Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Amorim bate Marco Silva; Tottenham nem contra o Leicester

Imagem: Premier League

Exibição cinzenta dos Red Devils em Craven Cottage, mas o mais importante para Rúben Amorim nesta fase é somar vitórias. Depois de Anfield, Lisandro Martínez voltou a ter impacto, mas Marco Silva ficará a lamentar as oportunidades perdidas no quarto de hora final. Já o Tottenham continua a afundar e a vida de Postecoglou nos Spurs está cada vez mais complicada, enquanto Ruud Van Nistelrooy ganha algum oxigénio na luta pela manutenção.

O Manchester United venceu o Fulham por 1-0 e voltou às vitórias na Premier League. Lisandro Martínez apontou o único golo do encontro, aos 78 minutos, num remate de fora da área que contou com um desvio em Lukic e que Leno não conseguiu travar. Com Bruno Fernandes e Dalot no XI, foi Collyer a impedir o empate do conjunto de Marco Silva nos minutos finais, com um corte em cima da linha, sendo que Rodrigo Muniz também desperdiçou duas boas ocasiões. Com este triunfo, os pupilos de Rúben Amorim atingem os 29 pontos, menos quatro do que os Cottagers e ocupam o 12.º lugar na Premier League. Por outro lado, Aston Villa e West Ham empataram 1-1, enquanto o Tottenham perdeu, em casa, com o Leicester por 1-2. Os Spurs até marcaram primeiro, por Richarlison (assistência de Porro), mas Vardy e El Khannouss deram a volta na 2.ª parte. Já o Brentford venceu o Crystal Palace por 2-1, com golos de Mbeumo e Schade (reduziu o reforço Esse).

31 Comentários

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Janeiro 26, 2025 at 9:07 pm

    Uma vitória muito importante e algumas pessoas devem estar com os miolos à roda porque dizem que este plantel não dá para nada quando se joga em casa, mas fora dela até temos somado pontos.
    A culpa não é tua Amorim, tu és aquilo que mostraste no futebol português. A culpa é de quem te meteu cá e dos que se convenceram que fazem análises muito imparciais porque estava na cara que esta equipa tem jogadores suficientes para melhores resultados.
    Mais um golo e boa exibição do Lisandro. Parece que ser baixo tem também as suas vantagens. É uma coisa óbvia para o mais simples dos mortais, mas hey se o Amorim critica a altura da equipa então obviamente vão logo fazer a vénia e concordar com o seu ídolo máximo.
    Anedótico.
    E o Scholes a mesma coisa. Foi um enorme jogador, mas dizer que o argentino está a mais não lembra a quem vê futebol.
    Ou está a ser pago para enaltecer o Amorim ou então é daqueles casos em que era ultra dotado com a bola no pé, mas falho na análise.
    Incrível. Acho incrível como podem dizer que este jogador está a mais no United.
    Com 3 ou 4 defesas é de enorme utilidade.
    Parabéns pela vitória.
    Parabéns também ao Leicester.

    • Artur Trindade
      Posted Janeiro 26, 2025 at 11:27 pm

      Por falar de mostrar no futebol português, e falando do que fez num grande clube português (por acaso o mesmo de Amorim), o Marco Silva revelou-se bem mais fraco que Amorim, e falando como adepto do Sporting que acompanhou de perto, aliás o Jorge Jesus aplicou-lhe a habitual fórmula “vamos jogar o dobro”, mas na tua perspectiva o Marco Silva enquadra-se (tal como Mourinho) na lógica do treinador pragmático (sem grande capacidade de criar algo de raíz, aquele que desenrasca), que seria mais adequado á condição atual do MU, quase que perpetuando esse estado diminuído do clube, por ser incapaz de dar qualquer salto qualitativo.
      No caso de Amorim, existe uma expetativa fundada sobre esse toque de midas, que terá obviamente que confirmar noutro patamar, recebendo também condições para isso.
      O Martinez revela uma condição engraçada para se envolver em movimentos ofensivos, ou até de remate, mas não tem a capacidade lançadora do Inácio, ou o seu jogo aéreo, como se viu quase no final do jogo quando foi abalroado no jogo aéreo, e por pouco que não deu golo fácil. Será no máximo um bom jogador de rotação para Amorim, nunca titular preferencial, uma espécie de Matheus Reis, isto claro no caso de Amorim vier a ter o seu tempo, e receber as suas prendinhas.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 27, 2025 at 9:30 am

        Por acaso nao concordo muito com isso. O Marco fez um bom trabalho, alias, o 442 desse Sporting, que com JJ jogava muito a bola, comeca com ele. O momento em que o Marco apanha o Sporting era diferente a varios niveis, e o investimento tambem subiu com a entrada de JJ. Para o momento que foi, e principalmente tendo em conta o maluquinho que mandava naquilo tudo, muito fez ele, assim como muito fez o JJ, por exemplo.

