Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Que escândalo! Campeão do Mundo e bi-campeão da Europa eliminado logo ao segundo jogo

Espanha 0-2 Chile (Vargas 20´e Aranguiz 43´)

Nesta fase todos vão dizer “bem tinha avisado”, etc, mas ninguém de maneira convicta podia perspectivar que ao 2º jogo a selecção que dominou o futebol Mundial nos últimos 6 anos estivesse fora da competição e que o Chile e Holanda iam discutir quem vai passar o grupo A em primeiro. Mas foi isso que aconteceu! Brasil 2014 ditou o fim da hegemonia da Espanha e da pior maneira possível. A La Roja depois de ter sido humilhada pela Holanda, foi derrotada de maneira clara pelo Chile e está fora do Mundial (o jogo contra a Austrália vai ser só para cumprir calendário). Mérito do conjunto chileno, que com a sua agressividade, velocidade e vontade superiorizou-se ao campeão do Mundo e bi-campeão europeu e vai agora discutir o 1º lugar no grupo com a Holanda.

Quanto ao jogo, muita intensidade dos chilenos e passividade espanhola. O conjunto sul-americano chegou ao 0-1 de uma forma fantástica e depois  tapou todos os caminhos para a sua baliza. O 0-2 foi um “golpe de morte” em Espanha, apesar de “nuestros hermanos” ainda terem desperdiçado duas soberanas oportunidades para regressar ao jogo (Diego Costa e Busquets, isolados). Com este resultado e um “score” de 1-7 em golos, a selecção espanhola soma a sua pior prestação em Mundiais (se ganhar por 5-0 à Austrália, iguala as prestações de 1962 e 1966). Os espanhóis ficaram pela fase de grupos pela 5ª vez na sua história (depois de 1962, 1966, 1978 e 1998) e imitaram os feitos da França (2002) e Itália (2010), que não estiveram à altura da defesa do título de campeão do Mundo.

 
Chile – Depois de uma estreia com pouco sabor perante a Austrália, os chilenos mostraram ao Mundo toda a sua valia individual e colectiva. Uma exibição quase perfeita, com grande intensidade e a revelar a maturidade dos sul-americanos. Bravo esteve insuperável na baliza (encheu por completo), Aranguiz e Diaz dominaram no meio campo (Vidal cresceu de rendimento, mas ainda está longe do seu potencial) e a dupla Sanchez-Vargas não deu descanso à defensiva espanhola. Mena e Isla ocuparam bem os espaços e cumpriram com rigor as suas funções, enquanto os três centrais (Medel, Jara e Silva) chegaram para o ataque espanhol.

Espanha – Do ponto de vista individual, destaque negativo para todos os elementos, que apareceram aqui e acolá, mas sem grande rigor e continuidade. Agora, quais serão as razões para este descalabro espanhol? Terá sido da fadiga física (a maioria dos jogadores não parou em 2013-14), da fadiga mental (jogadores fartos de ganhar – só nos últimos 6 anos foram 2 Europeus, 1 Mundial, muitos campeonatos e Ligas dos Campeões), das opções de Del Boque (tinha muitas alternativas e não geriu bem o balneário), de Diego Costa (certamente destabilizou o grupo, e em termos de jogo até condicionou a equipa), da má temporada do Barcelona (a equipa base da selecção é “made in” barça e os índices de motivação já não serão os mesmos)?

0 Comentários

  • Octávio Alvarez
    Posted Junho 19, 2014 at 6:28 pm

    Fiz a comparação de Ronaldo com 2 jogadores "idênticos" de posição e estatuto. Parece que por vezes a ânsia de criticar supera o objectivo do site de discutir futebol e dar opinião, umas mais válidas que outras. Relativamente á questão dos médios e número de jogos, estou de acordo consigo e parece-me que até é parte da explicação para o declínio da Espanha

  • Octávio Alvarez
    Posted Junho 19, 2014 at 11:26 am

    Além de um declínio visível, parece-me que o facto dos jogadores do Real, Barça e este ano os do Atlético fazerem 70 jogos por temporada não ajudam em nada. Depois, enquanto uns são super profissionais , Ronaldo, desgastando-se durante todo o ano, outros, Neymar e Messi, chegam a esta altura fresquinhos… Claramente não explica tudo, mas a FIFA terá que resolver algumas questão relativas ao exagerado número de jogos.

    • David Gomes
      Posted Junho 19, 2014 at 12:31 pm

      É para rir? Que o Ronaldo é super profissional não há dúvida, agora que se desgasta? Um jogador que só corre para a frente? Por essa ordem de ideias, que hão-de dizer os médios box-to-box…

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 19, 2014 at 10:55 am

    Sem entrar pelo óbvio, que seria dizer que já esperava isto, o que vale aqui a pena é analisar o porquê.
    Será que eu (e muitos outros), temos poderes sobrenaturais tipo Zandinga do futebol, ou isto seria uma realidade mais presente do que alguns queriam acreditar?
    A resposta certa é a segunda hipótese.
    Mais do que a falência de um estilo de jogo, a participação da Espanha neste Mundial foi a derrota da prepotência e da soberba dos actuais e futuros ex-campeões do mundo.
    Toda a gente já tinha percebido que este modelo estava esgotado, toda a gente tinha percebido que quase metade dos convocados eram vacas sagradas sem qualquer tipo de ambição, a não ser eles próprios que insistiram em manter tudo como estava.
    A culpa foi da má época do Barcelona? Claro que não. Até porque o centro do Barcelona dominador e campeão tinha um nome, Lionel Messi, e que eu saiba este não joga pela Espanha, e além do mais para os mais desatentos, o Barcelona perdeu o título espanhol na última jornada…
    A culpa foi do Guardiola por ter ido para Munique? Claro que não. É dar demasiada importância a Pep e ignorar mais uma vez o óbvio…
    De 2008 a 2012, quando se juntaram no auge das suas capacidades, jogadores como Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, David Villa, Sérgio Ramos, Casillas e afins, difícil seria não ganhar, fosse com o tiki-chato fosse com qualquer outra matriz futebolística. Aí reside outra das causas, todos estes jogadores já passaram ou para lá caminham o seu auge e já não representam qualquer ameaça.
    Curiosamente, a inclusão de Diego Costa e ao contrário do que muitos aqui disseram, representou o único sinal de alguma sanidade dos responsáveis espanhóis, e de afirmação que seria preciso fazer alguma coisa. O azar foi que o Diego Costa que apareceu neste mundial estar longe do Diego Costa do Atlético (alguma vez o avançado hispano-brasileiro falharia durante a época um golo como o de ontem frente a Bravo?) e estar a jogar a 40% das suas capacidades.

    Perderam e foram eliminados porque quiseram, perderam e foram eliminados porque foram incapazes de reconhecer que era preciso mudar, perderam e foram eliminados por prepotência e por acharem que esta "La Cinza" já não mete medo, e que os campeões só são respeitados se se fizerem respeitar.

    É o fim de uma era (felizmente), mas ao contrário de Portugal por exemplo, a Espanha só não voltará tão ou mais forte se não quiser, porque têm condições de fazerem uma renovação nos quadros e no tipo de jogo quase imediata (ao contrário de Portugal em que a base de recrutamento com qualidade se encontra a jogar na II divisão, sem o apoio dos clubes formadores, Federação e afins, e em que o nosso modelo de jogo é o mesmo 4-3-3 com 20 anos, sem colectivo e baseado na velocidade e técnica dos extremos mais fé em Ronaldo).

    Em suma, tal como o curioso paralelismo da vida real, rei morto, rei posto…
    Que venha o novo rei, porque o velho não deixa saudades!

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 19, 2014 at 8:33 am

    O erro principal do Del Bosque chama-se Diego Costa. Bem que ele deve estar arrependido de ter escolhido a Espanha, vai ser um dos maiores alvos das críticas.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 19, 2014 at 9:53 am

      Eu acho que foi um erro, de principiante até. Era óbvio que inserir Diego Costa nesta equipa iria obrigar a Espanha a alterar o seu estilo de jogo e a sua filosofia. Alguma vez eu me lembro de ver a Espanha, nos últimos 5 anos, a tentar 6 passes longos para o ponta-de-lança em 10 minutos?

      Como tudo pode mudar apenas com uma alteração no 11. Bastava estar Fàbregas na posição 9 que a Espanha a esta hora poderia perfeitamente estar a pensar nos oitavos-de-final. Em 2 jogos, Diego Costa sacou um penalti.

    • Narcisse
      Posted Junho 19, 2014 at 9:26 am

      Rúben, não me parece que tenha sido erro. Não nos podemos esquecer, de forma alguma, o esforço a que todos os jogadores espanhóis, excepto os que jogam em Inglaterra, estiveram sujeitos esta época, claro está, com Diego Costa incluído.

