Todos têm uma opinião acerca do programa de reestruturação financeira apresentado por Bruno de Carvalho aos sócios. Mesmo não percebendo muito acerca de economia ou finanças, todos opinam, ditam sentenças, criticam ou aplaudem. Bem, venho deste modo juntar-me ao grupo.
O ponto de partida parece ser o de que o Sporting está nas mãos dos credores. O património, ou está hipotecado (dado como garantia de empréstimos que dificilmente serão pagos) ou em outras mãos (no caso dos passes dos jogadores). A liquidez não existe (havia, ou ainda há, salários em atraso, e aparentemente as contas correntes são pagas com dinheiro emprestado, e não com receitas próprias). Outro pressuposto será o de que qualquer acordo teria cedências por parte da entidade devedora, neste caso o Sporting. Adiante. Os principais pontos do programa parecem ser a hipoteca do direito de superfície do estádio e multidesportivo, a entrada de 18M de euros através de um investidor, a transformação da dívida da Holdimo (20M de euros) em acções, e a conversão de uma dívida à Banca, no valor de 80M, em VMOC (os tais Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis). O objectivo destas manobras financeiras parecem à primeira vista ter um único objectivo: aumentar a liquidez. Por um lado, os 18M entrarão na tesouraria, bem precisada, por outro, o acordo com a Holdimo permite recuperar percentagens de passes de jogadores alienados à dita empresa, o que pode trazer ao Sporting dividendos em caso de vendas. Nesse aspecto, tudo parece bem. A entrada de um credor no capital de uma empresa parece ser um procedimento natural, e por isso, pouco há a dizer. Alguns argumentarão que o capital angolano não é bom, mas presumo que essas pessoas não tenham ZON ou não usem gás da Galp. Já a questão das VMOC pode ter duas leituras: por um lado, abatem-se 80M à dívida, por outro, cria-se uma outra dívida para o dia de amanhã. Uma pergunta pertinente a colocar na Assembleia Geral é, quanto é que o Sporting poupa em JUROS mensalmente com esta operação. Se o clube diminuir este encargo, que segundo dizem, come boa parte do orçamento, a operação já terá valido a pena. Mas, e há um mas, é necessário gerar receitas de modo a cobrir o valor daquelas quando caducarem, sob pena de terem de entregar uma quota do clube ao credor, ou de, ter de realizar um empréstimo para essa finalidade (o que seria reentrar no ciclo vicioso). No que diz respeito à hipoteca, parece também algo de natural (embora pouco compreensível para os adeptos, o facto do Sporting poder ficar sem estádio), pois o clube tem de dar alguma garantia. Posto isto, o plano parece adequado às necessidades do clube, e atendendo ao (reduzido) músculo financeiro, o possível, com menos danos possíveis. A dívida (imediata) é reduzida, e há liquidez (o que permite que não se vendam passes com o propósito de pagar salários). Há o perigo de, caso o clube não honre os seus compromissos, que os credores tomem conta do Sporting, mas esse risco já existia, e parece inevitável. Claro que todos os planos financeiros se tornam inúteis se o Sporting não conseguir gerar receita (mais sócios, mais merchandasing, melhores contratos televisivos, mais vendas, receitas da Champions), mas isso é outra história…
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito



35 Comentários
Gonçalo
Não meto em causa a necessidade de uma reestrutuação, mas isto não deixa de ser mais uma prova das mentiras de Bruno de Carvalho na campanha e o descontrolo que vai no Sporting.
Então andou a minar o Sporting nos últimos anos, e a dizer que um dos cancros era o Ricciardi e o Sobrinho e agora a 1ª coisa que faz é voltar a pedir-lhes ajuda?
Agostinho
o grande cancro do sporting neste últimos anos têm sido as próprias direcções e os documentos ruinosos que assinaram.
Bruno R.
O Sporting tinha q falar com esses senhores pq no final d contas, o Sporting tem uma divida para com eles que tem de ser paga. Segunda Bdc estas manobras permitiram aliviar o clube financeiramente, recuperar passes e reduzir a divida em mais de 100 milhões restando mais de 200 milhões. Até agora tudo bem espero agora q saibam aumentar as receitas e pagar a divida. Espero ver o dia em que a divida seja 0 e n haja o desperdício de pagar juros. O que parece ser a ideia de BDC pagar divida e ter uma grande percentagem dos passe dos jogadores.
