Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quem é Paulo Fonseca?

Há quem diga que para se conhecer uma pessoa basta ligar-lhe às quatro da manhã e registar a sua reacção. Há também quem afirme que um homem só poderá ser avaliado quando sujeito a pressão. Ambas as teorizações estão sujeitas a discussão, mas é inegável que partilham uma verdade absoluta: o desconhecido propicia e alavanca a aprendizagem. Falamos de Paulo Fonseca e de, pela primeira vez, o termos observado (e ouvido) fora da sua zona de conforto. A zona de conforto do treinador do FC Porto era, como todos sabem, o facto dos dragões somarem por vitórias todos os jogos até à partida com o Estoril. Perdeu pontos, a panela perdeu a tampa, e optou, pela primeira vez, pelo discurso de dentro para fora. Ironicamente, parabenizou Jorge Jesus pelo seu jogo de cintura, adensando a ironia afirmando que, também ele, “espera conseguir, um dia, jogar em três campos ao mesmo tempo”. Deixamos a indagação para o leitor: Paulo Fonseca alterou a sua atitude por: A: é a sua forma de estar e contra-atacar; B: ser o técnico de um clube habituado a vencer e, como tal, sofrer a pressão interna para retaliar; C: é um mero mensageiro do hábito instituído nos azuis e brancos de não se deixar ficar junto do SL Benfica; D: mera estratégia de comunicação.
O mais curioso desta reacção intempestiva é que surge numa altura em que se torna impossível camuflar o futebol – e vamos ser simpáticos – pouco atractivo do FC Porto nesta altura. A tão badalada mudança a meio-campo é uma salada de fruta de erros, de jogadores que ainda não se conseguiram despegar da posse de Vítor Pereira (esse mesmo!), misturando estilos que deixam o jogo portista num beco sem saída: não é de posse como o de Vítor Pereira, mas também não é de saídas rápidas como as observados no tempo de André Villas-Boas. E depois, aquilo que mais dó dará aos afectos ao clube portuense, será sem sombra de dúvida a perda de um estatuto que só os poderia orgulhar: o ano passado eram uma das cinco melhores defesas do mundo. O desvario é notório na excelente dupla Otamendi-Mangala, e mesmo a super-cola que Alex Sandro parecia ter nas botas, está mais gasta.
NOTA: Ligado a um feito histórico do Paços de Ferreira, poucos serão aqueles que duvidam, apesar dos apontamentos negativos, que Paulo Fonseca fará currículo no Dragão. Este artigo poderá, em Maio, ser-nos esfregado na cara, mas jornalismo é instantaneidade/actualidade, por isso não se esqueçam de que estará datado como de Setembro de 2013.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A.Borges

55 Comentários

  • slb1994
    Posted Setembro 26, 2013 at 12:07 pm

    Nao so por este empate, mas o Porto tem feito jogos mediocres-tirando o jogo com Maritimo e Vitoria.Mas nos anos passados chegava para ser campeao e infelizmente penso que este ano será igual.
    Agora, as criticas a JJ sao graves e ate mostram um pouco de falta de etica- na ultima jornada do antepassado nem abriu o bico

  • Paulo
    Posted Setembro 26, 2013 at 9:41 am

    Bom post, sem dúvida! Parabéns ao A. Borges!

    Não sou portista, mas sei ver e admitir quando um adversário é bom e merece mérito! O FC Porto tem dominado o futebol Português nos ultimos anos e maior parte com mérito e, desmérito também, dos rivais que nunca souberam seguir o mesmo caminho, ou pelo menos tentar…

