Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal tem menos de 1% de hipóteses de ser campeão Mundial

Concorda?
O “talento excepcional” de Cristiano Ronaldo será insuficiente para levar Portugal para além dos quartos de final no Mundial2014, estima o banco de investimento Goldman Sachs num estudo divulgado hoje.
Os cálculos dos analistas do Goldman apontam para que Portugal alcance um segundo lugar sofrido na fase de grupos, que passe a Rússia nos oitavos-de-final, mas vamos ser derrotados pela Argentina nos quartos (temos inclusive menos de 1% de hipóteses de sermos campeões mundiais) As previsões do Goldman Sachs foram geradas a partir de variáveis que incluem todos os resultados de jogos competitivos das selecções desde 1960, rankings construídos a partir dos resultados das equipas, média de golos nos últimos dez jogos, e resultados atingidos em anteriores Mundiais. De acordo com este estudo os favoritos a alcançarem o triunfo são o Brasil (probabilidade de 48,5%), Argentina e Alemanha (com 14,1% e 11,4%). Os analistas do Goldman referem ainda que este “modelo previu correctamente 13 das 16 equipas que avançaram para a fase a eliminar, cinco das oito equipas que atingiram os quartos e três das quatro que chegaram às meias-finais no Mundial 2010”.

0 Comentários

  • Michael Santos
    Posted Maio 29, 2014 at 12:00 pm

    Probabilidades não têm lugar no futebol! Penso que nem seja preciso dar exemplos!

  • Michael Santos
    Posted Maio 29, 2014 at 11:57 am

    Probabilidades não têm lugar no futebol! E penso que nem seja necessário dar exemplos!

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 11:14 pm

    Já disse..penso..e repito aqui que a Alemanha não vai passar da fase de grupos:
    o meu prognóstico é o seguinte: Alemanha 1-1Portugal (queria 1-2 para nós mas guio-me pelo que sinto) ; Alemanha 1-2 Gana (a grande surpresa); Alemanha 4-1 USA (Portugal 7 pontos e Gana com vitoria sobre a Alemanha)

    Tomás

  • Andre G
    Posted Maio 28, 2014 at 10:49 pm

    Como é que metem a Holanda com 5.6. A Holanda tem tantas hipóteses de ganhar o mundial como o Estoril de ganhar a liga Europa, 0%.

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 10:35 pm

    Estudo completamente descabido porque a história não ganha jogos. Jogos passados não influenciam resultados futuros. Os jogadores não sãos os mesmos, os treinadores não são os mesmos, as tácticas não são as mesmas.
    Enfim, estudo sem qualquer credibilidade.

    Guilherme T.

  • Kacal l
    Posted Maio 28, 2014 at 9:12 pm

    Tudo bem que Brasil, Espanha e Alemanha são os favoritos, mas numa competição de cerca de 1 mês, em que passando a fase de grupos, é "mata-mata" e tudo pode acontecer, quem estiver melhor nesse mês pode conquistar a Taça, portanto não concordo com a percentagem de algumas Selecções (tirando as três favoritas), acho que é o futebol não é exacto e por ser favorito, não quer dizer quem ganhem, não faz sentido, mas por mim está tudo bem, pensem assim e depois a desilusão e o "tombo" são maiores.
    Nós temos bons jogadores, um colectivo forte, muito apoio, um Seleccionador competente (apesar de tudo) e o melhor jogador do Mundo, nestas competições costumamos ter boas prestações e surpreender, para mim a nossa percentagem tem que ser mais elevada, e outras também, mas isto vale o que vale e dentro do campo é que se prova quem merece mais e quem ganha.

  • José Freitas
    Posted Maio 28, 2014 at 8:54 pm

    Estatisticas desde 1960? -.- qual é o fundamento? xDD Acredito que temos potencial para chegar as meias.. Se passarmos a fase de grupos, com uma equipa Favorita e uma semi finalista do ultimo mundial (gana) temos qualidade para chegar as meias, para nao falar que na ultima competiçao em que participamos fomos eliminados nas meias-finais, contra a equipa vencedora da competiçao, em grandes penalidades, equipa essa que goleou na Final.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 29, 2014 at 1:43 am

      Semelhante ao fundamento segundo o qual o que um senhor disse por volta dessa data ainda hoje se confirma.

