Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quantidade e qualidade aliadas, problema?

Luiz Felipe Scolari afirmou há poucas semanas, e em tom de brincadeira, que não se importava de trocar a sua “mão-de-obra” com a de Paulo Bento. Interessante, é certo. Palavras de quem, de facto, tem sérias dores de cabeça para construir o seu onze base. Mas sejamos sérios, quem abdicaria desta relação qualidade/quantidade?
Na defesa, Miranda, que esta época tem sido um dos 4/5 melhores centrais na Europa, nem é considerado, e Felipe Luís continua a ser preterido em detrimento de Marcelo. Mas é no meio campo que estão as principais dúvidas de Scolari para o 11 que vai apresentar no Mundial 2014. Só para o duplo-pivot do miolo do terreno, Felipão tem a difícil missão de escolher entre quatro jogadores para duas posições. Luiz Gustavo e Paulinho têm sido os titulares, mas Ramires e Fernandinho apresentaram um nível superior em 2013-14. O médio do Wolfsburgo é, de entre os 4 elementos, o que mais se distingue dos outros por ser o único “trinco puro”. Aliado a isso, é legítimo afirmar que o jogador de 26 anos apresenta bons recursos técnicos para a posição que ocupa e sabe e gosta de ter bola, principalmente na saída para o momento ofensivo. Contudo, é de todos, o que apresenta menos intensidade em campo. É usual ver o brasileiro muitas vezes retardar o jogo e temporizá-lo em demasia e isso pode servir um pouco de antítese ao estilo de jogo rápido da Canarinha. O que poderá levar a que Scolari aposte em Fernandinho, um médio defensivo mais de construção que este ano num duplo pivot esteve a grande nível na Premier League, Para box-to-box a luta é entre Paulinho e Ramires. O médio do Tottenham é o que tem levado o aval constante de Felipão, mas e apesar de nunca ter descurado na Seleção, no seu clube o cenário é outro. Depois da excelente campanha que realizou na última Taça das Confederações (algo que pode pesar na escolha) as expectativas eram enormes para ver o que ex-Corinthians poderia fazer no meio campo dos Spurs, e a verdade é que o jogador defraudou em todos os cenários. Pareceu sempre perdido em campo, não fez uso das suas características no decorrer dos jogos e até deu a ideia de não ser suficientemente creditado para fazer parte do 11 titular. Porém, pese embora as críticas constantes dos adeptos do Tottenham, Paulinho é um médio extremamente completo e pode, com confiança aderida e incutida, mostrar-se a bom nível neste Mundial, pois bate por larga margem Ramires e assume-se como o «volante» com mais técnica com bola. Mais importante ainda, tem nos seus pontos fortes características essenciais para o modelo de jogo de Scolari: o transporte de bola e a facilidade de chegar ao último terço do campo e criar perigo para a baliza adversária (o facto de ter uma carreira construída no Brasil também é algo que os brasileiros levam em conta). No entanto, Ramires, que tem sido um dos elementos mais importantes no Chelsea de Mourinho ao longo da temporada, goleou o seu “rival” esta época. Na mesma Liga foi manifestamente melhor, demonstrou mais qualidade, regularidade, e com a alma que empresta ao jogo foi mais decisivo.

Algumas dúvidas, mas na teoria não faz muito sentido se Scolari, apesar de ser um seleccionador de ideias fixas, ignorar a boa época de elementos como Miranda, Felipe Luís, Fernandinho e Ramires a favor de jogadores que pouco produziram em 2013-14. Mas, no final de contas, resumimo-nos há mesma questão que está no âmago do texto, porque ter opções de topo no banco não é para qualquer um. É caso para perguntar, quantidade com qualidade será um problema ou ainda há treinadores com sorte?

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Luís Rafael, Luís Borges e Natan Fox

0 Comentários

  • Fábio
    Posted Abril 19, 2014 at 11:50 am

    O grande problema do Brasil é 90% dos seus jogadores não estarem habituados ao estilo de jogo que o Scolari quer implantar na canarinha, é muito difícil para um jogador, por exemplo, que joga na liga Inglesa se inserir no estilo de jogo que o Brasil apresenta no últimos anos, dai o jejum de títulos munidas do Brasil.

