Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rakitic salva Barcelona

Mais um jogo em que o Barça sentiu dificuldades para criar oportunidades de golo, mas a haver um vencedor teriam de ser claramente os culés, que dominaram na maioria da primeira parte e no segundo tempo praticamente não deixaram o Athletic incomodar. Messi foi o mais destacado (10 dribles, alguns passes decisivos – inclusive está no lance do golo – e dois remates a passarem perto do poste), mas ainda não foi desta que chegou ao golo 700 da carreira. Valeu Rakitic, que entrou para fazer o golo, Puig (deu outra vida quando foi lançado) e Piqué, sempre notável na saída de pressão e controlo da profundidade. Já Suárez esteve desastrado, não conseguindo devolver tabelas e sendo apanhado em fora-de-jogo quando pedia no espaço.

O Barcelona venceu por 1-0 na receção ao Athletic Bilbao e colocou assim pressão no Real Madrid. Depois de um primeiro tempo repartido, em que o campeão espanhol esteve por cima na maioria dos minutos, a segunda parte foi completamente diferente e só viu os blaugrana a jogar, que somaram muito tempo com bola (mais de 70% de posse) e carregaram na etapa final do jogo. Aos 71 minutos, num lance confuso, Messi ganhou no ressalto e a bola sobrou para Rakitic, que bateu Unai Simón para o único golo do encontro. O Barça podia ter aumentado nos descontos, mas Fati enviou a bola ao poste. Setién alinhou com Ter Stegen, Semedo, Piqué, Lenglet, Alba, Busquets, Vidal, Arthur, Messi, Griezmann e Suárez.

VM
Author: VM

15 Comentários

  • ricardojrdg
    Posted Junho 23, 2020 at 11:09 pm

    Fui só eu que achei que o Nelson Semedo foi o pior jogador do Barcelona?
    Custa-me dizer isto porque sou benfiquista e gosto do miúdo, mas não o vejo a jogar solto e à vontade…
    É verdade que na segunda parte melhorou um pouco mas a primeira parte foi muito fraca. Fez só passes para o lado e para trás e deixa-me a pensar que é precisamente ele um dos problemas do Barcelona, que precisa de alguem que possa dar mais largura ao jogo e vê-se que apesar de ele estar em posição, os jogadores acabam por lhe passar a bola apenas em ultimo recurso, o que se torna um pouco confrangedor.
    P.S.- Só eu é que acho o Messi parecido ao David Guetta??? XD

    • salo
      Posted Junho 23, 2020 at 11:19 pm

      Então não vimos o mesmo jogo. Houve piores jogadores no Barcelona, onde Semedo mão entra de certeza.

    • Gunnerz
      Posted Junho 23, 2020 at 11:58 pm

      Concordo sobre o Semedo, e isso é uma constante.

    • Quinhas
      Posted Junho 24, 2020 at 12:00 am

      Para ser o pior era necessário ter jogado mal,e isso não aconteceu.

    • B.Jardim
      Posted Junho 24, 2020 at 12:05 am

      Não vi este jogo, mas considero uma observação acertada para maioria dos jogos do Nélson. É um jogador que nunca estando mal, também não acrescenta o suficiente para fazer a diferença. Muito do atual Barcelona se deve à mediocridade de alguns jogadores, que cumprem mais não acrescentam aquela qualidade extra. Até acho que o Nélson tem capacidade para ter um papel mais importante no momento ofensivo e cabe ao treinador extrair essa qualidade dele, bem como motivar cada jogador a mostrar o melhor de si.

    • SenyorPuyol
      Posted Junho 24, 2020 at 12:15 am

      Não concordo que tenha sido o pior. Suárez para mim leva esse rótulo nesta partida.

      Sobre o jogo em si de Semedo, vejo-o na linha do que têm sido os traços gerais da sua época, deu seguimento à circulação e tentou aproveitar uma ou outra oportunidade de explorar a profundidade.

      No geral cumpriu, e enquanto cumprir eu pessoalmente não o verei como um problema do Barcelona. Após três anos no clube também é certo que já deixei de lhe ver capacidade/potencial para ser uma solução, mas parece-me estar longe de ser um problema.

  • salo
    Posted Junho 23, 2020 at 11:23 pm

    O Barça parece uma equipa resignada, ciente de que o Real não mais largará a liderança. O Barça, além da desvantagem no confronto directo, tem um calendário teoricamente mais difícil.
    Este futebol de muita posse de bola sem perigo já enjoa. Até os adversários já sabem que a posse de bola do Barça é inofensiva.

    • DNowitzki
      Posted Junho 23, 2020 at 11:38 pm

      Comentei algo parecido no jogo com o Sevilha. Um tipo só não adormece se tiver dormido meio dia de véspera.

      Porém, há quem goste e faça uma análise positiva das triangulações e ocupações de espaço e verticalidades e mais não sei o quê.

  • Gunnerz
    Posted Junho 23, 2020 at 11:24 pm

    Bem no meio das possíveis críticas ao Barcelona que vão surgir aqui é de destacar 4 jogos sem sofrer golos. Para uma equipa que estava um autêntico farrapo nesse aspecto nada mau. Quanto ao jogo mesmo concordo que só poderia haver um vencedor. O Barcelona não está a jogar mal mas está claramente a faltar um elemento para se juntar à Messi. Nem griz, nem Suárez, nem fati nem Braithwaite estão a ter qualquer impacto para mim embora fati tenha 1 hype tremendo. Nem tudo está perdido.

