Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quando ser padrinho só prejudica o afilhado

Cristiano Ronaldo é talento, trabalho e superação. Jorge Mendes é recordes, sucesso e empreendedorismo. Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes era garantia de vitórias; agora, começa a ser patético. Não está em causa a recente polémica do astro português (aliás, sei de fonte segura que ele tentou mesmo cancelar a festa mas não conseguiu porque os convidados já estavam todos em Madrid), que nem devia ser um caso, pois todos temos direito a celebrar o aniversário e depois de um jogo tão mau até ajuda a desanuviar. Está em causa, isso sim, a forma quase sôfrega como nos últimos tempos o empresário tem vindo dia sim, dia não, defender o seu cliente, qual Scott Pilgrim Contra o Mundo.
Há uns seis meses atrás, soava bem ouvir das poucas vezes que Mendes elogiava Ronaldo, ajudando até o jogador a ser mais falado no que tocava às listas de melhores de sempre que até então. Contudo, as esporádicas aparições do agente têm sido crescentemente comuns e o que antes levantava sobrancelhas curiosas e reflexivas, agora torce narizes.
De facto, a excessiva necessidade do super-agente em vincar que Ronaldo é perfeito, o melhor do Mundo e da história leva cada vez mais as pessoas a ser avessas à ideia, os fãs do extra-terrestre português incluídos. As palavras de elogio de Mendes acabam por ter o resultado oposto ao pretendido, produzindo mesmo efeito nefasto sobre a sua reputação.
Não é apenas que uma mentira repetida muitas vezes passe a ser verdade; uma ideia repetida e enfiada pela garganta abaixo acaba por saturar e criar aversão por parte do público à mesma. Na altura em que JM vinha de vez em quando elogiar CR7, era algo agradável de se ver. Hoje em dia já cansa e desperta até alguma hostilidade.
A cada vez que repete a mesma cantiga, JM vai perdendo credibilidade e quando defende o craque em assuntos verdadeiramente importantes, como foi caso da malfadada festa, é indeferido com revirar de olhos e indiferença, impaciência até, como se de outra palermice se tratasse. Ou seja, por não estar calado noutras alturas, Mendes acabou por ter impacto zero — ou mesmo negativo, já que as pessoas começam a ter o impulso automático de contrariar as suas ideias — quando o capitão da Selecção Nacional mais precisava de proteger a sua imagem exterior.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 12:37 pm

    Concordo inteiramente com o teu post Inês…sempre achei o Jorge Mendes patético e agora mais do que nunca, cada vez que abre a boca é simplesmente ridículo e a prova provada que o dinheiro não dá educação às pessoas…

    • David Martins
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:02 pm

      Concordo parcialmente contigo kafka mas também acho que estás a criticá-lo em demasia, ninguém é perfeito e com mais tempo de antena JM vai mostrando os seus defeitos. Contudo temos sempre de nos lembrar do que ele já fez por Portgual que, embora não seja nada de extraordinário, demonstra que existe um pequeno desejo de ver o país e os seus clubes mais importantes triunfar.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:19 pm

      Kafka, concordo contigo em tudo. Mas esqueces-te de uma coisa. Jorge Mendes faz estas "cenas tristes" também porque é assim que ele é milionário. Tal como diz a expressão: "There's no such thing as bad publicity!"
      Claramente, é o lema que usa. E não se tem safado (nada) mal.

      Fausto

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:42 pm

      Oh Kafka, kafka… o senhor está a vender o seu peixe. O produto está a perder valor de mercado (algumas lesões, a expulsão, mesmo a separação da russa engraçadita), e ele aparece em acções de marketing.
      Claro que agora divide o seu tempo com acções de campanha pró-fundos e anti-fair play financeiro, que isto da vida custa a todos…

    • Luís Suarez
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:24 pm

      Em primeiro lugar Fausto "There's no such thing as bad press."

