A eliminação do Benfica contra um Marselha paupérrimo deve ter sido o fim da linha para Roger Schmidt. E se isso acontecer a dúvida é perceber quem o deve substituir.
SuperSurvey Maker
scripts.poll-maker.com
A eliminação do Benfica contra um Marselha paupérrimo deve ter sido o fim da linha para Roger Schmidt. E se isso acontecer a dúvida é perceber quem o deve substituir.
SuperSurvey Maker
scripts.poll-maker.com
123 Comentários
FA
#SchmOut…
/
Mas e o dia seguinte?
/
Falemos do Zé que ninguém pode ignorar. Que Mourinho teríamos?
Se fosse um Mourinho picado, com vontade de reconquistar a Europa do futebol e finalmente sanar o “unfinished business” com o Benfica… Sim. Diria que é um Mourinho a considerar.
Se for o Mourinho do futebol cínico, o Mourinho que vem achando-se dono do burgo, o Mourinho que volta a Portugal derrotado e admitindo que o seu tempo passou… Não.
Questão é: Não existem 2 Mourinhos. E o que temos hoje é um amalgama destes 2. Contudo uma coisa é certa… A única diva no balneário seria ele. Sem dúvida.
Uma questão superior, que se prende com a situação do clube, que treinador precisamos?
A minha resposta: Um com “fome”. De títulos, de (re)afirmação, de glória. Porque essa “fome” torna-se permeável ao grupo de trabalho.
Penso que essa fome exige que vejamos para lá de Mourinho, dado que não é certo que traga a intensidade e a “fome” necessária (algo que Amorim e Conceição sempre tiveram).
/
O Benfica tem a tendência a aburguesar-se muito rápido. Arremessamos dinheiro ao problema.
/
Falemos da opção 1 – “Manter Schmidt” – não creio que hajam condições para isso. O fracasso é demasiado evidente e a total falta de noção ainda maior. Repetidas afirmações de uma equipa que joga bem, e a sobranceria com que diz que não deve justificações ou que não se irá justificar. Desde o jogo do Dragão que esgotou a minha paciência pessoal. Hoje equivalho-o a Lage. Teve um jogador singular que lhe entregou meia época de sonho.
/
Opção 2 – Mourinho – Ver acima. Creio arriscado demais, mas em linha com o Benfica aburguesado.
/
Opção 3 – Abel – Caro demais. E sim. O futebol sul-americano tem características que o torna dificil de traspor para a realidade europeia. Posto isto, o Abel colocou o Braga a jogar bom futebol, bem como o PAOK.
/
Opção 4 – Marco Silva – Será que deixaria a Premier League pelo Benfica? Pela liga portuguesa? Não creio.
/
Opção 5 – Paulo Fonseca – Creio que aqui pode haver caso. E concordo com alguns users deste espaço. Talvez seja o sitio certo para tentar regressar a outros palcos. Apesar de já ser cobiçado por Marselha, Lyon e AC Milan.
/
Opção 6 – Álvaro Pacheco – Pelo trabalho enorme no Vitória. E quiçá traga o Jota com ele (que bela forma de substituir o Rafa, não era?). Aqui seria a fome de se afirmar num grande e provar que tem estofo para tal.
/
Opção 7 – Petit – Julgo que ainda lhe faltará um passo intremédio. Um Vitória por ex. Não obstante sentir o clube, a mística e ter obra notável por onde passou.
/
Opção 8 – Renato Paiva – Sim. O “filho pródigo” do Seixal… Ou assim lhe chamavam quando foi apontado a suceder a Lage (creio). Conhece o clube, a mística e potencialmente saberá fazer a ponte entre o projeto da academia e a equipa principal.
/
Opções mais “fora-da-caixa”:
– Pablo Aimar
– VanNistelrooy
– Laurent Blanc
– Antonio Conte
– Hansi Flick
– Rudi Garcia
– Regressos: Bruno Lage ou Rui Vitória (pausa para risos)
– Marcelo Gallardo
– Spalletti
– Graham Potter
– Sarri
– Kovac
E o perenial Rui Faria… (pausa para risos…)
/
A realidade é que Mourinho poderá mesmo ser o eleito, mas antes o Rogério tem de sair ou ser-lhe indicada gentil mas firmemente a saída (pode deixar o preparador físico…).
/
Pessoalmente divido-me entre Abel e Fonseca… Com Mourinho sempre a pairar de forma sedutora… Aquele doce… “E se ele volta com vontade provar de algo”…
/
Rui… Agora é contigo. Apenas peço um favor… Cuidado com as luzes. O teu antecessor ia passear muito para as ver e depois prolongava as coisas desnecessariamente… Toma uma decisão.
Zerobola
Mourinho sem dúvida. Acho que Mourinho precisa tanto do Benfica como o Benfica precisa dele . Acho que Mourinho ainda tem o seu drive de ganhar. Verdade que parou no tempo se em tempos foi pioneiro hoje em dia não evoluiu mas ainda chega pra o campeonato da tuga basta não inventar . E na europa ser pragmático não ter vergonha de jogar defensivo ainda mais com a nova champion
Kacal
Votei Petit como adepto de futebol e em especial do futebol português. Claro que não sou o mais indicado para votar porque não sou Benfiquista, mas dei a minha opinião. Petit faz 48 em Setembro, Amorim faz 40 em Janeiro não é uma diferença grande. São jovens para treinador. Depois Petit parece-me uma pessoa séria, sente o clube e sabe o que é representá-lo. E já demonstrou competência em vários clubes. Se tem as ideias para dar certo no Benfica ou que vão de encontro ao que se pretende numa equipa grande? Não tenho certeza, mas também não tenho certeza do contrário porque ele nunca teve a oportunidade num contexto superior. E pode ser um treinador de projecto. Já sei que não é tão “pretty boy” como Amorim nem “fala tão bem” mas no mínimo pode ter a oportunidade e acho que o Benfica com Schmidt também não vai a lado nenhum. Não é apenas uma má época, é as escolhas que fez e faz, a inércia no banco em vários momentos e a falta de ideias, sinceramente cheira-me que só piorará. E Petit parece-me ter também personalidade, pelo menos em jogador tinha. Seria uma opção algo arriscada talvez, mas interessante de acompanhar!
Depois Mourinho sendo possível seria sempre um nome a ter em conta, dizem que está “acabado” mas o trabalho na Roma foi positivo no geral e no Benfica voltaria a ter um contexto forte onde seria superior à maioria das equipas e lutar pelo titulo. Pode resultar.
Red Scorpius
Um momento muito difícil para a Direção de Rui Costa, ter que decidir se mantém um treinador que acaba a época bastante fragilizado ou o despede, com custos elevados.
Durante muitos anos o Benfica não quebrou contratos com treinadores e manteve alguma estabilidade económica e desportiva.
O período mais complicado ter-se-á iniciado com Artur Jorge que teve uma época muito má, mas que teve a confiança do presidente Damásio , com uma limpeza de balneário e incapacidade financeira para contratar jogadores, pelo que Artur Jorge foi despedido à terceira ou quarta jornada da época seguinte.
Mais tarde veio Autiori, despedido e substituido por Manuel José a meio da época, que também não correu bem sendo o algarvio substituído também no início da época seguinte por Souness o qual conseguiu completar a época seguinte.
Veio o prestigiado Heynckes que também falhou, com a agravante de ter inluenciado a Direção de Vale e Azevedo para dispensar João Vieira Pinto e ter sofrido a maior goleada europeia do clube os famosos 7-0 de Vigo, acabando por sair no inicio da época e ser substituído pelo jovem José Mourinho o qual também viu interrompido um bom trabalho pelo honrar de um compromisso que o presidente Vilarinho teria assumido com Toni. Valerá a pena recordar que no início dessa época o Benfica teve 2 treinadores que viriam a ser campeões europeus mais tarde, sendo que Heynkes já tinha vencido a Taça dos Campeões pelo Real Madrid.
Toni não concluiu a época seguinte, ao seu sucessor Jesualdo aconteceu o mesmo, vieram Camacho, Trapattoni e Koeman que cumpriram os seus curtos contratos, tendo o plantel começado a estabilizar.
Veio Fernando Santos que falhou o título na primeira época, sendo substituído no início da seguinte por um regressado Camacho que não fez nelhor.
Seguiu-se depois JJ que embora sem reunir consenso, teve a confiança do presidente com 3 títulos de campeão, tendo saído no final da sexta época por razões algo desconhecidas
Seguiu-se o mal amado Rui Vitória que sem convencer a maioria dos adeptos venceu 2 campeonatos e falhou o terceiro que daria o penta com um plantel fracote. Entrou fragilizado na época seguinte e acabou substituído a meio ds época por Bruno Lage o qual, desde que acompanho o futebol terá sido o único treinador campeão pelo Benfica, tendo pegado na equipa com a época em andamento.