    Acho o Paulo Fonseca um bom treinador, mas é notório que a equipa não joga bem em todos os jogos…
    O Moutinho e o James foram vendidos, 2 jogadores fundamentais na equipa, embora o James na época passada tenha estado algo apagado… Mas mesmo assim, foi vendido por 45M€ e o Moutinho por 25M€…
    Moutinho já tinha pedido para sair, logo o FC Porto já esperava isso…
    Contrataram o Herrera, que custou 8M€ mas tarda em aparecer… Josué é bom jogador, mas não chega aos calcanhares do Moutinho… Porque se assim fosse, era sempre titular…
    Deffour é bom, mas penso que estará a jogar porque no início da época falou nos jornais que queria jogar, senão procurava sair do clube… Acho que tem jogado, e é bom jogador, mas talvez para o valorizar e vender no fim de época… Fernando, a partir de Janeiro pode assinar a custo 0 por outra equipa qualquer, se não renovar… Embora tenha vindo para os jornais dizer que está muito contente (até eu estava se ganhasse o que ele ganha, e está no Top5 dos mais bem pagos) nota-se que não se enquadra no esquema de jogo… Está contrariado por ficar, e ainda por cima agora joga mais adiantado e noutras funções…
    Otamendi e Mangala são muito bons… Mas na minha opinião, Otamendi tem jogado contrariado… Acho que queria sair e não o deixaram… E, para aqueles que não saibam, ele tem uma clausula no contrato em que o treinador não o pode meter a jogar a defesa direito, como chegou a jogar na Selecção Argentina… Acho que é um menino mimado e por qualquer coisa faz birra. E pior, tem feito asneiras…
    Lucho é muito bom, mesmo com 30 e tal anos… Embora seja o jogador mais bem pago do plantel, merece bem o estatuto que tem… Jackson continua a marcar, e acredito que renove, porque não o deixaram sair do clube… Talvez vá ganhar tanto como o Lucho ou até mais… Mas garante golos e isso é o que importa… Nas alas, o Licá é bom, o Varela também, mas quando é preciso assumirem o jogo, não conseguem… O Quintero é excelente, desde que saiba ter acompanhamento para crescer…
    Mandaram embora o Iturbe e o Castro que, no meu ponto de vista, seriam úteis neste esquema de jogo…

    Contudo, o FC Porto está em primeiro e isso é o que importa… Resta saber como serão os jogos "grandes", embora seja contra equipas teoricamente mais fracas que por vezes existem "tropeções"…

    Um abraço

  • Tiago Quintas
    Posted Setembro 26, 2013 at 9:20 am

    A meu ver os principais erros de PF são:

    A dupla de meio campo Fernando – Defour (Defour tem de atacar mais, e não é bem o estilo dele). Com Fernando no plantel, precisava-se era de um numero 10 puro, e o Lucho podia fazer o papel actual do Defour.

    Visto que os extremos são o ponto mais fraco do plantel, ele podia meter o Ghilas na direita, a apoiar o Jackson.

    E claro dizer anormalidades em conferências de imprensa.

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 26, 2013 at 8:17 am

    excelente post, concordo com o que diz, parabens ao autor, esta muito interessante.

  • Guerreiro
    Posted Setembro 25, 2013 at 10:57 pm

    quero ver quantas equipas vão ganhar na amoreira!
    Eu sou do scp, mas sei ver futebol. O Marco Silva monta bem a equipa e pratica um futebol agradável, para mim o melhor da liga. Duvido que o meu scp,o slb e o braga lá ganhem. Aliás no último braga vs estoril o resultado é muito enganador, pois o árbitro condicionou a partida.

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 25, 2013 at 8:08 pm

    Já disse aqui várias vezes que achei um erro crasso não termos renovado com o Vítor Pereira, Paulo Fonseca é um bom treinador gosto de da táctica que quer implementar no FCPORTO, apenas lhe descuro uns defeitos, não apostar no Nabil Ghilas jogador que poderá fazer com facilidade a ala direita do ataque, Quintero tem de ser titular na posição 10, já que é dos poucos jogadores talhados para ser o nosso organizador de jogo, a questão do duplo pivot terá de ser trabalhada mais afincadamente e com mais jogos penso que deixará de existir, penso que o Defour juntamente com o Fernando são compatíveis apenas têm de se conhecerem melhor em termos tácticos e compensar um/outro à medida que sobem no terreno para não ficarmos com aquelas crateras que por vezes temos (um grande espaço entre o homem mais recuado do meio-campo e a defesa).
    Paulo Fonseca não é pior por ter empatado frente ao Estoril Praia, após este empate, espero que tenha tirado ilações (dos pontos menos bons do jogo) e que no próximo jogo coloque a equipa a jogar melhor e com os melhores intervenientes e que não ligue aos nomes dos jogadores.
    Eu quero ver o meu FCPORTO a jogar com os jogadores que sintam e que dão o litro durante a semana, Ghilas é um dos exemplos, profissional inexcedível.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 26, 2013 at 12:56 am

      Com a falta de um extremo desiquilibrador, e com Lucho a 10 onde tem vindo a ser constantemente o melhor jogador do Porto, penso que Quintero devia jogar sobre a direita à procura de desiquilibrar, sem preocupações defensivas e a tentar o seu forte remate.

  • Law
    Posted Setembro 25, 2013 at 6:29 pm

    "E depois, aquilo que mais dó dará aos afectos ao clube portuense, será sem sombra de dúvida a perda de um estatuto que só os poderia orgulhar: o ano passado eram uma das cinco melhores defesas do mundo. O desvario é notório na excelente dupla Otamendi-Mangala, e mesmo a super-cola que Alex Sandro parecia ter nas botas, está mais gasta."

