Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal volta a cair aos pés da Itália; Selecção mostrou garra e foi bastante superior mas não conseguiu quebrar a malapata; Ineficácia de Leitão e Cardinal foi determinante

Portugal perdeu a melhor oportunidade de chegar a um título internacional e, tendo em conta a idade de grande parte destes elementos, pode bem ter sido a última. 
Este podia ter sido o Euro de Portugal. A selecção nacional foi superior à Itália, mediu forças de igual para igual com a Rússia – a melhor equipa da prova – e podia aproveitar o menor fulgor da Espanha para chegar ao título.

Foi assim em 2010, em 2012 e não foi diferente em 2014. Ainda não foi desta que Portugal quebrou a malapata nos jogos com a Itália (nenhuma vitória em jogos oficiais). A selecção nacional perdeu nas meias-finais por 4-3, num encontro que foi uma fotocópia das partidas anteriores frente a este adversário. A equipa portuguesa foi claramente superior, mas a este nível não se admite tanto desperdício (Mammarella foi, mais uma vez, um obstáculo muito difícil de bater) e tantos erros infantis nos “pormenores” que decidem os grandes jogos.

No que diz respeito ao encontro, Portugal foi quase sempre superior, mas entrou logo a perder. A Itália, no primeiro remate, marcou (Gabriel Lima). A selecção nacional fez o mais difícil, que era dar a volta. Ricardinho fez o empate e Arnaldo deu a vantagem com que os comandados de Jorge Braz foram para o intervalo. Logo no início da segunda parte, novamente tudo empatado (golo de Sergio Romano). Na fase decisiva, a Itália voltou a ser mais feliz. Um ressalto permitiu o 3-2 a Gabriel Lima e Fortino, com um grande remate, fez o 4-2. A vida de Portugal estava muito complicada, mas Joel Queirós, já com 5×4, deu esperança às cores lusitanas. Até final, a nossa selecção bem tentou, mas vários falhanços inacreditáveis atiraram Portugal para a disputa do 3º/4º lugar.

Destaques: 


1º Ricardinho fez um jogo enorme e foi o patrão da equipa. Marcou, assistiu, defendeu e deu tudo em campo, mas tem o azar de os companheiros de equipa não estarem ao mesmo nível.
Acabou a melhor geração do futsal português. Mesmo que não seja a última grande competição de elementos como Arnaldo, Benedito, Pedro Costa ou Joel, daqui para a frente entrarão na fase descendente da carreira. Se pensarmos que, neste Europeu, os sucessores eram jogadores como Ricardo Fernandes, Bruno Coelho ou João Matos, a diferença de qualidade é preocupante.
Exibições medíocres de Leitão e Cardinal. O luso-brasileiro terá falhado cerca de 5/6 oportunidades escandalosas de golo, enquanto o pivot, com a sua falta de inteligência, conseguiu desperdiçar inúmeras boas jogadas. Foram os piores de Portugal. Resta perguntar por que razão , o melhor marcador do campeonato nacional, ficou a ver pela televisão.
 Em relação às naturalizações: Portugal não perdeu com a Itália por ser o Brasil C, mas sim por culpa própria. Até porque, se há Leitão naturalizado (jogador que nos grandes encontros tem dificuldades evidentes), podia perfeitamente naturalizar-se Divanei. Está há vários anos em Portugal, certamente veria com bons olhos representar a selecção nacional e seria uma clara mais valia.
Num jogo desta dificuldade, não se percebe a troca de guarda-redes ao intervalo. Benedito, apesar de tudo, dá muito mais garantias do que André Sousa. E voltamos a bater na mesma tecla: não há um guarda-redes de top mundial e que faça a diferença.

95 Comentários

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:40 pm

    Não tive oportunidade de ver o jogo, mas é desesperante o desfecho ser sempre o mesmo. Como dizem e bem, pode ter sido a última grande oportunidade para ganhar um título. Um pouco à imagem da selecção nacional de futebol, que tem este ano a última chance para fazer um brilharete.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:40 pm

      Acho que a grande oportunidade foi em 2004, onde tínhamos uma grande seleção e jogávamos em casa…
      Há vida para lá de Ronaldo e acho que daqui a 5/6 anos teremos uma seleção superior a esta.

      Em relação ao futsal, concordo plenamente…

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 8:36 am

      Se os jovens que temos a despontar, e que ainda estão a crescer (os com menos de 19/20 anos), conseguirem atingir uma fase de maturação aceitável, e serem determinantes nas suas equipas (Tobias, Bruma, Bernardo, Rony, Rafa, André Gomes, Ilori, Iuri, Paciência, entre outros), acredito que teremos um grupo tão forte como este, mas com a ausência de um jogador de outro nível, como é Ronaldo. Mas podemos ver exemplos como o da Espanha, que sem nenhuma super-estrela (talvez apenas Iniesta ou Xavi possam ter esse estatuto), e ter alguma esperança que tenhamos ainda antes de 2020 uma selecção de grande qualidade.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:42 pm

    A itália acaba por marcar o 2-2 e o 3-2 em jogadas com ressaltos. Depois Portugal falha cada golo inacreditável, e para finalizar há um canto "roubado" nos últimos segundos

    José Fontes

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:50 pm

      Quantos aos ressaltos… acontecem. Portugal marcou dois do golos onde a bola bate em defesas e acabam por trair o Mammarella.

  • Vermelho
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:42 pm

    Melhor jogo de Portugal neste Europeu e curiosamente não foi suficiente para a eficácia da Itália que se mostrou inferior à equipa das Quinas. Não se pode falhar tanto. Arnaldo com a experiência que tem nunca na vida pode fazer o que fez para originar o quarto golo Italiano, três jogos e em todos eles houve erros semelhantes a este. Agora é lutar pelo terceiro lugar.

  • André Rodrigues
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:43 pm

    Equipa de MENINOS! Frágeis na defesa, lentos a pressionar na posse de bola, fracos na finalização!

  • Manuel
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:44 pm

    Este Braz é mto, mas mto fraco.
    Deixar Ré, em super forma e melhor marcador do campeonato, e levar Cardinal e leitão, sem ritmo e em baixo de forma, é incompreensível!!!

