Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal perde no 1.º teste a sério na Era Martínez; Seleção podia estar a perder por 3 ao intervalo; Bernardo, Félix e Ramos pouco acrescentaram; Vitinha também esteve aquém; Semedo, Leão, Jota e Cancelo melhoraram a equipa; Diogo Costa e falhanços da Croácia evitaram derrota mais expressiva

Exibição pobre e que preocupa, no 1.º duelo exigente que Martínez teve de enfrentar desde que é selecionador nacional. A 1.ª parte foi muito má e podia ter culminado num resultado trágico (grande jogo de Diogo Costa), sendo que não só a dinâmica da equipa esteve muito aquém (ataque demasiado estático e previsível), mas também vários elementos mostraram estar em má forma, nomeadamente Bernardo Silva, João Félix e Gonçalo Ramos. Desta vez, Vitinha também não fez um bom jogo, ficando ligado ao 1-0 (deixou-se antecipar dentro da área e acabou a cometer penálti), tal como Dalot. As substituições melhoraram um pouco o prisma, com Jota e Semedo a terem impacto imediato e Cancelo e Leão a trazerem risco ao ataque português, mas a boa fase também não durou muito, tendo a saída de Bruno Fernandes (nem fez um jogo brilhante, mas faz sempre a diferença pela sua entrega) coincidido com o seu fim. A dupla Rúben Dias-Inácio também não deu segurança.

Portugal perdeu com a Croácia por 2-1, em mais um encontro particular de preparação para o Euro’2024. A Equipa das Quinas fez um mau jogo e até podia ter sofrido mais golos, não fosse o desperdício croata e as defesas de Diogo Costa. Modric, de penálti, adiantou os croatas logo aos 8′, mas Portugal melhorou no 2.º tempo com as substituições de Martínez (fez entrar Semedo, Leão, Jota e Cancelo), tendo empatado aos 48′ por Jota, a cruzamento de Semedo. No entanto, Budimir fez o 2-1 pouco depois, resultado que se manteve até final.

XI Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha; Bernardo Silva, João Félix, Gonçalo Ramos.
XI Croácia: Livaković; Stanišić, Šutalo, Pongračić, Gvardiol; Brozović, Modrić, Kovačić; Majer, Kramarić, Budimir.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

116 Comentários

  • Petrol
    Posted Junho 9, 2024 at 11:45 am

    É este guarda-redes que é melhor que Trubin?

    • Fantantonio
      Posted Junho 10, 2024 at 1:45 pm

      Trubin? Ri-me

    • Gndias
      Posted Junho 9, 2024 at 8:35 pm

      Pela pergunta parece que o Trubin é elite
      Um guarda redes que não se consegue baixar para apanhar um bola baixa

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 9, 2024 at 1:12 pm

      Foi o melhor português em campo. Que querias que fizesse mais ontem?

    • Rodrigo 77
      Posted Junho 9, 2024 at 12:47 pm

      Mas que culpa teve o Diogo Costa?

      E sou benfiquista, o Trubin esteve miserável nos últimos meses de época, não interessa quem é é melhor para os adeptos ficarem com o ego cheio, interessa é que ele tenha boas exibições e ajude o Benfica a ganhar títulos e não ser mais um a levar o navio ao fundo como foi, principalmente na Taça de Portugal e na Liga Europa.

  • kiterioVFC
    Posted Junho 9, 2024 at 11:40 am

    Incrível como ainda dependemos de um jogador de 41 anos para fazer uma dupla de nível com Rúben Dias. António Silva e Gonçalo Inácio não dão garantias nenhumas e estão uns furos abaixo para o que se pretende.

    Félix é qualquer coisa sem explicação, já chega, assumem que não dá e deixem de o convocar. Não chega fazer uma nozada genial no jogo, se tudo o resto é mau!

    Bernardo está de facto em baixo de forma, os últimos 2 meses têm sido fraquinhos, precisamos de um Bernardo ao seu mais alto nível.

    Pedro Neto não faz mesmo sentido, está preso de movimentos e não é solução para nada na minha opinião.

    Nuno Mendes a regredir imenso (é o que sinto cada vez que o vejo jogar).

    É bom perder para trabalhar sobre os erros.

  • João
    Posted Junho 9, 2024 at 7:22 am

    No euro entrava com estes 11 – Diogo C. Nelson S – Dias Pepe e Mendes. Palhinha M.Nunes e Bruno F. Leão , jota e Ronaldo

  • jimmyvicente
    Posted Junho 9, 2024 at 3:20 am

    A malta está demasiado preocupada com esta derrota num amigável.
    Relativizem.
    Ainda não aprenderam com a história ?
    Ronaldo e Pepe estão a chegar.
    Pouco importa pouco importaaaaaaaaaa

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 9, 2024 at 11:37 am

      O problema é mesmo esse, é estarem esses a chegar. Como se a miséria não fosse já suficiente.

      • jimmyvicente
        Posted Junho 10, 2024 at 5:04 pm

        Sao 2 jogadores que já provaram imensas vezes que valem mais que as críticas que lhes fazem.
        E vão provar novamente
        Em conjunto com os mais novos vão levar Portugal a levantar o troféu de novo
        Portugal não precisa nem de jogar só com os novos nem só com os velhos
        Precisa de misturar isso tudo.
        Tal como aconteceu durante a nossa geração de ouro
        Que incluiu desde Renato de 18 anos a jogadores trintoes como Ronaldo pepe fonte e Ricardo carvalho
        O meu 11 seria diogo costa, cancelo, pepe, Ruben dias, Nuno Mendes, palhinha, j.neves, Bruno, Bernardo, leão e Ronaldo

  • setentaeumporcento
    Posted Junho 9, 2024 at 2:59 am

    Mas estavam a espera que acontecesse o que quando se mete uma pessoa que nem escolher os jogadores que devia levar sabe a tratar do nosso futebol. Levem lá com mais um bocadinho de futebol medonho