      Segundo, independentemente de este texto ser uma opinião, não sobre um jogador ou um clube é extremamente falaciosa (pelo menos do meu ponto de vista). Então o homem é agente do melhor do mundo e depois não pode referir que é o melhor do mundo, concordo que o anda a fazer em excesso, mas acreditem se ele está a fazer isto tudo por alguma razão é… Uma coisa que já deviam Kafka e Inês ter aprendido sobre o senhor Jorge Mendes é que de burro não tem nada, mas mesmo nada. Ele provavelmente está a precaver a situação, que se o Ronaldo sair o homem vai nadar em dinheiro, se não sair vai ter um contrato ainda melhor para reafirmar o estatuto do Ronaldo no Real e mostrar a todos que mesmo com estas polémicas o Real apoia o Cristiano.

      P.S.: Juro que não estou a dizer por mal isto, mas isto foi apenas um ataque até um pouco rude a uma pessoa que só é à quase 20 anos o melhor agente de futebol mundial, sendo que é um empreendedor português podiam demonstrar só um bocadinho mais de respeito por uma pessoa que tanto no seu percurso profissional veio "pescar" a Portugal e continua a faze-lo, quando já podia ter virado as costas e ir para mercados bem mais atrativos. Só isso.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:44 pm

      Luis Suárez,

      Ele por mim até podia ser o melhor agente dos últimos 100 anos, eu sou contra os agentes, e acho que são um dos cancros do futebol, e só fazem mal ao futebol e não bem, portanto não é por aí…

      Quanto a se virar para outros mercados mais atractivos? quais? para a Alemanha e Inglaterra onde é proibido os fundos e onde os clubes são obrigados a deter 100% dos passes dos jogadores? pois ele nesses nem pia, porque nesses há regras a sério e não bandalheira de contratações obscuras com fundos como no Sul da Europa…

      Por fim, como eu frisei, ele por mim até podia ter uma piscina de petróleo lá em casa, e viver banhado a petróleo, que não é por isso que vou deixar de achar que ele é mal educado e gabarolas…

    • G
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:06 pm

      Quanto ao que Jorge Mendes fez por Portugal vamos ver….se criou emprego? sim, é um facto! Se deu uma boa imagem do país? tb penso que sim mas é só a minha opinião! Se pagou os impostos todos que eram devidos pelos seus multi-milionários negócios? não sei…espero que sim….. o Salgado e o Bava tb eram óptimos, o BPN um banco "porreiro" porque dava mais do que os outros até ao dia….

    • Luís Suarez
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:21 pm

      Mas isso é porque tu tens essa mentalidade. E ele próprio também se podia virar para esses mercados era da maneira que fazia mais dinheiro a pronto e podia ainda investir mais porque ai ate saia a ganhar.

      Quanto ao facto de ser mal educado, não sei o teu verdadeiro nome, não sei se es jornalista ou jogador de futebol ou até amigo do Jorge Mendes (embora se fores amigo vires para aqui falar mal dele é esquisito), isto para te dizer que se só quem o conhece pessoalmente e que pode dizer se ele e bem ou mal educado, ou para ti tudo o que esta relacionado com o futebol é mal educado e bregeiro.

      Tu és uma coisa… É impressionante, quando marras o burrinho com uma coisa só atacas. Eu estava apenas a dizer que em vez de estarem so a dizer que ele e a maior porcaria e comparar um homem com um cancro, que por si so, so mostra o genero de pessoa que es. Espero que isso nunca te aconteça.

      A minha critica é a esse genero de comentários depreciativos que podem muito bem ser criticos mas nao precisam de ter como intuito libertar a raiva que tens acumulada dentro de ti, seja por inveja ou por outra razao qualquer. É um senhor que teve de trabalhar muito para chegar onde chegou e bem mais que tu ou eu merece esse louvor. Percebes?