  • Da Robelink
    Posted Abril 19, 2014 at 11:54 am

    Só falta um bom PL…

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 12:03 pm

    Eu na minha opinião penso que deveria manter o Luiz Gustavo, pode não ter a intensidade dos outros três, mas tem uma qualidade de passe muito maior, sobretudo a nível do passe longo. Depois não é fácil escolher mas o Fernandinho tem feito uma grande época, o Ramires penso que poderia ser utilizado na ala direita como já muitas vezes jogou no Chelsea em jogos contra equipas em que se tem que pressionar mais, como é o caso da Espanha ou Alemanha. Miranda e Felipe Luiz merecem sem dúvida ir ao Mundial pela grande época, mas não me parece que vá mexer na estrutura Alves,Silva,Luiz e Marcelo que tem dado bons resultados. Eu apostaria num onze deste tipo em jogos a "doer", Julio Cesar, Alves,Luiz,Silva,Marcelo,L.Gustavo,Fernandinho,Oscar,Ramires,Neymar e Fred.
    Mário

  • Zahovic
    Posted Abril 19, 2014 at 12:05 pm

    Melhor 11 do Brasil: Alves, Felipe Luis, Miranda, Thiago, Daniel Alves, Fernandinho, Ramires, Coutinho, Neymar, Hulk e Lima

    • vsn7647
      Posted Abril 19, 2014 at 12:30 pm

      Trocava Coutinho por Lucas e Lima por Alan .

    • Miguel :)
      Posted Abril 19, 2014 at 1:24 pm

      Júlio César não será melhor que Alves?

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 1:35 pm

      vsn7647,

      Lucas onde??? como #10??? não pode ser titular, o Hulk e o Neymar são as melhores opções para as alas e a posição #10 deve ser do Oscar, embora o Coutinho possa disputar se for convocado.

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 19, 2014 at 1:38 pm

      Allan o do Salzburgo? Coutinho por Lucas, que Lucas? O do Psg? Esse nao é extremo`? E se for o do Liverpool nao fica uma equipa com demasiado pendor defensivo? Sobra a criatividade toda para o Neymar, daí achar que o Óscar/Coutinho seria uma melhor escolha..

  • Kafka I
    Posted Abril 19, 2014 at 12:22 pm

    A este Brasil só falta mesmo um ponta de lança de classe Mundial, de resto acho que é uma bastante boa em todos os sectores:

    O meu onze títular seria:
    Diego Alves; Dani Alves; Thiago Silva; Miranda; Marcelo; Fernandinho; Ramirez; Oscar; Neymar; Hulk; Fred (claramente o elo mais fraco desta selecção)

    • João Lains
      Posted Abril 19, 2014 at 1:04 pm

      Elo mais fraco porquê? Porque não tem o nome de outros? Porque fez uma Taça das Confederações em crescendo, sendo o terceiro jogador mais decisivo logo a seguir ao Neymar e ao Paulinho? Porque foi o melhor marcador do último Brasileirão? Ou se calhar é por fazer um trabalho de pivot como mais nenhum ponta-de-lança brasileiro consegue fazer. Também não entendo como é que prescindes do Júlio César na baliza. O Diego Alves é melhor que o Júlio César mas apenas a defender grandes penalidades.

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 1:36 pm

      Acho que o Júlio César ainda é um excelente GR, estando ainda em boa forma, demonstrou na Taça das Confederações que não perdeu qualidades, pela sua experiência, penso que deve manter a titularidade, mas são opiniões e gostos, respeito. :-)

    • Kafka I
      Posted Abril 19, 2014 at 2:46 pm

      Para mim é o elo mais fraco, porque não está ao nível dos restantes 10 jogadores, está num patamar inferior…e se dúvidas há que está num patamar inferior basta vez que nunca se conseguiu verdadeiramente impor na Europa (aqui é que é a verdadeira prova de fogo, não o fraco do ponto de vista tactico e fisico, Brasileirão) nos 4 anos que cá esteve

      Quanto ao Guarda Redes, o melhor Julio Cesar é claramente melhor que o Diego ALves, agora tenho algumas reticências (dai ter posto o Diego Alves) se teremos o melhor Julio Cesar em Junho, se o Julio voltar ao seu melhor nivel sem duvida que tem de ser titular..

    • João Lains
      Posted Abril 19, 2014 at 4:33 pm

      O Júlio César tem jogado no Toronto por isso, à partida, chegará ao Mundial em boas condições. Esteve muito bem na Taças das Confederações, ao nível do que nos habituou no Inter de Milão.

