Rodri merecia a Bola de Ouro, a época passada esteve a um nível assombroso e sempre constante… sendo que a sua performance individual teve impacto directo e fundamental em vários jogos “grandes” e na conquista de títulos por parte do seu clube!
Fechava o pódio com Messi em segundo e Haaland a fechar!
Saudações desportivas
Rock
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:28 am
1 Haaland ( melhor marcador de tudo , vencedor de tudo , foi a principal difrenca pro City conseguir a sua primeira Champions tem de se dar ainda mais valor )
2 Messi ( Fez um meia epoca muito boa e um mundial , que ganhou , ainda muito melhor )
3 Mbappe ( Grande Mundial , vice campeao , e uma boa epoca no PSG apesar de estar contrariado e todos os outros stress )
Este era o meu top 3 , vamos ver como vai ser , acho um bocado forcado nao ser o Haaland quando falavamos dele todas as semanas e bateu logo o recorde de golos na Premier e ganhou tudo o que havia pra ganhar , se é melhor jogador que o Messi , não . Mas que foi melhor a epoca passada nao tenho as minimas duvidas …
salo
Posted
Setembro 10, 2023 at
9:30 pm
Foi uma grande injustiça o Mário Jardel ter terminado a carreira sem ter ganho nenhuma bola de ouro!!!
Contra Informação
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:31 pm
O Jardel nasceu na década errada, mais uns aninhos e tinha por aqui uns fãs malucos do excel a defender 3 bolas de ouro para ele
Artur Trindade
Posted
Setembro 11, 2023 at
12:34 pm
Assim de cabeça ultimamente lembro-me de 2 pontas de lança que tenham vencido a BO, o Benzema e antes o Shevchenko, vinte anos antes.
Mas no século passado, houveram muitos que venceram, portanto o Jardel até nesceu na altura certa para vencer, mas os melhores clubes que jogou foram o FCP, Sporting e Galatasaray, era díficil ser sequer equacionável.
Artur Trindade
Posted
Setembro 11, 2023 at
1:51 pm
* houve muitos que venceram.
* nasceu.
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
9:49 am
Mas transparece nas tuas palavras um azedume, uma mancha que o cobtres, por aquilo que se tornou como jogador no final, e pelo feitio que sempre teve, que eu não valorizo em nada, quando o trabalho é falar do jogador, do legado imenso que vai deixar, e que tento proteger.
Tu funcionais mais por momentos repentinos, lembro-me já na pré-época da 1ª época no PSG, em que afirmava aqui que era Mbappé a estrela, pelo rendimento, e levaste até á última a ideia que Mbappé era só corrida, um convencido que apenas atrapalhava a estrela Messi, e a meio do mundial deu-te o click que passou a ser Messi o melhor, quando o processo já tinha acontecido lá atrás.
A linhagem é Henry, Ronaldo e Mbappé.
O Nazário tendo o arranque que falas, fez 2 épocas de ET, mas era furão com bola, pelo meio, jogador único que muito admirei na juventude, mas nunca explorou as faixas, não sendo um assistente natural como Ron
aldo/Mbappé por isso.
R9 nunca foi um explorador do espaço vazio, divertia-se a driblar os defesas.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:15 am
Bom como diria o outro o futebol é o momento. Preciso de recordar-te que não sou eu que sou inconstante, mas sim o rendimento do Mbappé, que tarda a chegar a outro nível?
Esse é o problema dele, aprender a ser Mbappé todos os dias. À falta de melhor dou-te o exemplo de Michael Jordan no Last Dance, quando ele diz que qualquer pessoa que tenha pago um bilhete para o ver jogar viu sempre o melhor dele. Sim, foi aquilo que Messi e Ronaldo fizeram durante uma década, ou seja rendimento constante, e que hoje já só fazem nos camelos e nos cowboys, e infelizmente nas suas seleções nacionais, estando a prejudicar, e muito, uma renovação que quanto mais tarde for feita pior será .
Claro que o facto do Ronaldo ser um palerma, um burro e um arrogante não me faz ter boa imagem dele. Não concordo com a linhagem na justa medida em que Cristiano Ronaldo herdou muito pouca coisa de Henry, e Mbappé muita coisa. Normal é francês, foi criado no Mónaco, o clube onde Henry também nasceu, é absolutamente normal ser uma referência óbvia do futebol dele.
Francisco Torgal
Posted
Setembro 10, 2023 at
2:54 am
Não se trata de quem é o melhor jogador mas de quem foi o melhor jogador na época 22/23.
Haaland
Kevin De Bruyne
Messi/Rodri
Mbappé
Vini Jr
Continuo a achar chocante o Stones não estar nos nomeados.
20324AC10
Posted
Setembro 9, 2023 at
10:34 pm
64 g/a, vencedor da champions como melhor marcador, vencedor da premier league como melhor marcador e vencedor da taça de inglaterra. Não sei se a supertaça europeia contará como troféu da época passada ou já desta mas também vencedor. Parece-me claramente a melhor época individual da história do futebol a não vencer a bola de ouro, confirmando-se esta cegada toda de darem mais uma bola de ouro ao Messi.
Fireball
Posted
Setembro 10, 2023 at
5:12 pm
A melhor época individual mas depois o que contam são os títulos coletivos? Em que ficamos?
Se queres mesmo falar em época individual, fora os dois ETs, a época de 13/14 do Suárez foi absurda e só não foi premiada com mais distinções (alem da Bota de Ouro e do Jogador do Ano da Premier League), porque infelizmente conta-se demasiado os troféus coletivos nestas coisas e sem Champions ou Premier nunca na vida ganharia.
20324AC10
Posted
Setembro 11, 2023 at
12:18 am
Que eu saiba os títulos coletivos contam para vencer o prémio, uso o termo individual porque não se pode dar a bola de ouro ao Manchester City, lol.
Antonio Fauco
Posted
Setembro 9, 2023 at
11:09 pm
A melhor época INDIVIDUAL da história do futebol provavelmente será a que correspondeu aos 91 golos de Messi num ano.
Isto porque se falas de títulos conquistados estás obrigatoriamente a falar de conquistas em equipa. E, apesar desses títulos todos, parece-me exagerado falar em melhor época individual da história do futebol quando o jogador de que falas desapareceu por completo em todas as finais que foram jogadas.
Mas sim, será uma “cegada”.
Há muita gente chateada com o desenrolar dos últimos anos…
20324AC10
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:35 am
Eu falei em campanhas que não receberam o prémio bola de ouro. Mas pronto de qualquer maneira quiseste ser picuinhas e falar do individual porque eu pus lá a palavra, se quiseres eu reformulo apesar de tu teres percebido exatamente aquilo que eu quis dizer. (Caso Messi vença) Na minha opinião, será a melhor campanha futebolística da história do futebol a não vencer a bola de ouro, PORQUE OS TÍTULOS COLETIVOS FAZEM PARTE DOS CRITÉRIOS PARA DETERMINAR O VENCEDOR. Está bom assim?
Neville Longbottom
Posted
Setembro 11, 2023 at
6:22 am
Quem é que decidiu os critérios? Para mim são completamente irrelevantes. Está bom assim?
20324AC10
Posted
Setembro 11, 2023 at
11:37 am
Gostas de olhar para estes prémios de maneira totalmente irrealista, pronto. Cada um com a sua pancada. Beijinho
Luke Skywalker
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:29 am
Não sendo advogado de defesa, mas a verdade é que ele referiu como a melhor época individual a não ganhar a Bola de Ouro (se isso acontecer). A pressa é tenta para “bajular” o Messi que depois dá nisso…
Já agora, concordo com o user acima em que provavelmente as melhores épocas individuais a não ganharem o prémio foram só Ronaldo/Messi quando um deles não ganhou durante o seu domínio em conjunto no futebol mundial.
Veridis Quo
Posted
Setembro 9, 2023 at
10:40 pm
A melhor época individual da história a não ganhar é todas aquelas de Messi e Ronaldo no ano em que um deles não venceu.
20324AC10
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:28 am
Nunca um deles ficou sem vencer uma bola de ouro com um “treble” nas mãos.
Veridis Quo
Posted
Setembro 10, 2023 at
2:24 pm
Nunca um deles, no auge, se limitava a marcar golos. E a bola de ouro é, ou devia ser, uma reflexão de capacidade individual enquanto jogador. Não um reflexo de ser o melhor jogador ou quem marca mais na equipa que mais vence.