  • Pachuca
    Posted Junho 8, 2024 at 11:09 pm

    Boa noite,
    Cada um tem a sua opinião e há que respeitar.
    Eu tenho a minha e vou partilhar, hoje em dia apesar dos 41 anos, apesar de ser um jogador asqueroso, apesar de 90% dos portugueses não quererem que o Pepe jogue pela seleção, ele mesmo a 50% é mais fiável que Inácio e Silva…
    Por tudo o que oferece à seleção;
    experiência, respeito da equipa adversária e podem dizer o contrário, não treme com bola, enerva os adversários ),
    Num torneio curto não podemos andar a experimentar porque se é para ganhar jogam os melhores e o silva e o Inácio estão longe de serem para já do melhor que há.
    Até o toti que joga num campeonato melhor e mais competitivo devia dar mais à seleção.
    O único que eu adoro e já o vi ao vivo e fico impressionado é o João grande Neves, esse sim já está pronto para ser titular e ser protagonista.
    Agora a nível de centrais ,”oh meu Portugal estás tão fraco”.
    Félix nem deveria estar na seleção, época muito abaixo, neto idem, agora o resto é baralhar e jogar quem ele achar melhor… Porque sinceramente, tirando os centrais e o João Félix não vejo jogadores que tenham ficado de fora e que fizessem a diferença.
    Mesmo tendo ficado de fora o pote e o trincao.
    Boa noite e força seleção meu grande amor.

  • chuta dai
    Posted Junho 8, 2024 at 11:03 pm

    Temos bons jogadores mas tem quase todos as mesmas características. Não dá para jogar com Vitinha, Bruno Fernandes, Félix e Bernardo Silva. Destes tem que sair 2 para entrar Leão e Matheus Nunes que são jogadores que dão coisas diferentes dos restantes. Dalot também não serve, não é nada de especial a defender e dá muitos menos atacar do que Nelson Semedo e principalmente Cancelo.

  • Coach de bancada
    Posted Junho 8, 2024 at 9:47 pm

    Bom, não há muito a dizer, não se espera muito infelizmente. Deixo a minha equipa tipo, com base nos últimos jogos de clubes e seleção.
    GR – Diogo Costa (nada a dizer)
    DE – Nuno Mendes (ganhar ritmo nos jogos do grupo para ver se está a 100% quando for ” a sério”
    DD – Cancelo (always)
    DC – Rúben Dias
    DC – Pepe (em condições sempre Pepe. Numa defesa a 2, Inácio é lento e Rúben dias não é tão rápido assim para lhe fazer as dobras. Tó Silva está em baixo de forma infelizmente.
    MDF – Palhinha (nada a dizer)
    MC – Bruno Fernandes (nada a dizer)
    MC – João Neves (podem dizer o que quiserem do Vitinha, mas estas atitudes dos 2 últimos jogos eram de ser “castigadas” logo a abrir, para ver se abria da pestana porque capacidade tem ele e muita de fazer muito, mas MUITOOOOOO MAIS. Ao menos o pequeno grande João corria até não poder mais.
    AE – Leão (Só não joga o Leão se andarem a brincar aos cowboys)
    AD – Diogo Jota/Francisco Conceição ( O Chico está com uma confiança brutal, mas o Diogo tem mais “horas disto”, e pode fazer a diferença. Aceitava qualquer 1 dos dois)
    AC – CR7 – (Nada a dizer)

  • Fireball
    Posted Junho 8, 2024 at 8:47 pm

    O Diogo Jota passa do futebol heavy metal do Klopp para o futebol pastelão e mastigado da seleção e deve chorar todas as noites nos estágios.

  • Ockthebest
    Posted Junho 8, 2024 at 8:16 pm

    Espelho do que é a carreira de Martinez nas seleções… Sempre que joga com Gibraltar, Azerbaijão ou Malta, é o melhor do mundo mas quando a dificuldade aumenta, principalmente, nas fases finais das competições, a equipa joga um futebol totalmente diferente e “borrado” e hoje foi o exemplo que vai acontecer o mesmo a Portugal o que aconteceu com a Bélgica estes anos todos… Não ficarei nada surpreendido se formos de vela com uma equipa totalmente banal pois é a carateristica número 1 deste espanhol quando as coisas dificultam.

    Do que vi destes últimos testes antes do europeu, a minha opinião é que na final vai estar a França e/ou a Alemanha e uma destas duas será campeã europeia.

    • filipe19
      Posted Junho 8, 2024 at 9:55 pm

      Blabla…comentário sem nexo. No campeonato do mundo 2018 a Bélgica venceu por duas vezes a Inglaterra e eliminou o Brasil. No Euro 21 passou Portugal e perdeu contra o mais tarde campeão Itália nos quartos. Em ambos os torneios a Bélgica passou a fase de grupos com 9 pontos. Na primeira Nations League foi só pelo confronto direto que não passou à fase final. Na segunda tentativa ganhou novamente por duas vezes à Inglaterra e foram eliminados nas meias pelo mais tarde vencedor França. A último NL (embora conseguido um 2 lugar atrás dos Países Baixos) como o último mundial já correram menos bem mas dizer que Bélgica foi sempre borrado é simplesmente errado e falso.

    • Fireball
      Posted Junho 8, 2024 at 8:49 pm

      Não é um futebol diferente. Lá porque os Luxemburgos não conseguem punir isso não quer dizer que algo tenha mudado. Mudam é os adversários, não dá para jogar a meio gás e meio a brincar com a Croácia, isso resulta com os Luxemburgos e as Andorras desta vida.

