Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quenda e Debast podem jogar a Supertaça

Para serem titulares?

A providência cautelar interposta pelo Sporting foi aceite no Tribunal Arbitral do Desporto e Geovany Quenda e Zeno Debast poderão ser utilizados na Supertaça frente ao Benfica. Os jogadores tinham sido castigados por envergar e partilhar nas redes sociais uma tarja que a Liga considerou provocatória, mas o castigo ficará em suspenso enquanto o TAD analisa o recurso leonino.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

58 Comentários

  • Nickles
    Posted Julho 27, 2025 at 1:03 pm

    Ninguém em momento algum acreditou que não iam a jogo. Mas dá igual, quem era importante não jogar já lá não está, e o favoritismo continua do lado da maior e melhor equipa. Mais 1 menos 1%, não é por ai

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 27, 2025 at 1:19 pm

    O castigo tinha sido absurdo pelo que ainda bem que o mecanismo jurídico da providência cautelar funcionou. Mas preferia que não jogassem porque o rótulo de chorões fica-nos bem só a nós, não é para ser partilhado como outros têm fortemente insistido em fazê-los nos últimos meses.

    • Mantorras
      Posted Julho 28, 2025 at 8:01 am

      Aqui o Sporting nao foi chorao nem deixou de ser, fez o que fazem todos. Ja toda a gente estava a espera. E por muito que os outros tentem, o rotulo ate pode cair, mas nao mais que o rotulo, a essencia estara sempre ai. O muro das lamentacoes é verde.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 28, 2025 at 8:39 am

        Claro que é verde. Os rios de choro que inundaram o país em Maio são verdes seguramente. Somos diferentes ou não?

        • Mantorras
          Posted Julho 28, 2025 at 9:44 am

          Nada se comparara nunca a barragem de Alvalade em colapsos emocionais. Sao decadas de decisão que nao vos favoreca é “roubo e campanha encarnada”, patrocinada pela Cofina e pela NATO, reflexo da maconaria da Luz, benfiquistao, e quando sao beneficiados “é muito bem feito para os outros, e agora aguentem que nos ja sofremos muito”.
          —-
          Voces podem querer partilhar o rotulo a vontade, mas chorar com tanta propriedade é uma arte e os Picassos do lamento pintam de verde e branco.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 28, 2025 at 10:39 am

            Claro que não se compara.
            Não tem nada a ver com sucesso desportivo, todos sabemos que o Sporting tem dominado o campeonato Português nas útimas décadas, por isso é que choramos todos imenso. As dores dos outros são sempre insignificantes comparadas com as nossas dores.
            Bastou provarem um bocadinho do vosso veneno e até prisão queriam dar ao Matheus Reis. Ou o choro pelo penalty que o (que já devia estar na rua) Otamendi sofreu.
            .
            Mas concordo claro. Os Sportinguistas, por terem nascido sportinguistas têm em si um gene recessivo que faz com que sejam os únicos a chorar. É inato. Aliás, é um brilhante trabalho de investigação, acho que raramente na história se consegue colocar num único saco fascistas, comunistas, heterossexuais, homossexuais, homens, mulheres e crianças no mesmo saco porque todos os Sportinguistas partilham uma caraterística comum.

            • DNowitzki
              Posted Julho 28, 2025 at 11:05 am

              Parece que sim: são todos honestos e impolutos. É o que ouço e leio por aí. Agora, vai lá pisar alguém na cabeça, depois de falhar o decepar.

            • Mantorras
              Posted Julho 28, 2025 at 11:29 am

              Nunca disse que nao tinha algo que ver com sucesso ou insucesso, agora, posto isso quer queiras quer nao, os outros tem muita sopinha que comer para vos apanhar, porque foram muitas decadas de treino. Nao se atinge esse nivel em meia duzia de anos.