A história recente do clube diz que treinadores que terminam uma época fragilizados e que iniciam a seguinte, acabam despedidos pouco depois.
Não acredito que Schmidt mude a sua mentalidade em 3 ou 4 meses nem que a Direção tenha dinheiro e discernimento para comprar os jogadores que o alemão quererá.
Em abono de Schmidt será justo referir que há 2 anos muita gente criticava Grimaldo, Rafa, João Mário e outros e o clube venceu o campeonato seguinte, com média de RS, pelo que fez no início da época.
O Benfica não pode repetir os erros do passado, pelo que o sucessor de RS terá que ser alguém personalizado, resistente à enorme pressão a que o treinador do Benfica está sujeito.
Não há muitos com essa capacidade. Um treinador campeao europeu como Heynckes falhou clamorosamente mas voltou a ser campeão europeu no Bayern.
Boa sorte, Rui Costa.
ShutterIsland
3 nomes:
– Pablo Aimar: Conhecemos as ideias dele pelas entrevistas, aposta na formação que tem de ser baluarte do Benfica e sabe a realidade do futebol português.
– Hansi Flick: Continuação das ideias do primeiro ano de Schmidt e treinador de projecto.
– Petit: treinador competente e que conhece a realidade do clube.
Mr.433
Hansi Flick está desempregado e seria interessante mas ao mesmo tempo dizem que é capaz de ir para o Barcelona, pelo que será algo irrealista. Agora Hansi Flick chegou ao Bayern ganhou tudo num ano, mas dps foi tendo maus anos seguintes.
henry14
Mourinho, outrora um génio.
Atualmente é o Rei dos Despedimentos, das Indemnizações, do Mau Futebol, do Resultadismo, do Parking the Bus, dos Conflitos com jogadores. Nunca me hei-de esquecer das meias finais de 13/14 de Chelsea vs Atletico. Um 0 0 no Vicente Calderon em que Mourinho jogou para aí com 6/7 jogadores defensivos (Azpilicueta, David LuiZ, Terry, Cahil, Mikel, Ashley Cole). Estacionou o autocarro na primeira mão com a presunção que em casa ganhava. Não só não ganhou como perdeu muito bem e onde a estrela foi o Adrian FLOPez. Isto foi em 2014. Já em 2014 começava a ser um treinador desinteressante, desatualizado e ultrapassado (aliás, não sei se não terá sido a última vez que esteve numas meias finais da Champions. E não, não é por ganhar Conferences que merece créditos extras.
Até gosto dele e do seu carisma mas vir para o Benfica? Espero que não.
Apostava em Marco Silva. Não sei porquê mas sempre senti que ele um dia viria. Vamos ver se é desta.
Abel e Paulo Fonseca são também nomes interessantes
E se Gasperini for uma opção real tragam-no já.
Paulo Bento é brincadeira, certo? Já há muito tempo que desistiu de ser treinador. Que se mantenha nas seleções.
Meshuggah_SLB
O meu bitaite quanto aos preferidos (sendo realista, senão era Gasperini ou o Roger da primeira época com os jogadores certos): Paulo Fonseca ou Marco Silva.
O Paulo Fonseca é um excelente treinador, ponto. Não é dos melhores da Europa, nem do mundo, mas provou a sua competência praticamente todos os anos da sua carreira.
No Paços de Ferreira fez história, é das melhores épocas extra grandes da história do futebol português. Há lindas histórias como o Boavista ou o Braga em certa medida, mas ambos já com estruturas e um contexto/nível clubístico acima (o Boavista era muito forte nos anos 90 até início dos 2000 com boas prestações na Europa, Taça de Portugal, várias vezes 2.° ou 3.° lugares, enquanto o Braga há anos que está sólido na sua posição de primeiro extra grandes).
Mas o que ele fez com o Paços foi surreal, sem grande estrutura, nem história, ficou em 3.° lugar só perdendo 4 jogos na época toda, todos os jogos com Benfica e Porto, e apurando-se para a pré eliminatória da Champions.
Depois houve o erro de ter ido logo para o Porto, era novo, sem peso no balneário, e num ano demolidor e único do Benfica dos últimos 25 anos, em que levou todos os troféus em Portugal e foi roubado na final da LE. Ainda assim não acho que tenha sido terrível e teve de jogar com Licás, Josués e Ghilas. Acho que quando saiu nem estava assim tão atrás do Benfica (mas confesso não ter a certeza).
Dá um passo atrás, o que mostra humildade, vai para o Paços (fica em 8.°, sólido) e depois para o Braga, boa época na Liga e Europa (regular, não extraordinária, mas totalmente à altura do histórico recente do clube), ganha uma taça de Portugal, por isso é um bom trabalho.
No Shakhtar, numa fase em que o Dínamo Kiev pela primeira vez em anos oferecia luta e tinha excelentes jogadores, foi tri campeão, oitavos da Champions e valorizou jogadores.
Na Roma faz um primeiro ano sólido e normal, no segundo descambou um pouco, admito isso, mas o contexto do clube não sei se daria para mais. Ficou em 5.° e pior do que outros não fez. Ainda lançou jogadores como Zaniolo.
Finalmente, Lille: 5.° lugar no ano passado e este ano vai em 4.° lugar, a praticar bom futebol, perto do acesso à Champions e ontem caiu de pé com o Aston Villa.
Tudo isto para dizer que ele é regular, não vai fazer nada de extraordinário, mas quando tem um bom plantel nas mãos, cumpre perfeitamente. E se calhar é disso que o Benfica precisa, porque a qualidade está lá, limpando alguns jogadores (alguns não o por falta dela, mas porque já não acrescentam mais nesta fase). Com ele acredito que pelo menos jogassemos futebol agradável e fossemos sempre competitivos.
Já o Marco Silva para mim é o outro grande treinador dessa geração.
Trabalho extraordinário no Estoril: subida à I liga, 5.° lugar, 4.° lugar, segue para o Sporting.
No Sporting, fez o melhor trabalho na era pré Amorim e em vários anos do Sporting: com centrais como Sarr, Paulo Oliveira e Maurício (que sabotavam os jogos com erros deprimentes, embora o ataque tivesse bons jogadores), fica em 3.° com apenas 2 derrotas, ganha a Taça de Portugal e só não foi aos oitavos da Champions porque foi amplamente roubado contra o Schalke. Lançou vários jovens da academia sem medos.
É despedido pelo lunático do Bruno de Carvalho e vai para o Olympiakos, onde faz o normal – ser campeão – e fica com os mesmos pontos do Arsenal na fase de grupos da Champions, não se apurando por confronto direto (o primeiro do grupo foi o Bayern).
Finalmente, todo um périplo em Inglaterra: no Hull entra bem mas já não a tempo de evitar a descida (havia uma estatística qualquer em como durante o tempo dele lá poucas equipas fizeram mais pontos na Premier), no Watford e Everton, sim, o ponto baixo da carreira.
No Fulham: se não é o melhor treinador da história do clube ou dos últimos 50 anos do clube, fico admirado. Championship sem espinhas, 10.° lugar no ano passado e tranquilo 12.° este ano, para já (abaixo do 13.° não deve ficar, por causa da diferença pontual para o 14.°). Está mais perto do 5.° do que do 14.°. E se procurarem na net, já é um ídolo dos adeptos, que referem que nunca houve tanta tranquilidade do Fulham na Premier do que como nestes anos.
Mesmo comparando com o Paulo Fonseca, até digo mais: enquanto que o Paulo me parece fazer trabalhos ao encontro dos plantéis que tem na mão, o Marco parece-me um grau acima porque julgo que potencia jogadores, lançando jovens e espremendo ao máximo os menos jovens).
Não digo que sejam extraordinários, mas é injusto alguém dizer que não são factualmente bons treinadores. Ao dia de hoje, julgo que estariam mais do que capacitados para pegar no Benfica, apostar na qualidade existente e fazer bons trabalhos.
Tiago Silva
Só para acrescentar: o Paulo Fonseca está em final de contrato como Lille, é o momento ideal para avançar por ele!
GabCel
concordo com tudo… também seriam as minhas opções
henry14
Excelente comentário. Gosto muito desses dois treinadores.
Subscrevo quase na totalidade só com uma pequena discordância.
