Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ranking UEFA: Portugal ultrapassado pela França

Imagem: https://kassiesa.net/uefa/

O 6.º lugar já é positivo? Parece claro que só um cenário muito particular permitirá a Portugal ficar em 5.º, e tendo em conta a qualidade de jogo de outros países, principalmente os clubes dos Países Baixos e Áustria, estar em 6.º com esta margem para o 7.º já é de louvar.

Correu mal a primeira semana de fase de grupos das competições europeias para Portugal. O nosso país somou apenas pontos com os empates de Benfica e FC Porto, e com isso perdeu o 5.º lugar do Ranking UEFA para a França, que que teve vitórias de Mónaco e Lyon e empates de Marselha, PSG, Rennes e Lille. Recorde-se que se o nosso País terminar a temporada no quinto lugar do ranking UEFA, isso tem consequências importantes: o terceiro classificado da Liga entra direto na Liga dos Campeões, dependendo de quem vence Liga Europa. Para além disso, vão duas equipas à Liga Europa e só uma à Liga Conferência (hoje vai uma à Liga Europa e duas à Liga Conferência).

35 Comentários

  • pogagnolo
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:41 pm

    A Holanda é o 2o país com mais vitórias nas competições europeias em 2021, com 18, só ultrapassada pela Inglaterra (29). O Ajax e o PSV têm projetos aliciantes, acompanhados pelo desenvolvimento da liga holandesa. Aliás, creio ser a chave para o crescimentno destes clubes.
    A centralização dos direitos televisivos da Liga portuguesa será um passo certo para os seus clubes, mas não deixo de notar, nomeadamente no Porto e Benfica, que os clubismos e lutas de secretaria servem a desviar o foco dos adeptos da incompetência dos seus dirigentes. Nunca olhar para dentro e arranjar sempre um bode expiatório. É tremendamente contraproducente. Para tal problema não vejo solução à vista. O Sporting encontrou em Varandas um presidente com a mentalidade correta e pés assentes no chão. O Benfica perdeu o único candidato competente em anos, e o Porto práticamente nem tem oposição. Boa sorte para ambos os clubes…

    • ricardojrdg
      Posted Setembro 17, 2021 at 9:11 am

      Já agora, não se vai avançar com o projeto de criar uma só liga entre os países da Benelux?

    • Aurinegro
      Posted Setembro 17, 2021 at 10:25 am

      Por curiosidade, qual era esse candidato competente e onde mostrou essa competência?

      • pogagnolo
        Posted Setembro 17, 2021 at 12:49 pm

        A meu ver, era o Noronha Lopes pois:
        1) tem um currículo imaculado em áreas de gestão e advocacia: “De 2015 a 2018 assumiu o cargo de Corporate Vice-President e Worldwide Chief Franchising Officer [da McDonalds]” segundo a wikipedia, entre outros cargos relevantes;
        2) tem uma forte ligação ao clube, tendo servido no mandato do Vilarinho (“Vice-Presidência para a Área Financeira “). Servir o clube numa altura conturbada, pondo em risco uma futura carreira profissional, a meu ver, denota uma grande dedicação ao mesmo;

        NB: “Antes de ter apresentado a sua candidatura, foi convidado por Luís Filipe Vieira, num almoço em Julho de 2020, para ser seu Vice-Presidente, o que Noronha Lopes recusou.[13] “. I.e., para aqueles infelizes que o acusam de “querer um tacho”, o próprio LFV já o tinha servido mais um dos seus, como tantos aqueles que já por lá se encontram no Seixal, e o Noronha Lopes recusou. Pasma-me como esta massa adepta consegue ser tão retrógrada e tão pouco curiosa.
        “Be curious, not judgemental” como, curiosamente, NUNCA disse o Walt Whitman (para os fãs da ótima série Ted Lasso).

        • DNowitzki
          Posted Setembro 17, 2021 at 1:12 pm

          Por momentos, pensei que tinhas lido ‘Leaves of Grass’.

          A ligação do Noronha ao Vilarinho tem muito que se lhe diga.

          • Contra Informação
            Posted Setembro 17, 2021 at 4:19 pm

            Queres elaborar ou é só mais uma papaia?
            Tem mais ligação do que o rei dos pneus que foi posto lá pelo vilarinho e pelos bancos?

