Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Quem discute as escolhas para o 11 de Simeone, que compre uma equipa e as faça ele»

Tem condições para continuar? É uma lenda, colocou o clube entre as 5-6 melhores equipas da Europa, mas esta época foi desastrosa. Terceiro lugar na La Liga, com os mesmos pontos do 4.º, afastado na Taça pelo Cultural Leonesa, e eliminado na Champions por uma equipa inexperiente nestas andanças. Ainda por cima a sua ideia de jogo, com as alterações no plantel, devido às saídas de Juanfran, Felipe Luís, Gabi ou Godín, tem tido pouco ou nenhum impacto.

A imprensa espanhola fez muitas crónicas sobre o fim de ciclo de Diego Simeone na sequência da eliminação do Atlético frente ao RB Leipzig, mas o presidente dos colchoneros, Enrique Cerezo, já veio a público defender o seu treinador. «Quem discute as escolhas para o 11 de Simeone, que compre uma equipa e as faça ele», disse à TVE e Mediaset, quando questionado se El Cholo era intocável. Sobre um balanço da época, referiu: «Penso que fizemos uma boa temporada. Conseguimos a qualificação para a Champions, ficamos nos 3 primeiros, e chegamos aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, que não é algo simples”.

34 Comentários

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 15, 2020 at 5:05 am

    Antigamente o Atlético não tinha todo esse dinheiro e Simeone levou o clube a estar entre os melhores. Tem o seu mérito, obviamente. E não é pouco.
    Hoje o paradigma mudou, e o Atlético gasta 126 milhões em um só jogador.. Mas o clube estagnou nos resultados, pra não dizer que piorou. E muitos jogadores contratados a peso de ouro não rendem.. É preciso mais.

  • Red Punisher
    Posted Agosto 14, 2020 at 4:53 pm

    A par de Mourinho, mas inferior ao mesmo, o tempo dele enquanto mantimento estratégico deste tipo de táticas já está ultrapassado.
    Urgem Nagelsmann’s para o futuro do futebol, não Simeones/Mourinhos.

  • tiagoagm
    Posted Agosto 14, 2020 at 2:55 pm

    Muito fraco este treinador. Ao nivel do mourinho.

  • Ernest
    Posted Agosto 14, 2020 at 1:56 pm

    Durante esta época alimentei a ideia que estaria aqui o tubarão que Jorge Jesus tanto procura. Comprometeu-se cedo demais, ou talvez tenha aceite que não é considerado para estas andanças. É pena, penso que seria um projeto onde tinha capacidade para singrar.

    Não obstante, é altura de fechar o ciclo de Simeone no clube. Perdeu alguns dos seus jogadores chave, investiu-se muito neste novo plantel e na pré-época chegámos a vislumbrar um estilo de jogo mais atrativo, mas no final foi tudo muito pobre. Não se pode ignorar o seu impacto no Atlético, mas neste momento Simeone parece estar muito longe daquilo que ofereceu há umas épocas. Há bons treinadores no mercado, o Atlético que não se deixe atrasar.

  • Kafka
    Posted Agosto 14, 2020 at 1:55 pm

    Tal como eu disse, o Atl Madrid nunca terá coragem para despedir o Simeone porque vai estar sempre agarrado ao passado e ao que o Simeone fez pelo Atl Madrid (é um dos maiores trabalhos de autor do século até ao momento)

    Este agarrar ao passado não vai permitir ao Atl Madrid perceber que o ciclo de Simeone já acabou faz tempo

  • André Dias
    Posted Agosto 14, 2020 at 1:09 pm

    Simeone terá sempre condições para continuar. Se o Atlético hoje é um clube grande e competitivo é graças ao seu trabalho. Há pessoas a achar que 3º lugar e QF da CL é curto quando antes de Simeone o clube terminava entre o 9º e o 12º lugar, o que demonstra o quanto aumentou a exigência durante o seu comando.

