Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quando a cabeça é um cata-vento

É difícil encontrar um adepto de futebol (ou qualquer outro desporto) que mantenha as mesmas ideias desde o início ao fim da sua vida. Especialmente se for português. Então se for um adepto ferrenho de Porto, Benfica ou Sporting… Que desespero.

Há um mês atrás, aquando do empate com o Maribor, Marco Silva era o pior treinador do Mundo. Tinha de sair. Tinha de sair porque a equipa não jogava nada, a defesa era uma tragédia, o meio-campo não se impunha (como era possível o super-Adrien não estar a fazer nenhum?! E o William Carvalho, de longe o melhor e mais fabuloso e se calhar até mais bonito jogador do campeonato?!) e o ataque… Bem, o ataque era uma pura e simples gargalhada curta e seca. E os jogadores? Que dizer dos jogadores? Todos maus. Terríveis. Uma autêntica catástrofe. Um mês mais tarde, após uma série de grandes resultados (se empatar com o Porto em Alvalade nem é um feito de que os sportinguistas se deveriam orgulhar, bater os dragões na Invicta já é), já todos são os maiores. Marco Silva é um génio da táctica, uma mescla de Mourinho com Guardiola com Ferguson e o que mais se queira meter no caldeirão. A equipa é genial, os jogadores melhores que tudo o resto, hegemonia em Portugal, até já há equipa para daqui a dois ou três anos ganhar a Champions!
No início da época, o Benfica era o maior candidato à descida. Jorge Jesus devia ter-se ido embora enquanto as pessoas ainda achavam que ele era bom. Maxi velho, Luisão coxo, Jardel desastroso… Debandada geral, tinham equipa era para lutar pela Liga Europa, não havia salvação! Nesta fase do campeonato, primeiro lugar com quatro pontos de avanço, ainda em todas as taças e, apesar do desempenho muito pouco positivo, com margem de manobra na Champions. São os maiores. Gaitán-Salvio-Enzo são trifecta, a Luz é território sagrado, Luís Filipe Vieira um grandíssimo presidente que nunca mente e vão ganhar o campeonato com cento e cem pontos de avanço. A Champions? Fruto do azar…

Com sensações distintas começou o FC Porto. Dios mío, ¡qué equipo! Treinador jovem de boas ideias, tiki-taka para o Dragão, plantel de peso, iam limpar tudo esta época. De longe o melhor onze do campeonato, a ombrear com os grandes da Europa. O melhor jogo, um dos melhores treinadores, o miúdo maravilha que vai sair por duzentos milhões, o melhor de tudo e mais alguma coisa. Após uma série de resultados negativos, é uma razia. O Lorpategui devia era voltar para Espanha, que de lá nem bom vento nem bom casamento. Tiki-taka? Mais trocó-taco… Quem é esse Casemiro? Ui, o Óliver é bom de pés mas de resto… Este Neves é muito novo, devia era voltar para a B. Fabiano, vai p’ra casa! O Pinto da Costa deve estar mesmo senil, como é que foi contratar este treinador e estourar o dinheiro do clube com estes jogadores?! Vão ficar em terceiro, atrás do Sporting e tudo…
Basta! Não há juízos formados minimamente sólidos neste Mundo? Os leões estão bem e o treinador tem muita qualidade, mas achar que daqui para a frente vai ser um rolo compressor é absurdo. O Benfica continua a ter um plantel abaixo do ano passado, mas quem tem Salvio, Enzo e Gaitán tem combustível suficiente para consumo interno (o problema é quando tem de se jogar com equipas do mesmo nível…). O Porto tem um plantel muito superior ao da época transacta, mas a equipa tem de crescer e o treinador de perder o medo para atingirem o seu potencial. Nem o Sporting vai tão cedo a caminho da hegemonia nem o Porto e o Benfica estão em decadência. Todos temos o direito à nossa opinião, no entanto, é ridículo como o adepto de futebol vai no espaço de um mês do 8 ao 80. Há que ter calma. Há muita época pela frente e ainda todos hão de tombar e triunfar mais uma dose de vezes. Nem muito ao mar nem muito à terra, como se costuma dizer, porém hoje em dia parece que o cérebro não pensa por si mesmo e as opiniões são formadas ao sabor das marés. Fica a ideia de que sobre os ombros temos cata-ventos em vez de cabeças…

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Outubro 22, 2014 at 6:43 pm

    Tenho de discordar por completo deste texto. Lamento imenso mas esta reflexão não faz sentido. Sim, é verdade que os adeptos mudam muito de opinião, eu incluído, mas só não muda ou quem acerta ou quem não faz previsões…
    Posto isto, é impossível toda a gente acertar se não seriamos todos videntes e já não havia casas de apostas. Assim sendo, é natural que as pessoas opinem e errem, e quando assim é, será que faz sentido manterem a sua opinião até ao fim? Se os adeptos acham que têm uma grande equipa e a meio do campeonato vão em 10º com mas prestações, faz sentido continuarem a achar que a equipa é boa?
    São ambos cenários irrealistas, logo é natural que a mudança de opinião aconteça

  • Joao Rato
    Posted Outubro 22, 2014 at 5:48 pm

    Como adepto do SCP tenho a dizer que nunca duvidei do MS. Desde que ele entrou no SCP que vejo a equipa mt mais ofensiva, pressionante e com mais dinamicas do que na era LJ; Mesmo os jogos que empatamos estupidamente, a qualidade do futebol que o SCP praticava fazia me ter boas perspectivas de futuro.

  • m1950
    Posted Outubro 22, 2014 at 4:54 pm

    Sinceramente o texto é correto mas não concordo com a conclusão.
    A paixão do futebol é isto mesmo , isto as arbitragens , as conversas , enfim… no futebol o que hoje é verdade amanha é mentira , ainda para mais sendo nós um povo latino.

    Isto não é algo que as pessoas se devem envergonhar na minha opinião, apesar da maioria dos comentários achar isso, eu estou completamente em desacordo , porque acho mesmo que a paixão do futebol é a perda da racionalidade ( no sentido positivo) , é por isso que é desporto rei e o desporto das paixões , este é um dos seus motores.

