Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ranking da UEFA: Apesar da péssima temporada dos clubes nacionais, Portugal tem o 5º lugar praticamente assegurado; Benfica e FC Porto atacam a LE novamente com o Pote 1 da LC no pensamento

A temporada europeia de clubes está a meio, mas ainda restam 19 países
em competição (representados por 48 equipas). O ano está longe de ser
fértil para Portugal, que não contou à partida com a participação do
Sporting e viu o Sp. Braga ser eliminado de forma precoce. Contudo, nem
tudo são más notícias para o nosso país. Apesar das fracas prestações de
Benfica e FC Porto na LC, ambos os clubes terão a LE para se redimirem
e, quem sabe, chegar bastante longe na prova. Paços de Ferreira, Estoril
e Vitória de Guimarães, dentro das suas possibilidades, conquistaram
alguns pontos, apesar de castores e canarinhos terem saído da fase de
grupos da LE sem qualquer vitória (ficou a sensação que Estoril e
Vitória poderiam ter feito melhor). Inglaterra (14.357), Espanha
(13.714), Alemanha (12.571) e Itália (10.333) dominam na temporada
2013-14 e não deverão perder as suas posições no final da temporada
(Espanha lidera o ranking a 5 anos, seguido de Inglaterra, Alemanha e
Itália). Estes 4 países são responsáveis por 22 dos 48 clubes ainda em
prova na LC e LE. Apesar do fraco ano (apenas 5.583 pts), Portugal tem o
5º lugar seguro, isto mesmo que o PSG ganhe a LC, pois os franceses
pouco mais fizeram até Dezembro (apenas 6.333 pts). No total a 5 anos,
Portugal tem uma vantagem de 3.633 pts para a França, mais de 12 pts
para a Rússia, 14 para a Holanda e 17 para a Ucrânia (se Portugal manter
uma média de 7 pts por temporada, tem um lugar seguro entre os 6
primeiros, para os próximos 2/3 anos). Contudo, há que elevar a média,
pois para o ano vão desaparecer 10 pts (é importante fazer sempre melhor
que o ano a “apagar”), e no ano seguinte serão 18.8 pts (daquela
temporada em que Sp. Braga e FC Porto chegaram à final da LE e o Benfica
ficou pelas meias finais).

A nível de clubes, o Benfica segue no
7º lugar do ranking, com boas perspectivas de manter o top-8
até final da temporada, enquanto o FC Porto segue na 11ª posição (o AC
Milan está a apenas 1 pt), e apenas com uma excelente prova na LE poderá
subir mais algumas posições (para ficar no Pote 1 da LC do próximo ano,
os dragões terão que esperar por um deslize do United na PL, do
Valencia na LL e do AC Milan em Itália). O Sporting, que com a saída
precoce em 2012-13 e a não participação em 2013-14, encontra-se na 31ª
posição vai, quase de certeza (se se qualificar), entrar para o Pote 4
da LC. Os leões ainda deverão cair mais posições no ranking, pois
Nápoles, Sevilha, Din. Kiev e Galatasaray estão a cerca de 1 vitória do
Sporting. Em relação às restantes equipas nacionais, o Sp. Braga tem
boas perspectivas para ser cabeça de série na LE, enquanto Estoril, Vit.
Guimarães, Marítimo, Nacional, Académica e Paços de Ferreira deverão
ser novamente clientes do Pote 3 (caso cheguem à fase de grupos).

Portugal tem condições para continuar no 5º lugar durante mais algumas temporadas? E o 4º será uma utopia, ou as equipas portugueses poderão conseguir ombrear com as italianas? Benfica e FC Porto (caso se qualifiquem) poderão voltar novamente ao Pote 1 da LC?