    Tão Verdade, temos sido das melhores defesas do mundo!! Este ano nao percebo o qe se passa :/

    • Law
      Posted Setembro 25, 2013 at 8:04 pm

      O Fernado e o Porto jogam melhor so com um trinco e o Defour nao é um médio de se libertar muito, ter a qualidade qe o moutinho tinha qe é o qe falta!! E Claro nao temos pelo menos 1 extremo do tipo hulk ou quaresma qe tmb nos falta, qnt à defesa, nao me refiro as golos sofridos mas o qe acontece as vezes nos jogos.

      Contra o Estoril já tava a ver o nosso lado esqerdo a ser uma auto-estrada, via-os muitas vezes atacar por lá e os nossos jogadores demoravam a chegar ao homem deles qe tinha a bola e claro eles avançavam…

    • Ricardo Peixoto
      Posted Setembro 25, 2013 at 7:27 pm

      Desde o inicio da época tens 3 golos sofridos, achas muito? Somos e vamos continuar a ser uma das defesas menos batidas da Europa.
      E calma com o homem (PF) ele esta a mandar só "bocas" para fora. Porque duvido que depois do jogo de Viena e do Estoril não tenho feito comentários mais aguerridos aos jogadores.

      O Porto até pode boa estar a jogar o melhor futebol de Portugal, mas se o Jackson não falhasse 2/3 golos por jogo, o Varela cruzasse melhor e libertasse a bola em condições. O Defour (que tem estado bem) abrisse mais linhas de passe a história tinha sido outra. Ah! E o Fenando ainda não entendeu o seu novo papel no FCP. Tudo isso não ajuda o treinador. Mas a verdade é que com a paragem do campeonato o Porto foi-se abaixo,

  • Anónimo
    Posted Setembro 25, 2013 at 5:54 pm

    Embora seja leitor assíduo do VM, não tenho por hábito comentar. No entanto, não poderia deixar de o fazer depois de mais um post de excelente qualidade do leitor A. Borges. O conteúdo é sempre pertinente e perspicaz, e a escrita nunca lhe fica atrás. Espero que continue a escrever para o VM.

    Muitos Parabéns,

    Mig

  • Luís bcn
    Posted Setembro 25, 2013 at 5:51 pm

    Acho que o PF teve mal ao atirar-se ao JJ. O Porto jogou mal e foi por isso que empatou. Temos 2 extremos que sao bons mas nao sao craques, no futebol como alguém escrevia acima nao ha milagres. Jogamos mal em Viena e em Cascais mas estamos em primeiros e ainda vi o meu treinador á porrada com ninguém. Quem em Portugal pode dizer que está em primeiro para alem do Porto? —-> Ninguem…

  • Kacal
    Posted Setembro 25, 2013 at 5:26 pm

    O PF parecia uma boa pessoa e um bom treinador no Paços, gostei do seu trabalho lá e gostei que tivesse vindo para o Porto, mas, nestas últimas semanas, tem se mostrado outra pessoa, mandando piadas indirectas, falando da arbitragem e não se culpando a si próprio pela equipa estar a jogar mal, agradecia que ele criticasse menos das arbitragens, fosse mais humilde e que pusesse a equipa a jogar bom futebol, com golos e vitórias á "mistura" e que deixasse de ser "medroso" e de pensar que está no Paços, contra o Estoril ia pôr o Quintero e quando o Porto marcou desistiu por minutos de o pôr, depois o Ghilas entra aos 89 minutos e até o facto de tere "invertido" o trio do meio-campo foi um erro, espero que o Porto melhore muito as exibições e continue a vencer e que ele comece a apostar em mais jogadores, como Herrera, Carlos Eduardo, Quintero, Kelvin, Ricardo, Izmaylov e Ghilas, espero que use mais o banco a seu favor, a equipa não são só 11, para já tem me desiludido, vamos ver como corre daqui para a frente.

  • Emigra
    Posted Setembro 25, 2013 at 5:06 pm

    paulo fonseca nao tem tido um inicio brilhante em termos de futebol jogado, o porto tem jogado mal mas tem conseguido resultados.
    Por outro lado, nas conferencias de imprensa tem tido um discurso extremamente arrogante.

    acho que há que dar mais algum tempo para que mostre que futebol consegue por o porto a jogar – agora em termos de carácter sinceramente nao aprecio. O Mourinho tb era arrogante, mas um arrogante com bastante mais classe e sinceramente com bastante mais futebol de qualidade a suportar esse discurso!

