Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal precisa de ti

Parece hoje ponto assente que Paulo Bento não tem à disposição um conjunto de jogadores de topo. Jogadores que estejam no auge das suas capacidades, que actuem nas melhores equipas, dos melhores campeonatos, e tenham rendimento constante, e elevado, ao longo de uma temporada. Tirando Cristiano “ET” Ronaldo, apenas Pepe e Coentrão jogam em equipas de topo. João Moutinho é um jogador de alto rendimento, embora actue num clube que, apesar de ter aspirações num futuro próximo, está longe da ribalta europeia. O resto do elenco que compõe a Selecção é feito de jogadores na curva descendente (como Meireles), alguns jogando (quando jogam) em ligas de segunda linha, outros que jogam em clubes medianos, à sua medida, ou ainda jovens valores, como Bruma ou William, ainda em fase de afirmação. Por isso, é claro para todos que Portugal vai assumir o Mundial como uma espécie de Ronaldo e mais dez, com um conjunto baseado na coesão e disciplina táctica, deixando o astro decidir. No entanto, há um outro jogador que podia desequilibrar a balança para o lado lusitano… falamos de Nani, pois claro. O ex-Sporting foi em tempos considerado um dos melhores extremos mundiais, e formava com Ronaldo uma dupla de respeito. Aliás, sempre foi o objectivo de Nani alcançar o patamar de Ronaldo, e durante o início da sua carreira, pareceu possível alcancá-lo. Desequilibrador nato, os seus dribles deixavam os defesas com os olhos trocados, e o seu forte remate fez estragos por mais que uma vez. Tal como CR, nunca teve medo de assumir o jogo, de tentar a jogada individual, de decidir quando o nó parecia impossível de desatar. Porém, o Nani de hoje é uma sombra do que foi. No Manchester, há muito que não é opção consistente. Já Sir Alex, nos seus últimos anos, o deixara de fora em diversos jogos decisivos, facto que não indicava nada de positivo. Outrora figura central e ponto de referência de uma das melhores esquadras europeias, Nani parece resignado a um papel secundário. Nos últimos jogos da Selecção, playoff incluído, Nani foi dos elementos em menor destaque, arrancando inclusivamente exibições a rondar a mediocridade. Fisicamente em baixo, sem fulgor, sem confiança, o extremo limitou-se a perder duelos, a tomar más decisões, produzindo muito pouco, e bem abaixo das suas reais capacidades. Claramente parece ser um jogador a menos, e nem parece já possuir a “aura” de decidir uma partida numa jogada de génio. Paulo Bento mantém-no, por teimosia ou por fé (foi ele que o lançou e defendeu no Sporting, quando Nani era um dos alvos da ira dos adeptos), mas dificilmente pode sustentar esta situação num Mundial, a doer, perante os melhores, caso o seu rendimento se mantenha nestes níveis. A dúvida é saber que Nani irá aparecer no Brasil. Se este, ou um Nani a um nível próximo do que já mostrou. O facto de jogar de modo intermitente pode beneficiá-lo, pois pode encarar o torneio menos desgastado que a maior parte dos adversários. Por outro lado, o Mundial é uma montra, e ele pode sentir motivação extra para se mostrar, quer ao próprio United (se por lá ficar), quer a potenciais interessados. De qualquer modo, um ponto parece claro: um Nani ao seu melhor representa um upgrade de qualidade quase exponencial no panorama da Selecção, que não possui outro jogador ofensivo do seu gabarito, ou um desequilibrador nato (nenhum dos três médios desequilibra individualmente, Bruma ainda é uma promessa, e os avançados é o que se sabe). Um Nani em forma e perigoso também teria o condão de retirar a pressão de Ronaldo (os defesas teriam outro jogador com que se preocuparem), e até daria a Bento mais opções tácticas (como CR a avançado, ou Nani a “10”). Por tudo isto, Nani é peça-chave na carreira portuguesa. Portugal não se pode dar ao luxo de “desperdiçar” um talento destes, ainda mais com a falta de recursos disponíveis. Veremos se Nani concorda.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

30 Comentários

  • Miguel
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:35 pm

    O Nani é o jogador que falta ao Liverpool!! Com Sturridge, Coutinho e Nani no apoio a Suarez seria de meter todas as defesas da Premier League em Sentido. O Nani precisa de uma equipa que aposte nele à seria!!