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:48 pm

      Luís

      Tenho-te como uma pessoa inteligente e acho que percebeste perfeitamente que quando disse "cancro" foi uma mera forma de expressão, e jamais me passou pela cabeça a relação de forma literal com a palavra…

      Quanto a ele ser educado ou mal educado, basta veres as entrevistas dele e forma de falar dele, mas claro admito que tenhas uma opinião diferente…

      Por fim não tenho raiva nenhuma nem nada contra ele, mas isso não invalida que o ache patético e prejudicial para o futebol…e muito menos inveja dele…porque haveria de ter inveja dele? por ter mais dinheiro que eu? tem é um facto indesmentível, mas o emprego que tenho não me posso queixar de todo pelo contrário…pode ter um carro melhor que o meu? pode… uma casa maior que a minha? pode… pode ir viajar quando lhe apetece e eu só vou umas 2/3 vezes por ano? sim…agora ele ganhou todo o dinheiro que tem de forma licita e pode de facto andar de cabeça levantada sem esquemas nenhuns? pois isso eu já não sei se ele pode, e eu posso e ando, os meus impostos estão todos em dia e ao cêntimo, os dele estão? será ele um cidadão tão exemplar assim?

      Não olho para as pessoas pelo dinheiro que têm na conta bancária, portanto por mim até pode ter poços de petróleo e uma piscina banhada a ouro, que é para o lado que durmo melhor

    • Luís Suarez
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 4:22 pm

      Kafka,

      Obrigado pela explicação, não te estava a dizer com o intuito de atacar, mas porque já não é a primeira vez de ti que vejo expressões como "é um cancro", só acho que há tanta coisa que podes chamar ao homem, mas já fizeste uso mais que uma vez dessa expressão. Mas sem problemas, como é óbvio.

      A minha pergunta não é se ele é mau ou corrupto. É só como é que um homem que anda à milhares de ano a fazer negocios envolvendo milhões de euros, se efetivamente está a efetuar actos de corrupção ou ilegais, como é que ainda não foi apanhado? Até o Abramovic sabe-se os crimes que cometeu numa série de países e que está interdito de ir lá. Agora no caso do Jorge Mendes, isto falando sinceramente sempre que vejo alguma polémica envolvendo o tema jogadores/fundos é porque os clubes é que querem fazer negócios com um agente a pensar que podem sair a ganhar e depois não querem pagar o que devem (nem ponho a hipotese que não devam porque acaba por ser simplesmente para os Clubes aprenderem que com os agentes são eles que tem a faca e o queijo na mão) aos agentes, cenário Doyen…Agora eu pergunto (isto mesmo sinceramente) quando é que foi a primeira ou até a última acusação fundamentada de um exemplo de corrupção feito ou com o nome do Jorge Mendes?

      Percebo que ele possa estar a estragar o futebol por funcionar como um banco de crédito que ajuda os clubes a comprar os jogadores e depois não os quer largar sem ser por valores elevados. Mas daí a ser corrupto ainda vão um caminho longo. Eu acho que ele até é esperto.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 4:54 pm

      Luís

      Eu nisso tenho de concordar contigo, ele bem ou mal, usa as regras em vigor para se safar à maneira dele, nisso tens razão…admito que o meu "protesto" mais que contra ele é contra o sistema em vigor em que a FIFA permite estas negociatas todas de jogadores, gostava de um sistema mais limpo, agora admito que se é permitido é normal que haja quem se aproveite (e bem)…

      Digamos que estendi o meu protesto contra a FIFA (leis em vigor) a pessoa Jorge Mendes

      Quanto ao termo, apesar de ser forma de expressão e em momento algum me ter passado pela cabeça o uso literal da mesma, é de facto mais fácil usar outros termos bem mais softs, tens razão..

    • Luís Suarez
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 5:06 pm

      Ele acaba por jogar com o que a FIFA lhe deixa fazer.

      Não há mal meu caro.

      Assim gosto de conversar contigo, em vez de andarmos "sempre às turras".

