Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Recebia vídeos dos meus amigos na noite, vês aquilo é fixe… mas não dá”

Tem de se ser muito forte mentalmente para ter sucesso no futebol? Há jogadores que conseguem conciliar, como Neymar, mas a maior parte dos que estão no topo actualmente (nos anos 80 e 90 era diferente) raramente tiveram casos de excessos. 

João Félix falou da disciplina que um futebolista tem de estar sujeito para ter sucesso. “Os outros miúdos tinham catequese e eu nunca tive, não tinha tempo. Também não queria, não gostava, mas não tinha tempo. Baseava-se sempre à volta do futebol. Aos fins-de-semana não tínhamos folga porque às vezes até jogávamos ao sábado e domingo, tinha escola de manhã e à tarde durante a semana. Tinha sempre esta rotina do futebol e escola. Nos meus 14, 15, 16, 17 anos, com a malta a começar a sair, com festas… tu acordas e eles mandam-te vídeos na noite e tu vês que aquilo é fixe… mas não dá. Preferia ter jogo do que ir para uma festa, nunca fui muito de festas nem nada disso. Qualquer jogador que tenha começado cedo perdeu [essa possibilidade]. São situações das quais abdicamos. Na altura custa e agora olho para trás e se calhar gostava de ter estado em algumas. Vejo que sofri um pouco mas percebo agora como estou. Terei tempo para me divertir. Agora é tempo de dar ao pedal. Tenho de aproveitar”, revelou o avançado do Atlético Madrid, numa entrevista na plataforma Benfica Play. O internacional português falou ainda dos sacrifícios que os pais tiveram de fazer: “Quando eu e o meu irmão jogávamos no mesmo dia em horas parecidas, o meu pai ia ver o meu jogo e a minha mãe ia ver o dele, por exemplo. Havia sempre maneira de estar alguém presente. Quando ele trocou de carro, já tinha 700 ou 800 mil quilómetros porque já não dava mais. Treinávamos três ou quatro vezes por semanas, jogávamos ao sábado e outras vezes ao domingo. Fazia 100 quilómetros para ir e vir, num dia eram 200 quilómetros. Indo cinco vezes, dava esses tais mil quilómetros por semana. Depois fiquei a morar lá na casa do Dragão mas iam na mesma ao fim-de-semana ver o jogo. Quando me mudei para o Benfica, o meu irmão começou a jogar em Viseu mas iam todos os fins-de-semana lá a Lisboa para ver os meus jogos. No ano a seguir o meu irmão foi para o Seixal e continuavam a vir para ver os jogos. Fez muitos quilómetros”.

36 Comentários

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 20, 2020 at 12:40 pm

    Eu a pensar e admirar a cabeça do rapaz tendo em conta o contexto em que vive, e o pessoal nos comentários com o mindset de “Há pessoas a morrer há fome em África logo o João Félix não se pode queixar.” Enfim.

    • Antonio Pinheiro de Campos
      Posted Abril 20, 2020 at 2:02 pm

      Não deixa de ser de admirar; a questão é que não vejo isto como equiparável, Francisco. A distância da família, como li aqui em baixo, é perfeitamente aceitável. Mas deixar de sair à noite? Desculpem se não me faço reger pelo politicamente correto, mas o que é que isso tem a ver com passar fome, como tantos passaram até singrar? O que é que tem a ver com crescer em favelas ou em barrios, envolvido no mundo do crime, das drogas, em anarquia?

      O JF e família têm muito mérito pelo sacrifício. Confesso é que sou incapaz de colocar as coisas na balança e comparar.

      • Francisco Torgal
        Posted Abril 20, 2020 at 5:23 pm

        Lá está eu não quis colocar as coisas na mesma balança, mas há pessoas a desvalorizar os sacrifícios e atitudes dele, daí o meu exagero propositado na comparação que fiz.