20324AC10
Posted
Setembro 11, 2023 at
12:20 am
Eu não estou a por isso em questão amigo. Mas a bola de ouro é entregue àquele que ganhou grandes títulos além da excelente época.
Para mim o Mbappé é claramente, mas mesmo muito claramente o melhor jogador do mundo. No entanto, todos sabemos que ele não vencerá a bola de ouro.
Contra Informação
Posted
Setembro 10, 2023 at
3:23 pm
Continua a confusão entre bota de ouro e bola de ouro na cabecinha de algumas pessoas, incrível como 10 anos nao foram suficientes para aprenderem alguma coisa
Tiago Silva
Posted
Setembro 9, 2023 at
10:15 pm
Messi, Vini, Haaland, Rodri
Contra Informação
Posted
Setembro 9, 2023 at
9:51 pm
Messi
De bruyne
Gundogan
mbappe
ForsenCD
Posted
Setembro 9, 2023 at
7:38 pm
O jogador mais consistente ao mais alto nível vai perder isto porque basta fazer uns jogos com Marrocos, Arábia Saudita, Austrália e Mexico.
Rodri deixa estar, para mim foste o melhor jogador do mundo da época passada.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 9, 2023 at
8:38 pm
És capaz dizer, sem te escavacares a rir, que o Rodri é melhor que o Mbappé ou o Messi?!
É esta a mentalidade dos amantes da mediocridade, daqueles que não estimam o futebol e não o valorizam. Suspeito que nos próximos anos vão achar em Haaland um ídolo, porque o objetivo é tornar tudo banal, tudo estatístico e e sobretudo tudo físico, tudo lógico de um ponto de vista atlético. Tudo explicável pelo paradigma do, se trabalhares consegues.
Ah e quando Haaland não mete um golo nas duas meias finais da Champions, ou na Final ou na Supertaça Europeia, então volta o argumento do passado, marcou quinhentos golos, logo é o melhor, mesmo que sejam golos contra os pequenos, mesmo que falhe nas ocasiões importantes.
Por tudo isto se olhas para um génio como Mbappé e para uma máquina de meter golos como Haaland, e preferes Haaland isso define-te. Diz tudo sobre a forma como vês futebol.
Fireball
Posted
Setembro 10, 2023 at
5:17 pm
Mbappé não é um génio. Génios são Aimar, Messi, Ronaldinho, Rivaldo, até Ronaldo (o verdadeiro). Jogadores que inventam jogadas sozinhos, que fazem o que mais ninguém faz com a bola. Mbappé é um jogador muito bom com uma velocidade muito acima da média, na qual se baseia muito o seu jogo. Mas nada do que outros não façam. Aliás, Cristiano Ronaldo fez durantos anos a fio aquilo que Mbappé faz, mas ainda melhor. E C. Ronaldo não é um génio do futebol, é isso sim, um atleta extraordinário.
Artur Trindade
Posted
Setembro 9, 2023 at
10:24 pm
Paulo, dás a tua opinião sem necessidade de agradar a gregos ou troianos, e admiro isso, mas existe um histórico de opiniões onde discordamos várias vezes, mas deixa-me dar-te as boas vindas ao mundo Mbappé, onde sempre estive naturalmente, dizendo faz 3 anos que é indiscutivelmente o melhor mundial, muito superior a Haaland, mas como consegues adorar Mbappé sem adorar Ronaldo?
Compreendo que possa haver alguns motivos pessoais, aversão á sua personalidade narcisista, mas Mbappé é descendência direta de Ronaldo, nas suas características de jogo baseado nas faixas laterais do ataque, partindo para a área no ataque ao golo, na furiosa procura da profundidade, dos espaços nas costas das defesas, por isso é incompreensível essa distinção que fazes de génio para o Ronaldo (o antigo, até aos 33).
Ronaldo venceu as 5 BO á custa desse génio, ao qual juntou os números de Haaland, que Messi também tem, os números de Haaland.
Génio sem a vertente física é Maradona, apenas juntou as 2 vertentes, mesmo que em moldes inferiores a Messi (a parte física) até aos 26/27, e maioritariamente por isso não teve números.
Sem componente física acentuada não há números, o génio não chega.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 10, 2023 at
6:55 am
Bom dia, eu não meto um pelinho no valor do grande jogador que foi Ronaldo do auge de há uns anos, meto-o no da atualidade e da decadência. E sim Mbappé, como fan assumido dele, incorpora elementos no seu jogo desse Ronaldo, tendo a sorte de ter mais talento individual, e de ser mais dotado tecnicamente, logo tem o potencial para vir a ser melhor, algo que só conseguirá se trabalhar como um touro.
Mas digo-te que sinceramente o Ronaldo que ele me faz é o outro, o Nazário, o fenómeno. Tem exatamente o mesmo tipo de arranque em velocidade pura, parece um clone dele, nisso e na forma como remata. Nota-se que também é um jogador que deve ter admirado.
E nota-se igualmente muito do jogo de Thiery Henry nele. Aquela forma de partir coladinho à linha, e rasgar o jogo com diagonais rápidas, venenosas e incisivas.
Queria apenas fazer notar que eu percebi quem ia ser Mbappé mal vi um jogo do Mónaco contra uma grande equipa do Dortmund que ele, com 17 aninhos, varreu de cima abaixo. Para mim há muito que o sucessor do Messi iria ser ele, deve a si próprio, e às suas más escolhas de carreira não o ser indiscutivelmente( para mim é, acho que a final do Mundial demonstrou-o de forma clara),
Luke Skywalker
Posted
Setembro 10, 2023 at
12:45 am
Muito bem observado. Gostar do Mbappé, hoje em dia, é quase o mesmo do que gostar do Ronaldo há uns bons anos. O estilo de jogo é similar, sendo que o Ronaldo, como ET que foi, juntava muito mais números, claro.
Antonio Fauco
Posted
Setembro 9, 2023 at
7:58 pm
Sendo honesto, deverias colocar ai também nos teus “jogos” Holanda, Croácia (com o histórico que tem tido nas últimas competições internacionais), França, Inglaterra (uma vez que colocas Marrocos, deves estar a falar também do Mbappe).
O que estes comentários e todas estas ginásticas mentais me fazem rir!
Jeco Baleiro
Posted
Setembro 9, 2023 at
7:02 pm
Messi
De Bruyne
Haaland
Mbappé
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 9, 2023 at
6:03 pm
Messi, De Bruyne, Haaland e Mbappé. Mais difíceis as escolhas mas ainda assim lógicas. Avizinham-se dois confrontos escaldantes nas meias.
Um dia destes um amigo meu perguntava-me porque razão acho o Mbappé o melhor jogador do mundo. Por tudo. Por ser tecnicamente um génio, o mais rápido, o mais forte, o mais contundente, o mais decisivo. Está a um nível incrível, precisa apenas de ter ao seu lado a equipa certa, que ainda não teve.
No fundo pelas mesmas razões que antes achava Messi o melhor: ter olhos na cara, só isso chega.
Acho que é importante que o critério mude, e que o melhor passe a vencer, e não outros critérios surrealistas como os títulos que venceu, que depende do desempenho coletivo das suas equipas. O melhor deve ser individualmente aquele que esteve e é melhor, ponto.
Bem sei que por este critério Messi teria umas 15 Bolas de Ouro, mas o que é engraçado ver hoje em dia é o contorcionismo intelectual da ronaldagem, digno das acrobacias mais raras, que há uns anos diziam que o que contava era os títulos coletivos, seja qual for o contributo de um jogador para eles( tipo vê-los muito maçados pelo Mestre não ter estado no 11 ideal do Euro 2016, quando não jogou ponta de um corno), e não a qualidade e o que faziam os jogadores no campo.
Acho que o fim desta era na qual um jogador foi promovido a um patamar que não era o seu deve ser uma oportunidade para voltar atrás e repor as coisas no seu sítio. No fundo no sítio onde estavam antes de Blatter em 2013 ter tido aquela saída infeliz, e de repente terem mudado as votações da Bola de Ouro.
Oldasity
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:47 am
O Mbappé até pode ser o melhor do mundo, mas não o demonstra assim com tanta regularidade.
Marcou imensos golos, mas não jogou assim tão bem no último ano. Já teve anos melhores.
