Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rafael com PH

Era inevitável, ou estamos perante a consequência de uma maior “visão de mercado” por parte da Federação? 


Além de lógica, dadas as ausências e qualidade do jogador em causa, também atípica, assim se pode classificar a recente convocatória de Raphaël Guerreiro para os mais recentes encontros disputados pela selecção nacional. É certo que apresentava já um percurso nas nossas camadas jovens, pelo que a sua ascensão seria à partida uma questão temporal, no entanto, a convocação de elementos “externos” ao nosso país, é caso extremamente raro, senão mesmo único. Tirando as naturalizações recentes de Deco e Pepe, que apesar de tudo habitaram durante um período assinalável de tempo no nosso país, bem como de elementos como Rolando, Bruma ou William Carvalho, entre outros, com ligações familiares a antigas colónias portuguesas, esta prática não é comum. Ao contrário da congénere espanhola, que num passado recente convocou Munir El Haddadi para um encontro da sua selecção principal unicamente para “segurar” o jogador, já que nem indiscutível nos sub-21 é (não será de estranhar que prática semelhante ocorra com Adama Traoré num futuro próximo), não existe, nem nunca existiu por parte da Federação a necessidade urgente de utilizar Rony Lopes, e afastá-lo definitivamente da cobiça de outros países. Por outro lado, nunca existiu uma tentativa de “sedução” a elementos como Ferreira-Carrasco, Marquinhos ou Martins Indi, numa fase onde ainda se encontravam passíveis de selecção (o jogador do Mónaco ainda o é), o oposto ao praticado pela Suiça, conjunto que ainda no passado Campeonato do Mundo foi cabeça de série. Desde Gokhan Inler, (chegou a actuar pelos sub-21 da Turquia), a Shaqiri (é naturalizado), passando por Behrami (nunca negou as suas raízes kosovares) e Dzemaili, entre outros elementos com nascimento em países balcânicos, são muitos os elementos “externos” que fazem as alegrias do futebol suíço.


P.S. – Anthony Lopes é um caso igual ao de Raphaël Guerreiro, porém ainda não foi utilizado. Se a França não estivesse bem servida nas duas posições em questão, estaríamos a esta hora a questionar a boa ou má “visão de mercado” por parte da FPF?
A. Carvalho

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2014 at 8:51 pm

    Para mim é simples

    Nasceu em portugal, pode jogar por portugal
    Cresceu em portugal, pode jogar por portugal
    É descendente de portugueses, pode jogar em portugal
    e depois há os casos raros que não se pode desperdiçar como o deco, e o pepe ( foi para o marítimo com 16 ou 17, na altura, com outro rapaz considerado um talento)

    ass: Fernado Ferreira

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 21, 2014 at 2:53 pm

      Então envia um e-mail para o Presidente da República para mudar a Constituição.

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2014 at 2:00 pm

      Eu discordo dessa "simplicidade". Não concordo que Liedson tivesse sido permitido jogar na selecção, por exemplo.

      Cunha

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 21, 2014 at 9:31 am

      É ainda mais simples: tem nacionalidade portuguesa, e não tem restrições por ter jogado por outro país em competições oficiais da FIFA, pode jogar por Portugal.

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2014 at 4:57 am

      Concordo perfeitamente. Nacionalidade portuguesa (Nasceu cá, foi criado cá, ou é filho de portugueses) podem jogar por nós.

      Jogadores que vieram maiores de idade, estiveram cá 5 anos e naturalizaram-se, não deviam poder jogar por Portugal.

      Cunha.

  • Che
    Posted Novembro 20, 2014 at 6:39 pm

    Uma coisa é não ter ligação a Portugal e emigrarem para ca e quererem jogar por nós, outra completamente diferente é, dando um exemplo, eu emigrar e os meus filhos nascerem noutro país ! São tão portugueses como eu.

