Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quo vadis, Sporting?

Como nos bancos, parece existir um Sporting Bom e um Sporting Mau. O primeiro é aquele que, desportivamente alcançou um importante troféu na base da raça e crença, encurtou a distância para os rivais, e regressou condignamente à Liga dos Campeões, e que financeiramente já não precisa de alienar passes para manter a luz ligada. O segundo é das novelas e golpes palacianos, e que se expõe num dia que deveria ser de festa a todo o tipo de conjecturas e teorias da conspiração, tendo presidente e treinador como principais figuras. O clube não se consegue libertar de um sentimento autofágico, de consumir as forças que possui em querelas internas. O clima que se vive em Alvalade, com directas, indirectas e enviesadas acaba por ser prejudicial para a estabilidade, que deveria ser a primeira prioridade, pois a necessidade de atrair investidores e patrocinadores exige que o clube passe uma imagem de solidez e sintonia entre todos os seus sectores. A Bruno de Carvalho dá-se, com razão, o mérito de saber escolher treinadores (algo que falhou a Godinho Lopes, por exemplo). Leonardo Jardim, como confirmou no Mónaco, é o espelho da filosofia de “fazer muito com pouco”, e Marco Silva, pesem erros naturais de quem se vê nestas andanças pela primeira vez, acaba por fazer um trabalho positivo, com uma Taça de Portugal, recorde de pontos para o campeonato neste século, apenas duas derrotas para a Liga e uma forte aposta em jogadores formados em Alvalade. No entanto, não deixam de ser dois treinadores em dois anos, e caso se venha a confirmar nova mudança, isto pode significar um passo atrás naquilo que deveria ser a evolução desportiva da equipa de futebol. O facto dos adeptos estarem com o treinador é irrelevante para a questão, pois a turba é demasiado volátil para ser levada em consideração neste tipo de assuntos. Tivesse o Braga vencido por dois ou três, Marco não teria certamente o mesmo tipo de apoio. Os adeptos que hoje exigem a permanência de Jesus, há dois anos queriam pregá-lo na cruz em detrimento de um Barrabás paraguaio. O que deve pesar na decisão da continuidade ou não de Marco Silva, e de qualquer treinador, é analisar a sua competência, e aferir se tem perfil para o cargo. E o ex-Estoril provou ter ambos. O único factor plausível para o despedimento (ou demissão voluntária, ou ida para uma cadeira de sonho irresistível) de Marco Silva, seria treinador e presidente terem visões diferentes acerca da relação entre argumentos disponíveis e objectivos alcançáveis. Bruno de Carvalho parece acreditar que o elenco às ordens do treinador, com Sarr, Rabia, Geraldes, Sacko, é mais que suficiente para disputar e vencer o título nacional, já Marco Silva nunca mostrou acreditar nas segundas linhas colocadas à sua disposição. E na realidade, se é verdade que em algumas partidas o treinador esteve mal, tanto nas opções tácticas como na motivação dos jogadores, em outras as vitórias não aconteceram pura e simplesmente por falta de qualidade ou maturidade de quem estava dentro do relvado. E é neste ponto que o Sporting precisa de decidir qual o caminho a seguir; por um lado é indiscutível que o clube leonino precisa de dois ou três elementos de outra valia e experiência, e de colmatar deficiências em alguns sectores, por outro, a falta de capacidade de investimento pode obrigar a voltar a apostar exclusivamente em jovens (Iuri, Wallyson) e em mercados secundários, de onde saem jogadores que até podem ter talento, mas a quem falta o tal traquejo preciso nas grandes decisões. Caso optem pela segunda estratégia, qualquer treinador sentir-se-á desfavorecido em relação aos rivais, que natural ou artificialmente, continuam a ter capacidade para adquirir e manter jogadores de outro calibre. Marco pode sempre ser substituído por alguém que coloque Adrien e colegas a correr o dobro, mas a certa altura esse alguém vai acabar por redefenir objectivos ou pedir reforços, e o mais certo é terminar tudo outra vez a trocar mimos via crónicas e comunicados. Posto em miúdos, desportivamente Bruno nada ganha em despedir Marco. A não ser, claro, que tenha na manga um milagreiro, um verdadeiro Midas. No actual cenário de contenção financeira, com reduzida capacidade para efectuar compras avultadas e oferecer salários competitivos, Marco Silva fez um excelente trabalho dentro das restrições que lhe foram impostas e obteve bons resultados desportivos. E dentro da estrutura do Sporting não é certamente aquele que mais erros cometeu durante a temporada.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Stalley VM
    Posted Junho 3, 2015 at 1:32 pm

    Não vou entrar em grandes análises, já o fiz na final da Taça de Portugal.
    Mais um excelente texto do Nuno, um Abraço!

    Quanto ao "caso" Marco Silva:
    O trabalho não foi extraordinário, mas sim bom.
    Deve continuar no Sporting.
    O BC que se deixe de fazer "birras" e comece a preparar a próxima época, junto com a equipa técnica, contratar poucos mas bons e vender o que se tem de vender, nada de prender os jogadores, depois fica cá tudo a "apodrecer".
    E espero bem que Marco Silva não saia mesmo, os Sportinguistas merecem um clube estável com uma época sem novelas e menos comunicados também da parte da direcção.

    SL!

  • RF
    Posted Junho 3, 2015 at 12:28 pm

    Concordo com muitos comentarios aqui referidos. Bruno de Carvalho (eu votei nele nas duas vezes) está a queimar-se desnecessariamente. Toda a gente concorda que fez um trabalho excepcional comparado com a direcções anteriores.
    O Marco Silva fez um grande trabalho com o plantel que tinha.
    A verdade objectiva é que o Porto e Benfica tinham grandes planteis e fizeram um grande campeonato. O Jardim teve muito menos jogos durante a epoca, sem pressão nenhuma de resultados e apanhou um Porto fraquinho. Não se pode dizer que Jardim fez grande trabalho e o Marco Silva não.
    O problema do BC é pensar que percebe alguma coisa de futebol, querer mandar nas contratações e querer fazer a equipa. Ponto !
    A questão na aposta na formação é falsa pois o que ele queria era uma aposta no Gauld e no Slachev e Sako. As soluções que haviam na equipa B para aposta imediata, tirando o Tobias que o Marco apostou (depois de ficar provado que a super contratação da SAD Nabil Sar foi um barrete), eram para as alas onde o Sporting tinha os seus melhores jogadores. O Walyson estava preparado mas não tirava o lugar ao William e nem ao Adrien (um dos capitães e com um dos maiores ordenados).
    A utilização do André Martins e do Capel no final foi imposta pela SAD na perspectiva de os tentar valorizar e vender neste final de época.
    O Jesus é simplesmente uma utopia. Pelo ordenado, pela sua personalidade (andava ao estalo com o Bruno em menos de uma semana) e porque não se enquadra no projecto de aposta na formação. É conversa para vender jornais.
    Na minha opinião o Marco Silva ainda não foi despedido por medo do Bruno Carvalho de o ver sair sair de bolso chei e no dia seguinte poder sair para o Benfica. Se o homem chega lá e é campeão para o ano (o que é bem provável face á continuidade de Lopetegui no Porto), o Bruno Carvalho fica queimado para sempre.
    Ele tem de engolir o orgulho e egocêntrismo e por os interesses do Sporting à frente dos pessoais. O Presidente tem de ser a solução e não a figura.
    Nenhum Sportinguista realista exige o título com o nosso orçamento. Só exigimos que honrem a camisola e mostrem a raça do Leão e lutem até ao fim pelo título.
    Agora com alguma visão de Mercado podemos ficar mais próximos dos rivais.
    Apostar as fichas disponíveis pela certa e em qualidade não em quantidade.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 3, 2015 at 12:21 pm

    Mais um belo post, como sempre vindo do Nuno, sem dúvida o meus preferidos!

    A minha opinião é que:

    1º – Marco Silva fez uma boa temporada, não fantástica, mas boa, e devolveu títulos ao Sporting, merecendo por isso, sem dúvida, a continuidade.

