Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Renato Sanches é o português mais caro a sair da Liga e o 3.º sub-19 mais caro de sempre; Klose deixa Lazio; Ulissi vence no Giro, Dumoulin recupera rosa

Transferência estratosférica e num contexto complicado: nunca um jogador português, ainda com a idade de júnior, foi sujeito a esta pressão mediática, dos 2 lados. De um a querer fazer dele um ídolo, do outro a inventar de tudo para denegrir a sua imagem, com inveja por tudo aquilo que ele representa (demonstração da qualidade de formação das águias, capacidade para ser uma referência, etc).
Renato Sanches parecia destinado a bater recordes e cumpriu. Com a transferência por 35 ME de euros (pode chegar aos 80) para o Bayern o jovem do Benfica passa a ser jogador português mais caro a sair da Liga. O médio supera os negócios Coentrão, Pepe e Ricardo Carvalho, que proporcionaram vendas por 30 ME. A nível internacional Sanches entrou igualmente para a história ao passar a ser o 3.º sub-19 mais caro de sempre. Apenas Anthony Martial, que trocou o Mónaco pelo Manchester United por 45 milhões de euros, e Luke Shaw, que rumou a Old Trafford a partir do Southampton a troco de 40 milhões de euros, superam o médio do Benfica. Os dez sub-19 mais caros de sempre do futebol mundial:
1.º – Anthony Martial: Mónaco para o Manchester United – 45 milhões de euros
2.º – Luke Shaw: Southampton para o Manchester United – 40 milhões de euros
3.º – Renato Sanches: Benfica para o Bayern Munique – 35 milhões de euros
  – Lucas Moura: São Paulo para o Paris Saint-Germain – 35 milhões de euros
5.º – Wayne Rooney: Everton para o Manchester United – 33 milhões de euros
6.º – Javier Saviola: River Plate para o Barcelona – 32 milhões de euros
7.º – Anderson: FC Porto para o Manchester United – 30 milhões de euros
8.º – Marquinhos: Roma para o Paris Saint-Germain – 28 milhões de euros
9.º – Antonio Cassano: Bari para a Roma – 25 milhões de euros
10.º – Sergio Ramos: Sevilha para o Real Madrid – 24 milhões de euros
Tem sido apontado ao New York Red Bulls, da MLS –  Miroslav Klose vai realizar, domingo, frente à Fiorentina, o último jogo pela Lazio. O avançado, internacional, de 37 anos, termina contrato com os romanos no final da época e o clube anunciou que não vai continuar.
Os candidatos ao Top 10 mostraram-se, as excepções foram Amador e Hesjedal, que já perderam algum tempo – Diego Ulissi, da Lampre, venceu isolado a 4.ª etapa do Giro e subiu ao terceiro posto da geral. Naquele que foi o primeiro dia em solo italiano e após o dia do descanso, o líder da formação transalpina chegou com 5 segundos de avançado sobre Dumoulin (Giant) e Kruijswijk (Jumbo) 3º. Valverde, a 6 segundos do vencedor, liderou um grupo que tinha Nibali, Chaves e Zakarin. Na geral, Dumoulin é novamente o camisola rosa (Kittel cedo ficou fora da discussão da etapa), tendo menos 20 segundos que Jungels e Ulissi.

0 Comentários

  • Paans
    Posted Maio 10, 2016 at 3:15 pm

    Uma coisa que fiquei curioso.

    E agora depois desta transferência não irá mesmo ao Europeu?

    Eu sou dos que que achava que não deveria ir mas deixar um jogador de 35 milhões de fora e acabado de ir para uma equipa top4 não será fácil.

    • Kacal I
      Posted Maio 10, 2016 at 3:19 pm

      Ainda não fez um jogo pelo Bayern, que apenas pagou 35 milhões para o segurar devido à concorrência, além disso foi expulso no último jogo e não vai jogar na última jornada sendo que vinha a descer um pouco de rendimento nos últimos jogos. O ideal seria ir aos JO e não Euro, a meu ver.

    • Rafael Almeida
      Posted Maio 10, 2016 at 3:20 pm

      É essa a razão do anuncio ser feito nesta altura.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 3:26 pm

      agora me deixaste de boca aberta… achavas que nao devia ir (desempenho?)e agora pode/deve ir (dinheiro? qual o criterio a usar para que os jogadores sejam convocados???????
      Henrique Junior

    • Francisco A.
      Posted Maio 10, 2016 at 3:30 pm

      Renato no Benfica ou não, demonstrou esta época merece ir ao Euro 2016.

      Danilo, WC, Moutinho, Adrien, J.Mário, A.Gomes, Renato, Bernardo Silva vão estar no Euro 2016.

    • masquemta
      Posted Maio 10, 2016 at 3:34 pm

      isso não faz sentido nenhum. Por ter sido transferido por 35 milhões já merece ir ao europeu?

    • Rui Tiago
      Posted Maio 10, 2016 at 3:35 pm

      Concordo com a visão do Paans. Esta transferência vem meter mais pressão em Fernando Santos, que já devia estar a preparar-se para o excluir…

    • Dona Dolores
      Posted Maio 10, 2016 at 3:36 pm

      Vamos ver se FS tem coragem de o deixar de fora, devia de ter essa coragem pois deixar Adrien e/ou Andre Gomes(se Renato for deve de sair um destes) de fora seria muito injusto para ambos. Principalmente Adrien que foi o melhor medio centro puro portugues este ano.

      Se fosse adepto do Bayern nao gostava nada que o meu clube tivesse gasto tanto num jogador que nem vai ao Euro, FS tambem vai sofrer com essa pressao

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 3:51 pm

      Se for ao Euro por causa da transferencia é ridiculo.

      Jonathan

    • chemahatma
      Posted Maio 10, 2016 at 3:59 pm

      Isto irá certamente colocar grande pressão sobre o Fernando Santos.

      Mas acho ainda demasiado cedo para o Renato ir ao Europeu, não cabe nos 6 do meio campo e não queria abdicar de um elemento mais ofensivo só para o ter no banco.

    • Manuel
      Posted Maio 10, 2016 at 5:30 pm

      O valor da transferência é desportivamente um "fait divers".
      Renato deve ir com os olímpicos. Na minha opinião.

    • Allgarve06
      Posted Maio 10, 2016 at 5:37 pm

      Acho que esta transferência não vai mudar nada. Fernando Santos não se costuma deixar influenciar (nunca saberemos, é verdade, mas acredito que se for convocado era porque já estava nos planos).

      Quanto a previsões: serão sempre 3 gr e 5 avançados (Ronaldo, Nani, Rafa, Quaresma e provavelmente Éder). Com as lesões de Coentrão e Danny, há 7 médios certos (William, Danilo, Moutinho, Adrien, João Mário, André Gomes, Bernardo Silva), sendo que a decisão será entre levar 8 médios (Tiago ou Sanches) ou 8 defesas (sendo o 4º central o Bruno Alves).

    • DR
      Posted Maio 10, 2016 at 6:12 pm

      De facto acho que esta transferência vem colocar alguma pressão no FS. Ainda assim, se o convocar espero que seja por acreditar na sua qualidade e não por ser jogador do Bayern e ter custado 35M. Pessoalmente não o convocaria. Tem um potencial incrível mas hoje em dia oferece menos que o Adrien por exemplo.

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Maio 10, 2016 at 8:22 pm

      Nos AA será um para discutir com outros de semelhante valor, nos Olímpicos será uma das estrelas.

  • Kacal I
    Posted Maio 10, 2016 at 3:16 pm

    Deste Top10, tirando Rooney e pouco mais, nenhum dos outros jogadores conseguiu afirmar-se e ser "estrela" nas respectivas equipas, embora alguns deles sejam contratações recentes e jovens que ainda poderão afirmar-se mas há uma enorme inflação em muitos deles, espero que o Renato triunfe.

