Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Potencial melhor lateral direito africano e ex-central da Premier League reforçam a MLS; Clubes europeus não querem Mundial no Inverno; Dortmund volta a perder Reus

Concorda com a posição da ECA (ou um Mundial no Inverno, além de evitar as altas temperaturas ia permitir ver todos os jogadores no máximo das suas capacidades?

A Associação Europeia de Clubes de futebol (ECA) não quer que o Mundial2022, no Qatar, se realize nos meses de inverno, como parece ser a intenção da FIFA, isto na sequência das críticas que surgiram devido às altas temperaturas que se verificam no Qatar no verão. Para a ECA não faz sentido alterar o actual calendário, já de si apertado, e colocar em perigo os campeonatos do Mundo inteiro. Ainda para mais considerando que este cenário ia fazer com que as ligas e provas na Europa, que possuem mais de 70 por cento dos jogadores que participam num Mundial, tivessem paradas cerca de 2 meses numa fase importante da época.

Sahin também é baixa para Klopp até Novembro – Continuam os problemas físicos no Dortmund. Reus sofreu uma lesão já na parte final da partida entre a Alemanha e a Escócia e, de acordo com o Borussia, vai ficar afastado dos relvados pelo menos um mês.
A MLS continua a aumentar a qualidade, mas a trajectória do ganês é surpreendente – Samuel Inkoom, lateral direito de 25 anos, que brilhou no Mundial sub-20 em 2009 e na África do Sul 2010, para muitos apontado como um candidato a melhor do Mundo na posição, assinou a custo zero pelo D.C. United, depois de não ter rendido no Dnipro, da Ucrânia. Também Emanuel Pogatetz, central austríaco que se destacou na Premier ao serviço do Middlesbrough e que na última época esteve no Nuremberga, vai jogar na liga norte-americana, mais concretamente no Columbus Crew (será o substituto de Giancarlo González).

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2014 at 9:21 pm

    Enquanto lia os comentários veio-me uma ideia à cabeça. Vai sempre haver pessoas a defender o Mundial no Inverno e outras no Verão e cada uns tem os seus pontos a favores e contra, mas não vou discutir isso.

    Em norma, nas taças não se costuma usar as equipas principais (que normalmente são os internacionais), logo nesse espaço de 2 meses com o Mundial. Podiam ser jogados grande parte dos jogos das taças, assim era competições mais equilibrados sem haver sempre o grande favoritismo dos habituais 3 grandes e era uma forma de apostar em jovens para colmatar os jogadores no Mundial.

    Isto foi uma ideia assim meia maluco que me veio à cabeça sem somar os contras e essas coisas todas. Portanto digam aí o que acham da ideia…

    Ass.: Diogo

  • Nelson Romão
    Posted Setembro 9, 2014 at 9:17 pm

    Quando criarem uma liga mundial, sim isso irá acontecer, fechada com os maiores clubes do mundo a competirem entre si( uma espécie de NBA mas mundial) um ou dois clubes da MLS vão estar presentes, não estou a ver deixarem esse mercado de fora. Aposto na equipa de L.A e na futura equipa de Beckham.

  • van Basten
    Posted Setembro 9, 2014 at 7:04 pm

    A questão do Dortmund não é tão linear quanto, por exemplo, a do Arsenal, na minha opinião. Há que ter em conta que Klopp joga com uma pressão sobre os adversários muito mais intensa que os londrinos, e sabe-se que esse tipo de jogo pode ser propenso a um maior volume de lesões (apesar de tal ainda não poder ser completamente confirmado). Do que conheço, a metodologia de treino do Dortmund não será factor explicativo para esta onda de lesões. Quanto muito, pode-se atribuir isso ao sistema de jogo. A título de comparação, Pep também tem um modelo muito pressionante e a verdade é que a onda de lesões que tem vindo a pairar sobre Munique não é muito diferente da que se tem verificado no Dortmund.