  • TF_is_Coming
    Posted Junho 8, 2024 at 8:12 pm

    É um amigável mas de extrema importância para ganhar rotinas antes do Euro e o que vi foi um estilo de jogo muito previsível e muito afunilado, sem criatividade e o ultimo passe inexistente (menos a do Semedo que foi uma boa assistência e boa combinação) num jogo em que os Guarda Redes foram os MVPs. Melhorou um pouco com a entrada do Leão mas meter o Palhinha a construir como 3° central foi um falhanço absurdo( devia atuar como 8 no momento atacante que com a sua capacidade de desarme e alta disponibilidade fisica iria render bem mais e dar liberdade aos criativos), devia ser o Vitinha pela clarividência a nível de passe. A defesa esteve francamente mal principalmente o Inácio que adoro mas ele parte atrás na hierarquia dos centrais como 3° central( pisou os mesmos terrenos de cobertura e dobra do Dias e deu linhas de desmarcação fáceis para os croatas sendo que ainda por cima é lento) mas mete me medo termos o António como segundo central. Diogo Costa nada a dizer, é o melhor guarda redes português. Nuno Mendes limitou se a segurar a bola e nao arriscar a investir corridas para cima o que daria jeito. Dalot correu, esforçou se mas cruzou muito mal. Em relação ao meio campo, Palhinha nao fez um jogo tão bom, Vitinha errou na antecipação o que deu penalty mas jogou ao seu nível e ainda tentou criar situações como o Bruno. Bernardo e Félix sem comentários, pachorrentos e foram lá jogar como se estivessem no quintal a jogar com os amigos, sem criatividade nenhuma, não arriscaram nada… adoro o Bernardo mas está a pedir banco devido a má forma mas claro que é o nosso melhor jogador naquela posição da frente. Ramos tentou associar se jogando como Pivot mas está com falta de confiança o que é preocupante. Destacar o Diogo Costa pelas ótimas defesas e transmitir segurança, Dias fez o que pode e jogou bem Leão desequilibrou bem mas perdeu fulgor, Semedo fez um ótimo jogo certinho e contribuir com uma assistência Bruno a espaços fez um bom jogo aguerrido e Jota pelo golo.Pela negativa Félix, Inácio, Bernardo, Ramos. Vamos lá ver como será o próximo teste.

  • Rated R
    Posted Junho 8, 2024 at 8:08 pm

    Espero estar errado, mas… tenho muitas duvidas mesmo no grupo… e sinceramente cheira me a mais do mesmo do FS… vai ser empate sim empate sim e ir sobrevivendo. Tiveram demasiadas abebias com equipas pequenas e levaram com esta Croacia como garantido e foi o que foi.
    Espero cheguem longe mas… Cheira mesmo mais do mesmo…

  • ForsenCD
    Posted Junho 8, 2024 at 8:07 pm

    Dalot Está com uma atitude de ***** para mim fazia viagem para casa.
    Já vi o que tinha a ver, num esquema de dois centrais, o meu 11 inicial para o Euro seria:
    *
    Diogo Costa
    Nelson Semedo
    Pepe/ Toni Silva
    Ruben Dias
    Nuno Mendes
    Palhinha
    João Neves
    Bruno Fernandes
    Chico Goateição
    Ramos/Jota
    Rafael Leão
    *
    O Vitinha e Cancelo seriam aqueles jogadores que entrariam mais vezes e até custa deixa-los de fora.

    • guardiaodafalacia
      Posted Junho 8, 2024 at 8:26 pm

      O que fez o Dalot? Pergunta genuína

      • SilvadasAguas
        Posted Junho 8, 2024 at 10:48 pm

        Alem de 7 ou 8 cruzamentos sem nexo nenhum nao fez mais nada

      • ForsenCD
        Posted Junho 8, 2024 at 8:50 pm

        É a linguagem corporal.
        No jogo com Finlândia entrou em campo e já se estava a poupar nas correrias, neste simplesmente não gostei.
        Dá para ver quando um jogador não está comprometido a 100% para mostrar serviço pela selecção.
        Nelson Semedo é o jogador mais equilibrado, mais pragmático e mais guerreiro. Para mim dono e senhor do lugar.

        • Jasomp
          Posted Junho 8, 2024 at 9:55 pm

          Concordo. Mas não é o único. Os jogadores portugueses devem ser os jogadores que mostram menos vontade de ganhar e representar a sua seleção das seleções top-15 mundial.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 8, 2024 at 8:05 pm

    Não joguem com o João Neves, não… O que vale é que este jogo não reflecte nada, pois é impensável o João Neves não jogar quando for a sério.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 8, 2024 at 10:03 pm

      Não joguem com o João Neves nem com o Jota Silva não.

    • Luke Skywalker
      Posted Junho 8, 2024 at 8:51 pm

      Ele está a “competir” com o Vitinha, supostamente. Logo, mesmo que este jogo não tenha sido dos melhores do homem do PSG, continuará a ser suplente dele, se tudo correr como normal.

      • Nickles
        Posted Junho 8, 2024 at 9:44 pm

        Ele não está a “competir” com ninguém. Quando se é o melhor de longe na sua posição não há competição. O Vitinha é muito bom jogador, mas está num patamar abaixo, e dizer só um patamar já é ser simpático

        • Luke Skywalker
          Posted Junho 9, 2024 at 1:32 am

          Eu achava que o Vitinha estava no PSG e o Neves no Benfica, mas afinal não devo ter visto bem…
          *
          O puto joga imenso, sim. Ele até poderá vir a ser melhor jogador do que o Vitinha, no futuro, sim. Mas, por favor, “tirem as palas”. Atualmente, nem há sequer comparação. Aliás, até o Matheus Nunes deveria estar à frente dele na hierarquia do meio campo. Tenham calma com as valorizações excessivas e deixem o rapaz evoluir como deve ser – depois ainda se torna um “Félix” ou um “Renato” e aparecem os comentários do costume.

          • DNowitzki
            Posted Junho 9, 2024 at 3:00 pm

            Que tiro nos pés! Dasse! Há cada falha de raciocínio que deveria dar cadeia.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Junho 9, 2024 at 9:10 am

            Que valorizações excessivas? Eu não falei em dinheiro nem em milhões. Quero lá saber disso. Não vejo nenhum médio a fazer o que ele faz, seja com que idade for. Simples. Não são palas. Palas só se for no teu caso.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Junho 9, 2024 at 9:09 am

            Sendo assim, espero ver o Danilo a ser o titularíssimo no centro na defesa. Joga no PSG, ao contrário do António e do Gonçalo, que jogam no Benfica e no Sporting, esses clubes medonhos :)

          • Nickles
            Posted Junho 9, 2024 at 8:53 am

            A lógica do teu primeiro parágrafo é maravilhosa. Podemos então assumir que o Danilo sendo do PSG deve ser o titular com o Dias, e o mesmo serve para o Ramos que também é titularissimo. Já o Félix por estar no Barcelona merece muito mais esta convocatória que um Pote ou um Trincão, pelos quais andam aqui há dias a chorar. Ah e esqueci-me do absurdo que é o médio defensivo titular ser o Palhinha que joga numa equipa de meio de tabela da Premier

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 8, 2024 at 10:04 pm

          O azar do João Neves foi ter nascido português coitado. Merecia melhorzito.