    No entanto, há 2 anos que considero este ciclo de El Cholo devia terminado. Quando perdeu as suas peças mais fundamentais (Juanfran, Godín, Felipe Luís e Gabi) era altura de iniciar um novo projecto com outro treinador e deixar Simeone rumar a outro desafio (Inter na altura era perfeito).

    Agora nota-se um claro desgaste provocado pelo tempo. Até a organização defensiva do Atlético, que sempre foi o ponto forte de Simeone, está longe do nível a que estávamos habituados e depende essencialmente das individualidades (principalmente Oblak).

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2020 at 1:34 pm

      Isso da organização defensiva também não é bem assim. O Leipzig teve imensa bola e mesmo assim o Gulacsi foi mais testado que o Oblak. No jogo todo o Lepzig só conseguiu fazer 4 remates à baliza. 2 golos e 2 defesas fáceis. Nenhum guarda-redes tem os números do Oblak só porque é muito bom.

      Mesmo na La Liga, o Atletico Madrid sofreu apenas 27 golos contra os 38 do Barcelona, por exemplo. O Atletico Madrid continua a ser das equipas mais difícieis de bater. Não é por acaso que só teve 4 derrotas e nos últimos 18 jogos não tinha perdido nenhum.

      Na 2ª mão contra o Liverpool realmente o campeão europeu conseguiu desequilibrar com mais facilidade que o normal, mas não é um jogo que destrói todo o trabalho de Simeone. Muito menos um jogo contra o campeão europeu Liverpool… ainda por cima venceu os dois jogos.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Agosto 14, 2020 at 3:22 pm

        Penso que o André se estava a referir em termos gerais, e não acerca do jogo de ontem.
        E de facto ele tem razão, a defesa perdeu qualidade, e Juanfran, Felipe Luis e Godin não tiveram um substituto à altura.
        Mas não concordo nada com isso de ” Simeone devia ter saindo quando… bla bla bla” … Inspecionar trabalhos feitos é facil, e talvez ninguem desse melhor continuidade ao projecto do que ele proprio, tudo isso é apenas hipotético, com pouco fundamento e muita imaginação.

        • coach407
          Posted Agosto 14, 2020 at 4:27 pm

          E eu falei no geral. Dei um exemplo particular, mas o comentário não terminou no 1° parágrafo.

          Quem diz que o Atletico Madrid não continua a ter uma das melhores organizações defensivas do Mundo não percebe puto de futebol. A qualidade individual não ser a mesma não tem nada a ver com o Simeone.

          De repente estar a fazer do Simeone um cepo que nem põe as equipas a defender bem nem a atacar bem nem faz nada bem… Devemos estar a falar do Silas ou assim.

          Se calhar fui eu que percebi mal e afinal não estavamos a falar do Simeone que domina claramente a história do campeonato espanhol no que a registos defensivos diz respeito com uma equipa que é apenas a 3a melhor em Espanha.

          • Kafka
            Posted Agosto 14, 2020 at 5:11 pm

            Não perceber puto de futebol é analisares a qualidade defensiva de uma equipa exclusivamente pelos golos que sofre, mas já estamos a habituados ao teu habitual desconhecimento do jogo

            O Atl Madrid é a 3a melhor equipa de Espanha e joga 90 minutos à defesa seja contra o Real ou contra o Espanhol que desceu de divisão, logo sendo melhor que 17 equipas e jogando à defesa por natureza, vai sempre sofrer poucos golos… Agora o processo em si está cada vez pior e hoje em dia qualquer equipa consegue facilmente 5/6 oportunidades de golo, especialmente equipas de nivel similar, coisa que antes não conseguiam

            Antes o Atl Madrid defendia com muitos e bem hoje defende com muitos e mal, mas claro que sendo melhor que o Espanhol não vai sofrer golos do Espanhol

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Agosto 14, 2020 at 5:02 pm

            Coach407, continua com uma otima defesa, mas já foi melhor, apenas disse isso e penso que o André também. Está em fase decadente basta ver o registo dos ultimos 5-6 anos. E pior do que isso é que o racio de golos sofridos aumenta ligeiramente, e o de golos marcados cai drasticamente. E aí está o grande problema do atlético e do Simeone, que tenta reproduzir exatamente o mesmo modelo de jogo, com jogadores com caracteristicas diferentes. Agora claro que não é um cepo, apenas é um reparo e a minha modesta opinião.