    2º – O Sporting precisa de estabilidade. Se a nível diretivo já a conseguiu (com um presidente de qualidade e acarinhado pela massa associativa e sem constantes trocas nos outros elementos da direcção), agora é preciso consegui-lo a nível de treinador e plantel (criar bases). Posto isto, se o MS realizou uma boa temporada e precisamos de estabilidade, mais um ponto a favor de Marco Silva.

    3º – JJ é superior a Marco Silva até que este último prove o contrário quando tiver mais uns anos de carreira. Sou fã de JJ e como tal, apesar dos dois pontos acima, assinava já hoje a rescisão com Marco Silva se fosse para vir Jorge Jesus, como acho improvável isso ser viável, não vejo no mercado outro treinador que dê mais garantias que Ms neste momento para levar o Sporting ao sucesso.

    4º – É bom não esquecer que por fora, não sabemos o verdadeiro ponto da situação. Se a relação for mesmo insustentável (e parece ser), também não é bom, porque vai prejudicar no planeamento e decorrer da próxima temporada, por isso, a saída de Marco Silva poderá ser inevitável, nem que seja para entrar o Carlos Azenha.

    5º – Para terminar, se MS sair, BdC terá de dar explicações mas não fica com o seu lugar em risco, aliás, neste momento, se houvesse eleições ganhava com margem superior à que ganhou a 3 anos atrás. As alternativas possíveis, quanto a mim, são única e exclusivamente: Vitor Pereira, Paulo Sousa, Paulo Bento (não me matem, é um gosto pessoal) e JORGE JESUS. Tudo o resto, não me daria garantias, embora me pudesse enganar em relação a um Rui Vitória ou Paulo Fonseca.

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 11:26 am

    Caro Nuno,

    Os meus parabéns pelo facto de uma vez mais por nos contemplar com um lúcido e esclarecedor comentário, digno de fazer inveja a muitos jornalistas (ou pseudo-jornalistas) da nossa praça!

    Quanto ao BdC, confesso uma vez mais que NÂO GOSTO deste presidente. Quando ele tem sempre a necessidade de aparecer ele nos momentos altos na 1ª linha, não deixando que os verdadeiros protagonistas (jogadores, equipa técnica e staff) recolham esses méritos está tudo dito! É certo que é um adepto-presidente, mas desculpem a expressão, cada macaco em seu galho! Se não tem comportamento para ser presidente, então não pode ser presidente, ou então tudo isto é uma anarquia. O mérito que tem tido relativamente a estancar as más performance financeiras, será realmente dele, ou terá sim o mérito de ter sabido escolher um bom CFO, tal como tem sabido escolher os treinadores??? Eu sinceramente acho que o mérito dele nas finanças, não é propriamente por ser um excelente CFO, mas sim ter escolhido alguém bom para o exercício da função…e esse mérito é digno de um Presidente e não de um adepto…se assim fosse até eu me candidataria a Presidente, mas humildemente reconheço que não tenho capacidade para tal.

    Em suma, julgo que caso BdC pretenda despedir Marco Silva, sugiro que faça uma coisa para legitimar a sua decisão, bem como dar chancela ao prolongamento do seu reinado como Presidente: Que convoque eleições e que diga claramente quem é o seu futuro treinador…tão simples como isso! Se é vaidoso, que coloque toda a sua vaidade a votos. Se assim não for, e caso despeça o Marco Silva, temo pelo Sporting, que este Presidente vai ter uma vida curta nesta função. Digo que temo pelo Sporting, pese embora não goste deste Presidente, as instituições têm que ter o mínimo de estabilidade, e o Sporting tem sido tudo menos estável na última década….e prova disso são os poucos títulos conquistados.

    BdC, cresce e comporta-te como um Presidente digno. Se foste tu que contrataste, e bem, o Marco Silva, põe a tua vaidade de lado por momentos e pensa em prol do Sporting. Deixa de plantar histórias nos jornais que visam o descrédito da pessoa de Marco Silva…isto não é digno do Sporting, nem de qualquer ser humano.

    SL
    P. Almeida

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 10:21 am

    Esta confirmado que Marco Silva vai sair do Sporting. O proprio treinador apesar das declaraçoes de querer permanecer no clube nao se sente apoiado pela direçao o que é muito importante e chegando a esse ponto nao ha maneira de ficar no lugar.. Bruno de Carvalho com isto demonstra mais uma vez que se apoderou do clube para satisfaçao propria do que pensando na massa associativa que na maioria apoia a continuidade de MS no comando leonino.

    Julio Miguel

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 10:15 am

    Bruno de Carvalho tratou mal o Marco Silva ao não deixá-lo ser apresentado em condições em Alvalade após a conquista da taça, porque ele quer ter todos os holofotes virados para ele…

    José Ferreira

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 3, 2015 at 9:36 am

    Parece-me óbvio que o Bruno Carvalho terá de engolir o orgulho e ficar com o Marco Silva.

    Como é sabido o Presidente do SCP é rei das redes sociais e vendo todas as reacções e pareceres positivos em relação à continuidade do Marco irá mantê-lo, até para evitar que possa acontecer algum divisão entre a massa adepta.

    Marco Silva fez por merecer a continuidade, fez um trabalho muito positivo, uma boa campanha europeia e venceu um troféu algo que penso que o SCP já não conseguia à 5 ou 6 anos.

    Para o ano e com alguns retoques, poderá fazer um trabalho ainda melhor e aproximar ainda mais o SCP da luta por títulos.

    Parabéns ao Nuno Ranito pelo post e deixo-lhe uma pergunta:

    E se a intenção fosse deixar cair o Marco para entrar o JJ, o que acharia?

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 3, 2015 at 11:23 am

      Se ele tem medo de trabalhar jovens com valor do Benfica ia mesmo aceitar o desafio de trabalhar os mancos do Sarr e do Rabia ou fazer do Capel jogador de futebol.

      Por mim ia já e vinha o Marco para o Benfica,mas o Jesus no Sporting só com 4 milhões de ordenado por ano e com 35/40 milhões para gastar em reforços.

    • Nuno R
      Posted Junho 3, 2015 at 10:37 am

      – 3 treinadores em 3 anos é mau
      – JJ é (hoje) mais completo que MS
      – entrando JJ, ou a postura da Direcção muda, ou estavam à cabeçada ao fim de uns meses

      A única hipótese do JJ assinar pelo sporting é o seu nível de bazófia ter chegado a um ponto em que ele faz questão de provar que pode ser campeao com Sarr + Rabia como centrais, e de transformar o capel num DE de nível europeu

  • realista15
    Posted Junho 3, 2015 at 9:16 am

    Será que alguém consegue trazer o BdC aqui ao VM para ler os comentários? Aprenderia muito

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Junho 3, 2015 at 8:31 am

    Não sei porquê, mas quer se me parecer, contra todas as minhas vontades, que Marco SIlva acabará por sair do Sporting, e a ver vamos se Bruno de Carvalho não começará aí mesmo a cavar o seu próprio buraco.

    Vejamos por partes: Marco Silva é um excelente treinador, e quando me dizem que não fez um bom trabalho só podem estar a ser injustos – Uma Taça de Portugal, 3º lugar apenas com uma derrota frente a Benfica/Porto, boa prestação na Liga dos Campeões. Não digo que seja um fantástico ou maravilhoso trabalho porque todos aqueles empates são excessivos, no entanto, para mim tudo isso se deve à falta de mentalidade vencedora que reina no Sporting.

    Em relação a Bruno de Carvalho acredito que trouxe aquilo que há muito faltava num presidente do Sporting. A vontade, a garra, o querer. Aquilo que muitos criticam como sendo um presidente-adepto, eu vejo como qualidade, num clube em que os seus últimos presidentes não foram mais que paus mandados, incompetentes, ou capatazes de outros.

