Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Quando cheguei a Inglaterra, eram sempre os mesmos clubes a ficar nos quatro primeiros lugares. Agora já não é assim»; Sp. Braga goleia, Marco Matias assume estatuto de melhor marcador português; Lazio ultrapassa o rival; Sampdoria trava o Milan; Nápoles sobe ao 4.º lugar

Concorda? Na teoria o fair-play financeiro tem como objectivo tornar o futebol mais justo, mas a visão do capitão dos Citizens não é descabida.
Vincent Kompany, central do Manchester City, tem uma perspectiva diferente sobre o fair-play financeiro. Na opinião do belga esta ferramenta em vez de equilibrar o futebol só serve para que clubes como o Man Utd, Real, Barcelona ou Bayern mantenham a hegemonia. «Quem é que o Fair-Play Financeiro pretende proteger? A resposta parece-me óbvia: os clubes que já têm sucesso. A ordem estabelecida está a auto proteger-se. Quando cheguei a Inglaterra, eram sempre os mesmos clubes a ficar nos quatro primeiros lugares. Agora já não é assim. Os nossos donos investiram para construir um clube vitorioso, o que atrairá mais adeptos e receitas. Isso será assim tão mau?», disse o defesa do campeão inglês.

Marco Matias em grande, Micael (que não tem boa fama mas é extremamente inteligente/e competente) é dos médios em melhor forma na I Liga neste momento; Começa a complicar-se para gilistas e penafidelenses – Mais uma derrota para os últimos. O Penafiel foi goleado em Braga, por 4-0. Pardo e Rúben Micael bisaram num jogo em que os laterais Goiano e Djavan estiveram em destaque; A mesma sorte teve o Gil Vicente, que saiu derrotado, por 3-2, na deslocação ao terreno do Nacional. Marco Matias, que assumiu o estatuto de melhor marcador português na I Liga com 13 golos, mais 2 que André André, bisou e foi decisivo. Simy, que também bisou, empatou duas vezes o jogo, depois de golos de Marco Matias e Ali Ghazal, mas no minuto 81 Matias fez o resultado final.

Época incrível da equipa de Pereirinha – A Lazio goleou o Empoli, por 4-0, golos de Mauri, Klose, Felipe Anderson e Candreva, e assumiu o 2.º lugar da Série A. O conjunto de Pioli aproveitou o 1-1 da Roma em Torino para ficar com mais 1 ponto que o eterno rival. Na luta pela Liga Europa foi um dia em cheio para o Nápoles, que ao bater a Fiorentina, por 3-0 (golos de Mertens, Hamsik e Callejon), subiu do 6.º para o 4.º lugar. A Fiorentina está em 5.º a apenas a 1 ponto, como a Sampdoria, que empatou, 1-1, no terreno do Milan. Jogo que era decisivo para a turma de Inzaghi, que podia ter encurtado a distância para o Top 6, mas que, apesar da sequência positiva, continua a 7 pontos desse objectivo. E o Inter, Torino e Génova também estão na luta.

0 Comentários

  • Renato Teixeira
    Posted Abril 12, 2015 at 9:16 pm

    Claro que coisas como a proibição dos fundos e o fairplay financeiro nada teve a ver com a preocupação com a sustentabilidade dos clubes nem com o facto de "não gastarem o que não têm"… Isto visa simplesmente proteger os maiores clubes que vão ter a vida facilitada por, em condições normais, serem mais poderosos financeiramente que todos os outros…

  • Rodrigo
    Posted Abril 12, 2015 at 9:18 pm

    Tambem ha o reverso da medalha. Clubes como o City podem comprar o que lhes apetece e isso desvirtua a verdade desportiva. O fair-play era uma boa medida, mas se fosse bem organizado. Nao esta farsa.

    Quanto Liga Portuguesa, Braga e Nacional confirmaram o favoritismo, afundando mais o Gil e o Penafiel. Ze Luis desta vez nao marcou, enquanto que Pardo voltou aos dias felizes. Quanto ao Gil, muitos golos na Madeira, mas a verdade e que o Nacional mesmo com 10 conseguiu chegar a vitoria. O Gil melhorou o plantel em Janeiro, mas a verdade e que nao esta a conseguir sair da situaçao critica na tabela.