    • andre cruz
      Posted Abril 19, 2014 at 5:54 pm

      Kafka I, o Fred esteve 3 anos e meio na europa, no lyon. Foi bi campeao nos 2 primeiros anos, 2 melhor marcador do campeonato frances no primeiro ano e melhor marcador do clube nos 2 primeiros anos. No final do segundo ano teve uma lesao grave e qd voltou ao clube tinha o milan baros e o benzema a titulares, sendo que saiu em dezembro para o fluminense, apos grandes discussoes com a direcao do clube que queriam que ele continuasse. Dizer que ele nao se impos na europa e falso. Ele escolheu voltar para o brasil. E acrescento, ele e mto bom, mto melhor que o adriano alguma vez foi, e ao nivel dos melhores ponta de lancas da atualidade (ao nivel de villa, benzema, diego lopes, e mto melhor que qq ponta de lanca portugues).

    • Kafka I
      Posted Abril 19, 2014 at 7:13 pm

      André, não é pelos titulos colectivos que ele ganhou no Lyon daquele tempo que ele é bom, já que naquele Lyon qualquer um seria campeão, tal a diferença dessa equipa para as restantes 19 do campeonato, era um pouco a mesma diferença que se regista agora do PSG para os restantes…quanto ao facto de dizeres que foi o 2º melhor marcado, é um facto que foi, agora há que ver que marcou apenas 14 golos o que é pouquissimo, ou seja, ele não foi 2º melhor marcador por ser bom e marcar muitos golos, foi o menos mau, o que são coisas diferentes, ainda para mais quando jogava na melhor equipa do campeonato e marcar apenas 14 golos em 32 jogos é escasso, e a titulo de curiosidade, o Pauleta nesse mesmo campeonato marcou mais 7 golos que ele.

      Na 2ª época no Lyon, marcou apenas 13 golos em todas as competições, se achas que isso são números bons para um ponta de lança, é que volto a frisar, ele jogava naquela que era de muito mas muito longe a melhor equipa francesa, e mesmo assim apenas conseguiu marcar 13 golos nessa 2ª época, volta a ser pouco…a partir dai foi sempre a cair

      Quanto a dizeres que ele está ao nível dos melhores pontas de lança da actualidade, só podes estar a gozar comigo, mas alguma vez o Fred está ao nivel do Lewandovski, do Ibrah, do Suárez, Falcão, ou mesmo do Mandzukic e afins …por favor

  • Kacal l
    Posted Abril 19, 2014 at 12:49 pm

    A Selecção Brasileira tem muitas opções e de qualidade, em cada posição tem sempre, pelo menos, dois jogadores de grande nível, a lacuna é mesmo a posição de PL, a solução poderia ter sido o Diego Costa, mas tomaram uma decisão tarde de mais e ele escolheu a Espanha, agora é entre Fred, Jô, Leandro Damião, Pato e pouco mais, mas nas outras posições não faltam opções, a duvida é mesmo o meio-campo, duvido que o Scolari trocasse os jogadores que tem à disposição pelos de Portugal, tirando o Pepe (para mim seria titular ao lado de Thiago Silva), Moutinho (falta-lhes um médio com estas características) e CR7 (um dos dois melhores do Mundo), de resto mais nenhum tem lugar no 11 do Brasil e mesmo no banco não seria fácil, mas é óbvio que o Scolari estava a brincar, também tem direito.

    Quanto ao 11, na baliza há bons GR, mas o meu escolhido seria o Júlio Cesar, continua a ser um excelente GR e ainda está em boa forma, não terá problemas em termos de condição física, com um quarteto defensivo formado por Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (prefiro, mas o Filipe Luís está a fazer uma boa época).
    No meio-campo, sem duvida que escolhia o Fernandinho (a exibir-se em grande nível no Man City), com o Ramires (em melhor forma que o Paulinho e tem outra intensidade), depois seria entre Oscar e Coutinho, o segundo tem feito uma época melhor, na frente é Hulk (em grande forma) e Neymar nas alas (indiscutíveis), com Fred (não há melhor) na frente de ataque.

    • Rodrigo
      Posted Abril 19, 2014 at 9:33 pm

      Nao esquecer o Willian que pode entrar na luta com o Coutinho e o Oscar.

    • Kacal l
      Posted Abril 20, 2014 at 1:38 am

      Rodrigo,

      Sem duvida, o Willian tem jogado várias vezes na direita que até me esqueci dele, mas é uma excelente opção para a posição #10, pode disputar com eles.