Hugo
Gonçalo, torne-se socio, va na Assembleia Geral e coloque todas as perguntas que queira… Até la, faça um favor a todos os que amam o Sporting, deixe as pessoas trabalhar. Elas estao la é para isso!$
SL
Diogo23
Diga-me em que aspecto arranjar novos investidores é pedir ajuda a esses que indicou?
Em segundo lugar, seria de todo burrice pensar que simplesmente o passivo do clube desaparecia ou que os bancos deixassem de ter importância no clube! O que ele quer e disse foi diminuir a dependência face aos bancos e fazer com que eles não mandem lá dentro! Se a reestruturação for efectuada, a dependência diminui, quanto a questão do controlo que eles tenham la dentro, tudo depende da força que a estrutura tenha!
João
Agostinho
As direcções do Sporting podem ter sido UM cancro mas certamente não terão sido O cancro.
Não há "fórmulas perfeitas" e se metade dos Sportinguistas insistem em realçar as partes negativas das fórmulas escolhidas não há direcção que resista.
Para mim o verdadeiro problema do Sporting continua a ser a constante contestação e oposição interna.
Os adversários directos estão mais fortes e não há forma de os combater estando completamente minado por dentro.
SD,
Xait
Nuno C luis
Caro Gonçalo.
Não deve ter lido o programa eleitoral !!! se for socio como eu , espero ouvi-lo no domingo (não me vou esquecer do seu nome )…se não for socio , resigne-se à condição de adepto .Não volte a dizer mal , só por dizer (é fácil) mas não resulta em nada .Viva o Sporting clube de Portugal .
Bernardo
Gostava era que me explicassem é como é que do nada e sem explicações o Sporting abate milhões de divida. E não venham dizer que as contrapartidas são acções porque os angolanos sabem que essas não valem nada…as contrapartidas devem ser mais passes de jogadores e subserviência.
famalicense
É um abatimento camuflado, em termos práticos tem consequências nulas porque o Sporting não fica mais desafogado.
Uma parte da dívida foi apenas adiada no tempo (VMOC), outra foi trocada por acções da SAD, "aumento dos capitais próprios", etc
Diogo23
Não é sem explicações! Esta indicado o que pretendem fazer!
80M adiados via VMOC!
O restante, será a entrada de 38M de investimento! 18M novo investimento + 20M que passaram de divida para capital próprio!
Isto faz com que 38M entrem directamente para o capital próprio e sejam pelo menos, 20M abatidos ao passivo! Quanto aos restantes 80M, em 2015 voltará a falar-se sobre isso e ver se o Sporting tem € para pagar esse valor, ou pelo menos para abater parte dele!
Quanto aos passas, com isto, os passes passam para o Sporting! O que acontece, é que a holdimo, fica com % do Sporting correspondente ao valor do seu investimento no capital total o clube! É o mesmo que dizer que eles detêm % do clube, e via isso, % de qualquer activo do clube, seja ele jogador ou não! Agora, isso apenas será recuperado via dividendos ou via venda da sua participação no clube!
Ruben
Mais uma vez, no que diz respeito aos 80M das VMOCs, a data a considerar é 2025, não 2015…
Agostinho
É natural que ainda não exista liquidez, ainda não foram vendidos jogadores e ainda não entrou dinheiro dos investidores porque está dependente desta reestruturação.
No caso dos "juros" das VMOC's isso está lá explicado. Desconheço os juros atuais mas o novo mecanismo terá de certeza menos encargos. Existe é o risco de em 2015 o Sporting perder a maioria na SAD porque vai ser muito difícil lucrar 80M de euros até lá.
O Sporting precisa de ser presença assídua na fase de grupos da Champions e conseguir fazer vendas de jogadores por valores significativos se não esta reestruturação é apenas o adiar da "morte" do clube.
Ruben
As VMOCs vencem em 2025, não em 2015. O Sporting tem 12 anos para recuperar 80M.
Agostinho
Sim, é em 2025. Foi um erro de escrita, não altera o resto.
