Real Madrid 3-0 Dortmund (Bale, Isco e Ronaldo) – Eliminatória praticamente decidida. Os merengues confirmaram o favoritismo e venceram facilmente os alemães por 3-0, num jogo em que Ronaldo igualou Messi como o melhor marcador de sempre numa edição da Champions League. O português marcou o terceiro golo do Real – boa conclusão após excelente passe de Modric – e chegou aos 14 na conta pessoal. Antes, Bale (fez o 1-0 logo a abrir) e Isco, que substituiu Di María, já tinham feito o gosto ao pé. O Dortmund, bem longe daquilo que exibia no último ano, foi presa fácil para o conjunto de Ancelotti. Os vice-campeões europeus mostraram muitas debilidades defensivas e perdoaram muito na finalização. Algumas notas: defensivamente os madrilenos cometeram muitos erros (salvaram-se Pepe, que esteve em grande, e Carvajal); Isco e Modric espalharam técnica e visão de jogo; Bale está cada vez mais influente na equipa, apesar de algumas decisões erradas; este Dortmund não tem, nem de perto nem de longe, qualidade para estas andanças. A defesa é fraca, a dupla Sahin-Kehl não funciona e o ataque sem Lewandowski não tem a mesma dinâmica; Weidenfeller e Hummels foram dos poucos destaques positivos dos alemães.
PSG 3-1 Chelsea (Lavezzi, David Luiz a.g. e Pastore; Hazard g.p.) – Jogo bem disputado no Parque dos Príncipes, com a equipa da casa a ganhar uma vantagem importante na eliminatória. Lavezzi marcou logo a abrir (oferta de Terry), mas o Chelsea reagiu e empatou, de grande penalidade, por Hazard. Os blues estiveram por cima até ao final da segunda parte, com os comandados de Blanc a assumirem o controlo na etapa complementar. Os franceses estiveram sempre mais perto de marcar (Lavezzi e Cavani perdoaram) e beneficiaram de um auto-golo de David Luiz para se recolocarem na frente. Já perto do apito final, Pastore, com uma grande jogada individual, fez o 3-1, que obriga o Chelsea a realizar uma super exibição para seguir em frente. Algumas notas: Ibra foi uma nulidade e saiu lesionado do encontro – deve falhar a segunda mão -, tal como Verratti; Cavani ainda não conseguiu mostrar o nível exibicional que o caracterizava em Nápoles (está mais trapalhão); Lavezzi foi um dos melhores do PSG e um dos que mais perigo criou para a baliza de Cech; os franceses têm uma boa organização defensiva, um meio campo forte que ocupa bem os espaços (Motta esteve em destaque) e vão complicar muito a tarefa do Chelsea; ofensivamente os blues estiveram muito dependentes do que Hazard conseguiu fazer; Terry e David Luiz acabaram por cometer erros que podem comprometer a eliminatória; Ramires viu o amarelo e não vai jogar a segunda mão.
PSG 3-1 Chelsea (Lavezzi, David Luiz a.g. e Pastore; Hazard g.p.) – Jogo bem disputado no Parque dos Príncipes, com a equipa da casa a ganhar uma vantagem importante na eliminatória. Lavezzi marcou logo a abrir (oferta de Terry), mas o Chelsea reagiu e empatou, de grande penalidade, por Hazard. Os blues estiveram por cima até ao final da segunda parte, com os comandados de Blanc a assumirem o controlo na etapa complementar. Os franceses estiveram sempre mais perto de marcar (Lavezzi e Cavani perdoaram) e beneficiaram de um auto-golo de David Luiz para se recolocarem na frente. Já perto do apito final, Pastore, com uma grande jogada individual, fez o 3-1, que obriga o Chelsea a realizar uma super exibição para seguir em frente. Algumas notas: Ibra foi uma nulidade e saiu lesionado do encontro – deve falhar a segunda mão -, tal como Verratti; Cavani ainda não conseguiu mostrar o nível exibicional que o caracterizava em Nápoles (está mais trapalhão); Lavezzi foi um dos melhores do PSG e um dos que mais perigo criou para a baliza de Cech; os franceses têm uma boa organização defensiva, um meio campo forte que ocupa bem os espaços (Motta esteve em destaque) e vão complicar muito a tarefa do Chelsea; ofensivamente os blues estiveram muito dependentes do que Hazard conseguiu fazer; Terry e David Luiz acabaram por cometer erros que podem comprometer a eliminatória; Ramires viu o amarelo e não vai jogar a segunda mão.



0 Comentários
LuisRafaelSCP
Este jogo é o espelho da temporada do Dortmund.. limitado. Com Schmelzer, Gundogan, Kuba e Lewandowski tudo poderia ser diferente, já para não falar em Subotic ou Sven Bender.
Enfim, este Dortmund precisa de dotar o plantel de maior qualidade na próxima temporada, senão sempre que tiver uma onde de lesões vai passar regularmente por estas dificuldades.
Real Madrid fez um jogo irregular, muitas vezes do 8 ao 80 mas foi o suficiente para ganhar justamente e com tranquilidade (Weidenfeller ainda evitou mais 3/4 golos feitos).
Quanto ao Chelsea não vi, mas tem uma missão muito, muito complicada! O PSG poderá mesmo ser a sensação da Champions esta temporada. Espero que a TVI transmita a 2ª mão deste jogo.
Bruno Fonseca
Com esta vitória o Real está praticamente nas meias finais.
Não vi o jogo mas pelo que tenho lido aqui e noutros sites o Real foi superior.
Provavelmente sem as baixas que tem o Dortmund podia fazer outro resultado mas são coisas que acontecem.
Desde já os meus parabéns ao Ronaldo por mais um feito!
Quanto ao jogo PSG x Chelsea também não vi mas devo dizer que atendendo ao resultado o Chelsea vai ter uma tarefa bastante difícil.
Concordo com alguns users que dizem que o Chelsea sofre de algumas lacunas principalmente no meio-campo e na posição de ponta de lança.