    Quanto ao Sporting , é preciso dizer que Marco Silva de facto entrou bastante tremido e aos poucos vai-se acalmando e começa a sentir-se da casa e dentro do projeto.

    Eu quando vi o golo do André Martins na pré época contra os Belenenses disse logo que isso iria trazer problemas ao treinador , pois todos sabemos que Martins é um jogador de fracas pilhas , deu ali tudo e depois claro iria por abaixo. Obviamente Marco Silva vindo do Estoril , não tem estatuto para tirar um jogador do SCP a dar provas… jogar com Martins atrasou o crescimento da equipa do Sporting.

    Mais à frente , João Mário ganhou lugar e a equipa começou a subir , Jonathan entrou também a titular na mesma altura , a equipa subiu exponencialmente , depois tirou o Sarr pelo Oliveira e ganhamos alguma segurança defensiva e mais um jogador de qualidade.

    O problema aqui é que as soluções para os problemas de falta de qualidade na equipa do SCP estão nos jogadores mais jovens , e Marco Silva , sendo um jovem pouco experiente , ficou naturalmente reticente em colocar logo a qualidade desses jovens no 11.
    .
    Basicamente ele tem medo da idade dos talentosos e sente-se (ou sentia-se) mais à vontade com a idade dos medianos. E agora lentamente vai chegar à conclusão que a qualidade tem de ser o primeiro critério a definir para escalar a equipa do SCP , e isso coloca o Sporting como candidato ao titulo.

    Para mim isto é um percurso normal , eu lamento é ter de já estar a 6 pontos do 1º , foi o que custou até ele abrir o olho , o Tobias foi expulso na segunda liga por 2 jogos , senão não tenho a mínima duvida que seria já titular no próximo jogo da liga que aí vem. Uma coisa é certa o Sarr não pode estar a sua frente , porque é um ano mais velho e veio do Lyon e é assustador (só que não é para os adversários é para os sportinguistas).

    Apartir dos 18 anos quem tem qualidade tem de jogar , embora não deva haver excesso , o Sporting não tem outra solução.

    Disse que o Benfica com Salvio Enzo Gaitan tem combustível suficiente para consumo interno , eu também acho que quem tem o meio campo que o Sporting tem ( e eu acho o Adrien apenas um jogador esforçado) , o melhor extremo do Man United , também tem combustível para consumo interno , o mesmo penso do FCP.

    Resumindo a minha ideia é que assim que o Marco Silva acerte todas as peças ( no eixo central talvez tenha de haver compras), e valide os jovens de qualidade que estão a ser empatados por jogadores banais (mesmo no banco ) , o Sporting não deve nada a ninguém. Por agora pode-se ir aguentando na liga pois já enfrentou os 2 adversários diretos , que são os que teem mais capacidade para explorar as suas lacunas , agora é aguentar até Janeiro.

    Qualidade – Patrício ( nem gosto muito , não é de ontem) , Nani , João Mário , William , Jonathan , Oliveira , Carrillo.

    Esforçados/medianos – Adrien , Slimani , Cédric , Mauricio . Daqui já sairam do 11 Jefferson, Martins ,Sarr , Capel. E foi que nem largar pesos , peço desculpa a expressão.

    À medida que o Sporting for reduzindo no 11 estes jogadores esforçados e medianos , até ficar com 2 , vai ser cada vez mais candidato , pois joga um futebol de muita categoria e muito inteligente.

  • van Basten
    Posted Outubro 22, 2014 at 3:39 pm

    Tenho de juntar a minha voz ao coro das que discorda deste texto. A qualidade da escrita, obviamente, não está em causa, já que em textos da Inês é sempre elevada. O que ponho aqui em causa é o conteúdo.

    Percebo o carácter hiperbólico de algumas das afirmações, e parte de mim poder-se-á sentir tentada a concordar se estivermos a falar de caixas de comentários de sites como O Jogo, A Bola ou Facebook. Aqui, sinceramente (e posso, claro está, estar enganado, já que não leio os comentários de todos os posts), não vi nada do género. Vi e vejo, isso sim, um extravasar natural de emoções por parte de alguns users quando as suas equipas ganham, perdem, jogam bem ou jogam mal. Alguns, no calor do momento, poderão ter impressões mais extremistas, mas a expressão a reter aqui é 'no calor do momento'. Estes momentos, para mim, são mais do que aceites. O futebol é, para muitos, o expoente máximo da manifestação emocional, seja ela ascendente ou descendente, e perderia grande parte do seu encanto se assim não fosse. Além disso, como povo latino que somos, também temos esse cariz emocional à flor da pele. Não é certo nem errado (desde que, obviamente, não ultrapasse os limites do respeito humano). É cultural. O adepto do futebol português, 'vai no espaço de um mês do 8 ao 80' porque ele é português, e isto é futebol, e é assim que o futebol é vivido por estas bandas. Na sua essência, não vejo nada de errado nisso. Mas mesmo vociferando opiniões contraditórias num curto espaço de tempo, volto a referir que não li neste espaço nada que indicasse sequer grande parte das afirmações do texto. As afirmações em si, logicamente que não as li, e aqui estou a assumir que a própria Inês quis apenas reforçar uma opinião com expressões que encerram um cariz estilístico e não realístico.

    Pessoalmente, até porque este texto tem a particularidade de não referir excepções aos tais adeptos que menciona, venho dizendo desde a pré-época que: a) Marco Silva era a minha primeira opção para treinador do Porto, já que lhe reconhecia muita qualidade e sempre lhe reconheci mais competência que a Lopetegui, e mais potencial que qualquer outro técnico português; b) o plantel do Porto é indubitavelmente mais forte que o do ano passado e o mais forte em Portugal, mas há que dar tempo e ter paciência para acomodar a juventude da equipa e as novas ideias do treinador; c) Adrián Lopez foi um dos piores negócios da história do Porto; e d) o Benfica tem este ano um plantel pior que o ano passado, claramente. Essas foram e são, em traços gerais, as ideias que tenho vindo a expressar. E não mudaram minimamente, talvez tirando o facto de estar ainda mais surpreendido com o que o Sporting tem feito, dada a sua falta de qualidade no centro da defesa. Se o Porto faz um mau jogo, claro que não fico satisfeito e aponto o que, na minha opinião, deveria ser alterado. Penso que, enquanto adepto e ser pensante, tenho todo o direito de o fazer, mesmo que, a quente, a minha opinião possa ter um cariz mais emocional (apesar de, quando escrevo, tentar controlar esse cariz o melhor possível).