    • Ricardo Antunes
      Posted Novembro 20, 2014 at 10:56 pm

      O Zwarte Pete é o ajudante do Sinterklaas que fica preto ao descer das chaminés…… Agora(há uns anos) há uma polémica por causa de se lhe chamar preto.

      Apesar de os meus miúdos terem nacionalidade portuguesa, acho que devem se sentir mais holandeses, primeiro porque falam ok português, passam 15 dias ou 1 mês em Portugal dependendo dos anos, e depois a mãe é holandesa e vivemos aqui 11 meses por ano. É só este o meu ponto.

    • Ricardo Antunes
      Posted Novembro 20, 2014 at 10:48 pm

      Eu não disse que não era português, apenas disse que era mais de outro país caso se verificassem as condições que indiquei. Acho que devias reler o meu comentário. As crianças na maior parte dos casos seguem mais as tradições da cultura da Mãe do que do Pai é tão simples como isto. Digo isto sendo eu próprio um emigrante Português que actualmente vive na Holanda. Onde por exemplo quem traz os presentes às crianças é o Zwarte Pete, que literalmente significa, Pedro o Preto. Portanto, não é o Menino Jesus ou o Pai Natal como em Portugal e América respectivamente.

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2014 at 8:47 pm

      mas o Ricardo Antunes, tens que saber que qualquer estrangeiro que nasce na Suiça, nao vai receber a nacionalidade suiço nem quando nasce, nem aos 18 anos, nem nunca da vida se ele nao faz o pedido. Entao explicam-me la como e que faz a criança?? Fica sem nacionalidade??

      Os meus pais, avos, bis avos etc sao portugueses a varios seculos, mas como tive a "ma-sorte" de nascer noutro pais, ja nao so portugues? Desculpa la mas tenho a certeza que conhecer melhor Portugal que muitos que estao em Portugal!

      Depois e diferente concuanto o pais. Se emigrou num pais do continente americao (EUA, Cananda, Brasil), a pessoa vais se sentir mais rapidamente daquele pais, porque e longe e porque foram pais construidor por varias vagas de emigraçao. Agora pais da Europa, o emigrante vai ter sempre a paixao pela raiz… Raiz que pode ao passados dos anos, seculos desaparece o diria mais assimilar porque casamento com outras nacionalidade, nome de familia modificado, etc…

      Tudo isso para dizer, que quem tem um cartao de cidadao PORTUGUES que seja de uma maneira, e considerado que cidadao do pais e tem que ter a mesma considarao da parte dos seus compatriotas!

    • Ricardo Antunes
      Posted Novembro 20, 2014 at 7:23 pm

      Não concordo. Se a pessoa com quem tiveres filhos não for Portuguesa então ainda é menos provável que sejam tão Portugueses como tu(se foste criado por Portugueses em Portugal em convívio com outros portugueses). Primeiro mesmo que incutas hábitos portugueses ou a língua irão sempre falar melhor e com maior destreza a língua do país onde nasceram, conhecerão mais profundamente a cultura da mãe e do País, embora claro que tenham direito à nacionalidade Portuguesa e se desejarem jogar por Portugal podem fazê-lo, mas terão também de respeitar os símbolos nacionais: bandeira e hino.

  • Bráulio
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:44 pm

    Um 11 com jogadores "estrangeiros" todos já convocados:

    GR: Anthony Lopes (França)
    DD: Cedric (Alemanha)
    DC: Rolando (Cabo Verde)
    DC: Pepe (Brasil)
    DE: Raphael Guerreiro (França)
    Mdef: William (Angola)
    MC: Adrien (França)
    MO: Danny (Venezuela)
    Ext: Bruma (Guiné)
    Ext: Nani (Cabo Verde)
    PL: Eder (Guine)

    Banco de 5 elementos:
    Ilori (Inglaterra)
    Eliseu (Cabo Verde)
    Bosingwa (Congo)
    Manuel Fernandes (Cabo Verde)
    Ronny Lopes (França)

