Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quanto crédito tem Anselmi?

28 de Dezembro de 2024. O Estádio do Dragão fervilhava com a exibição autoritária, que culminou na vitória por 4-0 sobre um frágil Boavista, num jogaço do miúdo Rodrigo Mora, que colocava a equipa na liderança provisória da Liga. Apesar dos solavancos na época (principalmente na Liga Europa), o que é facto é que a equipa ia dando uma resposta no campeonato, conseguindo ser quase sempre dominante contra os pequenos, criando ocasiões de golo com relativa facilidade e jogando, por vezes, um futebol até vistoso (ficaram na retina as primeiras partes com Rio Ave, em casa, e AVS, fora). Ainda assim, as derrotas claras contra Sporting e Benfica pairavam ainda na memória, mesmo na dos mais otimistas. Mas era uma equipa em construção, com um jovem craque a aparecer e a querer indicar o caminho da glória, e a esperança estava renovada.

Esta esperança esvaiu-se por completo no virar do ano. O adiamento do jogo com o Nacional (quando teria sido possível jogar) para preparar a Final Four da Taça da Liga revelou-se um erro tremendo, criando uma enorme pressão para esse jogo; casos disciplinares e a sua gestão (Fábio Vieira primeiro, Pepê depois) minaram um balneário em busca de referências; mais uma derrota aos pés do Sporting e a persistente apatia da equipa nos duelos mais equilibrados puseram a equipa e o treinador em cheque. Depois de mais um desaire com o Gil Vicente, o divórcio tornou-se inevitável: o ambiente no balneário era péssimo, com os jogadores de cabeça perdida e um treinador sem Norte, sentindo uma enorme pressão dos adeptos para a sua demissão.

O escolhido para a sucessão por André Villas-Boas, após um período de transição também ele aos solavancos com José Tavares, foi Martín Anselmi. Jornalista de formação, com carreira construída na América do Sul e no México, trazia alguns títulos no cartel, incluindo duas Taças Sul-Americanas e uma boa campanha no torneio Clausura, no México. Rapidamente circularam vídeos e textos pela Internet, fazendo referência ao estilo de comunicação apaixonante de Anselmi, bem como as suas ideias de jogo arrojadas, privilegiando um jogo de posse e arriscando na construção. Estes indicadores colocaram o universo portista expectante, pois a paixão, o compromisso e o arrojo são muito valorizados no FC Porto.

Devo dizer que, pessoalmente, o entusiasmo também se apoderou de mim: parecia ser exatamente o que precisávamos, de um choque, alguém que viesse melhorar a qualidade exibicional da equipa e conseguisse motivar as hostes. O primeiro jogo, decisivo, resultou em vitória, e garantiu a passagem ao play-off da Liga Europa, o objetivo mínimo que impediu uma prestação europeia vergonhosa. Viram-se mudanças no sistema, algumas parcas melhorias na criação de jogo, mas a grande insegurança defensiva dos últimos jogos continuava a preocupar.

Os jogos seguintes eram testes de fogo, com pouco tempo de preparação, e com a saída de duas referências da equipa. Nico González e Galeno renderam bom dinheiro (necessário para recuperar as finanças do estado calamitoso em que tinham sido deixadas), mas retiraram poder de fogo na frente e capacidade de criação no miolo do terreno.

O sistema de 3 centrais implementado por Anselmi mascarou um pouco as debilidades do processo defensivo da equipa: com mais gente atrás, tornou-se mais difícil aos adversários ganharem superioridade numérica em ataque ou em transição. No entanto, a falta de qualidade gritante dos centrais continuou a colocar a equipa em cheque, com erros individuais clamorosos contra Rio Ave e Roma. Para além disso, a retirada de um homem de meio-campo condicionou a criação de jogo do FC Porto, ao ponto de não conseguir enumerar uma única jogada de perigo, construída a partir da defesa, com trocas de bola até uma posição de finalização, nos últimos 4 (!) jogos – Roma x2, Farense e Sporting.

