Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual a principal figura do Sporting campeão?

O Sporting voltou a conquistar a Liga 19 anos depois e se Varandas foi o presidente que o clube necessitava, Viana teve a astúcia de comprar bem, enquanto Amorim revolucionou o clube. Já Pote assumiu o papel de goleador, Coates liderou na defesa e também foi importante no ataque, Adán mandou na baliza e Palhinha fez a diferença no meio campo. Mas quem se destacou mais?

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

60 Comentários

  • filipeeribeiro
    Posted Maio 13, 2021 at 4:49 pm

    acho esta votação um exercício interessante, penso ser pertinente definir a votação por um critério de impotância.
    assim aqui fica o meu TOP por ordem de importância
    Ruben Amorim
    Coates
    Frederico Varandas
    João Palhinha
    Hugo Viana
    Pedro Gonçalves
    António Adan

  • Macaco
    Posted Maio 13, 2021 at 11:36 am

    Ruben Amorim
    Coates
    Adan
    Palhinha
    Frederico Varandas
    Hugo Viana

  • Artur Trindade
    Posted Maio 13, 2021 at 10:37 am

    Ser coerente é uma qualidade importante.
    Nessa medida, o voto em Varandas é obrigatório.
    Na medida em que foi o principal culpado, quando escolheu Keiser, apesar do sucesso relativo em taças, assim como
    com Silas, em ambos os casos inebriado pela promessa de futebol positivo.

    Aguentou estoicamente com os quadros pintados de inepto, que julgam o pacote pela embalagem.
    Manteve acima de tudo, desde o início, a convicção (diferente de ideia vaga), de que o caminho duradouro para o sucesso se faz pela formação.
    Acertou em cheio em Amorim, mas não esquecer que foi considerado louco (fui uma das exceções), pelos 10M pagos pelo Amorim.
    Sempre se soube que a escolha de treinador (principalmente adaptado ao projeto), é a cartada fundamental do presidente. Tal como BdC escolheu muito bem, Leonardo, Marco e Jesus, e teve sucesso no crescimento do clube, mais do que títulos, Varandas deve ser considerado o Pai deste sucesso, com o acréscimo de Amorim ser um convicto da formação.
    Posto isto, os jogadores, Amorim escolheu bem, e potenciou-os em geral.

  • Vegeta
    Posted Maio 13, 2021 at 8:39 am

    Ruben Amorim de longe.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Maio 12, 2021 at 11:51 pm

    24 horas depois ainda me custa a acreditar…dá mesmo um gostinho especial quando uma equipa, mais que simplesmente ganhar um campeonato, o ganha num contexto que faz a coisa parecer um belo conto de fadas. :)

    Li o título deste post do VM e já vinha pronto para dizer que estou indeciso entre Adán e Coates como a principal figura deste Sporting, mas depois olhei para as opções e percebi que afinal o post não estava a contar só com os jogadores. E, realmente, Amorim e Varandas tiveram um papel de tal forma determinante neste bom momento do Sporting que até mereciam aparecer numa votação que só contasse com jogadores…XDD
    Mas cingindo-me só aos jogadores…bem sei que Coates é quase unânime como sendo o melhor jogador do Sporting nesta época, e bem. Mas parte de mim preferia dar esse prémio a Adán, não só pela qualidade, segurança e tranquilidade, mas também porque há uns bons anos que não via um guarda-redes na Liga portuguesa que me desse tanto a sensação de que aquela equipa tem na baliza um gentleman que passa o jogo todo com o seu monóculo e com o seu chá, e que defende muitas bolas com calma mas assim que larga a bola volta a pegar na sua chávena de chá. X) Mas acredito que Coates tenha sido o melhor no fim de contas. Não tive a sorte de ver muitos jogos dos leões na íntegra, o que significa que também não vi muito Coates nem muitas exibições brilhantes do uruguaio. Porém, um dos jogos que vi na íntegra foi a final da Taça da Liga que o Sporting ganhou. E se bem me lembro, nesse jogo fiquei completa e absolutamente rendido a Coates. Nem acreditava, o uruguaio parecia um helicóptero a varrer (no bom sentido) tudo pelo ar e pelo chão com a força da sua hélice. Grande, grande, grande jogo. E se me jurarem que Coates jogou quase toda a época assim, então percebo perfeitamente que o uruguaio seja o MVP unânime deste Sporting.

    De resto, vários jogadores dos leões fizeram uma época de enorme qualidade e gostei de ver muitos deles. Enfim…parabéns, muitos parabéns ao Sporting! =)

  • Af2711
    Posted Maio 12, 2021 at 10:39 pm

    Cada jogador teve seus momentos de brilho. Ora Coates, Pote no início, Porro a meio da época, Nuno Mendes regular durante toda a época… Para mim foi Coates, que em muitos jogos renhidos acabou por levar a equipa à frente.

  • Mantorras
    Posted Maio 12, 2021 at 10:24 pm

    O Ruben é a face de tudo, enquanto treinador, por isso é injusto para os outros ele estar nas opções. Escolheria sempre o Ruben primeiro, mas se não contar com ele, Coates foi rei e senhor. Jogador do campeonato… e eu era muito crítico dele, mas calou-me totalmente.