No Porto, é muito falado que Paulo Fonseca teve Licá e Josués. Mas é pouco falado que teve Mangala, Otamendi, Danilo, Alex Sandro (que defesa absurda esta), Fernando, Lucho ou Jackson Martinez…
Muito incompetente no Porto para mim, apesar de ter alguns jogadores limitados no plantel. E teve azar, pois nesse clube é preciso uma personalidade particular. Se tiveres fair play, fores um gajo porreiro e dares os parabéns ao adversário em vez de subires na consideração nos adeptos ainda baixas pois “enquanto formos bons rapazes seremos comidos”. Infelizmente Paulo Fonseca ou Nuno foram bons rapazes e o destino rapidamente ficou definido: o olho da rua.
Meshuggah_SLB
Henry14,
Obrigado pela resposta. Tens razão, fui ver (e usualmente faço o meu fact checking antes de postar, porque gosto de contribuir para conversas produtivas, mas nesse ponto passou-me e reproduzi o mito urbano do Licá e Josué haha) e realmente tinha bons jogadores, era só um plantel genericamente mais desequilibrado (bons titulares e péssimas segundas linhas).
Como é o ponto baixo que aponto na carreira dele, acho que se pode também notar que ele não tinha estaleca ainda para o cargo, teria feito bem ter passado num clube intermédio primeiro, porque ele passou logo do Paços para o Porto.
Em todo o caso, acho que ao dia de hoje certamente terá evoluído (passaram 10 anos) e poderia realmente fazer um bom trabalho!
P.S. – também concordo, no caso dele ficou rapidamente queimado no Porto pelo perfil. Não quero entrar em grandes considerações sobre o que se passa no Dragão, mas ele realmente não tinha o perfil alinhado, faltava-lhe pujança, para o bem e para o mal.
Mr.433
A realidade é que não existe assim tantas soluções boas quanto isso. Gostava de ver Gasperini mas não deverá querer vir. Gasperini desde 2016, revolucionou a Atalanta, o que fez e faz com tão pouco! E tem um estilo de jogo muito ofensivo. Portugueses, imagino Marco Silva.
Por outro lado, acho que o problema do Schmidt é que os erros dele são visíveis desde o ano passado. E são erros que pareciam fáceis de corrigir (substituições e gestão de plantel), mas com o passar do tempo só vem a piorar e a piorar. Desde janeiro do ano passado com a saído do Enzo que se começou a criticar o Schmidt.
Não gosto de andar a trocar de treinador. Mas Schmidt tem me deixado o mais indeciso que já estive. É que tanto gosto das ideias dele e da aposta nos miúdos. Mas ao mesmo tempo tem decisões surreais, que literalmente ia custando o campeonato o ano passado e que este ano se traduziram em autêntico desastre
ACT77
Outro: André Villas Boas, depois de perder as eleições contra Pinto da Costa vai cumprir o último desejo do Pinto da Costa e dar a liga Europa ao Benfica
Valentes Transmontanos
Ahahahah! Seria engraçado. E seria óptimo, visto que é o 7º melhor treinador português da actualidade, mesmo não treinando há uns 3 ou 4 anos.
RicardoT
Sérgio Conceição??
A malta anda a gozar com a tropa! ?
SilvadasAguas
Ate pode ser o Guardiola com o Klopp como adjunto, se nao ganhar ao fim de um ano vai embora como todos os outros, ora porque nao sabe o que é o Benfica, ou porque joga mal, ou porque é pouco carismático, ou porque nao sabe fazer um bom cozido à portuguesa, tudo serve pra correr com treinadores na Luz
GabCel
Concordo com isso e, infelizmente, quer-me parecer que o Schmidt também percebeu e fartou-se desta perseguição permanente aos treinadores (não digo que não mereça criticas)… a partir desse momento parece que começou a ver se era despachado para não levar mais com este filme.
Uma coisa que não tem sido falada é que espero que ele vá (sem a tal indemnização), mas que deixe cá o preparador físico, com a destruição que o alemão tem feito, é inacreditável que ontem fosse o Marselha a estar completamente rebentado aos 95′.
Valentes Transmontanos
Klopp com Guardiola a adjunto, sff.
ACT77
Errado não está.
Mantorras
No caso do Schmidt, ele nao sabe nenhuma dessas coisas, e muitas outras mais.
A esta altura, ainda vamos fazer de conta que o ele esta a ser injusticado?!
SilvadasAguas
Nao nao, acho que é o problema vai é pra la dos treinadores, ha uma direcçao que parece passar pelos pingos da chuva sem nunca se responsabilizar por nada
Mantorras
Concordo em absoluto que existe culpa, e muita, mais acima, nem que fosse pelo treinador ser escolha sua, mas ate vai muito alem disso. Agora, nao vamos manter um treinador limitado por causa disso.
SilvadasAguas
Concordo que nao ha margem pra se manter com este, mas antes de se queimar o proximo da lista é preciso perceber o que é responsabilidade dos treinadores vs direcçao. Por exemplo, com todos os defeitos que este senhor tem, percebemos pelo ano passado que gosta de pressionar alto, tenho as minhas duvidas que o dinheiro estoirado num Cabral ou no Leonardo tenham sido ideias do treinador, sao jogadores que nao cabem de todo nas ideias 0,00% adaptaveis deste
Mantorras
Tenho algumas duvidas sobre de quem e a responsabilidade de algumas escolhas (Jurasek, Di Maria, Cabral e Kokcu).
—-
– O estatuto de alguns deles, nomeadamente Di Maria e Kokcu, nao era o perfil ideal, ou seja, o encaixe “no plantel” era dificil. Ter um Di Maria quando ja tens Neres obriga a gerir, porque simplesmente nao podes ter nenhum destes muito tempo de fora, ambos tem que ter bastantes minutos. Ja Kokcu “colidiu” com Rafa e JM.
– Kokcu foi pedido do treinador, e se o proprio treinador foi quem nao conseguiu gerir a situacao da melhor maneira, entao fica dificil de o defender e bater na estrutura.
—-
– O encaixe tatico. Jurasek nao tem nada a ver com Grimaldo, nao tem saida de bola nem joga bem por dentro. O Kokcu nao tem nada a ver com o Enzo, que e um jogador sempre preparado para defender e bem posicionado. Cabral e Goncalo sao noite e dia em termos de pressao, movimentacao sem bola e ataque a bola dentro da area. E o Di Maria acaba por ser parecido com o Neres, mas sem explosao.
– Tera ele simplesmente abdicado da sua “forma de jogar”? Tera sido a estrutura a queimar o homem? Ou enganou-se nas escolhas, pensando que os conseguia “moldar” e nao aconteceu? Acho que tera sido a ultima.
—-
Posto isto, diria que falta um director desportivo com um projecto e orientacao claras.
Ricardo10_
Sim, realmente é incredível quando querem correr com treinadores com plantéis milionários que não jogam a ponta de um corno, com abordagens ridículas e erros sistemáticos de escola primária, são humilhados em vários jogos e não ganham nada. Até parece mentira…
Neville Longbottom
A Roma transfigurou-se depois da saída do Mourinho. Os jogadores até parecem outros. Se eu fosse do Benfica queria o Petit. Trabalhos sempre meritórios, homem que apresenta resultados e do qual se pode sempre esperar competência. Não é garantia de sucesso imediato mas podiam ser criadas boas bases para um futuro a 2/3 anos. Acho que o Benfica precisa disso e pode dar a Petit todas as condições para crescer.
.
O problema é do ponto de vista do Petit. Um passo intermédio poderia ser melhor para o longo prazo. Sempre achei que iria passar pelo Braga.
Neville Longbottom
Eu estou-me nas tintas para o próximo treinador do Benfica, seja o Guardiola ou o Prof. Neca. E apenas a minha opinião.
Fadista
Claro que preferes o Petit, eu como Benfiquista tbm acho que o Silas a medio/longo prazo é o melhor para o Scp…
Ricardo10_
O Petit é um bom treinador, resta saber se é treinador de equipa grande.
henry14
Mas sendo assim, não podemos considerar o Roger também bom treinador?
De equipas pequenas, pelo menos?
Alguma coisa há-de ter feito bem feita no Salzburgo ou no Leverkusen. Ou no sítio onde estava antes de ter estado nestes 2 clubes.
Mantorras
Apostaria em Will Still, um treinador de projecto.
Acho-o alguem destinado a altos voos, que mais tarde ou mais cedo vai dar o salto e ficar “impossivel”. Era capaz de espremer o Seixal ao maximo, aconselhar boas contratacoes e meter a equipa a jogar.
Um jovem com visao de futuro e sem grandes manias ou estatuto (qualidade tao amada no meu clube, para o bem e para o mal).