  • Fernando Moreno
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:53 pm

    Não vos vejo a dizer mal do Paulo Fonseca para justificar fazerem a nota final que fizeram. Apontaram apenas alguns dos erros evidentes do FC Porto atual, algo que Paulo Fonseca tem de trabalhar mas não só ele. Os jogadores têm de se dedicar a 100% porque quando as coisas correm menos bem a culpa não é só do treinador.

    O que me parece que aconteceu foi que Paulo Fonseca obviamente não sabia o que era treinar uma equipa como o FC Porto, que obriga a mais exigência e dureza, não pode falhar o mínimo detalhe. Paulo Fonseca nas anteriores passagens estava habituado a ter uma boa relação com os jogadores e até dar alguma folga quando as coisas corriam bem. Acontece que no FC Porto nunca se pode facilitar, tem se exigir o melhor até ao fim e os jogadores, na maioria estrangeiros, têm mais dificuldade em perceber e entender um treinador português.

    Acho que em pouco tempo darão a volta por cima, até porque o jogo com o Atlético Madrid não será perâ doce.

  • Miguel
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:35 pm

    Falando em concreto de PF, parece-me ser um bom treinador, talvez ainda não tenha o calo necessário para tudo o que se pede para um treinador do FCP, mas ainda está no início da carreira numa fase de aprendizagem. Parece ter um bom carácter. Não percebo os que o criticam por não ter falado do penalti fora da área no último jogo da época passada (falta e expulsão bem assinaladas contudo, como Ricardo afirmou). Era um jogo que de nada valia ao Paços, e ao contrário de JJ que está sempre online quando é prejudicado, ele não estava. Acabou por vir parar e ao Porto e começou a ganhar jogos, claro que falaram disso. Gostei da ousadia que teve em alterar o clássico 4-3-3 do clube, aposta que vem dos tempos de Mourinho. Fica mais exposto caso corra mal, é certo, mas preferiu dar o cunho pessoal à equipa. VP não teve tanto essa ousadia, preferindo dar um pouco das suas ideias, mas tentando manter o que de bom tinha sido feito com o seu antecessor – não-se deu muito bem. Quanto às suas declarações não compreendo o que ele disse de tão grave para que se esteja a fazer tanto alarido – ainda para mais quando falou verdade. Cá em Portugal, pela frágil posição que a classe da arbitragem tem tido, – apesar de bastante bem remunerada nos campeonatos profissionais, é preciso ver isso – qualquer crítica vinda de um grande coloca pressão no árbitro que apita um dos 3 grandes. Inconscientemente, sem qualquer tipo de maldade, o árbitro, em caso de dúvida, apita para o clube que fez o choradinho sob pena de ser severamente penalizado por a sua exibição estar à partida sob escrutínio, sem que tenha feito nada para isso. É a realidade, quer queiram arranjar sistemas, apitos, escutas ou túneis para dar a ideia que são sempre prejudicados. Não que grande parte dos dirigentes sejam santinhos, não são de facto.

    Temos de ter em conta também que não é humanamente possível distinguir se um jogador está em linha ou não quando se tratam de questões de centímetros (é necessário ao mesmo estar concentrado na saída da bola do pé de quem faz do passe e depois na movimentação do receptor!), ou se a bola está dentro da baliza ou não. Talvez o vídeo-árbitro para a questão do fora-de-jogo e para ver se bola entrou não fosse totalmente descabida; o auxiliar pode continuar lá para marcar as faltas e lançamentos. Mas posso ser eu que estou errado.

  • Miguel
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:35 pm

    Dizer que o futebol de AVB era de saídas rápidas é no mínimo um grande equívoco. O Porto nessa atura tinha sim uma grande capacidade de depois de dominar o adversário acelerar o jogo e resolver a questão com maior ou menor dificuldade. É só reparar nas segundas partes que nessa época o Porto fazia, vindo à memória o 5-1 ao Villareal no Dragão.

    Este futebol de posse nunca será muito eficiente no Estádio do Dragão: já faz muito tempo que uma equipa, tanto nacional como internacional, vem jogar o jogo pelo jogo, olhos nos olhos com o Porto. Mesmo o Man City, ultimamente o maior adversário que o Porto defrontou, jogou com as linhas bastante recuadas – o que já era imagem de marca da equipa de Mancini em muitos jogos contra equipas de maior reputação, tentando aproveitar o contra-ataque fortíssimo. Nesse jogo a vitória do Man City foi meramente fortuita, devendo-se a erros individuais prontamente aproveitados pelos ingleses. Curioso é o facto de os dois jogos terem sido apontados como dos melhores nessa época a nível de exibição por parte do Porto, apesar do resultado (5-1) exagerado, mesmo tendo em conta a diferença de qualidade individual das partes. Este jogo serve de duplo exemplo: que por um lado o Porto joga quase sempre contra equipas que alteram para bloco baixo o seu estilo normal de jogo, mas por outro lado este estilo é muito bom nos grandes jogos, principalmente quando consegue sair bem em pressão.