    Todos estes nomes são consensuais e então pergunto eu porque reclamam de:
    Marquinhos
    Ferreira Carrasco
    Kevin Gameiro
    Eric Dier
    Maicon
    Fernando
    Zahovic
    Lima
    Douglas Costa

    Por mim até podia ter olhos em bico, ser verde ou ter 3 narizes, desde que jogue à bola!!! Na selecção devia-se convocar os melhores, aqueles elegíveis para vestir a nossa camisola. Como não é obrigatório só vai quem quer e quem joga não o faz para perder. A nossa federação, tal como muitas outras, tem que abrir os olhos e convencer os jogadores desde cedo usando os argumentos que tiver disponíveis.

    Ah e já agora Manuel da Costa nem sabia falar português, logo Raphael Guerreiro não é um caso isolado. Houve também Makukula

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2014 at 4:54 am

      Nascer fora de Portugal, com pais portugueses, não é a mesma coisa que ser naturalizado. Não generalizem. O Danny, Adrien, Ilori, Ronny Lopes e o Bosingwa, por exemplo, nasceram fora de Portugal mas de família portuguesa. Têm dupla nacionalidade, de nascença, não são naturalizados.

      Eliseu nasceu em Angra do Heroísmo, Açores e o Manuel Fernandes nasceu em Lisboa.

      Há-os naturalizados, por passarem tempo em Portugal, e há aqueles que são de facto portugueses com dupla-nacionalidade (filhos de portugueses ou nascidos em Portugal).

      Cunha

    • Moltisanti
      Posted Novembro 21, 2014 at 2:53 am

      Eliseu, Angra do heroísmo.
      Manuel Fernandes, Lisboa.
      Informem-se antes de escrever asneiras!

      E já agora eu estou neste momento a trabalhar em Angola, e tenciono voltar num par de anos, se entretanto tiver um filho e voltar com ele para Portugal, não teria direito de hipoteticamente jogar por Portugal? Nem 8 nem 80!

    • Andre
      Posted Novembro 20, 2014 at 7:14 pm

      Nao sabia que a Amadora agora se chamava Praia.

    • luis bcn
      Posted Novembro 20, 2014 at 6:50 pm

      Rui

      O Nani nasceu em cabo verde. Veio com 3 anos para Portugal.

    • rui
      Posted Novembro 20, 2014 at 6:27 pm

      desculpa la amigo mas ha ai erros. nani tem ascendencia cabo verdiana mas é da amadora, e o eliseu é açoriano e não de cabo verde como tu referes. de resto tudo bem dito

    • J. Silva
      Posted Novembro 20, 2014 at 6:02 pm

      Troca a França do Rony Lopes pelo Brasil

    • Luís Suarez
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:36 pm

      Concordo com tudo o que disses-te fazia só um reparo no Lima, porque se fosse o Lima de à 2 anos no máximo o da época passada sim, este de agora nunca na vida.

      E como é que é possivel por o Cedric a titular nessa selecção o Bosingwa com uma perna e cego faz melhor a lateral direta que o Cedric.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:42 pm

    Esqueci de dizer que o benfica ja deveria ter contratado Raphael Guerreiro no inicio do ano bem como antunes, e neste momento teriamos 2 def.esquerdos otimos e portugueses na nossa equipa e nao teria levar com o eliseu e com o andre almeida que tenta fazer o seu melhor, pois ja foram queimados uns 3M no Benito.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:40 pm

    Acho que nao foi a federaçao que o agarrou, porque se eliseu,antunes e coentrao tivessem bem fisicamente, estariam na selecçao, apesar do raphael ser melhor do que eliseu, portanto a federaçao acaba por nao ter muito merito, se nao ja o teria feito com rony lopes, tentado fazer com ferreira-carrasco e outros por ai.
    Os jornalistas dizem que foi rui jorge que o descobriu, mas quando ele tava na ligue 2, jogava bem, pelo menos era o que se lia e nao era equacionado.
    Resta saber se sera convocado quando antunes,eliseu e coentrao estiveram OK.
    Falando de laterais esquerdos, quem tem visto o Mario Rui a jogar? e que ja li por algures que se tem safado, agora se e verdade ou nao, nao faço a minima.
    E tentar agarrar o Zahovic, pois e uma posiçao que estamos deficitarios.