    Além de que é necessário avaliar as circunstâncias nas quais estas lesões foram obtidas. Reus lesionou-se no mesmo tornozelo em que teve a lesão que o impossibilitou de ir ao Brasil, num jogo pela Alemanha, ou seja, nada a ver com a metodologia de treinos do Dortmund. Aliás, também foi durante jogos que se lesionaram Schmelzer, Kuba e Subotic. Sahin lesionou-se de facto durante um treino mas é já conhecida a propensão que o jogador tem para se lesionar (aliás chegou a demonstrá-lo em Madrid). Igualmente, Hummels é um atleta com tendência a lesões. Kirch e Ji são realmente os únicos casos de lesão pura em treino sem grandes antecedentes, e como tal a amostra parece-me manifestamente pequena para inferirmos qualquer tipo de conclusões am relação a metodologias. Aliás, esta é a terceira época de Kirch com o clube, sendo que nas duas anteriores não teve praticamente nenhum problema.

    Posso considerar uma maior propensão para os atletas se lesionaram quando a equipa utiliza regularmente um sistema muito pressionante (se tudo continuar como até aqui, Schmidt pode vir a confirmar ou rejeitar esta possibilidade durante a época). Mas não consigo aceitar que se possam pôr as culpas em Klopp ou no tipo de treino que usa.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 9:03 pm

      É o que tenho vindo a tentar explicar. Ainda no outro dia apanhei aqui duas dezenas de comentários em que se lançavam suspeitas ao trabalho de Klopp. Não acho que isso seja assim tão claro.

    • Kacal I
      Posted Setembro 9, 2014 at 7:33 pm

      O Enzo Pérez é um jogador que pressiona bastante e com uma intensidade incrível e mesmo assim raramente se lesiona, entre outros casos, acho que estas lesões no Dortmund se devem mais ao facto da maioria dos jogadores serem propensos a lesões que aos métodos de treino do Klopp, concordo.

  • Kacal I
    Posted Setembro 9, 2014 at 6:25 pm

    Campeonatos pararem cerca de 2 meses numa fase importante da época?! Que estupidez, mas nada que o senhor Blatter não nos tenha habituado, preferem fazer o Mundial no Qatar e lucrar ($$$$$), mesmo que seja no Inverno e prejudique clube e campeonatos em vez de escolher um País da Europa ou América e continuar com a competição nos meses habituais (Junho e Julho), se houve críticas deveriam alterar o País organizador que nunca fez sentido desde do inicio e não alterar as datas, é uma parvoíce, mas vale tudo para um dinheirinho extra, enfim.

    DORTMUND: a onda de lesões continua para o Dortmund, não estou a dizer que a culpa seja do Klopp ou do staff médico e nem acredito nessa possibilidade, mas é realmente um azar descomunal, uma equipa constantemente sem os melhores jogadores é mais fraca e tem menos possibilidades para rivalizar com os rivais, e sobretudo com o Reus que é um dos melhores jogadores alemães e do Mundo, fundamental na equipa e é incrível como regressou de uma lesão grave e mexeu logo com o jogo e até fez 1 golo e 1 assistência, e depois lesiona-se novamente, maus demais, e é uma baixa impossível de colmatar e 1 mês são 4 ou 5 jogos.
    Já o Sahin junta-se ao Gundogan e são menos duas opções no meio-campo, assim complica-se a vida para o Klopp.