    • Kacal I
      Posted Maio 10, 2016 at 3:20 pm

      Junto Ramos ao Rooney, sobre o Cassano não me recordo bem da sua passagem pela Roma e não posso afirmar totalmente, de resto nenhum triunfou de todo ou ainda.

    • Rui Sousa
      Posted Maio 10, 2016 at 3:23 pm

      Permite-me acrescentar outro nome. O Ramos, amado por uns, odiado por outros, mas não deixa ninguém indiferente (não consegue carregar a equipa às costas em virtude da posição que ocupa) e de ser uma das maiores figuras do futebol nos últimos 10 anos. E apresentou um patamar de qualidade semelhante ao Rooney na minha opinião. De resto concordo com o que dizes.

      Cumps

    • Marik
      Posted Maio 10, 2016 at 3:25 pm

      O Sérgio Ramos também correspondeu ao que se esperava

    • João André Pedrosa
      Posted Maio 10, 2016 at 3:26 pm

      Eu por norma leio os teus comentários e noto grande conhecimento e respeito muito a tua opinião, mas neste caso acho um pouco exagerada a tua observação visto que Lucas moura e Sérgio ramos se terem fixado nas suas equipas muito bem, apesar de ter de admitir que não aprecio minimamente Sergio ramos que me parece bastante sobrevalorizado… Tudo bem que não são as estrelas principais mas têm contribuído bastante…

    • Daniel Santos
      Posted Maio 10, 2016 at 3:27 pm

      Shaw tem sofrido com lesões. Sobre Ramos acho que, goste-se ou não do jogador, não se pode dizer que não se tenha afirmado. Sobre o resto concordo apesar de Martial ainda poder vir a ser importante para o Man Utd.

    • ACT7
      Posted Maio 10, 2016 at 3:27 pm

      Está lá o Sérgio Ramos no final que é mais estrela que Rooney.
      Talvez Anderson seja o pior da lista (tirando Renato que não se sabe).

    • CarlosPla5
      Posted Maio 10, 2016 at 3:28 pm

      O Sérgio Ramos é uma "estrela" do Real Madrid. Pode não ser top para a maioria dos utilizadores do blogue mas não deixa de ser uma referência.

      Mas é curioso ver que basicamente só Rooney e Ramos são/foram estrelas nas suas equipas.

    • João Lains
      Posted Maio 10, 2016 at 3:36 pm

      O Cassano também se conseguiu afirmar na Roma (que tinha acabado de se sagrar campeã quando o contratou), ao ponto de ter ganho uma transferência para o Real Madrid.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Maio 10, 2016 at 3:45 pm

      Kacal há que dar tempo ao Martial e ao Shaw ainda.

    • chemahatma
      Posted Maio 10, 2016 at 4:00 pm

      E alguém sabe o porque disto ?

      Devido as pressões para "mostrarem" o que vale aliados a irem para equipas TOP quando irão ser suplentes e assim travar a sua evolução.

    • Kacal I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:10 pm

      Ramos acrescentei no segundo comentário, têm todos razão aqueles que falaram nele, sem duvida, quando me lembrei dele já tinha enviado o comentário. Quanto a Shaw e Martial, também disse que alguns da lista ainda vão a tempo de se afirmarem e ser "estrelas" na sua equipa e eles e o Renato fazem parte desse lote, até o Lucas Moura.

      João André Pedrosa,

      Muito Obrigado pelo elogio, fico extremamente satisfeito que leias os meus comentários e agradeço imenso o respeito que é mutuo! Tenho noção que não sou o mais conhecedor mas vou tentando e estou aqui para aprender mais também. Quanto à tua opinião, eu acrescentei o Ramos depois e subscrevo o que disseste, sobre o Lucas Moura posso ter exagerado mas a questão é que espero muito mais dele e acho que pode fazer bem mais daí não ter referido o seu nome mas admito que tenhas razão.

      João Lains,

      Obrigado pela informação e pelo teu comentário, então acrescento o Cassano porque não tinha a certeza e assim fiquei esclarecido.

    • João Victor
      Posted Maio 11, 2016 at 9:29 am

      O Sérgio Ramos é só um dos capitães de uma das maiores equipas do mundo. Quantos centrais tem a qualidade de sair a jogar como a dele? Para mim dos melhores que passou pelo futebol moderno. Claro tem os seus bloqueios cerebrais, mas continua a ser dos melhores.

  • Kafka I
    Posted Maio 10, 2016 at 3:20 pm

    É o jogador mais odiado de Portugal devido ao complexo de inferioridade que o Sporting tem perante o Benfica, mas mesmo assim este menino (sim ele NÃO TEM 28 anos como o Sporting veio inventar que tinha) soube aguentar firme…muita personalidade…e também mérito ao Benfica que soube sempre protege-lo das mil e uma mentiras que o Sporting inventou desde a sua estreia com o Tondela

    Agora longe de Portugal e principalmente longe deste ódio e inveja que os SPortinguistas têm por ele, terá tudo para crescer e evoluir, até porque ira para o clube mais bem gerido do Mundo (dentro e fora das 4 linhas), onde tudo é pensado e projectado ao mais ínfimo pormenor e onde terá toda uma estrutura que o ajudará a evoluir e crescer

    Desde que consiga ter a cabeça no lugar e continuar 110% focado no Futebol, ira provar todo seu valor

    • SlyRP
      Posted Maio 10, 2016 at 3:32 pm

      Mas sendo honesto, não ficas satisfeito com o negócio, tendo em conta o risco que seria mantê-lo na equipa e ele não evoluir o que se espera?

      Eu sou sincero, gosto bastante do Renato, mas não consigo ver o que muitos vêm nele, por alguma razão. Acredito que pode evoluir e se pode tornar um bom jogador, mas ao mesmo tempo pode não ter essa mesma evolução.

      Eu acho excelente o negócio, mas admito que ele (ainda) não vale isto (e poderá nunca valer) e é por aí que acho um bom negócio, não porque vendemos um grande jogador por uma quantia justa, mas sim porque evitámos um risco desnecessário e arrecadámos uma boa quantia por ele.

      Mas claro, espero que ele evolua, cumpra os objetivos e que o dinheiro desses mesmos objetivos nos chegue aos cofres.

      P.S- Já agora, essa polémica das idades agora alastrou-se para os iniciados, que agora também são todos velhos.

    • luis vieira
      Posted Maio 10, 2016 at 3:33 pm

      Sinceramente não percebo este tipo de comentários, os adeptos dos 3 grandes têm todo o tipo de adeptos, para o Bem e para o mal, um adepto do Benfica já matou um adepto do Sporting no jamor, isto faz dos Benfiquistas assassinos? também no ano passado por exemplo em Guimarães onde se vê um vídeos em que vários adeptos do Benfica roubam material do Guimarães, faz sentido aqui generalizar que os adeptos do Benfica são bandidos? Não existem clubes com adeptos perfeitos, o Sporting naturalmente está incluído nisso agora dispenso estes discursos hipócritas como o teu a querer demonizar os adeptos de um certo clube quando se calhar até os adeptos do teu clube já fizeram coisas bem mais graves.

      Luís Vieira

    • Rafael Almeida
      Posted Maio 10, 2016 at 3:35 pm

      Sou Sportinguista, não odeio o Renato (contudo, não acho que seja o quadro que pintam). Odeio sim essas tuas generalizações, de quem têm um complexo de superioridade.

    • CarlosPla5
      Posted Maio 10, 2016 at 3:35 pm

      Kafka I

      É preciso ir buscar comentários feitos acerca de William, Slimani ou Rui Patrício ? Ou desses ninguém fala mal porque em Portugal só existe o Benfica e Anti-Benfica ?

