma federação desportiva com um país.

  • MM
    Posted Março 28, 2014 at 2:53 pm

    Vou tentar fazer um comentário mais estruturado que o primeiro que fiz, que foi em tom provocatório.
    Fernando é o melhor trinco a jogar em Portugal, tem uma enorme qualidade e isso aqui não se está a meter em causa.
    o que se mete em causa é a nacionalidade do jogador, ele é brasileiro, só ainda não saiu porque o Porto não lhe permitiu, porque se tivesse saído quando queria, agora nem se punha esta hipótese, e que nunca demonstrou vontade de representar a seleção portuguesa (já várias pessoas meteram uma entrevista recente em que ele diz que nem punha a hipótese de representar Portugal, porque a sua ambição era jogar pela sua seleção, o que acho completamente natural). Como não teve hipótese na seleção do seu país, vê na seleção portuguesa uma boa (e única) hipótese de jogar numa grande competição de seleções. ou seja, existe um aproveitamento do Fernando, que como qualquer jogador (tirando o Vela), quer jogar num Mundial e valorizar com isso. Existe um aproveitamento dos responsáveis da seleção ao chamar este jogador, porque é superior a qualquer outro jogador português nessa posição. Isto está muito longe de ser amor à pátria ou algo parecido.
    Achei mal quando Deco, Pepe e Liedson foram chamados e acho mal agora, apesar disso nenhum destes três teve as declarações que o Fernando teve, nenhum pôs de parte representar Portugal, pelo contrário, o Pepe sempre disse sentir-se mais português do que brasileiro e passados 2 ou 3 jogos estava a cantar o hino nacional melhor que muitos portugueses.
    Se agora o requisito para representar Portugal é viver-se à 7 anos no país, daqui a uma década devemos passar de 2 ou 3 naturalizados para 9 ou 10. Ainda mais neste caso, repito, o Fernando ainda está em Portugal porque o Porto o segurou e não lhe permitiu ainda que ele saísse para outro campeonato.
    E muito menos comparem com as situações de miúdos como o Bruma, o William ou o Nani, que vieram de antigas colónias ainda crianças e foram criados neste país, mesmo não tendo nascido cá, foi aqui que se fizeram pessoas. o Fernando veio ainda jovem para jogar futebol, apenas com esse propósito, não tem comparação, não tem descendência portuguesa nem qualquer ligação com o país, sem ser no aspeto profissional…

  • mohiids
    Posted Março 28, 2014 at 2:47 pm

    GR: Patricio
    DD: Silvio (João Pereira também serve)
    DC: Pepe e Bruto Alves
    DE: Fábio Coentrão
    MDC: Fernando
    MDC: William
    MC: João Moutinho
    Ala Esq.: CR7
    Ala Drt.: Quaresma
    PL: Postiga

  • Gulev
    Posted Março 28, 2014 at 2:42 pm

    Não faz sentido nenhum convocar o Fernando.
    1º O William Carvalho parece ter maturidade para entrar no 11 de imediato;
    2º Miguel Veloso passa a segunda opção e já tem anos de Seleção;
    3º Para alguns isso não interessa mas para outros sim, em qualquer manifestação de festejos o Fernando sempre usou a bandeira brasileira aos ombros e nunca o ouvi a tecer qualquer vontade de jogar por Portugal antes de ele perceber que nunca seria chamado pela canarinha;(aqui dou de barato, nunca fui de falsas modéstias nem de show off)
    4º Se há posição que poderiamos pensar numa naturalização seria na frente, e aí o Lima seria bastante mais importante;
    5º Parece que vai haver jogadores que sem fazerem nada nem nunca ajudaram terão lugar cativo no onze, uma boa mensagem para o interior.

    • Euclides!
      Posted Março 28, 2014 at 6:30 pm

      Qual Lima…

      é inacreditável é como é que se deixam jogadores como o Danny, o Adrien, o Manuel Fernandes, e outros bons valores Portugueses de fora de convocatórias apenas para se fazer a vontade de interesses promíscuos entre Federação, certos clubes e certos empresários

      isso por si só já é uma vergonha, mas haverem adeptos que apoiam isto é uma vergonha ainda maior e eu como Português sinto-me enojado com a vossa mentalidade, por isso é que este país esta neste estado, vocês são uma vergonha!!

    • Pedritxo
      Posted Março 28, 2014 at 3:05 pm

      o ponto 3 tou farto de o invocar, ainda se ele sempre mostrasse vontade por jogar por portugal, tudo bem,e bem vindo, agora nao, e por puro interesse e tambem paulo bento mudou muito, quando tava no sporting atacava tudo e todos, agora e pau mandado, so tenho pena de nao estares numa faculdade e ele ir la e fazer-lhe a pergunta a frente de toda a gente, falta tomates aos jornalistas, e a podridao deste mundo

  • Filipe Pedro
    Posted Março 28, 2014 at 2:35 pm

    4-3-3
    Patricio (não ha melhor)
    Silvio, Pepe, Bruno Alves, Coentrão
    Fernando, Adrien, Moutinho
    CR7, Nani, Rafa

    Suplentes
    Ricardo (AAC) ricardo costa, william, j.pereira, quaresma, ruben amorim, josue, nelson oliveira, hugo almeida, neto, danny

  • V. Branco
    Posted Março 28, 2014 at 2:15 pm

    Ui, devo ter lido mal, várias vezes…Nani???!!! Só pode ser piada!
    Fernando, tanta qualidade como dureza excessiva e terminantemente contra mais um "português" nascido na secretaria!

  • MATA aka KILL
    Posted Março 28, 2014 at 2:03 pm

    4-3-3
    Rui Patricio
    Joao Pereira – Pepe – Bruno Alves – Coentrao
    Fernando (6) + William (8) e Moutinho (8.5 como diz o Bento)
    Quaresma e CR7
    Hugo Almeida

    No banco:
    Beto e Eduardo
    Cedric, Ricardo Costa, Neto e Antunes
    Veloso, Adrien e Amorim
    Nani e Rafa
    Eder

    É basicamente uma mistura do que eu quero e do que acho que o Paulo Bento pode levar.

  • CRF
    Posted Março 28, 2014 at 1:58 pm

    Evidente que tem os mesmos direitos que os outros, como português não sou é obrigado a aceitar um jogador que à um ano ou dois dizia que não queria representar Portugal.. o que mudou?! A convicção de que chega à Canarinha?

    Até as seleções se tornaram um triste negócio de valorização de jogadores..

    Por fim, boa sorte para o Fernando e para a seleção quando chegar a hora da verdade, e que esta entrada com direito a tapete vermelho não crie problemas no grupo.

  • Santos
    Posted Março 28, 2014 at 1:49 pm

    Tanto tempo que Fernando anda cá e à tanto tempo que se sabe a sua qualidade, agora que temos um médio defensivo em condições querem-nos enfiar com Fernando… Lógica da batata. O pintinho agora quer vender o homem à que dizer que é internacional e vai ao mundial… tristes.

    Metam agora Fernando da selecção e nunca mais vejo jogos da selecção, puro e simples.

    • Santos
      Posted Março 28, 2014 at 7:29 pm

      não sou o único, da mesma forma que deixei de comprar camisolas da selecção, mais o vão fazer ao longo do tempo, talvez depois já lhes custe, porque não vai tudo para a Nike e se a Nike vir que já ninguém compra acaba com a festa… depois é efeito bola de neve.

    • antonio
      Posted Março 28, 2014 at 2:51 pm

      Não me parece que a FPF se preocupe com o facto de tu deixares de ver jogos da selecção…

  • Jon Snow
    Posted Março 28, 2014 at 1:32 pm

    Será tao dificil de perceber que o meio campo de Portugal será o mesmo de sempre, pelo menos no 1º jogo?
    A não ser que algo corra mal(que é provavel frente á Alemanha) jogarão os mesmos, Veloso, Meireles e Moutinho, só quem não conhece Paulo Bento é que pode achar que Fernando seria Titular na sua estreia na seleção, isso destruiria o Grupo, e correndo mal ao fernando destruiria o que pode vir a ser o seu precurso na seleção.
    William terá a sua oportunidade mas com calma, tem muito poucos jogos pela seleção e estámos a Falar de um Mundial, não de uma fase de aporamento.

    • porquinhodainidia
      Posted Março 28, 2014 at 4:25 pm

      Por favor Jon Snow não faça isso. Todos sabemos o quão a seleção fica enfraquecida se não o tem como espectador.

    • Mateus
      Posted Março 28, 2014 at 3:13 pm

      Provável porque? Europeu 2012 perdemos, mas não podemos dizer que correu mal, penso eu!

      Mateus

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 28, 2014 at 1:18 pm

    Não sou de todo contra a chamada de naturalizados, mas este caso deixa-me algumas reservas.

    1º – É um jogador ainda com alguns anos de carreira, o que é bom. Mas, só agora aos 26 anos decidiu que quer jogar por Portugal, visto que aos 25 anos o seu sonho era o Brasil e a nossa selecção estava fora de hipótese. -1 ponto a favor.

    2º – Fernando é fantástico, mas não é neste momento a nossa posição mais carenciada e temos soluções nacionais que nos dão garantias. Falo de Veloso que cumpre sempre nestas grandes competições e de William que é um jovem com um potencial tremendo que precisa de motivação e de jogar para evoluir (William poderá jogar em terrenos mais adiantados é verdade, mas..) – 2 pontos a favor.