            • DNowitzki
              Posted Setembro 18, 2021 at 12:17 am

              O Noronha mentiu acerca disso. Afirmou que entrou para a direção de Vilarinho primeiro como suplente e depois como efetivo durante um ano, após o falecimento de Nuno Moreira da Cruz. Quem substitui este último foi Ricardo Martorell.

              Quando pediu a demissão, Noronha continuava a ser vice-presidente suplente. Por que razão mentiu? Para quê? Não foi um bom princípio; fartos de mentirosos andamos nós.

              Sobre as ligações de Vieira, já escrevi aqui várias vezes. Vilarinho foi eleito para abrir a porta a Vieira, que lá foi colocado a pedido de Ricardo Salgado, com a promessa de que não faltaria dinheiro para sustentar a presidência do indivíduo. Sabemos como as coisas evoluíram e onde fomos parar.

    • Pedro 23
      Posted Setembro 17, 2021 at 5:30 pm

      O grande problema nem é a centralização dos direitos televisivos. O principal problema em Portugal é a incompetência na gestão dos clubes. Nos últimos 10 anos, tivemos clubes levados à insolvência e estes são: Desportivo das Aves (clube este que, antes de ter um investido era dos poucos que era bem gerido em Portugal, pagando sempre certinho ao final do mês), União de Leiria, União da Madeira, Olhanense, Beira-Mar, Naval 1º de Maio, Vitória de Setúbal entre muitos outros clubes.
      Olhando para os clubes pequenos, estes, mesmo tendo um baixo orçamento, compram autocarros de jogadores todos os anos, e muitos deles de qualidade duvidosa. Em todos os clubes em cima mencionados, acontecia exatamente isto e, chagados a meio da época, já tinham salários em atraso.
      Esta problemática também afeta os 3 grandes. Vemos constantemente Benfica, Porto e Sporting a comprar a torto e a direito, com planteis com uma dimensão estratosférica (davam para 2 ou 3 equipas no máxima). Em todos os mercados tem sempre excedentários para colocar.
      Em suma, o principal problema das equipas em Portugal é a incompetência na gestão dos clubes. E, enquanto essa incompetência não for resolvida, não adiantará de nada haver centralização dos direitos televisivos.

  • Ricardo Lopes
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:45 pm

    Há quatro campeonatos que ficam bem à frente dos outros: Bundesliga, Serie A, Premier League e La Liga. A França tem um campeonato que é competitivo do segundo para baixo (esquecamos o milagre Lille, num ano interessante para estudar do futebol francês), porém existem projetos agradáveis constantemente, levando a que consigam bons elencos. Já Portugal depende muito de quatro equipas e que de vez em quando alguma faz uma campanha muito interessante, como o FC Porto o ano passado. O futebol não é o melhor o que pode levar ao perigo dos Países Baixos, que já nos mostraram (portugueses) que Ajax e PSV sabem jogar à bola. Na Áustria é uma constante a saída de talentos para outros campeonatos e talvez por isso não tenha mais pontos, já que o campeonato interno não cresce ainda mais, o que prejudica externamente. Penso que necessitamos de mais casos como o do FC Porto o ano passado, mas dentro de uns anos eventualmente teremos que começar a olhar pelos retrovisores.

  • Kafka
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:49 pm

    Este ano o 6° lugar já está garantido até ao fim da época, pois é impossível a Holanda fazer mais 10 pontos que Portugal..

    Para o ano é que a Holanda irá entrar na luta pelo 6° lugar com Portugal, visto no fim da época recuperar automaticamente 7 pontos a Portugal….

    Áustria nem sequer é assunto, nos próximos 2 anos pelo menos é impossível passarem Portugal, porque no fim da época perdem os mesmos pontos que Portugal

    Rússia então ainda menos assunto é, pois no fim da época Portugal ainda vai é aumentar a vantagem para a Rússia, ganhando automaticamente 3 pontos à Rússia

  • DNowitzki
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:56 pm

    De que adianta levarmos «muitas» equipas se o excesso nos faz descer no «ranking»?

    • Pipo
      Posted Setembro 17, 2021 at 9:29 am

      Isso é constatar o óbvio :) Subimos quando levamos poucas equipas, descemos quando levamos mais. Tendo em conta que as equipas extra que vão nesta altura, por norma não contribuem com pontos nenhuns, andaremos sempre nisto.

      • DNowitzki
        Posted Setembro 17, 2021 at 1:15 pm

        Estás a chamar-me La Palisse? ?