    • Dona Dolores
      Posted Maio 10, 2016 at 3:42 pm

      Quais mil e uma mentiras? Que ele falha imensos passes? Que ´e um jogador maldoso? Que nao deveria estar na seleçao? O Nelson Semedo valia milhoes no inicio da epoca, depois foi o Guedes a valer milhoes…. A sorte do Renato ´e que teve este hype numa altura perto do inicio do mercado se nao com o passar do tempo ia se apagando mas admito que vejo mais talento no Renato do que nos outros 2

    • Zé Maria
      Posted Maio 10, 2016 at 3:49 pm

      Na tua opinião porque é que os sportinguistas o odeiam?

      Eu gosto bastante do rapaz e sou sportinguista…

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 3:55 pm

      SlyRP

      Concordo totalmente, para mim é uma EXCELENTE negócio esta venda por 35M (+45 de objectivos)

      Até porque vejamos do seguinte prisma, o Campeonato Português é uma Liga Menor (pelo menos é uma Liga fora das 4 mais cotadas Mundialmente que são Inglaterr, Espanha, Alemanha e Itália), isso leva a que um jogador por muito bom que seja nunca sairá do campeonato Tuga por mais de 45/50/55 milhões no maximo dos maximos (pelo menos nos próximos anos), porque la´esta por muito bom que o jogador e o clube sejam, o campeonato não ajuda nada a valorizar o jogador…

      Realisticamente ninguém vai dar 70 ou 80 milhões a cabeça pelo melhor jogador da….Liga Portuguesa…seja ele o Renato Sanches, o Ruben Neves ou o João Mário…porque la esta é a Liga Portuguesa…assim sendo 35 Milhões a cabeça estava quase no limite máximo de valorização…portanto mesmo que o Renato ca continuasse, nunca iriam dar muito mais que isso…mais 5/10 milhões no máximo…

      E portanto corríamos era o risco (como dizes e bem) de ou desvalorizar, ou no máximo manter este valor (por muito bom que ele viesse a ser) e assim sendo o melhor foi vender por este valor…

    • Francisco A.
      Posted Maio 10, 2016 at 3:57 pm

      Luis Vieira, subscrevo o teu comentário. É de evitar as generalizações, mas também, tens que admitir que a comunicação do Sporting este ano foi uma lástima e infelizmente muitos vão atrás das insinuações e mentiras da máquina de propaganda.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Maio 10, 2016 at 4:03 pm

      Kafka,

      Não tenho complexo de inferioridade para com o Benfica.
      Não odeio nem tenho inveja do Renato.
      E volto a dizer que essa generalização fica mal…

      Quanto ao Renato tudo falado, ainda não vale 35M€, pode vir a valer até muito mais. Acredito que vai evoluir, e espero que seja dos melhores do mundo. A seleção Portuguesa agradece…

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:05 pm

      Dona Dolores

      Tanto disparate junto fica dificil responder…até porque a partir do momento que dizes que o Renato é maldoso, vê-se que nunca na tua vida jogaste futebol e percebes zero do assunto…depois dizeres que o clube mais bem gerido do Planeta Terra (que é também uma das empresas mais bem geridas do Mundo) se cinge por hypes dos jornais A Bola e Record, é de uma completa falta de noção e de conehcimento do povo Alemão e da gestão do Bayern Munique

      Sendo assim, não é por seres mãe do Ronaldo que te vou responder, porque tu pouco ou nada percebes de futebol

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:10 pm

      Luis Vieira

      Não estamos a falar de adeptos, estamos a falar da Estrutura do Sporting, dos seus dirigente, Presidente e funcionários do Sporting que vieram inventar mentiras sobre o Renato…

      São coisas completamente distintas, uma coisa são adeptos outra é alguém em representação oficial do Sporting, funcionários do Sporitng que estão a ser pagos pelo Sporting para dizer mentiras e insinuações…

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:15 pm

      Bhagaw

      Tens de te informar melhor para a próxima, sobre quem foi que disse que o Renato tinha 28…depois 23 e depois que era dopado…e a mando de quem disse isso…

      Para a próxima informa-te antes de falares

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:20 pm

      Bhagwan

      Falar contigo é complicado porque tu falas de assuntos que desconheces por completo

      Ainda assim queres falar de hype da imprensa??

      vamos falar de hype da Imprensa então, capa do Jornal Record de ontem

      "Gelson MELHOR que Cristiano Ronaldo e Nani"

      https://jornais.sapo.pt/desporto/4139@2016-05-09

      Isto sim é HYPE e que eu saiba o Gelson naõ é jogador do Benfica…tentaste ter piada, o problema é que te meteste a discutir assuntos que desconheces e depois dá nisto

    • Pedritxo
      Posted Maio 10, 2016 at 4:57 pm

      O pior e que ate os adeptos do Bayern estao a ver certa mediocridade nos adeptos do Sporting com os comentarios estao a fazer no facebook deles, claro que isto e sempre generalizar,porque ha maus e bons adeptos em todos os lados, mas estao a passar uma ma imagem para aqueles lados, nao so do Sporting, como do pais.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 6:09 pm

      Absolutamente deplorável o espectáculo na pagina do Bayern… É este o resultado de uma comunicação oficiosa por parte do Sporting sobre o Benfica e em particular sobre um miúdo de 18 anos, comunicação que não fica a dever nadinha aos mais altos exemplos de… baixeza.
      É a estratégia fácil dos fins que justificam os meios, mas como qualquer estratégia fácil de curto prazo, esgota-se rápido e normalmente sai pela culatra. Estou curioso para ver o resultado do trabalho que esta direcção terá no clube Sporting.
      Bouça Nova

  • Reitchie
    Posted Maio 10, 2016 at 3:20 pm

    E foi o mais caro sub-18 da história…derrubando Rooney

    • Ninja
      Posted Maio 10, 2016 at 4:17 pm

      Quando é que começam a ajustar estes rankings com uma métrica importante: a inflação?

      Nem falo da inflação que o mercado do futebol sofreu, que essa é bem mais aparente mas mais difícil de contabilizar, mas sim a inflação tradicional do ponto de vista económico.

      Um euro em 2004 valia o mesmo que em 2016? Não. Se usarmos o HICP (Harmonised Index of Consumer Prices) como referência valia mais 18 cêntimos que hoje.

      Por exemplo: Rooney (Everton – United 2004: 33M * 1.18 = 38,94M em valores actuais.

      O tempo é uma variável da qual não podemos fugir.

      A titulo de curiosidade e sempre com variável da inflação em mente: Vejam quanto custou Hernan Crespo à Lazio em pleno ano de 2000…

  • Adolfo Trindade
    Posted Maio 10, 2016 at 3:22 pm

    Manchester United a ser comido de cebolada.

  • Miguel
    Posted Maio 10, 2016 at 3:23 pm

    Acho que estes valores pornográficos pelos quais se têm regido o futebol ultimamente são realmente escandolosos. Atenção que isto não tem nada a ver com o Renato que é um jovem com valor e potencial. O futebol está minado pelos empresários e jogos de poder e interesses.

  • Calu
    Posted Maio 10, 2016 at 3:26 pm

    Até agora neste Giro, 4 dias, 4 vitórias e 4 Rosas no Velogames. Ta a correr bem

  • Teixas941
    Posted Maio 10, 2016 at 3:27 pm

    Força Renato. Conseguir ser titular no meio campo do Benfica aos 18 anos não é para qualquer um, e por isso tem bastante potencial para ser dos melhores, logo justificasse a aposta do Bayern. Pena não ficar mais um ano na equipa. Acho que iria provar, principalmente aqueles que o desprezam, o quão bom é.

    Vai ser difícil ganhar espaço no monstro alemão. Mas eu acredito que o rapaz tem mais que capacidades.