Ruben
Altera na perspectiva de ser mais fácil recolher 80M em 12 anos do que em 2…
Hugo Fernandes
O Sporting precisa desesperadamente de garantir uma presença na champions, se o conseguisse este ano e conseguisse chegar à fase de grupos já era uma grande ajuda.
Tudo o resto, em termos de melhorias no merchandasing, melhores contratos televisivos e vendas parece-me difícil para já, devido à falta de confiança que existe na qualidade da equipa leonina.
O que poderia acontecer para uma revolta mais imediata no Sporting em termos financeiros é a compra do clube por parte de alguém vindo de países do petróleo, o que não parece provável devido à falta de interesse que o campeonato português tem comparando com inglês, espanhol, etc. A venda de um ou dois jogadores por mais de 15M com uma percentagem quase total do passe adquirida pelo Sporting, o que parece difícil visto que até o jogador mais valorizado do Sporting – Patrício – não tem tido interessados concretos aparentemente. A última hipótese é a tal da champions.
Paulo Almeida
concordo consigo
Matemático
O Bruno de Carvalho vai fazer do Sporting o clube mais rico do mundo…se em 3 ou 4 meses diminui a divida em 150 milhões daqui a 3 anos ou nem tanto imaginem!!
As dividas têm duas soluções, ou se pagam ou são perdoadas, caso contrário continuam a ser dividas…por mais reestruturações que se façam, só muda é o credor!!
DIogo Carvalho
Ora aí está uma boa oportunidade para o Sr. Matemático dizer como é que quer que se façam as coisas. Quer que o BdC entre com o total da dívida do próprio bolso? Há com cada otário. Se não são apresentadas soluções vêm criticar, se são apresentadas soluções vêm com ironismos.
MNL_PNHR
ponto prévio: ñ tenho nada contra e até considero q o SCP ñ precisa de ter a maioria (51%) na SAD.
qtos as VMOC's considero uma boa escolha tendo em conta as possibilidades. 80M€ em juros é uma pipa de massa, além de q as amortizações para tal verba nunca são pequenas. mensal e anualmente é uma verba importante q é libertada. Agr gostava de saber como é q em 2025 vamos pagar 80M€. eu por mim ñ pagava e deixava o bcp e bes entrarem na sad como accionistas, mas BdC faz disso um ponto de honra ñ sei bem pq. Ser accionista ñ é a mesma coisa q ser credor, ai são responsáveis pelas decisões, e sinceramente nesse papel se bes e bcp metessem os pés pelas mãos os sócios e adeptos do scp nunca lhes perdoariam. Mas pelo q vou analisando BES e BCP ñ colocam esse cenário, pura e simplesmente ñ estão interessados em entrar como accionista pq isso é assumir o passivo, e aí caso decidissem deixassem a sociedade ir à insolvência iam ficar sempre mal na fotografia.
qto à hipoteca, como BdC disse , e bem, já existe, existe em todos os clubes mas só no caso do SCP é q se dá mta relevância ao assunto, como fosse algo anormal.
Como se fosse possível a banca emprestar dinheiro para uma infraestrutura imobilaria e ñ ficar com hipoteca, enfim ….
Portanto caso mesmo assim ñ percebam eu explico melhor: dragao, luz, axa, centros de estagio está tudo hipotecado, da mesma forma q quem compra uma casa recorrendo a empréstimo bancário tem hipoteca sobre a mesma, são as regras do jogo, em todo lado aqui e na china!
sobre os investidores, mais concretamente Holdimo, alguns dizem q já existia com GL, e sou obrigado a concordar mas com uma ressalva, existiam como credores. ou seja existia uma divida, q com este acordo desaparece! só ñ se percebe como é q com GL, q foi quem bateu à porta da Holdimo, está solução ñ foi possivel.
só há um ponto em q eu ñ concordo, nem fiquei esclarecido, com o q já foi feito e diz respeito às rescisões de contratos com funcionários.
simplesmente ñ compreendi a explicação dada. além de que tenho as maiores reservas qto ao beneficio dessa decisão, até pq a experiência, e estou a referir-me a situações extra-scp, diz-me q quase sempre tem efeitos contraproducentes. As melhores soluções são sempre cortar com os contratos de curta duração, avançar com reformas antecipadas e gastos a fornecedores(por exemplo à edp do srº Mexia).
resumindo e concluindo está reestruturação financeira é a possível mas vai "obrigar" a que os orçamento sejam se facto equilibrados, ou seja as receitas tem de cobrir as despesas. Quais são os resultados práticos disso? compras de 3, 4, 5, 7 ou 9M€ acabaram!!! E Pq? pq no final do exercício a Holdimo vai querer ter nem q seja 1 €uro de lucro.