  • Bernardo S.
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:53 pm

    Artigo pertinente! Recordo que na altura do mundial da Africa do Sul, era um dos jogadores com melhor rendimento na selecção e a sua lesão(?) foi um golpe duro nas nossas aspirações.
    Infelizmente há muita gente que só vê preto ou branco, e agora o Nani já não vale nada e está perdido para o futebol. Há que ter esperança que o rapaz dê a volta à sua carreira ( e de preferência até ao mundial embora duvide).
    Em relação ao seu lugar no onze da selecção, isso de momento só existe na cabeça do Paulo Bento. Penso que Bruma está na primeira linha para o substituir.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 23, 2013 at 12:20 pm

      No Mundial 2010 ele não teve lesão nenhuma, era mesmo doping mais nada, dai ter vindo embora …

  • miguel santos
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:22 am

    acho que o danny tambem seria uma grande valia e o fernando se for chamado era muito bom.
    Com um meio campo com fernando moutinho e danny ou nani a 10 e com meireles e veloso no banco ja melhorava muito

  • Anónimo
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:41 am

    Completamente de acordo com o post…muito pertinente

    AN

  • Zé da Costa
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:45 am

    Nani é um autêntico flop. Desde que Ferguson o sentou no banco na final da Champions frente ao Barça que foi sempre a pique. Deprimente…

  • Fábio Melo
    Posted Novembro 23, 2013 at 1:05 am

    Portugal tinha uma equipa muito mais forte se jogasse com William carvalho Adrien e Moutinho no meio campo, Danny Eder e Cristiano na frente esses são neste momento os jogadores capazes de dar mais a selecção o Eder não esta tão bem esta época mas para mim é o melhor ponta de lança português de longe, o Danny é um elemento muito acima da media e esta em grande forma, o Adrien silva devia ocupar o lugar de Meireles e o proprio o lugar de um Ruben Amorim ou Josue, visto que é um jogador que se esta a afirmar e com muita qualidade, muita qualidade na posse, na saída com bola, e ate para dar outra agressividade ao meio campo visto ser mais novo e estar na plenitude na sua forma, por fim na William Carvalho mais tarde ou mais cedo devia ganhar o lugar ao Miguel Veloso pois da outro puder físico ao meio campo português, o que é muito importante em jogos com seleções mais fortes, o caso bruma também era um caso para ser pensado mas para mim Danny é muito superior e devia ser titular de caras na seleção

    11 de Portugal

    Rui Patrício

    João Pereira – Pepe – Bruno Alves – Coentrão

    William – Adrien – Moutinho

    Danny – Eder – Cristiano

  • Anónimo
    Posted Novembro 23, 2013 at 1:12 am

    Quando se vê apenas dinheiro à frente em vez de sucesso desportivo resulta nisto. Era impensável este ano nani ter ficado no United, ainda mais este ano com um 442 em que os alas defendem bastante. É pena, sempre acreditei que seria melhor que Ronaldo.
    Gomes

  • Anónimo
    Posted Novembro 23, 2013 at 1:17 am

    Na minha opinião bruma ainda não tem maturidade suficiente para ser titular num mundial, seria um risco tremendo. Vieirinha,danny ou Varela seriam para mim as primeiras escolhas.
    Gomes

  • Kacal
    Posted Novembro 23, 2013 at 2:15 am

    O Nani é um dos melhores extremos do Mundo, em termos de qualidade, é um daqueles 4/5 jogadores de grande nível da nossa Selecção, quando está em forma e com a "cabeça" no lugar, mas, neste momento, está péssimo, tanto em termos motivacionais, como em termos fisicos, nos últimos jogos do Man Utd fez ZERO minutos, mas, na Selecção é titular indiscutível, o que é estranho, quando há um jogador que é titular no Zenit e está em excelente forma, Danny, que nunca tem oportunidade de se mostrar na Selecção, concordo que Varela não tenha a mesma qualidade (apesar de estar em boa forma) e que Bruma seja jovem ainda, mas, Danny podia ter uma oportunidade, visto que é um dos jogadores em melhor forma da Selecção (nos seus clubes), a par do CR7 e do Moutinho, não se entende.