    Isto não é uma selecção, é um conjunto de vacas sagradas

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:45 pm

    Penso que a derrota nao esta nos ressaltos ou no canto roubado, esteve sim nas inumeras ocasioes desperdiçadas por nos. Perdemos por culpa propria mas nao deixamos de dar uma grande imagem de Portugal.

    Francisco Sardo

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:46 pm

    Infelizmente Portugal sofre sempre do mesmo síndrome e por este motivo não consegue nada.
    Mais uma vez jogou melhor mas não aproveitou as flagrantes oportunidades que teve ao seu dispor.
    Acho que nós portugueses já estamos mais que habituados, morremos sempre na praia.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:46 pm

    Infelizmente já é um filme muito visto quando jogamos contra a Itália: muita bola, muitas ocasiões e muito Ricardinho,mas também muita falta de eficácia e erros Infantis.

    Cardinal falha sempre nos momentos decisivos e os nossos Guarda Redes são bem piores que o Italiano.

    slb1994

  • JPIRES
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:47 pm

    A este nível o Benedito tem de jogar o jogo todo por amor de Deus, o último golo seria defendido na certa. Outra coisa todas as outras seleções são só brasileiros que jogam mt, e que tal nós fazermos o Mesmo? Se é com leitoes não vale a pena.
    Qt ao jogo quem falha assim não merece passar. Só tenho pena do ricardinho que continua num nível assombroso e é prejudicado com leitoes carys e cardinal na sua equipa enfim

    • Miguel'zinho
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:55 pm

      O Leitao tambem é brasileiro!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:55 pm

      o ultimo golo? o golo que o benedito levou foi muito parecido, e nao foi tao colocado. este gr ja tinha estado bem no ultimo jogo, e hoje nao esteve assim tao mal. dois golos sao jogadores cara a cara eo ultimo e um canhao para a barra

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:07 pm

      O Leitão não é Brasileiro?…

    • JPIRES
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:18 pm

      Mas ninguem percebeu o que quis dizer?"e que tal fazermos o mesmo" tava a falar em ter brasileiros que realmente fossem bons e fizessem a diferenca fazendo referencia ao leitao

    • JPIRES
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:19 pm

      Mas nng percebeu o que quis dizer? Quando disse para fazermos o mesmo estava a falar em ter brasileiros que fossem de facto bons e fizessem diferenca como o fazem no resto das selecoes.fazendo referencia ao leitao

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:47 pm

    A vitoria da Selecçao Nacional era claramente merecedia, uma vez que foi dos melhores jogos neste Europeu e onde apenas a falta de eficacia impede que Portugal esteja na final. A Italia, apesar de alguns bons jogadores, mostrou que era inferior a Portugal, mas teve a eficacia caracteristica das formaçoes transalpinas.
    Ainda assim, cometeram-se alguns erros infantis e muitos deles individuais que acabaram por orginar os golos da Italia que frente a baliza falha muito menos do que Portugal.
    Deste modo, cai por terra o sonho de uma vitoria internacional deste grupo, uma equipa que tem muita qualidade, mas que ainda nao e desta que consegue essa tao ansiada vitoria (quem sabe se nao foi a ultima desta geraçao).

  • Suspeito do Costume
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:47 pm

    Epah, levaram o Leitão, lixaram tudo…

  • Mateus
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:48 pm

    Não é para estar a ser má onda, mas porque é que o André Sousa jogou na segunda parte o Benedito estava a defender bem na primeira. O Leitão a mandar bolas ao poste e o Cardinal a mandar para o ar, O ricardinho bem tentou, mas com alguns tipos que andam lá é difícil. Individualmente a Itália é melhor não há grandes dúvidas.

    Mateus

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:49 pm

    Diga-se ainda que esta Italia mais parece o Brasil.

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:50 pm

    Uma derrota injusta, Portugal fez uma boa exibição e teve oportunidades para marcar mais golos e levar de vencida a Itália em direcção á final, mas não fomos eficazes e também tivemos erros individuais que não se podem ter, principalmente o Cardinal que na minha opinião esteve muito mal, a Itália é uma Selecção "matreira" e fria e é muito eficaz, defendem bem e quando é preciso finalizar, eles têm a frieza necessária, marcaram mais e vão á final, é levantar a cabeça e seguir em frente, mesmo assim Parabéns Portugal!!!. :-)

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:07 pm

      Acrescento que acho vergonhoso, mesmo que as regras permitam, a Selecção Italiana ter tantos Brasileiros no plantel, ainda por cima numa competição que se chama Campeonato Europeu ou Euro.

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:51 pm

    Excelente oportunidade perdida. Culpa própria em exclusivo (3 golos cantados!)
    Arnaldo ainda é dos melhores elementos e para além do capitão destaco Ricardinho que merecia mais. Está no auge da sua carreira, fez um excelente Europeu e hoje teve uma exibição irrepreensível: fortíssimo nos duelos, decidiu sempre bem e revelou uma intensidade defensiva que não tinha.

  • Fábio Teixeira
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:52 pm

    O Ricardinho falou bem. Enquanto se continuar a cometer estes erros básicos, como o do Arnaldo de perder a bola no 4º golo, a Seleção não vai marcar presença na Final. Aliás, ele mais do que ninguém tem de estar chateado com a própria equipa, porque se fosse por ele, Portugal seguia em frente. Só as oportunidades que criou sozinho, é enorme.

  • Ricardo F.
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:54 pm

    Incrível. Sempre a mesma história. Somos superiores, mostramos melhor futsal e falhamos nos momentos decisivos. Vou ser injusto, porque os jogadores deram tudo, mas estou farto disto. É o sempre o 'quase'. Ficamos sempre a um pequeno passo, a um falhanço, a um golo sofrido de ressalto…Portugal não tem mentalidade vencedora. Aquela entrada na segunda parte foi desastrosa! Viu-se claramente que queriamos defender o 2-1…ridículo. Para que raio trocar o Benedito? E porque raio não se substituiu o André quando toda a gente viu que estava em dificuldades físicas? Mas nem vale a pena arranjar bode expiatório. E não, não é a sina, não é a malapata, não é a besta negra, porque essas coisas não existem…é a falta de mentalidade.
    Assinado por alguém que apoiou, como sempre, a Seleção do princípio ao fim mas que começa a ficar revoltado com as vitórias morais.
    SL

  • pedritxo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:58 pm

    as declaraçoes de ricardinho traduzem bem o que foi o jogo.