Na próxima época o Mourinho vai ter que fazer muitas contratações.
MSSC
Alguém sabe se a lesão do Ronaldo pode a vir a por em risco o mundial, para ele sair do encontro,
pode realmente ser algo de mais "grave"
Simao
O Cech muito "colado" ao terreno hoje….
Até arrepia de pensar que o Thiago Silva andou a jogar(se jogou?) pla II Divisao B….
MM
O Lucas Moura é 3 vezes melhor que o bluff Neymar. O que uma boa imprensa e a ânsia de um povo em ter à força um dos melhores do mundo podem fazer…
Tiago Alves
O seu papel secundário no Barça não ajuda. Veja os jogos da selecção e vê quem é o verdadeiro Neymar.
Fábio Teixeira
Por isso é que é o Lucas a carregar a Canarinha às costas… Vai ver aos dados do Neymar por favor.
Jose Seabra
Esqueci-me também de referir Terry no jogo do Chelsea, cometeu um erro grave no 1º golo do PSG. De resto, sempre bem no jogo.
Ricardo Ricard
Resultado normal do Real. Acredito que o Chelsea ainda se vai apurar… Apostei 50€ nestes 2 jogos,fiquei com 233! Nada mau :)
Ricardo Ricard
Finanças?…ok ok…estava a brincar,não ganhei nada :)
Rúben Cardoso
Já podes pagar uma à malta do VM!
Mateus
Se declaras aqui, não te esqueças de declarar nas finanças! "Eles andem aí."
Mateus
Chilavert
Vi apenas o jogo do Real e gostava de expor 2 ou 3 pormenores:
O Real no ultimo terço do terreno é incontrolavel
O Izco é um grandissimo futebolista mas não encaixa no estilo de jogo do Real
Ao que parece Ronaldo tem uma tendinite(embora pude perceber a conversa do Ronaldo e do médico onde o Ronaldo questiona se "é menisco??"
Sobre o Chelsea tá dificil mas…para Mourinho não há impossiveis
Kafka I
Le Tissier, já agora sabes qual a percentagem de passagem de equipas que perderam 3-1 fora na primeira mão?
Jose Seabra
Apenas vi o jogo PSG-Chelsea, os franceses tiveram uma entrada muito forte e chegaram ao golo muito cedo, o Chelsea reagiu muito bem e chegou ao empate numa grande penalidade evidente, pressionaram muito forte o meio-campo do PSG que se viu muitas vezes a perder a bola facilmente e a ter que apostar no jogo longo. A 2ª parte foi toda completamente do PSG, marcou 2 golos, podia ter marcado mais 1 ou 2.
Matuidi- Para mim o melhor em campo, abafou completamente os homens do meio-campo do Chelsea, muito activo e participativo nas acções ofensivas, estava em todo o lado.
Lavezzi- O elemento mais activo na frente de ataque do PSG, marcou 1 golo e poderia ter marcado mais.
Ibrahimovic – Mais uma excelente exibição, quase como um 10, perfeito no último passe.
pela negativa:
Verratti – Entrou mal no jogo, com muitas hesitações que custaram perdas de bola, foi melhorando gradualmente e acabou sendo substituído.
Cavani – Claramente não se sente bem a jogar na ala, está fora do seu habitat natural, teve um lance perto do final onde poderia ter marcado, passou muito perto do poste a bola.
No Chelsea:
Destaco pela positiva
Willian – Pela forma como defendeu, sempre foi um jogador que não ligava muito às questões tácticas do jogo, queria sempre a bola no pé, hoje fechou muito bem o espaço no seu lado, incansável a ajudar ivanovic, não foi por ele que o Chelsea perdeu.
Ivanovic – Sempre muito seguro, foi o melhor elemento do Chelsea na minha opinião.
Hazard – O mais inconformado, atirou uma bola ao poste na 1ª parte, de vez em quando tentava dar um safanão no jogo mas sempre muito desapoiado.
Pela negativa
David Luiz – Exibição péssima, cometeu uma imensidão de erros ao longo do jogo, sempre muito faltoso, custou caro ao Chelsea, fez uma falta muito infantil que originou o 2º golo do PSG concluído pelo próprio. Falhas de concentração constantes ao longo do jogo, foi completamente esmagado por Ibrahimovic, ofensivamente tentava sair a jogar e perdeu muitas vezes a bola originando lances de muito perigo para o Chelsea. Exibição para esquecer, mais uma.
Schurrle – Jogou fora de posição, muito desapoiado no meio, raramente tocou na bola.
Ramires – Irreconhecível, está num mau momento, lento, previsível, perdeu praticamente todos os lances em velocidade (que é o seu forte).
João Lains
Angustia, é a palavra que melhor define os meus sentimentos para esta noite. Angustiante, um jogador proveniente da segunda equipa do Mainz, onde jogava como avançado, ocupar o corredor esquerdo da defesa do Dortmund. Já se sabia que iria sofrer muito às custas de Bale, ou de qualquer outro jogador. Há coisas que simplesmente não se admitem, embora tenha de ser razoável, porque só com muito azar se podem explicar tantas baixas por lesão.
Foi um desfecho que se adivinhava, perante o cenário assustador que o Klopp enfrenta para compor o onze inicial. Os jogadores que mais me desiludiram foram o Aubameyang, o Mkhitaryan e o Piszczek, que não pode falhar um passe daqueles. Muito se esforçaram Weidenfeller, Hummels e Reus, para inverter a situação, claramente os mais desta equipa. Kehl já não tem energia para desafios tão exigentes como estes, enquanto o Sahin não consegue sequer imprimir metade do dinamismo que o Gündogan. O Grosskreutz não passa de um operário, às vezes não percebo como tem conseguido manter-se a este nível durante tanto tempo (vai estar no campeonato do mundo!). Também não percebo a insistência em Schieber, quando se tem um dos melhores avançados jovens do futebol alemão, no banco de suplentes, como o Ducksch.