    Em relaçao a Serie A, vitoria importante na luta pela Europa e imponente do Napoles perante a Fiorentina, enquanto que o Milan nao conseguiu vencer a Sampdoria como se esperava, visto que a equipa genovesa e uma das revelaçoes da temporada e esta muito bem classificada. Definitivamente os milaneses ficarao mais um ano sem Europa, algo bastante prejudicial para o renascimento dos rossoneri. Por fim, a Lazio continua a demonstrar a sua qualidade e ja ultrapassou a Roma (empatou no campo dificil do Torino), algo que ja tenho vindo a anunciar ha muito tempo.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2015 at 9:35 pm

      Zé Luis desta vez não marcou mas fez um jogo muito bom, inclusive até fez uma assistência.

      João Noversa

    • Tartaruga
      Posted Abril 12, 2015 at 9:53 pm

      Não percebo Rodrigo, como é que clubes comprarem os jogadores que querem é desvirtuar a verdade desportiva? Verdade desportiva não tem nada que ver com quem compra quem. Tem que ver com jogadores a deixarem tudo em campo e os resultados reflectirem o que se vê em campo sem que árbitros assumam esse protagonismo.

      Não percebo, o fair play financeiro faz com que clubes como o Man Utd ou Real possam gastar 200/300M por epoca em aquisições mas outros como o Chelsea ou o Man City não, mesmo que estes tenham o dinheiro para isso! Isso faz algum sentido?? Podem haver muitos que não gostem disto, eu pessoalmente não simpatizo muito com o city. Mas não deixo de reconhecer que este novo super poder do futebol inglês (não lhes está a correr muito bem este ano) só trouxe mais valor para a PL.

      Mas ninguem está interessado em campeonatos mais competitivos. Pelo menos as grandes equipas não. Porque haviam Real e Barça por exemplo querer dividir o bolo partido em 2 para dividir com mais 5 ou 6 equipas? Porque é que o Bayern haveria de partilhar o seu bolo? Sim claro, que estas equipas querem competição, não faz mal perder uma vez por outra. Uma vez por outra equipas como o Atletico, Dortmund ou Wolfsburgo vencerem campeonatos aos grandes faz que os campeonatos sejam um bocado mais interessantes. Mas meter regras que possam por a hegemonia de longo prazo em questão? Nunca! Senhoras e senhores, apresento-vos o fair play financeiro.

      Muitos neste blog veêm NBA e NFL. Se querem ver como se fazem regras para ter verdadeira competição, olhem não para os desportos em si, mas o sistema das ligas por de trás (forma de contratar jogadores, limites salariais, implementação de tecnologia nas arbitragens, etc..). Não são perfeitos, mas claramente muito interessantes.

    • Rodrigo
      Posted Abril 12, 2015 at 10:08 pm

      Tem a ver porque o City compra quem quer fora dos maiores clubes do futebol europeu (Bayern, Barça, Real, Chelsea e United). Nao tem problemas em dar 35M pelo Bony em Janeiro para ramente o utilizar retirando-o a uma equipa da Liga. Sao este tipo de coisas que o fair-play financeiro evitaria se fosse cumprido a risca.

    • Luís bcn
      Posted Abril 13, 2015 at 12:14 am

      A maioria dos clubes ingleses tem donos que investem…o city e o Chelsea não sao em NADA diferentes do United, do QRP, do Arsenal, do Cristal Palace, etc…

      A diferença é o os do City investem mais que os outros…mas os outros não investem porque não querem ou já investiram muito antes…

      Andar a dizer que o City é "mau" quando é igual aos outros todos para mim não tem cabimento. E aliás tem feito coisas bastante interessantes e não são em nada projectos de deitar fora com o o do Portsmouth, o do Málaga ou o conhecido caso portugues, o Beira-mar.

      E não se esqueçam que o City até aos 50 era o maior clube de manchester e neste século quando estava na 2 divisão punham mais de 40 mil no estádio.

      E se olharmos para outros ligas é igual. O sucesso do Villareal não é por acaso…mas alguem fala disso? Ou acham que o clube de uma terra dos arredores de castellon de la plana foi para a primeira divisão por ter feito tudo bem? É facil ter um dos homens mais ricos de espanha por trás que é o dono e presidente e gasta o dinheiro que lhe apetece…mas claro, o City é que é mau.

