Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Quando perdermos vão questionar se vamos acusar a pressão. Os jornalistas têm a profissão mais fácil, adorava trocar mas a continuar a ganhar o mesmo»

Ainda falta muito campeonato? Apesar de ainda só estarmos no final de Dezembro parece claro que se o Liverpool sair do terreno do City com 7 ou mais pontos de vantagem muito dificilmente vai perder a liderança.

Jurgen Klopp, depois da goleada frente ao Arsenal, tentou manter os pés bem assentes na terra, destacando que do nada o Liverpool pode perder a vantagem que tem no campeonato. “Não é importante quantos pontos temos em Dezembro. Percebo a onda de euforia, mas vocês [jornalistas] vão ser os primeiros a questionar se vamos acusar a pressão quando perdermos pontos. É um trabalho fácil. Adorava estar no vosso lugar, mas a ganhar o mesmo”, disse o alemão.

13 Comentários

  • Mantorras
    Posted Dezembro 30, 2018 at 2:23 pm

    O Klopp tem razão, nem é assim difícil perceber isso. A única ressalva a fazer é referir jornalismo desportivo especificamente, salvo isso, tudo certíssimo.

  • RomeuPaulo
    Posted Dezembro 30, 2018 at 1:50 pm

    Dos comentários que já li, fazem todo o sentido, mais vale cair em graça do que ser engraçado, se fosse outro que não o Klopp a dizer isto e toda a gente lhe caía em cima.

    Atenção que nada tenho contra o Klopp ou contra outro treinador.

    Mas não concordo com ele, não é fácil ser jornalista, aliás existem poucos jornalistas a nível mundial porque é um trabalho exigente.

    Agora se ele estiver a referir os pseudo artistas que costumam ir fazer perguntas, concordo com ele, é um trabalho muito fácil, é muito raro vermos uma boa pergunta numa conferência de imprensa.

  • Vitor_Baia_Eterno
    Posted Dezembro 30, 2018 at 12:44 pm

    A personagem Mourinho é um idiota. Klopp não é.

  • coach407
    Posted Dezembro 30, 2018 at 12:15 am

    Se fosse o Mourinho a dizer isto já era o fim do Mundo.

    Mas toda a gente gosta do Klopp e ninguém leva a mal.

    Ganha mais do que os jornalistas todos pronto, não é novidade para ninguém mas não é politicamente correto dizer isso, ainda por cima ao mesmo tempo que diz que ser jornalista é um trabalho fácil desvalorizando a exigência do mesmo.

    Há sempre virgens ofendidas nestas coisas portanto que se ponha fino se não quer levar um processo do sindicato dos jornalistas.

    Eu, pessoalmente, não estou nem aí, ninguém vê más intenções neste senhor. Não o acho (ainda) o melhor treinador do Mundo mas, sem dúvida, que é o meu preferido.

    • Kostadinov
      Posted Dezembro 30, 2018 at 2:45 pm

      Vai ver a entrevista, não só ler o que se escreve. O Klopp não disse que ser jornalista era fácil, disse que elogiar uma equipa quando está na mó de cima e depois perguntar se não acusam a pressão quando perdem é fácil. Não pôs em causa o grau de dificuldade de uma profissão inteira e sim uma atitude específica dentro dessa profissão.

      Quanto ao comentário do salário… enfim, primeiro há que perceber uma piada, e aliás viu-se perfeitamente que a sala a quem ele dirigiu a piada percebeu e reagiu positivamente a ela (boa piada = risos). Agora não se pode brincar, queres ver. Segundo, existe algo na vida que é dar o benefício da dúvida a alguém que sempre o mereceu. O Klopp sempre foi justo e correcto ao longo de todos os seus anos no futebol, e no mínimo, alguém que se ‘doa’ com esta situação devia antes de mais olhar para trás e perceber que estamos na presença de uma pessoa que quis fazer o que quer que seja mais do que uma piada. Obviamente que não.