        Vamos andar eternamente nisto, é verdade. Por isso, é tão importante que os 3 estarolas tenham épocas constantes de sucesso e não pode ser sempre 1 e às vezes 2 a carregar o andor.

  • Kacal
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:58 pm

    Claro que o 6º lugar já é positivo. As 4 primeiras nem vale a pena comentar nada, depois a Ligue 1 continua a ser superior à nossa. Mais dinheiro, mais condições, mais qualidade de jogadores no geral, várias equipas fortes, mais público nos estádios com certeza. Em tudo é melhor que a nossa.

  • Winter
    Posted Setembro 16, 2021 at 11:19 pm

    A única coisa que me deixa mais descansado, é que tanto Países Baixos como Áustria, só têm 2 clubes respetivamente que contribuem para esta subida nos últimos 5 anos, Ajax e PSV, e Salzburgo e LASK respetivamente.

    Embora isto seja cíclico, pois assim que descermos para 7º ou 8º (se descermos) o Sporting (ou quem ficasse em terceiro, para este cenário considero que será um dos 3 grandes) passaria a jogar a Liga Europa e por consequência traria mais pontos para Portugal. Do mesmo modo os Países Baixos ou Áustria, ao subirem para 6º, iriam contar com um peso morto na champions e outros na LE/LC, pois estas ligas pouco diferentes são da nossa em que abaixo 2º não têm estofo para champions e abaixo do 3/4º lugar não têm estaleca para LE sequer.

  • Abbas
    Posted Setembro 16, 2021 at 11:27 pm

    Este ano deixou de entrar a última época positiva do Benfica na Europa. Sendo assim, estas pontuações são à base do Porto. Se o Benfica conseguir voltar a ter boas prestações europeias como teve na primeira passagem de JJ e nos dois primeiros anos de RV, somando a uma continuação da performance habitual do Porto, Portugal volta a pontuar acima dos 10 mil consistentemente e pode voltar a disputar o 5º lugar.

    • dependente
      Posted Setembro 17, 2021 at 12:41 am

      Não me parece que a época do Benfica em 18/19 com 17 pontos, possa ser considerada negativa.

      • Abbas
        Posted Setembro 17, 2021 at 8:59 am

        Foi. Esse foi o ano em que o Benfica se vê à rasca para eliminar o Zagreb e depois é eliminado nos quartos de uma forma ridícula pelo Frankfurt?

        • Borsalino
          Posted Setembro 17, 2021 at 11:43 am

          Foi realmente vergonhoso! Abdicar de jogar uma meia-final europeia, para jogar no fim de semana contra Tondelas e Aroucas desta vida (com todo o respeito). Um dia que envergonhará a história do Benfica.

          • Abbas
            Posted Setembro 17, 2021 at 1:16 pm

            Fejsa e Jardel sem jogarem durante a época inteira, entre outros, a serem atirados diretamente a jogo. Tiveram ambos performances desastrosas, a equipa toda fez um péssimo jogo.

  • Aurinegro
    Posted Setembro 17, 2021 at 9:18 am

    Isto vai acabar por ser sempre ciclico. Quando descermos um lugar (ou mais) ficamos com menos equipas e os pontos são a dividir por menos, e temos mais equipas na Liga Europa e Conference League onde é mais fácil de fazer pontos. Depois voltamos a subir, e apanhamos com grupos dificeis na Liga dos Campeões e fazemos menos pontos.

    Quanto a esta época em especifico, ainda falta muito, e por exemplo, vai depender de quem consegue ainda ir para a Liga Europa e dos pontos que lá fizermos. Ainda por cima na segunda metade da época há os bonus de passar eliminatórias.

    Acho que a Conference League também vai ser importante em todas estas contas. Com a nova competição, equipas de metade da tabela dos grandes campeonatos vão somar muitos pontos, mesmo que sejam menos bonus que na LC e na LE. Aliado aos pontos que vão somar (mesmo que a dividir por mais equipas), estas equipas de meio da tabela vão subir nos rankings da UEFA, o que daqui por uns anos vai fazer que possam ter melhores posições nos sorteios de LC e LE quando lá chegarem, enquanto as nossas grandes andarão a somar uns pontitos na LE e na LC.

    Tudo isto é sempre no papel. O PSG não ganhou os seus pontos que eram quase certos. O mesmo pode acontecer com os tugas e até pode acontecer de conquistar pontos que não se estão a contar.