    Quanto ao Nani, ele parece que ganhou "trauma" aos arranques e progressões com bola, ele agora pára o jogo e passa para trás, não arranca para o 1×1, não vai para cima do adversário, está mais "mole", se ele não melhorar, não merece ser titular na Selecção, ele tem que se decidir, fica no Man Utd e trabalha para a titularidade ou sai para outro clube para jogar com regularidade e tem que voltar a ser o Nani desequilibrador e irreverente que era, usar a sua velocidade e qualidade técnica para "destruir" o adversário e criar perigo, "ganhar" novamente o "poder" de resolver um jogo com as suas jogadas individuais, tem que ser esse Nani a ir ao Mundial, faz falta esse Nani na Selecção e no seu clube, vamos ver o que vai acontecer até ao final da época e o que decide no fim da mesma.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 23, 2013 at 12:19 pm

      Concordo com a tua exclente análise, só acrescento que segundo sei o grande problema do Nani é fora dos relvados, e a extrema falta de profissionalismo que demonstra, não levando o futebol "a sério", e sendo assim ele não terá sucesso nem no United nem um clube nenhum do Mundo…

    • Kacal
      Posted Novembro 23, 2013 at 1:57 pm

      Captain Tsubasa, concordo, não é só um "trauma" como falei, também é da baixa forma física e do seu profissionalismo que ele está como está, só ele pode mudar a sua situação e vamos se consegue-

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 2:27 pm

      Um jogador que treine todos os dias, todas as semanas, mas que depois chega ao fim de semana e não joga, tem sempre muitas dificuldades em ser profissional a 100%, porque psicologicamente o jogador fica afectado.

      Nani, se jogar todas as semanas, volta ao melhor nível, agora enquanto andar por ali a passear no United, será sempre aquilo que vemos hoje.

    • Duarte
      Posted Novembro 23, 2013 at 2:54 pm

      Luis, e quem te diz que ele treina com a responsabilidade, intensidade que um profissional deveria ter? E quando tem as oportunidades é uma miséria. É um jogador que não soube (ou não quis) acompanhar todas as condições de crescimento que lhe deram. Há muitos como ele.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 23, 2013 at 3:15 pm

      LuisRafael e quem te diz a ti que ele treina todos os dias com profissionalismo e na máxima intensidade? quem te diz a ti que não vai para os treinos depois de fazer noitadas? pois é…para vocês deve-se jogar por decreto, mas não é assim, um jogador deve jogar se fizer por o merecer nos treinos, e não por decreto…quando se é mau profissional (e o Nani é) tá-se no banco, é muito simples…

  • Ricardo F.
    Posted Novembro 23, 2013 at 11:38 am

    Não dá mesmo para perceber o que se passou com Nani. Um dos melhores extremos do mundo, grande destaque do Man Utd (a certa altura era Nani e mais 10…Rooney passou para segundo plano) e de um momento para o outro está no nível atual: pouco intenso, sem explosão, sem confiança no 1×1 e a decidir mal muitos lances. Acho que uma mudança de ares seria o melhor (um Arsenal, um Liverpool ou uma Juventus, talvez), mas ele renovou há pouco tempo, portanto isso não deve fazer parte dos planos.
    Oxalá recupere algum do espetacular Nani que foi há uns anos. Aquele até assumia mais o jogo que Cristiano, aquele que beneficiava do fato dos adversários colocarem 3/4 jogadores de volta de CR7 para 'partir a loiça' do outro lado…
    SL

    • Tranquilo
      Posted Novembro 23, 2013 at 4:40 pm

      Mas algum dia o MUFC foi Nani e mais 10? A verdade é que ele nunca foi indiscutível no clube e se isso pode ser dito de algum jogador será do Rooney. Nani hoje em dia faz lembrar Quaresma V.2.0 é só toques de vedetismo e muito pouco rendimento efectivo.