      A selecção Espanhola está de frente para um renovação, veremos no próximo Europeu se conseguirão voltar á ribalta…

    • João S
      Posted Junho 19, 2014 at 9:14 am

      Concordo, estreia muito infeliz, não reagiu bem à pressão. Sinceramente estou do lado dos brasileiros, porque DC tinha lugar a titular nesta selecção do Brasil.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 19, 2014 at 6:43 am

    Quero destacar o Bravo, não foi exuberante, mas foi de uma segurança e fiabilidade incriveis!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 19, 2014 at 6:39 am

    Quando quase todos estavam a criticar o Chile pelo jogo com a Austrália eu avisei que iam aumentar muito a intensidade frente a adversários de maior valor.
    Ontem foram enormes, grande equipa, compacta, intensa e rápida, não ficarei admirado se ganharem à Holanda.

    Quanto à Espanha, tinha quase a certeza que este Mundial nao seria deles, nas minhas previsoes apontei (aponto) sempre o Brasil e Alemanha como principais candidatos. Mas também nao esperava uma equipa tão medíocre… oa jogadores do Barcelona então estão uma lástima.

  • dan95
    Posted Junho 19, 2014 at 1:40 am

    Esta espanha precisa de um novo treinador (simeone era perfeito), novas ideias e uma revolucao… este seria a base:
    De gea
    Diego Lopez
    Valdes, reina ou casillas (ficaria 1 dos atuais talvez casillas para suplente )

    Azpilicueta
    Carvajal
    Alba
    Pique
    Sergio Ramos
    Albiol
    Javi Martinez

    Busquets
    Thiago
    Koke
    Iniesta
    Fabregas
    Isco

    Mata
    Cazorla/ pedrito ( talvez cazorla)
    Silva

    Jese rodriguez/ deloufeu (caso venha a impor se e jese nao atinja o nivel qe atingiu)

    Diego Costa
    Torres / adrian lopez/ morata
    negredo/llorente

  • André Lobo
    Posted Junho 19, 2014 at 12:02 am

    Quem afirma que esta fraca campanha de espanha de se deve ao facto de continuarem a apostar no tiki-taka não pode ter visto os jogos.

    Como é que se quer jogar em tiki-taka com Xavi no Banco, Busquets e Xabi Alonso e aqui a a maior aberração de Del Bosque, Diego Costa a titular.

    A Espanha cai e com estrondo porque alterou o seu ADN e porque Del Bosque já não tem Guardiola para preparar a base desta seleção.

    Del Bosque não devia ter apostado em base nenhuma do Atlético, aliás Diego Costa nem convocado devia ter sido porque pura e simplesmente é incompativel com este modelo. O melhor que Del Bosque podia ter feito era manter-se o mais fiel possivel ao que vinha sendo feito, para este jogo devia ter tirado Ramos e não Piqué, devia ter posto Xavi em vez de Xabi Alonso e Fabrégas em vez de Diego Costa. Depois devia ter pressionado bem mais alto. Tivesse feito isto e provavelmente a história seria outra.

    O Tiki-taka já viveu melhores dias? Sim e não, porque neste momento o tiki-taka como o conhecemos não existe, desde que Pep Guardiola abandonou a Catalunha, este modelo de jogo foi-se degradando devido à incompetência dos técnicos que por lá passaram. Por outro lado ainda não teve tempo para pôr o Bayern a praticar este tipo de futebol. Tempo e diga-se também que faltou coragem para sentar aqueles não se adaptavam ao modelo e alguma cedência à pressão de alguns adeptos e dirigentes que estavam reticentes quanto a mudanças tão profundas.

    Depois referir que este Chile tem muita qualidade, e é uma equipa muito diferente do Atlético, aliás sem ser a intensidade e a garra com que jogam ambas as equipas não vejo mais pontos de contato

  • Kafka I
    Posted Junho 18, 2014 at 11:52 pm

    Já agora fica uma pequena provocação ao Diego Costa (que preferiu ir jogar pela Espanha), quem se deve estar a rir à gargalhada neste momento é o Scolari, é que ele ainda está no Mundial, já o Diego Costa a continuar no Brasil só se for para umas férias em Copacabana…às vezes as coisas correm mal aos mercenários, esta foi uma delas…

    • JF
      Posted Junho 19, 2014 at 11:09 am

      Confesso que sempre achei esta decisão muito estranha. O sonho de qualquer brasileiro é poder jogar pela canarinha. Só aceitam jogar por outras países quando percebem que não têm hipoteses na selecção brasileira. E todos os brasileiros amam o seu país. A desculpa do "A Espanha deu-me muito" pareceu-me totalmente desfarrapada.

      No fim disto tudo, Scolari é que tinha razão. Esta opção do Diego Costa teve muitos interesses por trás, mais propriamente a possibilidade de deixar de ser extra-comunitário.

      Este desfecho foi totalmente merecido para ele e para a opção da selecção espanhola, que tem muitos mais PL's espanhois de qualidade e habituados ao estilo de jogo da selecção e todos foram ignorados. Começo a achar que há cada vez mais influências externas nas convocatorias das selecções e não só em Portugal

    • João Lains
      Posted Junho 19, 2014 at 2:33 am

      Kafka, esta decisão foi má para todas as partes. Para o Brasil que carece de um ponta-de-lança (embora eu seja defensor/ apreciador do Fred, admito que ele tem estado muito abaixo das expectativas que ele próprio me tinha criado na taça das confederações, curiosamente aí, também só subiu de rendimento a partir do terceiro jogo da fase de grupos. Veremos senão repete a façanha); para a Espanha, é neste momento um elemento estranho nesta selecção e não se integra nesta filosofia de jogo; para ele, mais tarde ou mais cedo, ou marca ou perderá o lugar. No Brasil seria indiscutível.

  • Joel
    Posted Junho 18, 2014 at 11:23 pm

    O problema de Espanha é que o Del Bosque está para Espanha como o P. Bento está para Portugal. Má convocatória, jogadores com lugares cativos e más estratégias.

    Simples.

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 11:15 pm

    Nunca iremos ganhar metade do que estes ganharam !! mas pronto eles são os fracos, é só ódio por aqui para todas as equipas vencedoras e que ficam na história…

    Atum

  • Jose
    Posted Junho 18, 2014 at 11:08 pm

    O meu prognostico era 1ª-Holanda, 2º-chile, 3º-espanha, 4º- australia

    Parece facil(ainda posso falhar), e era barcelona morreu, selecionador teimoso logo a espanha tambem iria morrer.

  • Kafka I
    Posted Junho 18, 2014 at 11:06 pm

    Não vou ser hipócrita e dizer que esta eliminação já se esperava, porque eu pessoalmente não esperava, apesar de como frisei várias vezes não serem eles que eu achasse que ia ser campeões do Mundo…

    Mas mais uma vez esta eliminação precoce, vem provar que o futebol é muito mas muito mais que a soma de grandes jogadores…o aspecto psicológico é fulcral e sinceramente pode ter sido aí que esta Espanha baqueou, pois o cansaço mental de tantas vitórias, pode ter levado a este baixar de nível…depois claro o Del Bosque a inventar é do melhor que há, e ter o Casillas na baliza (qunado esteve no banco do Real nas 2 últimas época) é até ver a maior anedota do Mundial…

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 11:00 pm

    Esta selecção passa-se o mesmo que a de Portugal jogam os nomes e não quem está em melhor forma….
    Daí dizer que o melhor onze de Portugal seria na minha opinião os que aparentemente estão em melhor forma e não os nomes…
    Beto /J.Pereira / Neto / B.Alves / Veloso / William / Amorim / Moutinho / Nani / Ronaldo / Eder

    e antes que digo eu digo sim sou benfiquista e o Amorim entrava no 11 face a um Meireles de rastos…

    Voltando a Espanha Incrível como o Koke não entrou nas contas a titular nem Cazorla em vez de Pedrito….
    Espero que o Paulo Bento tenha visto o jogo e aprenda que em muitos momentos ganha quem tem mais querer e sacrifício e mais que ter bons ou maus jogadores a crença e a agressividade de dar tudo em campo ganha jogos…este Chile demonstrou isso mesmo hoje…

    Braulio Blitz

  • Zé de Fare
    Posted Junho 18, 2014 at 10:58 pm

    Quando precisas de ganhar e nem sequer tentas o futebol directo com gajos que não passam de 1,78… não vale a pena, a espanha nunca mereceu.