    De resto, entre o 5o e o 7o lugar é onde merecemos estar (digo o 7o porque mais ano menos ano os Paises Baixos vão estar a lutar connosco – na minha opinião).

  • Valderrama
    Posted Setembro 17, 2021 at 9:45 am

    Da forma como isto está feito andaremos sempre neste iô-iô. Estás mais acima no ranking, mais equipas, piores prestações médias, desces no ranking. Estás mais abaixo, melhores prestações médias (por ter apenas as melhores equipas e mais na competição onde podem fazer mais pontos – Liga Europa) e voltas a subir.

  • Cossery
    Posted Setembro 17, 2021 at 9:46 am

    O nosso objectivo deve ser o 6° lugar e para o ano vai ser difícil mantê-lo face ao crescimento da Holanda e a perda de pontos do ano 2017/18 (ano horribilis da Holanda). O 5° pode acontecer em algum ano em que as condições sejam particularmente favoráveis mas será muito raro e dificilmente lá nos manteremos mais que um ano ou dois. Quase sempre que metemos 3 equipas na Champions fazemos menos pontos, se os três grandes conseguirem no mínimo ir à Liga Europa e o Braga confirmar a passagem aos 16avos de final, ainda podemos somar uns pontos importantes para manter alguma distância para a Holanda. Quando temos um ou dois grandes na Liga Europa desde início fazemos mais pontos e subimos no ranking, depois vão à Champions e volta a ser mais difícil, é cíclico. Duvido que algum dia possamos vir a ter os três grandes a subirem de nível europeu para se baterem na Champions como o Porto o faz agora, teria de haver um projecto estruturado de todo o futebol português, mas nós preferimos o tribalismo interno à afirmação europeia.

  • Silvestre
    Posted Setembro 17, 2021 at 12:22 pm

    Se os três grandes eventualmente caírem para a Liga Europa, e presumindo que o método de cálculo da pontuação do ranking não mudou, (não sei se mudou honestamente) poderemos ter um ano positivo.
    Vejo facilmente o FCP a chegar a umas meias finais ou mesmo à final da UCL.
    Quanto ao meu Benfica e ao SCP pode correr muito bem ou muito mal, mas caindo para a Liga Europa devem limpar os 16 avos e os oitavos facilmente se os sorteios não forem muito madrastos.
    Vamos ver como corre esta época…Mas tenho cá para mim que o PSG não vai chegar às meias (será outra vez final four?) da Champions este ano. :)

  • Abbas
    Posted Setembro 17, 2021 at 12:49 pm

    Futebol russo totalmente decadente. Mas também quando contratam Rui “Vitória” não podem esperar outra coisa… Mais uma derrota, em casa, contra o Légia Varsóvia. A caminho dos zero pontos novamente?

    • Aurinegro
      Posted Setembro 17, 2021 at 1:17 pm

      Olhei para o grupo, depois da derrota com o Légia, e pensei: “Este menino é capaz de vir a ser o primeiro a fazer 0 pontos nas fases de grupo de LC e da LE.”

      • Abbas
        Posted Setembro 17, 2021 at 4:32 pm

        Contra o Leicester e o Nápoles, muito provavelmente faz zero. Pode ser que pontue na Polónia, mas é uma possibilidade séria. Treinador mesmo fraquinho, surrealmente fraquinho.

  • Kacal
    Posted Setembro 17, 2021 at 2:25 pm

    Ah e acrescentando uma coisa, não é “clubite aguda” o que vou dizer mas os clubes portugueses têm que começar a estar à altura do Porto na Champions e outras competições. Claro que há uma época ou outra ou um jogo ou outro em que fazemos menos bem, mas no geral temos sido competitivos e conseguido bons resultados. O Sporting voltou agora à Champions mas mesmo na Liga Europa não vinha a fazer nada de especial, os outros também acho que podem fazer mais. Os clubes portugueses quando enfrentam clubes teoricamente inferiores, similares ou ligeiramente superiores têm que começar a bater-se melhor.

    O SC Braga esta jornada europeia nem empatar com o Estrela Vermelha conseguiu, o Benfica tinha que ter vencido o Dinamo Kiev e o Sporting devia ter dado mais luta ao Ajax.

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 17, 2021 at 4:13 pm

      Não é clubite é constatar factos. O Benfica tem que voltar a pontuar como fez nos primeiros de Jesus mesmo que seja na Liga Europa.