    • Marta Santos
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 5:47 pm

      Luís Suarez e Kafka, mais uma vez, uma boa discussão com opiniões diferentes que enriquecem este blog, com um excelente post da Inês.
      Obrigada por mostrarem os dois pontos de vista de forma argumentativa e enriquecedora, sendo que eu concordo com o Kafka, quando diz que não concorda com os fundos/empresários etc., que é algo que prejudica o futebol e alimenta desigualdades. Porém temos de ver as coisas como elas são: existem regras, se é legal o fazerem, houve quem realmente tirasse proveito delas, como o JM que foi extremamente inteligente a aproveitar-se disso e fazer uma vida melhor em termos financeiros. Só lhe gabo a inteligência e o trabalho que ele fez, apesar de não gostar de ver o futebol assim.
      Quanto aos elogios mais frequentes do Mendes ao Ronaldo, concordo que sejam em excesso já, mas todo e qualquer “vendedor” gosta de expor o seu “produto” e gaba-lo até não poder mais. É quase a mesma coisa que termos alguém a trabalhar na Meo e usar a Nos, ou vice-versa, seria no mínimo estranho. Se vendem a marca X tem de a usar e de tentar vendê-la e manter o valor dela no máximo possível.
      Quanto à expressão “cancro” é um pouco usada demais tornando-se numa expressão habitual mas não deixa de ser deselegante.

  • Diogo
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 12:43 pm

    Nem mais.

    Hoje o Jorge Mendes quando fala acaba por desgastar mais a imagem do Ronaldo que a valorizar.

    Parabéns pelo post Inês.

  • JOAO.p
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 12:49 pm

    O melhor do Mundo precisa mesmo de alguém a reafirmar a sua qualidade todos os dias? Para isso já tem as três bolas de ouro.

    Muito bom post

  • Ronaldinho
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 12:55 pm

    Bem-visto VM , Já cansa ouvir o JM falar sempre as mesma coisas, Cr7 é enorme não precisa tar sempre a evidenciar as qualidades do Português, isso leva me a pensar que é mais interesses pessoal do que outra coisa.
    JM mende sabemos que o senhor recebe muito dinheiro por ser agente do Cr7 , mas controla pah. que Isso da muito chato.

  • Slim Shady
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:00 pm

    Especialmente ridículo foi quando disse que o Ronaldo era o melhor atleta de todos os tempos, o Michael Jordan ficou agarrado à barriga às gargalhadas.

    • Frank Rijkaard
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:39 am

      E combinou uma "jola" com o muhammad ali, para discutirem a situação… Por muito que Cristiano seja um fenômeno, assim como messi, ambos ficam muitíssimo atras dos dois mencionados. E falo do muhammad ali porque e para mim o melhor de sempre do desporto mais duro que pode existir.

      cumprimentos

  • che
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:04 pm

    Já viram as palavras do Benzema? Podem ser uma boca ao Ronaldo.
    "Há alguns que são preguisosos e só jogam para marcar golos e para as camaras"

    • Alexis
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:11 pm

      E o Benzema é exemplo? Falas de um jogador que detém o recorde de multas por atraso aos treinos no Real Madrid (muitos deles por "ter adormecido") como se este fosse exemplo para alguém.
      Carlos Queirós, Sir Alex Ferguson, Ancelotti, Mourinho e todos ou quase todos os colegas e ex-colegas de CR7 afirmam que ele é o jogador mais trabalhador e esforçado que conheceram na carreira.. e vens dar ênfase às palavras de Benzema? "ta bem então"…

    • Eliseu
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:54 pm

      Benzema já por diversas vezes elegeu Ronaldo o nº1 e o elogiou imenso. Creio que seria mais provável estar a falar para Bale do que para um jogador com quem divide o balneário á tantos anos.

      Fora isto tudo, todos nós sabemos que o Ronaldo também gosta imenso de atenções e de mediatismo, embora seja dificil encaixa-lo numa frase em que se diz que joga APENAS para as cameras quando é o exemplo nº1 de profissionalismo no clube.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:09 pm

    Dizia um professor meu que um bom produto não precisa de muita publicidade para vender.