  • Red Scorpius
    Posted Junho 8, 2024 at 8:00 pm

    Muito mau jogo coletivo e da maioria das individualidades, parecendo um típico jogo de fim de época.
    Uma evidente falta de intensidade, jogadores em aparente défice físico e sem grandes ideias.
    A Croácia foi bastante superior, parecendo preparada para um bom desempenho no grupo da morte que o sorteio lhe ditou.
    Da nossa parte haverá ainda um terceiro jogo para Martínez tirar mais notas antes do jogo de abertura contra os checos, dos quais temos boas e más recordações.
    Diz-se que maus ensaios significam bons desempenhos mas o que se viu hoje não é animador.

    • Jasomp
      Posted Junho 8, 2024 at 8:31 pm

      A questão física é claramente uma questão que devemos pensar. Os jogadores portugueses mesmo que nem sejam dos que têm mais minutos chegam sempre cansados.

      O Nuno Mendes nem 15 jogos fez e pareceu de rastos fisicamente hoje, por exemplo. O Palhinha nem jogou nas competições europeias e pareceu não ter pedalada.
      Mesmo o Bernardo Silva, diz que não gosta de ir ao ginásio. Talvez isso lhe fizesse bem para ganhar mais resistência nos finais da época. O homem não é sequer um dos 3 jogadores mais utilizados do plantel do City e está com os bofes de fora comparado com um Rodri ou Foden.

  • João
    Posted Junho 8, 2024 at 7:51 pm

    Não quero ser pessimista e espero estar errado mas a nossa seleção não me convence. Contra adversários a sério quebrarmos e não nos conseguimos superiorizar. Um pouco à imagem do que era com FS

  • filipe19
    Posted Junho 8, 2024 at 7:46 pm

    Desde março sofremos em todas as partidas dois golos por jogo. Contra colossos como a Suécia, Eslovénia, Finlândia e agora a Croácia, que de certeza se destaca dos outros adversários. Mesmo assim não deixa de ser preocupante.
    Esta equipa sofre muito sobre as laterais. Aquilo parecia uma autoestrada autêntica. As bolas dos croatas facilmente entravam entras linhas. O nosso jogo ofensivo na primeira parte foi completamente inexistente, na segunda parte também só durou ai uns quinze minutos. Do Félix é melhor não falar porque também não “esteve” em campo. O Ramos também parece-me não fazer parte desta equipa. Só aqui já jogas praticamente dom dois jogadores a menos.
    Bom, todos os jogos até agora foram testes e amigáveis – também foi esta a postura amigável com qual a equipa se apresentou hoje, nem sei, se algum jogador chegou a sujar a sua camisola.
    Enfim, espero que eles conseguem mudar o chip porque o grupo na teoria pode ser fácil, mas ao contrário dos nossos jogadores nestas últimas partidas, tenho a certeza absoluta que os outros no mínimo vão comer relva contra nós, e se entrarem dessa forma molenga nas três partidas então vai ser bonito vai.

  • Rocha Mexicano
    Posted Junho 8, 2024 at 7:40 pm

    Diogo Costa – dos melhores, esteve muito bem e vê-se que está muito mais preparado do que no Mundial. Deu-me pena a cara de dor dele a imaginar o que vai ser daqui para a frente
    Ruben Dias – Esteve bem, mas não dá para tudo
    Inácio – Não chega para jogar numa defesa a 4 a este nível. Falta-lhe cabedal ou mais atitude para compensar essa falta de fisico. Mas fez um grande passe na segunda parte
    Nuno Mendes – Meh. Mas pelo menos defende bem
    Dalot – Epa………..nepia
    Cancelo – Depois do que vi hoje, nem me atrevia a metê-lo a jogar. Ataca muito bem, mas aquilo parecia a A2 na segunda parte
    Nelson Semedo – Bom jogo
    Palhinha – às vezes nem parecia estar em campo mas a culpa não é dele
    Vitinha – Gosto muito, mas em determinados contextos será sempre insuficiente
    Bruno Fernandes – Não foi o melhor jogo, mas isso não me preocupa
    Bernardo – No meu entender nunca rendeu muito na selecção, o que é uma pena. É um grande jogador para equipas que dominam a posse de bola, aqui falta-lhe rasgo
    Felix – O Sr. Fretes. Houve um lance em que podiamos ter saído com perigo e não saímos porque ele é um calão que não teve paciência para segurar a bola para dar tempo para os colegas subirem. Nem sei bem o que dizer
    Leão – Meio trapalhão mas imprescindível
    Neto – Ainda não vi ali nada de muito impressionante. Fez um bom passe para o vitinha. Parece ter uma atitude meio inconformada, o que me agrada, mas não me parece ter os recursos necessários para fazer a diferença
    Ramos – Depois de uma época em que mal jogou não esperava muito melhor. Eu gosto dele no entanto, de longe o melhor no jogo associativo, mas parece que tá sem faro de golo
    Jota – uma máquina na pressão e no ataque ao espaço. Mas se essa for a nossa unica arma, vai ser facilmente comido

    Não confio em nenhuma dupla de centrais. Não percebo como é que não jogamos com 3, a nossa equipa parece talhada para isso e, na verdade, muitos dos jogadores jogam assim nos clubes que representam. O meu onze seria

    Diogo Costa
    Nuno Mendes/Cancelo
    Inacio
    RDias
    Antonio Silva
    Cancelo/Nelson Semedo
    Palhinha
    Bruno Fernandes
    Bernardo(poderia jogar mais por dentro, na linha custa-me vèlo)
    Leão
    Ramos

    Para avançado acredito que os 3 poderão ter papel improtante, depende dos jogos. Meio campo considerar claro o Neves e o Nunes, Vitinha nao vejo num meio campo a 2. O conceição tambem pode ser util

    • Martinator
      Posted Junho 9, 2024 at 8:48 pm

      Curioso que se diga que o Cancelo com o que mostrou não se atreveria a metê-lo a jogar, que o Bernardo nunca rendeu na seleção, que se elogie o Jota e depois os primeiros constem no 11 e o último não.