33 Comentários

  • Anónimo
    Posted Dezembro 15, 2013 at 11:25 pm

    A meu ver o 5º lugar estará garantido durante algumas épocas, pelo menos enquanto as equipas portuguesas continuem a fazer boas campanhas como têm feito nem que seja na Liga Europa, isto porque a França apesar de ter um fortíssimo PSG não tem mais nenhuma equipa com expressão europeia e penso que não terá durante as próximas 2/3 temporadas, o mónaco apesar do investimento continua sem ser uma equipa capaz de uma boa campanha europeia. Quanto á Rússia continua a ter um grande investimento mas não tem nenhuma equipa que seja claramente superior aos "3 grandes" em Portugal e o zenit passou aos oitavos como toda a gente viu perdendo contra um "modesto" austria de viena. Caso o Porto e o Benfica façam uma boa campanha na LE como espero, penso que até o 4º lugar poderá ficar mais próximo dependendo muito da condição em que a Juventus se apresentar na mesma prova, e isso vai depender de como estiver a correr também a nível interno no campeonato italiano, mas será sempre uma luta de golias pois as equipas italianas de facto têm voltado a apresentar um bom nível europeu principalmente o Nápoles que também vai ser importante neste âmbito. É uma questão de esperar para ver mas Portugal com o que têm feito nas úlimas épocas tem mais do que condições para pelo menos ir mantendo o 5º lugar.

    Marco S.

  • Tiago
    Posted Dezembro 14, 2013 at 10:02 am

    O benfica vai conseguir ficar nos 8 primeiros e conseguir um lugar no pote 1. Agora para o Porto isso ja e mais dificil pois os 8 primeiros vao quase de certeza a champions. So realizando uma grande liga europa é que a situacao podera mudar.
    Quanto ao lugar dos paises, portugal tem sorte que as equipas francesas tambem nao facam nada esta epoca mas penso que na proxima epoca a coisa vai mudar pois teremos o psg e o monaco na champions e caso o monaco compre bem no verao, terao capacidades para fazer pontos para a Franca mas estarao certamente num grupo da morte porque estarao no pote 4 entao penso que ainda temos bons anos no 5 lugar agora o 4 lugar e que ja e mais complicado.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 13, 2013 at 11:57 pm

    Péssima temporada até ao momento, mas penso que Porto e Benfica, se não tiverem o azar de apanhar precocemente 3/4 equipas que estão em prova na LE, vão longe e compensar de alguma forma o que se passou até aqui.

    É fundamental manter o 3º lugar com acesso à Champions, principalmente para o desenvolvimento financeiros dos nosso clubes

  • miki
    Posted Dezembro 13, 2013 at 10:28 pm

    Acredito q temos qualidade para manter o quinto lugar, mais q isso é dificil.
    Temos equipas com qualidade no nosso campeonato q fazem boas campanhas europeias (o passado recente diz nos isso).

    Saudações leoninas

  • BeLoU
    Posted Dezembro 13, 2013 at 7:40 pm

    A meu ver, o nosso 5 lugar vai depender muito da evolução do (meu) sporting. Porque em competição com a França, o poder económico do Mónaco vai trazer mais um clube a combater forte nas competições europeias, já para não falar que o PSG este ano provavelmente irá bem longe na champions (tem tudo para ir). O Porto e o Benfica estão a ter um ano não mas para o ano a coisa já muda para eles, se o sporting se manter consistente como este ano também podemos ter esperanças em manter o 5 lugar. Agora contra o poder economico actual de Monaco e PSG a coisa não vai ser nada facil. Até porque acredito bem que com o passado recente que o Lyon teve, não me admiro que um outro xeique adquira ou tente adquirir o clube.

    Mas isto são tudo espectativas, na verdade, a opinião mais sincera é não só a França mas também a Russia nos passar dentro de poucos anos. O poder de compra no nosso país em nada se compara com qualquer país à nossa frente no Ranking e com os dois que nos sucedem.

  • Sombras
    Posted Dezembro 13, 2013 at 7:32 pm

    Quartos de Final da Champions 2011-2012, Meias finais da Liga Europa 2010-2011 e final da mesma em 2012-2013. Vai em 3º este ano, mas ainda nos encontramos na primeira volta e essa mesma equipa fez 10 pontos na fase de grupos de 2013-2014 e garantiu (ainda que seja um fracasso) a Liga Europa.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 13, 2013 at 7:06 pm

    a equipa que vai em terceiro é a setima melhor do Mundo?!!!!!!!

    mas eles não ganham nada a tanto tempo … de relevante nao ganham nada a já varios anos …. numa que nem é das principais ligas do mundo …. como é possível?
    (caminhada na liga europa da epoca passada?!)

    rpga

    • Luis Matias
      Posted Dezembro 13, 2013 at 7:32 pm

      A resposta está na tabela do ranking e está relacionada com os pontos amealhados nos ultimos 5 anos, isto é desde a época 2009/10. Nessa época o SLB foi aos 4º da LE, em 2010/11 foi aos 4º da CL, em 2011/2012 foi às meias da LE e o ano passado foi à final. Tudo isto são boas campanhas europeias, mesmo que não tenha ganho nada nos ultimos anos. Mas no top tb estão equipas que não ganham nada à algum tempo como o Arsenal, o Valencia e o Milan. Realisticamente não será a 7ª melhor do mundo mas estará certamente no top 15, tal como o Porto. Mas a equipa que vai em primeiro será a 31ª melhor do mundo?