  • The Monster
    Posted Maio 10, 2016 at 3:29 pm

    Uma coisa é certa, o Anderson com a idade do Renato era muito melhor, quem o viu aparecer no Porto, e se forem justos, de certeza que irão concordar comigo, no entanto esteve longe de corresponder ás expectativas.
    Com isto quero dizer que o potencial é imprescindível para se chegar ao topo, mas é preciso muito mais, e a maior prova de fogo do Renato serão estes primeiros 3 anos no Bayern, não precisa de ser já titular, mas irá ter de ganhar um lugar a médio prazo, caso contrário corre o risco de estagnar, e com o preço exorbitante que custou, caso dê para o torto, será difícil alguém querer pagar o mesmo por um jogador que estagnou, isto na teoria claro, no entanto como já não é do Benfica desejo-lhe as maiores felicidades.

    • SlyRP
      Posted Maio 10, 2016 at 3:34 pm

      Até concordo contigo, mas o Renato parece ter mais cabeça que o Anderson.

    • PM
      Posted Maio 10, 2016 at 3:38 pm

      Bom exemplo! O Anderson era craque, fazia o que queria com a bola, tinha técnica, era rápido e tinha muita classe.

    • Nuno R
      Posted Maio 10, 2016 at 3:55 pm

      O Anderson não tinha uma postura profissional. E por isso perdeu-se.
      O Ferguson também tinha aquela mania de o querer colocar em tarefas defensivas, não ajudou propriamente.
      Parece ainda que ele tinha alguma tendência para ganhar peso, pelo menos via-o mais cheinho no MU, e mesmo que fosse apenas massa muscular, fê-lo perder velocidade e agilidade.
      Claro que o futuro do Renato é uma incógnita, ninguém prevê o que vai acontecer. Mas as probabilidades jogam a seu favor.

    • Mr.D
      Posted Maio 10, 2016 at 3:57 pm

      Bem visto! E o Anderson foi treinado por Ferguson, um treinador capaz de " expremer água de um calhau "

    • The Monster
      Posted Maio 10, 2016 at 4:13 pm

      Nuno R., continuo a achar que a ideia de colocar o Anderson a 8 era boa, para que ele numa primeira fase ganhasse cultura táctica, e depois sim voltava à posição de origem, número 10.
      O Fernando Santos fez o mesmo com o Deco no Porto e resultou, até o próprio admite que o Fernando Santos foi o treinador mais importante na sua carreira por ter feito dele um jogador completo.
      A culpa não foi do Ferguson, a culpa foi do Anderson, foi um mau profissional, e essa tendência de ganhar peso é uma falácia, ganhou peso fruto da vida que levava.

    • Sombras
      Posted Maio 10, 2016 at 4:15 pm

      O Anderson é mais um na linha de muitos jogadores que passaram pelo Campeonato Português (e não só): muito talento, muito pouca cabeça. O Renato sinceramente parece-me ter menos talento, mas 15x mais empenho, algo que é tão ou mais decisivo.

    • Mister JóJó
      Posted Maio 11, 2016 at 9:29 pm

      O Anderson foi uma verdadeira tristeza. O rapaz tinha um potencial completamente incrível. Eu pessoalmente acho que tanto ele como o Fergunson estiveram mal, o primeiro por falta de cabeça e o segundo por ter metido o jogador a fazer algo para o qual claramente não tinha características.

  • Nuno R
    Posted Maio 10, 2016 at 3:35 pm

    Benéfico para ele ir para uma equipa consolidada como o Bayern em vez de rumar ao United, onde lhe exigiriam resultados mais rapidamente.

    Há de tudo nessa lista, o 5º valeu as massas, o 7º foi um flop dos gordos, o 10º já ouvi dizer que não é grande espingarda.

    • Dona Dolores
      Posted Maio 10, 2016 at 4:08 pm

      Era muito melhor para o Renato ir para o United. Penso que ´e muito mais dificil calçar no 4-3-3 do Bayern do que no 4-5-1 do United, onde penso que encaixa melhor como box-to-box no lugar de Fellaini, ao lado de jogadores como scheneiderlin

  • GN2193
    Posted Maio 10, 2016 at 3:41 pm

    Reformulando o comentário que tinha apagado anteriormente. O Shaw e o Renato foram contratados com 18 anos, poderiam ser colocados numa lista sub-18 ou apenas numa sub-19?
    Caso fossem colocados numa lista sub-18, o Renato pode facilmente ultrapassar o Shaw (tinha ideia que o United tinha pago 37,5 em vez de 40). Se forem considerados numa lista sub-19, o líder vai continuar a ser o Martial, e acredito que até possa ser derrubado (com um mercado de loucos nunca se sabe).
    Na minha opinião, Rooney continuará a ser o mais caro, há 12 anos atrás não havia esta inflação.

    GN

  • ACT7
    Posted Maio 10, 2016 at 3:42 pm

    Posso estar enganado mas o Renato está bem preparado para a pressão (claro que o Bayern não é o Benfica), mas em 6 meses ele foi sujeito a uma pressão enorme e sempre reagiu bem, sempre encarou tudo com um sorriso e com enorme felicidade, mesmo com acusações (seja lá de onde vieram) algo graves.
    No Bayern a pressão é maior (ou não), o Bayern tem um conjunto de jogadores que todos nós gostávamos de tirar uma foto com eles (talvez excepto o Ribery eu sei) quanto mais partilhar o balneário com eles. O caso Alaba, Coman e Kimich são exemplos de que jogadores mais velhos (Ribery, Lham etc) os colocam à vontade e lhe dão confiança. Depois há a questão de resultados, o Bayern não é um Real, não é um ManUntied, que tem a corda ao pescoço, é um clube que ganha sempre (ou quase sempre) e tem uma estrutura muito forte o que dá estabilidade ao jogador, raramente se vê um jogador jovem do Bayern jogar mal.
    Resumindo:
    Ao inicio pensava que não era a melhor solução para o Renato mas pensando bem acho uma das melhores, vai para uma equipa que facilmente conquista títulos, tem um conjunto de estrelas muito diferentes das estrelas do Real por exemplo. Agora cabe ao jogador trabalhar e mostrar todo o seu potencial.
    Ponto negativo talvez a língua o alemão não é pêra doce.

    • marcelo branco
      Posted Maio 10, 2016 at 3:54 pm

      Comentário perfeito ACT7

    • Rui Tiago
      Posted Maio 10, 2016 at 3:58 pm

      Concordo em absoluto e senti o mesmo. À primeira vista pareceu-me má ideia, mas reflectindo melhor, talvez o Bayern seja mesmo o clube ideal para ele crescer neste momento (além disso nomes como Xabi Alonso e Ancelotti ajudam).

    • Nuno R
      Posted Maio 10, 2016 at 4:11 pm

      A língua e a cultura… os tipos são completamente fieis às regras, o que é bom (aquela fiabilidade alemã), mas tornam-se intrasigentes. Aquela postura latina, de manobrar as regras, lá não funciona. E pronto, os senhores são um bocado para o intolerantes para com os estrangeiros… têm a malta do sul esteriotipada como um bando de preguiçosos que só quer fazer pouco e ganhar bem.
      Mas vai valer a estrutura profissional do Bayern, e a postura dele. Pelo que deu a conhecer, não tem tiques de vedeta.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 5:13 pm

      Concordo, ACT7! Acho que o contexto que se vive no Bayern será favorável ao Renato. Os consagrados convivem bem com os mais novos, o clube é estável, bem sucedido e muito bem gerido!

      No entanto, sempre pode acontecer de não se afirmar ou não se adaptar à vida na Alemanha! Mas tem muito talento na minha opinião, do alto dos seus 18 anos e 75 jogos oficiais! E parece ter "cabeça", pelo menos aguentou-se bem no plano mental perante tudo o que se disse de si nesta época, de bom e de mau, com questões pessoais à mistura!