  • D.B.Cooper
    Posted Maio 12, 2021 at 8:30 pm

    o meu top 3 responsáveis por esta conquista:
    1. Ruben Amorim
    2. Varandas
    3. Hashtag “Varandas Out”

  • Kacal
    Posted Maio 12, 2021 at 8:09 pm

    Fora do campo é Varandas a par com Hugo Viana (confirmando-se que foi ele a incentivar e insistir com o presidente para contratar Rúben Amorim), o primeiro pela forma como tem gerido o clube e as escolhas que tem feito e o segundo pelo assunto Rúben Amorim e talvez até um ou outro reforço que contrataram com critério.

    Dentro do campo é Rúben Amorim obviamente pelo excelente trabalho que fez e depois Coates que jogou por 2 ou 3 e liderou como ninguém, o MVP da Liga este ano. Estes 4 foram fundamentais e os positivo deste ano, os destaques. Embora os outros mereçam reconhecimento e valorização claro. Destaco Adán, Porro, Nuno Mendes, Pote e Nuno Santos também.

  • BioSpot
    Posted Maio 12, 2021 at 7:52 pm

    Acho que o mérito tem de ir para toda a estrutura do clube.
    Varandas começou a naufragar, parecia que não sabia bem o rumo que iria tomar, mas a aposta no Amorim (ao calhas ou o seu, sempre treinador de eleição) deu resultado. Hugo Viana, essencial para a conquista, trabalhando no escuro, mas ofereceu aquilo que o Amorim sempre pediu e mostra uma união à equipa técnica enorme. E este trabalho sem ruído, sempre nas “sombras”, com um discurso de não guerrilha é de enaltecer nesta direção de Varandas. Espero que seja para ficar.
    Amorim, acho que não é preciso dizer nada. Nenhum outro treinador tinha colocado estes miúdos a jogares como jogarem, a evoluir como evoluíram. Matheus Nunes teve uma evolução abismal, por exemplo. Falta palavras para elogiar toda a equipa técnica do Sporting.

    Posto isto, votei no Amorim, o homem transmite uma crença, indescritível. A maneira como gere os jogadores a nível emocional, como os motivou, como fez deles jogadores com um crer, com uma raça nunca antes vista foi de um treinador que tem tudo para ser dos melhores do mundo, tem tudo para ser um caso sério. E depois é humilde e veio mudar o paradigma ao nivel da comunicação em Portugal (só espero que se mantenha fiel a si mesmo).

    Se o meu voto fosse para um jogador, teria de ser para o “My Captain” Coates. Após tudo o que passou em Alvalade, tudo o que sofreu, mostrou o que é dar a vida pelo clube, pelo leão rampante que traz ao peito, mostrou a alma e a garra de crer, de acreditar que até acabar tudo pode acontecer numa partida. Mostrou que quando mais ninguém já tem forças para continuar, o capitão leva-os ao colo. Mostrou o que é ser líder.

  • For Dummies
    Posted Maio 12, 2021 at 7:02 pm

    Melhor Presidente: Varandas
    Melhor Treinador: Rúben Amorim
    MVP: Coates
    Melhor Scouting: Hugo Viana & Cª

  • AndreChaves9
    Posted Maio 12, 2021 at 7:01 pm

    Amorim. Mas foi por terem falhado o acesso as competições europeias

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 12, 2021 at 6:52 pm

    Para mim o principal obreiro deste título é Rúben Amorim. Por uma simples questão: foi a única coisa que mudou dentro dos últimos anos do clube (de entre os principais. Comunicação exímia, muito forte na gestão anímica do plantel, sendo sempre justo com todos, e principalmente pelo pragmatismo desta equipa. É incrível o número de pontos que ganharam nos últimos minutos, e o facto de terem 0 derrotas mostra que a aura desta equipa é inabalável (embora muitas vezes não jogando nadinha mesmo assim sacavam sempre algo dos jogos).

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 12, 2021 at 6:44 pm

    O Varandas tem que manter os pés bem assentes no chão e preocupar-se em criar as fundações para um futuro sustentável do clube, ou então só voltam a ganhar daqui a 20 anos outra vez.

    Chega de all-ins financeiros que comprometem a instituição.

    Também o Roquette e o Dias da Cunha eram os maiores quando ganharam e depois não tiveram dedos para a guitarra. Bettencourt, Soares Franco, Godinho Lopes e Bruno de Carvalho ainda enterraram mais a instituição que foi ficando para trás, porque não havia solidez de base.

    Se o Varandas quiser ficar na história do clube pelos bons motivos (tal como o João Rocha ficou) terá de recolocar o Sporting no rumo do sucesso, e o rumo do sucesso não é apenas ganhar um campeonato esporádico. É ganhar pelo menos 3 ou 4 numa década e respirar vitalidade e saúde financeira.

    Em Portugal só há uma forma de conseguir isso. Apostando fortemente na formação e desenvolvimento de jogadores. O Rúben Amorim não vai ficar para sempre no Sporting. É preciso ter um plano B e um plano C e nada melhor do que ter jovens de qualidade na calha para assumirem a responsabilidade.

    O plano estratégico 2020-2022 parece estar mais do que cumprido. Os adeptos ficam a aguardar um novo plano estratégico 2022-2025 igualmente ambicioso por parte da direção.