    Leitao e muito mau a finalizar e nao e por este jogo, e pelas fases finais que ja jogou por nos, ele e muito mau nesse capitulo, e sempre a mesma coisa, sempre a falhar.

    O Ricardinho jogou tanto, minha nossa

  • JN
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:59 pm

    Quando as selecções de futsal deixarem de ser Portugal contra Brasil A, Brasil B, Brasil C, Brasil D etc… Portugal será campeão Europeu.

    A selecção de cada país neste momento é o clube que melhor joga naquele país, tenham os jogadores a nacionalidade que tiverem.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:03 pm

      A xenofobia é uma coisa tão má nos outros.

    • Pedro Melo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:11 pm

      Mas qual xenofobia? Não vejo onde é que ele foi xenofóbico. Ele tem toda a razão no que diz. É preocupante que equipas como o Azerbaijão ou Rússia têm maioritariamente brasileiros na sua selecção. É um problema que tem de ser resolvido, retira todo o espírito da competição. Uma limitação do número de jogadores naturalizados por convocatória seria a meu ver uma regra essencial a ser implementada. Não faz sentido algum as selecções apresentarem 5 brasileiros no 5 inicial. É ridículo até.
      Aliás, esse problema ainda só não foi resolvido, porque é em benefício dos países ricos, imaginem se quem beneficiasse de tal coisa fosse Portugal..

      Esta derrota não me surpreende, com este seleccionador não vamos a lado algum.

    • JN
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:16 pm

      sim xenofobia criticar o facto de uma selecção desportiva não ser uma selecção mas um clube.

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 6:59 pm

    Alguem me explica como e que o Joao Matos joga a este nivel ?

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:03 pm

      Também não lhe consigo explicar.

    • Luis Rosa
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:11 pm

      Há 8 anos que me faço essa mesma pergunta.

    • Dédalo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:14 pm

      Qual o problema do João Matos queres explicar ou ser mais detalhado na tua analise?

    • Pedro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:19 pm

      Podes acrescentar a esse nome, mais 3 ou 4…

    • Rafael
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:30 pm

      Dá mesma maneira que jogam o Bruno Coelho, o Leitão e o Ricardo Fernandes por exemplo…

      Quanto ao post principal o Divanei já disse várias vezes que era um orgulho representar Portugal e à ultima vez que se falou do assunto disse mesmo estar magoado com a federação por não mostrar vontade de ajudar na naturalização!

    • Rafael
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:31 pm

      Dá mesma maneira que jogam o Bruno Coelho, o Leitão e o Ricardo Fernandes por exemplo…

      Quanto ao post principal o Divanei já disse várias vezes que era um orgulho representar Portugal e à ultima vez que se falou do assunto disse mesmo estar magoado com a federação por não mostrar vontade de ajudar na naturalização!

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:02 pm

      Dedalo, simplesmente acho que nao tenho qualidade. No Sporting enterra sempre a equipa quando joga, ja para nao falar no elevado numero de faltas de comete e de expulsoes que sofre. Ver Caio e Joao Matos ou Gonçalo e Matos e a agua e o vinho completamente. Por isso estranho o "hype" que este jogador tem nos treinadores que o orientam.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:32 pm

      Deves perceber muito de Futsal tu. Por detrás dos mágicos (Ricardinho) existem sempre os ajudantes e o João Matos é um fixo de grande qualidade, pode não fazer fintas bonitas ou ser um fora de série a atacar, mas certamente é dos melhores jogadores portugueses no processo defensivo. Falar por falar é fácil e o português na derrota gosta muito de falar, maior parte das vezes o melhor é estar calado.
      Gomes

    • Ace-XXI
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:44 pm

      João Matos é peça importante no SCP que nos últimos 4 campeonatos venceu 3 por isso alguma qualidade terá…

      Acima da tudo nao percebo como divanei nao é convocado porque de resto esta malapata com os italianos explicasse pela dificuldade que temos em contrariar o futsal cínico que eles tem se juntarmos a isso a tradicional "vaca" italiana esta encontrada a explicação.

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:46 pm

      Gomes, percebes tu de futsal. O Joao Matos e fraco, ponto. A qualidade de jogo do Sporting piora sempre que entra e na Selecçao nao e diferente. Como fixo e demasiado agressivo, com bola e limitado.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:04 pm

      Caro Gomes,

      desculpar-me-á mas João Matos é tudo menos um "fixo de grande qualidade". Pelo menos na seleção não joga como fixo e muito menos apresenta "grande qualidade".

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:49 pm

      Não é preciso perceber muito de Futsal para saber que o João Matos é fraco, quem viu jogar Gonçalo Alves ou Pedro Costa quando ambos estavam no top das suas qualidades sabe bem o que era um fixo de qualidade, coisa que o Matos não é.

      O Cary que é um jogador com características parecidas é muito melhor.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:59 pm

      Há aqui gente que percebe pouco de futsal. É um desporto demasiado específico para entrar em comparações fáceis com o futebol. Convém saber o que é estar dentro da quadra para perceber a pressão a que um jogador está sujeito quando tem a bola. Depois ouvem-se disparates como dizer que esta selecção italiana é a imagem do que é a sua selecção de futebol. O campo é demasiado pequeno para permitir que haja uma gestão da posse de bola como acontece no futebol. O que pode haver é uma mudança de estratégia que diz respeito às zonas em que é feita a pressão sobre o adversário.

      Quanto ao João Matos, não é o jogador mais dotado tecnicamente, mas nem só dos malabaristas se faz este jogo e em Portugal creio que só os jogadores de Benfica e Sporting (as únicas equipas profissionais senão me engano) estão preparados para estes níveis de exigência. Não estou a ser injusto com ninguém mas o futsal ainda é um desporto tabu neste blogue. É um desporto que exige tanto estudo que por vezes até cansa a quem o pratica. Não quero dizer com isto que é fechado à genialidade individual dos seus praticantes, mas quase todas as jogadas estão predefinidas.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:24 pm

      Eu como ex-praticante concordo plenamente que o João Matos é muito fraco, assim como o Leitão, quantos aos restantes obviamente que muitos deles estão já na curva descendente, agora há que trabalhar no sentido de criar opções. Gostava era que houvessem Europeus de Sub-21 por exemplo, para um crescimento sustentável de novos valores sem ser necessário esse recurso continuo a Brasileiros, porque sem xenofobias nenhumas, é demais!