      E com essa do Mourinho, estás a comparar um treinador que a seguir a um jogo vem a público pedir desculpa por ter entrado em campo a festejar um golo no último minuto com um jogador seu, com outro treinador que frequentemente e intencionalmente provoca adeptos adversários e treinadores ou jogadores de outras equipas. O Mourinho e o Klopp não têm nada, mas nada a ver um com o outro a não ser terem ambos a mesma profissão. Já antes não tinham nada a ver em termos de postura, agora também não têm nada a ver em termos de qualidade. A arrogância e o feitio do Mourinho estiveram, ao longo de uma década, bem protegidos por um muro chamado sucesso. Agora estão ainda mais expostos. E precisamente por causa do benefício da dúvida que se deve dar ou não às pessoas consoante aquilo que elas mostram ser, o Mourinho ao dizer algo semelhante não estaria a tentar utilizar o humor e sim o ataque directo a uma pessoa ou classe. E diga-se nem sequer faria sentido, porque de qualquer das formas, para o que ele tem andado a fazer, o Mourinho actual pouco mais do que um jornalista deveria ganhar.

      • coach407
        Posted Dezembro 30, 2018 at 3:13 pm

        Eu vi as suas declarações como é óbvio.

        Lê o que eu disse antes de ficares aos saltos, o Klopp é o treinador que mais aprecio.

        Claro que dizer que gostava de trocar com eles porque eles têm um easy job mas ganhar o que ganha atualmente é muito delicado. Tem margem para isso porque conquistou o respeito dos agentes desportivos onde se inclui os jornalistas portanto isto passa com relativa facilidade.

        Em relação ao Klopp, em relação a ti não passa. “O Mourinho atual pouco mais de que um jornalista deveria ganhar”? Esse desprezo pelo Mourinho só conseguiu ser superado pelo teu desprezo para com os jornalistas.

        Mourinho também teve uma relação incrível com a imprensa inglesa. Em todas as conferências de imprensa havia motivos para rir. Ultimamente não tem vivido o futebol “à Mourinho”. Essa paixão movia os jogadores. Algo que Klopp também tem.

        Eu, pessoalmente, identifico-me muito mais com a personalidade do Klopp. Até porque acredito que ele facilmente reconheceria que estas não foram as declarações mais sensatas mas toda a gente percebeu que não tinha maldade portanto ninguém leva a mal. Acontece a toda a gente. Mas quando gozas contigo próprio e dizes que não és sempre estúpido estás à vontade para gozar um bocadinho com os outros. O Klopp tem esse fair-play que lhe dá margem para ser menos feliz em algumas declarações mas ninguém estar minimamente importado com isso. Como eu não estou como disse, foi só uma nota.

        • Kostadinov
          Posted Dezembro 30, 2018 at 4:51 pm

          1) O facto de apreciares ou não o Klopp tem zero a ver com o que eu disse, ou mesmo com o que tu disseste. Podes apreciar uma pessoa e teres um comentário crítico para com a mesma com o qual eu discordo totalmente, ou isso não é possível na tua cabeça? Se não for então o problema aqui é outro e eu talvez não consiga explicar este ponto de outra forma;

          2) Mais uma vez, vê ou ouve o que o Klopp disse. Se o já o fizeste como afirmas, então vê de novo. Ele não falou da classe jornalística enquanto profissão, ele disse que elogiar uma equipa quando ganha e perguntar se estão a sentir pressão enquanto perdem é fácil. E não é?? Claro que é, mesmo tu és capaz de perceber que é. Ele falou de uma acção particular, não de uma profissão. Há que ter mais noção interpretativa;

          3) “Esse desprezo pelo Mourinho só conseguiu ser superado pelo teu desprezo para com os jornalistas”. Esta então é uma pérola de contradição tão, mas tão grande que nem sei bem por onde lhe pegar. Primeiro: o Mourinho tem mostrado zero nos últimos anos, e por alguma razão foi despedido dos últimos 2 empregos que teve, isto APESAR de ser provavelmente o treinador mais mediático do mundo. Ou seja, diz algo sobre a dimensão da desilusão que tem sido o seu trabalho. E eu falei em termos do que apresenta, não do homem em si. Se és totalmente incompetente na tua profissão não deves ser bem pago, ponto. Parece-me que essa não é a tua lógica, especialmente vendo a forma como aqui falas de treinadores como o Rui Vitória. Segundo: Então eu digo que o Mourinho, por ser totalmente incompetente naquilo que faz, deveria ganhar pouco mais do que um jornalista (um jornalista competente, bem entendido)… e tu dizes que eu demonstro ‘desprezo’ para com os jornalistas? Então não és tu que estás a demonstrar desprezo para com a dita classe ao dizeres isso? Já não percebo nada. Às vezes tentar argumentar contigo é como tentar resolver um Cubo de Rubik ao qual falta um lado. Terceiro Sinceramente julgava que a tua capacidade interpretativa era melhor do que isto, mas admito, a culpa aqui é totalmente minha, uma vez que já me deste imensas provas do contrário. Obviamente que o que disse não era para ser interpretado de forma 100% literal, era uma expressão. Os treinadores ganham incomparavelmente mais do que os jornalistas, portanto isso nunca na vida seria uma possibilidade real. Disse-o precisamente para vincar o quão mau tem sido o Mourinho nos últimos anos. Mas mais uma vez, tendo em conta a forma como analisas o trabalho do RV consigo perceber que também não vejas isso;