Esta incapacidade da equipa em criar jogo está diretamente relacionada com o facto de os 3 centrais ficarem muito fixos atrás e os laterais subirem timidamente (e nunca procurando o jogo interior), deixando o meio campo sempre despovoado, em inferioridade numérica e sem capacidade de ligação de jogo com o ataque. Para além disso, a pressão da equipa raramente é feita em bloco, com apenas 4 elementos (os 3 da frente mais um médio) a tentar condicionar 6 ou 7 adversários (quando a construção adversária parte da defesa). Invariavelmente, a equipa adversária consegue passar essa linha de pressão e avançar com bola tranquilamente pelo espaço deixado entre os médios e os defesas.

Aliado a isso, a desinspiração de Mora e Fábio Vieira, a falta de qualidade na decisão de elementos como Pepê, Namaso ou Gonçalo Borges e a incapacidade dos médios de receberem bons passes e em superioridade para construir, deixam a equipa refém dos lançamentos longos para Samu. Percebo inteiramente a frustração de Samu nas suas últimas declarações: a verdade é que quando a bola lhe chega vem torta, é forçado a jogar sempre em esforço contra um defesa nas suas costas e raramente tem tido possibilidade de finalizar, porque a bola simplesmente não chega à área em condições.

Anselmi tem tido alguns méritos: o compromisso da equipa, a atitude e a vigorosidade na disputa dos lances subiu claramente. Mas isso apenas não chega, é preciso a equipa jogar bem, para poder ganhar. Os portistas estão ávidos por uma equipa competitiva, mas que compita a jogar bem, a ter capacidade de criar perigo a cada lance e sem os erros recorrentes. Já só resta a Liga, e a jogar de domingo a domingo acabaram as desculpas. O que é certo é que a amostra até agora não tem sido nada positiva, a equipa não consegue construir jogadas, quanto mais finalizá-las. Temo que a sua teimosia em manter um sistema que não funciona nos jogadores atualmente no clube o leve a perder o crédito que ainda tem junto da massa adepta. Ou será que já não o perdeu?

Visão do Leitor: João Pereira

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

28 Comentários

  • Kacal
    Posted Fevereiro 22, 2025 at 7:35 pm

    Em termos práticos continuamos sem jogar grande coisa. Continuamos a ter dificuldades em marcar 1 golo que seja. E a sofrer bastante. Não vi grande evolução. E o plantel não sendo perfeito devia ser suficiente para superiorizar e vencer 90% da Liga e a verdade é que temos dificuldades contra quase qualquer adversário. Mas a fase não era boa quando o treinador cá chegou. Nunca é fácil entrar a meio. É a sua primeira experiência na Europa e o plantel não me parece talhado para as suas ideias saírem potenciadas sobretudo em alguns sectores. Eu cá vou esperar para tirar conclusões e continuar a dar o benefício da duvida. Na próxima época já com meses de trabalho e mais alguns ajustes no plantel de forma a potenciar as ideias do treinador irei tirar as minhas conclusões. Mas até ao momento tem sido fraco.

  • JoaoGoncalves
    Posted Fevereiro 22, 2025 at 11:16 am

    É muito complicado fazer qualquer avaliação do Anselmi neste momento, mas o certo é que não tem plantel para o 3-4-3.

    A defesa meu deus! Quando o melhor central (ou mais certinho) é o Zé Pedro, está tudo dito… incapacidade de jogo aéreo gritante dos 3 centrais habitualmente titulares, erros infantis básicos que nem nas escolinhas e abordagens completamente infantis aos movimentos ofensivos dos adversários.. Só resultam com dois médios de cobertura e nunca expostos aos ataques adversários, como estão de momento.

    No momento com bola é um susto… o Zé Pedro ainda vai dando uma ou noutra para a caixa, mas os centrais em vez de abrirem o campo e fazerem um posicionamento alto, recebem a bola e invariavelmente voltam para trás, por incapacidade técnica… assim isto não funciona e o melhor é mesmo afundar um médio defensivo para central, para ter alguém que saiba o que é uma bola.

    No meio campo, ou temos médios sem capacidade de progressão e que jogam para o lado e trás, ou médios criativos mas sem capacidade posicional ou intensidade suficiente para um sistema de 2 médios… Eustáquio e Varela, são médios defensivos clássicos e ponto! Fábio Vieira e Mora, os tradicionais 10’s… o que conseguia fazer a transição com bola está no estaleiro, e o outro no Man City… E depois ainda está para lá o Franco que ninguém sabe exatamente o que ainda está lá a fazer…

    Para este sistema de 2 médios centro teria se ser um Paulo Sousa e um Nico.

