Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Principal responsável pela crise no Benfica?

O Benfica terminou a I Volta a 11 pontos do Sporting, sendo que foi batido pelo FC Porto na Supertaça e também caiu na Taça da Liga e pré-eliminatória da Champions. Ou seja, uma crise inegável, reforçada por estes 4 jogos seguidos sem vitórias, e que terá de ter um responsável.

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

128 Comentários

  • Miguel SADSC
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:48 pm

    Naturalmente que o problema é estrutural. E quem lidera a estrutura será o culpado disso.

  • Knox_oTal
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:55 pm

    1 – Adeptos
    2 – LFV
    3 – Jorge Jesus
    4 – Jogadores

  • Ramon Caetano
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:55 pm

    Há alguma coisa nos estatutos que pudesse promover eleições antecipadas? Sei que isto deve ser doidice minha, pois os estatutos devem estar todos minados, e esta ditadura que vivemos no Benfica é à prova de bala, mas pessoal aqui do VM que entenda dessa matéria, haveria alguma forma?

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:55 pm

    A culpa divide-se em três nomes: Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira e os jogadores.

    No Benfica não se vê um projecto desportivo com cabeça, tronco e membros. Mas o mais incrível, é que Rui Vitória e Bruno Lage não tiveram direito a jogadores como Vertonghen, Cebolinha, Otamendi ou Lucas Veríssimo, por exemplo.

    Saudações Leoninas

    • jpcacelas
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:08 am

      É o tal “projeto”. Que muda de orientação todos os anos.

    • BrunoAfonso 12
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 4:19 pm

      Mas tiveram direito a Jimenez, RDT, Rafas ou Weigels… Falar de falta de investimento com Bruno Lage quando foram gastos 64 milhões de euros não faz sentido nenhum. Mas que foram mal gastos foram, tal como este ano.

  • ThatMan
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:56 pm

    Obviamente a culpa é da “estrutura” que está “10 anos há frente”.

    Mas quem é que ache mesmo que a culpa disto é do Darwin? Tudo bem que não é um craque como queriam passar, mas o homem não tem culpa do que já dura há um ano (!!!).

  • Kafka
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:57 pm

    Os 62% que respondam, a culpa é dos 62%

    Não foi por falta de aviso

  • Fabio Mendes
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:57 pm

    Os 62% dos sócios que votaram na continuidade.

  • tiagoagm
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:57 pm

    Não fui eu que pedi aqueles jogadores logo para mim neste momento è jorge ‘Artur Jorge’ Jesus.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:58 pm

    Botei Bieira (aqui).
    Mas na realidade a culpa e dos socios. Cambada de pombinhos.

  • Nickles
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:58 pm

    Seria giro o Vieira ganhar com 62%.

  • AbbasK
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:59 pm

    Colocar Darwin Nunez como opção é absurdo e hilariante.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 8:08 am

      Também notwi isso. Acho que não faz sentido essa individualização. Quando muito podia haver uma opção de voto “os jogadores”, no seu todo. É que, por muito que tenha passado de solução a problema, não é justo ter nos ombros a culpa de um todo.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:59 pm

    Com o LFV actual e restante estructura com dezenas e dezenas de processors em tribunal nem com o klopp ou o mourinho lá iam…

  • Nunop
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:00 pm

    Se era para dar “single out” num jogador, devia ser o Seferovic. Exibição horrível na Grécia, estragou tudo o que criámos. Eliminou-nos da Champions e tivemos de vender o Rúben Dias por causa disso. E aí acabou tudo, desmoronou completamente.

  • NTORION
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:01 pm

    Ora bem,
    A covid 19 e a falta de adeptos é comum a todos os clubes, n podem ser culpados.
    Darwin é só um jogador, RdT tb custou 20milhões e nunca foi o culpado.

    Sobram os outros 3. Para mim todos têm culpa, a começar em LFV, afinal é o presidente, e o Benfica é um clube presidencialista (infelizmente), ou seja é ele que decide.
    Rui Costa tb é culpado, e muito, não tem perfil para o cargo, não fosse a simpatia que tem junto dos adeptos enquanto jogador e já lhe tinham pedido a cabeça.
    JJ ao n ser minimamente consensual, nunca vai ter o apoio da maioria dos adeptos, vai ser sempre muito criticado à mínima falha, no caso já foram tantas que já tem o destino traçado.
    O plantel foi mal construído à conta destes 3, e se a principal falta era 8, esse continua a faltar após o fecho do mercado.

  • El Pipito
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:02 pm

    Os adeptos do Benfica. Tiveram uma oportunidade de mudar o rumo do clube e decidiram compactuar com esta miséria.

  • zZou
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:03 pm

    Primeiro Sócios
    Segundo Vieira
    Terceiro JJ

    Os sócios do devido tempo tiveram oportunidade de dar um rumo ao Benfica. Não quiseram..,. Agora que aguentem.

  • poborsky7
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:06 pm

    Na minha sincera opinião há vários responsáveis incluindo os jogadores e o presidente mas o grande responsável para mim é o Jorge Jesus. A equipa não é tão má para que estar a 11 pontos do primeiro lugar, logo alguma coisa não está a funcionar, em termos individuais até considero que somos superiores a porto e sporting, mas em termos colectivos e de dinâmica estamos uma desgraça, e se no inicio o problema era a defesa, sofríamos golos e criavam-nos oportunidades de golo de todos os lados, agora o maior problema é o ataque, não conseguimos criar oportunidades de golo e muito menos finalizar as poucas que criamos.

    Com isto quero dizer que temos duas ou três lacunas graves na equipa e não é de agora, qualquer um vê que falta-nos um 8 e um defesa direito, para além disso não temos um finalizador, no entanto no inicio da época diria que praticamente todos os adeptos diriam que com as contratações que fizemos seriamos os favoritos a ganhar.

    Estou cansado de LFV mas não por esta época mas sim por tudo o que o envolve que nem preciso de dizer porque toda a gente faz mas a verdade é que ele investiu esta época 100M!!! Algo que nunca foi feito, podemos discutir os valores dos negocios, logo à cabeça pedrinho e darwin que foram muito caros para o que valem, mas a verdade é que em termos prático houve investimento na equipa o problema é que JJ não está a conseguir capitalizar esse investimento financeiro em sucesso desportivo, por isso digo que à cabeça JJ é o grande culpado por este desastre, e ainda mais quando veio com aquele discurso de jogar o triplo

    • jpcacelas
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:06 am

      Dizer que “em termos práticos houve investimento na equipa” é olhar apenas para a ponta do icebergue. Vender o Rúben Dias foi um tiro no pé, como se viu nos resultados imediatos após a sua saída. Ainda que eu não seja um crítico veemente do André Almeida, não podemos ter um jogador ainda mais fraco que ele na posição de DD. A posição 8 não tem um dono. Vinte milhões de euros no Pedrinho que podiam ter sido melhor investidos.

      Gastar muito, não é gastar bem.

      • DD28
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:45 pm

        O Ruben Dias foi vendido porque JJ falhou o 1o objectivo do ano. Depois sobre essas lacunas, JJ não as indentificou? Ou LFV contrata quem quer e JJ come?
        A pergunta que fica é: Tem JJ algum poder no mercado de transferencias?
        Olhando para o homem que passou por alvalade não tenho duvida nenhuma que ele tem muita influencia, mais do que Lage ou RV seguramente. E, se assim é, tendo em conta o investimento realizado, a culpa desta crise (falando especificamente da performance deste ano) é acima de tudo do treinador.

  • Farinheira
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:06 pm

    O maior culpado obviamente toda a gente sabe quem é. O Benfica da mística morreu, a exigência desapareceu, o orgulho e entusiasmo ficaram lá para trás. Vieira está a destruir o clube.
    Mas o que me incomoda verdadeiramente é Rui Costa, que apesar de todos percebermos que não é uma pessoa particularmente inteligente, sujeitar-se a isto como suposto grande benfiquista que é. É o único daquela direcção que será transversal, um murro na mesa poderia mudar algo na forma de ver de alguns benfiquistas de mentes mais fechadas, mas optou por ser o criado do presidente. Talvez acredite mesmo numa sucessão quase dinástica que Vieira lhe prometeu, mas é alguém completamente incapacitado para o lugar.
    Jesus, não quero acreditar que desaprendeu, mas nunca devia ter voltado.
    A falta de adeptos é problemático, alguns meninos com o 3o anel zangado talvez corressem mais.
    A Covid afectou todos os clubes.
    Darwin foi um engano como muitos outros.

    Diria que Vieira tem 90% da culpa, se não mais, do que se passa no clube, visto que como ditadura que implantou no benfica, e lavagem cerebral que promoveu a alguns com linhas de pensamento menos desenvolvidas, vai eternizar-se no poder e usar o Benfica como escudo para nunca ir para a prisão.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:47 am

      “vai eternizar-se no poder”
      Nao vai nada. Nao pode. Nao acredito. Nao vai cumprir o mandato ate ao fim.

  • deus_Ex_machina
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:06 pm

    Aqui a culpa não é de uma só pessoa, aliás arrisco-me a dizer que a culpa é de 62% dos votantes nas últimas eleições que optou pela continuação do marasmo que já se vinha a desenhar nas últimas épocas. Posto isto, da lista tenho de destacar todos os elementos da estrutura, adoro Rui Costa enquanto jogador do Benfica, mas como dirigente deixa (muito) a desejar. Luis Filipe Vieira que fez muito pelo clube devia ter percebido que o seu ciclo tinha acabado e não se devia ter recandidatado. Ao fazê-lo e na ânsia de ser reeleito gastou milhões em jogadores e não foi capaz de suprimir as necessidades reais da equipa. O dinheiro também foi gasto (e muito) no D. Sebastião JJ que trazia a promessa de jogar o triplo e arrasar, mas que consegue fazer pior que alguém que não tem mãos para um Ferrari e que o interino Bruno Lage (que passou mais de meia época a ver fazerem-lhe a cama). Por fim, acho que falta um nome à lista e esse nome é Tiago Pinto. Não é por estar na Roma que se lhe pode retirar culpa no planeamento da época.

    P.S.: Por favor retirem o nome do Darwin da lista. O homem pode ter muitas deficiências técnicas e na leitura do fora de jogo, mas não merece ser nomeado como “causa do descalabro do benfica 2020/2021”.