      G_Star

  • Luis Rosa
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:06 pm

    Ricardinho disse tudo na flash-interview. Com erros individuais infantis e displicência na finalização, fica difícil chegar a finais. As grandes equipas fazem golos com meia oportunidade, nós precisamos de 10.
    Também porque há jogadores com qualidade bem abaixo do que seria necessário para manter o nível competitivo durante todo o jogo (João Matos, Leitão, Cary, Ricardo Fernandes, Gonçalo já em fase descendente, Bruno Coelho a melhorar este ano no Benfica mas muito insuficiente).

    Só acrescentaria que ao fim de tantos anos com um grupo mais ou menos estável e com o mesmo treinador já há 3 ou 4 grandes competições, continuamos sem saber fazer o 5 para 4 (bem como defendê-lo).
    E ainda que embora compreenda as rotações na baliza no mesmo jogo (há até uma certa tradição no futsal), numa meia-final em que temos um guarda-redes em altíssimo nível na 1ª parte, arriscar a troca para a 2ª, não me pareceu boa política. Independentemente de considerar o André Sousa um bom valor (talvez se esteja a preparar o futuro, mas há inclusive outras alternativas) é ainda inferior ao Benedito em várias situações de jogo (muito inferior a fazer manchas, precipitação a colocar bolas).

    Fica mais uma competição com boas amostras, boa entrega dos atletas, mas o amargo de boca no fim. Amargo de boca que é lugar comum a várias modalidades, talvez por nos ser característico a falta de sangue frio nos grandes momentos desportivos.
    Orgulhoso da prestação, ainda assim, e a torcer pelo lugar no pódio.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:09 pm

    este ricardinho e um jogador incrivel.

    quanto ao jogo, e ridiculo a finalizaçao da equipa. e que nem na baliza acertavam. a 2 metros da baliza sempre a mandar para cima. por amor de deus nao e assim tao dificil a baliza nao e assim tao pequena. e depois, quando os jogadores estao isolados tem a mania de mandar um biqueiro para o meio, como se o gr se fosse desviar. se colocassem a bola teriam mais hipotesses.
    jogadores que demoravam ter 2/3 segundos para orientar a bola. perdidas de bolas ridiculas, muitas delas poderiam ter dado em golos.

    agora e lutar pelo 3º. a equipa fez uma boa prova, nao sao maus, e guiados pelo ricardinho podem muito bem alcançar o 3º lugar.

  • Tiago Alves
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:12 pm

    O problema é que quando se mexe nos jogadores de campo do 5(Ricardinho,Cardinal,Arnaldo e Gonçalo) parece que o objectivo é não sofrer golos…

  • Dédalo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:13 pm

    Outro ponto crucial como já foi noutras ocasiões. O guarda redes. Não temos nenhum (e não vem com o Benedito – noutras fases finais falhou e mto) com nível europeu/mundial e em jogos decisivos nota-se mto.
    Quer o guarda redes italiano, quer o redes da russia, o espanhol (o anterior, não me recordo do nome) foram sempre elementos decisivos. e neste jogo ene situações de lances na cara do redes italiano que rapidamente fecha o angulo e cai em cima fechando angulo. Portanto sim de facto houve lances que a finalização foi menos boa, mas tb a defender n somos top.

    Globalmente Portugal em cima do jogo. Excelentes movimentações com boas janelas para conseguir jogar depois numa ala isolando um elemento (mtas vezes o Ricardinho) podendo usar o 1X1 ou a bola no 2o poste.
    5 para 4 bem feito por Portugal, com itália a ter dificuldade na leitura de onde a bola ia entrar e que espaço seria ocupado pelo ricardinho e a tb a troca do cardinal com o leitão. Gostei de ver esta variante de 5 para 4.

    Portanto Parabéns a equipa mas de facto não temos infelizmente uma equipa tão coesa que nos permita ainda lutar com Italia, Espanha, Brasil. Falta um redes top, falta cinismo e tranquilidade qdo em vantagem.

  • João Dias
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:17 pm

    Fomos eliminados por culpa propria.
    O Leitao e o Cardinal fizeram uma exibiçao muito , mas mesmo muito pobre.Nada lhes saiu bem.O Ricardinho bem puxava mas os colegas nao tinham pedalada para o seu futsal.
    Estamos condenados a ser a seleçao do quase.E no futebol,no hoquei, no futsal, no tenis…Em tudo.Na hora H .sucumbimos sempre.ENFIM!

  • Phelps
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:31 pm

    Já que estamos a falar de Portugal. Porque é que não posso votar em Portugal como candidato a vencer o mundial ? É que estar lá o Gana e não estar Portugal é no mínimo ridículo.

    Quanto a este jogo, o treinador é fraco. Não sei se vai continuar, mas na minha opinião era rua com ele. Já tinha falado com um colega em naturalizar o Divanei e no erro que foi não ter mantido o Benedito a jogar. Pode não ser um Mammarella, mas é o melhor que nós temos. O 3º golo foi claramente um frango.

  • José
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:38 pm

    Acho bastante infeliz o destaque 5: André Sousa é o melhor guarda-redes português da actualidade e só perde para o João Benedito na experiência, que já está na curva descendente da carreira.
    E porque o jogo não são só os lances de finalização, pareço ser o único a achar que o Leitão é dos melhores ao nível da tomada de decisão e se formos a ver o desempenho de Leitão ao longo do jogo, inúmeros contra-ataques iniciaram com o primeiro passe de Leitão.
    Já de Cardinal concordo com as opinião geral, que apenas em forma é útil porque fora de forma é um jogador que revela uma enorme falta de inteligência.

    Nota de destaque para Ricardinho, que se fizemos o campeonato que fizemos, muito se deve a ele e hoje deveria ter ficado Ricardinho 3 – Itália 4

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:38 pm

    Divanei era um reforço tremendo, sem duvida.

  • Jeremy
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:41 pm

    Se esta for a última grande competição de elementos como Pedro Costa, Arnaldo, Gonçalo Alves ou Joel é pena não terem conseguido ir mais longe, ainda para mais fomos eliminados por uma equipa que nos foi inferior (o que tem acontecido constantemente nas grandes competições de Futsal).