  • Acarub
    Posted Maio 12, 2021 at 6:33 pm

    Segundo o JJ foi o covid…

  • Ricardo Lopes
    Posted Maio 12, 2021 at 6:27 pm

    Sendo que todas as opções tiveram a sua importância, acho que Rúben Amorim se destaca. Foi muito além do que um simples treinador. A sua comunicação foi cinco estrelas, tanto para o interior como para o exterior. Os reforços, a maioria, teve o seu dedo, tendo havido um planeamento perfeito para a montagem da equipa. A maneira como tratou os pequenos problemas que existiram, como o caso de Plata, foi muito boa.
    Num segundo patamar coloco Varandas que se soube remeter ao silêncio quando devia e trabalhar bastante bem esta época e Coates que provou que um estrangeiro pode ser um grande capitão, além da bela temporada que realizou.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 12, 2021 at 6:01 pm

    Não consigo escolher.

    Amorim revolucionou a equipa, trouxe ambição, qualidade e mentalidade a um clube com falta de títulos e com muitas dúvidas. Começou com um “E se corre bem?” e acabou com um “Somos Campeões!”. Incrível, simplesmente incrível. Os 10 milhões mais baratos de sempre! Um campeonato (até agora invicto), a criação de um grupo fortíssimo e a valorização de vários jogadores para valores impensáveis. Foi campeão com miúdos de 18 anos, que mal podem beber, e foi campeão com elementos por quem muita gente dava pouco. Saudades do “Isto parece uma piada: um Porro, um Feddal e um Adan entram num bar…”.
    Como diz o livro de entradas do Museu do clube “Guardem espaço!”.

    Coates foi o líder dentro de campo. Incrível a época que fez. Depois de um ano horrível, onde foi constantemente colocado em dúvida e gozado, deu uma chapada de luva branca a todos. Fez uma época absurda onde foi capitão, defesa central e avançado. Liderou quando mais ninguém acreditava e coordenou quando as pernas e as cabeças já iam abaixo. Tão, mas tão merecido.

    Pote, o nosso goleador. Não sabia o que esperer dele, mas estou rendido. Seja a avançado ou a médio, é um jogador incrível. Percebe os momentos de jogo, faz jogar e joga. Marca, assiste e defende. Foi o nosso goleador e o nosso criador.

    Adan, o muro espanhol. Incrível a qualidade deste senhor. Uma calma absurda, um eficiência tremenda e muita, muita qualidade. Segurou a equipa nos momentos complicados, defendeu o possível e o impossível, fez de tudo.

    Palhinha, o tanque. Época incrivel de um jogador que tantas vezes foi atacado por dúvidas (eu próprio duvidei). Limpou tudo, encheu campos atrás de campos e festejou cortes, carrinhos e cabeceamentos. Nem os amarelos o apanham, só mesmo a covid.

    Finalmente, Varandas. Não votei nele, duvidei e muito e até pedi a cabeça do mesmo, após a época passada. Aprendeu, rodeou se de gente que sabe de futebol e ficou no “backstage”, estando sempre atrás da equipa, estando sempre na sombra e dando o apoio necessário. Rendi me depois das declarações dele ontem. Um dos grandes obreiros! Acredito plenamente que possa dar muito a esta enorme instituição que é o Sporting Clube de Portugal!

    Desculpem o comentário logo, muito longo, mas era algo que tinha preso desde ontem.

    Um abraço para todos os users do VM, todos mesmo. Sendo sportinguistas ou não, mantiveram sempre a elevação e a categoria. Obrigado por tornarem esta conquista muito mais saborosa e muito mais educada.

    • Ricardo F.
      Posted Maio 12, 2021 at 6:46 pm

      Faltou só o Hugo Viana, que teve olho para ir buscar a malta da piada que entra no bar.

      Pessoalmente, votei no Amorim, porque acho que nenhum dos jogadores iria render o que rendeu sem ele. Mas também podia ter votado no Hugo, que conseguiu mexer-se bem para montar um plantel com qualidade, ou no Varandas, que teve “cojones” para estoirar 10 milhões num Amorim com meio ano de futebol profissional ao mais alto nível.

      Anyway, sem desprimor para os jogadores, pois o título é deles, votaria sempre no pessoal do poleiro. São todos fantásticos. Um abraço, JoaoMiguel96, identifico-me bastante com as tuas posturas.
      SL

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 12, 2021 at 6:56 pm

        Não coloquei o Viana porque continuo sem saber quanto do sucesso tem aqui, mas ao que parece foi quem força para a contratação de Amorim.

        Todos eles são as grandes figuras, sem dúvida!

        Obrigado, Ricardo! Abraço para ti também!

  • BenDover
    Posted Maio 12, 2021 at 5:40 pm

    Vou vestir a pele do Pormenor Táctico e trollar um pouco.
    Obviamente que a figura principal foi BdC e a preciosa ajuda da Juve Leo. Sem a estrutura montada pelo primeiro e o ataque à academia feito pelos segundos não havia Varandas competência na direcção, pelo que podíamos presumir que o sporting seria mais do mesmo.
    Por vezes mais vale deitar uma casa abaixo e construir tudo de novo do que andar a remediar com pequenas reparações. O mérito é tanto de quem constrói como de quem tem a coragem para destruir.