    Não estaríamos no entanto a falar de tudo isto caso o Porto tivesse os tais extremos desequilibradores que não tem. É certo que as equipas constroem-se a partir da defesa, e nesse caso Licá e Varela providenciam um acompanhamento muito bom aos laterais sempre que necessário, mas falta algo no um para um. Varela demonstrou essa capacidade com AVB, juntando a isso a sua qualidade na finalização, mas com o tempo e com as lesões veio a perder essa capacidade de desequilibrar. Mais do que PF ter culpa, talvez a própria estrutura tenha falhado ao não conseguir o tal 'match winner' como teve em Hulk. No Barça falta Messi é o que se vê; o Real sem Ronaldo também perde bastante; porque haveria o Porto, uma equipa de valia inferior às supracitadas de não sentir a falta do seu principal jogador, quando não tem um banco tão forte como esses clubes? O futebol é colectivo, mas há sempre quem tenha necessidade de desequilibrar são precisos uns jogadores, tal como para equilibrar se destacam outros – mesmo que com menos visibilidade. Esta mistura, quando bem oleada forma um excelente colectivo.

    Em relação a essa época de AVB também há a referir a falta do 'playmaker' no meio-campo: Belluschi era um excelente jogador nesse plano mas acabou por ser deixado de lado por VP. E se naquela altura era necessário um jogador ainda mais específico, bom com bola e sem bola, neste momento com a posição 10 do novo esquema do Porto não é tão necessário esse trabalho sem bola, apenas na pressão na saída de bola junto a Jackson. Lucho não tem a criatividade e a imprevisibilidade necessárias para o papel pelo que é importante que Quintero se assuma o mais rapidamente possível.

  • Anónimo
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:18 pm

    O Porto tem sob o comando do Paulo Fonseca 6 vitórias e um empate. Repito, seis vitórias e um empate. Acham que é assim tão mau? Não é por nada que o A. Borges ressalva que este artigo é escrito em Setembro de 2013. No final é que se fazem as contas.

    Tiago Cardoso

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:19 pm

      Caramba. Por um empate está o caldo entornado. Relembro só aqui uma curiosidade: o FC Porto tem uma derrota para o campeonato nas últimas 3 épocas.

  • David Martins
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:13 pm

    Este tipo de discurso é 100% à treinador do Porto, o único motivo que leva as pessoas a ficarem surpreendidas é o facto de na ultima jornada do campeonato passado se ter visto o que se viu e este senhor nem ter pestanejado. E assim continuará, mas ou se põe a pau ou não fica no dragão durante muito tempo.

  • mpcp
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:13 pm

    gostei da reação deste individuo em relação ao comunicado do slb, sobre o facto de lhe ter acontecido 1 lance identico e mais grave na epoca passada perante o seu clube actual, e na altura o paços de ferreira e este sr. em nada se pronunciaram… será que o pacote fonseca+josue ja estava reservado antes do jogo com o fcp? e as ameaças publicas a todos os jogadores do paços se a equipa pontuasse nesse jogo porque motivo não apareceu o presidente do paços a denunciar a publico o que se passava? será devido ao mesmo motivo do presidente do estoril que se omitiu da bancada na ultima jornada? Depois do tecnico ter referido que JJ jogava em 3 campos, o benfica a par dos outros grandes foi prejudicado em 2 penalties em guimaraes abdoulaye a cortar com a mão(outro branqueado pela comunicação social) e lima rasteirado, e Fonseca hoje diz que leu e não comentou… ou seja com a sua inexperiencia engoliu em seco o obvio.

  • Paulo Lima
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:12 pm

    Acho errado culpar apenas o Fonseca.

    O plantel está mais fraco, não há milagres que ele possa fazer, sairam jogadores importantes, e apostou-se forte no reforço da Equipa B.

    O Porto já não é o que era a 5 ou 10 anos atrás, não me lembro da ultima vez que saiu um jogadores importante e não tinha ninguém para o lugar dele tão bom ou superior ao jogador que saiu. Este ano foram 2 que sairam, e os reforços são medianos. Josué e Licá.