      Na minha opinião está favorável… ainda para mais com a saída de Guardiola, o Bayern deixará a filosofia do tiki-taka e da posse massiva. Ancelotti aposta mais em transições ofensivas rápidas, partindo de um bloco bem compacto atrás, o que favorece as características do Sanches. Além disso, poderá aprender e se inspirar, com outro jogador com o seu perfil e um dos melhores médios do mundo para mim, Arturo Vidal! O mentor perfeito para o Renato!

      Quanto à selecção, por mim iria "somente" aos JO no Rio! Tem todo o tempo do mundo para se afirmar nos A!

      Knox_oTal

  • Kafka I
    Posted Maio 10, 2016 at 3:44 pm

    Há aqui uma nota que destaco, que é a prontidão dos negócios do Bayern, eu posso estar errado mas a ideia que tenho é que o Bayern tenta sempre definir as suas contratações até ao fim de Maio, na pior das hipoteses inicio de Junho…

    Raramente vemos o Bayern andar nas "loucuras" de mercado de Julho/Agosto…por norma quando começam a pré-época já tem todas as contratações feitas e sabem o qeu contar…

    Podem argumentar que o Bayern faz isso porque tem dinheiro, não sendo mentira isso, não deixa de ser verdade que clubes como Real/Barça/City etc(também cheios de dinheiro)….por norma andam sempre metidos ao barulho das contratações quase até o mercado fechar a 31 Agosto

    • ACT7
      Posted Maio 10, 2016 at 4:05 pm

      Acrescento que o Real não anda até fechar o mercado, como até depois de fechar. De Gea que o diga.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 4:24 pm

      Não sei onde está o extraordinário disso quando o Bayern é um clube rico e pode comprar jogadores quando quer e lhe apetece. A diferença entre o Real Barça ou City e o Bayern é que os jogadores alvos dos primeiros são craques já feitos, logo existem mais condicionantes para os conseguir contratar.

      Filipe AZ

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2016 at 4:40 pm

      Filipe AZ

      O extraordinário disso é que o Real Madrid, Barcelona, ou City TAMBÉM são clubes cheios de dinheiro e não fazem isso, apesar de o poderem fazer

      Depois os alvos do Bayern são iguais aos alvos do Real e Barça (dai serem as 3 melhores do Mundo), o Hummels é um jogador já feito que eu saiba…

      Real, Barça, City e PSG chegam a Agosto sempre com enorme indefinição enquanto o Bayern não…todos eles podem comprar quem quiserem…todos eles têm como alvo os mesmos jogadores…no entanto só o Bayern faz diferente

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 5:11 pm

      mas o bayern não consegue contratar messis e ronaldos, neymares e bales ou mesmo o suarez. compraram o robben em baixa e vá lá, o ribery. Onde eles compram melhor é dentro do país, o que é bom para o mercado alemão, tal como fazem os italianos e até de certa maneira os ingleses, embora estes ultimos tambem comprem em todo o lado. estão, na minha opinião, numa segunda linha europeia a nivel de poder de contratar, o que é diferente de qualidade da equipa, e muitas vezes têm de se contentar com as "sobras" dos que estão na primeira linha ou jogar em antecipação.
      joao

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 5:16 pm

      Porque esses clubes querem contratar estrelas (alvos mais dificeis de negociar) coisa que o Bayern e outros clubes alemães não fazem.

      Filipe AZ

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 7:18 pm

      Não fazem porque não podem, digo eu. São as estrelas que decidem os jogos quando as equipas são equilibradas. França vs Portugal – O Zidane partiu tudo. Barça vs Real – O messi recuava para vir buscar a bola e o Ronaldo nem a cheirava. E quantos exemplos há para aí. No ano passado Bayern vs barça que até estava equilibrado até o messi se chatear.
      Mas atenção, respeito 5000 vezes mais um Bayern que pertence aos sócios do que os clubes ingleses que se venderam aos magnatas mal cheirosos deste mundo ou o PSG e outros. O Barça, Real e noutra escala os clubes portugueses pelo menos são dos socios que têm uma palavra a dizer na politica e no rumo a seguir.
      joao

  • André Ribeiro
    Posted Maio 10, 2016 at 3:44 pm

    Não me considero propriamente um invejoso, daquilo que é o Renato Sanches e sim neste momento o Benfica é a melhor formação em portugal, principalmente na detecção de talentos, mas se daqui por 2 ou 3 anos Renato Sanches for um novo pogba irei ter de assumir que sou um completo idiota e que não entendo nada de futebol. Acho que Renato tem bastante potencial e poderá ser um jogador de grande valia, mas estes valores apontam Renato como um top 10 mundial e uma estrela da selecção por longos ano (um pouco à imagem de ronaldo neste momento ou Figo e Futre no passado) e sinceramente não o vejo a atingir tal nível. Se estiver errado volto a repetir sou um total idiota e não entendo nada de futebol.

    Curioso desta lista apenas Ramos assumiu um nível de topo topo, apesar de Ronney ter sido um grande jogador na selecção e no Manchester ficou um pouco aquém do super jogador que iria ser.

    Luke Shaw deve o valor ou facto de haver poucos laterais e ser inglês

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 10, 2016 at 3:47 pm

    Excelente introdução a negrito do VM. Diz tudo!

    A campanha nojenta que foi feita contra o Renato devia ser alvo de um estudo.

    É uma sorte ele sair da nossa liga, seria mais um ano de ataques nojentos contra o miúdo.

    • David Martins
      Posted Maio 10, 2016 at 4:34 pm

      Rodolfo, não é preciso estudo nenhum. Qualquer um vê de onde vem o ruído todo. Basta passar na página de facebook do Bayern. É um simples caso de inveja por parte de figuras públicas do maior rival do Benfica e o resultado do seguidismo cego que recebe. É difícil para certas pessoas reconhecer que atualmente o Benfica é a melhor formação do país e do mundo e que um dos seus mais recentes produtos foi vendido por mais do dobro que a sua maior estrela foi. Pelo andar da carroça ainda vão ter muitas dores no futuro porque há muita qualidade a despontar no Seixal. Resta-nos esperar e rir com as teorias que serão até então criadas para tentar desestabilizar as futuras pérolas dos Benfica ficando com uma certeza, a estrutura do clube vai saber lidar com todo e qualquer tipo de pressão que se tente criar á volta dos nossos miúdos.

      Exemplo disso é o Sanches que parece um elétron (transmite energia negativa para muita gente) a repelir todos os restantes elétrons (tantos e tantos).

    • Rodolfo Trindade
      Posted Maio 10, 2016 at 4:52 pm

      Muito bom o último parágrafo! Ahah

    • Filipe
      Posted Maio 10, 2016 at 4:54 pm

      David Martins, apesar da campanha contra o renato ter sido lamentável eu não consigo concordar com a sua afirmação de que o Benfica é a melhor formação do país e principalmente do mundo. Gostaria que me dissesse quantos bolas de ouro é que o Benfica já formou e quantos jogadores de Top é que formou desde que existe. Não quero com isto desvalorizar a academia do Seixal pela qual tenho ganho admiração principalmente pelos métodos de trabalho, mas formação não é ganhar titulos nos iniciados, juvenis ou juniores; formação é lançar as bases e dar oportunidades a jovens para um dia vingarem no seu trabalho ao mais alto nível, e por enquanto o Sporting bate qualquer outra academia em Portugal aos pontos nisso, e a nivel mundial está atrás de 3 ou 4 academias só.