  • João Lains
    Posted Abril 19, 2014 at 12:50 pm

    Sinceramente, acho que o Miranda, o Filipe Luís e o Fernandinho tinham espaço no onze inicial mas o Scolari deve jogar pelo seguro e não deverá promover muitas alterações em relação à equipa-base da última Taça das Confederações. Esta seria a minha convocatória final:

    Baliza: Júlio César, Jefferson e Victor
    Defesa: Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Miranda, Marcelo, Filipe Luís
    Meio-campo: Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Hernanes, Paulinho e Oscar
    Ataque: Willian, Lucas, Hulk, Neymar, Fred e Jô

    Sobra um lugar, não o queria dar ao Rafinha, porque nem o acho nada de especial nem gosto das suas atitudes, mas também não acho que seja necessária mais uma solução para o ataque, Coutinho.

    • Anónimo
      Posted Abril 19, 2014 at 1:11 pm

      Levavas só 22 jogadores? Acho que ainda podem ir 23.

      Ass: Carlos Barbosa

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 1:32 pm

      Falta ai o Maicon que é titular indiscutível na Roma e está a fazer uma boa época, "renasceu" em Itália.

    • Anónimo
      Posted Abril 19, 2014 at 3:28 pm

      Como disse o Kacal, Maicon merece ir, época muito consistente, já não é o Maicon de outros tempos, mas anda lá perto. Rafinha concordo contigo, não o acho nada de especial também, mas vamos lá ver se o facto de ser muitas vezes titular numa das melhores equipas da Europa (se não mesmo a melhor) vai pesar na decisão do Scolari, até porque acho que nos últimos particulares foi chamado. Na tua convocatória talvez trocasse o Lucas pelo Coutinho.

      Tomás

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 4:32 pm

      Tomás,

      Concordo, é claro que é natural que o Maicon não seja o de outros tempos, está mais velho e começa a "pesar", mas voltou a estar a um nível alto, mais perto do que já foi e tem feito uma boa época, merece, já foi o meu lateral preferido, perdi algum interesse, mas continuo a gostar bastante.

    • João Lains
      Posted Abril 19, 2014 at 5:00 pm

      Está de facto mais "pesado" e curiosamente até acho que tem perdido algum fulgor nos últimos tempos.

    • Rodrigo
      Posted Abril 19, 2014 at 9:35 pm

      O 23º seria o Maicon. Trocava apenas o Hernanes pelo Coutinho.

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 12:59 pm

    Porque não levar o Luisão ao Brasil? Atendendo a esta época, o Dante mais uma vez demonstrou que não tem estaleca para uma equipa de topo, o David Luiz pouco tem jogado e quando joga faz porcaria e o Luisão está a fazer a melhor época da sua carreira. Não acredito em convocatórias de "prémio carreira", mas este pode bem ser o último Mundial para o qual ele pode ser seleccionável.

    Fred

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 1:10 pm

    Júlio César, Dani Alves, T.Silva, D.Luíz, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, Óscar, Hulk, Neymar, Fred

    Canarinha na Copa2014.

    Ass: Carlos Barbosa

  • Pedritxo
    Posted Abril 19, 2014 at 1:14 pm

    o onze do brasil nao sera mt dificil de se advinhar, agora sera o melhor? parece-me que nao.

    O onze que scolari devera escolher sera :Cesar,Alves,Silva,Luiz,Marcelo,Paulinho,Gustavo,Oscar,Neymar,Hulk,Fred

    Caso fosse eu o selecionador jogaria com:
    Diego Alves,Daniel Alves,Miranda,Thiago Silva,Marcelo,Fernandinho,Ramires,Hulk,Coutinho,Neymar,Fred

    Teria 5 alteraçoes o que e bastante , o que sera impossivel scolari jogar com este 11,se calhar ate 3 deles nem serao convocados(Miranda,diego alves e coutinho)

    A jogar com selecçoes mais fortes,jogaria com:
    gr e def igual, fernandinho,paulinho,coutinho,ramires,neymar,hulk.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 19, 2014 at 1:17 pm

    O meu 11 seria:

    Júlio César; Dani Alves, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Óscar; Willian, Neymar, Hulk (no centro rende menos, mas face à escassez de boas opções para a posição teria de ser).