Messi se ganhar, o que não acredito que aconteça, não será apenas pelo Mundial. Não foi só 7 jogos que fez e ganhou um troféu. As pessoas estão-se a esquecer que Messi até ao Mundial estava a ser o melhor do mundo, e isso, a meu ver, tem de entrar nas contas. Já parece que foi à uma eternidade e que não deveria contar, mas a verdade é que conta. E em contrapartida o Mbappé até ao Mundial estava num nível apenas bom. Neymar, por exemplo, estava num nível MUITO superior.
Ainda me lembro de na 1ª fase da época falar-se tanto em Verratti, Vitinha e Messi naquele trio do meio campo que simplesmente não perdia a bola, mas para uns a memória é mais curta.
E isto não é como no ano em que Modric ganhou, por exemplo. Messi tem números (mais G+A que Mbappé e Haaland), ou seja tem este fator a favor, não é como se tivesse acabado a época com meia dúzia de golos e assistências.
Outra coisa, Mbappé não fez o Mundial que querem fazer parecer. O melhor jogador da França, até à final foi Griezmann, sendo que este eclipsou-se completamente na final, não Mbappé. Basta ir ver a pontuação por jogo. Mbappé na final esteve apagado até aos 70 e tal minutos e só depois entrou em modo melhor do mundo. Mas no restante torneio não teve assim tão bem, marcou alguns golos, mas esteve bastante desastrado a maior parte dos jogos. Já Messi carregou COMPLETAMENTE a equipa, todos os jogos. Marcou em todas as fases (só não marcou em 1 jogo), foi o 2º melhor marcador com menos 1 golo que Mbappé, foi o melhor assistente e ganhou o prémio de melhor em campo em TODOS os jogos á exceção do jogo com a Arábia. Ganhou, inclusive, contra a Polónia e ofereceu a Mac Allister. Não foi apenas 7 jogos que ganhou e ficou apenas a ver o tempo passar. Foi um jogador completamente decisivo em todos os jogos (esteve em praticamente todos os golos, de forma direta ou indireta).
Haaland, a meu ver, nunca poderá ganhar enquanto estiver na disputa jogadores como Mbappé, Messi, KdB e Rodri. Que, como jogadores de futebol, foram superiores.
Em relação a Messi ter 15 Bolas de Ouro, parece-me um pouco de mais. Pelas minhas contas deveria ter 12 e deveria ganhar a 13ª agora.
Fireball
Posted
Setembro 10, 2023 at
5:07 pm
Eu acho que a malta se esquece que sim, Mbappé marcou 3 golos na final, mas 2 deles foram penalties. Não acho que tenha entrado em nível melhor do mundo coisa nenhuma, marcou um grande golo, verdade, mas bater dois penalties qualquer um bate (e não me venham com a tanga de que é preciso muito skill, basta atirar a toa e acertar no lado oposto ao GR e está feito, qualquer nabo consegue marcar dois),
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
7:26 pm
Sendo coerente, qualquer nabo consegue marcar os 4 golos de penalty do Messi no mundial, e ainda não falhar o quinto contra a Polónia.
Granda nabo o Messi, bastava ter atirado á toa.
A Argentina foi a 1ª seleção a ter 5 penaltys a favor, e alguns não marcados contra si.
Melhores jogadores na final, Argentina: Di Magia, França: Mbappé.
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
4:12 pm
Vai tudo do possível exagero das nossas avaliações consoante as nossas preferências, isto claro aos olhos de quem têm uma visão diferente da nossa.
A minha análise aos mesmos acontecimentos, com os MEUS possíveis exageros, é a seguinte:
Ponto prévio, qualquer coisa que se passe na liga francesa, nunca se pode dizer “Estava a ser o melhor do mundo”, porque NÃO DÁ, é uma falta de respeito por todos os jogadores que não optaram pelo facilitismo de Neymar, de Messi, e pelo aselhice de Mbappé de ainda lá continuar.
O coeficiente da liga não permite essas análises.
Mbappé na 1ª época em que jogou junto com Messi e Neymar, andou a jogar sozinho, correto?
A diferença para os outros foi grande, concordas?
Na 2ª época, Mbappé já não jogou sozinho, os 2 colegas de ataque melhoraram, e estiveram os 3 bem até ao mundial, sendo que o coletivo nunca podia funcionar, pois como disse o Roger, não podes jogar com aqueles 3 avançados na mesma equipa.
O Mbappé numa análise tática, foi sacrificado no seu rendimento, obrigado a jogar no meio, para acomodar o Neymar na sua posição, por sua vez para permitir a Messi jogar no meio como gosta e consegue nesta fase da carreira.
Talvez aí tenhas uma explicação para o rendimento fogachos, que referes.
Dá-se o mundial, onde quando referes os números de Messi, ignoras que alguns golos ocorreram de penaltys, alguns deles obtidos de maneira duvidosa, e que tem uma equipa disposta a morrer por ele, dispondo-se taticamente ao seu dispor, como não encontraria em mais equipa nenhuma do mundo, daí também uma explicação para o seu rendimento.
Aquilo não é repetível em equipas da Europa de 1º nível, ter os colegas dispostos por forma a poderem tabelar em todo o campo com Messi.
É verdade ou mentira que chegados ao prolongamento da final, TODA a comunicação social veiculou esta análise, o título de melhor jogador da competição, cairá para o vencedor da competição.
Nestas condições não é possível atribuir vantagem relevante de rendimento, a nenhum deles, no mundial.
O Mbappé regressa aos treinos do PSG, 2/3 semanas antes do PSG, faz uma 2ª metade de época superior a Messi, e os fans deste dizem que Messi já terminou a época, não precisa de fazer mais nada, perante a indignação dos adeptos franceses.
Esta 2ª metade não conta para a tua análise da época dos 2? Porquê? Porque se contares, fará com que tenhas que dar vantagem na época do PSG a Mbappé, sendo que Neymar terá desaparecido como normal?
Antonio Fauco
Posted
Setembro 10, 2023 at
2:56 pm
Totalmente de acordo.
Artur Trindade
Posted
Setembro 9, 2023 at
10:49 pm
Não pode haver tanta inflexibilidade, o vencedor da BO nem sempre coincidiu com o(s) melhore(s) jogadore(s), existiu sempre lugar para alguns vencedores como Canavarro ou Modric, que coincidiram com épocas menos potentes de Messi e Ronaldo, no caso de Modric.
Se fizeres o comparativo desta época de Messi, com as épocas de Messi/Ronaldo em 2018, o espaço para Rodri/Haaland, seria superior a Modric, isto claro excluindo já que o melhor (Mbappé) não vencerá.
Cairá naturalmente para Messi, calando definitivamente todos os Messi fans, acerca de BO ganhas essencialmente por marketing
Antonio Fauco
Posted
Setembro 10, 2023 at
3:01 pm
A prova de que não há nada que vá “calar todos os X fans” é precisamente a deste mundial que a Argentina venceu. Com esta conquista, Messi, para além de ser francamente o melhor à prova do olho (e para isso é preciso que se vejam jogos dele, o que muita gente não faz apesar), tem o melhor G/A desde que joga, é dos melhores finalizadores, criadores e dribladores de sempre (só não digo “o melhor” para não ferir suscetibilidades), tem conquistas em todas as provas que jogou (com exceção da copa de frança) e, finalmente, tem 1 Copa América e 1 Mundial (que eram os argumentos que os fans de outros jogadores se gostavam de agarrar). Mesmo com estes dois últimos troféus, como podemos ver, continuam a existir debates e acrobacias (“só ganhou pelos penaltis” [mas ao mesmo tempo enaltecem o Mbappe como tendo feito uma final de Mundial de extremo nível, quando esteve totalmente desaparecido até ao minuto 80 e uma decisão estúpida do Otamendi reavivou o jogo], “a Copa América é super fácil, que seleção europeia não ganhava à Bolívia” [adoraria ver a maioria das seleções europeias a jogar em La Paz]).
O meu favorito e a minha escolha pessoal é óbvia, realmente custa-me como é que muita gente consegue achar que o melhor jogador é outro, mas isso de “calar os fans” nunca vai existir.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 10, 2023 at
12:07 pm
Certo, mas eu sou coerente, eu não concordo com Bolas de Ouro por Markting, tipo a de Ronaldo em 2013 depois de ter vencido ZERO títulos e ter tido um ano normalito, eu não gosto desta Bola de Ouro do Messi, tal como não gosto da de 2010, na qual Iniesta e Xavi foram prejudicados por serem dois e não um, porque basicamente venceram o mesmo que Messi, mais um Mundial, no qual foram os dois melhores jogadores. Achei injusto.