              • Artur Trindade
                Posted Julho 28, 2025 at 12:54 pm

                Mantorras, não achas que bastariam 2 períodos extensos de seca de títulos, para os benfiquistas excederam o patamar de choro dos sportinguistas? E excederia concerteza até por serem mais, e em consequência disso terem mais acesso a opinião publicada.
                Sendo uma pessoa informada, acreditas mesmo na questão genética que possa explicar uma predisposição verde para o choro?
                Eu vejo tantos benfiquistas com anos de choro pelos anos de domínio do FCP, que juram que todos os títulos do FCP foram devidos a um sistema corrupto, isentando o Benfica de culpas desportivas, e isto num período em que venceram 40% dos títulos em Portugal, imagina que venciam 5% como o Sporting.
                A mentalidade bordeline que o user Manuel refere, faria o seu caminho nesses rios de choro que teriam acontecido.

                • Mantorras
                  Posted Julho 28, 2025 at 4:43 pm

                  A parte “genetica” tens que falar com o Neville. Foi ele que falou nisso, eu nao estou informado. A parte do borderline, tens que falar com o Manel. Quanto ao resto, é possivel que os benfiquistas cheguem a esse nivel de choro, como disse acima, mas nao é facill, sera preciso bastante treino. Ainda sao precisos uns aninhos valentes.

                  • Neville Longbottom
                    Posted Julho 28, 2025 at 5:51 pm

                    Já te disse que não é treino. É inato. Está-nos no sangue. A próprio acabei o jogo da Taça a queixar-me que o Sporting tinha sido roubado. E depois, para grande surpresa minha, vi um oceano de lágrimas em todo o lado dos adeptos da outra equipa.
                    .
                    Fiquei furioso. Isso não se faz. Até porque, como vocês todos não sabem chorar. É meio estranho. Sabem beber vinho de pacote e são só as vossas mulheres é que levam no lombo (aí são olímpicos), mas chorar não sabem, nem que tentem. Nem que levem 40 anos a tentar.

                    • Mantorras
                      Posted Julho 29, 2025 at 7:52 am

                      Nao é nada genetico, ser feito de Sporting é mesmo uma escolha.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 27, 2025 at 1:47 pm

    Tugão no seu esplendor.

    Para os grandes os castigos são para cumprir…quando dá jeito.

    Vão cumprir castigo na Taça da Liga contra um clube da Segunda Liga após 20 recursos.

  • Dad Vader
    Posted Julho 27, 2025 at 2:10 pm

    Portugal é uma comédia. Os jogadores (ainda que apenas alguns) podem fazer o que quiserem, que mesmo que sejam castigados, basta aquela providência cautelar da praxe que fica tudo bem.
    Isto a juntar a castigos nas férias de alguns intervenientes e até séries de 5 amarelos que ficam por cumprir e está tudo dito.

    Esta supertaça deve ser a menos relevante em muitos anos dado toda a conjetura, mas ainda assim lá chegam os golpes baixos do costume. É o método Palhinha a funcionar.

    • Artur Trindade
      Posted Julho 27, 2025 at 9:31 pm

      Na tua narrativa faltou-te aí o último episódio da saga “providência cautelar”, que foi a suspensão da interdição do estádio da Luz, e recordas-te quando uma equipa entrou em campo com 8 jogadores, 3 dos quais GR? Aconteceu na 1ª liga portuguesa, e foi uma comédia no mundo inteiro.

      • Mantorras
        Posted Julho 28, 2025 at 10:04 am

        A “equipa” daquele historico clube, a “BSAD”, presidida por um Dragon doiro, que no dia anterior ao jogo dizia, a boca cheia, que queria ir a jogo, e depois de ter mandado voluntariamente os jogadores dos BB que tinha, jogarem pelos BB e deixaram os AA sem atletas, veio fazer uma conferencia, na manha do jogo, a vitimizar-se e a fazer dos outros parvos, e a chorar para adiar o jogo. Tao fofos.
        —-
        No fim houve muita malta a sentir-se vitimizado e a comer esta parva encenacao com muita vontade, mas nada de novo, a partir do momento em que o objectivo era so gozar com o Benfica, nao me admira que tanta simpatia, principalmente quando o protagonista acabou a chorar em frente as camaras, entao ai o amor ao choro fala mais alto.