  • van Basten
    Posted Maio 28, 2014 at 8:52 pm

    Isto é tudo muito bonito. Se futebol fosse uma ciência exacta provavelmente nenhum de nós perderia tempo com ele.

    Se continuar a perder tempo com este tipo de estudos, não duvido que voltemos brevemente a experienciar nova crise provocada pela malta simpática do Goldman Sachs.

  • João Pingo
    Posted Maio 28, 2014 at 8:44 pm

    Adoro como toda a gente gosta de atirar barro a parede e tenta por a mão no bolo do futebol!
    Ora quem são estes meninos para dizer que existem probabilidades no futebol?!
    As provas do contrario estão à vista de todos e virem com as certezas de que acertaram tantas equipas no Mundial'10 é exactamente como eu dizer que os mais fortes passam..
    Não me venham com estas historias.. Nem vale a pena!

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 28, 2014 at 8:35 pm

    Que estudo mais pobre de conteúdo.

    Ainda assim, Portugal vai provar que estão errados, e em grande escala.

  • David Martins
    Posted Maio 28, 2014 at 8:18 pm

    Quando estes analistas metem a Inglaterra e a Holanda à frente de Portugal (depois de termos sido o carrasco de ambos multiplas vezes recentemente) dá logo para entender que de futebol pouco ou nada percebem.

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 28, 2014 at 8:06 pm

    Segundo o estudo os quartos de final serão:
    Brasil vs Uruguai (3-1), França vs Alemanha (1-2), Espanha vs Itália (2-1) e Argentina vs Portugal (2-1)
    Meias Finais:
    Brasil vs Alemanha (2-1) e Espanha vs Argentina (1-1, Argentina vence nos penaltis)
    Final:
    Brasil vs Argentina (3-1).

    Agora digam-me, não acham possível tal cenário? eu acho.

    Um abraço

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 28, 2014 at 7:43 pm

    isto e irrelevante. a estatistica nada diz. alias, gostava de saber quais eram as probabilidades de o atletico ter feito o que fez. aposto que tambem diminutas.
    e um torneio, tudo pode acotnecer. mesmo que fossemos com os sub-21, eu teria esperança. jogo a jogo, jogo a jogo…

  • Tiago Alves
    Posted Maio 28, 2014 at 7:20 pm

    A argentina jogando em "casa" ainda percebo a sua percentagem…agora a Holanda?!

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 28, 2014 at 7:16 pm

    A Argentina em segundo e a Holanda ter cinco vezes mais probabilidades do que Portugal significa que este estudo foi feito por pessoas com problemas mentais.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 29, 2014 at 1:42 am

      A Holanda…

    • João Dias
      Posted Maio 28, 2014 at 7:36 pm

      Concordo a 100%.
      Em que mundo é que a Holanda tem mais possibilidades de vencer o Mundial que Portugal?
      É que além de terem tido muito azar no sorteio, têm bem pior equipa que nós.

  • Kafka I
    Posted Maio 28, 2014 at 7:10 pm

    Este estudo é por si só ridículo e só pode ter sido feito por alguém que não tem mesmo nada para fazer, ora sendo um banco, leva-me a crer que deve ter sido feito pelos "encostados" lá do Banco, que o Banco quer despedir mas não consegue, então deu-lhes este trabalho…enfim tão típico e ridículo…

  • trek
    Posted Maio 28, 2014 at 7:09 pm

    Estatisticas de futebol feitas por Americanos… diz quase tudo

  • Observer
    Posted Maio 28, 2014 at 7:05 pm

    Goldman Sachs, uma das responsáveis pela a crise que se vive a fazer previsões, cute. Estatísticas valem o que valem.