        • Artur Trindade
          Posted Janeiro 27, 2025 at 10:06 am

          O Marco Silva é um bom técnico e fez um trabalho aceitável, mas longe de conseguir potenciar jogadores e colocara a equipa a excelente nível. O 442 dele era muito estranho, o João Mário já tinha 22 anos e continuava em banho maria, não era titular em muitos jogos, e tinha o Carrillo (o inconsequente) na ala direita, e o Nani na esquerda, WC e Adrien no meio, e lá está o JM a marcar passo. Longe de faltar matéria prima de primeira qualidade.
          Chega JJ, cria o Carrillo de alto rendimento, foram só 7 jogos, mas o suficiente para criar a sensação de um grande jogador futuro aos 24 anos, levando ao contrato do Benfica, tendo desaproveitado aquela que seria a sua grande época, sentado no sofá. Perde o Carrillo por afastamento, lança JM para a sua grande época, precisamente na ala direita, explode o Slimani na dupla com o Teo, e o futebol é de sonho em relação ao incipiente com Marco Silva.
          Amorim tem como JJ a capacidade de evoluir jogadores e a equipa, que Marco Silva agora com muita experiência em Inglaterra, estava longe de revelar na altura.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 27, 2025 at 10:52 am

            Acho que o que acabas de descrever vai de encontro ao que eu disse, na verdade. O Marco iniciou algo e claramente era um momento diferente, anterior, ao que veio depois. Claro que o JJ fez melhor, nao estou a dizer o contrario.

        • Velho do Restelo
          Posted Janeiro 27, 2025 at 10:27 am

          Por acaso tenho ideia do JJ romper com o esquema táctico do Marco Silva, o Marco usava mais um 433 (no seguimento do que LJ já tinha feito no ano anterior) e o JJ começou a usar o segundo avançado (Teo na altura) a dar apoio ao PL.
          O onze base do MS era qualquer coisa como:
          RP
          Cedric
          PO
          Mauricio
          Jefferson
          William (6)
          Adrien (8)
          JM (8/10)
          Carrillo
          Nani
          Montero

          O Slimani começou a ir apareçendo nessa época roubando o lugar ao Montero, mas dividiram a posição entre eles (23/24 titularidades cada)

          Com JJ já tens um onze mais utilizado em 442 claro:
          RP
          Joao Pereria
          PO
          Naldo
          Jefferson
          William (6)
          Adrien (8)
          JM (a falso Extremo Direito)
          Bryan Ruiz
          Teo (2o avançado)
          Slimani

          • Mantorras
            Posted Janeiro 27, 2025 at 10:50 am

            Na parte final do Marco, foi quando o SCP comecou a jogar no 442 que depois JJ deu seguimento. Posso estar equivocado, mas e a memoria que tenho.

            • Velho do Restelo
              Posted Janeiro 27, 2025 at 11:19 am

              Não acho, mas tb não tempo para fundamentar mais o meu ponto com dados. Fair enough.
              _
              Mas como o Artur Trindade disse a cima, o futebol do MS no Sporing ficou aquém, não foi mau mas não foi bom (para mim o pior treinador das épocas 2013-2018).
              Pode-se discutir as condições comparativamente a outros (JJ à cabeça, LJ teve menos condições até), Mas MS nunca conseguiu tirar aquele “extra mile” dos jogadores (JM, Slimani que com JJ explodiram eram intermitentes com MS e o Montero até perdeu produção em relação ao ano aterior).
              _
              Claro que tudo isto é discutível e pode ser posto em causa, mas é a minha opinião, e julgo ser a visão mais consensual entre os adeptos do Sporting.

