Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Que erro no MotoGP! Espargaró ia em 2.º mas pensava que a corrida tinha terminado e abdicou

Fabio Quartararo venceu o GP da Catalunha em MotoGP, com Jorge Martín e Johann Zarco a completarem o pódio devido a um erro inacreditável de Aleix Espargaró, que ia em 2.º mas pensou que a corrida tinha terminado e ‘desligou’ (deixou de acelerar e começou logo a acenar para os adeptos… quando viu que não ainda reagiu mas já só conseguiu terminar em 5.º). Miguel Oliveira, por sua vez, ficou em 9.º (cometeu um erro quando ia assumir a 8.ª posição e perdeu muito tempo). A prova ficou ainda marcada por um brutal acidente logo na 1.ª curva, com Takaaki Nakagami a bater com a cabeça na roda de Francesco Bagnaia, sendo que Álex Rins também foi ao chão.

11 Comentários

  • Mantorras
    Posted Junho 5, 2022 at 6:45 pm

    Fabio demolidor. A Ducati e a melhor mota do campeonato, mas a Yamaha com pista livre nao perdoa. Ve-se nos treinos/qualificacao e neste tipo de corridas em que sai na frente e abre vantagem. Pecco ia acompanhar o Fabio e abrandar o ritmo, e se isso acontecesse o Aleix provavelmente iria conseguir acompanhar ambos, Martin e Zarco tambem. Seria mais interessante de seguir, e mais emocionante, mas parabens ao Fabio, o melhor piloto de motoGP destacado. Pecco continua irregular (hoje sem culpa nenhuma) e devera acontecer como no ano passado, vai dominar o ultimo terco do campeonato com a coisa ja praticamente impossivel.

    Taka assustou. Sou totalmente contra demasiadas punicoes e regras porque vai contra a natureza das corridas, mas lancar-se assim na primeira curva, onde todos chegam quase ao mesmo tempo, onde vemos 3 motas lado a lado frequentemente, etc, tem bastante potencial de acabar com a carreira de alguem. Parece-me que e nestes casos que devem actuar e punir.

    Aleix hoje nao merecia o paranco cerebral que teve. Surreal e dificil de ver um piloto que tanto lutou para ali estar deitar as pontos fora assim. Acredito que nao cehgara ao fim em condicoes de discutir o campeonato, porque o Fabio esta num nivel absurdo, mas muita coisa pode acontecer e seria demasiado mau se estes pontos perdidos fossem decisivos. Esperemos que nao.

    Quanto ao Miguel espero a confirmacao da Ducati/Gresini e serao outras contas. Assina la pela Ducati homem, ha muito tempo que sonho com isso. Hoje fez uma corrida interessante ate ao erro. Anda instavel, e compreensivel, mas isto ja vem de tempo a mais. Tinha 13 voltas para passar o Binder e so tinha que tentar mais vezes, em sitios diferentes, colocar pressao e deixar andar. Muitas vezes queixo-me que nao arrisca, ate pode parecer paradoxal agora dizer o contrario, mas dando um exemplo desta corrida: quando ele passou o Brad e ficou atras do Pol, ja o Pol estava a atrasar o Brad (por isso e que ele teve “facilidade” em passar) e nesse momento sim, logo depois de passar o Brad, tinha que arriscar passar o Pol. Porque? Para tentar meter uma mota entre ele e o Brad! Claro que nao ia durar muito tempo, mas era o minimo que tinha que fazer. Era a unica hipotese de evitar a resposta de seguida. Agora para passar o Brad quando quem vinha atras ja nao os apanhava e ja nao alcancariam quem ia a frente? Ali era so pelo orgulho e faltava muita volta. Era gerir o esforco e mostrar a roda em varios sitios diferentes, para o meter a adivinhar, e deixar a coisa para as ultimas voltas, caso ambos ainda tivessem colados. Pode ser que indo atras os pneus derretessem mais e tenha tentado ir ele no (mais) ar frio, mais ainda por cima falhou a travagem por demasiado…

    Vamos Facao. Assina la o contrato.

  • ItsAboutTime
    Posted Junho 5, 2022 at 6:04 pm

    Não sigo o Moto GP, nem a modalidade, mas o que acontece aos pilotos que são “tirados” da corrida acidentalmente como o Alex Rins? Ganham pontos na mesma? São compensados de alguma forma?

    • Mantorras
      Posted Junho 5, 2022 at 6:51 pm

      Nao. E um DNF normal, como se ele tivesse caido por um erro dele proprio.