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 7:00 pm

    analise ridicula e nada realista.
    Analisar jogos de 1960? estupidez ,acho que nao tem nada a ver com os de agora.
    Portugal ser eliminado pela argentina?duvido muito

    pedritxo

  • Olá John
    Posted Maio 28, 2014 at 6:55 pm

    A probabilidade 5x maior da Holanda ganhar face à Itália e o facto da Alemanha não ser a principal candidata a par da Espanha diz tudo sobre esta "previsão".

  • João Dias
    Posted Maio 28, 2014 at 6:53 pm

    Liga pouco a estes salamaleques.
    No futebol de seleções, tudo é possível, ainda para mais quando temos uma equipa com tanta qualidade como a nossa.
    Além disso, depois de que vi a Grécia a ser campeã da Europa com relativa facilidade, já acredito em tudo, neste tipo de competições.

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 6:49 pm

    O Platini e que nao vai gostar de saber que temos mais hipoteses que a França ahahah

    Joao

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 29, 2014 at 1:41 am

      Platini ainda estará ocupado a festejar a Liga Europa que alegadamente impediu o SL Benfica de vencer.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 28, 2014 at 6:49 pm

    Eu não acho muito mau: afinal aparecemos em 9º entre 32 equipas.
    E também é preciso ver que o progresso na prova tem a ver também com os cruzamentos de selecções. Parece-me óbvio que se chegarmos aos quartos (o que seria bom) e enfrentarmos a Argentina, não seremos os favoritos.
    Dito isto, estes exercícios são mias um entretenimento antes da prova do que outra coisa.

  • Bruno Meleiro
    Posted Maio 28, 2014 at 6:47 pm

    como diz o outro, prognósticos só no final!

  • Farináceo
    Posted Maio 28, 2014 at 6:45 pm

    Itália 69% de passar à segunda fase, Inglaterra 54 % e Uruguai 57%. Problema? Estão todos no mesmo grupo. Acho que por aí se consegue
    ver a profundidade do estudo. .. Portugal tem a vantagem de um excelente sorteio. Se passar a primeira fase só encontra um dos principais favoritos nas meias (brasil ou Espanha, porque passando o grupo, Alemanha só na final).

    • RhaiL
      Posted Maio 28, 2014 at 7:19 pm

      Faz sentido sim. Estao 2 lugares em disputa logo a soma das probabilidades da 200 (entre as 4). Exemplo: um grupo de 3 equipas equilibradas em que passam 2, têm todos à partida 66%

  • Artur
    Posted Maio 28, 2014 at 6:44 pm

    Estas estatísticas estão um bocado exageradas, como é possível colocarem o Bicampeão Europeu e actual Campeão do Mundo abaixo da Argentina? Do Brasil e Alemanha ainda se aceita mas a Argentina?!
    A Holanda e Inglaterra acima de Portugal? Já para não falar que temos o melhor do mundo, ainda possuímos jogadores como Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Joao Moutinho, Meireles, etc. Tudo bem que vamos com uma seleção constituída por aleijadinhos mas na minha opinião continua melhor que essas duas!

  • Pedro Costa
    Posted Maio 28, 2014 at 6:43 pm

    Estes estudos pouco ou nada valem. Em vez de avaliarem dados totalmente irrelevantes como os jogos de 1960 deviam centrar-se mais na análise actual das equipas e do próprio calendário do mundial. Não faz muito sentido que o Uruguai (57.5%), Itália (69%) e Inglaterra (54.3%) tenham probabilidades tão altas de passarem a fase de grupos quando são as três do mesmo grupo…

  • Rabensandratana
    Posted Maio 28, 2014 at 6:43 pm

    Também concordo que Portugal não tem chances de ser campeão se chegarmos às meias-finais já será uma vitória.

  • JOAO.p
    Posted Maio 28, 2014 at 6:41 pm

    Bem, 1% não é zero… e enquanto assim for, eu acredito!