    O Ricardinho é qualquer coisa de assombroso, um dos melhores do mundo, joga e faz jogar… Aliás tenho visto pouco o campeonato pois desde que ele saiu do meu clube perdi todo o interesse na modalidade, um jogo com ele é outra coisa em termos de espetacularidade. Sem qualquer dúvida o melhor Português de sempre.

    Alguém sabe como anda a jogar em Espanha? Se não é o melhor dom campeonato deve andar perto…

    O Arnaldo surpreendeu-me, perdi-lhe o rasto desde que saiu do Benfica, mas continua o mesmo jogador, grande raça e qualidade, até a velocidade continua lá.

    Foi pena a lesão do Joel, ele é um finalizador excelente, um dos melhores rematadores (não é um pivot como se disse aqui mas sim um ala), se tivesse podido jogar mais minutos teria sido importante.

    Com a pouca utilização do Pedro Costa, falta-nos um fixo de grande qualidade que organize o jogo, tinha que ser o Ricardinho e ele é necessário nas alas para desequilibrar.

    Não se percebe a troca de guarda redes ao intervalo, o Benedito é super experiente e um grande guarda redes nos grandes jogos, este que entrou nunca me pareceu grande coisa, a única qualidade é jogar bem com os pés. Mesmo o Bebé dá muito mais garantias para segundo guarda redes.

    Se o Leitão (jogador banal) não é português e vai, o Divanei tem que ir (nesta equipa só Ricardinho é melhor).

    O problema é que quando os jogadores mais velhos se retirarem nunca mais vamos fazer nada de especial, o Ricardo Fernandes, João Matos são banais e não estou a ver grandes promessas nem no Benfica nem no Sporting. O único que tem qualidade desta nova geração é o Cary.

  • RG
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:43 pm

    Bons pontos…..faltou apenas tocar no ponto 6- Que faz constantemente G. Alves nas convocatórias? e no 7- Quem é Jorge Braz e o que faz achar ter qualidade para ser seleccionador?

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:03 pm

      Também desconheço o CV de Jorge Braz.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:02 pm

      O que sei dele foi que foi durante muitos anos adjunto do antigo selecionador, creio que nunca treinou nenhum clube, mas posso estar enganado.

      Qual é o problema em convocar o Gonçalo (um dos melhores fixos de sempre em Portugal)? O Matos é que deve ser bom…

      E hoje não me parece que o treinador tenha grande culpa, jogamos melhor que os Italianos, ele não tem cupa que o Leitão falhe 2 golos de baliza aberta ou o Cardinal não meta um remate á Baliza, para além disso teve o azar da lesão do Joel.

      A única coisa que eu concordo é que se o Leitão é naturalizado o Divanei também deve estar.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:35 am

      Jeremy, Leitão é naturalizado, mas atenção que é um caso diferente do de Divanei. Leitão têm ascendência portuguesa, julgo que de uma avó. Divanei não tem qualquer ligação ao nosso país a não ser o facto de jogar cá em Portugal. Aliás, Leitão começou a ser falado quando jogava no Lobelle de Santiago e foi descoberto por Orlando Duarte.
      Agora, Jorge Braz, concordo inteiramente, pode perceber bastante da modalidade, não discuto, mas a selecção denota as mesmas lacunas que tinha com Orlando Duarte, o que significa alguma coisa está a falhar… Ricardinho é excelente, mas só ele é incapaz de carregar uma equipa às costas.
      Saudações
      Crow

  • fideliscp
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:45 pm

    Li algures que o benedito està no top 10 mundial de guarda redes, se calhar li mal…tirando o ricardinho e o arnaldo e fossem todos os restantes tão decisivos como o benedito se calhar tinhamos passado na boa.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:38 am

      Esteve nomeado para tal, quem ganhou julgo que foi o guardião "russo" Gustavo, assim como o Sporting para a melhor equipa, cujo título foi ganho pela equipa de César Paulo e Diece, antigos jogadores do Benfica e Nuno Dias para melhor treinador, cujo título, também não ganhou
      Saudações
      Crow

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:53 pm

    não concordo com o dizem sobre Leitão, pode ter falhado mais apareceu no sitio certo e é muito regular a defender, e fantastico a jogar o 5 para 4 quer ofensivo quer defensivo.

    Sérgio

  • bruno teixeira
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:12 pm

    Somos muito bons é verdade, somos a seleçao do futsal bonito, a seleçao que todos gostam é impossivel algum apreciador de futsal nao gostar, mas..
    Temos um futsal muito diferente das outras 3 equipas que estavam presentes nas meias-finais e ja deu para perceber, pelos resultados não pela beleza do jogo, que quem está certo são eles não nós.
    Sinceramente so vejo uma soluçao para um dia podermos vencer algo é ter um SELECIONADOR "DELES" um italiano ou um espanhol que veja o que o jorge braz nao vê, sempre a sofrer golos de bola parada e sempre a defender à zona. Para nao falar da inaceitavel a troca de guarda redes.
    Ricardinho… simply the best, vi o jogo num canal brasileiros e os comentadores estavam malucos, incrivel, jogador de futsal mais completo do mundo.
    Mas muito orgulho nesta seleçao deram tudo, falta a competência que tem de lhes ser incutida por um treinador de qualidade

  • Manuel
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:13 pm

    Gosto mto de Dinanei, até pq defende, e bem, as cores do meu Sporting, mas sou absolutamente contra a naturalização!!!
    Temos bons jogadores em Portugal, mas infelizmente não se percebe pq razão são ignorados.
    Os casos de Ré e André Machado são gritantes

  • David Gomes
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:20 pm

    Quanto aos GR acho que para titular o Benedito ainda está num nível muito bom e isso viu-se. No entanto os suplentes não apresentam claramente o nível dele numa competição com esta exigência

    Quanto às naturalizações, Divanei seria um upgrade muito bom para a nossa selecção. não há nenhum organizador de jogo nem ninguém com a qualidade de passe/ último passe dele na nossa selecção. Da mesma maneira que não havendo Ricardinho não há mais nenhum desiquilibrador acho que o Deo ainda fazia lá uma perninha. Marcão também era uma boa para o lugar do Cristiano ou do André (ainda está verdinho mas vai certamente será o futuro GR da selecção), que apesar de terem qualidade suficiente para a liga portuguesa ainda são curtos para estas andanças. E mesmo o Caio Japa podia não ser uma má opção, apesar de ser limitado ofensivamente não não temos ninguém que defenda tão bem como ele.