    As minhas convicções iniciais ainda se mantêm de momento, porque não posso dizer que tenha visto algo que me leve a alterá-las. Agora, se isso acontecer, gosto de pensar que se deve ao facto de evoluir o meu pensamento consoante a evolução da situação, e não que tenha um 'cata-vento' onde deveria ter uma cabeça.

    Volto a dizer: saúdo a qualidade sempre presente na escrita da Inês, e percebo o carácter hiperbólico de algumas afirmações. Mas não as revejo, de forma ou estilo algum, no que aqui tem sido escrito no calor do momento, nem pelos adeptos mais indefectíveis, sendo que, como tal, não encontro de momento relevância para se escrever um texto sobre isso.

  • Wonderkid
    Posted Outubro 22, 2014 at 2:54 pm

    Brilhante post Inês! Os meus Parabéns por não ter medo de "colocar o dedo na ferida".
    Venho falando disto à muito tempo, desde os meus tempos de "comentador assíduo" do VM – infelizmente a minha situação profissional não me permite ter tempo para o fazer actualmente e de noite quando chego a casa a última coisa que me apetece é enfiar-me à frente de um computador a comentar as notícias que já li de relance numa pausa do trabalho.
    É absolutamente aberrante a forma como os adeptos e as pessoas em geral mudam a sua forma de pensar sobre jogador X e tema Y! Vive-se ao sabor das formas dos jogadores e dos clubes e do que vai saindo nos orgãos de comunicação social. Somos todos super influenciáveis de uma forma incrível.
    Sempre foi algo que me fez muita confusão, a forma como as pessoas prostituem as suas próprias ideias.
    Neste âmbito, valha-nos o VM que é uma lufada de ar fresco no que à insenção diz respeito.

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 22, 2014 at 2:06 pm

    Inês Sampaio, de facto este texto da sua autoria está bem escrito e argumentado mas é pura e simplesmente uma "conversa da treta".
    Toda a gente sabe que as pessoas são tendenciosas e precipitadas quando ajuízam algo no "calor do momento" e por isso este texto não vem acrescentar nada de novo.
    No desporto (principalmente) os seus intervenientes passam do 8 ao 80 e vice versa num abrir e fechar de olhos.

  • Miguel C.
    Posted Outubro 22, 2014 at 2:03 pm

    Boa leitura, fez-me rir que é o mais importante! :-)

    Como portista já critiquei o Lopetegui claro, mas por decisões isoladas, não pelas suas ideias ou táticas. Creio que a maior parte dos pontos que o Porto perdeu este ano foram obra de erros individuais que o treinador pode castigar mas não impedir e de algum azar também. No fim da época fazem se as contas.

  • Tartaruga
    Posted Outubro 22, 2014 at 1:42 pm

    Excelente texto Inês. Mesmo assim, como benfiquista sempre vou apoiar o Jesus. Aproveito para dar a minha opinião como Benfiquista acerca do Jesus:

    Por mim o Jesus fica, até ele se querer reformar. Antes do elogiar/criticar, é preciso ver o contexto em que ele entrou no Benfica. Jesus chegou ao Benfica depois do clube estar quase 20 anos a chuchar no dedo com uns pequenos titulos esporadicos la pelo meio. Sim, mesmo aquela liga ganha com 65 pontos do Trapatoni, parece-me pequena, visto que 65 pontos nem davam para um segundo lugar nos ultimos anos em que o campeonato até tem menos jogos. Quando entrou Vieira as coisas pareciam melhorar: mais investimento, melhores planteis, mas mesmo assim falta de resultados.

    Entra Jesus. No primeiro ano vence a liga e a taça da liga, com um futebol muito atractivo. Na passagem pela liga europa, faz boa figura com 5-0 ao Everton, elimina o campeão francês e é depois eliminado pelo Liverpool depois de se por a mexer na defesa. Nos 3 anos seguintes não houveram mais grandes titulos é verdade, mas houve uma mostra do grande trabalho que Jesus tem feito. Apesar da falta de titulos, o Benfica sempre foi candidato ao titulo, e fazendo grandes campanhas pela ou na LC (eliminado nos quartos pelo campeão) ou LE(sim eu sei que falhou os apuramentos na LC). O ano passado voltou a ganhar e voltou a perder. Ganhou os titulos internos, perdeu na final a LE pela segunda vez. Mesmo assim, existe uma relação de amor-ódio entre Jesus e os Benfiquistas. Muitos nao gostam dele (teimosia/fanfarronice que leva a derrotas, não aposta nos portugueses -mentira-, brega) muitos o adoram e o acham melhor que mourinho (em 09/10 o SLB jogava à Barcelona -adoro estes exageros-).

    Eu estou um bocado no meio, mas é por isso mesmo que acho que o Jesus poderia ficar no Benfica por longos anos. Não se pode esperar que Jesus leve o Benfica a uma nova era de hegemonia Benfiquista tal como o Porto teve a sua. Para isso era preciso competência, que actualmente o Benfica tem, mas também uma oposição fraca como o Porto teve até 2009.

    Desde que entrou Pinto da Costa o Porto teve uma equipa que era consistentemente candidata ao titulo, enquanto os outros grandes só de vez em quando. Quando Benfica ou Sporting tinham problemas, o Porto passeava. Quando isso não era o caso, disputavam o titulo ganhando umas vezes e perdendo outras. Não teria sido hegemonia se o Benfica e Sporting tivessem sido capazes de construir equipas boas de uma forma consistente. Agora Jesus esta a conseguir isso, mas o Porto também, por isso disputam os 2 a liga, com outras equipas que vão aparecendo, e agora o SCP tb está a vir ao barulho. Por isso não espero que Jesus ganhe todos os anos, tal como não espero que perca todos.