          4) “Mourinho também teve uma relação incrível com a imprensa inglesa.” Esse Mourinho acabou, morreu. Há muito, diga-se. Só não vê isto quem anda totalmente desatento ou quem está em completa negação. Acabou porque, como disse, há muito que não tem o sucesso a proteger a sua imagem pública, o que fez vir ao de cima a sua amargura e falta de fair-play de forma muito mais visível. Eu era fascinado pela aura que o Mourinho demonstrava no passado. No Porto, na sua primeira passagem por Inglaterra, no Inter, mesmo durante um tempo em Espanha. Mas há muito que isso tudo acabou, e o que ficou foi simplesmente uma réstia que mostra um homem rezingão, casmurro, quase paranóico e, em última análise, incompetente naquilo que faz. Quem me dera que voltássemos a ver o Mourinho do passado, mas se isso acontecesse seria um verdadeiro choque para mim;

          5) Concordo totalmente com o teu último parágrafo, excepto no facto destas declarações poderem não ter tido alguma sensatez. Acho que tiveram, e o ónus está na capacidade (ou falta dela) de interpretação por parte dos outros. Ainda que consiga ver gente a levar a mal, claro, porque há gente que leva tudo a mal independentemente de tudo o que de positivo e coerente uma pessoa (neste caso o Klopp) possa ter demonstrado no passado.

          • coach407
            Posted Dezembro 30, 2018 at 5:45 pm

            Quando tentas dizer no mesmo comentário que Mourinho é totalmente incompetente na sua profissão e que não o estás a desprezar nem sei que te diga.

            Vou ver se volto à faculdade para estudar Filosofia para ver se desenvolvo a tal minha capacidade de interpretação de que falaste (sem qualquer desprezo para comigo, obviamente. Quem achar isso que faça o mesmo que eu e vá estudar para ser digno de ter uma conversa contigo).

            • Kostadinov
              Posted Dezembro 30, 2018 at 8:09 pm

              O facto de eu achar alguém incompetente naquilo que faz (algo que em relação ao Mourinho aliás é a opinião geral, não de uma minoria) não quer dizer que despreze essa pessoa. Ou achas que sim? Se eu despedir um empregado meu por incompetência quer dizer que o desprezo?

              O que me leva ao teu segundo ponto. Não te desprezei. Fazê-lo seria por exemplo não perder tempo a responder-te. Isso sim seria desprezo. A única coisa que referi foi a tua clara dificuldade de interpretaçãoem relação ao que estou aqui a dizer. Algo que, aliás, voltaste a demonstrar com este último comentário.

    • Ze Maria
      Posted Dezembro 30, 2018 at 11:11 am

      Tu próprio já sabes: ninguém gosta do Mourinho e toda a gente gosta do Klopp.

      E ele não disse isso para se superiorizar aos jornalistas. Disse-o porque é efetivamente mais fácil.

      • coach407
        Posted Dezembro 30, 2018 at 11:51 am

        “Ninguém gosta do Mourinho”? Isso é mentira, eu gosto muito do Mourinho. Não significa que concorde sempre com ele ou com o Klopp ou qualquer treinador.

        O trabalho de um jornalista não é nada fácil. Todos são diferentes. Não faz sentir estar aqui a dizer que o meu trabalho é mais difícil que o teu e tu só precisas de escrever o que te apetecer. É um desvirtuamento da realidade e da profissão.

    • Pedrocas
      Posted Dezembro 30, 2018 at 10:10 am

      Em cheio.

  • Sagan_RoubaixKing
    Posted Dezembro 30, 2018 at 12:12 am

    Tem a sua razão até… Se perder pontos, fazem logo manchetes a dizer que a pressão é enorme e que já se suspeitava que isso viria a acontecer

Deixa um comentário