Real Madrid 1-0 Bayern (Benzema 19′)
Hoje já se viu futebol! Num confronto de estilos, o Real Madrid levou de vencida o Bayern de Munique e sai na frente da eliminatória. O golo, marcado por Benzema, é um exemplo perfeito do que o Real fez durante todo o encontro. Uma transição mortífera, com Ronaldo a lançar Coentrão e o português a assistir o francês para o 1-0. O Bayern teve mais bola (como era previsível), mas só na recta final conseguiu incomodar Casillas. A turma de Ancelotti controlou quase sempre a partida, soube gerir os momentos do jogo e foi mesmo a equipa mais perigosa em campo.
O Bayern teve uma entrada forte, com uma posse de bola dinâmica e uma reacção à perda muito agressiva. Ainda assim, foi o Real quem marcou (contra a corrente do jogo). Em vantagem, os merengues ganharam confiança e subiram as linhas, conseguindo forçar o erro da equipa bávara e criar algumas oportunidades (Ronaldo desperdiçou). Na segunda parte, o conjunto alemão entrou menos pressionante e permitiu que o Real trocasse a bola. Ronaldo voltou a incomodar Neuer, mas pouco depois viria a ser substituído, tal como Pepe (lesão muscular). Na recta final, Götze teve a melhor oportunidade do Bayern, com Casillas a negar o golo. Algumas notas: Pepe (estava a ser um dos melhores em campo) e Coentrão (uma assistência e anulou Robben) estão numa forma incrível! Esperemos que os portugueses continuem assim até ao Mundial (deseja-se que a lesão do central não seja grave); que classe de Modric e Alonso. Duas grandes exibições – tanto a defender como a atacar – de dois enormes jogadores; parece estar de volta o melhor Casillas (deu segurança e fez uma defesa importante); Isco e Di María foram incansáveis mas decidiram quase sempre mal; Carvajal está a responder muito bem no seu primeiro ano de Real; Ronaldo foi decisivo no golo, testou Neuer duas vezes na 2ª parte, mas falhou um golo cantado e a oportunidade de fazer história (ainda pode fazer em Munique, ou na final caso o Real lá chegue); não se percebe como Boateng tem lugar neste Bayern; Lahm é um jogador do outro mundo. Toma invariavelmente as melhores decisões; Alaba esteve excelente na primeira parte, mas na segunda metade perdeu algum fulgor e cometeu alguns erros (o mesmo se pode dizer de Kroos); Mandzukic continua a parecer um “peixe fora de água” nesta equipa de Guardiola; Ribéry teve algumas iniciativas interessantes (é pouco para a sua qualidade), mas está a realizar uma época bem mais fraca que a anterior.



0 Comentários
LuisRafaelSCP
Foi um jogo intenso, mas com menos espectáculo do que eu esperava.
Do lado do Bayern, entraram bem, a controlar mas o golo mexeu muito com os Bávaros, o Real Madrid podia ter feito mais 2/3 golos na primeira parte, pois tiveram as melhores oportunidades.
Do lado do Real, excelente defensivamente e muito forte nos contra-ataques (foi isto que eu critiquei em Mourinho no jogo de Terça… só defendeu, não tentou sequer marcar em contra-ataque), sendo que este resultado permite manter a estratégia na 2ª mão.
Em termos individuais, Modric continua para mim a ser o melhor, muita classe! Do lado do Bayern, foi apenas Robben a tentar levar a equipa para a frente, mas nem sempre decidiu bem.
Gonçalo Mano
Vitória Justíssima do Real.
Com uma equipa bastante limitada nas suas principais armas, Ronaldo a 25% e Bale com gastroenterite, conseguiu fechar a entrada da àrea e sair em transição.
Guardiola está a sofrer com a descompressão dos jogadores, provocada pela vitória (muito) antecipada no campeonato.
Contudo, os erros que comete são gritantes:
– Lahm é estratosférico, mas colocar Rafinha contra Ronaldo diminuído é péssimo para. . . Rafinha. Imaginem se Ronaldo estava a 100%.
– A não colocação de Javi Martinez de início no meio é outro erro crasso.
– O tiki-taka no Bayern não me convence, se no Barcelona era, muitas vezes, estéril, neste caso é completamente inóspito. . .
O Bayern tem uma linha média e avançada fantástica para poder alternar entre o jogo de posse e a transição, porque não aproveitar?
Excelente o Real a aproveitar o monólogo inóspito do Bayern.
Melhores:
Pepe: Hoje por hoje, o melhor central do mundo
Modric: Que médio fantástico!
Coentrão: Final de época avassalador
Di Maria: Cada vez mais completo
Phillip Lahm: grande enorme jogador
Goetze: Não é titular porquê?
————— ———————-
Pior es:
Sérgio Ramos: Inacreditável, falta de sentido posicional, péssima saída de bola, enfim, um desastre
Rafinha: Jogador para o Schalke
Ribery: muito abaixo do exigível para o 3º classificado do Balon D'or
Madzukic: grande jogador, mas neste esquema de Guardiola é "peixe fora de àgua" (Cuidado Lewandovski!)
Boa sorte para o Real na 2ª mão, se Guardiola emendar a mão e colocar Javi no meio e Goetze, será muito dificil passar.
Carlos Gonçalves
minha visão do jogo:
uma primeira parte que me meteu nojo do Real. Isto não é futebol. Uma coisa é ceder o controlo da bola ao adversário, outra é faze-lo e tentar sair para o ataque apenas e só com pontape para a frente.
segunda parte boa de ambas as equipas. ficou 1-0 podia ter ficado 2-1 ou 3-1. ganhou bem, mereceu. pressing alto, transicoes rapidas, bolinha no chao.
assim gosto!!!!
Luis 25
Adoro ver o Lahm jogar, faz tudo bem em qualquer posição! É um dos melhores jogadores do mundo.
O real ainda vai sofrer muito na Alemanha.
Gabriel Esteves
Este jogo foi a prova que a quantidade de posse de bola não é o mais importante! O essencial é saber o que fazer com ela! Que classe que tem este meio campo do Real…
Anónimo
Há uma frase que descreve perfeitamente a situação de Mario Mandžukić…
''Um tubarão no topo de uma montanha''
De grande grandeza, numa grandeza ainda maior do que ele próprio, mas não se adequa.
E. Carvalho
João Lains
Acho que ele está a ser mais uma vítima, como foi o Ibrahimovic no passado.
Kacal l
O Real Madrid foi melhor, o Bayern com o seu estilo de jogo, uma espécie de "tiki-taka", controlou a posse de bola, trocou bem a bola, criou algumas jogadas, mas nunca criou assim tanto perigo, a defesa do Real esteve muito bem e não deu hipótese ao ataque do Bayern de fazer estragos, o Ribéry esteve "apagado", o Carvajal com a ajuda do Dí Maria "secou" o Francês, o Mandzukic esteve muito sozinho e o Pepe e o Ramos não lhe deram hipótese, o único que desequilibrou foi o Robben, mas mesmo assim o Coentrão esteve muito bem, apesar de tudo, o Real foi a equipa mais perigosa, principalmente na transição ofensiva, o Modric tem uma visão de jogo e uma qualidade de passe fantástica, lança muito bem o jogo e depois o Dí Maria, CR7 e Benzema, depois o Bale quando entrou, são fortíssimos no contra-ataque, o Real aproveitou bem para criar situações de perigo, fez um golo e até podia ter feito mais, uma excelente estratégia do Ancelotti e o Bayern não teve "armas" para contrariar o Real, o Guardiola demonstrou mais uma vez que não tem plano B e ele não pode querer jogar com este estilo de jogo, com o Mandzukic lá na frente, o 1-0 é um bom resultado para o Real, não sofreu golos em casa e ainda fez um, se fizer uma boa exibição na Alemanha e fizer um golo, acredito que consigam eliminar o Bayern e chegar à final de Lisboa.
Luís
De facto o Real Madrid teve 3 ou 4 oportunidades de golo proporcionadas por erros de Jerome Boateng
r_futebol
Grande jogo do Real Madrid! A vitória sobre o Barcelona na final da Taça do Rei pareceu funcionar como um tónico para o jogadores merengues que jogaram de forma fantástica! Não se percebe as notícias que apontam para a saída do Fábio Coentrão… Está em excelente forma e ainda assim é considerado um patinho feio! Veremos em Munique a reacção dos pupilos de Guardiola
Tiago Martins
Com este resultado o Real fica com a eliminatória na mão (acredito piamente que marcarão golos em Munique). Modric fez uma exibição soberba, tal como Xabi Alonso; mais um grande jogo de Pepe (um dos três melhores centrais do Mundo esta época) e Fábio Coentrão – estão num momento de forma fantástico! Espero que cheguem assim ao Mundial já que juntamente com João Moutinho e Cristiano Ronaldo são os elementos mais influentes da nossa selecção.
