Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quando golear o melhor guarda-redes da Champions e anular o 2.º melhor marcador da Premier League não é suficiente

Observando a mensagem dos opinadores dá ideia que Portugal está na final do Europeu de sub-21 devido a ter uma equipa recheada de internacionais AA (quando William é suplente com Fernando Santos e Bernardo só teve direito a alguns minutos) e que a Alemanha e Inglaterra encararam a competição com elementos dos sub-17. Mas no nosso País já nos habituamos a esta desvalorização permanente. 

Após uma fase de qualificação incólume (10 jogos, 10 vitórias, incluindo o play-off com a Holanda), muito se especulou sobre quem seriam os 23 eleitos de Rui Jorge para a fase final, bem como sobre quais as reais ambições da selecção nacional. Para muitos, Portugal estaria condenado a uma eliminação, uma vez que estava incluído no grupo mais forte da prova, juntamente com Inglaterra, Itália e Suécia. Outros acreditavam no apuramento, algo que permitiria cumprir o objectivo mínimo, isto é, a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, mas ninguém perspectivou esta demonstração de força. Muito menos levantaram o dedo para dizer que a selecção nacional era mais forte porque os outros iam com jogadores de 3.º nível, quando isso nem corresponde minimamente à verdade.

Comparando o elenco de Portugal com o de outras selecções, até é notória a diferença em termos de jogos de 1.ª Liga. A Itália contava com uma defesa sólida, integrada por vários elementos com minutos de Serie A (Bardi, Rugani, Zappacosta, Biraghi ou Romagnoli) e tinha no ataque a maior coqueluche do futebol italiano do momento (Berardi). A Inglaterra, apesar de ter deixado de fora nomes sonantes como Shaw, Barkley, Jones ou Sterling, levou um ataque bastante poderoso (Kane, foi o 2.º melhor avançado da Premier League esta época e juntamente com Berahino e Ings permitia que a Inglaterra tivesse um trio que somou 46 golos na Premier League) e outros elementos com rodagem de Premier League e talentosos como Chambers, Jenkinson, Ward-Prowse ou Stones. Por outro lado, a Sérvia, a Suécia ou a Dinamarca possuíam também jogadores com internacionalizações A, enquanto que a Alemanha, mesmo deixando Gotze (e não se pode sequer comparar o caso do herói do Mundial com William ou Bernardo, que quase nem jogaram por Portugal) ou Draxler de fora, levou um conjunto muito forte, onde se destacavam Ter Stegen (melhor guarda-redes da última Champions), Ginter (campeão do mundo no Brasil), Knoche (titular no 2.º classificado da Bundesliga), Volland (10 golos na Liga), Emre Can (titular no Liverpool) e vários elementos com minutos na principal divisão alemã como Leno, Geis, Max Meyer ou Arnold.

Além disto mesmo as chamadas lógicas de William, João Mário e Bernardo Silva, já que tem idade para estar presentes (por exemplo Bernardo ainda pode estar na próxima geração sub-21), não atenuam sequer a diferença para as restantes selecções, até porque o nível competitivo a que estiveram sujeitos elementos como Esgaio (época atribulada entre Sporting B e Académica), Ilori (não se conseguiu afirmar em Bordéus), José Sá (titular numa equipa B) ou Ricardo Pereira (pouco utilizado no FC Porto) não era comparável com a exigência e competitividade de outros campeonatos como o inglês, o alemão ou o italiano. E apesar das comparações serem injustas, a realidade é que Ivan Cavaleiro não é Kane nem Volland, Sérgio Oliveira não é Emre Can e Paulo Oliveira não é Ginter nem Rugani.

Assim, a eficácia, personalidade e qualidade com que Portugal despachou a Alemanha nas meias-finais deste Europeu ganha ainda um peso mais significativo e tornam essa vitória numa das maiores da história das selecções nacionais. A relativização desse marco, alegando que outras selecções prescindiram dos seus melhores elementos não serve, de todo, para mascarar este feito da equipa das quinas, uma vez que várias selecções também optaram por jogadores sub-23 bastante cotados no mercado internacional. Resta chegar à final e vencer, cumprindo-se uma das mais belas páginas da história do futebol português e coroando uma grande geração e um grande trabalho de Rui Jorge. 


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • Hélder
    Posted Junho 28, 2015 at 8:10 pm

    Subscrevo este texto desde a primeira letra ao ponto final!

    • Vital Moreira
      Posted Junho 28, 2015 at 9:44 pm

      Se em Portugal não lhes dão valor, que os deixem ir para o estrangeiro que não faltarão clubes interessados por eles e que os façam evoluir para patamares de excelência.

    • Spalletti
      Posted Junho 28, 2015 at 9:56 pm

      Subscrevo a 100%.
      Somos Portugueses e estamos habituados a ir às grandes competições para participar e tentar chegar o mais longe possível (JO, passar a fase de grupos). O Rui Jorge entra pra ganhar, leva os melhores jogadores, os que lhe dão mais garantias e chovem comentários negativos. Acho que só deviam criticar o Rui Jorge se tivesse levado o William, J. Mário, Guerreiro e o Bernardo (que nem conta porque fez toda a campanha) e as coisas corressem mal!

  • produtordevinho
    Posted Junho 28, 2015 at 8:12 pm

    Concordo. Tenho lido em alguns espaços de opinião pública exactamente esta ideia, sistematicamente veiculada, de que a nossa selecção é a que tem usado mais jogadores da selecção principal. E não podia discordar mais. Tentam diminuir o sucesso desta selecção sub-21, mas o jogador que tem estado mais envolvido na selecção AA, William Carvalho, é apenas suplente…
    Raphael Guerreiro, é certo que tem experimentado uma maior utilização ultimamente, mas o mesmo se pode dizer de Kane, por exemplo.

  • Rui Magalhaes
    Posted Junho 28, 2015 at 8:14 pm

    Bom post Rodrigo.

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2015 at 8:14 pm

    De formassemos um 11 com as possiveis convocatórias tinhamos equipa de Champions

    Ter Stegen
    Jones Ginter Ilori Shaw
    W. Carvalho Emre (A. Gomes) Gotze
    Sterling Kane Volland

    Fausto

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2015 at 8:23 pm

      desse 11 retirava volland , colocaria bernardo .

      1904

    • kanjy6
      Posted Junho 28, 2015 at 9:31 pm

      Colocar Ilori e não Paulo Olvieira não me parece uma boa escolha

    • Gonçalo Melo
      Posted Junho 28, 2015 at 9:33 pm

      Mustafi? Barkley? Chamberlain? Draxler?