Tendo em conta os meios que o Benfica disponibiliza aos seus treinadores isto tem tudo para dar certo, desde que se efective a aposta num projecto e se deixe de “aproveitar as oportunidades”, para comprar, e de estar tao “refem dos empresarios”, para vender.
henry14
Quem é esse xd?
Genuinamente não conheço.
Tiago Silva
Treinador do Reims, o treinador de FM que lhe chamavam no início quando assumiu a equipa. Gosto bastante dele, mas acho que ainda não estará preparado para um clube com o estatuto e exigência do Benfica. Mas se for dado tempo a ele, gostaria bastante.
Mantorras
O Amorim tambem nao estava preparado para o Sporting.
O Benfica precisa de um treinador de projecto. E com sangue na guelra.
Santos David
Treinador Stade de Reims em França
henry14
Ty.
Hmmm, fora da caixa de mais para meu gosto.
Mas quem sabe…
Mantorras
PS: Ficaria muito contente com um Fonseca ou Marco Silva, por exemplo.
Mantorras
E um gajo novo, nao tem nome, mas treina na primeira liga francesa, nao treina na China. De vez em quando faz falta algum risco. Este gajo vai ser um treinador de topo.
Ricardo10_
Eu ia dizer que o Jesus estar nesta votação era ridículo, que o Paulo Bento no mínimo era igualmente ridículo, ia perguntar até quando é que vão pensar que o Vítor Pereira é treinador, mas depois vi o nome do Conceição…Resta rir!
Continuo a achar piada ao ver tantos Benfiquistas com interesse no Mourinho, não aprendem…Mourinho há vários anos que oferece mais problemas do que soluções, deixou claramente de ser dos melhores do mundo, perdeu claramente a paixão, é bastante conflituoso e é um treinador ainda mais cagão do que o Roger! O Benfica precisa de um treinador de ataque, não consigo perceber a dúvida…Ataque!!
Destes todos, gostava do Marco Silva mas acho muito improvável, a não ser que tenha saudades de Portugal, que o Benfica lhe apresente um bom projecto, um bom ordenado, e ele sinta que pode realmente ser campeão e fazer boa figura na Europa! Pode ser o passo que lhe falta para chegar a um grande na Premier!
Acho também inacreditável como é que alguém continua a achar que o Roger pode e deve continuar no Benfica, que tem direito a continuar a errar da forma como erra, acho incrível como ainda não perceberam que não é azar. O homem não sabe mais, é teimoso, arrogante na derrota e não aprende.
guardiaodafalacia
Sinceramente, acho que manter o Roger Schmidt parece a melhor opção. Estar à procura de nomes para substituir só porque sim, sem haver um substituto claro, não me parece boa aposta. Acredito que a manutenção do treinador, numa época com um pouco menos de pressão (sacudida pela passagem de testemunho para o Sporting), embora o Benfica tenha sempre a pressão de ter de ser campeão, e sem tanto ruído à volta, como tem acontecido desde o caso do Vlachodimos – na verdade, é desde que o Enzo saiu, mas cinjo-me à temporada em vigor – as coisas podem correr melhor. Mas claro, tem de haver melhorias na sua forma de atuar com a equipa. A sua gestão do plantel não foi boa, mas creio que há margem para haver uma espécie de retratamento de parte a parte. E o plantel foi escolhido por ele, portanto, estar a passá-lo agora para um Mourinho (cruzes credo) era o maior atestado de incompetência possível.
Mantorras
“numa epoca com um pouco menos de pressao”
—-
Nao me parece que va ser o caso. A relacao dele com a bancada morreu. Ele comeca a proxima epoca e vai ser um countdown ate o correrem de la, porque a pressao vai ser ainda maior. Nao vai ter margem de erro, pelo menos nao vejo como. Ja ninguem tem paciencia para isto.
guardiaodafalacia
As coisas mudam rapidamente. Tão depressa podem odiá-lo como adorá-lo no dia a seguir. É claro que é preciso que se suceda toda uma série de acontecimentos fortuitos para isso ocorrer, seja uma boa série de vitórias e um futebol entusiasmante, mas acredito que possa surgir de cabeça limpa na próxima temporada. A haver a saída do Roger Schmidt, creio que teria de ser por iniciativa dele, por ele achar que não era capaz de fazer mais e melhor. Não sendo o caso, ainda consigo acreditar nele e nas suas qualidades
Mantorras
A probabilidade de alguma sequencia de eventos fazer esquecer esta epoca e pequena. Vamos ver. Para mim um dos problemas para isso acontecer e que metade do grupo esta meio que “chateado” com ele. Quando assim e, fica muito mais facil chegar alguem fresco, como foi quando ele chegou.
Artur Trindade
Roger é um enigma, mas acho que valeria a pena mantê-lo, à imagem do que o Sporting fez com Amorim na 2ª época fraca, seguida do seucesso da 3ª, apesar dos contextos e exigências diferentes, existindo sempre a questão da indemnização pelo despedimento.
Mas sempre sujeito a ajustamentos, e à sua capacidade de aceitá-los, nomeadamente a sua permeabilidade à aceitação da ideia que as substituições são benéficas para a equipa, principalmente num plantel rico.
A época foi condicionada ao scouting fraco do Kokcu (mais Jurasek e Cabral), que mais do que inadaptado ao duplo pivot, é um jogador fraco no futebol moderno, independentemente do sistema em que se jogue.
Florentino que foi a grande aposta de Roger, o seu cartão de visita, foi injustamente sacrificado nesta época, como se viu neste melhor Benfica da época, que sempre tem que ter Florentino.
João Neves assumiu a saída de Enzo, e teria que ter tido outra relevância tática logo no início da época, e o 3º homem do meio campo era com a prata da casa, seja o Aursnes ou JM.
A contratar um médio teria que ter outro perfil totalmente diferente de Kokcu, um Taraabt melhorado (ou piorado).
A questão dos laterais é aberrante, e revelador da qualidade da estrutura, tal como os PL contratados, que variam entre um picanha sénior, e outro júnior, ambos brasileiros, a juntar ao picanha turco contratado para o meio campo, reforços que terão orçado em 70M, todos suplentes, mais os 14M do checo DE.
Corrigidas todas estas arestas deve ser considerada a qualidade de Roger, e o facto de Amorim provavelmente sair.
Amorim é o único que consegue ser melhor que o alemão na nossa liga, sendo Roger mais do que suficiente para ser novamente campeão, numa liga sem Amorim.
Neville Longbottom
Que segunda época fraca? Amorim faz os seguintes pontos:
2020/2021: 85
2021/2022: 85
2022/2023: 74
Sendo que na segunda época ganha 2 troféus e leva o Sporting aos oitavos da Champions.
Mantorras
Eu, se fosse Sporting, tambem queria que o Schmidt continuasse.
Artur Trindade
Sendo do Sporting, preferia que o Benfica fosse buscar o Mourinho, que é um fraco treinador, sendo ao dia de hoje inferior ao Roger, e com uma pegada financeira bem superior, mas percebo que os benfiquistas tenham a relação estragada com Roger, com o Rui Costa a colocar-se ao fresco.
A minha sensação, é que o Roger iria fazer uma ótima 3ª época, com um scouting em condições, e limando algumas arestas, por isso até prefiro que saia.
Repetindo-me mais uma vez, JJ é o melhor treinador da sua geração, por larga distância, e Amorim o seu sucessor, o seu aluno, e seriam esses que me tirariam o sono.
Mas Abel ou Marco Silva seriam boas apostas, preferindo eu, em geral, uma aposta como aquele treinador do Lask, quando o Sporting foi eliminado por eles.
Tipos que tenham um futebol positivo, com impacto imediato, como Roger teve.
Mantorras
Artur, estou contigo em relacao a Mourinho, nao tanto por prever “que iria ser um fracasso total desportivamente”, mas porque nao gosto do futebol das suas equipas e, como vejo sempre que posso o Benfica, iria ser doloroso, imagino. Sou capaz de concordar contigo em relacao ao Amorim e ao JJ tambem, e nao vejo porque Abel ou Marco Silva nao seriam boas apostas, por isso subscrevo.
—-
No entanto, o Roger mais uma epoca? Fracasso. Total. Vai comecar a arder ja. Ninguem o quer aturar mais. Ninguem, e sera talvez das poucas coisas que os adeptos e os jogadores tem em comum. Ele nunca tenta ser “likable”, simplesmente atira pedradas tipo “nao tenho nada que pedir desculpa” ou ontem “nao devo explicacoes”, do alto do seu caganco, depois de mais uma vergonha. A gestao dele, deste ano, nao foi surpresa, apesar dos muito bons resultados do ano anterior, a gestao dele era igual, porque ira ser diferente daqui em diante? Ha zero razoes objectivas para acreditar nisso. Falamos em scouting em condicoes como se metade do grupo nao o quisesse ver pelas costas. Ele nao serve por culpa propria. E nao vai mudar. Ele tem todo o ar de casmurro.