    • Syd Barrett
      Posted Junho 9, 2024 at 12:18 am

      O Bernardo nunca rendeu mas goza dum estatuto que não entendo.
      Hoje foi o pior em campo e nem assim foi substituído.
      Todos os ataques da Croácia partiam do Gvardiol e nem por uma vez o Bernardo acompanha.
      Múltiplas vezes, o Bruno Fernandes teve de vir fazer a dobra.
      O Bernardo chega a fazer um passe para o lugar onde supostamente ele devia estar.
      Não tem drible, velocidade, cruzamento nem intensidade para jogar a extremo.
      Apesar de adversários diferentes, a diferença entre o Bernardo hoje e o Chico na quinta é abismal. Garanto que o Gvardiol não tinha tanto tempo e espaço para jogar a seu bel prazer.
      Jogar com ele e com o Félix então é abdicar de querer ganhar o jogo.
      E pensar que jovens “esfomeados” como Pote, Trincao ficam em casa em vez destes burgueses

      • Martinator
        Posted Junho 9, 2024 at 8:43 pm

        Também não consigo entender o estatuto do Bernardo Silva.

      • Rocha Mexicano
        Posted Junho 9, 2024 at 12:07 pm

        É verdade, o Chico parecia uma carraça quando se perdia a bola, gostei muito de ver. Neste sistema que proponho, gostaria de experimentar o Bernardo por dentro, com os alas a darem toda a largura por estarem protegidos por um trio de centrais. Mas como isso nao vai acontecer, concordoque devia jogar o puto a titular

      • Petrol
        Posted Junho 9, 2024 at 12:00 pm

        Trincão esfomeado? ?

  • Knox_oTal
    Posted Junho 8, 2024 at 7:36 pm

    Diogo Costa; Dalot, Dias, Toni Silva, Nuno Mendes; Palhinha, Bruno, Bernardo; D. Jota, Ramos, Leão.
    .
    Neste momento parece-me o onze mais forte… a derrota em cima em jogos amigáveis não é muito grave, o pior é a inoperância e falta de rasgo!
    .
    Apesar de tudo, Toni Silva parece-me o melhor candidato a fazer parceria com o Dias neste momento (ter mais rotina numa dupla ajuda).
    .
    Vitinha é craque e merecia ser titular normalmente mas com Bernardo e Bruno no onze fica um futebol muito redundante, sobretudo se estiver também o Félix (que nem merecia ir a este Euro, que desperdício a carreira deste moço até agora e já começo a perder esperança se alguma vez vai atinar).
    .
    Começaria com Bruno e Bernardo, por questão de experiência mas se no primeiro jogo não correr bem… avançava com Vitinha no lugar do Bernardo! Adoro o jogador do City, para mim o melhor português desde há largos anos, mas neste momento Fernandes parece-me mais importante na manobra colectiva e em melhor momento! Podendo ficar o Bernardo como alternativa aos dois no banco!
    .
    Numa lógica de dar mais vertigem e capacidade de desequilíbrio à equipa, Nunes também deveria ter muitos minutos vindo banco e Leão ter que ser titular!
    .
    Ramos tem que ser o titular numa questão de lógica e equilíbrio da equipa, podendo suportar melhor a presença de um terceiro elemento no ataque como Jota. E se for servido com qualidade, o Ramos vai facturar… como aliás já deu provas!
    .
    Agora haja coragem para tomar decisões em prol do colectivo!!!
    .
    Saudações desportivas e tugas

  • Bolinguer
    Posted Junho 8, 2024 at 7:20 pm

    Que jogo fraco, fraquinho.
    Bola de pé para pé, pouca agressividade, pouca intensidade, pouca criatividade.
    Bastou uma Croácia em modo equipa de 11 jogadores em campo, e podiam ter dado uma “sova”.
    Dalot e aquela insistencia em juntar aos centrais, tal como faz no united, uma verdadeira auto-estrada.
    Bernardo no final da epoca entrou em modo joao mario. N arrisca absolutamente nada e dedensivamente completamente errático.
    Inácio com os erros e habituais desconcentrações.
    Felix. Quantas mais oportunidade até se ver que o rapaz não precisa de carinho, precisa é de não ser convocado.
    Ramos, fruto duma epoca desapontante é pistoleiro sem polvora.
    Há outros tipo Pedro Neto que serviu só para fazer minutos.
    Leão bem ou mal tem de jogar sempre, neste momento é dos poucos que consegue esticar jogo e desequilibrar no 1vs1.
    Palhinha tem caracteristicas unicas q tem de ser usadas.
    Diogo Costa em modo “defende-tudo”
    Ruben Dias n tem um parceiro à altura.
    Martinez parece q neste teste falhou a todos os niveis.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 8, 2024 at 7:11 pm

    Mantenho tudo o que disse:

    1. Temos uma fraude de treinador;
    2. Vamos passar os grupos porque não conseguimos não passar mesmo que queiramos;
    3. A partir dos oitavos podemos ir de vela com literalmente qualquer equipa.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 8, 2024 at 7:07 pm

    Há muitos elementos em má forma sim, mas acho que o problema é mais coletivo. Não se pode entrar sem jogadores que não têm qualquer rasgo, o Bernardo, o Felix, o Bruno e o Vitinha acabavam sempre por procurar a bola no pé e a pisar os mesmos terrenos mas é preciso abrir o campo para haver espaço para jogar. Seja o Leão, seja o Diogo Jota, seja o Pedro Neto, ou mesmo o Chico têm que jogar para dar mais rasgo. Depois a nossa transição defensiva é terrível e jogando contra uma Croácia que aproveita muito bem o espaço e saiem a jogar muito bem portanto foi ainda mais exposta.
    *
    Há muitos aspetos a corrigir mas há qualidade para se dar a volta. Temos jogadores para os diferentes aspetos de jogo resta ao treinador ter mãozinhas para usar isso.

  • jolasdasagres
    Posted Junho 8, 2024 at 6:59 pm

    Este deve ser dos europeus em que irao haver mais surpresas .