    A grande questão aqui é que toda a linha é muito ténue, e Bruno de Carvalho deveria saber onde começa o seu papel de presidente, onde é o seu lugar de general que comanda as tropas, e onde deveria deixar que o seu Capitão de Batalha comandasse a infantaria. Algo que não sabe…

    Prevejo que Marco Silva acabará por sair e para o seu lugar entrará um Paulo Fonseca ou outro desta vida. Um outro que terá o mesmo problema, porque o ego do presidente-adepto que tanto elogio é o que será responsável pela sua queda!

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 2:51 pm

      Concordo a 100% o BDC e o seu amante Inácio que deixem o Marco fazer o seu magnífico trabalho.
      Pedro, achas mesmo que com a quantidade de jogos que o plantel do Sporting tem em cima não foi uma época fanástica? Atente ao número de jogos Leonardo Jardim e Marco Silva
      Miguel

    • Tomás F
      Posted Junho 3, 2015 at 12:55 pm

      Concordo a 100% com o seu comentário! Palavra por palavra!

  • Diogo Palma
    Posted Junho 3, 2015 at 8:18 am

    Eu sempre defendi que os clubes devem manter uma estrutura duradoura e sólida quer em termos da direção como da equipa técnica e até mesmo a base do seu plantel de forma a por a "máquina a trabalhar" ganhando automatismo durante várias temporadas evitando as habituais entradas e saídas de jogadores, treinadores, etc.
    Claro que nenhum projeto dura para sempre mas é melhor mudar pouco num longo período de tempo do que mudar drasticamente num pouco espaço de tempo, estas renovações devem ser feitas de forma sustentada.

    Para mim esta época de 2014/15 foi muito positiva para o Sporting quer em termos desportivos como financeiros, a equipa técnica correspondeu e por isso espero que continuem assim como a direção que conseguiu um lucro superior a 20 milhões de euros … apesar de não serem perfeitos acho complicado o Sporting conseguir contratar uma equipa técnica melhor do que esta ou encontrar uma direção mais competente que a atual.

    Em termos dos resultados desportivos:

    -Campeonato: foi conseguido o "mínimo olímpico" para o clube que corresponde ao 3º lugar, a bem da verdade seria complicado terminar a época numa posição mais a cima ou abaixo desta.
    A equipa conseguiu ficar com mais 18 pontos do que o 4º classificado e menos 6 e 9 pontos que o 2º e 1º respectivamente, o Sporting foi ainda a equipa com menos derrotas na Liga (apenas 2 a par do Porto), conseguiu ser a 3ª equipa com mais vitórias mas o problema foram os empates (10 empates, foi 10ª equipa com mais empates na competição), foi a 4º melhor defesa e o 3º melhor ataque.

    -Taça de Portugal: Melhor era impossível, venceram o troféu após eliminarem o Porto no Dragão logo na primeira eliminatória e depois de uma dura final contra o Braga. Colocaram um ponto final no jejum de títulos que o clube atravessava e marcaram presença na final da Supertaça frente ao Benfica no próximo mês de Agosto.

    -Taça da Liga: A direção encarou esta competição de forma amadora exigindo à equipa técnica que usa-se apenas jovens jogadores da equipa b e suplentes da equipa principal, o que eu achei de mau gosto logo desde o inicio porque o trabalho o presidente não é elaborar a equipa que entra em campo (isso deveria ser o trabalho do treinador). Esses jovens ainda deram um ar da sua graça mas não conseguiram passar a fase de grupos. Menos mal visto que este título teria pouco significado.

    -Champions: O Sporting voltou à Liga milionária e apresentou-se de "cara lavada" e de forma competitiva, merecia passar a fase de grupos mas isso não aconteceu muito por culpa da famosa arbitragem em Gelsenkirchen mas o empate na Eslovénia também contribuiu para isso. Ainda assim ficaram em 3º lugar num grupo complicado o que foi positivo.

    -Liga Europa: Tiveram uma eliminatória complicada contra o Wolfsburg, o jogo na Alemanha correu mal ficando em desvantagem na eliminatória com esse 2-0 mas depois em Alvalade apesar de o jogo ter terminado com um nulo na verdade os leões superiorizaram-se e poderiam ter goleado os alemãs. Esta eliminação é desculpável visto que a outra equipa era mais forte em termos financeiros e desportivos.

    O que eu espero para a próxima época é que a direção e a equipa técnica consigam conciliar-se e manter este "casamento" por mais algum tempo.
    Também seria positivo se a base do plantel fosse a mesma acrescentando alguns reforços cirúrgicos para colmatar eventuais saídas de alguns jogadores e elevar a qualidade da equipa.

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 8:14 am

    Não me parece que o JJ seja um bom treinador para o Sporting nos moldes actuais do clube.. Não me parece sequer que o JJ esteja disposto a ir para este Sporting sem grandes investimentos e com formação como principal alvo do presente e do futuro.. Dificilmente faria melhor que o MS e ganha 5/6 vezes mais..

    Ricardo JC

  • CRF
    Posted Junho 3, 2015 at 7:57 am

    Como habitualmente concordo totalmente com o artigo.. A confirmar-se a saída de Marco Silva terei bastante interesse em ouvir os motivos do presidente, isto se ele se dignar a justificar a saída, pois da maneira que anda a enrolar o assunto ou não dirá nada ou limitar-se-á a inventar qualquer coisa imperdoável aos olhos dos adeptos sem apresentar provas concretas.
    Também será interessante, a confirmar-se o interesse em JJ e a sua eventual contratação para o lugar, como justificará investir um ordenado principesco num treinador que NÃO APOSTA na formação, e pese embora a sua valia como treinador, a verdade é que teve sempre plantéis com valias individuais muito superiores ao Sporting atual e que chegou a perder campeonatos onde tinha obrigação de ganhar tal era o fosso para SCP e inclusive FCP..

  • Rabensandratana I
    Posted Junho 3, 2015 at 7:46 am

    Eu como já disse várias vezes aqui na VM, acho o Marco Silva um treinador normalíssimo para mim não tem a qualidade que muitos acham, enquadro-o na linha do Rui Vitória, Paulo Fonseca etc, treinadores que fizeram bons trabalhos em clubes interessantes mas chegar a um grande não é a mesma coisa que treinar um Paços ,isto é, (sem menosprezar o clube cumpridor que é o Paços).

    O Bruno de Carvalho para mim é um presidente que quer sempre aparecer como o revolucionário, quer seguir as pisadas do Pinto da Costa mas não tem metade da sua inteligência, porque como todos nós sabemos não existem duas pessoas iguais, ele pensa que sabe tudo mas continua a cometer erros de principiante com as quezílias que várias vezes aparecem nos jornais.
    Eu sinceramente sempre pensei que a jogada do BdC fosse a seguinte, esperava pelo final da época e talvez tivesse a certeza que o Marco iria perder a Taça para arranjar uma desculpa plausível para o afastar da equipa técnica sem o ter de indemnizar, isto é, o Marco perdia a taça e logo de seguida apresentava a sua demissão.

    Posto isto, eu penso que os adeptos do SCP, caso o BdC opte por prescindir dos serviços do Marco nunca o irão perdoar e será sempre lembrado por o ter forçado a abandonar o "barco".
    De uma coisa tenho a certeza, se o SCP escolher o Paulo Fonseca para próximo treinador ou mesmo o Rui Vitória passará mais uma temporada na deriva, isto em termos de campeonato.

    O SCP, terá de escolher um homem que já tenha passado por um clube grande e com sucesso, eu optaria pelo Vítor Pereira mas não será fácil sair do Olympiakos, sendo assim a escolha deveria recair num treinador que fez milagres no SCP, promoveu vários jogadores jovens e ganhou um campeonato Boloni.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 3, 2015 at 3:55 am

    MS sairá. BdC assim estará a dar tiros nos pés, mas é o habitual. Volto a realçar que o trabalho do Marco Silva não é tão excepcional como têm feito passar, mas não deixa de ser positivo. Continuo a defender que a melhor coisa que o Sporting podia fazer era ir buscar o Jesus, pagando-lhe o que for preciso, e tirar Bruno do banco, porque senão não durava uma semana a relação. Não sei se será possível, mas aí o verdadeiro tiro no pé era só de uma pessoa: Luís Filipe Vieira. Ainda para mais se o substituto fosse o limitado Rui Vitória.