Miguel Lopes
Segunda época do Amorim fraca? Talvez a terceira.
Se não contarmos com a meia época de preparação, e começarmos com a época de campeão, temos:
2020/2021 – 1º 85 pontos
2021/2022 – 2º 85 pontos
2022/2023 – 4º 74 pontos e temos de ver que a culpa disto foi da direção que vendeu Palhinha por 20M€ e Tabata por 5M€ para não sair o Matheus Nunes e antes do jogo com o Porto, ele é vendido.
Ficámos sem o meio campo completo e o treinador desorientou-se e com razão, mas tirando a 1ª volta que foi muito má 32 pontos, a 2ª volta (42 pontos) dava para estar igualado em pontos com o Benfica na 1ª volta deste ano e à frente dos outros todos e se calhar ninguém fará melhor 2ª volta este ano do que esses 42 pontos, sem contarmos com o Sporting deste ano.
Artur Trindade
Erro meu, a época fraca foi a 3ª.
Carocho1
Sim claro, o problema são todos os jogadores do plantel e não o treinador.
Parece aquela anedota de que vai um velho na auto-estrada e ouve na rádio “veículo em contra-mão na auto-estrada” e ele pensa “só um?? Olha tantos!!”
– Diz-me uma coisa: Preparação de jogo, adaptação em função do adversário, boa leitura de jogo, correção de posicionamentos durante o jogo, boas substituições, boa atitude, ambição, discurso a assumir erros, em que pontos é que tem nota positiva o Schimdt? Como é que conseguem comparar Schmidt a Amorim ou a Jesus no aspeto tático do futebol, no conhecimento enquanto treinador?
Realmente, isto vai lá com um super plantel milionário, muito mais investimento, ao ponto em que o treinador (o Schmidt, claro) possa ficar em casa a dormir uma sesta enquanto os jogadores dão 5-0 aos Moreirenses desta vida.
Fireball
Isto.
Ricardo10_
O que é um enigma é como é que um benfiquista consegue continuar a apoiar isto…Entrar novamente com um Tengstedt, deixar Di Maria jogar 120 minutos, meter um António Silva a marcar um penalti, achar que um 2-0 na Luz estava bom e ir a França jogar com o autocarro e com a mentalidade de quem está a jogar contra o City, quando está a jogar contra uma equipa banalíssima como o Marselha…Surreal como ainda não perceberam o embuste que este alemão é…
Artur Trindade
Não sendo benfiquista, dar-me-ia mais conforto se despedissem o Roger, porque acho a 1ª época no Benfica coerente com o que vi no PSV, um futebol altamente pressionante, digno representante do famoso gegenpressing alemão, demolidor até ofensivamente, logo acho que existe qualidade comprovada em diferentes contextos, que o permitiria dar a volta.
Mas é enigmática para mim a falta de visão prévia do que seriam Kokcu e Arthur Cabral, eu tive-a e ele também a devia ter tido, do quanto contraproducentes seriam no seu modelo de jogo, e no fundo tudo começa aí, o Amorim apenas aceita reforços (pelo menos os estruturais), que encaixem no seu jogo.
Se isto não for garantido, não vai haver época que resista, existiu ainda Di Maria, que condicionou taticamente, apesar da qualidade que ainda revela.
O que leva a duvidar mais de Roger (não o suficiente para o despedir), foi a situação de Florentino, que foi um pilar na 1ª época, tão ou mais importante que o aclamado Enzo, e que foi descartado pelo obeso Kokcu, que se caísse nas mas de Amorim ou Jesus, não teria quaiquer minutos, era impossível, aquele jogador não existe no futebol moderno, e Roger acreditou muito tempo que aquilo resultaria, e isso leva-me a duvidar da sua capacidade, mas mudar por mudar é pior.
O olho clínico que teve para Toni e Neves, que são o seguro financeiro do Benfica, é 100% mérito seu, tal como olhar para Spencer, que não vejo jogar faz 1 ano, mas quando estava nos sub-19, disse aqui que tinha tudo para ser o DD do Benfica.
Ás vezes clubes como o Benfica e Sporting, que fazem da formação o seu pilar principal de subsistência, devem chorar quando têm treinadores disfuncionais na análise do talento verdadeiro que brota da base, e esse é o meu receio principal com a saída de Amorim, quando será/e se será o lançamento de Barroso, Rafael Mota, Brito, Quenda, Arreiol, Felicíssimo ou Gabriel Silva?
Tudo depende do trabalho deles, mas principalmente de haver um técnico que compreenda e encarne o projeto do clube.
Gndias
O ano passado já era fraco , safou se enquanto o enzo carregou o piano. Depois foi sempre a descer e lá conseguiu ser campeão na última jornada.
Na altura o mito já estava criado, os livros da schmidtologia e rogerball já estavam nas bancas…
FVRicardo
Mourinho no Benfica, Paulo Fonseca no Sporting, Marco Silva no Porto.
Fireball
Que desgraça.
Carocho1
Malta que pede Petit ou sobretudo Álvaro Pacheco, lembram-se do Rui Vitória certo?
Não é por pôr o Guimarães a jogar bem uns tempos que significa ter estaleca para treinar equipas maiores…
Minhas opções:
1 – Marco Silva
2 – Petit
3 – Mourinho
Nenhuma dos opções é excelente. São razoáveis.
1- Marco que está a fazer boa campanha no Fulham, quase certo que não está disposto a sair da Premier League para vir pegar num Benfica sobre brasas.
2- Lado bom: Petit tem a mística, sabe o que é o Benfica. Lado mau: nunca pegou num grande, o mais competitivo que teve foi treinar equipas para não descer.
3 – O que já se sabe. Mourinho é capaz do melhor e do pior, de dar uma masterclass num jogo de Champions ou de no fim de semana seguinte contra o Tondela perder, fora facilmente embirrar com jogadores. Está em fase descendente, não acho provável ser bom “casamento” com o Benfica mas dadas as opções em cima da mesa…
Fireball
Lembro-me do Rui Vitória e lembro-me do JJ e do Amorim. Pode resultar ou pode falhar.
Fireball
“Malta que pede Petit, lembram-se do Rui Vitória certo? Dito isso, escolho Petit.”
Carocho1
Algum pessoal está a falar como se Petit fosse quase óbvio e sem “downside”.
Como digo no comentário, nenhuma das opções é grande coisa em teoria. Petit não seria a minha primeira opção pelo motivo que enunciei, mas tem prós e tem contras.
Bruno Cunha
Para melhorar o projeto “Somos os maiores e os mais ricos” só falta assinar o Mourinho por 3 anos a ganhar 10M.
Cereja no topo do bolo para implodir de vez.
Tiago Silva
Dependeria da direção que o Benfica quer tomar. Se a ideia for apostar num projeto a longo prazo, onde se pratique bom futebol sem haver tanto a pressão de obter resultados no imediato as melhores escolhas seriam o Paulo Fonseca e o Marco Silva. Isto porque não são treinadores que estejam habituados a uma pressão muito grande e quando o foram sujeitos não lidaram muito bem com isso. Estes são os 2 treinadores dos possíveis que colocam as equipas a jogar melhor futebol e enquadram-se também no 4-2-3-1 que o Benfica apresenta atualmente. Portanto a minha opção principal até seria o Paulo Fonseca porque tem o bónus de potenciar muito bem miúdos da formação e não só.
*
Mas se a ideia for ir buscar alguém que dê um abanão na equipa, seria bom ter Abel ou Petit. Abel acho improvável porque está bem no Brasil e está com um salário bastante elevado. Petit não tem provas dadas a este nível, mas é alguém da casa e que tem acumulado bons trabalhos por onde passa.
*
O ideal para mim seria dar um contrato até ao final da época ao Petit para ver se consegue preparar a equipa e mostrar algo que possa ser promissor para a próxima época. Se não resultar atacar nomes fortes como os que disse. O Mourinho não obrigado!
Fireball
A questão das provas dadas é um problema porque é aquele velho meme do “procura-se recem-licenciado com 10 anos de experiencia”. Para ter provas dadas a este nível, tem que ter uma chance neste nível, tão simples como isso. Pode resultar ou não, mas se todos os 3 grandes só procurarem treinadores com provas dadas nos grandes, ninguém lá chega.