    Nenhuma equipa tem se apresentado a nivel surperlativo. Ainda ontem a vi uma Inglaterra a perder com a Islandia.

    Eu acredito que o campeao nao Saira de nenhuma das supostas ‘favoritas’, e talvez de um outsider. gostaria…

    Agora Portugal… primeiro jogo com uma equipa a serio, e um falhanco tremendo.
    Alias e tremendamente negatiiva a performance de Portugal contra equipas top 20 e isso nestas provas e fatal . veremos…
    Felix, Bernardo e Goncalo em muito baixo de forma. Bernardo entao tem sido uma nulidade Neste final de epoca.

    De positivo foi a profundidade do banco, temos muitas e boas solucoes e isso e um Ponto a favor, relativamente a digamos uma equipa como a croacia.

    Depoism deste jogo teria muitas duvidas em qual onze apostar.

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Junho 8, 2024 at 7:09 pm

      Era lindo ver a Ucrânia ser Campeã da Europa. Pelo que estão a passar, o povo ucraniano merecia essa alegria.

      • jolasdasagres
        Posted Junho 8, 2024 at 10:43 pm

        A ucrania pode ser uma excelente surpresa.
        Jogaram bem contra a alemanha ( excelente jogo de trubin, defendeu tudo)
        Contra a polonia estiveram pior ( jogou o terceiro gr e foi mau)
        Tem bons jogadores, e jogam com “raiva”
        Vejam a entrevista do martinez ao podcast do ferdinand, interessante…

      • João
        Posted Junho 8, 2024 at 7:52 pm

        Também gostava de ver

  • CarlosBorges
    Posted Junho 8, 2024 at 6:56 pm

    Que jogo tão fraquinho, só faltou o Cris a fazer birras para ter a experiência completa de ver um jogo da seleção. Só gostava de saber o que é que se ganha em meter o Palhinha a construir como terceiro central. O Félix já me mete nojo e sou benfiquista. Pode ser que quando for a doer os meninos se lembrem de jogar à bola mas isto hoje foi muito mau.

    • Martinator
      Posted Junho 9, 2024 at 8:54 pm

      Foi azar faltar o Cris com as suas birras, sem ele em campo não dá para o culpar pelo fraco rendimento, ficando mais notório os fracos desempenhos do Bernardo Silva, Félix ou Gonçalo Ramos.

    • Veridis Quo
      Posted Junho 8, 2024 at 7:02 pm

      Em relação ao Palhinha, não só não se ganha nada com bola, como ainda se perde a influência dele a recuperar bolas mais à frente depois do momento da perda. Foi uma via verde a transição defensiva, muito por culpa do Martínez não meter o Palhinha a pisar esses terrenos.

      • CarlosBorges
        Posted Junho 8, 2024 at 9:59 pm

        Tal e qual

      • Tiago Silva
        Posted Junho 8, 2024 at 7:20 pm

        Concordo. A construir a 3 teria que ser com o Nuno Mendes ou com o Vitinha a recuarem e dar essa terceira opção. Seja o Nuno Mendes pela sua capacidade de progressão, ou o Vitinha com a sua qualidade de passe faria muito mais sentido do que ter o Palhinha tão recuado e fora de posição para recuperar bolas.

  • nelsonn
    Posted Junho 8, 2024 at 6:53 pm

    Em vez do Félix podiam ter-me dado uma oportunidade, ia lá fazer a mesma coisa

  • Veridis Quo
    Posted Junho 8, 2024 at 6:52 pm

    Duas notas que me parecem relevantes.
    O perfil dos homens de meio campo e da frente que jogaram hoje de início parece-me claramente uma má opção. Tudo muito de bola no pé, pouco rasgo, pouca capacidade de rutura na profundidade e pouca capacidade atlética. Rafael Leão, decida mais vezes bem ou mais vezes mal, tem que jogar sempre, porque se não vamos ser completamente redundantes na frente. Félix é um fantasma durante 90% do tempo, Ramos existe sobretudo na pressão e último toque e Vitinha, Bruno e Bernardo também dificilmente desequilibram por eles, especialmente quando não se vê ninguém a desmarcar-se para eles meterem bolas, visto que prefere tudo no pé e são esse tipo de jogadores. Leão e Jota são indispensáveis por isto. Um pelo 1×1 e capacidade atlética, o outro pela agressividade no ataque ao espaço.
    A segunda coisa prende-se com a transição defensiva e a reação à perda. Incompreensível ter Palhinha tão atrás e tão junto aos centrais em posse. Perdendo a bola mais à frente, fica ele a 20/30 metros dessa zona e perda influência na destruição dessas transições ofensivas. Não que ele seja incompetente ali, mas parece-me que se está a desaproveitar o melhor que ele pode trazer e a própria equipa sofre com isso. Até porque VItinha, Bernardo, Félix, Leão ou Ronaldo não são especialmente agressivos nesse momento ou, os que são como Bernardo ou Vitinha, por incapacidade atlética, sofrem com os espaços serem tão grandes. Palhinha tem que estar mais perto da zona média do que dos centrais para estancar o momento em que se perde a bola.

    • Rocha Mexicano
      Posted Junho 8, 2024 at 7:03 pm

      Pensei exatamente no mesmo na questão do Palhinha. Qual é a ideia? Para isso mais valia jogar com 3 centrais (e olha que secalhar não era mal pensado…). Sobretudo com o outro médio menos adiantado a ser o Vitinha, que sem bola é zero. Ele é inteligente e consegue fazer uma coisa ou outra, mas mesmo que provoque um ressalto, nunca irá conseguir ganhar a bola a seguir

  • Knoxville
    Posted Junho 8, 2024 at 6:52 pm

    Bernardo, Félix e Ramos pouco acrescentaram , e novidades?
    O Pedro Neto esse predestinado daquele colosso inglês, veio mesmo para fazer a diferença…

    • Jasomp
      Posted Junho 8, 2024 at 7:22 pm

      Bernardo Silva caminha para mais uma fase final deprimente pela seleção. Deve ser o pior jogador a jogar num top-10 de equipas europeias a nível de fases finais.

      • Martinator
        Posted Junho 9, 2024 at 8:59 pm

        Será sempre um indiscutível porque joga no City ou porque a posição não é a melhor ou por outro motivo qualquer, ser suplente ou não ser convocado por não ter rendimento é, estranhamente, totalmente descabido para a generalidade das pessoas.