  • Rodrigo Cruz
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:03 pm

    Boas

    Eu considero que a nossa selecção devia jogar no mesmo esquema táctico que o Benfica jogou o ano passado, num 4-4-2 ou 4-2-3-1 dependendo do adversário e sempre com Ronaldo a jogar solto na frente (como Lima). Em jogos a doer ( Espanha, Alemanha, Brasil etc), ou certos momentos do jogo podíamos sim jogar com Adrien e
    Ronaldo na frente para podermos jogar mais no pé e profundidade sem tantas bolas pelo ar, pois nenhum dos nossos avançados é exímio a receber bolas pelo ar.

    O 4-3-3 na nossa selecção penso que esta um pouco ultrapassado pois já não temos o trio campeão da UEFA e da Liga dos Campeões a jogar e o próprio Ronaldo já marca muito mais golos do que faz assistências ( o melhor 9 do mundo).

    Eu apostava no Fernando para o mundial pois quero ganhar e não vejo Veloso e Meireles com vontade para isso.Já o William não arriscaria pois não o considero com andamento suficiente para ganhar um mundial (ainda, no futuro logo se verá)… A defesa direito jogava sem qualquer sombra de duvidas André Almeida pois para ter João Pereira que é mau a defender bolas paradas, só corre para a frente e quando lá chega cruza para fora ou vai contra o adversário não dá, já para não falar do facto de andar sempre de mau humor e podermos ficar a jogar com 10 a qualquer momento do jogo. O André vai desequilibrando é certo tacticamente ( um mundial e decidido nos pormenores pois é uma competição curta ) e parece ter vontade e futuro. Para o ataque arriscaria no Lima a ponta de lança pelos mesmos motivos do Fernando, quero ganhar e estes jogadores são brasileiros, são melhores que muitos que passaram por lá estes anos e nunca tiveram oportunidades nos seus países, até a relva iam comer, mas sei que o Paulo Bento não vai fazer isso.( sou extremamente patriotista e eles são estrangeiros mas a França limpou tudo e ninguém fala dos estrangeiros…)

    A minha equipa neste momento seria…

    Patricio ou Eduardo (um ou outro para mim seria indiferente)

    André Almeida-Pepe-Bruno Alves-Coentrão

    Fernando-Moutinho

    Nani Bruma

    Ronaldo

    Postiga (optei por Postiga porque é o 2º melhor marcador da era Bento, senão Lima)

    Nunca esquecer que Ronaldo aqui joga solto para aparecer,rematar e decidir… A minha maior duvida aqui é quem joga a médio esquerdo, optei por Bruma pela sua irreverência e por aquilo que fez no ultimo verão… Esquecer sempre Hugo Almeida e convocar Nelson Oliveira, Eder ou Lima. Penso que Josué, Varela, Meireles e Veloso também são importantes para o grupo.

  • CD
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:26 pm

    Se me permitem, acho que a seleção poderá não estar assim tão "perdida" como falamos. É verdade, que nunca iremos ter uma seleção de topo, pois acho que Bruma nunca chegará a um patamar próximo de Ronaldo, e a nossa seleção vive das boas exibições CR7. Contudo olhando para jovens como Bruma, Bernardo Silva, William Carvalho, Nelson Oliveira, Cédric Soares, Ilori, Ricardo, Ivan Cavaleiro, André Gomes, João Mário, Rafa Silva, ou mesmo Adrien Silva ou Josué (que têm 24 e 23 anos ), antevejo uma seleção com capacidade e potencial. Não teremos o melhor do mundo, mas certamente daremos luta a quem vier, porque sem nenhum destes jogadores ainda ser uma estrela, agrada-me vê-los jogar, e prevejo uma boa carreira a cada um destes jogadores, porque de facto têm qualidade independentemente dos gostos de cada um por jogador "x" ou jogador "y". ;)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 2:41 pm

      O mundial a seguir ao Brasil, será em 2018, portanto, daqui a 7 anos, vou então referir jogadores abaixo dos 28 anos, ou seja, jogadores que terão no máximo 33/34 anos no Mundial seguinte e portanto poderão ser utilizados (aqueles que eu acho que têm valor para lá estar/chegar).