Tiago Silva
Percebo o que dizes mas acho que neste momento o Benfica precisa disso porque tem muito talento para potenciar e tem andado muito perdido. Mas lá está depende do que o Benfica pretender, se tiver paciência para um treinador menos experiente tudo bem por mim se ele mostrar qualidade.
Pedro_Almeida
Sinceramente o único dessa lista que eu via com bons olhos e que possívelmente iria querer treinar o Benfica era o Paulo Fonseca tudo o resto é irrealista mas mesmo este continua a ser inferior ao Schmidt.
O alemão para mim continuava mais uma época, mas foi completamente queimado desde o início desta época sendo continuamente enxovalhado em praça pública sem uma única alma vir o defender.
Começamos a época e eramos os reis da pré-época e todos os adeptos estavam de peito cheio e aí começou a lavagem cerebral que os jornais fizeram de que o alemão tinha perdido o balneário e nem a época tinha começado.
Depois vai se a ver e toma a primeira má abordagem numa conferência em 1 ano e diz o que todos os adeptos andaram a dizer aos anos que o Ody não valia a ponta de um chavelho e o que se viu é que o Roger foi mau para o jogador.
A partir daí os media fizeram do que quiseram dele e até se renunciaram a falar com ele em Inglês de um momento para o outro por algum motivo e casos e casos foram-se sucedendo e comos os resultados não foram os esperados mais força deram à contestação que continuou depois uma última volta no campeonato anterior bem mais fraca do que a primeira.
Mas agora pergunto o porquê disso ter acontecido? Foi só tesão de mijo e o Schmidt afinal não sabe o que está a fazer? Ou este cenário já tinha acontecido nos anos anteriores e estamos com memória seletiva?
E digo isto porque desde aqueles 6 meses de sonho do Lage que a equipa e estrutura do clube funciona exatamente da mesma forma quer em campo quer a administrar o clube, passivos e esbanjadores. Os jogadores esbanjam o tempo dos adeptos com exibições mediocres a jogar a passo quase parecendo que estão comprados para não se esforçarem e a direção esbanja o dinheiro das vendas e dos adeptos com negociatas milionárias para apaziguar os adeptos e dizer que este ano sim vamos ganhar tudo e ter hegemonia total, qual bayern qual quê.
Mas falando apenas em campo, os jogadores do Benfica nas últimas 3,4 épocas depois de uma fase minimamente decente de um momento para o outro quebram e depois de uma derrota parece que cagam no treinador e queimam no em praça pública e a estrutura nem um pio, mas a questão que fica é, isto é, do treinador ou da estrutura que deixa isto acontecer.
E estou a fazer referência a isto porque a equipa que jogou este ano está com o mesmo rendimento miserável do final da última época. E a culpa foi só porque o Enzo bazou a meio da época? Ou porque os meninos em campo começaram se a fartar do treinador porque se calhar eles até ouviram das boas do treinador pelos resultados miseráveis que alcançaram? Eu não sei que não estou lá dentro, mas o que se viu de parte dos pilares da equipa em termos de balneário e supostamente em campo:
Rafa paupérrimo sem qualquer vontade de fazer algo na maioria das partidas, mas nunca comeu banco e depois de vez em quando acorda para marcar uns golos e assistir para ganhar um grande contrato lá fora.
Otamendi desde que acabou o Mundial foi sempre a descer em rendimento e pareceu sempre desligado.
João Mário teve os melhores 6-8 meses da carreira o ano passado e ficou por aí só tendo um ou outro jogo decente este ano quando passou a comer banco.
Di Maria veio com a pica toda, mas com estatuto em demasia e de certeza que não foi o treinador que lhe deu, mas promessas vindas da dita estrutura. Não foi exemplo para ninguém.
Estes 4 com uma estrutura a apoiar um treinador ou um Mourinho desta vida tinham comido banco para ver se acordavam para vida com figura que fizeram e deviam meter os olhos nos reais pilares da equipa que jogam e fazem jogar a equipa realmente e merecem destaque por terem sido os únicos que lutaram com o bolor que se está a alastrar no clube:
– Neves de 19 anos que fez uma época brilhante e carregou a equipa as costas, mas ainda não tem estatuto bater pé naqueles que não lutam pelo clube como deviam.
– António Silva que apesar de um ou outro jogo menos conseguido muito pela falta de qualidade da equipa no momento defensivo que o expôs em demasia e por ter de compensar as falhas cerebrais do colega ao lado.
– Aursnes que foi colmatando todos os buracos da equipa sem se queixar e não foi por ele que não jogamos mais.
-Trubin que salvou muitos resultados e apesar de nesta parte final da temporada estar mais tremido não podemos julgar assim tanto pelas falhas porque deu para ver o seu talento esta época.
E dentro do plantel gostaria de congratular os esforços apesar de quase ingrato por jogarem pouco ou em posições que jogam pior para que as vacas sagras tenham lugar no onze:
-Neres que é o nosso melhor avançado nunca jogou na posição onde já rendeu mais que é a de extremo direito para jogar Di Maria e a nunca teve a continuidade merecida.
– Florentino que claramente deveria ter começado o ano a titular com Neves como parceiro, mas que o mister chorão dos 30 milhões tinha de ter lugar cativo mesmo em sub-rendimento.
– Morato que foi completamente queimado a jogar a lateral esquerdo porque o clube não soube contratar um lateral esquerdo depois de sair um dos melhores laterais do mundo da atualidade (agora já não é mau de se dizer isto, pois não? Ou Grimaldo ainda é uma nódoa porque não é um suprassumo a defender?)
– Arthur Cabral que foi enxovalhado a torto e direito pelos adeptos e quando começou a render saiu do onze por algum motivo, que suspeito ser o facto de não conseguir correr pelos 3 da frente (JM, Rafa e Di Maria) mas acho que nem o Kanté se fosse avançado conseguia colmatar a falta de vontade destes 3.
– Tiago Gouveia, admito que não sou o maior fã dele e acho que é apenas um bom jogador de rotação neste momento, mas, sempre que entrava esforçava-se para mostrar rendimento e nunca se queixou e mostrou os valores que os jogadores do Benfica deveriam ter dentro e fora de campo.
Acho que enquanto adeptos deveríamos pelo menos reconhecer o esforço destes jogadores e em vez de andarmos a pedir satisfações ao Schmidt que por este andar deve se ir embora de bolso cheio e saco cheio de nos ouvir a contestar todas as suas decisões sabendo perfeitamente que apesar das suas falhas teve aguentar uma época com uma estrutura que nunca o apoiou e cometeu erros atrás de erros em termos de gestão e a qual deveríamos apontar pelo menos estes erros:
– Vende o Ramos dias antes do clássico para a super taça sem sequer ter um substituto.
– Trabalha tão bem que para a saída do Grimaldo contrata dois laterais e um passa a época no estaleiro como se não fosse já de esperar e o outro é emprestado em Janeiro porque não sabe dominar uma bola;
– Não renova com o Rafa nem o vende para dar espaço a alguém que realmente que saber do clube (se calhar o Andreas tinha dado jeito)
Renova com o Otamendi em declínio quando havia 4 centrais que poderiam ao dia de hoje ser titular no Benfica (Tomás, Verissimo, João Victor, Morato)
Não contrata ninguém para lateral direito suplente. Meu santo Gilberto que falta nos fizeste pois pelo menos tu corrias o que estes não correm.
Vende Musa em Janeiro que sempre foi um bom jogador a vir do banco e fez muita falta.
Esbanja dinheiro em Cabral que não tem nada a ver com as caraterísticas do avançado que Roger precisava e depois em Janeira esbanja novamente mais um míseros milhões no Leonardo para apagar a miséria que a época estava a ser.
Contrata o Kokçu que claramente não tinha nada a ver com o perfil de jogador necessário para aquela posição demonstrando mais uma vez a fraca qualidade do nosso recrutamento e scouting. Até diria que Chiquinho o ano passado jogou 10x mais o que o turco jogou naquela posição porque tinha melhores caraterísticas para a posição e principalmente vontade de mostrar o seu valor coisa que o turco preferiu ir choramingar para os jornalistas.
Contrata Di Maria para alegrar os adeptos quando era uma das posições que não precisava de todo ser reforçada tendo o Neres que merecia a titularidade e para rotação o Guedes, o Gouveia e o Andreas.
E com isto demonstra desnorte de qualquer projeto desportivo capaz e desligado do que o treinador claramente precisava estando agora entre a espada e a parede porque contratou em demasia jogadores que até têm qualidade mas que não conseguem ser opção por causa das vacas sagradas do clube que só têm esta força dentro do clube porque o treinador tem 0 opinião no que a direção quer.