  • Joel
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:08 pm

    O Marquinhos ainda não jogou em jogos oficiais, por isso ainda é elegível para a seleção de Portugal (tipo o Diego Costa)

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:32 pm

      Era bom, mas muito pouco provavel… Parece-me 100% brasileiro e os seus companheiros de seleccao (onde ja estagiou e jogou, ainda que nao a nivel oficial) sao tambem os companheiros de clube. Fica o sonho.

      Antonio

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:02 pm

    É impressão minha, ou foi este menino, que ainda há bem poucos meses, foi convocado para um estágio da selecção Sub-21 e deixou todos da FPF à espera até ao estágio seguinte?!
    Filipe Nunes

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2014 at 4:01 pm

    A comparação de Portugal com Espanha não tem lógica alguma. Tirando um par de casos pontuais ocorridos no passado recente (Munir ou Diego Costa), a nossa selecção tem tido muito mais jogadores naturalizados do que os espanhóis. William, Nani, Rolando, Bruma, Bosingwa, Éder, Makukula, Edinho, Liedson, Deco ou Pepe são alguns exemplos de tal política. O que nalguns casos, face à qualidade apresentada, nem se compreende.

    Vítor

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2014 at 10:38 am

      Munir, Diego Costa mais o Donato, Marcos Senna, Catanha, Thiago Alcantara, Rodrigo, Rafinha, não esquecer que foram eles que começaram com o Di Stefano e o Puskas! que curiosamente já tinham jogado por outras selecções!! Onde é que eu vi isto à pouco tempo? ah pois foi, Diego Costa…
      Carlos

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2014 at 4:44 am

      Alguns dos que o Vítor referiu, não foram naturalizados. Como por exemplo o Bosingwa que é filho de pai português ou o Edinho, que nasceu em Portugal. Outros foram naturalizados porque estão em Portugal, desde crianças (Nani, William, etc). Nem tem comparação com Liedson ou Deco, por exemplo.

      Cunha

    • Moltisanti
      Posted Novembro 21, 2014 at 2:45 am

      O Munir nasceu em Espanha!!! Não entendo porque o coloca no mesmo saco do Diego Costa.

  • João Lains
    Posted Novembro 20, 2014 at 3:35 pm

    O Kévin Gameiro que hoje é completamente ignorado para a selecção francesa – nada a dizer em relação a isso – seria titular indiscutível na nossa selecção. Mas foi ele que rejeitou o nosso convite.

    É uma pena que o preço do Raphaël Guerreiro já esteja tão inflacionado. Segundo a imprensa, já estava referenciado pelo Benfica e quando ele era criança era benfiquista. Tinha tudo para dar certo, pena o seu preço que já ronda os 8 a 10 milhões.

    • Alexis
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:09 pm

      Concordo Vettel. Era um negocio avultado mas antes 8 ou 10M nele que 2M plo Djavan, 2 plo Eliseu e 2,5 plo Benito. Jovem talentoso, Portugues.. Se deram 10M plo Samaris, entao quero ver a desculpa para não avançar para este negócio..

    • JPIRES
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:01 pm

      e? 8 milhoes por um jovem valor de 20 anos que joga na seleçao e pelo que se vê, com grande qualidade. ou so se paga isso por argentinos?

    • Tiago Beça
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:46 pm

      O Gameiro foi parvo, hoje era titularissimo, e com um jogador decente na frente podíamos fazer bem melhor.

    • Pedritxo
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:35 pm

      Pensei que o gameiro nem teria sido convidado , sendo assim, nao haveria nada a fazer e e pena porqeu faz falta neste momento.