    MLS: o Inkoom prometia muito e esteve muito bem no Mundial Sub-20 em 2009 (foi eleito o melhor DD da prova) e no Mundial 2010, mas depois nunca confirmou o estatuto e foi sempre a descer, primeiro começou com a escolha da sua nova equipa, ir para o campeonato ucraniano e para o Dnipro foi uma escolha com base no $$$$$ e nada mais, depois não evoluiu como devia e estagnou, ainda poderia ser útil a clubes na Europa, mas escolhe mais uma vez o caminho mais fácil e duvido que alguma vez se afirme.
    Já o Pogatetz é um caso diferente, tem 31 anos e já passou pela Bundesliga e Premier League, teve uma boa carreira e ao seu nível, agora decide ir para a MLS e ter o seu contrato, portanto nada a dizer.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 9, 2014 at 5:28 pm

    Os problemas físicos no Arsenal são apontados aos métodos do Wenger, será que também culpam o Klopp pelos problemas físicos que existem no Dortmund? Eu sinceramente não sei o que pensar, mas há clubes que parece que atraem estas situações…

    Mundial é no Verão, no fim do campeonato, não é para ser no meio do campeonato e atrapalhar o decorrer normal da competição.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2014 at 8:55 pm

      LuisRafael, eu não culpo o Klopp.

      Agora, há também que referir o que o João Lains já disse.

      Quanto à questão Wenger/Klopp é simples, na Alemanha as lesões são mais frequentes, já é costume apostarmos entre adeptos quantas lesões vão haver nos jogos na brincadeira. Depois, Wenger é mais falhado do que conceituado, Klopp é um Deus para nós… Daí o Francês ser mais criticado, devido à falta de resultados, no seu trabalho, nos seus métodos, nas suas preferências no mercado…

      Luis Freitas

    • van Basten
      Posted Setembro 9, 2014 at 7:05 pm

      Esqueci-me do Gündogan no meu comentário. Mais um exemplo que não tem nada a ver com a metodologia de treino utilizada.

    • Kacal I
      Posted Setembro 9, 2014 at 6:27 pm

      Concordo com o João, se olharmos para as lesões e como aconteceram, nada indica que o Klopp tenha culpa ou se deva aos métodos de treino.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:53 pm

      Gündogan e Reus lesionaram-se ao serviço da selecção alemã, Subotic e Kuba sofreram roturas dos ligamentos contra Wolfsburgo e Augsburgo, respectivamente. Kirch, Sahin e Dong-Won durante um treino.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:36 pm

      O Wenger já há 10 anos que anda nisto das lesões graves quase semanais.

  • Fábio Coutada
    Posted Setembro 9, 2014 at 5:16 pm

    Os clubes europeus não querem as selecções. faz todo o sentido que este tipo de provas se realizar a meio da temporada. Os jogadores chegam em melhor forma, há menos lesões menos cansaço e provavelmente melhores jogos (apesar de não haver razão de queixa em relação ao último mundial).

    Ou seja, a questão de ser no Qatar para mim até é secundária neste ponto. O Mundial para mim deveria ser sempre realizado em Janeiro.

  • luis gustavo
    Posted Setembro 9, 2014 at 4:46 pm

    Nada mudou no Dortmund. Treinam mal como o Arsenal. Tantas lesões não são azar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2014 at 8:48 pm

      De realçar que ele nem se lesionou ao serviço do Borussia luis.

      Luis Freitas

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:13 pm

      Isso são suposições lançadas para o ar. Nem sequer acompanhas o dia-a-dia do Dortmund para te poderes sequer pronunciar. É verdade que é dito que os jogadores destas equipas que aplicam pressões mais intensas durante os jogos, estão sujeitos a maiores cargas físicas. Mas antes de qualquer julgamento, estamos obrigados a conhecer a natureza das lesões, se foram ou não contraídas ao serviço do clube e o próprio historial clínico do jogador. Por exemplo, o Kirch e o Dong-Won lesionaram-se durante um treino. Mas a lesão de Gündogan que se arrasta há mais de um ano foi contraída num particular com o Paraguai, da mesma forma que Reus também teve uma recaída neste encontro com a Escócia. Subotic e Kuba sofreram rotura dos ligamentos, e que eu saiba não existe prevenção para este tipo de situações. Hummels é outro jogador que já tem um passado com vários problemas físicos.