Enfim esta açorda dos prémios individuais é sempre política, e o Messi é muito prejudicado pela decadência da equipa do Barcelona nos últimos anos da sua passagem pela cidade condal. Mas obviamente foi melhor que o Ronaldo, foi sempre melhor que ele, não é sequer comparável, não podes comparar o Maradona com o Van Basten. E sim claro que o Maradona foi melhor.
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
4:49 pm
É a tua análise, mas podias acrescentar nessa de 2010 o holandês Sneijder, na lista dos que ficaram a ver passar navios (Messi), e a de 2018 onde teria sido justo dá-la a Ronaldo.
Acompanhámos o Milan holandês de Sacchi, o Inter dos alemães, e o Napoli dos sul-americanos.
O Milan é a pedra de toque do futebol moderno, onde não existe lugar para o génio de Maradona, desprovido de vitalidade física ou enquadramento tático.
Eu não me embeiço por Maradona como tu, inclusivé foi suplantado em muitos períodos por Gullit, dava-me mais prazer ver alguém menos talentoso tecnicamente, mas com uma cultura tática evoluída e um físico de fazer corar o pequeno gordinho Maradona.
Em grandes períodos das suas carreiras Mathaus suplantou e deu grandes lições a Maradona de futebol moderno.
Não podes esticar o super talentoso Maradona do início de carreira (mesmo assim inferior ao melhor Messi), que culminou no Mexico-86, mas que depois foi vencido pelo aumento de peso e pelos vícios.
Portanto no futebol moderno, não há lugar para Maradona, tinha que estar sempre no ponto fisicamente, e a posição 10 foi também descontinuada.
Messi terminou aos 36, como Maradona foi a partir dos 27, circunscrito a mandar no jogo num pequeno quadrado de terreno, normal na sua idade, mas incompatível com qualquer grande equipa desde o Milan de Sacchi, onde cada um desempenha uma função multifunções, em campo.
Percebo a razão de não entenderes a dimensão de Ronaldo, por ser esse protótipo do futebolista moderno, que envolve procurar os espaços, desmarcação como componente do génio, que antigamente podia jogar quase parado.
Extremo goleador é a linhagem iniciada por Henry, levado ao extremo da perfeição por Ronaldo com 850 golos, e continuada por Mbappé, jogadores que entram na área em diagonais, vindos dos corredores, superiorizando-se facilmente aos adversários pela velocidade, procurando os espaços vazios, marcando e assistindo com a mesma facilidade.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 10, 2023 at
5:54 pm
Certo, vemos futebol de maneira diferente, e sobretudo acho que tens qualquer coisa contra o futebol argentino. Ah e contra a genialidade, deve chatear-te que alguém tenha nascido com um talento sobrenatural para fazer uma coisa.
Tu és capaz de meter o Maradona no mesmo patamar dos jogadores da era dele, eu não. Porque simplesmente tinha olhos na cara, é simples. Ele estava a galáxias dos outros, e o Messi também esteve a galáxias não apenas do Ronaldo como dos jogadores da sua era. Chama-se genialidade.
A prova que tu és anti Messi é que para ti ele nunca merece ganhar nada, e mesmo quando ganha de forma brilhante um mundial mandas merda para cima dele. Mas isso é um problema teu, toma uns sais de fruto que isso passa.
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
7:58 pm
Correto, vemos de forma diferente, e recordando um user habitual aqui do VM, longe de ser um caso isolado, que sempre insistiu em ver bem mais génio em Félix, que em Mbappé.
Era uma análise oca, génio (o que é génio?) e mais, dá-me mais qualquer coisa, movimento, explosão, intensidade, nah isso serve para quê?
É um pouco a comparação entre o Maradona de 28 e o Gullit, o génio do Maradona (isolado de outros factores fundamentais), ficava atrás de Gullit e Matthaus, em muitos momentos.
Não era isso que se passava entre Messi e Ronaldo, pois Messi era um portento físico, muito superior a Maradona, mas Ronaldo compensou o menor génio inato com que nasceu, não foi com trabalho, pois ambos trabalharam arduamente da mesma forma, mas aproveitando a maior velocidade longa, a maior passada, maior altura, tudo factores INATOS igualmente, para conseguir explorar os espaços vazios nas costas, e no meio dos defesas, usando a sua agilidade, outro factor inato.
Ambos usaram factores inatos, e explorado-os lutaram arduamente durante a carreira, mesmo que tu ignores certos aspectos, também eles inatos.
Não foi o marketing que lhe deu nenhum dos feitos dentro dos relvados, esquece isso.
Sempre embirrei com jogadores bola no pé, muitas vezes primas donas, por vezes brinca na areia, prefiro bola no espaço, tantas vezes a forma mais rápida e eficaz de ferires o adversário.
É o erro, para ti e para muitos, para considerar o Messi tens que menosprezar o Ronaldo, e quanto a atirar merda para cima do Messi, é comum aqui entre muitos users, mandar merda para cima de alguém, apenas escolhemos alvos diferentes.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 10, 2023 at
8:44 pm
Sim mas para ti o Messi é uma merda, esse é o teu problema, para ti ele não merece ganhar nada, nunca lhe reconheces nada, nunca dizes nada de bom sobre ele, nunca és capaz de ver nada de bom nele.
Eu em relação ao Ronaldo meto-o no sitio dele, um grande jogador. Quem tem que explicar muito és tu, eu não. Um génio é um génio, e isso basta.
Artur Trindade
Posted
Setembro 10, 2023 at
10:35 pm
O único motivo de comentar constantemente neste tema, é por tu e mais uns quantos users, constantemente avaliarem-no da maneira desprezável, por razões inconscientes ou conscientes, motivadas por aversão á pessoa, ou por atitudes que tenha tomado.
Lançaram recentemente, uma narrativa/mentira de grande distância entre os 2 (uma galáxia para ti), á revelia de todos os que viveram um período de 9 anos em Espanha, de grande disputa e rivalidade, expressa nas 5 BO ganhas por ambos, no momento da saída de Ronaldo.
Claro que tu poderás sempre explicar-lhe que viveram uma mentira.
Aproveitando o menor fulgor recente de Ronaldo, atiram m.. ,a toda uma carreira, rescrevendo a história, utilizando o argumento estapafúrdio, e incapaz de ser provado, que o português terá enganado todos, durante muito tempo, pelo marketing, que terá entrado por ele em campo, classificando a sua carreira como tendo sido um Jardel, queres insulto maior?
Tento desmascarar esta estratégia, este ódio que o português Ronaldo desperta.
De Messi, digo sempre que é top-3 de sempre, atrás de Pelé, como Ronaldo também está.
Dizer mal de Messi, apenas para não deixar Ronaldo tão lá em baixo, como vocês pretendem.
Entre Messi e Mbappé, entra a minha preferência pelo jogador que Mbappé é, face ao Messi actual que representa muito, o bola no pé no seu quadrado, que não aprecio.
Paulo Roberto Falcao
Posted
Setembro 11, 2023 at
5:04 am
Bom dia dizer mal de Messi é o que fazes sempre que pegas na pena.
Mas bom o teu delírio vai ao ponto de imaginares que podes engrandecer Ronaldo e tornar Messi mais pequeno. Nunca irás conseguir fazer isso, tal como nunca tornarás o Gullit ou o Mattheus melhores que o Maradona, não tens esse poder gobelliano de manipolar a história como gostarias. És só uma pessoa que comenta umas coisas na internet, tal como eu. Fica descansado que o tempo está a meter tudo no seu sítio, já o está a fazer aliás.
Artur Trindade
Posted
Setembro 11, 2023 at
8:41 am
Tento manter a realidade histórica, aquela que foi vivida durante 9 anos em que ambos jogaram em Espanha.
Segundo os locais que a viveram, foi muito bonita, renhida e disputada essa disputa Messi/Ronaldo, onde salvo erro Ronaldo até terá marcado mais golos que Messi, sendo o binómio G/A favorável a Messi, mas equilibrado, e as BO assim de cabeça até terão sido favoráveis a Ronaldo nesses 9 anos (penso que 4).
Engrandecer? Não, apenas contrariar este revisionismo histórico que se passa em Portugal.
Não tento tornar Ronaldo, Gullit ou Mathaus, melhores que Messi e Maradona, apenas te tento mostrar que o génio não é o único factor, podendo grandes jogadores aproximarem-se de génios, e até ultrapassarem-nos em diversos momentos, tal como mostra a questão Félix/Mbappé que te falei.