Raiuga
Tudo dito. Concordo com praticamente tudo. Apenas acho que o clube, podendo, deve manter a maioria da SAD. De resto, é tal e qual a minha opinião.
Temos que pensar que 2025 pode não ser muito, mas é sempre tempo suficiente para uma nova gestão do clube (mais responsável, com potencialização de activos, diversificação de produtos e serviços, marketing e imagem, etc.,etc.) pode significar alguns encaixes. Será necessário cerca de 5M de lucro todos os anos, pelo que transferências de jogadores por valores elevados só serão possíveis com um Sporting forte, a lutar pelo título, a vender bem e a ir recorrentemente à LC, através de acordos com Fundos de Investimento, empresários, etc (Ramirez, Ola Jonh no Benfica, p.e.).
Cumprimentos
Raiuga
Euclides!
Como é que o Sporting vai pagar as VMOC`s de 80 milhões em 2025?
é facil, o Sporting tem que pensar que se poupar 700 mil euros para uma conta em cada ano até 2025, paga as VMOCS
será assim tao dificil? é o salário anual de um jogador mediano do clube…
basta não cometer certas loucuras e paga-se
mas mais do que tudo, o Sporting com isto, pelo menos até 2025, não tem que pagar mais vmocs!!!
haja bom senso!!!!
quer dizer, o clube está no esta no estado em que está, e aparece esta solução quase milagrosa que muitos nem acreditaram e agora há pessoas a fazer a tais comentários???
se isto não é do mais inacreditável que eu já vi…
sinceramente!!!
VG
A questão dos 51% é simples: pode correr mal ou bem.
Olhe-se para o caso do Beira-Mar. Quando um investidor (ou um grupo deles) tem mais peso na SAD que o próprio clube, faz da SAD e das modalidades nela inseridas oq ue quiser, apra o bem e apra o mal. Se qusier ir buscar o Messi por 500M e meter do seu bolso vai, mas se quiser deixar a SAD ao abandono e tornar o plantel num satélite do Zaragoza também pode. (veja-se o dono da Udinese e do Granada que qualquer dia vai tornar o clube espanhol num Udinesódependente).
EU também defendo que não é essencial o Sporting manter a maioria mas tem de ser um processo delicado. (Se fosse por uma questão de honra ainda o City andava a lutar parara não descer da premeir em vez de ter um dos melhores plantéis do mundo). Não se pode é ceder ao primeiro gajo com dinheiro que aparecer (como o Beira-mar ou o Málaga em que os investidores basicamente desistiram do projecto a meio e a torneira fechou).
Por último, uma achega. Tão importante como o dinheiro que o investidor pode colocar directamente é o dinheiro que o investidor gera pelas ligações empresariais que tem e pela confiança que lhe é depositada pelas empresas e pelo mercado. O City coloca tanto dinheiro pelo investidor (O Mansour Al Nahyan como pela Etihad Ayrways que patrocina o clube e que não sendo propriedade directa do sheik Mansour tem-lhe importantes ligações empresariais). O mesmo acontece com o Chelsea, o Zenith, o Real, o Arsenal e até o United (ainda que aí as ligações sejam made-in USA em vez de made-in UAE ou made-in Russia como quase todos os outros)
jpp
Caro "Euclides!" 700.000€ x 12 meses = 8.400.000€, ou seja 8Milhoes e nao 80 Milhoes…
Sao precisos mais de 6M anuais para chegar aos tais 80M…
Como tal, não é apenas um ordenado de um jogador mediano por época…
Raiuga
jpp,
Exacto, o Euclides fez mal as contas. Creio que cerca de 5M anuais poderão ser suficientes. Dá cerca de 60M em 2025, mas com a vantagem que a credibilidade da instituição e da gestão do clube sai reforçada caso esses valores sejam arrecadados. A posição negocial do Sporting será completamente diferente, depois de ter "amealhado" 60M em 12 anos, com lucros todos os anos, e certamente que neste cenário, as soluções que poderão surgir serão muito mais vantajosas para o clube.