    3º – Fernando fez 0 jogos pela selecção. A sua chamada a um Mundial logo como estreia num grupo de trabalho e a passagem à frente de outros elementos que são presença assídua poderá ser boa para o grupo de trabalho? Terá o entrosamento necessário? Não me parece que seja bom em aspecto nenhum dos que interroguei. – 3 pontos a favor.

    Conclusão… não sou a favor da chamada de Fernando à selecção (pela razão que disse no ponto 1, pois na chamada de elementos de Deco e Pepe que nunca nos trataram como 2ª opção eu sou a favor), muito menos a favor da sua inclusão nos 23 para o Mundial. Quanto muito, poderei aceitar a sua inclusão em convocatórias pós-mundial, isto por aceitar que Fernando é uma mais valia para a selecção em termos desportivos, e hoje, mais do que os valores, interessa ganhar.

    • Invictus
      Posted Março 28, 2014 at 6:14 pm

      Querem meter o veloso suplente no d.kiev???
      O w.carvalho a trinco ate vai tremer que jogue primeiro a 8 tipo yaya toure quando joga mais avançado, depois com mais maturidade pode jogar em que posição quiser…
      ñ tinhamos trinco, nem ponta de lança, falta naturalizar.se o d.costa, ups escolheu a espanha…

    • GG
      Posted Março 28, 2014 at 5:34 pm

      Ora cá está um a afirmar que o W.Carvalho é fraquissimo. Vamos ver se é daqueles que depois de sair do Sporting já passa a grande jogador.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 28, 2014 at 3:02 pm

      Também os tenho Barack :)

    • Barack Obama
      Posted Março 28, 2014 at 2:37 pm

      Problemas de interpretação!
      De onde tiras a conclusão que estou a falar de ti?
      Estava a referir-me ao caro colega Daniel

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 28, 2014 at 2:31 pm

      Barack Obama,

      As pessoas continuam, cada vez com mais problemas de interpretação, incrível. Onde é que eu digo que prefiro o X ou ao Y?

      O William é superior, prefiro o William e obviamente que gostava de ver o William a titular, mas tenho de ser coerente, Veloso está mais entrosado com a equipa e pela milésima vez: Tem cumprido e feito boas prestações nas competições em que tem sido titular. Não vejo grandes razões para o tirar do 11. Mas se PB decidir pelo William, acredito que eu fico contente.

    • Barack Obama
      Posted Março 28, 2014 at 2:22 pm

      Desta é que não estava à espera, alguém que quer o Miguel Veloso em vez do William!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 28, 2014 at 2:20 pm

      Daniel,

      Parei de ler quando dizes que William é um jogador fraquíssimo, portanto a única coisa que te posso dizer, é para veres mais jogos em vez de jogares muito Fifa.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 28, 2014 at 2:19 pm

      kolo,

      William não nasceu em Portugal mas vive em Portugal desde muito novo e representou as camadas jovens.

      William merece ser convocado porque já esteve integrado neste grupo de trabalho, porque já jogou pela selecção e porque tem mostrado valor para lá estar. Quanto à titularidade, não me viste dizer que o William é que deve ser o titular, penso que vai ser o Veloso e não sou contra, pois como referi também, cumpre sempre e tenho confiança nele, William terá tempo para se assumir como titular.

    • Daniel
      Posted Março 28, 2014 at 1:36 pm

      o william é um jogador fraquíssimo, se o Fernando não poder jogar por Portugal que jogue o Miguel Veloso. Com o William tinhamos menos um em campo porque ele nunca jogou a um nível alto e é demasiado lento para ser útil.

    • kolo
      Posted Março 28, 2014 at 1:32 pm

      o William Carvalho também não nasceu em Portugal e também não participou nos jogos de qualificação (apenas uns minutos no play-off) portanto não podes estar a excluir Fernando para protegeres o William

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 1:17 pm

    para mim isto é uma treta !
    mas pronto … é as regras que temos !
    cada pais deveria jogar com os que nasceram no pais e não com outros!

    rpga

    • Invictus
      Posted Março 28, 2014 at 6:16 pm

      danny venezuelano, nani e rolando caboverdianos, queres que continue?
      ja sei bom bom , foi ter naturalizado o liedson ja depois de velho…
      Cidadania portuguesa quem a tem pode representar a seleção da quinas que o diga o nigeriano obikuel

    • kolo
      Posted Março 28, 2014 at 1:31 pm

      é as regras meu amigo, é as regras. se fosse assim o Eusébio também nunca devia ter jogador por Portugal porque ele nasceu num território dominado por Portugal mas longe de ser Portugal

  • Filipe
    Posted Março 28, 2014 at 1:14 pm

    A mim nao me interessa ser o fernando nasceu no brasil ou na china, nao o quero na seleçao por ele ter referido por varias vezes que queria era jogar pela seleçao brasileira, que nao queria jogar pela nossa!

  • Miguel
    Posted Março 28, 2014 at 1:12 pm

    continuo a não perceber como é possível o vm defender afincadamente a chamada de um jogador que à pouco mais de 1 ano disse com todas as letras: "eu não quero representar Portugal porque o meu sonho é jogar pelo Brasil"

    e mais…não percebo como é que um seleccionador diz uma coisa quando chega, e actualmente faz completamente o oposto..só demonstra que para além de ser uma anedota como treinador, é um mentiroso

    temos um William Carvalho, o melhor trinco do campeonato e o melhor jogador da liga e é completamente desvalorizado..quando o melhor jogador da liga, português, não é titular indiscutível na selecção em detrimento dum brasileiro que não foi chamado uma única vez para um amigável sequer

    que relação é que ele terá com o grupo?que rotinas é que tem com o resto dos seleccionados??porque não chamar o melhor box-to-box português a jogar no campeonato (Adrien)?enfim

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 9:55 pm

      Não sei quem é o Adiren. Quem diz que o Adrien é mediano simplesmente não vê os jogos do Sporting.

    • Invictus
      Posted Março 28, 2014 at 6:20 pm

      adiren é mediano ao nivel de josue, etc…
      Alias esta descartado da seleção, preferia de longe um m.fernandes que querendo é muito mais box to box e jogador que o adrien alguma vez sera..

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 4:37 pm

      Ele fisicamente não fica a dever muito ao Enzo, mas o argentino apresenta outra intensidade, isso não tenho dúvidas. O Adrien aguenta 90 minutos em boa rotação, intensidade, garra, corre quilómetros e quilómetros todos os jogos, e teve uma evolução psicológica inacreditável, de uma época para a outra.

      São, na minha opinião, os 2 melhores médios-centro em Portugal.

    • Pedro Fernandes
      Posted Março 28, 2014 at 3:26 pm

      No que acho que é um box-to-box, não considero Adrien pelas suas caracteristicas, mas também não vejo assiduamente o jogos do SCP, por isso, acredito que assim seja Ruben, apesar de achar que lhe falta aquele pulmão inesgostável para ser um box-to-box apesar da alta intensidade que apresenta, isto na minha opinião, claro está.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 3:21 pm

      O Adrien tem andamento e rotação para ser box-to-box, tem-no demonstrado esta época, ele não é apenas passe e visão de jogo, a intensidade que ele impõe no meio-campo do Sporting é o que permite à equipa jogar. Agora, claro que o Enzo é melhor.

    • Pedro Fernandes
      Posted Março 28, 2014 at 3:11 pm

      Adrien nunca será um box-to-box, não tem o andamento e a rotação de Enzo Perez. Na minha optica, é mais um 8 posicional que faz a equipa jogar com os seus passes e visão de jogo e não pelo seu transporte de bola e capacidade de drible.

    • Mateus
      Posted Março 28, 2014 at 3:09 pm

      Relê, não, lê porque claramente não leste.

      Mateus

    • Rui Mendes
      Posted Março 28, 2014 at 2:40 pm

      LOL o melhor Box-to-Box do campeonato atualmente é ENZO PEREZ! Esse sim é incrível como não vai a selecção! P.S: Sou portista! e Fã do Enzo..muita raça e qualidade!

  • Unknown
    Posted Março 28, 2014 at 1:08 pm

    Piada que à 1 ano atrás ele dizia :"Quero muito jogar pela selecção do brasil, é o meu foco, neste momento não penso noutra coisa". Acho que não são necessários mais comentários. Na selecção deve jogar quem quer jogar e representar Portugal, não uns vira-casacas que apenas se querem promover.

  • GG
    Posted Março 28, 2014 at 1:02 pm

    Não percebo. Primeiro o Fernando assume publicamente que quer é jogar pelo Brasil e não pensa representar a selecção Portuguesa. Depois, como ve que não é chamada ao Brasil, já quer jogar por Portugal. E nós aceitamos perfeitamente e dizemos que deve ir porque é Portugues como os demais… Que falta de amor próprio que nós temos.

    Ainda para mais temos um miúdo com um futuro promissor que pode ocupar o lugar. Pode não ter agora o mesmo nível de experiencia, mas a evoluir como está, pode perfeitamente lá chegar e passar, pois talento tem de sobra.