Kacal l
Luis Resende,
Não deves ter visto o mesmo jogo, na 1ª mão é verdade, mas na 2ª mão não tiveram assim tantas oportunidades quanto isso.
Luis Resende
esteve perto de eliminar como também podia ter sido goleado nos dois jogos, oportunidades não faltaram
Kacal l
Carlos Silva,
Pepe, Modric, Xabi Alonso, Marcelo, Bale e Benzema, também são excelentes, ainda há o CR7 e o Di Maria,etc, isto não é uma questão de quem tem melhores jogadores.
O Dortmund, mesmo com todos disponíveis, não é certo que eliminassem o Real Madrid, na época passada foi um caso "fora do normal" e, mesmo assim, o Real esteve perto de eliminar o Dortmund.
Carlos Silva
Subotic, Gundogan, Bender, Schmelzer, Kuba e Lewandowski. Na máxima força este real seria eliminado novamente.
Gonçalo
O VM até elogiou o teu comentário no Facebook. Porquê que não lhes mandas mail e fazes um Visão de Leitor? Este conteúdo merecia tar num post.
porquinhodaindia
Pepe está a fazer uma época absurda. Em Portugal não tem destaque algum até porque sendo ex-jogador do FC Porto convém que se mantenham os rótulos "agressivo" e "caceteiro sem escrúpulos."
Está a um nível altíssimo e tem muito mais mérito por atuar ao lado de alguém tão débil quanto Ramos.
Bombas
O Sergio Ramos é bom … a defesa direito.
Kafka I
Não podia estar mais de acordo, tanto quanto ao Pepe como quanto ao Ramos, como já disse aqui várias vezes, o Ramos esse sim não passa de um sarrafeiro, que em condições normais seria expulso jogo sim jogo não, para não falar nas constantes falhas de atenção e o fraco posicionamento táctico…
Quanto ao Pepe, continua a ser um dos melhores do Mundo, simples…
Paulo Pereira
Concordo! Às vezes esquecemo-nos de que na nossa selecção, para além do Ronaldo, temos ainda um dos melhores centrais do mundo!
Ricardo F.
Haja alguém a destacar Ramos pela negativa! Obrigado porquinhodaindia. O jogo de hoje demonstra a valia dos dois centrais do Real Madrid. Perdi a conta às vezes que o espanhol perdeu bolas absurdas e foi ultrapassado pelos adversários (faltou a expulsão da praxe)…o homem até tem uns pés razoáveis, mas a central é bem fraquinho. Já Pepe fez uma partida para lá de assombrosa – ainda mais do que o costume Os espanhóis que continuem a menosprezar o português e a considerar Ramos o melhor central da Liga, que eu cá fico bem mais satisfeito por ter Pepe na minha Seleção.
SL
Diogo Palma
Não vi o jogo do Chelsea mas já previa a derrota dos londrinos (infelizmente), este plantel do Chelsea é muito fraco para quem quer vencer todas as competições onde participa.
Muito tem feito Mourinho, precisam de reforçar quase todas as posições para poderem lutar contra os outros colossos do futebol europeu.
Matt Le Tissier
Noite de Cristiano a de hoje:
Cristiano Ronaldo marcou em 11 jogos oficiais seguidos (clube e selecção), superando a melhor marca da carreira profissional de Messi (10).
Marcou também em 8 jogos seguidos da Champions League. Está a um golo de igualar o recorde histórico de Van Nistelrooy (9).
Cristiano igualou hoje Messi como melhor marcador na fase a eliminar na história da Champions League (31 golos cada um).
Mais golos na fase a eliminar da Champions League:
-Messi e Cristiano Ronaldo, 31
-Raúl e Shevchenko, 18
-Inzaghi, 16
-Lampard, 15
-Drogba e Rooney, 14.
Cristiano igualou hoje o recorde de golos numa só edição Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões (14). Igualou Altafini, Van Nistelrooy e Messi.
Igualou também Don Alfredo Di Stéfano como 2º melhor marcador do Real Madrid em toda a história da competição (TCE e LC) com 49 golos.
Casillas igualou Raúl como 2º jogador com mais vitórias na competição (81). Xavi continua a ser o 1º com 88.
Igualou também Valdés como 2º guarda redes com mais jogos sem sofrer golos na competição (45). ambos continuam na perseguição a Van der Sar (51).
424 clubes tentaram virar um 3-0 nas competições europeias desde que se usa a regra dos golos fora. apenas 24 conseguiram (6%).
Apenas 1 equipa conseguiu virar um 3-0 na história da competição (TCE e LC) com a competição tão avançada: Barcelona (contra o Göteborg nas meias finais, em 1986).
Matt Le Tissier
Fico satisfeito por ter dado o mote a uma discussão bastante interessante.
Em termos de preferências gostava bastante do R9, fiquei sempre com a sensação que não vimos tudo o que ele tinha para nos mostrar. Mesmo assim foi por 3 vezes o melhor jogador do Mundo.
Rafa Rafael
Obrigado Kafka e obrigado Paulo.
Ruben, ainda hoje senpre que posso vejo o Ronaldinho jogar, e continua a deliciar-me cada vez que toca na bola, é simplesmente mágico e com certeza que como nós existem muitos mais, que também ficarão tristes se o Scolari não o chamar, mas ainda tenho esperança que isso possa acontecer.
Cumprimentos a todos !
Rúben Cardoso
Ainda bem que há gente que gosta tanto do Dentuças quanto eu. A par de Zidane, os jogadores que mais me entusiasmavam, e que mais gostava de ver actuar.
Paulo Pereira
Exactamente! É por isso que frequento este blog.