  • Nuno
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:12 pm

    O PF pode, e certamente será, campeão no FCP. Afinal, muitos o foram, e de competentes tinham pouco. Isso não está em causa. Não duvido também que a qualidade do futebol aumente, afinal o Porto perdeu o médio mais importante, e ainda o James, que embora nunca jogando à altura do que se esperava dele, era bem melhor que Licá e Varela.
    Quanto à reacção… o mais irónico é que PF acusa JJ de coagir os árbitros com as suas declarações, mas faz exactamente o mesmo. E mais… falamos de um senhor que abriu o ano a GOZAR com José Mota por este criticar arbitragem… e faz o mesmo (com ou sem razão).
    Claro que isto é um misto de raiva de quem perdeu um jogo a quente, e de envio de mensagens subliminares a quem de direito, um pouco à imagem do que fez Vitor Pereira por mais que uma vez. Os treinadores e os dirigentes, os que têm PESO e INFLUÊNCIA, fazem-no.

    PS: Vitor Pereira (o do apito) perdeu a vontade de explicar lances polémicos de 5 em 5 jornadas? Porque será?

    • Nuno
      Posted Setembro 25, 2013 at 8:46 pm

      Alguns, muitos, uns tantos, bastantes, mais que um, ée escolher o melhor vocábulo.

      Não disse "todos". Se é que me faço entender.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 25, 2013 at 6:06 pm

      Disseste que muitos o foram (campeões no FCP) e de competentes tinham pouco. Se só te querias referir a alguns, devias ter restringido o segundo período a alguns dos muitos (que foram campeões). Não sei se me estou a fazer entender.

    • Nuno
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:42 pm

      Esses nomes foram referidos no meu comentário?

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:17 pm

      Mourinho e Villas Boas, de competentes tinham pouco?

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 25, 2013 at 4:06 pm

    Há pessoas muito ingénuas..

    OPÇÃO: C de CLARAMENTE!

    Ainda não perceberam, que qualquer treinador por mais calmo que seja, por mais humilde que seja, tem de seguir a linha da direcção e é avisado disso assim que chega? É mais do que óbvio…

  • Anónimo
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:39 pm

    concordo que o Porto com PF nao pratique um futebol muito atrativo como o Porto nos tem habituado, mas a realidade é que o Porto perdeu uma "peça" fundamental no seu onze, que era Joao Moutinho, e nao conseguiu encontrar um jogador com a mesma qualidade do JM, pois na minha opiniao o Defour e Josue estao muito longe, neste momento, da qualidade de JM, aliás só para perceber-mos a importancia que JM tinha no clube no ano passado, todos os jogos em que o Porto perdeu pontos o JM nao jogou ou nao jogou os 90min.

    Fernando F.

    • NFM
      Posted Setembro 25, 2013 at 3:55 pm

      o problema tem sido mais a defesa no meu ponto de vista…

      no ano passado era muito raro os adversarios terem uma oportunidade de golo e este ano, quer fora quer em casa, todos os adversarios tiveram varias oportunidades de golo…

      o porto tem de longe a melhor defesa do campeonato e nao se percebe a instabilidade constante… existe muito espaço entre sectores e o proprio fernando rendem muito mais sozinho do que no duplo pivot, embora a maior parte das vezes nem exista duplo pivot, mas a organica do meio campo mudou muito e a meu ver desnecessariamente

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:38 pm

    Tenho gostado muito de ler os artigos e posts do A.Borges, parabéns. Quanto ao Paulo Fonseca, tenho plena confiança nele e acredito que é com ele ao comando que vamos sagrar-nos tetracampeões nacionais.

    • Mário M.
      Posted Setembro 25, 2013 at 7:55 pm

      Depende do ponto de vista.. Para mim o futebol do Porto de Vítor Pereira era minimamente agradável, comparando com o futebol do Porto de Paulo Fonseca.

      Agora, há opiniões e critérios de cada um. Também há pessoas que não gostam do futebol de posse do Barcelona. Eu, pessoalmente, adoro e acho uma forma brilhante de tentar dominar o adversário.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Setembro 25, 2013 at 7:29 pm

      Era aí que eu queria chegar. E concordo que isso se deve à estrutura, mas no que toca ao bicampeonato do Vítor, foi mérito dele, mas muito mais demérito do SLB.
      O porto no ano passado jogava de facto o futebol de posse de que falas, agora era agradável? Bem temos gostos diferentes então. O futebol do AVB no FCP era agradável e mesmo sendo benfiquista, gostei de ver o porto jogar nessa época e ganhou tudo com todo o mérito. Mas isso porque tinha um treinador melhor, que aliava a essa posse objectividade nos movimentos ofensivos (além de ter falcão) e transições muito rápidas para o ataque. O Paulo Fonseca fez uma excelente época no Paços, mas não está a dar uma imagem de ser mais do que esse zé povinho que tu falas no FCP.