        • Artur Trindade
          Posted Julho 28, 2025 at 12:42 pm

          Mantorras, todos nos lembramos das circunstâncias desse jogo e desse período, mas o tema é a “chico-espertice”, e não existe maior pecado de “chico-espertice” do que alguma equipa ACEITAR entrar em campo, contra outra com 8 elementos, 3 deles GR.
          Jamais alguma equipa que não estivesse na onda do “vamos aproveitar os buracos da lei”, cometeria aquele que foi (na minha opinião) o maior atentado contra a verdade desportiva acontecido em Portugal, no sentido em que era uma vitória garantida.
          Nunca um jogo em Portugal teve uma vencedor garantido, como nesse jogo, se me recordo naquela época em que se desvaloriza o título de Amorim por ter sido na época do COVID.

          • Mantorras
            Posted Julho 28, 2025 at 2:42 pm

            Sim, o Benfica precisou mesmo muito daquilo, teve grande influencia naquilo e ate deve ter pedido ao BSAD para nao adiar…
            So que nao!
            Nunca pode ser chico espertice quando foi a propria BSAD que se forcou a si propria a ter apenas 8 jogadores, VOLUNTARIAMENTE. Eles nao tinham mais porque nao quiseram. Isto é factual. Nao desvirtuem as coisas. O Benfica teve zero controlo disto.
            Nunca na vida podes acusar o Benfica de se aproveitar, quando tudo foi feito pela vitima, a si propria, para depois se vitimizar. So compra essa conversa quem quer. Essas lagrimas de crocodilo servem para quem quiser atirar pedras ao Benfica.
            —-
            Durante 40 anos houve muito jogo com resultado antes de ser jogado, e onde nao se jogaram com as regras do futebol, mas sim de outro desporto qualquer, e onde, ao contrario desse jogo, a equipa que saiu beneficiada controlava o que se passava, o que nao foi o caso nesse jogo entre BSAD e Benfica.
            —-
            Quem devia ter intervido era a liga, e era bastante simples (digo eu, agora, a posterior), bastanva anunciar previamente que, para adiamento do jogo, este tinha que ser pedida, por exemplo, 48h antes, ou entao nao havia adiamento. A Bullshit teria feito as coisas de forma diferente e evitado o auto flagelo, sabendo de antemao que nao iria poder prejudicar o Benfica e ficar a rir-se. Assim, deixaram o dragon doiro sonhar alto com achincalhar o Benfica e ele ficou tao excitado que nao se conteve, e levou mesmo o plano parvo dele avante. No fim chorar, problema dele. Repito, narrativa que so come quem quiser. A realidade é uma, interpretacoes sao muitas.

            • Artur Trindade
              Posted Julho 28, 2025 at 7:49 pm

              Quando uma equipa entra contra 8 jogadores, 3 deles GR, é impossível não ganhar, sabendo até da sua superioridade quando em número igual, e esse foi o episódio mais grave de violação da verdade desportiva, bem longe de quando alguém contratou um defesa para cometer um penalty, um avançado para falhar golos, ou jogadores para serem expulsos, ou até árbitros para beneficiar a sua equipa.
              Começaram sempre 11 contra 11, e nesse jogo o Benfica teve a vitória mais fácil da história do futebol português, quiça mundial.
              Podes falar da véspera, mas os controles do COVID eram diários, e a B-Sad perante os jogadores disponíveis no dia do jogo, pediu o adiamento do jogo nas horas anteriores ao jogo, ao que o Benfica recusou com a tal escusa de ser humilhado por um dragão de oiro, por dificuldades de calendário, etc.
              Tudo questões completamente irrelevantes, quando pesadas com a verdade desportiva, com a VERGONHA histórica de entrar em campo contra 8 jogadores, 3 deles GR.
              Essa vergonha ninguém apaga.