      Portanto, não fales daquilo que não sabes.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 9, 2014 at 4:20 pm

    A ECA defende o seu "quintal", mas realisticamente, só vejo duas hipóteses razoáveis: retirar o Mundial ao Qatar (não deve ser fácil), ou fazê-lo no Inverno.
    Penso que, sendo as coisas planeadas com 8 anos de antecedência, será possível estruturar a época de forma a minimizar os prejuízos. Algo como fazer a 1ª volta dos campeonatos até ao fim de Novembro (sem jogos de selecções), pausa de 3 semanas, começo do Mundial a seguir ao Natal e a acabar no final de Janeiro, 15 dias de férias e outros tantos de preparação e recomeço dos Campeonatos no final de Fevereiro para acabar em Junho. O começo da ´´época seguinte seria retardado umas semanas e na seguinte as coisas voltariam ao normal.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 9, 2014 at 9:06 pm

      Suspendiam o mercado de Inverno nesse ano.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:32 pm

      Isso aí cabe a cada jogador estabelecer a sua prioridade: representar a sua selecção a 100% ou andar a pensar para que clube vai ganhar mais dinheiro.

    • jose
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:17 pm

      O problema é que nem todos os campeonatos começam é Agosto, e os principais campeonatos na Europa acabam em Maio, para começar em Julho ia significar que os jogadores iam ter pouco tempo para descansar e fazer a pré-época.

      Depois com o Mundial a decorrer e com 1 mês para negociaçoes, não estava a ver os jogadores muito concentrados.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:36 pm

      Ia ser um mercado de inverno em pêras!

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:34 pm

      Podiam perfeitamente iniciar os campeonatos em meados de Julho (aproveitavam e encurtavam a janela de transferências), e acabando como tu dizes em Novembro. Até acho é que devia ser menos de 3 semanas de pausa, nessa altura os jogadores acusam menos o cansaço, bastavam duas semanas de preparação para o Mundial.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 9, 2014 at 3:59 pm

    Para mim a MLS tem todo o potencial para vir a ser uma das melhores ligas de futebol profissional do mundo … isto caso os americanos apostem neste desporto.
    É um país gigantesco que é uma grande potencia em várias outras modalidades desportivas mas ainda há espaço para o "soccer".

    • reignfire
      Posted Setembro 9, 2014 at 10:58 pm

      Não vejo grande potencial na liga de futebol americana. O soccer em grosso modo é visto mais apenas como um mero desporto escolar.

    • cards
      Posted Setembro 9, 2014 at 9:15 pm

      caro Luis la liga,
      O campeonato brasileiro de voleibol e o campeonato brasileiro de futsal não precisam de estar na europa para serem os melhores do mundo, mas isso de nada prova.
      Não existe cultura de futebol nos EUA e ganhar um mundial não é a mesma coisa que vencer um europeu ou uma gold cup contra el salvador, haiti etc…
      Repara que dinamarca e Grecia ja venceram europeus mas fazem sempre figuras ridiculas nos mundiais…

    • Luis La Liga
      Posted Setembro 9, 2014 at 8:01 pm

      A NBA não precisa de tar na Europa, para ser o melhor campeonato do basket do mundo.
      Joao Lains, os Estados Unidos são das melhores equipas do mundo em futebol feminino. Lógico que para este campeonato do mundo tem que ter muitos que não tem raizes americanas. Eu tou a fazer uma previsão para 15/20 anos dquilo que tenho ouvido acerca do funcionamento e metadologia dos treinos la.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2014 at 6:14 pm

