Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Poucos jogadores do campeonato português convocados? «É bom sinal para Portugal, porque tem jogadores nas melhores equipas mundiais»

Também há casos, como o de Trincão, em que só são chamados quando estão em equipas cotadas, mesmo que o seu impacto seja menor do que estavam a ter nos clubes lusos. 

Fernando Santos foi questionado, na antevisão da partida com a Croácia, sobre a escassa presença de jogadores da I Liga na convocatória, e destacou que isso até é positivo. «É bom sinal para Portugal, porque tem jogadores nas melhores equipas mundiais. É sinal da grande qualidade dos jogadores, se não estavam todos em Portugal. Mas temos de pensar no seguinte. Acredito que o campeonato português é muito bom. As equipas portuguesas, não só se vão renovando, como também investem o dinheiro da venda dos jogadores trazendo para Portugal jogadores de qualidade. As principais equipas portuguesas trazem essa qualidade, as outras também trabalham melhor. Não somos um país com capacidade de retenção deste tipo de jogadores, com salários incomportáveis. Os clubes portugueses têm que aproveitar a extraordinária qualidade dos jogadores que têm formado», considerou o selecionador nacional.

32 Comentários

  • coach407
    Posted Novembro 17, 2020 at 2:25 pm

    Claro que é muito bom sinal. Ainda “ontem” só tínhamos o Pepe e o Cristiano em equipas de topo.

    Hoje já temos o João Félix, Diogo Jota, Danilo, João Cancelo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Francisco Trincão em clubes de topo mundial e, além destes, tens imensos jogadores que 1) brilharam em Portugal de tal forma que se tornaram demasiado grandes para continuar por cá (Rui Patrício, Ricardo Pereira, Nélson Semedo, Cédric, William, João Moutinho, André Gomes, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Gelson Martins, André Silva) ou 2) jogadores que fizeram o percurso lá fora sem explodir por cá primeiro e agora ganharam uma dimensão que os clubes portugueses também não têm capacidade para os contratar como Anthony Lopes, José Sá, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Podence, Pedro Neto, Diogo Jota ou Rafael Leão.

    Cada vez é mais complicado os clubes portugueses terem capacidade de segurar jogadores que são indiscutíveis na seleção. Isso cada vez existe menos e, normalmente, só se encontra em 2 circunstâncias: 1) jogadores que ainda não saíram, mas é uma questão de tempo (eram os casos do Rúben Dias, Danilo ou Bruno Fernandes), 2) Jogadores que já foram de uma dimensão completamente diferente e vieram para cá relançar a carreira ou terminá-la como é o caso do Pepe, mas também poderá ser o caso do João Mário.

    Fora isso, os jogadores que jogam por cá e não se aspira que subam vão tentando entrar nas discussões renhidas para tentar ficar nos 23, mas que nesta dimensão nunca farão propriamente parte do núcleo duro da seleção. Os últimos resistentes deste tipo de jogadores eram o Pizzi e o Rafa, mas com a ascensão do Francisco Trincão, Diogo Jota e Pedro Neto não há milagres, subindo muito o nível nas alas. Um nível que não existe cá em Portugal simplesmente.

    E esta subida de nível é uma ótima notícia. Antes assim.

  • coach407
    Posted Novembro 17, 2020 at 2:03 pm

    Vamos cá ver uma coisa. Quando é que foi o 1º jogo da seleção portuguesa em 2020? Em Setembro. Portanto quando foi esta convocatória realmente o Trincão já tinha assinado pelo Barcelona… há muito. E, efetivamente, foi convocado e bem porque realmente fez um grande final de época.

    Temos de ver então quando é que foi a convocatória anterior a esta de Setembro para ver se o Trincão realmente fez alguma coisa para ser convocado quando não estava contratualmente ligado ao Barcelona.

    Verifica-se então que os jogos anteriores em que o Trincão, eventualmente, poderia ter sido convocado foram realizados a 14 e 17 de Novembro de 2019.