              • Mantorras
                Posted Julho 29, 2025 at 7:56 am

                Nao foi um problema de verdade desportiva quando foi a Bullshit SAD que o fez a si proprio, sem influencia do Benfica. Ponto. Mas qual falar da vespera? O que se passou é publico e nao vou debater vontades, porque tu e muitos outros tem é muita vontade de acreditar no pai natal e atirar pedras ao Benfica. Para mim essa atitude é tao estapafurdia que nem merece comentarios. Nao vos consigo levar a serio. Chamar “escusa” a realidade é uma escolha. Nao somos todos parvos, lamento.
                Vergonha teria eu de saber perfeitamente que uma SADinha decidiu brincar com a competicao, usando saude publica para o fazer, de forma absolutamente vergonhosa, mas a cor clubistica obriga-vos a fazer de conta que eles foram coitadinhos. Paz a vossa alma.

                • Artur Trindade
                  Posted Julho 29, 2025 at 2:44 pm

                  Claro, o Benfica na tua opinião não teve DECISÃO no ato de entrar em campo, e participar na maior farsa desportiva nacional, mas enchem a boca com o Palhinha não ter sido castigado ao 5º amarelo, podendo assim jogar no jogo seguinte (jogou 7 minutos).
                  Achar no entanto que o Sporting teve DECISÃO no não castigo do Palhinha, é do mais coerente que pode haver, e revela um apurado conhecimento dos fatores que influenciam a decisão de um jogo (verdade desportiva).
                  O Benfica decide entrar contra 8, 3 deles GR, e como consequência ganha facilmente.
                  O Sporting pode jogar no jogo seguinte com o Palhinha, abdica de ser titular, entra 7 minutos em campo, e ganha mais facilmente por isso?
                  Juízo nessas cabecinhas.

    • Honestly
      Posted Julho 28, 2025 at 9:33 am

      Com tanta burrice junta haveria de dar um post cheio de nada… E assim foi

  • DNowitzki
    Posted Julho 27, 2025 at 2:22 pm

    Com um.bocado de sorte, o pisa na cabeça também será “cancelado”.

    • BoaMike
      Posted Julho 27, 2025 at 6:06 pm

      Quenda e debast nem deveriam se ser suspensos.

      Não ofenderam ninguém, foi apenas uma provocação.

      Mateus reis, bem suspenso mas terá que haver igualdade de critérios durante o ano
      Temos o caso do di maria dar um murro do pote e não aconteceu nada

    • Stromp1906
      Posted Julho 27, 2025 at 7:45 pm

      Não deveria porque foi uma situação grave e merecedora de castigo. Tal como seria a invasão do Diabo a agredir um juiz de linha na Luz, ou a rapaziada contratada pelo Porto como segurança no estádio do Dragão a agredir jogadores do Sporting. O problema é que nunca nos lembramos dos “nossos” casos.

      • Honestly
        Posted Julho 28, 2025 at 9:32 am

        Tudo dito…

      • DNowitzki
        Posted Julho 28, 2025 at 11:03 am

        Tudo certo! Ao contrário de muitos dos teus companheiros de preferência clubística, que andam por aqui a defender o indefensável, não tenho palas e procuro não ser faccioso, portanto tanto me faz que seja o Diabo, o Di Maria ou a minha vizinha.

      • SilvadasAguas
        Posted Julho 28, 2025 at 11:12 am

        o Diabo nao é assalariado do Benfica, e os seguranças tambem nao devem ter contrato com o Porto

        • Stromp1906
          Posted Julho 28, 2025 at 11:44 am

          E? Isso significa que só somos obrigados a respeitar a lei, a ser ordeiros, a respeitar os outros, se for no nosso local de trabalho, é isso? Comentário muito inteligente na senda do “porco e dos talhantes “ escrito acima.