    Depois os alas, ou opções para alas… João Mario anda horrível… Pêpe nem se fala, o Borges é de de engates mas com gritantes falhas posicionais defensivas…

    Na frente de ataque temos um Samu muito possante e forte dentro da área, mas não é um jogador associativo e nem tem técnica para isso… Namaso muito associativo e possante fora da área mas não sabe rematar uma bola em condições e o Gul que estava bem era na B a jogar e nem sei se tirava o lugar ao Vonic, tal é o que ainda não demonstrou nos minutos que jogou e assim não fica fácil.

    Eu acredito que o Anselmi deveria mudar o sistema para um 3-5-2, fortalecer o meio campo com 3 médios, dando as alas ao Moura e Pepê, metendo o interior com o Varela, Fábio e Mora e afundar o Eustáquio (quando não anda aos melos com Italianos) para a posição de libero a defender e a subir ao meio-campo em construção. Na frente ficar o Samu na frente e o Namaso mais em apoio que dá muito apoio na saída de bola e musculo na luta no meio do terreno.

    Assim, a responsabilidade de cobrir as alas será do central desse lado mais do Varela e do oito que esteja desse lado, e proteje-se mais o centrais para não andarem a fazer asneiras…

    Faltam aqui os reforços de inverno… o William deverá ser um ala esquerdo, e neste esquema, alternativa ao Moura. O Tomas Perez ainda não se viu o suficiente para perceber o que está ali… se é um 6 clássico, um 6 de afundar na defesa ou um potencial 8 de transporte…. para já não é nada ainda.

    Ah… e o Grujic anda para ali a receber ordenado que é a única utilidade que tem… pode ser que como está lesionada, uma parte esteja coberta por um qualquer seguro… esperemos…

  • Super Hans
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:33 pm

    Apesar de perceber o ponto do autor, parece-me ingrato estar a fazer avaliações nesta fase da época.

    Como já foi referido, há muitos paralelismos com o united de Amorim. Não apenas ao nível do sistema e da qualidade do plantel para esse mesmo sistema, mas no dilema que ambos enfrentam entre abdicar de começar a implementar as suas ideias e construir as bases para a próxima época ou tentar garantir resultados utilizando sistemas mais simples mas que se enquadram melhor nas característica dos jogadores à disposição.
    No caso do Porto, está à vista de todos que a qualidade da defesa em particular está muito abaixo do desejado. E isto é algo muito difícil de corrigir a meio da época (o mercado de inverno é complicado e penso que AVB preferiu esperar pelo verão para corrigir a defesa, dando prioridade à estabilidade financeira) e condiciona todo o jogo da equipa. O nível psicológico não pode ser subestimado e só quando a defesa estabilizar é que a equipa vai ganhar confiança. Ate la teremos que ir fazendo controlo de danos.
    Com o campeonato apenas pela frente já se poderá subir um pouco a exigência, sem nos esquecermos de que este é um ano zero que sucede a um ciclo muito longo e onde foi preciso destruir e voltar a construir muita coisa.
    Acredito que nenhum adepto ponderado ponha em causa o trabalho que está a ser desenvolvido, quer pela estrutura ou pelo treinador.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:54 pm

      Pode ser ingrato, sim, aceito isso.
      Não estou a pôr em causa a decisão da direção nem o lugar do treinador até pelo menos a meio da próxima época, também creio que não faz sentido. Mas penso que não se pode apenas pensar na próxima época, tem de se pensar nesta também e construir uma base para o futuro. É preciso tempo, tempo que terá agora para treinar e trabalhar as dinâmicas da equipa. Veremos.
      O meu ponto é apenas o de que até agora, a qualidade de jogo apresentada tem sido francamente baixa, provocada principalmente pela falta de elementos no miolo do terreno, que leva a equipa a ter de bater longo e apostar num jogo mais aleatório. Acredito que isso exponha menos os erros dos defesas (que ainda assim têm acontecido), mas assim sendo fica fácil de condicionar o Porto.
      Sou adepto de um jogo ofensivo, fluido e de pressão, e era a minha expectativa com a chegada de Anselmi. Se calhar era eu que tinha expectativas demasiado elevadas, porque não está a ser nada disso que estou a ver até agora. Vejo uma equipa sim com grandes dificuldades em construir jogo, e em criar jogadas que levem a finalização, com cabeça, tronco e membros. Infelizmente, não tem acontecido.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 8:49 pm

    Anselmi tem o mesmo crédito no Porto que Amorim tem no United.