Tiago Martins
Pelo que tenho visto/lido o seu rendimento está um pouco aquém das expectativas.
Miguel Gomes
Já agora, sei que nao tem nada a ver com este post, mas como esta a ser a epoca do moutinho, sabe?
Pedritxo
um bom jogo de futebol.
Coentrao fez um jogaço, quero ver o que a imprensa espanhola vai dizer, ele para mim tem feitos epocas boas,a imprens espanhola e que deturpa tudo.
Pepe tambem fez um grande jogo tal como modric.
Di Maria equilibrou bastante a equipa.
Isco nao teve tao bem como pode.
Ronaldo e Benzema iam ajudando a defender.
Carvajal e um grande lateral top.
O real hoje jogou com o ronaldo mais no meio, numa especie de 442 que me seupreendeu
Julio
foi o mesmo 4-4-2 com que ganharam a Taça do Rei ao Barça (jogou Bale e Benzema na frente)
Xav
Grande Jogo de Futebol, duas granes equipas, sendo que o Real, fez um jogo a roçar o perfeito. Na defesa, o Pepe esteve imperial, e o Fábio Coentrão mostra o porque de sentar o Marcelo (também este excelente DE). Meio campo do Real deixando jogar mas sempre controlando todas as Jogadas, deste meio campo destaco o Modric, uma capacidade de passe impressionante, inclusive pressionado é incrível a sua lucidez e como já referi, ainda assim consegue fazer passes magistrais. O Di Maria tem um pulmão incrivél… consegue correr durante 75 no máximo, sem parar, muitas vezes partia dele a primeira vaga de pressão. O Bezema, estava no sitio certo, a receber sempre bem e a entregar melhor. O Ronaldo não esteve nos seus dias, esteve mais apagado.
Quanto ao Bayern, destaco o Lahm que sempre achei um Sr Jogador, neste momento numa posição que não é a sua, adaptou-se e foi o melhor do Bayern.
Tenho pena que tenha adaptado este tipo de jogo (não sou adepto do Tik.Tak), o ano passado tinha um jogo mais vistoso e claro, mais eficiente. Desde há muito tempo que tenho esta ideia, o Barcelona e agora o Bayern, têm um problema quando muito pressionados, e quando fazem este tik-tak perto da grande área do adversário, ao perder a bola, têm sempre muitos jogadores na frente, ficam descompensados atrás, ora, com equipas que tenham jogadores rápidos e com qualidade de passe, sofrem. Aconteceu hoje, e o Real marcou o primeiro contra o Barcelona da mesma forma.
Um resultado justo, que premeia a equipa que procurou BALIZA. Segunda-mão, vai ser um jogo em aberto, se bem que o Bayern vai ter que correr ainda mais riscos, sendo que se sofrerem um golo em casa não será fácil.
Certo certo, é que vamos ter mais um grande jogo.
Abraço
JN
Guardiola a provar com esta mudança para o Bayern que o Tiki-taka era tudo menos espectáculo. Que sono ver este Bayern comparado ao do ano passado, espero realmente que não passem. Ver uma final da Champions com 75% do jogo a ver-se passes inofensivos como se tivessem numa sessão de treino seria uma grande pena.
Jogo incrivel do Coentrão e Modric, e passe excelente do Ronaldo que fez toda a diferença.
Matt Le Tissier
Pela 1ª vez na história enfrentaram se 2 treinadores que já venceram a competição (Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões) como jogador e como treinador (Ancelotti-Pep).
O jogo ficou bem encaminhado para o Real Madrid depois de ter marcado 1º já que venceu os últimos 19 jogos da Champions League no Bernabéu em que marcou o primeiro golo. Para além disso, a última derrota de Ancelotti em casa depois de estar a vencer 1-0 ao intervalo já foram em 2002:
23.01.2002 Milan 1-2 Juventus
13.11.2002 Milan 1-2 Deportivo
Ancelotti superou 2 das suas 5 meias finais da competição e nunca perdeu frente ao Bayern (5 vitórias e 2 empates em 7 duelos).
O Real Madrid superou 4 das suas 6 eliminatórias europeias depois de vencer 1-0 em casa na 1ª mão (caiu 2 vezes perante a Juventus).
Por outro lado, o Bayern conseguiu virar 5 de 6 eliminatórias em que perdeu 1-0 fora. Apenas caiu perante o Milan em 1990 (2-1 na 2ª mão).
Com a regra dos golos fora em vigor, apenas 4 equipas (de 14) conseguiram virar um 1-0 nas meias finais da competição (29%).
Apenas 2 jogadores precisaram de menos jogos que Benzema (62) para marcar 36 golos na Champions League: Van Nistelrooy (42) e Messi (55).
Menos jogos para marcar 36 golos na Champions:
42, Van Nistelrooy
55, Messi
62, Benzema
64, Inzaghi
68, Raúl e Henry
69, Shevchenko e Drogba
Sempre que um francês marcou, o Real Madrid eliminou o Bayern: Anelka (2 golos) em 2000 e Zidane (1 golo) em 2004.
Casillas igualou Van der Sar e Reina como guarda redes com mais jogos (142) na história dos torneios europeus.
Casillas atingiu hoje as 82 vitórias na história da competição e superou Raúl (81), aproximando se rapidamente da marca de Xavi (88).
Casillas enfrentou o Bayern pela 13ª vez. Igualou o duelo mais repetido da Champions (Salihamidzic vs Madrid)
Duelos mais repetidos da Champions:
13, Salihamidzic vs Madrid e Casillas vs. Bayern
12, Kahn vs Madrid, Raúl vs Bayern e Valdés vs Milan
Cristiano Ronaldo, Casillas e XabiAlonso jogaram hoje a sua 7ª meia final da competição (TCE/LC). Apenas Gento e Maldini com 9 e Makelele, Puyol e Xavi com 8 jogaram mais meias finais da prova.
Por último, Van Nistelrooy pode finalmente estar tranquilo, o seu recorde de único jogador a marcar em 9 jogos seguidos da Champions durará pelo menos mais uma época já que Cristiano Ronaldo hoje ficou em branco.
Matt Le Tissier
Boa noite Kafka.
Sim, foi a 1ª derrota de Pep Guardiola no Bernabéu como treinador. Apresenta um saldo de 5 vitórias, 2 empates e uma derrota (a de hoje).
Obrigado Gabriel Esteves. É uma mistura de pesquisa pessoal com dicas de amigos conhecedores.
Manuel Ferreira, não sei quem é tal pessoa.
Gabriel Esteves
Simplesmente incrível o teu comentário! Como quase todos! Gostava de saber como vais buscar todas essas informações… É genial teres sempre estes dados!
Manuel Ferreira
Rui Oliveira e Costa, és tu ?
Kafka I
Le Tissier, excelente como sempre…olha é só impressão minha ou hoje foi a primeira derrota do Guardiola no Bernabéu?
Luís Borges
Que jogão do Modric. Dá gosto… Soberbo em tudo o que faz, desde o posicionamento até à visão de jogo (capítulo onde, atualmente, não vejo ninguém tão forte e eficaz como o croata na sua posição). O experiente Xabi esteve igualmente em grande nível.
Já os nossos portugueses, têm se mostrado muito bem… Espero que cheguem ao Mundial com este nível, porque dois dos 4 elementos mais importantes e que podem colocar a balança a nosso favor frente a adversários com muito calibre. O Pepe então… Até é legítimo afirmar que tem sido o melhor central no Mundo nesta época.
No lado do Bayern, exibição bem abaixo das expetativas… Salvou-se o Lahm, que deu sempre critério, que comandou muitas vezes o ataque mesmo jogando no vértice mais recuado do meio-campo, e que basicamente não sabe jogar mal, seja em que posição for. O Ribery está a provar que não merecia ter sido o melhor do Mundo na época passada… O Robben apareceu a espaços e o Schweini está muito longe daquilo que já mostrou e que inclusivamente fazia dele o meu médio favorito há bem pouco tempo atrás.
m1950
É isto que me faz impressão , reparem por exemplo , o Sporting , que dá a bola aos seus adversários normalmente as equipas pequenas deste campeonato , abdicando de assumir o jogo e por vezes até chega a sofrer , mas a razão é simples , porque as equipas pequenas estão talhadas para a transição e não sabem nunca ter bola no pé , o melhor exemplo que posso dar disto é o jogo do Sporting contra o Maritimo ou contra o Paços , o Sporting por exemplo não tem futebol para assumir o jogo pois leva com autocarros , e não tem jogador abre latas com capacidade de desiquilibrio suficiente para arrombar esse tipo de defensiva como SLB e FCP pro exemplo (Quaresma , Salvio , Varela , markovic , Gaitan).