  • Silva
    Posted Junho 18, 2014 at 10:26 pm

    Parece que neste país ainda não se aprendeu a não nos rirmos do telhado do vizinho…

  • JMF
    Posted Junho 18, 2014 at 10:16 pm

    Casillas: o melhor guarda-redes da história do futebol, muito melhor que o Yachin, o Preud’homme, o Schmeichel, o Banks, o Shilton, o Zenga, e o Buffon juntos. Qual destes é que sofreu 7 golos em dois jogos seguidos do Mundial? Uma injustiça nunca ter vencido a Bola de Ouro!
    Pepe Reina: tem um papel fundamental na missão específica de engraxar as botas do Casillas e de dar tapinhas no rabo dos companheiros.
    Azpilikuneta: um bocadinho melhor que o André Almeida, capaz de jogar em todas as posições, principalmente naquela em que os alemães perderam a guerra.
    Sérgio Ramos: o melhor-defesa central da actualidade, óbvio candidato à Bola de Ouro de 2013, muito melhor que o Thiago Silva, o Hummels, o Godin, o Kompany, o Garay, e o Beckenbauer juntos (só fica atrás, a muito pouca distância, do companheiro de equipa Pepe).
    Piqué: o melhor-defesa central da actualidade a dançar o waka waka com a Shakira.
    Javi Martinez: outro polivalente que também dança muito bem o waka waka no centro da defesa.
    Xavi: um craque a entrar no Outono da carreira, constantemente injustiçado e criticado por ser catalão, ter tomates, e se cagar para o politicamente correcto.
    Andrés Iniesta: o facto de só fazer passes para o lado, de passar épocas inteiras a dormir e em sub-rendimento, de ter a potência de tiro de um Moutinho, de ter uma média de golos pior que o Rui Costa, e de ter marcado um golo de caca (na pequena área) a 3 minutos do final do prolongamento do Mundial de 2010 (depois de uma falta não assinalada sobre o holandês Elia), não significa que não estejamos perante o melhor médio ofensivo da história do futebol mundial, muito melhor que o Ozil (este sim, “sempre muito irregular”), o Zidade, o Zico, o Zito, o Zagalo e o Zizinho juntos. É incompreensível como é que nunca ganhou pelo menos três Bolas de Ouro por ano. O futebol moderno é muito injusto…
    Koke: o “herdeiro” de Xavi, um génio formado na “cantera” do Atlético de Madrid, capaz de jogar na ala e no meio sempre com o mesmo (baixo) rendimento.
    David Silva: levou o Manchester City às costas até ao título de campeão de Inglaterra, sempre foi mais decisivo na selecção que o Iniesta, mas desta vez jogou ao nível do “génio de Fuentealbilla”…
    Pedrito: o homem que faltava para empurrar a selecção espanhola para a vitória, um extremo absolutamente letal, capaz de aquecer muito bem o banco de suplentes do Barça durante mais uma época.
    Diego Costa: o que é que se pode dizer de um brasileiro que podia estar a jogar um histórico Mundial de futebol pela selecção do país que o viu nascer e preferiu vestir a camisola de um país em desagregação para ser insultado em todos os estádios brasileiros com o muito famoso cântico “Diego… Veado… Diego… Veado… Traidor… Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor…”(eu ouvi os cânticos em casa, mas os comentadores da RTP taparam os ouvidos…): pode-se dizer que deve ser mais burro que o Pepe, este, coitado, nunca imaginou que ia jogar um Mundial no Brasil quando aceitou representar Portugal…
    Fernando Torres: um “goleador” que consegue apenas num jogo (ou em 15 minutos) acumular erros cómicos suficientes para encher um imperdível filme de apanhados do futebol.

    Alexis Sanchez: o jogador mais gozado pela imprensa e pelos adeptos espanhóis na última época e que, muito justamente, vai ser despachado do FC Barcelona: o Pedrito é muito melhor que o Sanchez, e este nem tem nível para estar no mesmo texto dos campeões espanhóis, aliás, o que é que ele está aqui a fazer?
    PS: Uma nota final para “torcida espanhola” dos comentadores da RTP, tão tristes e inconformados com o resultado final; não sabia que lamber (velhas e desgastadas) botas espanholas era um passatempo tão apreciado na televisão pública portuguesa.

    • ACF
      Posted Junho 19, 2014 at 10:56 am

      Acho o David Silva um grande jogador mas não tenho qualquer dúvida que se ele tem marcado o 2-0 à Holanda em vez de tentar fazer o bonito como o exibicionista que todos os espanhóis são, a Espanha dificilmente perdia esse jogo.

      Quanto ao resto: gostei de ver o Xavi e o Piqué no banco. Se são independentistas e não reconhecem a Monarquia espanhola, então por uma questão de coerência nunca deviam ter aceite o convite para jogar na selecção.

    • Anónimo
      Posted Junho 19, 2014 at 1:07 am

      Acho o comentário um bom bocado para o exagerado, mas deu para rir!
      Se este conjunto de jogadores ganhou tudo e mais alguma coisa ao longo de anos, não foi por acaso nem por serem fracos.
      Concordo sim que actualmente são sobrevalorizados e estão em baixa forma, outros até se tornaram anedóticos, mas não todos! A meu ver, é o Torres que leva a taça!

      Bruno M.

    • Oronules
      Posted Junho 19, 2014 at 12:22 am

      Pode ser a sua maneira de comentar , mas não acho que tenha sido muito produtivo…
      Enfim…

    • antonio Silva
      Posted Junho 19, 2014 at 12:14 am

      A unica parte que achei piada foi a inclusão do Garay naquele lote de centrais!

    • Alexis
      Posted Junho 19, 2014 at 12:05 am

      Não sei qual o motivo mas do que li, e sabendo interpretar o sarcasmo, percebe pouco de futebol.

    • Humildade
      Posted Junho 18, 2014 at 11:54 pm

      Não faças muito a festa que sem ajuda dos arbitros são já eliminados.Bons são Paulinho suplente do grande totenham, luis gustavo dispensado do bayer ou fred que só jogou em grandes clubes.
      Os cornos brasileiros falam mas entretanto também ssão eliminados

  • mano da street
    Posted Junho 18, 2014 at 10:09 pm

    e que tenham cuidado com aaustralia senão saem com 0 pontos

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 18, 2014 at 9:41 pm

    Não sei o que mete mais piada…os 6 minutos de descontos ou de alguém se ter lembrado do Sérgio Ramos para bola de ouro!

    • Kafka I
      Posted Junho 18, 2014 at 11:08 pm

      Não podia estar mais de acordo Ricardo Ricard e porquinhodaindia, ao ver o jogo e a exibição do arruaceiro Sérgio Ramos, só me dava vontade de rir cada vez que me lembrava que alguns iluminados pensaram nele para Bola de Ouro, ou para melhor seja do que for relacionado com futebol…

    • porquinhodaindia
      Posted Junho 18, 2014 at 10:46 pm

      É, de facto, revelador o nível dos nossos comentadores.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 10:19 pm

      Ou a RTP ter sugerido a entrada do Negredo ..

    • Fernandes
      Posted Junho 18, 2014 at 10:16 pm

      Os 6 minutos foram patéticos!! Mas também tenho a certeza que podiam ainda estar a jogar agora neste momento e a Espanha ainda nem tinha cheirado o primeiro golo!! Há dias que nem vale a pena sair de casa!!

    • porquinhodaindia
      Posted Junho 18, 2014 at 10:02 pm

      Caro Ricardo Ricard,

      Tudo o que envolva Sérgio Ramos e o título de "melhor whatever" é hilariante.

  • Mário Costa
    Posted Junho 18, 2014 at 9:37 pm

    Realmente foi uma vergonha!!! Quer a nível da seleção espanhola, mas principalmente a nivel de arbitragem. Alguém me explique como é possivel uma arbitragem daquelas!!!! 3/4 cartões vermelhos por mostrar, mais meia dúzia de amarelos, 6 (SEIS!!!!) minutos de compensação….. Há um livre onde a espanha tenta sair logo com um passe longo e até aí o árbitro desviou-se intencioanlmete da trajectória da bola, quando nem ele esperava que fosse logo marcado. INCRIVEL

    Parabéns ao Chile, que mostrou mais uma vez uma garra fabulosa. Já em 2010 tinham ganho à Espanha no primeiro jogo.

    Ainda é cedo, mas talvez esta vá ser o mundial das equipas humildes!!! Espero sinceramente que não seja o mundial da vergonha!!.

    Paulo Bento espero que com este escandalo da Espanha, saibas ler nas entrelinhas dês um passo atrás e que pelo menos te imponhas no balneário.

    • ACF
      Posted Junho 19, 2014 at 10:52 am

      O árbitro afasta-se da bola porque é a função do árbitro interferir o mínimo possível com o movimento desta.

      E em 2010 quem ganhou à Espanha foi a Suíça no primeiro jogo. O Chile perdeu 2-1 no 3o jogo do grupo, quando já estavam ambas as selecções apuradas. Aliás, o Chile nunca tinha ganho à Espanha, facto mencionado várias vezes ontem durante o jogo.