    Por fim, alguns jogadores não têm claramente nível para esta competição, casos do Ricardo Fernandes e do Bruno Coelho. Depois há outros que são um pouco melhores que estes, têm qualidade mas não deixam de ser curtos, que são o Pedro Cary o Gonçalo Alves. E se incluísse aqui o Pedro Costa, o Leitão e o Cardinal (este tem muita qualidade mas a sua inteligência e capacidade de decisão não dão para mais) também não era nenhum crime

  • D.E.
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:36 pm

    Há uma coisa que também deveria ser explorado. Até que ponto estas prestações não são algo cultural/psicológico. A selecção tem sido sempre assim. Nos clubes, tirando o Benfica à uns anos, vemos sempre o mesmo filme, dominio português, cinismo dos outros e acaba a ser o jogar como nunca perder como sempre.

    Algumas notas:
    1º – Leitão no ano passado no Sporting já estava a jogar assim. Parece ser um bom elemento no balneário mas, neste momento, é um jogador demasiado perdulário. Jão não é o jogador que à uns anos vi a derrotar o Benfica nos Playoffs.
    2º – Se Divanei estiver disponivel para jogar por Portugal é algo que deve ser aproveitado. O ser brasileiro ou ser do raio que o parta é um discurso que, nós portugueses, não podemos nem devemos falar. Quantos portugueses nasceram nas ex-colónias? Temos que parar de nos armar estupidamente em calimeros.
    3º – A qualidade da próxima geração portuguesa não está, na minha opinião, tão em causa quanto se diz. Não digo que devemos esperar por Ricardinhos e Beneditos a dar com pau. Se vier um já é sorte. Mas existem jogadores que caso tenham minutos podem ser interessantes.
    4º – O campeonato português nos ultimos anos eram passeios para o Benfica e Sporting. Nestes dois últimos anos a coisa começou a ser diferente. A chegado do Sporting de Braga e do Rio Ave e o trabalho realizado pelo Fundão (e este ano pelos Leões de Porto Salvo) estão a dar mais brilho ao campeonato. Se assim continuar, a qualidade de os jogadores terá obrigatoriamente de aumentar e, com isto, a seleção terá muito com que trabalhar

    • David Gomes
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:03 pm

      o Leitão não jogou no sporting o ano passado

    • Leon
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:20 pm

      David Gomes, o Leitão jogou sim senhora no Sporting no ano passado, apos conquistar o titulo de campeão nacional viu o seu contrato rescindido / não renovado e foi para o Marca de Itália… Entretanto Acho que já mudou de clube outra vez…

      Elton Alves

    • David Gomes
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:30 am

      tem razão Leon, fiz confusão. peço desculpa aos 2

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:41 am

      O Leitão mudou de clube, porque o Marca fundiu-se com outra equipa, Montesilvano, julgo eu, no que resultou que alguns jogadores saíssem, caso do Leitão que foi para o Acqua&Sappone e do Marinho que também saiu
      Saudações
      Crow

    • RG
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:19 am

      Marca não se fundiu com outro clube. Apenas resolveu que os custos eram insuportáveis e vai terminar campeonato com os sub21 e possivelmente não terá equipa sénior na próxima epoca

    • Miguel
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:36 am

      O marinho tambem era um jogador que daria mt jeito a selecção mais que o ricardo fernandes/joao matos

  • Diogo Leite
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:17 pm

    Portugal perdeu por culpa própria, ponto! Não há que justificar com naturalizações! Primeiro continuamos a falhar tantos golos e não dá assim (Ricardinho disse o mesmo no final do jogo!) e, segundo, o treinador continua a inventar (é inexplicável o porquê de tirar o Benedito depois do intervalo em todos os jogos e não pode dar minutos num jogo destes a jogadores como o Ricardo Fernandes)

  • slb1994
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:22 pm

    Agora com mais tempo e com a análise da Visão de Mercado, partirei para uma análise mais aprofundada.
    Em relação ao jogo, pouco mais há a dizer – uma autêntica réplica das ultimas grandes competições internacionais, com Portugal a ser muito "anjinho".
    Seguindo os pontos da VM:
    1 – Se há alguém que merecia ganhar o europeu, era Ricardinho. Que jogador fantástico! Fez a sua melhor competição internacional a nível de seleções, espalhando magia em todos os jogos. Revela também uma maturidade assinalável.
    2 – Concordo totalmente. Há que ver as coisas como elas são, e não tem aparecido jovens com a garantias dos jogadores referidos. Tivemos uma oportunidade de ouro para ganhar o europeu ( com uma Itália e Espanha abaixo de competições anteriores) tal como no futebol tivemos em 2004…
    3 – Já não é de agora que temos esse problema. Cardinal nos grandes momentos desperdiça, desperdiça e desperdiça. Já Leitão nunca foi um grande jogador, e então em baixo de forma …
    4 – Divanei é dos melhores jogadores do campeonato e seria uma clara mais valia para a seleção. Não sou muito a favor das naturalizações, mas…
    5 – Benedito é uma espécie de Artur no Benfica. Nunca o achei nada de mais. Talvez não haja melhor a nível nacional, mas a diferença para Mamarella é assombrosa

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:47 pm

      O problema do Benedito é simples, não tem estatura física, se reparares os melhores são ou eram guarda redes grandes e com boa estampa física (Amado, Mamarella), o Benedito tem qualidade mas ocupa pouca baliza.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:16 pm

      É um bom ponto de vista.
      Há alguma alternativa credível aos que foram convocados?

    • João Lains
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:08 am

      O Benedito fez uma exibição extraordinária, as fases do jogo em que a Itália conseguiu criar mais situações foi na primeira parte e ele respondeu sempre bastante bem. Agora o que não me parece que faça sentido, pelo menos numa fase tão adiantada de uma competição como esta, é promover a troca dos guarda-redes. O factor confiança faz uma diferença gigantesca nos guarda-redes e depois de fazer tantas defesas durante a primeira parte, o Benedito devia estar com os níveis altíssimos. Qualquer guarda-redes sente isso, quantas mais defesas faz, mais difícil se torna batê-lo.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:46 pm

    é fácil ver um jogo, chegar aqui e desatar a descasar!

    a maioria dos jogadores acaba por acusar a falta de competitividade do nosso campeonato. Falta de ritmo competitivo e deficiente formação.