    Quanto a Ronaldo ser o melhor atleta de todos os tempos…
    Michael Jordan, Federer, Phelps, Bubka ou Bolt discordam (já lhes perguntei)

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:24 pm

      Nuno, dessa lista parece-me que só Jordan e Federer sejam sérios candidatos. Explico porquê:
      A carreira de Phelps é mais curta, além de as grandes competições da natação (JO) so acontece de 4 em 4 anos. Nao digo que nao haja outras quase tao importantes, mas nao têm o mesmo mediatismo da LC ou dos playoff da NBA, por exemplo.
      Bolt a mesma coisa.
      Bubka, de mediatismo tem zero.

      Jordan e Federer parece-me justo.

      Fausto

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:40 pm

      Bem, é impossível comparar o mediatismo de alguém que vive na era das redes sociais com outro que competia no tempo em que o tempo de satélite era contadinho.
      Aliás, qualquer gaja que faça um vídeo caseiro daqueles assim como que coiso e tal tem mais exposição mediática do que a Comaneci alguma vez teve.
      O Phelps tem mais medalhas olímpicas que muitos países (inclusive este onde estamos), o Bolt ganhou tudo, e colocou os recordes mundiais em valores que tão cedo ninguém lá chega (e a trote).
      Quanto ao Bubka… zero de mediatismo? Sério?

    • João Lains
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:48 pm

      Sobre o que me sinto tentado a falar (Atletismo), assim de cabeça, Bubka será juntamente com Isinbayeva e Valerie Vili, os atletas mais dominantes na sua especialidade. Em relação ao melhor desportista de sempre, os únicos atletas que podem figurar num top10 são o Carl Lewis e o Usain Bolt, que dividem entre si as opiniões em relação ao melhor atleta de todos os tempos.

    • André Tomás
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:55 pm

      Sou só eu que acho estúpido haver esta coisa de melhor atleta? Desportos diferentes não deviam ser comparáveis digo eu..

    • João Lains
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:06 pm

      Destacar os melhores, no que quer que seja, nunca foi estúpido. O que acontece normalmente neste caso é que por vezes damos mais peso aos desportos que gostamos mais do que outros.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:14 pm

      Fausto,

      Primeiro a carreira de Phelps nao foi assim tao curta pq ja com 14 anos ele participou nos seus primeiros JO e como deve calcular a preparação nao foi feita numa semana.

      Segundo as outras competições de Phelps sao menos mediaticas pq a propria modalidade é menos mediatica. Competições como Mundiais, Taças do Mundo, Meetings são tambem de uma grandeza enorme dentro da modalidade e não é pq são menos conhecidas q não são bem preparadas pelos atletas.

      Eu pratiquei futebol e natação e posso-lhe garantir que Natação requer muito mais atleticismo e treino, basta ver que no futebol treinam apenas uma vez por dia cerca de 2h e passam o resto do dia em casa e têm vários dias de folga. CR7 so pq fica mais meia hora no treino todos acham q ele é maniaco pelo treino, enquanto que Phelps (ou qualquer nadador de alta competição) treina todos os dias as 6h da manha e de tarde fazem mais dois treinos (ginasio e outro dentro de água), todos os dias sem folgas e muitos a estudar nas melhores universidades dos EUA, enquanto que 90% dos futebolistas se têm a 4ª classe é muito.

      Portanto CR7 é o jogador de futebol mais completo de sempre mas dizer q é o melhor atleta de sempre faz-me rir.

      Eu adoro futebol (desporto favorito) mas temos de admitir que há desportos muito mais completos e que requerem melhores atletas.

      Diogo Ferreira

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:22 pm

      Em relação ao atletismo, e com toda a subjectividade, grandes nomes, para lá dos que disseste (assumo que te referes à Valerie Adams?)

      Michael Johnson: ainda recordista dos 400mt, basicamente vencia com facilidade todas as provas em que participava na especialidade. Único a dobrar vitórias 200/400mt nos JO.