  • Af2711
    Posted Agosto 14, 2020 at 1:03 pm

    Quem não está aberto à críticas e novas ideias, em algum momento entra em colapso ou fica estagnado.

  • Kacal
    Posted Agosto 14, 2020 at 1:00 pm

    O Atlético fez uma boa temporada? Sem dúvida. Mas afinal o objectivo do Atlético é manter-se neste patamar ou ir mais além? O objectivo do projecto não é tornarem-se candidatos ao títulos ou dar mais luta pelo menos e conseguir uma Champions pelo menos? Parece-me que o projecto com Simeone está esgotado e não vão passar deste patamar. Agora se o objectivo passa por estabilizar assim, mantenham-no e continuem.

    Seja como for, custa-me compreender o porquê de insistir em deixar o Félix no banco jogo sim, jogo não. Ou insistir em apostar em Morata quando a dupla Félix – Costa poderia dar-lhe tanta coisa boa, mas enfim.

    • Fim da oligarquia
      Posted Agosto 14, 2020 at 3:21 pm

      Não acho que seja uma boa temporada.Nem é uma questão de evolução,é mesmo regressão.Estão mais longe de Real e Barça quando deviam estar mais perto porque estes estão piores e fizeram um campeonato ao nível do Sevilha quando deviam estar bastantes patamares á frente.
      Tiveram apenas um grande momento na temporada que foi eliminar o Liverpool mas mesmo esse fica encoberto porque logo a seguir são eliminados pelo Leipzig.
      Concordo que o Atlético é um dos casos mais evidentes da necessidade de mudar porque o que Simeone pode dar já não é compatível com os jogadores que tem e ele não parece capaz de construir outro modelo de jogo.

      • Kacal
        Posted Agosto 14, 2020 at 3:42 pm

        Considero a época positiva caso o objectivo seja manter o nível e estabilizar, caso tenham mais ambição foi uma época normal no máximo. Mas concordo com tudo que disseste, é hora de sair e vir outro treinador.

  • Giuseppe F
    Posted Agosto 14, 2020 at 12:52 pm

    A prova de que o Simeone de um grande trabalho no Atlético é mesmo esta: quartos da Champions e 3.º na Liga Espanhola. Quando ele chegou, se prometesse e fizesse isto, tinha uma estátua no estádio.

    Detesto o futebol deste gajo, mas memória curta é ainda pior.

    • Kafka
      Posted Agosto 14, 2020 at 2:08 pm

      Giuseppe

      A análise sobre uma equipa e um treinador não tem de ter como base o passado mas sim o presente e portanto a exigência com o Atl Madrid tem de ser com base na equipa/investimento/orçamento que têm ao dia de hoje e não como base naquilo que éram há 10 anos atrás

      O Atl Madrid ficou em 3o lugar? Sim tudo certo, não tinha obrigação para mais porque é pior que Real e Barça, agora o Atl Madrid com esta equipa tinha obrigação de ter dado mais luta a Real e Barça, principalmente quando Real e Barça fizeram pontuações “baixas” e nem assim foram beliscados pêlo Atl Madrid

      Quanto aos 4os da Champions, o que aconteceu foi um milagre, pois foram completamente engolidos pelo Liverpool, ainda hoje nem sabem o como passaram aquela eliminatória, mas pronto nada a dizer, são piores que o Liverpool portanto tb não tinham obrigação de eliminar o Liverpool e lá conseguiriam o milagre ok nada a dizer…. Mas depois a seguir não podem ser eliminados por uma equipa mais fraca como o Leipzig