      O que pode acontecer, neste acho que nao vai acontecer (mas devia), e o piloto que provoca as quedas, se tiver cometido alguma irresponsabilidade, ou quebrado flagrantemente alguma regra, ser ele penalizado. Perder pontos, ou lugares na grelha no proximo GP, ou mesmo banido da proxima corrida. Em motoGP e muito raro haver punicoes, nas classes intermedias ha muitas.

  • Mr.433
    Posted Junho 5, 2022 at 4:55 pm

    A manter a perseguição ao Quartararo no campeonato, e com o segundo lugar na mão. Pode ter sido decisivo nas contas finais. Aproximação do 1° do campeonato fica mais complicado (mas ainda a muita corrida). Quartararo a dominar. E Miguel Oliveira a fazer o que pode. Claramente esta afetado com esta decisão da KTM, aquela precipitação na ultrapassagem ao Binder não é nada típico dele. Foi claramente ultrapassagem na raça e raiva, e acaba por sair da pista e decidir a luta pelo 8°>

  • Andremiguelis
    Posted Junho 5, 2022 at 3:19 pm

    Pobre Aleix, não merecia este desfecho!
    Em relação às corrida uma masterclass de Quartararo, corrida possível para Oliveira, que sendo um “dispensado” ainda consegue amealhar pontos para a marca. O outro dispensado, Miller teve 2 grandes prémios sofríveis.

    Venha a confirmação oficial da Gresini para abrir o apetite já que até ao final do ano, infelizmente não teremos grande motivos de festa com a dupla Oliveira/KTM.

    • Mantorras
      Posted Junho 5, 2022 at 7:35 pm

      O mais ridiculo em toda a gestao da KTM e que, so nos ultimos tempos:

      – Primeiro companheiro: Syarin. What?!
      – Para o substituir: Lecuona! Clara precipitacao. Um miudo que ainda se estava a afirmar em moto2 ao qual estragaram a carreira em motoGP com a brincadeira.
      – Conseguiram meter na factory um Zarco no momento mais alto da carreira e deram-lhe um comboio que so andava em frente. Pasme-se, o homem preferiu ficar desempregado do que andar naquilo (quem acha que a KTM e muito boa mota devia falar com ele 5min).

      – Na ressaca disto vao buscar o Petrucci, ja acabado e sem mais nada a dar no motoGP, porque “tem muita experiencia e vem de outras marcas”. Esquecem que falamos de um piloto que e demasiado grande e que por isso tem limitacoes especificas e nao podes desenvolver uma mota a pensar nele.
      – Melhor ainda, depois do fracasso ser mais ou menos evidente dispensam o homem anunciando a decisao sem sequer comunicar ao piloto primeiro. Isto num fim de semana de GP, durante uns treinos ou qualificacao, ja nem me recordo. Atitude nojenta e surreal.
      – O Iker andaram a fazer o rapaz perder tempo quando ja sabiam que o iam dispensar.

      Pergunto eu: andam a dar motas de fabrica a tech3 para que afinal?

      Os pilotos tech3 nao testam nada!! Ou porque ja sabem que nao ficam e nao tem reais motivos para “querer saber”, ou porque (como o Petrucci)
      o seu feedback nao servira para mais ninguem. Tendo em conta o dinheiro que investem, isto faz algum sentido?

      Como piloto de testes tem o Pedrosa, que foi um craque mas foi um craque que na categoria maior nunca foi campeao precisamente porque e demasiado pequeno e tem fragilidades e particularidades que dai resultam. Agora vejam que temos o Petrucci como piloto e o Pedrosa como piloto de testes. Isto tem alguma logica?!

      E para este ano? Aprenderam alguma coisa? Optaram por 2 rookies que, sem experiencia nenhuma, saltam para motas de fabrica para… se adaptarem a categoria. Nao testam nada, porque ainda so estao a aprender a categoria, e depois claro, andam os da fabrica a testar tudo e a perder tempo durante os GPs, quando deviam estar ali para preparar apenas e so a corrida. O Brad ainda por cima nao e propriamente aquele gajo que gosta de testar, e piloto de sentar “e siga”, dai o proprio Pit ter dito ainda o ano passado que quando o Miguel se lesionou ficaram perdidos, sem direccao de desenvolvimento e perderam muito tempo, porque o feedback do Miguel era muito importante…

      Por ultimo, passam de “o Miguel assinar e uma merda formalidade” para “agora que a Suzuki se foi e Miller e Pol devem ficar sem posto a coisa mudou e vamos avaliar”, e logo apos isso, “o Miguel que va para a tech3, para a fabrica vem o Miller”.