  • ItsAboutTime
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:09 pm

    Darwin Nunez lol
    Para isso metiam o Vinicius na pole também

  • Creed Bratton
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:11 pm

    Sim, o Darwin é o único jogador que merece estar aqui… Isto é incentivar o bater no rapaz também. Obviamente que o principal culpado é o Luís (o Filipe, apesar do Miguel também merecer ir embora).

  • Zelder4453
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:13 pm

    Do meu ponto de vista divide se em 2 partes sócios que votaram na continuidade do mediocre I 2 Vieira que continua a não querer deixar tacho!a 20 anos que muda treinadores ,jogadores,staff e o clube continua na tendência das derrotas na Europa nem se fala deixamos de ser grandes a muitos anos mas num campeonato reles como nosso não conseguimos dominar e uma vergonha.com isto tudo espero sinceramente que o sporting seja campeão,não pelos seus adeptos mas sim pela instituição e para bem do futebol português ,porque é sempre os mesmos a ganhar já enjoa.pro ano a mais espero e que não seja do mesmo ?

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:15 pm

    1o os sócios dos 62%
    De seguida Vieira claro.. isto vem desde o ano do possível penta, foi vergonhoso achar que o Porto estava morto e podíamos ter dado a machadada final e deixam-se comer.. foi aí que começou tudo isto e está na hora do Vieira sair.. se está com medo de sair para a prisão quero lá saber, que vá..

  • golias
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:16 pm

    A estrutura obviamente, ou seja, o culpado é o LFV.

  • danielmoreira
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:16 pm

    Sou sócio do Benfica, claramente que não votei no Rei Midas.
    Quando fui votar, fui acompanhado de um grande amigo meu que é um dos 62%.
    Desde de dezembro que o encho de Spam no telemóvel agradecer o voto dele.
    Ele antes ligava me nos jogos do Benfica e mandava mensagens. Ultimamente não sei do paradeiro dele.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:29 pm

      Tb conheço uns casos assim… Os 62% desapareceram todos, estão todos a cumprir o confinamento à risca, nem Internet, rede móvel, nada de nada, estão todos desaparecidos..

      • bpstp
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:54 am

        Vais ao FB e deixa um comentário a criticar esses 62% e ainda aparecem alguns…a insultar. Na maioria deles são sócios na casa de 40, 50 anos, que ainda comem gelado com a testa.
        Tenho um colega que faz parte da lista. Não admite que votou no LFV mas sei que votou. Agora diz que votou em branco.

        • danielmoreira
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 1:32 pm

          Eu por vezes vou a páginas de apoio do Benfica e comento: “Obrigado 62%”.
          Levo cada insulto ?

    • Creed Bratton
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:10 pm

      Estragar a amizade com “um grande amigo” à pala do futebol…

      • Patton
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:32 pm

        Isto!
        E sem perceberem que estão do mesmo lado, do lado do Benfica.
        Só que a bipolarização só acontece no Sporting e na Sociedade. No Benfica nem pensar…
        Santa ignorância…

  • Kafka
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:17 pm

    Darwin na votação não faz sentido, ele é medíocre é um completo barrete isso é ponto assente… , tudo o que faz dentro de um campo de futebol é tremendamente mal feito, mas independentemente disso a culpa não é dele mas sim do maravilhoso scouting que falha TUDO e como é óbvio do presidente que contratou esse mesmo scouting, deixando ir embora quem era realmente bom no scouting (tambei alertei para isso aqui no seu devido tempo, dos olheiros que estavam a sair que eram bons e da tremenda mediocridade dos que estavam a ser contratados)

    • jpcacelas
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:52 am

      Eu sou tudo menos fã do Darwin, especialmente deste que temos tido nos últimos meses. Mas acho que não devemos ser tão fundamentalistas na análise que fazemos às qualidade do jogador quando toda a equipa não está a render. Mas obviamente, está a pagar a fatura do preço da transferência e do que se exigia de um reforço de 24M. E aí, claramente, o erro é de quem toma decisões, como bem dizes.

      O ponto que eu tento realçar com o meu comentário é simples. O Darwin é dos jogadores que mais me está a desiludir e em pior forma. Mas o que se viu dele no início da época não foi isto e devemos ser mais comedidos quando apelidamos um jogador de “medíocre”. Apesar da minha insatisfação com o Darwin, não é de todo um jogador que considere medíocre.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:30 pm

      Acho que ainda vais engolir essas palavras relativamente ao Darwin.
      Só espero é que ainda seja com o miúdo a jogar pelo Benfica e não no estrangeiro, por que aí vais dizer mal de quem o vendeu, obviamente.
      Como uma onda do mar!

  • AngeloGJ
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:22 pm

    Acho que o primeiro culpado é a pessoa que investiu mais de 100M e planeou a epoca antes da chegada de um treinador contratando jogadores que nao encaixam na ideia de jogo desse treinador, o planeamento foi errado, o segundo culpado nao pode ser outra pessoa que nao o treinador, pensou que conhecia o plantel e que o facto de ele ser o treinador iria aumentar o rendimento de alguns jogadores instantaneamente, viu que a falta de qualidade e atitude em alguns jogadores era pior do que imaginava (talvez por isso tenha pedido 2 medios), mas mesmo assim nao foi capaz de moldar-se ao plantel que tinha e criar um modelo que exponencia-se a qualidade da equipa e escondesse tambem as suas limitacoes e ter uma equipa competitiva, um pouco a imagem do que SC tem conseguido fazer no FCP e Ruben Amorim no Sporting, portanto os maiores culpados sao a Estrutura e o Treinador mas com o mercado fechado só o treinador pode incitara mudanca ou mesmo resolver esta crise

  • Manchester Is Red
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:23 pm

    O problema é de quem chafurda o nome do clube na lama.

    O problema é de quem está envolvido em “n” processos que envergonham qualquer adepto deste clube.

    O problema é de quem decidiu votar para continuar neste rumo.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:28 pm

    1.º) 62% de consócios que se suicidaram alegremente em outubro.

    2.º) O Sr. Dr. Luzinhas e toda a pandilha que o rodeia e que come da gamela.

    3.º) A falta de qualidade e de noção de um bando de pernetas armados em craques.

    4.º) Jorge Jesus .

    5.º) Eu e outros tontos, que pagamos quotas e ainda nos aborrecemos com esta fantochada.

    • Red Punisher
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:24 am

      Jorge Fernando em 4 é muito bom! Mete antes em 5, ou em 11º =)

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:19 pm

      Como eu te percebo no ponto 5

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:21 pm

      Portanto achas que o Darwin vale neste momento 24 milhões e pode ser o 9 titular do Benfica.
      Tu dizes que o Darwin vai ser bom no futuro, mas ele é o titular neste momento e neste momento nem superior ao Taremi e ao Paulinho é quanto mais para valer 24 milhões.
      Tenta saber quanto ganhou o nojento do Paulo Gonçalves com esta transferência, pode ser que tenhas uma surpresa.
      Mas maus são os Isaias o Paneira e o Noronha, bons são os Paulos Gonçalves os guerras e o presimente agressor.

  • Ze Papoila
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:34 pm

    Como benfiquista do norte, sócio há 18 anos, assumo desde já a minha posição: sempre fui contra a vinda de JJ; nunca vislumbrei lógica, rumo ou algo de bom nessa opção. Também assumo que vejo há bastante tempo um ciclo que já deveria ter encerrado – a presidência do LFV – e daí ter votado na oposição.
    Com isto quero chegar ao seguinte: ainda há muitos benfiquistas que confiariam o seu voto a LFV? a crença que o próximo mandato vai trazer grandes conquistas existem em quantos?
    Vamos ser rigorosos: esta época assistimos à renegação de tudo o que havia sido feito (aposta e cultura de formação; não entrar em despesismos desmesurados com camiões de jogadores; criação de um núcleo na equipa de jogadores que cresceram no clube). Foi feita tábua rasa dessa estratégia que, com mais ou menos resultados, penso ser consensual que nos orgulhava a todos. Ver uma equipa com vários jovens nossos, com história no clube, que sabem o que é o Benfica, a jogar com alegria e paixão é meio caminho andado para estarmos todos felizes. Ao optar por esta estratégia, LFV, cujo objectivo único seria ganhar competições no imediato, deveria correr o risco de ser chamado à responsabilidade caso falhasse. Ora, o falhanço é completo. Não resta nada, não há nada para vencer, adivinham-se humilhações, não há jogadores da casa no plantel, não há nada. Então mas e agora? Um mandato em velocidade cruzeiro, treinadores atrás uns dos outros, 100 milhões por ano em reforços?
    Se o bom senso existisse (não vai acontecer) esta direção assumia o falhanço, demitia-se e deixaria os sócios escolher outro rumo.
    Se os 62% passassem a 2% ainda acharia incompreensível….

  • Groot
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:45 pm

    O culpado não é só um. Começa pelo presidente e a estrutura que escolheu o Jorge Jesus para liderar a equipa, uma aposta que até agora é falhada. O treinador que teve o plantel que quis e ao fim de meio ano não consegue criar dinâmicas na equipa, não há entrosão entre os jogadores e o futebol praticado é horrível. E por último os jogadores que não mostram sequer carácter para vestir a camisola do clube. Isto de forma reduzida e visto por alto

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:59 pm

    JJ não é isento de culpas, mas não votei, por achar que falta como opção os “adeptos e sócios” do Benfica. Tal como digo desde o dia a seguir à reeleição do Ditador, que o maior problema do Benfica é e continuará a ser os seus adeptos que são um bando de patetas alegres para ser simpático.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:26 pm

      Isso! Benfiquistas contra Benfiquistas é que é a solução! Tudo à mocada, no meio do Estádio e depois os vencedores dão um granda churrasco no Marquês!

  • DCosta
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:24 pm

    A culpa a 100% do LFV é da sua estrutura.

    Uma pergunta, desde a saída do Tiago Pinto quem é que ficou responsável pelo futebol no Benfica? O Luís Campos não está no desemprego? Existe equipa de scouting? Desde do ano do Rui Vitória que não se acerta nas contratações! Os únicos jogadores que foram mais valias vieram da formação.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:26 pm

    As respostas são óbvias.

    É evidente que a culpa não pode morrer solteira, mas os culpados são mais que muitos.

    Mais,
    Não foi certamente por falta de aviso mas se há coisa que o adepto do Benfica não tem nem nunca teve é coerência. São poucos os casos.

    Logo, e por ordem cronológica:

    1. Luis Filipe Vieira.
    É presidente do Benfica há anos suficientes para ter transformado um clube com mística, valores e construído com base na vontade de vencer na vida de uma sociedade humilde, num clube burguês, nepotista, fraudulento. Ou seja, tudo aquilo que os fundadores deste clube lutaram contra.