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 1:51 pm

      O Fred é um bom PL, segura bem a bola, joga bem de costas para a baliza, tem qualidade técnica e é alto e forte, para além disso ainda há dois anos foi o melhor marcador do Brasileirao com 20 golos, tendo sido dos elementos mais decisivos na Taça das Confederações no Verão passado, tendo sido, a par do Torres, o melhor marcador da competição, com 5 golos.
      Acho que não funciona dois MDF´s, é preciso ter um box-to-box e deve ser entre Ramires e Paulinho, eu deixava o Luiz Gustavo no banco.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 19, 2014 at 2:21 pm

      O Fernandinho pode realmente funcionar como médio defensivo perfeitamente, mas com Luiz Gustavo em campo terá certamente mais liberdade, e o Óscar ainda mais!

      Se for Fernandinho e Ramires/Paulinho, o Fernandinho fica mais limitado, e o Óscar também terá que correr mais para trás.

      Quanto ao PL, sim, Fred não deixa de ser uma boa solução, mas fica sempre aquela ideia que não tem o nível da restante selecção.

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 3:10 pm

      LuisRafaelSCP,

      O Fernandinho joga com o Yaya no City e não fica mais limitado, os 5 golos e 3 assistências que tem esta época demonstram isso, não estou a comparar o Yaya com Paulinho e Ramires, longe disso, mas o Yaya também tem liberdade, basta ver os 22 golos e mais umas quantas assistências, demonstram que ele também não perdeu com isso, o Fernandinho é bastante forte, quer defensivamente, quer ofensivamente, portanto não me parece que isso aconteça, o Ramires também tem uma capacidade física enorme, vai ajudar o Fernandinho e na hora de atacar o Ramires e o Oscar vão poder subir à vontade e o Fernandinho vai ter as suas oportunidades porque aparece bem nas zonas de finalização e tem um bom remate de longa distância.
      Quanto ao Fred, realmente dá essa ideia, mas o que interessa é que renda no campo.

    • Kafka I
      Posted Abril 19, 2014 at 4:02 pm

      Luis, não considero o Fred sequer uma boa opção, é mais a opção que há, como não há outro tem mesmo de ser ele…olhando para o passado da Selecção Brasileira e para todos os 9 que já teve, este Fred é medíocre e nem seleccionado seria em nenhuma Selecção Brasileira do passado…

    • Kacal l
      Posted Abril 19, 2014 at 4:34 pm

      Kafka,

      Ninguém disse que ele é excelente, mas é um bom PL, não há melhor, nem podemos viver do passado, há que olhar para o presente e para o futuro, portanto acho que é a melhor opção.

  • Filipe M
    Posted Abril 19, 2014 at 1:32 pm

    Júlio César // Marcos
    Thiago Silva, David Luiz e Miranda // Lúcio, Roque Junior e Edmilson
    D. Alves, Fernandinho, Luiz Gustavo e Marcelo // Cafu, Kleberson, Gilberto Silva e Roberto Carlos
    Hulk, Neymar e Fred // Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.

    Em 2002 havia o Fenómeno. Actualmente, é óbvio que falta um ponta de lança de nível mundial na canarinha é certo. Mas digam lá se o 3-4-3 não poderia bem ser reeditado pelo Felipão? Óscar, à imagem de Kaka na Ásia, seria o sacrificado.

    • Anónimo
      Posted Abril 19, 2014 at 2:02 pm

      E acordares para o mundo actual? Dani Alves e Marcelo comparados a Cafú e Roberto Carlos? Acho que já é abusar um bocadinho demais.

      Ass: Carlos Barbosa

    • João Lains
      Posted Abril 19, 2014 at 2:32 pm

      Mas alguém comparou a qualidade dos jogadores? Creio que o Filipe só estabeleceu um paralelismo entre o Brasil campeão do mundo e o Brasil actual, que por acaso até foram/são orientados pelo Scolari.

    • Anónimo
      Posted Abril 19, 2014 at 2:43 pm

      Tal como o carlos disse comparares cafu e roberto carlos a dani alves e a marcelo…mas comparar hulk,neymar e fred a rivaldo,ronaldinho e ronaldo é ainda mais ridiculo

      Ass:tiago lopes

    • Filipe M
      Posted Abril 19, 2014 at 2:48 pm

      Claro que sim, João. Foi precisamente isso. Acho que é óbvio que não quis fazer nenhuma comparação de jogadores. Faltou-me foi fazer um desenho para perceberem todos…

    • Kafka I
      Posted Abril 19, 2014 at 3:02 pm

      Filipe M,

      Não me parece que o 3-4-3 tenha sucesso no futebol actual..