Bom debate, pessoal :)
Kafka I
Nem mais Rafa, os teus 2 últimos parágrafos resumem tudo e concordo a 110% com eles, é perfeitamente possível termos opiniões diferentes, clubes diferentes, visões diferentes, mas debater de forma saudável sem partir para a ofensa e menosprezo pela opinião contrária, como às vezes acontece por aqui
Rafa Rafael
Kafka,
Na minha opinião não considero o nosso Ronaldo inferior técnicamente ao Brasileiro, apear de achar que actualmente usa pouco essa sua capacidade optando por utilizar mais a sua velocidade, o que para mim acontece porque o Real joga muito em transições rápidas, logo é essa a capacidade que salta mais à vista.
Eu sou suspeito, pois não gosto do estilo de jogo de Messi, em que ele simplesmente não faz uma finta elaborada. Não quero com isto dizer que ele não é um jogador fantástico com um drible particular que não está ao alcance de mais ninguém, mas não é um 'estilo' que me seduza.
Quanto ao Ronaldinho, nunca vi ninguém fazer com a bola o que este Homem faz, ainda hoje já com 34 anos fascina-me vê-lo jogar. Como é obvio não vi Garrincha jogar e do que vi no famoso Youtube parece-me muito aquem no Mágico R10.
Mas tudo isto são opiniões e valem tanto quando as de todos os outros que por aqui comentam, embora umas tenham mais concordância do que outras.
Cumprimentos a todos, com debate fazemos deste um melhor espaço desportivo, desde que seja sempre com respeito ;)
Rafa Rafael
Paulo Pereira,
Concordo, acresceto ainda que ele ainda me fascina e sempre que posso vejo o Mineiro jogar.
Vou ficar triste e desiludido se não o puder ver actuar pela canarinha neste Mundial 2014.
Kafka I
Paulo Pereira, plenamente de acordo com o teu comentário :)
Kafka I
Rafa Rafael, eu em momento algum disse que o Cristiano não era bom tecnicamente, agora comparado com o MEssi, o Fenómeno, ROnaldinho ou Zidane, esta claramente um patamar abaixo de todos eles, mesmo o Cristiano do Manchester jamais teve ao nivel destes 4 do ponto de vista técnico e inteligência de jogo…
Quanto à comparação que eu fiz do MEssi e do Fenómeno, foi no sentido de talento puro, ambos têm um talento único para jogar à bola e do ponto de vista técnico eram tremendos, se bem que um pouco em estilos diferentes, já que o Fenómeno aliava essa técnica magistral a uma força tremenda, força essa que o MEssi não tem…agora a nível de talento puro são comparáveis…
Por fim, não concordo que se diga que o ROnaldinho é o melhor talento puro de sempre, porque nós não vimos todos os jogadores jogar, e há quem diga por exemplo que o Garricha a nível de talento puro era um jogador único (e para muitos Brasileiros que o viram jogar é o melhor jogador BRasileiro de sempre à frente de Pele)…mesmo o Maradona era tremendo (apesar de eu só ter visto a parte final da carreira dele)…acho que é mais justo se dizer que o ROnaldinho (e para mim o Fenómeno) são os 2 melhores "talentos puros" dos últimos 20 anos…
Ricardo Ricard
Subscrevo totalmente a opinião do Paulo Pereira!
Paulo Pereira
Kafka I,
A minha preferência pelo Ronaldinho em detrimento do Fenómeno provavelmente deve-se ao facto de eu ter visto o primeiro a jogar durante mais tempo. O Ronaldinho fascinava-me de uma maneira que nenhum jogador fascina actualmente. Tenho pena que não vá ao Mundial.
Paulo Pereira
Rafa Rafael,
Acredito que quando o Kafka diz que o CR7 não se distingue a nível técnico, não esteja a afirmar que ele não é muito bom tecnicamente. Simplesmente não está ao nível de Messi, Zidane, Ronaldo e Ronaldinho nesse parâmetro. E eu concordo. Há, no entanto, outros aspectos em que lhes é superior. É um jogador diferente.
Paulo Pereira
Luís Resende,
Discordo em parte do teu comentário. A nível de clubes, Cristiano e Messi tem sido tão ou mais decisivos que Ronaldo e Zidane, sobretudo o argentino. Relembro-te que o Fenómeno nunca ganhou uma Champions e que o Zidane venceu tantas como o CR7 (uma). O brasileiro e o francês, nas suas carreiras clubísticas seniores, venceram exactamente o mesmo número de títulos oficiais (13). Comparativamente, CR7 já tem 12 títulos na bagagem e Messi já vai com 21(!).
A nível de Selecções, já concordo contigo. Nem CR7, nem LM10 conseguiram ainda (e provavelmente nem vão conseguir) alcançar os feitos de Zidane e Ronaldo.
Gerd Muller era, de facto, extraordinário (digo isto com base nos números e em alguns vídeos a que assisti). Permite-me só corrigir-te: o alemão venceu a Bola de Ouro em 1970, ficou em 2º em 1972 e em 3º 1969 e 1973. Muller é, a par de Puskas, Pelé, etc. e, mais recentemente, CR7 e Messi, um dos poucos jogadores da História a conseguir manter uma regularidade inacreditável em equipas de topo durante anos a fio.
Luis Resende
a diferença entre Ronaldo Nazário, Zidane para o portugues e o argentino é que quando foi realmente preciso eles estiveram presentes, o génio deles acordava e de repente ganhavam um europeu um mundial, uma champions league . Os outros dois, concordo, mais regulares e mais competitivos mas não têm a aura de génio de Ronaldo muito menos de Zidane, Messi ainda poderá chegar lá. Em titulo de curiosidade Gerd Muller tinha números parecidos ou melhores que Messi e Ronaldo e nunca ganhou uma bola de ouro,
Rafa Rafael
Boa noite, concordo em parte com a vossa opinião.
Ronaldinho Gaucho na minha opinião é sem dúvida alguma o jogador de maior talento puro que o futebol mundial alguma vez conheceu, é fascinante vê-lo jogar ainda hoje em dia.