    Foi neste projecto que 62% votaram!

    2. Os adeptos. E aqui não estão incluidos só os 62%…
    Muitos dos que agora criticam esta direção e este treinador foram os primeiros a atirar pedras ao projecto desportivo com base na formação, os primeiros a criticar os professores de ginástica e o Canal Panda, os primeiros a pedir encarecidamente o regresso do mestre da táctica que dito por eles iria impor respeito e atitude no balneário.
    É curioso ver como mudaram tão rápido de opinião…

    Sobre os 62% nem falo.
    Dir-me-iam que se trata da aceitação de um resultado democrático. Facto.

    Isso não me impede de os chamar de iludidos.

    André Ventura teve 500 mil votos nas últimas presidenciais. Aceito o resultado democrático e não é por isso que peço a extinção do partido.

    Mas lá está, a vantagem da liberdade de expressão em democracia é poder aceitar os resultados do voto livre mas poder chamar essas pessoas de estúpidas na mesma…

    3. A imprensa desportiva.

    O Benfica minou a comunicação social de cartilhados prontos a fazer spinning comunicacional a favor do grande Presidente que refundou o clube.

    Os Guerras, os Marinhos, os Calados, e inclusive um senhor que teve à pala disso 500 mil votos nas Presidenciais…

    Junte-se a isso os círculos de influência de jornalistas amigos e o círculo fecha-se.

    Pergunta para 20M…

    Quantos jornais desportivos até à data fizeram sequer uma pequena caixa na primeira página a pedir a cabeça do treinador e a meter pressão?

    Comparem por favor com a rapidez com que as mesmas se fizeram no tempo de RV e principalmente Bruno Lage…

    4. Jorge Jesus.

    No final desta época vai ter 7 temporadas como treinador principal do Benfica e 3 campeonatos ganhos em 7 possiveis.
    Bruno Lage tem 1 em 1,5 anos, Rui Vitória tem 2 em 3,5 anos, Sérgio Conceição tem 2 em 3, Ruben Amorim caminha para 1 em 1,5 sendo que num ano tem quase tantas taças da liga como o mestre em 7…

    JJ é mau?
    Não não é. O que não é nem nunca foi é tão bom (longe disso) como querem fazer dele, com uma agravante…

    Para correr bem, tem que existir muito dinheiro investido (e agora nem isso), e projectos de formação são uma miragem…

    Aliás um dos argumentos mais curiosos dos defensores (que agora já não o são) é que JJ sempre apostou na formação até no Flamengo apostou em Reinier… ( muitos risos…).

    Se juntarmos a este ponto o citado no ponto anterior, temos também na imprensa desportiva uma prole gigantesca de spinners a começar por Rui Santos (chega a ser confrangedor a forma como o defende com unhas e dentes).

    Já dizia o Lage: eu não vos pago almoços…

    5. A equipa.

    Continua a ser lamentável que a equipa mesmo depois de 100M investidos continue tão desiquilibrada como sempre.

    Junte-se a isso a falta de mística dos atletas (os miúdos da cantera vão sendo dos poucos que sabem o que isso é mas são emprestados ou estão com as portas fechadas), e a falta de atitude de algumas primmas donnas e o cenário fica completo.

    Curiosamente, esta equipa é em teoria a menos desiquilibrada, a melhor em termos de valia individual e a de maior investimento…e mesmo assim encontra-se em Fevereiro a lutar pelo 6°lugar com o Paços… mas aqui a responsabilidade é exclusiva do treinador.

    A realidade é que com planteis bem mais baratos e jovens, RV e Lage fizeram sempre melhor e isso é factual.

    Basta ver que o jogador menos mau desta última fase e o mais consistente é Gilberto (bem demonstrativo de como está o resto).

    Para que ninguém se esqueça, Rui Vitória na sua primeira época jogou alguns jogos com Clésio Bauque na lateral… (Gilberto ao pé deste é um Cafu…)

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:24 pm

      Tens uma boa argumentação e até se te poderia dar algum crédito mas quando entras em exageros e subtis deturpações de números perdes a credibilidade, pelo menos para mim que ando na vida com os 2 olhos abertos:

      – Os benfiquistas que votaram no Vieira não votaram num “Benfica fraudulento” mas sim num processo de estabilidade. Agora é fácil dizer “eu avisei” principalmente sem se saber se com o Noronha seria diferente. Essencialmente é inútil e serve apenas para te autocomendares com a medalha de Benfiquista do Ano.
      – Os adeptos em massa são bipolares. Não individualmente, mas em massa ou é o “melhor do mundo” ou “nem no Cascalheira FC tem lugar”. A culpa não é dos adeptos e sim das massas. Insinuares que só o Vieira e acólitos se aproveitam disso não me parece consciente do Mundo à nossa volta.
      – Relativamente a títulos de campeão, se o Conceição tem 2 em 3 anos, o JJ tem 3 em 6. Mas nem vou pelos números… Vou pela forma como a equipa jogava quando o Rui Vitória pegou na equipa e como a deixou a jogar. E como o Lage conseguiu a maior série sem vencer no campeonato. Ou a forma como o Porto tem tido de há 4 anos para cá as arbitragens do seu lado. Dar valor a Rui Vitória, a Bruno Lage e não dar a Jorge Jesus é ser adepto, ou seja, bipolar e coerente apenas com os resultados da equipa.
      – Por último, o Clésio fez um jogo, o João Ferreira já fez uns quantos e olhando para um e outro, meu rico Clésio!

      • ThatMan
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 5:20 pm

        Os Benfiquistas que votaram em Vieira votaram exatamente no Benfica fraudulento. Depois de montes de processos na justiça, um presidente apertar pescoços nas AGs do clube, nos negócios com o Paulo Gonçalves, estavam a votar na “estabilidade”? Se quiseram a estabilidade do Vieira votaram no Benfica fraudulento. Não há separação aqui.

        • Patton
          Posted Fevereiro 6, 2021 at 6:11 pm

          Uma coisa que não é preta, não tem necessariamente que ser branca, estás aí a dar um salto cognitivo perigoso.

          Um exemplo é:
          (e perdoem-me os profissionais do ramo que se sintam atingidos, não é de todo depreciativo e podemos alargar o exemplo a tantas outras áreas de negócio ou da sociedade, não levem a coisa a nível pessoal, por favor)
          – Temos a idéia que qualquer vendedor de automóveis usados nos vai enganar, certo? Mas se tu conheceres um vendedor de automóveis sentes-te inclinado a comprar a esse vendedor, de certa forma somos enganados de uma forma mais familiar e sabemos que pelo menos não nos vai vender um carro que nos mate numa curva, talvez apenas fique parado numa recta.

          Creio que é mais este o fenómeno, muitas pessoas sentem-se mais seguras com quem já conhecem apesar de saberem dos seus defeitos e pecados. O outro não se sabe que defeitos e pecados pode trazer. Percebes a idéia? Podes não concordar, só entender, para depois poderes olhar para um Benfiquista que tenha acreditado no Vieira e não lhe espetares um “bilhete”.

      • Vegeta
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:18 pm

        Os benfiquistas que votaram em vieira ???
        Mas tens provas disso ???
        É que nós tentamos contar os votos desde outubro e ninguém deixa.
        Se foram assim tantos a votar vieira porquê o medo ?

  • FiliGon
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:29 pm

    Eu vou ser honesto, sempre defendi que o JJ era antítese de um Benfica formador que vinha sendo nos últimos anos. E por isso o grande culpado de tudo isto é um senhor que ultimamente se tornou numa autêntica avestruz e esconde a cabeça na areia. Claro que o treinador que inventou o futebol tem largas culpas nisto. Em relação aos jogadores não têm culpa, eles são fracos e apenas isso. Culpa tem quem achou que eles serviam as intenções do Benfica europeu.
    P.s. Como é possível o cebolinha ser conovcado numa seleção como a brasileira? Sempre pensei que quem ia à “canarinha” é porque era um craque de altíssimo nível, mas pelos vistos até eles têm os seus “Makukulas”

  • Johny45
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:58 pm

    Dá me graça o pessoal dizer que o Vieira ganhou justamente com 62%…
    Os votos foram manipulados, só a empresa de informática sabe realmente o que se passou para lá…
    não houve contagem nem nada. Foi modo Venezuela.
    Por isso estamos assim. E como é possível ninguém exigir nada? Como aceitaram aquela votação manipulada?

  • Red Punisher
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:11 am

    Daqui a 1 ano, quando esta direção cair (ou daqui a 3 anos e meio), vamos olhar para trás e pensar: “ufa (não é o clube da rússia), que bom é não ter os mesmos burgueses do antigamente no clube.
    Ou então só estou a sonhar e o LFV chora e vai a eleições após vencer a taça de Portugal e vence com 61,87%.

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:19 am

    Primeiro culpado é claramente LFV que para lá da má gestão criou no Benfica um projeto de poder, e jogou a cartada JJ e investiu de uma forma sem precedentes para se manter no leme. Depois culpa do próprio JJ que teve os milhões que quis para comprar os jogadores que quis (só falhou o Cavani) e não consegue ser bem sucedido ao fazer tanta matéria prima render, tendo ainda discursos que são de bradar aos céus e de irritar qualquer benfiquista que se preze. Por fim culpa dos jogadores pela clara falta de entrega e compromisso, nota se muito pouco equipa neste plantel com várias vedetas para o contexto do futebol do tugão.

    Por isso, na minha modesta opinião, o Benfica só lá vai começando a limpar de cima.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:32 am

    Bem estava o Benfica se a culpa fosse do Darwin.
    O culpado é o Vieira, Rui Costa e a seguir o JJ, pelos motivos que todos já apontaram.
    Faltou um ponto na votação, ATITUDE, nunca vi uma equipa tão passiva e tão a fazer por fazer como o Benfica, não há um berro, não há uma pressão ao árbitro, existe um lance possível de VAR e ninguém vai lá, não há um gajo no banco que vá rápido buscar um bola que vai para fora, não há o mínimo interesse de lutar por algo.
    Dentro de campo só 3 ou 4 é que lutam e correm e logo aqueles que sempre foram criticados pelos adeptos, os dois centrais o Weigl e o Gilberto.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:43 pm

      Mas isso é culpa de Luisões, Samaris e Pizzis, que estão ali para passar a mística e só passam é recibos pelo que recebem.