      GR: Patrício, Anthony Oliveira, Bruno Varela

      DD: Miguel Lopes, Cedric, André Almeida,
      DE: Antunes, Coentrão
      DC: Neto, Paulo Oliveira, Illori, Tobias Figueiredo, Vezo

      MDef: Veloso, William Carvalho,
      MC: Moutinho, Paulo Machado, Adrien, André Martins, André Gomes
      MO: Bernardo Silva, Rony Lopes, Josué

      Extremos: Ronaldo (28 anos actualmente, o mais "velho" desta lista), Pizzi, Bruma, Nani, Vieirinha, Iuri Medeiros

      PL: Éder, N.Oliveira, Licá (?),

      P.s.: É possível que me tenha esquecido de alguns, até porque não acompanho muito a formação de Benfica e Porto e é possível que hajam lá alguns jovens com valor para estar na selecção daqui a meia dúzia de anos, mas isto é só para demonstrar que não seremos assim tão fracos, até porque, até lá, vão aparecer "novos valores".

      p.s.2: a posição mais preocupante será talvez a de ponta de lança e central (neste caso, tudo depende da evolução de jogadores como Vezo, ilori e Tobias)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 2:59 pm

      Esqueci-me de Esgaio, Rafa Silva, Tozé, João Mário, Betinho e Raphael Guerreiro

    • Anónimo
      Posted Novembro 23, 2013 at 5:19 pm

      Concordo com o seu post. Só uma correcção Luís, 2018 é daqui a 5 anos e não 7 como referiu.
      Marcelo Féria

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 6:56 pm

      Grande fail, não sei que contas fiz… mas melhor ainda, daqui a 4/5 terão então no máximo 32/33 anos

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 6:57 pm

      E o Anthony é o Anthony Lopes e não Oliveira (também não sei onde fui buscar este Oliveira)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 23, 2013 at 6:58 pm

      E acrescentar também o Ivan Cavaleiro a essa lista, enfim.. não me parece que nos falte qualidade, se os nosso jovens tiveram uma boa evolução

    • Anónimo
      Posted Novembro 23, 2013 at 7:19 pm

      A maior falta é o José Sá para a baliza!
      Cancelo, Rafa (do FCP), Silvio, Tiago Rodrigues (FCP emprestado ao VSC) Fredy (do belém, não sei se pode jogar por portugal), Salvador Agra podem ser boas opções!
      kanjy6

  • Rodrigo
    Posted Novembro 23, 2013 at 2:07 pm

    De facto, neste momento a Selecçao tem um jogador estratosferico que esta acima de todos os restantes, mas existem apenas 2, 3 jogadores que o seguem de perto. Nani e um desses elementos, mas para ter esse papel na equipa precisa de jogar e de ter outra competitividade que nao tem neste momento. Tem jogado pouco, esta sem confiança, nao consegue fazer a diferença com as suas fintas como fazia e foi um dos elementos menos em foco no play-off frente a Suecia.

    Na minha opiniao devia ter abandonado Old Trafford e ter abraçado um projecto que lhe proporcionasse ser uma figura importante dessa nova equipa. Entendeu que o melhor era renovar, mas isso revelou-se uma ma opçao e apesar do apoio do Moyes como refere a verdade e que nao tem sido uma opçao regular.

    Deste modo, chegara ao Mundial mais fresco porventura, mas tambem com menos ritmo, com menos intensidade e com menos confiança em si proprio, algo fundamental na sua posiçao. Apesar disso, Portugal nao pode desperdiçar este enorme talento que nos ira ajudar no Brasil.

  • rui
    Posted Novembro 23, 2013 at 4:00 pm

    Ele que leia este post..é pense quantos gostariam de ter as qualidades técnicas que ele tem… O mal é o dinheiro e a falta de cabecinha que amuam à primeira adversidade..o nani é excelente e só tem de estar ao seu nível…se não está bem, que diga..

  • brisido
    Posted Novembro 23, 2013 at 4:30 pm

    Neste momento a melhor dupla seria ronaldo e danny. Nao comprendo a "nao aposta" num jogador que tem estado em alta a largas epocas na russia. Acho conforme o p.bento tambem muitos portugueses se esquecem dele, e pena.

Deixa um comentário