      No entanto agarrar o 5º lugar firmemente é uma utopia.
      As 6 vagas que temos, muito raramente são ocupadas, tendo normalmente menos 2 a pontuar.
      Depois Porto e Benfica até estão num patamar superior aos clubes abaixo do PSG mas não há nenhum clube do nível do PSG, que provavelmente irá a 8/10 meias finais/finais nos próximos 15 anos.
      E mesmo esses clubes só estão abaixo por uma questão de massa associativa e histórico porque em termos financeiros são do mesmo nível ou superiores.

      O Sporting vai crescer e pode ser mais um neste nível mas ainda está atrasado uns anos.

      Depois há o Braga que vai fazendo os seus pontinhos mas que clube tem a França do nível do Braga? O Rennes que com o seu dono bilionário, investiu 80 MILHÕES ESTE ANO. Isto é o orçamento de transferências do Braga gasto no que? Últimos 10 anos?

      Não acho razoável achar que é possível competirmos pelo 5 lugar todos os anos mas temos sempre oportunidade de lutar de vez em quando. E este é um bom ano para pontuar pois o mais certo é os 3 caírem para a LE.

      • Kacal
        Posted Setembro 17, 2021 at 5:03 pm

        Concordo totalmente com o teu comentário, Bruno. Mas atenção que eu não me refiro à luta pelo 5º lugar, refiro-me à luta por manter o 6º! Temos que começar a pontuar bem num todo dos clubes se queremos continuar a ser a melhor Liga após as 5 primeiras.

    • DNowitzki
      Posted Setembro 17, 2021 at 9:29 pm

      Creio que a maioria das pessoas concordará contigo. Este ano, a única exigência que faço enquanto sócio é alcançar o terceiro lugar, porque o grupo é o que é, mesmo com o Barcelona como está.
      Agora, com uma ou outra exceção, o que o Benfica tem feito na LC e LE é mau de mais, até pelos pergaminhos do clube.

      Mas a exigência no meu clube caiu muito desde os anos 90.

      Em suma, tens toda a razão.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 17, 2021 at 3:18 pm

    É óbvio que o sexto lugar é positivo. Já ficámos vários momentos à frente da França que é mais do que a nossa obrigação.

    A Inglaterra, a Espanha, a Alemanha e Itália ( que até anda pelas ruas da amargura ) não nos dão qualquer hipótese. E a França só tem dado porque tem sido mal gerida. Mas a entrada do dono do PSG no futebol francês veio dar a dimensão que Paris poderia ter no futebol europeu, e com isso, arrastou todo o futebol gaulês para cima.

    Hoje temos um clube como o Lille, que nem está nos quatro principais clubes do país, a gastar mais de 20 milhões em contratações de jogadores. Onde é que Portugal pode competir com isto ? Alguém sabe dizer quanto tempo vai demorar para um Vitória de Guimarães ou Belenenses pagar 20 milhões por um jogador ?

    Por outro lado, nossa superioridade frente a países que nos poderiam ultrapassar é evidente. E aqui incluo pelo menos quatro ou até mesmo cinco. Holanda, Turquia, Bélgica, Rússia ou Escócia, são países que por um motivo ou por outro poderiam fazer melhor que nós. Poderiam, mas não fazem, e isso é mérito nosso tbm.

    Agora, por exemplo, eu sempre digo que o Benfica poderia estar muito melhor. Portanto, há sempre espaço pra melhorar e evoluir, tanto o Benfica como todos os outros.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 17, 2021 at 8:33 pm

    É o nosso lugar.

    Tendo em conta que a França é uma espécie híbrida já que não tem a qualidade e o glamour das big4, mas tem muito mais dinheiro do que os outros, isso faz do tugão a melhor liga da segunda divisão europeia.

    Não temos o dinheiro dos russos ou dos turcos, nem os estádios cheios da Escócia, nem a organização holandesa, ou austriaca, mas temos muito mais qualidade ao nível do futebol jogadores e treinadores.

    Tal como acontece no tugão, volta e meia, há um Estoril (vulgo Porto, Benfica ou Sporting) a surpreender os tubarões, mas o restantes (salvo um Braga ou um Vitória) são absoluta carne para canhão.

    E essa deveria ser a principal preocupação dos dirigentes desportivos portugueses.

    Tornar o pelotão do meio da liga em equipas competitivas na Europa, porque o preocupante é esse pelotão do meio, não se conseguir bater com o pelotão do meio da Austria, Holanda ou Escócia.

Deixa um comentário