    • Mário M.
      Posted Setembro 25, 2013 at 6:16 pm

      Fábio, e se calhar era campeão! Por sinal acho que foi um erro do Porto dispensar Vítor Pereira.

      Tinha os seus defeitos como qualquer treinador, mas acho que o Porto praticava um futebol muito agradável, de posse como acho que o futebol do Porto deve ser dado o recorte técnico dos seus jogadores. Acho, inclusivamente, que o maior defeito do Vítor era ser uma coisa que hoje em dia conta muito… o carisma. Acho que se fosse carismático tinha a capacidade de dar estabilidade ao grupo mesmo no momento mais crítico.

      Já Paulo Fonseca é ao contrário, até pode ser carismático, mas o futebol praticado é pouco vistoso, principalmente devido ao sistema tático que usa. Primeiro, e muito importante, o facto de o duplo-pivô não ser necessário a utilização de um trinco como Fernando, peça fulcral tanto processo defensivo como ofensivo das equipas anteriores. Acho que aí reside o maior problema de Paulo Fonseca, apesar de acreditar que, quando pensar que se inverter o meio-campo o futebol praticado vai ser melhor, algo que, tendo em conta os últimos anos, tem sido quase tradição.

      PS: Só realçar o facto de a estrutura do Porto no que diz respeito ao futebol ser muito forte, o que leva a pensarmos que, como o Fábio disse, o treinador se calhar pudesse ser o Zé povinho, bastava que tivesse 2 dedos de testa.

      Abraço.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:51 pm

      E assim corre o mito popular em que o treinador do FC Porto até pode ser o Zé Povinho.

    • Miguel Couceiro
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:33 pm

      o unico trabalho dele é dar a cara nas conferências de imprensa….

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:50 pm

      Mas não é por isso que se deve desvalorizar o trabalho de um treinador.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:33 pm

      Mas é difícil ser campeão no FCP? A mim pagavam-me metade.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:32 pm

      Mas afinal com quem é que o porto não foi campeão? A mim pagavam-me metade e eu ia lá ser campeão. E sou benfiquista. Qualquer um vai lá ser campeão.

  • Johnny W.
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:37 pm

    Paulo Fonseca tem que se mentalizar que esta a treinar o FCP e não o Paços, (sem desprestigio algum), e perceber que apesar de este esquema do duplo pivot dar mais liberdade a Lucho, o volume ofensivo criado é menor. Qual a razao de um duplo pivot numa liga como a nossa? Estará ele a pensar que vai passar metade dos jgos a defender? E depois porque razão se "livrou" ele dos únicos extremos mais irreverentes que tinhamos no plantel, caso de Kelvin e Iturbe? Nao digo que seriam titulares mas ao menos teriamos alternativas. Porque quem me venha dizer que o Ricardo é melhor que Kelvin e Iturbe…Outra questão é, porque razão nunca aposta ele em Ghilas? Para mim dos melhores avançados da liga na epoca transata este ano jogou 2 minutos (sim, esse tal de ricardo consegue jogar mais vezes). Acredito até que tendo em conta a falta de soluções nas alas, Ghilas poderia jogar como avançado descaido na direita (ao jeito de Derlei em tempos). O Porto queixava-se de Vitor Pereira, mas ele lançou da equipa B, Kelvin, Atsu, Seba e afins, e foi até um desses que lhe deu o campeonato. Nao percebo como Kelvin e Iturbe jogaram bastantes jgos na pre epoca e dpois sao despachados. Falta de planeamento gritante.
    Cumprimentos

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 25, 2013 at 7:06 pm

      Johnny W. concordo consigo em grande parte, especialmente onde refere que o Ghilas podia jogar como um falso extremo na direita (posição onde Varela e Licá são mais fracos).

    • André Azevedo
      Posted Setembro 25, 2013 at 5:12 pm

      Esta tudo dito! concordo plenamente.

  • Figueiredo
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:34 pm

    A leitura de jogo do autor do artigo fica explícita na referência ao que diz ser o estilo do F.C. Porto de Villas-Boas: "saídas rápidas". Meu caro, esse era o F.C. Porto de Jesualdo Ferreira. A cultura de posse foi introduzida por AVB e levada ao extremo por VP. Afinal, o segundo era adjunto do primeiro, escolhido por este. É natural que partilhem as mesmas ideias.

