Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Que descalabro! Lakers nem ao play-in

Culpa de… Rob Pelinka (criou uma equipa que não funcionou), Vogel (demonstrou que o anel de há 2 anos, numa situação muito favorável, caiu do céu), LeBron (grandes números mas pouco compromisso e estas ausências na reta final também parecem indicar que foi o primeiro a desacreditar), Wesbtrook (foi mais um problema que uma solução) ou AD (são demasiadas lesões)? Este é um dos maiores descalabros na história da NBA. Os Lakers para muitos até eram favoritos ao título, pelo menos a campeões no Oeste, e não ficam sequer no Top 10, sendo que já é a 2.ª vez na Era LeBron que falham os playoffs.

Os Lakers perderam contra os Suns (110-121) e, com a vitória dos Spurs em Denver (116-97), ficaram oficialmente fora do play-in. LeBron, que voltou a ficar de fora por lesão, a nível individual também teve uma noite complicada já que Embiid, com os 45 pontos contra os Pacers, ultrapassou-o na liderança dos melhores marcadores da época. Recorde-se que esta é a 7.ª vez nos últimos 10 anos que a turma de LA fica fora dos playoffs.

29 Comentários

  • kubrick
    Posted Abril 6, 2022 at 9:43 am

    Keep talking about my squad, our personnel ages, the way they play, we’re past our time in this league, etc etc etc!! Do me one favor PLEASE!!!! And I mean PLEASE!!!! ?? Keep that same narrative ENERGY when it’s begins! That’s all I ask. #ThankYou ?

    Agora fora de brincadeiras, o futuro dos Lakers tem de passar por uma rebuild profunda.
    0 picks, 3 contratos monstruosos, equipa envelhecida.
    O Monk vai receber mais para outra equipa visto que os lakers não tem cap.
    Os trade assets neste momento são o THT e o Reeves ?

  • deus_Ex_machina
    Posted Abril 6, 2022 at 9:50 am

    Se não é dos maiores (a minha memória falha para datas mais antigas) na história recente é de certeza! Uma equipa totalmente desfuncional e mal construída de base. Só alguém muito ‘maluco’ pode pensar que numa equipa com Lebron faz sentido trazer westbrook. Claro que há mais factores, como o facto de AD parecer ser feito de cristal, um esquema de rotações que parecia mudar consoante a orientação do vento, entre outras, mas no geral foi algo penoso de se ver…

    • Apessoa
      Posted Abril 6, 2022 at 12:37 pm

      Faz muito lembrar quando a equipa do Nash, Kobe e Howard no prime. Nunca encaixou, e o Nash esteve sempre por arames, enquanto o Howard tambem jogava lesionado das costas. Sempre apoiei os Lakers graças ao Kobe, e custou ver os jogos este ano. Que falhanço de roster. Ver o que fez por exemplo Memphis, Miami, e outras.
      Sinceramente não estou a ver grande futuro proximo. É despachar o contrato do Russ, por miudos novos e voltar apostar em jogadores que defendam em condições. Mas nem sei se isso seria suficiente.

  • Borsalino
    Posted Abril 6, 2022 at 10:55 am

    Uma vergonha! Descalabro tem muito de Pelinka mas principalmente de Lebron que foi quem quis WB ao invés de DeRozan e Buddy Hield e praticamente escolheu este roster como faz em praticamente todas as épocas, mas desta vez o saiu-lhe muito mal.
    Para mim, nem que vencesse o anel este ano estaria a frente de MJ no GOAT discussion, mas com esta (segunda) falha em chegar aos playoffs, isto não belisca a narrativa de Lebron se considerar o melhor de sempre??! Este ano preocupou-se mais consigo do que habitualmente faz que é envolver os companheiros e não tentou nem um bocado jogar no outro lado do campo (defesa) sendo uma vergonha ver como dava layups de borla, não ressaltava e nem sequer tentar importunar os seus adversários na hora de defender.

    • TLFlow
      Posted Abril 6, 2022 at 11:20 am

      Ele não se preocupa em defender já à uns 5 anos mas atualmente é demais. Ele agora está preocupado é com os scoring titles porque o jordan aí dá-lhe uma banhada (10 a 1 se não me engano). Ele quer à força diminuir esse gap, como se fosse fazer alguma diferença na discussão??. de GOAT. Qualquer pessoa que tenha visto os dois jogarem sabe que nem há discussão entre quem realmente é o GOAT.