    • Kafka I
      Posted Junho 3, 2015 at 8:59 am

      O Benfica perder Jesus para contratar o Rui Vitoria não era dar um tiro nos pés, era mesmo dar um tiro na cabeça, e tu e o teu clube podiam já preparar a festa do titulo para Maio de 2016 na Av Aliados

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 3:14 am

    O Marco Silva não foi despedido em Dezembro porque BdC teria que lhe pagar tudo supostamente a pronto,o que fez com que não tivesse acontecido nada.Para além disso,neste 6 meses deu para perceber que o BdC esteve sempre a espera que as coisas corressem mal,no entanto o tiro saiu lhe pela culatra…por fim,enquanto a telenovela Benfica-JJ não estiver resolvida,tudo se mantém na mesma para os lados de Alvalade,é bem conhecido que o MS é benfiquista e que antes de ir para o Sporting tinha uma certa proximidade com alguns elementos da direção do Benfica.É esperar para ver.

    Eduardo M.

    • gps
      Posted Junho 3, 2015 at 9:11 am

      Como é que acreditam que o presidente do SCP – fanático como é – ficaria contente com o mal do clube :(

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2015 at 1:08 am

    Não sou grande fã do MS para ser sincero mas acho que despedi lo e' completamente ridículo , não faz o mínimo sentido. E' claro que o BdC ( vá se lá saber porque ) quer correr com o MS , mas também deve ter a mínima noção que se o fizer , principalmente depois desta conquista , a maior parte dos Sportinguistas vão lhe cair em cima e com toda razão ! Dá a sensação que o BdC quer fazer o que bem lhe apetece , mas as coisas não são tão simples assim.. Ele pode até ser um grande sportinguista , pode gostar muito do Sporting , fez sem dúvida um trabalho FINANCEIRO notável desde que chegou ao clube , mas na verdade essa não e' mais do que a sua obrigação.. juntando a isso acha se o mais sportinguista de todos , chega a parecer um adepto de 15 anos em certas situações , honestamente já começa a ser Desgastante.. Quando lhe perguntam sobre o MS depois da taça ele alimenta mais capas de jornais e mais polêmicas quando a única coisa que deve dizer e' a realidade " MS tem mais 2/3 anos de contrato" e acabou a conversa , mas não.. Apesar de eu não gostar muito do MS , temos que lhe dar o mérito do seu trabalho , chegou e fez , sem dúvida , um excelente trabalho a todos os níveis ! Dizer que o SCP e' candidato ao título e' só ridículo.. Na taça da liga , o presidente estipulou em mais uma das suas birras que não a íamos ganhar , ao usar apenas os miúdos e menos utilizados.. Na Champions , o árbitro / UEFA tirou nos a qualificação na Alemanha.. MS mais uma vez cumpriu , o estipulado pelos mais realistas era o 3o lugar e lá ficamos.. No Campeonato , a nossa obrigação e' TENTAR algo mais , mas a realidade passa pelo 3o lugar , pelo menos por agora , mais uma vez cumpriu.. E venceu a taça , na sua 1a época em Alvalade fez aquilo que ninguém fazia a' 7 anos.. Despedir um treinador neste cenário , não tem qualquer justificação possível.. Ainda para mais quando não existe ninguém tão capaz como MS , com uma relação preço / qualidade tão porreira . Secalhar alguém teria que explicar a contratação do Sarr , do slavchev principalmente.. O BdC devia era arranjar maneira de justificar como e' que pagou entre 2.5/4M€ por um jogador búlgaro que se vê a léguas que e' um cepo autêntico.. Que sequer pensou em contratar um central como o Sarr , quanto mais contrata lo mesmo , isto sim precisa de uma boa explicação ! E já para não falar de outros que não fazem qualquer sentido : André geraldes , rabia.. A manutenção no plantel de um jogador como o Capel que e' público que aufere 1.2M€ limpos por ano , ou seja , custa 2.4M€/ano aos cofres do clube.. Estas pequenas coisas sim deviam ser muito bem explicadas e não são.. existirem dúvidas sobre a continuidade de um treinador que fez um trabalho bastante interessante parece ser a maior preocupação deste presidente , vá se lá saber porque ! O BdC tem que se focar menos naquilo que não lhe diz respeito/ não entende , ninguém vê o Vieira a querer contratar jogadores ou a mandar directamente na área do futebol , faz aquilo que percebe e lhe compete.. O BdC as vezes da a sensação que pensa que está no FM e pode fazer o que bem lhe apetece , mas está muito longe de ser tão simples assim..

    Ricardo JC

  • Awesome_Mark
    Posted Junho 3, 2015 at 12:44 am

    Para mim esta história do Sporting candidato ao título é uma falsa questão. O clube está financeiramente muito mais debilitado que Benfica e FC Porto, e consequentemente, é de forma mais precária que constrói os seus plantéis, seja em qualidade como em quantidade. É como se se passasse a exigir a La Liga ao Atlético todos os anos. Por muita vontade que tenha de assistir pela primeira vez na vida o meu clube sagrar-se campeão nacional, tenho consciência que sem um grande investimento ou um conjunto de nuances muito peculiares tal é muito difícil. No entanto os leões continuam a ter muitas mais armas que as restantes equipas do campeonato, pelo que mais do que melhor que os rivais é importante ser mais regular e tal não é de todo impossível se houver um bom planeamento, e portanto sou a favor que se apresente uma postura de um forte outsider.

    Posto isto, não estou tão certo que as diivergências entre o Bruno e o Marco sejam assim tão grandes como se tem feito crer. Aliás, nunca vi tais motivos serem devidamente esmiuçados. Já no natal foi a facebook a garantir a permanência do técnico, a acontecer agora o argumento será a conquista da Taça de Portugal, mas o que ficará para a história é uma guerra fria maior do que aquela presenciada no século XX. Atenção! Não nego que hajam conflitos. Aliás, alguns acontecimentos montram-nos isso. Todavia, não sei se o que separa Bruno de Carvalho e Marco Silva é mesmo maior do que aquilo que os une.

    P.S: E continua o mito que Marco Silva fez uma forte aposta nos jogadores formados em Alvalade. Bem, isso até é verdade, mas não da forma como muitos querem passar. Entre tantos méritos do ainda treinador leonino, não penso que este seja um deles. Afinal, ele limitou-se a fazer uso de jogadores que já estavam completamente integrados e a dar frutos e até houve alguma resistência em ele incluir sim novos elementos, seja na chegada tardia do Tobias à defesa ou nos vários meses em que Capel esteve à frente de Mané (sim, foi lançado por Jardim) como principal alternativa às alas. Isto para não falar na nula recorrência a jogadores que se vinham destacando na equipa B mesmo nesta fase final em que pouco estava em jogo, optando por multiplicar as oportunidades concedidas a nomes que por norma traduziram-se numa nulidade como André Martins ou, novamente, Capel.

    Seja como for, belo trabalho Nuno.

    • Aristides Monho
      Posted Junho 3, 2015 at 4:41 pm

      Se me permitem opinar sobre o assunto dos miudos em quem não se aposta: acho Que sim, depois de limpar a casa. E só se limpa a casa se depois alguém quiser os trapos. André Martins (que até acho um razoável 8, nem que seja para rodar o titular), capel, e todos esses trapos só saem se alguém os quiser. E ninguém vai querer um jogador que nunca joga. Nem é uma questão de valorização- é mesmo de visibilidade.
      óbvio que gostei das exibições do wallison e do gauld nos A, do chico geraldes e do gelson na B mas de que servia estarem na primeira equipa se depois só jogavam cinco minutos ou nem eram convocados?

    • Tomás F
      Posted Junho 3, 2015 at 12:52 pm

      Apostar na formação, não é só lançar jogadores..

      Há que dar continuidade aos que foram lançados por outros. O caso de Mané é o melhor exemplo disso.

      Jogar uma época inteira com 6/7/8 jogadores formados em Alvalade é apostar na formação. Mesmo que já tenham sido lançados há 10 anos atrás por outro treinador.