    • David Martins
      Posted Maio 10, 2016 at 6:56 pm

      Peço desculpa Filipe mas eu usei a palavra actualmente com o propósito de falar no presente onde é impossível negar que é no Seixal que mora a melhor academia portuguesa actual e uma das melhores do mundo. Para esse fator contribui a estrutura á sua volta como staff (muitos olheiros de qualidade), poder de aliciamento ao jogador jovem, infraestruturas, redes extrangeiras, treinadores , etc etc. O Sporting BATIA qualquer academia á uns anos atrás. Actualmente, arrisco-me a dizer que é a pior dos três grandes fruto do desinvestimento que foi feifo (forçado ou não forçado). Os jogadores que hoje estão no onze do Sporting já pertencem a gerações que vêm desde antes de 1990 para teres bem a ideia. William é de 92 e JM acho que de 93 são as excepções. Ora se virmos os principais talentos portugueses de hoje em dia, de 94 para cima, visto ainda serem sub 21, vemos que quem coloca (aproveitamento indirecto) mais jogadores nos principais escalões do futebol internacional é o Benfica. Exemplos disso são Bernardo Silva, Cancelo, Andre Gomes (a meias com o Porto vá), Helder Costa, Ivan Cavaleiro (pode ate nem ser grande espingarda mas joga na primeira liga francesa e champions), Lindelof e Gonçalo Guedes. Ora a estes, prevê-se que se juntem mais uns quantos no futuro que são a figura das suas respetivas gerações como José Gomes/João Filipe ou João Carvalho. Com isto quero dizer que ACTUALMENTE (e não a falar do passado onde Alocochete era o maior viveiro de talentos em portugal e no mundo sem dúvida) o Benfica é sem dúvida das melhores formações do mundo (referir também as optimas prestações na youth cup) e a melhor de portugal.

    • MM
      Posted Maio 10, 2016 at 7:16 pm

      Filipe parece-me que há muito boa gente com problemas de compreensão. O que foi dito é que o Benfica é, neste momento, a melhor formação de Portugal (e uma das melhores do Mundo). Actualmente, é só ver os títulos recentes e as vendas de jogadores provenientes da formação para constatar que isso nem sequer é discutível. Só em vendas elevadas nos últimos anos o Benfica tem André Gomes, Cancelo, Bernardo Silva, Cavaleiro e agora Renato. Eu sei que para vocês nos primeiros 4 o dinheiro não veio para o Benfica, é tudo mentira, foi tudo para a organização do casamento do Jorge Mendes. Mas por mais que custe terão que aceitar. Mais, desses apenas Cavaleiro neste momento não vale mais que o que foi pago por ele.
      Depois essa conversa de ter formado bolas de ouro é ridícula. Dou os parabéns ao Sporting por ter formado, entre outros, Figo e Ronaldo, mas usar isso como argumento de quem é a melhor formação na actualidade não faz o menor sentido. Ora se estamos a falar de jovens de 18, 19, 20, 21 anos, como é quereriam que fossem já bolas de ouro? E mais, o que ganhou o Sporting com as bolas de ouro do Figo e do Ronaldo? É que para o Benfica era bom, sobretudo em termos de "nome" que algum destes o fosse, mas o dinheiro que entrou é bem mais importante. É que o vosso orgulho que foi bola de ouro, que isto ou aquilo, saiu do Sporting por menos do que o Cavaleiro do Benfica e nunca ganhou qualquer título pelo clube. Portanto não percebo tanto orgulho em algo que nunca tiraram qualquer proveito…

    • MM
      Posted Maio 10, 2016 at 7:25 pm

      Até porque a principal função da formação é sim lançar jovens na primeira equipa e retirar proveito desportivo e também financeiro dessa aposta, que é exactamente o que o Benfica tem feito, até esta época pelo menos financeiramente (só André Gomes teve uma utilização mais séria) e agora também desportivamente, já que Renato, Guedes, Lindelof e os próprios Ederson e Semedo têm boas probabilidades de serem campeões e ganharem a Taça da Liga.
      O Sporting nem financeiramente e provavelmente nem desportivamente.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 7:27 pm

      Os Bolas de Ouro ninguem os forma, aparecem. Ou alguem acredita que o barça formou o messi e se este não tivesse ido para o barça que não teria sido na mesma o melhor do mundo. e o pélé, cruift, di stefano, maradona, Ronaldos, zidane, Platini, etc etc? Quem é que formou o Eusebio?
      Eles é que formam os clubes, passo o exagero.
      joao

    • The Monster
      Posted Maio 10, 2016 at 8:28 pm

      David Martins, afirmares que os jogadores de qualidade que o Sporting formou foram antes de 1990 é uma falácia, e eu sou portista.
      Vamos ser justos, das gerações de 1993 para baixo o Benfica formou André Gomes, João Cancelo, Bernardo Silva, Lindelof e Renato Sanches, estes para mim são os únicos jogadores acima da média, que podem no futuro vir a ser referências da selecção que o Benfica formou.
      Fazendo o mesmo exercício para o Sporting, de 1993 para baixo formou João Mário, Bruma( este é um jogador acima da média, e o seu talento não tem culpa de estar a ser mal aconselhado por empresários oportunistas se bem que o Sporting também tem culpa no cartório por ter gerido mal a sua situação), Ilori( o mesmo em relação a Bruma) Dier( revelação em Inglaterra e já internacional), e Rúben Semedo.
      Ou seja, são basicamente os mesmos, não conto aqui com Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, Guedes, Gelson, Mané, porque estes não são jogadores com potencial acima da média.
      Agora, parece-me que nas próximas gerações o Benfica está muito melhor que o Sporting, e que neste momento é a melhor formação em portugal.

    • Dave Snow
      Posted Maio 10, 2016 at 11:16 pm

      Isso de formar tem muito que se lhe diga, a formação de um jogador não termina aos 21 anos, por exemplo o Ronaldo apesar de ter sido formado no Sporting, o United contribuiu bastante para a formação dele como jogador, tal como o Bayern vai contribuir, espero eu, para melhorar o Renato. Pelo menos para mim, o que me interessa é que a formação do Benfica dê frutos tanto desportivamente como financeiramente, e isso o Benfica tem conseguido pelo menos nestes últimos anos.

    • Anónimo
      Posted Maio 11, 2016 at 8:49 am

      Segundo contava a mãe do Ronaldinho, este treinava por vezes contra dois cães. Seriam eles, nesse momento, a melhor formação do Mundo?
      joao

  • Ricardo
    Posted Maio 10, 2016 at 3:48 pm

    Essa lista não augura nada de bom para o Renato. I'm just saying

    • Bhagwan
      Posted Maio 10, 2016 at 4:06 pm

      Ia dizer o mesmo. Bem anotado.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 11:10 pm

      Subscrevo na totalidade aquilo que o Joao escreveu.
      Quanto ao Renato, trabalhou bem, mostrou qualidade técnica, física e mental. Quando se trabalha bem normalmente é-se recompensado, tudo normal.

      Agora vamos lá ver se o SCP consegue vender o J. Mário por valores semelhantes (rondar o 40).

      Gus

  • Zé Maria
    Posted Maio 10, 2016 at 3:54 pm

    Não me tinha lembrado do Bayern, mas agora que penso, Ancelotti poderá ser o mentor ideal para o miúdo! Espero que tudo corra bem!

    SL

  • Anónimo
    Posted Maio 10, 2016 at 4:03 pm

    Estas listas para mim são pouco interessantes, os anos passam e a inflação e sobretudo as economias dos clubes evoluiram bastante portanto estar a comparar valores não faz muito sentido. Provavelmente se fosse agora o Rooney e o Saviola estariam no topo, isto considerando apenas esses 10 jogadores.

    De qualquer forma, o que me interessa é o rendimento e como foi dito acima desses 10 (9) poucos confirmaram algo. O mais recente, Martial está numa péssima equipa e isso influenciou-o muito pela negativa portanto ainda lhe dou o beneficio da duvida. O Lucas para mim não tem valido nada. O Shaw, mesmo com as desculpas das lesões, também nada de bom vi por ali, o Marquinhos é suplente e os restantes já todos conhecem a sua história.

