Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Português considerado o quarto melhor lateral da Europa

Para baralhar as contas de Fernando Santos? O jovem ex-Vitória tem realizado uma excelente temporada (marcou presenças várias vezes no 11 da jornada) e a sua polivalência é sempre uma mais-valia numa fase final.

Ricardo Pereira, que representa o Nice por empréstimo do FC Porto, foi considerado o quarto melhor lateral da Europa pelo ‘Observatório do Futebol’, que analisou a performance dos defesas dos cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha). Tendo em conta critérios como a eficácia, recuperação defensiva, passe, iniciativa, oportunidades de golo criadas, remate, o português esta época só foi superado por Filipe Luíz (Atlético de Madrid), Philipp Lahm (Bayern Munique) e Dani Alves (Barcelona), ficando à frente de Marcelo (Real Madrid), Marcos Alonso (Fiorentina), Abate (AC Milan), Kolarov (Manchester City), Jordi Alba (Barcelona) e Lulic (Lazio). No que toca a defesas centrais, Matt Hummels (Borussia Dortmund) lidera a estatística, à frente de Thiago Silva (PSG) e Otamendi (Manchester City). Alaba (Bayern), Roncaglia (Fiorentina), Godín (Atlético Madrid), Koulibaly (Nápoles), David Luiz (PSG), Umtiti (Lyon) e Sakho (Liverpool) completam o Top 10.

40 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 6:11 pm

    Este homem até a central joga bem se for preciso! Dos tais que compensa a falta de técnica com a inteligência.

    AL

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 4:02 pm

    Gosto muito de ver o Ricardo a avançado na sub 21 do Rui Jorge, acho que tem um poder de decisão na frente que não devia ser desvalorizado, o que lhe permite somar golos e assistências com facilidade, um pouco ao estilo Pedro Rodriguez. Gostava que integrasse o plantel do Porto no próximo ano como extremo, uma vez que Brahimi vai sair, Corona é muito irregular e Varela e Marega não têm a qualidade mínima necessária para integrar o plantel.

    Pedro Bala

  • João Neves
    Posted Maio 2, 2016 at 3:30 pm

    A evolução defensiva do Ricardo este ano foi fantástica, e não esquecer que jogou muitos mais jogos na esquerda que na direita. Defensivamente nem tem comparação com o Layun.

    Absurdo foi o negócio do Porto que o emprestou até 2017 e agora tem de certeza de compensar o Nice a sério para o recuperar antes do tempo.

  • Pereira FCP
    Posted Maio 2, 2016 at 3:10 pm

    Penso que Ricardo poderá ser o futuro lateral direito do Porto, para o ano deve continuar no Nice e evoluir numa equipa boa e num campeonato competitivo!

    Está a ganhar rotinas de lateral, apesar de atuar na esquerda esta época.
    Maxi não caminha para novo, é Português, conhece bem o clube e atualmente não há grande qualidade na posição de lateral direito, pode ser interessante

    • Pereira FCP
      Posted Maio 2, 2016 at 3:40 pm

      Nuno Pinto, duvido que David Bruno alguma vez jogue na equipa principal do Porto, mais depressa jogaria o Victor Garcia

    • Pedro Melo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:34 pm

      Peseiro? alguém acredita nisto?

    • João Neves
      Posted Maio 2, 2016 at 3:31 pm

      Para bem do Porto espero que não seja o Peseiro a escolher.

    • Nuno Pinto
      Posted Maio 2, 2016 at 3:24 pm

      Na minha opinião, David Bruno é a melhor solução para lateral direito do Porto.

      Lopetegui dispensou David Bruno e Ricardo e optou por Maxi, agora para a próxima época será Peseiro a escolher.

  • Kacal I
    Posted Maio 2, 2016 at 2:59 pm

    Gostava que o Ricardo Pereira regressasse e fosse a alternativa ao Maxi ou então até o titular na lateral esquerda, mas não é provável que seja titular e o melhor é continuar mais 1 ano pelo Nice e continuar a jogar com regularidade e evoluir, depois talvez volte para assumir o lugar do Maxi. Sendo assim até podia ser chamado à selecção e seria uma mais-valia até pela sua polivalência mas como nunca foi chamado é complicado.

    • Kacal I
      Posted Maio 3, 2016 at 12:49 am

      Pereira FCP,

      Isso concordo a 100%, no futuro terá que ser levado em conta e já na próxima época, caso continue a jogar com regularidade e a exibir-se a este nível, poderá ser opção na selecção e a sua polivalência é um "trunfo" a seu favor, sem duvida.

    • Pereira FCP
      Posted Maio 2, 2016 at 8:23 pm

      Não me recordo se foi utilizado, mas se foi teve poucos minutos, também não acredito que agora seja chamado, mas é uma hipótese a ter em conta no futuro, pela qualidade e polivalência

    • Kacal I
      Posted Maio 2, 2016 at 5:03 pm

      Pereira FCP,

      Ah foi? Confesso que não me lembrava disso, ainda assim não jogou (certo?) e não tem sido presença habitual nas convocatórias ou tido minutos suficientes, era mais a isto que me referia e é normal que o seleccionador prefira nomes como Vieirinha, Cédric, Eliseu e Guerreiro que têm sido sempre (ou quase sempre) chamados e têm jogado, mas por mim até o levava ao Euro pela época que fez e pela sua qualidade, idade e polivalência, claro.