    Ambos foram contratados para recuperar os clubes em questão, ambos têm plantéis manifestamente fracos e desajustados do sistema que pretendem implementar.

    Com isso Anselmi pode estar em pré época durante uns meses e reajustar a equipa à sua metodologia, tal e qual Amorim o está a fazer no United.

    Os resultados agora interessam muito pouco, ou deveriam, só Villas Boas é que achava que o Porto ia ganhar a Liga Europa, num discurso diga-se muito semelhante ao de Vieira…discurso para enganar os papalvos e tentar passar a pressão para outro lado.

    Mantendo a aposta no argentino, acredito que o Porto devidamente reforçado será um candidato fortíssimo na próxima época e já se notam alguns sinais positivos.

    Se os adeptos do Porto acreditarem no projeto e não se deixarem enganar por este discurso populista do seu Presidente, têm aqui treinador para o futuro e uma ideia de jogo que pode trazer coisas muito positivas.

    • Slayder
      Posted Fevereiro 22, 2025 at 3:04 pm

      Situaçoes bem diferentes… Anselmi veio para uma equipa orfao de identidade, e nao de um treinador, mas do presidente.
      RA foi para uma equipa que esta no reencontro depois de Fergunson mas ja vao muitos anos, è um treinador e nao ha crise financeira ( agora tem que cortar custos mas crise è outra coisa, eles apenas enfrentam limitações)
      RA pode nao ter o plantel com a qualidade que ele quer mas o grande problema parace nao ser a qualidade, basta ver Antony que esta a jogar muito no betis, mvp 2 primeiros jogos, e ha outros que saem emprestados e jogam muito… Isso da qualidade tem muito que se diga, neste momento parece que nao tem, mas se eles jogassem bem, nao diriamos isso.!
      Pode nao ter os jogadores propicios ao seu estilo de jogo mas isso è outro problema.

      Anselmi nao tem qualidade no plantel e a equipa teve que vender 2 dos melhores jogadores por problemas financeiros, a qualidade da equipa ficou muito pior com essas 2 saidas.
      Avançado so tem Samu de jeito, Mora tem talento mas o desespero da situaçao do FCP faz com que queiram que seja ele a resolver os problemas… Em tempos normais ele jogaria 20 min ou 30 por jogo se fosse bom e ia evoluindo ate estar de facto pronto para ser titular, mas nao ha dinheiro, nao ha tempo e no fim pior fica.
      Meio campo, tem o Varela para defender e Fabio Silva para atacar, bom falta um bom 3 medio para equilibrar, ou entao em vez de pedir aos centrais laterais para aproveitarem o espaço lateral quando houver, pede ao central do meio para subir para trinco e o varela fica mais libre para ajudar o Fabio Silva, ficando os 2 centrais laterais atras para fecharem.
      Outra opçao seria integrar mais putos da B, mas se nao o fazem è porque nao devem ver soluçoes la.

      Eu achei que havia sinais positivos tambem, mas eles parecem começar a abrandar ja o que è esquesito.
      Agora acho que esta longe de ser despedido, e è normal, precisam lhe de lhe dar tempo, mas aguentarà a massa se nao ganharem jogos ? se for muito empate derrota.? se for de facto como o MU que estao a lutar para nao descer? No porto nao seria tanto porque matematicamente esta garantido e em portugal os mais fracos raramente ganham aos grandes, mas poderia ser caso de ir a liga conferencias ou nem isso… aceitarias isso? para ver o que daria para o ano? ou ias dizer para o despedir daqui a 2 meses se so tiver 2 ou 3 vitorias …

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:40 pm

    Creio que tem credito, deve e vai ficar para la do verao, e so depois disso poderemos, com alguma substancia, dizer se tem ou nao o que e preciso para ser solucao no banco do Porto. Vem de um futebol diferente, nao fez carreira como jogador (sei que nao e obrigatorio, mas a experiencia ajuda sempre), entra a meio da epoca, joga com uma estrutura muito diferente da do treinador anterior, adoptando um plantel desajustado para a sua forma de jogar, nao teve tempo para grande coisa que nao fosse treinar em competicao, e ainda por cima perdeu 2 jogadores em Janeiro.
    —-
    Ganhando experiencia este ano, tendo um mercado para compor o plantel, onde acredito muitas mudancas acontecerao, mais uma pre-epoca para trabalhar e preparar a equipa, entao sim, veremos o que vale Anselmi.