    Quanto ao Renato, irá aquecer o banco numa primeira fase mas a longo prazo espero um bom jogador, e ali terá oportunidade de ganhar a champions a curto prazo.

    Segundo o que anda a circular a transferencia ficará pelos 35M, visto que seria preciso o Renato estar no 11 do ano ou ganhar a bola de ouro para pagarem o resto.

    Jonathan

  • RHPM
    Posted Maio 10, 2016 at 4:05 pm

    O Bayern é conhecido por ter olho nos jogadores que contrata, raramente comete loucuras em negócios, nem sempre vai ao que está sobrevalorizado, vai ao que pode valorizar ainda mais.

    Renato Sanches tem uma maturidade e qualidade anormal para a idade que tem, tem excelentes atributos físicos que fazem dele uma das maiores promessas do futebol mundial, esta transferência para Alemanha é uma excelente noticia para o Futebol Português, principalmente nacional.

    Ao mudar-se para uma das ligas fisicamente mais exigentes e com grande competitividade o Renato tem tudo para crescer, evoluir o seu jogo e tornar-se um caso sério no panorama Mundial.

    Numa altura em que aquele núcleo estrito de equipas desejam contratar Paul Pogba, o Bayern resolve fazer um investimento diferente, num jogador diferente, mas que tem físico e técnica para ser uma figura do futebol mundial nos próximos 3/4 anos, dependerá da adaptação a um país diferente, mas a linguagem do futebol é igual em todo o lado.

    Carlo Ancelotti é conhecido por gostar de médios rotativos que podem desempenhar funções de todo-o-terreno, Renato Sanches tem perfil para ser no Bayern um jogador que lhe agrade nesse aspecto, não tendo a experiência ou o estatuto de Modric ou Kroos, é um jogador para ser trabalhado.

    O valor da transferência não me parece nada do outro mundo para aquilo que são as transferências do futebol actual, 35 milhões apesar de um investimento avultado, a escala do futebol Nacional é similar a o Benfica ou o Sporting comprarem um jogador por 8/10 milhões, e em Portugal já se contrataram jogadores bem mais caros do que isso.

    Creio que Renato vá ao Euro, a minha duvida prendia-se com a inclusão ou não de Tiago, que apesar de recuperado, nunca irá ter ritmo competitivo para estar ao mais alto nível.

  • Daniel
    Posted Maio 10, 2016 at 4:05 pm

    A introdução a negrito do Vm diz tudo.

    Acredito que foi uma contratação a dedo do Ancelotti e que vai fazer descobrir e melhorar o Renato fazendo o mesmo que fez ao Verrati. Leram aqui primeiro.

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 10, 2016 at 4:06 pm

    Já tinha comentado abaixo mas volto a faze-lo.

    3 notas:

    -Tal como Cristiano com a mesma idade, quando saiu do Sporting, escolheu o clube ideal para a sua evolução (a sua carreira seguinte comprova-o), Renato escolheu o clube e a Liga ideais. Vai evoluir de forma mais sustentada e mais rapidamente na Bundesliga pelas mãos de Ancelotti, do que aconteceria se escolhesse a Inglaterra ou a Espanha. Apesar da boa escolha, gostava que permanecesse mais 1/2 épocas no Benfica precisamente para dar sustentabilidade à sua evolução.

    – Como tenho referido insistentemente esta é a prova que a aposta no jovem jogador português a nos produtos da formação é o futuro e é viável quer desportiva quer financeiramente. É incomparavelmente melhor apostar num miúdo português da formação com talento, do que potenciar jovens estrangeiros que chegam por 10 e partem por 30.

    – Negócio fabuloso para o Benfica que além de dominar neste momento em termos de resultados desportivos, domina também ao nível da colocação e vendas de jogadores. Desportivamente como disse acima seria preferível manter Renato mais 1/2 épocas, mas os timings financeiros não se coadunam com sentimentalismos.

    Resta-me agradecer e desejar toda a sorte do mundo ao Renato.

  • Zé do Pipo
    Posted Maio 10, 2016 at 4:11 pm

    AgoRa que está fora de Portugal,desejo-lhe o melhor para a sua carreira.

  • Kacal I
    Posted Maio 10, 2016 at 4:12 pm

    Acrescento que o Sterling quase que podia estar no 2º lugar e perto do Martial, quando foi contratado pelo Man City tinha 20 anos, por 1 ano.

    • Élia Rodrigues
      Posted Maio 10, 2016 at 5:24 pm

      *No primeiro lugar e bem destacado, custou 69milhoes salvo erro

    • Kacal I
      Posted Maio 10, 2016 at 5:55 pm

      Sim, sim Élia Rodrigues, tem toda a razão. Eu tinha a ideia que o Martial tinha custado 80 milhões mas provavelmente é também com certos objectivos à mistura, sendo assim o Sterling seria primeiro destacado se fosse 1 mais novo ou 1 antes.

  • Chiolas
    Posted Maio 10, 2016 at 4:18 pm

    Acho que também é importante destacar o grande negócio que foi feito: 35M "a pronto" e 45M faz muito mais sentido e era o que se devia fazer mais nas contratações. Algumas cláusulas como a do Bola de Ouro podem parecer ridículas, mas deste modo nem o Bayern pagou a mais (35M por um sub-19 que em menos de um ano veio da equipa B, agarrou o lugar no campeão português, revelou uma maturidade acima da média e assumiu-se como quase-fundamental na equipa; pagaram por potencial claro mas foi bem negociado), e o Benfica fica algo precavido se o jogador pegar de estaca no Bayern e atingir o enorme hype que lhe deram.

    Noutra nota, acho perfeitamente normal que um jogador de 18 anos contratado por 35 milhões vá aos JO e não ao Europeu.

    • Chiolas
      Posted Maio 10, 2016 at 4:34 pm

      EDIT: Quantos barretes poderiam ter sido minimizados se Jaras ou Aírtons desta vida tivessem sido contratados por empréstimo c/opção de compra ou por valor base + objectivos…

  • Sombras
    Posted Maio 10, 2016 at 4:21 pm

    Eu acho que o Renato foi muito sensato. Foi para um clube recheado de gente com quem pode (e muito) aprender, onde pode evoluir sem pressão, tal é o domínio dos Bávaros, e que é sem dúvida um dos 3 maiores clubes do mundo, com um treinador que sabe retirar o melhor de todos os seus jogadores e cuja forma de jogar não interfere nas características de Renato (se fosse o Bayern de Guardiola teria muitas dificuldades).

    Na imprensa Alemã diz-se que foi um pedido expresso de Carletto, que vê nele um potencial para algo semelhante ao Seedorf que tinha no seu Milan. Acho que são jogadores diferentes e que vale o que vale, mas percebo a ideia.

  • Diogo Moura
    Posted Maio 10, 2016 at 4:22 pm

    Os ataques de que foi alvo por parte da direcção do Sporting foram para lá do ridículo. Desde inventarem a história da idade (essa foi a mais baixa de todas), passando a ideia de ser um jogador maldoso e violento até ao facto de existir a necessidade constante de o comparar ao WC, João Mário ou Adrien. Aguentou bem a pressão mediática de que foi alvo e consegue trazer um encaixe financeiro brutal para o clube.
    Há muito tempo que não via nada assim, a tentativa constante de denegrir a imagem de um miúdo de 18 anos.
    Que lhe corra tudo bem e que tenha muitos minutos no Bayern. A crescer como se espera, será uma enorme mais valia para a selecção nacional.

