Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Previsão I Liga: FC Porto campeão, Benfica em 2.º, Sporting e SC Braga completam Top 4; Otávio será o MVP, Taremi o melhor marcador e Rafa o líder nas assistências

A Liga Portugal bwin está de volta e o guião é o do costume: FC Porto, Sporting e Benfica apresentam-se como os únicos candidatos ao título. A equipa de Conceição, contudo, por ser a atual campeã e pontuação que conseguiu, reúne algum favoritismo. Os Dragões perderam Mbemba, Vitinha e Fábio Vieira, mas continuam com o núcleo duro: Pepe, Uribe, Otávio e Taremi; já investiram quase 50 milhões de euros em reforços, e jogadores como Diogo Costa, Pepê ou Evanilson estão consolidados no 11. Para contrariar isto, o Benfica, que vem de 3 anos sem títulos, contratou Roger Schmidt para treinador e vários reforços, como Neres ou Enzo Fernandéz. Já o Sporting perdeu Sarabia, a principal figura da última época, e Palhinha, que foi decisivo no ano do título, mas tem o mesmo treinador, uma base de 2 anos e melhorou a equipa tecnicamente, com as entradas de St. Juste e Trincão. Leões e águias, no entanto, pelo que se viu em 2021-22, sabem que pontuações de 85 pontos podem não ser suficientes, já que o rival da Invicta pouco ou nada escorrega. Num campeonato à parte surge o SC Braga, que nos últimos 2 anos ficou mais longe do Top 3, mas que também não tem adversário à altura na luta pelo 4.º lugar. Já a disputa pela 5.ª posição promete ser interessante. O Vitória está mais fraco, o Gil é uma incógnita, o que pode permitir a equipas como o Estoril, Famalicão, Santa Clara, Portimonense ou Marítimo fecharem no Top 5, sendo certo, que como se viu há 2 anos com o Rio Ave, a diferença entre as equipas é tão curta, que muitas tanto podem ficar na 1.ª metade da tabela como descer. Com isto tudo, os colaboradores do Visão de Mercado fizeram um prognóstico sobre a Liga Portugal bwin 2022-23, tendo o FC Porto recolhido mais votos para campeão. Já o Benfica foi o mais votado para o 2.º lugar e o Sporting para 3.º. O Arouca, por sua vez, é apontado como o principal candidato a descer. A nível individual, Otávio recolheu a preferência para MVP, Taremi no melhor marcador, Rafa no Rei das assistências e Enzo no melhor reforço. Já David Carmo e Trincão foram os mais votados para desilusão.

115 Comentários

    • Luís Sousa
      Posted Agosto 5, 2022 at 3:10 pm

      Claramente o Flávio Trindade foi o mais acertado. Espero que não acerte novamente este ano!
      Era interessante nestes prognósticos classificar o grau de acerto de cada um dos vossos colaboradores, por exemplo nos últimos 5 anos e ver qual o mais fiável nas previsões. Nem que fosse apenas no prognóstico do campeão nacional. Apenas uma sugestão.

  • GrammarPolice
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:46 am

    Tal como no ano passado, toda a gente acha que o Arouca vai descer. Eu acho que toda a gente vai errar neste ponto novamente.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:07 am

      Eu acho que o Arouca vai descer mas espero bem que não.. é o único representante da zona centro e faz falta um clube da zona.. já que Leiria e Académica ainda demorará anos, o Leiria tem feito o seu caminho para cima a AAC para baixo..

      • FabioCosta93
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:49 pm

        O Arouca não é o único representante da Zona Centro, porque, pura e simplesmente, fica na Região Norte. Sim, no distrito de Aveiro há vários concelhos que pertencem ao Norte do país.

        • Hirok "The Truth"
          Posted Agosto 5, 2022 at 2:10 pm

          Sim tudo bem, mas para mim é Zona Centro à mesma, até pq considero Aveiro centro.. Norte é Porto para cima para mim

          • Mushy
            Posted Agosto 5, 2022 at 6:30 pm

            Interessante distribuição geográfica do país :D
            Porto para cima é norte, Algarve é sul…
            Do Porto até ao Algarve é zona centro, sim senhor.

    • Manel Ferreira
      Posted Agosto 5, 2022 at 2:23 pm

      Como é natural, as pessoas não conhecem na perfeição os plantéis das equipas fora do top-3/4 (e aqui estou-me a incluir-me a mim próprio também) e portanto vão-se apoiar noutros critérios para estas previsões. O Arouca, com as suas 800 pessoas por jogo, sem muitos jogadores com nome lá dentro, com um treinador que ainda tem a imagem de fracasso em Guimarães, este Arouca é obviamente a primeira equipa na cabeça das pessoas, quando se fala em descidas.

      Já o Rio Ave anda a ser posto na Europa única e exclusivamente porque tem o treinador com melhor imagem que alguma vez vi no futebol português. É o mesmo treinador que pôs o pessoal do Canal 11 a chorar de indignação quando saiu do Nacional com 7 ou 8 derrotas seguidas. Não me parece haver outra razão para tanta fé numa equipa que até teve mais dificuldades do que o esperado para subir de divisão.

      O Vizela também não parece ter-se reforçado de modo a subir o nível em relação à época passada, mas é sempre complicado falar disto antes do 31 de Agosto. O Paços perdeu vários dos jogadores, mas lá está, ainda têm quase um mês inteiro para suprir essas perdas.
      O Boavista, como sempre, é uma enorme incógnita. Tanto vejo esta equipa a fazer uma época tranquila, como a andar borradinha até ao fim.
      Acho que o Famalicão tem possivelmente o 6º melhor plantel da Liga neste momento, mas demoram sempre a carburar. O Marítimo parece ter acertado em cheio no treinador e o Casa Pia fez contratações de nome, mas não seria a primeira vez que uma equipa cheia de “hype” acaba aflita (e o facto de jogarem boa parte da época fora de casa também pode ser complicado).

      Diga-se o que se disser do nosso Tugão, fora do top-4 é bem difícil fazer previsões. Mas se tem mesmo de ser: acho que Vizela e Arouca descem, o Paços vai ao playoff, o “Guimas” demorará a carburar mas acaba em 5º lugar e o Portimonense consegue o 6º lugar e a segunda participação europeia da sua história.

  • Neville Longbottom
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:46 am

    Ora bem chegou o momento por que tanto esperava.

    Já tinha posto aqui as minhas previsões ontem, vou repetir:

    1 – FC Porto (85-90)
    2 – SL Benfica (82-87)
    3 – Sporting (76-81)
    4 – Sp. Braga (62-67)
    5 – Rio Ave (46 – 51)

    Descida:

    16 – Portimonense (28-31)
    17 – Arouca (27-30)
    18 – Casa Pia (25-28)

    Acrescento ainda:

    Melhor marcador: Taremi
    Melhor assistente: Rafa
    Desilusão: Trincão
    Melhor GR: Vlachomidos (queria por o Adan mas tenho muito medo desta lesão)
    Revelação: Morato
    Melhor contratação: Enzo Fernandez

    Dúvidas no campeão apesar de favoritismo para o Porto (vamos ver como acaba o mercado). Ambas as equipas incriveis, acho que poderá ser uma luta intensa até final.

    Sporting numa ilha, Braga noutra. E depois vem o resto.

    Penso que Gil Vicente contrariamente à tendência) e Santa Clara e Vitória de Guimarães (por esta ordem) fecharam o top 8.

    SL

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 5, 2022 at 10:52 am

      *Vlachodimos

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:17 am

      Neville,

      Sporting nos 2 anos de Ruben Amorim fez 85 pontos em cada época, ainda não entendi porque esta época fariam muito pior e estariam numa ilha isolados dos restantes?

      Entendo o retirar pressão e se ganharmos, fomos muito bons, mas a vida real tem mostrado que Amorim é mesmo muito bom e que o Sporting ganhou uma vida que não tinha!

      E fizeram tantos pontos com Sarabia como sem Sarabia pelo que espero que essa não seja a justificação do decréscimo de qualidade do plantel quando agora há Edwards e Trincão para essa posição.

      • Sporting1906
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:20 pm

        É o clássico descer as expectativas para não sofrer uma desilusão, está na moda entre os adeptos de todos os clubes.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 5, 2022 at 12:41 pm

          Ai é? E tu conheces-me de algum lado? Sabes os verdadeiros motivos por detrás das minhas previsões?

          Ter sido 100% honesto não é huipótese? Estou mesmo a descer as expectativas para não sofrer uma desilusão, não há outra hipótese, é isso?

          Essa arrogância de dominar tudo o que vai na cabeça dos outros tem de acabar.

        • Francisco Ramos
          Posted Agosto 5, 2022 at 12:52 pm

          Faz sentido!