Nickles
Posted
Setembro 9, 2023 at
4:48 pm
Messi. Não há duvidas aqui
Antonio Fauco
Posted
Setembro 9, 2023 at
4:20 pm
Acho hilariante a malta que tem comentado recentemente que “este blog parece um culto onde só se pode falar bem do Messi”. Basta olharmos para esta votação, onde atualmente o debate Messi-Bernardo Silva está 70%-30%, para percebermos que essa afirmação está longe de ser verdade.
Luke Skywalker
Posted
Setembro 9, 2023 at
4:19 pm
Teria sido mais justo, inicialmente, trocar o Rodri para o lado do De Bruyne / Vini Jr. Acho que ficariam as meias finais mais justas e que mais agradariam à maioria: Rodri vs Messi e Haaland vs Mbappé (em termos finais, já disse noutros posts que, mesmo o Mbappé sendo o melhor jogador do mundo na atualidade, acho que o Rodri seria o justo vencedor da Bola de Ouro, pelas mais variadas razões).
51 Comentários
Knox_oTal
Rodri merecia a Bola de Ouro, a época passada esteve a um nível assombroso e sempre constante… sendo que a sua performance individual teve impacto directo e fundamental em vários jogos “grandes” e na conquista de títulos por parte do seu clube!
Fechava o pódio com Messi em segundo e Haaland a fechar!
Saudações desportivas
Rock
1 Haaland ( melhor marcador de tudo , vencedor de tudo , foi a principal difrenca pro City conseguir a sua primeira Champions tem de se dar ainda mais valor )
2 Messi ( Fez um meia epoca muito boa e um mundial , que ganhou , ainda muito melhor )
3 Mbappe ( Grande Mundial , vice campeao , e uma boa epoca no PSG apesar de estar contrariado e todos os outros stress )
Este era o meu top 3 , vamos ver como vai ser , acho um bocado forcado nao ser o Haaland quando falavamos dele todas as semanas e bateu logo o recorde de golos na Premier e ganhou tudo o que havia pra ganhar , se é melhor jogador que o Messi , não . Mas que foi melhor a epoca passada nao tenho as minimas duvidas …
salo
Foi uma grande injustiça o Mário Jardel ter terminado a carreira sem ter ganho nenhuma bola de ouro!!!
Contra Informação
O Jardel nasceu na década errada, mais uns aninhos e tinha por aqui uns fãs malucos do excel a defender 3 bolas de ouro para ele
Artur Trindade
Assim de cabeça ultimamente lembro-me de 2 pontas de lança que tenham vencido a BO, o Benzema e antes o Shevchenko, vinte anos antes.
Mas no século passado, houveram muitos que venceram, portanto o Jardel até nesceu na altura certa para vencer, mas os melhores clubes que jogou foram o FCP, Sporting e Galatasaray, era díficil ser sequer equacionável.
Artur Trindade
* houve muitos que venceram.
* nasceu.
Artur Trindade
Mas transparece nas tuas palavras um azedume, uma mancha que o cobtres, por aquilo que se tornou como jogador no final, e pelo feitio que sempre teve, que eu não valorizo em nada, quando o trabalho é falar do jogador, do legado imenso que vai deixar, e que tento proteger.
Tu funcionais mais por momentos repentinos, lembro-me já na pré-época da 1ª época no PSG, em que afirmava aqui que era Mbappé a estrela, pelo rendimento, e levaste até á última a ideia que Mbappé era só corrida, um convencido que apenas atrapalhava a estrela Messi, e a meio do mundial deu-te o click que passou a ser Messi o melhor, quando o processo já tinha acontecido lá atrás.
A linhagem é Henry, Ronaldo e Mbappé.
O Nazário tendo o arranque que falas, fez 2 épocas de ET, mas era furão com bola, pelo meio, jogador único que muito admirei na juventude, mas nunca explorou as faixas, não sendo um assistente natural como Ron
aldo/Mbappé por isso.
R9 nunca foi um explorador do espaço vazio, divertia-se a driblar os defesas.
Paulo Roberto Falcao
Bom como diria o outro o futebol é o momento. Preciso de recordar-te que não sou eu que sou inconstante, mas sim o rendimento do Mbappé, que tarda a chegar a outro nível?
Esse é o problema dele, aprender a ser Mbappé todos os dias. À falta de melhor dou-te o exemplo de Michael Jordan no Last Dance, quando ele diz que qualquer pessoa que tenha pago um bilhete para o ver jogar viu sempre o melhor dele. Sim, foi aquilo que Messi e Ronaldo fizeram durante uma década, ou seja rendimento constante, e que hoje já só fazem nos camelos e nos cowboys, e infelizmente nas suas seleções nacionais, estando a prejudicar, e muito, uma renovação que quanto mais tarde for feita pior será .
Claro que o facto do Ronaldo ser um palerma, um burro e um arrogante não me faz ter boa imagem dele. Não concordo com a linhagem na justa medida em que Cristiano Ronaldo herdou muito pouca coisa de Henry, e Mbappé muita coisa. Normal é francês, foi criado no Mónaco, o clube onde Henry também nasceu, é absolutamente normal ser uma referência óbvia do futebol dele.
Francisco Torgal
Não se trata de quem é o melhor jogador mas de quem foi o melhor jogador na época 22/23.
Haaland
Kevin De Bruyne
Messi/Rodri
Mbappé
Vini Jr
Continuo a achar chocante o Stones não estar nos nomeados.
20324AC10
64 g/a, vencedor da champions como melhor marcador, vencedor da premier league como melhor marcador e vencedor da taça de inglaterra. Não sei se a supertaça europeia contará como troféu da época passada ou já desta mas também vencedor. Parece-me claramente a melhor época individual da história do futebol a não vencer a bola de ouro, confirmando-se esta cegada toda de darem mais uma bola de ouro ao Messi.
Fireball
A melhor época individual mas depois o que contam são os títulos coletivos? Em que ficamos?
Se queres mesmo falar em época individual, fora os dois ETs, a época de 13/14 do Suárez foi absurda e só não foi premiada com mais distinções (alem da Bota de Ouro e do Jogador do Ano da Premier League), porque infelizmente conta-se demasiado os troféus coletivos nestas coisas e sem Champions ou Premier nunca na vida ganharia.
20324AC10
Que eu saiba os títulos coletivos contam para vencer o prémio, uso o termo individual porque não se pode dar a bola de ouro ao Manchester City, lol.
Antonio Fauco
A melhor época INDIVIDUAL da história do futebol provavelmente será a que correspondeu aos 91 golos de Messi num ano.
Isto porque se falas de títulos conquistados estás obrigatoriamente a falar de conquistas em equipa. E, apesar desses títulos todos, parece-me exagerado falar em melhor época individual da história do futebol quando o jogador de que falas desapareceu por completo em todas as finais que foram jogadas.
Mas sim, será uma “cegada”.
Há muita gente chateada com o desenrolar dos últimos anos…
20324AC10
Eu falei em campanhas que não receberam o prémio bola de ouro. Mas pronto de qualquer maneira quiseste ser picuinhas e falar do individual porque eu pus lá a palavra, se quiseres eu reformulo apesar de tu teres percebido exatamente aquilo que eu quis dizer. (Caso Messi vença) Na minha opinião, será a melhor campanha futebolística da história do futebol a não vencer a bola de ouro, PORQUE OS TÍTULOS COLETIVOS FAZEM PARTE DOS CRITÉRIOS PARA DETERMINAR O VENCEDOR. Está bom assim?
Neville Longbottom
Quem é que decidiu os critérios? Para mim são completamente irrelevantes. Está bom assim?
20324AC10
Gostas de olhar para estes prémios de maneira totalmente irrealista, pronto. Cada um com a sua pancada. Beijinho
Luke Skywalker
Não sendo advogado de defesa, mas a verdade é que ele referiu como a melhor época individual a não ganhar a Bola de Ouro (se isso acontecer). A pressa é tenta para “bajular” o Messi que depois dá nisso…
Já agora, concordo com o user acima em que provavelmente as melhores épocas individuais a não ganharem o prémio foram só Ronaldo/Messi quando um deles não ganhou durante o seu domínio em conjunto no futebol mundial.
Veridis Quo
A melhor época individual da história a não ganhar é todas aquelas de Messi e Ronaldo no ano em que um deles não venceu.
20324AC10
Nunca um deles ficou sem vencer uma bola de ouro com um “treble” nas mãos.