  • MrRalboa
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 6:42 pm

    A única que está a pecar em Anselmi apesar de entender que quer implementar as suas ideias é insistir em construir de forma lenta apartir dos centrais sendo que nenhum é bom para esse tipo de tarefa . Aliás acho que o melhor será sempre tirar um dos centrais e meter um médio (Perez ou Eustáquio) nessa função de construção caso contrário vamos ser sempre frágeis e com um adversário a fazer pressão alta será sempre uma casa arder . São poucas as jogadas com princípio meio e fim que vi desde a chegada de Anselmi mas dou o benefício da dúvida pelo plantel que tem a disposição
    É dar tempo de fazer uma pré época com um mercado á sua imagem (veremos a capacidade de investimento nesse capítulo) e só depois se poderá realmente fazer uma avaliação.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:58 pm

      Concordo com tudo! Só creio que a insistência nesta forma de jogar e com estes protagonistas (centrais à cabeça) vai atrasar ainda mais a evolução da equipa e dos jogadores. Penso que claramente não está a resultar, a qualidade de jogo tem sido francamente baixa e não dá nenhuma base para construir sobre ela.

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 6:32 pm

    Acabou de chegar, tem um plantel fraquinho, perdeu dois dos melhores jogadores, ainda não teve grande tempo para treinar e já se consegue perguntar “quanto crédito tem”?
    Se por acaso tivesse perdido os jogos quase todos, talvez até seria de perguntar o que está a fazer, mas a verdade é que só perdeu 1 em 6.
    Sempre houve bastantes despedimentos em Portugal, mas talvez estejamos a chegar aqui a uma fase de brasileirão em que tudo o que seja menos de 3 treinadores numa época é anormal.

    • bong0
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:56 pm

      Tenho exatamente a mesma percepção: ainda agora chegou, tem um plantel miserável (ainda para mais depois de perder 2 dos melhores jogadores) e não à sua imagem. Penso que vai ter crédito para começar a próxima época do zero desde que não seja um descalabre até ao final do campeonato. Isto é, um 3º lugar seguro chega.

      • j-pereira
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 10:02 pm

        Ninguém lhe pede mais do que isso, mas a qualidade exibicional não dá nenhumas garantias sobre isso. Com um Braga em crescendo (ainda que bastante frágil ainda) e a jogar assim não me parece que o 3º lugar esteja assim tão seguro. Se o Porto melhorar significativamente aí sim, não haverá discussão e penso que poderá deixar o Braga a alguma margem.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:07 pm

      Olá, boa tarde. Ninguém está a pedir o despedimento, e obviamente que tem de ter a oportunidade de montar o seu plantel no final da época. Estou apenas a fazer uma avaliação ao seu trabalho, que, no meu ponto de vista, tem sido insuficiente até ao momento. Só perdeu um jogo, sim, mas também só ganhou 2 e nenhum de forma convincente. Não vejo melhorias em nenhum jogador, nem no processo coletivo, em especial ofensivo.
      Ainda assim, é muito diferente iniciar uma época com resultados e exibições penosas do que com algum crédito por trabalho feito em poucos meses na época anterior. É completamente diferente!

    • disturbed17
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:04 pm

      Essa desculpa do plantel fraco que já se ouve desde a chegada do Sérgio Conceição é cada vez mais ridícula. A direção/adeptos não têm culpa de os treinadores não saberem ou conseguirem colocar os jogadores a render.
      O Amorim foi campeão em 20/21 com um plantel que valia metade do que vale este do Porto, há dúvida que Fran Navarro, David Carmo, Ivan Jaime, etc etc… Renderiam muito mais com outro treinador?