          Eu acho que vai ser de tripla como já não se via há algum tempo.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:46 pm

        É uma previsão apenas.

        O Sporting sem Sarabia foi campeão com um grande Pote, um grande Nuno Mendes e uma dose elevada de felicidade (que pagou um pouco da dívida pendente de anos a fio sermos infelizes). Fez 85 pontos em ambos os anos, mas este ano estamos piores que o ano passado e não estou a contar com essa felicidade que tivemos em 2020/2021.

        Não estou a retirar pressão nenhuma até porque eu sou um ser humano absolutamente irrelevante, principalmente para o Sporting, a equipa técnica e os jogadores. Não sabem sequer que eu existo pelo que a pressão não vai ser maior ou menor pelo que eu disse, vai ser a mesma. A pressão de honrar a camisola, de entrar em campo e dar tudo para vencer. Jogo a jogo. Pressão para ganhar o campeonato? Não, zero.

        O principal ativo do Sporting é o treinador, mas mesmo esse, como já disse aqui e ao contrário de outros, não faz milagres. 20/21 teve um Benfica muito abaixo e um Porto que entrou mal no campeonato. Não estou a contar com isso também.

        Saudações

        • Francisco Ramos
          Posted Agosto 5, 2022 at 2:59 pm

          Neville,

          O Sporting (tal como outro clube qualquer) para ser campeão tem que ter jogadores em grande forma. Sejam eles Pote, Jardel, ou outro qualquer. O ano passado ninguém sabia o que ia dar Sarabia, pelo menos ao nível que ele rendeu, e não é por isso que não deixava de ser o principal candidato ao título (para mim).

          Olhando para este ano até acho que estão melhores do que estavam o ano passado. Acrescentaram opções à defesa que era curta (alguém se lembrava que Matheus Reis ia ser central), acrescentaram opções à frente (que era ainda mais curta) e mantiveram opções no meio trocando alguém que já não contava para os adeptos que pediam Ugarte a titular por um jogador que tem sido dos melhores da pré-época (segundo a comunicação social). Ou seja, mantiveram a espinha dorsal que está completamente adaptada ao treinador e ainda acrescentaram soluções (começam a época com apenas Pote e Sarabia e acabaram com Edwards também, por exemplo).

          Se o treinador não faz milagres e consegue 85 pontos em duas épocas, a estatística diz que vai conseguir novamente, caso contrário esta pontuação tinha sido milagrosa!

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 5, 2022 at 4:31 pm

            Não, porque houve condicionantes que levaram a esses 85 pontos.

            O mundo não está divido em incompetentes ou milagreiros. Amorim fez um ótimo trabalho, acima das expectativas nos 2 anos, mas isso não é um milagre, ok?

            Quem não contava para os adeptos era o João Palhinha? Isso é um pouco difícil de provar, inquiriram uma % significativa dos adeptos? Ou é com base em 2/3 comentários? Para mim é uma perda grave por exemplo.

            A nossa pré-época ainda por cima (vale o que vale) não mostra sinais do Sporting poder resolver os seus problemas do jogo exterior. Estamos muito previsíveis e pouco objetivos.

            – St. Juste (já desceu na hierarquia com uma lesão logo para começar bem);
            – Morita (é muito bonito e lindo de se ver com bola, mas na prática é uma incógnita para este nível);
            – Trincão (sinceramente não gostei muito dos jogos que fez, para mim é uma incógnita);
            – Rochinha (serve para o Vitória, para mim incógnita);

            Há outros como o Franco Israel ou o Diogo Abreu que não foram contratados para o 11, mas mesmo assim são muito jovens ainda (22 anos e 19 respetivamente).

            Saíram Palhinha e Sarabia.

            Eu não consigo mesmo perceber como é que estamos melhor. Não consigo, para mim é claro. E se não chegou o ano passado (e com o Benfica a comprar à bruta e a melhorar o já excelente plantel que tem), não me parece de todo que chegue para este ano.

            Mas muita gente falhou a previsão para 2020/2021 por isso, posso estar completamente errado.

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:47 am

    Campeão: SL Benfica
    2o classificado:Sporting CP
    3o classificado: FC Porto
    4o classificado: SC Braga
    Melhor marcador: Gonçalo Ramos
    Melhor assistente: Rafa
    MVP do campeonato: Gonçalo Ramos
    Revelação: Antonio Silva
    Melhor guarda redes: Adan
    Melhor reforço: Neres
    Primeira chicotada:Rui Pedro Silva

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:50 am

    Muito mais equilibrado este ano do que no ano passado, pelo menos na escolha do campeão. E concordo que assim o seja. Aliás, na minha opinião o campeão deste ano vai depender muito do Benfica. Tanto Porto como Sporting têm bases relativamente semelhantes ao ano anterior, pelo que acredito que farão pelo menos 80+ pontos. Já o Benfica, foi quem mais mudou, especialmente ao nível do treinador. Se as coisas lhes correrem como correram na pre-época, podem atropelar tudo e todos. Por outro lado, a nossa liga é muito fechada por natureza, pelo que estou curioso para ver como funciona uma equipa do Schmidt neste “ambiente” (na Áustria, Alemanha e Países Baixos o futebol é muito mais aberto do que aqui). Por isso, acredito que o Benfica pode ser o fator que decidirá como o campeonato se desenrolará, quer em seu favor, quer contra si.

    Ainda assim, a minha aposta não pode deixar de ser o meu Porto. Perdemos 2 titulares importantes (a juntar a um super suplente), mas já temos uma ótima alternativa a um deles. Se chega ainda um médio centro para o lugar do Vitinha (e quando digo isto, digo um grande médio, não um AA do Vitória), teremos um plantel fortíssimo, cuja única lacuna será os laterais (embora seja assim já há alguns anos, o que não nos tem impedido de ser competitivos e ganhar títulos).

    Desta forma, as minha apostas são:

    Campeão: FC Porto
    2.º: Benfica
    3.º: Sporting
    4.º: Braga
    5.º: Santa Clara
    Despromoção: Casa Pia e Arouca
    MVP: Taremi
    Melhor Marcador: Evanilson
    Melhor Assistente: Taremi
    Desilusão: Trincão
    Melhor GR: Diogo Costa
    Revelação: Danny Loader
    Melhor Reforço: David Carmo
    Primeira Chicotada: Vasco Seabra

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:51 am

    Este é dos anos mais complicados para mim fazer uma previsão de quem vai ser campeão e acho mesmo que tendo em conta a amostra atual que se irá decidir nos detalhes. Obviamente quero que o Porto seja campeão mas tanto pode acabar em 1º como em 3º.

    Sobre a equipa em 5º lugar, vai ser uma luta semelhante como pelo 1º lugar mas se há equipa em que não acredito é que seja o Guimarães (por ser uma casa a arder constante). Apostaria entre Gil Vicente, Santa Clara ou Rio Ave.

    O MVP será sempre o jogador da equipa que seja o vencedor pelo que sairá entre Pote, Otávio ou Neres.

    O melhor marcador, caso fique, será Gonçalo Ramos. Acho que nesta tática tem tudo para brilhar visto que não se cansar tanto e estar apenas em zonas de finalização. A luta para mim será com Taremi mas depende sempre muito das zonas que o iraniano irá ocupar.

    A revelação irá ser Enzo Fernandez, caso o mercado feche assim, e a desilução para já andará entre St. Juste e Veron. Pelo que custaram e pelo que parecem vir a render (quer em lesões, quer em minutos, respetivamente), acho que será um destes. Mas é sempre complicado esta votação porque a avaliação é também feita pelo valor que o jogador custou pelo que até Carmo e Trincão (pela pressão de substituir Sarabia) podem entrar nestas contas.

    Rafa irá ganhar as assistências numa luta renhida com Neres e Taremi. E o GR será entre Diogo Costa e Adan, mesmo que o Benfica ganhe o campeonato, porque este não tem tanta boa comunicação social como os restantes.

  • Sportitatic23
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:52 am

    campeao: benfica
    ————-
    ————-
    ————–
    Com muita distancia o 2o classificado deve ser o fc porto
    Em 3o deve vir o Sporting
    Melhor marcador do campeonato: pra mim será o jogador que teve 50M de proposta recusada com 100 minutos nas pernas, Henrique Araújo
    MVP será o modric da tuga, enzo fernandez

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 5, 2022 at 10:59 am

      Entendo essa obcessão pelo Benfica (a sério mesmo). Assustam muito, mas acho que devias ter uma pitada de ceticismo nisso. Às vezes não corre tão bem.

      E apesar de tudo o Porto continua a ser mais forte (muito mais aliás) que as restantes 16 equipas da liga pelo que facilmente atinge uma pontuação elevada. Até podia ser o City ou o PSG. O Porto vai sempre bater nos 85 pontos mínimo.