      • Borsalino
        Posted Abril 6, 2022 at 1:50 pm

        Quem viu MJ nem precisa entrar nestes debates. O problema é que, para Lebron e alguns dos seus fãs, é um insulto colocá-lo como segundo mesmo que estando à frente de nomes como Kareem, Magic, Bill Russell, Kobe, Duncan ou Shaq.

  • Goncalo Silva
    Posted Abril 6, 2022 at 11:10 am

    Hipotecaram o futuro por completo ao trazer uma estrela para juntar a LeBron no ano onde venceram o título, e rodearam-nos de bons jogadores mas já muito envelhecidos. Claro que isso valeu um anel (que podia nem ter acontecido), mas deitaram tudo a perder no futuro. Até podiam juntar LeBron e AD, caso tivessem esperado um ano traziam-no na free agency e ainda dava para manter mais alguns bons jogadores como Randle, Kuzma ou Lonzo (claro que o cap não daria para todos, mas aí poderiam usar alguns como assets para trocas).

    • CanelasNba
      Posted Abril 6, 2022 at 12:36 pm

      E eu a pensar que o objectivo do Lakers era ganhar títulos, mas afinal pelo que tu dizes é pensar no futuro… Quer as pessoas queiram ou não, a verdade é que a troca com os Pelicans rendeu 1 título portanto terá sempre valido a pena, já a troca que hipotecou alguma coisa foi a desta temporada, portanto não vale a pena misturar alhos com bugalhos.

      • Goncalo Silva
        Posted Abril 6, 2022 at 7:28 pm

        Percebo o que dizes, mas não se trata apenas de preparar o futuro. Se não me engano AD estava a um ano de se tornar free-agent, não teria sido melhor esperar um ano, desenvolver a muitíssima matéria prima que tinham, aproveitar metade deles e com a outra metade garantir não só bons assets à dupla LeBron/AD, como também picks para o futuro? Assim poderiam ficar com a mesma equipa praticamente mas sem hipotecaram o futuro porque teriam picks e possíveis futuras estrelas num Ingram ou Randle para suceder esta equipa. Ou seja, presente praticamente igual (adiado um ano) e futuro muito mais seguro.

  • wastedleverage
    Posted Abril 6, 2022 at 11:10 am

    Posso estar a ser injusto, mas então o LeBron numa fase em que os Lakers precisam de vitórias como de pão para a boca decide praticamente não jogar?

    Falou-se num desconforto no tornozelo, mas é engraçado que nesta fase, com um calendário complicado, ele decide apenas jogar os jogos fáceis. Assim de cabeça, contra Blazers e Pelicans. Nos jogos difíceis nem vê-lo.

    Quando percebemos que ele está na luta pelo título de melhor marcador faz sentido. O título é atribuído pela média de pontos por jogo, desde que se tenha um mínimo de jogos, que ele já tem. Então, para não afetar a média, partindo do princípio que nos jogos mais difíceis é mais complicado marcar pontos, ele decide não jogar e contra os fracos aproveita para aumentar a stat. Isto tudo porque a luta por este título é uma das mais renhidas de sempre, com a diferença entre ele, Giannis e Embid em menos de 0,8 pontos por jogo a determinada altura, se não me engano.

    É triste ver este stat padding vindo de alguém que quer ser considerado o GOAT.

    • Borsalino
      Posted Abril 6, 2022 at 1:40 pm

      Acho que com as limitações que tem tido (hora no joelho, agora no tornozelo), Lebron não quer “desperdiçar jogos” que prejudiquem a média de pontos por jogo e por isso ir contra equipas como os Suns poderia afetar a sua média final. Nesta fase, a única coisa que lhe parece interessar é o scoring title deste ano (algo incrível no ano 19) e passar Kareem.

  • DNowitzki
    Posted Abril 6, 2022 at 12:17 pm

    Fiasco total! Mas quem viu o “general-manager” no penúltimo jogo percebe que o que é relevante é passar o Kareem.