    Vamos recordar o argumento: Trincão só foi convocado após ser contratado pelo Barcelona quando antes estava a ter mais impacto no Braga e não foi convocado. Portanto o argumento é que o Trincão deveria ter sido convocado para os jogos de 14 e 17 de Novembro de 2019 porque estava a ter muito impacto no SC Braga.

    Qual é o problema aqui? O único problema é a realidade dos factos. É que o Trincão nesta altura só tinha feito 1 (UM!!) jogo a titular no Braga… contra o Leça!!! E tinha feito mais uns miseráveis 8 jogos como suplente utilizado.

    A minha pergunta é: como assim se usa o caso do Trincão como uma eventual dualidade de critérios? Houve alguma convocatória que o Fernando Santos tivesse a mínima hipótese de o convocar e não o convocou?

  • andresilvac
    Posted Novembro 16, 2020 at 11:42 pm

    A questão preocupante não é jogarem no estrangeiro é não haver em Portugal alternativas a esses jogadores que jogam no estrangeiro a “decalage” de qualidade é de tal ordem que se fizéssemos convocatórias de seleções com jogadores que jogam em territorios nacionais acho que levávamos nas “trombas” de todos os nossos principais adversários tal a diferença no produto interno vs o exportado e esse para mim é a principal preocupação, mas isto não vem de hoje já vem de 2012/2014 agora apenas se está a extremar já que nem os jovens conseguimos segurar no nosso campeonato.
    Cumprimentos

  • RomeuPaulo
    Posted Novembro 16, 2020 at 8:26 pm

    Ainda ontem estive a falar sobre este tema, e para boa verdade, só considero haver um jogador convocável a atuar na Liga Portuguesa, e esse jogador é o Pepe.

    Na baliza, arrisco-me dizer que a melhor alternativa neste momento é o Bruno Varela (no estrangeiro tens Rui Patrício, Anthony Lopes, Rui Silva e José Sá).

    Na defesa, para a direita tens 3 “ingleses” que são muito bons, para a esquerda tens 1 “alemão” e 1 “italiano” que são titulares em candidatos ao título, apenas no centro da defesa tens menos escolha, mas mesmo assim não vejo nenhum central a atuar em Portugal capaz de entrar nos 23.

    No meio-campo, também considero difícil, atualmente tens Danilo, William, Rúben Neves, Moutinho, Bruno Fernandes, Renato Sanches e André Gomes (este último num excelente momento de forma no Everton), tens ainda o Bernardo que pode jogar no meio e mesmo o Félix pode jogar a 10. Eu só convoca a 6, por isso já há um a mais.

    Para extremos, os melhores jogadores da posição em Portugal são o Rafa e o Horta (podíamos também considerar o Pote que tem jogado na posição), mas qualquer um deles fica muito aquém do Cristiano, do Jota e do Bernardo, sobraria uma vaga mas tens ainda o Podence, o Trincão, o Guedes, o Neto e o Leão.

    Para ponta de lança, considero que o Paulinho até teria algumas hipóteses, mas uma vez que só costuma ser convocado um (mais Félix, sendo que Ronaldo faz a posição), a minha escolha iria sempre para o André Silva que tem estado a bom nível na Alemanha.

    • tiagoagm
      Posted Novembro 17, 2020 at 10:07 am

      Parei de ler quando vi o nome de Bruno Varela.

      • zZou
        Posted Novembro 17, 2020 at 3:12 pm

        Se o Odysseas fosse português provavelmente teria menos hype que o Varela. O Varela não lhe deve absolutamente nada.

      • coach407
        Posted Novembro 17, 2020 at 2:06 pm

        Qual é a novidade de dizer que entre os guarda-redes portugueses a jogar em Portugal o Bruno Varela tem sido o melhor?

        Aliás, o Bruno Varela até tem sido o melhor guarda-redes do campeonato, não tem sido só o melhor português…

      • RomeuPaulo
        Posted Novembro 17, 2020 at 1:32 pm

        Se calhar devias ter lido.