      SL

      • Fadista
        Posted Agosto 5, 2022 at 11:39 am

        Esta conversa que o Benfica limpa tudo, todos os anos já aborrece e parece-me ser só para desviar as atenções.

        O Benfica continua com um plantel grande mas com pouca profundidade em termos de qualidade, possivelmente se não houver posições reforçadas com qualidade, o 11 vai ser repetido até rebentarem todos no maio do campeonato.

        O SCP consegue manter a base e ainda ter 2 jogadores por posição com alguma qualidade, embora a questão do PL possa colocar algumas reticências, e tudo vai depender da forma de POTE, mas considero o plantel do SCP mais equilibrado que o do SLB.

        O FCP parte claramente na pole position, tal como o SCP mantém a mesma base, os reforços são uma incógnita tal como nos outros clubes, mas são jovens e com margem de progressão, e a chamada “Raça de Dragão” muitas vezes fazem a diferença.

        Não gosto de fazer prognósticos até porque nos ultimos anos era sempre o SLB o campeão e não foi isso que se verificou, e nesta fase darei sempre vantagem ao FCP.

        • Borsalino
          Posted Agosto 5, 2022 at 12:34 pm

          Claramente. Concordo com tudo.
          Os Benfiquistas sabem as limitações que o plantel tem e aprendemos (na maioria) a refrear as expetativas.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 5, 2022 at 12:39 pm

          Essa resposta era mesmo para mim? É que na verdade eu meti gelo na bajulação que foi feita no comentário inicial.

      • Sporting1906
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:19 pm

        “Restantes 16”. O Sporting nem conta para o totobola e é uma das restantes 16 equipas?

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 5, 2022 at 12:38 pm

          Exato.

          • Sporting1906
            Posted Agosto 5, 2022 at 4:02 pm

            Absurdo. Ficamos em 2o lugar na última época e fomos campeões na anterior, em ambas chegamos aos 85 pontos. Somos candidatos ao título e estamos a um nível parecido aos nossos rivais. Às vezes parece que há sportinguistas que têm saudades de quando nos limitávamos a lutar para segurar o 3o lugar.

    • Aurinegro
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:13 pm

      Tens de relaxar, Spormenor Titatic.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:40 pm

        Então mas o Pormenor parte para o 4º ou 5º ano consecutivo a prever o Sporting campeão. Como assim?

  • Vermelhudo
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:59 am

    O Porto tem feito aquisições interessantes mas jogar num clube que acabou de ganhar tudo em Portugal não é fácil.
    David Carmo não custou pelo que vale mas sim pelo potencial. Eu não consigo afirmar que é melhor que o Mbemba, Mbemba esse que tinha experiência de Premier e que jogava muito bem com o Pepe.
    André Franco veio do Estoril e o Gabriel Veron nunca jogou na Europa e é bem novinho.
    Na minha opinião, o Sérgio terá um desafio tremendo porque quem vence tudo em Portugal tem uma pressão enorme sobre os ombros e não vi o Porto a comprar jogadores feitos.

    Nenhum dos reforços do Porto tem a experiência ao mais alto nível de um Trincão, por exemplo.
    O Sporting tem um plantel muito à imagem do treinador e recursos bons e experientes para todas as posições do terreno.
    Acho que o Amorim está mais confortável do que o Sérgio, ainda para mais quando o Sérgio tem um Taremi e um Martinez que, aqui e ali, já deram a entender que gostariam de outras paragens.

    O Benfica já gastou este ano quase o dobro que tinha investido o ano passado.
    Portanto, quem dizia que era o melhor plantel de Portugal agora tem esse plantel ainda mais recheado e obviamente não pode pedir mais nada do que títulos ao Rogério.
    Mas para quem dizia que o plantel era mal feito, então dá para dizer que as contratações vieram remendar um pouco as coisas e que o Benfica está mais forte.

    Tendo em conta as ideias dos treinadores e a composição dos plantéis, eu diria que o Sérgio está na posição mais desconfortável.
    Mas isso nem sempre quer dizer tudo, até porque os jogadores podem surpreender pela positiva ou pela negativa.

    Mesmo assim, eu diria que o Sporting arranca com a vantagem de ter bons jogadores e de ter peças com experiência suficiente para suprir as saídas.

  • Jake Shields
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:02 am

    O que uma insignificante pre época faz…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:03 am

    Vai depender muito de se há talhos destruídos ou não.. mas tirando isso diria:
    1º Benfica
    2º Porto
    3º Sporting
    Descidas: Chaves e Arouca
    Melhor Marcador: Gonçalo Ramos (se ficar)
    Assist: Rafa ou Bah(se for titular a época toda)
    MVP: Rafa
    Revelação: Jota Silva
    Desilusão: David Carmo (vai comer banco)
    GR: Diogo Costa
    Contratação: Enzo
    Chicotada: Moreno ou Artur Jorge

  • gonzalo
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:10 am

    Este ano, o campeonato é a três, o sporting campeão, mas a diferença pontual não deve ser mais de 6 pontos do 1º para o 3º, diria que qualquer um dos três possa ser campeão e até o sporting como o menos provável dos três, mas acredito que seja mesmo os leões a serem coroados no final vencedores.
    Trincão, M.nunes, P.golçalves e Paulinho a destacarem-se.

    1º: Sporting
    2º: Benfica
    3º: Porto
    4º: Braga
    5: Guimarães
    6: Famalicão
    Despromoção: Casa Pia;Chaves; Vizela
    MVP: F.Trincão
    M.marcador: Paulinho
    M.assistente: D.Neves
    Desilusão: Gabriel Veron
    M.Guarda-redes: Diogo Costa
    Revelação: Florentino
    M.reforço: F.Trincão
    Primeira Chicotada: Armando Evangelista

    • Oldasity
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:32 pm

      Paulinho melhor marcador? Isso era para rir?

    • Mushy
      Posted Agosto 5, 2022 at 6:19 pm

      Está descoberto o mais fervoroso adepto sportinguista aqui do grupo!!
      Só faltou maior assistente o Trincão ou Pote e a revelação Fatawu.

      Paulinho em 60 jogos oficiais (campeonato, taças, etc ) pelo Sporting marcou 17 golos, ou o Sporting vai ter direito ao dobro dos jogos na liga ou então o Paulinho que refere é o do Leverkusen que foi falado para jogar como avançado movel na frente.

      Mas parabéns pela dedicação e amor ao clube, mas é preciso ter um pouco noção das coisas para não ser alvo de chacota :) ;)

      • gonzalo
        Posted Agosto 18, 2022 at 10:31 am

        Paulinho é uma resposta séria, Trincão e Pote a fazerem uma grande época e Paulinho melhor marcador, acredito nisso, se vai acontecer, muito provavelmente não, mas é a minha previsão.
        Previsão, nem sempre transmite realidade, mas tenho um feeling que paulinho vai surpreender.

  • chuta dai
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:12 am

    Eu estou impressionado com a quantidade de pessoas que colocam o Casa Pia a descer divisão. Para mim vão fazer um campeonato bem tranquilo.

  • DICAS
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:14 am

    O Benfica vai demolir tudo ! Não concordo nada com o VM.
    Benfica campeão fácil e para segundo lugar vai estar o Porto ( até porque as ajudas de fora vão continuar)

    Sporting vai continuar a ser o mais prejudicado mas a culpa de não ser campeão recai substancialmente sobre uma pessoa:

    Ruben Amorim. Tem feito coisas incríveis no Sporting, aliás, até históricas! Porém está descoberta a sua fraqueza, é demasiado inflexível …

    Avançar para o campeonato com o Paulinho e sem alternativas é de uma casmurrice surreal !
    É óbvio que o Paulinho não tem qualidade técnica, não tem golo, não tem velocidade nem arranque, não ganha um duelo, não tem jogo aéreo e sinceramente não é assim nada do outro mundo a “ligar jogo” que dizem ser o seu ponto forte. Não segura a bola como outros conseguem nem desmarca colegas. Em suma, é um inútil, um gajo que não desbloqueia jogos e que vai ser titular muitos jogos.

    Para juntar a isso, a pressão defensiva que faz é tão mal feita. Corre muito mas mal, não conseguindo recuperar quase bola nenhuma. Jogador mediano, que com o volume do Sporting, desperdiça muito.

    E isto de andar a arrebentar milhões em outra posições que não estavam assim tão mal e deixar a época para Paulinho ?

    O Sporting no ano de campeão começou a vacilar quando o Paulinho foi contratado. Contra factos não há argumentos.

    Para além disso as táticas do Amorim já toda a gente conhece. Por isso não vao ter o mesmo impacto.

    É absolutamente impossível do Sporting ser campeão. Não temos ninguém para nós carregar e ainda temos de levar com estes pseudo jogadores por casmurriche do treinador.