  • RJC
    Posted Dezembro 13, 2013 at 6:02 pm

    Alguém sabe o porque do Liverpool, Sporting e Inter têm pontos no ranking da UEFA na epoca 2013/2014 ???

    • Julio
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:26 pm

      salvo erro (já li isto algures), ás pontuações de cada clube há que acrescentar 20% dos pontos do seu país.

    • Sérgio_alj
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:25 pm

      Os pontos dos clubes que não estão na LC ou LE são 20% da pontuação do seu país em 2013-14

    • mv
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:16 pm

      Penso que são os pontos pela classificação do país. Por isso é que às vezes nas pré-eliminatórias da Liga Europa tens equipas que nunca foram às competições europeias e são cabeça de série (caso do Estoril este ano)

    • abcd
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:11 pm

      porque o campeonato inglês, português e italiano são europeus…isto não é da LE e CL, é de tudo o que está relacionado com o futebol da europa

    • Anónimo
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:08 pm

      tenho a mesma duvida.. como é que clubes que não foram as competições europeias tem pontos !?

      Francisco

  • Luis Matias
    Posted Dezembro 13, 2013 at 5:57 pm

    Num ano dito 'normal' por esta altura teríamos, 3 clubes (braga, sporting, benfica/porto) na LE e 1 na Champions (benfica/porto), o que nos permitiria por esta altura estar entre os primeiros no ranking desta época, no entanto, com o desastre que foi o Sporting a epoca passada e o desastre que está a ser esta época o Braga, vai custar muitos pontos a Portugal. Não nos podemos queixar da prestação de Estoril, Guimarães e Paços de Ferreira, pois maior parte das vezes, do grupo dos não 4 grandes, só uma ou outra vez chegam à fase de grupos, tirando o ano passado e este que tivemos 3 equipas na FG.
    Se tudo correr dentro do normal, para o ano teremos 3 na CL (Benfica, Porto e Sporting, poderá não se verificar caso seja o Sporting na Pre-eliminatoria, pois não será cabeça de serie e poderá apanhar com o 4º espanhol, inglês e alemão), na LE deverá estar o Braga (se inverter a sua situação actual), Estoril, e possivelmente Guimarães. Se forem estas as equipas para LE penso que terão condições para passar a FG, pois irão com mais experiência. No caso do Estoril, foi claramente falta de experiência a não passagem da FG, ja o V.Guim. foi algum azar ( grupo difícil, mas que deram luta a todos, pena não terem ganho na Croacia e o golo sofrido no ultimo minuto contra o Betis, para não falar dos jogos contra o lyon onde terminaram sempre com 10jogadores apesar de dominarem os jogos) já o PFerreira se tivesse outro treinador no inicio, poderia ter chegado à CL, pois o Zenit como se confirmou na FG e principalmente nos confrontos com o Austria é muito fraco. Esperemos que para o ano em Fev. vejamos o Benfica, Porto e Sporting nos 8ºavos final da CL e os que estiverem na LE consigam subir mais um passo, isto é alem de chegar à fase de grupos passar tb para os 16avos.

  • Careca
    Posted Dezembro 13, 2013 at 5:38 pm

    Penso que Portugal mais tarde ou mais cedo vai perder o 5º lugar, com o desaparecimento de pontuações importantes aliado à evolução de PSG e Mónaco e a um certo declínio de Porto e Benfica. Além disso, a Europa está bastante mais forte, há mais equipas com argumentos (as italianas também começam a renascer) e cada vez vai ser mais difícil obter sucesso tanto na LC como na LE.

    No momento, as equipas Portuguesas só conseguem ombrear com as Russas, pelo que nos próximos anos devemos andar a discutir o 6º lugar.