    De resto, a comunicação do F.C. Porto sempre foi e será assim. Quem assume aquele lugar sabe as "regras do jogo". Bem ou mal, tem os resultados que se conhece.

    Quanto ao nível exibicional da equipa, não sou de 8 nem 80. Contra V. Guimarães e Marítimo, por exemplo, viu-se o bom futebol que faltou no Estoril e em Viena. Vamos dar tempo ao tempo. Há dois anos os alas do F.C. Porto eram Hulk e James, hoje são Varela e Licá. Sintomático, não? Eu, pelo menos, não acredito em milagres.

    Cumprimentos

    • el bandido
      Posted Setembro 26, 2013 at 4:12 am

      percebo essa critica ao varela porque de facto ele nao tem sido regular (tirando a sua primeira epoca), e ate admito que esses iturbes/kelvins tenham um potencial maior, o que me parece e que para jogos a doer e imperativo ter alguem estilo varela… para o campeonato claro que os outros podem ir entrando, mas ainda têm o ricardo a sua frente (que me parece uma opçao credivel a medio prazo). ,as vamos ver

    • Ricardo Peixoto
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:03 pm

      Só não concordo com o Varela, o tempo de Varela já foi(!) ele é supostamente o melhor ala do FCP mas ele não sabe ter ou soltar a bola pelo menos não acerta nos tempos. Ele como ala devia fazer mesmo isso correr e abrir linhas de passe. Mas o Varela tem jogos que nem tem marcação "cerrada" e estão 2/3 em cima de Jackson. Isso falta ao Porto. Se calhar um Iturbe daria mais jeito porque tem (alguma/pouca/muita.. Fica ao critério) que podia ser mais marcado e libertar por exemplo o 10. Mas é só uma leitura…

      Quanto ao resto o PF não é o melhor treinador do mundo mas certamente não é o pior. Tem de arranjar uma forma de por a equipa a jogar "à moda Fonseca" e isso é preciso tempo e arranjar a solução ideal.

    • el bandido
      Posted Setembro 25, 2013 at 3:42 pm

      Tirou-me as palavras da boca figueiredo, essa afirmaçao de villas boas nao jogar em posse mostra o conhecimento que o autor do texto tem sobre o tema! em relaçao aos extremos, varela e lica, acho os muito bons jogadores e continuo a preferir ter estes dois do que ter um kelvin ou um iturbe no 11, pelo simples facto destes saberem ter bola e nao sentirem necessidade de simplesmente correr para a frente! Vamos dar tempo

  • Fernando
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:33 pm

    Bom post.

    Bastou um empate para cair a capa a Paulo Fonseca. Mesmo como treinador parece-me algo fraquinho: este Porto joga pouco futebol, e no meio campo e defesa perdeu o que de melhor tinha na época passada.

    Força com o vosso trabalho VM. Vão ver que os clicks na publicidade vão aumentar. Não desistam que tem aqui um belo projecto…e continuem a apostar neste Visão do Leitor, qualquer dia também vos mando um texto.

    • slb1994
      Posted Setembro 26, 2013 at 12:05 pm

      Tanto no Benfica como no Porto os treinadores sao pressionados a isso.

    • slb1994
      Posted Setembro 26, 2013 at 12:02 pm

      Ha que ter noçao tambem que saiu Moutinho, o melhor medio do campeonato,
      Cheguei a dizer que era o jogador mais importante do Porto-mesmo com Falcao , Hulk e James ,
      Era um pendulo

  • Alexander Sweden
    Posted Setembro 25, 2013 at 3:32 pm

    Penso que faltou colocar a hipótese E, a realmente verídica: Está em pânico e reagiu como uma barata tonta.

    O futebol pobre que a sua equipa tem evidenciado, a defesa frágil, o meio campo sem acertar passo e o ataque menos fulgurante são motivos para preocupação.

    • Hélder
      Posted Setembro 25, 2013 at 6:45 pm

      Então é mais grave é porque Ta muito abaixo como pessoa.Não ver os próprios erros culpando os outros.mais um capacho com bom tacho

    • Fernando Moreno
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:55 pm

      acha que alguém fica em pânico por empatar um jogo e permanecer em 1º lugar?

    • Anónimo
      Posted Setembro 25, 2013 at 4:54 pm

      Sim claro,ng diria que vai em 1.º. Mudou o esquema da equipa e perdeu peças nucleares (Moutinho e James) realmente o nível de exigencia é enorme no FCP! Em Maio veremos quem ri e quem vem com as desculpas do costume.

      Stockholm Syndrome

Deixa um comentário