              • Mantorras
                Posted Janeiro 27, 2025 at 4:03 pm

                Sim, opiniao geral e de que ele nao foi grande espingarda. Eu sempre achei que ele teve bem e ia melhorar, e que tambem nao apanhou um momento facil. Nunca saberemos.

            • Neville Longbottom
              Posted Janeiro 27, 2025 at 11:56 am

              Nope. Aliás no último jogo que o Marco fez pelo Sporting com o Braga usou o esquema habitual (433).

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 27, 2025 at 11:55 am

          O Marco não jogava em 442, podia fazê-lo ocasionalmente, mas não era o modelo de raiz. Jogava com William, Adrien e um terceiro médio (que alternava entrte André Martins e João Mário). Nani e Carrillo nas alas e Slimani a 9.
          Jesus revolucionou este sistema (aliás como era esperado).

          • Mantorras
            Posted Janeiro 27, 2025 at 4:02 pm

            Pronto, entao nao estou enganado. Nao era o sistema com que comecou, nem o mais habitual ao longo do ano, mas a ideia que a mim me ficou foi que a ideia dele era ir por ai, mas nunca teve a chance de treinar na epoca seguinte. Essa e a memoria que tenho do que pensava na altura. Ja la vai algum tempo xD

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Janeiro 27, 2025 at 12:48 pm

        Bom dia.
        Já respondi a esse tipo de questão inúmeras vezes, já falei no porquê de Mourinho e Marco Silva serem apostas teoricamente melhores. Não vou repetir.
        E já percebi que acreditas no toque de Midas.
        Tudo bem.
        Podes acreditar no que quiseres.
        Mas uma coisa tens de admitir, o Manel até agora acerta em praticamente tudo.
        Mas podes acreditar no que quiseres. Nunca irei estar contra isso.
        Prendinhas? Só se pedia ao Amorim para fazer melhor que o Ten Hag. Mais nada. Ninguém lhe pediu títulos.
        Até agora tem sido muito sofrível.
        O Midas ainda tem vai tocar. Vê lá não fiques estátua.

        • Artur Trindade
          Posted Janeiro 27, 2025 at 5:36 pm

          O que digo é que o Amorim desperta nos clubes que não o têm, a expectativa de tenha o mesmo toque de midas que teve no Sporting, desde o primeiro jogo que foi sempre a melhorar, a construir algo de novo, tal como o Mourinho despertava na primeira ida para Inglaterra. Nunca o Marco Silva despertou essa expectativa, e o Mourinho deixou de despertar qualquer expectativa de bom futebol já faz 10 anos. Quem joga melhor está mais perto de ganhar.
          Como adepto do MU que és, consegues recordar-te dos mercados de verão e de Janeiro, no primeiro ano do Hag? Apesar de ele não ter inovado taticamente (2 para 3 centrais ou vice-versa), o que se esperava dele era que fizesse melhor que Solskjaer, com os mesmos jogadores, ou houve alguma atenção para que formasse a sua equipa? Curiosamente, Amorim ainda diminuiu a qualidade do seu plantel para o seu antecessor, eliminando o seu melhor jogador Rashford (juntamente com Bruno Fernandes), talvez os únicos 2 jogadores de nível mundial do plantel do MU nos últimos 3/4 anos.

    • Lopes da Silva
      Posted Janeiro 27, 2025 at 8:35 am

      Sim porque era mesmo sobre marcar golos com remates de longe que o Amorim se referiu a ter uma defesa baixa. Claro que para isso qualquer um serve. Agora para defender bolas aéreas….

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Janeiro 27, 2025 at 12:41 pm

        Bom dia.
        Epa, de volta aos comentários do Manel!
        Estás mesmo a gostar.
        Fazes bem, aprendes qualquer coisa.
        Em relação ao Lizandro, é ler o que se escreveu de negativo em relação ao jogador depois dessas declarações.

    • Velho do Restelo
      Posted Janeiro 27, 2025 at 10:28 am

      “aquilo que mostraste no futebol português” essa tentativa de farpa é anedótica.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Janeiro 27, 2025 at 12:44 pm

        Bom dia.
        Cá estás mais uma vez.
        Parabéns a ti, estás a investir nos teus conhecimentos futebolísticos e a ler mais um dos users que realmente percebe disto.
        Mas tenho a dizer que também estás fora do que eu disse sobre o Amorim e a questão da inflexibilidade dele em Portugal.
        Já lhe reconheci méritos e portanto não vale a pena quererem achar que eu digo só mal dele.
        Isso até é algo que já referi muitas vezes.