    Mas sobre este ultimo assunto já se percebe que os jogadores do Sporting só podem ser titulares na selecção, ou até chamados, depois de saírem do clube. É quase sempre assim, com uma ou outra excepção, basta até mudar de clube em Portugal, á lá Moutinho. Antes nenhum presta e todos os outros são melhores, até 10 vezes melhores como já li aqui comparando o Fernando com o William, veja-se lá que agora até o Beto já é melhor que o Patricio para alguns comentadores. Depois de saírem já tem de ser convocados.

    • Euclides!
      Posted Março 28, 2014 at 6:32 pm

      O Moutinho não foi ao Mundial 2010 por algum motivo…

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:38 pm

      Meu amigo, quanto à primeira parte não poderia estar mais de acordo! Adoro o Fernando mas as declarações dele não deviam ser ignoradas! Mas a ser ignoradas o problema já não é meu, nem teu, nem dele. É de quem o convocou!

    • GG
      Posted Março 28, 2014 at 1:15 pm

      Já vi que sobre a primeira parte do meu comentário não tem nada a dizer.

      De resto, são observações e factos. Não os pode desmentir.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:07 pm

      Sim está tudo contra o Sporting…oremos

  • Pedro Miguel
    Posted Março 28, 2014 at 12:37 pm

    Fernando é o melhor trinco a jogar em Portugal? Gostava que houvesse uma discussão em relação a isso pois existem opiniões divergentes.

    Pedro Miguel

    • João
      Posted Março 28, 2014 at 8:52 pm

      Nem de longe, muito menos em qualquer discussão. O Fernando continua a ser o melhor trinco em Portugal. Não é de longe e até está aberto a discussão. Mas pouca.

    • Pedro Miguel
      Posted Março 28, 2014 at 2:29 pm

      O William não provou nada é certo, o Fernando tem sido um monstro nos últimos 3 ou 4 anos a nível interno e internacional ao representar o Porto. A questão é que esta temporada quem tem "mandado" na posição de trinco em Portugal tem sido o William Carvalho, de longe, mas sem qualquer discussão, peço que vejam os jogos do Sporting para ter noção disso. Existe um Sporting com William e outro sem William neste momento, basta ver o jogo na Luz.

      É evidente que o facto de vir aparecer e ter um ano monstruoso não dá para consolidar como o melhor trinco a actuar em Portugal, mas nesta época não acham que o assim foi?
      E já agora o facto de Fernando aparecer na convocatória do Mundial "do nada" após não ter feito nenhum jogo de preparação é uma injustiça para os outros jogadores.

      Por mim é indiferente, seja William ou Fernando sei que vamos estar bem servidos na posição. Nesta época William foi superior ao Fernando, e daí vai a minha premissa de NESTE MOMENTO ser o melhor trinco a actuar em Portugal.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 2:06 pm

      Pedro, nao acredito que haja grande discussao em relacao a qualidade de Fernando e, neste momento, o facto de ser o melhor 6 em Portugal. Matic saiu, WC esta em crescimento mas ainda nao provou nada, sobra Fernando com anos a fio de futebol de qualidade e grandes exibicoes contra grandes clubes como ainda agora com o Benfica (pontape ao Fedja a parte…).

      Jonas

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 12:47 pm

      Podes começar por dar a tua….

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 12:30 pm

    Completamente desnecessário.
    Cumprimentos,
    Paulo Jorge

  • slb1994
    Posted Março 28, 2014 at 12:20 pm

    14/02/2011

    “Comigo não haverá pedidos para naturalizar quem quer que seja. Vamos tentar aumentar o mais possível o leque de observação. Tentar criar uma estabilidade e continuidade, mas ao mesmo tempo ver outros jogadores. O excesso de estrangeiros é um problema do futebol português. Faltam oportunidades para os jovens”

    31/3/2011

    "Por minha opção, mais nenhum novo jogador naturalizado será chamado para a seleção. Não convocarei novos naturalizados"

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 28, 2014 at 1:22 pm

      Por acaso a palavra de Paulo Bento e a defesa dos seus ideias, para o bem e para o mal (cria inúmeros casos com jogadores desde os tempos do Sporting) sempre foi uma das coisas que admirei nele… se chamar Fernando será uma desilusão nesse aspecto.

    • Barack Obama
      Posted Março 28, 2014 at 12:36 pm

      Continuo com confiança que Paulo Bento cumpra o prometido, se há algum mérito no trabalho dele é esse, defender sempre os seus ideais. Se falhar nisso, pouco terá para contar como treinador seguramente.

    • slb1994
      Posted Março 28, 2014 at 12:29 pm

      26/11/2013

      "A minha posição foi sempre clara. A partir do momento em que estiver naturalizado passa a ser mais uma opção. Se depois o convoco… O que digo é que nunca pedirei a um jogador para se naturalizar ou à FPF para acelerar um processo por estar mais aflito"

  • Barack Obama
    Posted Março 28, 2014 at 12:20 pm

    E chegamos este cenário lamentável, um jogador que já participou numa competição oficial sub-20 pelo Brasil pode chegar a selecção portuguesa
    Esta regras têm que ser urgentemente refletidas, não faz qualquer sentido representar as seleções jovens de um pais e representar a seleção A de outro, seja apenas por interesse próprio, como o caso Fernando, seja por outra qualquer razão.

    Cumprimentos,
    BO

  • nelinho96
    Posted Março 28, 2014 at 12:19 pm

    Acho muito bem Fernando ir ao mundial é um grande trinco só nos vai ajudar , mas se o william não for ao mundial
    deixo de ver os jogos da seleção.
    Se com a época que ele está a fazer não for ao mundial , se eu fosse a ele não ia mais enquanto estivesse lá o Paulinho Ventosas

  • Posted Março 28, 2014 at 12:19 pm

    Mais um "português" feito à pressa.

    A confirmar-se essa história do acordo entre o Paulo Bento, o Porto e o empresário do Fernando, acho um escândalo.

    Então agora vale tudo para ganhar, até arranjinhos e contratações de jogadores para as selecções??

    Ninguém percebe que isto vai acabar no total desvirtuamento das selecções?

    Ou será que as pessoas só vão começar a ligar a isso quando aparecer um Cazaquistão fortíssimo e a ganhar títulos com 20 brasileiros contratados ("naturalizados") à pressa, como acontece no futsal?

    Já fui um grande fã da selecção, mas hoje em dia já não me diz nada. Podem perder ou ganhar, é-me indiferente.

    É só negócio. Sentimento, nada.

  • Samuel Noronha
    Posted Março 28, 2014 at 12:16 pm

    Acho que faz todo o sentido, estando em Portugal já á 7 anos e tendo já disputado 258 jogos a representar um clube Português. Temos o Pepe como belo exemplo, dá tudo por Portugal e até canta o hino.

    • GG
      Posted Março 28, 2014 at 5:33 pm

      Não ouviu o Pepe dizer que quer jogar pelo Brasil e não por Portugal, pois não? E ainda para mais até já jogou pelas selecções jovens do Brasil e percebe-se que faça estas afirmações. Agora como NAO O CHAMAM ao Brasil faz todo sentido que sejamos 2° escolha? E amor próprio não temos?

  • FC
    Posted Março 28, 2014 at 12:14 pm

    Fernando, Pepe, Diego Costa, Thiago Motta, Jonathan, Edinho (Irão), se calhar até Brandão.

    De dia para dia as possibilidades do Brasil ser campeão do Mundo em casa aumentam.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 12:12 pm

    Sem duvida que o meio campo da seleccao fica muito mais forte com a adicao de Fernando. Quanto a companheiros diria que dependendo das situacoes, os triangulos mais eficazes seriam:

    Fernando; Moutinho; Amorim (jogos de contencao e inteligencia)
    Fernando; Meireles; Veloso (jogos mais fisicos e de chuto para a frente)
    Fernando; William; Adrien – (jogos da liga das nacoes ja que nenhum nasceu em Portugal)

    Jonas

    • Paulo Pereira
      Posted Março 28, 2014 at 6:51 pm

      Eu vi. Mas em 2 dos 3 meios-campos que referiste, ignoraste-o. O Moutinho tem de jogar sempre.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 2:30 pm

      Ha dias em que nao se pode ter um bocado de sentido de humor aqui.

      yyzzz, onde e que viste uma alfinetada ao Sporting neste comentario? Costumo dizer as coisas como as vejo, e muitas vezes com algum distanciamento cinico mas neste caso a unica "alfinetada" que dei foi contra as pessoas que nao querem ver o Fernando na selecaao por ele ter nascido no Brasil.. quando ele agora e tao portugues como o William ou o Adrien.

      Paulo, errr nao sei o que te dizer, le o meu comentario outravez… o Moutinho esta la na primeira fila. Ja se ele e o melhor medio portugues ou nao, depende um bocado das opinioes… eu perfiro o Fernando.

      Jonas

    • Paulo Pereira
      Posted Março 28, 2014 at 1:17 pm

      A sério que ignoraste o melhor médio português (Moutinho)?

    • yyzx
      Posted Março 28, 2014 at 12:26 pm

      claro jonas… ja todos estamos habituados aos teus comentários que dissimuladamente são uma alfinetada no sporting… amorim, a sério?? para suplente até aceito, agora para titular? o amorim é inferior ao meireles e ao adrien. e obviamente é inferior a qualquer um dos outros 3 que referiste

  • Nuno R
    Posted Março 28, 2014 at 12:12 pm

    Pela descrição que fazem do Fernando (melhor do mundo na sua área de acção) não percebo é porque é que o Scolari não convoca… o homem deve ser mesmo um asno.