    Benfica campeão fácil
    Porto segundo
    Sporting e Braga a lutar pelo 3

    • T. Cruz
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:21 am

      Ui como isto vai.
      Vamos a ver e andamos a jogar com o Paulinho errado

    • Lumago
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:29 am

      A tragédia grega que para aí vai.
      Na tua visão o Benfica vai ganhar a Champions só com vitórias acima de 5-0. Vão sofrer 0 golos no campeonato e marcar 200.
      O Sporting vai marcar 50 mas sofrer 100, perder todos os jogos por 1-2 e descer de divisão acabando o campeonato e tornando assim inevitável o fim da humanidade e a existência dos pastéis de nata com chocolate.
      Isto tudo de uma análise de pré-época!

      • DICAS
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:21 pm

        Tuas palavras não minhas. Este tipo de comentários são desnecessários uma vez que não disse 90% do que referes no teu comment.

        O Benfica vai fuzilar os adversários mas deixa lá começar a época para no final vires dar-me razão (ou não que será o mais provável)

        Quanto ao Sporting, sim o Paulinho é miserável para mim e vai ter impacto directo em algumas derrotas e empates. Não e da pré época é já de ano e meio de desperdícios.

        O Sporting vai ser competitivo na mesma (também e fácil neste campeonato) mas não será o suficiente para passar Porto e muito menos o Benfica.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:35 pm

        Há uma coisa que não bate certo no teu comentário. Se o Sporting perder 1-2 todos os jogos acaba com um score de 34-68 e não 50-100.

        De resto, até concordo embora seja um cenário ligeiramente negro demais.

    • Borsalino
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:11 pm

      Pelo amor de Deus… acaba com isso.

      • DICAS
        Posted Agosto 5, 2022 at 1:36 pm

        É a minha opinião, não estou a insultar ninguém. Percebo que tenhas uma opinião diferente mas podes fundamentar o porquê de não concordares.

    • Fadista
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:12 pm

      Ui, a depressão que ai vai… O Benfica não têm a profundidade que o SCP têm, o SLB substitui o Neres pelo Chiquinho, o Rafa pelo Gil Dias, os avançados ninguém sabe o que pode dar, não é por um jogo que se avalia o rendimento de uma época do Gonçalo, portanto não vejo um campeonato nada fácil para o SLB, mas pronto….

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 5, 2022 at 12:37 pm

        Sim, e o Sporting subtitui o Paulinho pelo Rodrigo Ribeiro e o Pote pelo Rochinha e Nuno Santos pelo Nazinho e o Adan pelo Franco e por ai fora.

        Ele exagera na superioridade do Benfica (que existe e é real mas não é assim tão grande), mas achar que a profunidade do Benfica não é a do SCP…pois não, é maior. Já o ano passado tinham o melhor plantel, este ano então meu Deus.

    • Sobe Alges
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:35 pm

      Já não há pachorra…

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:19 am

    Este ano está mais complicado de prever.

    Ao Porto é complicado repetir o número de pontos do ano passado, mas deve fazer por volta dos 85. É muito difícil fazer uma pontuação tão alta dois anos seguidos. E temos de ver como estarão as arbitragens este ano, depois dos penaltis em doses industriais ano passado.

    O Sporting vai ou não vai contratar um avançado ? É que ser campeão com Paulinho na frente parece missão impossível. Plantel curto e continuidade na Champions pode pesar..

    Benfica vai aguentar a época toda a jogar em pressão alta ? Vão chegar mais reforços ? Um médio e um extremo são essenciais. Ramos vai sair ou ficar ? O Benfica é a mais imprevisível, tanto pode ficar em primeiro como em terceiro, mas dúvido que alguém vá dar mais espetáculo que a equipa de Schmidt.

    Enfim, acho que as três equipas vão ficar acima dos 80 pontos, dificilmente alguma chegará aos 90. Ligeira vantagem para Benfica e Porto, é o meu palpite.

  • T. Cruz
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:20 am

    Campeão: porto
    2º Classificado: Sporting
    3º Classificado: Benfica
    4º Classificado: SC Braga
    5º Classificado: Santa Clara
    Despromoção: Chaves e Arouca
    MVP: Pote
    Melhor Marcador: Taremi
    Melhor Assistente: Rafa
    Desilusão: Veron
    Melhor Guarda-Redes: Adán
    Revelação: Kunimoto
    Melhor Reforço: Enzo Fernández
    Primeira Chicotada: Armando Evangelista

  • EternoMessi
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:25 am

    Nós em Portugal não sabemos ver futebol, muito menos percebe-lo .. O Sporting teve uma pré época nível champions e teve uns resultados menos bons e já colocam o Sporting como o menos favorito, quando para mim em termos de plantel é recheado de boas opções(e o mais valioso), aliás se o Rúben receber o tal avançado de área, acredito mesmo que até seja o mais favorito.. Pote, Mateus, Ugarte, Trincao e Porro são muito acima da média.

    • RuiMagas
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:35 am

      Concordo, mas Pote baixou o nível a época passada, Matheus pode sair até o final do mercado ficando com Ugarte, Trincão e Porro sendo que o Benfica tem Rafa, Neres e Enzo (só dar 3 nomes) e o Porto tem Diogo Costa, Otávio e Pepê que também são muito bons jogadores. Campeonato este ano é totalmente diferente pois quem tiver em primeiro até novembro pode mudar em janeiro com a pausa para o Mundial e na minha opinião isso irá beneficiar ainda mais o Benfica que vai ter ali 1 mês e meio de outra pré-época para o Rogério aperfeiçoar alguns erros que teve durante estes primeiros meses e incutir ainda mais a sua estratégia. Acho que é algo que ninguém esta a pensar, esta época vamos ter 2 pré-epoca.

      • RuiMagas
        Posted Agosto 5, 2022 at 11:36 am

        E falou do avançado de área para o Sporting e o Benfica se receber o GR e/ou o extremo que falta pelo menos? Ainda fica mais forte e além disso o Porto manteve grande parte da estrutura que é campeã nacional e não se pode esquecer disso.

    • Marcio Ricardo
      Posted Agosto 5, 2022 at 11:35 am

      O Sporting só tem o plantel mais valioso porque o do Benfica está completamente desvalorizado. Veremos final do ano se ainda é assim.

    • Vermelhudo
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:03 pm

      O treinador é o mesmo, a estrutura da equipa também é a mesma.
      A saída de Palhinha já estava a ser preparada com Ugarte, mas parece que o Sporting é uma porcaria.

      Não há motivos para o Sporting dizer que não é candidato.
      Vai buscar o Trincão, compra St Juste e Edwards por um balúrdio, mantém os jogadores referência.

      O sábio na sua última época de Sporting teve uma revolução no 11, com mais de metade de novos titulares em virtude de saídas, etc, mas era claramente candidato ao título e foi um fiasco não ter sido.
      O Amorim recebe mais uma vez uma equipa consolidada, com poucas saídas relevantes mas são uns pobrezinhos.

      De rir a bom rir como o discurso muda consoante o que dá jeito.

      Sporting foi o plantel que conseguiu assegurar mais estabilidade e força.
      Benfica está em mudança e o Porto não teve até agora nomes fortes para suprir as saídas.

      Sporting é aquele que parte em vantagem.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:32 pm

      Tirem da cabeça essa ideia do avançado. Não vem, não é hipótese sequer.

  • panchuvilha
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:28 am

    Acho que este ano vai ser uma luta a 3 muito equilibrada visto que o Sporting e o Porto apesar das perdas conseguem manter grande parte da equipa base e estão com as ideias consolidadas e temos um Benfica claramente mais forte o que significa que vai ter de dar mais luta que na época passada.
    Ri me da unanimidade do 4º lugar mas é o que é, não conseguimos mais.

  • RuiMagas
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:28 am

    Acho que os portugueses sofrem da mesma síndrome dos brasileiros: Treinador estrangeiro na nossa liga não resulta pois é muito diferente e o Rogério não vai saber o que fazer com os jogos de bastidores da imprensa ou quando o Boavista colocar 11 homens dentro da grande área. Depois se o Rogério for campeão já é o melhor do mundo *cof*cof* JJ no Fla *cof*cof*.
    Posto esta minha análise e sabendo que o futebol jogado é dentro das 4 linhas e o Roger Schmidt é bom treinador sim e os jogos psicológicos e os cartuchos vazios na caixa de correio não devem contar este ano.