      Na Taça Espanha tb foram eliminados por uma equipa mais fraca, acho que pelo uma equipa de divisão inferior salvo erro, mas já nem lembro posso estar errado, de qualquer da formas foram sempre eliminados por uma equipa mais fraca porque não foram eliminados por Real ou Barça

    • Sombras
      Posted Agosto 14, 2020 at 1:57 pm

      Isso é a mesma coisa que um treinador chegar ao Sporting e dizer que vai ficar em 3o. É curto, principalmente quando se gasta o que o Atlético gasta (que é ao nível de Barça e Real).

      • Giuseppe F
        Posted Agosto 14, 2020 at 8:43 pm

        Mas qualquer treinador que chegue ao Sporting fica calado. Principalmente agora que temos um plantel do nível do Paços de Ferreira.

      • coach407
        Posted Agosto 14, 2020 at 4:17 pm

        Pronto então se o Rúben Amorim ficar em 3° atrás do Benfica e do Porto e for aos quartos da Liga Europa eliminando o Ajax nos oitavos, mas sendo eliminado nos quartos pelo PSV então é uma época desastrosa….

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2020 at 1:38 pm

      Ainda por cima fez um brilharete na Supertaça contra o Barcelona e só perdeu nas grandes penalidades contra o Real Madrid.

      • coach407
        Posted Agosto 14, 2020 at 2:05 pm

        Para além de ficar em 3° significar ficar atrás de Real Madrid e Barcelona e chegar aos quartos da Champions implicar eliminar o Liverpool.

        O único ponto realmente negativo foi na Taça. O resto da época foi normal.

        • LevonAronian
          Posted Agosto 14, 2020 at 4:31 pm

          O modo como se chega lá também importa. A classificação final do Atlético é a normal, mas todo o campeonato até a paragem foi muito sofrivel, e correram o risco de falhar a Champions, isto num ano que, devido ao número de pontos que Real e Barcelona foram perdendo bastantes pontos, é daqueles anos em que o Atlético pode sonhar com pelo menos lutar pelo campeonato

        • Fim da oligarquia
          Posted Agosto 14, 2020 at 3:44 pm

          Têm um orçamento de 500 milhões de euros para ficar em terceiro?Ou para serem eliminados por uma equipa que gasta 3 vezes menos? Convém actualizarem-se um pouco e perceber que o Atlético gasta hoje ao nível dos melhores clubes do Mundo e já não é coitadinho nenhum apesar de o Simeone falar como se tivesse nesse Atlético de há dez anos atrás.Talvez por isso a mensagem continue a passar.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 14, 2020 at 1:35 pm

      Não está em causa o seu trabalho. É uma lenda do clube e um supertreinador. A questão é que o Atlético tem aspirações a tornar-se em definitivo um 3º grande de Espanha e ser igual ao Barça e Real. E isso não pode ser conseguido com este tipo de futebol. Nem se pode investir tanto dinheiro para jogar assim.
      Se o foco é apenas morder os calcanhares aos grandes e de vez em quando fazer uma graça, então este futebol ainda resulta. Se o foco é ganhar títulos regularmente e fazer do Atlético de novo um grande clube, então tem de se exigir mais. Ninguém pede que joguem como o City, até porque nem têm jogadores para isso, mas pede-se que renda mais e produza mais para a equipa ser maior.
      Se gastas 120 milhões num jogador diferenciado tens de apostar nele, fazer dele a referência e tornar a equipa mais dinâmica a partir dele, não sentá-lo no banco ou colocá-lo a 30 minutos do fim num jogo decisivo.
      Numa equipa pobre e com pouco talento (se comparada a Real ou Barça) os melhores têm de jogar sempre, porque ele não tem mais recursos para fazer a diferença. Se assentas o jogo em poucas chances por jogo para marcar, ao menos coloca sempre os que podem fazer a diferença, não pô-los no banco. Nem mesmo neste actual modelo Simeone está a saber tirar o melhor partido do que tem.
      Adoro Simeone, a sua paixão e carisma pelo jogo, mas creio que se o Atlético quiser dar um salto terá de ter outro perfil de jogo e ele não está a saber dar isso.