  • Fernandes
    Posted Junho 18, 2014 at 9:36 pm

    Adorei!! Já não tinha paciência para estes gajos, finalmente acabou!! Acabou a geração e que acabe o raio do tiki-taka (agora como ouvi o António Raminhos dizer o xixi-cama) … Perderam as confederações e ao 2º jogo no mundial vão de barco … Agora espero é que Portugal não siga também o caminho!!! Tiveram mérito a seu tempo mas já enjoava … Este Chile promete, vai dar muita dor de cabeça a quem lhe sair em "sorte" … Guerreiros puros … Eu aposto na Alemanha para vencedor, mas há equipas mais pequenas que podem quebrar esta ideia … Chile, até o México, Bélgica, podem entrar nestas contas …

    • Fernandes
      Posted Junho 18, 2014 at 10:49 pm

      Sr. Porquinho!! É bem provável que nos próximos séculos ou milénios Portugal vença tanta coisa quanto o Tadjiquistão, agora que este jogo é muito anti-futebol lá isso … Quem aprecia aprecia, eu apreciei no ano 1, depois começou a ser um nojo … Agora terão que mudar pois os cérebros Xavi e Iniesta já eram, Fabregas nunca será essa opção de substituição (tanto é que saiu do Barça) e não haverá mais ninguem naquele "nivel"… Tiveram o seu mérito, mas mais que a táctica, nunca papei aquela mania de ser um esquema infalível … E como se viu, faliu … Mas a história está lá, sem dúvida …

    • porquinhodaindia
      Posted Junho 18, 2014 at 10:03 pm

      Nos últimos 6 anos venceram o que o seu país jamais vencerá em séculos.

  • Tiago Fouto
    Posted Junho 18, 2014 at 9:32 pm

    Sérgio Ramos fraquinho, fraquinho…

  • R9moreira
    Posted Junho 18, 2014 at 9:31 pm

    Del Bosque é para mim uma espécie de Scolari lá do burgo… tem as suas vacas sagradas e em vez de utilizar os jogadores mais capazes ou o modelo mais eficaz do momento, põe a jogar quem este ano nada fez, e pior, vê as coisas a descambar e não muda NADA.

    Esta espanha precisava de jogar com Busquets á frente da defesa, Koke e Iniesta e na frente David Villa, Diego Costa e David Silva em movimentos da direita para o centro… Aproveitar o posicionamento tático impecável de Busquets, e a raça do trio do atlético,secundado por um Iniesta (o mais esclarecido nestes dois jogos de longe) e o David Silva que tem qualidade para servir como ninguém jogadores como Diego e Villa…

    E a perder por 2 fica parado sem fazer qualquer mexida no ataque?!

    • E Jorge
      Posted Junho 18, 2014 at 10:46 pm

      Del Bosque igual a Scolari? Del Bosque ganhou tudo com o Real Madrid e tudo com a Espanha. O Scolari so tem um titulo importante e ainda levou o Palmeiras para 2a divisao… MAINADA

    • Tomás
      Posted Junho 18, 2014 at 10:28 pm

      Pior só mesmo a insistência do Scolari no Paulinho.

  • I.C.E.
    Posted Junho 18, 2014 at 9:31 pm

    Mais alguém reparou que um dos comentadores da RTP propôs a entrada do Negredo durante o jogo?

  • JN
    Posted Junho 18, 2014 at 9:29 pm

    Cá está o que eu previ mal foi revelada a convocatória. Realmente não percebo nada disto.
    A única pessoa que afirmou neste site que a Espanha ía fazer a pior competição dos ultimos anos. Enquanto os visionários e especialistas que dedicam o seu tempo a atacar quem diz verdades andavam loucos com esta convocatória.

    Palmas. O JN nem merece comentar, são verdades a mais.

  • van Basten
    Posted Junho 18, 2014 at 9:26 pm

    E assim se desvanece a Espanha de Guardiola.

    • ACF
      Posted Junho 19, 2014 at 10:49 am

      A Espanha de Guardiola não existe. Em 2008, ainda andava o Guardiola a treinar o Barcelona B e já o Luis Aragones limpava o Euro 2008 com o tiki-taka bem melhor construído do que o que se viu depois.

    • van Basten
      Posted Junho 19, 2014 at 1:12 am

      Apesar de admitir não gostar nada deste modelo de jogo – nem sequer gosto da expressão usada para o designar -, tenho por princípio que todos os modelos podem em teoria sobreviver deste que se adaptem. Penso que a questão fulcral é que isso se torna muito difícil de fazer para um treinador que se habituou a ganhar com esse modelo. O próprio Guardiola – e atenção, preferia muito mais o Bayern de Heynckes – apercebeu-se disso ao chegar a Munique, e apesar da equipa ter algumas (claras) semelhanças com o seu Barça, percebeu o que tinha de mudar na sua filosofia de jogo para que o pudesse implementar numa equipa tão diferente. Também por aqui se vê a competência de um treinador.

      Agora o caso da Espanha, parece-me, é diferente de tudo isto. O estilo de jogo que tinha vindo com Guardiola esmoreceu porque os jogadores simplesmente já não são orientados pelo treinador, praticam agora um estilo de diferente (viu-se isso este ano com Martino) e perderam portanto as rotinas de jogo. E como o Del Bosque se esqueceu de pedir algumas cábulas ao Guardiola, temos um duplo problema: uma equipa que já não sabe jogar dessa forma, e um treinador que não a sabe ensinar, mas que tenta mantê-la à mesma. Acaba por ser caricato.

    • Kafka I
      Posted Junho 18, 2014 at 11:39 pm

      Como em tudo na vida, nada é eterno e o "tiki-taka" também teria de "morrer", como todos os outros sistemas "infalivéis" também após o apogeu foram derrotados,

      E tu que pertenceste aquela que para mim até hoje foi a equipa mais forte (o Ajax de Van Gaal foi a mais espectacular) que vi jogar (o Milan de Sacchi), sabes bem disso lol :P

  • Mega Badjeras
    Posted Junho 18, 2014 at 9:25 pm

    Treinador fraco para um lote de jogadores de classe mundial, o mesmo se aplica a nós, menos a parte dos jogadores.
    Começou logo em não ter levado Isco e Carvajal (superior a Azpilicueta), Jordi Alba e Pedro completamente fora de forma; Xabi Alonso está irreconhecível desde os tempos do Liverpool apesar de ter ganho uma Champions esta época oferecida pelo Ronaldo; Xavi não está no seu fim, mas assim para lá caminha; Koke..é incrível como
    Del Bosque não o mete a titular nestes 2 jogos depois da época que fez;
    Piqué um central fraquíssimo; Sergio Ramos desgastado já da longa época que teve; David Silva esperava mais deste jogador; David Villa merecia ter sido titular em ambos os jogos em vez do interceiro Diego Costa se é que me entendem;
    Mourinho tendo relegado Casillas para o banco quando ainda estava no Real, estragou o guarda-redes espanhol; Cazorla gostei muito das suas entradas em campo; Iniesta sozinho não consegue resolver; Depois tiveram azar com a lesão de Jesé esta época porque se não tivesse acontecido era claramente seleccionável para estes 23; Serei eu o único a achar que se Del Bosque tivesse convocado Deulofeu, miúdo promissor e em crescimento, poderia ter mostrado algo de positivo? pelo menos melhor que Pedro e David Silva; Fabregas também fora de forma…enfim esta seleção foi uma decepção.

  • van Basten
    Posted Junho 18, 2014 at 9:22 pm

    O jogo entre Chile e Holanda deverá ser um dos melhores do Mundial, se as equipas procurarem discutir o primeiro lugar.

  • Kacal l
    Posted Junho 18, 2014 at 9:20 pm

    Não foi um grande jogo, só deu Chile na maior parte do tempo, e na 2ª parte vimos os Chilenos a dar a provar à Espanha o seu próprio veneno, com um “tiki-taka” a seu estilo e que até teve direito a “Olés”, a Espanha criou poucos problemas ao Chile e o Cláudio Bravo não teve muito trabalho, esta geração de ouro da Espanha está em decadência e o “tiki-taka” está praticamente acabado, e hoje vimos uma Espanha sem ideias e sem “plano B”, o Chile controlou e na 1ª parte foram claramente superiores, depois na segunda geriram o resultado e trocaram mais a bola, não deixando de ser perigosos no contra-ataque, enquanto os espanhóis fizeram muito pouco e não assustaram.
    Foi um jogo sem intensidade e com um ritmo baixo, só na 1ª parte e em alguns momentos da 2ª parte é que tivemos alguns motivos de interesse, de resto, foi um jogo algo aborrecido e o Chile venceu com toda a justiça, e assim a bi-campeã europeia e campeã mundial, Espanha, está fora do Mundial e é preciso começar a renovar e começar a pensar num estilo de jogo diferente e noutra estratégia, o Chile segue para os oitavos-de-final, juntamente com a Holanda, e se tudo correr como previsto, enfrentará o Brasil e se os “Canarinhos” continuarem a jogar como têm jogado, a possibilidade de seguirem em frente é grande, mas não será fácil, é esperar para ver.