Depois discordo um pouco do Kafka quando diz que o Cristiano não é primoroso em termos técnicos, concordaria se me dissesse que ele alterou a sua forma de jogar e passou a ser um "matador" fazendo nos esquecer as maravilhas que ele é capaz de fazer (ou pelo menos fazia por exemplo no United) com a bola nos pés. O 'antigo' CR7 no 1 para 1 era fortíssimo, tinha uma capacidade de finta enorme e 'partia' qualquer um que lhe aparecesse pela frente de uma forma fantástica um pouco ao estilo do Neymar quando ainda representava o Santos. Ao ingressar no Real Madrid, Ronaldo alterou toda a sua forma de jogar e passou a ser uma 'maquina de fazer golos" em que sua maior arma passou a ser a velocidade e o poder de execução.
Discordo também quando compara o Fenómeno à forma de jogar do Messi, pois a meu ver não tem 'ponta' de parecença, sendo o brasileiro bastante mais parecido com o nosso Ronaldo.
Cump.
Kafka I
Paulo Pereira,
só acrescentaria que o Fenómeno a nível de talento puro estara no mesmo nível que o Ronaldinho…o Fenómeno também fazia coisas com a bola (até mais no Inter que no Barça) que era qualquer coisa de outro Universo, os 2 melhores nesse capitulo para mim (que eu vi jogar)
Quanto ao Zidane, plenamente de acordo…
Quanto ao Cristiano e Messi, só acrescentava que que para além da tremenda regularidade e competitividade de ambos, o Messi pende mais para o estilo Fenómeno/Zidane, visto ter mais técnica e inteligência/visão de jogo…e o Cristiano é uma força da natureza, uma máquina humana quase indestrutível…portanto 2 estilos bem distintos, mas sem dúvida os 2 mais regulares jogadores que já vi desde que vejo futebol no fim da década de 80/inicio de 90
Paulo Pereira
A nível de talento puro, acho que o jogador que mais me impressionou até hoje foi Ronaldinho. A nível de classe e inteligência, sem dúvida Zidane. Mas a nível de regularidade, competitividade e completude, Cristiano e Messi, indubitavelmente.
Kafka I
Chilavet, Paulo Pereira e TGronita, de acordo com os 3…
Chilavert
Ricardo Ricard o Ronaldo Nazário aos 23 anos tinha já 2 lesões de rotura de tendão rotuliano(manifestamente mais grave que LCA e virtualmente intratavel nos anos 90) e acabou a sua carreira com cerca de 580 e poucos golos(como senior).
Ronaldo e Messi vão ainda em 3/5 disso…
Mas aqueles 2 anos do Ronaldo de 96 a 98 atingiu um nivel de capacidade ligeiramente superior ao Messi e ao Cristiano Ronaldo mas nisto do futebol não é o nivel que consegues atingir é quanto tempo o consegues manter depois de o atingires e nisso Messi e C.Ronaldo já levam 4/5 anos sempre lá por cima…é justo dizer que são(e serão) melhores jogadores.
Agora no campo do talento nato puramente…Ronaldo Nazario era melhor que os 2
Paulo Pereira
Grande comentário, mais um. Estou sempre à espera dos teus comentários para aprender mais um pouco.
Saliente-se o facto de que Messi já só tem mais um golo na Champions que Ronaldo (50 contra 49), no mesmo período de tempo (desde que o português chegou a Espanha).
Quanto à discussão Ronaldo vs CR7, apenas quero dizer que o brasileiro foi o melhor avançado centro que vi jogar, possuidor de uma técnica incrível, que considero bastante superior à do CR7. Por outro lado, os números também não enganam: o Ronaldo brasileiro, na sua carreira clubística inteira apontou 352 golos; o português, que tem ainda uns bons 5 anos pela frente (no mínimo), já leva 370. A nível de títulos por clubes, o Fenómeno conquistou 13, enquanto CR7 já leva 12.
TGronita
Concordo com o Kafka, para dizeres isso do Fenómeno só podes não o ter visto jogar… Sem lesões provavelmente não poderíamos dizer que o Messi é quem tem mais Bolas de Ouro
Ricardo Ricard
Adorava o fenômeno mas sinceramente…O Cristiano já o passou! Se pensas que o Ronaldo começará a descer aos 31 anos…estás redondamente enganado,a não ser que tenha uma lesão grave!
Anónimo
O Messi é mais novo, sim, mas fisicamente o Ronaldo é bastante mais forte, e aguentará pelo menos o mesmo número de anos que o Messi tem pela frente. Mesmo perdendo velocidade, o Ronaldo continuará a ter no jogo de cabeça uma solução, coisa que o Messi não tem. Estou a ver o Ronaldo, inclusivé, a acabar a carreira mais tarde que o Messi.
João
Kafka I
Diogo, deves ser muito novo para não teres visto o verdadeiro Fenómeno do Barça e da primeira época do Inter, só assim se justifica a tua afirmação…
Quanto a "todos os recordes de golos" será dificil conseguir, não só porque já tem 29 anos (portanto dentro de 2 anos começara a descer), e o Messi sendo mais novo que ele detém a maioria desses recordes no confronto directo…para além de ter havido jogadores na história, cados do Puskas, Muller, Eusébio e afins que terminaram as respectivas carreiras com o rácio de 1 golo por jogo, algo que nem Cristiano nem Messi conseguiram alguma vez atingir…
Gonçalo
Matt Le Tissier vê o meu comentário mais em baixo
Diogo Palma
O Ronaldo ao longo da sua carreira tem se transformado numa maquina de fazer golos, foi alterando as suas características futebolísticas e agora é um finalizador nato e completo, até acabar a sua carreira vai com certeza bater todos os recordes de golos que existam … é fenomenal.
Este sim deveria ser conhecido como o Ronaldo o fenómeno!
Miguel
Tudo isto para assinalar a marca redonda dos 100 jogos de Ronaldo na Liga dos Campeões.
Matt Le Tissier
Os 14 golos de Van Nistelrooy incluem os dois golos que ele apontou na 2ª mão da 3ª fase de qualificação para a fase de grupos da competição que o Manchester United teve que jogar em 2002/2003 frente ao ZTE da Hungria. (o resultado do jogo foi de 5-0).