    Campeão: SL Benfica
    2º: Sporting CP
    3º: FC Porto
    4º: SC Braga
    5º: Gil Vicente
    Despromoção: Arouca e Chaves
    MVP: Enzo
    Melhor Marcador: Taremi
    Melhor Assistente: Neres
    Desilusão: Veron
    Melhor GR: Diogo Costa
    Revelação: Mizuki Arai
    Melhor contratação: Enzo
    Primeira chicotada: Mário Silva

    • El Bandido
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:53 pm

      Nada disso… Dizemos treinador estrangeiro não resulta porque nos últimos 20 anos só 1 treinador estrangeiro foi campeão, e foi um dos piores campeões de que há memória…

      • Romeu Paulo
        Posted Agosto 5, 2022 at 1:31 pm

        Assim de repente, houve pelo menos 2 treinadores estrangeiros campeões nos últimos 20 anos, Co Adriaanse e Giovanni Trapattoni.

        Mas também é preciso ter em conta que as apostas em treinadores estrangeiros também é muito reduzida, assim de repente em candidatos ao título só me lembro do Lopetegui nos últimos 10 anos.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 5, 2022 at 11:54 am

    Campeão: Sporting
    Vice-Campeão: Benfica
    3° Classificado: FC Porto
    4° Classificado: SC Braga
    Despromoção: Arouca e Portimonense
    MVP: Pote
    Melhor Marcador: Mehdi Taremi
    Melhor Assistente: Francisco Trincão
    Desilusão: João Victor
    Melhor GR: Antonio Adán
    Revelação: Morato
    Melhor Reforço: St.Juste ou Francisco Trincão
    Primeira Chicotada: Paulo Sérgio

    Saudações Leoninas

    • Bruno90
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:44 pm

      Olá amigo.
      Colocas o Taremi como melhor marcador e o Porto em 3° sendo que não é propriamente um grande finalizador.

      Onde ficam os jogadores do 2° classificado no meio disto tudo? Nem um mvp, nem melhor marcador, nem jogador com mais assistências ?
      Estando o Benfica neste momento uma equipa bem mais ofensiva que o Sporting e Porto

      • Estigarribia
        Posted Agosto 5, 2022 at 1:38 pm

        Bruno90,

        Coloquei o Morato como jogador revelação nos meus prognósticos. Mas, por exemplo, não coloquei o Gonçalo Ramos como melhor marcador porque não sei se fica ou sai do Benfica depois do playoff. E assim acabei por optar por um avançado que já cá está em Portugal.

        Saudações Leoninas

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 5, 2022 at 1:46 pm

        O melhor marcador da Liga no ano passado também foi do 3.º classificado. Não percebi essa.

  • FiliGon
    Posted Agosto 5, 2022 at 12:09 pm

    Sou benfiquista, mas depois da pré época acho que não há muitas dúvidas que o MVP vai ser o Pote. Quanto ao resto das previsões é difícil de adivinhar com exceção ao “flop” que tenho um feeling que vai ser o Ricardo Horta (e se vier para o Benfica tenho ainda menos dúvidas relativamente a isso).

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 5, 2022 at 12:23 pm

    Fazer previsões nesta altura é bastante ingrato porque grande parte dos plantéis, a 31 de agosto, sofrerão bastantes alterações. Por exemplo, coloco muitas dúvidas que o Benfica seja campeão com o elenco atual (o banco deixa imenso a desejar) mas ainda chegarão jogadores até 31 de agosto. Vamos ver é se são suficientes, porque há posições onde faltam alternativas de valor. Dos 3 crónicos candidatos ao título, ao dia de hoje, acho que o plantel mais perto de estar fechado é do Sporting, e coloco-os atualmente, como os mais fortes. Porém, deverão chegar trutas. FC Porto e Benfica.

    Posto isto, as minhas previsões são:
    Campeão – Benfica
    2º Lugar – Sporting
    3º Lugar – FC Porto
    4º Lugar – Braga
    5º Lugar – Famalicão
    Play-off de descida – Rio Ave
    Despromoção: Chaves e Vizela.

    A previsão de quem fica nos lugares europeus ou nos de descida é dificílima e, cada vez mais, as diferenças são ténues entre as restantes equipas do campeonato fora o habitual Top-4. Acredito que, a rondar os lugares europeus andarão Famalicão, Vitória e Marítimo, apontando a que Gil Vicente e o Casa Pia passem uma época relativamente tranquila, com aproximações aos lugares europeus a determinado momento. Aliás, aponto o Casa Pia como a equipa sensação da primeira volta do campeonato (à semelhança do Estoril). O Famalicão são sempre potenciais candidatos a estes lugares porque apresentam sempre nomes bastante sonantes e de muita qualidade, mas têm tido dificuldades em formar bons grupos de trabalho, ao passo que o Marítimo tem tido um mercado algo discreto, sem levantar muitas celeumas, mas que, para mim, tem sido de grande qualidade, com reforços cirúrgicos e totalmente dentro do padrão de jogo do seu treinador, mantendo grande parte do núcleo duro, pelo que estão a adoptar uma abordagem que costuma render bastantes frutos aos clubes. Quanto ao Vitória, acho até que uma eliminação precoce das competições europeias traria benefícios (embora não o queira, obviamente). Este plantel não dá, de maneira nenhuma, para render em várias frentes mas, concentrados numa prova pode-se espremer algum sumo dele. Ainda assim, a necessidade do clube fazer dinheiro poderá levar a ainda mais vendas, algumas serão ainda efetuadas neste verão, e acredito que em janeiro sairão mais jogadores. É uma época onde, o essencial, será rentabilizar ativos mas claro que a exigência passará por assegurar um lugar europeu. Mas será uma época bastante instável, pelo que não vejo o Vitória a ficar nos 6 primeiros, aos dias de hoje.

    As grandes incógnitas do campeonato, para mim, são Santa Clara e o Paços de Ferreira. O Paços mantém o núcleo duro do ano passado e estou curioso por perceber o que vão render Arthur Sales, Nigel Thomas e Holsgrove. A época do Paços passa muito pela adaptação destas unidades ao nosso campeonato, porque são 3 elementos que vejo neles potencial para darem muitas cartas, mas por outro lado o nosso campeonato tem muitas particularidades especiais que fazem com que não seja fácil aos jogadores adaptarem-se de imediato a ele.
    O mesmo para o Santa Clara que, à partida, teve reforços relativamente sonantes em Xavi Quintillà e Victor Bobsin, mas veio muita gente nova e fora desta realidade. Curioso por perceber o que vale o jovem Gabriel Silva e acho que morará aqui uma das grandes sensações individuais deste campeonato: Kyosuke Tagawa.

    Nas equipas que eu prevejo que andarão sempre pelo fundo da tabela, vejo o Vizela e o Chaves, aos dias de hoje, com plantéis pobres, principalmente os vizelenses. Acredito que terão uma entrada de época muita dura (a pré-época foi péssima). Certamente que chegarão reforços e no fim de mercado até tenham uma equipa relativamente composta, mas falta mesmo imensa qualidade nesta fase da época e pode não ser fácil integrar esses jogadores. Em relação ao Chaves, até têm uma equipa relativamente interessada no meio-campo ofensivo e ataque, mas a defesa parece-me bastante débil, nomeadamente a nível dos centrais e na posição de médio defensivo. Também esperava algo mais do plantel do Rio Ave, mas aquele ano na 2ª Liga onde as receitas baixaram drásticamente, obrigarão a atacar esta Liga com, talvez, o plantel mais modesto que tiveram nos últimos 10 anos (aos dias de hoje, coloco até o plantel da época transata acima deste), pelo que acho que será um ano complicado para os comandados de Luís Freire, como o próprio já o referiu (foi até taxativo em afirmar que é impossível pensar em lugares europeus).

    • T. Cruz
      Posted Agosto 5, 2022 at 12:43 pm

      O Paços perdeu Eustáquio (a meio da temporada passada), André Ferreira, Denilson, Helder Ferreira, Maracás, Baixinho e Nuno Santos.
      Custa-me a aceitar que mantiveram o nucleo

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 5, 2022 at 1:10 pm

        De facto expressei-me mal, queria dizer que mantiveram grande parte do núcleo do César Peixoto da época passada. Mas o núcleo é o plantel em si, não os claros titulares. Ainda assim, sai o André Ferreira mas este era o suplente do Jordi, que se mantém. O Eustáquio já saiu em janeiro logo é estapafúrdio dizer que ainda pertencia ao núcleo da equipa. Já o Denilson e o Hélder, apesar de terem tido alguma importância, não eram indiscutíveis com o César Peixoto.

        Agora a saída dos dois centrais sim, são saída bastante relevantes e que as devia ter mencionado. Já o Nuno Santos, apesar de ter sido fundamental, dentro do plantel do Paços já estava a ser preparado o Matchói Djaló, para além do Gaitán que pode passar a assumir o seu papel. Portanto, é mais uma saída que não afeta assim tanto o núcleo duro da equipa.