        Se todos relativizarmos os nossos males como alguns fazem aqui com o JF, nenhum de nós teria razão de queixa na vida praticamente… o que não faz sentido a meu ver.

      • SenyorPuyol
        Posted Abril 20, 2020 at 2:44 pm

        “Politicamente correto” não é isso… politicamente correto é evitar termos ou expressões que possam ser entendidas como discriminatórias ou exclusivas. Aqui neste caso não vejo qualquer modificação do discurso por receio a reacção adversa.

        Penso que o debate é mais profundo para reduzi-lo a um simples ser ou não “politicamente correto”.

        Eu apenas vejo perspectivas. No meu caso, estou mais inclinado para a perspectiva do Francisco. Se eu, em vez de observar Félix à luz do seu contexto, for procurar outros, também lhe posso perguntar o que é que tem a ver crescer em favelas ou envolvido no mundo das drogas com não ter sequer condições para crescer?
        Existe sempre um caso mais grave e preocupante, assim como existe sempre um caso em melhor situação, se não formos capazes de relativizar, não podemos destacar méritos nem defeitos, criticar ou elogiar, ou sequer apreciar quem quer que seja.

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 20, 2020 at 12:09 pm

    Cada um com os seus sacrifícios mas para um jovem jogador o costume é a distância da família e não a noite

  • SenyorPuyol
    Posted Abril 20, 2020 at 11:45 am

    Boa visão e postura do rapaz desde novo. E nota-se que a família ajudou, o que sempre facilita as coisas.
    Já o disse aqui antes, não me agradou a sua postura em campo quando se lhe viu a ignorar deliberadamente as indicações de Simeone. Mas esta consciência das prioridades que mostra aqui são, para mim, bons indícios para o seu futuro.

    Fazendo agora um aparte, nos últimos tempos aqui no blog há uma crítica tão fácil a tudo o que vem de um jogador de futebol… Entendo que o isolamento nos possa deixar mais amargos, não sou especialista em psicologia nem sociologia mas entendo que seja normal. Fica-me mais um motivo para esperar que a vida volte rápido à normalidade.

    • Bruno Cunha
      Posted Abril 20, 2020 at 2:18 pm

      Ganham milhões logo não tem direito a queixar-se de nada é este o pensamento das pessoas infelizmente.

  • Diogo Ramos
    Posted Abril 20, 2020 at 11:28 am

    Nem dormi à noite depois de ler este testemunho do João Félix.
    Se calhar foi por ter trabalhado a noite toda. Mas acho que não, é mesmo pena do João Félix.

    • Diogo Moura
      Posted Abril 20, 2020 at 6:48 pm

      Claramente não és Pai, portanto, não fazes a menor ideia do esforço que é procurar conciliar trabalho, filhos e as actividades dos filhos. Especialmente quando se tem mais do que um. Nem me vou dar ao trabalho de alongar muito sobre essa matéria.
      O Félix dá valor aos pais pelo esforço que fizeram, tempo e dinheiro investido e tenta explicar aos mais jovens – sim, os adolescentes adoram sair à noite e é o chamado “pecado capital” das camadas jovens, basta falares com os treinadores dos miúdos para perceber isso – que se tem de abdicar os amigos, noitadas e afins para tentar chegar a um bom nível.

      • Diogo Ramos
        Posted Abril 25, 2020 at 1:53 pm

        calma…
        Erras logo na primeira consideração que fazes.
        Quanto a tudo o resto, nem vou comentar.
        Continuem a idolatrar JF e afins

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2020 at 10:18 am

    Nenhum jogador consegue conciliar, ao contrario do que diz o negrito, nenhum, nem Neymar. Neymar rende em part time, ate ao dia de hoje… isso nao e conciliar…

    • Atum10
      Posted Abril 20, 2020 at 12:28 pm

      Tu é que rendes em part-time !

      Chega a cansar a desvalorização que o Neymar tem neste blog. O Neymar não rende só quando está lesionado pela pancada violenta que leva.