    Agora se o Jesus não é assim tao bom para ganhar todos os anos, porquê mantê-lo? Porque ele é realmente um bom treinador e o Benfica dificilmente consegue melhor. Se conseguir, este põe-se a andar mal lhe metam um contrato milionário para ir para uma equipa qq. O Jesus ja recebe bem, mas so estaria disposto a receber mais se fosse para ir para um clube com aspirações de champions (deixou isso claro depois de ter rejeitado o Milan). Ele para mim é uma especie de Luisão, que é um bom jogador, mas nunca bom o suficiente para chegar aos clubes de topo então preferiu ficar no Benfica onde está bem (espero bem que nao va para Juve!). E com Jesus, o Benfica pode durante os proximos 10 anos, estar seguro que luta todas as epocas por todas as competições com grandes probabilidades de ganhar (ou chegar longe nas provas europeiras).

  • João Paiva
    Posted Outubro 22, 2014 at 1:15 pm

    Há alguns anos atrás, uma pessoa pela qual nutro grande respeito disse-me "só os idiotas não mudam de opinião face às vicissitudes da vida que se lhes apresentam".

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 1:14 pm

    perfeito ! podem chamar um ataque, mas sem duvida os que mudam de opinião e elevam os seus aos melhores do mundo mais facilmente são os sportinguistas !

    Nuno Pereira

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:48 pm

    Para mim é simples: o Sporting está bem, o Porto está bem e o Benfica está bem, todos eles estão na frente do que pretendem:
    O sporting eliminou o porto da taça.
    O porto lidera o grupo da champions isolado e já com 4 pontos de avanço sobre o 3º classificado.
    O Benfica lidera isolado o campeonato isolado.

    André Santos

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:45 pm

    Será que são os adeptos que são cata-ventos? ou são os jornalistas e comunicação social que criam estas opiniões?
    Talvez o problema seja mais, a falta de cultura desportiva, que impede muitos dos normais consumidores de futebol a não perceber nada do que vêem. Vejam por exemplo a reacção à vitória de Portugal no ultimo minuto, "Já somos os maiores!!". Tudo porque marcámos um golo aos 94 minutos…. 1 minuto antes éramos os piores, os nossos jornalistas não podem fazer este tipo de análise. Isso é uma análise à taberneiro….

    Balakov

  • Rui Sá
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:36 pm

    Até agora posso dizer que como sportinguista, esta época, apenas critiquei a baixa forma de William e a inexperiencia de Sarr. Marco Silva sempre me pareceu ter capacidade para fazer melhor que Leonardo Jardim, principalmente a nível de qualidade no processo ofensivo! Mesmo Mauricio pela falha na Eslovénia ou ontem e Nani pelo penalti falhado com o Arouca, não critiquei porque sei que ambos são sentem o clube e fazem aquilo que podem e sabem pelo clube!

  • Pedritxo
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:19 pm

    infelizmente os portugueses opinam sobre o momento, nao opinam sobre o passado ou o futuro proximo,ha que analisar tudo e ser o coerente o maximo possivel.
    Eu, por exemplo, ha vezes que nao consigo ser coerente, nao e porque nao queira,por vezes emoçoes levam ao que nao queremos,mas na maioria, acho que consigo ser coerente, sempre disse, por exemplo, desde o primeiro ano de JJ, que o quero fora do benfica.

  • Bruno Fonseca
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:16 pm

    Artigo muito bom. Explica bem a mentalidade dos nossos adeptos. Eu confesso que estava a gostar mais do Porto no início do que agora, admito-o mas sei que por vezes é preciso ter calma. O Marco Silva começou não muito bem mas agora está a melhorar a olhos vistos, pressão e pouco experiência eram factores que o estavam a atormentar.

  • Rui Sancho
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:16 pm

    Epa, desta vez não concordo. É a mesma coisa que ir aos comentários das notícias do CM e achar que aquilo é o estado da nação. O pessoal escuda-se na anonimidade para mandar bocas de cabeça quente, só isso. Alguns exageram e perdem-se para sempre, mas isso está longe de ser a maioria.

  • Patterson
    Posted Outubro 22, 2014 at 12:11 pm

    Normalmente até aprecio os seus artigos, mas hoje, na sua grande maioria, não cncordo.

    Primeiro o caso do Sporting, que é aquele que realmente significa algo para mim. Não foi pelos desaires iniciais que fiquei preocupado, despreocupação essa que através de conversas percebi que se extendia à grande percentagem concordava concordava comigo. Sempre disse que este projecto é gradual, não espero uma explosão súbita de vitórias, no entanto também não ficaria surpreendido, já que avalio o Marco Silva como um treinador cheio de qualidade. Se não ganharmos nada este ano, não vou apupar, não vou assobiar, não vou contestar nada. Sempre disse que para mim o Sporting tem que ser candidato claro sim, mas apenas a partir do próximo ano.

    Quanto ao Benfica, o feedback que tenho tido é que continuam muito suspeitos do LFV e da sua gestão, principalmente ao nível de gestão dos jovens talentos, aqui muito preocupados mesmo. A verdade é que o tridente argentino do Benfica faz realmente a diferença em Portugal, mas se por acaso dois destes ficam fora num jogo complicado, pode ditar perda de pontos. Agora é esperar e ver qual o caminho que o Benfica vai tomar no futuro.

    No plano nortenho, penso que o plantel tem muito mais qualidade que está a demonstrar, em grande parte pela azelhice do Lopetegui. claramente!

    As contas são no final, conjecturas podem

  • pedro magalhães
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:53 am

    Touché! Concordo perfeitamente com a conclusao. Nao ha como nao concordar… Grande texto. E reflete a verdadeira cabeça ao sabor de "modas" que muito se faz neste futebol portugues (ou adepto portugues…).