    • VettelF1
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:53 pm

      E porque não pagar isso por ele? Pelo menos o Benfica ficava com um bom lateral esquerdo para muitos anos ou então para poucos anos pois vendia-o por um bom preço. Não digo tipo Coentrão, mas algo do género

  • Fábio Coutada
    Posted Novembro 20, 2014 at 3:30 pm

    Eu gostava que pelo menos soubesse falar português. O resto já é uma batalha perdida, mas saber falar a língua aprece-me o mínimo.

    Vi há dias que ao parece, o Guerreiro tem dificuldades em entender português… qualquer dias temos que ter na equipa técnica um tradutor…

    • J. Silva
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:40 pm

      Aparte** isso é geral, das últimas 2 vezes q fui ao consulado português cá da zona tento não rir pcausa das conversas dos funcionarios em portugues porque eles tão habituados a terem q falar ingles com o pessoal q lá passa.. Eles da 1ª vez ficaram atrapalhados porque aperceberam-se que alguem tinha percebido a conversa…

      Quanto ao jogar pela seleção ou representar o país seja em que for acho q devia ser ético compreender minimamente a lingua em questão e o hino

  • Ricardo
    Posted Novembro 20, 2014 at 3:18 pm

    Pena não terem feito o mesmo com o Pires, Gameiro, Douglas Costa, Ferreira-Carrasco ou Marquinhos.

    Portugal tem de deixar de andar a comer gelados com a testa. E estes são tão portugueses como o Guerreiro.

    • luis bcn
      Posted Novembro 20, 2014 at 6:47 pm

      O marquinhos tem avó portugues…só tem a nacionaliade porque dá jeito na europa. O ferreira-carrasco é filho de pai portugues e mae espanhola tal como o Pires. Só que o belga tal como o Pires nao quiseram a nossa selecção

      «A minha mãe é espanhola e o meu pai português. Mas eu joguei sempre pela Bélgica. É portanto evidente para mim sonhar com os Diabos e com o Campeonato do Mundo.» Ferreira Carrasco à RTL

    • Pitoxoroglu
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:21 pm

      Luis Andrade,
      Salvo erro o Marquinhos é filho de portugueses no Brasil.
      Familia transmontana…
      Peço desculpa se estiver a dizer um disparate.

    • Bruno Fonseca
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:10 pm

      Se calhar até os convidaram mas eles recusaram.

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:02 pm

      Qual é a relação de Marquinhos com Portugal? É que desconhecia por completo esse caso…

      Luís Andrade

  • João
    Posted Novembro 20, 2014 at 3:16 pm

    Ainda bem que o Rafael com PH que não nasceu nem nunca viveu em Portugal é mais português que o Fernando ou Maicon senão era um problema para aqueles que defendem que na selecção só devem jogar portugueses de Portugal.

    • JPIRES
      Posted Novembro 20, 2014 at 5:00 pm

      joao lains nao vale a pena responder, se ha pessoas que acham que a sua naçao merece essa consideraçao que por exemplo o fernando(caso mais flagrante devido a sua incoerencia de discurso num curto espaço de tempo, ele é maior e vacinado e sabe o que diz e diz o que pensa como jogador profissional que é) teve , entao nao merecem o nosso tempo perdido.

      prefiro um jogador que nunca tenha vivido em portugal e diga desde sempre(supostamente) que quer jogar por portugal. tendo legitimidade para mim é bem vindo, e com esta qualidade entao, melhor ainda.

    • Bruno Rams
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:10 pm

      este ao contrario dos outros tem descendência portuguesa , sou contra naturalizados como o deco ou liedson que quiseram ser para puder fugir de Portugal para jogar em outras equipas ( o levezinho não conseguiu ) ja a questão pepe que veio pra Portugal jovem e sempre disse sentir se mais português que brasileiro tambem concordo ja naturalizar o fernando quando se tem w.carvalho , ruben neves e outros ai não concordo , ficamos com uma equipa mais fraca? ficamos , mas se e para naturalizar deixem de lhe chamar seleção comecem a actuar com os melhores que jogam no pais

    • João Lains
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:23 pm

      29/03/2013 – "O que me falta agora é a selecção brasileira"
      31/10/2013 – "Estou disponível para representar a selecção portuguesa"

      Percebeste agora?