  • Chanandler Bong
    Posted Julho 27, 2025 at 3:20 pm

    Já tinha dito no post anterior que uma providência cautelar resolvia a questão, os castigos em Portugal só se cumprem de duas maneiras: ou na data que os clubes querem ou não se cumprem.. é simples, enquanto for permitido providências cautelares que são feitas apenas para evitar que jogadores importantes não falhem jogos mais difíceis, vamos continuar com esta “justiça desportiva”, o Sporting fez bem assim falham apenas 1 jogo em casa vs um equipa qualquer e está feito..

    • Niall joaQuinn
      Posted Julho 27, 2025 at 6:16 pm

      As providências cautelares são instrumentos do primeiro mundo, que servem para impedir que alguém que seja castigado antes de se poder defender.

      • Chanandler Bong
        Posted Julho 27, 2025 at 10:17 pm

        Pois mas isto não é a justiça civil.. as providências cautelares no futebol são usadas apenas e só para impedir que o jogador falhe jogos mais difíceis, ponto.
        Então assim a todos os vermelhos e duplos amarelos toca a colocar providências cautelares, isto é ridículo.. não devia ser permitido, os clubes é que fazem/votam os regulamentos, só têm de cumprir os castigos que eles próprios votaram a favor

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 28, 2025 at 8:38 am

          Então se não é justiça civil devíamos ignorar a lei é isso?
          .
          Olhe lá em casa eu posso bater na minha mulher. Lá em casa a lei é a minha.

        • Niall joaQuinn
          Posted Julho 28, 2025 at 9:10 am

          Ó amigo, as providências cautelares servem para isso mesmo: impedir a consumação do castigo antes de ser apresentada a defesa, o que é um direito fundamental em qualquer país, tirando para aí a Coreia do Norte.
          É claro que os clubes não usam a torto e a direito, apenas quando o “dano” é maior. E, ao contrário do que dizes, são muitas vezes usadas em vermelhos e duplos amarelos. O que acontece é que, nesses caso, raramente têm sucesso.
          Além disso, o futebol já tem muitas particularidades que não se aplicam à justiça civil, como esta estupidez de alguém poder ficar suspenso sem se poder defender primeiro.
          Também não sei o que é que os regulamentos têm a ver com isto. Os regulamentos podem ser bem feitos pelos clubes e serem mal aplicados por quem julga, como foi manifestamente o caso.

          • Chanandler Bong
            Posted Julho 28, 2025 at 9:30 am

            Pois mas aqui a “defesa” é uma treta, isto é futebol e não algo do dia a dia de um cidadão “normal”, assim como foi o caso Palhinha, se o Sporting não tivesse a Supertaça isto nem sequer acontecia, deixavam passar era um jogo do campeonato contra uns mija nas escada quaisquer.. e digo isto desta situação assim como todas as outras envolvendo o Benfica e Porto são todos iguais.. se o castigo é ridiculo é outra conversa e aí os clubes só têm de mudar os regulamentos disciplinares (bem precisavam de ser mudados)

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 28, 2025 at 10:29 am

              Mija na escada talvez para o Benfica. Para o Sporting é um jogo duro como os todos os outros.

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Julho 28, 2025 at 12:24 pm

              Ora bem. Clube do sistema é assim, mas eles insistem que são umas vítimas

            • Niall joaQuinn
              Posted Julho 28, 2025 at 4:04 pm

              Uma coisa são os castigos dentro do campo. Aí, como dizes, “é só futebol”.

              Outra coisa é um castigo por um jogador usar uma tarja e outro publicar uma fotografia nas redes sociais.

              O mau gosto não dá direito a castigos e a “defesa” está longe de ser uma treta. Aliás, o facto de a providência cautelar ter sido aceite (o que quase nunca acontece, embora digas o contrário) é prova disso mesmo.

              E essa de isto ser “só futebol” tem muito que se lhe diga, porque na verdade, o que está em causa é o direito do jogador a exercer a sua profissão e o direito de um clube a usar um jogador pelo qual paga milhões de euros.