    • Tartaruga
      Posted Abril 13, 2015 at 11:36 am

      Rodrigo, o teu argumento é péssimo. Em que é que contratar o Bony por 35M altera verdade desportiva? Não percebo mesmo.. Se o teu problema é o Swansea ter perdido o seu melhor jogador e possívelmente alterar as contas para o título, pensa nisto: o Swansea ficou igualmente mais fraco para as equipas do top 7 por ter perdido o Bony, ou seja, não altera corridas para o título.

      Acho mais grave o que o Mourinho fez o ano passado ao vender o Mata, que depois de jogar pela ultima vez frente ao Man Utd logo no inicio da segunda volta, vendeu um jogador de alto calibre que não estava a utilizar ao Man Utd que por sinal ainda ia jogar com a maioria dos rivais directos do Chelsea. Mas a verdade é que o fair play financeiro nunca impediria isto, pq o man utd é considerado um clube rico.

      Se queres evitar este tipo de coisas, não é com fair play financeiro que se vai lá. É mais eficaz proibir transferencias de inverno entre clubes da mesma liga ou fazer com que esse periodo acabe antes do inicio da segunda volta do campeonato. Aliás na Champions utiliza-se o meu primeiro exemplo, um jogador não pode jogar por 2 equipas diferentes para a mesma competição numa dada época.

      Pff se estás a favor do fair play financeiro, tens que apresentar argumentos muito melhores. Tens que tentar perceber os efeitos reais da política da UEFA em vez de simplesmente papaguear o que eles dizem o que faz, que é o que a maioria faz. Muita gente acha que o futebol tem muitos problemas como está actualmente, eu também. Mas o que alguns percebem é que o fair play financeiro não resolve nenhum problema e faz outros piores.

    • Tartaruga
      Posted Abril 13, 2015 at 11:47 am

      Para fazer uma analogia daquilo que é o fairplay financeiro com o mundo real pensem antes nisto.

      Imaginem uma empresa de electricidade monopolista que cobra o que quiser aos seus clientes por não terem outra escolha. Agora imaginem que o estado diz que as empresas de electricidade novas que queiram entrar no mercado podem fazê-lo desde que o seu investimento não exceda as suas receitas. Isto faz sentido? É excelente para o monopolista, porque por lei pode investir muito mais que os seus concorrentes. Mantém o seu monopólio, e pode continuar a vender o seu serviço muito acima do que aquilo que lhe custa aos seus clientes.

      Agora imaginem isto no futebol. Isto é o fair-play financeiro. Se acham que isto promove competição e o aparecimento de novos clubes estão enganados.

      P.S. Claro que felizmente no caso da electricidade, em Portugal está-se a passar exactamente o contrário.

    • Rodrigo
      Posted Abril 13, 2015 at 10:27 pm

      A questao e ja ter um plantel astronomico e continuar a investir assim sem realizar qualquer dinheiro em transferencias. Na NBA podes ter dinheiro para ir buscar o melhor 5, mas nao te deixam. E bem.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 12, 2015 at 9:19 pm

    O Marco Matias está a fazer a sua melhor época de sempre, apesar disso acho que não tem qualidade para chegar a um "grande" mesmo sendo da formação Sporting e dos leões precisaram de se reforçar nessa posição.
    Poderia ser uma boa opção para o Braga que deverá perder o Pardo e/ou Rafa no verão.

  • Kafka I
    Posted Abril 12, 2015 at 9:21 pm

    O Fairplay financeiro actualmente é uma bela treta, o Alemão por exemplo é bem mais restrito que o practicado pela Uefa

    Medidas que a meu ver trariam mais equilíbrio ao futebol Mundial:

    – Tecto salarial a jogadores e treinadores (semelhante ao practicado nas competições Americanas)
    – Tecto orçamental a clubes (por mais dinheiro que tivessem, não podiam gastar mais do que x, tal e qual se passa nos desportos Americanos)
    – Limite de número de jogadores sob contrato
    – Proibição de empréstimos de jogadores (ou limitar a por exemplo 4 ou 5 jogadores no máximos dos máximos por empréstimo a nível Mundial)
    – Implementação da tecnologia nas decisões arbitrais

    Isto entre outras, mas parece-me que estas 4 ajudariam e muito a devolver a equilibrio a nível de clubes, voltando a tornar as competições mais abertas, coisa que hoje em dia não se passa de todo

    • Rodrigo
      Posted Abril 12, 2015 at 9:28 pm

      Concordo em absoluto, sendo que nos emprestimos preferia a 2ª opçao.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2015 at 9:29 pm

      Kafka, se as profissões (não públicas) não têm teto salarial, achas que fazê-lo no futebol é correto e respeita a liberdade de investimento de cada empresa?