        • ZeNando
          Posted Janeiro 27, 2025 at 2:58 pm

          “A ler mais um dos users que realmente percebe disto” Tiveste bem nessa piada, muito boa piada e enorme falta de noção ???

        • Velho do Restelo
          Posted Janeiro 28, 2025 at 9:32 am

          Manel, com esse teu síndrome de protagonista devias abrir o teu próprio bolg, o VM já é demasiado pequeno para ti.
          Acredito que vais ter sucesso, força.

  • Cato the Elder
    Posted Janeiro 26, 2025 at 9:13 pm

    Entre Marco Silva e Amorim, ganha Amorim. Jogo sonolento, Fulham a não conseguir jogar o que tem jogado ultimamente e o Man United a jogar o mínimo para ganhar. Ganha com um golo marcado devido a um desvio, podia ter sido pior.
    —————————
    Oh Ange… pois é, ser teimoso dá nisto. Mas já se sabe como Levy pensa… despede o treinador e tenta-se livrar de responsabilidades… Ora… o Tottenham sofre de um problema similar ao Man United personificado na figura de Daniel Levy. Não é por acaso que o Tottenham anda a queimar treinadores. A certa altura o problema não está no relvado, está no boardroom. Naturalmente Ange tem as suas responsabilidades, naturalmente existem lesões, mas esta forma do Tottenham é péssima. Por isso algo irá quebrar, vamos ver onde…

  • Fica a nota
    Posted Janeiro 26, 2025 at 11:04 pm

    Independentemente de se poder discutir se o Manchester United já devia ou não estar a jogar melhor com 2 meses do novo treinador, é inegável que a qualidade do plantel está muito longe de poder lutar pela Premier League.
    Vou mais longe e arrisco-me a dizer que só Bruno Fernandes e Diallo entrariam de caras no XI titular do melhor Sporting de 2024. De resto, ou são inferiores, ou é discutível.
    (Excluo a posição de GR, que é difícil ser pior que os do Sporting, embora Onana também não me pareça ter nível para ser GR titular de nenhuma das equipas, pelo que não merece ser referido juntamente com os que mencionei)

    • Petrol
      Posted Janeiro 27, 2025 at 8:32 am

      Amorim já saiu há 2 meses e continuamos a dizer este tipo de barbaridades?

      • Chanandler Bong
        Posted Janeiro 27, 2025 at 3:12 pm

        Não é nenhuma barbaridade, eu só acho que faltou referir o Lisandro e o Mazraoui que tem sido dos melhores, mas sim apenas esses 5 seriam titulares no XI do Sporting do inicio da época, concordo com o “fica a nota” e nem sou do Sporting..

        • Fica a nota
          Posted Janeiro 27, 2025 at 5:57 pm

          Por acaso até me esqueci do Mazraoui. Se fosse há um mês teria incluído sem qualquer dúvida, nos últimos jogos tem comprometido bastante. Curiosamente, no Sporting de Amorim provavelmente concorreria para o lugar do Inácio, tal como o Lisandro, ou eventualmente para o lugar do Nuno Santos em jogos que pedissem outra capacidade defensiva à esquerda.
          Em relação ao Lisandro, estive para o referir e acabei por apagar para não alongar o comentário: tem pontos fortes diferentes do Inácio, como o Artur Trindade também referiu noutro comentário.
          Em conclusão, se a escolha recairia mais vezes sobre Mazraoui ou Lisandro do que em Inácio (ou Nuno Santos), especialmente num contexto de Premier League? Provavelmente. Se a escolha é “de caras”. Não acho, diria que é muito mais contexto/adversário dependente, tal como outras posições também podem ter uma escolha discutível entre Sporting e MU. O ponto é que o plantel não tem nível para lutar pela Premier League, como o do Sporting não teria. Mas aceito a opinião de quem acha que é “de caras”. Daí ao comentário ser uma barbaridade penso que ainda vai um bocado…mas aguardo contra-argumentação :)