  • julioflores
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:23 am

    Acho que o mais indicado seria incluir os 62% de iluminados que votaram no Vieira. É que gostava mesmo de perceber, esta “estrutura” que ainda a 4/5 anos estava a processar o actual treinador decidiu que tinha de ganhar as eleições e o tacho desse por onde desse. Então toca a gastar milhões como nunca (este investimento em Portugal teria de ser no mínimo equivalente ao Porto de Villas Boas que andou a passear nesse ano), ir buscar um treinador que de certa maneira não está dentro do futebol europeu actualmente (e dizia ele que gostaria de treinar o Real Madrid…..) e por fim perceber que os nossos rivais não estão assim tão melhores do que estavam anteriormente.. Portanto os 62% que aguentem, que eu desde Outubro deixei de pagar as minhas cotas porque não dou mais dinheiro a este clube enquanto está direção lá estiver

  • Pablo Aimar
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:33 am

    Há algo que me faz confusão. Sem dúvida que o LFV está a mais no Benfica à muito tempo e que nunca votaria (votei) nele. Mas a conversa dos 62% é uma desresponsabilização tremenda. O Noronha Lopes sem dúvida que era uma opção válida mas foi incompetente na sua campanha, que embora tenha tido imensos Benfiquistas a apoiar a sua candidatura não conseguiu vencer este LFV. Foi fraquissimo. O povo, ou as massas, nunca foram propriamente geniais ou inteligentes, nunca viram muito além do óbvio. Esperar que o vejam é amador e ridículo. Apresentar a sua proposta como “não sou o LFV” foi muito mal planeado. Falando em culpas, o maior, LFV, corrupto e comissionista, que não criou um clube mas uma máquina de fazer dinheiro. Um Benfiquista de enquanto ele for presidente.

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 10:16 am

      Mais incompetente é o presidente agressor.
      O Noronha era o melhor que podia ter acontecido ao Benfica.
      Mas em vez do Benfica do Paneira e do Isaías preferiram o Benfica do Pedro Guerra.

      • Patton
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:41 pm

        Discordo em absoluto.
        Eu não quero o Benfica do Pedro Guerra.
        Mas também não quero o do Paneira ou do Isaías. Esse tempo já passou, um Benfica assim não ganha hoje em dia. Paneira e Isaías são incompetentes numa realidade actual e isso foi precisamente o que assustou no Noronha. Já agora que traga o Simões que ele é percebe disto!
        Modernidade e seriedade, precisa-se! E não caciques que vem por mais tachos!

        • Flavio Trindade
          Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:57 pm

          Ora bem…

          A resposta poderia ser dada a qualquer uma das tuas argumentações, mas gostei particularmente desta…

          “Paneira e Isaias são incompetentes na realidade actual”.

          Ou então a minha preferida…

          “Modernidade e seriedade precisam-se e não mais caciques que vêm por tachos”

          Esta é uma preciosidade de argumentação…

          Ou seja não se muda porque se prefere um projecto de estabilidade recheado de incompetentes, e num período em que o Benfica nunca teve tantos tachos, caciques e testas de ferro como agora tem…

          Certamente que o canal do regime a VTV está recheada de profissionais idôneos e recheados de opiniões divergentes, os Guerras, os Marinhos, os Calados, os Venturas ou porque não falar no tachista maior, aquele que trabalha para a direção mas não é colaborador, o Paulo Gonçalves…

          É esse o Benfica de modernidade em que te revês?

          Então continua! Estarás certamente mais perto de arranjar um part time não remunerado claro, na VTV!

          • Patton
            Posted Fevereiro 6, 2021 at 3:35 pm

            Sem querer criticar o teu julgamento sobre a tua preferência em relação às minhas argumentações, em realidade pensei que como Anti-Vieira pudesses estar mais interessado nos argumentos que apresento em diversos momentos contra esse mesmo Vieira ou contra os Homens desse mesmo Vieira junto da estrutura da equipa sénior ou mesmo quando digo que não me consigo identificar com uma pessoa de carácter corrompido como esse mesmo Vieira. Mas os argumentos que expus que fico realmente espantado te terem passado ao lado enquanto Benfiquista são aquele em que defendo com unhas e dentes que o que está em causa não são os 62% ou os votos em branco ou os abstencionistas… porque é muito mais o que nos une do que nos afasta. E que afastados, quem perde é o nosso (teu e meu) Benfica. O facto de não ter a mesma opinião que tu não faz de mim um Vieirista, nem faz de mim um adversário teu, muito pelo contrário, visto nenhum de nós conseguir chegar à perfeição, que tal deixarmos um e outro participar para se chegar ao melhor possível?

            Desculpa lá se a minha opinião é que o Paneira foi um bom médio direito mas não acho que traga mais valia enquanto dirigente. Ou que o Isaías chutava melhor do do participa na decisão dos destinos de um clube como o Benfica. E porque é que eu ao ter esta opinião, o que quero é um tacho no Benfica? Isso é só preconceito, Flávio, não é correcto nem sequer é a realidade.

            Conselho: Dá um passo atrás. E depois avança aglomerando, não afastando.
            As moscas… é com mel, companheiro…

            • Flavio Trindade
              Posted Fevereiro 6, 2021 at 4:48 pm

              Patton,

              Fique desde já bem claro uma coisa, apesar de as diferenças de opinião serem mais do que visíveis não me custa nada retratar quanto à parte final do meu comentário porque consigo perceber que apesar das diferenças, e da forma em lá chegar, queremos certamente a mesma coisa para o clube. Credibilidade.

              Daí as minhas desculpas.

              Quanto ao resto gostaria só de acrescentar 2 coisas.

              Durante todo o reinado de Vieira houve uma ação na qual estive totalmente de acordo com ela e que continuo a defender.

              O Seixal foi instrumental para toda uma estratégia desportiva e financeira, e que o futuro do Benfica nessas duas vertentes tem obrigatoriamente de passar por isso.

              Com o Seixal em velocidade de cruzeiro estava na hora de colher os frutos dessa (acertada) política e isso entra em conflito com outra coisa em que discordamos claramente, que é o actual treinador…

              Nunca estive tão alinhado com Vieira como no dia em que JJ foi dispensado porque com ele no comando da equipa não existiria projecto desportivo do Seixal…

              Tempos felizes portanto.

              Poderemos questionar se o projecto foi construido correctamente (e não foi…), mas na sua génese o Benfica recuperou o essencial.

              Força desportiva, jogadores com mística e identificados com o clube, e por inerência a credibilidade financeira.

              A tal miraculosa recuperação financeira que existiu de facto, só foi possível porque vendemos como nunca talento formado no clube e porque JJ não estava cá.

              E mesmo com um desinvestomento brutal na equipa (erro crasso) isso não impediu o sucesso desportivo. Foram 3 títulos em 5 anos, com equipas com miudos e low cost, e só não foram mais pelos motivos que se sabe…

              Logo, quando Vieira se socorreu de JJ novamente (mais por eleitoralismo) já se sabia o que viria a seguir e só um cego não veria.

              – Fim do projecto Seixal e da aposta na formação.

              – Aumento brutal dos custos, e degradação da situação financeira.

              Isso é factual. E ninguém poderia esperar o contrário.

              Se tal poderia ser “minimizado” se JJ trouxesse o bom futebol, títulos, participações de mérito na Champions e potenciação dos ativos contratados?
              Poderia, mas não foi isso que aconteceu e daí defender o seu despedimento imediato.

              Alias se algum benfiquista (e incluo-me neste lote também), preferisse Feddal a Vertonghen, Nuno Santos a Everton, Pote a Weigl ou Tiago Tomas a Darwin, eu diria que estavam doentes…

              Portanto já que não dá para receber as duas doses da vacina de uma vez, que venha a primeira, que passa pela saída imediata do treinador e a recuperação do projecto desportivo.

              • Patton
                Posted Fevereiro 6, 2021 at 6:00 pm

                Flávio, creio que nos começamos a entender melhor. Também faço o mea culpa de por vezes não conseguir passar as idéias que tenho da melhor forma.

                Mas vou discordar de ti numa coisa fundamental que é na verdade não temos idéias diametralmente opostas :).

                Concordo contigo que o Seixal é fundamental na estratégia do clube e nisto concordam contigo de certezinha quase 100% para não dizer 100% dos Benfiquistas.
                Creio que houve um momento é que foi demasiado brusca, nomeadamente a seguir ao Tetra e a seguir ao campeonato do Lage.
                O Benfiquista também não é um adepto fácil e exigia do Tomás Tavares o mesmo que exigia de um jogador feito, caiu em cima do Ferro numa má fase do jogador, fez do Jota um génio imprescindível aquando da renovação do contrato, e para piorar quando não conseguimos competir na Europa, exigiu que se parasse com a brincadeira dos miúdos, só para te ilustrar a bipolaridade de que te falo. A minha opinião é que a utilização das camadas jovens, por muita qualidade que tenham e têm sem dúvida, deve ser mais gradual. Lá porque o Lage foi buscar 4 miúdos aos B e ganhou o campeonato, não quer dizer que isso seja a regra, na verdade para mim até foi um golpe da fortuna que nos iludiu, pelo menos a mim iludiu. Portanto, acho que a nossa visão neste assunto não difere assim tanto.

                O regresso ao JJ, aí confesso que fui de acordo, achei que o JJ nunca ia ficar com Pizzis e Samaris, quanto mais um deles jogar a titular. Pensei que JJ nos pusesse a jogar da mesma forma que jogámos aquando da 1ª passagem, mesmo que sabendo que iria haver recuo na utilização de jovens da casa, achei que nesta fase era mais importante ganhar de imediato para que esses miúdos fossem criados no meio de qualidade de jogo e vitórias, apesar de não jogarem muito. Achava e ainda acho, que se desenvolveriam melhores jogadores do que jogando como jogavam o ano passado e perdendo e levando com a crítica impediosa de fora e principalmente de dentro do clube. Infelizmente e admito, isto do JJ não resultou (para o Vieira sim, concordo contigo, o seu propósito eleitoral foi preenchido).

                Posto isto, a tua solução é despedir de imediato o JJ. A minha é, e já escrevi isso num comentário acima, é exigir a demissão imediata do Vieira, fazerem-se eleições antes do fim da época (sem Vieira candidato tal como prometeu), para dar hipótese a um novo elenco (que seja Noronha, não me inspira para grandes feitos, mas se for a vontade da maioria, será também o meu Presidente) de preparar a época como deve ser e que decida o que fazer a JJ. Se fosse eu a decidir continuo a achar que (também já escrevi isto acima) num contexto sem ter plenos poderes, poderá ser o treinador que o Benfica precisa, aliás o JJ no Benfica só ganhou em posição fragilizada, no 1º ano onde não era ninguém, e nos 2 anos a seguir ao ano dos 92′. Mas seguramente não serei eu a decidir e aceito outras opiniões.