      Paavo Nurmi, que dominou as corridas no início do século, Zatopek e Larsse Viren, diz-se que eram imbatíveis (estes nunca tive o privilégio de seguir)

      Javier Sotomayor: recordista mundial, tem 17 dos 25 melhores saltos de sempre. saltou 24 vezes acima de 2.40

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:24 pm

      Steve Redgrave: 5 medalhas, em 5 olimpíadas diferentes.
      Deve ser um gajo sem ética de trabalho…

    • Rui Sousa
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:24 pm

      Subscrevo o teu comentário André. Até porque o impacto mediático de muitos desportos varia de país para país. Nós aqui na Europa mal ouvimos de falar NFL, NHL, MLB entrou outros desportos (a excepção será talvez NBA) como se ouve nos EUA. O oposto também poderá ser dito, como nos EUA pouco se fala de Andebol, Hoquei Patins, Futsal (mesmo futebol só nos últimos anos), por isso o expectável é que cada país associe o melhor desportista tendo em conta os desportos mais praticados no país….
      Já para não falar no que o André disse, que desportos diferentes…..

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:28 pm

      Muito bem Diogo.

      A história do atleta completo tem muito que se lhe diga. Temos sempre o decatlo, ou o pentatlo moderno, mas vale o que vale.
      O Jesus Correia jogava futebol e hoquei. Se o Ronaldo não equilibrar num par de patins, posso afirmar que o Violino era melhor atleta?

      Por acaso dei o exemplo do Bubka pois a sua especialidade é das mais completas, pois requer velocidade, força e agilidade. O super-CR, como muitas vezes aqui se refere, vai perdendo agilidade à medida que ganha em força e velocidade.
      Eu pratiquei atletismo, e no início a rapaziada basicamente faz tudo; velocidade, fundo, saltos e lançamentos. À medida que se avança, tem de existir uma especialização, consoante o físico (ou a habilidade). Ou seja, um sprinter nunca pode ser o mesmo tipo de atleta que é um fundista; um saltador em altura tem um treino físico diferente de um lançador de martelo. Dizer que A é melhor ou pior atleta que B, torna-se por isso 100,1% subjectivo.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:30 pm

      Fausto

      Discordo completamente com a tua visão do que deve ser o melhor atleta da história, pois para mim nada tem a ver com mediatismo, mas sim com o que se fez dentro do "terreno de jogo", que são coisas completamente diferentes

      Quanto à questão da Champions e a NBA serem mais importantes que uma competição de natação, volto a discordar completamente…porque a Champions é improtante é para quem gosta de futebol, mas quem gosta de Natação de certeza que prefere ver uma final de 200m mariposa a ver uma final da champions…da mesma forma que nenhum Americano troca um jogo da NFL por uma final da Champions…ou um Indiano um jogo de Cricket por um jogo da Champions…como tal a Champions só é importante para quem lhe dá importância (amantes do futebol) e o mesmo é válido para todas as outras modalidades…

      Relativamente ao Phelps, como o Nuno disse e bem, tem mais medalhas que a boa parte dos Países a nivel Mundial inclusive Portugal (Portugal tem 4 medalhas de ouro em toda a sua história e o Phelps tem 18), é caso para dizer e adaptando a uma expressão tão usada nos últimos tempos "Portugal e os Portugueses apesar de já terem nascido milhões de vezes, ainda estão a milhas de distância do Phelps"…e o sucesso do Phelps não se resume só a J.Olimpicos, pois já ganhou 26 medalhas de ouro em Mundiais e mais 7 medalhas de prata/bronze e uma serie de recordes mundiais…

      Quanto ao melhor atleta de sempre, para mim e reportando-me apenas desde que vejo desporto o Jordan é o nº1

      PS: Quanto ao Atletismo, admito que não seja o nº1 do Atletismo, mas relembro um grande Senhor, Michael Jonhson…os seus 19.32 em Atlanta é dos melhores momentos da história do Atletismo (pelo menos que eu tivesse visto), e esse recorde durou 13 anos e durante esses 13 anos foi considerada o recorde mundial mais dificil de bater de sempre no atletismo, até que apareceu um furacão chamado Bolton e rebentou com tudo…e já agora, 19 anos depois continua a ser a 3ª melhor marca da história, só superada pelos 19.19 do Bolt e os 19.26 do Blake, ou seja, o próprio Bolt em toda a sua vida, apenas por uma única vez foi capaz de correr abaixo desses 19.32..