      A MLS para ser uma grande liga precisava e muito de estar na europa devido á champions, só com dinheiro não vão lá. Perguntem a Messi, Ronaldo, Ribery, Robben, Rooney, Neymar, Thiago Silva, Ibrahimovic se alguma equipa da MLS lhes der o dobro do ordenado ele vão para lá AGORA? A resposta é NÃO, ACREDITO QUE POSSAM IR PARA LÁ TERMINAR A CARREIRA MAS SAIR AGORA QUANDO AINDA ESTÃO NO TOPO ISSO NUNCA.
      perguntem aos melhores jogadores estado unidenses e canadianos se preferem jogar numa equipa da MLS ou num bom clube europeu, se os EUA, fossem realmente bons na formação não precisariam de 7 jogadores que não nasceram nos EUA para irem ao mundial.
      Se algum dia eles podem ser campeões mundiais? Podem mas é tão válido como dizer que um dia Portugal vai ser campeão mundial de basquetebol…
      Agora uma coisa eles têm que os ajuda muito uma grande cultura desportiva e depois é facil contratar estrelas, em fim de carreira, pois os EUA é um país muito desenvolvido, mais depressa uma estrela termina a carreira na MLS do que na China, Africa do Sul, Argentina.
      Mas o caminho a percorer é muito longo e terão muitos percalços,,,

      André Santos

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:42 pm

      Luís, dos 20 jogadores de campo convocados para o Brasil, apenas 13 se formaram nos Estados Unidos. Os restantes 7 formaram-se em países europeus, 5 deles na Alemanha. Além disso, dos que se formaram nos Estados Unidos, não vejo nenhum deles a ter uma carreira propriamente brilhante no futebol europeu. Portanto, não vejo tantas razões para se elogiar tanto os métodos de treino deles ou ter expectativas tão altas.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:24 pm

      Eu apenas acho que se eles apostarem na formação podem vir a colher frutos daqui a uns anos, vai demorar mas como são um país gigantesco e forte financeiramente podem-se tornar num potencial a longo prazo.

    • Luis La liga
      Posted Setembro 9, 2014 at 5:03 pm

      Diogo Palma, concordo contigo. Em termos de treino são muito mais físicos e mais atléticos. Se tiverem um aumento de 10% desde há 10 anos atrás (não sei os dados de cor) é bastante provável que até venham a ter mais praticantes que a maioria dos países europeus. Em termos atléticos, emocionais e competitivos são muito mais eficazes que muitos dos países europeus e por isso é normal que sejam a melhor equipa do mundo dentro de 15/20 anos. O futebol é cada vez mais fisico.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:54 pm

      Nem nos próximos 20 anos a MLS será capaz de rivalizar com as principais ligas europeias. Nos últimos anos a tendência tem se mantido, isto é, a MLS continua a ser vista como um bom destino para os jogadores consagrados terminarem as suas carreiras e os únicos jogadores com algumas aspirações nas suas carreiras a aceitarem este desafio foram os próprios norte-americanos como Dempsey ou Bradley, os dois melhores da actualidade. O próprio nível da selecção norte-americana só subiu à custa de uma jogada inteligente de Klinsmann que recrutou todos os jogadores com ascendência norte-americana, sobretudo na Alemanha (Johnson, Brooks, Chandler e Green, um dos maiores talentos dos escalões de formação do Bayern de Munique) e no México (Corona ou Bedoya).

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:53 pm

      Mais depressa as mulheres ultrapassavam os homens a jogar a bola, do que o futebol se tornava a modalidade n.1 nos USA….

      Brutos

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:38 pm

      Lá vem a velha teoria…Isso nunca vai acontecer no mínimo nos próximos 30 anos.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:36 pm

      Já eu acho que 90% dos jogadores top do mundo (e nos que não são top, é ainda mais notório) se move a dinheiro: vão para quem paga mais.

    • Martinho
      Posted Setembro 9, 2014 at 4:31 pm

      Nunca vai estar no top 5 a Russia tb tem € e muito e mesmo assim é o que se ve… E depois para piorar tudo tem uma coisa que nunca vão conseguir ultrapassar que é o simples facto de não participarem na Liga dos Campeões, so isto afsta 90% dos jogadores top do mundo

Deixa um comentário