                Saí-me um belo “Vieirista”, oh Fábio, hã?! :)

                PS – Lembrei-me agora de um post do utilizador Bruno Afonso 12 onde diz que se pode despedir o JJ e ir buscar Klopp ou Guardiola e não passaríamos a ganhar, porque o problema está mais enraizado. Onde está o problema “is anyone’s guess”, o Bruno Afonso parece que fala na tal estrutura, eu prefiro dar nomes que acho que são maçãs podres e devem sair de imediato, aliás já deviam ter saído no Verão: Luisão, Samaris e Pizzi à cabeça e muito possivelmente André Almeida e Jardel mais pelo compadrio, e de Gabriel e Seferovic de quem simplesmente não gosto da atitude que têm em campo, são maus colegas.

                • Flavio Trindade
                  Posted Fevereiro 6, 2021 at 9:44 pm

                  Patton,
                  Percebo a ideia e até subscrevo, mas tenho sérias dificuldades em acreditar que isso aconteça porque Vieira não vai sair pelo próprio pé e não há fundo legal para isso.

                  Mesmo com a Luz cheia a protestar não iria acontecer.

                  Logo, acho difícil para não dizer impossível.

                  Sobre a formação o erro não foi o lançar os miúdos mas sim a razão que foi única e exclusiva, financeira.

                  É evidente que por muita qualidade que tenham os miúdos (que têm) não se pode ganhar coisas com 23 miúdos saídos da formação nem esse é o enquadramento desejado.

                  Da mesma forma que o Ruben certamente aprendeu com o Luisão e o Felix certamente aprendeu com o Jonas, a política de contratações deveria passar por contratar pouco mas bem, 2/3 jogadores experientes e de carreira insuspeita para não só dar qualidade e experiência no imediato, mas também para enquadrar a juventude, tirar-lhes pressão e dar-lhes modelos.

                  Na época de ouro próxima do Ajax, Tadic e Blind foram algumas das aquisições…o resto sabemos a história.

                  Sobre o plantel, as vacas sagradas, fala-se muito, inclusive que alguns desses jogadores fizeram a cama quer a RV quer a Lage, mas tenho muitas dificuldades em identificar nomes porque não sou eu que trabalho com os jogadores diariamente e às vezes nem tudo o que parece é…

                  Não digo que não seja…mas tenho alguma prudência nessa identificação.

                  Pizzi por exemplo, pode-se gostar mais ou menos, mas é inegável que fez grandes épocas com qualquer um dos últimos 3 treinadores.

                  Aliás, há um vazio de liderança tão grande naquele balneário que duvido que algum jogador sequer tenha perfil para se amotinar…caso contrário Otamendi nunca seria capitão sem levar uns cascudos primeiro.

          • Vegeta
            Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:13 pm

            Subscrevo como quase sempre Flávio Trindade, parece que alguns ainda não perceberam a realidade em que estamos.

        • Vegeta
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:12 pm

          Mas neste momento tens o do pedro guerra.
          É bom não é ?
          O Noronha realmente fazia muito pior.
          Incricel como vocês não conseguem perceber nada.
          O Paneira e o Isaias percebem mais de futebol do que qualquer elemento que está naquela estrutura.
          Ah e o António Simões pertencia a lista do Noronha.
          Quem não votou nele só tem o clube que merece.
          Não me canso de dizer isto, porque o que este presimente está a fazer ao meu clube é atroz.
          Já não bastava ser corrupto e ter agredido um sócio do Benfica ainda o consegue destruir.
          E um certo user dizia que era um dos melhores presidentes do mundo

  • Pablo
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:17 am

    LFV, Rui Costa e Jorge Jesus a tripla burguesa encarnada.

  • Day
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:27 am

    O culpado disso tudo é a Magia Negra, repito, Magia Negra, o Jesus sai do Flamengo e foi lhe lançado um feitiço, tal como o Béla Guttman, podem não acreditar mais eu acredito nestas coisas, ou volta para o Flamengo ou não voltará a ser o mesmo.

  • Rosso
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:50 am

    Darwin?!? então agora a culpa é de um jovem sul americano no seu primeiro no num país diferente? Deixemo-nos de brincadeiras, até porque o jogador tem o seu valor (ainda há uns dois meses choviam elogios e havia muito quem dissesse que “no fim do ano está a ir para um gigante europeu”). A culpa é obviamente de quem não lhe dá a direcção certa e não o aproveita devidamente, ou seja , a equipa técnico. Se são pagos a peso de ouro e tiveram boa parte da equipa que queriam, deviam-se comportar à altura.

    Acima de todos, a direcção, a mesma que rasgou completamente o projecto do Seixal de não gastar mundos e fundos em jogadores, que dá contratos longos e que não os cumpre, e que nem sequer aparece (ou aparece por interposto Rui Costa) na pior altura.

    E sim, dos adeptos, se bem que agora nem se possa manifestar: os que votaram no status quo e em geral, em todos os que quiseram dar passos maiores do que a perna.

    Já agora, e para ilustrar as frustrações a quente, por muita culpa que JJ tenha no que se está a passar, não é justo culpá-lo especificamente pelos ultimos 3 jogos. O homem estava doente em casa, por isso impunha-se alguma contenção. A saúde stá acima dos golos.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:36 pm

      Claro que Darwin não tem culpa nenhuma… apenas sinal da desorientação de uma equipa. Aliás espero que não façam de um miúdo com um potencial incrível, uma cabidela à moda do Benfica…

  • Zerobola
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:54 am

    Esta pergunta a resposta é obvia os 62% que tiveram medo de mudar e quiseram o vieira . Pior que terem votado vieira é terem desaparecido ficarem calados . Daqui a uns anos vai ser como os que votaram em vale de Azevedo o homem foi presidente do Benfica e ninguém admite ter votado nele. Um dia quando forem a procura de um desses 62% será a mesma coisa que procurar um unicórnio. Mas não tenho dúvidas nas próximas eleições muitos ainda vão votar no testa de ferro do vieira pra quem não sabe estou a falar de rui Costa meu ídolo de infância quando ele marcou aquele golo com a camisola da florentina chorei com ele imaginar que era só um amigável como é triste hoje sentir desprezo por alguém que senti tanta admiração aquela ultima entrevista foi mais um prego no caixão. Vieira não tem honra e usa o Benfica pra se proteger por isso culpo toda a gente a volta que o deixa fazer isso os 62% e o Rui Costa.

  • Vegeta
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 8:15 am

    Jj tem culpas.
    Mas o maior culpado é o que os 62 % apoiaram.
    O presimente corre o risco de fazer as 3 piores classificações do Benfica de sempre, e mesmo assim ser considerado por muitos, o melhor presidente da história do Benfica, como dizia ontem a um amigo meu, eles sabem lá o que é o Benfica.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:35 pm

      Também foi o que foi presidente mais tempo… e agarrou no clube numa altura horrível, mas creio que quando ficámos atrás do Leiria e fora da Europa ainda não era ele…

      • Vegeta
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:09 pm

        Quando ficamos em 6 ele era diretor desportivo.
        Não tem culpa???
        E também é uma pessoa corrupta que devia estar presa e que está a destruir o Benfica.
        Se este ano fica em 4 lugar ou mais abaixo tem as 3 piores classificações de SEMPRE do Benfica.
        De sempre.
        Pensem nisso.
        Somos o Benfica não a Academica.

        • Patton
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 4:28 pm

          Vegeta,
          Só mais uma achega:
          Confirma lá os teus registos porque aqueles a que eu consigo aceder diz que LFV só entrou para Director Desportivo em 2001-2002.

          Não vale tudo só para ter razão…

          • Vegeta
            Posted Fevereiro 8, 2021 at 11:25 am

            Peço desculpa mas acho que estás errado.
            O presimente entra para a direção do Benfica em março ou abril de 2001.
            Portanto ainda acaba a época 2000/2001.

            • Patton
              Posted Fevereiro 8, 2021 at 5:03 pm

              Ok Vegeta, podemos concordar que entrando em Março ou Abril de 2001 significa que não teve influência na preparação e nos resultados da época de 2000/2001?

              Ainda assim, daquilo que eu pude ver entra em 2001/2002, vê o link https://www.zerozero.pt/dirigente.php?id=2&search=1
              Ficámos em 2º atrás do Boavista, o que não é grande coisa na mesma…

              • Vegeta
                Posted Fevereiro 9, 2021 at 9:08 am

                Em 2001/2002 ficamos em 4 lugar amigo e não em segundo.
                Tendo influência ou não, já lá estava portanto, concorre para ser o único dirigente que esteve nas 3 piores classificações de sempre do nosso clube.
                Mas para alguns é o melhor presidente de sempre.
                O que diriam Borges Coutinho entre outros.

                • Patton
                  Posted Fevereiro 9, 2021 at 11:03 am

                  Tens razão, ficámos em 4º lugar, não fui confirmar e “my bad”.

                  Mas discordo que possas dar responsabilidade de uma época a um Diretor Desportivo que tenha entrado a 2 meses do fim dessa época.
                  No entanto, ainda não consegui verificar nenhum registo que isto tenha acontecido, ainda só encontrei aquele que te enviei o link.

                  Vegeta, mais uma vez te digo, eu não embarco a vitórias do momento, em desculpas do COVID como ontem o JJ apregoou e a minha opinião é clara: acho que o Vieira se deve demitir e os sócios deveriam exigir uma AG e fazerem-se ouvir nesse sentido e caso seja necessário fazer abaixo-assinados, tentar moções de destituição, o que for legal e estatutariamente possível.
                  Mas a razoabilidade tem que sempre existir, há muita coisa com Vieira pode ser acusado, não precisas de um argumento que não faz sentido, porque o que acontece é que quem apoia o Vieira tem o argumento de que a oposição mente ou que é oportunista, o que origina mais clivagem e isso é aquilo que eu estou absolutamente seguro que não é bom para o Benfica.

  • AguiadosCeus
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 8:36 am

    Luís Filipe Vieira (LFV) teve a responsabilidade de escolher mal Rui Costa. O Rui Costa não é capaz de exercer as duas tarefas que lhe foram delegadas pelo Presidente do Clube e Presidente da SAD. Não consegue ajudar a Equipa (treinador, técnicos e jogadores), nem ser o elo de ligação com a Gestão e o Presidente. Nem num lado, nem no outro, incute entusiasmo, ambição e liderança. Neste momento é (sem ofensa) a “maçã pôdre” da engrenagem. Aquele que todos queriam que se fosse embora, mas que ninguém tem a coragem de lhe dizer.