        Mas por curiosidade, quem é para ti o guarda-redes português titular na Liga NOS melhor que o Varela?

    • Vespas
      Posted Novembro 16, 2020 at 11:22 pm

      O André Gomes em grande forma não está de certeza. Aliás, claramente não tem qualidade nem para a seleção nem para um Everton que queira ficar no top 8 no campeonato inglês. Não era titular em nenhum dos 3 grandes em Portugal.

      • RomeuPaulo
        Posted Novembro 17, 2020 at 1:31 pm

        Dos jogos que vi esta época do Everton, o André Gomes fez sempre exibições bastante sólidas, participou em 5 jogos dos 7 que o Everton jogou (sempre a titular) e, provavelmente é coincidência, mas a melhor fase do Everton coincidiu com a presença do André em campo.

        O André seria titularíssimo em qualquer clube em Portugal, e não há nenhum médio centro português tão bom como ele na Liga NOS.

      • Dennis Bergkamp
        Posted Novembro 17, 2020 at 8:50 am

        Ou seja, nem mencionando outros mais discutíveis, Uribe, Pizzi, Taarabt, Matheus Nunes, Pote, etc, são todos melhores que André Gomes, certo?

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 17, 2020 at 8:48 am

        O André Gomes era titular do Benfica até com a perna partida.

  • Estigarribia
    Posted Novembro 16, 2020 at 7:51 pm

    Dentro de pouco tempo, Pote, Nuno Mendes, Palhinha e, talvez, Nuno Santos (este é mais complicado ser chamado á Selecção Nacional visto que tem concorrência de peso podem muito bem ser chamados pelo Engenheiro Nando.

    Saudações Leoninas

    • Miguel SADSC
      Posted Novembro 17, 2020 at 12:33 am

      Para as figuras que Danilo anda a fazer há 2 anos (não correr sequer), mais vale Palhinha sem dúvida. Não sei se o Danilo anda com uma lesão mas é miserável vê-lo em campo, não consegue fazer um sprint. Se ainda tivesse capacidades acima da média a construir, mas não. A virtude dele é sem bola e nesse aspeto é sofrível neste momento.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 16, 2020 at 6:34 pm

    Portugal está a perder uma enorme oportunidade em ano de Covid de apostar em pelo menos 20 ou 30 jovens talentos portugueses em detrimento de nulidades que vêm do estrangeiro, são caras e não vão dar em nada.

    Rui Patrício está com 32 anos e Anthony Lopes com 30.. Daqui a uns anos vão precisar de novos GR e onde é que eles estão? 90% dos GR na nossa liga são estrangeiros…

    • coach407
      Posted Novembro 17, 2020 at 3:27 pm

      Mas que guarda-redes é que com 22-23 anos não conseguiram ser titulares em equipas pequenas da I Liga por mérito próprio e chegaram à seleção e que tenhas a ousadia de dizer que podem substituir o Rui Patrício ou o Anthony Lopes? Jogadores desta qualidade não precisam que obrigues os clubes a apostar neles porque eles vão jogar DE CARAS. Simplesmente porque são muito melhores que os outros e os clubes querem é jogar com os melhores. Problema é que jogadores do nível do Rui Patrício e do Anthony Lopes não estão propriamente no Tondela. Estão no Sporting ou Lyon. Desde sempre.