    • Filipe
      Posted Junho 28, 2015 at 9:59 pm

      O Bernardo tem de estar nesse 11. Não é ser tendencioso, mas realista. Estamos a falar do melhor jogador do Europeu (segundo os vários jornais internacionais) e um dos melhores jogadores de uma equipa que esteve nos quartos da Champions. E o Bernardo deu cabo da vida à defesa da equipa finalista…

      E tenho de concordar com o kanjy6, o Paulo Oliveira provou neste Europeu que está um senhor central.

  • Frank Rijkaard
    Posted Junho 28, 2015 at 8:18 pm

    Eu sinceramente nao posso deixar de discordar que nunca pensei ver o ter Stegen levar 5 golos sem fazer uma defesa. Mais digo que esta seleção superou todas as expetativas e a vitória e mais do que justa. Comparando o que a Suécia fez ao q Portugal fez… Justissimo

  • António Vilares
    Posted Junho 28, 2015 at 8:19 pm

    Subscrevo em tudo Rodrigo! Excelente texto e análise ;)

  • David Gomes
    Posted Junho 28, 2015 at 8:19 pm

    Apoiadíssimo. Cá no burgo, quando somos piores é demérito nosso e quando somos melhores é demérito do adversário, e nunca mérito nosso. Já chateia este tipo de conversa

  • ACT7
    Posted Junho 28, 2015 at 8:20 pm

    Sem dúvida que temos uma selecção muito forte, a maneira como jogam e sabem ler os momentos do jogo é muito muito boa para uma selecção sub-21. Acho que Rui Jorge conseguiu juntar um conjunto de jogadores, muito humildes e trabalhadores, pode Ricardo e Ivan Cavaleiro não serem nenhumas super estrelas, mas são jogadores humildes com grande espírito de ajuda, depois com B.Silva a espalhar classe, J.Mário e S.Oliveira a pautar o jogo, com William nas costas é tudo muito simples.
    Também temos uma defesa competente embora acho que R.Guerreiro está um pouco em baixo e Esgaio embora tenha dado alguma segurança defensiva não tem estado ao nível dos colegas, os centrais (P.Oliveira, Ilori e Tobias) tem estado muito seguros e competentes, o Guarda Redes tem estado muito bem, merece ser titular numa equipa de primeira liga que lute pela Europa.
    Agora é lutar pela final e tentar dar alegria aos portugueses, visto que a selecção A é um pouco o contrário falta muita humildade e entreajuda.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2015 at 11:01 pm

      O Raphael peca um pouco em termos de capacidade física. E está a pagar a factura de uma época com muitos jogos nas pernas. Porque todos vimos um Raphael muito melhor esta época (no clube e nas seleções) muito melhor que este.
      O facto de ter jogado muitas vezes a extremo está a prejudica lo.
      Espero que descanse bem e que depois regresse com força
      Luisr

  • I.C.E.
    Posted Junho 28, 2015 at 8:20 pm

    É notório que o jogador português só é bom quando joga no estrangeiro. Até lá, é quase sempre desvalorizado. É certo, também, que os mais românticos queriam o seu clube com o máximo de portugueses e formados no plantel da equipa. Mas, é preciso qualidade para tal.

    Ora, com esta geração esse "espaço para evoluir" esse "deixar crescer o jogador" não cola como argumento.
    Acho que é perfeitamente óbvio que o Bernardo Silva, o William Carvalho, o Sérgio Oliveira e o "esquecido" do André Gomes fariam muito jeito a qualquer dos grandes de Portugal.

    Mas, é seguro dizer, por agora, o futuro é risonho. Não os desaproveitem.

    • Rodolfo Marques
      Posted Junho 28, 2015 at 8:49 pm

      O Andre Gomes não acrescentaria nada nesta seleção, muito menos na seleção A.
      Infelizmente o que falta na seleção há muitos muitos anos é um treinador sério e imparcial que não se deixe levar por interesses e que convoque e ponha a jogar os jogadores que realmente merecem e fazem parte das contas para o EURO-2016. Que sentido faz apostar no Eliseu a titular, quando se tem o Coentrão entre os convocados, que sentido faz deixar o trinco com mais potencial do mundo no banco, jogo após jogo, para pôr a jogar o já ultrapassado Tiago. Que sentido faz o Danny continuar a ser opção quando se tem o Bernardo a jogar e a encantar no Monaco. Que sentido faz o Paulo Oliveira nunca ter tido uma oportunidade séria na seleção, quando neste momento restam poucas duvidas de que será o futuro central da seleção. É que para alguns bastaram uns quantos jogos na equipa B do seu clube para serem chamados à seleção (caso do Ivan e do Andre Gomes) e para outros teram que sair do clube onde estão para serem titulares (William e João Mário).

      PS o meu onze para o próximo jogo: Patricio; Coentrão, Pepe, Paulo Oliveira, Vieirinha; William, João Mário, Moutinho e Bernardo; Nani e CR7. No banco estaria o Beto, o Ilori, o Fonte, o Cedric, o Guerreiro, Adrien, Danilo, Pizzi, Bruma, Iuri/Mané/Ricardo/Gonçalo (conforme serem ou não aposta nos seus clubes). Elementos como o Tiago, o Bruno Alves, o Ricardo Carvalho e o Quaresma já não são aposta séria nem com sentido visto que uma seleção com CR7, Moutinho, Nani e Pepe não precisa de mais experiencia. Andre Gomes eu deixaria de fora por "gosto" pessoal, porque alem de não o considerar com qualidade suficiente para a seleção, acho que é inferior a qualquer médio convocavel.

    • Tiago Santos
      Posted Junho 28, 2015 at 9:26 pm

      Não tavas a falar mal de todo, mas esse filtro verde exagera tudo.
      Oliveria alguma vez senta José Fonte neste momento??? tem dó.

      Eu sei que vcs tão habituados a panca da formação e pronto. Mas selecção AA não é para fazer formação. Ok podes ir renovando mas não rebentar isto tudo.
      Ilori tem 36 jogos numa primeira divisão… isto em 4 anos.
      Depois agarrar nesse pack que colocaste Bruma/Iu…./Gonçalo e nenhum deles fez nada para estar na selecção , alias tirando o Ricardo(que nem deve ter feito 10 jogos no porto) nem nas selecções jovens são titulares. Eu tb espero ver um dia o Bruma partir tudo pela Selecção mas temos de ter calma não é irem só por ir.