  • Paulopes
    Posted Maio 12, 2021 at 5:39 pm

    Votei Varandas, tudo teve um inicio…

  • Quinhas
    Posted Maio 12, 2021 at 5:32 pm

    Para mim obviamente Rúben Amorim.para mim um treinador é o filtro,catalisador de um projecto que claro envolve a Direcção/Presidente,jogadores ,do qual tem que saber filtrar o bom do mau e conseguir fazer passar a sua mensagem e conseguir a união de grupo .
    Mal entrou na época passada foi notório a sua mão ,e como essa época seria totalmente diferente,tinha a certeza que fariam o melhor campeonato dos últimos anos,mas nunca pensei que essa proeza fosse conseguida tão cedo.

  • lipe
    Posted Maio 12, 2021 at 5:16 pm

    Vendo de fora, e não sendo eu velho, acho que nunca vi o Sporting com tantas condições e estabilidade para embarcar num bom projecto de médio/longo prazo. Que as coisas sejam feitas com calma e cabeça e não tenho dúvidas de que pode efectivamente passar a haver 3 candidatos em vez dos crónicos 2. Estou também muito curioso para ver quem entra, quem sai, e quanto tempo o Rúben fica por Alvalade (e se quando sair só atravessa a 2ª circular ou parte para o estrangeiro – estou a assumir que ele continuará a ter sucesso).

    No entanto, a massa adepta do Sporting é talvez a mais incompreensível em Portugal (para mim). Genuinamente não compreendo como, ao dia dia de hoje, ainda há quem queira o Varandas fora do clube.

    É complicado apontar uma pessoa como o principal responsável mas se tiver que escolher um é o Amorim. O plantel é bom, tem vários jogadores de grande nível, mas será que esses jogadores estão a esse nível porque foram treinados e metidos em campo pelo Rúben ? Quantos outros treinadores teriam conseguido meter esta equipa a render isto ? Poucos, diria.

    • BenDover
      Posted Maio 13, 2021 at 4:06 pm

      Discordo dessa estabilidade. Penso que só seria conseguida ganhando vários campeonatos num curto espaço de tempo, mantendo o treinador e alguns jogadores-chave. Mantendo o presidente também, no sporting nunca se sabe!
      Sem isto dificilmente haverá estabilidade. Os sportinguistas são bem capazes de começar a assobiar à segunda derrota consecutiva e os #varandasout começam logo a aparecer. A JL continua a estar do lado do BdC e por isso, mal abram as portas de alvalade o Varandas vai ser contestado ao primeiro resultado menos bom.
      Nem um campeonato ganho 19 anos depois consegue calar toda a contestação.
      É preciso mais do que um campeonato para trazer estabilidade ao sporting.

  • masterDC
    Posted Maio 12, 2021 at 5:15 pm

    Todos os mencionados tiveram a sua importância. Votei no Rúben Amorim como principal figura porque revolucionou por completo este Sporting, tanto dentro como fora de campo. Apostou num misto de juventude e experiência e conseguiu ser campeão na sua 1.ª época inteira no clube, até ao momento sem derrotas, o que eleva ainda mais este feito e claro espero que termine assim. Fora do campo esteve muito bem ao motivar os jogadores e ao ter uma comunicação exemplar, esta que deveria ser regular em todos os treinadores e não um fator de surpresa e diferenciador.

    Só pude selecionar um, mas claramente o Varandas também foi importantíssimo nesta conquista. Correu um risco enorme e apostou todo o seu no futuro na aquisição de um treinador que na altura foi muito contestado e gerou bastante dúvidas. Foi caro, era ainda inexperiente, não tinha ainda o nível de treinador exigido para estar a comandar a equipa nos bancos e por tudo isso e pela péssima época anterior estava debaixo de fogo. O que é certo é que se verificou uma escolha acertada e não desistiu do seu projeto mesmo quando as coisas não correram bem.

    Ainda fora de campo, como diretor desportivo, o Hugo Viana, tal como o presidente, foram responsáveis pelo fraco desempenho e pelas aquisições da época anterior, massta época aprendeu muito com os erros cometidos e teve a astúcia de comprar bem.

    Já dentro de campo, a estes principais destaques junto também Porro que embora não tenha terminado a época da forma como começou foi também determinante. Há muito tempo, desde João Pereira nos seus tempos áureos, que não se via um lateral tão forte e competente como espanhol e com uma garra que também caracterizava bem o português. O Pote, embora um pouco caro, justifcou totalmente a sua contratação e contribuiu com excelentes pormenores, técnica, visão, classe e principalmente com golos. Espero que consiga ser o melhor marcador deste campeonato. O Adán sempre muito seguro e experiente, tirando o erro em Famalicão e em casa frente ao BSad, foi uma autêntica muralha durante toda a época e ajudou muito a equipa a segurar os resultados. Já o Palhinha que esteve com um pé de fora de Alvalade no início da época, foi importantíssimo no meio campo leonino, muito forte nos desarmes, estava em todo o lado sempre que necessário. Por fim e não menos importante que os anteriores, aliás, dentro de campo foi mesmo o MVP e é muito graças a ele que o Sporting pôde festejar este título. Um líder dentro e fora de campo, um muro intransponível, um goleador dos minutos finais, das reviravoltas e das vitórias importantes. Depois de tudo o que aconteceu a época passada ele mereceu tudo de bom que se sucedeu este ano. Obrigado capitão!