    Esta situação coloca alguns engulhos ao Mr. Bento. Em primeiro lugar, terá de explicar o porquê de chamar (se é que o fará) um naturalizado, quando claramente afirmou que não o faria. Depois, terá de dizer o porquê de levar a uma grande competição alguém que tem ZERO jogos pela selacção nacional, quando defende o conceito de grupo e continuidade; e neste caso nem se aplica o percurso das selecções jovens como argumento. Claro que, não o convocando, vai ser confrontado com o facto de não levar um jogador que é elegível, e que é dos melhores na sua posição, tendo-o provado no seu clube ao mais alto nível.

    No que diz respeito à posição do William, ela fica claramente em risco. Veloso é indiscutível (aí já entra o pedigree de selecção), e indo o Amorim, que acredito que vá, pois é polivalente, duvido que o PB queime uma posição chamando 3 trincos. E pessoalmente, acho que tanto Fernando como William rendem mais sozinhos a frente da defesa, e nenhum deles tem rotinas para ser um médio de ligação. A não ser que o Bento queira um 4x2x3x1 com 2 retranqueiros, dando mais liberdade aos laterais, mas duvido que seja em meia dúzia de dias que vai rotinar os jogadores para passar a jogar dessa maneira.

    • Johnny W.
      Posted Março 29, 2014 at 1:45 pm

      Paulo Bento NUNCA disse que não levaria um naturalizado. Essa mania de desdobrar palavras da maneira que vos convém. O que de facto, ele disse foi que nunca iria pedir a um jogador que se naturalizasse. Mas que estando este apto para jogar pela selecção, caso tivesse qualidade, seria chamado. Pois a partir do momento que é chamado, é tão português como os outros…

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 12:05 pm

    sr. Nuno se é Potrtuguês imagino que tb não quer o Bruno Alves, Pepe, William, nani e outros na Seleçao….
    Bem, vai ter que escolher outra seleção…

    Ricardo…

    • Nuno R
      Posted Março 28, 2014 at 12:49 pm

      Afinal segundo outra fonte, o Nani nasceu na Praia (e não foi a da Caparica).

    • luis bcn
      Posted Março 28, 2014 at 12:31 pm

      Calma que o B. Alves nasceu em Portugal, nao se pode equiparar aos outros

    • Nuno R
      Posted Março 28, 2014 at 12:29 pm

      Nani nasceu em Almada, Lisboa mas é filho de emigrantes cabo-verdianos

      Bruno Eduardo Regufe Alves (Póvoa de Varzim, 27 de Novembro de 1981) é um futebolista português descendente de brasileiros,

      in Vikipedia

    • slb1994
      Posted Março 28, 2014 at 12:16 pm

      Que tem o Bruno Alves? Será que quem tem mais de 1,80m também não é português?? Ou a Póvoa do Varzim pertence ao Gana?

  • slb1994
    Posted Março 28, 2014 at 12:03 pm

    Fernando e William Carvalho até podiam ser compatíveis no meio campo, mas seriam necessários ajustes tácticos que Paulo Bento não me parece capaz de fazer. Uma coisa parece me óbvia: a ser convocado o luso-brasileiro terá que ser titular no Mundial pois têm muito mais experiência que William. Para terceiro elemento do meio campo escolheria Danny, mas como não deve contar para Paulo Bento, Raul Meireles.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 12:02 pm

    Entrevista de Fernando "Como o Felipão, que já passou pela Europa e esteve muito tempo em Portugal,
    acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todos os jogadores.
    Como estou aqui há muito tempo, no Brasil há quem pense que sou português. Mas não sou.
    É impossível [naturalização como português]. Mesmo que alguém me procurasse para me naturalizar
    eu recusaria. O meu sonho é o Brasil. Tenho a certeza que um dia vou vestir a amarelinha”,
    sublinhou Fernando.

    Contra factos nao ha argumentos. Fernando bom jogador sem duvida mas nao tem que ser convocado porque nao e Portugues. Vamos ver se o PB mantem o que disse sobre os neutralizados mas tenho as minhas duvidas. Razao tem o Mou. Seleccao & amigos (JM).

    jose

  • Hélder A.
    Posted Março 28, 2014 at 11:59 am

    Aqui está o jogador que querem que defenda as cores da nossa selecção:

    PERGUNTA: Sonha com Seleção Brasileira?
    É um dos meus principais objetivos, sempre luto pela Seleção, é como eu digo. O Mano era conhecedor do Campeonato Brasileiro, tinha pouco conhecimento na Europa, então era difícil alguém como eu ser lembrado, quase impossível. Com Felipão, já tenho um pouco mais de possibilidade. Para eu ir à Seleção, tem que acompanhar, tem que olhar. Alguém como o Hulk, está fazendo gols, é mais simples.

    PERGUNTA:Pensa em jogar pela seleção portuguesa?
    Mesmo que eu ficasse aqui sempre, não está no meu pensamento. Quero trabalhar muito para a Seleção Brasileira, tenho no meu coração que posso estar lá, quero saber que lutei por isso. Creio que seja difícil pelo Campeonato Português, isso limita bastante, se estivesse na Inglaterra, Itália, Espanha… Vou buscar muito para ter a amarelinha, ali só passaram os melhores.

    "Confirmo sempre as convocatórias do Brasil. Mantenho-me esperançado (…) e aos meus fãs digo sempre que continuo a trabalhar para isso", afirmou o jogador.

    Sinceramente não percebo como podem receber alguém assim!! Isto já não é desporto nem competições entre SELECÇÕES mas simplesmente ganhar a qualquer custo!!!

    • Joao Cardoso
      Posted Março 29, 2014 at 4:21 pm

      as selecções hoje em dia sao so mais um clube. eu qualquer dia deixo de ver a selecção, porque esta a perder o interesse. o Paulo bento tb nao ajuda, va.. =)

    • Peixoto
      Posted Março 28, 2014 at 11:14 pm

      Ponha esta hipótese:

      e se a Espanha jogasse contra Portugal e ganhasse com um golo do Diego Costa ou a Alemanha com um golo do Klose ou do Podolski ou do Cacau, etc? Aí o Hélder se calhar já iria pensar "Ahhhh… se calhar o Fernando tinha dado jeito. Fomos uns patos em não o convocar!"

    • sadf
      Posted Março 28, 2014 at 12:36 pm

      Agora como e que alguém que lê esta porcaria quer que este gajo jogue por Portugal?

      Nem ha argumentos para isto mas enfim

      Cumpts

  • Rui Soares
    Posted Março 28, 2014 at 11:56 am

    O Brasil é ou não uma país irmão? Quando se trata dum jogador nascido em Cabo Verde, Guiné, Angola, etc, esta questão nem se coloca. É uma não questão. Se for um cidadão português nascido no Brasil, já existem os que são a favor e os que são contra. Temos um complexo de inferioridade em relação ao Brasil? Ou se superioridade em relação aos países que referi?

    Vejam o exemplo dos EUA. Sabem receber. Estão muito longe da perfeição. Mas, um cidadão naturalizado é um cidadão dos EUA. E não há esta treta.

    Se o Fernando é cidadão português, tem os mesmos direitos e os mesmos deveres que qualquer outro português, com as excepções legais (que nem sequer deveriam existir).

    Com o Fernando a 6, penso que os 2 outros médios deveriam ter maior capacidade em termos de passe e de chegada à área contrária. Pessoalmente, prefiro o Meireles, desde que esteja em forma.

    • Nuno R
      Posted Março 28, 2014 at 12:44 pm

      Os EUA não são exemplo para ninguém. Nas Olimpíadas de Pequim eram só crónicas em que criticavam os países que usavam naturalizados, até colocaram em causa a escolha do Cavic pela Sérvia.

    • Alexandre
      Posted Março 28, 2014 at 12:42 pm

      as pessoas têm que perceber que uma coisa é nascer noutro país, mas vir cedo para Portugal, pelo menos antes dos 15/16 anos, outra coisa bem diferente é vir já com 20 anos para Portugal, e dizer que se quer jogar pelo Brasil.
      A seleção é dos portugueses e se o Paulo Bento o convocar só irá confirmar que ele cede a pressões externas, entre elas a do Jorge Mendes. Paulo Bento disse que não convoca jogadores nacionalizados à pressa para a seleção.

    • Mateus
      Posted Março 28, 2014 at 12:32 pm

      O USA não é o melhor exemplo, pois antes de receber a nacionalidade americana, essa pessoa tem de renunciar à aliança contra o país de onde é natural, o que simplesmente quer dizer que tem de defender os USA contra o país de origem seja ele qual for e em qual quer situação, o que é um pouco diferente de renunciar a nacionalidade. Caso seja provado que essa mentiu ou não cumpre, pode ser preso.