O Sporting entrega a bola , e é avaliado como uma equipa mediocre e futebol pauperrimo , o Real e o Chelsea entregam a bola , e são considerado brilhantes estrategas , é isto que me faz confusão , isto apesar de Bayern e Atleti serem equipas com qualidade na posse de bola , a estrategia acaba por ir dar ao mesmo , mas gostava que as pessoas pensassem mais antes de criticar o SCP(eu tambem não gosto muito) , pois acho que tendem a fazer comparações diretas com o futebol do Benfica.
David Gomes
Manuel, será você um adepto do FCP? É que o Sporting para o ano é certo que vai lá estar. Só mesmo para informar…
Miguel Gomes
Porque ter o Benfica ou o Porto a fazer as figuras que fizeram este ano na Champions, da moral para falar…
Manuel Ferreira
Temos que perceber os adeptos do SCP. Isto é o mais próximo que eles conseguem estar de ver "SCP" e "Champions" associadas.
Miguel Gomes
m1950, com todo o respeito, mas a comparaçao nao foi, a meu ver, a melhor. nao se pode comparar um paços e um maritimo, com um bayern e com um atletico.
Uma coisa seria, por exemplo, o real jogar desta maneira contra um granada, um getafe, um levante, por ai fora, outra coisa é jogar assim contra aquela que era considerada por muitos a melhor equipa do mundo.
Sim, é um "futebol resultadista", como o proprio o diz, mas do outro lado nao estava uma equipa qualquer.
Onde eu queria chegar e que nao pode comparar o incomparavel, a meu ver é claro. Percebo onde quer chegar, mas se o comentario tivesse sido feito no post do jogo de ontem, talvez tivesse sido mais facilmente aceite.
Hoje viu-se futebol, não muito, mas viu-se. Ontem não.
(Atençao, sou do Sporting, até me custa estar aqui a "defender" outros clubes xD )
m1950
Miguel Gomes , o meu segundo paragrafo responde as suas perguntas , a ideia é o futebol resultadista , que se for o Sporting a jogar assim é considerado mediocre , e se for o Real é considerado brilhante (isto claro não querendo comparar a qualidade dos interpretes ou dos adversarios)
m1950
Nada , simplesmente a forma como avaliam as equipas , o Real Madrid jogou hoje o que joga o Sporting da segunda volta , que é classificado como uma equipa de futebol pauperrimo , que joga com a estrategia semelhante , que já é bem vista , ontem li por outros tambem o genio de Mourinho e etc … percebe onde quero chegar ? Olha-se mais para os nomes do que para o futebol ou a tatica em si , obviamente não comparo os interpretes , mas é essa a ideia que me fica retida.
Miguel Gomes
o que é que o sporting e o benfica tem a ver com o post? o que é que paços e maritimo tem a ver com bayern e atletico? como e que lhe pode fazer impressao, se você tambem o critica?
Andrew
Mas o que é que o Sporting tem a ver com este jogo?
Andrew
Simples e eficaz, o Real anulou e demostrou poque é a melhor equipa do mundo a jogar em contra-ataque, sempre que recuperava a bola saía rapidíssimo para o ataque com Di Maria, Ronaldo e Benzema, com Coentrão e Carvajal a apoiar.
Coentrão e Carvajal estão a jogar a um nível elevadíssimo, Coentrão então anulou completamente Robben e não lhe deu espaço nenhum, o mesmo aplicou Carvajal ao Ribery.
Modric está transformado num senhor jogador, que gosto, que categoria, que classe, que rendição ao talento do mago croata! Joga, faz jogar, pressiona, não há igual, que craque!
Resultado muito importante para o jogo na Alemanha, se o Real conseguir marcar (e acredito que o vá fazer com Ronaldo e Bale ao melhor nível), tem meio caminho andado para a final.
Julio
Real Madrid a calar bocas (e em particular Coentrão, Alonso e Benzema, que varias vezes são claramente mal avaliados por diversas pessoas por aqui).
Esta equipa com espaço dificilmente não marca um golo e, assim sendo, vida muito difícil para Guardiola.
Nunca uma equipa ganhou a Champions 2x seguidas. E aparentemente, a tradição vai continuar a ser o que era….
Kafka I
Mosqueteiro, concordo também não faço distinção, e a prova de que se trata exactamente da mesma competição, é que o troféu nem sequer se alterou, é exactamente o mesmo, tal e qual a Taça Uefa, que agora a Uefa chama de Liga Europa, mas o troféu manteve-se o mesmo, como tal, é exactamente a mesma competição :)
MosqueteiroSLB
pois, o benfica foi o primeiro nome que me veio a cabeça (como e obvio) mas sim, ja sabia que mais ja o tinham feito. eu nao faço a distinçao. nome diferente, competiçao igual.
atençao que esta eliminatoria esta longe de estar resolvida.
Julio
Mosqueteiro,
falei na Champions, excluindo a Taça dos Campeões Europeus. Antes de 1993 tens um tri do Bayern, outro do Ajax, um penta do R.Madrid, etc…
Zibs
Não é taça dos campeões europeus, é liga dos campeões.. no antigo modelo várias ganharam consecutivamente.
MosqueteiroSLB
benfica…
quanto ao resto concordo. coentrao fez um jogao. outro dos jogadores que ja merecia voltar a sua fama antiga e casillas. nao percebo o que vem no diego lopez que ele nao tenha.
Anónimo
Acho que o ressalta deste jogo, é como já foi referido, o elevadíssimo nivel de jogo que o Modric esta apresentar, é pura e simplestemente impressionante. Da gosto ver esse jogador jogar. Foi a estrela da noite, a meu ver. De resto, grande Coentrão, da gosto ver que esta num nível bom. Vamos precisar dele na selecção a este nível. Pepe, parece-me que neste momento esta dentro dos melhores senão o melhor centrais do mundo. Continua com muita intensidade mas ja não é tão agressivo. Quanto ao outro central, o Ramos, assustou-me o jogo todo. Acho que passou ao lado do jogo. Uma palavra acerca do nosso craque Ronaldo, acho que não esteve mal, tendo em conta que regressa de lesão. Falhou uma oportunidade que podia dar o 2-0, mas quando apareceu, até não apareceu muito mal. Relativamente ao Bayern, viu-se uma equipa a fazer passes e pouco mais. Ribéry, passou ao lado do jogo. Robben tentou, mas não saiu nada. Mandzukic, esteve inexistente. Os unicos que se destacaram foram o Lahm, o Neuer, e o Kroos
Diogo Palma
Bem, as coisas estão bem encaminhadas, as duas equipas por quem estou a torcer obtiveram resultados positivos.
Hoje podemos assistir a um bom jogo, adoro ver jogar Modric … que jogador.
pMak
O Real Madrid podia ter saído do jogo com outra vantagem!! Claramente desperdiçaram 2 ocasiões de golo, uma por Ronaldo e uma por Di Maria.
Um Real muito sólido a defender e anular bem o jogo alemão. Gostava de ter visto o Real Madrid tentar assumir mais o jogo, penso que o poderiam ter feito e quem sabe criar muitas mais dificuldades ao Bayern que demonstra alguma fragilidade na defesa. Ronaldo ainda não esta a 100%, nem perto disso, notava-se que não fazia os seus sprints habituais nos contra ataques com aquela pujança habitual! Mas ainda assim deu um cheiro da sua graça, a jogada com o Coentrão foi excelente, bela desmarcação e grande passe. E por falar em Coentrão, mas que jogão!!! Espero que mantenha os níveis para o Mundial, e o mesmo se aplica ao Pepe! Só um aparte para Sérgio Ramos que as vezes acha que é o Xabi Alonso e faz uns bons passes para fora..
Quanto ao Bayern, tenho a dizer que este jogo de posse não me convence (em nada se compara ao verdadeiro tika-taka, aquele que durou 2/3 anos) na questão em que fazem 100 passes e no fim centram para a área na esperança de um cabeceamento.
Em suma, eliminatória completamente em aberto com vantagem para o Real Madrid que pode aproveitar o facto de o Bayern ter obrigatoriamente de marcar para em transições rápidas (melhores do mundo nisso) marcar um golo fora.