Veridis Quo
Nunca um deles, no auge, se limitava a marcar golos. E a bola de ouro é, ou devia ser, uma reflexão de capacidade individual enquanto jogador. Não um reflexo de ser o melhor jogador ou quem marca mais na equipa que mais vence.
20324AC10
Eu não estou a por isso em questão amigo. Mas a bola de ouro é entregue àquele que ganhou grandes títulos além da excelente época.
Para mim o Mbappé é claramente, mas mesmo muito claramente o melhor jogador do mundo. No entanto, todos sabemos que ele não vencerá a bola de ouro.
Contra Informação
Continua a confusão entre bota de ouro e bola de ouro na cabecinha de algumas pessoas, incrível como 10 anos nao foram suficientes para aprenderem alguma coisa
Tiago Silva
Messi, Vini, Haaland, Rodri
Contra Informação
Messi
De bruyne
Gundogan
mbappe
ForsenCD
O jogador mais consistente ao mais alto nível vai perder isto porque basta fazer uns jogos com Marrocos, Arábia Saudita, Austrália e Mexico.
Rodri deixa estar, para mim foste o melhor jogador do mundo da época passada.
Paulo Roberto Falcao
És capaz dizer, sem te escavacares a rir, que o Rodri é melhor que o Mbappé ou o Messi?!
É esta a mentalidade dos amantes da mediocridade, daqueles que não estimam o futebol e não o valorizam. Suspeito que nos próximos anos vão achar em Haaland um ídolo, porque o objetivo é tornar tudo banal, tudo estatístico e e sobretudo tudo físico, tudo lógico de um ponto de vista atlético. Tudo explicável pelo paradigma do, se trabalhares consegues.
Ah e quando Haaland não mete um golo nas duas meias finais da Champions, ou na Final ou na Supertaça Europeia, então volta o argumento do passado, marcou quinhentos golos, logo é o melhor, mesmo que sejam golos contra os pequenos, mesmo que falhe nas ocasiões importantes.
Por tudo isto se olhas para um génio como Mbappé e para uma máquina de meter golos como Haaland, e preferes Haaland isso define-te. Diz tudo sobre a forma como vês futebol.
Fireball
Mbappé não é um génio. Génios são Aimar, Messi, Ronaldinho, Rivaldo, até Ronaldo (o verdadeiro). Jogadores que inventam jogadas sozinhos, que fazem o que mais ninguém faz com a bola. Mbappé é um jogador muito bom com uma velocidade muito acima da média, na qual se baseia muito o seu jogo. Mas nada do que outros não façam. Aliás, Cristiano Ronaldo fez durantos anos a fio aquilo que Mbappé faz, mas ainda melhor. E C. Ronaldo não é um génio do futebol, é isso sim, um atleta extraordinário.
Artur Trindade
Paulo, dás a tua opinião sem necessidade de agradar a gregos ou troianos, e admiro isso, mas existe um histórico de opiniões onde discordamos várias vezes, mas deixa-me dar-te as boas vindas ao mundo Mbappé, onde sempre estive naturalmente, dizendo faz 3 anos que é indiscutivelmente o melhor mundial, muito superior a Haaland, mas como consegues adorar Mbappé sem adorar Ronaldo?
Compreendo que possa haver alguns motivos pessoais, aversão á sua personalidade narcisista, mas Mbappé é descendência direta de Ronaldo, nas suas características de jogo baseado nas faixas laterais do ataque, partindo para a área no ataque ao golo, na furiosa procura da profundidade, dos espaços nas costas das defesas, por isso é incompreensível essa distinção que fazes de génio para o Ronaldo (o antigo, até aos 33).
Ronaldo venceu as 5 BO á custa desse génio, ao qual juntou os números de Haaland, que Messi também tem, os números de Haaland.
Génio sem a vertente física é Maradona, apenas juntou as 2 vertentes, mesmo que em moldes inferiores a Messi (a parte física) até aos 26/27, e maioritariamente por isso não teve números.
Sem componente física acentuada não há números, o génio não chega.
Paulo Roberto Falcao
Bom dia, eu não meto um pelinho no valor do grande jogador que foi Ronaldo do auge de há uns anos, meto-o no da atualidade e da decadência. E sim Mbappé, como fan assumido dele, incorpora elementos no seu jogo desse Ronaldo, tendo a sorte de ter mais talento individual, e de ser mais dotado tecnicamente, logo tem o potencial para vir a ser melhor, algo que só conseguirá se trabalhar como um touro.
Mas digo-te que sinceramente o Ronaldo que ele me faz é o outro, o Nazário, o fenómeno. Tem exatamente o mesmo tipo de arranque em velocidade pura, parece um clone dele, nisso e na forma como remata. Nota-se que também é um jogador que deve ter admirado.
E nota-se igualmente muito do jogo de Thiery Henry nele. Aquela forma de partir coladinho à linha, e rasgar o jogo com diagonais rápidas, venenosas e incisivas.
Queria apenas fazer notar que eu percebi quem ia ser Mbappé mal vi um jogo do Mónaco contra uma grande equipa do Dortmund que ele, com 17 aninhos, varreu de cima abaixo. Para mim há muito que o sucessor do Messi iria ser ele, deve a si próprio, e às suas más escolhas de carreira não o ser indiscutivelmente( para mim é, acho que a final do Mundial demonstrou-o de forma clara),
Luke Skywalker
Muito bem observado. Gostar do Mbappé, hoje em dia, é quase o mesmo do que gostar do Ronaldo há uns bons anos. O estilo de jogo é similar, sendo que o Ronaldo, como ET que foi, juntava muito mais números, claro.
Antonio Fauco
Sendo honesto, deverias colocar ai também nos teus “jogos” Holanda, Croácia (com o histórico que tem tido nas últimas competições internacionais), França, Inglaterra (uma vez que colocas Marrocos, deves estar a falar também do Mbappe).
O que estes comentários e todas estas ginásticas mentais me fazem rir!
Jeco Baleiro
Messi
De Bruyne
Haaland
Mbappé
Paulo Roberto Falcao
Messi, De Bruyne, Haaland e Mbappé. Mais difíceis as escolhas mas ainda assim lógicas. Avizinham-se dois confrontos escaldantes nas meias.
Um dia destes um amigo meu perguntava-me porque razão acho o Mbappé o melhor jogador do mundo. Por tudo. Por ser tecnicamente um génio, o mais rápido, o mais forte, o mais contundente, o mais decisivo. Está a um nível incrível, precisa apenas de ter ao seu lado a equipa certa, que ainda não teve.
No fundo pelas mesmas razões que antes achava Messi o melhor: ter olhos na cara, só isso chega.
Acho que é importante que o critério mude, e que o melhor passe a vencer, e não outros critérios surrealistas como os títulos que venceu, que depende do desempenho coletivo das suas equipas. O melhor deve ser individualmente aquele que esteve e é melhor, ponto.
Bem sei que por este critério Messi teria umas 15 Bolas de Ouro, mas o que é engraçado ver hoje em dia é o contorcionismo intelectual da ronaldagem, digno das acrobacias mais raras, que há uns anos diziam que o que contava era os títulos coletivos, seja qual for o contributo de um jogador para eles( tipo vê-los muito maçados pelo Mestre não ter estado no 11 ideal do Euro 2016, quando não jogou ponta de um corno), e não a qualidade e o que faziam os jogadores no campo.
Acho que o fim desta era na qual um jogador foi promovido a um patamar que não era o seu deve ser uma oportunidade para voltar atrás e repor as coisas no seu sítio. No fundo no sítio onde estavam antes de Blatter em 2013 ter tido aquela saída infeliz, e de repente terem mudado as votações da Bola de Ouro.
Oldasity
O Mbappé até pode ser o melhor do mundo, mas não o demonstra assim com tanta regularidade.
Marcou imensos golos, mas não jogou assim tão bem no último ano. Já teve anos melhores.
Messi se ganhar, o que não acredito que aconteça, não será apenas pelo Mundial. Não foi só 7 jogos que fez e ganhou um troféu. As pessoas estão-se a esquecer que Messi até ao Mundial estava a ser o melhor do mundo, e isso, a meu ver, tem de entrar nas contas. Já parece que foi à uma eternidade e que não deveria contar, mas a verdade é que conta. E em contrapartida o Mbappé até ao Mundial estava num nível apenas bom. Neymar, por exemplo, estava num nível MUITO superior.