              Isto é “só futebol” para ti, para mim e para os adeptos. Para quem sofre o castigo na pele é muito mais do que isso.

  • Comentador
    Posted Julho 27, 2025 at 4:23 pm

    O debast foi suspenso por partilhar uma story no instagram! Nao percebo como é que se pode considerar isto normal.

    E no entanto, nem uma palavra acerca da partilha dos contratos dos jogadores do Sporting com o boaventura e com o Benfica.

    • pg1960
      Posted Julho 29, 2025 at 8:13 am

      Ou das palavras do Rui costa para a arbitragem

      Ou do murro no dia maria

      Ou no encostar do di Maria a cabeça do árbitro

      Sempre no mesmo clube

  • Balakov
    Posted Julho 27, 2025 at 4:37 pm

    Espero que levantem a suspensão do Matheus. Mal acertou no outro jogador e ainda por cima nem estava a olhar para ele. Eles bem vão tentar nos tirar o tri através destes esquemas, já que em campo é tudo inferior a nós.

    • Sam Tuga
      Posted Julho 27, 2025 at 8:33 pm

      Chego ao ponto de não saber se estar a ser irónico ou a dizer aquilo que realmente te vai na alma, porque estar a querer dizer que o Matheus foi mal castigado é de uma “clubite aguda” que nem lhe faz bem. É que eu já nem entro no jogo do lance que decidiu ou não o troféu, Isso são os “Ses”, Agora dizer que mal lhe acertou e que nem estava a olhar para ele? Deves ser realmente uma boa pessoa que GRAÇAS A DEUS não conheço porque tens uma falta imensa de bom senso, e digo isto para não dizer algo mais agressivo, porque tenho imenso respeito por este site.

      • Balakov
        Posted Julho 27, 2025 at 9:35 pm

        De guerreiros atrás de um PC está o internet cheia. Acho sim que devia ser levantada a suspensão, uma vez que, como disse anteriormente, o Matheus mal lhe toca e não sequer vê o jogador “agredido”. Portanto é tirar as palas e ver as coisas como deve ser

        • Non-Flying Dutchman
          Posted Julho 28, 2025 at 10:39 am

          Nota-se que gostas de wrestling.

        • Rosso
          Posted Julho 28, 2025 at 6:00 pm

          Qualquer pessoa sem “palas nos olhos” viu que se tratou de uma agressão efectiva, não de uma pisadela inconsequente e involuntária. Um tipo que nega o óbvio e que já se vem queixar de “tirarem o tri” (para tirar algo é preciso que o tenham) revela bem que quer é ser beneficiado a todo o custo.

    • SilvadasAguas
      Posted Julho 28, 2025 at 11:09 am

      eu tambem espero que levantem a suspensao do Matheus, ha uns talhantes na equipa do Benfica prontinhos pra desfazer o porco em rojões

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 27, 2025 at 6:14 pm

    Muito bem aqui o Sporting e o Tribunal Arbitral do Desporto.
    É evidente que a tarja que levou ao castigo era de mau gosto, mas passam-se coisas muito piores durante os jogos e não vejo os castigos a dispararem.
    O castigo ao Debast por ter publicado um story no instagram, então, é a coisa mais encomendada de sempre. Nem num sonho mau da advogada dos Anjos dava direito a castigo. É absolutamente ridículo e, do ponto de vista jurídico, absolutamente intolerável. Então agora um jogador não pode publicar coisas de mau gosto feitas por terceiros nas redes sociais. E cabe à justiça desportiva andar a viajar as redes sociais!?
    É evidente que o castigo é absurdo e que só serviu para apaziguar a fúria dos benfiquistas, que não fazem mais nada há meses senão chorar.

  • 20324AC10
    Posted Julho 27, 2025 at 10:17 pm

    O circo 2025/26 começa mais cedo que a época 2025/26.

Deixa um comentário