Jeremy
João, não percebeste, eu até concordo com o que tu dizes, ele movimenta-se muito bem.
Só discordei do comentário em cima onde se dizia que era o melhor nas transições, logo supus que era o melhor com bola e sem bola e isso é simplesmente ridículo.
Com espaço e bola controlada o único jogador da história que se assemelha ao Messi é mesmo o Maradona.
João Lains
Eu estava a falar na forma como se ele movimenta e não em transições ou na forma como ele que conduz a bola, que foi o que tu acabaste por fazer com o Messi, mas se já vale tudo para ti, então assunto fechado, cumprimentos.
Jeremy
Tudo bem, se formos falar do passado então nunca mais saímos daqui. E o que foi dito é que era o melhor do mundo nesse aspecto, logo acho que é obvio que estão a falar da atualidade.
Se estivéssemos em 2008 teria que concordar, no entanto estamos em 2014.
Mesmo assim o melhor Messi, que joga a avançado, é melhor que o melhor Torres, em tudo e sobretudo nas transições, onde é mortal pois é o jogador que leva a bola mais junto ao pé com maior velocidade, logo de frente é quase impossível o desarme, e depois toma sempre a decisão mais correta, seja o passe, seja a finta ou o remate.
Galileu Galilei
Concordo e subscrevo em tudo o que diz Joao Lains.
Jeremy
Se está a falar de actualmente, creio que não. Mas se compararmos o Torres de antigamente a estes, para mim era melhor que todos esses.
Jeremy
Que piada, o Torres atual algum dia pode ser o melhor nalguma coisa…
O Torres do Liverpool era o melhor avançado nas transições, mas o Torres atual, por favor…
Vocês estão a falar do mesmo tipo que tem 4 golos este ano numa equipa que joga em transições quase exclusivamente…
Algum dia se pode comparar o Torres ao Lewandowski, Aguero, ou mesmo um Lukaku, Benzema ou Cavani…
Para não falar no Messi que com espaço é imparável, tanto sozinho como a assistir os colegas…
João Lains
Nesse aspecto, também tenho de concordar, Fernando Torres é provavelmente o ponta-de-lança mais inteligente na forma como se movimenta, só é pena que tenha perdido a compostura que fizeram dele o melhor ponta-de-lança do mundo há meia dúzia de anos.
m1950
A melhor equipa do mundo nas transições é o Dortmund , e o melhor ponta de lança para a transição é o Torres , lamento que Dortmund não tenha dinheiro para lhe poder pagar , encaixava ali que nem uma luva.
pMak
Claro que me esqueci de referir que a minha sensação de que o Real poderia perfeitamente ter assumido o jogo vem do jogador que o Modric é!! Tremendo, tremendo!! É um crime só ter tido 36% do jogo a "passar por si".
João-Pedro Cordeiro
Que exibição sublime do Modric.
Kafka I
Mais importante que o sistema é a dinâmica…e as equipas acabam por adoptar vários sistemas durante o jogo, um exemplo é o 4-2-3-1 que até é dos sistemas muito em voga na actualidade, mas o 4-2-3-1 em processo defensivo passa para um 4-4-2, pos os 2 extremos têm de descer, e o ponta de lança junta-se ao 10, ficando a equipa com 2 linhas de 4, e 2 na frente…e o próprio 4-3-3 fácilmente se transforma no 4-2-3-1 que ao mesmo tempo pode passar de imediato para o 4-4-2…acima de tudo é a dinâmica que se imprime que faz a diferença, na minha opinião..
Barata
Nem mais
João-Pedro Cordeiro
E… Olá 442.
Rui Santos
Bom jogo do Real, anulou completamente este Bayern. Os bávaros ainda vão sentir falta do jupp heynckes. O ano passado era a equipa que mais gostava de ver, a par do Dortmund, este ano estão aborrecidos… Mas pronto, há quem goste.
Quanto a destaques, do lado do Real: Pepe e Coentrão imponentes na defesa, só espero que cheguem assim ao Brasil. Modric, que jogador, a par do Yaya (do que tenho acompanhado), têm sido os melhores médios do mundo este ano! Di Maria, mais um jogão… Defende, ataca, faz tudo, incrível!
Pela negativa, Sergio Ramos, ia fazendo o Real perder a eliminatória, emprestem um cérebro ao rapaz. E Ronaldo, jogo discreto.
Pelo Bayern, não houveram muitos destaques. Nenhum jogador esteve especialmente bem, muito por culpa dos jogadores madrilenos.
Rúben Cardoso
É impossível ficar indiferente a um jogador como o Modric. Absolutamente magistral. E o Xabi, no auge dos seus 32 anos, a fazer uma grande exibição, encheu o campo. Boas exibições de Carvajal, e dos portugueses Pepe e Coentrão (veremos a gravidade das lesões, pareceu-me que o Fábio também ficou tocado já no fim), Di Maria com pilhas inesgotáveis, Ronaldo a espaços, mas a aparecer bem no momento defensivo, e Benzema esteve lá quando foi preciso marcar.
A 1ª parte do Real foi perfeita, e podia ter ido para o intervalo a vencer por 2 ou 3, não fossem os falhanços escandalosos de Ronaldo e Di Maria. Na 2ª, voltaram a entrar bem, mas o Bayern equilibrou, e foi muito perigoso nos últimos 15 minutos. Resultado justo, e que abre boas perspectivas para o Real Madrid chegar à final. Acredito que se marcar um golo em Munique, decide a eliminatória.
Rúben Cardoso
Já eu digo isso pelo menos há 2 anos: o Real não consegue estar constantemente no topo do futebol mundial, simplesmente porque tem no Sergio Ramos um jogador que consegue decidir jogos… em desfavor da sua própria equipa.
Galileu Galilei
O do Di Maria ainda conseguiu ser pior, enfim. Só quero acrescentar que o Real tambem precisa de outro central visto que aquele Ramos é uma nódoa autêntica. Manda uma sarrafada dentro da grande área que POR ACASO ainda tocou na bola (conseguiu varrer tambem Coentrão com esse carrinho) e a bola ainda ficou em posse do Robben. E depois no lance com Muller… quéq ele tava a pensar fazer? Espetar-lhe um biqueiro nas costas?? Não fosse o Xabi Alonso e aquilo dava golo. Eu ás vezes fico com a impressão que ele nem quer jogar á bola, quer é distribuir pancada.
Diogo Palma
Concordo, Modric é fantástico.
Kafka I
De acordo com tudo, só acrescentaria nos destaques o Bale…ele entrou já tarde, mas quando entrou, saiam da frente sff
Anónimo
Dá gosto ver Modric a jogar! e ainda ajuda a defender, é uma pena este tipo de jogadores nao ser valorizado nos premios internacionais.
Bom jogo do real madrid, todos os jogadores fizeram uma excelente exibição, sinceramente esperava mais deste Bayern. Falta lhe um central de top e o rafinha nao é para este nivel.
Liga dos campeoes na TVI é uma punição aos amantes do futebol.
TBL
Rodrigo
O Carlos Daniel e o melhor comentador, subscrevo inteiramente.
Em relaçao aos comentarios da TVI, tambem considero que estao muito bem e que sao superiores aos que existia no ano passado (Fernando Correia…), na SIC ou na RTP. O Pedro Sousa e o melhor relatador existente em Portugal, ja que consegue aliar um bom conhecimento do jogo a emoçao e a algum humor (mesmo no Contragolpe comenta bem) e o Dani (apesar de nao ser fa) e alguem que conhece bem o jogo e que tem afirmaçoes acertadas.
Julio
Falando de comentadores em geral:
O Carlos Daniel é quem mais gosto de ouvir e com quem mais concordo (de longe).
Kafka I
Concordo Julio, eu gosto bastante do Dani a comentar e mesmo no Contragolpe, gosto bastante de o ouvir falar, nunca entra em mexericos e apenas fala de futebol e tem sempre um discurso imparcial e com sentido…dos melhores comentadores a par do Carlos Daniel, pelo menos para mim, são os 2 que mais gosto de ouvir actualmente..
André R
vão la vcs fazerem melhor criticar é facil.o homem enganou-se uma vez ou outra em 90 minutos em que ta sempre a falar tmb tem direito. subscrevam canais estrangeiros que assim n levam com eles
Julio
eu acho ridículo criticarem esta equipa da TVI (a do ano passado com Fernando Correia era de facto péssima).
Tirando uma ou outra imprecisão a nível de informações que dá aos telespectadores (devia fazer melhor os "TPC"), o Pedro Sousa é um excelente narrador. Dá bastante emoção ao jogo, tem afirmações engraçadas e conhece suficientemente bem o jogo.