Ainda me lembro de na 1ª fase da época falar-se tanto em Verratti, Vitinha e Messi naquele trio do meio campo que simplesmente não perdia a bola, mas para uns a memória é mais curta.
E isto não é como no ano em que Modric ganhou, por exemplo. Messi tem números (mais G+A que Mbappé e Haaland), ou seja tem este fator a favor, não é como se tivesse acabado a época com meia dúzia de golos e assistências.
Outra coisa, Mbappé não fez o Mundial que querem fazer parecer. O melhor jogador da França, até à final foi Griezmann, sendo que este eclipsou-se completamente na final, não Mbappé. Basta ir ver a pontuação por jogo. Mbappé na final esteve apagado até aos 70 e tal minutos e só depois entrou em modo melhor do mundo. Mas no restante torneio não teve assim tão bem, marcou alguns golos, mas esteve bastante desastrado a maior parte dos jogos. Já Messi carregou COMPLETAMENTE a equipa, todos os jogos. Marcou em todas as fases (só não marcou em 1 jogo), foi o 2º melhor marcador com menos 1 golo que Mbappé, foi o melhor assistente e ganhou o prémio de melhor em campo em TODOS os jogos á exceção do jogo com a Arábia. Ganhou, inclusive, contra a Polónia e ofereceu a Mac Allister. Não foi apenas 7 jogos que ganhou e ficou apenas a ver o tempo passar. Foi um jogador completamente decisivo em todos os jogos (esteve em praticamente todos os golos, de forma direta ou indireta).
Haaland, a meu ver, nunca poderá ganhar enquanto estiver na disputa jogadores como Mbappé, Messi, KdB e Rodri. Que, como jogadores de futebol, foram superiores.
Em relação a Messi ter 15 Bolas de Ouro, parece-me um pouco de mais. Pelas minhas contas deveria ter 12 e deveria ganhar a 13ª agora.
Fireball
Eu acho que a malta se esquece que sim, Mbappé marcou 3 golos na final, mas 2 deles foram penalties. Não acho que tenha entrado em nível melhor do mundo coisa nenhuma, marcou um grande golo, verdade, mas bater dois penalties qualquer um bate (e não me venham com a tanga de que é preciso muito skill, basta atirar a toa e acertar no lado oposto ao GR e está feito, qualquer nabo consegue marcar dois),
Artur Trindade
Sendo coerente, qualquer nabo consegue marcar os 4 golos de penalty do Messi no mundial, e ainda não falhar o quinto contra a Polónia.
Granda nabo o Messi, bastava ter atirado á toa.
A Argentina foi a 1ª seleção a ter 5 penaltys a favor, e alguns não marcados contra si.
Melhores jogadores na final, Argentina: Di Magia, França: Mbappé.
Artur Trindade
Vai tudo do possível exagero das nossas avaliações consoante as nossas preferências, isto claro aos olhos de quem têm uma visão diferente da nossa.
A minha análise aos mesmos acontecimentos, com os MEUS possíveis exageros, é a seguinte:
Ponto prévio, qualquer coisa que se passe na liga francesa, nunca se pode dizer “Estava a ser o melhor do mundo”, porque NÃO DÁ, é uma falta de respeito por todos os jogadores que não optaram pelo facilitismo de Neymar, de Messi, e pelo aselhice de Mbappé de ainda lá continuar.
O coeficiente da liga não permite essas análises.
Mbappé na 1ª época em que jogou junto com Messi e Neymar, andou a jogar sozinho, correto?
A diferença para os outros foi grande, concordas?
Na 2ª época, Mbappé já não jogou sozinho, os 2 colegas de ataque melhoraram, e estiveram os 3 bem até ao mundial, sendo que o coletivo nunca podia funcionar, pois como disse o Roger, não podes jogar com aqueles 3 avançados na mesma equipa.
O Mbappé numa análise tática, foi sacrificado no seu rendimento, obrigado a jogar no meio, para acomodar o Neymar na sua posição, por sua vez para permitir a Messi jogar no meio como gosta e consegue nesta fase da carreira.
Talvez aí tenhas uma explicação para o rendimento fogachos, que referes.
Dá-se o mundial, onde quando referes os números de Messi, ignoras que alguns golos ocorreram de penaltys, alguns deles obtidos de maneira duvidosa, e que tem uma equipa disposta a morrer por ele, dispondo-se taticamente ao seu dispor, como não encontraria em mais equipa nenhuma do mundo, daí também uma explicação para o seu rendimento.
Aquilo não é repetível em equipas da Europa de 1º nível, ter os colegas dispostos por forma a poderem tabelar em todo o campo com Messi.
É verdade ou mentira que chegados ao prolongamento da final, TODA a comunicação social veiculou esta análise, o título de melhor jogador da competição, cairá para o vencedor da competição.
Nestas condições não é possível atribuir vantagem relevante de rendimento, a nenhum deles, no mundial.
O Mbappé regressa aos treinos do PSG, 2/3 semanas antes do PSG, faz uma 2ª metade de época superior a Messi, e os fans deste dizem que Messi já terminou a época, não precisa de fazer mais nada, perante a indignação dos adeptos franceses.
Esta 2ª metade não conta para a tua análise da época dos 2? Porquê? Porque se contares, fará com que tenhas que dar vantagem na época do PSG a Mbappé, sendo que Neymar terá desaparecido como normal?
Antonio Fauco
Totalmente de acordo.
Artur Trindade
Não pode haver tanta inflexibilidade, o vencedor da BO nem sempre coincidiu com o(s) melhore(s) jogadore(s), existiu sempre lugar para alguns vencedores como Canavarro ou Modric, que coincidiram com épocas menos potentes de Messi e Ronaldo, no caso de Modric.
Se fizeres o comparativo desta época de Messi, com as épocas de Messi/Ronaldo em 2018, o espaço para Rodri/Haaland, seria superior a Modric, isto claro excluindo já que o melhor (Mbappé) não vencerá.
Cairá naturalmente para Messi, calando definitivamente todos os Messi fans, acerca de BO ganhas essencialmente por marketing
Antonio Fauco
A prova de que não há nada que vá “calar todos os X fans” é precisamente a deste mundial que a Argentina venceu. Com esta conquista, Messi, para além de ser francamente o melhor à prova do olho (e para isso é preciso que se vejam jogos dele, o que muita gente não faz apesar), tem o melhor G/A desde que joga, é dos melhores finalizadores, criadores e dribladores de sempre (só não digo “o melhor” para não ferir suscetibilidades), tem conquistas em todas as provas que jogou (com exceção da copa de frança) e, finalmente, tem 1 Copa América e 1 Mundial (que eram os argumentos que os fans de outros jogadores se gostavam de agarrar). Mesmo com estes dois últimos troféus, como podemos ver, continuam a existir debates e acrobacias (“só ganhou pelos penaltis” [mas ao mesmo tempo enaltecem o Mbappe como tendo feito uma final de Mundial de extremo nível, quando esteve totalmente desaparecido até ao minuto 80 e uma decisão estúpida do Otamendi reavivou o jogo], “a Copa América é super fácil, que seleção europeia não ganhava à Bolívia” [adoraria ver a maioria das seleções europeias a jogar em La Paz]).
O meu favorito e a minha escolha pessoal é óbvia, realmente custa-me como é que muita gente consegue achar que o melhor jogador é outro, mas isso de “calar os fans” nunca vai existir.
Paulo Roberto Falcao
Certo, mas eu sou coerente, eu não concordo com Bolas de Ouro por Markting, tipo a de Ronaldo em 2013 depois de ter vencido ZERO títulos e ter tido um ano normalito, eu não gosto desta Bola de Ouro do Messi, tal como não gosto da de 2010, na qual Iniesta e Xavi foram prejudicados por serem dois e não um, porque basicamente venceram o mesmo que Messi, mais um Mundial, no qual foram os dois melhores jogadores. Achei injusto.
Enfim esta açorda dos prémios individuais é sempre política, e o Messi é muito prejudicado pela decadência da equipa do Barcelona nos últimos anos da sua passagem pela cidade condal. Mas obviamente foi melhor que o Ronaldo, foi sempre melhor que ele, não é sequer comparável, não podes comparar o Maradona com o Van Basten. E sim claro que o Maradona foi melhor.
Artur Trindade
É a tua análise, mas podias acrescentar nessa de 2010 o holandês Sneijder, na lista dos que ficaram a ver passar navios (Messi), e a de 2018 onde teria sido justo dá-la a Ronaldo.