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:10 pm

        Adan da primeira época não estará assim tão distante do nível do Diogo este ano. Os laterais eram o Nuno Mendes e o Porro. Coates, Neto e Feddal, não sendo prodigiosos, eram obviamente mais seguros do que a tripla do Porto tem mostrado (e ainda havia Inácio, que mesmo a entrar na equipa não seria inferior ao Zé Pedro). Palhinha, João Mário, Matheus Nunes, Bragança eram melhores opções do que Eustáquio, Varela e… não há mais sequer. Meter ainda o Pote e o Nuno Santos.
        Obvio que o contexto mete jogadores a render mais, mas estaria longe de assumir que o plantel do Sporting desse ano valia metade do que este do Porto atual. Olhando ao rendimento das épocas, no 11 combinado, entrava o Samu, o Djaló, talvez o Diogo Costa.

        • NCM
          Posted Fevereiro 22, 2025 at 12:54 pm

          Antes de mais, quero dizer que gosto do teu raciocínio e das tuas opiniões, no geral. Concordo absolutamente na avaliação das 2 equipas. A defesa do Sporting é bastante superior e tem também muitas e melhores opções para o meio campo. E o DC não é melhor que o Adan da 1° época. Infelizmente como portista concordo contigo. Num 11 combinado só esses 3 entravam na equipa titular.

  • Gil-Galad
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 6:26 pm

    Tem total. Até ao final da época com qualquer resultado e com qualquer lugar no campeonato. Já mostrou mais capacidade em meia dúzia de jogos difíceis do que o Vitor Bruno na época toda. Ontem em Roma, fez um jogo muito competente com 11 e competente com 10. Acabou 3-2 e a Roma não levantou o pé. Tem a primeira derrota (uma normalíssima já com qualquer equipa do Porto em Roma) e agora seria posto em causa? Loucura.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:11 pm

      Concordo contigo no ponto dos jogos difíceis, mas pareceu-me sempre que o Porto esteve sempre muito mais próximo de não perder do que efetivamente de ganhar. O que quero dizer com isto é que não vejo jogo ofensivo fluido que permita a equipa estar perto de ganhar nesses jogos, e mesmo nos jogos em que tinha obrigação de ganhar. Mas com mais tempo de treino, espero que melhore. Não estou a pôr em causa o seu emprego, só a fazer uma avaliação do trabalho até ao momento.

  • Dca
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 5:56 pm

    Epah.. Temos sempre de respeitar as opiniões, mas futebol vistoso e dominante do Vitor Bruno? Criar com relativa facilidade oportunidades de golo? Mundo completamente diferente do meu, pois o futebol era paupérrimo, na base do cruzamento, a pressão era má e o criar com facilidade oportunidades de golo… Por amor de Deus. E de repente o Anselmi já é posto em causa? O VB conseguiu registos miseráveis esta época, dos piores do século, mas este em 1 mês já teria que ter feito muito melhor quando o outro com anos de casa, pré-época, etc não conseguiu nada.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:16 pm

      A parte do vistoso e dominante foi muito a espaços, mas ficaram-me na retina os jogos com Rio Ave, AVS e Boavista (ainda que este com a atenuante da situação do Boavista). É a minha opinião, o Porto mostrou laivos de equipa dominante internamente, embora as fragilidades fossem evidentes nos jogos mais complicados. Não estou aqui a pôr em causa o despedimento de VB nem a continuidade de Anselmi, longe disso. Como digo, com tempo de treino e a jogar apenas 1x por semana, veremos se as melhorias acontecem. Para já, os sinais, para mim, não foram animadores! Espero estar errado obviamente.

  • LevonAronian
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 5:54 pm

    Se anselmi é treinador para o Porto não sei.
    Duvidar disso em função de 5 ou 6 jogos, sempre com pouco tempo de recuperação, num treinador pela primeira vez na Europa, com uma equipa esfrangalhada psicologicamente, não construída em função de um treinador que já se sabia ter um estilo específico, é que ainda perde 2 jogadores dos mais influentes após o primeiro jogo, não faz grande sentiso

  • fishabc
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 5:52 pm

    Vendo de fora (adepto rival), eu acho que é a pior equipa do porto desde que me lembro principalmente depois do mercado de janeiro sendo assim nao faz sentido avaliar o trabalho do treinador.
    Deste plantel so ficava com o diogo, tiago djalo, moura, joao mario, martim, alan, samu, mora e talvez o eustaqio e o pepe e maior parte seria suplente ou seja metade do plantel mandava embora

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 5:48 pm

    Porra, o homem acabou de chegar!!! Há sempre alguém pronto a fazer um funeral de um treinador.
    É dar-lhe a pré-época e ver o que consegue fazer no próximo ano.