A nível de comentadores, têm Dani, Barbosa, Baía e Rui Pedro Brás. Para comentador dos jogos da Champions escolheram Dani, e parece-me bem. Tem a experiência de jogador profissional e literacia mais do que suficiente para comentar um jogo.
João-Pedro Cordeiro
Por acaso, o Pedro Sousa desde há alguns anos que até é o meu relatador português preferido. Mas ri-me um bocadinho com a cronologia dos GR do Bayern que ele fez (que o Neuer tinha substituido Kahn, depois de um ano com Butt).
Manel jorge
é mesmo diogo palma, chateia essa perseguiçao quase predefinida que se estabeleceu de ha uns tempos para ca, está na moda. é que nem acho que haja muitas razoes de queixa, percebem tanto ou mais de futebol que nós(convivem com profissionais do futebol, inclusive jogaram futebol ao mais alto nivel-dani), adeptos, nao se enganam no nome dos jogadores, que querem mais? mas estão para ver o jogo ou para ouvir? desfrutem do jogo mas é
cumprimentos e nao levem a mal
Kafka I
Eu gosto do Dani a comentar…acho que é dos melhores comentadores que aí andam…não tenho nada a apontar aos comentários de hoje (tirando uma falha de informação logo ao inicio, em que o comentador disse que o Neuer tinha vindo do Moenchengladbach, o que é mentira, pois ele veio do Schalke), mas tirando, nada a apontar aos comentários…
Diogo Palma
Porquê que que a Champions na TVI é "uma punição aos amantes do futebol"? Para quem não tem Sport Tv é muito bom, é igual o jogo ser transmitido pela RTP, SIC ou TVI, a realização não é da sua responsabilidade e os comentários na TVI hoje não foram maus.
JPIRES
Que jogo de modric. Melhor e mais completo centrocampista do mundo.ele faz as posicoes 6,8 e 10 ao mesmo nivel-soberbo
Rúben Cardoso
Se o Vidal tivesse a visão de jogo de um Iniesta ou a capacidade em posse de um Modric, neste momento estava a concorrer pela Bola de Ouro. Mas é sem dúvida um jogador assombroso, pois consegue aliar a capacidade defensiva e ofensiva de forma quase perfeita.
Galileu Galilei
Jeremy,
Concordo, no entanto a maior parte dos clubes usam 3 médios, e o Vidal num meio-campo de 3 é indispensavel.
Jeremy
Os 3 melhores médios do mundo são para mim: Modric, Iniesta e Tourre.
O Vidal é muito bom defensivamente e na pressão, mas com a bola ao nível da capacidade de passe, tomada de decisões e criatividade o Vidal fica a léguas dos 3, aliás na Juve o médio mais importante continua a ser o Pirlo.
Até o Gerrard com 33 anos é melhor jogador que o Vidal, e o Ramsey sem lesões é capaz de ser mais completo, porque defensivamente é uma carraça autentica e é bem melhor no passe e na finalização.
João Lains
Que tem um toque de bola que cativa mais que os outros, não duvido, agora que é mais completo? Por favor, o Vidal é o protótipo do futebolista perfeito. Polivalente, defende, ataca, recupera, passa, constrói, remata e tem uma alma impressionante. Além disso, estas considerações devem ser feitas a frio, não depois de o Modric ter realizado uma excelente exibição.
Diogo Palma
Fernando Martinho,
Não me importava nada que a minha equipa tivesse estes três a jogar no meio-campo, mesmo assim acho que o mais completo é o Touré.
Fernando Martinho
Diogo Palma, não há dúvidas de que Vidal e Yaya são muito bons, mas creio que Modric está num nível superior. O chileno e o costa-marfinense, apesar de muito bons jogadores, são muito falados devido aos muitos golos que marcam porque, de resto, Modric é muito melhor e completo, na minha opinião, claro…
Diogo Palma
Modric é soberbo mas existem jogadores como Artuto Vidal, Yaya Touré, etc …
João X
ia agora comentar o mesmo. Modric deve ser mesmo o melhor médio centro do mundo
Da Robelink
Para quem só ouviu os comentários da TVI o Ronaldo, que fez um jogo muito mau, fez um grande jogo, ouve até uma jogada em que ele ainda nem tinha tocado na bola já diziam que tinha sido uma grande jogada dele, ou no golo do real que em vez de falar da grande assistência do Coentrão só falaram do 'grande' passe do Ronaldo, ele é o melhor do mundo, mas tirem as palas por amor de deus.
Este Carvajal é um grande lateral, grande mesmo, sem o apoio do Extremo como tinha o Coentrão, anulou mesmo assim o Ribery/Robben e o Alaba, é craque, o mesmo não se pode dizer do Rafinha, simplesmente não está a altura deste Bayern.
Modric e Xabi Alonso no meio campo é mel, que jogadores tremendos, inteligência, visão de jogo, passe, têm tudo, que 2 jogadores tremendos.
Di Maria está um senhor jogador, dá-se ao jogo como ninguém e a sua pressão é elevadíssima, tornou-se num jogador ainda melhor, sem abusar do seu enorme dribble para jogar mais para a equipa.
Do Bayern salva-se o Lahm e também o Kroos, mas de resto não há nada a destacar, foram presas muito fáceis para o Real Madrid que até podia ter marcado mais, Ronaldo não pode falar golos certos como aquele.
Para a semana há mais.
sandro
reclamam igual porque os comentarios são tão estupidos que até poem as pessoas burras. um exemplo neur, fantastico gurada-redes que o munik comprou ao Borussia Mönchengladbach ahahah.
e os som do jogo é enquanto o bayern troca a bola, ai e tal não se esqueça que a seguir na tvi24….
real recupera a bola e continuam a falar de tudo menos do jogo, o real mardid passa o meio-campo, silencio absoluto, fazem um passe para o ronaldo e de repente parece que tiveram um orgasmo e começam e vai rooooonnaaalllldoooo, corre rooonnnaalllldooo, passa roonnalldoo, bayern recupera a bola, e já sabe a seguir na tvi 24…
é isto o jogo todo.
Manel jorge
Para quê ser-se mesquinho com coisas extra-futebol, o ano passado reclamavam com o fernando correia, este ano reclamam igual com coisas pequenas tipo proteger-se um pouco mais um jogador portugues, simplesmente passem a frente, a tvi até se tem esforçado para melhorar as transmissoes dos jogos ao contrario da sic(mudou o formato da tela que aproveita o lcd todo e "despediu" o fraco relatador fernando correia). ah e nesse lance que falas que se elogiou ronaldo antes de tocar na bola foi pelo posicionamento dele muito bem ao procurar o espaço que se pretendia. e o passe para o coentrao foi muito bom. de resto nao se viu mais nada sem ser o falhanço terrivel. só se compreende ter jogado ronaldo por causa da lesao de bale porque senao foi mal pensado, ele nao estava nem perto do seu nivel.
ps- tou te a responder mas ao mesmo tempo a referir todos os maria amelias que so falam dos comentadores, ora porque diz foguete e tgv, ora porque diz isto ou aquilo… ja chateia essa perseguiçao, oiçam a radio.
Kafka I
Antes demais, é só impressão minha ou o Bale não é um Ser Humano, mas sim um Comboio? que coisa impressionante…
Quanto ao jogo, o Guardiola continua com o mesmo problema de sempre, só sabe jogar em Tiki-Taka e não tem plano B, pelo que quando o tiki-taka é anulado a equipa fica sem saber o que fazer, já no Barça era assim…é um tremendo treinador, mas peca pela falta de plano B…
Com este resultado, o Real ganha uma vantagem preciosa, e o Bayern vai ter muitas mas muitas dificuldades para dar a volta a isto…
PS: que saudades do Bayern do espectacular e demolidor do ano passado, que era um autêntico rolo compressor, mas dando autêntico espectáculo…
Jose Nuno Alves
Jeremy,
Tu como o Kakfa tens um tipo de resposta muito selectiva (embora o kafka posteriormente tenha concordado de forma geral com o que eu digo do Guardiola). Responder ao que é bom não interessa, o que interessa é repetir 500 vezes que o Guardiola é o mais titulado.
Comparar 1 jogo do Chelsea, seja de Catenaccio ou Autocarro, com várias épocas de futebol chato das equipas de Guardiola também me parece lógico.
Comparar o estado em que estava o Real Madrid enquanto equipa quando o Mourinho foi para lá, com o estado em que estava o Bayern quando o Guardiola foi para lá, faz todo o sentido.