  • Nickles
    Posted Maio 12, 2021 at 5:09 pm

    A questão é qual é a 2a principal figura do Sporting campeão, porque a primeira é demasiado óbvia.
    E mesmo a 2a, para mim, também é fácil que é o Varandas.

  • Joao Soares
    Posted Maio 12, 2021 at 5:08 pm

    Para mim é Varandas, porque desde o primeiro dia começou a juntar pessoas competentes à estrutura. Claro as pessoas na estrutura, têm o mérito de ter feito bem o seu trabalho. E por fim, os jogadores têm o mérito de ter superado, creio eu, as expectativas da estrutura. Menção especial para Amorim. Como grande Benfiquista, provou ser um homem do futebol ao ajudar o grande rival a levantar-se. O meu obrigado por isso, terá o meu respeito para sempre (mesmo que um dia acabe no SLB – quero acreditar que não terei memória curta).

    Mas no fim creio que Varandas – Salgado Zenha – Rogério Alves têm o mérito de levar isto até ao fim com grande competência. Varandas acaba por demonstrar que o desastroso mercado de Verão da época passada foi mais fruto da conjuntura do que da falta de rumo.

    Viana também demonstrou que pode ser tão cerebral como director desportivo, como foi como jogador. Tenho a certeza que a aposta em Amorim foi muito incentivada por ele. E o mercado de verão desta época foi brilhante.

    Por fim Coates. Que dizer? Renasceu das cinzas sempre com aquele ar sereno e calmo que o caracteriza. Enorme campeão!!!

  • Kafka
    Posted Maio 12, 2021 at 4:49 pm

    Para mim sem dúvida que é o Rúben Amorim

    E isto é a prova que o activo principal de um clube não é o jogador X ou Y mas sim o treinador

    Se por um lado é certo que um grande treinador não consegue ganhar com uma equipa fraca (o Guardiola, Klopp e Mourinho de 2004 no prime até se podiam juntar numa só equipa técnica, que jamais seriam campeões europeus pelo Tondela), mas também é certo que uma grande equipa muito dificilmente fará alguma coisa sem um grande treinador

    E veja-se a transformação que Conte deu à Juve, e que 10 anos depois deu agora no Inter, ou a transformação que Simeone deu ao Atlético Madrid… Ou a transformação que Guardiola deu ao Barça ou Mourinho no Porto (não eram campeões há 3 anos)… Klopp no Dortmund e depois no Liverpool…. etc….autênticos trabalhos de autor

    Penso que é altura do paradigma mudar um pouco e os treinadores passarem a ter valores de mercado iguais ou superiores aos jogadores

    Deixo uma questão, por quem davam mais facilmente 150 milhões? Por Haaland/Mbappe ou por Guardiola/Klopp?? Não ponho Messi e Cristiano porque já são velhos, não há perspectivas de longo prazo para estes 2

    Qual teria mais impacto individualmente numa equipa?? Eu dava mais facilmente 150 milhões por Guardiola/Klopp do que por Mbappe/Haaland

    • DM
      Posted Maio 12, 2021 at 11:31 pm

      Deixa me só corrigir aí uma coisa, o mais importante num clube é o projecto. E se despedissem o Mourinho e Klopp quando estes não conseguiram ser campeões na primeira época?! E se calhar esses 3 no Tondela durante 5 anos dava para serem campeões em Portugal se o clube deixasse esses treinadores fazerem um projecto. O grande problema dos treinadores é os adeptos serem impacientes e estes serem os primeiros a irem borda fora. O Amorim teve sorte, tinha um price tag muito grande, fosse um treinador que tinha subido da B o estivesse sem contrato tinha saltado no final da época passada quando perdeu o 3º lugar nas úlitmas jornadas. Como se viu com o Lage que foi lançado borda fora mesmo estando a fazer uma época claramente superior ao seu sucessor que por lá continua.
      Por exemplo o Bayern, é um clube com um projecto e depois contrata treinadores que se ajustem no seu projecto e mesmo que o treinador saia o projecto continua e para mim esse é o seu maior activo.

    • Frickelz
      Posted Maio 12, 2021 at 5:38 pm

      Concordo totalmente! E acrescento aí o Zidane, é certo que o Real sempre teve boas equipas mas foi ele que soube gerir aqueles egos todos e levá-los ao sucesso.

    • Miguel SADSC
      Posted Maio 12, 2021 at 5:00 pm

      Acrescento a importância das equipas de scouting. Isso e um treinador e é meio caminho andado, veja-se uma Atalanta por exemplo.

      • Diogo Moura
        Posted Maio 12, 2021 at 6:22 pm

        Na mouche. Quando o José Boto estava no Scouting do Benfica sacava umas boas trutas.
        Desde que saiu é só tainhas do rio, bem pequenitas.

      • hortalica
        Posted Maio 12, 2021 at 6:04 pm

        Acho que neste momento o Sevilha está com o Scouting espetacular, é incrível o número de jogadores que conseguiram a custo muito abaixo do seu real valor.