    • Nuno R
      Posted Junho 3, 2015 at 10:58 am

      Foram só o dobro dos que tu disseste.

      Tomara o Sporting (ou qq um) lançar 2 jovens por ano. Achas pouco? Ou apostar na formação é lançar 10 por temporada?
      Assumindo que este ano pegam o Wallysson e o Iuri (e Gelson ou Matheus)…

      Já agora, isto da formação não é só atirar gajos lá para dentro, convém serem jogadores para posições onde não existam opções (como foi o Tobias) ou com características únicas (como foi o caso do William) no plantel.

    • Kafka I
      Posted Junho 3, 2015 at 10:48 am

      Esqueci-me do João Mário, sendo assim foram 2 e não 1 jogador que lançou das camadas jovens do Sporting, se achas que isso é suficiente para catalogar um treinador que aposta em jovens, é a tua opinião, para mim não é de todo..

      Ainda para mais porque teve várias oportunidades para lançar outros e não o fez..

    • Nuno R
      Posted Junho 3, 2015 at 10:39 am

      O Joao Mario não é da formação? Ou foi aposta do Jardim?
      Oh espera, o Jardim mandou-o para Setubal (só lhe fez bem), para dar minutos ao Magrao.

    • Kafka I
      Posted Junho 3, 2015 at 8:55 am

      Ia frisar o teu PS, continua o mito que o MArco Silva aposta na formação, ora nada mais errado..

      Objectivamente o Marco apenas apostou de forma efectiva num jogador da formação, que foi o Tobias e de resto não apostou em mais ninguém da formação..

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 2, 2015 at 11:46 pm

    irrita-me tanto a maneira como o marco silva e tratado…
    o marco e um otimo treinador e um otimo profissional. e fica genuinamente feliz pela sua conquista na taça.
    foi minado desde o inicio. as restriçoes que teve na taça da liga sao ridiculas e dignas de um presidente mesquinho. nenhum treinador no mundo gosta de deitar competiçoes fora. nenhum! o marco silva teve que ir contra todos os seus principios pura e simplesmente para satisfazer um presidente que fez uma birra por um assunto tao ridiculo.
    nenhum treinador com um estatuto (algo que o marco, apesar do excelente trabalho no estoril, nao tinha) aceitaria o que BdC fez, se pusessem os B's ou juniores, era por vontade propria e nao por pedido de alguem.
    o marco silva fez uma epoca enorme. meteu o sporting a jogar um futebol decente, isto quando os adeptos so pensavam em leonardo jardim. o sporting de leonardo jardim nunca se apresentou ao nivel do de marco silva, agora e obvio que devido a falta de soluçoes, um plantel jovem, com o acrescimo das competiçoes a meio da semana iria quebrar. alem disso, o leonardo jardim a partir de janeiro ja so competia pelo campeonato. o marco competia em todas as competiçoes.
    o marco silva acabou com o jejum de titulos. fez um grande trabalho (quem pede mais que o 3º lugar e porque esta a ser totalmente irrealista para a realidade do sporting).
    e ve-se antes da taça quando se falava na sua continuidade bruno de carvalho adiava sempre o assunto (o que ja tinha feito durante a epoca, ate ao marco ganhar um jogo e ai vir apoiar. so demonstra a tentativa que ha para que este seja despedido). apos a taça continua a adiar.

    nao sabia dos acontecimentos em cima mencionados nas celebraçoes mas e mais um facto vergonhoso.

    a campanha do bruno ja dura ha muito, muito festejou a taça mas estragou-lhe os planos. adorava saber o que BdC pensava ao intervalo da taça, acho que todos sabemos o que era.
    o bruninho quer os louros para si, nao para os outros.

    pessoalmente, e depois deste tratamento espero que o marco saia. o porto deve estar atento a sua stiuaçao (nao sei e como sao as coisas com o lopetegui). que a popularidade do bruno desça e que o sporting venha por ai abaixo, que e o que ira acontecer.
    mas, ja gostei da mudança do BdC, para quem ha um ano estava tao confiante no titulo e tao provocatorio, ja se recusa a meter a equipa a lutar pelo campeonato.

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 2:28 pm

      André não te esqueças que o BDC apresenta esses resultados financeiros positivos por causa do sucesso do MS. São poucos os treinadores como o MS neste momento e já tem tanto mercado como o JJ (não me venham falar de citys e Real Madrid…). O BDC deu um orçamento ridículo ao Sporting e exigiu ao Marco bons resultados e ele assim fez, dá ao presidente bom ambiente dentro do balneário e junto dos adeptos. Dá credibilidade ao clube lá fora( onde a champions foi o que foi e na alemanha demo-nos lindamente como nunca tinha acontecido) bem como aos nossos patrocinadores e investidores pelo mundo…
      Ele que despeça o MS para o Sporting bater no fundo de vez.
      Ele que despeça o MS para depois ver o seu ódio cego pelo Benfica a crescer cada vez mais quando estes tiveram o grande MS no seu comando e conquistarem mais e mais. Sim porque estes, ao contrário de nós têm um orçamento realista para o que pretendem e nem assim fazem algo lá fora como se viu este ano!
      Saudações Sportinguistas

      Miguel

    • André Filipe
      Posted Junho 3, 2015 at 1:24 pm

      Mosqueteiro tens toda a razao em relaçao à defesa de treinadores nisso o bdc tem de evoluir muito e o teu presidente nisso tem o meu "like". Eu so nao percebo esta hostilizaçao exacerbada! é demasiado sinceramente fazem do homem um demonio! O marco é bom treinador nao é fantabulastico como ja ouvi por aqui dizer que era mas é bom treinador e quero que ele fique (vamos recordar tb os muitos erros que cometeu… tem meritos e demeritos como todos) pq tem uma excelente atitude é bom em termos tecnicos mas tb tem decisoes muito questionaveis assim como nao aproveita os recursos que tem ha disposiçao. ps: rui magalhaes quem esta a construir o sporting novo nao é o marco, ja antes o leonardo jardim tinha feito um optimo trabalho. O merito é de todos da estrutura, dos jogadores e equipa tecnica. quando as coisas correm mal a culpa é do bdc quando correm bem o bdc nao tem nenhum merito. É o que eu digo nao ha coerencia. So peço isso nada mais. Cumprimentos mais uma vez

    • André Filipe
      Posted Junho 3, 2015 at 1:11 pm

      Pois ja me tinha esquecido agora ja nao é o vale e azevedo 2 é o kim jong…. enfim, ninguem me apontou uma arma à cabeça para dizer o que disse. O que eu tenho para apresentar sao factos: antes do BDC o clube estava uma miseria dps de BDC muito melhor. Mas claro que foram so despedimentos colectivos… pq qualquer um chegava lá e fazia a mesma coisa… enfim. O club ta melhor financeiramente e melhor a nivel desportivo (a todos os niveis: a equipa de futebol, a de futsal ta mais ou menos igual e continua a ganhar e a chegar a titulos, a de hoquei muitissimo melhor, a de andebol melhora de ano para ano et.) quase tudo o que o bruno prometeu o cumpriu. e club melhorou ate a nivel de martketing. E de gestao (desde quando é que o sporting vendia um treinador, ou vendia dois jogadores um por 7 outro por 12 milhoes no ultimo ano de contrato? ou vender um jogador por 20 milhoes), agora ja se sabe quem manda nao é uma anarquia. Isto sao factos. Agora nem tudo esta bem, o bdc exagera muito em certas atitudes apesar de ser em prol do clube, as polemicas sao constantes e este tabu e prolongamento do mesmo esta me a irritar bastante e faz me criticar bastante o bdc. Mas agora nem do 8 ao 80. nao concordo com a atitude do bdc neste processo (pela sua demora) por isso chamar me de carneiro é no minimo insolito. Sou é realista e olho para os factos. Se as contrataçoes podiam ter sido feitas de outra forma? ate podiam mas foram feitas destas e a verdade é que produziram resultados bastante razoaveis e promissores. Houve flops mas tb houveram boas contrataçoes e acima de tudo o impacto foi positivo. Eu compreendo as criticas ao bdc neste momento o que eu nao percebo é hostilizaçao extrema que esta a ser feita a ele. Se diz que vai lutar pelo o titulo é pq esta a ser a arrogante, se nao o faz é pouco ambicioso. Se nao diz nada para esclarecer as coisas é pq nao diz nada se convoca uma conferencia para esclarecer é pq é so foclore. Ainda ha pouco um jornalista ate criticou o facto de o presidente acompanhar o clube em todas as suas modalidades. Tem de haver coerencia nas criticas nada mais. Rui magalhaes essa do pinto da costa tb ja nao pega e está gasta. Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 7:23 am