Em vez de nos tornarmos num Bayern, estamos nos a tornar num United esbanjador com uma estrutura que só já pensa no lucro das transferências de Neves e António Silva.
Carocho1
Exato. O problema desta época foi o Schmidt ser queimado em praça pública pelos media…
Miserável Champions? Media!
5-0 no Dragão? Media!
Florentino 7 meses depois? Media
Di Maria? Media
Falta de ambição? Ser amassado pelo Toulouse? Media
Vives num mundo paralelo…
Ricardo10_
Quantos destes treinadores jogavam de inicio com o Tengstedt, achavam que um 2-0 na Luz era bom e estava na altura de defender o resultado, que iam a França jogar com uma equipa banal como quem joga contra o City, deixavam um Di Maria jogar 120 minutos, e metiam um António Silva a marcar um penalty? Já não tinha chegado as eliminatórias com um Toulouse e um Rangers? Acham que ontem foi azar?
Mas até quando é que vai durar essa narrativa que o Roger é treinador para o Benfica, quando quase ninguém o conhecia até há bem pouco tempo? Mas é um grande treinador porquê? Porque fez dois terços da época passada a bom nível? Mas ainda não acabaram esses créditos? Mais duas ou três jornadas e nem tínhamos sido campeões! O Benfica começou a jogar miseravelmente mal ainda na época passada, não foi esta época! O alemão continua a cometer os mesmos erros básicos, jogo após jogo, são sempre os mesmos, sempre teimoso e sempre armado em arrogante de merd*! Mas o teu pensamento é explicado com a comparação do que os adeptos pensam e um treinador pensa e diz. Achar minimamente normal as declarações do Roger sobre o Odysseas é esclarecedor. O mal do Benfica não é perder ou ser eliminado, é a postura e a abordagem aos jogos pelo seu treinador! Sempre de mãos nos bolsos, inúmeros jogos em que faz substituições ridículas ou faz substituições perto do minuto 90, quando a equipa já rebentou toda ao minuto 60…Mas nem com o jogo de ontem conseguem ver a verdade sobre este tipo. Fez do Marselha um Real Madrid, uma táctica ridícula, uma mentalidade ridícula, com um Tengstedt ridículo. Um Di Maria completamente estoirado, que mal atacava e nunca defendia, e isto com um dos melhores jogadores do campeonato argentino da época passada no banco.
Gndias
Percebe se que o benfica é so craques
Pedro_Almeida
Nem pouco mais ou menos.
Tens 2 craques que é o Neves, Trubin e o António Silva. O resto são bons jogadores apenas.
Jons Mendi
Não há um nome que me excite – apesar de achar que o Abel possa ser o único que venha com motivação e qualidade suficiente para dar um abanão nisto.
Eu estou extremamente desapontado com Schmidt, não entendo que pessoa é esta comparada com a do ano passado – é muito confuso. Mas lá no fundo penso que talvez, olhando para os adversários diretos que vão ou estão a perder forças – não sei não sei se pensar de cabeça fria e dar continuidade ao Roger seria o mais inteligente.
Miguel Lopes
Tens razão!
Pelo menos tinham colocado a Filipa Patão!
Rosso
Votei Marco silva com segunda opção Petit.
Mas tenho sérias dúvidas que Schmidt saia, a não ser que tenha uma proposta para a Alemanha. A renovação apressada e por dois anos terá sido o maior erro de Rui Costa.
Aliás, esta época assemelha-se em muito À segunda temporada de Jorge Jesus, 2010-11: plantel com soluções mas desequilibrado, segundo lugar, eliminação na liga dos campeões com repescagem in extremis no último minuto, eliminação perante um adversário acessível mas lutador, etc. e nem faltou a goleada pelos mesmos números no Dragão. A diferença maior é mesmo a conquista da supertaça frente ao Porto.
E nem sequer estou a sugerir que Schmidt seja melhor que o mestre da táctica, que não é. Mas também não acho que continue necessariamente mal numa terceira época, até porque os adversários internos não serão tão fortes. De preferência, queria que ele saísse e viesse Marco Silva ou Petit (Mourinho não, até porque pode ser bom em eliminatórias mas já não em provas de fundo). Mas se ficar, não tem de ser necessariamente uma desgraça.
VaideMota
Mourinho? A malta é doida. O que a Roma joga desde que ele saiu. O Mourinho é conflito, bodes expiatórios, arrogância e ego. Nem dado.
DNowitzki
O Klopp está livre. Entre as aulas de dança e culinária, poderia dar um pezinho na Luz.
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Fernando Santos…aproveitar que ta livre
Cristiano leonel del ronaldomessiano
A sério que vi Sérgio Conceição na votação….hahaha muito bom….hahahah
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Álvaro Pacheco fácil….carismático, jogo ofensivo , atrativo e usa boina
Veridis Quo
Continuo sem vislumbrar muito desse jogo ofensivo que apregoam ao Álvaro Pacheco. Vejo equipas organizadas atrás e vejo capacidade para sair em transição com qualidade. Em organização ofensiva, ainda não vi grande coisa que me indicasse capacidade para assumir um grande. O Vitória chega a ser penoso durante boa parte do tempo quando enfrenta blocos baixos. Pode evoluir, mas ao dia de hoje tenho dificuldades em perceber a sugestão dele para grandes.
jonric
Jose Mourinho com Bruno Lage como adjunto
duball
A minha escolha é Mourinho. O Benfica tem muitas primadonas e se há algo que o Mourinho consegue é colocá-los na linha.
Podem dizer que as equipas dele nao jogam um futebol vistoso, mas o Real dele era uma maquina de jogar bom futebol. E com um plantel como o nosso, ele é menino para nos colocar a ganhar.
Tambem seria um treinador com quem jogadores “impossiveis” de manter como o Joao Neves, ponderariam a ficar mais uma epoca. E que luxo que seria.
Muito provavelmente daqui a 2 epocas é para mudar de novo, pq nenhum jogador o aguenta por mais ahah
Mas é a minha escolha
Antonio Clismo
Tem que ser um treinador “construtor” que venha com vontade de trabalhar e construir algo de raiz.
.
Mourinho só quer fillet mignon e jogadores feitos e o Benfica vai ter de alterar metade da equipa e não haverá muito dinheiro para fazer essa renovação com jogadores de elite, vai ser preciso criá-los e fazer um bom aproveitamento da base.
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Zero noção…..o normal…curiosamente o Mourinho ganhou a luga europa e champions com o porto com jogadores de meia dúzia de tostões…paulo Ferreira, nuno valente,carvalho, maniche…erc etc etc…
Gndias
0 noção estás tu a ter…o mou ganhou essa champions á 20 anos
Basta ver a carreira dele actualmente
anjos
A minha escolha é Petit. Portugues, foi campeao e capitao no Benfica. Sabe o que a casa gasta. Com planteis de sobras e sobrinhas fez sempre milagres, potenciou alguns jogadores interessantes.
Garantidamente que nao iamos ao Dragao jogar borrados como temos ido sempre…
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Que alienação…sem palavras
lvme
Ver tantos votos em Mourinho assusta, quero estar errado mas o Benfica vai passar por anos muito negros, Bernardo Silva quando chegar vai ter a mesma experiência que Di Maria. Ir buscar um qualquer comentador desportivo para Director Desportivo? A quantidade de gente que tem que ir embora meu deus, só ficava com A.Silva, Neves, Aursners e Trubin, todos os outros incluindo treinador… RUA
Valentes Transmontanos
O Bernardo Silva vai ter a mesma experiência se vier com 36 anos. Que panca tem o pessoal com regressos de ex-jogadores… Se o Bernardo quiser ajudar o Benfica, que venha com 31 ou 32 anos. Não é com 36.
Johny45
A mim também… o pessoal vai pelo nome e pelo que demonstra!
Mourinho está completamente sem ideias!!
Vejam os últimos projetos dele… nem 1 deu certo!!!
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Assusta ter um dos melhores treinadores da história do futebol…cheio de titulos e muitos deles com equipas underdogs…surreal a falta de noção
Veridis Quo
O Sporting o ano passado acabou em 4º, foi eliminado da Taça pelo Vizela e obviamente que não precisava de mudar 20 jogadores. Como é evidente que o Benfica não precisa, tal como não precisava depois de 21/22. Acertou-se 3 ou 4 reforços em cheio (Aursnes, Enzo, Neres, Bah), dispensou 4 ou 5 jogadores e ficou um plantel forte. Ainda para mais, o plantel do Benfica tem mais do que qualidade. Está é quase todo em subrendimento pela falta de capacidade do treinador e pela gestão sem sentido que fez ao longo da época.