  • SenyorPuyol
    Posted Junho 23, 2020 at 11:38 pm

    Mais uma vez pareceu-me que entramos bem mas fomos esmorecendo com os minutos na primeira parte, no fim da segunda parte estava realmente desagradado. Pelo menos desta vez conseguimos recuperar a certo momento da segunda parte. Nessa fase, em comparação com o jogo de Sevilla fomos mais capazes na saída de bola face a pressão mais alta do Athletic (que foi acentuada após as entradas de Muniain e Dani Garcia).

    O pouco brilho foi, mais uma vez, culpa nossa. Na primeira parte desagradou-me a nossa cada vez maior passividade ofensiva, era incrível como nos íamos deixando acumular unidades no corredor central contra um Athletic que chegava a formar em 5-4-1 em certos momentos… Griezmann e Suárez pareceram-me demasiado descoordenados (é certo que é a primeira titularidade que partilham desde que chegou Setién), mas o francês até é o meu maior destaque da primeira parte, gostei bastante das combinações e da sua gestão do ritmo do ataque. Suárez, por sua vez, decidiu quase sempre mal e pecou (ainda) mais do que o costume a nível técnico, na minha opinião.
    Arthur e Vidal também me pareceram demasiado desacertados. O brasileiro podia e devia ter-se oferecido muito mais à bola. No caso de Vidal, já atribuo mais culpas a Setién, o chileno, na minha opinião, rende em funções muito específicas, como contrabalanço de Messi e/ou equilibrador na direita, enquanto interior propriamente dito, as limitações dele ficam demasiado evidentes. Na segunda parte, aplaudo a correcção do técnico cântabro. Messi jogou mais centrado e com Vidal “empurrado” para fora da sala de máquinas, gostei muito mais das ações do chileno.

    Na segunda parte, não notei mais alterações tácticas de destaque para além dessa de Messi e Vidal, mas a mudança de atitude fez-nos ganhar muito mais controlo sobre o Athletic. Gostei muito das entradas de Fati e sobretudo Puig! Os miúdos trazem efectivamente o dinamismo que nos tem faltado. Podem não ser soluções por si só (não me parece que o sejam para já, apesar que Fati tem aparecido de forma decisiva em vários momentos de necessidade), mas simplesmente por activar uma circulação mais rápida beneficiam a equipa como um todo. De resto fica apenas a minha esperança que estes e outros jovens da B ganhem cada vez mais espaço no plantel e mantenham essa postura com que entraram em campo.

    Em termos de destaques individuais, subscrevo os enumerados pelo VM! Messi, Piqué, Puig e Rakitic (o croata não só pelo golo, esteve bastante bem a reciclar a posse e direccionar a saída de bola na fase em que precisávamos de gerir a vantagem).

    • Filipe22
      Posted Junho 24, 2020 at 10:26 am

      É sempre um regalo ler os seus comentários acerca do nosso Barcelona caro SenyorPuyol! Um bem-haja.

    • Gunnerz
      Posted Junho 24, 2020 at 10:51 am

      Para mim isto tem sido griezmann a época toda. Um bom jogador, sempre o adorei, não erra e marca golos importantes que já salvaram o Barcelona em várias ocasiões. Ainda assim nota se um pouco o que se via em Coutinho, com as devidas diferenças fruto de estilos diferentes. Ou seja não arriscam muito, jogam muito fora da posição e falta alguma alegria. Do griz já esperava isto pq sabia que nunca ia jogar praticamente onde mais gosta, e jogar na esquerda é mesmo terrível para ele. Mas com Suárez e Messi em campo nunca vai passar disto infelizmente. O Suárez tem rapidamente de mostrar serviço se n quer o lugar em risco e ainda ajudar a ganhar algo esta época. Acredito que o real vá inesperadamente perder 1 jogo fácil.

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 24, 2020 at 2:47 pm

        Entendo o que diz!
        Eu gosto bastante do trabalho de Griezmann, e sinceramente não acredito que jogar na esquerda o prejudique tanto assim. Isto é, pode perder peso no jogo com bola, mas sem bola continua a ser dos poucos que procura a profundidade que muito nos tem faltado (e se há coisa que aplaudo é que continua a fazê-lo mesmo quando é tão pouco aproveitado pelos colegas). Ainda ontem Suárez teve, pelo menos, duas oportunidades claras de explorar a desmarcação de Griezmann e acabou por decidir conduzir sozinho numa e esperar por Messi em outra.
        Com Coutinho eu via muita falta de empenho do brasileiro, com Griezmann acabo por deixar mais críticas aos companheiros de ataque. Mas lá está, foi apenas a primeira vez que o francês e Suárez partilharam a titularidade com Setién. O tempo é curto e com jogos tão seguidos resta pouco espaço para trabalhar novas rotinas, mas ainda que improvável, espero que ainda haja progressos.
        Vamos ver e cá estaremos para comentar :)

  • PedroLareira
    Posted Junho 23, 2020 at 11:45 pm

    Mereciam ter vencido de forma mais folgada.
    Fati e Puig têm de ser titulares. Sem espinhas. 17 e 19. Pouco importa.
    Griezmann esforça-se muito mas os colegas não o procuram.

Deixa um comentário