      • Fica a nota
        Posted Janeiro 27, 2025 at 3:33 pm

        Boa tarde.
        Quer especificar qual foi a barbaridade e porque a considera uma barbaridade, ou fica-se só pela posta de pescada? :)

        • Petrol
          Posted Janeiro 27, 2025 at 8:00 pm

          Estamos mesmo a querer comparar o nível da liga inglesa com o nível da liga portuguesa? Há jogadores que no United são só mais um e que na nossa liga faziam toda a diferença. O aparente desnível deve-se do facto do plantel do United estar claramente desvalorizado mas mesmo por aí Mazraoui e Lisandro Martinez seriam claramente titulares no Sporting. Não aprecio Onana mas já mostrou mais do que todos os guarda-redes do Sporting juntos, principalmente no Inter.

          • Fica a nota
            Posted Janeiro 27, 2025 at 10:53 pm

            Percebo o ponto. Nem de propósito, na resposta que dei acima acabei por referir que o contexto Premier League é diferente.
            Ainda assim, quando tento fazer o exercício de 1 contra 1 para cada posição, não acho que a escolha seja óbvia a favor de outros jogadores do MU, mesmo tendo em conta a diferença de contexto competitivo. À excepção dos dois que mencionei (e, como referi noutro comentário acima, aceito também a escolha de Lisandro e/ou Mazraoui, seriam os meus 2 seguintes), acho que a escolha é, no mínimo, discutível.
            Em relação a Onana, de acordo, sem dúvida, até porque os dois GR do Sporting juntos não fazem sequer um Adan de 20/21… Ainda assim, não acho que Onana tenha qualidade (ou regularidade) para ser titular do Sporting, e muito menos do United.
            Mas o ponto fundamental é que este plantel do United está longe da qualidade necessária para poder lutar pela Premier League, tal como o do Sporting estaria, independentemente de serem 2, 3, 4, ou 5 que entrariam de caras no XI titular do Sporting. Basta pensar quantos jogadores do Sporting entrariam nas equipas de Alex Ferguson que ganhavam campeonatos e chegavam a finais da Champions. Se entrasse 1 ou 2 já era um luxo…
            Claro que isto é tudo um exercício teórico e muito dependente de momentos de forma. O Mazraoui de há 1-2 meses era consistentemente dos melhores jogadores da equipa, o Trincao de há 2 anos era completamente inconsequente, o Sporting de ha 4 meses atropelava todos os jogos, o Sporting de ha 2 meses não ganhava a ninguém com os mesmos jogadores, etc, etc, etc. Até podemos daqui a um ano estar a ver estes mesmos jogadores do MU completamente transformados em craques mundiais a lutar pela Premier League. Mas, ao dia de hoje, parece-me difícil, independentemente do esquema tático ou do treinador.

  • MM84
    Posted Janeiro 26, 2025 at 11:38 pm

    Que jogo fraquinho do United, so vi a 1a parte mas foi muito má.

    Os alas têm de subir muito mais, senao estao sempre a jogar com 5 defesas + ugarte. Dalot para mim nao tem nivel para isto.

    O plc nordico tambem nao, nao apanha uma bola, impressionante.

    O United tem urgentemente de ir buscar um ou 2 laterais super ofensivos e um plc.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 27, 2025 at 9:35 am

    Jogo de futebol fraquinho. Nao se viu grande coisa de nenhuma das equipa.
    O Hojlund, enfim, sem palavras. Gosto do rapaz, achava que ia evoluir e com Amorim, essencialmente porque seria mais importante para a equipa, do que era antes, mas tem desiludido muito. Podemos todos concordar que nao tem sido servido, mas nem estou a falar de golos, estou a falar de dominar uma bola.
    Na defesa, o Man United pareceu solido a maior parte do tempo, mas a verdade e que depois de marcar ainda ia sofrendo, e sofreu bastante. Nao sei se vao conseguir trazer alguem ate final de Janeiro, mas a coisa sera muito fraquinha ate final, caso nao o facam. Jogam em 541 e nao em 343.

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 27, 2025 at 1:48 pm

      O Hojlund lembra-me o Harder, muita vontade e potência física, mas falta muito trabalho especifico para ensinar os meninos a dominar uma bola, a jogar com os colegas e rematar à baliza, não por rematar por rematar, mas com algum grau de eficiência.

Deixa um comentário