      Obviamente que Andre Gomes com a qualidade demonstrada no ultimo ano tem de ir a Selecção. Metes João Mário a titular mas Andre Gomes não tem lugar. Tens de me explicar esse gosto, tirando o facto de um vestir de verde.

    • kanjy6
      Posted Junho 28, 2015 at 9:37 pm

      Rodolfo, o A. Gomes (do Valencia) é inferior ao Danilo e a João Mário?
      Bruma nem está nos sub21; e dizer que Bruno Alves, Quaresma e Tiago não são precisos pk só dão experiência eu pergunto o que faz lá o Nani?
      O Paulo Oliveira merece mais que o Fonte?
      O Cedric que não tinha qualidade po Sporting e tem para a selecção?
      Cumps

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 28, 2015 at 9:37 pm

      Então o André Gomes não acrescentaria nada Rodolfo, não será superior ao Sergio Oliveira? Paulo Oliveira é melhor que algum dos centrais que habitualmente jogam? William devia ter mais minutos é certo, mas o Tiago é um excelente médio. Não é por terem ganho 5 que agora são melhores que todos os outros…

    • Sérgio
      Posted Junho 28, 2015 at 11:22 pm

      Paulo Oliveira melhor que o segundo melhor central da Premier League? Tem dó…
      E aposto que eras daqueles que implorava há um ano atrás para que o Tiago voltasse atrás na sua decisão e voltasse à selecção…

    • Rodolfo Marques
      Posted Junho 29, 2015 at 2:02 am

      Para responder a todos porque as duvidas foram quase as mesmas em tudo. O João Mário é superior ao Andre Gomes (que não é superior ao Sérgio Oliveira) em todos os momentos do jogo, joga numa equipa que luta por titulos e é tão ou mais competitiva que o Valencia. Temos que acabar com o complexo de que jogar num grande português é pouco… O Mourinho já disse o porquê de gostar de contratar em Portugal, e o motivo é porque em Portugal quem joga nos grandes tem que jogar com a mentalidade de que vai ganhar todos os jogos, e com a pressão de que se as coisas correrem mal tudo lhes vai cair em cima, daí dizer que jogar num grande em Portugal arrecada muito mais pressão e competitividade do que num Valencia que luta pelo apuramento para a Champions.
      No que se relaciona com o Paulo Oliveira acho que não vale a pena adiar o inevitável e quanto mais cedo o Paulo tiver na seleçao mais rapidamente se vai habituar, para que apostar num Fonte com 31 anos, quando o outro central titular é o Pepe. O Paulo mais cedo ou mais tarde vai ser titular na seleção e se aprender com o Pepe acredito que será tão bom ou melhor do que aquilo que o Bruno Alves foi e acrescentara a equipa mais velocidade e juventude que muita falta fazem.
      Em relação ao Bruma/Mane/Iuri/Gonçalo/Ricardo como é óbvio não podem convocar todos, ou melhor, se convocarem todos será bom sinal pois significa que todos fizeram uma boa época e foram aposta no clube onde jogaram, mas acho que todos têm potencial para serem muito bons jogadores e no caso do Iuri, Mané e Bruma (os que vi mais) acredito que tem qualidade individual para serem extraordinários jogadores e todas as seleções precisam de "putos maravilha", de miudos que entrem e mexam no jogo (caso Gotze por exemplo), e neste momento quem entra para mexer no jogo de Portugal é o Quaresma que muito sinceramente já não consegue oferecer ao jogo o que o Bruma oferece.

      PS Neste momento se aos nossos sub-21 acrescentássemos só mesmo o CR7 acredito que tinhamos equipa para fazer melhor figura no Europeu do que a que fizemos no mundial.

      PPS é triste que para que em Portugal se reconheça qualidade a um jogador do Sporting ele tenha que ser de outro mundo, primeiro porque neste Europeu sub-21 o William que tem deslumbrado ainda não mostrou toda a qualidade que mostrou no Sporting, segundo porque para reconhecerem qualidade ao João Mário, ao Adrien, ao Paulo Oliveira, por exemplo eles ou fazem enormes jogos e sem erros na seleção e são reconhecidos ou saiem do Sporting e tornam-se indiscutiveis.

    • I.C.E.
      Posted Junho 29, 2015 at 10:10 am

      Rodolfo,

      Para mim, André Gomes é superior que João Mário que por sua vez está um pouco acima do Sérgio Oliveira. Para ver que o patamar de qualidade em que cada um deles se encontra basta olhar para o clube que cada um deles representa e ficamos todos esclarecidos.

      Quanto ao Paulo Oliveira, já joga certinho desde o tempo do Vitória e faz-lhe muito bem enfrentar o Jackson, o Lima e o Jonas. Mas, ainda está para atingir o patamar superior. Mas quanto a isso, o tempo pode ditar que seja o próximo central da década ou o Manuel da Costa.

      Finalmente, a postura do Fernando Santos é a correta. Quando chegou ao cargo, queriam apenas e só resultados e estar no Europeu de França. Já está quase quase garantido. Ora, para isso foi preciso chamar os mais experientes dos jogadores portugueses. Após este momento, acredito que o Bernardo Silva, William Carvalho e o Raphael (em virtude do imenso tempo de jogo do Coentrão) ganharão importância nos AA.

    • Rodolfo Marques
      Posted Junho 29, 2015 at 11:01 am

      I.C.E,

      Onde é que jogar no Valencia é superior a jogar no Sporting. Jogar no Sporting é muito mais exigente que jogar no Valencia, em Alvalade pedem-se titulos, pede-se a vitoria em todos os jogos (mesmo na Luz e no Dragão) e têm uma cultura de clube grande que em Valencia não existe. Duvido que no mundo exista algum jogo mais exigente que um Sporting-Benfica e em Valencia não existe de certeza…e alem disso há ainda o facto da qualidade tecnica de um e de outro e nesse ponto o JM é muito superior ao Andre Gomes.

    • I.C.E.
      Posted Junho 29, 2015 at 11:26 am

      Rodolfo,

      Mais exigente que um Sporting-Benfica basta que se confrontem na Champions/Campeonato Nacional os maiores clubes mundiais como o Chelsea, o Liverpool, o Arsenal, o Man United, o Man City, o Bayern, o Barcelona e o Real Madrid.

      Não penso que o Benfica-Sporting seja transcendente a nível global tal como qualquer outro clássico nas chamadas Ligas Big-Five.

      Quanto à exigência do Valência e do Sporting, olhando ao hoje, claramente vai direitinha para o clube Che.