Law
nao podemos dizer qe o david luiz complicou as contas a mourinho pqe se ele nao lhe tocasse ela entrava na mesma xD
Nao vi o jogo do chelsea, nao sei se levou baile ou se foi um jogo repartido…ou melhor jogado pela parte do PSG..
Jose Seabra
Law, se fosse só pelo auto-golo do David Luiz… isso foi o menos. A falta que origina o golo é uma infantilidade incrivel cometida pelo David Luiz, falhou passes atrás de passes, fazia faltas atrás de faltas, teve sorte em não ter sido expulso, pois o árbitro teve um critério largo. Depois queria sair a jogar e perdia constantemente a bola, sempre engolido por Matuidi, quer em velocidade quer em físico.
Kacal l
O Real Madrid controlou e dominou o Dortmund na primeira parte, com várias oportunidades de golo, não fosse o Weidenfeller que esteve muito bem, e o Real podia ir para o intervalo a vencer por 3 ou 4 ou até mais, em termos ofensivos, o Dortmund pouco assustou, notou-se a ausência do Lewandowski e é notória a falta de um elemento como o Gotze, sem contar com as ausências do Subotic (o Sokratis até esteve bem), Bender e Gundogan, é uma equipa desfalcada e estão claramente mais fracos em relação ao ano passado, mas o Real também está mais forte.
Na segunda parte, foi um jogo mais disputado e houve maior equilíbrio, mas mesmo assim o Real Madrid nunca pareceu perder a confiança, foram superiores e estão com pé e meio nas meias-finais, ao Dortmund resta dar tudo na 2ª mão e tentar a vitória, no que resta da época, os objectivos são assegurar o 2º lugar na Bundesliga e chegar á final da Taça da Alemanha, onde tudo pode acontecer, se a conquistarem, ainda melhor, mas para o ano é preciso um reforço do plantel, é um grande clube, com um treinador de top, os adeptos são excelentes, mas é preciso contratar mais-valias para terem a esperança de lutar pelo titulo, com a saída do Lewandowski, a situação fica pior, é preciso ter um excelente 11 e um banco com qualidade, coisa que não existe esta época, as alternativas não são credíveis.
– Destaque vai para o facto de o CR7 ter marcado e igualado o recorde do Messi e também do maior número de golos numa época, na Champions, com 14 golos.
Em Paris, não vi o jogo, mas assim fica muito complicado, sofrer três golos e só marcar um, dá uma grande vantagem ao PSG, quer em termos de motivação e confiança, quer em termos de resultado, visto que basta um golo em Londres e o Chelsea precisa logo de três só para empatar, é um resultado perigoso e que coloca o PSG perto das meias-finais, no sector defensivo e no meio-campo são fortes, no ataque têm jogadores que desequilibram, principalmente o Lavezzi, basta ver que se dão ao “luxo” de ter o Lucas Moura no banco, para além disso estão bem em termos colectivos e exibicionais, estamos na recta final da época e o PSG está num bom momento.
O Chelsea parece ter um 11 com grandes jogadores, mas depois de inicio vemos uma dupla de Ramires e David Luiz, com Oscar, Willian e Schurrle, todos têm qualidade, mas dá a sensação que falta mais alguma coisa, não são jogadores de classe mundial, pelo menos, para já não são, o craque da equipa é claramente o Hazard e não pode fazer tudo sozinho, se comparamos com Matuidi, Motta, Lavezzi, Cavani, Ibra e o próprio Pastore (quando quer é um craque), é uma diferença assinalável, depois é verdade que o Chelsea tem sido muito inconstante, nuns jogos fazem excelentes exibições, noutros péssimas e não me parece que tenham capacidade para superar este PSG, mas vamos ver.
Rúben Cardoso
Eu até elegia o Pastora como MoM, pelo brilhante golo, que pode ser importantíssimo na decisão da eliminatória, mas o Matuidi fez um jogo assombroso. Aliás, ele é um jogador assombroso.
No Real, destaque para a grande exibição do Pepe, a fazer lembrar o Pepe que, há uns anos, era para mim o melhor central do Mundo. Irrepreensível. E o Bale também fez um excelente jogo.
João Lains
Se me perguntassem neste momento se o Mkhitaryan seria um bom substituto para o Götze? Respondia com um contundente, não! Por vezes, é curto olharmos para os números. À primeira vista, seria o jogador ideal. Bom drible curto, criativo, rápido e com faro pelo golo, características que se assemelham às de Götze. Contudo, tem sentido algumas dificuldades para mostrar tudo isto. A principal diferença para o alemão, é que o arménio procura muitas vezes finalizar as jogadas por si, ao invés de procurar um colega melhor posicionado. Parece que a melhor aposta teria sido o Eriksen.
Kacal l
João Lains,
Nota-se que falta ali um Gotze, o Mkhitaryan é um excelente jogador, mas concordo que o Eriksen teria sido o substituto ideal, até por que é um jogador que assiste os colegas e bate muito bem bolas paradas, é um médio que pensa melhor o jogo.
Brendan
Que jogão do Matuidi e do Thiago Motta! O primeiro com uma disponibilidade física de invejar e o segundo com uma capacidade de organizar jogo fantástica. Um elogio também para o Thiago Silva que, apesar do penalti, esteve sempre imperial.
A equipa do Chelsea é a maior comédia alguma vez vista. Um treinador que ganha 18 milhões de euros por ano e que coloca uma equipa a jogar um futebol miserável.
P.S – Um meio campo onde figura um jogador como o David Luiz,a titular, só pode ser para rir.
Kacal l
Chilavert,
Eu não desenvolvi as razões, mas concordo contigo, o médio defensivo é o Matic, mas foi um lapso a parte dele não poder ser utilizado na Champions pelo Chelsea.