        • Miguel SADSC
          Posted Maio 12, 2021 at 6:13 pm

          Neste momento, para mim é neste século. O trabalho de Monchi é fabuloso. Os plantéis do meio dos anos 2000 eram incríveis e a última década tem sido mais do mesmo. Míticas equipas com Kanoute, Fabiano Dani Alves, Adriano, Palop, Navas, Capel, Poulsen, Keita, Chevanton, Renato, Maresca.

      • Kafka
        Posted Maio 12, 2021 at 5:16 pm

        Sem dúvida Miguel, principalmente fora das equipas top10 Mundial o scouting é fundamental (dentro das equipas top10 Mundial também , mas no fim do dia vão os 10 correr atrás dos mesmos jogadores mais conhecidos, pois não é preciso grande scouting para ao dia de hoje se querer o Mbappe ou o Haland)…. Mas já é preciso um grande scouting para o Salzburgo ter ido “descobrir” o Haland

        O bom exemplo da importância do scouting é a queda do Benfica começa precisamente quando subestimou a importância do scouting e deixou partir olheiros de topo Mundial e foi substitui-los por gajos medíocres, e o resultado está à vista, não acertam 1 jogador que seja nos últimos anos

  • Pyros
    Posted Maio 12, 2021 at 4:48 pm

    Rúben Amorim, com outros dois (Coates e Varandas) pouco atrás.
    Rúben, muito bem – não só porque soube por a equipa a jogar, soube aproveitar o variável talento à sua disposição, manter o grupo unido, gerir estados emocionais e servir de “pára-raios” da equipa.
    Coates, o jogador “revelação” – serviu de força invencível nos momentos difíceis. Sinceramente, a sua capacidade de ser mais do que um defesa no final das partidas, trouxe um certo ar de inevitabilidade aos seus golos.
    Hugo Viana, com escolhas – se próprias se de terceiros – acertadas.
    Varandas, pelo que soube escolher, mas mais pelo que soube estar e não aparecer.

  • MGBG
    Posted Maio 12, 2021 at 4:48 pm

    1º Amorim (construiu uma equipa e não um plantel)
    2º Coates (Liderança e golos decisivos ao cair do pano à Sérgio Ramos)
    3º Ausência de publico/ claques (O Sporting beneficiou e muito pela ausência de publico. Alguém acha que o clima de tensão que se viveu ente a Juveleo e o Varandas não passaria para o relvado?)
    4º Varandas (O low profile funcionou dando o destaque à equipa e não aos bastidores. Também é verdade que é mais fácil quando se está à frente)

    • BenDover
      Posted Maio 13, 2021 at 4:12 pm

      Totalmente de acordo. Reforço sobretudo o “low profile” de Varandas.
      Agora que foi campeão podia tornar-se num LFV e dizer “antes de eu vir para cá não ganhavam nada” mas pela postura e carácter que parece ter não é pessoa desse género.

  • josediogo
    Posted Maio 12, 2021 at 4:45 pm

    Quando todo este clube prima pelo coletivo é dificil destacar uma figura principal.
    Todos fizerem o seu papel de forma impecável.
    Muitos indicarão RA naturalmente.
    Contudo, e não dizendo que é a figura principal, mas sim de valorização, tenho que mencionar Varandas.
    Atacadíssimo por imensos sócios e adeptos a pedirem demissão.
    “Lutou” contra as claques, para as pôr no sítio.
    Renovou a formação logo no início do mandato, que começou a dar frutos agora com o RA.
    Arriscou tudo com o RA.
    Merece o apoio de todos os Sportinguistas.
    Espero que não comecem a criticar quando resultados menos bons apareçam.
    Esta época é a prova de que merecem o apoio de todos nós, em todos os momentos.

  • Abbas
    Posted Maio 12, 2021 at 4:45 pm

    Amorim, nem há discussão possível.

  • Frickelz
    Posted Maio 12, 2021 at 4:45 pm

    Para mim é claramente o Varandas. A maneira como aguentou todas as críticas no ano passado e este fazer o Sporting campeão com um treinador com uma cláusula cara e escolhido por si, foi claramente uma aposta ganha e o grande parte do mérito tem de ser do presidente!
    Agora algo para refletir: o Sporting foi campeão ontem e hoje no top dos trends do Twitter está #VarandasOut (e não é a gozar). A esquizofrenia deste pessoal dava um caso de estudo.

    • Miguel SADSC
      Posted Maio 12, 2021 at 5:13 pm

      A questão com Varandas tem a favor com a forma cinzenta como se chega ao poder e, para muitos, uma ausência de valores que advém da direção. Não estou tão dentro do Sporting nem sequer sou sócio, portanto são questões que me passam mais ao lado mas, para uma maioria, são coisas que o sucesso desportivo não apaga. Pelo trabalho que tem feito (excluindo a época passada) merece estar e para mim, isso é o importante. Quando falamos de valores, quem está nesses cargos… bem venha o diabo e escolha porque é tudo muito do mesmo.