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:19 pm

      Ainda não se cansaram dessa lenga-lenga? A partir do momento em que tem a nacionalidade portuguesa, é tão português como eu ou tu, não tem que ter feito vida nem obra em Portugal.

  • João Dias
    Posted Novembro 20, 2014 at 3:14 pm

    De facto, há que dar mérito à FPF pela descoberto deste jovem talento…

    No entanto, este trabalho de prospeção para as seleções continua a ter muitas lacunas em Portugal.

    Zahovic já devia ter sido convidado.
    Ferreira Carrasco devia ter sido convidado.
    Eric Dier também podia ter sido visto que cresceu e foi formado em Portugal.

    A este nível, ainda há muito trabalho a fazer.

    • JPIRES
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:49 pm

      acho ridiculo sinceramente esse ideia de querer ser mais papista que o papa. se nao gostamos que os jogadores faltem ao respeito as suas seleçoes/clube tb n devemos apoiar estas atitudes de convocar so para o segurar… e se mais tarde nao o quisermos ficam eles agarrados quando se calhar alguns queriam jogar pelos seus paises de origem. acho que deve ser algo a ser discutido com calma entre todas as partes, primeiro ver se eles têm qualidade a curto medio prazo para a seleçao, se eles tao dispostos a representar-nos(o mais importante e nada de joguinhos, sinceridade, somos ser humanos), e finalmente convocar se o merecerem. o rony lopes é uma questao de tempo, tem um grande talento,de caras convocavel para a seleçao, quer e acima de tudo tem historia connosco, é um consenso. luka zahovic ja o afirmou que sim, desde que fsantos ache que ele mereça tb o pode convocar. agora carrascos, rafael,marquinhos se eles nao querem, vamos fazer o que?

    • Mike-UK
      Posted Novembro 20, 2014 at 4:03 pm

      Com o Raphael foi uma sorte… nao esquecer que este talento foi ignorado ate' ao ano passado e nao fosse a Franca ter uma aposta de futuro como Kurzawa e acabava por nos escapar.
      Ferreira Carrasco pelo que sei esta' nas seleccoes jovens da Belgica desde os sub 17 dai que dificilmente alinharia por Portugal.
      Dier nem vale a pena, quem conhece a historia de familia sabe que Portugal e o Sporting foram sempre vistos como um passo intermediario, jamais um Ingles veria a nossa liga ou a nossa seleccao como uma qualquer hipotese de negacao das suas origens, nesse sentido nem que lhe pagassem ele aceitaria (ou o senhor paizinho dele, abencoado seja).
      Zahovic ja' e' outra conversa, e' um tipico caso de talento que vai acabar por ser adaptado a uma ala – nao tem fisico para avancado, e ao encostar 'a ala esta' tapado por uma enorme bateria de talento que temos nos nossos sub 17 e sub 19. Pelo que sei tem vontade em alinhar por Portugal mas estamos a falar de um nivel de Vieirinha e nao da ultima coca cola no deserto…

    • João Lains
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:27 pm

      O Raphaël Guerreiro foi ignorado para o Torneio de Toulon em 2013, depois de ter ficado na equipa do ano da Ligue 2 e numa altura em que o seu nome já tinha sido associado ao Mónaco. Felizmente que o agarrámos a tempo.

    • João Dias
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:26 pm

      Acompanho as exibições dele na Eslovénia…

      Eu sei que dizem isso, mas se a FPF tivesses tido astúcia…

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 20, 2014 at 3:18 pm

      João, só uma pergunta: o quão bem conheces o Zahovic para estares sempre a falar nele? Dier e Carrasco já disseram várias vezes que vão jogar pelos seus países de origem.

Deixa um comentário