    • Pereira FCP
      Posted Maio 2, 2016 at 3:41 pm

      Kacal pensas exatamente como eu, mas enganaste-te aí num ponto, ele foi chamado a seleção nao penúltima convocatória, substitui alguém que não me lembro neste momento quem foi

  • Diogo Palma
    Posted Maio 2, 2016 at 2:19 pm

    Se o Ricardo Pereira tem jogado assim tao bem (nao posso opinar porque vi poucos jogos do Nice e nos que vi estive mais atento ao Wallyson e Ben Arfa) devia ir à seleçao.

  • Pedro Fernandes
    Posted Maio 2, 2016 at 2:14 pm

    Este estudo é referente a esta época apenas? Se sim não colocaria Otamendi à frente de Alderweireld e, ainda mais grave, Roncaglia (ainda por cima foi considerado o melhor na Serie A pelos vistos) e detrimento de Bonucci, Barzagli ou Miranda… ao menos está lá o Koulibaly.

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 2, 2016 at 5:56 pm

      Absurdo? Pelos vistos quem não vê a EPL és tu. Tenho sido só o melhor central na melhor defesa do campeonato. Rápido, qualidade técnica acima da média (não é por acaso que também joga a lateral na seleção),forte no desarme e forte no jogo aéreo (ganha a maior parte das bolas no ar e leva 4 golos no campeonato). Para além de fazer uma parelha muito forte com o Vertonghen.

    • Afonso
      Posted Maio 2, 2016 at 5:37 pm

      Vês o campeonato inglês para dizer esse absurdo do Alderweireld?

  • Rui Sousa
    Posted Maio 2, 2016 at 1:48 pm

    Estou impressionado com este reconhecimento. Espero que já não seja tarde para o Porto. Não tenho a certeza mas penso que ele foi emprestado por 2 anos. É necessário ver o que é melhor, caso não haja opção de compra: Ficar mais um ano em Nice (o Maxi tem sido dos melhores) e volta daqui a um ano para assumir a titularidade (com mais outro ano de exp e com o Maxi um ano mais velho), ou caso seja possível vir já este ano, qual a melhor forma de gerir, se mantê-lo a lateral esquerdo e não exercer a opção sobre o Layun (é uma boa possibilidade, viste que são jogadores com características muito parecidas, embora Layun com melhor qualidade passe e Ricardo mais velocidade) ou ir começando a entrar aos poucos no lado direito (parece-me um retrocesso ao facto de ser titular).

    Vamos a ver.

    Cumps.

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 2, 2016 at 2:02 pm

      Não tenho a certeza mas pelo menos até há uns tempos ele jogava a defesa esquerdo. Se se está a safar bem e não é certo que o layun fique, por mim podia já vir no ano que vem. Se bem que ainda temos o Rafa

  • SlyRP
    Posted Maio 2, 2016 at 1:44 pm

    Não analisando o tópico em si, porque vi poucos jogos do Ricardo, mas tenho que comentar uma coisa que me tem chateado um pouco.

    Porque raio é que sempre que se fazem estes estudos, falando das "cinco principais ligas", se ignora completamente que Portugal é a quinta melhor liga, segundos os rankings? Tudo bem que francesa até pode ser melhor, mas os rankings dizem outra coisa e, portanto, algum respeito nao ficava mal.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 4:34 pm

      Quando temos o melhor marcador português Bruno Moreira, ir para a tailândia fazer o contrato da vida dele… aí vemos o verdadeiro valor da liga portuguesa.

      Filipe AZ

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:47 pm

      A nossa Liga alguma vez se soube promover?

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:00 pm

      A liga portuguesa não tem a mesma qualidade de dados estatísticos que as outras ligas, por alguma razão. Vais a um site qualquer internacional e vês estes dados todos para as grandes ligas, mas para a Portuguesa só os vês nas provas europeias. Aliás, nesse aspecto está atrás de ligas como o Brasileirão, Eredivisie e a liga Russa. Não sei quem é o responsável por tornar esses dados possíveis, será a Liga?

      A grandeza das ligas vê-se logo por aí. Não se iludam com o campeonato português, ninguém lá fora quer saber dele para nada. O francês tem muito mais expressão europeia mesmo que tenham pior performance em competições europeias e vai ser sempre assim.

      DD

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 2:27 pm

      A liga francesa não é melhor que a nossa em nada, tiramos o PSG e qualquer uma das 4 melhores equipas portuguesas é campeã alguns anos seguidos, eles têm é o PSG cheios de € e o Mónaco a tentar fazer algo do género. Em Portugal temos menos € mas muito mais qualidade, desde treinadores, dirigentes, olheiros, tudo!!!
      E nem sequer vou falar da diferença abismal a nível de população que existe entre Portugal e França, se quiserem comparar a liga Portuguesa a outra que se possa assemelhar às nossas limitações, comparem-na com a Holandesa e vejam o quão bons somos…

      DM

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 2, 2016 at 2:19 pm

      No nível médio das equipas. Não queiras comparar um Rennes/Lille/Saint-Étiene em termos qualitativos com um Vitória/Arouca/Nacional. E nem falo de Lyon, Monaco ou Marselha.