    – A Espanha voltou a desiludir, mostrou novamente aquele estilo de posse e circulação de bola, até conseguem ter alguma vantagem nas estatísticas, mas falharam muitos passes e fizeram tudo com muita lentidão, sem nenhuma objectividade e voltaram a demonstrar uma enorme falta de intensidade e agressividade, não se entende como é que a Espanha a perder por 2-0 continua a querer entrar pela baliza dentro aos passes, acontece também na saída de bola na própria defesa e depois corre mal, obviamente, é preciso mudar e muito, arranjar um “plano B” e começar uma renovação na selecção, com jogadores como: Thiago e Isco a fazer parte dos convocados, assim como De Gea a assumir a titularidade da baliza, entre outras coisas.
    Os piores elementos, a meu ver, foram o Iniesta que fez uma má exibição, muito desinspirado, e o Diego Costa que voltou a fazer uma exibição algo fraca, nota-se que não está a 100% e que depois se sente como um “peixe fora de água” nesta equipa

    – Quanto ao Chile, fizeram uma boa exibição e foram tudo aquilo que a Espanha não foi, ou seja, foram intensos, agressivos e imprimiram muita velocidade no seu jogo, a Espanha pouco incomodou e a defesa cumpriu e depois no ataque estiveram impecáveis, na 1ª parte arrumaram com o jogo, na 2ª parte geriram o resultado e exploraram o contra-ataque e muito bem, não fosse algum azar e alguma falta de eficácia e teria sido muito pior para a Espanha, não há muito mais a dizer, foram superiores e mostraram toda a sua qualidade.
    Destaque para o Aranguiz (boa exibição, mostrou toda a sua classe e juntou um golo e uma assistência fantástica), a dupla Alexis/Vargas (muito rápidos e explosivos, desequilibradores e o segundo teve um excelente pormenor no seu golo), mas também Isla, Mena, Medel (mais pela sua raça e vontade) e sobretudo o Marcelo Díaz (ajudou muita a sua defesa e compensou bem).

    Acrescento que achei ridículo uma parte em que a Espanha, depois de ver o Chile a trocar a bola e com “Olés”, conseguiram recuperar a bola e tentaram o triângulo em vez de ir para a frente para tentar o golo, enfim.
    Também não entendo como é que a Espanha não explorou mais a fragilidade dos centrais do Chile, o jogo aéreo, não vi um cruzamento a ser feito, o Del Bosque ainda tirou o Diego Costa, não se entende, mas o Navas dava um jeitaço para os cruzamentos (pena a lesão).

    • Kacal l
      Posted Junho 19, 2014 at 12:32 pm

      Também acho que foi dos melhores, mas a verdade é que a Espanha não deu assim tanto trabalho e nem explorou as tais lacunas.

    • van Basten
      Posted Junho 18, 2014 at 10:53 pm

      Medel para mim foi claramente dos melhores jogadores em campo, senão mesmo o melhor (Bravo e Sánchez também estiveram impecáveis). Cortou tudo o que havia para cortar. Ainda não vi os dados estatísticos, mas estou seguro que cortou com sucesso muito mais bolas que qualquer jogador em campo, de longe. Foi o líder da defesa.

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 9:51 pm

      Não concordo, foi mais querer do que outra coisa, ele tentou, isso é verdade, mas esteve muito trapalhão e desinspirado, mas é só a minha opinião.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:26 pm

      O Iniesta para mim foi o menos mau.

  • João Dias
    Posted Junho 18, 2014 at 9:17 pm

    E pronto.

    Está confirmado o hecatombe da seleção espanhola.

    Acaba aqui o mito da potativa invencibilidade dos espanhóis.

    Ficou evidente ao longo destes dois jogos que se se anular o tiki-taka deles, facilmente a Espanha se reduz a pó.

    Portugal no Euro 2012 deu o mote, o Brasil deu o primeiro passo e Holanda e Chile concretizaram-no.

    Só espero que isto vá terminar com a sobrevalorização do jogador espanhol. É que eles não tem que fazer nem metade de que os outros fazem para ir para um clube de top. Vejam os Moratas e Aspas e desta vida.

    Que fizeram eles para ir para clubes de top??

    Fizerem mais que Williams Carvalhos?

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 10:54 pm

      Silva,

      Pois não, o génio da táctica és tu, explica aí sff, esta mania da arrogância e mania da superioridade a minha irrita-me, enfim…

    • Silva
      Posted Junho 18, 2014 at 10:25 pm

      Vocês a sério que acreditam nisso que acabaram de escrever? Que portugal é a causa do final do ciclo da Espanha?
      Nem sequer sabem qual é a diferença entre o Tiki-taka, e um jogo de posse de bola sem objetivo nenhum.

    • João Dias
      Posted Junho 18, 2014 at 10:20 pm

      Tiago Martins,

      Desculpa-me se me expressei mal. Não sou ultra nacionalista e lamento se pareço que sou :(

      O que queria dizer é que o rating do jogador espanhol está demasiado elevado e que por isso eles não têm que fazer metade do que os outros fazem…

      Vê. O Aspas, por exemplo, o que é que ele fez para ir para um clube como o Liverpool? Ou o Morata, o que é que ele já fez para ir para a Juventus?

      Jogadores como o William fazem muito mais e têm menos mediatismo. E que fala no William fala noutro jogador qualquer de França, Itália, Inglaterra…

      Lamento imenso se pareço nacionalista…

    • Artur Matias
      Posted Junho 18, 2014 at 9:54 pm

      Que tiki-taka viste nestes jogos da Espanha? Uma amostra fraquinha.

      O Tata Martino deu cabo do tiki-taka este ano e com isso a Espanha foi-se abaixo. O trabalho do Del Bosque está ao nível do Scolari em 2004, ou seja, pega em 7 ou 8 jogadores de uma equipa vencedora e com eles cria a equipa. Este ano não teve essa hipótese. Easy as pie.

    • Pedritxo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:43 pm

      quem deu o mote foi mourinho e depois portugal.

      Mais uma vez, os portugueses a darem frutos

    • Tiago Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:24 pm

      Desculpa lá, mas esse teu ultra-nacionalismo já cansa…

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:16 pm

    É um fim do ciclo de um estilo de jogo, não de uma seleção que mesmo assim apresenta uma qualidade soberba no seu elenco. Se não vejamos, De Gea(23 anos),Azpilicueta(24),Carvajal(22),Inigo(23),Alba(25),Bartra(23),Javi(25),Thiago(23),Koke(22),Isco(22)Jese(21),Morata(21),Deulofeu(20),Moreno(21) e Muniain(20). Vai passar por uma revolução natural, mas vai ser sempre uma candidata com um elenco desta qualidade.
    Mário

  • Octavio
    Posted Junho 18, 2014 at 9:15 pm

    A queda da Espanha está relacionada com a saída de Guardiola do Barcelona. São 2 anos sem os seus ensinamentos e treinos e o resultado está à vista. Iniesta, Xavi, Busquets, Pedro, Cesc e Piqué. Só estes eram meia-equipa.
    E até Messi já não é o mesmo.

    Xabi Alonso e Sérgio Ramos são das maiores fraudes do futebol mundial. Não fossem do clube de Franco e ninguém queria saber deles.

    O tiki-taka não morreu porque esta selecção nunca jogou dessa forma (neste Mundial).

    Del Bosque, Xavi, Iniesta e Casillas não mereciam este fim.

    Vitória mais que justa do Chile.

    • Octavio
      Posted Junho 19, 2014 at 11:43 am

      "Quem tem Busquets não precisa de Alonso no mesmo 11".
      Isto é claro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 19, 2014 at 9:13 am

      Mas vais continuar a insistir que o Xabi Alonso é mau jogador?

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 18, 2014 at 11:44 pm

      Outro? O primeiro não chegou?

    • Octavio
      Posted Junho 18, 2014 at 11:16 pm

      Ainda bem que, em 8 linhas, as criticas centram-se em duas. Não foi mau. Não se pode bater no clube da realeza que os súbditos aparecem logo nervosos.
      Estou seguro do meu comentário.

      Hoje viu-se bem a qualidade de Xabi Alonso e Ramos (tal como contra a Holanda). Claro que a culpa foi do Piqué. Quem tem Busquets não precisa de Alonso no mesmo 11. Mas depois o Real ficava com pouca gente.

      Lá como cá.

    • Silva
      Posted Junho 18, 2014 at 10:22 pm

      Gostava mesmo era de ver um comentário a este comentário, por parte do Ricardo Ricard.