      Fausto

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 12, 2015 at 9:36 pm

      Concordo com todos menos o do teto orçamental. Se tirarem os jogadores de top de um clube teras de gastar mais do que a partida ia gastar. Se limitares esse orçamento estarias a prejudicar o clube vendedor. De resto… Quero te para dirigente do Benfica ahah.

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 12, 2015 at 9:49 pm

      Exceção feita à alínea referente a uma proibição de empréstimos de jogadores (limitar esse número, como depois referes, seria o ideal), subscrevo as medidas propostas por ti.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2015 at 10:10 pm

      Estão a olhar para o futebol como se hoje em dia fosse apenas um desporto. Os donos olham para os clubes como empresas. Aliás, os sheiks que têm investidos só o têm feito ou por divertimento ou para arranjarem maneira de lavar dinheiro. Existem muitos esquemas por detrás disso, e acho que essa devia ser uma preocupação maior que a contratação de jogadores. Existe liberdade de investimento, não vejo qualquer problema. Em todos os sectores da sociedade existe isso.

      Bruno

    • Maverick
      Posted Abril 12, 2015 at 10:11 pm

      Não concordo com essas medidas excepto a implementação das novas tecnologias.

      Sobre os tetos a minha questão é a seguinte, se fizeres igual aos Americanos isso significava que Benfica ou Porto iam gastar o mesmo que o Moreirense o que seria conseguido através da repartição de receitas. Para já seria injusto e depois ia significar a impossibilidade pura de ser competitivo na Europa.

      Não podes comparar com os Americanos porque são realidades opostas, não há venda de jogadores, as ligas são fechadas, os clubes são detidos por pessoas, não há escolas dos clubes…

      Não podes.implantar um sistema parecido com condições totalmente diferentes…

      Vivemos num mundo capitalista, os desportos devem funcionar como funciona o resto. O futebol continua a ser a maior modalidade do mundo de caras, para quê mudar o que funciona?

      Deves saber que os donos dos Lakers, por exemplo, todos os anos metem milhões ao bolso porque tb não o podem gastar em jogadores… Para onde iria o excedente dos clubes?

    • Rodrigo
      Posted Abril 12, 2015 at 10:17 pm

      Nao me interessa se sao empresas, passavam a nao ser. Fazia-se como na NBA, acima de um determinado valor nao poderiam gastar.

    • Maverick
      Posted Abril 12, 2015 at 10:29 pm

      Mas vcs sabem como funciona a NBA ou NFL?

      Lá as equipas todas gastam quase o mesmo pois à o tecto e o chão… Ou seja tens obrigatoriamente de gastar X, que é quase o mesmo que o max….

      Isso não faz nenhum sentido para o futebol, qual era a lógica do Benfica gastar o que gasta o Paços?

      O futebol está muito melhor organizado que os desportos americanos, pelo menos aqui não há equipas a perder de propósito…

      Se querem o sistema deles tb peçam o tanking…

    • Kafka I
      Posted Abril 12, 2015 at 10:31 pm

      Concordo inteiramente com o Rodrigo, e o Benfica não teria de gastar o mesmo que o Moreirense, obviamente que o limite teria de ser algo razoável e adaptado à realidade Portuguesa e Europeia

      Quanto ao facto de vivermos num Mundo capitalista, pois bem, há País no Mundo mais capitalista que os Estados Unidos da América? et voilá, é precisamente nos EUA que estes modelos "socialistas" são aplicados