A questão é mesmo os 5M (seja 6 ou 7) de lucro por ano… Irá requerer uma gestão meticulosa, idas à LC e vendas por valores elevados, acima dos 5M, possivelmente mesmo tendo que fazer anualmente uma venda de valor superior a 10M (em que o Sporting seja detentor de pelo menos 75% do passe do jogador), entre outras entradas de dinheiro… Depois há que ver que o lucro não será "real" pois estará "comprometido. Só acima de 5/6 M é que o Sporting "realmente" estará a gerar lucros, o que dá logo para adivinhar, orçamentos de época muito limitados… Mas acredito que nesta fase, dificilmente se poderia seguir outro caminho (numa perspectiva geral, porque em detalhe, haverá pormenores que nem todos concordarão e que não serão as melhores medidas possíveis).
Cumprimentos
Raiuga
Djamil Oda
Não se esqueçam que os bancos, apesar de tudo, gostam de recuperar os seus "investimentos" mesmo que, em certas situações, fora de prazo. Na minha opinião, caso o Sporting estabilize a sua situação ao longo dos próximos anos e mostre garantias e proveitos de que os pagamentos serão feitos (e, como tal, vá abatendo o capital referente aos VMOCs), existirão, à partida, condições para uma posterior renegociação da dívida. No fundo, o que eu quero frisar, é que se chegarmos a 2025 e o valor de 80 milhões não estiver liquidado na totalidade mas existirem fortes indícios e condições para que tal aconteça, duvido que os bancos não renegoceiem os contratos de financiamento.
Raiuga
Exactamente o que estava a referir Djamil Oda. O espaço temporal (12 anos) é suficiente para se gerar confiança na gestão do Sporting e da viabilidade da instituição enquanto devedora.
Cumprimentos
Raiuga
Vadeer
Excelente post.
Uma restruturaçao é dar outra cara ás dividas e espalha-las melhor no tempo de modo a serem exequiveis.
Tornar o BES e o BCP investidores era trocar divida por capital proprio, isso nao daria beneficio aos bancos (e nao sei se tal é permitido a nivel de UEFA/FIFA nas leias)
Rodrigo
Veremos qual sera a decisao dos socios na AG de Domingo, mas parece-me que nao ha grande alternativa que nao aceitar esta reestruturaçao proposta pelo Bruno de Carvalho, que apesar de ter alguns contras, podera ter efeitos positivos e consequencias que ja se esperavam com a entrada de investidores. Eu confio na gestao do Bruno de Carvalho e acredito que conseguira equilibrar minimamente o Sporting a nivel financeiro, embora seja fulcral o bom desempenho desportivo para isso ser possivel (poderia começar ja com um apuramento para a Champions na proxima epoca).
Euclides!
A diarreia mental de certos sujeitos que por aqui escrevem é absurda!!!
e se de facto me recordo de nomes do tempo da campanha eleitoral, mais revoltado fico ao ver tais sujeitos sem um pingo de vergonha estarem agora a criticar esta solução depois de terem apoiado a corja que fez o que fez durante anos…
Esta restruturação não só é boa para o momento, como também não há muitas alternativas, estar a criticar actual direcção por ter conseguido manter a maioria da SAD recuperando os passes dos jogadores, reduzindo o passivo e ainda com entrada directa de 18 milhões para dar alguma margem de manobra a SAD
o Sporting não só reduz o passivo e consequentemente encargos anuais para a banca
como volta a ter os passes dos jogadores e pode pensar em vender no futuro sem se preocupar com % ou a quem vai dar o lucro…
mas acima de tudo, o Sporting com esta operação ganha tempo e fulgor para se poder voltar a equilibrar, porque a VMOC dos 80 milhões se não estou em erro apenas vence em 2025, portanto o clube fica agora com cerca de 10/11 anos para se equilibrar, tentar ir reduzindo o passivo que tem e voltar a ter lucro..