      Mateus

  • Toque Magico
    Posted Março 28, 2014 at 11:52 am

    Sem dúvida uma boa notícia para a Selecção de Portugal. É tão português como aqueles que nasceram cá mas nunca viveram cá mais do que 1 ou 2 anos, e quem nem sequer falam português, e desses, ninguém diz que não deviam representar a selecção. E também ninguém fala dos Polacos e Turcos todos da selecção da Alemanha ou dos Brasileiros em Espanha… Fernando tem passaporte português, está elegível para a selecção, é uma clara mais valia e ainda terá pela frente muitos anos de futebol. Só tem é que ser seleccionado.

    É o melhor recuperador de bolas, trinco puro, com "passaporte" português. Faz todo o sentido que seja convocado e que seja titular. O mesmo se aplica a William Carvalho, que está num momento de forma brutal, e com uma ascenção e desenvolvimento sobrenatural.

    Acredito que ambos poderão formar um duplo-pivot na selecção portuguesa. Apesar de no Porto, não ter resultados, também temos que ver que a qualidade dos jogadores era muito inferior. Para além disso, William poderá perfeitamente assumir um papel mais ofensivo, como um "8", deixando algum espaço para Fernando (que gosta mais de jogar assim), mas garantindo sempre apoio defensivo – que a selecção bem precisa, tendo em contra que Ronaldo não tem tarefas defensivas.

    Mas o que fica, é que William – Fernando – Moutinho é sem sombra de dúvidas o melhor meio campo que Portugal pode levar ao Brasil. E com isto, teremos uma selecção bem mais forte que no Euro 2012, onde só fomos eliminados nas meias finais, após um empate, nos penaltis, contra a selecção bi campeã europeia e campeã mundial…

  • André Filipe A
    Posted Março 28, 2014 at 11:52 am

    Não concordo com a chamada pelo simples facto de há uns meses dizer que ''o sonho é vestir a amarelinha''. Como a amarelinha não vai chegar então lá vai ter de ser a Vermelhinha… mas isso é outra conversa.

    A partir do momento em que for convocado(porque o vai ser) e caso demonstre toda a sua garra pela selecção Portuguesa acho que pode ser um belo reforço. Um meio campo com Fernando a 6, William a 8 e Moutinho mais livre seria o ideal para atacarmos o Mundial em força!
    Com um meio campo tão forte o espaço para aparecer a magia de Quaresma e Ronaldo estaria garantido.

    Rui, J.Peireira, Pepe e Bruno Alves, Coentrão
    Fernando
    William, Moutinho
    Nani, Quaresma
    Ronaldo.

    Ps: Já vi ai dizer que falta Marquihos, Douglas, etc etc… qualquer dia querem Portugal como as selecções de futsal. Nem 8 nem 80.

  • FabioM.
    Posted Março 28, 2014 at 11:50 am

    O meio campo devia ser Fernando, Moutinho, Tiago, mas este ultimo esta riscado para PB, ou então Manuel Fernandes, mas também esta riscado, por isso a minha aposta para juntar a esses dois iria para Andre Martins (criativo, muito inteligente com e sem bola, bom passe). No entanto parece me bastante obvio que jogara Meireles.

    • Joao Cardoso
      Posted Março 29, 2014 at 4:17 pm

      FabioM, qual André Martins? o unico que conheço é o do Sporting, mas n deve estar a falar desse, com certeza =)

    • Paulo Pereira
      Posted Março 28, 2014 at 1:06 pm

      Foi o Tiago que renunciou à Selecção, logo após o Mundial 2010.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 1:00 pm

      Eh pá Fabio o Andre Martins foi o pior de longe do meio campo do Sporting e duvido que melhore sendo tao fraco fisicamente, mas gostava, é pior que todos os outros possiveis convocados basicamente.

      Helder

    • slb1994
      Posted Março 28, 2014 at 12:08 pm

      Meireles é um senhor à beira do André Martins.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:54 am

      O André Martins? Deve ser outro, porque o do Sporting nunca vai ser jogador de selecção.

  • Nuno
    Posted Março 28, 2014 at 11:46 am

    Como PORTUGUÊS se Fernando for a seleção e pior ainda, se for titular no nosso meio campo desejo veemente que Portugal perca todos os jogos que disputar!
    Repito, eu sou PORTUGUÊS!

    • Nuno
      Posted Março 30, 2014 at 7:38 pm

      Sancho um muito obrigado pelo comentário! Assino totalmente por baixo sem alterar um vírgula! Certamente que quem o achou tão PORTUGUÊS como eu é um daqueles que dorme, acorda e deita e talvez até tome banho com a camisola do Porto vestida pelo que não tem capacidade de perceber a minha opinião! Mas felizmente ainda há gente inteligente para me entender!

    • Joao Cardoso
      Posted Março 29, 2014 at 4:15 pm

      o Fernando é portugues, no papel. ele tem cidadania portuguesa, e como tal tem o direito de ir à selecção como os (outros) Portugueses. na prática, e na minha opiniao, ele NÃO é portugues. essim como eu, que vivo na suiça, se um dia receber cidadania, nao vou passar a ser suiço. vou continuar a ser portugues. ou seja, subscrevo na totalidade tudo o que disse o Sancho. e, embora nao condene, tambem nao sou grande fã das naturalizaçoes. mas é a minha opiniao.

      cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 5:53 pm

      O Fernando nao nasceu em Portugal… tal como o William Carvalho, tal como o Danny, Pepe, Anthony Lopes… etc etc
      Kanjy6

    • scp_fan
      Posted Março 28, 2014 at 3:25 pm

      Fernando, médio brasileiro do FC Porto, rejeitou, em entrevista à Globoesporte, a possibilidade de se naturalizar português. O seu sonho, disse, é chegar à equipa nacional do seu país.

      “Com o Felipão, que já passou pela Europa e esteve muito tempo em Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todos os jogadores. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil há quem pense que sou português. Mas não sou. É impossível [naturalização como português]. Mesmo que alguém me procurasse para me naturalizar eu recusaria. O meu sonho é o Brasil. Tenho a certeza que um dia vou vestir a amarelinha”, sublinhou Fernando.

    • Sancho
      Posted Março 28, 2014 at 2:55 pm

      luis bcn essa resposta/ provocação é ridicula. Não conheço o Nuno mas acredito que seja PORTUGUES. E nesse caso o Fernando não é nem será tao Portugues como ele.
      O Fernando não nasceu em Portugal, os pais dele não são portugueses, ele sabe nada ou quase nada da história de Portugal, provavelmente não sabe cantar o hino, os costumes portugueses não lhe devem dizer muito e duvido que perca o sono com o aumento do desemprego ou com qualquer outro problema que diga respeito a Portugal. Para além disso ainda ha não muito tempo disse que (como qualquer brasileiro) sonhava representar a canarinha.

      Por isso, o facto de viver cá há 7 anos e o facto de ter escrito no papel que é portugues até pode dar-lhe, legalmente, os mesmos direitos que eu. Mas eu digo com toda a certeza que ele não é Portugues, muito menos tão Portugues como eu.

    • Nuno R
      Posted Março 28, 2014 at 12:48 pm

      eu posso vir a ser (e serei) presidente da república, o Fernando não. E quando fo, sou eu que faço as convocatórias para a selecção nacional.

    • yyzx
      Posted Março 28, 2014 at 12:42 pm

      luis bcn, não, não é. E se lhe fores perguntar, o fernadno dir-te-á que é brasileiro e que apenas tem nacionalidade portuguesa. Ter nacionalidade portuguesa não é o mesmo que ser português.

    • luis bcn
      Posted Março 28, 2014 at 12:30 pm

      Vai ter que arranjar outra desculpa pois o Fernando é tao Portugues como voce…

    • Samuel Leite
      Posted Março 28, 2014 at 12:22 pm

      Como Português tambem nunca gostei muito da ideia, mas sinceramente quantos Portugueses temos na selecção? Vejo o Pepe defender mais o nosso país do que muitos ditos portugueses. Mais jogadores como bruno alves e mani não sao para si portugueses?

  • Diogo Marques
    Posted Março 28, 2014 at 11:46 am

    devem tar a gozar. onde nós chegámos

    • sadf
      Posted Março 28, 2014 at 12:27 pm

      Muito directamente Ouviste o deco a dizer que o sonho dele era o brasil e a festejar títulos c essa bandeira?

      Era só isso cumpts

    • Roberto
      Posted Março 28, 2014 at 12:03 pm

      Amigo, o Fernando é português. Legitimamente português, nem sequer é preciso nenhum processo de naturalização com foi preciso no caso do Deco.

  • Mike-UK
    Posted Março 28, 2014 at 11:44 am

    Conforme ja' aqui disse, nao acho que William e Fernando sejam incompativeis no meio campo, mas nao lado a lado.
    Como medio defensivo o Fernando e' provavelmente dos melhores do mundo e seria titular de caras na seleccao do Brasil.. como tal nao percebo como o deixam escapar desta forma.
    Ao mesmo tempo e' possivel que o William acuse a pressao de entrar logo como titular numa das melhores seleccoes do mundo num mundial, e' demasiada pressao nos ombros de um miudo e por isso e' pena que nao tenha sido utilizado mais vezes mas as circunstancias levaram a que fosse assim.
    Para inicio o mais racional e' ter Fernando – Meireles – Moutinho, mas para mim Fernando – William – Moutinho e' o meio campo mais forte da nossa seleccao desde Costinha – Maniche – Deco.
    Continuo a achar que um meio campo tao forte deveria ter um ataque competente 'a sua frente, e um ataque competente so' pode contar com Ronaldo, Danny e Quaresma/Nani. Nao temos pontas de lanca suficientemente competentes e uma certa anarquia no ataque como joga a Espanha poderia ser benefica para a nossa equipa.