      O futebol (como qualquer modalidade) são um entretenimento, e como entretenimento só são "apeteciveis" se houver indefenição no resultado e equilibrio entre as equipas, pois no dia em que se souber quem vai ganhar, perdem interesse, ora é precisamente para onde o futebol actual está a caminhar, com a formação de 7/8 super-equipas que dominam por completo os seus campeonatos como nunca existiu no passado, basta ver que o Real, Barça venceram o campeonato com 100 pontos…a Juventus venceu com 102…o Bayern anda a ser campeão em Outubro…Benfica e Porto já chegaram ao cumulo de a 2 jornada do fim nenhum dos 2 ter derrotas, e não fosse o Kelvin nos descontos tinham ambos terminado o campeonato sem derrotas…

      Todos estes recordes foram batidos há poucos anos, o que demonstra que antes havia mais equilibrio do existe actualmente senão estes recordes quase "caricatos" pela monstruosidade dos números, não eram batidos

      Actualmente a Champions esta cingida a um lote de 7/8 clubes que a podem vencer, nunca a Champions teve tão fechada como agora, hoje em dia é IMPOSSIVEL um clube como o Estrela Vermelha, ou o Steau Bucareste poderem voltar a vencer a Champions

    • Maverick
      Posted Abril 12, 2015 at 10:42 pm

      Mas esses tetos já existem em Espanha por exemplo, adaptados como dizes, à realidade espanhola…

      O Real e o Barça sempre ganharam mais e com esses tetos irá continuar tudo igual.

      É tb mentira que a competitividade traga mais audiências, a liga Espanhola desde que o Ronaldo foi para lá tem as maiores audiências de sempre e mesmo na NBA houve um pico de audiências quando os Heat formaram a super equipa que tinham ou quando o Jordan ganhava todos os anos.

      No modelo atual (pós Bosman) o Porto já ganhou a Champions por exemplo.

    • Kafka I
      Posted Abril 12, 2015 at 10:51 pm

      Maverick

      Ninguem esta a dizer que o Benfica tem de gastar o mesmo que o Moreirense, era estabelecido um tecto máximo, um exemplo, nenhum clube na Europa não podia ter orçamento superior a 200 milhões eur, ora a partir desse momento, ninguem obrigava o Benfica ou o Real madrid a gastar o mesmo que o Moreirense, só podiam era gastar até 200 milhões eur e não os 500 que gasta actualmente, o que levaria a uma dispersão dos grandes jogadores que passariam a estar em mais equipas, ao contrário de actualmente que estão em apenas 5 ou 6 equipas

      Obvio que os valores e tudo o resto teria de ser devidamente estudado e adaptado à realidade europeia e de cada País, agora no formato actual e no rumo que o futebol está a levar cada vez haverá menos equilíbrio entre clubes…e relembro, isto é um desporto (entretenimento), logo sem equilíbrio deixara de ser viável..lembrem-se disso

    • Tartaruga
      Posted Abril 13, 2015 at 12:00 pm

      Kafka, esqueceste-te de uma das mais importantes: não se compram nem se vendem jogadores. É uma das podridões do futebol actual. Sentar jogadores para os pressionar a renovar contractos, jogadores pressionados a ir para a Russia quando têm o interesse do outros clubes. Por mim era simples, não havia compra de jogadores, seria como na NBA. Contratos de 3-5 anos, para serem cumpridos. No final do contrato vão para onde quiserem.

      Isto também iria ajudar clubes com menos poder financeiro a conseguir melhores resultados desportivos. Seria mais facil segurar bons jogadores por algum tempo. Também veriamos melhor futebol pois não teriamos revoluções nos planteis todas as épocas. Futebol é um desporto colectivo; com equipas estáveis é mais fácil para os treinadores passarem as suas ideias para as suas equipas.

    • Anónimo
      Posted Abril 13, 2015 at 9:30 pm

      Sobre os empréstimos, acho que um clube só devia poder emprestar jogadores sub-23 que fossem dos seus escalões de formação, num máximo de 5 jogadores a clubes da mesma divisão, sendo que não podia emprestar mais do que um jogador a cada equipa.

      Os jogadores em copropriedade eram equiparados a jogadores emprestados.

      Os jogadores emprestados ou em copropriedade não podiam defrontar clubes que fossem donos do seu passe, nem que fosse 1%.