      • Stromp1906
        Posted Maio 12, 2021 at 7:51 pm

        Sou sócio e portador de Game Box, nunca votei nem em BdC nem em Varandas e parece-me tudo isto um não assunto, se todos percebessem que num país democrático só temos que respeitar a vontade da maioria, seja na destituição de um presidente, seja na vitória de outro com menos votos mas com a legitimidade dos estatutos.

      • Frickelz
        Posted Maio 12, 2021 at 5:29 pm

        Ok percebo. Mas os que pedem a saída do Varandas por causa dessa suposta falta de valores, são os mesmos que apoiam cegamente o Bruno de Carvalho. A menos que considerem que um maníaco egocêntrico que quase destruiu o clube representa os valores de uma instituição centenária como é o Sporting, então está bem.

        • Miguel SADSC
          Posted Maio 12, 2021 at 6:01 pm

          Lá está, não disse que concordo ou revejo-me nisso. Apenas tentei explicar a perspetiva desses comentários. Pelo menos é o que eu percebo da intenção de querer Varandas fora.

  • Oldasity
    Posted Maio 12, 2021 at 4:43 pm

    Acho que é um pouco injusto escolher entre jogadores, equipa técnica e direção.
    No entanto votei em Amorim. Acho que foi o obreiro do título. Montou uma equipa com um misto de jogadores experientes e com alguma idade (Neto, Antunes, Adan, Coates, Feddal, J.Pereira, etc) com jovens (TT, Inácio, N.Mendes, Edu, Matheus, Bragança, Max, etc) e também jogadores que têm um misto de experiência e juventude (Jovane, Porro (ainda nem tem 22, mas mostra ser um jogador experiente e maduro), Pote, J.Mário, Palhinha, Nuno Santos). E acho que ter estes 3 grupos num plantel é muito importante.
    À exceção deste ano, o Liverpool teve 2/3 anos numa situação semelhante e acho que isso trás muita força ao grupo.

    Quando falam neste Sporting falam muito no grupo dos jovens e no grupo dos experientes mas esquecem-se do grupo intermédio que a meu ver é igualmente importante.

    Além do grande grupo que Amorim criou, também é preciso dar mérito ao sistema criado. Favorece quase todos os jogadores à exceção de Pote e J.Mário. Sistema este que permite integrar mais facilmente jogadores inexprientes, mudando apenas algumas nuances da tática.

    Foi importante ter um capitão com o espírio de Coates que para mim é sem dúvida o MVP. Esteve impecável nos momentos mais críticos da época, esteve muito bem em termos defensivos e marcou golos importantes.
    O facto de ter vários líderes e pelo menos 1 líder por setor (à exceção do ataque) foi importante e acho fundamental isto acontecer numa equipa que quer ser campeã.

    Acima de tudo o grupo esteve unido e isso também foi um dos principais motivos para conseguir este título. Agora é tentar acabar o campeonato com mais 2 vitórias, reforçar a equipa com contratações cirurgicas e tentar o bicampeonato.

  • disturbed17
    Posted Maio 12, 2021 at 4:40 pm

    Quando se fala em destaque tenho que votar no Coates. Época incrível, em toda a época não né lembro de 1 erro defensivo, e aqueles golos a valer pontos e reviravoltas foi algo de impressionante, mas também é verdade que não fosse o trabalho da direção e de Ruben Amorim isso não seria possível, tal como do resto do plantel.
    Se o Sporting agora com um maior investimento se tiver um defeso perto do que foi no verão passado, para a próxima época podemos ser muito fortes!

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 12, 2021 at 4:40 pm

    Votei Coates.

    É o MVP da liga parece-me a resposta óbvia mas percebo quem vote no Ruben.

    Acho que faz falta aqui Mateus que deu 4 pontos extremamente decisivos.

  • RicardoFaria
    Posted Maio 12, 2021 at 4:39 pm

    É difícil escolher apenas 1 figura neste campeonato do Sporting porque existem várias caras que podiam ser escolhidas desde o presidente, o director desportivo, o treinador e alguns jogadores que foram decisivos.
    Tendo que escolher, eu escolho Coates porque foi tudo o que os adeptos querem num jogador.. defendeu, capitaneou e marcou quando a equipa mais precisava portanto podemos dizer que Coates esteve sempre presente durante esta caminhada.

    Saudações DesPortistas!