      De resto anda com tudo a rasto ! Dá gosto ver jogar. E os números falam por si.

      • Mantorras
        Posted Abril 20, 2020 at 1:15 pm

        Amigo, nao me venhas com piropos em relacao a mim. E so a minha opiniao. Nao tornes isto pessoal que nao vale a pena. Relaxa.

        Ja defendi milhentas vezes o Neymar. Sabes qual e a minha opiniao sobre ele? Craque absoluto! Chega?!

        Nao me venhas com valorizar ou nao porque da minha opiniao sei eu. Quando vem com videos dele e 500 users aparecem a dizer que ele “desrespeita o adversario”? Pronto, eu sempre defendo o “muleque” e desejo que ele continue a dar espectaculo e a mostrar que tem futebol para dar e vender. Procura por posts desses e diz-me se nao e verdade…

        Isso nao invalida que eu ache que ele leva o futebol um pouco “em, part-time”. Ponto. O Ronaldinho tambem levava. O Romario tambem. Isso nao invalida terem sido craques supremos, mas de alguma forma acabou por afectar o seu rendimento/carreira. Com Neymar e igual.

        Isto no fundo ate acaba por ser elogiar o homem sabes, porque concordo contigo… ele anda (nao “com tudo”, ele sempre teve grandes colegas no 11, por todo o lado onde passou, mas anda com muita coisa…) a rasto e da gosto ver jogar. Sim, os numeros dele sao desvalorizados… porque ele tem numeros muito bons, que no curriculum de outros davam para grandes elogios…

        Mesmo assim, depois de ver o que ele e capaz de fazer, eu continuo a achar que ele poderia render mais. Lamento, mas e a minha opiniao Atum.

        Ele e o unico que poderia chegar ao nivel dos ET’s, e quem sabe superar os mesmos… bem dentro da era deles… Falo de Messi e Ronaldo. Para mim, ficou por provar se seria possivel, porque eu acho que ele nao tentou tudo… E so isso “o part-time”.

        • Kacal
          Posted Abril 20, 2020 at 2:31 pm

          Concordo. Neymar podia ser Bola de Ouro neste momento, se o Modric conseguiu ele também conseguiria. Não o é e isso diz tudo. O talento e potencial dele, caso ele conciliasse, deixaria-o isolado dos outros “mortais”.

          • Mantorras
            Posted Abril 20, 2020 at 4:22 pm

            Sem duvida.

            E poderia ter continuado em Barcelona sendo uma nova hegemonia em sucessao a super equipa de Guardiola. A historia lembrara uma epoca de sucesso do Real, e nao lhes podemos retirar merito, alias, tiveram durante imenso tempo um super 11. No entanto, a queda do Barcelona comeca um pouco com a saida de Neymar. Imaginemos que ele tinha ficado, sendo que ele ja dividia o protagonismo com Messi, nao era uma muleta. O Barca ficou reduzido a Messi e simplesmente nunca houve outro Neymar, porque nao ha outro Neymar. Nao digo que seria, mas que podia ter sido, uma era diferente do Barcelona…

  • CarlosFCP
    Posted Abril 20, 2020 at 1:21 am

    O Félix é o típico jogador que cresceu mesmo na bolha que é o futebol

    Por um lado esteve bem em não andar a perder-se na noite mas por outro, dizer que fez um sacrifício de vida por não sair à noite é de rir

    Ele deve achar que se trabalhasse num escritório ou numa fábrica que andava a passear de mão dada com aquele docinho

    Enfim, sacrifícios de jogador de futebol

    • bong0
      Posted Abril 20, 2020 at 11:21 am

      É a mesma coisa que tu te queixares de trabalhar num escritório ou numa fábrica e outros nem emprego nem casa têm, por isso não sejas essa pessoa também. Parece-me bastante razoável tudo o que ele diz, não queiras ser essa pessoa.