Chilavert
Na ultima frase eu queria dizer médio defensivo e não ofensivo.Peço desculpa
Chilavert
Kacal I tens razão que o Chelsea não tem os maiores craques mas eu tb já vi equipas recheadas de estrelas claudicarem de forma mais vergonhosa que o Chelsea.
Curiosamente toda gente acusa a equipa do meio para a frente mas pelos vistos onde a equipa claudicou foi no centro da defesa(e meio campo defensivo).
Toda gente sabe que Mourinho gosta das suas equipas a jogar em bloco(em que o todo é maior que a soma das partes) ou seja não tem a ver se o jogador é individualmente bom, muito bom ou excelente mas sim com o que o jogador pode oferecer dentro da concepção de jogo.
Agora a minha opinião sobre os jogadores:
-Hazard e Oscar são as estrelas e aqueles que mantem sempre um nivel bem alto apesar das oscilações colectivas ou seja não é por aqui.
– Willian ok concordo que 36 milhões é manifestamente desadequado mas pode muito bem ser usado como jogador de rotação sem perder qualidade(pelas suas caracteristicas de driblador)
-Schurrle e Salah são bons jogadores mas num clube com a exigencia do Chelsea provavelmente não é suficiente.
-Etoo, Torres e Ba aqui reside um dos enigmas.Ba tem qualidade mas claramente não para o Chelsea(erro de casting) o Torres …é o Torres continua fora de qualquer esquema tactico que não seja o do Benitez e o Etoo apesar da rabula da idade continua a ser a melhor opção.Se a bola cair lá em condições Etoo concerteza que faz golo.
-Ramires Mikel Lampard e David Luiz aqui reside o principal problema do Chelsea( na minha opinião) não existe um trinco de nivel(como houve em tempos Essien).
Mikel nunca foi trinco apesar de querem fazer dele um trinco(interpreta mal tacticamente o lugar), o Ramires é um jogador dinamico intenso e vertical embora tambem tenha lacunas de posicionamento defensivo, o Lampard aos 36 anos está claramente na curva descendente e o David Luiz apesar de no papel ter todas as condições tecnicas e fisicas para um trinco(bom jogo aereo, velocidade, raio de acção, sabe desarmar e passar) sofre do mesmo problema do Mikel ou seja não tem qualquer feeling tactico para ser trinco(um trinco tem de ser inteligente na gestão do espaço porque muitas vezes basta estar quieto para estar bem posicionado).
Se o Chelsea conseguir descobrir um médio ofensivo que consiga "unir e agregar o bloco" o Chelsea irá sofrer muito menos do que sofre actualmente
Kacal l
Kafka,
Quem disse que o Chelsea tem um mau plantel e que não presta foste tu, eu não disse nada disso, apenas dei um pensamento meu, que o plantel não é assim tão bom como dizem, como o do Man City, Bayern, Real ou Barça, simplesmente isso.
Kafka I
Epah as desculpas que vocês dão para defender o indefensável…agora afinal o Chelsea tem um mau plantel e não prestam…o que vale é que esta mesma equipa de jogadores medíocres ganhou a Champions e a Taça Uefa, fara senão tivesse ganho, para não falar que tem o 2º maior orçamento de Inglaterra a curtíssima distância do City (valor residual diga-se, apesar do Mourinho inventar que não é assim), e provavelmente é um dos 5 maiores orçamentos da Europa, só atrás do City, Real Madrid e Bayern…mas pronto há que desculpar um dos 5 maiores orçamentos da Europa, está certo..
Anónimo
o william custou 35M.
LM
Kacal l
Brendan,
Sejamos sinceros, uma pessoa olha para o meio-campo e ataque do Chelsea e vê jogadores como Mikel, Ramires, Lampard (em decadência), David Luiz (hoje voltou a ser utilizado), Willian, Schurrle, Salah, Oscar, Eto´o, Torres e Demba Ba, todos têm qualidade, todos são bons jogadores, mas, neeste momento, nenhum deles nos dá a sensação de serem de classe mundial, parece pouco, assim fica complicado.
Brendan
Diogo:
Quem decidiu contratar o Willian por 40+ milhões de euros não fui, certamente, eu. Se é especial one a treinar também deve ser especial one em perceber quais são as lacunas da equipa. Para mais, o David Luiz não é melhor médio defensivo do que o Mikel.
Bruno Pedras
O happy one recebe bem mais que 10M.
Diogo Palma
Brendan,
Já viste o plantel do Chelsea? Que opções de qualidade é que têm para o meio campo?
Para formar um bom 11 até têm jogadores bons mas no banco poucos se aproveitam.
Como diria o outro "não se fazem omeletas sem ovos" e Mourinho tem poucos.
Brendan
João:
https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/03/mourinho-e-o-treinador-mais-bem-pago-do.html
João Lains
Que eu saiba o único treinador que recebe uma verba semelhante a essa é o Guardiola, com 17 milhões de euros. O Mourinho aufere 10 milhões, e sem estar a treinar coxos (para prevenir ataques recorrentes), colocou o Chelsea a lutar pelo título, como não aconteceu durante os últimos três anos e para já, ainda tem possibilidades de atingir as meias-finais da Liga dos Campeões.
Estes desafios definem-se nos pormenores, as equipa surgem mais personalizadas do que é habitual, um erro pode deitar tudo a perder, e isso, por norma condiciona a maneira como as equipas se apresentam. E não nos podemos esquecer que pela frente esteve uma equipa que está completamente à parte do que é o campeonato francês, e está ao nível das melhores do futebol europeu.
Diogo Palma
Não sei como é que os adeptos do Real conseguem assobiar a equipa quando estão a vencer por 3-0 uma equipa como o Dortmund, já no jogo passa ganharam 5-0 e assobiaram o Ronaldo … vergonhoso.
Octavio
Ronaldo devia sair de lá para eles verem o que é bom para a tosse. Ingratos. Assobiam de barriga cheia.