    • Manuel
      Posted Dezembro 14, 2013 at 9:03 pm

      Gostava que me definissem "esbanjamento de dinheiro" num clube.
      Significa que todas as equipas que não ganham (e só uma pode ganhar) é que não esbanja dinheiro?

    • Tiago
      Posted Dezembro 14, 2013 at 10:07 am

      O do Anzhi baixou muito esta epoca mas este complemento é interesante, obrigado !

    • Julio
      Posted Dezembro 13, 2013 at 8:24 pm

      Exactamente, caro kafka. E obrigado pelo complemento :)

    • kafka
      Posted Dezembro 13, 2013 at 8:13 pm

      Júlio e para sustentar a tua afirmação relativamente ao campeonato Russo (penso exacatamente o mesmo que tu), fica aqui o orçamento das equipas Russas na época 2012/2013, que eu descobri num link do Visão de Mercado

      https://visaodemercado.blogspot.pt/2012/10/clubes-russos-apresentam-um-orcamento.html

      Zenit – 280 milhões eur
      Anzhi – 180 milhões eur
      Rubin Kazan – 145 milhões eur
      Dinamo Moscovo – 125 milhões eur
      Lokomotiv Moscovo – 115 milhões eur
      Spartak Moscovo – 105 milhões eur
      CSKA Moscovo – 90 milhões eur
      Terek – 70 milhões eur
      Krasnodar – 45 milhões eur
      Kuban – 40 milhões eur
      Sovetov – 40 milhões eur
      Alania – 32 milhões eur
      Volga – 31 milhões eur
      Rostovo – 30 milhões eur
      Mordovia – 28 milhões eur
      Amkar – 21 milhões eur

      O Amkar que é a equipa com o pior orçamento, em Portugal teria o 4º maior orçamento do campeonato, agora em termos de resultados isto não é mais do que um tremendo de esbanjar dinheiro atrás de dinheiro, já que nenhuma destas equipas é realmente competitiva ao mais alto nivel, e nenhuma joga um caracol que seja

    • Julio
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:33 pm

      a França não assusta muito. O PSG garantirá pontos para a França, mas Monaco pode muito bem ser um City 2, isto é, um fracasso nos primeiros anos de Champions. Isto para não dizer que o projecto pode muito bem acabar com os regimes fiscais a mudarem radicalmente a partir de 2014.

      E depois que mais tem a França?

      Mesmo que Benfica e Porto estejam actualmente abaixo do PSG, o nível das equipas médias francesas é relativamente fraco. Não estou a dizer que temos o 6º garantido, mas também não exageremos, podemos muito bem continuar em 6º.

      E a Russia? Por favor, esses não nasceram para jogar futebol. Com eles estamos tranquilos. Têm rios de dinheiro, mas são algo incompetentes para isto. O apuramento do Zenit é um insulto ao futebol tal é a pobreza do seu futebol, contrastando com o seu pequeno orçamento de 300M…

  • Kafka
    Posted Dezembro 13, 2013 at 5:29 pm

    Impressionante como Benfica e Porto conseguem estar à frente de Schalke 04, Inter Milão, Lyon (apesar de ter baixado o orçamento, continua a ser superior ao de Benfica e Porto), Borussia Dortmund, Paris St Germain, Man. City, Totenham, Zenit, Juventus e Liverpool…só aqui estão 10 equipas que nos últimos 5 anos tiveram/têm orçamentos muito superiores aos de Benfica e Porto e mesmo assim estão atrás destes 2 no Ranking, acho que é de salientar e é uma prova que nem tudo o que se faz em Portugal é mal feito, muito pelo contrário…

    • kafka
      Posted Dezembro 13, 2013 at 7:49 pm

      abcd, secalhar vivemos em Planetas diferentes, é que no meu Planeta (Terra), o dinheiro (infelizmente) tem muito poder, e por norma quem tem mais dinheiro acaba por quase sempre levar a melhor e acabar por vencer, e é assim no futebol, como em tudo o resto na vida…e se reparares em todos os campeonatos e liga dos campeões acaba sempre por ser as equipas com maior orçamento a vencer..