      • CarlosFCP
        Posted Abril 20, 2020 at 1:14 pm

        Se consideras um sacrifício de vida não sair à noite é porque vives numa bolha fora do mundo real, se fores jogador de futebol é compreensível, se tiveres menos de 16 anos, também é compreensível.

        • bong0
          Posted Abril 21, 2020 at 3:14 pm

          Foste tu que disseste que isso era um sacrifício, ele só falou dos sacrifícios que os pais fizeram por ele e pelo irmão. Agora cada profissão tem as suas condições, ele falou dele que sentiu que a sua vida social foi prejudicada com o trabalho que tinha que fazer pelo futebol. Eu compreendo em parte, a vida social é algo que prezo por isso consigo sentir o quanto isso pode custar a um jovem. O que te quis dizer é que não podes comparar isso a outras profissões como fábricas e escritórios. É cair nos argumentos vazios e popularistas…

  • Nazgul
    Posted Abril 19, 2020 at 10:57 pm

    Fizeste bem meu kid, a vida que construíste vai ser melhor do que 3/4 anos de vida louca que “perdeste” não te arrependas que estás muito melhor que o Fábio Paim etc

  • Mr.Peanut
    Posted Abril 19, 2020 at 3:13 pm

    Abdicar da noite é algum sacrificio? Qualquer atleta que quiser ir mais alem faz o mesmo. Claro que nao ha mal nenhum fazer os dois mas normalmente nao corre bem. O Felix nao deve saber o significado de sacrificio.

    • DYI
      Posted Abril 20, 2020 at 11:18 am

      O Bernardo Silva faz os dois, mas é responsável. Sabe perfeitamente qual é a altura de ir para a noite e qual a altura de estar focado e treinar ao máximo.

    • T. Pinto13
      Posted Abril 19, 2020 at 5:54 pm

      Não te ires divertir com os teus amigos e não aproveitares a altura da tua vida para as “parvoíces” não deixa de ser um sacrifício

      • hortalica
        Posted Abril 20, 2020 at 11:33 am

        É um sacrifício de um privilegiado. Em Portugal tens atletas olímpicos que ganham um valor simbólico do clube que representam (muitos casos nem salário mínimo é, talvez a maioria), têm de ir trabalhar todos os dias, arranjar tempo para treinar e não vão sair porque estão demasiado cansados ou porque os objectivos são mais importantes (como no Felix). Muitos deles fazem qualificações internacionais com tudo pago do próprio bolso, isto sim são verdadeiros sacrifícios (e não ganham 5% do que o Felix ganha).

        • T. Pinto13
          Posted Abril 20, 2020 at 7:27 pm

          Eu sei disso.
          Mas por o sacrifício de outro ser maior o nosso é insignificante? Assim sendo também não faltam ai sacrifícios maiores que os dos atletas de alta competição de outras modalidades

        • Diogo Moura
          Posted Abril 20, 2020 at 6:51 pm

          Que culpa tem o Félix do futebol dar mais dinheiro do que as restantes modalidades? Que culpa tem o Félix que se invista mais no futebol do que no resto?
          Que raio de ideia.
          Parece que para valorizar uns, temos que mandar os restantes a baixo.

          • hortalica
            Posted Abril 20, 2020 at 10:00 pm

            Eu disse sacrifício mas nem considero isto um sacrifício, é uma obrigação. Está nas regras dos clubes que durante a competição não podes sair (até altas horas) e podes ser alvo de multa (claro que às vezes os clubes deixam quando há menos jogos).

            Eu se for trabalhar no dia a seguir e tiver um jantar também me venho embora cedo e não me vou meter num bar/discoteca até altas horas, porque estou a ser pago para trabalhar e devo fazer isso nas minhas melhores condições.

            Serve também para o comentário abaixo.

  • Mota
    Posted Abril 19, 2020 at 3:04 pm

    Fazem sacrificos? Fazem. Por outro lado ganham dinheiro para ter mordomias que o trabalhador comum nunca terá.