Eu não sei o que tu gostas mais:
Ser mais um e fazer um trabalho banal (quem não era campeão este ano com a equipa do Bayern? Luis Campos e Mancini. De resto qualquer treinador era campão e deixava os adeptos alemães mais satisfeitos com o futebol praticado.)
Ou fazer um trabalho unico e ser reconhecido por isso (Mourinho no Porto, Chelsea e Inter; Guardiola no Barcelona; Rodgers no Liverpool; Simeone no Atletico)
Pelas tuas respostas, queres é titulos, e o Guardiola já é grande treinador por ter mais 2 titulos este ano, mesmo que seja a coisa mais facil do mundo. E como continua a ganhar com o Tiki-Taka, mesmo se tem um Ferrari e joga contra minis, o Tiki-Taka é que é fixe!
Mas a culpa disto é que durante O JOGO DE TERÇA FEIRA o Mourinho estacionou o autocarro.
Viva a coerencia e as respostas selectivas!
Galileu Galilei
Não tenho mais que dizer, fique com a sua ideia eu fico com a minha. Cumprimentos.
Jeremy
As equipas defendem bem em função da qualidade ofensiva do adversário….
Mas para si suponho que seja igual para este Atlético a parar o Barcelona de 2012 e o Bayern desse ano…
Catennacio é só uma forma sofisticada de dizer autocarro. Pode andar aqui ás voltas mas ontem foi um autocarro igual a tantos outros, como foi a Olhanense na Luz e o Arouca em Aveiro. O Chelsea é mais organizado (Mourinho é bem melhor que Pedro Emanuel como é óbvio) e tem mais qualidade individual na defesa, mas os princípios são os mesmos.
Tal como o Porto do Vitor Pereira tinha muitos princípios do Barcelona de Guardiola, também aí mudava só a qualidade dos intérpretes e do treinador, as ideias eram semelhantes.
Galileu Galilei
Estive outra vez a ler os comentários e Jeremy……. Comparou mesmo o europeu ganho pela Grécia ao Mundial ganho pela Itália?? Espero que aprenda o que é saber defender e consiga distinguir estratégia de tudo ao molhe e fé em deus. É que acredite em mim quando lhe digo que á diferenças.
Galileu Galilei
Jeremy
Não quer ler os meus comentários? É que estou com a impressão que está a selecionar algumas palavras e a juntá-las por agregado e a formar comentários que não o meu. Aconse-lho-o vivamente a reler o que eu escrevi pois está a deturpar tudo aquilo que escrevi.
Em relação á do Di Matteo, os jogadores defensivamente não, não sabiam o que faziam, tanto não sabiam que volta e meio o Drogba estava a Líbero, para não falar da quantidade de perigo que os adversários conseguiam causar.
Eu já lhe expliquei a diferença entre Catenaccio e auto-carro mas você teima em ver.
Galileu Galilei
Jeremy
Esta é a minha visão.
Guardiola revolucionou com o seu futebol. No primeiro ano ninguem podia fazer nada com aquele Barcelona porque muito provávelmente ninguem tinha lidado com aquele estilo de jogo, daí nunca conseguirem ser anulados. Obviamente que com o tempo tanto treinadores e jogadores vão aprendendo a maneira de jogar da equipa e tentam descobrir as suas falhas por isso agora ve mais clubes a conseguirem anular o tiki-taka. Somos seres-humanos, aprendemos e evoluímos.
Jeremy (outra vez)
Sei perfeitamente que o tiki-taka nao é igual ao que o Ajax fazia , o que eu falei foi no CONCEITO.
E agora vamos lá ser lógicos:
1º Tiki-taka tem como objectivo não deixar o adversário ter a bola, limitando assim o seu jogo, fazendo uso da posse-de-bola, procurando sempre uma falha num desposicionamento da equipa adversária.
2º Catenaccio, tem como objectivo resguardar-se na sua defesa, entregando o jogo ao adversário tentando fechar espaços sempre á procura do momento certo para roubar a bola ao adversário para saír em contra-ataque.
Posto isto tire as suas conclusões. Para mim o objectivo nao difere em nada, limitar o jogo do adversário e procurar o erro mas enquanto um prima pela posse de bola, o outro opta pela defensiva.
Jeremy
Não vale a pena,
Então o Di Mateo ganhou a Champions e os jogadores não sabiam o que faziam? Fantástico.
As equipas do Guardiola marcam entre 90 e 100 golos por ano, e você tem a lata de dizer que só querem a bola para defender.
É muito fácil por uma equipa só a defender de forma organizada, difícil é ela sair com bola e não se desorganizar.
Todos os anos há equipas que surpreendem os grandes com o autocarro, como por exemplo o West Ham este ano, suponho que para si o 'Big Sam' também seja um génio tático.
Galileu Galilei
Jeremy
Aquilo nao é autocarro, autocarro sao 11 jogadores atrás da linha da bola sem saberem o que fazer da vida ( Di Mateo style) e ontem assistis-te a 10 jogadores atrás da linha da bola a falarem, comunicarem, nao deixarem criar perigo, fechar espaços, trabalho defensivo bem feito e (atenção á palavra-chave) ORGANIZADO. Já houve uma vez que referi aqui, nao há para mim práticamente nenhuma diferença no objectivo do tiki-taka para o catenaccio. Podemos afirmar que um é a extrema direita e o outro a extrema esquerda do futebol.
Jeremy
Galileu,
Você não sabe o que diz, o Barcelona do Guardiola marcava golos em catadupa, como é que era defensivo…. Nunca pensou que se as outras equipas não tinham a bola era porque não a tentavam recuperar.
Você só pode estar esquecido, recomendo alguns jogos para avivar a memória: Barcelona 5- Real 0, Real 6 – Barcelona 3, Barcelona 4 – Bayern 0.
Simplesmente, você está fora da realidade. Retenho duas ideias completamente descabidas do seu comentário :
1º O Ajax dos anos 70 era uma das equipas mais vistosas da história da modalidade e uma das mais ofensivas, é uma piada dizer que só não queriam perder a bola.
2º Chame-lhe o que quiser, Catennacio ou autocarro (foi o próprio Mourinho que deu uso ao termo depois de um Chelsea-Tottenham que o Tottenham também não tentou jogar). Catennacio parece mais sofisticado, mas é igualzinho ao que o Olhanense fez na Luz e ao que o Arouca fez o Aveiro. O Pedro Emanuel só não tem Terry e Cahil na defesa…
Jeremy
João, a questão é que não te vi criticar o autocarro de ontem, logo para mim é simples se preferes ver uma equipa não sai da defesa a outra que tenta jogar, tu não podes gostar de futebol.
É que é tão simples como isso…
Só desejava que as pessoas que apoiam esta tática quando pagassem bilhete para ver um jogo, o jogo fosse sempre assim.
Por exemplo acho legítimo o que o Real fez, pois defendeu mas nunca abdicou de atacar. O que fez o Chelsea ontem, o Inter em 2010 ou o Chelsea em 2012 contra o Barcelona não é futebol, porque o futebol tem 4 momentos: ataque, defesa, transição defensiva e ofensiva. Se só jogas num não estás a jogar futebol.
Isto não tem nada a ver com Mourinho, embora ele utilize esta tática mais vezes, mas sim com o que eu acho que deve ser o jogo
Aliás, quando as equipas de Mourinho jogavam com pose de bola e ao ataque (Chelesa, Porto e Inter por vezes) era das equipas que mais gostava de ver. No fundo tenho pena que um dos melhores treinadores que vi se tenha tornado nisto…
Se o Di Mateo ganhou uma Champions assim, nunca irei dar mérito a uma equipa que ganhe sem tentar jogar, a Grécia e esse Chelsea foram das piores coisas que aconteceram ao futebol.
Kafka I
Jeremy, o Mourinho tanto não recusava que não recusou o Real Madrid que é só o maior orçamento do Mundo, logo o maior orçamento do Mundo só não tem a melhor equipa do Mundo senão quiser…agora o Bayern é fácil demais e nisso eu critico o Guardiola, pois a diferença do Bayern para todas as restantes equipas da Alemanha é abismal, como tal, o Bayern actual resume-se à Champions porque o campeonato está sempre ganho e vai estar sempre ganho pelo menos nos próximos 4 ou 5 anos, logo ele quando foi para o Bayern já sabia que ia andar 9 meses a "encher chouriços" para ter 2 jogos (vá 4 no máximo) a sério, ou seja, os 4ºs de final e meias finas da Champions….ou seja, nisso eu esperava um pouco mais do Guardiola, porque ele claramente escolheu a opção mais fácil de todas e que lhe garantia automaticamente 1 campeonato por época…pelo que gostava (e esperava) que ele tivesse aceite um desafio em Inglaterra, onde os orçamentos são mais similares e não há um domínio avassalador de uma equipa para as restantes..