  • João Lains
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:53 am

    Sinceramente, não concordo em nada com este artigo. Todas as ideias estão demasiado enfatizadas e os pontos de vistas que são expostos são levados ao extremo, não por nós leitores como defendes, mas sim por ti mesma.

    Falo de boca cheia, porque não me revejo em nada do que aqui é dito. Fazendo um apanhado do que eu sinto que aqui foi dito no blogue, não me lembro de ouvir falar em catástrofes ou tragédias em relação ao Sporting. As únicas críticas que aqui foram deixadas dirigiram-se apenas ao André Martins (habitual), aos defesas centrais e a grande maioria estava surpreendida com o menor fulgor do William, mas todos eles e sem excepção, utilizavam expressões deste género "Quando ele voltar ao seu nível habitual". Em relação ao Marco Silva, não me lembro de comparações algumas muito menos agora. O que tenho ouvido nos últimos é que este Sporting é uma equipa muito mais consistente e que se mantiver este nível então tem tudo para se bater pelo título nacional.

    Então em relação ao Benfica, sou ainda mais fiel aos meus pensamentos iniciais. Durante o defeso, mostrei-me apreensivo com a saída de muitos jogadores fundamentais na estrutura da época passada, sentimento acentuado pela actividade do Porto no mercado, que desde cedo procurou fechar o plantel com jogadores de qualidade aparentemente reconhecida. Sobre o Luisão, não ouvi crítica alguma, ainda para mais depois da sua melhor época com a camisola do Benfica ao peito; em relação ao Jardel, 100% dos benfiquistas é desta opinião "é uma boa alternativa à dupla de centrais titulares". Sempre afirmei que esta equipa chegava para consumo interno e em relação às competições europeias, já por diversas vezes vinquei a minha opinião, confundida por alguns como falta de ambição. Em relação ao nosso presidente, cada vez há menos gente que alinha nas suas cantigas, portanto não percebo essa referência.

    Em relação ao Porto e dado o investimento é natural que as expectativas tenham subido. Na minha opinião, até partiram como favoritos para esta temporada. A Lopetegui, os adeptos têm finalmente colocado em causa a sua capacidade dirigindo críticas à forma como tem gerido o plantel e à rotatividade que tem implementado. Não vi nenhum portista manifestar-se contra a qualidade do Óliver, e muito menos ouvi expressões como a que relatas "Rúben Neves devia voltar para a B". Ao Fabiano, já é uma opinião conhecida e não vem dos tempos mais recentes e creio que todos os portistas se lhes dessem a possibilidade de contar com um novo guarda-redes todos aceitariam. O legado de Pinto da Costa está a chegar ao fim e toda a gente já entendeu que ele quer terminar o seu mandato deixando o clube na mó de cima.

    Resta esperar para perceber até que ponto é sólido as tuas considerações sobre o Valência de NES.

    Cumprimentos.

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:44 am

    Excelente texto! está de parabens. A incoerencia que se vê por parte dos adeptos (de todos os grandes) é gritante. Nao é por 2 jogos de melhor nivel que o Sporting é uma super-equipa, não é por 3 jogos menos conseguidos que o Porto já nao vale nada tal como nao é por o Benfica ter 0 pontos à entrada da 3ª jornada na champions que nao tem cabedal para andar na Europa.
    Ainda estamos no inicio da época, ainda vai rolar muita bola, muita controvérsia, muito mal dizer de respectivos treinadores, árbitros, jogadores…enfim, o costume. Mas o futebol sendo um espetáculo repleto de emoção, de incerteza a médio-longo prazo é quase uma ciência exacta em que o desvio-padrão, as excepções contam-se pelos dedos das mãos. O que quero dizer no fundo é que há medida que o tempo passa tudo vai chegar ao seu lugar, os melhores acabam por ganhar. O porto vai começar a jogar à bola e rapidamente apanha o benfica e lutam ate ao fim pelo titulo; o benfica vai dar a volta na Europa e no mjnimo fica em terceiro no grupo e o Sporting deveria lutar pela mesma sorte e no campeonato é candidato absoluto ao 3º lugar, mais que isso é impossivel, escrevam o que os digo.
    Confesso-me adepto do Benfica mas tenho o maior respeito por Porto e Sporting. No entanto tenho de ser sincero… fica aqui em off-topic mas queria fazer um apelo a todos os Sportinguistas mais cegos…como é possivel ontem chamarem de "maior roubo na historia do futebol", de conspirações mesquinhas como "arbitro russo + gazprom (patrocinadora do schalke e da LC) = roubar o Sporting" ou até uma que li que me ri muito (e juro que quem a escreveu nao estava a ser sarcastico) "a merkel realmente odeia os portuguesas, de certeza que isto tem o dedo dela"! O sporting ontem teve azar, puro e duro azar (+ incompetencia do Mauricio, que o ano passado era Deus, este ano é Satã). O golo em fora-de-jogo é menos que milimétrico e o proprio penalti no ultimo minuto deixa certas duvidas…nao se podem esquecer que o árbitro ajuiza naquele preciso segundo e ao ver o defesa a saltar com OS DOIS BRAÇOS NO AR (qual bailarina qual que) é meio caminho andado para criar a ilusão de que a bola toca no braço (e continuamos sem saber, nenhuma das repitições é completamente esclarecedora). Haja bom senso e menos fanatismo à la Bruno de Carvalho. Isto é a champions, os pormenores pagam-se caro, muito caro, há que aprender isso.
    Posto isto e falando do que relamente o post aborda, mais uma vez para bens pelo texto e acho que fica o apelo a que se pense mais pela propria cabeça e menos pelo que os jornais, os "formadores de opinião" (comentadores desportivos que muitas vezes roçam o limite do facciozismo) e os mais alto dirigentes dizem e escrevem.
    Para terminar, eu, enquanto Benfiquista, desde do inicio da época mantenho a minha opiniao: Acabamos em 1º-2º lugar, depois de ver o grupo que nos calhou na LC sei que temos de ser realistas e olhar para o 3º posto. E por esta coerencia me rejo e sigo, pois de outra forma seria apenas um individuo a viver uma ilusão, a chatear-me com tudo e todos sem razão e, pior que tudo, a desiludir-me.