Acompanhámos o Milan holandês de Sacchi, o Inter dos alemães, e o Napoli dos sul-americanos.
O Milan é a pedra de toque do futebol moderno, onde não existe lugar para o génio de Maradona, desprovido de vitalidade física ou enquadramento tático.
Eu não me embeiço por Maradona como tu, inclusivé foi suplantado em muitos períodos por Gullit, dava-me mais prazer ver alguém menos talentoso tecnicamente, mas com uma cultura tática evoluída e um físico de fazer corar o pequeno gordinho Maradona.
Em grandes períodos das suas carreiras Mathaus suplantou e deu grandes lições a Maradona de futebol moderno.
Não podes esticar o super talentoso Maradona do início de carreira (mesmo assim inferior ao melhor Messi), que culminou no Mexico-86, mas que depois foi vencido pelo aumento de peso e pelos vícios.
Portanto no futebol moderno, não há lugar para Maradona, tinha que estar sempre no ponto fisicamente, e a posição 10 foi também descontinuada.
Messi terminou aos 36, como Maradona foi a partir dos 27, circunscrito a mandar no jogo num pequeno quadrado de terreno, normal na sua idade, mas incompatível com qualquer grande equipa desde o Milan de Sacchi, onde cada um desempenha uma função multifunções, em campo.
Percebo a razão de não entenderes a dimensão de Ronaldo, por ser esse protótipo do futebolista moderno, que envolve procurar os espaços, desmarcação como componente do génio, que antigamente podia jogar quase parado.
Extremo goleador é a linhagem iniciada por Henry, levado ao extremo da perfeição por Ronaldo com 850 golos, e continuada por Mbappé, jogadores que entram na área em diagonais, vindos dos corredores, superiorizando-se facilmente aos adversários pela velocidade, procurando os espaços vazios, marcando e assistindo com a mesma facilidade.
Paulo Roberto Falcao
Certo, vemos futebol de maneira diferente, e sobretudo acho que tens qualquer coisa contra o futebol argentino. Ah e contra a genialidade, deve chatear-te que alguém tenha nascido com um talento sobrenatural para fazer uma coisa.
Tu és capaz de meter o Maradona no mesmo patamar dos jogadores da era dele, eu não. Porque simplesmente tinha olhos na cara, é simples. Ele estava a galáxias dos outros, e o Messi também esteve a galáxias não apenas do Ronaldo como dos jogadores da sua era. Chama-se genialidade.
A prova que tu és anti Messi é que para ti ele nunca merece ganhar nada, e mesmo quando ganha de forma brilhante um mundial mandas merda para cima dele. Mas isso é um problema teu, toma uns sais de fruto que isso passa.
Artur Trindade
Correto, vemos de forma diferente, e recordando um user habitual aqui do VM, longe de ser um caso isolado, que sempre insistiu em ver bem mais génio em Félix, que em Mbappé.
Era uma análise oca, génio (o que é génio?) e mais, dá-me mais qualquer coisa, movimento, explosão, intensidade, nah isso serve para quê?
É um pouco a comparação entre o Maradona de 28 e o Gullit, o génio do Maradona (isolado de outros factores fundamentais), ficava atrás de Gullit e Matthaus, em muitos momentos.
Não era isso que se passava entre Messi e Ronaldo, pois Messi era um portento físico, muito superior a Maradona, mas Ronaldo compensou o menor génio inato com que nasceu, não foi com trabalho, pois ambos trabalharam arduamente da mesma forma, mas aproveitando a maior velocidade longa, a maior passada, maior altura, tudo factores INATOS igualmente, para conseguir explorar os espaços vazios nas costas, e no meio dos defesas, usando a sua agilidade, outro factor inato.
Ambos usaram factores inatos, e explorado-os lutaram arduamente durante a carreira, mesmo que tu ignores certos aspectos, também eles inatos.
Não foi o marketing que lhe deu nenhum dos feitos dentro dos relvados, esquece isso.
Sempre embirrei com jogadores bola no pé, muitas vezes primas donas, por vezes brinca na areia, prefiro bola no espaço, tantas vezes a forma mais rápida e eficaz de ferires o adversário.
É o erro, para ti e para muitos, para considerar o Messi tens que menosprezar o Ronaldo, e quanto a atirar merda para cima do Messi, é comum aqui entre muitos users, mandar merda para cima de alguém, apenas escolhemos alvos diferentes.
Paulo Roberto Falcao
Sim mas para ti o Messi é uma merda, esse é o teu problema, para ti ele não merece ganhar nada, nunca lhe reconheces nada, nunca dizes nada de bom sobre ele, nunca és capaz de ver nada de bom nele.
Eu em relação ao Ronaldo meto-o no sitio dele, um grande jogador. Quem tem que explicar muito és tu, eu não. Um génio é um génio, e isso basta.
Artur Trindade
O único motivo de comentar constantemente neste tema, é por tu e mais uns quantos users, constantemente avaliarem-no da maneira desprezável, por razões inconscientes ou conscientes, motivadas por aversão á pessoa, ou por atitudes que tenha tomado.
Lançaram recentemente, uma narrativa/mentira de grande distância entre os 2 (uma galáxia para ti), á revelia de todos os que viveram um período de 9 anos em Espanha, de grande disputa e rivalidade, expressa nas 5 BO ganhas por ambos, no momento da saída de Ronaldo.
Claro que tu poderás sempre explicar-lhe que viveram uma mentira.
Aproveitando o menor fulgor recente de Ronaldo, atiram m.. ,a toda uma carreira, rescrevendo a história, utilizando o argumento estapafúrdio, e incapaz de ser provado, que o português terá enganado todos, durante muito tempo, pelo marketing, que terá entrado por ele em campo, classificando a sua carreira como tendo sido um Jardel, queres insulto maior?
Tento desmascarar esta estratégia, este ódio que o português Ronaldo desperta.
De Messi, digo sempre que é top-3 de sempre, atrás de Pelé, como Ronaldo também está.
Dizer mal de Messi, apenas para não deixar Ronaldo tão lá em baixo, como vocês pretendem.
Entre Messi e Mbappé, entra a minha preferência pelo jogador que Mbappé é, face ao Messi actual que representa muito, o bola no pé no seu quadrado, que não aprecio.
Paulo Roberto Falcao
Bom dia dizer mal de Messi é o que fazes sempre que pegas na pena.
Mas bom o teu delírio vai ao ponto de imaginares que podes engrandecer Ronaldo e tornar Messi mais pequeno. Nunca irás conseguir fazer isso, tal como nunca tornarás o Gullit ou o Mattheus melhores que o Maradona, não tens esse poder gobelliano de manipolar a história como gostarias. És só uma pessoa que comenta umas coisas na internet, tal como eu. Fica descansado que o tempo está a meter tudo no seu sítio, já o está a fazer aliás.
Artur Trindade
Tento manter a realidade histórica, aquela que foi vivida durante 9 anos em que ambos jogaram em Espanha.
Segundo os locais que a viveram, foi muito bonita, renhida e disputada essa disputa Messi/Ronaldo, onde salvo erro Ronaldo até terá marcado mais golos que Messi, sendo o binómio G/A favorável a Messi, mas equilibrado, e as BO assim de cabeça até terão sido favoráveis a Ronaldo nesses 9 anos (penso que 4).
Engrandecer? Não, apenas contrariar este revisionismo histórico que se passa em Portugal.
Não tento tornar Ronaldo, Gullit ou Mathaus, melhores que Messi e Maradona, apenas te tento mostrar que o génio não é o único factor, podendo grandes jogadores aproximarem-se de génios, e até ultrapassarem-nos em diversos momentos, tal como mostra a questão Félix/Mbappé que te falei.
Nickles
Messi. Não há duvidas aqui
Antonio Fauco
Acho hilariante a malta que tem comentado recentemente que “este blog parece um culto onde só se pode falar bem do Messi”. Basta olharmos para esta votação, onde atualmente o debate Messi-Bernardo Silva está 70%-30%, para percebermos que essa afirmação está longe de ser verdade.
Luke Skywalker
Teria sido mais justo, inicialmente, trocar o Rodri para o lado do De Bruyne / Vini Jr. Acho que ficariam as meias finais mais justas e que mais agradariam à maioria: Rodri vs Messi e Haaland vs Mbappé (em termos finais, já disse noutros posts que, mesmo o Mbappé sendo o melhor jogador do mundo na atualidade, acho que o Rodri seria o justo vencedor da Bola de Ouro, pelas mais variadas razões).