    • porquinhodaindia
      Posted Junho 18, 2014 at 10:05 pm

      Chamar fraude a quem contribuiu para nos últimos 6 anos limpar tudo é de quem é doente.

    • Nyet
      Posted Junho 18, 2014 at 9:43 pm

      Se o Xabi Alonso e o Sérgio Ramos são fraudes, o que dizer de Casillas?

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 9:43 pm

      Não jogou dessa forma, mas tentou, o problema é que o "tiki-taka" já estava morto e não deu para "ressuscitar"…

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 18, 2014 at 9:40 pm

      Belo jantar que tiveste,espero que não vás conduzir!

  • Rik
    Posted Junho 18, 2014 at 9:14 pm

    Del Bosque não percebeu a falta de andamento de alguns jogadores e a aposta nos mesmos jogadores que ganharam tudo saiu furada! Casillas, Azpilicueta, Busquets, Xabi Alonso e Torres não têm condições actuais de serem titulares numa Espanha forte….lamentável como Gabi, Koke, Carvajal, Diego Lopez, Llorente, Negredo, Ander Herrera, entre outros, deveriam ter sido chamados para começar a renovar a roja!

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 9:53 pm

      Acho que a Espanha devia ter apostado na "espinha dorsal" do Atlético que fez uma grande época, jogadores como: Gabi, Koke e Diego Costa no 11.

    • Mega Badjeras
      Posted Junho 18, 2014 at 9:32 pm

      Koke foi chamado!
      Renovar a seleção com Gabi, quando o homem já é um trintão?
      Ander Herrera punhas em troca de quem? Mais de pressa ia o Isco.

  • Luís Borges
    Posted Junho 18, 2014 at 9:13 pm

    Admito, eu não perspetivava nada disto. Errei clamorosamente nas minhas expetativas para este Mundial. Comentava com os meus amigos que havia muito hype à volta do Brasil, mas que no fim isto voltava a cair para o mesmo lado dos últimos anos… Enganei-me, e bem. Mas nada o fazia prever na minha opinião… Ganharam mais qualidade inclusive nas posições de lateral direito e ponta de lança. Só que isso não foi suficiente, por vários motivos.

    É claramente um escândalo. Desgaste mental, desgaste físico e um planeamento da competição que não me parece ter sido o adequado. Não há muito a dizer, o futebol tem disto muitas vezes. Há uma grande parte de elementos desta geração que acabam por aqui o seu percurso glorioso, mas a verdade é que para o futuro (já no Euro certamente) não faltam talentos e jogadores que vão voltar a colocar a Espanha no topo.

    Só a altura da defesa é que pode vir a colocar alguns problemas futuros a este Chile. Mas a verdade é que não falta aqui talento. O conjunto de jogadores que constituem a espinha dorsal deste Chile é fortíssimo, e vão ser um osso duro de roer nas eliminatórias. O Alexis está muito fluído e muito confiante, o Vidal está a crescer, o Aranguiz é máquina e o Vargas é muito competente. O Bravo é dos melhores guarda redes presentes neste Mundial. Ainda há Isla e por aí fora… Temos Mundial!

    • Tiago Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:23 pm

      Enganaste-te em relação à Espanha, ao Brasil não.

      A jogar com onze, devem ficar fora nos oitavos-de-final.

  • André
    Posted Junho 18, 2014 at 9:13 pm

    Diego Lopez, Carvajal, Gabi, Negredo e Llorente a rirem-se à grande em casa.

    Parabéns ao Chile.

  • Mauro Silva
    Posted Junho 18, 2014 at 9:13 pm

    O Del Bosque acaba de provar 3 coisas: o Casillas já há uns 2 anos que perdeu qualidades, o tiki-taka já complica mais do que resolve e… só ganhou alguma coisa assente no Barça de Guardiola. O prémio que ganhou de melhor treinador do ano – no ano em que Mourinho venceu a Liga Espanhola – foi gozo.

    Adiós España! Agora torçam por Portugal, se conseguirem não ser os xenófobos anti-portugueses que sempre foram…

    • João S
      Posted Junho 19, 2014 at 8:54 am

      Não precisamos do apoio dos espanhóis… Lá mais para a frente talvez dê jeito é o dos brasileiros! heheh

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 19, 2014 at 12:52 am

      Manuel,
      Sempre foram e vão continuar a ser.
      Ja vão tarde e a mim não me vão fazer nenhuma falta.

    • Dario Pereira
      Posted Junho 19, 2014 at 12:36 am

      Meio Portugal ? Estas a ser generoso ahahah

    • Silva
      Posted Junho 18, 2014 at 10:21 pm

      Tem piada pedir aos espanhois para que torçam por portugal, quando hoje estava meio Portugal a puxar pelo Chile.
      Mas depois os xenófobos são eles.

  • David Gomes
    Posted Junho 18, 2014 at 9:08 pm

    Só vi a partir dos 35 min mas que gosto dá ver o Chile a jogar. Garra e querer enormes. Antagonicamente, Espanha coitadinha a atacar com 5 jogadores aos 80 min dava pena.

  • Rodrigo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:06 pm

    Consumada a 1ª grande desilusao deste Mundial. O actual campeao do mundo e bi-campeao europeu cai ao 2º jogo do Mundial. Uma prestaçao mediocre, sem qualquer chama, com muitos jogadores em ma forma e com um seleccionador inoperante perante as adversidades.

    Em relaçao a este jogo, penso que nao ha muito a dizer. O Chile foi muito mais forte e mereceu claramente a vitoria e a passagem a fase seguinte. O 3-5-2 do Sampaoli funcionou muito bem (parece a tactica mais certa para enfrentar a Espanha), sendo que quase todos os jogadores rubricaram uma grande exibiçao. Alexis esteve endiabrado e foi o melhor em campo, Vargas e Vidal melhoraram muito em relaçao ao ultimo jogo e estiveram muito bem tambem, Diaz e Aranguiz fortissimos no meio-campo, o Bravo cumpriu tudo o que tinha para fazer e o Medel e o Jara dois monstros na defesa e os dois alas sempre a darem profundidade e sem grandes problemas defensivos.

    Por outro lado, a Espanha cai sem nenhum brio. Mais uma exibiçao pauperrima e muito abaixo das expectativas, sobretudo no 1º tempo. Del Bosque mexeu, tirou Xavi e Pique, mas a equipa nao melhorou. Koke deveria ter entrado de inicio, ate porque cedo se viu que a equipa melhorava com a sua presença (a dupla Busquets-Alonso voltou a nao estar bem). Iniesta acabou por ser o menos mau, enquanto que a defesa voltou a ficar mal nos golos do Chile e foi batida em mais alguns lances (Ramos ainda deveria ter sido expulso), Silva uma nulidade, Pedro muito trapalhao, Busquets muito lento e Torres e Diego Costa (longe da forma com que acabou a epoca) 2 nodoas tambem. Por fim, Cazorla e Koke acabaram por entrar bem e provaram que mereciam ter tido a oportunidade de jogar de inicio.

    Sendo assim, Chile e Holanda sao os 2 primeiros apurados para a fase seguinte do Mundial, sendo que este Chile pode chatear muita gente. Quanto a Espanha, Del Bosque tem contrato ate 2016, mas esta prestaçao foi demasiado ma e como tal e possivel que abandone o comando da selecçao espanhola. Parece claro que existem jogadores que cumprem aqui o seu ciclo internacional (Casillas, Xavi, Alonso, Torres e Villa), mas ha talento para o sucesso voltar no futuro. Algum dia esta armada invencivel tinha de acabar, mas desta forma ninguem esperava naturalmente.

    Por fim, espero que Portugal tome a Espanha como um exemplo e que encare o jogo com os EUA com todo o empenho, atitude e a maior concentraçao possivel.

    • Kacal l
      Posted Junho 19, 2014 at 12:31 pm

      van Basten,

      Não estou a dizer o contrário, mas a Espanha devia ter explorado mais essa lacuna.

      Mauro Machado,

      A Espanha nunca jogou dessa forma, mas se o seu plano inicial não estava a funcionar e estavam a perder 2-0, podiam e deviam ter tentado de outra forma e explorar as lacunas do adversário.

    • Mauro Machado
      Posted Junho 18, 2014 at 11:34 pm

      Sim deveria ter explorado a baixa altura dos defesas chilenos mas a verdade é que a Espanha nunca jogou dessa forma em lado nenhum, nunca foi equipa de ir à linha e cruzar. Mas hoje, dadas as circunstâncias, deveriam ter alterado o sistema de jogo, visto até que o tiki taka já não funciona e ainda por cima com Xavi no banco, deveriam ter explorado o jogo aéreo do Diego Costa.
      Mas como já aqui disseram, a Espanha não faz falta absolutamente nenhuma ao mundial.
      Saudações

    • van Basten
      Posted Junho 18, 2014 at 10:57 pm

      Por acaso discordo de certa forma, Kacal. É verdade que a Espanha podia e devia explorar mais o jogo aéreo, mas até nesse capítulo o Medel esteve insuperável, o que não deixa de ser surpreendente devido à sua baixa estatura.