      Cumprimentos

      VerdeRubro

  • Kacal I
    Posted Abril 12, 2015 at 9:24 pm

    O futebol não é FM, os clubes devem vender e gerar receitas noutros aspectos para investir, não ter um Presidente "Sheik" (AkA editor) a comprar jogadores e outras coisas, não concordo com o Kompany, os colossos devem ser como o Porto e Benfica mas com mais dinheiro, não estou a dizer que vendam o Aguero, agora se querem o Bony que vendam o Dzeko ou Jovetic, por exemplo.

    • diogoribeiro
      Posted Abril 12, 2015 at 9:39 pm

      Clubes como o setúbal ou Rio ave nunca terão a possibilidade de ganhar a liga mesmo se fizerem um trabalho fantástico em termos de marketing e receitas. O FFP apenas ajuda os que estão no topo a permanecer lá.

    • Kacal I
      Posted Abril 12, 2015 at 9:59 pm

      Concordo, mas esses clubes apenas têm que tentar ter as contas em dia e os salários pagos e serem competitivos, não é exigido títulos, estou a falar dos clubes de topo.

  • João Dias
    Posted Abril 12, 2015 at 9:27 pm

    Só espero que esta boa forma do Micael não dê aso a que vocês o sugiram para a seleção.

    Ele era o jogador fetiche do Paulo Bento mas não tem qualidade nenhuma para lá jogar.

    Espero que o Fernando Santos nunca o convoque.

    • Visconde de Alvalade
      Posted Abril 12, 2015 at 9:58 pm

      Se não convoca o Bernardo Silva e o Pizzi acho que no vai convocar o Micael só se for por estar perto dos 30 anos.Mas o Danny é convocado e ainda não fez um bom jogo também partilho do seu receio.

      Não percebi bem o argumento do Kompany fazia sentido se todos os clubes fossem de arabes ou russos ricos ele que olhe para o PSG será que há algum hipotese de alguem ser campeão apesar do campeonato ser renhido se fossem mais competentes ganhavam o campeonato todos os anos e mesmo digo ao City antes da chegado de Mourinho.

  • sadf
    Posted Abril 12, 2015 at 9:38 pm

    Alguém que me diga o que acham do djavan? Sempre que há golo parece que ele está envolvido no lance

    • Kacal I
      Posted Abril 12, 2015 at 9:58 pm

      O seu problema é defensivo mas num clube como o Braga é suficiente na maioria dos jogos, ofensivamente e fisicamente é bastante bom.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 12, 2015 at 9:56 pm

    O que o Kompany defende é que haja "liberdade" para se investir em novos clubes e se tornarem estes mais competitivos… sim, para mim, é uma opinião válida, mas o Kompany não se pode esquecer que para o City investir e outros clubes com estes proprietários investirem, continuará a haver os clubes mais pequenos sem as mesmas possibilidades, e para esses, continuará a ser uma luta injusta.
    Quer se queira quer não, haverá sempre os clubes mais poderosos, os que têm mais adeptos, mais fontes de rendimento, mais reputação, etc e não dependem apenas de dinheiro das arábias ou de fundos.

    Em relação ao nosso campeonato. O Micael não tem boa fama por ser mau jogador, tem as suas qualidades e é dos melhores do Braga sem dúvida, a má fama dele prende-se com o seu comportamento e algum mau carácter que demonstra dentro de campo.
    Quanto a Marco Matias, excelente temporada, mais pelas estatísticas e pontos que deu à equipa (o que vale muito obviamente) do que propriamente por ter uma qualidade muito acima da média…

    • João Dias
      Posted Abril 12, 2015 at 10:14 pm

      O Micael tem fama de ser um jogador banal, sim senhora.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2015 at 10:19 pm

      Um jogador que foi titular no Porto, que esteve em Espanha, que é internacional A.Eu não gosto dele, nem acho que seja um "craque", mas é um elemento acima da média para um Braga… simplesmente a mim transmite-me má imagem em campo com os seus comportamentos!

    • João Dias
      Posted Abril 12, 2015 at 10:33 pm

      " É internacional A"

      Essa agora doeu, Luís.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 13, 2015 at 9:36 am

      Foi titular no Porto em alguns jogos e era sempre dos primeiros a ser substituído,raramente fez os 90 minutos. Exemplos como este existe vários,até o Licá foi titular no Porto e Internacional A…São os dois completamente banais e nunca na vida tiveram categoria para jogar num grande ou serem internacionais. É daquelas coisas que não se explicam.