      Quanto ao João Mário ser muito superior ao André Gomes, discordo. O último tem mais remate e mais força. Sem bola, o André Gomes é melhor. Com a bola, estão equiparados.

    • Tiago Santos
      Posted Junho 29, 2015 at 11:54 pm

      Rodolfo, fazes bem em defenderes os teus jogadores mas exageras como o caraças.
      A época do Andre foi superior e o meio competitivo tb o é. Em portugal os 3 grandes têm obrigação de ganhar quase todos os jogos, menos os entre si. Em Espanha duvido que tivéssemos ao mesmo nível de um Valência.
      Depois e isto não é para provocar de nenhuma maneira, mas essa conversa de "Alvalade pedem-se títulos"… Como teu próprio presidente disse um clube que tem 4 campeonatos em 40 anos, não é um cronico candidato ao titulo.

  • Diogo Faria
    Posted Junho 28, 2015 at 8:22 pm

    O Sterling, Wilshere, Gotze ou Draxler estiveram em algum jogo que envolva este Europeu de sub-21? Chegaram a jogar na Qualificação? Então porque se iria chama-los? Os nossos sempre foram os mesmos (aliás, até falta o André Gomes e o Bruma) disputaram a qualificação e agora merecem estar no Europeu, porque foi por causa deles que lá chegamos.

    Eu digo isto por causa de algo que li hoje, em que dizia que o William, João Mário e o Bernardo não deviam ter ido ao Europeu, porque já eram jogadores da selecção A e ganhamos graças à maior experiencia. Portanto os miudos não são titulares na selecção A (só William é que vai jogando) e nem tinham o direito de disputar o Europeu para a qual andaram a lutar durante 2 anos.

    Muitos se esquecem que o William só é titular do Sporting à 2 anos, que o Bernardo só este ano foi titular de uma equipa de primeira divisão, enquanto o Gotze, Draxler ou Sterling já são titulares das suas equipas à 4/5 anos. Portanto estes miudos tugas são titulares das suas à tanto tempo com os ingleses, italianos etc, que estão neste Europeu. Não têm maior experência nenhuma.

  • João Dias
    Posted Junho 28, 2015 at 8:22 pm

    Esta geração tem tudo para não só manter o nível da seleção AA como também aumentá-lo.

    Esta equipa vai-se sagrar (espero que sim) a melhor seleção sub-23 da Europa.

    Todos eles têm um enorme futuro pela frente. Mesmo o José Sá e o Sérgio Oliveira que eram os elementos menos cotados desta equipa estão a revelar capacidades acima da média…

    Acredito que poderemos dominar o futebol europeu ao nível de seleções. No estrangeiro, todos dizem isso…

    • João Magalhães
      Posted Junho 28, 2015 at 9:13 pm

      Se estas gerações recentes mantiverem o nível da AA dos últimos 15 anos, só temos que estar satisfeitos. Não é fácil manter os resultados para um país da nossa dimensão, em especial nos europeus desde 96.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2015 at 10:02 pm

      João Dias

      Desculpa lá mas tu acreditas mesmo que Portugal pode dominar o Futebol Sénior na Europa, a nível de Selecções?

      Eu volto a frisar, a França, Alemanha e Espanha, têm ao dia de hoje, mais quantidade e qualidade de jogadores até 21/22/23 anos que Portugal, basta andarem um pouco atentos ao futebol internancional, portanto não sei como podes dizer que Portugal pode vir a dominar a Europa a nivel Sénior

      Mas pronto são opiniões, veremos..

    • João Dias
      Posted Junho 28, 2015 at 10:17 pm

      A toda poderosa Espanha foi eliminada pela Sévia que foi humilhada neste Europeu.
      A toda poderosa França foi goleada pela Suécia que só conseguiu empatar com Portugal ja perto do fim e que até provou ser inferir a Itália, Inglaterra, Portugal e Dinamarca.

      Já nós seguimos para a final com relativa facilidade.

      Nós podes ter essa mentalidade de endeusar os outros e desvalorizar o que é nosso. Já provámos que em nada ficamos a dever a essas referidas equipas, bem pelo contrário.

    • João Magalhães
      Posted Junho 28, 2015 at 10:30 pm

      Se o futebol fosse uma cadeia de lógica como apregoas:

      Portugal sub 20 2011 seria uma melhor geração que França e Argentina que vencemos em confronto directo, ou que Espanha ou Alemanha, por exemplo. A geração é boa, tem mérito e oxalá possa ir longe no futebol, mas não podemos ser cegos.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2015 at 10:40 pm

      João Dias

      Vê se percebes uma coisa, eu não analiso a qualidade de um jogador em função do local onde ele nasceu, para mim é-me completamente indiferente se nasceu em Lisboa, em Berlim, em Pequim ou em Marte, eu gosto de futebol e analiso a qualidade de um jogador pelo que demonstra em campo e não pela maternidade onde nasceu, portanto não estou a endeusar ninguém, para mim a Espanha, França e Alemanha ao dia de hoje tem mais quantidade e mais qualidade de jogadores sub 23..

      Já agora pergunto-te se Portugal ao dia de hoje tem algum jogador sub 23, no patamar competitivo e qualitativo de 2 Selecções (Espanha e França) que nem foram a este Europeu, ou seja, Isco, Koke, Morata, Bernart, Pogba, Varane Zouma e Kondogbia.

    • Bruno Ribeiro
      Posted Junho 29, 2015 at 1:41 pm

      Manter o nível da equipa A? Qual o interesse? O plantel da nossa seleção principal roça o cómico e apenas nos dá algumas garantias a curto-prazo uma vez que a média de idades é elevada.

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2015 at 8:26 pm

    Não estivéssemos a falar de Portugal.

    Oxalá Portugal seja campeão, pelos miúdos, que têm feito um trabalho extraordinário.

    Não pelos adeptos, esses na sua maioria não merecem nada, pois não passam de pessoas cegas por um clubismo doentio.

    Ontem os miúdos deram uma lição de equipa e coesão, infelizmente houveram adeptos que não aprenderam nada e lá voltaram as criticas e analises com base em clubismos.