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:36 pm

      Nuno R

      Nem me lembrava que o recorde Mundial dos 400m ainda era do Michael Jonhson, pensava que já tinha sido batido…esses recorde já dura desde 1999, portanto há 15 anos…

      Lembro-me que ele chegou a ter uma "streak" de cerca de 30 ou 40 vitórias consecutivas em 200 e 400, não tendo perdido uma única prova nem em meetings sequer..

    • João Lains
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:40 pm

      Nuno, esse era o seu nome de casada, senão me engano. Esqueci me do Johnson, mas só falei assim de cabeça e embora goste imenso de atletismo, só acompanho os grandes eventos desde Osaka 2007. De 2006 só me lembro da Kluft (?) a jogar em casa.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:51 pm

      Em relação ao salto em altura, embora o Ukhov seja o meu favorito, gostava de ver o Essa Barshim bater esse recorde do Soutomayor.

      O do dardo ainda pertence ao Selezny? Esse é que é impossível de bater!

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:03 pm

      O Zenelzny foi a razão pela qual os dardos foram alterados. Eu não sei se o recorde dele é válido, pois foi obtido com um dardo que já não existe, era algo perto dos 100mt.

      E de facto o checo também foi um dominador, 3 JO seguidas (e tinha grandes opositores)

    • G
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:20 pm

      Nuno R
      Bem lembrado.
      Apesar de muito menos mediático, o remo é um dos desportos mais completos e o Sir (sim ele é Sir pelos seus feitos desportivos) "Steve" Redgrave venceu 5 medalhas de ouro olímpicas em 5 JO consecutivos (LA 1984 a Sidney 2000) . Foi ainda e apenas 9 x campeão do mundo…

    • G
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:28 pm

      Já agora não esquecer Matthew Pinsent tb ele remador e Sir. 4 medalhas de ouro olímpicas em 4 JO consecutivos e 10x campeão do mundo. Ele com Steve Redgrave fizeram, provavelmente, a dupla mais lendária do História do remo.

    • G
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:36 pm

      e chateando-Vos mais uma vez…..Steve Redgrave era diabético ou melhor entre a 4ª e a 5ª medalha de ouro foi-lhe diagnosticado diabetes…. "I rest my case"

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 4:54 pm

      Melhor desportista é o impacto que tem no desporto e na sociedade e nisso não foi Jordan nenhum pk se não fosse o Magic e o Bird nem havia NBA para o Jordan brilhar o melhor e maior desportista de sempre é entre o Cassius Clay "Muhamed Ali" e o Pélé.O impacto que tiveram nunca Ronaldos Messis Federers ou que for vão ter.

      Filipe Ribeiro

    • Manuel
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 7:03 pm

      Jonah Lomu também merece algum reconhecimento…

    • Joao S
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 9:57 pm

      Diogo Ferreira,

      Concordo absolutamente contigo. Sempre que dizem que o Ronaldo é um grande profissional e que treina mais que os outros eu fico sempre na minha… Quantas horas por dia trabalha um futebolista? Um par de horas de manhã e outro à tarde? Na minha modesta opiniao, parece-me que é um dos trabalhos do mundo em que é mais facil ser um workaholic!

      Alguem me ajude a entender caso esteja errado…

    • Frank Rijkaard
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:41 am

      Espanta-me que ninguém fale no muhammad ali, como referi ainda agora numa resposta anterior… Mas esta certo ! Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 1:28 am

      Referi eu primeiro.

      Filipe Ribeiro

  • João Gonçalves
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 1:50 pm

    Bom texto e é bem verdade. . Esta mudança recente de atitude deverá ter alguma motivação mas acaba por prejudicar o jogador. . E em relação a este último caso o ele ter falado acaba por dar razão aos críticos pois sentiu que o CR precisava de ser defendido.. goste se ou não do CR ninguém pode pôr em causa o seu profissionalismo no que toca ao futebol. . Isto ia acabar por morrer tal como a alegada acusação de abuso sexual ou outras manchetes que ele tenha estado metido.. assim morre na mesma mas fuca a ideia que teve de vir o papá defender o menino..