    • Anónimo
      Posted Abril 13, 2015 at 8:50 pm

      O Micael é internacional A com todo é mérito, ainda hoje em dia depois de alguns momentos menos bons apresenta mais qualidade do que alguns que estão nos chamados 3 grandes.

      E digo isto como Maritimista.

      Sobre a sua "má fama", aqui não tenho pena nenhuma, pois os que mais o atacam e o odeiam são os adeptos da equipa que a família dele adora, chegando ao cúmulo de preferirem que o familiar perca em detrimento dessa equipa.

      Cumprimentos

      Verde Rubro

  • João Lains
    Posted Abril 12, 2015 at 10:03 pm

    A visita da Lazio ao campo da Juventus, marcada para o próximo Sábado, não podia chegar em melhor altura para a equipa biancocelesti, não só porque atravessa o melhor momento da temporada – 8ª vitória consecutiva, mas porque a partida surge no "intervalo" dos quartos-de-final da Liga dos Campeões para a Juventus, que deverá promover algumas poupanças, independentemente do resultado da primeira mão.

    O resultado de hoje pode ser considerado demasiado pesado para o Empoli, no entanto, a equipa também só conseguiu criar verdadeiras oportunidades de golo depois da Lazio ficar reduzida a 10 homens e numa altura em que esta já vencia por 4-0, senão acredito que iríamos assistir a uma goleada histórica.

    Mas nem tudo são boas notícias. Cavanda, que hoje regressou à equipa, realizou uma excelente exibição, coroada com as assistências para os 2 primeiros golos. No entanto, viu o cartão amarelo e está suspenso para a próxima jornada. De Vrij saiu por lesão e só amanhã se saberá se se trata de rotura dos ligamentos ou não. E Parolo também saiu tocado embora neste caso não pareça tão grave.

    Para quem passou pela "febre amarela" – Borussia Dortmund, sugiro uma vez mais que prestem atenção a esta equipa da Lazio.

    • João Lains
      Posted Abril 12, 2015 at 10:34 pm

      Esqueci-me de referir uma coisa: o público! Não consegui recolher dados mas é impressionante a quantidade de adeptos que esta equipa tem mobilizado ao estádio. Seguramente uma das, senão mesmo a melhor casa da época, se excluirmos o Derby della Capitale. Cada vez gosto mais deste clube, embora a Juve seja intocável.

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 13, 2015 at 1:45 am

      Já ansiei mais por esse "clássico". A Juventus, com o campeonato já garantido, deverá fazer as poupanças necessárias e a cabeça dos jogadores centrada em Monaco enquanto que a Lazio estará ligeiramente desfalcada como referiste. Dificilmente troco o Chelsea vs Manchester United por esta partida. Mas estou em crer que será um duelo muito equilibrado entre o melhor ataque (Lazio 58) e a melhor defesa da competição (Juventus 15), sendo que a minha aposta certamente não recaírá numa vitória da Vechia Signora.

      Quanto aos adeptos biancocelestes não tinha ideia da força deles. Aliás, sempre achei os romanos fraquinhos. Talvez pelo Olímpico ser tão grande e dificilmente cheio fiquei com esta perceção errada. Também tive curiosidade em ver a assistência deste domingo mas tal como tu não consegui encontrar. Analisando números de jornadas anteriores, e mesmo sem efetuar nenhum cálculo específico, diria que as assistências dos rivais romanos e dos rivais milaneses são muito semelhantes e devem ser aquelas que surgem logo a seguir às da Juventus. Quanto aos recorde obtido, foi na receção à Juventus com 55.000, mais 5.000 que no Derby della Capitale, mas neste era a Roma que estava na posição de visitado. Um bom número também foi registado no jogo caseiro que antecedeu este contra o Empoli, com 40.000 na partida que os opunha ao Hellas Verona.

      Ah, e os homens do Carpi de certeza leram o teu artigo e não te quiseram deixar ficar mal, somando a sexta vitória nos últimos 7 jogos.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 13, 2015 at 8:27 am

      João, que sugestões farias para a abordagem laziale ao mercado?