    Cumprimentos

    Verde Rubro

  • Sergio
    Posted Junho 28, 2015 at 8:26 pm

    Texto perfeito.
    Se houver aposta nos jovens portugueses podemos ter tantas ou mais soluções para a seleção como a Bélgica, Espanha ou colombia

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2015 at 8:29 pm

    Os cães ladram e a caravana passa. Estamos na final e limpámos os alemães sem hipótese de resposta, o resto é conversa. Concordo com o texto, conversa de mau perdedor. Ouvi inclusive num programa inglês que éramos a equipa com mais minutos de primeira liga e que os ingleses eram os menos experientes. Diria que a segunda liga inglesa é mais competitiva do que a primeira portuguesa, não me parece uma questão que se aproxime sequer de uma desculpa credível para terem ficado pela fase de grupos. O mesmo se aplica aos alemães.
    Estivemos lindamente, falta os clubes portugueses olharem para estes jogadores e realmente apostarem neles.

    Humberto Cruz

    • João Dias
      Posted Junho 28, 2015 at 9:02 pm

      Fica para a história o facto de termos despachado a poderosa Alemanha sem sequer nos termos esforçado muito…

  • Kafka I
    Posted Junho 28, 2015 at 8:29 pm

    Não sei que comunicação social e opinadores tu lês Rodrigo, mas do que vi hoje da imprensa nacional não vi desvalorização alguma da vitória de hoje,

    • João
      Posted Junho 28, 2015 at 9:08 pm

      As reacçoes à vitória de Portugal sobre a Alemanha significam duas coisas. Que prevaleceu a estratégia da Federação de obter um grande resultado a todo o custo, ao contrário do que fizeram, por exemplo, os alemães e que a formação em Portugal deu um passo atrás, escolhendo resultados em vez de evolução. E quando se chega ao ponto de comparar a formação em Portugal com o trabalho coerente que se realiza na Alemanha percebe-se que nada mudou em Portugal e que o talento de Bernardo Silva e Wiliam Carvalho vão esconder muita coisa.

      Este texto do José Marinho passou muito hoje no Facebook… o post do Rodrigo deve ser uma resposta a isso.

    • João Magalhães
      Posted Junho 28, 2015 at 9:20 pm

      Trabalha-se pior agora do que nos anos 90,nomeadamente na liberdade que dão ao jogador antes da fase de especialização, por volta dos 14 anos. Não se está a olhar ao contexto que nos rodeia e continuam a querer esconder o que se passa.

      E os frutos do trabalho actual serão visíveis daqui a 5/6 anos, ao contrário dos que pensam que estes sub21 reflectem o actual modus operandi.

      Falhámos o actual europeu sub17 e europeu sub19. Mas agora não interessa nada. Vamos entrar numa fase de fechar os olhos outra vez..

    • João Dias
      Posted Junho 28, 2015 at 10:39 pm

      Falhámos o Euro sub-17 e Euro sub-19?

      Filipe Ramos e Edgar Borges. Tudo dito.

  • Jorge
    Posted Junho 28, 2015 at 8:31 pm

    Não poderia estar mais de acordo com este artigo, sobretudo a 1ª parte do mesmo, infelizmente como esta geração, ao que sei, não ganhou nada nos escalões inferiores, volto a reforçar ao que sei, não se dá o mesmo valor que se deu por exemplo à geração de Riade / Lisboa, e se compararmos ambas as selecções talvez esta esteja a um nivel identico ou em algumas posições acima do que era a chamada geração de ouro, por exemplo ao nível do guarda-redes, outro caso será, em minha opinião William que creio ser superior ao que era na altura Peixe, com a mais valia claro está de já ter a bagagem de 2 épocas de Primeira Liga, além de mais uma na Liga Belga, onde, creio, nem foi muito utilizado. Quanto aos jogadores que podem fazer a diferença, se calhar serei mal tratado por esta afirmação, mas Bernardo Silva é provável que esteja a um nível semelhante ao de Rui Costa no Mundial de Lisboa. Falta-nos talvez um ponta de lança mais presente em jogo, talvez por opção técnica, veremos como evolui Gonçalo Paciência no FCP e talvez alguém que faça de JVP… Quanto à comparação com as outras selecções e sobretudo as suas individualidades, de facto à jogadores fantásticos sobretudo em Inglaterra e Alemanha que ficaram de fora e ainda assim pudemos ver talentos muito interessantes tanto nestas duas selecções como também na italiana, mas de facto o colectivo português conseguiu impor-se da forma como pudemos ver, ainda que também um pouco "ajudados" por uma certa subvalorização por parte dos jogadores alemães… Acho que os 5 que levaram disseram tudo…

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2015 at 8:43 pm

      What????? oi??? estas a comparar com a geração de Lisboa??? isso não faz sentido algum, esse tipo de comparações só poderá acontecer quando se vir o que esta geração fará nos Séniores e ai sim se compara, agora estares a comparar produtos feitos e acabados (geração e Lisboa) como amostras (os actuais sub 21), calma lá…

      É nos Séniores que se vê o valor de uma geração e não nos sub 21

    • António Vilares
      Posted Junho 28, 2015 at 9:05 pm

      hehe calma o entusiasmo Jorge :) Esta selecção tem potencal, sim, mas em 89 tivemos jogadores que provaram muito nas carreiras que tiveram em diante. JVP, Couto, Folha ou Paulo Sousa, por exemplo, provaram que não foi por acaso aquela vitória.

      Mas, sim, concordo contigo em ver que esta selecção apresenta muito talento, e poderemos ter jogadores que no futuro possam catapultar a nossa selecção A para outro nível mas vamos com calma…

  • K.Dot
    Posted Junho 28, 2015 at 8:31 pm

    Eu antes de todas as provas sou pessimista e falo mal de tudo, mas isso é mesmo de mim que não gosto de criar expectativas. Mas mais português que isso é as coisas correrem bem e desvalorizarem. Se eles não passassem os grupos, eram fracos. Como passámos, os outros são fracos. Sou da opinião de que só alguns destes elementos vão resultar em grandes futebolistas, isto porque alguns elementos beneficiam de um contexto positivo e de uma equipa bem organizada e espremida que consegue retirar o melhor de alguns elementos com menos talento. Mas até podem acabar todos no Sourense que esta prestação não deixa de ser enorme !

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2015 at 8:36 pm

    A selecção está de parabéns, inquestionavelmente. No entanto as criticas parecem-me mais para acalmar os animos. Pois na cabeça de muita gente temos a melhor seleção sub21 da Europa e como tal dentro de alguns anos, vamos voltar a finais do europeu ou meias do mundial, no entanto isso pode não acontecer visto que alguns dos melhores jogadores elegíveis para este campeonato sub21 não foram chamados

    DFS

  • JSC
    Posted Junho 28, 2015 at 8:37 pm

    O que me faz mais confusão é meterem o Ricardo a lateral direito no Porto B.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 28, 2015 at 9:43 pm

      O Ricardo quando joga no Porto B muito raramente é lateral direito, se é que esta época alguma vez foi titular nessa posição. Lateral direito é na equipa A, porque jogando a extremo no nosso esquema não é nada de especial.