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 12:33 pm

      Acho exactamente isso, mas do Luisão.

      • AguiadosCeus
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:26 pm

        Não sei o que se passa lá dentro. Especulo com os indícios que podem ser observados do exterior. Mas, comparando, por exemplo, com o SportingCP ou o Paços de Ferreira, em que vemos uma «coisa unida», no slBenfica vemos uma «coisa fragmentada». É essa a impressão que tenho, ao ver vários a falar e a contradizerem-se.

        • Patton
          Posted Fevereiro 6, 2021 at 3:11 pm

          “Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”.

          Que é como quem diz, quando se ganha o ambiente é sempre bom.

          Mas relativamente ao Sporting, aquilo parece-me um One Man Show, à volta do RA. De hoje para amanhã o RA sai e voltam ao mesmo, porque não é sustentado, está estruturado pelo RA e para o RA.

          O Paços é um clube que eu admiro, tenho um amigo Treinador de equipas da Distrital (pelo menos até agora) e foi fazer um estágio ao Paços e ficou extremamente bem impressionado pelas pessoas do clube, a visão para o clube e as condições de trabalho de seniores e escalões jovens do clube. Parece-me que não é por acaso, juntando isso à competência do Pepa para este nível, quase que não é uma surpresa.

          Mas nada é comparável à realidade do Benfica.

          Há para ali parasitas a dar com um pau. Se calhar acertámos em 2.

  • Red Scorpius
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 9:25 am

    Luís Filipe Vieira é o maior responsável pela crise do clube.
    Num ano não renova com JJ, alegando que se ia entrar num novo ciclo.
    Nos dois primeiros anos do novo ciclo o clube chega ao tetra e faz muito dinheiro com a venda de jogadores. Estranhamente não investe no penta, depois de obter bastante dinheiro com as vendas de Ederson, Semedo, Lindeloff e Mittoglou e a de Guedes, ainda em janeiro. Foi o ano dos e-mail, do início do VAR, era uma época para ganhar. Todos vimos o Benfica atacar o penta com Varela, Keaton Parks, João Carvalho, Krovinovic (este até estava a fazer uma excelente época até se lesionar) e o lote dos jogadores que foram ficando por ninguém os querer. Tinha sido o ano de chave pelo significado do penta, o impacte que poderia ter nos concorrentes, a que se poderia seguir um hexa, um hepta, sabe-se lá.
    Ainda se se venceu mais um título, mas já numa fase em que os treinadores foram assombrados pelo fantasma do regresso do JJ, e rotulados de “yes men”.
    Passados 5 anos, com 3 títulos de campeão vencidos nesse período, regressou JJ, pleno de basófia, ao colo de uma comunicação social bacoca.
    Seguiram-se aquisições sem nexo, também será justo dizer que Pedrinho veio antes da contratação de JJ, e pareceu que, na pré-época, JJ aguardava pelos seus reforços do Flamengo, subestimando completamente o adversário da pré-eliminatória da Champions, ao ponto de o ter reforçado com Zivkovic e veio depois a consequente eliminação da Champions a prematura venda de Ruben Dias e a consequente passagem de JJ também à condição de yes man.
    A equipa atual mantém algumas coisas de JJ; o cada vez menor número de portugueses, as substituições sem nexo, as hilariantes conferências de imprensa do treinador.
    O presidente delegou as suas funções no seu companheiro de viagem que com uma grande pressa para subir na hierarquia do clube não terá contribuído propriamente para a tranquilidade no plantel.
    Por tudo isso, LFV é o principal responsável pela crise do clube.

  • AguiadosCeus
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 9:29 am

    A reeleição de LFV foi um acto de prudência e bom-senso. Não por que muitos dos que votaram a favor (62%) não percebessem que era necessário mudar de ciclo. Mas porque qualquer alternativa credível não era a protagonizada por Noronha&Benitez, nem podia ficar na mão da pressa circunstancial. O próximo Presidente tem de ser de uma geração mais jovem do que LFV, Noronha&Benitez, etc. Os desafios da transição digital, das receitas, e do contexto económico e tecnológico exige uma Pessoa com outro perfil e qualificação.

    • ahgrandebenfica
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 3:20 pm

      Pessoas mais qualificadas para gestão empresarial que Noronha Lopes em Portugal deve haver poucas, com intenções de concorrer a presidência do Benfica arrisco me a dizer que nenhuma.

      • AguiadosCeus
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 4:35 pm

        Não é por Domingos Soares de Oliveira não ser competente, que LFV não toma uma boa decisão sobre a substituição dos responsáveis pela área do futebol. Nem um bom Gestor é a garantia de sucesso dos resultados desportivos. O Varandas é médico, e o R.Amorim não é gestor.

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:06 pm

      Aguiadosceus, dentro das hipóteses o Noronha era o melhor presidente para o Benfica de longe.
      Só quem não o conhece ou não leu o programa dele é que pode dizer isso.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 10:36 am

    Posso dizer que é mais do que um? Toda aquela estrutura está um caos, mas o maior culpado é sem dúvida o Vieira que é quem lidera aquilo tudo! O balneário está em baixo, não há exigência nenhuma e o pessoal competente que tínhamos já se foi embora.

  • peterfrank
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 11:05 am

    A principal causa do que está a acontecer ao Benfica é o facto de começarem a construir uma casa (projecto Europa) pelo telhado. Investir muito não é sinónimo de qualidade de jogo e de vitórias, mas sim de poderio financeiro. Depois deixaram sair jogadores que já conheciam a casa, para dar lugar a outros que nem conheciam o que a casa gasta (futebol tuga). Logo à partida, no primeiro discurso do JJ e as altas expectativas criadas pelo seu paleio sobejamente conhecido entre nós, criaram na mente de alguns uma pressão extra. Pressão essa que aumenta desmedidamente quando as coisas começam a correr mal. Todo o projecto tem de ter bases sólidas e estabilidade. Há que dar tempo ao tempo, primeiro vencer internamente e depois sim, pensar na Europa com uma equipa bem estruturada…

  • Patton
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 11:07 am

    Sou benfiquista desde que me lembro de mim, era levado pelo meu avô aos jogos do Estádio da Luz e às finais da Taça que o Benfica jogasse desde os meus 3 anos. Durante 20 anos conheci melhor aquele estádio que o meu bairro.

    Durante estes anos conheci um Benfica enorme e vi-o tornar-se num Benfica quase a fechar. Por isso perdoem-me se hoje tenho dificuldade em arriscar num qualquer vendedor de “Grandeza”.
    Isto apesar de não ser um Vieirista por não me conseguir rever numa pessoa de carácter corrompido. Por outro lado, não me consegui deixar levar pelas promessas de resultados, vitórias e conquistas de outros candidatos porque eu sei e todos sabemos que só a vontade não chega. Os outros clubes também jogam e querem ganhar. Que o diga Vieira, que gastou o que gastou para ter sucesso – num sim ou sim – nesta época e os resultados estão à vista.

    Quero também lembrar que, as outras candidaturas apesar de criticarem a contratação de JJ, disseram que a bem da estabilidade o JJ seria o treinador deles. Ou seja, já que não foram eles a engolir o sapo podem bem aproveitar o trabalho daquele que era maioritariamente e por larga margem, incluindo candidaturas adversárias, considerado como a melhor opção para devolver as vitórias ao Benfica.

    Dito isto, tenho que dizer que o trabalho de Vieira na recuperação do clube foi meritório, fantástico até. Tenho pena que não tenha sabido sair pelo próprio pé e também que por isso tenha posto em causa a possibilidade de preparar uma sucessão para continuação do trabalho feito. Para mim, teria sido a solução ideal, alguém como Rui Costa aliado a Domingos Soares de Oliveira, que tivessem a noção que um clube deste tamanho não se gere sem uma forte componente empresarial e que aproveitasse o parque das empresas da marca Benfica.

    Espero que depois de ter feito este All-In nesta época e ter perdido as fichas todas que Vieira tenha a noção que é o fim da linha, não há hipótese de outro Rebuy.

    Confesso que confiei que esta época traria o sucesso desejado. Confiei que seria JJ que ia pôr a equipa a jogar à bola, a ganhar em Portugal e na Europa, e que os jogadores que vieram trariam qualidade acima da média.
    Infelizmente enganei-me, hoje percebo que um plantel desequilibrado não pode fazer uma equipa capaz, a falta de um defesa direito de nível (não é o André almeida apesar de hoje em dia suspire pelo seu regresso), de um trinco para jogar num meio campo a 2 (adoro o Weigl mas não tem estas características e acho que a adaptação dele deveria ter sido para o avançar para 8, o Florentino talvez pudesse ser o tal) e um 8 mais esclarecido e de classe (talvez fosse o Weigl).
    Por outro lado há coisas onde acho que não me enganei e sempre tive muitas reservas: há jogadores e dirigentes que se comportam como vacas sagradas do clube e minam o balneário desde o 2º ano do Vitória. O Lage foi um acontecimento fortuito e isso viu-se no ano seguinte. Treinadores passam e ninguém tem mão naquele balneário, ninguém o consegue motivar ou responsabilizar para o que se está a passar naquela equipa.
    Continuo a achar que Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Rafa, Cebolinha, Waldschmidt ou Darwin são jogadores de qualidade, que Nuno Tavares, Taarabt, Cervi, Pedrinho ou Gonçalo Ramos são boas alternativas para jogar bastante tempo numa equipa que esteja bem, nunca para resolver problemas de uma equipa que os tem tão graves.