    • João Lains
      Posted Abril 13, 2015 at 11:00 am

      Contra o Verona foi uma das melhores casas da época, com 40 mil espectadores, mas ontem, foram 50 mil, o que não deixa de ser impressionante tendo em conta o adversário que estava pela frente. Nem quero imaginar o ambiente na penúltima jornada quando a Lazio "receber" a Roma, num jogo que deverá definir provavelmente o pódio.

      O Carpi voltou a vencer e aumentou ainda mais a distância para o segundo lugar – o título já não deve escapar. Curiosamente, Lazio e Carpi não se dão bem, tudo porque o presidente da Lazio, se manifestou contra a subida dos clubes pequenos, sem história, que não permitem aos clubes obter mais dinheiro com os direitos televisivos.

      Eu contrataria pelo menos um central e um ponta-de-lança com entrada directa no onze e talvez um médio de cariz mais ofensivo que não obrigasse a grandes despesas. Quais? É mais complicado. Um central preferencialmente canhoto (Dória ou Balanta, por exemplo), Gastón Ramírez (ou um elemento mais jovem), e se possível Chicharito. É difícil arranjar bons avançados a preços baixos e o mexicano representa uma boa oportunidade de negócio.

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 12, 2015 at 11:54 pm

    A visão do Kompany é bem estruturada e merece ponderação. Fugiu à crítica fácil (tipo Barcelona e as suas sanções, apesar desse assunto não ter a ver com este) e conseguiu trazer a discussão para o grande público.
    E como é bom ver um jogador de futebol com ideias próprias…
    Contudo, continuo a achar que o fair-play financeiro é essencial para o equilibrio e para a moralidade do futebol.
    Apesar de tudo isso, concordo com o Rodrigo acima, quando ele diz que infelizmente está é mal aplicado.
    Na generalidade, o facto de um clube não poder gastar mais do que aquilo que recebe, parece-me lógico (o mesmo deveria ser feito com as contas públicas…).
    Se isso protege os maiores clubes? Sim e não. Acaba sim por premiar os clubes das Ligas mais competitivas onde as receitas são exponencialmente maiores. O Hamburgo por exemplo, é uma máquina de fazer dinheiro na Alemanha, mas está arredado dos títulos há muitissimo tempo.
    No caso dos países periféricos como Portugal, os 3 grandes através das receitas extraordinárias conseguem andar na luta por sistema, o que acaba por não prejudicar nem os clubes nem a própria Liga (se compararmos por exemplo com o poderio financeiro dos 3 grandes turcos que é semelhante, e à globalidade da liga turca onde o último classificado terá um orçamento superior aos clubes ditos europeus em Portugal, afirmamos com toda a certeza que mesmo assim a Liga portuguesa acaba por ser melhor, não tendo nem tanto dinheiro nem tanta competitividade).
    Quanto ao clube em causa, não deixa de ser curioso também, porque o City é "apenas" o clube que mais desvirtua as regras do fair play financeiro ( e tem tudo para o voltar a fazer em 2015/2016).
    A "sanção" de inscrever menos 3 jogadores na Champions é ridícula.
    Em suma, o fair play é necessário e uma boa ideia, desde que a Uefa faça o que lhe compete.

  • Schmeichel
    Posted Abril 13, 2015 at 10:02 am

    Há uma coisa que me parece que inevitavelmente irá acontecer: o que é que impede estes magnatas de comprar um clube de regional e fazer os contratos com os jogadores através desse clube emprestando-os a valores irrisórios ao clube principal?

    Mais importante que o fair play financeiro é a questão da transparência na propriedade dos jogadores e clubes.

  • João Gonçalves
    Posted Abril 13, 2015 at 10:30 am

    Praticamente um jogo treino contra uma equipa que para além de limitada parece já não ter chama para lutar pela manutenção.. Até o árbitro ajudou a que parecesse uma sessão de treino segurando os amarelos (penso não ter havido nenhum ). O Braga sem precisar de jogar muito bem construiu a goleada com naturalidade e aumenta mais um bocado o fosso para o VSC sendo que ainda existe o sonho do SCP escorregar apesar de que já não me parece provável..

Deixa um comentário