    • SlyRP
      Posted Maio 2, 2016 at 2:05 pm

      Eu, pessoalmente, nem acho que seja melhor. Expressei-me foi mal.

      O que quero dizer é que acredito que se possa considerar melhor, até pelo factor PSG, que acaba por dar mais visibilidade do que qualquer dos 3 grandes portugueses.
      E como costumamos ser uns coitadinhos que ninguém conhece, não admirava nada que os estudos considerem a francesa a 5ª melhor só por isso, por ter uma equipa com muito dinheiro.

      O que não consigo compreender é que se diga que o estudo se baseia nas cinco melhores ligas, apenas porque sim. Quando no papel, nós somos melhores.

      Se somos mesmo, ou não (acredito que somos), não interessa nada.

    • sadf
      Posted Maio 2, 2016 at 2:01 pm

      Concordo 99% ctg..com a excepção de que a a unica coisa positiva em França é o PSG e os bons jogadores…porque as equipas…bem é ver o que fazem na europa….nada.

    • João S
      Posted Maio 2, 2016 at 1:57 pm

      Em que é que achas que a liga francesa é melhor que a nossa?

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 2, 2016 at 1:41 pm

    A todos aqueles que tanto gostam de "rasgar" o Hummels, estão aqui uns dados interessantes.

    Quem gosta tanto de malhar no rapaz certamente não o tem visto esta época, onde está cada vez mais consistente e deixou de cometer os erros que cometia com alguma frequência.

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 2, 2016 at 4:20 pm

      Sim eu sei Bruno, quando indiquei que o achava algo desvalorizado estava a referir-me à sua imagem cá. Mesmo assim, não deixa de ser verdade que "vive" um pouco à sombra do parceiro de setor.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:45 pm

      É um Bonucci. Só que o italiano, no passe longo, é superior. Mas estes jogadores tentam sair tantas vezes a jogar que às vezes sai mal (há dias o Bonucci isolou o Kalinic). Não deixam de ser grandes centrais, mas são erros um bocado estúpidos, às vezes parecem demasiado relaxados/displicentes.
      Pedro, o Sokratis não se fala muito cá dentro, mas está bem cotado lá fora.

      Bruno

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 2, 2016 at 2:18 pm

      Os erros que lhe são muitas vezes apontados devem-se ao facto de ser um central que sobe bastante no terreno, é excelente com a bola no pé (melhor qualidade técnica que muitos médios e avançados). Nesse aspeto é muito parecido ao caso do Ramos, pois os erros defensivos que cometem por vezes devem-se, em grande parte, ao seu posicionamento. Não esquecer no entanto que tanto um como o outro beneficiam bastante com o facto de terem um central que joga por vezes mais contido, na medida em que não arrisca tanto como o caso do Pepe e do Sokratis (que fez igualmente uma excelente temporada no Borussia e até considero bastante desvalorizado).

  • Hélder Correia
    Posted Maio 2, 2016 at 1:40 pm

    Quando vejo Mamadou Sakho no top-10, não dou qualquer credibilidade a este estudo. Ainda assim, o Ricardo está a fazer uma espantosa época no Nice e os próprios adeptos já pedem ao clube que o contratem a definitivo.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 6:31 pm

      Bons dias

      Alguem me pode confirmar se o empréstimo do Ricardo foi de 2 anos, eu acho que também não tinha cláusula de compra. Obrigado
      Os meus melhores cumprimentos
      APessoa

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 4:32 pm

      E alguns adeptos do Porto diziam "muito fraco para uma equipa grande"

      Filipe AZ

    • Tiago Tibas
      Posted Maio 2, 2016 at 3:21 pm

      Afonso Teixeira, Lopetegui optou pela dispensa de Ricardo Pereira.

      Infelizmente quando se se fazem perguntas dessas, esquece-se do óbvio e começam a fantasiar sobre as causas.

    • António
      Posted Maio 2, 2016 at 2:37 pm

      Ele tem jogado maioritariamente como lateral esquerdo

    • Afonso Teixeira
      Posted Maio 2, 2016 at 2:17 pm

      No Porto não prestava, só tinha espaço na equipa B. Contrataram o Maxi Pereira a peso de ouro e mandaram-no para França. Em poucos meses é considerado dos melhores laterais direitos da Europa.. Há coisas que não se percebem. Se ele tinha qualidade porque é que o Porto não apostou logo nele? É preciso os jovens jogadores irem para o estrangeiro para ganharem estaleca?? Se for assim na próxima época é emprestá-los todos a clubes de meia tabela de França e em pouco tempo ficaríamos com uma selecão temível.

Deixa um comentário