        • T. Cruz
          Posted Agosto 5, 2022 at 2:47 pm

          O André Ferreira não era suplente do Jordi, foi titularíssimo. O Eustáquio apesar de ter saído em janeiro acabou como o 11º jogador com mais minutos do Paços, claro que era parte fundamental do Paços. O Denilson foi o melhor marcador e o Helder foi o 4º jogador com maior numero de jogos do plantel.
          O Matchói estava a ser preparado mas não é garantido que consiga no curto prazo corresponder ao nível do Nuno Santos
          Isto aliado à saída dos centrais principais leva-me a crer que Cesar Peixoto poderá ter a tarefa complicada

          • João Ribeiro
            Posted Agosto 5, 2022 at 3:25 pm

            O André Ferreira foi contratado para suplente do Jordi, que se lesiona na pré-temporada. Inclusivé, o Paços, após a sua lesão, vai buscar o Vekic quase em cima do fecho de mercado para ser o titular, isto após uns primeiros jogos menos conseguidos do André Ferreira, que entretanto acabou por encarrilar e fazer uma enorme temporada. Mas parece-me que ninguém tem dúvidas que, em circunstâncias normais, o Jordi seria, de caras, o titular.

            Depois, o Eustáquio ser o 11º com mais minutos da época não quer dizer nada. Foi uma temporada em que o Paços teve 2 treinadores e que contou com imensos jogadores no seu quadro, que acabou por ter jogadores com imensos minutos distribuídos, logo é natural alguém que foi indiscutível até janeiro ter acabado como um dos com mais minutos. Ainda assim, só fez 5 jogos com o César Peixoto, o que vem confirmar o que disse.

            O Hélder ser o 4º com maior número de jogos não me parece um dado extremamente relevante, até porque metade deles foi a partir do banco, apesar de ter acabado a temporada como um dos titulares do César Peixoto. Por exemplo, o Janvier foi o jogador com maior número de jogos do Vitória.

            O Denilson, com o César Peixoto, não era um indiscutível, e ter sido o melhor marcador diz mais do baixo rendimento dos avançados do Paços do que outra coisa, até porque acabou com 6 golos na Liga, apenas. Aliás, desde que chegou o Butzke, o espanhol foi mais vezes titular que o Denilson Jr.

            Quanto à questão do Matchói, claro que pode não render, mas o que me parece que continua a ser muito subestimado pelas pessoas, que nesta fase gostam de ver é as contratações, é que os melhores reforços, grande parte das vezes, estão dentro do plantel. Veja-se o exemplo do Gil Vicente, que fica em 5º e uma boa parte do onze titular era composto por jogadores suplentes na época transata. O campeão nacional teve 4 dos seus jogadores mais influentes/utilizados em condições idênticas (Vitinha, Fábio Vieira, João Mário e Evanilson). E isto sem ir buscar exemplos históricos e relevantes que por cá passaram no nosso campeonato, como Matic, Enzo Perez, Alex Sandro, Danilo que foram tremendos jogadores e que, na altura, estavam a ser trabalhados internamente. É de uma importância extrema estes jogadores que já conhecem as ideias do treinador. Pode não render, como pode uma contratação sonante não render. Para além do Matchói, o próprio Rui Pires pode, este ano, assumir-se de vez e ser mais um desses “reforços” internos.

            Posto isto, concordo que o César não terá tarefa fácil, como não terá qualquer um dos treinadores fora o Top-4 deste campeonato. Mas um dos trunfos do Paços é fazer um onze em que 80% dos seus jogadores já trabalham com este treinador há meio ano, tal como esse foi um dos grandes trunfos de Pepa em 20/21. Agora, a bola é redonda e nada disto é garantia de uma boa temporada, como tudo o isto o pode ser.

  • FVRicardo
    Posted Agosto 5, 2022 at 12:28 pm

    Vejo tudo muito equilibrado.
    Vejo um Porto muito competitivo, mas será aquele Porto com menos magia de outros anos e naqueles jogos mais fechados a falta de criatividade pode fazer a diferença.
    Sporting tem plantel mais profundo de ano para ano, mesmo se não contratar um PL, será muito forte.
    Benfica está a entrar com tudo na época e se acrescentarem Horta e Aursnes ficam com o melhor plantel no papel (jogo jogado é outra coisa). Mantenho as minhas dúvidas em relação a Roger, é bom, mas o nosso campeonato é completamente diferente do que está habituado.
    Acho que o campeonato até se pode decidir pela melhor defesa e aí tenho de dar superioridade ao Sporting, não que tenha os melhores elementos, mas pelas rotinas de 2 anos com RA. Mbemba é uma grandíssima perda para o FCP e o Benfica apesar de ter o melhor lote de centrais, a pressionar tão alto pode ser surpreendido algumas vezes.
    Gostava mesmo que o Braga se intrometesse este ano, têm um plantel bom, se Horta ficar dará um boost à equipa e ao clube em si.

    O Vitória com maior ou menor dificuldade estará entre o 5° e 6° lugar, o plantel não é assim tão mau como ontem pareceu (excepto o Alfa Semedo, que é mesmo horrível). Acredito que o Gil estará na fase de grupos da Conference, por isso penso que devido ao desgaste não farão um campeonato tão bom, mas tranquilo. Apesar das iniciais dificuldades de inscrição de jogadores creio que será o ano de afirmo de Petit e do Boavista, talvez um lugar europeu.

    Quanto às restantes equipas não opino, pois não tenho conhecimento de plantel e possíveis reforços.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 5, 2022 at 1:42 pm

      FVRicardo,

      Quanto ao nosso Sporting, plenamente de acordo.

      Aliás, na defesa não nos podemos esquecer o St.Juste que vai ajudar a subir o nível da da linha defensiva. E quando houver a paragem para o Mundial terá a oportunidade de ter uma nova “pré-época” em Outubro.

      Saudações Leoninas

      • FVRicardo
        Posted Agosto 5, 2022 at 2:09 pm

        Sim, só de lembrar que iniciamos o ano passado com apenas 4 centrais (Matheus Reis no SCP em 2021 nunca tinha jogado a central) e neste ano temos 6 opções de qualidade nivelada (cada um com as suas características, claro).

        • Mushy
          Posted Agosto 5, 2022 at 6:02 pm

          Mas os jogos ganham-se com golos!! Coisa que o Sporting tem demonstrado dificuldade nos últimos tempos e a pré-época foi mais do mesmo.
          Vejo mais um ano de estar sempre no fim dos jogos a reclamar da falta de eficácia, na inoperância do Paulinho e de perder mais uns cabelos a cada jogo :D

          • FVRicardo
            Posted Agosto 5, 2022 at 9:58 pm

            Aí não concordo pois este ano há mais opções para extremos. Há Trincão para titular, Edwards e Rochinha para lançar se nas segundas partes e ainda a possibilidade de recuar Pote para o meio campo para o tornar mais criativo. Na pré-epoca jogamos sempre com equipas de alto nível. Normalmente quem marca mais de 1 golo a Sevilha e Villareal? Real Madrid e Barça, talvez Real Sociedade ou At. Madrid num jogo inspirado.

  • David silva
    Posted Agosto 5, 2022 at 12:55 pm

    Campeao-Benfica
    2-Porto
    3-Sporting
    4-Braga
    5-Vitoria
    Descida- Arouca, Maritimo, Portimonense
    Mvp-Pote
    Melhor marcador-taremi
    Assistente-enzo
    Gr-Diogo Costa
    Melhor contrataçao-Neres
    Flop-David Carmo
    Chicotada-Mário Silva

  • Azra Bloom
    Posted Agosto 5, 2022 at 1:11 pm

    Recuso me a fazer um top em termos das equipas porque vai ser mesmo muito imprevisível. No que toca a jogadores:

    MVP: melhor jogador do campeão
    Marcador: Gonçalo Ramos
    Assistências: Neres
    Melhor reforço: David Carmo
    Desilusão: Trincão
    Guarda redes: da equipa que for campeã.

    • Luis Monteiro
      Posted Agosto 5, 2022 at 2:53 pm

      Esta época tivemos um MVP do 3 classificado da liga eheh
      Para mim o Otávio era um justo vencedor

  • junior_1984
    Posted Agosto 5, 2022 at 1:14 pm

    Esta é fácil…
    Sem alterações profundas no mundo da arbitragem e transparência no futebol Tuga, já sabemos quem ganha. O resto não interessa. O 2o lugar é o primeiro dos últimos.