      Os guarda-redes que eventualmente chegam a esse patamar destacam-se e posicionam-se em clubes diferentes desde novos como é o caso do Diogo Costa, Luís Maximiano ou João Virgínia. Onde estava o Anthony Lopes da idade deles? Nem na equipa B do Lyon jogava. Só começou a ser titular no Lyon aos 23 anos. Portanto calma que o Diogo Costa, Max ou Virgínia têm apenas 21 anos. Ainda podem ficar encostados mais 2 anos nestes clubes que, mesmo assim, estão perfeitamente ao mesmo ritmo do Anthony Lopes. O Virgínia ter ido ao Championship fazer uma vergonha não quer realmente dizer nada. O Max não ter propriamente convencido no Sporting também não é grave. Guarda-redes de 20 anos fazer borradas? O Rui Patrício que atire a primeira pedra…

      Em relação aos outros guarda-redes em clubes menores nunca serão propriamente do nível do Rui Patrício ou Anthony Lopes, mas podem estar num patamar bom de 3º guarda-redes, realmente podem aparecer em clubes mais pequenos e há alguns exemplos disso, mas esses jogadores afirmam-se naturalmente e IMEDIATAMENTE os clubes maiores corrigem o erro que é eles estarem a jogar nesse tipo de clubes quando são claramente jogadores para mais que isso.

      Por exemplo, o José Sá mal chegou a titular do Marítimo, destacou-se meia época na I Liga aos 22 anos e foi logo para o banco do FC Porto, teve a oportunidade de sentar o Casillas, ganhou mercado e abriu-lhe as portas para ser aposta no Olympiacos como nº 1. Agora é jogador de 3º posto na seleção. Ninguém precisou de obrigar o Marítimo a não contratar guarda-redes, simplesmente o Marítimo não tem capacidade para contratar jogadores melhores que o José Sá, seja estrangeiro ou não. É indiferente. Se tem qualidade joga.

      O Rui Silva é um caso extremamente semelhante, afirmou-se aos 22 anos na I Liga, jogou muito bem durante meia época e foi logo para a La Liga. Hoje está na seleção. Novamente: ninguém foi obrigar o Nacional a colocá-lo em campo. Simplesmente aconteceu o normal com jogadores de qualidade: afirmam-se.

      Outro caso: Bruno Varela. Chega aos 22 anos a um clube pequeno da I Liga. O que acontece? No final da época está no Benfica. Claro, que raio estava a fazer um guarda-redes daqueles no V. Setúbal? E relembro que o V. Setúbal até tinha um guarda-redes que veio do Bayern Munique, o Lukas Raeder que até era mais velho que o Bruno Varela e o português provavelmente foi contratado para suplente, mas o que aconteceu? É a qualidade que dita quem joga entre o português e o alemão, não é a nacionalidade. Que importa o Setúbal ter estrangeiros? Se o português é melhor joga o português. Se o alemão no nível V. Setúbal é melhor então certamente o português nunca chegaria à seleção nacional. Tão simples quanto isto.

      Se achas que há grandes talentos portugueses que não jogam nestes clubes em detrimento de nulidades que vêm do estrangeiro então provavelmente esses “jovens talentos” não são assim tão talentosos. Se nem se afirmam perante jogadores que são nulidades é porque são mesmo muito fraquinhos…

  • Chico
    Posted Novembro 16, 2020 at 5:52 pm

    O melhor jogador português do campeonato atualmente é o Pote, que está muito tapado. Depois disso vêm Rafa, Sérgio Oliveira, Palhinha (se calhar o com mais probabilidades de jogar) e Nuno Mendes, que obviamente estão muito longe do 11. A nossa liga é fraquinha. Mesmo olhando para o global dos jogadores, acho que só o Darwin tinha hipóteses de ser titular na nossa seleção.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 16, 2020 at 6:33 pm

      O Darwin também não tinha hipóteses de ser titular na nossa selecção com a concorrência de Ronaldo, Félix e Jota no ataque.

      • Chico
        Posted Novembro 16, 2020 at 8:14 pm

        Se quisessem jogar com um 9 declarado, seria titular. Seria de longe o melhor 9 português.

        • Sporting1906
          Posted Novembro 16, 2020 at 9:51 pm

          Concordo que o Darwin seria o melhor 9 português mas, como temos Ronaldo, Félix e Jota, Portugal não ia jogar com um 9 puro por causa do Darwin.