Galileu Galilei
Jeremy
Até aos dias de hoje nao vi um único portugues falar mal do Zidane, nem como pessoa nem como jogador. E o Tiki-taka tem o mesmo objectivo que a "Tática do Autocarro" que por acaso até nem é a estratégia que Mourinho usa… Mourinho faz uso e bem do Catennacio. Estratégias diferentes, objectivos iguais. Mourinho faz um Catennacio mais moderno (obviamente por força das mudanças) Guardiola pegou no esboço do que era o Ajax e aperfeiçoou-o, Total Football se não estou em erro era esse o conceito. Mas para falar disso tem aí o Kafka que já li e gostei de comentários dele em relação a isso.
Jeremy
Acho fantástico criticarem Guardiola por ter escolhido a melhor equipa para treinar…
Acham que se tivessem oferecido o trabalho ao Mourinho ele recusava?
Os jogadores e treinadores querem as melhores equipas, onde há mais condições para ganhar… Como qualquer profissional.
Depois lá por o Jose Nuno não gostar do estilo, não quer dizer que toda a gente não goste.
Há muita gente que diz que aquele Barca foi a melhor equipa de sempre, o Ferguson depois da final de 2011 disse que nunca viu nada assim, etc.
Se não se deixa-se levar por gostos pessoais e gostasse mesmo de futebol nunca iria criticar o Tika Taka no mesmo texto onde elogia o autocarro de ontem, simples.
De certo que gostou do jogo que viu ontem, aliás o que dirão aqueles que pagaram bilhete.
João Lains
Simplesmente não sou fã do tiki-taka mas há aí gente que gosta de dar o dito por não dito e começa a falar de autocarros e afins. Depois ainda dizem que sou eu que durmo com uma fotografia do Mourinho debaixo da almofada. Não sei como se mata esta praga.
Kafka I
Mas queres que te dê razão do Guardiola? concordo contigo quanto a essa parte, e a prova que concordo contigo foi o meu comentário inicial onde digo que "tenho saudades do Bayern do ano passado". ora com isto estou a dizer que o Guardiola foi estragar aquela equipa, isso é um facto…ele até pode ganhar tudo, agora foi estragar aquele estilo espectacular e avassalador que os jogadores do Bayern estavam formatados para jogar e como tal eu critico isso no Guardiola, até porque ele escolheu o mais fácil que foi ir treinar a melhor equipa do Mundo da actualidade…e queres que te diga sinceramente? até espero que ele para o ano saia do Bayern para voltar a ter o Bayern a jogar à bola como jogava o ano passado, porque prefiro ver o sistema do ano anterior que o actual tiki-taka…agora, isso não invalida que o tiki-taka que o guardiola inventou não seja dos sistemas mais eficazes de sempre e que proporcionou que ele tivesse atingido o topo do Mundo
Kafka I
Rectificação, "o orçamento do Liverpool é muito inferior ao do Chelsea"
Jose Nuno Alves
Resposta selectiva. Foi bom discutir contigo. Adeus.
Kafka I
Mas eu ontem critiquei o treinador Mourinho? eu critico é a falta de coerência dele, já que ele farta-se de chorar e dar desculpas acusando tudo e todos e depois faz igual, logo é ridículo, é só isso que eu critico (repeti isso vezes sem fim ontem, mas pelos vistos tu não percebeste isso e estas a dizer que eu critiquei o treinador Mourinho, quando eu critico é a falta de coerência dele)…
Quanto ao orçamento, mais uma vez estas errado, mas estás-me a ensinar a mim o que é orçamento? coitado de mim senão soubesse o significado de orçamento, já estava no olho da rua à muito tempo, e é precisamente por eu saber o que é um orçamento que sei que os gastos que o Chelsea tem por ano são quase similares aos do City, apesar de o Mourinho andar a mentir quanto a isso e querer passar a mensagem que a diferença é enorme, o que é errado, pois a diferença é residual se bem que o do City de facto é um pouco maior, mas até nisso o choro lhe correu mal, porque ele vai perder o campeonato é para o Liverpool não é para o City, e o orçamento do City é muito inferior ao do Chelsea…
Jeremy
Kafka, já devias saber o que a casa gasta, em Portugal gosta-se pouco de futebol, o que as pessoas querem é que a equipa que nós apoiamos ganhe, o que vale para o Mourinho também.
Não é incrível criticar o Tika Taka e apoiar autocarros? Essas pessoas gostam de futebol? Para mim não… Uma coisa é preferir o jogo mais rápido do Bayern o ano passado, agora apoiar uma equipa que só defende.
Para mim o futebol bem jogado está á frente de tudo, detestei o título do Trappatoni e não considero a época do Benfica fraca o ano passado.
Porque se eu passo duas horas a ver um jogo, logo num ano passo centenas de horas a ver futebol o que quero é que seja bem jogado, prefiro que ganhe a minha equipa claro, mas primeiro quero espetáculo.
Por exemplo amanhã vou há luz, principalmente para ver o Pirlo e também o Tevez, quero que o Benfica ganhe mas quero também que haja futebol de qualidade, quando fui ver o Barcelona a grande desilusão não foi o Benfica ter perdido, foi não ter visto Iniesta, Messi e Fabregas a grande nível.
Ainda me lembro quando ninguém em Portugal suportava o Zidane, porque marcou alguns golos decisivos contra nós. Estas pessoas gostam de futebol? Não só gostam é que os seus clubes ganhem.
Nisso não há como os Ingleses, esses gostam de futebol, quem não se lembra em Liverpool todo o estádio a apoiar a equipa depois de ter perdido contra o Benfica.
Daniel Martins
João Lains,
O tiki-taka não é mais do que uma forma de garantir a posse de bola. E quando se tem a bola, aumenta-sa a probabilidade de marcar um golo e nulifica-se a probabilidade de sofrer. Logo, nunca será um problema já que o objectivo do jogo é mesmo esse, marcar e não sofrer. Nessa eliminatória tiveste foi um Inter que defendeu muito e bem. Achas que se o Barça nese jogo abandonasse o tiki-taka e jogasse em transições rápidas, com cruzamentos e/ou remates de 25/30 metros teria ficado mais perto de ganhar esse jogo? Muito pelo contrário, só estaria a fazer um favor ao Inter.
Não faz sentido condenar uma equipa por ser "refugiar" numa filosofia de jogo que a tornou numa das equipas mais tituladas de sempre e que a levaram a ser considerada por muitos como a melhor da história do jogo. Supostamente encontraste um jogo em que o tiki-taka foi prejudicial, já eu arranjo-te 50 jogos em que o tiki-taka foi o responsável por vitórias com 4 ou mais golos de diferença.
Não foi pelo tiki-taka que o Bayern perdeu hoje. Aliás sem o tiki-taka, ou seja, sem a procura da posse de bola, provavelmente até teriam perdido por mais, já que com a bola o Real tinha muita facilidade em criar jogadas de perigo. Tiveste foi um Real a defender cada vez melhor, e um Bayern cuja inspiração foi caindo abruptamente ao longo do jogo. E como disse no meu primeiro comentário, com Muller ou Gotze no lugar do Mandzukic penos que os alemães tinham conseguido marcado um golo.
Jose Nuno Alves
Vamos lá tentar ser claros…
Para mim o Mourinho não é nenhum deus. Gosto dele. ponto.
Neste momento não é de longe o melhor treinador. Esta época de muito longe existem 2 candidatos (Rodgers e Simeone)
A ultima grande época que fez foi quando ganhou o campeonato com o Real.
Por diversas razões (muitas delas de sua própria responsabilidade) o ano passado foi bastante mau. No geral a sua passagem por Madrid embora não tenha sido optima foi boa.
Este ano no Chelsea, também poderia ter feito melhor, mas na MINHA opinião está longe de ser um fracasso.
Os Mourinho haters tem alguma dificuldade em perceber que grande parte do que vocês chamam orçamento (que na realidade não é chamado orçamento, mas sim o valor de aquisição dos passes dos jogadores, Orçamento é o valor que se gasta em cada ano com contratações, ordenados, etc.) é baseado no que já estava no clube, não sendo da responsabilidade do Mourinho.
Guardiola:
Tem todo o mérito quando montou o Barcelona. Pegou num excelente conjunto de jogadores (mandou outros tantos embora), todos eles acima da media tecnicamente e descobriu uma forma inovadora de jogar futebol, Ganhou tudo. Nos 2/3 primeiros anos foi sem duvida o melhor treinador do Mundo.