    Quando os jogos eram ao Sábado, podiam sair Sábado à noite. Quando os jogos eram ao Domingo, Podiam sair sexta à noite. Devem pensar que comemos todos gelados com a testa…

    Eu treinava 5 dias por semana 2 horas cada treino + banho + viagens + um jogo ao fds e tinha tempo. Eles que treinam 3 vezes por semana + jogo, não tem tempo, está certo.

    Gostava de saber também como fazem os jogadores da 3ª liga, que tem um trabalho full time + ser jogador de futebol. Esses nem devem dormir….

  • Antonio Pinheiro de Campos
    Posted Abril 19, 2020 at 2:06 pm

    Há sacrifícios e sacrifícios. Falem com o Tevez, com o Mané, com o Kanté.

    Isto é o verdadeiro sacrifício de primeiro mundo.

    • skulason
      Posted Abril 19, 2020 at 4:13 pm

      Ele sente as dores dele, não a dos outros!

    • Diogo Leal
      Posted Abril 19, 2020 at 3:45 pm

      Não deixa de ser louvável o sacrifício que ele e a família fizeram. São n exemplos de miúdos com tanto ou mais talento que o Félix que nunca singraram por falta de empenho quer dos atletas quer das famílias…
      Não é preciso estar sempre a comparar com o worst case scenario para dar o devido mérito a quem o merece.

    • Humberto Cruz
      Posted Abril 19, 2020 at 3:01 pm

      Não consigo compreender este tipo de comentários. O maior sacrifício dos outros torna os meus insignificantes?
      Haverá certamente pessoas que fizeram/fazem sacrifícios maiores do que os que enunciaste, devo desvalorizar os sacrifícios desses também?… Suponho que nunca refiles da vida, há gente a passar fome e tu deves ter comida suficiente no frigorífico

      • Antonio Pinheiro de Campos
        Posted Abril 20, 2020 at 12:56 pm

        Lendo declarações destas da parte do Félix, não pude evitar pensar em exemplos extremos. Comentei por impulso, é verdade.

        Não passei para considerações pessoais :) Tem que ver com a questão de saber separar as águas. Ele e a família fizeram sacrifícios na medida deles e na medida de privilegiados. Não é isso que tira valor ao sacrifício. O João e a família têm todo o mérito; há muito trabalho e muita abnegação durante anos e anos para poder singrar no futebol. Não basta ser um miúdo extremamente talentoso, como ele é.

        Agora, não vamos atirar areia para cima dos olhos, porque deixar de ir ao Lust para ir treinar no dia a seguir não é o mesmo que treinar em jejum, ou trabalhar enquanto adolescente em condições extremas para tentar que naquele dia haja jantar.

        Ele certamente não diz isto para se fazer passar por coitado. Mas há diferenças significativas.

        • Humberto Cruz
          Posted Abril 20, 2020 at 8:04 pm

          Ninguém está a deitar areia para os olhos de ninguém. O Félix não comparou os seus sacrifícios com os de outros, falou apenas da sua vida e do que perdeu para ter o que tem agora.

          Naturalmente outros passaram por muito mais, mas tem a ver com referências. As minhas referências, as tuas, as do João ou de qualquer outra pessoa, são naturalmente a sua sociedade e as pessoas que nos rodeiam. É natural que seja com essas que me compare.

          Eu tive bastantes noitadas, seja em bares/discotecas, seja simplesmente a falar com o grupo de amigos até de madrugada, e são das melhores memórias que tenho. Acho normalíssimo ele sentir que perdeu momentos desses, tal como acho normalíssimo que esteja solidário com o esforço dos pais, de andarem país acima e abaixo para acompanharem os filhos.

          Já agora, li o meu comentário anterior para me lembrar da conversa e o comentário parece um bocado agressivo. Não era essa a minha intenção!
          Cumprimentos

      • SenyorPuyol
        Posted Abril 20, 2020 at 11:48 am

        Excelente!

Deixa um comentário