    • Apessoa
      Posted Abril 6, 2022 at 12:39 pm

      Acho que fiasco já era garantido pela equipa montada, mas ele passar o Kareem basta fazer o minimo. A equipa joga pouco que doi, e agora assumam responsabilidades.

      • DNowitzki
        Posted Abril 6, 2022 at 2:12 pm

        Bom, todos comentamos que a vinda do RW e a contratação de uma série de amigos não iria resultar. Culpa do homem!

        Depois mandaram embora quem fazia o trabalho sujo, quem defendia. Outra bacorada!

        Que cheirava a fiasco cheirava, mas ficar fora do PI? Não: o descalabro é brutal e uma clara mancha em toda aquela gente, incluindo AD, que não é profissional, segundo se diz…

  • Jonas SCP
    Posted Abril 6, 2022 at 12:57 pm

    Por mim todos são tradable. O AD joga em part time o LBJ não aguenta a época toda a ter sempre a bola o RW vamos ter de pagar alguém para ficar com ele ninguém vai querer está alma nesta altura do campeonato o resto e só veteranos e não temos ninguém. Não falo em rebuild porque os Lakers querem competir todos os anos mas não me chocava que os 3 fossem a vida deles por tremoços

  • Manel Ferreira
    Posted Abril 6, 2022 at 1:16 pm

    É dos maiores fracassos da história da Liga, sem dúvida, mas no início da época os Nets eram os claros favoritos ao título e alguns analistas nem colocavam os Lakers como o representante do Oeste na final precisamente porque já achavam que o fit do Westbrook era mau. Claro que ninguém achava que fosse assim TÃO mau. E o LeBron também sai muito mal na fotografia ao falhar estes últimos jogos, desistiu completamente da equipa.

    Neste momento, não sei se não seria melhor para os Lakers trocarem Lebron ou AD, ou mesmo os dois e começarem do zero (mantendo Westbrook para não perder a pick de 2027). Apesar de tudo, ganharam um título portanto esta fase LeBron nunca pode ser vista como um fracasso completo (e essa do “anel que caiu do céu” é treta, o pessoal diria isso de qualquer equipa que fosse campeã nesse ano, tendo em conta as circunstâncias). O problema é que dificilmente o LeBron aceitará isso, já que tem (calculo eu), a chamada “no trade clause”.

    Tentando trocar o Westbrook, vão ter que meter aquela pick no negócio. E desprotegida, pois as outras equipas já perceberam que os gajos estão desesperados. Tirando uma troca com o Wall, a única equipa que poderia ter algum interesse são os Knicks, se se quiserem livrar do contrato do Fournier. Mas também não acredito nisso, já que a equipa do MSG tem neste momento os ingredientes para uma boa troca por um Beal ou algo assim. Com alguma sorte, talvez os Kings lhes fizessem um pacote com Barnes e Holmes, mas também duvido, eles devem tentar usar isso para ir ao Jerami Grant. Fora isso não estou a ver..

    E o Vogel está fora, obviamente.

    • João Ribeiro
      Posted Abril 6, 2022 at 2:13 pm

      Creio que seria um erro de Leon Rose ir atrás do Jerami Grant. Os Knicks precisam de alguém que melhore substancialmente a equipa em zonas onde o roster tem muitas carências, e parece-me claro que a principal carência é nos bases. Fournier e Kemba Walker foram duas desilusões e ficou a sensação que de uma equipa que acaba a temporada passada em 4º na conferência, com um jogador de topo à volta de quem deviam construir equipa (Randle), com diversos assets apetitosos para uma trade por alguém importante e bem lançada para a curto prazo poder almejar o título, acabou por dar vários passos atrás, com a suposta estrela a ser apupada pelos próprios fãs e a pedir para sair e com assets a perderem valor, juntamente com contratos caros (vai ser difícil alguém pegar em Fournier sem pedir, em contrapartida, picks e/ou Obi Toppin, Robinson ou Quickley). A piada da NBA também é esta, a imprevisibilidade.

      • Manel Ferreira
        Posted Abril 6, 2022 at 4:12 pm

        Concordo mas quando falei do Grant estava a falar dos Kings. Acredito que vão usar a pick deste ano (se ficar em 7-8) mais Barnes e Holmes para atacarem alguém tipo Grant ou Wood.
        Os Knicks tb têm material para uma boa troca com a pick de Dallas para o ano.