    Por tudo isto acho que neste momento Vieira deveria se demitir e provocar eleições antecipadas antes da preparação da próxima época, já para Abril. Se houver algum movimento para pedir/exigir isto eu estou dentro.
    E com ele levar Luisão, Pizzi, Samaris, porque são homens do Presidente e creio que os principais podres daquele balneário. Benfiquista sou eu… estes 3 são empregados muito bem pagos. Depois Jardel e André Almeida por terem o estatuto e não terem feito nada para evitar a degradação do espírito de equipa. E ainda Gabriel e Seferovic por serem umas prima-donas amuadas que jogam menos metade daquilo que acham que jogam mas que se acham maiores que tudo e todos, incluindo do que o próprio clube. E são todos homens do Presidente, ele que os leve.
    O JJ é um caso mais complicado de resolver, pelo que custa despedir e porque um treinador não desaprende desta forma, dentro de uma conjuntura que lhe restringisse mais os poderes, poderia deixá-lo cumprir contrato até ao fim (mais 1 ano) e no final reavaliar-se. Até porque não vejo grandes alternativas que possam estar interessados e que possamos pagar e também porque sou um bocado cauteloso relativamente a treinadores como o Pepa que está a fazer um trabalho incrível no Paços mas treinar um clube grande não é igual e Amorins não acontecem todos os dias (ainda não o vimos a perder, neste momento tem tudo a favor dele, resultados, imprensa, ainda quero ver quando as coisas não correrem tão bem e as bolas começarem a bater no poste).

    • volta_taraabt
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:21 pm

      “As outras candidaturas só apresentaram promessas” é o que dizem aqueles que não se deram ao trabalho de investigar mais. A candidatura de Noronha Lopes apresentou um programa cheio de projetos e medidas concretas para mudar o atual paradigma na estrutura do Benfica. Medidas essas que davam mais poderes aos sócios e procuravam impedir uma gestão ditatorial do clube por parte da direcção como temos agora.
      O Benfica, hoje em dia, por muito que tentem vender essa ideia, não é nem um bocadinho dos sócios. Vieira está agarrado ao poder porque pode aproveitar-se do Benfica para se defender de todos os casos judicias em que está envolvido, sabe perfeitamente que, se sair, acabará por cair (lembro que Vale e Azevedo também só foi acusado e preso depois de sair do Benfica).
      Em relação à sucessão, só o uso desta expressão mostra bem como o clube está. Vieira escolherá alguém da sua confiança para garantir que nada muda. Rui Costa é um autêntico pau mandado e a última entrevista mostrou bem isso. Está há anos no Benfica sem ninguém saber o que ele faz. Em 2008/09, o Benfica ficou em 3° e Vieira disse que não percebia nada de futebol e que o responsável pelo futebol era o Rui Costa. No ano seguinte, quando fomos campeões, Vieira já dizia que a obra era sua e de JJ. E Rui Cosa nem piou, manteve-se como o corpo inerte que tem sido durante os últimos 10 anos até wue Vieira disse que ele era o próximo presidente e por isso é preciso mostrar qualquer coisa. Depois ainda há Domingos Soares de Oliveira, sportinguista assumido, que ainda hoje está para justificar porque é que o casamento da sua filha acabou nas contas do Benfica. Para além disso, contradiz-se constantemente, visto que, em Maio de 2020, o Benfica estava melhor que nunca, era o campeão das finanças e da credibilidade e nao precisava de vender ninguém, mas, em Novembro, afinal não era bem assim e já precisamos de vender para recuperar.
      Em relação a JJ, foi a arma de Vieira para conseguir a reeleição. Estava à espera do quê? Que os outros candidatos, 1 mês depois do início da época e tendo em conta o contrato milionário de JJ e o investimento de 100 milhões, dissessem que iam mudar tudo? Que, já no decorrer da época desportiva, já com 5 jogos da Liga e 2 da Liga Europa disputados e um vergonhoso play off da Champions perdido, alguém aparecesse lá no início de Novembro e fizesse uma volta de 360°?

      Hoje em dia essa mudança total já não só é possível como necessária. O Benfica corre o risco de passar para 6° lugar nas próximas jornadas.
      O campeonato está perdido.
      A Liga Europa é daqui a 2 semanas e só mesmo se o Arsenal entrar a dormir é que temos hipótese.
      Ou seja, o Benfica chega a meio de Fevereiro apenas a lutar por uma competição secundária.

      • Patton
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:53 pm

        Começo por dizer que compreendo perfeitamente tudo o que dizes, posso não concordar em tudo mas posso também reconhecer estar menos informado que tu. Nem tenho a arrogância de achar que tudo aquilo de que estou convencido seja verdade.

        Concordo que houveram decisões que se revelaram erradas desde há já muitos anos, se calhar desde que Vieira é Presidente, mas também acho que ninguém acerta sempre. É preciso é acertar mais do que se erra. Acho que o ponto de inversão no trabalho desta Direcção foi convencer-se que foi a estrutura que ganhou campeonatos, espelhado no desinvestimento no ano do Penta, exemplo puro de sobranceria e arrogância. E neste momento falha mais do que acerta, desembocando no desastre que este ano está a ser. Se bem que este desastre na verdade e vejo-o só agora confesso, é apenas a consequência de escolhas erradas em Vitória, Lage e JJ. Creio que os campeonatos do Vitória ainda tinham alicerces das equipas do JJ e que o Lage foi um acontecimento irrepetível.

        Relativamente ao DSO, o ser Sportinguista não me faz a mínima confusão. Acho que faz o trabalho dele e bem. Todos os feedbacks que tenho do profissional que é, de pessoas que trabalham com ele ou que já se cruzaram profissionalmente com ele, é de que que é de facto extraordinário. Em relação à questão do casamento da filha, não sei o que se passou, mas posso especular e sugerir uma razão plausível: parece-me o pagamento de um bónus ou de parte dos vencimentos acordados e não serem sujeitos a impostos. Está certo? Não, claro que não… Que é prática corrente em empresas portuguesas, das maiores às mais pequenas, utilizarem este artífice para pagarem melhor aos seus empregados sem serem cobrados por Segurança Social e IRS, isso é seguramente. Se calhar o Noronha faz isto nas empresas que gere. Não sei se foi isto, mas foi o que me pareceu.

        Agora, em última análise, aquilo de que tu e muitos estavam convencidos não convenceu a maioria dos sócios Benfiquistas. E acho mal que esses sócios sejam atacados pelas suas convicções. É dividir Benfiquistas, pessoas que ao fim ao cabo querem a mesma coisa, festejam os mesmos golos e sofrem com as mesmas derrotas. Não ajuda o Benfica, só ajuda alguém a pensar que teve razão, que ganhou a discussão. Enquanto isso, o Benfica passa a ser apenas um pretexto, porque na verdade ou se grita pelo Vieira ou contra o Vieira. Vê o que se passou e passa no Sporting, só está mais adormecido por causa dos bons resultados.

        Posto isto, ainda bem que existiu um Noronha, a primeira candidatura que fez cócegas à actual Direcção. Talvez tenha pavimentado o caminho para outras, eventualmente mais capazes (espero eu) de chegar aos sócios em geral. Tenho dificuldade em achar que o Noronha seria o ideal.

        Posto isto, Viva o Benfica, sempre!

      • Vegeta
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 12:04 pm

        Subscrevo Volta_taraabt.
        Só quem não conheceu o programa do Noronha é que pode dizer que ele não apresentou uma alternativa válida.

        • Patton
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 1:28 pm

          Vou-te responder uma vez só para perceber se vale a pena.

          Essencialmente aqui tenho-me batido pelo pluralismo de opiniões respeitando aquilo que eu acho ser essencial, que é o que nos une enquanto adeptos: o BENFICA.

          Eu respeito que tu prefiras o Noronha como Presidente. Se leres o que tenho escrito, perceberás que não só não defendo o Vieira, como defendo que haja novas eleições, como ainda e mesmo não achando que Noronha e o seu elenco sejam o ideal para o Benfica, se este for eleito Presidente, será então o meu Presidente. Porque estou absolutamente seguro, que quem quer que lá esteja, tem que ser apoiado ou terá um mandato muito difícil.

          Para ganhar a Vieria basta ter 50% + 1 voto nas eleições. Mas para o Benfica sair realmente vencedor dessas eleições quem ganhar tem que ser aceite por todos. Este é a minha maior preocupação, Vegeta, que com a tendência de clivagem que está a acontecer, mesmo que Noronha tenha mais votos o clube vai estar tão ou mais dividido que agora. E aí, o Noronha e os seus apoiantes vão ganhar mas à custa exactamente do discurso totalitário que criticam (e com razão) no Vieira. E lamento dizer-te, Vegeta, mas a forma como falas revela pouca aceitação de ideias contrárias, por isso receio que o teu problema não seja o totalitarismo, mas sim que não seja o teu totalitarismo.
          Aqui exige-se que te diga que com isto não estou a dizer que devemos deixar o Vieira continuar a fazer o que quer do Benfica, não, longe disso. Estou a dizer que não vale tudo para ganhar (e este conceito tem que nos ser muito querido quando vemos à décadas o que são as vitórias à Porto), estou a dizer que por vezes ganhando perde-se, se o propósito da vitória é impossível de ser concretizado.

          Precisamos de maior consenso, Vegeta, e não é à lei da bomba que o vais conseguir. Já disse isto a outro user, “recua, vê a big picture, e avança aglomerando, não dividindo”.
          Não temos que estar de lados contrários da barricada, muito pelo contrário, temos que lutar pelo nosso objectivo comum, melhorar o Benfica para que nos orgulhemos mais e mais de sermos Benfiquistas.

    • peterfrank
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:22 pm

      Mas aí está, a grande diferença está nas expectativas criadas pelo JJ e pelo R. Amorim nos seus discursos…
      O Sporting também está a tentar criar algo diferente, com novos jogadores, a Europa ainda está bem longe da cabeça dos seus jogadores. Até os títulos estão (à vista desarmada) em segundo plano e aposta no “bago a bago…”… a pressão por aqueles lados é quase mínima…
      Foram eliminados no acesso à Liga Europa, siga a banda… foram eliminados da Taça de Portugal, siga a banda… ganharam a Taça da Liga, siga p’ra Bingo…
      Têm sido uma equipa mais ou menos regular, com ambição em certos jogos e nalguns desses jogos com boas prestações, individuais e colectivas…
      O R. Amorim tem sabido gerir o grupo a nível motivacional e emocional, com a humildade, tanto num discurso coerente como na simplicidade no diálogo…
      Jorge Jesus, por seu lado, chegou para “arrasar e jogar o triplo”… pois está a jogar um terço e a conseguir arrasar as expectativas dos adeptos…

      • Patton
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 3:05 pm

        O Ruben Amorim está a ter um hype como teve o Lage, o JJ quando chegou ao Benfica, o Vilas-Boas, etc. Resta saber se se confirma.

        O discurso do RA no Benfica não podia existir, são clubes com realidades diferentes e em momentos diferentes. Se no Sporting isto só começou a ser aceite depois da 3ª vitória, imagina no Benfica. E só é aceite porque não há Sportinguista nenhum que acredite realmente que nunca foram candidatos ao título. Nem o próprio RA. Apenas o diz para gestão de expectativas, tal como dizes. Mas não é real, em última análise, nem honesto é.