  • DNowitzki
    Posted Junho 8, 2024 at 6:52 pm

    É bom que o Pepe recupere e apresente algo parecido a outros tempos, porque Inácio foi papado constantemente.
    *
    Félix não estar a jogar no Vitória de Lisboa é um mistério. O rapaz é um molengão que se anda para ali a arrastar e não mostra vontade de nada. Podemos dizer que acabou a carreira antes de a ter começado. Ainda bem que recusou regressar ao Benfica.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 8, 2024 at 10:07 pm

      É bom é que o Inácio seja imediatamente dispensado da seleção.

    • Veridis Quo
      Posted Junho 8, 2024 at 7:00 pm

      Bater hoje no Inácio parece-me similar a bater no Semedo naquele jogo contra a Alemanha no último Euro. Os centrais viram-se constantemente em inferioridade numérica e com muito pouco apoio. A transição defensiva foi tenebrosa.
      Não fez um bom jogo, de todo, mas pareceu-me mais vítima do que culpado. À semelhança do Semedo nesse jogo que referi.

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 8, 2024 at 6:51 pm

    É jogar assim que querem ganhar o Europeu? Hoje jogaram miseravelmente e se jogarem assim no Europeu bem podemos vir cedo para casa. E ainda sofremos dois golos perfeitamente escusados.
    *
    Continuo a dizer que há muita gente que vai levar um verdadeiro banho de realidade no Europeu com este selecionador.

  • Nickles
    Posted Junho 8, 2024 at 6:51 pm

    Só não foi goleada pelo alto nível do Diogo Costa.
    Acho que falta algo diferente neste meio-campo titular, falta um outro tipo de jogador, um faz tudo, para acompanhar o Palhinha e o Bruno Fernandes, que traga mais energia e de preferência que tenha sido regularmente titular na sua equipa nesta época, onde foi também o melhor jogador.
    O centro da defesa é outro sector onde terá de haver mudanças. Para a dupla com o Dias escolheria alguém familiarizado com o sistema de 4 defesas e que não estivesse lesionado

  • CABONG
    Posted Junho 8, 2024 at 6:48 pm

    Portugal tem 2 problemas para resolver:
    – Defensivamente nenhum parceiro para o Ruben parece dar confiança.
    Serem bons no SCP e no SLB quando as suas equipas dominam 90% dos jogos aqui no burgo é uma coisa, igualar a agressividade e a intensidade de jogadores de craveira mundial é outra coisa.
    Nem Inácio nem A.Silva mostraram capacidade para este nível.
    – Ofensivamente Bernardo, Félix e B.Fernandes não podem jogar todos juntos.
    Fica tudo demasiado previsível, mastigado é demasiado posicional.
    Há que ter coragem para tomar decisões difíceis e encostar jogadores que são tidos como estrelas

    • Martinator
      Posted Junho 9, 2024 at 9:04 pm

      Acho que o problema não está no Felix, no Bernardo e no Bruno jogarem juntos, está nos dois primeiros jogarem.

  • Jasomp
    Posted Junho 8, 2024 at 6:46 pm

    Preocupante. Muitas das insuficiências que vinham do Fernando Santos – falta de capacidade na posse de bola, falta de agressividade, fragilidade defensivas óbvias mantêm-se.

    A Croácia não tem melhor seleção que Portugal no seu todo, muito pelo contrário, mas passa-se a imagem de uma Croácia muito mas muito mais bem trabalhada que Portugal.
    E relembro que esta mesma Croácia ficou atrás da nossa adversária Turquia.

    Para além disso, ressalto pela negativa a vergonhosa falta de vontade de muitos dos jogadores da seleção. Não é a primeira nem a segunda. E isso não é admissível quando se nota que uma Croácia tem muito mais vontade que nós.

    Preocupante.

    • Fireball
      Posted Junho 8, 2024 at 8:43 pm

      Mantêm-se porque são exatamente os mesmos jogadores, exatamente nas mesmas posições. Quem joga são os jogadores “da casa”, que têm anos de futebol pastelão pela seleção e jogam por estatuto.

  • Mike-UK
    Posted Junho 8, 2024 at 6:43 pm

    Muito importante o papel de João Félix em situações de bola na relva e no ar, ocupando bem quer a camisola quer as chuteiras. Pedro Neto com o virtuosismo fora de série que reconhecemos aos predestinados esteve igualmente bem. Cheio de vertigem, progredindo com bola no pé. É importante que um jogador como ele tenha tido a época que ele teve, porque a confiança nota-se a kilometros. Nota-se que está em forma e em condições de desbloquear jogos sozinho.
    Nenhuma análise poderia ser feita sem destacar O GRANDE nome: Pepe. Chegar aos 41 anos sem lesões e com esta disponibilidade é absolutamente notável.

    Vai correr que vai ser uma classe, isto.

    • DNowitzki
      Posted Junho 8, 2024 at 6:54 pm

      Pelo menos o Pepe não andou aos papéis, ao contrário de outros craques mais jovens e que envergam listas de cor diferente.

      • Mike-UK
        Posted Junho 8, 2024 at 7:32 pm

        já nem durmo hoje

      • -
        Posted Junho 8, 2024 at 7:09 pm

        o DNowitzki bem poderia ter ido ao Euro porque é um espalha brasas como mais ninguém.
        Sempre na mesma toada. O Inacio e o seu odiozinho, tudo bem. Não e preciso repetir todos os dias.

        • DNowitzki
          Posted Junho 8, 2024 at 11:08 pm

          Chiu! Fala baixo, homem! Isso de dizer que, quase no verão, ando a espalhar brasas ainda me dá chatices.

        • Nickles
          Posted Junho 8, 2024 at 8:04 pm

          Não haveria qualquer ódio se o Inácio tivesse a mínima qualidade para estar ali

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 8, 2024 at 10:13 pm

            Palmas! Acabou-se com o subterfúgio do “o Inácio não merece ir à seleção porque joga num esquema de 3 centrais”. Palmas sinceras porque é a primeira vez que alguém diz que o Inácio não merece ir por falta de qualidade, que sempre devia ter sido o argumento de quem pensa assim.