    Sr Andrade Mira Lages

    • Fernando Nascimento
      Posted Outubro 23, 2014 at 12:40 pm

      A sério? A reprepetição não é exclarecedora? A não ser que a sua tv seja do tamanho do meu telemóvel ai tem todo o meu apoio em como não conseguiu ver bem, de resto até no pc aconselho a ver fotos ou o video da proprópria repetição

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:40 am

    Belo texo Inês, mas então e a paixão? Haverá ou deverá haver assim tanta racionalidade na paixão? O adepto é apaixonado pelo seu clube, mesmo quando tenta ser racional. Quantos de nós já vimos um lance que sabemos que não foi pénaltie, mas perante o desgaste provocado pelas provocações sportinguistas e portistas (sim, sou benfiquista), mudamos de opinião e afinal até há ali um toque? E vice versa, pois cada um vê o futebol com os seus olhos, mas sobretudo com o coração.
    Adepto é isto, sofredor nas derrotas, feliz nas vitórias. Um toldar de racioncínio próprio de quem gosta do seu clube, de quem espera as maiores alegrias dele, tal como esperamos da srelações.
    Quando vemo a nossa esposa ou namorada a falar com um desconhecido, não faemos cenas porque somos adultos, mas fica ali um bichinho do género "quem será o gajo". É o mesmo que o nosso jogador falar bem do outro clube ou até aparecer numa festa lado a lado, soa a traição. Futebol é isto.
    Os sportinguistas, que pouco ou nada têm ganho, apoiam-se na formação, nos portugueses, na seleção que tem 6 do sporting, nos árbitros que erram sempre para o mesmo lado, nos toques do nani…
    Os benfiquistas à falta de portugueses salientam os títulos (não são asim tantos), os brilharetes europeus, o estádio ser maior, o mestre da táctica, o futebol espectáculo.
    Os portistas, de longe com mais titulos, agora estão mais interessados árbitros que os prejudicam, em que as coisas não vão assim tão mal, que o Lopetegui só precisa de se adaptar ao futebol português, que o Ruben Neve sé o maior achado do Futebol portugûes.

    Mas sabe Inês, isto é paixo…

    Um abraço
    Jaime

  • Fernando Mendes
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:38 am

    Resumindo e concluindo, o Sporting continua fraco, o Benfica o "rolo-compressor" e o Porto eterno candidato, certo?
    Na minha modesta opinião, o Sporting está muito mas muito bem, aliás, não vejo inferioridade qualquer em relação aos outros dois adversários. O Benfica caiu imenso, sobretudo na qualidade de jogo, para além de que Gaitan, Enzo ou Salvio, não são jogadores de outro mundo. São acima da média em Portugal, mas medianos a nível internacional, caso contrário porque estariam ainda no Benfica???? O Porto parece-me o mais fraco dos 3, à excepção de Brahimi não reconheço nenhuma grande contratação neste Porto, e Lopetegui não é treinador para esta equipa.

    Saudações desportivas

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2014 at 4:42 pm

      Ricardo tens de ler o nick das pessoas para perceber o contexto do que escrevem, não vês logo que é o tão conhecido humorista português Fernando Mendes que veio aqui ao VM brindar-nos com uma das suas piadas…

      Saudações

      Sayien

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2014 at 4:21 pm

      Fernando mendes o seu comentario reflete o tipo de adepto que a autora descreveu…

      E ainda reflecte alguma falta de nocao no que diz…

      Zak

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:33 pm

      Foi logo pegar em 2 internacionais portugueses e um internacional peruano

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:17 pm

      O Sporting está muito bem…e antes dos dois últimos jogos,também estava?

      Os 3 internacionais Argentinos Gaitan,Enzo ou Salvio não são jogadores de outro mundo mas o Nani,o William e o Carrillo são,correcto?

  • Luís Suarez
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:31 am

    Inês costumo gostar de ler o que escreve por ser sempre muito rela e é sempre na "mouche", agora desta vez não posso copncordar, se em Portugal os adeptos não se exaltarem vamos acabar por ser como os adeptos do Arsenal, não falamos não comentamos, não ganhamos e também parece que não nos preocupamos.

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:27 am

    Eu gosto muito dos seus artigos, mas este parece-me algo exagerado e criado a partir de actos isolados, A maior parte dos leitores do VM é racional e salvo raras excepções sabe analisar todos os clubes pondo de lado clubismos.
    Gomes

    • Tartaruga
      Posted Outubro 22, 2014 at 1:03 pm

      Excelente texto Inês, para mim de longe a pessoa que melhor escreve para o VM. Se calhar pode ser algo exagerado como dizes se formos so olhar para os que comentam aqui no VM. Mas pelo que vejo no meu feed do facebook e nos jornais/programas desportivos não me parece nada exagerado (tenho damasiados amigos lagartos no FB :D e este texto reflecte plenamente o que os vejo para aí escrever)..

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2014 at 12:29 pm

      concordo. sem dúvida que o texto está bem escrito, mas é uma hipérbole gigante, sobretudo a parte sobre o SCP. MS nunca foi o pior treinador do mundo e nunca vi um único lenço branco em jogos do sporting. O centro da defesa continua a ser uma tragédia, sobretudo lá fora, mas nunca foi culpa do MS ter o Maurício e o Sarr como primeiros centrais.
      Em relação ao fcp, digo o que digo há 2 meses: se não sair ninguém em janeiro e os resultados continuarem a não ser os melhores, vai dar buraco.

      André B.

  • Invictus
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:26 am

    A conclusão que se pode tirar deste 1 mes é que existem 2 equipas(Slb,Scp) que têm 2 derrotas e uma equipa com 1 derrota.
    Uns que atacam mais as competiçoes internas e 1 unico clube que se da bem nas competiçoes internacionais.
    Uma equipa isolada no campeonato e os seguidores a 4 e 6 pontos.
    A taça de Portugal ñ conta assim tanto para alguns treinadores como para outros a champions ñ interessa.