        Quando começas do Zero, a curva de desenvolvimento bem mais acentuada. Difícil é quando estás em cima continuares a subir ou pelo menos manteres-te.

        Os grandes desafios de RA ainda estão para vir. Com isto não quero relevar o grande trabalho que está a fazer no Sporting. Mas é um One Man Show, amanhã o Nagelsmann vai para o Real e o Leipzig contrata o Amorim que nem olha para trás, e o Sporting volta ao que era. Não é sustentado.

        Agora que o JJ é o fanfarrão do bairro, isso não haja dúvida. E dos fanfarrões já se sabe: enquanto fazem jus à gabarolice vão-se aguentando, quando a coisa lhes corre mal são mais pisados que outro qualquer. E bem! Parece-me justíssimo ;)!

  • BrunoAfonso 12
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:13 pm

    A principal razão é está:

    https://www.youtube.com/watch?v=hzs-iLoQqoM

    JJ não é estupido ao ter pedido um contrato de um ano, de certeza que já sabia disto antes de ter assinado.

  • BrunoAfonso 12
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:37 pm

    Colocar Darwin aqui não faz a ponta de sentido. O principal problema é estrutural, o Benfica em vez de ser um clube competitivo para ganhar, é um clube empresarial em que o principal objetivo é vender e dar lucro.

    O principal culpado aqui é o LFV e toda a sua estrutura, e começo por aí.

    O Benfica dispensa o JJ em 2015, com o “novo ciclo”, mas esse novo ciclo já teria morrido caso o Bryan Ruiz não tivesse falhado aquele golo frente ao Benfica, ou caso o Porto não tivesse desaproveitado, na temporada seguinte, depois de o Benfica ter empatado frente ao Paços, (o Porto empata frente ao Sétubal), ou frente ao Sporting (o Porto empata frente ao Feirense, e num jogo que até foi prejudicado). A grande equipa que o Benfica tem é depenada e não há investimento a seguir. Investimento que devia ter sido feito gradualmente e não foi, só este ano é que foi feito, e muito MAL feito. Devido a esta política, o Benfica perde homens nos seus quadros competentes (ex: José Boto). Por alguma razão o scouting não tem qualidade nenhuma, e tivemos que pagar 18 milhões pelo Pedrinho, que apesar de ter qualidade, de certeza que encontraríamos jogadores jovens, e mais baratos no mercado.

    Em relação ao ponto seguinte, os treinadores, e aqui não incluo só o JJ, mas também tenho que incluir RV e BL. Agora vamos virar um cemitério de treinadores? Não me digam que o JJ desaprendeu, e não me venham com a treta de dizer que ele não tem qualidade, quando este foi o melhor treinador do Benfica no século XXI, e um dos treinadores mais importantes da história do Benfica, já que fez com que o Benfica voltasse a ganhar de novo e a lutar por títulos europeus. RV e BL para além de terem submetido a estrutura, não foram capazes de exigir e terem dado um murro na mesa. Até contentaram-se com o que deram. E quando dizem que não houve investimento com o Lage, uma mentira já que foi gasto mais de 60 milhões, foi feito um investimento muito mal feito em avançados. O Benfica neste momento não tem um Jonas ou um Cardozo, dispensa Mitroglou para ficar com o Seferovic (com o aval do RV, e antes que digam que não, é só ouvir a entrevista do LFV na TVI em que diz que o RV disse que não valia estar a pagar o salário de um jogador que ia ficar em casa e não ia jogar, ou caso não acreditem, basta ver os minutos de ambos na pré época de 17/18 e as primeiras convocatórias até o Mitro ter saído no último dia de mercado). Depois disto contratamos Vini, RDT, Castillo, Ferrerya e agora Darwin. O que aconteceu aí? Todos flops excepto o Vini. E sinceramente duvido que o JJ quisesse dispensar o Vini para ficar com o Seferovic, o JJ jogou com Cardozos e Bas Dosts, ia dispensar o Vini? Para mim emprestam porque era o único a par do Ruben Dias que tinha capacidade de trazer retorno financeiro.

    E JJ claro que tem culpa, principalmente por ter elevado as expectativas ao máximo. Claro que a falta de tempo para treinar, e a pandemia não ajudam, sendo um treinador novo e a tentar implementar as suas ideias, mas não deixa de ter culpa quanto a falta de qualidade nas bolas paradas (coisa que era o seu forte, e neste último jogo com o Guimarães viu-se que houve trabalho nessa componente), o facto de ter mexido muito mal em certos jogos. Mas é o menos culpado nisto tudo quando o problema vem de cima. E é claro, havendo muitos anti corpos, a mínima falha dele, as pessoas criticam-no como se não houvesse amanhã.

    Tem que haver uma limpeza no Benfica, e a começar na tal estrutura. Ou mudam de mentalidade, ou vamos continuar na cepa torta.

  • BrunoAfonso 12
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 1:44 pm

    E digo mais uma coisa que não disse, podem despedir o JJ, pode vir o Pepa, Ruben, Guardiola ou Kloop, mas com o problema estrutural à cima dos treinadores, estes acabam por se queimar.

    Por alguma razão o JJ só quis um contrato de um ano, estúpido ele não é. Já tinha visto como é que estavam as coisas no Benfica.

  • Rapaz Sem Nome 77
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:28 pm

    Engraçado, a percetagem que culpa o Vieira do estado actual é de 66%, bastante proximo dos 62% que votaram neste mesmo candidato em OUTubro.

    • Kuiper
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 8:21 pm

      Pensei no mesmo! Infelizmente as eleições do Benfica não se baseiam na opinião aqui do blog…

  • Gerrard08
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 2:41 pm

    Sou leitor deste blog há vários anos é a minha primeira vez a comentar, um bem haja para todos espero que se encontrem todos bem nesta altura mais difícil.

    Em relação à notícia em si, creio que a culpa aqui em primeiro lugar é de LFV, que em ano de eleições esqueceu tudo o que havia sido feito anteriormente e preocupou-se apenas em se manter no poder.
    Desde que JJ saíu do clube LFV sempre teve uma atitude de alguém que termina mal uma relação e está sempre a falar da ex, RV e BL sempre trabalharam com o fantasma dessa ex (JJ) a pairar. Despedidos os dois treinadores, que sempre tiveram orçamentos muito inferiores e como objectivo a aposta na formação, eis que LFV volta para a tão falada ex e regressa JJ com o seu ego do tamanho do mundo, inventor de tudo o que o futebol tem de bom (segundo o próprio) a prometer tudo e mais alguma coisa, ele que para mim e para muitos outros benfiquistas acredito que seja o outro grande culpado (sempre fui contra o seu regresso). E eis que o catedrático começa a organizar a época, ora bem, segundo a imprensa podíamos ter comprado taremi, mas não, o todo poderoso decide que não, e vamos investir 25M por um miúdo que joga na segunda liga espanhola, tínhamos preferência por nuno santos mas de novo vamos investir num jogador brasileiro que desde que chegou mostrou muito pouco, podíamos ter um meio campo com wiegl e florentino, mas mais uma vez a aposta recai sobre um jogador que passou vários anos a gozar com o clube teve direito a uma oportunidade e duas renovações de contrato (taarabt) e outro que já foi testado em 3 posições distintas mas não vai lá em nenhuma e continua com lugar cativo (pizzi), vinícius foi o melhor marcador na época passada mais uma vez o que se fez? ficamos com seferovic e vinicius sai por empréstimo, gonçalo ramos faz 7 golos em 3 jogos pela equipa B e deixaram o miúdo continuar a se desenvolver e ter minutos na B podendo alternar com a A em jogos mais acessíveis, podia ser mas não, subiu para a equipa principal tem muito poucos minutos e joga sempre sobre brasas. Podia continuar a falar de outras contratações que custaram muitos milhões e renderam zero, além da equipa não jogar absolutamente nada (íamos jogar o triplo e arrasar), mas aqui o que fica é que não houve planificação desta época, não há nenhum projecto desportivo, aliás o único projecto foi o de LFV para ganhar as eleições e o clube vai ter uma longa travessia no deserto à custa deste all-in. Sempre fui benfiquista mas neste momento junto-me a muitos outros utilizadores aqui do blog ao dizer que perdi a vontade de ver esta equipa a (não) jogar, este já não é o benfica que cresci a ver jogar. Este é um clube qualquer comandado por alguém agarrado ao poder e treinado por alguém que tem muito boa imprensa e um ego do tamanho do mundo, que apesar de tudo desejo-lhe as melhoras (saúde acima do resto).

    Para terminar gostava só de deixar aqui que Rui Vitória foi despedido à 15ª jornada com 10 vitórias 2 empates e 3 derrotas, Bruno Lage foi despedido à 29ª jornada com 20 vitórias 4 empates e 5 derrotas. JJ tem neste momento com 17 jogos 10 vitórias 4 empates 3 derrotas. A imprensa continua a abafar isto tudo quando por muito menos já surgiam nomes para suceder a RV e BL, se calhar o que dizia BL sobre os jantares e tal não era assim tão descabido.

    Saudações desportivas

  • AguiadosCeus
    Posted Fevereiro 6, 2021 at 3:54 pm

    Em nome dos interesses do SLB, e para não serem manipulados pelos «Rivais e Competidores», que desejam a desunião e crise no SLB, qualquer alternativa a LFV jamais será vencedora se teimar em criticá-lo publicamente. Porque isso cava um confronto, que se torna uma ferida impossível de sarar após as eleições. Uma alternativa credível será sempre aquela que começará por um amplo debate (Congresso, ou coisa parecida) sobre o futuro. Sob o lema, expressos no «E Pluribus Unum». E o faça no final da época, sem interferir com o calendário dos jogos. De outro modo, a razão e os motivos serão derrotados, e entrar-se-á no caos que foi o SportingCP nos últimos 10 anos. Para gáudio dos rivais e anti-Benfica. Ou não?

    • Patton
      Posted Fevereiro 6, 2021 at 9:56 pm

      Ou sim. Concordo em absoluto com o teu comentário.
      Gostava até que isso acontecesse já esta época.

      • AguiadosCeus
        Posted Fevereiro 6, 2021 at 10:41 pm

        Concordo, em ser já nesta época. Até podia servir, não apenas para preparar o Futuro, como também para sarar as feridas das últimas eleições. Quanto mais depressa, menos conflitos e antagonismos acontecerão.

Deixa um comentário