  • Pedro, o Polvo
    Posted Junho 28, 2015 at 8:46 pm

    Concordo mas nem 8 nem 80. Temos de admitir a qualidade que temos mas também temos de admitir os nossos défices. E de nada vale ter talentosos jogadores e um jovem treinador que está a deixar boas indicações, se depois os clubes, a federação e a selecção A, não fazem o que é necessário.

    Como li noutro dia, estes jogadores já se puseram de bicos de pés, agora é preciso que alguém repare neles e lhes dê oportunidades. Tanto ao nível de selecção A como de clubes, não temos de ter medo em apostar.

    Quanto à selecção, antes de tudo, desejo muito que ganhemos à Suécia. Se não, tudo vai parecer incompleto e vão haver uns quantos (muitos) "adeptos" a dizer que foi tudo "sorte".

  • JSC
    Posted Junho 28, 2015 at 8:47 pm

    Ah! e se perdermos Terça tudo muda outra vez eheheh.

  • Andreia Alves
    Posted Junho 28, 2015 at 9:00 pm

    O Paulo, para mim, não é inferior ao Ginter ou ao Rugano. Nem o Ilori.
    Acho que são uma dupla de muito futuro, sinceramente prefiro-os ao Bruno Alves, por exemplo.

  • Luís Resende
    Posted Junho 28, 2015 at 9:01 pm

    William, João Mário e Bernardo já estão noutro nivel competitivo nao faz sentido serem chamados a competições onde mais importante que ganhar é evoluir. Contudo face à pouca visibilidade que os nosso jovens futebolistas têm no panorama nacional compreendo a chamada, é um abre olhos.

    • Joel Fernandes
      Posted Junho 28, 2015 at 9:58 pm

      Eu tenho uma certa dificuldade a compreender essa questão do nivel competitivo. Isto não é um torneio de Toulon ( com o devido respeito), é um Europeu com qualificação para jogos olimpicos. Se um jogador achar-se já demasiado "competitivo" para representar Portugal numa prova destas não faz falta nos A a meu ver.

    • Bruno Miguel Gonçalves
      Posted Junho 30, 2015 at 2:06 am

      se esses jogadores n fossem chamados e portugal fosse eliminado nas meias(otimismo) o selcionador seria uma besta, se ganharmos pq chamou esses jogadores tb é uma besta?! por amor de deus

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 28, 2015 at 9:05 pm

    Só digo isto: Ainda falta o Bruma nesta selecção…

  • Joel Fernandes
    Posted Junho 28, 2015 at 9:20 pm

    Concordo plenamente. E existe alguma regra que diga que jogadores que joguem regularmente nos A não podem ser seleccionados pelos sub21? Se Alemanha e Inglaterra podiam ter levados outros jogadores e não levaram é problema deles, Estava em jogo um europeu e 1 qualificação para os jogos.

    O Rui tem tomado as boas opções e os portugueses só deveriam estar gratos por isso.

  • Nuno Costa
    Posted Junho 28, 2015 at 9:30 pm

    A diferença esta nas idades (experiencia) quantos jogadores têm as outras seleções com mais de 21 anos?
    Quantos temos nós? Paulo Oliveira, William, Joao Mario, Sergio Oliveira…

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2015 at 10:10 pm

      Por incrível que pareça, somos das selecções com menor nº de jogadores com 22/23 anos, além de termos o jogador mais novo em prova.
      Como é obvio joga-se com os melhores, que normalmente são os mais experientes.

      mas não vamos embandeirar em arco, devemos olhar para o lado e perceber que jogadores como Gotze, Sterling, Pogba, Isco…pela idade poderiam perfeitamente estar neste europeu!

      Bruno M.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 28, 2015 at 9:32 pm

    Pelo que às vezes leio, parece que há gente a quem este (hipotético) sucesso faz muita comichão. Terça é para ganhar e fazer história!

  • César Torres
    Posted Junho 28, 2015 at 9:59 pm

    Cá no burgo existe a desvalorização porque as nossas equipas do "quase" não passam e chega uma altura em que as pessoas ficam cansadas de vitórias morais. Por isso, apoio os rapazes e vi todos os jogos mas só irei para as ruas bater palmas quando ganharem. Portugal precisa de mentalidades vencedoras

    Uma coisa engraçada, eu tenho familiares na Holanda e já estive lá várias vezes, algo que noto é o facto dos Holandeses não se contentarem com as vitórias morais. O feito de 2010 para eles já foi praticamente esquecido. Já em Portugal, 10 anos depois ainda justifica-se a suposta grandeza da seleção com o Euro 2004 e o mundial 2006…Para o pessoal que sai pouco do país, é algo muito bom mas para quem tem contacto com países vencedores, já é algo muito mal. É triste tu estares em uma mesa com trabalhadores estrangeiros e quando chega na hora de falar sobre futebol tens que te calar porque se falares "Quase fui campeão europeu, quase fui campeão mundial, quase fui blá blá" acabas por virar motivo de piada…

    • luis bcn
      Posted Junho 28, 2015 at 10:33 pm

      César Torres

      Por esse prisma então eu não posso ser adepto do braga …e dizer que quase fui campeão há uns anos…e que este ano quase ganhei a taça…e que já ganhei a taça da liga…não , o importante é apoiar um clube que já foi campeão para não ser muito ridículo…e convêm não ser do Boavista ou do Belenenses mas sim dos outros 3…isso é que é a mentalidade Portuguesa

      Portugal nunca ganhou nada….é normal para um país de 10 milhoes de habitantes

      Tirando o uruguay que foi campeão ainda o futebol era amador, o país mais pequeno a ser campeão do mundo foi a argentina que tem 40 milhões de habitantes…é normal Portugal não ser campeão do mundo

    • César Torres
      Posted Junho 28, 2015 at 11:05 pm

      É normal para um país de 10 milhões de habitantes? A Dinamarca tem 5 milhões e já ganhou o Europeu(1992). Atendendo que hoje são 5 milhões e aquilo foi em 1992, é possível dizer que há 23 anos tinham pouco menos do que a metade actual, não é? Pois… A Holanda(1988) e a Grécia(2004) ganharam o Europeu quando tinham pouco mais de 10 milhões de habitantes. De lembrar também que a Holanda foi para a final do mundial de forma seguinda(1974 e 1978) e ainda nem era mais do que 8 milhões. E agora? Qual desculpa será usada? Do futebol amador, da pouca população ou da perseguição contra os portugueses?