  • Anonimato1906
    Posted Agosto 5, 2022 at 1:45 pm

    Então a equipa que tem um dos treinadores mais promissores da europa , o plantel mais valioso de portugal , que vem de duas epocas consistentes e de uma pre epoca nivel champions satisfatoria vai ficar em terceiro porque o benfica andou a golear gironas , mdytlands e readings desta vida na pre epoca , vao arrasar outra vez enfim mais do mesmo ja estou mesmo a ver o que vai acontecer mais uma vez ..
    Porto e Sporting consistentes , Benfica incognita , Braga vamos ver …

  • henry14
    Posted Agosto 5, 2022 at 2:32 pm

    Há liga realfevr do VM este ano liga tuga??
    Malta ainda não conheço muito bem as equipas da liga tuga. Alguém é capaz de me dar sugestões de gajos interessantes das equipas que não SLB, SCP, FCP e SCB? Baratuchos :D. Até às 19h :)

    • chuta dai
      Posted Agosto 5, 2022 at 4:20 pm

      Estás como eu em relação á Realfevr mas o o meu problema é mais com as restantes equipas como Chaves, P.Ferreira, etc… Eu normalmente começo sempre com uma equipa feita ás 3 pancadas e vejo o maior número de jogos possiveis. Depois em Setembro quando fechar o mercado de transferencias uso o Wildcard e aí sim já faço uma equipazinha melhor. Boa sorte!

  • Stravinsky
    Posted Agosto 5, 2022 at 3:10 pm

    Como a maioria dos users, eu também aposto no Benfica para ser campeão.

    A base estava lá e era muito forte – o que é natural considerando os investimentos recentes – só que não passava para o nível seguinte porque falta o elemento mais importante, um treinador.
    Fiquei agradavelmente surpreendido com a contratação de Schmidt porque é um treinador que aprecio imenso e acho que apesar de vir para um rival, acaba por ser positivo para todos. Vai obrigar os outros clubes a estar ao seu melhor nível se quiserem ter a hipótese de competir pelo título.

    Quanto ao Sporting, parece-me que o projeto se está a tornar previsível e “cansado”, pelo que, este ano, já não vamos conseguir surpreender os rivais como há 2 anos. A verdade é que o plantel ainda tem algumas lacunas (Paulinho não marca), saiu um médio de altíssima rotação como Palhinha e tenho dúvidas que Matheus Nunes e Pedro Gonçalves façam épocas ao nível das suas melhores. Tenho expectativa para ver o Edwards crescer esta época, ao contrário de Trincão, que espero que resulte, mas o meu feeling é que seja um flop, ou até O flop.
    Também não temos dinheiro para mais. O objetivo é o apuramento direto para Champions.

    Relativamente ao Porto, tem sempre de ser considerado um candidato real. Seja pela equipa (bons jogadores e boa mentalidade) pelo treinador (que nunca atira a toalha ao chão, aliás dá a sensação que trabalha mais que qualquer outro treinador em Portugal), ou então, pior de tudo, pela pressão Pinto da Costa/Luís Gonçalves (são as piores pessoas do futebol em Portugal).

    Mais um ano em que se vai falar menos de futebol e mais de roubos, árbitros, foras de jogo, var, porrada, pressão…

    Enfim, vejam mas é a Premier League e deixem a Liga Portuguesa de lado e prometo-vos que vão ser mais felizes. É o que eu faço já há uns anos.

  • Mantorras
    Posted Agosto 5, 2022 at 3:30 pm

    Campeao: BENFICA

    2. Porto
    3. Sporting
    4. Braga
    5. Pacos

    Descem: Vizela, Arouca e Casa Pia.

    MVP: Neres.
    MM: Taremi.
    MA: APAF
    Desilusao: Joao Vitor
    MGR: Diogo
    Revelacao: Henrique Araujo
    MR: Enzo
    PC: Moreno

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:05 pm

    Top 3:
    1. Benfica
    2. Porto
    3. Sporting

    Despromoção:
    Arouca e Vizela

    MVP: Enzo
    Melhor marcador: Taremi
    Melhor assistente: Neres
    Melhor GR: Diogo Costa
    Melhor reforço: David Carmo
    Revelação: Kunimoto
    Desilusão: Trincão
    Primeira chicotada: Moreno

    Não acho que o Sporting vá baixar muito o nível, mas o que há não me parece suficiente para chegar perto do título. Algum dos 3 forçosamente ficará um pouco para trás e, do que se tem visto, parece-me que vai ser o Sporting. O plantel parece-me inferior ao que houve o ano passado e nem esse chegou.

    • henry14
      Posted Agosto 5, 2022 at 4:30 pm

      Esquece isso do Trincão, até pode demorar a carburar mas nesta liga com o mágico Amorim, vai partir a loiça toda.
      Quem é esse Kunimoto? É titular da equipa em que joga? Para saber se o posso meter na realfevr xd

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Agosto 5, 2022 at 5:10 pm

        Os últimos dois anos não me inspiram confiança absolutamente nenhuma no Trincão. Desde reprimendas públicas, a um nulo crescimento físico. Parece-me que não é propriamente o jogador mais competitivo que existe, mostrando-se muitas vezes apático e desligado. Há 6 meses bons há quase 3 anos e agarramo-nos a isso, mas não me convence. Nesta fase, é um downgrade enorme face a Sarabia. Se em 23/24 ou 24/25 ainda é? Talvez não, mas não me parece que vá entrar com particular impacto na liga.

        O Kunimoto foi contratado pelo Casa Pia. Talento enorme.

      • T. Cruz
        Posted Agosto 5, 2022 at 5:32 pm

        Reforço do Casa Pia.
        Reforço sonante. Diria que sim que deverá ser titular, mas não te consigo garantir.
        Do meu lado o que posso dizer é que o tenho na minha realfevr

  • Sporting1906
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:07 pm

    Muito difícil para mim prever a ordem no pódio mas o meu palpite é 1 Benfica 2 Porto 3 Sporting. Braga fica em 4o facilmente, Vitória provavelmente em 6o atrás da grande surpresa do ano, que como boa surpresa que é eu não consigo prever quem é (eu nunca teria previsto o 5o lugar do Gil este ano ou do Paços em 2021).

  • AngeloGJ
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:09 pm

    Concordo com a previsao do VM mas nao me admiraria que o Benfica pelo fator surpresa/novidade seja campeao.

    O FCP sem Vitinha e Fabio Vieira esta bastante mais fraco, estes dois traziam muita imprevisibilidade ao jogo da equipa e aquela qualidade acima da media nos momentos chaves do jogo, chegaram (e chegarao) alguns reforcos mas o FCP continua a ter na estrategia, vontade e atitude os maiores atributos do seu jogo, sera um campeonato muito mais dificil do que a epoca passada a meu ver até porque o SC nunca foi campeao no FCP duas epocas seguidas (o FCP com SC nunca se da bem sendo o favorito), mas a base da equipa esta la (Pepe, Otavio, Uribe e Taremi) e se os jogadores novos se adaptarem bem o FCP vai manter o nivel a que nos habituou.

    O Sporting, infelizmente por aquilo que vi na pre-epoca nao acredito na evolucao da equipa para esta epoca ao ponto de tornar-se mais forte e melhor e que isso reflita em titulos, o Ruben Amorim é para ja ainda um bom treinador mas pelo que vejo tem falhado em trazer nuances novas a esta equipa do Sporting (e nao sei ate que ponto a sua teimosia nao tem grande influencia na devagar evolucao da equipa), continuo a ver uma equipa a recorrer muito aos cruzamentos dos laterais com pouco criterio, pouca criatividade no ultimo terco do terreno e o plantel apesar de alguns reforcos interessantes continua a ter pouca profundidade (Nuno Santos nao pode ser o LE do Sporting esta epoca, a extremo traz alguma qualidade mas a lateral ataca mal e defende mal) e como ja disse anteriormente estou curioso para ver como Ruben Amorim ira gerir os momentos de excesso de confianca de certos jogadores (a epoca passada houve um altura em que Matheus Nunes, Pote e Paulinho pediam banco e ou por falta de solucoes ou talvez coragem (mas aqui eu proprio duvido) continuaram a fazer muitos jogos acrescentando pouco ou nada a equipa). Mas no final do dia se o Pote fizer novamente uma epoca a grande nivel, Matheus Nunes estiver no seu melhor nivel (para ja nao esta), Morita (acredito muito no sucesso deste jogador no Sporting) se adaptar bem a equipa e os colegas comecarem a perceber melhor o seu jogo e St. Juste se consolidar na defesa do Sporting, acredito que o Sporting possa dar muito trabalho esta epoca e estar nas cabecas ao longo da epoca.