    Aqui em Guimarães tem um clube simpático chamado Piratas de Creixomil que estiveram na primeira divisao época passada e que sem recursos, pessoas formadas na área do Desporto nem profissionais consegue ser das melhores escolas de formação.

    Sintomático do mau trabalho que outros fazem (ou não fazem simplesmente).

  • Amaral
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:55 pm

    Eu disse antes do campeonato que se deveria fazer um tipo de jogo como o do Sporting (Mostra que é possível ser uma das melhores equipas do mundo a jogar sem Pivot)
    Ainda para mais quando tínhamos o Cardinal em baixo de forma, o Joel Queiroz lesionado, e o Leitão não tinha lugar no Sporting porque haveria de ter na seleção!

    Com o tipo de jogadores que temos (Paulinho ter ficado de fora da convocatória acho incrível) seria o melhor a fazer, mas é apenas a opinião de um simples espectador de Futsal.

    Nao desvalorizando o que a seleção fez, mas numa modalidade onde ha tão poucas selecçoes de topo, chegar apenas a uma meia-final nunca poderá ser positivo.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:58 am

    Este blog é um espaço de excelência no que diz respeito ao desporto.

    Contudo, relativamente ao futsal denota-se alguma falta de conhecimento.

    1º Convocatória: Tirando a não convocação do Paulinho (Sporting), acaba por ser uma lista muito aceitável. Para aqueles que defendiam a convocação de elementos que tem realizado um bom campeonato, como o caso de Ré e André Machado, relembro aquilo que foi o desempenho do Nandinho (Modicus) no Mundial 2012 um autêntico desastre, devido à falta de experiência internacional. Salienta-se que Bruno Coelho (Benfica) um dos melhores jogadores do campeonato até ao momento deixou muito a desejar neste Europeu.

    2º Seleccionador: Jorge Braz cumpriu o objectivo mínimo alcançar as meias-finais, não conseguindo ir mais além, a tal superação ( regra geral no desporto português "morremos na praia"). Embora não concordo com muitas das suas opções, merece continuar caso deseje permanecer.

    3º Jogo contra a Itália: Nos confrontos a eliminar contra os italianos tem nos acontecido um pouco de tudo, sendo que só o resultado final, a nossa derrota mantenha. Muitos dizem que é falta de sorte, outros que é nossa malapata. Para mim o nosso maior adversário contra os italianos é o psicológico dos nossos jogadores, por mais do que uma vez fomos superiores na maioria dos 40minutos e falhamos novamente.

    4º Resposta a críticas aos: ANDRÉ SOUSA (Fundão) é um grande guarda-redes, demonstrando isso neste Europeu, não podendo fazer mais nos golos sofridos. Claramente é o futuro guarda-redes da selecção.
    GONÇALO ALVES (Benfica) e JOÃO MATOS (Sporting) ocupam ambos a posição de fixo, sendo a léguas os dois melhores jogadores portugueses nesta posição, dois grandes campeões, o futsal também é táctico.
    CARDINAL(Sem Clube) ocupa a posição de pivot, mesmo estando em baixo de forma é um upgrade em relação a qualquer potencial seleccionável.
    LEITÃO (Acqua Sapone) é um jogador que não aprecio, mas é bastante útil nesta selecção visto que é um jogador irrepreensível em termos tácticos, e nos períodos que dominámos a Itália ele esteve sempre em campo. Contudo, foi demasiado perdulário como é seu hábito.

    EM SUMA: Em futuros jogos deste calibre não temos que pensar na táctica A ou B, em jogar aberto ou fechado, mas sim GANHAR. Não vale a pena estar a martirizar esta selecção, mas sim apoiá-los e tentar fomentar o espírito de emigração em jogadores como Pedro Cary, Bruno Coelho, entre outros.

    Rúben

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:25 am

    Se não conseguimos mais que isto (não falo só desta competição, mas também das anteriores) com uma geração com Ricardinho, Arnaldo, Joel Queirós, João Benedito e Cardinal, entre mais um ou dois acima da média que tínhamos… então daqui para a frente a tendência é piorar (apesar do nível do Futsal estar a crescer e a modalidade a evoluir, não quer dizer que os executantes do nosso país tenham substitutos à altura para os jogadores que referi).

    É uma pena.

    Só não concordo com o VM quando diz que não temos um guarda redes de classe mundial, quando ainda à poucas semanas o Benedito estava entre os nomeados para essa categoria. É pena é que mesmo depois da fase de grupos, o seleccionados tenha insistido em trocar sempre de guarda redes ao intervalo…

  • MM
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:47 am

    numa competição desta importância e deste nível é impensável trocar de guarda-redes ao intervalo. não faz sentido um jogador que está quente e que "engatou" ser substituído por outro, que por muita experiência que tenha (ou não) irá entrar sempre a frio e nervoso. ou jogava o benedito o jogo todo ou jogava o andré sousa.
    depois o leitão continua a parecer-me um jogador normalíssimo, se era para naturalizar, que fosse o divanei, que é sem dúvida acima da média. o cardinal tem tanto de bom jogador como de pouco inteligente.
    é pena um dos melhores do mundo (neste momento talvez o melhor) não ganhar um título desta importância, mas não pode fazer muito mais que isto. termos o ricardinho na equipa mas está acompanhado dos limitados bruno coelho, João matos, leitão, não há milagres…

  • ArturV
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 11:07 am

    Quanto às escolhas do selecionador é fácil fazer de outra forma e dar alternativas, mas é difícil saber quem tem razão.
    Escolher não levar jogadores naturalizados é aceitável. O facto de as outra seleções fazerem diferente não nos obriga a fazê-lo.
    Levar estes jogadores é porque priveligiou o espirito de grupo e a experiência. Quanto a mim é mais uma vez aceitável a preferência do JB

    Quanto à troca de GR ao intervalo acredito que seja para manter o nível de concentração mais elevado. Com o cansaço perde-se lucidez, e se o JB acredita que os GR têm um nível de qualidade idêntico (como eu acho) é uma opção que faria sentido. Nos jogos anteriores resultou perfeitamente. Neste não, mas não me parece que a exibição do André Sousa tenha sido má, a do Benedito é que foi fantástica na primeira parte.