Octavio
Real Madrid faz um resultado normal, perante uma equipa que jogou sem metade dos jogadores que, na época passada, goleou este Real. Dortmund não tem hipóteses e ainda sofrerá golos na Alemanha onde, esta época, tem estado longe de ser dominador. Real chega a esta fase e vê os adversários directos nas competições com muitas lesões importantes. O Barça não tem centrais e guarda-redes, o Atlético não tem Diego Costa e o Bayern não tem Thiago nem Martinez e Schweinsteiger (estes 2 para a 2ª mão com o United) por muito tempo. A 10ª está próxima.
Se PSG ou Man United passarem à próxima fase, um deles será o adversário do Real Madrid.
Vi o PSG-Chelsea e o jogo foi fraco. Valeu pela entrada do PSG e pela última meia-hora do PSG (após a saída de Ibra e 2º golo). Cavani teve a resposta às suas declarações desta semana. A jogar assim, bem pode ir embora. Fraco, muito fraco. Verrati sempre a enterrar e Pastore… Sim, Pastore. 10 minutos em campo e magia pura. Grande golo que pode ser fundamental. Lucas também entrou bem. O defesa-direito do PSG é bem melhor que Van der Wiel.
Do lado do Chelsea, uma exibição fraca, com excepção de 30 minutos na 1ª parte. Quem disse que Torres e David Luiz são jogadores deve estar enganado. David Luiz só tinha lugar no Atlético de Madrid de Simeone, onde é permitido dar pau a qualquer hora e como quiser.
Em Londres haverá entrada forte, com o trio Oscar, Hazard e Etoo. Em aberto, visto que o efeito Ibra (neste caso sem ele) pode condicionar o PSG e motivar o Chelsea.
Rúben Cardoso
Nuno,
Pelo menos podia ter tentado sustentar a sua mentira com factos. Ora vejamos:
2012-2013:
Oitavos-de-final: Manchester United (podia ter calhado Celtic, Shakhtar, Galatasaray, Schalke)
Quartos-de-final: Galatasaray (podia ter calhado o Málaga)
Meias-finais: Borrusia Dortmund
2011-2012:
Oitavos-de-final: CSKA Moscovo (podia ter calhado Basileia ou Marselha)
Quartos-de-final: APOEL
Meias-finais: Chelsea
2010-2011:
Oitavos-de-final: Lyon (podia ter calhado Shakhtar, Schalke, Marselha ou Copenhaga)
Quartos-de-final: Tottenham (podia ter calhado Shakhtar ou Schalke)
Meias-finais: Barcelona (podia ter calhado o Schalke)
2009-2010:
Oitavos-de-final: Lyon (podia ter calhado Olympiakos, Estugarda, Sevilha, CSKA, Bordéus)
2008-2009:
Oitavos-de-final: Liverpool (podia ter calhado Sporting, Porto, Panathinaikos, Lyon)
Como pode ver, houveram sorteios favoráveis e desfavoráveis, como acontece com todos os clubes.
Octavio
Mike-Uk,
Calma. Em 15 linhas de comentário, você resolveu centrar-se numa só linha, a última do 1º parágrafo. Só porque fiz um exercício de invenção, mencionando quem poderá ser o adversário do Real na próxima ronda você fica assim? Não se preocupe que eu não sou o Figo nem fui eu que tirei a bola com o Schalke e com o Dortmund. Esteja descansado a esse respeito.
O Real tem excelente equipa (reforçada este ano com Bale e Carvajal e por um Modric já entrosado) e, por isso, é que este resultado foi normal e passará à próxima fase. Além do seu poderio, neste momento os seus principais adversários têm condicionalismos e isso, nesta fase onde os jogos serão mais equilibrados pode ser decisivo. Só isso.
Menosprezo? Não. A não ser o seu pelo meu comentário, onde só leu (e intepretou) o que quis para, depois, me atacar.
Nuno
Mike-UK
não é preciso ser bruxo, basta ver os ultimos 5 anos os sorteios do real madrid a partir da fase de grupos, calham-lhe sempre a equipa mais fraca que esta em prova.
Bruno Pedras
Eu vejo o real jogar bem contra equipas médias e fracas. Este dortmund com tantos lesionados está longe do ano passado mas mesmo assim podia ter marcado vários golos. O real tb. Com equipas mais fortes o real tem vacilado. Em casa e fora.
Diogo Palma
Absolutamente de acordo, Mike-UK.
Mike-UK
Ó Octávio , é que não basta bater neste jogo do Real… O senhor tem também de fazer futurologia sobre possíveis adversários, sobe a fraqueza da oposição, as lesões dos adversários e os cartões vermelhos das primeiras mãos, tudo serve para o menosprezo, hein?
O Real tem jogado um futebol muito atraente e tem sido a par do Liverpool a equipa que mais prazer me da assistir. Pela magia dos executantes e pela competente organização em campo.
Há que dar mérito ao que fizeram até agora e, a bem do futebol, ao que farão até ao final da época.
Diogo Palma
Grande jogo do Real, até o Carvajal conseguiu não jogar mal.
NFM
Vitória fácil do Real perante um Dortmund muito desfalcado… Bale esteve em grande nível assim como Pepe e Carvajal… Ronaldo marcou mais uma vez e a eliminatória está decidida…
Vitória justa do PSG mas aquele golo no último minuto complicou muito a passagem do Chelsea…
Schurrle a PL não resultou o ataque esteve abaixo das possibilidades…
O PSG terá algumas baixas de peso na segunda mão mas mesmo assim o Chelsea terá de fazer um jogo irrepreensivel se quiser passar..
Bruno
Jogaço de Pepe.
André Gomes
Meu Deus, que central esse tal de Pepe. Se o David Luiz tivesse uma concorrência dessa na seleção brasileira, ele que não se ajeitasse nos jogos menores.
Kafka I
Não pude ver nenhum dos jogos, só vi os ultimos 5 minutos do PSG-Chelsea, e o golo do Pastore é assim qualquer coisa de outro Mundo, que tremendooooo golo…cuidado com este PSG