      André Filipe,esse carneirismo face ao bdc faz-me,a mim sportinguista dos 7costados, uma confusão do diabo!! Que o homem tem os seus meritos na gestao financeira do clube (apesar de mesma ter sido feita com base em despedimentos coletivos..) nao se lhe pode negar. Agora,que da tiros no pe (e na mão,no ombro,no joelho,etc) sempre que abre a boca isso tambem nao!! Esta querela ridicula que arranjou com o MS é o cumulo,é o sindrome do querido lider 'se nao estas comigo,estas contra mim'! Ele como sportinguista que é devia perceber que primeiro esta a instituiçao e os seus principios e nao o seu ego. Se despedir o MS garantidamente que perde o pouco de credibilidade que ainda tinha junto de muitos sportinguistas. De mim,ja perdeu essa credibilidade long time ago.

      Filipe Nunes

    • Rui Magalhaes
      Posted Junho 3, 2015 at 6:50 am

      andré filipe se quiser também posso ir dar entrevistas a tv mostrar só fotos minhas relacionadas com o clube para todos adeptos e sócios desses clubes disserem: "nossa que presidente fanático pelo nosso clube. este sim é um verdadeiro presidente".
      mas lembra-te que esse teu presidente tá a seguir as pisadas do pinto da costa, tem de trazer os sócios e adeptos para o seu lado e não pro do treinador e dos jogadores. BdC é muito verde ainda e está volta aos troféus é do MS e dos jogadores, não do BdC nem do Inácio.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 3, 2015 at 12:59 am

      Não gosto do BdC nunca escondi isso.
      Não, o BdC não é mais adepto do Sporting que eu do Benfica. Eu nunca desperdiçaria uma taça só por uma birra (onde nem ai cumpriu a 100%). Eu não conspiraria nem pediria a alguém para vir criar polémica no meu clube apenas porque não gosto de uma determinada pessoa. Eu não usaria o meu clube para dar emprego a uns amigos, a não ser que estes fossem os mais competentes no que fazem. Eu nunca deixaria a polémica instalar-se no clube colocando sempre os outros na mira.
      Antes do bruno foram as meias da liga europa. Antes do bruno já tinham ido a finais de taças. a questão económica é que de facto era preocupante e reconheço esse mérito a BdC. Já agora, quando ficaram em 7º o presidente já era BdC. Apenas não o era no início da época.

      Fez bem em contratar esses 2 treinadores não o nego.
      Ele que festeje a taça como quiser é me indiferente. Que vá a todo o lado (apesar de ter ido a todos os jogos de futebol , quando os negócios o permitiam, e depois de perderem o titulo foi ver as modalidades a ganhar títulos e abandonou a equipa de futebol).
      Dá o corpo às balas? Isso foi tudo o que não fez. Sempre que algo corre mal, culpa os outros. A meio da época quando as coisas complicaram perguntaram-lhe sobre o destino de MS e ele nada dizia. Passado uma semana ele passou uma eliminatória e aí já disse que o MS era o seu treinador.
      Essa menção constante a Godinho e ao Bettencourt é apenas parva. É sempre o mesmo argumento. É me indiferente quem é o presidente do Sporting. Desde que o BdC lá está o Benfica tem ganho tudo, muito mais do que antes de ele chegar. Portanto deves imaginar que não estou de todo preocupado, visto que nada fez contra nós, até coincidiu com o nosso sucesso.
      E já agora, quem é que escolheu o Godinho e o Bettencourt? Não foram vocês também? Eu não fui de certeza.
      Depois isso do Vale e Azevedo não fui eu que disse, não tenho nada com isso. Apesar de ainda estar à espera do dinheiro do fundo Russo (também foi engraçada a sua mudança quanto a fundos).
      O MS se é um santo é me indiferente. É um bom treinador e não merece o que lhe fizeram.
      O PdC sempre defendeu em público o Paulo Fonseca. O LFV sempre defendeu o JJ quando este perdeu tudo e era criticado. O BdC após ganhar, nada diz.
      E não me venhas com discursos sobre os presidentes que mencionei. Não disse que são bons. Mas é a diferença. Um trabalho estável é melhor do que um cemitério de treinadores, sobretudo quando estes são competentes.

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 12:50 am

      Não podia concordar mais contigo Mosqueteiro, sendo eu sportinguista.
      Desde que acompanho este treinador no Estoril que o considero dos melhores portugueses, mas depois do que ele fez no Sporting com as MIL restrições que lhe impuseram (devido á reestruturação financeira ) é só incrível!
      Hoje como sportinguista posso dizer que prefiro MS no Sporting do que JJ. Sinceramente, e não passa da MINHA opinião, JJ não fazia o que MS fez no Sporting com jogadores fracos, jovens e inexperientes sem qualidade para um clube que se diz grande e esperar que estes atinjam os resultados que atingiram nestas duas épocas.
      BDC é um óptimo presidente mas acima de tudo um grande gestor, que apertou o cinto ao Sporting e obrigou o treinador a trabalhar com um plantel furos abaixo dos seus rivais. No entanto, devia ir para a tribuna e limitar-se a esse trabalho de gestor…
      Sendo eu grande fã de MS atribuo-lhe a maior parte do mérito pelas nossas conquistas e não ao BDC ou ao Inácio (nem vou falar deste senhor…) como muitos sportinguistas o fazem.
      Saudações sportinguistas
      Miguel

    • André Filipe
      Posted Junho 3, 2015 at 12:22 am

      Este odio (sim este teu texto é a destilar hate) ao BDC é um bocado exagerado nao achas? O bdc é muito mais adepto do sporting do que tu alguma vez foste do benfica. Sim comete erros sim tem muitas falhas mas antes dele tavamos em setimo, antes dele a nem ordenados consegiamos pagar antes dele era humilhados por tudo e todos. Quem contratou o LJ? Quem contratou o MS? O bruno festejou efusivamente a taça pq ama sporting vai a todo o lado com o sporting e nao é de agora! Ja antes era adepto e tinha este sonho. faz tudo pelo o club, dá o corpo às balas e assume as suas decisoes. É crutucado e atacado constantemente de forma irracional. E cumpre o que diz. Este odio à pessoa dele é completamente descabido e é ate insultuoso. Gostavas mais do godinho lopes e do bettencourt? Pois eu compreendo que sim, mas quem escolheu o presidente fomos nos. E uma coisa: eu nao concordo com muita coisa que o bruno faz. Parem com as acusaçoes, primeiro era pq era um vale e azevedo novo essa ja nao pegou agora é o que? É um presidente jovem que com certeza vai aprender com os seus erros mas tb dêem lhe merito. E o marco nao é mal tratado coisa nenhuma é um bom treinador mas nao o tratem como um martir e santo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 2, 2015 at 11:55 pm

      ja agora, nao se esqueçam de um treinador que foi criticado a epoca inteira ate a penultima/ ultima jornada do campeonato. depois ganhou o titulo.
      depois de tantos problemas, acabou por sair… bicampeao, com numeros impressionantes.
      o seu nome era vitor pereira. 1 ano depois veio o paulo fonseca que saiu a meio para o luis castro.
      o porto passou de 1º, para 3º. e o que ira acontecer. mas o sporting ja esta em 3º, e vai ser a descer.