  • MM
    Posted Maio 10, 2016 at 4:31 pm

    Foi um caso em que se via, já desde os juniores e recentemente a equipa B, que era jogador para entrar na equipa principal do Benfica a curto prazo (eu disse aqui, talvez também precipitadamente, há coisa de ano e meio, quando o Benfica andava com o Talisca e o Pizzi no meio campo com resultados medíocres, que na equipa B andava um miúdo capaz de fazer igual ou melhor). Isto porque tinha um físico impressionante para a sua idade, porque tinha uma técnica bastante razoável, porque era capaz de transportar o jogo com grande força e qualidade e porque tinha um carisma raro para a idade. Ora penso, apesar de o ter pedido mais cedo, que foi lançado na equipa principal no momento exacto, quando o meio campo andava mais uma vez "coxo", quando faltava alguém com as suas características. O momento de forma da equipa, coincidência ou não, mudou para muito melhor com a sua entrada e vimos um miúdo de 18 anos quase que a liderar a sua equipa em diversos jogos, vimos o Renato a carregar a equipa para a frente quando mais ninguém parecia capaz, vimos a bomba contra a Académica, o seu 1º golo pela equipa principal do Benfica, vimos a decidir contra o Guimarães com mais uma bomba. E sabíamos que estava ali algo de especial. Depois, temos de admitir, o seu nível de jogo foi baixando, muito provavelmente pela enorme carga física a que esteve sujeito durante a época.
    Pelo meio assistimos a um espectáculo deprimente de pessoas para quem vale tudo para atacar e denegrir o seu rival, inclusive atacar uma jovem promessa portuguesa, primeiro porque tinha mais 5 anos do que realmente tem (bastaria verem um vídeos de quando jogava nos escalões jovens do Benfica), depois porque não era tão bom como os do seu clube e não deveria ir à selecção, depois porque teve uma entrada mais dura e entretanto já era um "caceteiro maldoso" e até porque não tinha ido à "tropa". Lamentável da parte de quem exagerou bastante destes momentos (lamentáveis) durante a época.
    Também teve o habitual "endeusamento" da parte de muitos dos seus próprios adeptos, coisa algo natural de quem está desejoso de ver sair pérolas da formação, mas que tem que pensar que esta pressão extra poderá prejudicar jovens em crescimento.
    Na minha opinião é um jogador com um potencial incrível, tem algo de especial porque a forma como entrou na equipa do Benfica, a forma como jogou nos grandes palcos europeus, não é normal, e poderá, assim ele queira e tenha as oportunidades, ser um jogador de topo. Tem de crescer obviamente, o melhor para ele seria ter ficado mais 2 anos no futebol português, onde tinha a paciência e o tempo para evoluir, mas ir para um dos melhores e mais poderosos clubes do Mundo nunca poderá ser uma má opção.
    Para o Benfica foi obviamente uma venda astronómica, de um jogador com menos de uma época a nível sénior, que ajudou bastante nas possíveis conquistas deste ano, mas que no início da época nem apontado era a fazer parte do plantel principal nem era dos melhores e mais influentes jogadores da equipa.
    35 milhões, que podem chegar a 80 (embora parte dos 45 sejam muito difíceis de atingir) por um jovem de 18 anos que pode ser tudo mas que também existe o risco de não ser, é uma grande venda em qualquer lado. E depois a "imagem" que dá vender um jogador por estes valores ao Bayern, um jogador da formação, é algo que poderá muito bem ser usado para futuras vendas, para futuras apostas na formação, para futuros interesses dos maiores clubes nas pérolas da academia.
    Penso e espero que seja um excelente negócio para todas as partes envolvidas.

  • Rui Magalhaes
    Posted Maio 10, 2016 at 4:50 pm

    E Ulissi cumpriu o objetivo da Lampre para este Giro na etapa 4 quando alguns diziam que nem top3 em etapas conseguiam.

  • m1950
    Posted Maio 10, 2016 at 5:45 pm

    Se este ano houve uma guerra de comunicação entre os Clubes:

    Onde do lado do Benfica o alvo foi o Slimani , que ainda hoje em todas as suas fotos nos jornais , aparece sempre a fazer caras agressivas e foi transformado num jogador maldoso que via todos os seus lances serem atacados em todos os programas desportivos. Foi escolhido porque foi a força do Sporting em momento em que o SCP ganhava à rasca. O jogador mereceu sempre ser castigado , mas o timming de uma suposta decisão penalizou o seu rendimento quando vinha de 5 jogos seguidos a marcar e vimos um Slimani manso em campo , e valeu alguns empates ao Sporting.

    O Sporting do seu lado , atacou aquele que foi a força do Benfica – já o disse ontem e não tenho problemas em repeti-lo apenas porque foi vendido ao Bayern – mais pelo simbolismo do que pelo futebol , os adeptos do Benfica sentiram "O jogador da formação" e foi importante para o auto-estima do Clube num momento complicado. Sendo que a questão da idade deixa-me dúvidas no que toca a estratégias de desestabilização já que o Sporting tem muitos jogadores africanos na sua formação , e isto é um caso recorrente na sua maioria com o guineenses.

    Daqui até os sportinguistas serem uns invejosos , e ainda para mais para se falar em força de formação quando o Sporting tem jogadores da formação superiores ao Renato (o Benfica também) , vai um longo caminho.

    • João L
      Posted Maio 10, 2016 at 6:16 pm

      Tudo dito

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2016 at 6:18 pm

      Tem uma certa piada equiparar o que tem sido a comunicação oficial dos dois clubes.

      Só alguém muito distraído pode tentar comparar uma queixa administrativa acerca de uma agressão (que por acaso até ocorreu!) com o destilar de insinuações/acusações/boatos em que consiste a comunicação oficial do SCP.

      Quanto aos adeptos uma generalização nunca será justa, mas basta dar um salto àpagina de fb do Bayern para ver o lindo resultado da politica de comunicação da equipa de BdC.

      O SCP até era um clube que se gabava de ser mais integro e elevado que os outros. Um bom exemplo de como os opostos normalmente se encontram com facilidade.
      Bouça Nova

    • Nuno R
      Posted Maio 10, 2016 at 6:42 pm

      Escusas de tentar, m1950.
      Aqui só ha o bom, o mau e o vilão.

      É como no negrito, tudo concorda, mas somente com a segunda parte.

    • Anónimo
      Posted Maio 11, 2016 at 8:09 am

      m1950,
      telefona lá a avisar o Simeone, o Guardiola e o Anceloti que há por cá muito melhor que o Renato para ver se a malta sai da crise. Para o Manchester não é necessário que já alguem os avisou para desistirem da contratação. Penso que agora se viraram para o Adrien e já têm uma mala pronta a viajar com 40M.
      joao

    • Manuel Teixeira
      Posted Maio 11, 2016 at 8:19 am

      Nuno R,

      Tu fazes muita ginástica para desculpar a campanha nojenta que foi feita contra o Renato, mas tens que convir que não é fácil. Mas continua a tentar…

    • Mio
      Posted Maio 11, 2016 at 3:23 pm

      Sabias que a historia do certificado do nascimento do Renato foi fabricada pela agência de comunicação que o Sporting contratou? Mandaram a noticia para todos jornais em Portugal alguns pegaram outros ignoram.

  • Artur Matias
    Posted Maio 10, 2016 at 5:59 pm

    Esta lista vale o que vale, na medida em que os valores nao estao atualizados pela inflaccao sequer, certo? 30 milhoes ha 20 anos era noticia em todo o mundo, hoje é banal. Denilson, crespo, figo, ronaldo brasileiro, etc, rebentaram a escala hoje nem aparecem. E tiveram muito mais impacto mediatico nesse momento que martials, etc.

  • Hugo Campos
    Posted Maio 11, 2016 at 12:54 am

    Queria deixar uma pergunta no ar…Renato Sanches o português mais caro de sempre a sair da Liga Portuguesa? Então e Deco?

    Era só isto xD

Deixa um comentário