  • porquinhodaindia
    Posted Março 28, 2014 at 11:43 am

    Portanto tirando o argumento do "puro sangue lusitano" o outro grande argumento para não convocar Fernando é porque isso supostamente tira espaço a William. Mas serão assim mesmo tão inconciliáveis? São dois excelentes jogadores e estarão ambos no Brasil 2014'. Além disso a concorrência é de salutar e só contribui para aumentar a qualidade.

  • Super Dragão
    Posted Março 28, 2014 at 11:32 am

    Bom.

    Agora que penso mais sobre o assunto. Se Fernando e Moutinho forem titulares, porque não por Nani a 10? O homem a extremo vai ser presa fácil que ele nem deve saber fintar e cruzar neste momento..e sabendo que tem o Bentinho a coçar-lhes as costas…

    Patrício
    João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão
    Fernando
    Moutinho e Nani
    Quaresma
    Ronaldo
    Deus…

    • jfrc
      Posted Março 28, 2014 at 2:21 pm

      As vezes quase que se desdobra em 11

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:43 pm

      Em momentos diferentes dá…Mas se ele é o nosso Deus então não devia ter capacidade para se desdobrar em 2?

    • jfrc
      Posted Março 28, 2014 at 1:38 pm

      Super dragao. Sabes que nao da pa jogar com ronaldo em 2 posicoes

    • Miguel Almeida
      Posted Março 28, 2014 at 1:29 pm

      Depois da polémica que houve tenho sérias dúvidas que o Danny volte a representar a selecção nacional. A meu ver, nem faz muita falta, mas estou mesmo a falar devido á polémica que originou.

    • slb1994
      Posted Março 28, 2014 at 11:48 am

      Rui Patrício
      João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão;
      Fernando, Moutinho,Danny #10;
      Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Hugo Almeida

  • Rabensandratana
    Posted Março 28, 2014 at 11:30 am

    Fico muito contente por este processo estar próximo da resolução final.
    Grande acréscimo de qualidade, Fernando é indubitavelmente um dos melhores pivot's defensivos do mundo, Portugal tem carências nesta posição logo a chamada do luso-brasileiro é excelente.

    Eu gostava de ver um meio-campo com o Fernando, Miguel Veloso/W. Carvalho e Moutinho.

  • João Santos
    Posted Março 28, 2014 at 11:30 am

    Fernando pode ser melhor que William, mas William está em muito melhor forma que Fernando. Tou para ver se Paulo Bento apostar em Nani em detrimento de Quaresma o que vai ser dito…afinal de contas, Nani é melhor do que Quaresma, ou não?

    • Anti-palas
      Posted Março 28, 2014 at 7:44 pm

      Nem vale a pena estarem a argumentar com o Super Dragão sobre o Fernando e William, está mais que visto que ele só vê uma cor, as palas toldam-lhe a visão e torna-se ridículo ao dizer que a nível defensivo é o melhor do mundo. Para ele só dou três nomes: Fernandinho, De Rossi e Busquets.

    • João Santos
      Posted Março 28, 2014 at 3:04 pm

      Não, mas já que há muita gente a dizer que o Fernando é melhor e por isso deve tirar o lugar ao William, pela mesma lógica…
      Quanto à forma do Fernando ser excelente por causa do jogo de quarta-feira, então o William deve estar mesmo numa forma nunca antes vista tendo em conta que desde o ínicio da época, praticamente é o melhor em campo do Sporting em todas as jornadas…

    • João
      Posted Março 28, 2014 at 2:18 pm

      Que comparação foi essa. O Fernando anda a aquecer o banco jogo sim, jogo sim como o Nani?

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 1:52 pm

      Eu como benfiquista acho que o Fernando está de facto em grande forma, fez um grande jogo contra o Benfica e além disso gosto desta faceta dele menos conflituosa mas sempre com muita intensidade.

      G_Star

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:09 pm

      Está em muito melhor em forma! Caramba deve ser o melhor jogador do mundo então! Porque se o Fernando está numa grande forma como mostrou com o Benfica então o William está numa zona nunca antes vista!

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 12:56 pm

      O Fernando foi o jogador mais regular do Porto esta época e fez jogos tremendos ultimamente. Está em grande forma.

      Não que ele ser o jogador mais regular seja dizer muito.

      Helder

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 11:17 am

    Não entendo a chamada de Fernando,é um excelente jogador,o melhor na sua posição,disso não há dúvidas,no entanto temos William,bom jogador com enorme margem de progressão e que irá ser o futuro da nossa seleção. Desconfio mesmo que se Fernando for chamado ao mundial,William passará mm para terceiro plano,ou até quem sabe se não poderá ficar de fora da convocatória para o mundial. Como li no outro dia aqui no blog,parece que os jogadores em Portugal,só depois dos 25 é que se tornam jogadores para a maior parte dos leitores.

    Ricardo

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 12:03 pm

      Claro que não sou contra a chamada de bons jogadores,simplesmente pensava que Fernando era mais velho( 29anos) contra os actuais 26,lapso meu.

      Ricardo

    • porquinhodaindia
      Posted Março 28, 2014 at 11:30 am

      Portanto parte do princípio que não se pode convocar um bom jogador sob pena sde não haver espaço para outro bom jogador. Meu caro há sempre espaço para bons jogadores.

  • Fábio Coutada
    Posted Março 28, 2014 at 11:16 am

    Não vale a pena estar a bater sempre na mesma tecla. Oxalá o Fernando tenha o mesmo rendimento na selecção que no Porto, é um grandíssimo jogador.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2014 at 11:12 am

    Mas expliquem-me lá porque é que o Fernando é melhor que o William? é porque é brasileiro?? Como é que defendemos a formação em Portugal, se depois naturalizamos os melhores estrangeiros…

    Simão

    • Vermelho
      Posted Março 28, 2014 at 6:21 pm

      O Fernando tem maior experiência. Só daí vê-se quem tem maior estofo para as coisas, eu até preferia o William por ser Português, mas se quero o melhor para a selecção acho que a "6" o Fernando dá melhor conta do recado devido á sua experiência nas competições.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 1:28 pm

      Vou ter que explicar outra vez: os que disse são melhores que o Fernando, na conjugação defesa-ataque. Apenas defensivamente, já disse o que tinha a dizer. Ofensivamente, ainda podia acrescentar mais uns nomes.

    • Miguel Almeida
      Posted Março 28, 2014 at 1:18 pm

      É de uma barbaridade que faz rir !
      Jogar a médio defensivo sozinho, ou trinco, como lhe queiram chamar, pode ter vários significados, e cada clube contrata o jogador com as melhores características tendo em conta o futebol que quer que a sua equipa pratique. Tendo em conta os supostos 5 nomes que deram a dizer que são melhores que o Fernando, começo com um exemplo muito claro.
      Defensivamente, Fernando é muito superior a Matic, e quem é que o Chelsea contratou? Matic! Óbvio, adapta-se muito bem ao duplo pivot, tem altura, o que é importante na Premier League, são duas características que podem definir a escolha do Chelsea. Isto sem desvalorizar o jogador em causa, que acho um grandíssimo jogador que evolui de dia para dia. E esse nome ainda levo com alguma compreensão, mas… Xabi Alonso?? Estamos aqui a brincar?? Se assim for eu aceito. O Xabi deve ser dos jogadores com mais qualidade de passe que há memória no futebol de hoje em dia, deve ser dos jogadores que mais e melhor contemporiza o jogo, mas defender, cortar, dobrar os laterais, correr muito como é preciso, está fora do alcance dele, se calhar por isso é que o Real esta época sente bem a falta defensiva que Khedira faz. Javi Martinez?? Esta sim é para partir a loiça a rir de certeza, limitadíssimo, o Bayern tem que colocar a render a quantia que pagou por ele, a única coisa muito positiva que vejo nele, em relação aos demais, é uma agressividade excelentemente controlado que o faz recuperar um número médio considerável de bolas. Luiz Gustavo, não é um jogador que eu acompanhe, mas para sair do Bayern e ser trocado pelo Javi Martinez, deve estar dentro da mesma linha do Espanhol.
      Resumindo dos 5 nomes, Matuidi e Busquets são os unicos que podem estar alguns patamares acima de Fernando. Matuidi é de uma qualidade acima da média, recupera bem, corta como ninguém, dobra tudo que é companheiro, sai a jogar, aparece no ataque, faz golos, é incrível mesmo. Busquets, para mim, deve ser o jogador com mais cultura táctica no mundo, foi aluno que mais evoluiu de Pep Guardiola, um pouco lento, que é compensado com a passada larga, agressivo o quanto baste, fiteiro como poucos, o melhor do mundo posicionalmente, mas relativamente fraco a sair a jogar, nisso até Fernando lhe ganha, mas para isso é quer servem os Xavi's, Iniesta's e Fabrega's.
      Como foram os 5 nomes falados, são os únicos que vou comentar.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 12:12 pm

      Dragão 86,

      O Matuidi, o Javi e o Matic também não jogam sozinhos no meio-campo, jogam sempre com alguém ao lado. O que me perguntaram é quem eram os melhores. Para mim, aqueles são melhores que o Fernando, no cômputo geral. Defensivamente, reconheço perfeitamente que há pouco jogadores melhores que Fernando, só Busquets, Vidal e Yaya (mesmo estes dois não jogando a trinco) me parecem superiores. Mas a escolher o trinco ou médio-defensivo mais completo, o Fernando não entra nas minhas contas para um top5, talvez para um top15, como já disse noutro tópico.