      E o Jara fartou-se de fazer passes longos com acerto. Ou seja, fez mais do que 'apenas' defender.

      Ambos os jogadores estiveram bastante bem.

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 10:40 pm

      Rodrigo,

      Concordo, quem fez falta (à Espanha) neste Mundial foi o Navas que é um jogador que vai à linha e cruza (bem) e daria um jeitaço, até pela sua velocidade.
      Quanto aos laterais, o Alba podia e devia ter feito mais ofensivamente, sem duvida.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 10:18 pm

      Sim concordo e esperava que a Espanha explorasse esse factor, mas inexplicavelmente raramente vimos cruzamentos, nem do Pedro nem dos laterais que estranhamente tem subido bastante pouco neste Mundial (talvez porque os medios nao tem a bola o tempo suficiente).

    • Kacal l
      Posted Junho 18, 2014 at 9:24 pm

      Medel e Jara dois "monstros" na defesa, isso foi porque a Espanha pouco fez e nem sequer explorou a principal lacuna dos centrais do Chile, o jogo aéreo, não se entende.

  • João S
    Posted Junho 18, 2014 at 9:05 pm

    O mais positivo disto tudo: terminou de vez a campanha para dar a Bola de Ouro ao Ramos!

    • JF
      Posted Junho 19, 2014 at 10:29 am

      Nem me consigo lembrar de qual foi o último espanhol a receber uma Bola de Ouro por isso já sabem como eles são. Vale tudo. Tentaram basear-se no Cannavaro em 2006 para finalmente terem uma Bola de Ouro. Ideia ridicula…

    • Kafka I
      Posted Junho 18, 2014 at 10:58 pm

      Finalmente João S, essa ideia foi das coisas mais ridículas que os Espanhóis inventaram nos últimos tempos…

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:30 pm

      Totalmente de acordo e felizmente!

      Nutini

  • Enak
    Posted Junho 18, 2014 at 9:04 pm

    Não desejava mal à Espanha, nem desejo mal a ninguém obviamente, mas felizmente, na minha opinião, vemo-nos livres deste futebol fraco que a Espanha nos vem presenteando há uns anos para cá. Só merece ficar no Mundial as equipas que praticam um futebol agradável!

    • joaogene mauleitao
      Posted Junho 20, 2014 at 5:37 pm

      eu tambem acho pois a espanha nao sabe o que e jogar a bola porque simplesmente eles na primeira parte cansam o oponente e na segunda remata a baliza adeversaria ppois os jogadores da equipa rival ja nao tem energia para correr atras da bola

    • Bartolomeu
      Posted Junho 19, 2014 at 8:23 am

      Isto é a gozar, ou estão mesmo a falar a sério?

    • Kafka I
      Posted Junho 18, 2014 at 10:57 pm

      Subscrevo inteiramente os 2

    • Enak
      Posted Junho 18, 2014 at 10:52 pm

      A própria Austrália acaba por apresentar um futebol mais agradável e certamente mais humilde. Del Bosque deve recolher à sua "cabana na floresta" depois deste enorme desaire também!

    • van Basten
      Posted Junho 18, 2014 at 9:46 pm

      Concordo plenamente, Enak. A Espanha, do ponto de vista de futebol praticado, tem sido claramente a pior equipa do grupo.

      O Mundial fica melhor sem esta equipa.

  • VettelF1
    Posted Junho 18, 2014 at 9:04 pm

    Já agora, este Diego Costa mete um medo danado. Que jogue assim sempre pelo Spartak Chelski que o Liverpool agradece

  • André CG
    Posted Junho 18, 2014 at 9:04 pm

    Ou muito me engano ou seguiremos o mesmo caminho no domingo. A Espanha não conseguiu ultrapassar a humilhação da cabazada e nós também não me parece que tenhamos capacidade.
    Del bosque não quis operar mudanças a sério e também não arriscou nadinha na altura das substituições. Sinto que o Bento também vai manter lá os seus amigos e vimos para casa mais cedo. Sendo que del bosque tinha opções muito melhores que as nossas para revolucionar a equipa mas não quis dar a parte fraca.

    Gostava de estar enganado, mas não vejo aquele grupo com capacidade de ultrapassar a coça que já levaram da CS mundial.

    • Ricardo Ventura
      Posted Junho 18, 2014 at 10:31 pm

      Concordo. Não vale a pena rir muito com esta surpresa porque domingo fazemos igual.

    • Daniel Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:42 pm

      Este Chile joga muito mais que os EUA. Se não ganharmos no domingo é porque não merecemos passar e pronto. E até há a vantagem de se ficarmos pelo caminho, o Paulo Bento pode pedir a demissão. Nem tudo é mau.

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:03 pm

    O que aconteceu hoje é o que não pode acontecer a Portugal. Realmente há jogadores nesta Espanha em fim de ciclo e está na hora de renovar a seleção. Matéria prima para isso é coisa que não falta e prevejo que daqui a quatro anos os espanhóis estejam a lutar pelo topo novamente. Impressionante a quantidade de bolas que os "pequeninos" chilenos (creio que o maior em campo era Vidal com1.80m) ganhavam aos espanhóis. Um aparte, Diego Lopez merecia ter sido convocado.
    Jorge dos Santos

  • Miguel Gomes
    Posted Junho 18, 2014 at 9:02 pm

    mas que grande jogo do Chile, não perdiam uma dividida, impressionante!
    duas observações:
    1º- como e que um jogador pode jogar a frente do duplo-pivot em 4-4-2 losango?
    2º- 6 minutos de compensação?!

  • Tiago Martins
    Posted Junho 18, 2014 at 9:02 pm

    Um autêntico escândalo! O melhor conjunto de jogadores do Mundo, vencedor dos últimos dois europeus e campeão mundial em título eliminado ao fim de dois jogos. O mito Casillas continua a cair, Diego Costa foi uma autêntica nulidade; se o Brasil apanha este Chile e jogar apenas com 11 jogadores, cai nos oitavos-de-final.

  • Jaquim
    Posted Junho 18, 2014 at 9:01 pm

    Serei o unico a achar que este declinio da Espanha se agravou a partir do momento em que contra Portugal, a Selecao Tuga conseguiu cortar todo o jogo dos espanhois? e assim todos viram como era facil?

    • Daniel Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:40 pm

      É muito fácil fazer o que Portugal fez nesse jogo, que foi destruir jogo e não conseguir fazer uma jogada com pés e cabeça. Muito mais fez o Chile hoje, nem se compara. Mas esta Espanha também não tem os índices de confiança de 2012.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 18, 2014 at 9:25 pm

      Basta pegares no último ponto Rodrigo. É o suficiente.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:13 pm

      Ha muitas justificaçoes, mas essa nao e uma delas.

      Resumo este fracasso em alguns pontos:
      – Erros na convocatoria (demasiados jogadores parecidos e alguns em ma forma)
      – Erros na formaçao do 11 nestes 2 jogos
      – Crise do Barcelona, o grande alimentador da epoca aurea do futebol espanhol

    • VettelF1
      Posted Junho 18, 2014 at 9:08 pm

      O jogo do 4-0? Se é esse não te esqueças que a Espanha ganhou o Europeu 2012 depois disso

  • João Rodrigues
    Posted Junho 18, 2014 at 9:01 pm

    Quem viu os jogos da espanha nao acha surpresa nenhuma meio campo extremamente lento poucas ou nenhumas individualidades a apontar uma selecao com jogodores como iniesta, mata, pedro, lamentavel mas foram bastante inferiores nos dois jogos realizados. Selecionador do chile sampaoli de parabens excelente trabalho aquele duplo pivo ofensivo com o vargas e o alexis vai dar que falar.
    De notar que muita gente tinha frisado o estilo de jogo da juventos com 3 centrais estava ultrapassado e as selecoes neste mundial que tem jogado muito bem jogam com 3 centrais tambem (Mexico, Chile, Holanda(se vem que hoje ganhou o jogo por mudar a tatica apos a entrada do depay.

  • Mah Med
    Posted Junho 18, 2014 at 9:01 pm

    So o único a achar que Del Bosque devia ter apostado na base do Atletico de Madrid?