quem criticar isto, especialmente pessoas que defenderam anteriores direcções sõ digo uma coisa, agarrem num bloco de cimento, prendam-no ao vosso tornozelo e mandem-se da ponte 25 de abril, porque Sportinguistas da vossa espécie não fazem falta nem ao clube, nem ao país, porque idiotas e hipócritas é algo que Portugal precisa de se limpar…
Apareçam na AGE e digam as coisas absurdas que escrevem, aqui, apareçam…
ninguém os impede, quero ver quem vai ser o badameco que escreve tais atrocidades num blog, que via te-los no sitio para no domingo estar na ajuda a afirmar tais coisas, (eu pagava para ver…)
e neste caso, não só pagava, é de tal enervante o que fizeram ao clube que neste momento nem sei o que faria a tais pessoas que apoiaram o caos e que ainda tem a lata de criticar esta solução, vocês não mereciam outra coisa que não fosse um enxerto de porra e expulsão de associados (caso sejam)
VG
Tenho medo que os sócios votem não. É preciso lembrar que para esta reestruturação passar é preciso uma maioria qualificada de 2/3. Não é fácil.
Este parece-me o melkhor caminho,. Na entrevista que BdC deu ao Record vê-se que tem os pés bem assentes na terra e que está a fazer as coisas como deve ser. A alternativa, sabe BdC e esperoq ue os sócios também, é um PER ou uma insolvência.
Agora, quanto à hipoteca há que mencioanr isto apra ver se as pessoas ACORDAM:
O estádio e os terrenos são a melhor garantia que o Sporting pode dar pelo alto valor patrimonial e baixa possibilidade de uso ou re-utilização. Se os banco ficarem com o estádio o estádio não é demolido. Óbvio que seria algo simplesmente catastrófico para o clube e estaria muito perto do sim, mas memso assim um banco terá sempre tendência a negociar a a aguentar mais ante sde exercer o direito de hipoteca se algum dia o Sporting chegar a esse ponto.
Imaginemos que o Sporting dava a Academia como hipoteca. Não faltariam interessados. Um deles sendo logo o Benfica, e outros as empresas como a traffic e outras que poderiam ter ali a possibilidade de montar uma escola própria como já existe noutras partes do mundo.
Acho, sinceramente, que este é o melhor passo que o Sporting pode dar, mas há que lembrar que infelizmente no Sporting nem todos votam com o mesmo peso, e a oposição a BdC é uma minoria de sócios que tem algum peso em termos de votos.
Raiuga
Falando da hipoteca, a mesma pode ser levantada, desde que o clube esteja em condição de dar outras garantias. O que é certo é que nesta fase não goza desse estatuto e sendo assim, realmente a hipoteca é uma solução normal.
Mesmo que a mesma seja executada isso não quer dizer necessariamente que o Sporting deixe de ter estádio para jogar, simplesmente terá que acordar e negociar a sua utilização…
Mais uma vez, se é a situação ideal? Não, óbvio. A mesma coisa para o clube deter a maioria da SAD. Mas no ponto em que estamos, quase não há alternativa… Isto deveria era fazer os sportinguistas pensarem, como foi possível o clube chegar ao estado em que chegou… Chegando a este estado, no geral, não vislumbro outro rumo muito diferente deste.
Cumprimentos
Raiuga
joao
Também como leigo parece que basicamente o que se fez é mais dinheiro emprestado da banca, transformação de divida em acções e 18 milhões que também deverão ser em acções. Se o scp não pagar as vmocs os bancos ficam com x acções ou seja basicamente mais tarde ou mais cedo a maioria do sporting estará nas mãos de outros. Basicamente nada de novo…
Vadeer
https://videos.sapo.pt/L6I3cGaFSrpKWzpNMhKI
Vejam este video, talvez esclarece algumas duvidas, nomeadamente nas VMOC (só pagam juros se existir durante o período distribuidos, senao existir nao pagam juros) deduzo assim que os juros anuais vao beixar uma vez que existe menos capital em divida
hra
"… É mais caro formar um jogador do que o comprar, e tudo por culpa da intervenção dos empresários… […] Têm de perceber que não podem actuar como actuam neste momento… […] Se tivéssemos essa 'arma' (legislação para regular a ação dos agentes) tudo seria mais fácil. O controlo das suas ações seria benéfico para todos. Hoje em dia quase nenhum grande clube tem a totalidade dos passes dos seus atletas…". by BdC