  • Kacal
    Posted Abril 6, 2022 at 2:16 pm

    Isto faz lembrar o PSG atual, mas com a diferença que a concorrência da Ligue 1 não é suficiente para evitar um titulo já na NBA é outra história. Mas este tipo de construções de equipa raramente funcionam… agora é parar, pensar e construir uma equipa melhor e mais equilibrada. O Lebron claro que esteve mal nas ausências que teve e em desacreditar, mas também coitado deve doer-lhe as costas de tanto carregar…

    • Bruno Cunha
      Posted Abril 6, 2022 at 3:57 pm

      Não faz sentido a comparação.

      O PSG continua a ser muito bom e apenas foi eliminado porque teve 20 minutos de descalabro.

      Os Lakers nem aos playoffs irem numa liga com 82 jogos é equivalente ao Benfica nem para a LE se apurar ou o United ficar em 7º.

      • Kacal
        Posted Abril 6, 2022 at 7:26 pm

        Bruno e a concorrência dos Lakers na NBA é a mesma que a do PSG na Ligue 1 à escala respectiva? Nem perto. O PSG está a safar-se graças a um senhor chamado Mbappé. Aliás já contra o Real foi ele o motivo de estarem sequer dentro da eliminatória.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 6, 2022 at 2:36 pm

    Todos sabemos da influência do LeBron a construir equipas, quer trazer os seus amigos e o treinador acaba por ficar um bocado de parte e trabalhar com o que tem. Esta parceria com o WB tinha tudo para falhar, teriam trazido o deRozan e estariam muito melhores.

    E depois a sua falta de compromisso também ajudou a este descalabro, com ele em campo estavam a defender com menos 1. Apesar disso, a culpa não é toda do LeBron como é óbvio, mas sim de toda a organização nomeadamente a malta que o VM enumerou. Um jogador como o AD não pode jogar em part-time. Um jogador como o Westbrook não pode falhar tanto, seja no lançamento ou na criação de jogo. Uma estrela como o LeBron com o legado que tem não pode abdicar de jogos para aumentar a sua stat-line e os seus recordes individuais. Um treinador não pode ser um passageiro ali, tem que se impor e colocar a equipa a jogar como um todo, algo que esteve muito longe de acontecer. E o GM não pode ser tão passivo e fazer tantas vontades a um jogador, seja ele qual for, é não pode construir uma equipa tão mal.

    Com isto os Lakers estão fora dos playoffs e é um dos maiores descalabro na história recente da NBA.

  • Tiag1slb4ever
    Posted Abril 6, 2022 at 3:09 pm

    Os lakers desta epoca tinham tudo para dar errado!! E este erro vao paga-lo nas proximas temporadas, ou conseguem despachar esta cambada toda e voltar a trazer jogadores capazes e com alguns anos pela frente ou estao condenados a voltar a reconstruir a equipa com miudos de 1 e 2 ano.
    D howard, rondo, westbrook, c anthony …. de que se podia estar a espera ?
    Os responsaveis dos lakers deviam estar alcoolizados quando despacharam os miudos todos do projeto anterior para apostar neste elenco… a este nivel, esta equipa , não consigo perceber….
    Numa epoca com a conferencia oeste claramente mais fraca, vêm uns clippers (sem KL e PG ou seja “pior” do que perder AD), uns Spurs e uns Pelicans levarem a melhor na luta pelo playoff do playoff .
    Impõe-se uma limpeza a vários níveis!!

  • Filipe__Santos
    Posted Abril 6, 2022 at 3:14 pm

    Há alguns anos, quando a troca de AD se confirmou, comentei aqui que os Lakers abdicaram de uma quantidade considerável de talento, ambição e trading potential de futuro para irem num all-in de 3 anos.

    A era pós-Kobe podia ter sido pensada na perspetiva de um desenvolvimento mais lento que permitisse depois atacar quem pudesse garantir uma dinastia no pós-Lebron, havia matéria para trabalhar e filtrar, mas jogadores como D-Lo, Lonzo Ball, Randle, Ingram, Kuzma, Hart, Clarkson, foram todos descartados antes da maturação em prol do sonho Lebron/Davis.