  • João Dias
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:00 pm

    Segundo o Jorge Mendes o Ronaldo é uma dávida do céu e todos nós nos devíamos sentir orgulhosos de pertencer ao mesmo Universo dele…

    Enfim.

  • Karabatic13
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:10 pm

    Concordo com o post da Inês. Têm sido excessivas na quantidade e no conteúdo.

  • Mike-UK
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 2:23 pm

    Em tantos nos que sigo futebol nunca vi um agente sobre o qual pudesse dizer "sim senhor, esta' aqui um homem serio e a trabalhar em prol do bem comum". Nao o poderia ter dito do mesmo modo que nao o poderia dizer de um politico pois a natureza de ambas as profissoes faz com que grandes dissertacoes sobre a seriedade dos intervenientes nao possam ser levadas a serio.
    Se o futebol e', muitas vezes, confundido com politica, o mundo dos agentes e' o pinaculo dessa confusao. A partir do momento em que o envolvimento de um agente com um jogador esta' directamente relacionado com o que cada um faz lucrar o outro (e sendo a natureza humana tao genuinamente podre no que toca a dinheiro) dificilmente se consegue lidar com o conceito da seriedade.
    Jorge Mendes e' um homem que, 'a sua maneira, fez fortuna. nao me quero alongar sobre a legitimidade da forma como a fez e nao tenho qualquer duvida que trabalha, por dia, muito mais horas do que uma pessoa 'normal' – o que e' normal pois so' assim se gera capital, mas nesta historia, como tantos outros agentes noutras historias no passado, e' uma especie de palerma que ninguem leva a serio.
    Ninguem se importa com o que Jorge Mendes diz porque a afirmacao na nossa mente e', invariavelmente, uma – "O que tu queres sei eu".
    Se o Ronaldo estava destrocado na festa – o que tu queres sei eu
    Se o Ronaldo e' o melhor do mundo – o que tu queres sei eu
    Se o Ronaldo e' o melhor de sempre – o que tu queres sei eu

    No universo Ronaldo gente como Jorge Mendes e' absolutamente secundaria e periferica. Ronaldo chegou a Old Trafford depois de uma exibicao fora do normal de um miudo de 18 anos contra uma equipa de lendas e chegou ao Bernabeu depois de 5 anos fora do normal para qualquer jogador 'a face da terra. Muitos poderao argumentar que no universo do Futebol, o agente futebolistico e' tudo menos secundario e muito menos periferico e acaba mesmo por ter mais protagonismo do que o proprio jogador e nos em Portugal temos assistido ao banho morno da carreira de um puto que em 2012 prometia muito e que, pela influencia do seu agente esta' neste momento muito abaixo daquilo que poderia/deveria – refiro-me a Bruma.
    Ao mesmo tempo, homens como Mendes, com a sua influencia e bom posicionamento, podem ajudar a potenciar activos que de outro modo passariam despercebidos e que poderiam mesmo passar ao lado de uma grande carreira nao fossem ter o apoio de alguem que se saiba movimentar no meio – naturalmente que com a preocupacao unica de capitalizar – e putos como o Bernardo Silva e o Andre' Gomes beneficiaram e muito desse papel activo, caso contrario um deles estaria no Benfica b e o outro no banco do Benfica.

    E' por isso que, dos agentes, temos o melhor e o pior de dois mundos: a podridao que o dinheiro traz e as oportunidades que o mesmo promove.
    Quanto a Mendes, o seu papel nesta historia do aniversario do Ronaldo e as suas constantes aparicoes, nao estao muito distantes do que faz a mais velha das manas Aveiro. E quanto a isso digo – O que eles querem sei eu.

  • gps
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 3:03 pm

    Faltou referência ao livro sobre Jorge Mendes. Pois deverá ser a diferença em relação a situações anteriores. JM terá necessidade de aparecer mais (porque gostou do acréscimo de popularidade ou para promover o livro) :)

Deixa um comentário