  • Nuno S
    Posted Junho 2, 2015 at 11:33 pm

    A questão é a seguinte: estaria BdC disposto a rescindir amigavelmente com MS? E depois, pode MS ser o próximo treinador do Benfica caso Jesus saia para o estrangeiro?

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 5:39 pm

      Caro alexfty5, se permitires uma ligeira provocação sugiro que escondas o corpo do espanhol na sala de troféus do porto, há dois anos que não vai lá ninguém :D
      RREB

    • Alexfty5
      Posted Junho 3, 2015 at 10:39 am

      Amigo, já tenho o depósito do meu Carocha atestado para ir a Alcochete buscá-lo para o deixar no Olival. Só me falta arranjar onde esconder o corpo do espanhol.

    • marcelo féria
      Posted Junho 3, 2015 at 7:22 am

      Eu assino por baixo. Até o vou buscar a Alcochete e deixo-o no Seixal!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 2, 2015 at 11:56 pm

      se jj sair. era logo.

  • Chown
    Posted Junho 2, 2015 at 11:31 pm

    Escondam-lhe o isqueiro, por favor
    Não, não há maneiras fáceis de dizer isto: Bruno de Carvalho vai cometer um erro. Se despedir Marco Silva, erra. Se mantiver Marco Silva, continua a errar. É normal que existam divergências entre o presidente e o treinador. É normal que o entusiasmo do presidente agrave esses desentendimentos. É normal que as pessoas percam a paciência umas com as outras e que se mandem mutuamente bardamerda. É normal. Desde que aconteça no espaço natural das crises. Não é normal que se arraste desde Dezembro: isso, não. É por isto que Bruno de Carvalho vai cometer um erro: se queria manter a sua autoridade, tinha despedido Marco Silva em Dezembro, lá pela hora da missa do galo ou porra do género. Agora, manter o fogareiro aceso durante estes meses todos… enfim. Não lembra ao careca, sinceramente. O que eu queria mesmo dizer é isto: se Marco Silva vai ser despedido, o motivo é fútil. Porque se fosse relevante, tinha sido despedido em Dezembro. Bem sei que a argumentação vai ser impecável e eu próprio irei chorar de emoção. Sim, eu conheço-me bem, vou chorar no ombro do presidente. Acho mesmo que vou dar uma berlaitada no carro do Marco Silva numa noite destas por causa daquilo que ele não fez. É que ele não tem culpa. Se errou, errou em Dezembro e se errou em Dezembro devia ter sido despedido em Dezembro. Atiçar chamas, foi isso que Bruno de Carvalho andou a fazer estes meses todos, dizia eu, atiçar chamas no inverno para fazer fogos no verão…. Por amor de Deus: alguém que lhe tire o isqueiro do bolso, por favor.

    • Anónimo
      Posted Junho 3, 2015 at 2:17 pm

      Antes vá embora esse Bruno de Carvalho do que o Marco Silva!
      O Bruno só fez um coisa, cortar cortar e cortar no dinheiro, tendo a sorte de arranjar um magnífico treinador que com esses míseros jogadores que lhe dão (mauricios, Tobias (que não faz nada esta época) cedric/Miguel Lopes que nem um cruzamento fácil, carrilo do mias irregular que existe,slimani ou montero que marcam 2/10, sarr, André Martins ou então como diz o presidente "os b's" como gaulds que nem nos b´s se impõem e não fazem anda na taça da liga.
      O Sporting está numa fase financeira positiva porque sempre que se corta no dinheiro o treinador ajusta-se e continua a fazer uma óptima época. ( Sendo que na época de Leonardo Jardim fizeram 35 jogos e este ano mais de 50!)
      Miguel

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 3, 2015 at 9:51 am

      Que comentário tão bom :)

      Disse tudo acertado e com uma bela dose de humor ahahha

    • Bruno
      Posted Junho 3, 2015 at 12:19 am

      Melhor comentário.. de facto, só não percebo a demora e o tabu criado à volta do tema.

  • Anónimo
    Posted Junho 2, 2015 at 11:30 pm

    Sinceramente espero que Marco Silva saia, o Sporting com este presidente não merece um treinador deste calibre, com muito pena minha que até nutro alguma simpatia pelo clube, mas tanto foi folclore durante a época protagonizado pelo Bruninho que enfim… Só de realçar que se BC despedir o treinador, irá mandar embora, no meu ponto de vista, o melhor treinado que por lá passou nos últimos tempos e que consegui envolver tanto adeptos como jogadores num simbiose perfeita.

    Miguel Costa

  • Ribeiro
    Posted Junho 2, 2015 at 11:17 pm

    Muita pena por esta situação no Sporting, acho que o Marco Silva é o melhor treinador que tivemos desde o Jozic. Não percebo como é que se mete sequer a hipótese de ele poder sair. Mas querem estar mais 7 anos sem ganhar nada? Também se ele sair não me vêem mais em Alvalade. Tou farto destas novelas.

    • Luis
      Posted Junho 3, 2015 at 10:08 am

      O que é que o Jardim fez mesmo a mais? O futebol do jardin na 2a metade era mediocre….

    • Romeu Paulo
      Posted Junho 3, 2015 at 9:07 am

      Ace-XXI, não concordo contigo.

      Leonardo Jardim é um excelente treinador e fez um excelente trabalho no Sporting, tal como fez também esta época no Mónaco; mas relembro que foi eliminado das taças numa fase precoce, praticamente só tinha o campeonato para disputar, sendo completamente diferente entre jogar domingo a domingo e ter também jogos a meio da semana. Além disso, o Sporting o ano passado tinha um patrão na defesa (Marcos Rojo), coisa que este ano não tinha.

      Por isso, considero o trabalho do Marco Silva muito bom e, como simpatizante do Benfica, gostava que ele não continuasse no Sporting, aliás, gostava de vê-lo no banco encarnado.

    • AfonsoHenriques
      Posted Junho 3, 2015 at 8:46 am

      Então e o Leonardo Jardim?

    • Ace-XXI
      Posted Junho 3, 2015 at 12:54 am

      Jozic?! Leonardo jardim fez mais com menos na época passada…

  • Bruno
    Posted Junho 2, 2015 at 11:12 pm

    O Marco Silva já foi informado que não continua. O Bruno de Carvalho só está a preparar o discurso com o amigo José Eduardo para fazer do MS o mau da fita.

    Agora a dúvida é se o próximo treinador é o João de Deus, que é filho de uma tia do Bruno de Carvalho, ou o Inácio.

    • Albertini
      Posted Junho 3, 2015 at 1:59 pm

      Por favor, que va para la o Joao de Deus e que Jesus fique no Benfica…. ja estou a imaginar as imaginativas manchetes dos jornais portugueses à volta dos derbies!

    • Ista
      Posted Junho 3, 2015 at 12:18 am

      Épico comentário Diogo! ahahah

      Subscrevo inteiramente!!

    • Diogo JR
      Posted Junho 2, 2015 at 11:39 pm

      Se o João de Deus for o treinador do Sporting para o ano, temos o vencedor por larga margem para melhor mudança de treinador do ano, lugar que até agora era ocupado pela troca Ancelotti-Benitez

  • Carlos Franco
    Posted Junho 2, 2015 at 11:12 pm

    O BdC é um caso de estudo.

    Conseguiu fazer bem o difícil e mal… o fácil.

  • Nelson
    Posted Junho 2, 2015 at 11:07 pm

    Foi a vergonhosa a maneira como trataram o Marco Silva… Não só no estádio como ontem na Câmara Municipal. Nem na foto nas escadarias o meteram à frente. E quando o presidente falou o nome do Marco Silva e todos aplaudiram o treinador o Bruno de Carvalho ficou com um melão enorme.