      • Giuseppe F
        Posted Agosto 14, 2020 at 1:40 pm

        Mas talvez o objetivo do Atlético não seja esse. Eu não sei, é puro desconhecimento. Não faço ideia se o foco é ganhar títulos.

        • Joga_Bonito
          Posted Agosto 14, 2020 at 2:11 pm

          Dado o grau de investimento e a barreira que foi comprar Félix por 120 milhões dificilmente o objectivo não seria ganhar títulos.

    • ESC
      Posted Agosto 14, 2020 at 1:10 pm

      Subscrevo.

  • Outsider
    Posted Agosto 14, 2020 at 12:49 pm

    Ao avaliar o trabalho de um treinador, os resultados não devem ser o único fator a ter em conta. Nível exibicional, ideia de jogo, relação com o balneário e valorização de ativos também são importantes. De tudo isto, os resultados foram realmente o melhor mas são apenas medianos para o clube em questão. Não acredito que 3.º lugar e quartos da champions satisfaçam os adeptos colchoneros.

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 14, 2020 at 12:37 pm

    Vai Pochettino que é tua.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Agosto 14, 2020 at 12:36 pm

    “Penso que fizemos uma boa temporada”
    Fico feliz de isto não acontecer apenas no meu clube, pensava que o único clube cujo treinador vinha dizer que jogamos muito bem e que o adversário teve muito mérito era o Benfica. É bom ver que há dirigentes lunáticos noutros clubes também.

    • ESC
      Posted Agosto 14, 2020 at 12:55 pm

      Ficaram atrás de Real Madrid e Barcelona, os dois maiores clubes do mundo. Eliminaram o campeão europeu e mundial da Champions.
      A época foi extraordinária? Longe disso, precisamente para aquilo a que Simeone (e tudo seria diferente antes dele) nos habituou mas não foi uma má época para a história do clube, longe disso…

      • Fim da oligarquia
        Posted Agosto 14, 2020 at 4:19 pm

        Então por exemplo se o manchester city for eliminado no sábado a temporada também é positiva? Para a história do City também seria uma boa temporada.

      • Kacal
        Posted Agosto 14, 2020 at 3:56 pm

        Falar assim parece que realmente foi ótimo, mas há que analisar a fundo. Defrontaram talvez o pior Barça de anos recentes (desde 2009/2010 só por 3 vezes ficaram abaixo dos 90 pontos na Liga e esta última época foi uma delas com 82 pontos, as outras duas fizeram 87 pontos), pelo menos em pontos foi. O Real fez 87 pontos o que não é nada mau mas é das pontuações mais baixas de um campeão desde 2009/2010 (só o Barça da época passada com os mesmos 87 pontos, de resto foi sempre acima dos 90 pontos). Sendo que teve os mesmos 70 pontos (pior pontuação do Atlético na Liga desde 2012/2013) de Sevilla e tinha obrigação de ser superior a eles.

        E na Champions eliminou o Liverpool, mas todos sabemos como, a sorte sorriu-lhes porque os Reds tiveram mais que oportunidades para vencer, 9 em 10 jogos iguais teriam tido um desfecho diferente, é a minha convicção. E agora foram eliminados pelo Leipzig, que sendo uma equipa muito competente é um clube com 11 anos, ou seja, muito inferior a nível de experiência nestas andanças e mesmo a nível individual o Atlético tinha obrigação de mais.

        E nem é só os resultados, mas sim certas decisões na escolha da equipa e o futebol jogado que não é propriamente fabuloso.

Deixa um comentário