      Queres continuar a viver de desculpas? Tudo bem, isto é uma opção tua. Só não tentes atirar areia para as vistas dos outros e com isso arrastar mais pessoas para o teu caminho.

    • César Torres
      Posted Junho 28, 2015 at 11:05 pm

      É normal para um país de 10 milhões de habitantes? A Dinamarca tem 5 milhões e já ganhou o Europeu(1992). Atendendo que hoje são 5 milhões e aquilo foi em 1992, é possível dizer que há 23 anos tinham pouco menos do que a metade actual, não é? Pois… A Holanda(1988) e a Grécia(2004) ganharam o Europeu quando tinham pouco mais de 10 milhões de habitantes. De lembrar também que a Holanda foi para a final do mundial de forma seguinda(1974 e 1978) e ainda nem era mais do que 8 milhões. E agora? Qual desculpa será usada? Do futebol amador, da pouca população ou da perseguição contra os portugueses?

      Queres continuar a viver de desculpas? Tudo bem, isto é uma opção tua. Só não tentes atirar areia para as vistas dos outros e com isso arrastar mais pessoas para o teu caminho.

    • Joel Fernandes
      Posted Junho 28, 2015 at 11:15 pm

      Completamente de acordo contigo Luis. E principalmente por isso é que em Inglaterra e Alemanha os estadios estão sempre cheios. Eles apoiam as pequenas equipas e não só as que ganham.

      Eu posso ficar orgulhoso com a selecção/clube mesmo se não ganharem. E eu vivo na Bélgica e já vivi em Inglaterra e nuca tive que me calar

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 29, 2015 at 12:05 am

      César até concordo em parte com o que dizes e particularmente com o teu primeiro comentário, mas não podes usar o argumento da Holanda em 74 e 78, porque se eles de facto tinham a população mais reduzida pelos tempos serem outros, outros países também tinham. Ou seja, a proporção continuava a ser idêntica ao que é agora.

    • Kafka I
      Posted Junho 29, 2015 at 9:11 am

      Em 1974 a Holanda já tinha 13 milhões de Habitantes

      https://statline.cbs.nl/StatWeb/publication/?DM=SLEN&PA=37556ENG&D1=0-44,53-60&D2=1,11,21,31,41,51,61,71,81,91,101,108-109&LA=EN&VW=T

      O Luis Bcn numa coisa tem razão, a população faz toda a diferença nas probabilidades de se ter uma Selecção competitiva e que lute por títulos, e o melhor exemplo de todos é precisamente o Mundial onde como ele disse e bem, tirando a excepção Uruguay e numa altura onde o futebol ainda não estava disseminado pelo Mundo inteiro como está hoje, mais nenhum País com uma população inferior a 40 milhões de Habitantes conseguiu ser campeão do Mundo

      É evidente que excepções irão sempre existir, e haverá sempre Países com menor população (como o caso de Portugal) que terão uma ou outra grande geração e fará frente às grandes potências, mas por norma e de forma sistemática é sempre muito complicado a Portugal (e a qualquer outro País com apenas 10 milhões de habitantes) andar a competir com Países que têm uma base de recrutamento muito maior..

      A titulo de exemplo, a Alemanha tem 82 milhões habitantes, ora desde que Alemanha e Portugal tenham um grau de profissionalismo e de condições estruturais parecidas, onde é que irá aparecer uma fornada melhor? à partida será sempre na Alemanha-..se eu der um treino e formação igual a 1000 crianças ou a 8000, onde é que vou ter mais probabilidades de sucesso e de arranjar um leque de melhores jogadores? é no grupo de 1000 ou de 8000??

      PS: Já agora mesmo a nível de Campeonato Europa, tirando a excepção Dinamarca (que lá esta tinha uma grande geração, que isso aparece sempre de tempos a tempos em todos os Países), todos os restantes vencedores têm 11 milhões de Habitantes ou mais, e estão todos entre os 10 Países mais populosos da Europa, ou seja, mais uma vez temos uma excepção (Dinamarca) e tudo o resto entre o top de Países mais populosos

    • Estive Lá
      Posted Junho 29, 2015 at 10:04 am

      César. Típica mentalidade retrógrada. Eu também vivo no estrangeiro e digo exactamente o contrário. Eles têm muita mais curiosidade em saber de clubes como o que eu apoio: o Braga, do que dos 3 grandes pois essss muita gente já os conhece. Futebol não é só vitórias, mas sim ver a equipa que nos representa a bater-se por cada vez melhores resultados.

    • César Torres
      Posted Junho 29, 2015 at 10:40 am

      Estive Lá, desculpas e mais desculpas, eu tenho mentalidade retrógrada e tu tens mentalidade perdedora. Este fim de semana fez exactamente 1 ano em que saíste na fase de grupos do mundial, quando apostamos mais no futebol do que os EUA e o Gana. Nos 3 grandes os melhores jogadores não são nacionais e eu é que tenho mentalidade retrógada? Ahh "O futebol não é só vitórias", desculpa número 1 dos perdedores. Se os dirigentes da FPF tivessem a minha mentalidade retrógada, a esta hora já teriamos pelo menos 1 caneco nos seniores…

      Joel Fernandes, nunca tiveste que te calar mas se abriste a boca foi só mesmo por orgulho, porque grandes argumentos não temos para a defender a seleção. Isto é um facto.

      Kafka e Guilherme Silva, esta desculpa da população e dos 10 milhões já usamos desde 2005, até quanto Portugal vai continuar só com 10 milhões para desculpar o mau futebol? Portugal tem bem mais do que 10 milhões, o problema é que somos todos craques e sempre melhores do que os outros antes da competição começar, isto vai desde os jogadores, staff e adeptos…Procurem os artigos aqui do ano passado, 1 semana antes do mundial não faltavam portugueses a dizerem que tinhamos tudo para bater de frente com qualquer seleção no mundial…Prq que não usaram a desculpa dos 10 milhões antes de começar o mundial? Pois…Depois de começar a competição, acabamos por dar conta que o futebol em campo não é compatível com o nosso ego e lá começaram as desculpas de que somos perseguidos, de que os outros tiveram grupos fracos e aquela choradeira de sempre…