    Findo o prazo de validade da aposta – pode sempre haver um comeback de Lebron, mas a decadência é evidente apesar das stats, e no que diz respeito a ser capaz de fazer uma equipa ganhar, já é difícil enquadrá-lo no Top-10 – o que os Lakers têm para mostrar são 2 anos sem playoffs, 1 eliminação na 1ª ronda e 1 título na bolha.

    Lembro-me que me responderam aqui dizendo que os Lakers são uma organização que tem de estar sempre em modo win-now. A verdade é que no fim anunciado do percurso criado por essa opção, o balanço em termos de currículo é no mínimo pobre, a direção está fragilizada, parece que treinador nenhum é um bom fit para os Lakers, LeBron afinal não é por si garantia de nada, e o AD que parecia ter tudo para dominar a Liga parece que não consegue sequer garantir 60 jogos numa época. Para além disso, como é normal neste tip ode estratégias, não sobra nada de jeito para trocar…

    Hard times ahead.

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 6, 2022 at 4:08 pm

      Não concordo muito com a ideia do AD ter sido um erro. A partir do momento em que ganharam um título (na bolha ou não, conta como titulo), a troca do AD ficou totalmente “paga”. Conseguir uma dinastia é incrivelmente difícil e não é garantido que iam lá com Lonzo, Ingram, Hart, etc, mesmo com o Lebron ao lado.
      O problema foi mesmo o Westbrook, sobretudo se o preferiram mesmo a Hield-DeRozan-Caruso (mas isto tb já é especulaçao).
      Há equipas quase míticas que nem um título conseguiram (Jazz de Malone e Stockton à cabeça) portanto não se desvalorizar um titulo ou dizer que um plano de dinastia é melhor que a garantia de um titulo.

      • DNowitzki
        Posted Abril 6, 2022 at 4:26 pm

        Pois não, os Jazz no seu auge levaram com os Bulls daquele rapazito negro. Não fosse esse pequeno empecilho e teriam dois anéis nos dedos.

      • Filipe__Santos
        Posted Abril 7, 2022 at 12:57 pm

        Contratar AD nunca pode ser considerado um erro, porque com a informação disponível na altura a perspetiva normal era estar a contratar uns 8 anos de um Top-5 da liga.
        A estratégia em si para o trazer é que foi mal planeada, na minha opinião. Mais uma vez com a informação disponível à altura, era preferível esperar um ano e trazê-lo na free agency, e utilizar o resto das peças valiosas para acautelar um Plano B.
        Quanto ao facto de “com um título, a troca ficou totalmente paga”… Vamos ver. Eu prefiro falar mais na estratégia que começou com a vinda de LeBron. Neste momento, ao fim de 4 anos, temos um título, uma 1ª ronda e dois épocas sem playoff. Se calhar daqui a 4 anos temos na mesma um título, e 1uma primeira ronda como melhores resultados a apresentar…

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 6, 2022 at 7:16 pm

      É exatamente o que eu acho, aliás trocaram o talento todo só para ter AD um ano mais cedo. Poderiam perfeitamente ter esperado um ano, maturar alguns desses nomes (obviamente que não daria para todos) e depois garantir AD na free-agency. Nesse processo todo, teriam na mesma a dupla LeBron -AD, mais alguns nomes desses e picks futuras nas trocas que fizessem por alguns desses nomes que referiste.

  • Chiquinho
    Posted Abril 6, 2022 at 6:06 pm

    Discordo que LeBron tenha abdicado da época. Ele nesta fase como vários users aqui disseram está preocupado com o legado que deixa (ser o melhor marcador e jogar com o filho são os objetivos maximos) e sabe que nao ir aos playoffs sequer com esta equipa deixa uma grande mancha. Mas pronto tem 37 anos. AD muito ausente e Westbrook, que seria sempre um fit muito questionável, falhou em adaptar-se as necessidades da equipa.

    Época desastrosa, mas não trocaria nem LeBron James nem Anthony Davis (se se mantiver saudavel é a possibilidade dos Lakers terem futuro). Westbrook é dificil de despachar, por isso tentaria mantê-lo com um papel reduzido e atrair free agents com a localização e a atração de jogar com LBJ.

Deixa um comentário