O seu ultimo ano no Barça foi como o ano passado do Real ou parecido. Perder um campeonato com a super equipa que tinha é uma mau resultado, mesmo não podendo ser considerado um fracasso.
Tira um ano sabático, recusa propostas milionárias para verdadeiros desafios e acaba por estragar a equipa que melhor futebol praticava no mundo, ganhando um campeonato numa liga super desequilibrada onde tem um ferrari a competir com minis.
Tirando o seu Inicio de carreira, onde teve bastante mérito como podem considerar este cagufas um grande treinador? Virei aqui dizer que o Guardiola é um grande treinador quando tiver um trabalho meritorio, pegando em equipas com o Manchester actual, o Atletico ou o Liverpool que o Simeone e o Rodgers apanharam e conquistar titulos, de preferencia com um futebol que não dê vontade de dormir.
Ontem criticavam o Mourinho por um jogo, onde taticamente este brilhante e conseguiu o seu objectivo, com uma forma de jogar nada atractiva. Foi um jogo.
E o Guardiola? Onde praticamente TODOS os jogos dão vontade de dormir e hoje não atinge o seu objectivo?
Kafka I
José Nuno, já agora que és tão entendido em questão de "Tremendos", até porque para ti o Guardiola não é um tremendo treinador, diz-me lá tu qual foi o treinador antes do Guardiola, que conseguiu juntar 2 sistemas avassaladores, num só e ter um sucesso "tremendo" na mesma?..mais concretamente o Guardiola teve a capacidade de juntar o futebol de toque do Ajax da década de 70, com o a pressão alta e asfixiante do Milan de Sachhi, e juntou isso numa só equipa, e num só sistema, ganhando tudo no Barcelona, mas se para ti isso não é tremendo, diz-me lá tu o que é um treinador tremendo…enfim..
Jeremy
Outra coisa, qualquer equipa tem dificuldade contra autocarros, não são só as do Guardiola…
O Brasil de 82 (uma das melhores equipas da história), perdeu contra a Itália num jogo do mesmo género e a Grécia venceu o Europeu, jogando quase todos os jogos assim, o grande bayern do Heynckes não conseguiu ganhar ao Chelsea do Di Mateo em casa na final da Champions com uma tática semelhante…
Será o Di Mateo um génio tático? O autocarro é a coisa mais fácil de fazer e não exige nenhuma capacidade tática, difícil é jogar nos 4 momentos do jogo. (ou 5 como diz JJ).
Jeremy
Como é que o tika-taka pode ser problema se o Guardiola, que é o treinador da história com mais títulos por anos a treinar, usa sempre essa filosofia e ganha muito mais que qualquer outro?
Fantásticos são os autocarros, isso sim é uma delícia para o espetador….
Tirando gostos pessoais, uma coisa é certa, quem defende a tática do Chelsea de ontem e critica o Tika-Taka, simplesmente NÂO GOSTA DE FUTEBOL!!!!
O Bayern perdeu um jogo contra uma excelente equipa com jogadores de top mundial em várias posições: um dos melhores médios do mundo (Modric), dois dos melhores extremos (hj algo limitados), um dos melhore centrais (Pepe). Para além disso tem um dos melhores treinadores da Europa.
Perde-se um jogo e é um drama, Guardiola é um falhado, etc…
Haja noção, por favor, quando jogam duas grandes equipas há 3 resultados possíveis e se Guardiola não ganhar a Champions não passa a ser mau.
O Heynckes perdeu tudo no 1º ano, inclusive a final da Champions em casa para uma equipa essa sim muito inferior, campeonato e taça para um Dortmund inferior, etc…
Na Champions, nem sempre ganha a melhor equipa (esse Chelsea é um bom exemplo), mas sim a que tem mais sorte.
Acho incrível criticar um estilo que deu ao futebol uma das equipas mais bem sucedidas de sempre e a Seleção mais bem sucedida da história.
Podem não gostar, mas que é eficaz não há dúvida.
Kafka I
João, dai faltar o plano B que o Guardiola nunca teve e insiste em não ter…
João Lains
O tiki-taka nunca será um problema? Recorda lá a meia-final com o Inter de Milão em 2010, e vais olhar para uma equipa desesperada por virar a eliminatória, mas refugiada na sua filosofia de jogo. Para mim, o futebol não precisa de ser tão elaborado, até desejo que não o seja, porque são essas as equipas que mais me entusiasmam.
Kafka I
Jose Nuno Alves, vai lá ler bem os meus comentários, e onde é que eu falo mal do Mourinho treinador? o Mourinho é também um tremendo treinador, tal como eu disse e repeti várias vezes nesses comentários a que te referes, eu frisei que o Mourinho era um tremendo treinador e era um dos 3 melhores treinadores do Mundo da actualidade…agora isso não invalida que não faça épocas más, da mesma forma que o tremendo Guardiola (também um dos 3 melhores treinadores do Mundo da actualidade) esta neste momento entre a espada e a parede, pois estava mais que obrigado a vencer a Champions e senão a vencer a época será um tremendo fracasso, tal como o Mourinho também senão vencer nada esta época, também terá uma época fracassada…qual é a tua duvida nisto??
E nem vou entrar na tua última provocação do campeonato que o Guardiola perdeu para o Mourinho, pois o contrário também aconteceu, e se pensares um pouco, nem chavamas isso para aqui, porque não fica nada bem ao Mourinho, perder um campeonato levando 15 pontos de atraso do adjunto do adjunto do Guardiola e parecia mais uma figura dos Flintstones do que um treinador de futebol, agora não é por o Mourinho ter levado 15 pontos de uma personagem dos Flintstones que deixa de ser um tremendo treinador, porque não é por uma ou 2 épocas más que se é mau treinador, senão consegues perceber isso problema teu e não meu…
Logo resumidamente, Guardiola e Mourinho estão neste momento entre a espada e a parede e mais perto de fazerem uma má época que uma boa época, mas independentemente do que venha a acontecer até ao fim, continuarão a ser 2 dos 3 melhores treinadores do Mundo da actualidade…
Andrew
O problema é que o Sergio Ramos no Real é intocável.
Kafka I
Eu não disse que o Tiki-taka era um problema, agora como em qualquer sistema, à dias que não funciona, e aí nesses acho que o Guardiola devia ter um plano B, mas desde o tempo do Barcelona que não tem esse plano B…
Quanto à análise ao Sérgio Ramos, concordo a 110%, à que tempos que digo que ele não passa de um sarrafeiro nada mais que isso, e que senão jogasse num clube grande era expulso jogo sim jogo sim…para não falar das constantes falhas de atenção e tácticamente também ser uma lástima…claramente é o elo mais fraco da defesa do Real e só atrapalha…estando os 3 a 100%, a dupla tem de ser Varane e Pepe
Jose Nuno Alves
As 2 ultimas épocas do Mourinho são um fracasso segundo dizes, mas o tremendo treinador guardiola nao tem um plano B e tens saudades do Bayern do ano passado.
Afinal por que raio é ele tremendo? Pelo aquilo que faz hà 5 anos atràs ou pelo ultimo campeonato que perdeu para o Mourinho?
Daniel Martins
O tiki-taka nunca foi nem nunca será um problema. Houve sim um Real muito competente a defender, principalmente na 2ª parte, e um Bayern que não ficou de todo insatisfeito com o resultado e que com o tempo foi atacando com menos jogadores. O maior erro de Guardiola na minha opinião foi na colocação de Mandzukic a titular. Este tipo de jogos pede um maior jogo interior ao avançado, e nisso o croata é pouco mais que medíocre. Aliás ele jé é o elo mais fraco da equipa. Com Muller ou Gotze nessa posição, o Real teria sentido (ainda) mais dificuldades.
Hoje deu pra ver jogar os três centrais do Real: Pepe, Ramos e Varane. E hoje mais uma vez se demonstrou que o Ramos é de longe o pior dos três. Faltoso a defender, e a atacar é chute para a frente e pouco mais.
Luis Rosa
O que eu suspiro por esse Bayern…
Kafka I
Notas ainda, para a exibição imperial do Pepe, e para o "amadorismo" do Bayern a marcar cantos, a dada altura o Bayern parecia uma equipa de amadores, pois os 354653464165416514 cantos que teve a seu favor, marcou-os TODOS ao 2º poste, nem uma única variação, nada de nada, como é óbvio não criaram perigo nenhum, já toda a gente sabia para onde ia a bola, os defesas do Real até se devem ter rido…