    • Barack Obama
      Posted Março 28, 2014 at 11:55 am

      Esperem aqui, mas que Fernando o Super Dragão fala? Não deve ser aquele que todos conhecemos certamente.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:52 am

      Eu respondi ao porquinhodaindia, ele perguntou-me 5 trincos melhores que o Fernando, e para mim, são melhores no cômputo geral, porque nos dias de hoje, um trinco não pode só saber destruir, tem que saber construir, e em termos de construção de jogo, esses todos são melhores que o Fernando, e ainda conseguia dizer mais alguns que são melhores neste aspecto.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 11:51 am

      Ruben, não tenho visto os jogos do Luiz Gustavo mas desses todos que enumerou só o Xabi Alonso e o Busquets é que jogam normalmente num esquema de 1-2 no meio e ocupam a posição de médio mais defensivo. e se é facto que o Busquets é melhor do que o Fernando, o Xabi Alonso tirando a capacidade que tem na posse e no passe longo não é melhor do que o Fernando.

      Dragão 86

    • Wonderkid
      Posted Março 28, 2014 at 11:50 am

      Busquets é "só" o melhor trinco do Mundo… só. Até o VM o diz.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 28, 2014 at 11:50 am

      Aceito os seus nomes mas tirando Busquets e provavelmente Matuidi toda a lista é discutível na minha opinião.

    • slb1994
      Posted Março 28, 2014 at 11:50 am

      Até podia ter nascido na Suazilândia . Fernando é um monstro no meio campo.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:44 am

      Esses todos defendem melhor que o Fernando? FONIX! Matuidi?! A sério?! Busquets?! Bem o que este mais faz é desarmes! MATIC? Mas eu referi que o que se trata aqui é de qualidades defensivas?
      Xabi Alonso? Bem com esta eu não contava! O Xabi nunca defendeu nada na vida…De Rossi? Estou para ver um dia, este homem a fazer um tackle…Luiz Gustavo? Nem vejo jogos dele por isso não te sei responder a esse…..

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:41 am

      Matuidi, Busquets, Luiz Gustavo, Javi Martinez, Matic, De Rossi, Xabi Alonso…

      Isto na minha opinião, o que não invalida que o Fernando seja um grande jogador. Mais daí a ser o melhor…

    • porquinhodaindia
      Posted Março 28, 2014 at 11:32 am

      Fernando é William vezes dez mas o ponto não é esse. É um excelente jogador, selecionável portanto é compreensível que PB queira contar com ele.

      Caro Rúben Cardoso,
      diga-me 5 (cinco) trincos melhores que Fernando.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:30 am

      A nivel defensivo? Não conheço ninguém que defenda como ele…mas só precisa de me dar um nome!

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:27 am

      Também não é preciso exagerar, até parece que é o melhor trinco da Via Láctea…

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 28, 2014 at 11:24 am

      É melhor para quem tem olhos e sabe ver futebol,apenas por essa razão parva.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 11:23 am

      Fernando nasceu Brasileiro é certo…
      Mas queres ver que o William nal nasceu Angolano?
      Kanjy6

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:21 am

      Começa o show! O Fernando ocupa os espaços defensivos como ninguém. Tem uma velocidade que não é normal em médios defensivos! É Pujante e tem um desarme sem igual! É o jogador mais subvalorizado que há memória porque se há jogador que merece jogar nos tubarões é este! Se alguém tem acompanhado os jogos dele, vê que a desculpa do "o William tem melhor qualidade de passe" não passa dum sonho! Alguém viu o passe para o Varela contra o Benfica? O Fernando não precisa de fazer passes longos, o homem corre que nem uma gazela e entrega a bola em segurança. O que é que há de melhor nisto?

  • Diogo
    Posted Março 28, 2014 at 11:11 am

    Fernando vai ser realmente um grande upgrade no que toca à segurança defensiva. O próprio Moutinho conseguirá soltar-se mais para missões ofensivas, sabendo que tem Fernando nas suas costas. Relativamente ao William, tem realmente outra capacidade de construção de jogo, sendo que poderá no futuro ser uma espécie de Yaya Touré. Pelo que gostaria de ver como funcionaria um 2+1 com Fernando e William e Moutinho mais à frente. Realmente no Porto o Fernando não se adaptou a este modelo mas pelo simples facto de nenhum dos elementos que fizeram parelha, conseguir pegar no jogo a partir de trás, e aí William é claramente capaz.

  • Wonderkid
    Posted Março 28, 2014 at 11:06 am

    Um meio campo com Fernando, William e Moutinho seria um meio campo de luxo!

  • Nino
    Posted Março 28, 2014 at 11:06 am

    O William não vai ao mundial porque não joga num clube com as cores da camisola da selecção, que como todos sabemos são vermelho, azul e branco.

  • Super Dragão
    Posted Março 28, 2014 at 11:02 am

    Bom. O VM disse que o Fernando é o melhor.

    Já vão perder alguns sportinguistas como visitantes.

    Cortesias à parte, Fernando, William e Moutinho (com estes 2 a jogar na frente como Defour e Herrera) parece-me o melhor meio campo. Isto ou por lá o Meireles para correr que nem um louco que é o que faz melhor!

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 12:34 pm

      Super, é a mais pura das verdades, já o era quando o Matic cá estava e agora ainda é mais.
      Saudações
      Crow

  • sporting
    Posted Março 28, 2014 at 11:01 am

    william fernando
    moutinho

    Que meio campo!!! Qual Espanha qual quê!
    Ninguem nos pára. Mais Quaresma e Ronaldo na Frente

  • Gonçalo Mano
    Posted Março 28, 2014 at 10:56 am

    Sem dúvida, Fernando é o melhor "6" a jogar em Portugal, penso até que seria titular na selecção Brasileira.

    Gostava de ver o William a jogar na selecção um pouco mais adiantado, deixando os terrenos mais recuados para Fernando.

    Com Moutinho, seriamos ainda mais fortes.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 28, 2014 at 10:54 am

    Como já disse mais do que uma vez, acho perfeitamente possível que Fernando e William joguem. São dois jogadores que se complementam, o Fernando muito melhor defensivamente, o William com maior capacidade de organização de jogo e de passe. Podem formar um duplo-pivot fantástico no Mundial, e libertar mais Moutinho.

    Agora, acho que Paulo Bento não vai optar por William, mas sim por Meireles ou Veloso ao lado de Moutinho. E com a convocatória de Fernando, até começo a pensar na possibilidade do William nem ser convocado, porque o Fernando, a ir, vai para titular, não vai aquecer o banco. E depois sobra apenas uma vaga na equipa inicial, sendo que deve ser de Meireles, e o Veloso vai ser o substituto do Fernando.

    É pena, mas cheira-me que é o que vai acontecer.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 7:30 pm

      Concordo contigo Ruben Cardozo, o ideal seria jogar com Fernando, William, e Moutinho, pois sao os melhores medios portugueses a atuar atualmente, e seria uma pena se qer o Fernando qer o William nao jogassem…Quanto a um deles poder nao vir a ser convocado, acho qe nao irá acontecer, pois por exemplo o Ruben Micael ou o Josue estao a anos luz do F e do W (nao incluindo o Ruben Amorim qe apesar de nao jogar, esta na melhor fase da sua carreira)….

      Fernando F.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:49 pm

      Digo mais…se o sporting joga realmente assim (sinceramente, fora brincadeiras, não acompanho os jogos com muita atenção) e só tem menos um golo sofrido que o Porto que a nivel defensivo deve estar a ter o pior desempenho que há memória com falhas individuais brutais então algo está mal, porque em termos defensivos tacticos o Porto parece claramente melhor… basta lembrar o ultimo jogo com o Sporting. O unico lance de perigo do Sporting foi de canto. o Golo (não vou falar do obvio) foi uma distracção do Abdoulaye que estava uns 2 metros atrás de toda a defesa que está habituada a jogar assim… Em termos de jogadas no meio campo, com Fernando atrás e Defour e Carlos Eduardo à frente, o Sporting raramente criou perigo… É mentira?

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:41 pm

      Não é por gostar de ver jogar o Sporting que faz com que esse recuo desses 2 jogadores faça com que o Sporting seja seguro a defender…

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 1:19 pm

      Durante os 90 minutos, a equipa pode ter mais do que um esquema táctico, e no Sporting é isso que acontece. Ofensivamente, é um 4-4-2, com o Mané/Martins mais perto do avançado, defensivamente é um 4-3-3, com o 3º médio a recuar mais no terreno, e o Adrien e o William têm alturas do jogo que estão lado a lado.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 1:03 pm

      E portanto se fosse Moutinho e William na frente isso não acontecia? Duplo pivot atrás para mim é sinal de medo e faz com que a equipa esteja mais recuada no terreno

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 12:57 pm

      Ainda para mais, se Quaresma for ao Mundial, ter 2 jogadores na equipa que são praticamente nulos defensivamente, o Meireles não tem pulmão para fazer piscinas para cima e para baixo durante 90 minutos.