      Repara nos seguintes exemplo: – Imagina que o Porto (eu sou Benfiquista atenção) tinha tanto dinheiro como os clubes que eu frisei, achas que tinha perdido o Hulk? e o Moutinho? e o Falcão? e o Pepe?…não tinha, e hoje tinha uma equipa muito mais forte…da mesma forma que o Benfica se tivesse o dinheiro que aqueles clubes que eu mencionei, também não tinha perdido o David Luiz, o Ramirez, o Fábio Coentrão, Witsel…etc…ou seja, seria mais forte do que é hoje, no entanto e pese essas perdas, Benfica e Porto conseguiram reinventarem-se e com menos que esses clubes fizeram mesmo assim mais que esses clubes, isto é assinalável, seja no Futebol, ou no que for na vida…

      Se tu e eu tivermos que fazer determinada coisa, mas eu tiver 100 milhões de eur para o fazer e tu tiveres 20 milhões, e mesmo assim tu conseguires fazer algo tão bom ou melhor do que eu, o teu mérito é muito superior, pois eu tive mais meios que tu para lá chegar, no entanto com menos fizeste mais, logo isso é assinalável e admirável, e foi aí que eu quis chegar quando acho impressionante aquilo que o Benfica e Porto fizeram nestes 5 anos, com orçamentos muito inferiores às equipas que eu mencionei.

    • João Silva
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:29 pm

      Abdc, o impressionante é isso mesmo, o orçamento de Porto e Benfica é muito menor e no entanto conseguem em 5 anos ser melhor que a maioria dos clubes europeus.
      Benfica e Porto em orçamento nem nos 25 primeiros estariam.

    • abcd
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:06 pm

      Peço desculpa por estar a ser um pouco hipócrita ao não dar o devido valor que o Kafka está a dar aos portugueses, mas apenas digo isto porque a teoria do dinheiro nem sempre está associada ao raciocínio do Francisco…veja o málaga pré-falido, veja o anzhi, o psg nos primeiros anos…isto para dizer que não acho nada estranho, quando a estrutura está montada (jesus há vários anos, pinto da costa há muitíssimos anos, o dinheiro pouco tem a ver, independentemente das grandes contratações e dos grandes plantéis e temos como exemplos recentes o caso do braga 2º lugar e final da europa, montpellier campeao de frança num grande psg, dortmund sem jogadores de renome na altura do 1º de 2 campeonatos, etc…)

      Contudo respeito e consigo ver os pontos de vista dos vossos comentários, só que não consigo achar nada de impressionante…peço desculpa por estar a desvaloriza os feitos dos clubes portugueses, mas é a minha opinião

    • abcd
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:57 pm

      então eu vou explicar melhor:
      Juventus – super-plantel e caro: eliminado 2 vezes consecutivas da fase de grupos da champions
      Man. City – super-plantel e caríssimo: no ano passado nem da fase de grupos passaram

      Kafka, Pedro, Francisco, querem que fale do Zenit, Lyon, Inter de Milão e Liverpool?

      Quando me diz que é impressionante que o Porto e o Benfica estarem á frente de equipas ricas, diga-me o que essas equipas ricas fizeram nos últimos anos que o ranking consiste no que fizeram essas equipas nos últimos anos e não no dinheiro que estas têm…

    • Kafka
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:49 pm

      Obrigado Francisco TM, subscrevo a tua resposta

    • Pedro
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:46 pm

      Então e o dinheiro não faz equipas ??

    • Anónimo
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:44 pm

      abcd, claro que é por pontos, mas o pontos são feitos por resultados, resultados são feitos por planteis, planteis são construidos por dinheiro…. Acho que é facil entender o que o kafka quis dizer e que por sinal tem toda a razão.

      Francisco TM

    • abcd
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:33 pm

      Isto é ranking de pontos, não dinheiro…

  • Barack Obama
    Posted Dezembro 13, 2013 at 5:25 pm

    Vamos acabar por perder o 5º lugar para a França, é uma questão de tempo. O nosso lugar é em 6º.

    Cumps,
    BO

    • Julio
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:37 pm

      engraçado, há anos que dizem que não nos aguentaríamos nestas posições e olha, afinal….alguns profetas da desgraça até diziam que o super campeonato russo, a super-mega liga do futuro ía ultrapassar Portugal no ranking rapidamente…..

      Como diriam em Espanha: RETRATADOS.

    • Lourenço
      Posted Dezembro 13, 2013 at 6:23 pm

      Olha que não, de França só se safam PSG e Monaco

Deixa um comentário