    O Benfica, pelo que vi ate agora é a equipa que mais entusiasma (apesar de isso nao ganhar campeonatos), e devido ao factor surpresa/novidade pode acabar por vencer o campeonato, acredito que no principio sera dificil para a maioria das equipas incluindo (Sporting e FCP) conseguir contrair o estilo do Benfica mas depois cabera a Roger Schmidt ser inteligente e inovar porque certamente as melhores equipas do campeonato terao a medio ou longo prazo uma formula para contrair o futebol do Benfica. O plantel ainda receberá alguns jogadores (faltam claramente um extremo e um medio, e a baliza deverá mudar de novo ate Setembro) mas ja se ve uma equipa muito mais solida, organizada e a saber o que fazer dentro de campo a semelhanca daquilo que se ve no FCP e Sporting, e jogadores como Rafa, Neres, Goncalo Ramos, Enzo Fernandez, Bah, Horta (muita gente é verdade) podem ter um impacto muito grande no campeonato e isso meter o Benfica mais perto do titulo.

    Portanto acredito que o FCP seja o favorito porque manteve a estrutura e pelo que se viu ate aqui mantem muitas das qualidades da equipa (apesar de que os defeitos continuam igualmente la todos), mas tanto Sporting e Benfica este ano colocam-se como rivais bem mais fortes, pelo menos em teoria os jogos entre estas equipas este ano serao muito mais entretidos mas sera preciso esperar a bola rolar para se poder claramente dizer quem sera o campeao, porque este ano qualquer um podera ser, FCP mais favorito, Benfica parte em segundo pelo factor surpresa/novidade e o Sporting pela consistencia mas se a equipa evoluir tem tudo para vencer, este ano parece-me que o campeonato promete.

  • Kacal
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:18 pm

    As minhas escolhas vão de encontro ao Rodrigo Ferreira!

  • Xtremox
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:23 pm

    Campeão: SL Benfica
    2º Classif: Porto
    3º Classif: Sporting
    4º Classif: Braga
    5º Classif: Famalicão
    Despromoção: Arouca, Chaves e Vizela
    MVP: Rafa
    Melhor Marcador: Taremi
    Melhor Assistente: David Neres
    Desilusão: Trincão
    Melhor GR: Adan
    Revelação: Rodrigo Gomes
    Melhor reforço: Enxo Fernandez
    1ª chicotada: Armando Evangelista

  • henry14
    Posted Agosto 5, 2022 at 4:28 pm

    Top 3: Sporting (quem começa com o mágico Amorim, este sim o milagreiro, tem de ser favorito)
    Benfica
    Porto
    Despromoção: Portimonense (DESEJO MEU), vizela e casa pia
    MVP: Edwards
    Melhor Marcador: Taremi
    Melhor assistente: Rafa
    GR: Diogo Costa
    Revelação: Rodrigo Gomes
    Desilusão: Lainez
    Chicotada: Paulo Sergio (DESEJO MEU)

  • Skatz
    Posted Agosto 5, 2022 at 5:37 pm

    Bem, eu vou fugir previsibilidade da maioria e arriscar algo bem diferente:

    1- Sporting
    2- Braga
    3- Porto
    4- Benfica
    5- Marítimo

    Sporting tem jogadores de outro nível, com ideia de jogo construída há mais de dois anos, os erros da época passada não se irão repetir.

    Braga será a surpresa da liga, mantendo a base de qualidade que já tinha e vendo jovens promessas a explodir levando a equipa para outro patamar.

    Porto apesar de jogadores de qualidade aparecerá em fim de ciclo, vejo os muito mais fracos sem Mbemba Vitinha ou Fábio Vieira e as contratações não irão pegar de estaca como esperado.

    Benfica mais uma época de descalabro, começarão bem mais rapidamente as restantes equipas perceberão como travar o futebol de Schmidt que verá a nossa liga ser traiçoeira demais para alguém que vem de fora, começarão a perder pontos aqui e ali e de repente entrarão numa espiral negativa como no fim do Lage que Rui Costa não terá mão para segurar.

    No campeonato dos restantes Marítimo reforçou se bem, e tem um bom treinador garantia de bom futebol, a distância para a linha de água será mais uma vez curta mas acredito que com um Vitória que surge bastante fraco conseguirão atingir a Europa.

    Lá no fundo Arouca e Casa Pia não parecem ter argumentos para andar a mesa com os grandes numa Primeira Liga, numa luta acesa com Vizela, Chaves, Rio Ave e Santa Clara.

  • MansoFrancisco
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:02 pm

    Campeão – Sporting/ Porto
    3° Benfica
    4°Braga
    5°Fama

    Mvp: Pote/Rafa/Neres
    Melhor marcador: Pote/Evanilson
    Mais assistências: Neres
    Revelação:Trincao/Kunimoto. Clube: Casa Pia
    Desilusão: Nuno Santos/ RicardoHorta. Clube Gil Vicente
    1°Chicotada: Cesar Peixoto

  • Pormenor Tatico
    Posted Agosto 5, 2022 at 10:19 pm

    Campeão: Sporting CP
    2º lugar: Porto
    3º lugar: Benfica
    4º lugar: Braga
    5º lugar: Gil Vicente( têm um plantel mais equilibrado que na época passada, têm Ivo Vieira, mesmo com Europa, acho que podem lá chegar, o 5º vai perder bastantes pontos).
    Despromoção: Paços e Rio Ave( acho que o plantel é muito fraquinho), o antepenúltimo será o Boavista, mas deve safar-se na liguilha).
    MVP: Neres
    Melhor Marcador: Evanílson
    Melhor Assistente: Neres
    Desilusão: David Carmo
    Melhor Redes: Adán
    Revelação: Boselli
    Melhor Reforço: St.Juste
    Primeira Chicotada: César Peixoto

    É bom saber que pelo menos 2 colaboradores apostam no Sporting campeão, na época passada não houve 1, 9 no Porto e 1 no Benfica que estava há 2 anos sem ganhar nada e tinha ficado em 3º e o Sporting era campeão…

    Os leitores vão reconhecendo cada vez mais o poderio do Sporting, esta é a época em que mais gente aposta em nós, isso é bom sinal, vale o que vale, mas é apenas uma curiosidade.

    Muitas vezes estas previsões saem completamente ao lado, a época passada era talvez a mais fácil de adivinhar, não era difícil de dizer que o Porto seria 1º e o Sporting 2º a poucos pontos, há 2 anos também adivinhei no campeão, espero que acerte outra(não há 2 sem três).

    Acho que se hypervaloriza um pouco o Benfica, não sei se é pela sua dimensão, por ter mais adeptos, pelo seu histórico, não há nada que indique que o Benfica será campeão ou sequer se posa superiorizar aos outros 2, têm o plantel mais desequilibrado e um treinador estrangeiro, que precisará de tempo para se adaptar, o facto de ser alemão e com um futebol pouco tático, pode virar-se contra ele, sabemos como a nossa liga é “tricky.”

    Não percebo porque metem sempre o Benfica à frente do Sporting nestes últimos 3 anos, mas adiante, acho que o Porto está claramente mais fraco, perdeu 3,4 jogadores nucleares e não repôs com a mesma qualidade, falta 1 mês para o mercado terminar, mas não acredito em grandes investimentos.

    O Sporting é claramente o favorito, têm o melhor plantel dos últimos largos anos, claramente o melhor da era Amorim, com mais e melhores soluções em todas as posições, falta só o ponta e ficámos ainda mais fortes.

    Acredito que 85 possa não ser suficiente e penso que o Sporting pode chegar aos 90.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 5, 2022 at 10:35 pm

      Depois temos de aturá-los mais tarde à tua pala. É sempre assim.

      • Stravinsky
        Posted Agosto 5, 2022 at 11:15 pm

        Ahah adorei este comentário, porque parece bue espontâneo.

        É mesmo verdade. Ele fala e depois nós é que aturamos.

        Algum sportinguista com juízo acha que vai ser campeão este ano?
        Nunca na vida.

    • Mushy
      Posted Agosto 5, 2022 at 10:40 pm

      Depois de perderes uns minutos a ver os jogos dos 3 grandes, irás perceber o porquê de acharem que é o FCP ou SLB nos primeiros dois.
      É que nota-se uma facilidade destes dois a marcar golos ao contrário do Sporting que tem tido tremenda dificuldade e ainda por cima continua apenas com o “goleador” Paulinho.
      Porque nota-se que tirando bolas paradas, penaltis e lances individuais de Pote o Sporting tem criado muito pouco.

      • Pormenor Tatico
        Posted Agosto 5, 2022 at 11:06 pm

        O Sporting teve pré-época de Champions, ao contrário dos outros, portanto, os resultados valem o que valem, o Sporting se quisesse golear jogava com outras equipas.

        Não me interessa que o Sporting faça muitos golos, embore ache que há poder de fogo para chegar pelo menos aos 80, importante é manter a solidez atrás, se possível melhorar, isso garantirá consistência.

        O Benfica e Porto são aquilo que o Sporting deixar que sejam, parece que falam do Sporting como se fosse o de há 5 ou 10 anos, eles é que têm de se preocupar connosco!!!

Deixa um comentário