  • Miguel SADSC
    Posted Maio 12, 2021 at 4:39 pm

    Rúben Amorim e, quer se goste ou não, Varandas porque acaba por ter o mérito de fazer uma aposta arriscadíssima em largar 10M num treinador com dúzia de jogos profissionais e sem curso. Correu melhor do que alguém poderia pensar e fica bastante óbvio que Amorim tem algo de especial enquanto treinador.
    Cria uma equipa de autor dentro de campo. Defesa impecável (pensemos nisso quando vimos a contratação de um GR que mais de metade da carreira foi passada no banco, Luís Neto a titular, um jogador de rotação do Betis, um flop no Valladolid e um puto que ainda é júnior), meio campo sempre muito sólido e quando começou a faltar capacidade de criação, mexe na equipa e junta Bragança (o jogo contra o Guimarães em Alvalade é muito bom) para cumprir com o que disse, ou seja “o treinador tem que ajudar a equipa a criar mais”. Substituições quase sempre acertadas (Bragança e Inácio mudam o jogo em Barcelos), Jovane inúmeras vezes e, por fim, a sua qualidade enquanto gestor, tanto para fora como para dentro. Houve indefinição no período do 3-5-2 com a chegada de Paulinho (o modelo não o beneficia) mas o 3-4-3 parecia estar a estagnar, tendo o Nuno Santos baixado de forma mas consegue recuperar o jogador e o sistema para encarrilar esta fase final. Isto juntou-se a alguns resultados maus e a crescente ansiedade e foi talvez o período mais complicado.
    O Rúben, de fora, nota-se que tem uma personalidade contagiante e que consegue chegar a toda a gente (ver as declarações do Antunes, que tem pouquíssimos minutos, a dizer que se sente muito importante na equipa.
    Muito feliz com este título, é inteiramente merecido. Mais que isso, tenho muito orgulho nesta equipa pelo discurso, pelo que lutam e também pela abertura do clube esta época em termos de comunicação. Respira-se saúde neste momento e estou muito entusiasmado para ver o que o RA consegue fazer na próxima época, tendo em conta que já tem a sua base, que tem um ponto de partida saudável e mais confiança.
    Palavra para Varandas, ontem deixou a festa ser de quem era. “Os heróis são eles”.

  • Kallstrom
    Posted Maio 12, 2021 at 4:34 pm

    Quando os jogadores são maus, diz-se “a culpa não é deles, é de quem os põe a jogar”.
    Quando o treinador é mau, critica-se quem o contrata.
    Assim sendo, quando acontece o oposto, parece-me justo que o mesmo raciocínio prevaleça.

    Quando o Varandas contratou o Ruben Amorim, tinha de ter consciência de que estava a fazer um alll-in no que diz respeito à sua presidência. Na altura, considerava-se que tinha ido a jogo com um 2 ou um 7 de pintas diferentes: ou sabia muuuuito bem o jogo que lhe ia calhar, ou tinha tudo para correr espetacularmente mal. A grande maioria das pessoas – onde me incluo – era da opinião da 2a hipótese.

    Pouco mais de um ano volvido, passou de um presidente médio-mau a um dos mais importantes da história do Sporting. O Ruben Amorim é fabuloso, há uns 4-5 jogadores cuja consistência ao longo da época permitiu isto; mas se o Varandas não tivesse cometido aquela loucura de pagar 10 (13, 14…)M por um treinador, nada mais acontecia. Estou-lhe rendido. Depois disto, até pode comer a minha mãe. Merece.

  • Estigarribia
    Posted Maio 12, 2021 at 4:32 pm

    Todos são a figura deste título do Sporting. Desde o Rúben até ao Seba Coates, passando por Hugo Viana, Pote, Palhinha, Frederico Varandas, Adán, etc, etc. Todos contribuíram para a nossa maior alegria que era ver o nosso Sporting Clube de Portugal como Campeão Nacional.

    Saudações Leoninas

  • FootballTotal
    Posted Maio 12, 2021 at 4:31 pm

    Para mim é sem dúvida o Presidente.
    Foi ele que foi buscar o treinador apesar do risco do valor avultado para o clube e contra todas as críticas vindas dos próprios adeptos. Um treinador praticamente sem provas dadas na primeira liga.
    Foi ele que deu todas as condições à equipa para poderem trabalhar sem pressões vindas de fora, algo que no Sporting já não exista há muito.
    E mesmo com o decorrer da época, já com o Sporting na frente com muitos pontos de vantagem, nunca se meteu em bicos de pés, como por exemplo aconteceu com Bruno de Carvalho na época 2015-2016 onde as suas inúmeras declarações ao longo da época, principalmente quando estava em vantagem, foram prejudicando o seu próprio clube, porque deu uma enorme força anímica ao rival Benfica na luta pelo título.

    Por isso tudo, muitos parabéns a todos, principalmente ao Presidente Varandas.

  • Hugorr
    Posted Maio 12, 2021 at 4:31 pm

    Ruben Amorim, Coates e Varandas, com o treinador ligeiramente à frente, diria eu.

    Um feito fantástico a todos os níveis.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Maio 12, 2021 at 4:49 pm

      Concordo, se no passado critiquei as escolhas do Varandas, esta época tenho de lhe dar os parabéns porque arriscou e acertou no treinador e também nas contratações feitas, o Amorim fez um trabalho incrível com o plantel e o Coates não só por esta época, mas também pelo seu passado no clube acabou por se consagrar como um dos maiores símbolos do Sporting desde o virar do milénio. Sl

  • Alex03
    Posted Maio 12, 2021 at 4:27 pm

    Complicado pois existe gente fora e dentro do campo para avaliar…dentro do campo, o MVP Coates, que temporada assombrosa.

    Fora do campo, Ruben Amorim, consegue consagrar-se campeão invicto num plantel jovem e low cost comparado com os rivais.

    • Sporting1906
      Posted Maio 12, 2021 at 7:29 pm

      Concordo, isto é entre o Coates (a maior figura dentro de campo) e o Rúben (a maior figura fora do campo). Eu votei Rúben mas aceita-se qualquer um dos dois.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 12, 2021 at 4:55 pm

      De acordo com tudo…mas o SCP não entrou ainda no clube de campeões invictos :)

Deixa um comentário