    • Filipe M
      Posted Abril 19, 2014 at 4:32 pm

      Tiago, ridículo é mesmo vocês não terem percebido nada do meu comentário. Não comparei nenhum jogador como é óbvio, e como qualquer pessoa que não seja desprovida de inteligência percebeu facilmente.

      Kafka, não teria tanta certeza. Certeza absoluta tenho é que Scolari não a irá utilizar novamente. Como tal, nunca vamos saber se resultaria ou não. O futebol está em constante evolução e houve mudanças no jogo desde 2002, como é óbvio. Mas, na tua opinião, terão sido assim tão radicais? O 3-4-3 resultou há 12 anos, não foi há 40. O ataque da canarinha nesse mundial assentava muito no grande balanceamento ofensivo dos laterais, permitindo as diagonais para o espaço interior dos elementos que jogavam no apoio ao ponta de lança. Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo jogavam com "o pé trocado", o que facilitava ainda mais a fluência do jogo brasileiro. Tal como hoje, Neymar e Hulk o fazem. Não vejo porque razão o Brasil não pode ter sucesso utilizando o 3-4-3 com a mesma dinâmica de 2002.

    • Kafka I
      Posted Abril 19, 2014 at 4:40 pm

      Todos os esquemas são válidos e vencedores desde que devidamente interpretados pelos jogadores, logo o 3-4-3 pode também vencer, agora acho que todos os sistemas actualmente utilizados o sistema de 3 centrais (seja 3-4-3 ou 3-5-2) tem sido o que mais dificuldade tem tido para se impor no futebol actual, e basta ver que neste momento só as equipas italianas jogam dessa forma e têm tido imensas dificuldades nas competições europeias, até mesmo a Juve que tem um super plantel não se tem conseguido impor na Champions, foi mais por ai…mas obviamente que desde que devidamente aplicado qualquer sistema (seja ele defensivo ou ofensivo) pode vencer, como o futebol nos tem mostrado ao longo destes 100 anos, como tal o 3.4.3 podia também vencer sem duvida

  • FabioM.
    Posted Abril 19, 2014 at 1:43 pm

    Julio Cesar, Dani Alves, D. Luiz, T. Silva, Filipe, Gustavo, Ramires, Fernandinho, Oscar, William, Neymar. Este seria o meu onze, visto que o Brasil nao tem nenhum PL acima da média Neymar funcionaria como um falso 9

  • Daniel Monteiro
    Posted Abril 19, 2014 at 1:45 pm

    Convocados:
    Júlio César
    Victor
    Diego Alves

    Daniel Alves
    Thiago Silva
    David Luiz
    Miranda
    Dante
    Marcelo
    Filipe Luis

    Fernandinho
    Luiz Gustavo
    Ramires
    Paulinho
    Hernandes
    Oscar
    Coutinho

    Neymar
    Hulk
    Leandro Damião
    Fred

    Willian

    11 inicial: Júlio César, Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva, Filipe Luis, Fernandinho, Ramires, Oscar, Hulk, Neymar, Leandro Damião.

  • Daniel Martins
    Posted Abril 19, 2014 at 1:47 pm

    Diego; Dani Alves, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Fernandinho, Ramires, Willian; Neymar, Hulk e Rodrigo

  • Rui Sancho
    Posted Abril 19, 2014 at 2:00 pm

    Não vejo em que dimensão é que o Paulinho pode ser superior ao Ramires.

    E podiam alargar a discussão ao ataque.

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 2:41 pm

    A minha equipa seria:julio cesar,dani alves,thiago silva,miranda(podia colocar o marquinhos por causa da rotina que tem com o thiago silva),marcelo,fernandinho,ramires,oscar(com coutinho se for convocado a dar luta),hulk,willian(sei que muitos nao vao concordar,mas o neymar se nao tivesse o hype a volta dele,willian era titular,apesar do grande desempenho de neymar pela seleçao,mas para mim willian é mais jogador) e fred

    Ass:tiago lopes

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 2:49 pm

    Qualidade de passe e finalização por exemplo, o Ramires é melhor jogador mas por vezes é um pouco trapalhão com a bola nos pés.
    Mário

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 3:21 pm

    Creio que neste momento a maior duvida de Scolari será mesmo a questão do duplo-pivot, de certeza que levará Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires e Fernandinho, na minha opinião, os últimos dois seriam os titulares, têm feito uma época de altíssimo nível mas Luiz Gustavo e Paulinho já têm algumas rotinas e isso pode pesar na decisão. Quanto à restante convocatória não deve diferir muito daquela que Felipão nos tem habituado mas espero que leve Miranda e Filipe Luís, merecem estar no Brasil.