    • Miguel Gomes
      Posted Junho 18, 2014 at 9:52 pm

      mas, la esta, sao poucos os jogadores do atleti convocados… se tivessem sido mais ( e alguns mereciam-no bem mais do que alguns jogadores que o del bosque levou..), assim era possivel por a espanha a jogar a atleti… nao estas a imaginar xavi a fazer piscinas e a aparecer em todo o lado como o gabi, pois nao? (apenas um exemplo)

    • Daniel Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:36 pm

      Tendo os jogadores que tem, o estatuto que tem e sendo teoricamente a melhor equipa do grupo e uma das favoritas a ganhar o certame, faz pouco sentido a selecção espanhola assentar-se na base de uma equipa essencialmente reactiva e com uma péssima organização ofensiva.

    • Mah Med
      Posted Junho 18, 2014 at 9:23 pm

      Nao Miguel , jogadores do Atleti a jogar a Atleti , lizardking discordo a base do Atletico com acresentos do real e do barça seria ouro sobre azul na minha opiniao

    • Francisco Esteves
      Posted Junho 18, 2014 at 9:20 pm

      és

    • Miguel Gomes
      Posted Junho 18, 2014 at 9:11 pm

      assim estaria a mudar radicalmente aquilo que tem sido a espanha, jogar "a barcelona", o que sao dois estilos completamente diferentes… jogadores do atleti, a jogar a barça? possivel, mas dificil

    • lizardking
      Posted Junho 18, 2014 at 9:08 pm

      Não acho que haja uma base do Atl. Madrid. O Juanfran era inutil sinceramente, apenas koke podia fazer a diferença. David Villa também não era a solução

  • Posted Junho 18, 2014 at 9:01 pm

    E ainda vão perder com a Austrália.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 18, 2014 at 8:58 pm

    Aí está o primeiro candidato ao título a cair neste mundial. Que grande surpresa!!

    Muito bem a estratégia montada por Jaime Pacheco para anular os espanhóis.

    Não percebi Del Bosque a perder dois, não mudou em nada a maneira de jogar da equipa, nem apostou em 2 pontas de lança, não se percebe..

    • Fernandes
      Posted Junho 18, 2014 at 10:10 pm

      Parece que ninguém viu o Chile-Austrália … O comentador da RTP na altura falou das semelhanças do homem do Chile com o Jaime Pacheco!!! Na altura achei um piadão …

    • Marco Pinto
      Posted Junho 18, 2014 at 9:52 pm

      Cebola tás a ficar famoso aqui no Vm. Jaime Pacheco hahahaha

    • Pedritxo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:48 pm

      comentario do mes claramente

    • Pedro
      Posted Junho 18, 2014 at 9:46 pm

      Tiveste bem Rodolfo ahaha

      De qualquer das maneiras isto serve de aviso para Paulo Bento, com o que NAO deve fazer

    • Daniel Martins
      Posted Junho 18, 2014 at 9:33 pm

      Mudou sim. Desfez o abominável duplo pivô Busi-Alonso, e mais tarde lá pôs a equipa a jogar com 11 jogadores de futebol quando tirou o Diego Costa. Del Bosque mostrou nestes dois jogos que percebe pouco disto e que se limitou a aproveitar a melhor geração de futebolistas espanhóis de sempre e o trabalho táctico de um dos melhores treinadores de sempre.

      Pôr 2 avançados quando se está a perder por dois golos às vezes é mais prejudicial que benéfico. Muitas vezes leva a equipa a jogar mais directo, que é o que o oponente quer. Com os tecnicistas que a selecção espanhola tem, ganha muito mais em colocar mais um homem entre-linhas para servir de apoio e para entrar na defesa adversária com a bola controlada.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:10 pm

      Jaime Pacheco, muito bom.

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:07 pm

      O Jaime Pacheco hoje nao deu hipoteses!

      Extraordinaria a forma como os jogadores chilenos dispotavam cada lance como se fosse o ultimo das suas carreiras.

      O video motivacional feito pelos 33 mineiros hoje teve um efeito extraordinario.

      H. Marques

    • gonzab
      Posted Junho 18, 2014 at 9:06 pm

      Epá muito bom, até me cuspi, ahahah

    • João S
      Posted Junho 18, 2014 at 9:04 pm

      Jaime Pacheco hahahaha

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 18, 2014 at 9:02 pm

      Ahahahahah também me lembrei do Jaime Pacheco!

    • Pedro Leal
      Posted Junho 18, 2014 at 9:02 pm

      "estratégia montada pelo Jaime Pacheco", ri-me muito ahahahah

  • VettelF1
    Posted Junho 18, 2014 at 8:57 pm

    Vejam o lado positivo: hoje só levaram 2 :)

    Parabéns Sérgio Ramos, conseguiste dar uma patada ao adversário sem ser expulso. O costume…

    • Bartolomeu
      Posted Junho 19, 2014 at 10:31 am

      Kafka, aceito a tua opinião. Mas discordo veementemente.

      Eu acho que os jogadores agressivos têm muito mais tendência a perder a cabeça, e consequentemente a serem rotulados de "arruaceiros". Pepe, Bruno Alves, De Jong, Gattuso ou Roy Keane são exemplos disso mesmo.

      No entanto, e no caso de Sergio Ramos, penso que os factos falam por si. Aliás, num post já feito aqui pela Inês Sampaio, houve um utilizador que referiu o que vou dizer no seu comentário. Apesar dos quase 20 cartões vermelhos com que já foi admoestado desde que está no Real, Sergio Ramos foi titularíssimo no clube sob a orientação de inúmeros treinadores de classe mundial (Luxemburgo, Schuster, Mourinho, Juande Ramos, Pellegrini, Ancelotti, Capello – todos apostaram nele). Na selecção Espanhola, tanto Aragonés como Del Bosque tornaram-no o quarto jogador mais internacional pela Roja, com sérias possibilidades de se tornar o mais internacional de sempre. Em 9 temporadas pelo Real, marcou 50 golos.

      Eu percebo que os gostos e opiniões possam provocar algumas diferenças na avaliação de qualquer jogadores, mas duvidar da mais valia do Sergio Ramos parece-me um pouco absurdo. Tento acompanhar semanalmente o Real Madrid, e confirmo certas falhas que mencionas, mas mesmo com isso, na minha honesta opinião, Sergio Ramos está, sem qualquer dúvida, no top-5 mundial da sua posição.

    • Kafka
      Posted Junho 19, 2014 at 9:19 am

      Bartolomeu,

      Um jogador agressivo não é necessariamente arruaceiro, agora o Sérgio Ramos não é agressivo, é mesmo só arruaceiro…e senão jogasse num clube grande como o Real mas sim num clube de nível médio seria expulso em pelo menos 50% dos jogos que faz, pois não teria a protecção arbitral inerente a jogar num clube grande…e nem me vou alongar pelas constantes falhas tácticas e desatenção que ele tem em TODOS os jogos que faz…dizer que um jogador assim é um top 5 mundial na posição é andar a brincar ao futebol, literalmente…

    • Bartolomeu
      Posted Junho 19, 2014 at 8:20 am

      Kafka, para ti um jogador agressivo é sempre arruaceiro?

      É que esse lance comparado com outros que já vi neste mundial… Podes ter essa opinião, mas acho que, depois de ontem, é um claro exagero. O Alonso, neste mesmo jogo, tem uma entrada ridícula sobre o Isla, aconselho-te a ver.

    • João Lains
      Posted Junho 18, 2014 at 11:45 pm

      É assim que se criam os rótulos, incrível a perseguição que é feita nestes comentários.

    • Joel
      Posted Junho 18, 2014 at 11:20 pm

      Pepe levava logo 10 jogos e era pouco.

    • Kafka I
      Posted Junho 18, 2014 at 11:01 pm

      Fábio Teixeira,

      O que vale é que depois sou eu que não vejo os jogos do Sérgio Ramos, é o que dá falares de cor sem veres os jogos, depois ele jogo sim jogo não, lá volta a ser o arruaceiro de sempre, e pronto tu depois lá tens de vir o indefensável e dizeres que nós é que estamos a exagerar

    • Ricardo Santos
      Posted Junho 18, 2014 at 9:23 pm

      Foi tão inevitável que o Sérgio Ramos antes de baixar a perna olha para a frente, e depois desvia o olhar quando o vai atingir.

    • Rodrigo
      Posted Junho 18, 2014 at 9:09 pm

      Nao me pareceu inevitavel o choque. Foi mauzinho o Ramos.

    • VettelF1
      Posted Junho 18, 2014 at 9:07 pm

      Devia ter mais cuidado na mesma. Não é supostamente um dos jogadores da lista negra que os árbitros têm de ter mais atenção?

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 18, 2014 at 9:02 pm

      Ele pontapeou a bola. O choque era quase inevitável. Acho que estão a exagerar outra vez.

  • Da Robelink
    Posted Junho 18, 2014 at 8:57 pm

    Fui o único que achei que este jogo foi igual a um Atletico de Madrid vs Barcelona?

Deixa um comentário