    O pior disto tudo para o futebol nacional é que estamos a perder pontos para Italia que ja nos passou e França.

  • Kafka I
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:26 am

    Texto simplesmente genial, pouco mais há a acrescentar…enquanto povo Latino que somos, é "normal" esta disparidade de sentimentos em tão curto espaço de tempo e sendo o Futebol um reflexo da sociedade é normal que tal suceda no futebol como acontece em tudo o resto na nossa sociedade…

    Dai os Países Nórdicos e do centro da Europa acabarem por invariavelmente serem mais metódicos e organizados que nós, porque sabem dar tempo ao tempo, e são mais frios e racionais na análise seja a que assunto for…

  • Jorge Coelho
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:22 am

    Marco Silva acusou pressão quando entrou no Sporting… Mas o BdC sabe com quem conta.o Benfica tem um capitão doutros tempos e quando alguma coisa falha ele está lá… O Porto com muito investimento continua a desvirtuar Portugal, com um treinador que tem um quaresma (para mim um jogador que é capaz do melhor e do pior) que ama o clube, mas que falta o resto de uma equipa unida, jogadores caros e fracos para a qualidade que deviam de apresentar.

  • Valcx
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:22 am

    Eu também foi um dos que criticou o Marco Silva e curiosamente só depois de um post do VM, na altura dos maus resultados do Sporting, acho que a seguir ao empate com o Belenenses, a dizer que até achava o Marco Silva, apesar dos recentes resultados, melhor que o Leonardo Jardim é que lhe comecei a dar mais valor.

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:20 am

    Grande post.
    Hélder Correia

  • André Silva
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:20 am

    Tudo isto faz parte da beleza do futebol. Mal seria se todos tivéssemos ideias lógicas e acertadas.
    Deixem o coração falar à vontade.

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:19 am

    Excelente!

    Os Sportinguistas são sem sem dúvidas os que mais mudam de opinião,mais vezes e com menos espaço de tempo,depois seguem-se os Benfiquistas e por fim os Portistas.

    Posso ter muitas opiniões correctas e incorrectas,mas se há coisa que eu não mudo de opinião é sobre Jorge Jesus,ao contrario daqueles que o veneram mas que de vez em quando o odeiam,para mim não é nem nunca foi treinador para o Benfica. Quanto a LFV,foi um presidente importantíssimo e que fez muitas coisas boas pelo Benfica,mas a sua hora já chegou,tem de sair.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 9:08 pm

      Acho que é fazes demasiadas generalizações, só isso, e que assumes que todos os sportinguistas acham isso, o que é mentira. São comparações como as que tu fazes. Algumas delas mentirosas.

      Eu fui um dos que fiquei profundamente chateado com esse jogo, mas não os desço a bestas, nem elevo a bestiais conforme a maré.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 22, 2014 at 5:16 pm

      Rúben,que raio de comparações são essas? Ainda por cima algumas mentirosas…Eliseu,Júlio César e Talisca ainda agora chegaram,eu estou a falar de jogadores como o Cedric que ao longo dos anos era uma grande promessa e depois era um coxo,no ano passado já era vedeta outra vez,no inicio desta voltou outra vez ao coxo e agora já muito bom outra vez! Este tipo de coisas acontecem muito mais vezes no Sporting do que no Benfica e principalmente do que no Porto,mas será que não se pode constatar o óbvio que ficam todos ofendidos?! Será que eu não consigo admitir que por exemplo as claques do Sporting não têm igual em Portugal?

      E já agora vai ao tópico do Maribor – Sporting ver as opiniões dos Sportinguistas à pouco mais de um mês…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 4:56 pm

      Leonardo Jardim foi um excelente treinador. Saiu pela porta grande, quanto a mim.
      Domingos era um bom treinador, num emaranhado de má gestão e contratações absurdas.
      Sá Pinto, nunca fui fã dele como treinador, como jogador nada a apontar.
      Montero é um excelente jogador, e mostrou-o no início da época passada. Se alguém disse que ele podia ser substituto do Lewa, não tenho rigorosamente nada que ver com isso.

      Se eu ando com a mania da perseguição, tu andas com a mania da generalização.

    • Rui
      Posted Outubro 22, 2014 at 4:08 pm

      O Ricardo não esta só a falar desta época, o Ruben Cardoso é que anda com a mania da perseguição.

      Leonardo Jardim era o maior, saiu começaram todos a dizer que era péssimo, e só sabia defender etc
      Domingos era muito bom, empatou e perdeu alguns jogos, os adeptos pressionaram tanto a direcção que só sossegaram quando foi despedido.
      Sá Pinto o treinador da mistica, ao fim de 1 mês já nao prestava.

      E isto não é só com os treinadores, com os jogadores igual, quem nao se lembra aqui recomendarem Montero como substituto do Lewa….hoje já é normal, ou até pode sair pela porto pequena.

    • Nuno R
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:42 pm

      Disseste que uns mais, outros menos… até fizeste aí uma classificação. E sem dúvidas.
      Claro que há em todos os clubes. COmo depois de uma derrota são todos uma m####, e passadas umas horas são bons outra vez…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:35 pm

      E não são dois jogos. Já vamos, pelo menos, numa senda de 6 jogos bem conseguidos, em termos exibicionais. O Patrício continua o mesmo, o Cédric igual, o Montero igual. Mas também é fácil pegar no Benfica, que o Eliseu era uma máquina, que o Júlio César é que era, que o Talisca é craque, que o André Almeida dá 10-0 ao Cédric, que o Jardel é do melhor que há no nosso campeonato, que o Fejsa é melhor que o William…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:25 pm

      Numa coisa ele fala relativa verdade: contra equipas mais fortes, o Benfica tem tido naturalmente mais dificuldades (falta jogar com o Porto), e jogou com um Sporting ainda à procura do melhor futebol, e orfão de resultados. Mas parece-me a equipa melhor posicionada no contexto interno.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:11 pm

      Nuno R…Volto a explicar a ver se é desta…Desses casos existem em todos os clubes,eu não disse que o Sporting era o único ou que no Benfica não se passava nada disso,ou disse?
      Patrício,Cedric,Rinaudo,Capel,Montero,etc e etc…Tudo jogadores que passam de melhores a piores e de piores a melhores várias vezes durante a época.
      No inicio de cada temporada a opinião quase geral dos Sportinguistas é que o Sporting tem o plantel mais forte e se tiverem de fazer um 11 com os melhores jogadores do campeonato,7 ou 8 são do Sporting,até na época que ficaram em 7º o fizeram.