Mantorras
Isto. O Benfica com 2 laterais, 1 medio e 1 avancado fica fechado e com muitas solucoes. E isto assumindo ja as saidas de Rafa, Di Maria, JM e Otamendi, que para mim deviam ir a vidinha deles. So ficaria a faltar substituir eventuais vendas.
Veridis Quo
Varzim e não Vizela*
golias
Eu apostava em ir buscar o Roger Schmidt, mas o de 22/23. Este de 23/24 é dos mais fracos dos últimos anos que passou pelo Benfica.
Qualquer um que venha vai ser uma travessia no deserto.
Fireball
Entre os que não conheço (Farioli, Streich), os que são irrealistas (Abel, Sarri, Gasperini), os que são simplesmente medianos (Fonseca, Marco Silva), os que de certeza não voltam (Jesus, Lage), e o Sérgio Conceiçao que é só ridiculo, votei Petit. Porque sinceramente não sei quem poderia suceder a Schmidt assim de caras e o Petit pelo menos tem bom conhecimento do futebol português e do clube.
Pavel Nedved 10
Como é que conseguem dizer que o Paulo Fonseca é mediano quando época após época mostra o contrário? Este Lille tem um plantel muito abaixo dos concorrentes em França, tem potenciado imensos jovens (Leny Yoro é um craque da cabeça aos pés e com 18 anos tem tudo para ser uma referência na sua posição) e tudo isto com um orçamento bastante inferior e um futebol muito apelativo e de ataque.
Valentes Transmontanos
José Gomes.
Johny45
Era menino para meter o Benfica no 6ºlugar novamente.
Valentes Transmontanos
Mas fácil.
Marcus Tulius Cicero
Claramente José Mourinho. Era post de 01 de Abril mas mantenho o que disse no meu comentário nesse dia. Pode ser loucura mas com Mourinho há uma boa possibilidade de troféus e boas campanhas europeias. Obviamente que Mourinho não casa com um projecto baseado no Seixal mas como já alguém comentou, não haveria vacas sagradas e primas donas.
—————————
Muito provavelmente nao será ele apesar de Portugal e o Benfica ser uma boa opção para relançar a carreira. Um campeonato ou dois por aqui mais boas campanhas europeias seriam uma boa rampa de lançamento para voltar a ganhar crédito para clubes europeus para outros voos. Voltar a Portugal será sempre um aliciante para Mourinho por vários motivos. E ele até consegue meter equipas a marcar golos e muitos, veja-se o RM, por isso…. Teria piada, imensa piada…
Red Scorpius
Votei Mourinho.
As suas últimas equipas não jogaram um futebol espectacular, mas acabou quase sempre por ganhar títulos.
A atual equipa do Benfica tem demasiados erros individuais, da baliza até ao ponta de lança. Falta rigor, espírito competitivo, etc, e isso poderá ser dado por alguém como Mourinho.
Está na pior fase da sua carreira, mas só nessas circunstâncias é que poderia regressar ao Benfica.
A sua experiência no clube prometia, mas foi interrompida por um presidente que entendia que Toni era melhor. Não foi e a equipa obteve a sua pior classificação de sempre num campeonato: sexto lugar.
Acredito que que Mourinho traga o que falta ao clube.
Rosso
Há uns anos achei que Mourinho voltaria ao Benfica para retomar o trabalho interrompido. Mas era outro Mourinho. Este dispenso.
Raul - o velho
Roger Schmidt, a sair, será por ser teimoso e pelo facto de a equipa não apresentar um bom futebol (veja-se os jogos ganhos pelo Benfica esta época em que os ‘encarnados’ saem assobiados. Assim, juro que não compreendo as pessoa que defendem a aposta em Mourinho. Um treinador casmurro e com futebol muito pobre.
Quanto ao Abel, vejam quanto é ele que ganha no Palmeiras e verão a impossibilidade de o contratar (a não ser que ele pretenda baixar o salário)
lumago2x
Paulo Bento e não se fala mais nisso. O mítico losango, que saudades ?
Foge Quim
Façam acontecer por favor ?
Flavio Trindade
Em Portugal já escasseiam os nomes, para não dizer que não os há, logo a minha escolha seria Petit.
O Benfica precisa de alguém que perceba o clube, a sua história, os seus adeptos, e o respeite e não faça disso um projeto de promoção pessoal.
O Benfica precisa de raça e de se reconectar com as suas raízes e não andar numas de burguês.
Aimar seria também um nome interessante.
Numa opção de maior risco, por não conhecer o campeonato, apostaria em Francesco Farioli, que é um dos treinadores em ascensão mais interessantes do futebol europeu.
Não tem o hype mediático que já têm Xabi Alonso, Rúben Amorim, ou até Sebastian Hoeness, mas o italiano tem um trabalho verdadeiramente notável no Nice e uma abordagem futebolística que aprecio bastante
Mantorras
Nao discordo, e ate acho que a aposta de maior risco seria Aimar.
Johny45
Gostava muito do Aimar mas ainda acho que está verde para a exigência que o Benfica exige…
Petit seria a melhor escolha para trazer estabilidade interna, e acho que sinceramente já merece uma oportunidade.
Espero que não venham com Mourinhos etc…
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Raça…raízes….ui…talvez no tempo do mozer e do Isaías
jolasdasagres
Pode ser que com o mourinho la ganhemos a conference league.
MuchoG
Não sei, só sei que enquanto não se cortar o mal pela raiz vamos continuar nesta senda. O problema principal está mais acima
__
De longe o clube grande com mais recursos e de longe o que tem piores resultados, com uma situação financeira a piorar e sem abrandar à vista. Será outro Verão a gastar dinheiro à bruta em flops.
__
Rui Costa é um fantoche e a continuação do legado de Vieira, um cancro que irá destruir o Benfica por dentro. Muito pessimista sobre o nosso futuro.
ManuelFAlbuquerque_
Marco Silva é um nome forte, desde sempre foi falado como um mais do que provável futuro treinador do Benfica.
Mourinho também me parece altamente provável. Abel está numa fase da sua carreira muito pujante e seria uma escolha interessante.
Leonardo Jardim tem andado demasiado escondido.
Lage, Jesus e outros nomes não fazem qualquer sentido.
Jasomp
Se o Villas Boas não ganhar as eleições no Porto (que acho que vai ganhar), diria que o Jorge Costa seria um bom nome.
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Incrível…cada comentário mais …sei la…sem palavras
anjos
Comentaste em varios posts aqui. Nao disseste absolutamente nada de construtivo. “Sem palavras”, nao a serio expressa te la. Arranja la palavras para nos sabermos essa opiniao fantastica, ou se calhar nem a tens… vieste para aqui so fingir que tens uma posicao intelectual superior.
Valentes Transmontanos
Só tens de saber que é fã do Mourinho. Mas aqui nem disse nada de mal: portanto o Jorge Costa nos próximos meses ou iria para director desportivo do FCP ou para treinador do SLB? Só pode ter sido ironia.
duball
Porque seria uma boa opcao? Nunca aguentou mais de uma epoca em nenhum clube, e nunca treinou nada que se asemelhe a um clube com a grandeza do Benfica.
E nao seria de todo bem recebido pelos adeptos, dado o seu passado como jogador.
Johny45
Não equacionam o Petit?
É preciso alguém com raça e conhecimento do Benfica! Que tenha mística!
Abel vai ser um bust no Benfica! Um JJ 1.2!
O pessoal não aprende que o brasileirao e América do Sul atualmente a nível de treinadores está muito longe do exigível!
Pennypacker
Mourinho sem a menor dúvida… já não está no prime, mas este Benfica precisa de um abanão, de organização e atitude, e isso o Mourinho consegue dar …para não falar nas muitas primas donas do plantel do Benfica, isso com Mourinho não há pão para malucos, não vai haver lugar cativos….ele até já sentou o Casillas no maior clube do Mundo, com a imprensa espanhola toda e os adeptos do Real Madrid contra, easy….
—
Pode já não estar no topo, mas com o Mourinho ninguém vai jogar pelo estatuto que tem
Hirok "The Truth"
Eu iria para Abel, mas acho que Petit poderia dar um abanão..
Mas o mais provável é Mourinho.. só quero um treinador que meta os melhores e não olhe a estatutos/vacas sagradas e faça substituições já agora, é só um pequeno pormenor
Cristiano leonel del ronaldomessiano
Ahhahah….raça…então tens o gattuso…ou entao um sargento do exército…
Nickles
Espera como assim Paulo Bento?