      Alguem quer isto como patrao? Atitudes reprovaveis varias vezes seguidas, mudancas de direccao e rumo que nao tem logica, enfim, assim nao vao la. Ainda por cima, viu-se logo que a coisa piorou bastante mal acabaram as concessoes!

      Tudo isto culmina com despromover o Miguel para meter la o Miller, que esta ha 8 anos no motoGP e tem menos vitorias que o Miguel tendo sempre motas melhores (go figure!), e em bom da verdade nunca andou numa carroca como a KTM era. Ah e tal, o Miguel tem sido irregular… do mais irregular que pode haver tem sido o Miller desde sempre! Ah e tal o Miguel tem andado atras do Binder, sim e o Miller com uma mota de fabrica ha 3 anos fez o que? O Binder nao ganha com o Miguel em 15. O Binder fica uns lugarzitos a frente, ja o Pecco ganha isolado e o Miller anda em 15. A tudo isto o que faz a KTM? Bora meter o Miller na fabrica because F* logic. O Miguel ao menos em peak performance mostrou ser superior ao Binder, embora tenha mostrado irregularidade e ser um piloto muito mais “sensivel”, ja o Miller quer em consistencia quer em peak performance foi varios niveis abaixo do Pecco e de varias outras Ducati!! Eu entendia a despromocao para meter la o Bastianini, o Martin ou o Mir, mas nao admira que esses nem estiveram na forja… porque nunca na vida queriam ir la parar.

      Qualquer um mandava a KTM passear, mas o Aki Ajo ser agente do Miller e ele ser australiano explica muita coisa. Adoro o Miller e ate gosto de o ver em cima da mota, mas ao dia de hoje nao faz sentido de outra forma.

      • SergioP
        Posted Junho 6, 2022 at 10:17 am

        Concordo que a gestão da KTM até agora tem sido um autêntico disparate. No entanto, parece-me que neste momento eles já perceberam isso e estão a pensar melhor, pelo menos do pont ode vista do projecto. A ideia de ter na Tech3 Miguel+Pol faz todo o sentido do ponto de vista da KTM, ter na 2ª equipa os 2 pilotos que mais ajudaram a desenvolver a mota a dar feedback sem a pressão de resultados da equipa oficial é a equipa perfeita.

        Claro que isto do ponto de vista dos pilotos, principalmente do Miguel que já conta com 4 vitórias e 6 pódios pelos austríacos, não faz sentido nenhum. Ainda para mais tendo rejeitado a Yamaha a meio do ano passado por lealdade à KTM. Na cabeça dele, e na nossa também que queremos vê-lo sempre lá na frente, para estar numa equipa satélite mais vale estar numa mota de jeito.

        Gostava muito de ver o Miguel numa mota que tivesse mais a ver com o estilo de condução dele como a Suzuki ou a Yamaha. Não sendo possível venha de lá essa Ducati!!

        • Mantorras
          Posted Junho 6, 2022 at 2:54 pm

          O primeiro paragrafo e muito wishful thinking, porque a marca basicamente esta a pensar so nela, literalmente, que basicamente foi o tipo de pensamento que os norteou durante estes anos e acabou assim.

          O segundo paragrafo diz tudo na ultima frase. E exactamente isso. E embora eu gostasse de ver o Miguel na Suzuki ou na Yamaha acho que depois de andar de KTM a Ducati vai ser na boa, e sendo a mota mais capaz neste momento, venha ela!

      • Andremiguelis
        Posted Junho 5, 2022 at 8:41 pm

        Subscrevo na íntegra o teu comentário. Acho que o Miller na KTM vai ser um erro. Porque alguém com muita bagagem em outras motos, não vai ser fácil habituar-se a componentes únicos que a KTM possui.

        Fico com pena do Miller porque gosto bastante dele (quem não gosta?)

        A questão do Leciona é gritante, todo o processo desde do dia 1 foi danoso para o rapaz, e até porque o próprio até apresentou resultados. Algumas vezes top10!

      • Mantorras
        Posted Junho 5, 2022 at 7:37 pm

        merda formalidade -> mera formalidade
        lol

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 5, 2022 at 2:01 pm

    Vi em direto e não quis acreditar, até acharam que a mota tinha um problema.

    Amador!

Deixa um comentário