      E acho incrível alguém não conseguir admitir estes factos tão simples,existe melhor exemplo do que se está a passar agora? Há semanas andavam tristes e desiludidos,agora por 2 jogos já são candidatos a ganhar a champions se mantiverem o plantel mais uns aninhos e com 2 ou 3 reforços,ou que que são mais fortes que o Benfica ou que o Schalke em Lisboa vai levar goleada…Enfim,não admitem nada,não vale a pena mesmo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 22, 2014 at 3:00 pm

      Pinho…Esse comentário é a serio?

    • Nuno R
      Posted Outubro 22, 2014 at 1:52 pm

      #RR

      Não vou colocar em questão os resultados do teu estudo/sondagem, mas empiricamente posso afirmar que pós-Taça, a maior parte dos benfiquistas queria o jesus fora. No Marques, um ano depois, era imprescindível, e mal faria o Vieira em deixá-lo ir.
      Do presidente, é melhor nem falar… de comissionista a 101% honesto, é o pulo de uma vitória.
      Jogadores… todos são menino d'oiro… depois passam a cepos… quando saem (talvez) já são novamente um espectáculo… ao regressarem… o que é que este gajo veio para cá fazer?
      Um exemplo era o Bruno Cesar… badocha, gordo e tal… saiu… no fim do ano, tivesse ele ficado até teriam sido campeões.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2014 at 12:45 pm

      Sempre defendi isto após os resultados menos positivos da equipa leonina, mas a verdade é que a equipa sofreu muitas alterações de à um mês para cá. Benfica é dos três a mais fraca e só se safa por causa do nível competitivo que a nossa liga apresenta, agora quando jogar com equipas de boa qualidade (zenit, bayer, Sporting, porto) não se vai aguentar.
      Pinho

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 22, 2014 at 12:17 pm

      Ricardo adeptos desses há em todos os clubes, não classifico os sportinguistas como primeiros nesse aspeto.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 22, 2014 at 11:45 am

      Rúben,acho que não é ofensa nenhuma para os Sportinguistas aquilo que eu disse,e acho que sabes bem que é verdade.

      Gepeto,não falo só desta época,falo no geral em todas as épocas.

      Rodrigo,estou cansado de me justificar sobre a opinião que tenho sobre o Jesus,portanto apenas vou dizer o seguinte…Compare essas ultimas 6 épocas em termos de investimento financeiro e em termos de qualidade dos jogadores que vêm.

    • Rui Pedro Buiça
      Posted Outubro 22, 2014 at 11:40 am

      Não são os Sportinguistas que fazem esperas à equipa e a agridem verbalmente depois de 2 ou 3 maus resultados. Também não me recordo de ver Sportinguistas a partirem os cartões de Sócio.

      Cumrimentos

    • Rodrigo Cruz
      Posted Outubro 22, 2014 at 11:35 am

      Ricard, não sei de que clube é mas do Benfica não pode ser, ou então tem mt mais de 30 anos, porque eu com 31 nunca vi o Benfica jogar como joga de à 6 anos para cá,

    • gepeto
      Posted Outubro 22, 2014 at 11:31 am

      Desculpa mas tenho de te responder.

      A questão dos sportinguistas mudaram rapidamente de opinião é porque foram a equipa mais inconsistente a começar o campeonato, a defesa estava um desastre( e está,mas começa a melhorar bastante desde que o paulo oliveira entrou) , o meio campo ainda tinha o andré martins, o william estava embaixo de forma e o adrien estava inconsistente. Tambem nao tivemos o slimani no ataque durante o inicio do campeonato, a equipa do mes passado para cá melhorou a olhos vistos com a inclusão de Joao Mario e a subida de forma do william e do adrien, é muito bonito dizer que os sportinguistas mudam rapido de opiniao mas se alguem for analisar a epoca do sporting até agora, especialmente o ultimo mes, vê que há razoes para isso

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 22, 2014 at 11:25 am

      Sempre com uma palavrinha a mais para os Sportinguistas :) até me admira como não disse que eram os mais chorões.

  • cmoreira.ft
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:15 am

    Ignora esse desespero por parte desses adeptos, uma vez que eles vão existir sempre.
    É preciso dar tempo às coisas. Mas, regra geral, os portugueses são assim. Vai-se de besta a bestial num dia. Ou então, "o que hoje é verdade, amanhã é mentira". Somos latinos, é o que somos.

    Mesmo eu, que tento dar tempo às coisas e tenho calma na avaliação do trabalho das equipas, tenho sempre aquele bichinho de "eh pá, este gajo é uma besta" quando o Benfica perde, e de "o JJ é uma personagem, mas é um grande treinador" quando ganha. É isto que somos na maioria. Não vamos mudar.
    E é o que torna tudo isto engraçado de certa forma.

    Os dirigentes é que convém analisar bem as coisas, se não estamos tramados.

  • Nuno R
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:07 am

    Genial.
    Talvez o melhor texto* que li ultimamente

    *tirando os meus, claro :D

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 22, 2014 at 11:06 am

    Contra mim falo, que após os resultados em Maribor e o empate com o Belenenses, fiquei seriamente preocupado com o rumo da equipa. Mas depois de ver as melhorias na equipa, vou remeter-me à minha ignorância, e deixar o Marco fazer o seu trabalho da melhor forma possível, e continuarei ao lado da equipa.

Deixa um comentário