          • Luke Skywalker
            Posted Junho 8, 2024 at 9:04 pm

            Se o terceiro melhor central português (atrás do Rúben e do Pepe) supostamente não tem qualidade para estar ali, então claramente dá para notar o quão “preocupante” é este setor na seleção, neste momento.

            • DNowitzki
              Posted Junho 8, 2024 at 11:10 pm

              Ah, afinal o Pepe é o primeiro ou segundo central português! Está sinceridade absolve o resto do comentário.

            • Nickles
              Posted Junho 8, 2024 at 9:40 pm

              Não, olha que estás enganado. O terceiro melhor central português é o Pepe. E só depois é que vem o Inácio

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 8, 2024 at 7:09 pm

        “Ah estás a atacar o Pepe? Deixa-me ca ver…como és lagarto ataco já o Inácio que é para aprenderes”

        • DNowitzki
          Posted Junho 8, 2024 at 7:34 pm

          Deves andar a participar em muitas touradas, mas eu não trouxe bandarilhas.
          Quanto ao Pepe, sempre foi num jogador tão extraordinário como asqueroso nos comportamentos. Mas vamos estender o raciocínio: ah, o Pepe está velho e lesionado, portanto não deveria ser convocado, para ser substituído no 11 pelo Inácio ou pelo Silva, que têm estado em alto nível ao serviço da seleção.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 8, 2024 at 10:11 pm

            Nunca fui muito fã de Touradas, sempre me passaram ao lado. Mas calço sapatos de vela, voto CDS e não gosto de pobres.
            .
            Fora isso, o Pepe não devia ser convocado. E já não devia desde que se descobriu que era psicopata. Se o critério for qualidade, desde que jogava no Besiktas.
            .
            Infelizmente não dá para naturalizar o Borevkovic. Mas um gajo não pode criticar o Pepe sem falar do Inácio, isso é inadmissível!

            • DNowitzki
              Posted Junho 8, 2024 at 11:07 pm

              Deves andar um bocado queimado de tanto andares a fazer o papel de Madre Teresa defendendo os teus pobres e oprimidos, porque o comentário original não critica o Pepe, antes a sua convocação, ou seja, o treinador, não o jogador. Porém, a tua cegueira na defesa a todo o transe dos teus, passe a metonímica, não te permite “ver”.

    • O Comendador
      Posted Junho 8, 2024 at 6:50 pm

      Muito bom!

  • OTioVermelhudo
    Posted Junho 8, 2024 at 6:42 pm

    Pois este trio de meio foi formado por jogadores de grande craveira, jogadores que se complementam muito bem. Palhinha é um lenhador de topo europeu, Vitinha mostrou esta época estar também lá em cima no que diz respeito aos organizadores de jogo e, por fim, Bruno Fernandes que mais não é do que um dos médios com mais apetência pelo golo a nível mundial.
    —–
    No jogo anterior, Berto Martins talvez tenha testado a apetência ofensiva de um meio com Neviesta e Vitinha. Hoje, e aparentemente de forma incoerente, aposta num trio mais ofensivo contra um adversário mais forte.
    Na minha opinião, quis ver como este se comportava em jogos mais complicados.
    ——
    Bernardo Silva deu linhas de passe, arriscou pouquíssimo, segurou e passou curto e simples para outros tentarem brilhar.
    Sabem quem é que é muito criticado no Benfica quando faz jogos semelhantes a este, mesmo falhando zero passes e fazendo um golinho ou uma assistência? Esse mesmo: o amor do Rogério. Também dizem o mesmo, hoje, sobre a exibição do Bernardo?
    -> Se sim, compreendo a coerência. Dá para perceber, “prontos”.
    -> Se não… já me faltam os adjetivos para vos qualificar. Sério. Só peço ao Rogério para vos continuar ch*frando com o João Mário. Não merecem outra coisa.
    ———
    “Ah, mazú, mazú, ú ú Bernardo tá cansado da época e por isso não arrisca tanto!”
    … … … … Pá, tá cansado?! Tá cansado não joga, meu! Joga o Conceição, ele pareceu estar com mais pica.
    Não me interessa se é do Porto. Eu não sou como vocês, já vos disse. Na seleção não vejo clubes, só vejo atletas.
    —–
    E falando em Hatezas, ouviram que o Gerardo Ramos pode ir para o Fener, certo?
    Normal, é negócio típico entre malta do futebol portuguesa.
    Uma pergunta: já se esqueceram do que diziam sobre o campeonato turco quando o sábio foi para lá?
    E agora… se ele for mesmo para lá, vão continuar a pedir mais minutos para um gajo que joga num campeonato de ultrapassados? Ah, espera, o Mourinho já mudou o nível global daquilo. Claro que sim.
    Comprem sais de frutos, e ampolas, a digestão do que andaram dizendo durante meses vai continuar a ser complicada.
    E podem ir também fazendo uma vaquinha para pagarem a cláusula do Rogério, treinador que tanto amavam. Está na hora da malta se responsabilizar por aquilo que tanto pede e vergar a mola.
    Durante meses vos disse para falarem menos e indo enchendo a boquinha com manteiga de amendoim. Tá aqui o porquê. Agora tinham mais 12 kilos, mas menos peso na mona.
    ——-
    João Félix ainda não me provou que é mais jogador do que o Ricardo Quaresma. Mas teve muito, bota “muito” nisso, muito mais oportunidades do que ele para singrar ao mais alto nível.
    Não vejo garra, não vejo sangue, não vejo atitude.
    Se o Bernardo têm um estilo de jogo mais seguro, convém que haja outros com mais vertigem. Tudo muito enfadonho. Talvez seja necessário dar ainda maior liberdade aos alas Mendes e Cancelo para termos mais largura, mais imprevisibilidade. Meu rico Fábio Coentrão, partia mesmo para cima deles. Melhor lateral esquerdo ofensivo de sempre da seleção nacional.
    —–
    Foi um teste interessante, mas convém dar um pouco mais. O time precisa de mais fantasia e defensivamente também não esteve brilhante.
    Semedo e Cancelo são, acima de tudo, alas.

Deixa um comentário