      Como eu já disse, no momento ofensivo, o Fernando pode perfeitamente ficar sozinho. No momento defensivo, formaria um bloco com o William, quase inultrapassável, tamanha é a facilidade de pressão e desarme de ambos. Contra selecções como a Alemanha, a Argentina ou a Espanha, pode ser um factor-chave, em que nos podemos superiorizar ou estar taco-a-taco com os adversários no meio-campo.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 12:48 pm

      Claro que é possivel jogarem lado a lado mas é dificil porque isso implica uma ligeira subida no terreno do duplo pivo defensivo para os aproximar de zonas de construção, que seria ainda maior tendo em conta as caracteristicas de Moutinho que me parece iria perder qualidade estando só na frente e mais avançado numa posição 10. Ele é um Box-to-Box genial mas um 10 sem poder de fogo e de ultimo passe apenas bom.

      Fernando perde qualidade nessa posição porque lhe exige construção de jogo, onde ele falha, e não lhe permite uma faixa tão longa de terreno para recuperar bolas onde ele é eximio.

      Vou ter imensa pena de não ver William Carvalho a titular já que não sei se ganha ao Raul a jogar no meio campo normal. Devido a uma naturalização . Embora seja totalmente a favor destas e nao tenha duvidas que PT pode ser uma segunda casa para o Fernando.

      De qualquer modo é bem possivel que haja mudanças taticas grandes na seleção. Dada a falta de extremos e Avançados. Quaresma tem de ir mas vai ser dificil de jogar em 433 com CR, quem defende? E quem joga no meio. Veremos. Quem sabe o PB nao inventa algo util.

      Helder

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 12:46 pm

      O Fernando sempre jogou a vida toda sozinho naquela posição, o Porto nunca se ressentiu no meio campo com ele lá e sempre que inventaram ao por um jogador ao lado jogou muito menos. Queres mais factos que estes? O Fernando é um jogador que precisa do seu espaço para jogar, gosta de cobrir toda a zona defensiva, seja à direita ou à esquerda ou ao meio, o Fernando sempre bastou para as compensações defensivas, nunca precisou de jogar com ninguém ao lado e sempre que o fez, jogou mal. É um trinco à antiga, nada mais a dizer

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 12:19 pm

      "É como dizer que o Messi tem um pé direito tão bom como o esquerdo"

      "É quase como pores em causa o Ronaldo por não gostar de jogar a ponta"

      "É como pores Bruno de Carvalho e silêncio na mesma frase"

      Isto são argumentos? Quero ver substância, algum argumento táctico e técnico que me diga que não podem ambos jogar.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 12:13 pm

      Argumentos? Mas o que é que tive a fazer até agora?

      Carlos…vá eu sei que queres atenção mas aqui estão os adultos a falar

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:52 am

      Eu ainda estou à espera é que me apresentes argumentos para fazeres essas comparações ridículas, porque não tem rigorosamente nada a ver.

    • Carlos
      Posted Março 28, 2014 at 11:50 am

      William Carvalho mete o Fernando num bolso, como se tem visto nos últimos jogos, inclusive no Sporting Porto.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:47 am

      Ok. Vou resumir.

      Juntar expressões como "ao lado", "duplo pivot", "no mesmo raio de acção", "lateralmente", "à direita", "à esquerda" com Fernando é como dizer que o Messi tem um pé direito tão bom como o esquerdo. Nop, não é e nunca vai ser. Simplesmente impossível. Admiro que sejas sonhador mas vais dar-me razão quando (e se…) o Paulo Bento montar a equipa com o Fernando.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:42 am

      Mas eu disse isso? Eu disse que ele, tendo a qualidade que tem, não é problema jogar com um jogador como o William ao lado, pois, volto a dizer, são dois jogadores que se complementam na perfeição.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:39 am

      Digo-te mais. Pores em causa a qualidade do Fernando por não conseguir jogar com alguém ao lado é quase como pores em causa o Ronaldo por não gostar de jogar a Ponta de Lança libertando um possivel Quaresma e um Nani…os jogadores são como são. Deixam de ter qualidade por não serem postos no seu habitat natural?

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:29 am

      Eu já expliquei porque aprovo o duplo-pivot na selecção, é a melhor maneira de conciliar William e Fernando. Se não concordas, é uma coisa, agora eu percebo o que tu queres dizer, mas também não concordo, o Fernando se tem assim tanta qualidade, não é problema meter também um jogador de grande qualidado ao lado dele.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:26 am

      Fernando e a palavra duplo-pivot é como pores na mesma frase Bruno de Carvalho e silêncio. Percebes onde quero chegar?

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:15 am

      Entendam uma coisa: o duplo-pivot no Porto não funcinou porque os jogadores que foram colocados ao lado do Fernando não têm capacidade para pegar no jogo, e organizá-lo a partir de trás, coisa que o William consegue perfeitamente fazer. No momento ofensivo, não precisa de ser um duplo-pivot, pode estar o William ao lado do Moutinho, mas depois no momento defensivo têm que funcionar ambos como trincos.

    • Tiago Quintas
      Posted Março 28, 2014 at 11:10 am

      Não acho, aliás tanto o William como o Fernando são jogadores que não estão habituados a terem outro exactamente ao seu lado, o William até está habituado a fazer tudo (tipo bombeiro) porque alguns colegas seus têm falta de qualidade, e o Fernando como 6 puro é um dos melhores do mundo.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 11:08 am

      Essa hipótese nem se põe. Não faria sentido nenhum por alguém ao lado de Fernando quando já se sabe que o Fernando a 6 chega e dá bem conta do recado. Libertar o William é o melhor que se pode fazer

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 11:04 am

      Se há jogador que consegue respeitar o espaço do Fernando, mesmo jogando ao lado dele e que tem características para o fazer, é o William.

    • Super Dragão
      Posted Março 28, 2014 at 10:59 am

      Fernando jamais jogará com outro ao lado… Fernando é o rei da área defensiva. Não joga bem com outro a dividir o trono…se é que me entende. William teria que jogar ao lado de Moutinho. Sempre.

  • MM
    Posted Março 28, 2014 at 10:54 am

    Vamos lá, só já faltam o marquinhos, o lima, o maicon, o Douglas costa, o ferreira carrasco e mais uns quantos brasileiros que não têm lugar na sua seleção. vamos aproveitar!!

    • Hélder Trindade
      Posted Março 28, 2014 at 2:08 pm

      Na altura do Pepe, foi o.que foi e, no entanto, a cada jogo dele, enche de orgulho qualquer um, pela maneira como defende o nosso país em campo. Chega s ser um exemplo para muitos "portugueses" que lá jogam.

    • Hélder Trindade
      Posted Março 28, 2014 at 2:03 pm

      Na altura do Pepe, foi o.que foi e, no entanto, a cada jogo dele, enche de orgulho qualquer um, pela maneira como defende o nosso país em campo. Chega s ser um exemplo para muitos "portugueses" que lá jogam.

    • Miguel Almeida
      Posted Março 28, 2014 at 12:47 pm

      A sua visão das situações, mentalidade estão um pouco fechadas, mas só um pouco. Digo-lhe mais, se Marquinhos, Lima, Maicon, Douglas Costa e Ferreira Carrasco jogassem ás 7 em Portugal como Fernando, eu não me importava, e um Português que queira a sua selecção a ir longe não se importava que representassem a selecção. Se jogar com amor, empenho e dedicação, e com a respectiva qualidade, basta! Temos jogadores Portuguêses legítimos que não o fazem.

    • Roberto
      Posted Março 28, 2014 at 12:00 pm

      Agora só falta esses todos viverem cá 7 anos também :)

  • Tartaruga
    Posted Março 28, 2014 at 10:53 am

    Acho fantástico! Um grande reforço que certamente irá melhorar as nossas hipóteses de chegar longe!

    • Euclides!
      Posted Março 28, 2014 at 6:55 pm

      Fantastico, Portugal que tem o Cristiano Ronaldo e alguns dos melhores jogadores do Mundo em várias posições chave nem iria passar da primeira fase…

      mas agora que já tem o Fernando, esse fenómeno, já poderá poderá ir "longe"…

      que sorte termos o Fernando…
      vá, pessoal, todos ajoelharem-se perante o Fernando e a agradecer-lhe por jogar por Portugal, devemos estar muito agradecidos por um jogador como ele, estar a jogar nesta selecção… o que seria de nós sem o Fernando?

    • Ace-XXI
      Posted Março 28, 2014 at 5:31 pm

      Incrível como é que 1 jogador que já representou o Brasil no mundial de sub20 vai poder jogar por Portugal.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2014 at 3:06 pm

      o deco, pepe, liedson nunca o disseram!

      mas fernado disse: "o meu sonho é jogar pelo brasil e ganhar titulos pelo meu país! "

      –>portugal 2ª opção

      não o acho um grande reforço
      rpga

    • IslamTsunami
      Posted Março 28, 2014 at 2:50 pm

      Fernado é o melhor?
      Não é isso que diz as nomeações do mês de Outubro, Novembro e Dezembro da Liga portuguesa.

Deixa um comentário