    Quanto ao jogo há que dar o mérito à forma como nos superiorizamos em relação à Itália a nível ofensivo, mas tivemos muito mal a nível defensivo (penso q foi o vampeta 2x a entrar no 2º poste, uma das vezes até chocou contra o Benedito, e outra o Romano que deu o 2-2 para a Itália) e cometer os erros que cometemos é francamente mau. Daí compreender as palavras de Ricardinho, mas achar que esteve mal em falar daquela maneira depois do jogo. Outra coisa que falta é pressão e disputar segundas bolas. Quando há um remate à baliza os jogadores portugueses não procuram o ressalto, a única vez que me lembro de ver alguém fazer isso foi o Arnaldo no 2º golo. Jogamos um futsal muito parado, em nada igual ao resto da europa. Não acho que seja pior, é apenas um estilo, cada um joga com o que tem, mas focamos muito o nosso jogo na bola, e não nos espaços. Fomos maus nas marcações e jogamos um 4-0 fraco. Se não fosse o Ricardinho não faço ideia do que sairia desta seleção, muito sinceramente.

    Quanto ao torneio fiquei desapontado com as exibições frente à Holanda e à Ucrânia, mas cumprimos os objectivos.

    Benedito- Esteve bem no torneio. Especialmente no jogo contra a Itália. Não sei como é que o VM diz que não temos um GR de nível mundial. Fez um torneio melhor que o Gustavo, e o próprio Mammarella esteve mal no 1º jogo, apesar de ontem ter estado fantástico.
    Bruno Coelho- Boa fase de grupos, mau jogo de ontem.
    Carnidal- Desperdício de talento. Bom jogador a pivô, mas mal na concentração defensiva e ontem esteve mal em algumas opções que tomou (não se pode rematar fraco ao Mammarella, é dar a bola ao adversário). Acha-se melhor do que é. E as picardias dele com os adversários são absurdas e indesculpáveis.
    Gonçalo Alves- Não fez um mau torneio, mas esperava mais dele, pareceu-me um jogador banal em certas alturas. Sei que é melhor do que aquilo que mostrou.
    Leitão- Mais do mesmo. Muito perdulário, não dá para mais.
    Arnaldo- Boa luta, bom espírito, mas nota-se já a baixa de forma. Tem muito para oferecer à equipa, mas opta demasiadas vezes pela solução individual.
    Ricardinho- O que há para dizer? Jogador com maior qualidade neste torneio, faz mais diferença o Ricardinho no nosso futsal que o CR7 no nosso futebol. Sem ele quase de certeza que não estariamos no top5 mundial.
    Ricardo Fernandes- Torneio muito mau a meu ver. Não sei se foi nervosismo ou só falta de qualidade.
    Dos que não falei é porque considero que não fizeram a diferença.

    Perdemos uma boa oportunidade de conquistar o campeonato europeu. Europeu em que as grandes seleções desiludiram e algumas pequenas surpreenderam pela positiva. Este europeu vai ficar marcado pelo equilíbrio.

    Não devia haver 3º/4º lugar, ninguém quer disputar aquilo.

    FORÇA PORTUGAL.

    Cumprimentos.

  • Dr. Bayard
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 11:41 am

    Acho um piadão falarem do Ré!
    Melhor marcador, ok, e depois?… Leva-se para um Europeu um jogador semi-profiisional (ou mesmo, amador) e deixa-se em casa jogadores que treinam 2 vezes por dia? O Ré apareceu agora, ainda se vai ver o que vai dar.

  • Dédalo
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:26 pm

    Para mim o Benedito é mal batido no 1o golo. Assim como o André é mal batido no 3o golo. E qdo digo mal batido não digo frango, mas um GR top faria mais na minha opinião.

    Qto a estrutura de 4-0 fraco. Não me parece que seja mais adequada até pq em muitos momentos fixavas o pivot (Cardinal) portanto n seria um 4-0 claramente.

    Outra questão é a parte defensiva. Portugal defende a zona qdo a maioria dos jogadores (do SLB e SCP) estão habituados a defender homem a homem com trocas pontuais. Eu pessoalmente prefiro ver equipas a defender em marcação indiviual.

  • ArturV
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 2:56 pm

    Quanto ao 1º golo discordo totalmente com o facto de ser mal batido. Ainda por cima depois de me lembrar dos golos sofridos ontem pelo "melhor do mundo".

    Eu sei, quando eu falei no 4-0 estava era a dizer que quando jogamos sem pivô (Cardinal no banco, e Leitão sem estar fixo) jogamos um 4-0 nada dinâmico, sem desiquilibrios. Embora esse sistema tenha sido pouco utilizado.

    Concordo, mas não é uma opção muito adotado em seleções e na liga espanhola (nas outras ligas não sei).

    • Dédalo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:57 pm

      A defesa individual? se pensares nas melhores equipas do mundo todas eles defendem individual. fazem trocas logicamente mas em situação de corte pela frente acompanham sempre (é assim q defines se defendes zona ou individual).

      em relação aos redes (aceito como é lógico a tua opinião) mas sugiro te ires veres as fases finais do Benedito e comparar com os redes de Espanha, Italia, Russia… acho honestamente incomparável. Atenção que não defendo que seja apenas essa a diferença. Lógico que a finalização foi medíocre nesta meia final.

      Em relação a jogar 4-0 é preciso mto pedal….e não sei se Arnaldo, Joel, Gonçalo, Cardinal, Leitão…tinham andamento para fazer o tal 4-0 dinamico, com saídas constantes, aproximações ao centro, saídas novamente. Portanto para os jogadores escolhidos acho que o esquema tatico foi o ideal.

    • ArturV
      Posted Fevereiro 8, 2014 at 12:21 pm

      Aceito. Eu não defendo que Benedito esteja ao nível dos outros, só acho injusto como foi analisado aqui no VM, como se estivesse estado pior do que outros, como se fosse culpado de algum dos golos (sei qual é a tua opinião, a minha é outra), quando vi outros terem prestações piores neste mundial. Em relação ao sistema táctico acho que temos a mesma opinião.

Deixa um comentário