    • j-pereira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:19 pm

      Não há aqui nenhum funeral, Anselmi vai e tem de continuar até ao próximo ano. Mas o período de lua de mel acabou, e é preciso haver melhorias na qualidade de jogo (os resultados virão por acréscimo). É essa a minha principal crítica, a de que a qualidade de jogo tem sido bastante pobre. Agora com mais tempo de treino, veremos, mas o meu entusiasmo dissipou-se com estes primeiros jogos, apesar de a equipa estar claramente mais competitiva, tem uma dificuldade gritante em criar jogadas neste sistema.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 5:44 pm

    Com a devida antecedência fiz um paralelismo entre o United e o Porto porque ambos me parecem ser treinados por pessoas algo obstinadas.
    Se no United já deu claramente para perceber que a sua forma de jogar favorita não cola com o plantel, no Porto eu já não sabia porque não sigo o clube como sigo o United.
    Treinador vai para um clube para melhorar o que encontra. É essa a base mínima. Se não consegue, está a ser incompetente. Simples. No caso do Porto também acho que ninguém lhe pede títulos e acho muito interessante ler alguém a falar naquilo que acho ser quase mínimo olímpico para treinar uma equipa: olhar para o quem, analisar e montar um sistema que funcione. Só.
    No United temos um treinador que é incapaz de jogar com uma defesa clássico a 4. Incapaz.
    No Porto até o Ranieri ontem disse que contava com erros a construir porque os defesas do Porto o cometem. Olho para aqueles três e não vejo nenhum jogador especialmente hábil, frio ou inteligente para a circunstância. Claro que alguns já queriam meter o Djaló lá no topo provavelmente são os mesmos que há algum tempo aqui no blogue estava eu a entrar para o oitavo ano do liceu e alguém disse que o futuro do futebol em Portugal seria ter academias em Angola etc. Acho muito honestamente que já não sou o único a ter percebido algum tipo de tara ou fascínio por jogadores com um determinado tipo de background. São taras e é melhor largarem certos sítios da internet porque vos estão a meter coisas na cabeça.
    Mas Hey, também já li que o Feddal é que dava estabilidade à defesa do Sporting. Já li de tudo.
    Correndo o risco de errar e sem problema de o fazer acho que o Porto arranjou um treinador ávido de protagonismo que vai continuar a inventar taticamente com prejuízo para o grupo de jogadores. Será o United da tuga. E será interessante perceber se alguns vão dizer do próprio clube o que diziam do Amorim caso o Anselmi faça coisas parecidas.
    Como dizia o outro, pimenta no dos outros é sempre refresco.

    • For Dummies
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 8:25 pm

      Primeiro de tudo devo escrever que não compreendo este artigo, parece-me algo cedo para estar a colocar a questão em causa.
      Segundamente, devo admitir que já fui mais crítico das tuas opiniões relativamente ao United do Amorim, mas nestes últimos jogos em que a “fava” tem calhado ao clube que apoio, começo a compreendê-las. A insistência num sistema que teima em não resultar com os jogadores em questão, no fundo, mas que tais dados obriga qualquer treinador a reflectir no resultado momentâneo que tem de criar e depois em momento oportuno (pré-época, mercado aberto) poderá começar a impôr o seu sistema.
      E assumo que neste momento, parece-me absurdo como treinador de bancada continuar a assistir à mesma forma de jogar, na mesma táctica, na mesma função, e não ver evolução absolutamente alguma para dar mais crédito à ideia de jogo porque um treinador também deve ser versátil – provavelmente, arrisco-me a escrever nenhum treinador foi eternamente feliz com apenas um sistema táctico ou um só plano de jogo.

      • j-pereira
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 10:08 pm

        A questão do artigo tem mais a ver com a qualidade exibicional da equipa (em que se esperava uma clara melhoria) do que propriamente com os resultados. A ideia não era questionar o seu emprego nem pedir a sua “cabeça”. É ponto assente que tem de continuar na próxima temporada. A questão é como é que chega lá: se com crédito por ter colocado a equipa a render, seja com que sistema, se com exibições confrangedoras e resultados medianos, como têm sido até agora, com reflexos nas competições a disputar no próximo ano.

Deixa um comentário