  • D1abo_PT
    Posted Novembro 16, 2020 at 5:25 pm

    Tivesse o Nuno Mendes e o Pote sem jogar no Barcelona e eram mais facilmente convocados do que sendo um o melhor DE e outro o melhor marcador da liga portuguesa.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Novembro 17, 2020 at 4:52 am

      Bom, mas para estarem no Barcelona teriam de ser melhores do que são agora.

    • RuiF
      Posted Novembro 16, 2020 at 6:37 pm

      E? Uma coisa é representar o Barcelona e estar no campeonato espanhol e outra é jogar neste campeonato medíocre.
      E o Trincão ainda vai jogando, por pouco que seja.

      • Rodrigo 77
        Posted Novembro 16, 2020 at 8:16 pm

        Este campeonato medíocre é o sexto da Europa. Chora mais velho do Restelo.

        • RuiF
          Posted Novembro 16, 2020 at 11:07 pm

          E? Não deixa de ser medíocre na mesma. A decalagem entre o nosso campeonato e os 5 que estão à nossa frente é enorme.

          • Strasza
            Posted Novembro 17, 2020 at 11:35 am

            E então, era suposto competirmos com os 5 à nossa frente? Temos capacidade económica para isso? Publico-alvo? O nosso campeonato é fraco em termos de representantes de clubes, muitos com gestão dos anos 90, subserviência, promiscuidade com outras instituições, etc etc. Porque em termos de atletas, é um orgulho termos tido alguns dos melhores atletas a passar por cá nos últimos anos. E Portugal está longe de ser um campeonato sem qualidade como muita gente gosta de querer dizer. Podemos e devemos melhorar muitas coisas sim, mas estamos muito longe de ser um campeonato “fraquinho” “mediocre” “sem qualidade” ao nivel de um campeonato albanês

  • LevonAronian
    Posted Novembro 16, 2020 at 5:25 pm

    O exemplo do Trincão não faz qualquer sentido. Antes da pandemia a última convocatória da seleção tinha sido em Novembro de 2019, altura em que o Trincão nem no Braga jogava, a partir do momento em que começou a jogar com Amorim até chegar a Barcelona não houve jogos da seleção para ser convocado enquanto jogador do Braga

    • Lobo
      Posted Novembro 17, 2020 at 6:44 am

      True! Se tivesse havido jogos da Selecção na primeira metade de 2020, estou certo que teria tido a sua oportunidade.

      Aliás, tal como se provou agora com a justa convocação de Paulinho, e já houve outros exemplos anteriores, o Fernando Santos não convoca jogadores só porque ganharam visibilidade com determinada transferência. Tenho sido crítico de algumas escolhas do selecionador, como agora no último jogo, mas não tenho dúvidas de que, bem ou mal, pensa pela sua própria cabeça.

    • Miguel SADSC
      Posted Novembro 17, 2020 at 12:31 am

      Chama-se bater por bater.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 16, 2020 at 5:17 pm

    Concordo, é bom o jogador português estar valorizado e estarem a jogar nas melhores equipas, só traz mais competitividade e um nível diferente em termos físicos. Mas também o nosso campeonato está cada vez mais fraco em termos de jogadores portugueses (também porque os melhores estão fora). Um possível XI só com elementos do campeonato português seria Bruno Varela, Almeida, Pepe, David Carmo, Nuno Mendes, Palhinha, Sérgio Oliveira, Pote, Rafa, Ricardo Horta e Paulinho. Não diria que é um XI fraco, mas é bastante mais fraco do que já foi em outros anos e é por isso que poucos são chamados também.

    • Miguel SADSC
      Posted Novembro 17, 2020 at 12:36 am

      Incrível como Pizzi passou de melhor que o Bruno Fernandes para nem estar numa lista de possíveis convocados onde aparecem Sergio Oliveira e Ricardo Horta. Caso de estudo, sem dúvida. Voltando atrás e virando as coisas, parece os debates RInaudo/Javi ou Matic (ja nem me lembro /Fernando. Com o tempo, as coisas vão ao lugar.

Deixa um comentário