    • Nuno R
      Posted Junho 3, 2015 at 8:34 am

      kafka, andas perigosamente perto de te tornares elegível para uma experiência pavloviana

      Qual foi o treinador que "salvou" um adepto das garras da bófia opressora? Qual a claque do clube que representa? Apenas uma analogia… calma…

    • realista15
      Posted Junho 3, 2015 at 6:27 am

      Kafka, menos… Nem é isso que está em causa. O que o Visconde quis dizer é que MS naturalmente não vai correr e gritar pelo Sporting com a taça na mão, porque não é o feitio dele

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 11:41 pm

      Visconde

      E o Jesus, e os NN são para aqui chamados porquê? esse teu complexo de inferioridade face ao Benfica nunca vos vai largar, diga-se é natural também, perdem em toda a linha para nós…

    • Visconde de Alvalade
      Posted Junho 2, 2015 at 11:32 pm

      Eu estive lá e tanto o MS como BdC estavam todos contentes. Pelo contrario BdC é mais efusivo é mais adepto MS é mais resguardado menos egocentrico(não é JJ não se auto-elogia, não se arma em super heroi e vias salvar um Mustafa qualquer dos NN). Mas é verdade que aplaudiram mais MS que BdC e eu um desses.

  • Valcx
    Posted Junho 2, 2015 at 11:03 pm

    É óbvio que o Marco Silva não vai continuar. O Bruno de Carvalho move-se por interesses pessoais, se alguém o ultrapassar no protagonismo tem de ser eliminado, mesmo que isso prejudique o Sporting.

    • Pedro Leal
      Posted Junho 2, 2015 at 11:29 pm

      Eu acredito que ele vá ficar, o instinto de auto preservação do BdC vai superiorizar-se ao orgulho

  • Rodrigo
    Posted Junho 2, 2015 at 11:01 pm

    Sacko*

    Excelente texto mais uma vez Nuno Ranito, alias ja o esperava apos a vitoria na final da Taça de Portugal. Na verdade, desportivamente nao tem nexo despedir Marco Silva. Nao digo isto apenas por ter ganho um trofeu 7 anos depois (trofeu esse onde teve muito merito), mas por outros motivos da mais variada indole. Com Marco Silva o Sporting quebrou uma serie de tabus, desde logo que era impossivel fazer algo digno na Europa, conseguiu vencer no Dragao e nao perder na Luz e, alem disso, o Sporting praticou um futebol positivo durante grande parte da epoca. Mais do que isto tudo, importa pensar que se Marco Silva sair tudo tera de ser recomeçado e com a mais que previsivel saida de meia equipa titular as coisas ficam bastante complicadas e o Sporting podera voltar ao ano 0. Ja seriam anos 0 a mais no meu entender, sendo que a nivel de treinadores nao vejo ninguem acessivel que seja melhor e que possa acrescentar mais que o Marco Silva no imediato e com as limitaçoes de plantel que existem fruto da reestruturaçao financeira do clube.

    Deste modo, apesar de nao ser um treinador sem defeitos, por motivos desportivos nao faz sentido abdicar do treinador que ate tem mais 3 anos de contrato, que tem a equipa na mao, que cumpriu os objectivos normais nesta sua 1ª epoca (o titulo nao era possivel com este plantel) e que recolhe a simpatia dos adeptos. Assim, apenas uma qualquer razao extra-desportiva, nem que seja um puro desentendimento entre treinador e presidente podera levar a ruptura, numa relaçao que nao anda bem desde o inicio da temporada. Veremos o que acontecera nos proximos dias, mas duvido muito que o Marco Silva continue vistas as ultimas declaraçoes das partes. Certamente que Bruno de Carvalho nao caira no erro de o despedir directamente, uma vez que sabe que os adeptos lhe pediriam satisfaçoes, pelo que tera qualquer estrategia (talvez esperar que ele receba uma proposta como aconteceu com Leonardo Jardim).
    Por fim, apenas nao percebo o facto do presidente nao perceber que o MS ao ser protagonista nas vitorias do Sporting tambem o favorece, mas isso e algo que nao parece estar na mentalidade de Bruno de Carvalho.

    • António Vilares
      Posted Junho 3, 2015 at 7:20 am

      Espero que o Bruno leia o texto do Nuno Ranito e o teu comentário Rodrigo!!! Concordo em absoluto com ambos.

    • realista15
      Posted Junho 3, 2015 at 6:24 am

      Rodrigo, eu penso exactamente o mesmo. É claro que despedir o MS seria um erro. Mas eu pensaria isto também se tivéssemos perdido a taça. Porque eu suspeito, gosto do marco silva desde o estoril e sempre acreditei que conseguia fazer um bom trabalho no Sporting. E se não fosse este ano, seria de certeza num dos outros 3 que ainda lhe faltam. Mas nós não sabemos se tudo o que vem nos jornais e verdade.. resta esperar para ver.

      Até lá, há no entanto algumas coisas que me deixam incomodado e admirado. Não sei se concordam, mas durante toda a festa o marco silva foi tratado assim..quase abaixo de roupeiro. Na cerimónia da taça, vemos o bruno de carvalho sempre em primeiro plano. Em Alvalade, o MS e chamado em conjunto com os outros treinadores… nenhuma distinção especial foi feita.. era fulcral ele ser chamado, e ouvir o público ao rubro com ele, porque acho que é importante ele sentir que a maioria dos adeptos o apoia. Na cerimónia na câmara de Lisboa, foca atrás do Paulinho nas fotografias. ..até pode não ter nada a ver, mas são situações estranhas a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 11:43 pm

      Eu já fui muito crítico de variadíssimas opções de Marco Silva nesta época (aqueles empates em casa na 1ª volta e o empate em Belenenses depois do jogo contra o Benfica foram inadmissíveis). Mas neste momento sou totalmente a favor da sua continuidade e seria um enorme erro a sua saída, e para haver tanto mal-estar algo de muito grave se terá passado entre treinador e presidente que neste momento ninguém sabe. Mas Marco Silva se ficar já sabe que os seus verdadeiros reforços irão ser aqueles que já lá estão (Iuri, Wallyson, Gauld, etc) e na próxima época já irá contar com uma defesa mais composta (os centrais dão garantias). E BdC também não pode exigir ser campeão com reforços na mesma linha daqueles contratados este ano. Pode e deve exigir que se dê luta até ao fim e que não se diga adeus ao campeonato antes do final da 1ª volta.
      Veremos o que acontece nos próximos dias e que ambos consigam resolver tudo.

      José Ribeiro

  • Face do Daniel Oliveira
    Posted Junho 2, 2015 at 11:00 pm

    Gostei de ir a Alvalade. Foi bonita a festa. Mas ver Marco Silva a ser obrigado a subir ao palco no meio da equipa técnica, quase sem apresentação, quase como se nada tivesse a ver com tudo isto, enquanto Augusto Inácio entrou no fim, apresentado como se fosse o treinador, indignou-me. Votei e sempre apoiei este presidente. Mas foi o treinador e os jogadores, não foi o presidente e o diretor de futebol, que me deram esta taça. E queria ter o direito de lhes agradecer com o meu aplauso. É bom que Bruno de Carvalho se lembre que os presidentes passam e o Sporting fica. E no Sporting que eu conheço o respeito e a educação são valores. Assim não.

    • El_meclas
      Posted Junho 3, 2015 at 5:14 pm

      Não fazia ideia e sinto-me indignado por tal ter acontecido.
      O Sporting fica num bom caminho se mantiver e estimar o Marco Silva. Esperemos que o BdC seja sensato.

    • António Vilares
      Posted Junho 3, 2015 at 7:18 am

      Brilhante apontamento!

    • Diogo JR
      Posted Junho 2, 2015 at 11:38 pm

      Não sendo adepto do Sporting, posso-te dizer que odeio o Bruno de Carvalho, o que é um bom sinal para vocês. Mas acho ridículo ele tentar tirar o mérito ao treinador e querer metê-lo na rua só para dar o lugar a um "amigo". Eu espero que o Marco Silva saia do Sporting, e que não vá para mais nenhum clube em Portugal, visto que no Porto já lá está confirmado o Lopetegui, e se o Marco Silva for despedido, pode ser que o Bruno de Carvalho vá para o Real Madrid, parece que lá gostam de quem despede treinadores que fazem um bom trabalho.

    • Rodrigo
      Posted Junho 2, 2015 at 11:02 pm

      Concordo claramente.

Deixa um comentário