    Tomás

  • Miguel :)
    Posted Abril 19, 2014 at 3:39 pm

    João, apesar disso tudo tenho que concordar com o Kafka, já que comparando com os outros elementos da atual seleção brasileira, Fred é mesmo o mais fraco talvez a par do GR

  • Anónimo
    Posted Abril 19, 2014 at 4:07 pm

    Apesar de ser uma bela equipa não tem nenhuma referência do futebol mundial como tinha antes, exemplo: Kaká. Ronaldinho, Fenómeno.

    Diogo Santos

  • Joel
    Posted Abril 19, 2014 at 5:07 pm

    O que o Scolari queria dizer é que este Brasil pode ter muita quantidade e qualidade, no entanto, nao se compara ás grandes equipas do passado brasileiro. É claramente uma das seleções com menos qualidade de sempre do Brasil na minha opiniao. Longe, muito de longe, de qualquer equipa campea do mundo do Brasil. Face a isto, provavelmente é melhor ter um grupo forte de 1314 jogadores muito fiaveis e com qualidade que os conflitos que uma seleção como a do Brasil trás.

    Um meio campo com Sandro, Paulinho, Luiz Gustavo, Ramires é mesmo assim tao forte? Comparem com o Brasil de 62, 70 , 2002 e etc…

    Pegando na de 2002, que é a mais recente das que falei, basta lançar alguns nomes para estabelecer uma simples comparação: Rivaldo, Ronaldinho, Káká, Ronaldo, Denilson, Vampeta, R. Carlos, Lucio, Juninho, Gilberto Silva, etc.. etc.. e nem esta era uma das fortes.

    Dito isto, este Brasil tem uma equipa forte, é candidato ao titulo, até porque joga em casa, no entanto, não tem comparação possivel em termos de qualidade com as fantasticas antigas equipas brasileiras que espalhavam magia e que toda a gente temia.

  • Luís Borges
    Posted Abril 19, 2014 at 6:19 pm

    Construir um onze base nesta seleção é uma tarefa árdua, pelo que as escolhas devem ir sempre um pouco ao encontro daquilo que é a confiança que o Felipão deposita em certos elementos. Dentro de um leque tão vasto, é óbvio que muitas vezes quem está de fora fica estupefacto porque este ou aquele ficou de fora das escolhas iniciais ou porque o outro nem sequer foi convocado. Scolari apresentou resultados com uma equipa que soube construir, pelo que duvido muito que imprima grandes alternâncias nas suas escolhas. Se o Paulinho apresentou nível para ser titular? Longe disso. Mas é indiscutivelmente um dos homens fortes de Scolari e duvido que não venha a ser titular no Mundial. O meio campo é claramente o setor que suscita mais dúvidas. Se pensarmos bem, o duplo pivot pode ser construído de inúmeras formas diferentes: Luiz Gustavo-Paulinho; Luiz Gustavo-Ramires; Luiz Gustavo-Fernandinho; Fernandinho-Paulinho ou ainda Fernandinho-Ramires. Vai depender do estágio, da forma como os jogadores se vão apresentar nos treinos e acima de tudo, da capacidade que vão ter para lidar com a pressão a jogar em casa, num Mundial. A minha dupla favorita seria Luiz Gustavo e Fernandinho, mas isso é irrelevante. ~

    Na defesa, gostava claramente de ver o Miranda a ser, pelo menos, convocado. O David Luiz tem-se apresentado sempre em grande nível na seleção, e com o Thiago Silva faz das melhores duplas de centrais do mundo, na minha opinião. Já o tinha aqui dito na altura da Taça das Confederações.

  • mv
    Posted Abril 20, 2014 at 1:07 am

    Equipa que ganha não se mexe. O 11 base do Brasil deve ser o da Taça das confederações. Paulinho no Brasil tem sido sempre máquina e deve ser ele a começar. Se depois não for da melhor maneira então mexer. De resto, se os homens do atlético não contaram até ao momento, só em caso especial deveriam ser chamados agora. Espirito de selecção para provas de periodo curto não se ganham de um momento para o outro.

Deixa um comentário