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 6:38 pm

    estatística Belgica com 0.6% de probabilidades de ganhar, até da vontade de rir.
    Na minha opinião é claramente uma das favoritas

    João Carlos

    • Kafka I
      Posted Maio 28, 2014 at 8:00 pm

      A Bélgica favorita? por favor…o hype à volta da Bélgica é no mínimo fascinante, mas os Belgican-Fans vão ter uma bela surpresa quando virem a Bélgica a serem eliminada nos 8ºs de final, ou por Portugal ou pela Alemanha…

    • Tiago Alves
      Posted Maio 28, 2014 at 7:20 pm

      Pode ser que a selecção da moda seja arrumada pela nossa…e mesmo Argélia, Russia(vamos ver como se adapta a temperatura) e Coreia, qualquer uma pode arrumar esta selecção logo na fase de grupos.
      A Bélgica pode ter grandes jogadores, mas maturidade, e experiência em fases finais é muito pouca. Já para não falar que vão jogar num continente que poucas equipas europeias se vão adaptar.
      Apenas Courtois chegou a uma final de LC(exceptuando Alderweireld e Van Buyten que não eram titulares absolutos).

  • Enak
    Posted Maio 28, 2014 at 6:37 pm

    1º – Este banco não tem credibilidade nenhuma depois de ser um dos principais culpados da crise que vivemos e constantemente ser colocado como uma facção perigosa que dirige todo o mundo

    2º – Futebol não é nem nunca será estatística!

    • André Pinho
      Posted Maio 29, 2014 at 10:48 am

      Futebol não é estatística, assim como desporto nenhum é estatística, nem tão pouco a economia o é, a meteorologia ou a medicina. A estatística é simplesmente a compilação da informação que dispomos para fazer previsões e tomar decisões. Se o modelo conseguiu os resultados explicados no final do post, tem credibilidade.

  • Unknown
    Posted Maio 28, 2014 at 6:33 pm

    Keep calm, Postiga resolve

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 6:32 pm

    Futebol não se joga com estatística. Lá dentro somos 11 contra 11 e só temos que acreditar, por mais difícil que seja. FORÇA PORTUGAL.

    Guilherme

  • Diogo Pires
    Posted Maio 28, 2014 at 6:32 pm

    Pode ser que saia o tiro pela culatra, Cristiano Ronaldo e companhai têm potencial para chegarem mais longe que a Inglaterra, o Uruguai e Holanda.

    Just my opinion

  • Anónimo
    Posted Maio 28, 2014 at 6:32 pm

    eles esquecem-se é que temos o melhor do mundo numa forma que poucos conseguem alcançar…

    Pedro Fernandez

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 29, 2014 at 1:39 am

      E copiado de Hulk!

    • Imparcial
      Posted Maio 29, 2014 at 1:38 am

      O Brasil tem uma defesa espectacular mas do meio campo para a frente não tem praticamente nenhum jogador que seja titular absoluto numa equipa de top, não percebo como é que são favoritos? Só por jogarem em casa?

      Ora vejamos Luiz Gustavo anda pelo Wolfsburgo, confesso que sou fan deste jogador e não é por aqui que não vão ganhar, mas continuando, o Paulinho fez uma segunda metade de época miserável e não tendo total a certeza acha que até perdeu o lugar nos Spurs, o Oscar também começou bem a época mas na segunda volta eclipsou-se, no jogo das meias finais frente ao Atlético até foi para a bancada, o Ramires para o Scolari conta para extremo, posição onde não tem rendimento nenhum. Hernanes e William são bons jogadores mas não são top. O Bernanrd é a quarta ou quinta opção do Shakhtar, já para não falar nos avançados, Fred e Jo? Estes nem seriam convocados em pelo menos7 ou seleções. Tem o Hulk e o Neymar? Nós temos o Ronaldo e o Nani!

      Eu colocaria o Brasil como favoritos mas bem atrás da Alemanha e da Espanha.

    • Filipe M
      Posted Maio 28, 2014 at 6:44 pm

      Já li que aquele festejo foi encenado para uma campanha publicitária.

    • Anónimo
      Posted Maio 28, 2014 at 6:37 pm

      Está com uns músculos bem definidos sim senhor, deu para ver no Sábado.
      Mário

Deixa um comentário