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2015 at 10:23 pm

    Excelente reflexão, concordo em absoluto! Esta equipa tem um colectivo muito forte e algumas individualidades que se destacam, de selecção A verdadeiramente há apenas William Carvalho (o que não invalida de todo a sua chamada)! O resto é o pessoal a arranjar desculpas para desvalorizar! Aliás é bastante comum em Portugal desvalorizar o que é nosso, em particular no desporto. Os sub-21 só foram capa dos jornais agora que ganharam 5-0 à Alemanha e a fraca cobertura e atenção dada aos excelentes Jogos Europeus por parte da nossa comitiva é outro bom exemplo dessa mentalidade, é mais importante o que JJ comeu nas férias ou onde o Ronaldo passa as férias, enfim é o que há…
    No entanto, podemos sempre mudar. A começar pela ideia que não interessa apostar em jogadores portugueses, o que interessa é ganhar!!! Bem se os clubes portugueses, sobretudo os "Grandes", não tem essa responsabilidade quem vai ter então?! As selecções mais fortes dos últimos anos (Alemanha e Espanha) começaram por fazer isso mesmo, proteger os seus jovens e dar-lhes minutos e espaço. Sou Benfiquista, e gosto de ganhar obviamente, mas prefiro sempre que faça com portugueses, com jogadores que se identificam verdadeiramente com o clube e com os adeptos, sinergia que permite sonhar mais alto nas competições europeias, tínhamos aquele factor x!!! Isto para dizer que esta geração dos sub-21 é muito boa, sem ser de ouro ok, mas é imperativo apostar! Portugal sempre teve talento e sempre o terá é só preciso acreditar. Ah, aquele Bernardo Silva é um craque!!! Dá gosto ver jogar e para mim é o melhor do torneio. Parabéns à selecção desde já, e boa sorte para a final! Se ganharem óptimo, se perderem não deixam de ser excelentes jogadores em potência!

    PS: quem está sempre com comentários a pôr em dúvida a qualidade dos jogadores portugueses, como p.ex. o Ricardo não joga mal mas não é para o FCP (aquele Brahimi sente muito a camisola!), que vão ver a Copa América que lá é só craques!

    Knox_oTal

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 28, 2015 at 10:40 pm

      Se queres um jogador como o Ricardo para ser titular a extremo no teu clube que enfrenta defesas fechadas em 90% dos jogos tudo bem, eu acho que ele para isso não serve e não é ser um jovem esforçado e português que me vai fazer mudar de ideias, até porque no plantel do Porto o Ricardo é dos meus favoritos pela entrega que demonstra. Essa não cola. E ainda mais hilariante é quereres comparar a motivação de um jogador estrangeiro a jogar no campeonato português no estádio de Arouca ou do Setúbal (sem ofensa) com 3mil pessoas na bancada com defender o seu país numa competição cheia de rivalidades e sangue quente como a Copa América.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 28, 2015 at 11:08 pm

      Guilherme Silva se nós já tivemos extremos tipo Marco Ferreira e Maciel a jogarem bastante jogos em alturas de sucesso do nosso clube, porque não pode jogar o Ricardo? Deve sim ter oportunidades! O varela não era nenhum habilidoso e lidava bem com essas defesas fechadas. Foi um bom jogador que passou por aqui. Não excelente, nem mau, era bom e chegou a ser determinante em alguns jogos. Como poderão ser outros "Ricardos" se tiverem minutos de jogo.

      E dar minutos de jogo não é mete-los nos jogos da taça quando 80% da equipa muda. É ir dando oportunidades, jogando 15minutos aqui, 15 acolá .. Um jogo em casa mais acessível, outro joguinho da taça…

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 28, 2015 at 11:54 pm

      Mas o que é que o cu tem a ver com as calças, Pedro? Quantos minutos de jogo já teve o Ricardo a extremo, na época do Fonseca? Provou ser uma mais-valia nessa posição? Até no Vitória chegou a recuar para DD, por exemplo, na Taça que ganharam ao Benfica. Volto a dizer, que gosto muito do Ricardo e é dos jogadores que mais respeito no plantel, mas isso não me faz usar uns óculos que me deixam cego e me fazem acreditar que ele realmente pode ser uma mais-valia naquela posição porque não mudo a opinião que tenho. Temos Tello, Quaresma, Brahimi e Hernâni para a posição, com hipótese de ainda haver Ivo. Nem falo nos dois espanhóis que são segundos avançados e podem fazer a posição. Querem encaixar o Ricardo aonde? Não vale muito mais apostar nele numa posição em que realmente pode vir a ser jogador para o Porto? Em Nápoles, até a defesa esquerdo jogou e não o fez assim tão mal!

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2015 at 12:20 am

      Guilherme Silva,

      OK, vamos falar de outro português então, o que o Brahimi fez na segunda metade da época para ser muito mais utilizado que o Quaresma ou então porque que o Hernâni não teve uma verdadeira oportunidade? Quanto ao Ricardo, sem uma verdadeira aposta nele nunca saberemos o que poderia ter dado (ainda pode dar), se calhar com continuidade e 30 jogos em cima já lidava melhor com defesas fechadas, porque tinha minutos e oportunidade de crescer. senão desse resposta aí sim repensava-se a sua situação. (como muitos outros extremos estrangeiros que tiveram oportunidades e não singraram). Ou seja aos portugueses devem ser dadas as mesmas oportunidades, e não facilitar, a aposta deve ser na qualidade mas essa só aparece se tiver oportunidade de o fazer.
      Quanto à Copa América, queria dizer que qq sul-americano de 20 anos que dê um chuto na bola ou meta uma "cueca" é logo craque, enquanto os "nossos" por muitos indicadores que mostrem há sempre dúvidas. Logo não estava a comparar competições, até porque não seria possível pelos contextos tão diferentes.

      Knox_oTal

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 29, 2015 at 6:24 pm

      É muito bonito mandar papaias ao ar, mas na hora de as justificar muda-se de assunto. Ainda me vais dizer porque é que o Hernâni não teve uma verdadeira oportunidade. Chegou no fim de Janeiro e ainda fez bastantes jogos, inclusive como titular.

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2015 at 7:38 pm

      Também respondi quanto ao Ricardo! E o Hernâni fez 10 jogos (3 a titular, sendo um para a Taça da Liga) pelo FCP de Fevereiro a Maio, realmente foi grande aposta! Vamos ver o que lhe acontece este ano… infelizmente tenho muitas dúvidas que jogue com regularidade.

      Knox_oTal

  • Miguel
    Posted Junho 29, 2015 at 1:01 am

    Agora vamos imaginar como seria se alguns destes elementos tivessem mais minutos de primeira liga como estão a fazer por merecer..

Deixa um comentário